Jipe chinês parte para pouso na Lua
A China está muito próxima de realizar o primeiro pouso suave na Lua em quase 40 anos. Partiu neste domingo, do Centro de Lançamento de Satélites de Xichang, o foguete Longa Marcha-3B que impulsionará a sonda Chang’e-3 até nosso satélite natural. O lançamento se deu conforme o esperado, às 15h30 (de Brasília). A espaçonave deve entrar em órbita lunar no dia 6, e o pouso do veículo, levando o jipe Yutu, deve acontecer no próximo dia 14.
O último pouso suave feito na Lua foi realizado pela sonda soviética Luna-24, em 1976. Para os chineses, que se tornaram o terceiro país com capacidade de lançar astronautas ao espaço por seus próprios meios em 2003, trata-se da terceira missão lunar. As duas predecessoras, Chang’e-1 (2007) e Chang’e-2 (2010), eram orbitadoras. Foi com base nas imagens delas que o local de pouso da Chang’e-3 foi escolhido, na borda de Sinus Iridum.
ENTRE LENDAS E A HISTÓRIA
Em antigos textos chineses, Chang’e é uma deusa lunar, e Yutu é uma espécie de mascote dela, o “Coelho de Jade”. Curiosamente, 44 anos atrás, a tripulação da Apollo-11, primeira missão tripulada a pousar na Lua, procurou-os por lá. Pouco antes de o módulo de pouso se separar do módulo de comando para a tentativa de pouso, o controle da missão disse ao trio de astronautas:
– Entre as grandes manchetes ligadas a Apollo nesta manhã, há uma pedindo que vocês procurem uma garota adorável com um grande coelho. Uma antiga lenda diz que uma bela garota chinesa chamada Chang-o tem vivido lá por 4.000 anos. Parece que ela foi banida para a Lua porque roubou a pílula da imortalidade de seu marido. Vocês também podem procurar seu companheiro, um grande coelho chinês, que deve ser fácil de encontrar, já que ele está sempre em pé sobre suas patas traseiras à sombra de uma caneleira. O nome do coelho não foi reportado.
Michael Collins, o astronauta que ficaria a bordo do módulo de comando enquanto Neil Armstrong e Buzz Aldrin desceriam ao solo lunar, respondeu:
– OK. Vamos ficar de olhos abertos para procurar a garota do coelho.
Em 1969, eles naturalmente não os encontraram. Mas, se tudo correr bem, até o dia 14 Chang’e deve estar mesmo por lá, nos mandando belas imagens de seu coelho Yutu passeando pelo solo lunar.
PLANO EM ETAPAS
Com a missão, os chineses se tornarão o terceiro país a pousar suavemente artefatos na Lua, atrás apenas de americanos e russos. E quem acha que eles vão parar por aí está muito enganado. Já há planos para um segundo jipe, levado pela Chang’e-4 (em 2015) e uma missão de retorno automatizado de amostras, Chang’e-5, em 2017. E depois? Poucos duvidam que o próximo passo será o envio de taikonautas (apelido dado aos astronautas chineses pelo Ocidente) à superfície lunar.
Ao olhar o desenho do módulo de pouso da Chang’e-3, muito maior do que o que seria exigido para o tamanho do jipe que o acompanha, muitos analistas julgam que ele seja um precursor de uma versão maior, capaz de transportar humanos. Dê uma olhada nesta comparação entre a Chang’e-3 e o sistema Apollo, usado pelos americanos para levar astronautas à Lua.
Ninguém duvida que os primeiros anos da década de 2020 verão astronautas chineses caminhando sobre a Lua. E para ficar. O Mensageiro Sideral torce muito pelo sucesso dos chineses nesse incrível empreendimento! Um vídeo bacanérrimo, narrado em inglês, que mostra todo o processo de lançamento da Chang’e-3 pode ser visto aqui.
Enquanto isso, aqui no Brasilzinho só se fala em estádio pra copa. Uma festa entre políticos e empreiteiros. Ficaria muito orgulhoso se no lugar dessa copinha, pudessemos fazer uma cópia igual à chineza e pousar na lua. Nosso forte está no superfaturamento de obras que nunca acabam…. que tristeza!!!
http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/afp/2013/12/03/fragmentos-de-foguete-lunar-chines-caem-sobre-povoado.htm
Vish…
É tudo mentira. Inclusive, a Lua não existe.
😛
Alguma notícia mais recente sobre a missão?
não estou conseguindo achar mais atualizado
Rafael, a entrada em órbita lunar deve acontecer no dia 6. Até lá, não teremos muitas novidades.
As dinástias chinesas já imaginavam se deslocar para a lua em tempos remotos e em um caso em que foi colocado um chinês embaixo de pólvora que culminou em sua morte. Agora, parece que o sonho se torna realidade e se não houver nenhuma guerra mundial talvez eles colonizem a LUA daqui há uns 500 anos.
O Brasil deveria/poderia antecipar o nosso Programa espacial completo. Os chineses só lançaram seu foguete completo após a ajuda /parceria do Brasil. Parceria do satélite sino brasileiro. Há já alguns anos. Basta sermos mais pró ativos. O INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espacias só precisa de priorizades e recursos. A Petrobrás poderia desenvolver o combustível espacial. Parceria
“Os chineses só lançaram seu foguete completo após a ajuda/parceria do Brasil.”
É possível confirmar com referências críveis esta afirmação? Você sabe porque o Brasil não tem acesso a Estação Orbital Internacional e porque Lula pagou aos russos US$ 25 milhões para que o major da FAB fosse lá para um pequeno turismo em homenagem a Santos Dumont?
Se duvidar, os chineses gastaram menos do que se gastou no programa brasileiro espacial. Detalhe: este nunca saiu do solo!!!
também não duvido
Que os chineses nos digam realmente o que virem por lá, pois apenas aplaudir o feito e não compartilhar dos mistérios desvendados, para nós não adianta nada, porque isto os americanos já fizeram.
Antonio, te respondi no Face… mas não sei bem a que você se refere. Há documentação exaustiva sobre as viagens americanas à Lua!
Salvador acho que você deveria fazer ouvidos moucos para estes irritantes comentários, que certamente são formulados por pessoas que não acompanharam os desenvolvimentos espaciais por alienação ou pela pouca idade. Ao ignorarmos, após uns tempos perceberão que não encontram ressonância e gradualmente desistirão de novas tentativas. Afinal a realidade não será alterada se alguns céticos acreditam ou não.
A China está num processo sólido de desenvolvimento e solidificação de suas tecnologias espaciais. Eles se valeram de um atalho que foi a aquisição de tecnologia da Russia. Mas agora, parece que já tocam os projetos com independência (certamente com suporte russo mas quem define o que será feito são os chineses). Se compararmos ao Brasil, a parceria com a Ucrânia para desenvolvimento de um lançador de satélites ainda continua travada na burocracia e falta de vontade de ambos os lados. VLS esquece……nem pensar…..
É que no Brasil para sair um fogueta, uns 20 são roubados, ai fica financeiramente inviável.
Os chineses já fotografaram do alto alguns locais de pousos das missões Apollo com a Chang’e-2 em 2010 e acharam os equipamentos americanos deixados lá. Eu gostaria que eles fossem até algum local de pouso e tirassem fotos de perto somente para fazer todo este pessoal que fica enchendo o saco dizendo que os americanos não foram a Lua enxergar a sua imensa ignorância irritante.
Aglomerados de 4 ou 5 pixels borrados não dá para considerar “imagem”, não é?!
Em todo o caso os equipamentos deixados na Lua durante a missões Apollo já deveriam servir de prova pois não haviam robôs que poderiam instalar equipamentos que precisavam de calibração tão precisa naquela época. E quando os chineses mostrarem mais fotos do locais de pouso, este pessoal do contra vai ficar quieto. Ou não? Num comentário acima disseram que os chineses vão chantagear os americanos. Isto é que se chama de “cabeça dura”.
Se conseguirmos trazer do espaço o Hélio três, poderemos fechar todas as jazidas de petróleo do Planeta, preservando desta forma todo a biota terrestre, se usarmos esta fonte energética pelos meios pacíficos.
Li algo a respeito e sua afirmação é verídica, o hélio 3 é um material abundante na Lua e apenas um ônibus espacial carregado com Hélio 3 forneceria energia para os E.U.U.A o ano inteiro. O problema é que ônibus espaciais estão aposentados e a matéria é de 2004 e os americanos não estão dispostos a irem à Lua, quem sabe o programa espacial chinês se interesse mesmo em 2020 irem à Lua pessoalmente.
A espacial chinesa vai viver de chantagem…pra não contar pra todo mundo que não encontraram bandeira nenhuma por lá! (:
Sucesso aos chineses. Eu acho que a diferença deles e dos americanos (NASA), é que os chinenses são EXTREMAMENTE organizados e procuram acertar os mínimos detalhes e são muito metódicos. E depois há aquela diferença entre americanos e asiáticos em geral: americanos gostam de se mostrar com coisas pomposas, grandes e brilhantes; asiáticos preferem o funcional e que caiba no bolso. Então é claro que isso tem repercussões nos custos. Não duvido que no principio da década de ’20 já estejam chineses a passear na lua.
Parabéns ao povo chinês por ter sofisticado a tecnologia espacial e tentar habitar um mundo novo.
fale ‘mar da china now, fale…
fale mar da china, fale…
Parabéns aos chineses que após quase 50 anos estão realizando o que americanos e russos já fizeram, muito por causa da ampla cooperação dos próprios russos desde 2006. http://en.ria.ru/world/20060911/53726392.html
Agora mandar 1,2ton à lua é infinitamente diferente que mandar 45ton, isso se eles estiverem trabalhando com o mesmo nível de proteção contra radiação da Apollo. Por isso que eles dizem que precisam de mais de 15 anos para fomentar um pouso tripulado ( o tempo está em aberto). Se tivessem pedido a contribuição dos americanos daqui 3 anos estariam na lua ( tempo entre as surveyors e a apollo 11) [ironic mode off]
Alfredo, acho que você dá pouco valor ao programa chinês e a suas inovações. E o timetable chinês pode parecer lento, mas é só porque eles (1) não têm concorrência e (2) decidiram gastar sustentavelmente com espaço, em vez de torrar rios de dinheiro de uma vez. O custo do programa chinês ainda é bem modesto, se comparado ao custo de manutenção anual da Nasa, e tem raízes estratégicas sólidas.
Os chineses só estão fazendo que sempre fizeram com maestria que é COPIAR, e copiar a um custo muito inferior ao original como qualquer produto chinês.
Mas não considero um demérito para as suas conquistas, pois acredito que realmente é necessário “subir nos ombros dos gigante” para se progredir.
Só acho que enquanto não apresentarem e desenvolverem novos projetos de foguetes com capacidade de Injeção translunar de mais de 50ton (o LONG MARCH 5, ainda em desenvolvimento, terá capacidade de 25ton e apenas para orbita da Terra), e tbm projetos de como vão proteger seus astronautas contra a radiação, os chineses vão continuar como os Americanos e Russos, mandando seus robôs e jipinhos autônomos para a Lua, Marte… 😉
Alfredo, dá pra fazer missão lunar tripulada com foguetes mais leves, contanto que se faça acoplagem em órbita terrestre e múltiplos lançamentos. Essa não foi a opção escolhida para o Apollo, pois julgaram mais seguro lançar tudo de uma vez só num único foguete.
Nós brasileiros mudamos um enunciado clássico de Antoine Lavoisier para: “nada se cria e tudo se copia.”
Você mesmo concorda que os chineses sempre fizeram com maestria COPIAR”, mas em seguida eles pensam e repensam sucessivamente em cima das cópias até produzirem algo novo que em seguida se renova.
Não sinta inveja do sucesso deles, lamente sim, os nossos fracassos.
Sucesso aos chineses nesta nova caminhada rumo à Lua, e só relembrando, se a missão chinesa a Marte não tivesse dado errado com o foguete russo, neste momento teríamos 3 viagens rumo a Marte. Que o jipe pouse bem na Lua e que indianos e americanos tenham sucesso em Marte.
Suceso chineses!
Eles dominaram a terra com os seus Xing ling, agora querem abrir novos mercados com os nibirutanos.
Em breve poderemos ver a população chinesa na lua a olho nú.
Orra, também não exagera. Mas não duvido que eles formem a primeira colônia lunar. Têm o incentivo populacional, têm a grana e agora têm a tecnologia…