EUA querem posse de locais de pouso na Lua
Vendo que a batata está assando, congressistas americanos discutem a possibilidade de criar uma lei que transforme todos os locais em que houve pousos tripulados na Lua em Parques Nacionais dos Estados Unidos.
O Apollo Lunar Landing Legacy Act foi introduzido no Congresso em 8 de julho de 2013, sem dúvida em antecipação à chegada da China na Lua, com sua sonda não-tripulada Chang’e-3 e o jipe robótico Yutu. O medo é que futuras missões de outros países — ou mesmo de empreendimentos comerciais — adulterem os locais históricos em que homens pela primeira vez caminharam sobre a Lua.
(Se você é daqueles que não acreditam nas missões lunares americanas, sugiro a leitura do texto “Cinco provas da ida do homem à Lua”, pelo menos enquanto o Mensageiro Sideral ainda não produz o já planejado “Mais cinco provas…”)
A proposta colocaria os seis sítios, que abrigam pegadas, bandeiras e artefatos tecnológicos deixados pelos astronautas, sob jurisdição do Departamento de Interior dos EUA. Só que a ideia tem vários problemas, de ordem prática e legal.
Em termos da legalidade, os Estados Unidos são signatários do chamado Tratado do Espaço, posto em efeito em 1967, que diz que nenhum país pode clamar para si a posse de partes de corpos celestes. Dizem os congressistas defensores da nova legislação que o Parque Nacional seria composto apenas pelos equipamentos deixados na Lua, e não pela Lua em si, mas é obviamente uma “mandraqueada” para se apropriar de um pedaço de terreno lunar.
Um problema mais sério é que os Estados Unidos não têm no momento condições de patrulhar os supostos parques e protegê-los de invasores. Se a China decidir que sua próxima sonda vai descer do ladinho da plataforma do módulo lunar deixada pela Apollo-11, quem estará lá para impedir? O pessoal vai entrar em guerra por causa disso?
Para encaminhar essa questão numa direção mais produtiva, Henry Hertzfeld e Scott Pace, da Universidade George Washington, sugerem que a proteção arqueológica dos sítios Apollo deveria ser feita, não por meio de uma lei nos EUA, mas sim por acordos internacionais. A sugestão foi feita recentemente em artigo publicado no periódico científico “Science”.
Um acordo multilateral, no âmbito da ONU, seria mais difícil de negociar. Por isso, a dupla sugere acordos bilaterais conforme países adquirissem capacidade técnica para visitar a Lua. No momento, seria preciso assinar com a Rússia e, desde a semana passada, com a China.
O Mensageiro Sideral sempre imaginou que o local de pouso da Apollo-11 até o fim do século 21 seria parte de um museu, preservado por uma redoma e passível de visitação por turistas espaciais. E você, o que acha?
Essa coisa de fazer sítios preservados é só pra ninguém chegar onde eles não chegaram, rsss. Se eles não tiverem ido realmente na lua, não existe pegadas, pode até existir aparelhos deixados por missões não tripuladas, mas… fica aí mais um indício de que os EUA estão com medo de serem descobertos, mas um dia ou outro alguém vai lá e ver se tem pegada humana ou não.
Os EUA não tem medo que “cheguem onde eles não chegaram” e sim que “adulterem os locais históricos em que homens pela primeira vez caminharam sobre a Lua” (como indicado no texto). Quem quiser ir lá visitar é só ir, o que não querem é que mexam no que tá lá. Ninguém tá “com medo de ser descoberto”, basta saber como interpretar um texto que você vai ver que não é nada disso.
Tão ficando chatos demais esses conspiracionistas, qualquer coisa é motivo pra começar o mimimi.
Deviam fazer como na era do expansionismo europeu: quem chegar primeiro leva. E depois era lutar para roubar um ao outro. É mais civilizado assim 😛 kkkk
De início um acordo bilateral para preservar os vestígios das misssões americanas e soviéticas devem ser feitos e podem resolver a questão. Quanto a questão da posse (ou utilização) é complicado, no entanto, mais cedo ou mais tarde será necessário definir a ocupação da lua, pois é inevitável que isso ocorra. Pode vir um tratado de tordesilhas pra Lua. Mas para ter o direito no minimo deve ter uma base fixa lá, só porque chegou lá em 19 e bolinha, não lhe dá o direito, visto que não foi mas pra lá. Quer ter dieito, então fixe uma base lá, acho que este deve ser o requisito básico. Ai fica bom pra nós, novas missões, rs..
É, Gilberto Gil estava certo quando cantou em Lunik 9: “Poetas, seresteiros, namorados, correi, É chegada a hora de escrever e cantar, Talvez as derradeiras noites de luar.”
Acredito mais na China de ir a lua do que os USA.!!!
Azar o teu. Trouxa.
Eu hein. kkkk
Tolerância zero pra conspiracionistas.
Tem todo direito e não acreditar que os Americanos não foram há lua,mas há uma coisa que NINGUÉM pode fazer que é apagar as minhas pegadas que ficaram lá,estas palavras são de Neil Armstrong.
Ah pessoal não viagem.
não vejo problema nenhum se EUA quiserem os vestígios de 69, faz parte da história da humanidade na forma de patrimônio histórico, e porque temer um país que cresce com números largos é verdade mas é um crescimento duvidoso em matéria de direitos trabalhistas, e que agora que conseguiu mandar um robozinho pra lua, onde esta mesmo o curiosity?
e pra essa galera que passa a vida reclamando do “imperialismo norte-americano”, saibam que os yankes são amostra grátis dos russos e chineses.
Na verdade o autor foi muito brando com os ignorantes que duvidam da chegada a Lua.
Esses ignorantes na verdade carecem de um pouco de entendimento de logica, e mais ainda de Fisica. Portanto, um engenheiro e um fisica sao alguns dos profissionais mais capacitados a entender porque uma ida a Lua eh possivel e nao uma farsa do Governo americano para fingir que ganhou a Guerra Fria.
Evidentemente, o ciúme dos americanos em relação à China, é que, a uma base militar na Lua é um grande problema para os demais povos da terra.
a Lua e patrimonio da humanidade nao e so dos Americanos, isso seria uma quebra das leis internacionais como tantas que eles ja quebraram, ai seria motivo pra uma guerra de verdade.
Olá Salvador, visto que se tem um Tratado do Espaço, gostaria de saber sua opinião sobre o assunto, já que possui um blog sobre notícias espaciais. Você concorda que os E.U.U.A deve ter este direito?
Não, não concordo. Embora eu não curta os termos do Tratado do Espaço, ele efetivamente proíbe que uma nação clame posse de um corpo celeste, no todo ou em parte. Logo, como signatários, os EUA não podem ter a Lua. Mas acordos para preservar os sítios são uma possibilidade viável e desejável.
Pois eu acho que o americano está é com medo que a verdade apareça, pois eu nunca acreditei naquela ida à lua em 1969. Não havia tecnologia para tanto. Pois tenho certeza que a China de hoje tem muito mais tecnologia que os EUA de 1960 e mesmo assim ainda não consegue mandar um chinês à lua, mesmo sabendo que se houvesse a mínima possibilidade a china o faria. Vejam senhores e senhoras, como pode aquela viajem ter sido feita se o computador mais versátil daquele tempo era menos capaz que uma cauculadora científica de hoje. Não dá.
Mas eles tinham régua de cálculos.
Exato. Provavelmente o Cava não andava de carro antes da invenção do GPS…
Mais um idiota que quer comparar computadores antigos com os atuais. Sim, tinham muito menos memória que os PCs, mas não eram gráficos, os sistemas operacionais eram “limpos” e “leves”, usavam pouca memória, não tinha o ruindows, comedor de memória, por isso as máquinas eram rápidas e eficientes, bem mais até que o micro que você usou para escrever estas asneiras, que alias, os primeiros PCs, foram projetados pelos computadores antigos e lentos.
Enquanto um bando de id…as ficam aplaudindo esta “nação aí”, ninguém para e pensa: O que significa aquele robô em marte? Mapeamento e reconhecimento dos melhores recursos naturais do planeta para serem apossados pelos EUA! Só não entendo porque os países estão só olhando, sem concorrer no reconhecimento. EU NÃO ACREDITO NA VIAGEM DURANTE PRIMEIRA E SEGUNDA VIAGEM DELES A LUA, DUVIDO !!!!! Parabénss China !!!
acho uma pouca vergonha, isso sim, se querem guardar o lixo deixado na lua, que voltem lá e peguem de volta, inclusive os milhoes de lixos espaciais deixados a cada lançamento. EUA é uma vergonha no planeta.
Na verdade os USA terão um problema diplomático internacional, pois o Sarney tem documentos que provam que a Lua pertence à ele.
inobstante a louvável solução de acordos bilaterais ( nada menos do que esperado em termos de amadurecimento político) espera-se, que dessa vez, não haja tensão e Deus me livre, guerra, vez que, analisando a história da humanidade, principalmente quando houve interesses desse tipo na parada (e a lua é um destino interessante no mínimo como entreposto espacial, com certeza). A prova da tolerância vai ser a manutenção da paz, com o aumento do número de foguetes multinacionais que cada vez mais subirão ao céus. Particularmente rezo para que a questão seja vista não na vestuta ótica nacionalista, mas sim pelo interesse da humanidade. Vale lembrar que as pegadas de Armstrong não foram para os E.U.A, pelas suas palavras: foram um grande passo para toda a humanidade…
Samuel gostei de sua forma de pensar e redação, entretanto, eu ainda não me fiaria muito na espécie humana, afinal ainda temos Falkland, Guianas, Guam e até mesmo os atóis de S. Pedro e S. Paulo. Se descobrirem minérios ou possíveis novos combustíveis será mais fácil transformar a Lua numa África ou Oriente Médio e teríamos que fazer uma baita revisão nos estatutos das Nações Unidas, coisa que os principais membros não permitiriam visto que são os que dispõem de tecnologias para tirarem vantagens.
Ficaram com medo da chinesada heim !
Daqui á pouco a chinesada vai começar
colonizar a lua, o excesso de chines, vai ser mandado prá lá.
Deveriam mandar nossos políticos juntos também.
Em qual cartório imobiliário vão fazer o registro de usucapião?
Os lunáticos que se entendam, afinal para o Brasil a Lua será apenas um corpo celeste tão inacessível quanto proteger as florestas e seus biomas.
Será que tem petróleo na lua?
Não, mas tem muito Helio-3.
Parabens ao comentário do Juliano
Ele esta por dentro do que se passa na cabeça das pessoas, de resto, acho que a grande maioria é ignorante
Como acordo bilateral, a ser firmado com cada nação, eu concordo. Afinal, o acordo é a melhor forma de resolver essas, e outras questões.
Mas como lei interna dos EUA aplicadas ao espaço sideral, é demais, né ?
Fora as dificuldades práticas de cumprimento dos acordos, uma vez que um pouso na lua, não pode ser controlado com tanta precisão, como na terra.
Se no futuro, se descobrir que exista algum mineral de interesse econômico nesses locais, o acordo vai pro beleléu.
Pode-se elaborar cláusulas no sentido de liberar áreas que sejam economicamente exploráveis.
E se as viagens lunares se tornarem tão banais como alguns dizem aqui, os locais de pouso das Apollos terão a mesma importância relativa do local onde Pedro Álvares Cabral colocou sua bota suja pela primeira vez aqui.
Independente da sua lusofobia, a há uma diferença enorme: algumas horas depois do desembarque as pegadas de Cabral já haviam sido apagadas. As de Amstrong levarão milênios.
Duvido que exista algum mineral que possa ser economicamente interessante na Lua que não possa ser manufaturado na Terra por um preço bem menor. Essa é a maior bobagem do filme Avatar.
Para acabar de vez com os palhaços que acham que o homem não foi á Lua, deveriam pedir à China, que esse robozinho fosse até o local de pouso da Apollo 11. Além de ver com a Eagle está hoje, calaria a boca de um monte de gente…
Eu escrevi sobre como acho justo a preservação dos locais dos pousos das naves Apollo, vou complementar dizendo que é também justo, em respeito à história e à própria humanidade, a preservação dos locais dos rovers russos Lunokhod 1 e Lunockod 2 e outras sondas russas e americanas e que desde já o local de pouso da Chang’e-3 e Yutu seja respeitado e preservado como patrimônio histórico da humanidade.
Acho justo a preservação dos locais dos pousos das naves Apollo, foram conquistas maravilhosas dos americanos, seria uma profanação alterar ou interferir naqueles locais, eles devem ser preservados em respeito à história da humanidade, em respeito à própria humanidade.
Mas e o Tratado Espacial afirmado em 1967, ele diz que nenhuma nação poderá se apropriar de terrenos extra-terrestres.
Quantos trilhonarios nao pagariam para passar umas horas na LUA? tirar umas fotos e postar em seu livro da vida junto a seus amados e amigos invejosos? Por favor, acordemos, deixemos nosso orgulho de acharmos que somos inteligentes demais para nao percebermos nossa fragil inocencia de depararmos com nossa bruta ignorancia.
Sim, é mais fácil advogar pelo engano, usando qualquer artificio perante o jurado povo para que este continue a ser escravo da midia e do consumo. Qualquer empresa se tornaria se aliada a NASA para lucrar, ou voce acha que ciencia e lucro nao estao aliados? Em que mundo vives, ser?
Fonte acima citada: DW Notícias Históricas.
Seja qual for a estratégia usada pelos USA, não vai adiantar, pois foi feito um tratado assinado no dia 27 de janeiro de 1967, simultaneamente em Washington, Moscou e Londres, o Tratado sobre Princípios Reguladores das Atividades dos Estados na Exploração e Uso do Espaço Cósmico, inclusive a Lua e demais corpos celestes, conhecido como “Tratado Espacial”esse em suma rezava que o espaço sideral é domínio da humanidade.
Sendo assim, terá que passar por cima desses dois países, e ou, fazer conluio.
O que não é tão fácil assim!
Povo tem que acreditar nisso para dar credito a quem tem poder. povo nao pensa que se de fato alguem tenha ido a Lua em 1969 com o avanco da tecnologia, hoje, e com a ambicao yankee, ja haveria hoteis de luxo e viagem semanal a Lua, pense povo manipulado.
A NASA não investiria em hoteis de luxo. Empresas sim!!! Mas um Agencia Governamental não. Imagine também os problemas legais que surgirão depois porque a lu é de todos e não é de ninguem. Mesmo com toda a tecnologia ambição, tecnologia e viabilidade financeira, a coisa não é facil.
Use a net para fazer algo útil: LER
Incrédulos,arrojados,imbecis…
Logo após o primeiro pouso em 1969, espertalhões venderam terrenos na Lua.
Acho justo proteger o legado da Apollo em solo lunar, desde que o acordo seja viabilizado por órgãos internacionais, ocorre que a ONU é um órgão irrelevante, patético e sem poder algum pra fazer nda pelo bem de ngm, logo, esperar algo dela nessa questão é ingenuidade.
Complexo pá cá…
Eu até posso acreditar, mas porque essa tecnologia da Nasa não foi repassada para o meu mecanico, pois as pastilhas do freio dianteiro sai uma fuligem que todos voces conhecem, e ao meu proctologista que insiste em distribuir dedada,quero padrão NASA já.
Não se esqueçam jáé tudo do São Jorge e o dragão.
Salvador sei que já encheu o saco mas me permita publicar só mais uma vez. Obrigado!
Podemos dividir as pessoas que não acreditam que o homem esteve na lua em três grupos que possuem algumas subdivisões, versão revisada e ampliada. São eles: os ignorantes, os pouco inteligentes e os mal intencionados.
O grupo dos ignorantes pode ser dividido em: O ignorante propriamente dito, que é aquela pessoa geralmente jovem com pouco ou nenhum conhecimento histórico que acredita que hoje em dia o homem vive na era da tecnologia. Imagina que o computador comprado no magazine em vinte e quatro parcelas, o celular do camelô e o GPS que ele tem em seu golzinho bola noventa e seis, são o supra-sumo da sofisticação. Nunca leu nada sobre a corrida espacial ou o projeto Apollo, aliás, ler não é seu forte. Em resumo fala coisas despreocupadamente sem nunca avaliar ou checar as informações. Tem como lema a frase: “Eles não tinham tecnologia para isso no passado; a nave é muito frágil”.
O fundamentalista religioso, que é aquele que acha que a lua e as estrelas são objetos sagrados e intocáveis. Também acredita que a evolução das espécies é mentirosa, que a terra é plana e a o sol gira em torno do planeta. São gregários e tem a tendência a seguir gurus e livros religiosos assim como dão credito a vídeos obscuros da internet produzidos por líderes de seitas. Lema: “Não tem como o homem ir à lua. Deus não deu asas ao homem”.
Os pseudocientistas. Mal concluíram o segundo grau da escola pública e descorem leve e faceiramente sobre cinturão de asteróides, camadas de radiação, ação e reação no vácuo, refração da luz, gravidade, técnicas fotográficas entre outros. Passam um verniz de falsa ciência de almanaque em suas declarações e ficam indignados quando expostos a realidade que insiste em derrubar suas teorias furadas. Lema “É fisicamente impossível ir à lua, o cinturão de Issac Asimov não permitiria fora a radiação gama de neutrinos presente na lua, que fritaria a nave”
Os poucos inteligentes o próprio nome já define. Tem o quociente de inteligência baixo. Isso acontece devido a fatores genéticos ou patológicos. Não tem como entender a dimensão das coisas e fazer associações complexas. Infelizmente é uma condição permanente. Não tem lema, apenas não acreditam e ponto.Ps. Geralmente são bons em trabalhos manuais.
Já os mal intencionados podem ser divididos em: Os antiamericanos são aqueles que abominam tudo que vem dos Estados Unidos, apesar de usar produtos e tecnologia criados lá alegremente. Acham que eles, os americanos, são a causa de todos os males do mundo. Idolatram, Stalin, Mao Tse-Tung, Josip Tito (apesar de nunca terem lido nada a respeito deles e prezarem a democracia) e acham cuba o máximo apesar de não querer ir morar lá. Usam camiseta de Che Guevara e calça militar. Lema “Os Estados Unidos fazem tudo para enganar o mundo, são o grande satã, se a china for à lua tudo bem, mas os americanos nunca! É mentira”.
Temos também os conspiradores natos. Eles acham que tudo é feito para enganar o “povo”. Gostam muito da série arquivo X e acreditam em ET de varginha, autopsia sigilosa feita por Badam Palhares na Unicamp, chupa cabras, urina de rato em lata de cerveja, pé grande, homens de preto, monstro do lago Ness, caso Roswell entre outras criaturas mitologias. Acham que o assassinato de Kennedy o holocausto a bomba atômica no Japão entre outros são factóides criados para encobrir outras verdades. Tem também assim com os fundamentalistas uma enorme capacidade em dar créditos a personalidades obscuras que se fazem de gurus “iluminados” e criam teorias mirabolantes. Acham que é fácil enganar todo o planeta envolvendo milhares de pessoas por décadas sem que nada fosse vazado. Lema “Porque fazer a coisa simples se a complicada é mais legal? Eu quero acreditar”
Por fim os Trolls. São os do contra, xingam tudo e todos, gostam mesmo é de avacalhar, ver o circo pegar fogo. Adoram chamar a atenção em discussões, pois na vida real dificilmente chamam a atenção por qualidades como inteligência, simpatia ou beleza. Discordam apenas para provocar e criar divisões. No fundo eles até acreditam na ida a lua, mas isso não dá polêmica então não. Lema “Se existe governo sou contra, no future for you!”.
Aonde você se encaixa?
O principio fundamental dos Ilumminati é fazer crer que eles não existem, até ser tarde demais.
Miguel, então a prova da existência deles seria a crença que de que eles não existem?
Ótimo post Juliano. Sereno e certeiro… 🙂
Entendemos, nem precisa desenhar… Hehehe.
Não sobrou pedra…
Só o sinhozinho… Hehehe
nos colocaremos no nosso devido lugar: não somos nada e tu é tudo!
Acho que eu me enquadro em algum subgrupo dos fundamentalistas religiosos. Juliano, tem que melhorar os grupos, afinal, eu sei que a terra é redonda!
Concordo em gênero, número e grau com Juliano. Eu gostaria de postar isto em meu mural no facebook. Espetacular a descrição.
Sr. Juliano, conheço o projeto apollo e o projeto da (já não mais) URSS, que não foi avante. Também já li muitos livros de grandes e também desconhecidos autores sobre ficção científica que se mostram lógicos e plausíveis (mas são só estórias). Existem não só cinco provas que o homem foi a lua, existem várias, inclusive se vc for ao Centro Espacial John F. Kennedy, sua certeza será imbatível (quase). Entretanto não quero agredi-lo nem chama-lo de ignorante ou pro-americano cego. Mas duas coisas bastam: Tecnologia, os computadores da década de 50/60 tinham tanto poder de processamento quanto meu smartphone. Não tinham como fazerem os cálculos necessários em tão pouco tempo. Tempo(de novo ele), hoje um projeto terra x lua levaria no mínimo uns 15 a 20 anos e alguns bilhões de dólares (de 62 a 69 os computadores com 100k de processamento, início dos CIs?). Os Russos que tinham e ainda tem o domínio do setor aero espacial (apesar da pouca verba, a base técnica e de sobrevivência da ISS é russa) desistiram de cara. Uma simples prova da não competência são os ônibus espaciais, um projeto caríssimo que abriria novas fronteiras…e furou, cada viagem representava altíssimos custos em relação com as naves russas que faziam a mesma coisa(levar e trazer cargas e passageiros). Isto hoje. Imagina há 44 anos atrás. Pense, analise e pesquise. Talvez você comece a ver pequenas brechas que te levarão a pensar mais, afinal você é inteligente.
Disso tudo !!!
Então por esse seu raciocínio que na época não existia tecnologia suficiente você afirma que não apenas o homem não foi à Lua como nenhum foguete ou satélite foi lançado, ou nenhum avião voou, ou nenhum navio navegou.. afinal, como conseguiam navegar sem GPS??? Sem computadores??? E as pirâmides, os túneis, os esgotos, as cidades, como foram construídas sem um computador e/ou um programa de CAD? E como antigamente se media o tempo, se não existiam relógios eletrônicos?
A real? O ser humano sempre foi FODA em fazer as coisas com o que se tem no momento. A tecnologia atual ajuda? Claro! Mas nunca foi impeditivo algum. Faziam de outra forma, com outras ferramentas (régua, compasso, transferidor, etc), mas faziam. É muita BURRICE e prepotência achar que só porque estamos na era da Internet, que antigamente as pessoas eram todas imbecis e não conseguiam fazer NADA por não terem computadores.
Pense nisso.
Não tenho tanto conhecimento tecnico cientifico para afirmar com certeza se o homem foi ou não a lua,mas uma coisa não compreendo se foram la há 44 anos atrás pq nunca mais voltaram com tripulação humana para explorar mais o território Lunar!
Repito aqui a pergunta que fiz em outro comentário.
PRA QUE?
Sendo que hoje as sondas não tripuladas (Yutu??) cumprem muito bem com o papel de explorar? Bola pra frente, pros EUA a Lua já foi, agora é seguir pro próximo (Marte), que inclusive é o que estão planejando.
Mandar um homem à Lua não é como um passeio no shopping… tem que valer a pena, e como estamos carecas de saber, não vale.
Fui a Diamantina quando criança e nunca mais voltei. Acho que Diamantina não existe.
A propósito – a descida do batiscafo nas fossas Marianas por Piccard foi feita em 1960. Que eu saiba não foi mais repetida e ninguém duvida que tenha ocorrido. O seu argumento é muito bobinho.
Carlos Alberto, o James Cameron foi lá dia desses. Mas no caso, ele teve um motivo, foi documentar para o NatGeo e com certeza se inspirar para os próximos filmes:
http://deepseachallenge.com/
De qualquer forma conseguimos traçar um paralelo com o pouso do homem na Lua em 69 e o Yutu agora em 2013.
🙂
“Eu” que não sou eu, lançar foguetes qualquer um lança, procura na net que você verá inúmeros kits de lançamento e antes da net existiam catálogos onde já era possível comprar kits, já satélites é outra coisa, tanto que, EUA, Rússia, China, Brasil e muitos outros lançam e estes nem a orbita chegam. Mecânica básica e conhecimento de astronomia (não astrologia) permitem a navegação a milênios e teoricamente Leonardo da Vinci deu os primeiros passos rumo ao vôo. Quanto as pirâmides meu caro “eu”, o mistério persiste, provavelmente virou cinzas junto com um vasto conhecimento queimado na biblioteca de Alexandria (joga no Google). Agora a real (no meu ponto de vista) e que a raça humana parou no tempo, evoluímos em parte tecnologicamente, principalmente nos 2 últimos séculos, porem continuamos não resolvendo os problemas de fome e doenças, uma parcela minoritária da população consome muito mais do que se repõe, fazemos guerras estúpidas por motivos idiotas, por religião e até nos matamos por causa de futebol ou de míseros reais. Agora ir a lua…como disse e repito olhe as brechas que elas ficarão cada vez maiores. Aproveite essa ferramenta que temos hoje que se chama internet (com senso crítico claro, não engula tudo, nem o que EU digo).
Cara, a Internet só serve basicamente pra difundir hoaxes e informações desencontradas. Inclusive, infelizmente é o que mais se alastra. Mesmo as notícias e matérias que corrigem esses boatos não são suficiente para apagar o “fogo” que se alastrou. Quer um exemplo? O tal do “auxílio prisão”, que dizem ser invenção da Dilma. Memes, fotos, textos, correntes e centenas de formatos diferentes divulgaram inúmeras informações sobre isso, sendo que não estão corretas. Se você procurar mesmo no Google, vai achar muito mais referencias à informação errada do que a certa. Logo, não é parâmetro. O que TODOS devem fazer é, ao ler algo, tenta analisar todos os lados antes de tirar uma certeza absoluta. E se você fizer isso, vai chegar à mesma conclusão de muitos aqui, o dono do blog inclusive: O homem FOI sim à Lua em 1069 e mais 5 vezes depois.
Quer um exemplo simples de “desinformação”? Um dos maiores argumentos dos que não acreditam – inspirados, é claro, por sites de origem duvidosa – é a falta de estrelas no céu da Lua. Esta semana foram publicadas fotos da sonda Chinesa Yutu e da Chang’e 3, e – pasme! – em todas elas TAMBÉM não aparecem as estrelas.
Se você procurar um pouco, vai ver que todas as “evidências” apontadas por estes sites ou estão completamente erradas, ou são facilmente refutadas. Somando A + B, basta ter 2 neurônios pra ver qual é a verdade.
Bônus: Olhe aqui o comentário do “Ricardo Figueira de Oliveira”. O cara não tem a informação completa (a que vários países – Japão, Índia, China, Rússia) JÁ comprovaram os vestígios das missões Apollo na Lua, e ainda assim teima com o Salvador. Tomou uma linda invertida inclusive, com informações oficiais da imprensa chinesa.
Bônus 2: http://d1jqu7g1y74ds1.cloudfront.net/wp-content/uploads/2008/07/ls15.jpg
A imagem da esquerda foi gerada em 3d por uma sonda japonesa, e a da direita foi tirada pela Apollo 11 (ambas as fotos e mais infos podem ser encontradas facilmente por aí). Das duas uma, ou os japoneses TAMBÉM fazem parte da farsa, ou os EUA tiveram MUITA sorte em reproduzir na terra (lá no cenário do Kubrick) um landscape EXATAMENTE igual ao encontrado na Lua.
E tem MUITO mais por aí. Já que vc fala pra procurar na internet, olhe só aqui:
http://en.wikipedia.org/wiki/Third-party_evidence_for_Apollo_Moon_landings
Evidências levantadas por terceiros (alheios à NASA e aos USA) que provam os pousos das missões Apollo.
Boa sorte em suas buscas e espero que consiga se iluminar e ver que sim, somos (humanos) mais fodas do que imaginamos.
😉
*1969.
🙂
Peter,
Sua argumentação apenas corrobora com o que foi falado pelo Juliano. A frase “Não tinham como fazer os cálculos básicos em tão pouco tempo” sustenta todo o resto de sua argumentação. Mas esta frase é apenas sua opinião sem prova nenhuma. Posso te dizer que uma simples calculadora programável, que surgiu pouco tempo após 69 já era suficiente para fazer tais cálculos. Eles não são tão complexos assim. Um simples microcontrolador já é capaz de fazer estes cálculos e auxiliar no pouso. O problema é esse. As pessoas transformam as sensações próprias em verdades científicas e depois saem debatendo todo tipo de assunto.
Paulo o chefe da missão Gene Kranz afirma em um vídeo produzido pela NASA que o time de controladores de vôo reunidos em Houston que tinham a missão de levar a “Eagle” ao solo lunar era genial. Todos jovens com média de idade de vinte e cinco anos a maioria super dotados, PhD em suas áreas e oriundos das principais universidades americanas. Muitos cálculos foram feitos realmente em régua de cálculo, e os astronautas se mostravam impressionados com a precisão. Por exemplo o sol vai surgir na janela da nave as doze horas seis minutos e vinte e cinco segundos e não dava outra.Era na pinta. Realmente eu fico abismado em ver pessoas dizendo que eles não tinham tecnologia para ir à lua. O computador é apenas uma extensão da mente humana, faz as coisas mais rápidas e só. A maior tecnologia do ser humano está dentro da cabeça. Apenas é preciso saber usá-la.
Perfeito,
Mas uma das argumentações mais recorrentes deste pessoal é a aparente incapacidade dos computadores da época de realizarem os cálculos. E isto é falso. Os computadores davam conta sim de realizar os cálculos e ajudar no pouso. Mas sabe-se, por exemplo, que no pouso em 1969, o computador falhou e toda a manobra foi feita manualmente por Armstrong. Mas a turma da conspiração, que nuca fez uma conta no papel, só usa calculadora, não entende isto.
E digo mais,
Este pessoal desqualifica a missão heroica destes pioneiros. Você subir na ponta de um foguete, o maior de todos os tempos até para os padrões atuais, depois ficar em órbita da Lua dento de um pedaço de lata e, pior ainda, realizar uma manobra inédita de pouso sem ter a mínima certeza que poderia voltar? Isso não é para qualquer um….
Paulo concordo com tudo que você falou apenas tenho uma correção quanto a “falha” do computador do modulo lunar. Na verdade o famoso alarme 1202 que aconteceu minutos antes do pouso foi uma sobrecarga do sistema. Faltou memória para todos os cálculos que estavam sendo realizados na hora. O computador travou. Tanto que os operadores liberaram a seqüência do processo normalmente após um Reset. Armstrong assumiu o controle do módulo, pois viu pela janela que eles estavam indo em direção a um campo rochoso que poderia danificar a nave. Isso aconteceu por um erro de cálculo que os fez pousar quase três quilômetros fora da marca planejada. Erro este que meses depois foi prontamente corrigido tanto que o módulo da Apollo doze posou exatamente na marca prevista. Abraço!
Seu conhecimento em computadores é igual a temperatura no polo Sul, abaixo de zero. Mas realmente se compararmos um computador da década de sessenta com os portáteis que utilizamos hoje, parecem ser bem inferiores, mas não eram, tinha muito menos memória, mas os sistemas operacionais eram “limpos”, “leves”, conseguiam processar com muita velocidade, não utilizavam o “Ruindows”, para ter uma idéia, quando comecei a trabalhar com informática, na década de 80, no CPD (ainda eram chamados assim..) na UFSCar, com um “dinossauro” da década de 60 (um IBM 370/145), com 1 Mb de memória (isto mesmo, UM MEGA BYTE). muito abaixo dos PC´s de hoje, mas ele controlava de 20 a 30 terminais trabalhando on-line, fazia todo o processamento batch da universidade e ainda rodava todos os processos de pesquisa e aprendizagem e tudo junto e bastante rápido. Muito mais eficiente que nossos micros, que rodam com softwares pesadíssimos, “roubando” muita memória. Eles tinham sim a capacidade de fazer todos os cálculos. Não é porque a tecnologia hoje é melhor (?) que a que existia antes não era eficiente. Os navegadores atravessaram os mares (vikings, portugueses e espanhóis) em embarcações rudimentares, sem GPS. Comparado com os barcos de hoje, eles não tinham tecnologia para atravessar os mares, mas o fizeram e ninguém duvida (ou você também duvida?). Por que, então, não pode acreditar que foram a Lua, com uma tecnologia inferior a que temos hoje?
Para mim só basta a ausência de estrelas…
Falou, falou, falou e não comprovou nada.
Nas fotos tiradas pela Chang’e 3 e pelo Yutu também não aparecem as estrelas. E aí? E agora? Vai dizer que os chineses usaram o mesmo cenário que o Kubrick? Ou você acha que se realmente fosse uma farsa, os chineses não pensariam “Puts, os americanos fizeram merda e forjaram a ida à Lua, esquecendo de colocar estrelas no fundo das fotos. Não vamos cometer o mesmo erro, vamos colocar estrelas! Muitas!”.. tipo, 44 anos depois, se fosse mentira e se falta de estrelas provasse alguma coisa, os chineses teriam feito diferente.
É só ter 2 neurônios.
Peça para ele tirar uma foto do céu pra ele ver se aparece estrelas.
É porque o dia estava nublado quando eles pousaram lá. dããã
Exatamente Juliano, aonde vc se encaixa? Parece que os chineses descobriram que não existe nenhuma pegada dos americanos na Lua onde elas deveriam estar.
Um relatório da agência de notícias estatal chinesa Xinhua confirmou que a missão da China para a lua não encontrou um único pedaço de evidência de que os americanos estiveram sempre lá.
As fotografias da superfície lunar tomadas enquanto a sonda ‘Jade Rabbit’ estava em órbita e novas investigações no terreno já foram analisadas e mostram que as áreas onde desembarques norte-americanos foram pensados ter ocorrido revelam uma superfície intocada pelo homem, e nenhum sinal de qualquer atividade.
Se bem que eu acho que eles estiveram lá, mas quando e onde, não sei.
Que mentirada, hein, Sidney?
Olá Nogueira, e por que vc acha que fizeram tanta montagem em estúdios? Por que a NASA diz que perdeu as filmagens originais da Apollo 11? Isso não tem como dizer que é mentira, a net está cheia de imagens provando isso, e cheia de cientistas falando sobre isso. Só um exemplo, veja aquele documentário, illuminati conquista o espaço, Secret Space Vol. 1 – The Illuminati’s Conquest Of Space
Agora uma das teses de quem acreditava que o homem nunca pisou na Lua eram as pegadas que os astronautas deixavam no solo, pq quando se pisa no solo lunar fica a marca da pegada, mas logo essa marca some, se desfaz como na areia, mas o robozinho chinês provou o contrário, ele deixou as marcas dele lá e elas continuaram lá, e ele tbm provou que o solo lunar não é totalmente cinza como nas filmagens da NASA.
Mas como disse eu acredito que a NASA esteve lá, conseguiram pousar, mas onde e quando só Deus sabe hehehe
Ah, os chineses disseram tbm que não viram a bandeira americana por lá, agora é aguardar os próximos acontecimentos. Será os ETs roubaram a bandeira americana?
Abraço a todos.
Sidão, releia a sua última fonte… 🙂
Olha ai, aprova se quiser: http://www.newsbiscuit.com/2013/12/19/chinese-lunar-rover-finds-no-evidence-of-american-moon-landings/
Sidão, faltou prestar atenção. A matéria claramente é uma piada. Veja o que um dos chineses diz nela:
‘We are building a space centre in the Gobi desert, with a mission control room, astronaut training and a massive sound stage made to look like the moon from where our fake landing will be broadcast to the world in 2016,’ he stated, completely oblivious to the fact that he may have given too much away and will probably be shot in the morning.
“Estamos construindo um centro espacial no deserto de Gobi, com uma sala de controle da missão, treinamento de astronautas e um palco enorme feito para se parecer com a Lua, de onde nosso pouso falso será transmitido ao mundo em 2016”, disse, distraído para o fato de que ele pode ter falado demais e provavelmente será executado pela manhã.
Sim Nogueira, tomara que eles consigam fazer isso pra provar de vez o que é farsa e o que é real, ficar desde os anos 60 na mentira é que não dá, não concorda?
Eu não sou o dono da verdade, só estudo conspiração há 7 anos e já vi de tudo sobre os casos Apollo, vídeos, fotos, o que cientistas, astronautas, militares, ufólogos falam. Acredito que eles estiveram lá sim, mas hj tenho dúvidas de quando e onde, as datas exatas, o que realmente aconteceu.
Confesso que se os chineses provarem mesmo que os americanos não pousaram lá até eu ficaria surpreso.
Feliz Natal a todos e um dia descobriremos a verdade se Deus quiser.
Sidão, os chineses já confirmaram que encontraram sinais das missões Apollo com a sonda Chang’e-2, orbitadora que precedeu o atual jipe. Essa conspiração já foi posta para dormir. 😉
Feliz Natal!
O próprio site diz “New Biscuit – The news written by you…” Ou seja, AS NOTÍCIAS ESCRITAS POR VOCÊS. Acreditar nas notícias do New Biscuit é igual a acreditar no O Bairrista, G17, Sensacionalista, etc.
Ó o nível dos conspiraciotários!
E quanto ao “só estudo conspiração há 7 anos”, precisa estudar mais, porque você tá é por fora de tudo.
Poste um link com essas informações todas aí. Mas tem que ser de fontes oficiais, não de sites conspiracionistas ou blogzinhos de bosta. Porque até agora tudo isso que você falou parece que saiu desse vaso sanitário que você chama de cabeça.
Calma cidadão, não precisa ofender, aliás, não sei pq vcs ficam tão irritadas quando descobrem que o mundo que vcs achavam ser a mais pura realidade não é.
AHAHHAHAHHAHA… eu fico irritado com a estupidez, apenas. Como por exemplo, acreditar nos Illuminatis, no “A Farsa Do Século” ou no “New Biscuit”…
😉
Não bobão sem nome, a matéria eu coloquei pra ver a reação do Juliano que deve ser vc disfarçado, claro. O cara se acha o máximo e nunca será enganado por ninguém como aquele marido que é sempre o último a saber. Tenho um canal sobre conspiração, mas não divulguei a informação até pq preciso que provem primeiro se é verdade, isso pode levar até dois anos. E outra, ainda acredito que eles pousaram lá até por causa das missões secretas da Apollo.
Você tem tolerância zero com conspiracionista e eu com gente burra metida a inteligente. Cansei de discutir com gente que nem vc nesses 7 anos, mas aqui é o canal da Folha e a página do Nogueira, fique com a última palavra se quiser.
Ah, prazer, sou conspiracionista.
Pois é, deu pra perceber com o início do seu comentário anterior “Parece…”. “Parece que o homem nunca foi à Lua”, “Parece que as fotos são falsas”, “Parece que mimimi”. Porque de concreto mesmo, só a sua ignorância.
Acho sim que os USA registrar posse da UA Lua, Marte, Venus, ..etc, antes que esses bananeiros copiadores comecem a empestear esses lugares, afinal os gringos chegaram lá 1º e agora tudo mundo copiam os dados tecnologia e ainda bravateiam, exceto o Brasil PTraleiro que não consegue soltar nem rojão.
Está parecendo o processo de “ocupação” da Antártica…
Mais num tem um cara que vende terenos em planetas e na lua? Dennis M. A Hope? nao e so os americanos comprar dele? custa 19,99 dolar kkk
O Lua já tem dono só que eles não são do nosso mundo…
http://www.examiner.com/article/neil-armstrong-dies-along-with-secrets-of-what-he-saw-on-moon
Salvador,
Concordo contigo: são sitios históricos que deveriam ser preservados para posteridade.
Não é o tipo de “museu” ao qual meus filhos irão. Já meus futuros netos…
Saudações,
Ricardo René Guzmán
Salvador,
Concordo contigo: são sitios históricos que deveriam ser preservados para posteridade.
Não é o tipo de “museu” ao qual meus filhos irão. Já meus futuros netos…
Saudações,
Ricardo René Guzmán
Teríamos que agir somente como seres humanos. Os sítios pertencem à humanidade e não a que possa por lá chegar.
Os anunnaki/nefilim devem estar rindo disso.
A China surpreende o mundo com a velocidade de evolução e robustez de seu programa espacial. Certamente está correndo riscos, hoje não aceitos em outros programas espaciais. Mas o excelente desempenho vai provocar reações (boas) de outras nações, em especial EUA, que não querem perder a liderança, e o Japão, que tem diferenças históricas com a China. Uma nova corrida espacial está por vir. Se até agora a capacidade chinesa podia ser colocada em duvida, isso não é mais possível.
Salvador, a propósito da missão Apolo, assisti uma vez, no Chile, um filme romanceado bem interessante sobre a participação australiana na primeira descida do Homem na Lua. Se chama “The disk” (o filme é obviamente australiano). A Austrália teve que participar pois possuía na época a única antena de tamanho adequado nessa faixa de longitude. Sem a participação da Austrália o projeto teria um buraco de comunicação em momentos chaves. Acho que qualquer pessoa de boa vontade poderá concluir da imensa dificuldade de se fazer uma trapaça do tamanho proposto, que teria que contar com cientistas, engenheiros e técnicos de alto nível em todo mundo. O filme é muito bom, quem sabe não dá para encontrá-lo em algum desses sites que permitem baixar filmes. Assisti, se me lembro bem, em 2002. Há uma cena que perdem o sinal perto da hora chave. Entram em desespero e só não conto a forma bem engraçada que recuperam o sinal para não perder o sabor de quem se interessar em assisti-lo. Vai considerar o pessoal que não acredita exatamente o que são – bobocas.
O Filme se chama The DISH ( “A louça” ou “O Prato”…)
Obrigado!” Minha memória é terrível. Fazem 11 anos que vi o filme.
Dei uma conferida, o filme é de 2000 e tem para vender na Amazon.
Baixe de graça no Torrent
Preservar as pegadas e afins.. Ok. Mas tem coisa aí que eles tão querendo subestimar a inteligência alheia.
vem aí: a Guerra da Lua. Aguardemos, mais 02 anos !
Essa preocupação já vem de algum tempo como coloquei em algum comentário aqui no Blog. (matéria de 2011)
http://www.space.com/13346-nasa-guidelines-protect-apollo-moon-landing-sites.html
E concordo que a batata americana está assando. :p
Os yankes americanos estão preocupados com ascensão da CHINA na exploração do recursos minerais da LUA com a provável ida em 2022 dos chineses. noticia de que os americanos querem lotear a LUA É RISIVEL.
Com certeza, por trás dessa iniciativa está o interesse na mineração espacial, em Marte e não na Lua, e na possibilidade de se construir fábricas de nanotecnologia em atmosfera zero, ultralimpas de partículas suspensas. O papo de parques nacionais é provavelmente apenas uma desculpa para começar a criar uma jusrisprudência sobre o tema. Mineração espacial será o grande negócio do milênio e reservas já devem estar bem mapeadas pelos satélites.
Talvez aconteça o que aconteceu na Antártida. Países que conseguirem chegar lá até uma data qualquer dividirão os recursos entre si.