Sonda fotografa jipe chinês na Lua
Salvador Nogueira
Tudo segue correndo bem na primeira missão de pouso lunar da China — a primeira de qualquer país em 37 anos. Conforme o programado, o módulo de pouso Chang’e-3 fotografou o bonito jipe robótico Yutu na superfície lunar.
Há também um vídeo completo, divulgado pela ONG Planetary Society, que mostra o procedimento de pouso da Chang’e-3. Confira abaixo.
A missão segue sendo sucesso absoluto, para a alegria do programa espacial chinês. O jipe deve explorar a superfície lunar por pelo menos 3 meses. O módulo de pouso, equipado com um telescópio, deve durar ao menos um ano.
Espantosa a técnologia, no entanto…….
E isto porque quase um mês depois as fotos continuam a ser as mesmas. Avaria a máquina fotográfica!!!!????
a sonda americana LRO, fotografou da sua orbita lunar a sonda chinesa, e ate mesmo as rodinhas do veiculo explorador, e também as estrelas. Então seria fácil fotografa o jeep lunar americano que os americanos teriam deixados na lua, ou será que ele nunca esteve por aquelas bandas.
E pensar que este tipo de discussão seria impossível a alguns anos atrás.
Vocês jovens estão de parabéns, continuem discutindo uma hora tenho certeza de que vão chegar a uma conclusão. Só através do dialogo pacifico chegaremos a algum lugar, pode demorar, mas chegamos. Já chegamos até aqui não foi?
Agora quero ver continuarem reclamando dos eletrônicos “made in china”
É exatamente isto que está por traz de toda esta história! Ao “presenciar” (entre aspas) uma proeza destas, a comunidade chinesa quer que pensamos igual ao que os nossos pais pensaram na decada de 60! Que os produtos americanos são bons e dos russos são ruins, e ista estratégia os levou a supremacia tecnologica, mercantil e influencia no todo mundo. Ou seja, a partir de agora “impressionantemente” não veremos os produtos chineses com os mesmos olhos de antes! Mas só um detalhe, porque não pousaram perto da bandeira americana para enviar umas imagens para nós? (Aliás, será mesmo que os EUA colocaram lá a bandeira ou foi no deserto de nevada?) Porque nao enviam fotos das estrelas para os astrônomos validarem a posição real do robô. E perguntinha que nao quer calar, voces já viram as fotos da sonda Voyager? Que belas, que resolução! E feitas por tecnologia de 1960 e 70, agora porque “baralhos” este robo enviado a lua levou uma camera com resolução tão ruim? Eu me cansei de ser enganado e “VOCÊS”?
enquanto isso na américa latrina, acaba de morrer mais uma criança remelenta de fome.
Aqui também, cocozão? Faça um favor a todos e pule na privada e dê a descarga, por favor.
A lua vista da terra apresenta um tamanho aparente de 0,5 graus. Já a terra vista da lua se apresenta com quase 2 graus! Dependendo da posição terra-lua, a terra pode ser vista da lua como uma enorme super “lua cheia”, talvez com quase magnitude -18. Consequentemente um objeto na superfície da terra é iluminado por duas fontes luminosas que estão em posições diferentes: o sol e a terra. Isso explica as duas sombras de direções diferentes.
Correção:
…Consequentemente um objeto na superfície da LUA é iluminado…
Vejam como a terra produz também sombras na lua, além do sol:
http://www.youtube.com/watch?v=t68p6AIsnOY
Não estou procurando pelo em ovo, e nem dizendo que é uma fraude, e etc…mas gostaria de entender a diferença entre ângulos de sobra pois, dentro do meu limitado conhecimento, se existe apenas uma fonte de luz todas as sombras deveriam ter o mesmo ângulo de projeção e a sobra da haste central da antena apresenta um ângulo visivelmente diferente. Deve haver alguma explicação física para isso e eu gostaria de saber qual é. Apenas isso.
A superfície sobre a qual recai a sombra pode produzir distorções. Você está comparando a sombra sobre uma superfície plana e outra curva, e os objetos gerando a sombra (a ponta da antena e o rover) estão em ângulos diferentes. Isso basta.
—
Que beleza !! A “tropa” partiu pra discussão política, o que é um baita salto de qualidade em relação àquelas babaquices pseudo ou prototeológicas que surgiam aqui ou ali.
O comentário que faço é que a China é politicamente comunista e economicamente capitalista. Um imbloglio desses deixaria Engels/Marx/Lenin/Mao piradinhos da silva.
Mas o diabo é que a coisa tá funcionando. Gostemos ou não. Eu não gosto. Azar meu.
Notem que se apenas 10% dos chineses (1 bi 400 milhões) forem razoavelmente ricos, isso equivale a mais da metade de um Brasil inteiro.
Eles fabricam porcarias… e o mundo inteiro consome as suas porcarias. Manhattan, ícone mundial do capitalismo, está entupida de tranqueiras chinesas.
Quanto aos brazucas… Continuaremos na marginália enquanto a massa for malandro-agulha.
—
O culpado é Deus.
Pronto, voltamos às babaquices religiosas. 😀
—
Tá legal, ô Eu.
Mas não foi Deus que criou os nibirutas?
Então… sei lá, de repente, né? Dasveis!
kkkkkk
—
Salvador, deu para notar que as sombras são paralelas, porque supostamente só há uma fonte de luz na lua, o Sol. Mas a Terra é mais brilhante no espaço que a lua, e a Terra reflete de volta para o espeço boa parte da radiação solar. Isso quer dizer que é possível que a terra seja uma fonte de luz para a lua, assim como a lua nos ilumina à noite. Certo?
Certo. Mas ela não briga com o Sol, do mesmo jeito que, quando vemos a Lua durante o dia aqui, o dia não fica mais iluminado…
OK! 😉 Thanks
Mas… de certa forma dependendo da posição do
Sol, a Terra pode fazer com os objetos na lua projetem sombras?! :/
Certamente que sim. Assim como a Lua cheia faz na Terra.
Viu isso, Salva?
http://gizmodo.uol.com.br/trailer-interstellar/
🙂
Vi não. Mas tô curioso pra ver este filme. Nolan e espaço… Não pode ser ruim. 😛
E as referências?! Pô, sensacional.
Viu Gravidade?
Ok quanto ao reflexo. Mas ainda não entendi a diferença de ângulos nas sombras. A sombra do antena não deveria estar também a 270 graus (9 horas)?
Fraude! Todas as missões que já foram à Lua são fraudes! Aliás, a Lua é uma fraude. Você nunca viu “O Show de Truman”? 🙂
Povo não sabe nem ler e escrever e fica procurando pelo em ovo…
Estou profundamente envergonhado com a qualidade FECAL da maioria dos comentários. Xenofobia, ignorância e BURRICE crônica definem…
Pode ver que 99% dos comentários de bosta vieram quando a notícia foi pra home do Uol. Ou seja, são os “mínions comentadores de portal” com QI de ameba e 1 neurônio em coma, que sempre tão falando merda por aí.
Apesar de algumas exceções, a maioria das pessoas que comentam aqui nas outras postagens (as que não foram pra home), são sensatas e inteligentes. Ainda há um pouco de fé na humanidade.
Escreveu o poderoso e inteligente ser do blog que nem nome tem….kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Obrigado pelos elogios. Esqueceu do “modesto” também, que é o meu maior defeito.
olha a carapuça servindo “kkk”
Colocar uma sonda na Lua não significa necessariamente progresso científico ou avanço da China, mas de UMA área estratégica que os chineses resolveram investir pesado à custa da fome da grande maioria da população. Vide o exemplo da extinta URSS. A URSS era extremamente avançada na exploração espacial, em contrapartida fabricava “Ladas” e “Nivas” e não conseguia fazer um liquidificador que prestasse. Os chineses são tão bons que investiram tudo no “seu” foguete e não tiveram idêntica atenção com o Brasileiro. Xingling.
O feito é uma demonstração da capacidade tecnológica chinesa. Mas, quanto às novas descobertas sobre a Lua, o que podemos esperar?
Até onde esses china conseguem chegar… o mundo está a beira de uma guerra Mundo asia, a maior intenção é dominar o planeta, vamos nos atentarmos ou admitir a possibilidade de ouvir nossos netos falando mandarim ……
O satélite sino-brasileiro CBERS-3 caiu na Terra depois de ter sido lançado do Centro de Lançamento de Satélites de Taiyuan, na China. A informação foi confirmada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), por meio de uma nota oficial em seu site. “Às 11h26, hora de Beijing (1h26, hora de Brasília), desta segunda-feira (9/12), o satélite CBERS-3, desenvolvido conjuntamente por Brasil e China, foi lançado pelo veículo chinês Longa Marcha 4B, do Centro de Lançamentos de Satélites de Taiyuan, China. Porém, houve uma falha de funcionamento do veículo lançador durante o voo e, consequentemente, o satélite não foi posicionado na órbita prevista”, afirma a nota.
O Brasil investiu R$ 270 milhões na construção do CBERS-3, que é uma peça fundamental (praticamente vital) do programa espacial brasileiro, que sofrerá um golpe fortíssimo caso o satélite seja perdido. A suspeita é que teria ocorrido uma falha no foguete que levou o satélite ao espaço, modelo Longa Marcha 4B (ou Chang Zheng 4B, na denominação chinesa). A construção do satélite é uma parceria entre o Brasil e a China, na qual cada país é responsável por 50% do projeto; mas o lançamento é 100% de responsabilidade da China.
FONTE:Herton Escobar | Agência Estado
TAI A TECNOLOGIA CHINESA …CARA E PORCARIA!
Luiz Alberto, quantos satélites de R$ 270 milhões o Brasil poderia fazer com os recursos que foram para a Copa e Olimpíadas?
A mesma quantidade que vários Longa Marcha 4B (B de….Baixa Qualidade) fariam estragos… Não vangloriar países que se fazem de milagrosos às custas de mentiras , como a China…
Nao e dúvida conspiracionista mas gostaria de saber o que são aquelas marcas horizontais brancas no chão do lado direito do jipe? Se existe apenas uma fonte de luz por que a sombra da antena do jipe esta na posição 8 horas (aprox. 250 graus) a da segunda pedra do lado direito embaixo do painel solar esta praticamente na posição 9 horas (270 graus) e a da pedra acima na posição 9:15 (280 graus)?
É reflexo projetado pelo robô. Dá pra ver claramente isso na sequência de imagens que mostram o rolamento do jipe, no post anterior… Dá uma checada lá.
Nao é sombra da antena, é da roda.
A maior “arma” dos incrédulos do homem ter ido a Lua, é o fato de acreditarem que em 1969 não havia tecnologia para tal façanha. Falta de leitura porque se lessem mais, saberiam que várias conquistas tecnológicas de hoje, se iniciaram naquela época e até muito antes.Ex: Primeiro computador eletrônico em operação 1949.Raio Laser: inicio dos anos 1960.Transistor(a mães de todas as invenções da eletrônica) 1947.Poderia inumerar centenas de invenções de ponta, que foram anteriores a conquista da Lua como por exemplo o telefone celular, cujo conceito e primeiros projetos são da década de 1940