Nasa acha dados perdidos de missões à Lua
Um conjunto de dados científicos coletado pelas missões Apollo, até então considerado perdido, foi redescoberto pela Nasa e resultou num estudo que revela o ritmo em que a poeira se acumula no solo lunar.
Claro, esses dados nem deveriam existir se as viagens que levaram homens à Lua entre 1969 e 1972 não passassem de uma fraude criada pelo governo americano para enganar o mundo. Mas, como o Mensageiro Sideral já mostrou que foi tudo verdade mesmo, desta vez podemos nos concentrar só nesta história em particular.
Brian J. O’Brien foi um dos cientistas que trabalharam no planejamento dos experimentos científicos do Projeto Apollo. Nas discussões iniciais, os pesquisadores já imaginavam que a poeira lunar fosse causar alguns problemas — embora não tanto quanto os astronautas acabaram enfrentando, com um material que aderia a qualquer superfície e era difícil de se livrar.
A maior preocupação com a poeira era de ordem científica. O medo era que, com a decolagem do módulo lunar, grande quantidade de poeira fosse levantada da superfície e acabasse aderindo aos instrumentos deixados na Lua, prejudicando seu funcionamento.
“Então eu fiz uma pergunta que julguei bem básica”, diz O’Brien. “Se temos de nos resguardar dos danos causados pela decolagem do módulo lunar, quem está medindo se algum dano realmente aconteceu; quem está medindo a poeira?”
Para que ele foi perguntar. O’Brien ficou encarregado de desenvolver um pequeno experimento para investigar a quantidade de poeira lunar que se acumula sobre uma dada superfície.
O pequeno dispositivo que ele criou, chamado de Lunar Dust Detector, consistia em três pequenos painéis solares instalados sobre um pacote maior de instrumentos. Conforme a poeira fosse juntando sobre os paineis, menos eficientes ele se tornariam, e seria possível calcular quanto material estava recobrindo-os. Simples assim.
TRÊS MISSÕES
Pesando modestos 270 gramas, o instrumento voou em três diferentes missões: Apollo 12, 14 e 15. A primeira voou em 1969 (segundo pouso lunar tripulado bem-sucedido), a outras duas em 1971.
Detalhe: os equipamentos permaneceram coletando dados até 1977, quando a Nasa decidiu não mais financiar seu monitoramento.
Na época do Projeto Apollo, fazia todo sentido medir os efeitos da poeira lunar, uma vez que parecia que viagens e experimentos em solo lunar se tornariam comuns.
Com a decisão de cancelar o programa, tomada ainda em 1970, ficou cada vez mais claro que o problema da poeira lunar não teria mais importância para o futuro imediato da Nasa. As fitas magnéticas que pacientemente registraram as leituras do Lunar Dust Detector se perderam, em meio à imensa burocracia da agência espacial americana.
Saltamos então para 2013. A Nasa despacha uma nova sonda orbitadora para a Lua, chamada Ladee, que vai estudar justamente a atmosfera de poeira que circunda nosso satélite. A volta do interesse pela poeira lunar não é coincidência. Quando a Ladee foi planejada, o plano em vigor era o Projeto Constellation, que levaria astronautas de volta à Lua até 2020 (essa ideia já foi para o beleléu desde que Barack Obama assumiu a Presidência dos EUA, mas a sonda em si sobreviveu, filha órfã de um programa cancelado).
Foi nessa onda de retorno à Lua que a agência se deu conta de que os dados originais que ela já tinha sobre esse assunto foram perdidos, sem sequer terem sido analisados apropriadamente (nem precisa me perguntar se a motivação do Projeto Apollo foi só política).
Em 2006, O’Brien fica sabendo que a Nasa perdeu os dados do seu experimento e (surpresa!) revela à agência que ele tinha um conjunto de cópias das fitas!
Ato contínuo, ele passa a analisá-las, em parceria com Monique Hollick, que trabalha com ele atualmente na Universidade do Oeste da Austrália, em Crawley. O resultado é o trabalho publicado pela dupla, que revela como a poeira se espalha pela superfície da Lua.
ESPANADOR DISPENSADO
A análise mostra que o ambiente lunar é o sonho dourado de qualquer faxineira. Para que uma camada de poeira de 1 milímetro de espessura se forme sobre uma superfície na Lua, é preciso esperar cerca de mil anos!
O curioso é que, embora seja bem pouco pelos padrões terrestres, isso é 10 vezes mais do que as estimativas anteriores. E também é o suficiente para causar problemas para painéis solares instalados na Lua.
Como não há atmosfera gasosa em nosso satélite, especulava-se que a circulação de poeira fosse produzida somente por impactos de meteoritos e pela queda de pó de origem cósmica. Mas os “novos velhos” dados mostram que só isso não seria suficiente. O’Brien especula que um fenômeno de origem eletromagnética (em que a poeira ganha carga positiva no lado iluminado da Lua e carga negativa no lado escuro, resultando num levantamento de poeira na região do terminador, que divide o lado escuro do claro) possa explicar o efeito aumentado.
É um fenômeno que a LADEE tentará confirmar. Aliás, uma das motivações para a missão é explicar uma observação dos astronautas da Apollo em órbita lunar. Eles viram um brilho estranho na borda da Lua quando o Sol se punha, que podia ser explicado pela presença de uma tênue atmosfera de poeira no satélite natural.
Quanto a O’Brien, com a publicação dos resultados na última edição do periódico científico “Space Weather”, da União Geofísica Americana, resta a ele a sensação do dever finalmente cumprido. “Foi uma longa caminhada”, afirma. “Eu inventei [o detector] em 1966, muito antes que a Monique tivesse nascido. Agora, com 79 anos, estou trabalhando com uma moça de 23 anos num conjunto de dados de 46 anos e descobrimos algo empolgante — é fantástico.”
Claro, os que acreditam que as missões americanas à Lua não passaram de mentiras devem agora se por a imaginar de onde O’Brien tirou esses dados e por que a Nasa pagou para que ele inventasse um detector de poeira que jamais seria levado ao solo lunar.
Mais ainda, terão de explicar como esses dados continuaram a ser transmitidos de três localidades diferentes na superfície da Lua entre 1969 e 1977 — três sítios que coincidem exatamente com os pontos de pouso das naves Apollo 12, 14 e 15.
Contudo, em vez disso, eles provavelmente tentarão nos convencer de como as sombras estão desalinhadas nas fotos acima, ou de que a poeira jamais poderia se deslocar num local sem atmosfera gasosa, como a Lua…
Seria só coincidência? A grande maioria dos que desacreditam escrevem “farça”, “derrubacem”, “fosce” (do verbo ir), “quasi”, “estraterrestre”…
E acreditam piamente no que acham na internet. Youtube é seu parâmetro científico. Na verdade, acreditam nas BESTEIRAS que acham na internet, pois todo o “bom” conhecimento também está lá!
Estudar, que é bom, nada. É melhor “aprender” na internet. Acham uma teoria estúpida na internet e reproduzem os argumentos, como se fosse verdade. Se você explica, está puxando o saco dos americanos.
Pra fechar: Salvador, eu não trabalhei hoje por culpa sua (e dos seus “seguidores”). Mas muito obrigado — tanto pelos seus ótimos textos quanto por nos permitir saborear os comentários inteligentes dos teóricos da conspiração.
Pois é. Tudo desprovido de inteligência.
GENTE, COMO VOCÊS SÃO INCRÉDULOS!, não está escrito na Bíblia porque ela é muito recente… mas nos textos sumérios existe a epopéia de Gilgamesh que viajou para o espaço e viu que a terra era redonda e tinha um mar azul e as nuvens pareciam mingal… como o homem moderno não poderia viajar pra lua, se um homem das antigas foi!
KKKKKKKKKK, FOI MAL GENTE…NÃO DEIXEI PASSAR A BRISA! KKKKKKK…aposto que vai ter gente que vai dizer que eu tenho razão! KKKKKKK
Ae Nogueira. .. tá tendo trabalho hoje!… rsrsrs, o mais legal é a imaginação da galera. .. e acho que deixei minha contribuição! KKKKK
Discípulo de Dalcin… 😀
É bem capaz de acreditarem mesmo que você está falando sério. rs
Nunca encontrei uma resposta realmente consistente para a pergunta abaixo. Alguém se habilita?
Os russos poderiam ter vencido a corrida espacial e chegar a colocar um homem na lua?
Poderiam. Uma vez fiz uma matéria de história alternativa pra revista Aventuras na História sobre isso. Sergei Korolev, o gênio por trás dos sucessos do Sputnik e do Gagarin, foi o responsável pelo projeto lunar soviético. Só que ele teve um câncer de cólon e morreu em 1966. Se tivesse sobrevivido, talvez tivesse resolvido os problemas do programa lunar soviético, a tempo de bater os americanos.
Meus parabéns ao Salvador por duas razões: primeiro pela sua paciencia de Jó , segundo pelo empenho e seriedade com trata os assuntos relacionados ao Espaço. Infelizmente há inúmeras pessoas às quais a gente aponta uma estrela e ela fica olhando para a ponta de seu dedo!!Lamentável.. meu cordial abraço.
Para o pessoal que tenta convencer os que não acreditam nas viagens a Lua : DESISTAM, não gastem seu tempo, nem se conseguissem levar estes “gênios” para a Lua, eles iriam acreditar. Eles acreditam na bíblia (minúsculo mesmo, porque é assim que encaro…), que ninguém provou a veracidade (algumas datas, nomes de reis, algumas situações históricas são verdadeiros, mas tá mais para um livro de contos que uma enciclopédia…) do que acreditar em qualquer prova que tenha das viagens a Lua e, em alguns casos, até mesmo da evolução. Não adianta, estas pessoas só acreditam no que querem ou, na caso de alguns, no que o pastor permite.
Tenho quase certeza que pelo menos 95% dos goiabas vomitando asneiras lá embaixo nem tinham nascido à época do lançamento da Apolo 11. Aos “físicos” de meia-tigela com suas teorias invertebradas sobre refração e difração: poupem-nos de suas asneiras desconexas. Em alguns países (a anos luz das republique tas), é comum cientistas desenvolverem projetos próprios e receber a colaboração de grandes empresas privadas e até governamentais para realizar os mesmos, sem que seu trabalho seja “garfado” por interesseiros.
Qual a credibilidade de um Jornal que encobria a verdade para apoiar a ditadura . Esse jornal questionava a existência de pessoas presas no país apenas por causa de suas posições ideológicas. O editorial da Folha dizia: “É sabido que esses criminosos, que o matutino [Estado] qualifica tendenciosamente de presos políticos, mais não são que assaltantes de bancos, sequestradores, ladrões, incendiários e assassinos, agindo, muitas vezes, com maiores requintes de perversidade que os outros, pobres-diabos, marginais da vida, para os quais o órgão em apreço julga legítimas todas as promiscuidades.” Todos conhecem o triste fim dos mortos políticos brasileiros. Continuamos sendo ENGANADOS.
Se o problema é a Folha e sua incredibilidade nela, sugiro que leia um dos artigos originais sobre o assunto:
http://www.spectrumdata.com.au/total-data-management-solutions/about-spectrumdata/news-press-releases/archived-news-media-coverage/nasa-sticky-moon-dust-data-preservation-recovery
Se bem que por ser inglês eu duvido que você vá entender alguma coisa.
Uma grande equipe de Estagiários para traduzir textos estrangeiros…um interessante caso de jornalismo investigativo e altamente profissional…Tem ticket pra coxinha pelo menos???
Trabalho muito mais útil e digno que o seu, que é ficar de mimimi em comentários de notícias sérias.
A Nasa sabe muito bem que na Lua existe ou já existiu uma civilização. Álias, na missão apollo 11, Neil Armstrong e Buzz Aldrin viram naves e supostamente até extraterrestres no satélite. Agora, a mídia, claro, JAMAIS divulgou (e nem vai) isso. VÁRIOS astronautas observaram ovnis durante as viagens espaciais e muitos que tiveram a coragem de falar sobre os avistamentos são taxados de palhaços e provavelmente foram até demitidos já que a NASA ordena o silêncio. Gordon Cooper e Edgar Mitchel são só dois de MUITOS que testemunharam e comprovaram q há sim vida fora da Terra… e como há!
http://www.youtube.com/watch?v=y5Mvn2LtAZQ
Cara, deixa só eu cheirar o isso aí que vc bebeu, pq o bagulho é forte!
Skylab caiu de madura… ja a Mir se nao a derrubacem estaria ate hoje la… O Russo mija de um lado num tubo e sai agua potavel do outro dentro da Mir… E os todo poderosos EUA cortam seu programa espacial por falta de verba.. Nao eram os Russos os falidos e demonios do planeta que tinham que serem combatidos a qualquer custo…
Eu acredito que o homem pisou na lua, assim como acredito em Papai Noel, Fadinha dos Dentes, Coelhinho da Páscoa, que o Lula não sabia de nada, …
Impressionante como você mistura fantasia e realidade. Já pensou em ser escritor?
Sutil…
Só faltou dizer que acredita em Deus também.
Algum RUSSO, que hoje em dia dao carona pros americanos sairem da Terra, ja falou que pos as patinhas na lua como os gringos (gracas a Stanley Cubrik) ja o fizeram…
Prezado Salvador, aprecio muito o seu texto.
Científico, exato, mas sem ser hermético, dotado de várias referências que embasam seus argumentos.
O grande busílis de hoje, fugindo do assunto da matéria publicada, a recuperação da documentação das sondas deixadas na superfície lunar e que continuaram a transmitir dados ates 1977, parece ser a ida ou não dos americanos à Lua. Há uma grande quantidade de argumentos, alguns de pessoas mais ilustradas e outras nem tanto. A argumentação mais lugar comum entre todos parece ser a de que se a NASA já esteve lá em 1969, porque não voltou mais. O entendimento geral é de que a NASA conta com um orçamento ilimitado, onde qualquer projeto de qualquer estagiário já conta com um patrocínio garantido pelo governo americano. Que, se já foi em 69, agora já devia ter ônibus diários pra lá.
Acontece que a NASA é apenas uma estatal, contando com um orçamento determinado. Depois da saída do Nixon, que ainda instruiu a criação dos ônibus espaciais e do Skylab, o Carter deixou a NASA praticamente estagnar. O Reagan teve a sorte de ter o primeiro ônibus espacial lançado logo no início de sua gestão, mas queria que eles desenvolvessem uma estação espacial em dez anos e estourou o orçamento, e o Bush pai queria mandar uma missão tripulada a Marte, a um custo de 500 bilhões de dólares. Difícil ver porque esses planos não foram adiante, não? Era o plano original mesmo que a NASA fosse deixando gradualmente a parte operacional para a iniciativa privada, e se concentrando na parte administrativa. Só que a iniciativa privada demorou muito para entrar nessa concorrência. Por quê? É caro pra diabo, e o retorno muito arriscado. O Obama deu o golpe final na NASA, que o Bush filho já tinha começado a dar. Ao aposentar os ônibus espaciais, a NASA não realiza mais vôos tripulados ao espaço. Para ir à própria estação espacial internacional tem que contar com as Soyuz russas. Parece que os republicanos são mais a favor do programa espacial do que os democratas, não?
As pessoas se esquecem que as estatais, sejam americanas ou sejam brasileiras, dependem da verba destinada a elas pelo orçamento da união. Se a estatal não dá retorno nem financeiro e nem político, pra que um governo vai continuar injetando dinheiro nela?
O homem foi à Lua, sim, mas não voltou mais porquê ninguém quis pagar pela viagem.
Pois é. Mas para esse bando de acéfalos, o que você escreveu é “mimimi mimimi eu acredito em conspiração mimimi mimimi meu penis é minusculo mimimi mimimi sou diferentão porque sou contra USA mimimi mimimi”
Pobre daquele que acreditou nessa asneira. Nem hoje conseguem descer na lua, quiçá em 1.969 com aquela rudimentar tecnologia. Vejam essa nave pousada. Parece mais um adereço de escola de samba da época.
Por favor, volta sua atenção e comentários apenas para o futebol… Obrigado!
Falou o dono da razão…
Não entendi. Quando é que os astronautas puderam observar o sol se pondo na Lua?
” Eles viram um brilho estranho na borda da Lua quando o Sol se punha, que podia ser explicado pela presença de uma tênue atmosfera de poeira no satélite natural.”
Quando estavam em órbita dela. Viam o Sol nascer e se por, assim como a Terra, diversas vezes.
obrigado nogueira
DESCURPE MINHA IGNORÂNCIA, ESSA NAVE DA FOTO, COMO COUBE AQUELE JIPINHO QUE ELES DERAM UM ROLE NO SOLO LUNÁTICO, ME RESPONDA POR FAVOR
ah, ah, ah, ah, …, o jipinho era um transformer, ah, ah, ah, …
O Jipe usado na Lua é dobrável .
DESCURPE MINHA IGNORÂNCIA, ESSA NAVE DA FOTO, COMO COUBE AQUELE JIPINHO QUE ELES DERAM UM ROLE SOLO LUNÁTICO, ME RESPONDA POR FAVOR
A Apollo-12 não levou jipe. Só uma versão ligeiramente maior do módulo lunar, usada nas últimas missões, transportava o jipe, que era dobrável e viajava preso na lateral do módulo lunar.
O SALVADOR NOGUEIRA, ESCRITOR DO ARTIGO, JÁ ENTRA PROVOCANDO OS IGNORANTES E COITADOS, COM A POSSIBILIDADE DE UMA FRAUDE CRIADA PELOS AMERICANOS, SOBRE O FATO OCORRIDO E NUNCA CONTESTADO PELOS RUSSOS, OS QUAIS COMPETIAM EM CAPACIDADE CIENTÍFICA COM OS NORTE-AMERICANOS E TAMBÉM PRETENDIAM CHEGAR LÁ.
COISAS DESSE TIPO, BASEADAS EM IDEOLOGIA , VÃO NOS DEIXANDO PRA TRÁS EM RELAÇÃO AOS DEMAIS PAÍSES NO QUESITO “EDUCAÇÃO”. SOMOS A 87a NAÇÃO EM CONHECIMENTO NESSE PLANETA E NUNCA TEREMOS CAPACIDADE PARA GANHAR UM PRÊMIO NOBEL, POR EX, DEVIDO A LEVARMOS TUDO PRO LADO DA BRINCADEIRA, SEM RESPEITO ÀQUELES QUE ESTUDAM, INVENTAM E FAZEM, INCLUSIVE ESSAS MÁQUINAS QUE DIGITAMOS E HOJE, VIA SATÉLITE, PASSAMOS NOSSAS INFORMAÇÕES PARA UM SITE DE UMA REDE QUE ELES TAMBÉM CRIARAM.
Nem os americaninhos acreditam cara, deixa de ser crédulo, usa a cabecinha para raciocinar.
“Nem os americanos acreditam” Talvez 20% dos americanos sejam ignorantes como você, o que – sinceramente – está MUITO LONGE da grande maioria.
Salvador realmente se mostrou com uma paciência fora do comum…parece q forjar conspirações faz com q as pessoas se sintam acima das outras ”eu sei algo q vc ñ sabe”…a prova mais sólida me parece q ñ foi citada…deixaram uns aparelhos lá q funcionam até hj…parece q medem a distância da Lua para a Terra…gostaria q alguém pudesse dar uma resposta mais técnica sobre eles; é uma prova difícil de contestar.
JS, no meu outro post sobre Apollo (link no começo desse texto), eu falo dos refletores de laser que operam até hoje. Além deles, vários instrumentos operaram durantemuito tempo na Lua, como sismógrafos e os detectores de poeira mencionados aqui.
JS, adianta pouco. Eles dizem que foi uma navezinha menor, sem tripulação, que deixou os espelhinhos lá, só pra estúpidos como nós acharmos que um dia estiveram lá. Tudo parte da farsa dos americanos.
Tem uns até que dizem que os EUA pagaram a URSS pra ficar calada com relação à fraude e outras baboseiras.
Pois é. É tudo tão bem elaborado – e trabalhoso – que seria MUITO mais simples e barato para os EUA ir à lua do que armar toda essa suposta fraude.
Falo nada, Obama está vendo essa bagunça aqui, o povo falando contra a nação dele, e ele logo vem pra resolver esta discussão kkkk
Com a palavra, Stanley Kubrick. Ah já morreu?
Então, a questão continuará provocando discussões “ad eternum”
Não tem discussão. Foram e pronto.
Em pleno século XXI e a ignorância grassa de maneira estúpida! Tem alguma coisa pior que um ignorante que faz questão de provar que é um ignorante publicamente? Orgulho, pretensão, superstição…
Se você adepto da “farsa do século” não entendeu, pede que eu explico.
sr Salvador, o mundo tende a piorar, não continuar do jeito que está, infelizmente. Mas acho q nessa imensidão infinita das coisas tudo tem seu tempo. Talvez a Terra esteja atravessando seu pior momento em função da raça humana, e esse ciclo está se acabando para uma nova era.
Qto a acreditar se os americanos estiveram ou não na Lua, isso pra mim não faz a menor diferença. Mas acho q ter conhecimento das coisas a partir de um ponto, é um fator primordial, desde os primórdios, para a busca do que se pode dizer infinito, ou finito, mas, no entanto, isso dá no mesmo.
Sobre a parada americana na Lua: aquela bandeirinha tremulando, parecendo estar acima da estátua da Liberdade!!! O que é isso!?,… já que a gravidade é bem menor do que na terra?
Acredito também que a tecnologia humana, hoje, seja bem mais evoluída do que há 50, 60 anos atrás, embora essa tecnologia seja muito aquém das tecnologias de outras civilizações, até hoje não esclarecidas o suficiente..
Mas muito bom seu blog
abraços
Alexandre, a bandeira na Lua não tremula. Tem uma haste horizontal que a mantém aberta, só isso.
Ah, não se esqueça que na Lua não tem vento!
O dourado são folhas de ouro que por ser de alta densidade consegue bloquear radiação e micrometeoritos. É amplamente utilizada em satélites atualmente.
Conheço uma pessoa (era comunista) que morou na antiga URSS em Moscou nesta época (entre 1968 e 1971). Ele conta que na época em que foi mostrado este ‘filminho’ os cientistas russos simplesmente achincalharam toda esta estória em seus jornais e revistas. Por que não foram à Lua? Simples: cinturão de Van Hallen. Animais que foram levados ao espaço pelos russos ao passarem por esta zona simplesmente explodiam. Mesmo com toda proteção que os americanos alegam ter feito com a Apollo. A estação espacial foi criada para este fim: pesquisar esta zona. Os russos sabem e a maioria dos argumentos apresentados no Ocidente são formulados pelos russos. Havia muita censura nesta época. Ao chegar ao Brasil TODOS seus livros e revistas em russo foram confiscados. Lembrem-se que esta época foi o auge da guerra fria. Havia censura por toda parte pelo mundo incluindo-se filmes, revistas, jornais, livros e revistas a tudo que vinha de lá por aqui, Europa e Toda América. Toda estes argumentos de ‘Teoria da Conspiração’ que os mais espertinhos zombam veio de lá e muitos outros espertinhos do Ocidente tomam como seus. Astronautas não foram á lua. Equipamentos enviados por sondas por americanos russos e outros, sim. E ponto final.
E quem eram os idiotas soviéticos que projetaram o N1-L3?? Pergunta pra esse seu amigo, vamos ver se ele conhece bem sua própria história…
Ele não é russo, brasileiro. Você se baseia somente em matérias, filmes e que a mídia ocidental mostra e vocês ‘precisam’ acreditar. N1-L3 foi abortado exatamente pelas razões que escrevi e eles sabem disso. Não existe atalho, nem buraco para atravessar o cinturão. Isto é a ‘desculpa técnica’ que eles plantaram e vocês acreditam.
Ah, não teve nada a ver com o foguete explodir nas três tentativas de lançamento? Entendi…
Sabe como passaram pelo cinturão de Van Hallen? Pulando pelo Panama (só os fortes entenderão)
Ba dum tss….
O James Van Allen, que trabalhava pra Nasa e descobriu os cinturões com o Explorer-1, primeiro satélite artificial americano, em 1958, contou pros astronautas de um atalho. 😛
Que bobagem….atalho no cinturão…só os retardados baba-ovos de americanos e suas fantasias tem esta noticia exclusiva…ainda não passou da primeira fase do jogo…
Ahahaha além de tudo o cara não entende sarcasmo.
Vá dormir, tiozão.
Eu. .. o estilo musical da galera aqui é mais erudito, eles não entendem a essência do HEAVY METAL! kkkkk
Gente… Vah Hallen -> diferente de -> Van Allen… pensem um pouco… kkkkk… pessoal que curte música clássica ou funk não consegue entender! Kkkk
Wilson. Pense um pouco. O cinturão de Van Hallen tem o formato de um cinto. Para evita-lo basta seguir um trajetória que passe por fora deste cinto. Portanto é muito simples ir a Lua e não passar pelo cinturão de Van Hallen . Vocês que não acreditam que o homem foi a Lua imaginam o cinturão de Van Hallen como se ele fosse uma esfera envolvendo a Terra impedindo a saida de naves da Terra. Mas não, o cinturão de Van Hallen tem o formato de um cinto. Basta a nave fazer uma trajetória que não passe por esse cinto e ela não vai sofrer nenhum dano .
Prezado Salvador. Por favor gostaria que o Sr. investigasse quais são os efeitos da radiação cósmica, principalmente a solar, sobre os astronautas e equipamentos eletrônicos.
Opa, são bem ruins. Principalmente quando a exposição é de longa duração. Já mostraram que uma viagemd e ida e volta a Marte chegaria perto do limite recomendado para astronautas pela Nasa. Mas aí falamos de pelo menos 500 dias no espaço. As missões lunares duraram 10 dias cada, no máximo.
ME FALEM UMA COISA…. SE FOI REAL, PQ DE TANTA PROVA CONTRA A TÃO FANTASTICA IDA A LUA, SABENDO-SE QUE EXISTE CONSTRUÇOES NA LUA QUE NÃO DE ORIGEM HUMANA… DEVEM REALMENTE SO ESCONDER ALGO.
Todas as “provas” contra foram devidamente debatidas e derrubadas. Basta ser um pouco inteligente.
Sinceramente acho que uma nova visita do homem a lua não iria nos acrescentar muita coisa, talvez alguns ignorantes poderiam aprender alguma coisa, mais seria só isso mesmo. Tenho muitas duvidas se a lua contém grandes informações relacionadas ao surgimento da vida na Terra, e o custo da viagem posto na balança junto com o valor cientifico da missão não anima o governo americano.
A missão tripulada para Marte também não me anima muito, pois pelo que parece não tem vida lá. Eu ficaria muito mais empolgado se a NASA enviasse uma sonda para a superfície de Titan, imagina um projeto com um robô anfíbio, um submarino ou até mesmo um barco estudando os mares de metano desta lua de Saturno, seria demais!
Quanta asneira escrita por um bando de ignorantes. Por isso é que este país de 5a. categoria se encontra nesta lastimável situação, com um povo burro, imbecil, que vota em um bando de pilantras, que adora ser roubado, enganado. Vão estudar, bando de idiotas.
Interessante como uma empresa que se orgulha de ter ‘ido a lua’ seja incapaz de administrar e cuidar dos resultados de suas ‘pesquisas’ aqui na terra. Literalmente: Vivem no mundo da lua. Seria seu principal consultor a nossa folclórica personagem do Lobato a Emília???
Não, seria a tua irmã.
Incrível como as suas notas são todas recalcadas e ofensivas. Tipico de adolescente que joga com 5. Fazer sexo de verdade e com gente de vez em quando é relaxante…
Sim, sexo com a tua irmã é sempre relaxante..
Eu acredito que é uma farsa.
http://www.afraudedoseculo.com.br/
Puts, tá na internet então é real!!! Foi uma farsa, você tem razão, ó lorde da sabedoria suprema!
Este site é um chamariz para vender o livro do autor do site. Ele repete as teorias dos livros de autores estrangeiros que escreveram sobre o assunto e todos eles “esqueceram” convenientemente sobre alguns resultados das missões ou nem pesquisaram sobre o assunto por que não entendem nada de física e astronomia.
Agora termina a propaganda e indica meus livros! 🙂
O site “A fraude do século” é um chamariz, Salvador.
Vejam as estrelas nas fotos da Lua
http://como-fazer-para.blogspot.com.br/2013/07/aparecem-estrelas-nas-fotos-da-lua-sim.html
Não adianta, Eduardo. Os conspiracionistas limitados e desinteligentes acharão um gazilhão de “provas” pra contradizer as imagens. O pior burro é o que não quer aprender.
Cara as fotos estão muito bacanas, gostei.
Eu acho a coisa toda muito mal explicada. Aparecem agora experimentos “perdidos” sobre poeira cosmica… gostaria que a NASA dissesse como conseguiram sobreviver às radiações violentas da lua e do espaço sem a proteção da atmosfera. E porque perderam os videos originais da viagem à Lua… e TODOS!!!
Não fale asneiras. A Nasa não perdeu “TODOS” os filmes, como você afirma. Por aí já dá pra ter uma ideia da sua ignorância. Leia os comentários, tem tudo isso aí explicado e comprovado. E a NASA não tem mais nada a provar a ninguém, eles tão pouco se fodendo se você acredita ou não. O único que perde com isso é você, com esse seu pensamento limitado.
Nosso Salvador! Vá ter paciência assim na Lua!
Imagino o quanto deva ser difícil manter um blog de ciências num país cheio de analfabeto funcional, com educação científica menor que zero.
Aguentar esse povinho ignorante, sem conhecimento mínimo e que acha que eletricidade vem da tomada e H2O é marca de refrigerante, mas que adora dar opinião pra tudo, não deva ser fácil…
Pior que tem gente que ainda acha que esta terrinha tem futuro… com esse povinho imagino que futuro é esse…
Eu estou fazendo a minha parte. 😉
Salvador, explica ai como aquele jipe chegou na lua?
Já postaram nos comentários um vídeo mostrando eles descarregando o jipe do módulo lunar da Apollo 15! Sensacional!
Veja o módulo lunar dessa foto da matéria, baixei uma em alta resolução do site da NASA e não dá para acreditar que isso seja um módulo capaz de viajar pelo espaço, nem mesmo para pouso ou decolagem da lua. Qual material é esse de cor cinza escuro? E o dourado?
http://static.fjcdn.com/large/pictures/e3/46/e346a5_1464490.jpg
E cada argumento : baixei uma foto em alta resolução, kkkkkk, não tinha visto o material cinza escuro e o dourado na baixa resolução???, kkkkkkkkkk
Cara, o Surper-Homem o transportou até à Lua,,portanto este módulo não sofreu muito esforço neste ida e vinda !!!
Não da para acreditar porque vc imagina, visualiza e o compara com veículos terrestres que enfrentam a gravidade, a resistência do ar e outras turbulências para se locomover. No espaço e na Lua não existem estas forças “terrestres”, e não é necessário que o veículo seja bonito, aerodinâmico e tal, pode ser em formato de bola, de gaiola de caixa etc..basta ser funcional, e isto o módulo lunar possuía de sobra.
Com sorte na tecnologia e no dindin os EUA irão à LUA ,,talvez lá pelos meados de 2020..,, 2023 ??… isto se a Gloriosa China não chegar primeiro,, lembrando que os propósitos chineses é de moradia ,não é Salvador ??? tenho pena dos Cosmonautas Chineses né?? o país mandará muitos pra lá como desbravadores,,e não os trarão de volta,,que pena,,rsrs ,,, más serão os primeiros à pisarem na Lua!!! em tempo : os mega- Telescópios “enxergam com muita nitidez a superfície Lunar, dá para rastrear pedrinhas,,Pegadas,, Bandeirinha.. e uma fralda Geriátrica jogada fora pelos Astronautas,,,,,eu vi..
De novo sua fralda? Tá cagão hj, hein?
Para cada respiração aqui um chineisinho morre lá… já dizia o Chaves.
Tem gente que não acredita que o homem foi à Lua, porque acham que o Élvis está escondido lá, atrás do cavalo de São Jorge…
Esses malucos gostam tanto de uma teoria conspiratória que se o presidente dos EUA anunciar hoje na televisão que foi uma fraude, é bem capaz de eles começarem a dizer que a ida do homem a Lua é verdade e que agora estão querendo enganar eles dizendo que é uma farsa.
Com certeza Kkk
Todos esses comentários me fizeram rir muito e alegraram meu dia. Agora vamos esperar as novas missões chinesas, pois com os cortes de verba da NASA será difícil e também não temos como esperar nada do nosso governo nessa discussão, já que com tanta corrupção não sobra dinheiro nem para fazer um metro em nossas cidades, quem dirá uma missão espacial a lua, ainda temos que alugar satélites para sanarem a nossa demanda, pois somos incapazes de qualquer grande feito além do Mensalão.
Pessoal, e não acham muito estranho também irem a lua exatamente no ano de 1969 que seria o último ano da década onde estabeleceram que o homem iria a Lua? Que eles foram ao espaço não tenho a menor dúvida mas que foram a Lua. Jamais!
Ah sim, e isso realmente prova muito. 😉
Salvador Nogueira não sei como você tem saco para responder pacientemente a tanta asneira! A turma aqui vem com um monte de argumentos esdrúxulos sem o mínimo de embasamento. Parabéns pelo trabalho! Excelente matéria.
Valeu, Sly! 😉
O Salvatório é inteligentemente alienado, tudo bem, nao tem nada de errado nisso… Mas vc RockyBalboa, é chupa saco… isso é muito feio!
Uma pequena amostra das contradições.Na foto do “módulo” acima deveria ter vestígios no solo do escapamento do foguete. Não tem nada. O módulo era movido por antigravidade ?Vejam “A farsa da lua”…
Ô Pessoal que nunca frequentou uma aula de Física, viu!! Para o que escreveu que não tinha motor propulsor eu lembro que a gravidade da Lua é menor e que ela também não tem atmosfera, portanto não precisava ser um motrozão, né!!
Salvador , excelente artigo
Sendo o Projeto Apollo movido a Política ou não (corrida espacial etc) trouxe muitos benefícios; por lá a Política ainda trás benefícios aqui nos leva ao inferno
Muito oportuno o seu comentário. Pois por aqui se existe motivação política para algo é para o desvio de dinheiro público e falcatruas mil… Quando os esforços são concentrados em algo aqui no Brasil no campo científico seja ele qual for e que irá ser revertido em algum tipo de benefício a população os políticos logo acham motivos para cortar a verba… Lembra do VLS?
Salvador,
Imagina por um momento, guardadas as devidas proporções, que os maus bocados que terá passado Galileu com os gentios da época, tal vez sejam muito parecidos aos que você vive hoje com os atuais palpiteiros de argumentos infantis. Deve ser terrível para divulgadores científicos como você estar sendo quase que chamado de charlatão por quem é um ignorante funcional.
Sei que para piorar as coisas na época do Galileu vários ignorantes tinham poder político-religioso. Felizmente não é o caso agora. Mas confesso que, lá no fundo, algo me diz que estes mesmos caras que aqui postam teorías conspiratórias sobre o homem na lua, descrentes dos ensinamentos científicos, ainda olham para o céu e ficam em dúvida sobre não ser o sol que gira em torno da terra. Afinal, as convicções deles se formam usando apenas essas constatações superficiais.
Salvador, muito bom o Mensageiro Sideral. Textos de fácil compreensão e muito, muito divertido. Vou voltar sempre. Abs
Servir bem para servir sempre, João! Abraço!
PORQUE HOLLYWOOD NUNCA FEZ NENHUM FILME DO POUSO NA LUA..?..NEM NAQUELA ÉPOCA E NEM AGORA?….SIM, PORUE É UM ACONTECIMENTO MUNDIAL..SUPER IMPORTANTE!!..E PORQUE NÃO EXISTE NENHUM FILME ..SOBRE ISSO?…SOBRE O POUSO..DIGO EU..APOLLO 11 FOI UM FILME DA MISSÃO APOLLO 11…QUE TEVE MENOS PESO QUE O PROPRIO POUSO..E DELE , NINGUÉM FEZ NENHUM FILME…ESTRANHO ISSO….MUITO ESTRANHO…
Já viu “From the Earth to the Moon” ou “Apollo 13”? Recomendo.
Ô Salvador, esse cara das letras maiúsculas quer OUTRO filme, feito pela empresa Hollywood. Só não consigo imaginar o script.
Huahuahua!
Meu prezado Alex Dagoberto, eles não fizeram somente um filme, fizeram uma série, Da Terra a Lua, em 12 capítulos, pela HBO, co-produzida por Tom Hanks.
Eu fico estarrecido com a ignorância científica de algumas pessoas, uma camada radioativa!!! É claro que não só o Sol, mais qualquer estrela emite raio gama e raio x, além do ultravioleta. A estação espacial internacional, circunda a terra, passa pelo cinturão de Van Allen constantemente e nem por isso os astronautas estão com câncer, pelo que eu sei o Marcos Pontes está muito bem de saúde. E o mais revoltante é que tem gente que prefere acreditar que dois pinguins foram caminhando da Antártida até o Oriente Médio, só para poder entrar em uma arca, mas não acreditam que o homem foi a Lua.
Salvador: Estou com o João Carlos… textos pertinentes e – até eu – consigo entender.
gostaria de saber por que todas essas descobertas que ouve em 1969 a 1977,com a tecnologia mais avançada hoje eles não volta demovo e tira todas essas duvidas do mundo,
eles visualizam planetas milhões de anos luz por que não voltam a lua é fácil rsrsrsrsrs
Porque eles não precisam gastar mais dinheiro só para tentar convencer as pessoas que não se convenceram com todas as provas que eles trouxeram da primeira vez.
1 bilhao num jipi e numa merda de nave de papel aluminio
O que é um “jipi”?
Acho simplesmente que Ciência se faz com provas e não argumentos psicológicos ou de marketing.
Não creio que o homem foi à lua. Estou com a teoria da conspiração.
Por que não enviaram sequer um cachorro antes, para ver se suportaria a radiação do cinturão de Van Allen?
Por que não há fotos convincentes? As fotos usadas são do “museu” da NASA.
A questão da poeira só foi levantada agora devido a essa outra expedição. Tudo é só questão de retórica. Ou seja, “desenvolveram” os argumentos só agora.
Concordo com os que perguntam por que de lá prá cá não se enviou nem uma cadelinha ou macaquinho mais? Estão indo a Marte, mas sempre sem vidas.
Acho que esse Salvador está sendo pago e alimentado com argumentos pelos EUA.
Sds.
Putz, se eles me pagassem eu não estaria aqui respondendo todos os comentários. Teria o estagiário do estagiário para isso… hehehe
Eu me divirto com os comentários, veja só “as fotos são do museu da Nasa”, queria que fotos das décadas de 60/70 fossem da onde??? Outro comentário interessante, nunca mandaram uma cadelinha, mandaram sim, o primeiro ser no espaço foi a cadela Laika, pesquise antes de falar, caso contrário você cai no ridículo e não consegue defender sua tese.
Jovens, escrevam usando minúsculas. Acredito que a maioria nunca lê textos em maiúsculas. Eu pelo menos nunca leio.