A última grande chuva de meteoros do ano

Salvador Nogueira
Geminídeas fotografadas no Arizona (EUA) em 2010, por David Harvey
Geminídeas fotografadas no Kitty Peak, Arizona, em 2010, por David Harvey

Para quem precisa de uma desculpa para ficar acordado até mais tarde no fim de semana, aqui vai: na madrugada de sexta para sábado temos o ápice das geminídeas, uma das mais prolíficas chuvas de meteoros de periodicidade anual. De sábado para domingo, a intensidade deve ser um pouco menor, mas ainda rende um bom espetáculo.

Os meteoros emanam da constelação de Gêmeos, quando a Terra atravessa a órbita do asteroide Faetonte — um objeto um tanto quanto estranho. Com cerca de 5 km de diâmetro, ele tem uma órbita bastante oval, que o leva bem perto do Sol. A julgar só pelos parâmetros orbitais, ele mais parece um cometa de curto período do que um asteroide. “Há até quem desconfie que ele se trata de um núcleo extinto de cometa”, afirma Gustavo Rojas, astrônomo da Universidade Federal de São Carlos. Núcleo extinto é o que sobra dos cometas depois que todo o gelo contido neles evapora e só sobram materiais rochosos.

Seja o que for o Faetonte, fato é que ele passa perto do Sol, se esfarela e deixa um monte de pequenos detritos ao longo de sua órbita. Quando a Terra passa pelo caminho dele, os detritos deixados adentram a atmosfera do nosso planeta, produzindo o fenômeno das estrelas cadentes. E bota estrela cadente nisso: segundo as estimativas, para este ano são esperadas cerca de 120 por hora, no momento de máximo esplendor.

COMO OBSERVAR

Chuvas de meteoros dispensam qualquer instrumento óptico. Como as estrelas cadentes são muito rápidas, não dá tempo de apontar nem um binóculo, de forma que o melhor a fazer é simplesmente buscar um local que dê a visão mais ampla possível do céu e esperar pacientemente pelos meteoros.

Procure um local escuro, ou seja, com pouca poluição luminosa, e deixe a vista se acostumar à baixa luminosidade, para que os olhos caprichem na hora de observar o céu. A partir da meia-noite, a constelação de Gêmeos já surge no horizonte leste. É quando vale a pena começar a prestar atenção.

Não é preciso necessariamente olhar para a constelação, pois de lá parte apenas a direção dos meteoros. Quanto à posição, podem surgir em qualquer região do céu. Mas uma vantagem de olhar para lá é manter os olhos longe da Lua, que está quase cheia e vai ofuscar a tentativa de ver os meteoros. (Quando der uma passada d’olhos em nosso satélite natural, lembre-se de que neste sábado a sonda chinesa Chang’e-3 tentará pousar por lá e mande suas energias positivas!)

Contudo, a coisa fica ainda melhor lá pelas 4h da manhã, quando a Lua já foi embora no horizonte oeste, e Gêmeos está mais alto no céu (procure a constelação localizando Júpiter, que por lá está e a esta altura será o planeta mais brilhante no céu). Os meteoros aparecem no céu como risquinhos amarelados, transitando rapidamente antes de sumir.

Importante lembrar que esses detritos deixados pelo Faetonte são pequeninos e queimam na atmosfera sem deixar traços. O fenômeno é completamente inofensivo.

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook

Comentários

  1. Acordamos 4:15 para ver aqui em Campinas, SP! Em uns 30min vimos cerca de 15, a maioria bem fraca, mas teve um que rasgou o céu com uma luz super forte, maravilhoso! =)

    Agora uma dúvida, por que eles entram na atmosfera em DIREÇÕES DIFERENTES? Não deveriam todos traçar a mesma direção?

    1. Eles entram em direções diferentes, como se todos tivessem emanando da constelação de Gêmemos.

    1. Foi lindo ve-los aqui do Tocantins. Embora tenha encontrado enorme dificuldade em buscar um local apaziguador. Mas isso é conversa pra outrora, as estrelas não tem nada a ver. Sempre brilham

  2. Na cobertura com as amigas tomando aquela gelada\caipirinha na expectativa de diminuir as nuvens de Goiânia para apreciar o show, será que até 4hs veremos? 😉

    1. Tirei uma hora aqui pra ver entre as nuvens. Flagrei dois, mas realmente está difícil. 😛

  3. Salvador, o nome correto do asteroide suposto responsável pela a Chuva de meteoros Geminídeas é Faetonte ou Phaethon? Já vi os dois nomes.

  4. Parabéns, Salvador. Curto muito as suas publicações aqui no Mensageiro Sideral.
    Quanto às perguntas e algumas respostas de hoje, quase rolei de rir…
    Eita povo danado! Abraços a vc.

  5. Já tentei ver várias vezes as chuvas de meteoros que acontecem todo ano. Mas como sempre aqui no sul, Jaraguá do Sul – SC, para ser mais exato. Sempre fica nublado. Mas não vou perder a esperança. Vou tentar de novo esta noite. Boa matéria Salvador. Compartilhando. Abraço.

  6. núcleo de um cometa… Por falar nisso, Salvador, É possível que uma anã marrom não tenha sido detectada ainda nas proximidades do sistema solar e seja a causadora das extinções em massa ocorridas a cada 26 milhões de anos?

  7. AAAh, eu queria tanto ver, mas acho que a situação aqui não favorece, não tenho uma visão ampla do céu. Mas deve ser lindo.

  8. Espero que os chineses tenham total êxito no pouso de Chang’e-3 e que disponibilizem as imagens futuras.

  9. Adorei a matéria e saber sobre a chuva, mas nesse horário verei em sonho!
    Gostaria de um dia poder observar com um grupo ao ar livre. Abraços Salvador.

  10. poxa deveria que falar em que horario de cada estado pra ficar mais facil né e não só faar que da pra ver , deveria que falar tipo em tal lugar a chuva começa a tal hora , tipo eu sou de porto velho rondonia , vai dar pra ver daqui ? que horas vai começar aqui ? deveria que dar mais explicações , obrigado 🙂

    1. É o mesmo horário em toda parte, meu filho. Só subtraia uma hora para quem não tem horário de verão… 😉

      1. kkk, dá dó dos comentários aqui!!

        Filme: Idiocracy.

        Em um balde tenho 2 litros de água, em outro 3 litros. Pergunta: Quantos baldes eu tenho?

    2. Segue agenda de horário da chuva de meteoros:
      23h00: Rio da Janeiro
      00h00: São Paulo
      01h00: Espírito Santo
      02h00: Café da manhã
      03h00: Minas Gerais
      04h00: Bahia
      05h00: Horário indefinido por conta do tempo nublado, de acordo com a TAM os voos devem atrasar por cerca de 01 hora.

      1. ASGEYGAGAYGygyHUUASHEYGAYGSEYGASEYGasheuahseuahseuahuHUAHSEUHAUEHAUEHASUEHUHUaehuhauheuahseuaheuah

        rolei HUAHSEUHASEUHUASEHUASHEU

        ME DIVERTINDO com os comentarios asheuhausehaushase

  11. Cara, eu moro na Russia, sao 7 horas de diferenca pra Sao Paulo por exemplo, e quando ai for meia noite, aqui ja vai estar comecando a manha de sabado, sera que eu consigo ver?

    1. Você tem que ver no mesmo horário — das 23h às 4h daí. O horário não muda de acordo com a localidade. 😉

  12. Ae Salvador, os caras da folha desta vez publicaram o seu trabalho hein:
    Jipe robótico chinês vai tentar pousar na Lua.
    Parabéns!
    Matéria clara e objetiva, como de costume.

    abraços

  13. Pessoal, o Salvador ja deixou claro que sera possivel visualizar NO MUNDO INTEIRO!

    Aqui no Brasil a partir das 4am será o ápice.

    beleza?

    abraços

    1. Dá, e mais ou menos no mesmo horário (só tire uma hora por conta do horário de verão).

  14. Vou conseguir ver do Ceará? E quanto ao horário? Você disse que iria ser a meia-noite, mas no caso, aqui, será às 23 horas?

  15. Salvador, boa tarde
    Estou na Espanha e queria saber qual será melhor horário para visualização aqui….estamos com 3 horas de fuso para o Brasil…
    Muito Grata

    1. Isabela, mais ou menos o mesmo horário, menos o horário de verão brasileiro. Então, entre 23h e 4h deve dar pra ver, com preferência pelas 2h em diante.

  16. Valeu Salvador….. O jeito é jogar xbox até as 3 e depois ver o espetáculo…. Parabens por nos informa sempre… Saudades do Ison heim…..

      1. Salvador, você não acha estranho que o ISON tenha se esfarelado no espaço, sem poeira ou nada de núcleo que ainda possa estar próximo a trajetória inicial??

        Mesmo que ele tenha sumido, alguma coisa ele deve ter deixado por aí, não?

        1. Hmmm, na verdade, não. Porque se o núcleo se desintegrou em pequenos pedaços no periélio, até ferro seria vaporizado pelo Sol. Então restou uma nuvem de vapor indistinta que foi aos poucos se espalhando pela órbita. Cometas que passam pelo Sol e não saem do outro lado há aos montes. A expectativa era que o Ison sobrevivesse, mas não rolou. Não há nada misterioso, contudo. Só chato. 😛

          1. SALVADOR vc acredita que o nucleo desentegrando, as particulas somem de fato do espaço? ou elas diminuem de tamanho e possivelmente reintegrarão em outras materias espalhadas pelo un iverso, inclusive, ja ta fazendo parte do nosso planeta aquelas que por aqui cairam! Ou eu não to sabendo o que falo? Com a palavra o SALVADOR da prosopopéia.

  17. Só para incentivar ainda mais o interesse da galera, lembrando que as ganimídeas Puppid- Velids,Monocerotids, Sigma-Hyrids, Comae Berenicids, December Leonids Minorids ,Ursids e Quadrantids – em Ingês) ainda estão ativas! 😉

    Vai ser um SHOW! 🙂

  18. A maioria não sabe localizar o ponto aproximado a observar, logo seria uma boa dar uma dica para onde olhar. Por exemplo, olhando para norte e subindo aprox. “X” graus é onde se deve olhar. Mas para variar, haverá nuvens, logo vamos ver na TV e tudo bem.

  19. Agradeço as dicas! Estarei pela madrugada acordado. Infelizmente é muito provável que o céu esteja nublado (ah Curitiba…).

          1. Obrigado pela resposta Salvador, mas a verdade é que perguntei brincando.

            Hoje a capacidade de interpretação da média dos leitores é tão baixa que deve-se evitar ao máximo desvios no texto, humor e principalmente ironia (essa então, nossa!). Bom, você sabe bem disso. E isso explica que tenha que responder de novo com uma exclamação.

            Escrevi essa porque lembrei de uma brincadeira dos tempos pré-rede social que mostrava como cada veículo de comunicação anunciaria o fim do mundo, tipo revista capricho com “Meu namoro vai durar até o fim do mundo? Faça o teste” (tinha até a superinteressante lá, mostrando um infográfico) e tinha um jornal mineiro, que não lembro qual, onde a manchete era “Minas vai Acabar”. kkkk. Nunca esqueci.

            Abs.

        1. “- No mundo inteiro!
          – Em Minas tbm?”

          Salvo se Minas não for transferida a tempo para Caronte, sim, será possível tbm… ¬¬’

  20. Espero que o céu esteja de “brigadeiro” para que todos possam ver a chuva de meteoros.

    Mais um fenômeno astronômico para podermos vislumbrar concebido pelo Arquiteto do Universo.

    lmcrivelaro@gmail.com

  21. Salvador, sempre acompanhando o Mensageiro Sideral, suas matérias são muito boas. Parabéns pelo blog! Tentarei ver a chuva de meteoros.
    Abraços,
    Fabio

  22. Salvador, vc vai acompanhar a chuva de meteoros de algum lugar? Tem alguma indicação em SP ou próximo de SP que favoreça a visualização dos meteoros?
    Abraços

    1. Rapaz, se as nuvens sumirem, vou tentar ver de SP, capital, mesmo. Não é o lugar ideal, mas é o que se apresenta… 😛

      1. Boa tarde Salvador enfim me responda uma duvida porque a maioria desses eventos acontecem só de madrugada ? eu sei que todo momentos meteoros, cometas asteroides passam pela terra muitas vezes se chocam porém é destruído quando certo mas porque durante o dia não tem esses eventos e que dê para ver a olho nu sem precisar de instrumentos para observação.

        1. “A luz elétrica é bem mais importante do que a luz do sol, porque o sol só brilha de dia quando não faz falta, e a luz elétrica brilha de noite, quanto está escuro”.

    2. Aqui na Região de São Paulo, um dos melhores céus está na Serra das Cabras, na região de CAmpinas, onde não por acaso fica o Observatório do Capricórnio. Não sei como está hoje, por causa da frente fria e das nuvens. Vamos torcer, e ver…

Comments are closed.