Hubble fotografa superestrela do hemisfério Sul
Para celebrar o final de ano, a equipe do Telescópio Espacial Hubble acaba de divulgar uma imagem de babar da estrela RS Puppis. Antes de mais nada, dê uma olhadinha nela.
Com cerca de 10 vezes a massa do Sol, ela é classificada como uma variável cefeida — estrela de muito brilho, que sofre variações de intensidade. Ela está envolvida numa nebulosa, que flutua em brilho conforme pulsos de luz da cefeida se propagam para fora.
O Hubble fez uma sequência de imagens que mostram os flashes de luz atravessando a nebulosa, num fenômeno conhecido como “eco de luz”.
O brilho padronizado das cefeidas ajuda a calibrar as distâncias no Universo. No caso da RS Puppis, ela está a 6.500 anos-luz da Terra. Um ano-luz é a distância que a luz atravessa em um ano, cerca de 9,5 trilhões de km.
Muitas pessoas ficam confusas quando se deparam com o termo Ano-LUz. Mas não é por menos porque é uma grandeza definida, é teorica.
Por definição é a grandeza que mede a distância que a luz (ou um corpo na velocidade da luz) percorre durante um Ano. Foi criada para simplificar as contas dos astrônomos nas medidas de distâncias astronomicas.
Observem que Ano-Luz é medida de comprimento enquanto que Ano é medida de tempo. Mas a velocidade da luz no vácuo é sempre constante e vale aproximadamente 300.000Km/seg, e é representada cor C.
Da cinemática temos:
espaço=velocidade.tempo
Então:
1(Ano-Luz)=C.1(Ano)
2(Ano-Luz)=C.2(Ano)
Generalizando:
n(Ano-Luz)=C.n(Ano)
Observem na equação acima que C é sempre constante, portanto o valor numérico da grandeza Ano-Luz é igual ao valor numérico da grandeza Ano.
O valor numérico é o número que antecede uma grandeza e mostra quantas unidades essa grandeza possui. Por exemplo: 5 Metros e 5 Litros. Metro e Litro são grandezas diferentes, mas possuem o mesmo valor numérico 5!
Conclusão: o Ano-Luz (distância) nos diz também o Ano (tempo)
No texto acima, a estrela está distante 6500 Ano-Luz, isso quer dizer também que a luz leva 6500 anos até chegar a nós.
Se quiserem converter Ano-Luz para Km é só converter Ano para segundos e multiplicar pela velocidade da Luz.
Se eu estiver errado, me corrijam.
Correção:
Onde se lê “valor numérico” leia-se “coeficiente numérico”.
—
Salvador.
1. Superestrela com apenas 10 vezes a massa do Sol? Acho que ocê tá sendo bonzinho.
2. Hoje a “tropa” tá meio violenta… Vai ver que é efeito de esplosões solares… radiações… essas coisas, sei lá.
rsrsrs
—
Elcio, 10 vezes a massa do Sol é um bocado. Não chega a ser um futuro buraco negro, mas tá quase lá… 😉
—
Ok. Eu misturei superestrela com hipergigantes. Canis Majoris, Cephei…
Tks.
—
Se essa estrela (RS Puppis) se apagasse hoje bruscamente, o último fóton emitido por ela só nos chegaria 6500 anos depois. Somente depois de 6500 anos a veríamos se apagar. Portanto antes desse tempo ela seria vista linda e fascinante no universo.
Esse Universo que estamos vendo cada vez um pouco mais, principalmente graças ao avanço da tecnologia, é realmente fantástico e todo ele ocupa apenas a 3ª Dimensão em que nós humanos estamos ora vivendo. O mais fantástico é que podem existir outros Universos, paralelos e em outras Dimensões e, por isso, não os vemos. Ao criar esse nosso Universo, nesta simples 3ª Dimensão, Deus pode ter desejado o surgimento de um mundo onde todos os seres pudessem evoluir, partindo de uma situação bem precária e onde cada humano seria observado, especialmente quanto a como poderia aproveitar ou se prejudicar ao usar adequada ou inadequadamente a razão e a emoção. Para concluir, fico curioso em pensar como pode ser possível não se acreditar em Deus, só porque ainda não se conhece e/ou não entende totalmente a sua obra, o que pode ser o mesmo que se supor seja aceitável entender que o todo o firmamento só existe para nos encantar os olhos e nada mais do que isso.
A questão não é não acreditar em Deus, o que não se acredita são em pessoas que se dizem ‘procuradores’ de Deus com o objetivo de escravizar almas e inteligências quando afirmam que o planeta Terra não tem mais que sete mil anos, que a extinção dos dinossauros foi devido a um tal de dilúvio que inundou nosso planeta, etc . O Universo é fantástico demais para acreditar no Deus das igrejas com suas questões mesquinhas, Deus pra mim é o próprio Universo longe do egoísmo de querer a vida eterna a troco da destruição do planeta Terra.
Concordo. Esses “procuradores” são atravessadores que só almejam lucros e escravidão mental das pessoas, para que fiquem submissos e dependentes.
Cada espírito de luz das estrelas já extintas insiste em permanecer viajando no espaço/tempo imortalizando-se nessa mágica radiação luminosa em seu percurso pelas curvaturas sem fim do universo. Mesmo que um dia se apaguem para os habitantes da Terra, suas luzes continuarão visíveis para hipotéticos habitantes de um mundo mais adiante, numa cadeia sem fim. Tudo foi originado a partir da poeira de estrelas já extintas. Elas fizeram nosso parto na apoteose de uma explosão colossal, morrendo ao parirem, mas o desejo de ver seus rebentos e o que eles estão fazendo com os mundos que colocaram à nossa disposição, fez com que conservassem os próprios espíritos naquela radiação luminosa, em uma jornada interminável. ( Trecho de minha crônica premiada no concurso Lucas Camargo de Crônicas). (Mães estrelas) http://poesiasfotosefragmentos.blogspot.com.br/
Nestes últimos anos, o que mais me impressiona é a quantidade de dados coletados deste universo visível (que está se expandindo com a utilização da tecnologia). Em um primeiro momento podemos achar que o universo é vasto. Após uma análise mais aprofundada das informações, o ‘mundo’ vai ficando mais compacto e compreensível. Estamos apenas no início da exploração. E quanto mais sabemos, mais queremos entender as complexas teorias concebidas para padronizar essas observações.
Se estou vendo no presente o que se diz presente de algo que na verdade e passado e no futuro resolvo confirmar a existência desse presente que é passado que na verdade pode não mais existir hí hi hí hí me abestalhei todo vou ligar para minha amiga psiquiatra marcar consulta e internação.
A casa do meu Pai tem muitas Moradas.
Teu pai é rico?
kkkk
Deve ser político corrupto.
Geovane, entendeu?
vc , na verdade, só enchergou assim, por causa de multiplas cores, a sua visão te enganou,,,,entendeu?
Que imagem maravilhosa… Fiquei fascinada. Adoro seu blog, sou sua fã. E, ignore quem não tem cultura e como tal só faz críticas. Continue conosco. Parabéns e obrigada por nos iluminar, literalmente.
Glicia
A contemplação do Cosmos provoca uma certa depressão. Tomara que existam outras civilizações livres da gaiola espaço temporal e que sejam capazes de estabelecer melhor interação com o universo.
à coisa é tão louca que não sabemos de nada meu Deus, quanto mais eu vejo tudo o universo , mais eu me pergunto que sem fim é esse sem respostas , só me resta acreditar em um Deus , pois é ,grande demais para entender.
Algumas das respostas que procura estão escondidas nos livros.
Uma vez um evangélico me perguntou: o senhor lê a Bíblia? Então eu respondi: não, mas já li há muitos anos. Agora estou lendo livros de matemática, física, química, biologia, astronomia, psicologia, etc.
Outra forma para as pessoas entenderem o conceito de distancia x anos-luz.
Se essa estrela estiver brilhando atualmente, a luz dela emitida HOJE, viajando a velocidade de 300.000km por segundo (velocidade da luz), vai demorar 6.500 anos para chegar na Terra. Qualquer evento dessa estrela no presente, vai demorar esse tempo para ser visível aqui. Portanto, tudo o que enxergamos no céu, é de algum evento que já ocorreu em um passado próximo ou distante.
Deus percorre o Seu caminho eterno para executar as Suas obras; ilumina o dia,determina o brilho das estrelas, devemos agradecê-LO por ter nos dado a oportunidade de contemplar, além das belezas da terra esta maravilha no espaço. Um NATAL cheio de luz à todosl
É de uma beleza divinamente extraordinária!!!
O mais incrível é que todo blog como esse, sempre tem algum tipo de ofensa, briga, palavrões etc. Basta um comentário ignorante, e vários outros ignorantes aparecem e o assunto inicial do blog acaba. Parabéns humanidade podre! kkkkk
AJUDEM-ME AÍ POR FAVOR. ESTOU CERTO?
Não. A morte é a cessação da vida, que é um processo orgânico interno, independente da velocidade RELATIVA. Ocorrerá. A mudança se processa no conceito “tempo”.
Bem, se conseguíssemos algum dia viajar numa velocidade maior que a da luz, poderíamos captar o nosso passado? (já que na velocidade da luz o tempo é zero), é isso?
NOSSA!, SENDO ASSIM EU JA MORRI, A MORTE APENAS AINDA NAO CHEGOU ATE MIM. CASO EU VIAJE NA VELOCIDADE DA LUZ POSSO ENTAO ME ESCAPAR DA MORTE?
Prezado Aristoteles,
Nada que possui massa pode viajar acima da velocidade da luz. 😉 Portanto, você não poderia voltar ao passado. Supondo que teríamos hoje tecnologia para viajar a uma velocidade próxima a da luz, que nossa nave tenha uma blindagem capaz de suportar o contato com poeira que desintegraria a nave. Vamos lá. Digamos que você tenha um irmão gêmeo, e você fosse dar uma voltinha nesta nave até a próxima centauri (a estrela mais próxima), quando você retornasse seu irmão estaria mais velho que você, ou até mesmo já ter ido pro saco…kkk 🙂 Lembrando que o tempo é diferente no espaço (apesar de já estarmos nele kkk..), seria o máximo que você conseguiria nesta sua linha de raciocínio.
Acho que é um pouco por aí, blz.
Você poderia fazer como em Star Trek, como especulou o cientista da NASA Harold Withe. Veja a matéria aqui http://astropt.org/blog/2012/11/25/viajar-a-velocidades-superiores-a-da-luz-sem-passar-a-velocidade-da-luz/ No caso a nave ficaria parada, e o espaço a frente que se contrai para traz da nave. Isso só seria possível com energia negativa, e não se tem idéia de como produzi La.
Abraxx…
muito linda essa foto,amei,o espaço e seus misterios
Sem adjetivos à altura…
Quanta ignorância, affff A imagem captou a estrela que se encontra numa distância de 6.500 anos luz e não que a imagem é desse temo atrás. Ta achando que os dinossauros viam telescópios? Jesus
quanta ignorancia ao quadrado, se a distancia é de 6500 anos luz, então a imagem levou 6500 anos na velocidade da luz para chegar até aqui.
Que burro, dá zero pro Zé_do_Pó!
HAUhahuAHUhuAHU
Segundo o matemático Oswald de Souza essa imagem tem 6.500 ano luz, ela passou esses dias agora aqui bem próximo aonde eu moro..na ZL de SP, na região de Itaquera, foi a grande causador da queda do guindaste do iTAQUERÂO kkkkkkkkk.
Ah, então tá.
Sai do PÓ zé.
Esse Hubble já se pagou várias vezes….
Salvador, 10 vezes a massa do sol significa que ela ocuparia todo o sistema solar?
Dizem que é 200 vezes mais larga que o Sol. Então, ela ocuparia o espaço até um pouco além da órbita de Vênus.
Ontem o céu estava lindo visto de São Paulo (milagre), girando aprox. 180 graus da lua em sentido horizontal, era possível ver a olho nu o brilho de uma estrela bem mais forte do que geralmente é possível se ver.
Se a distância é 6.500 anos luz e se um ano luz equivale a 9,5 trilhões de KM então a distância que esta estrela está em relação à Terra é de 6.500 X 9,5 Trilhões de KM, sendo igual a:
61 750 000 000 000 000 KM ?
Isso, isso, isso!
TÁ COM DÓ DAS ” CRIANCINHAS”? LEVA PARA A SUA CASA.
Bem, se conseguíssemos algum dia viajar numa velocidade maior que a da luz, poderíamos captar o nosso passado? (já que na velocidade da luz o tempo é zero), é isso?
Dá para refletir qual é o nosso tamanho frente ao Universo.
sempre fui facinado pelo espaço e seus mistérios maravilhoso muito bacana esta fotografia muito bom
nossa olhei de maiis cada detalhe parece ke ella está se mexendo viajeii[
meu querido, isso ocorreu, porque quando,olhamos fixo, para uma imagem em que há diferentes cores, somos enganados ,pela nossa própria visão.Há um programa, sobre mistérios da mente, no canal 52 da sky, se eu não me engano, que sempre passa, esse tipo de coisas,o que nossa visão é capaz de fazer, qnd se tem diferentes tipo de cores, ou nossa mente
e temos informação de qual o tamanho dessa nebulosa? nosso sistema solar caberia ali será?
entao estamos vendo info de 6500 anos atrtaz, como estara esta estrela hoje?
Anselmo em termos astronômicos 6.500 anos seriam menos que um segundo em nossas vidas; como termo de comparação o planeta Terra tem algo como 4,5 bilhões de anos.
suas matérias são simplesmente sensacionais, no passado, fui autodidata em astronomia, acho a matéria muito interessante, tanto que em um trabalho que comecei, mas não terminei, (fato interessante o motivo), eu coloquei a seguinte frase: Todo homem que se julga o mais poderoso deveria colocar seus olhos numa ocular de um telescópio e veria o quão diminuto ele é diante desse universo em que todos vivemos!
Quando vejo que tem alguma matéria sua, esqueço as outras!
Abraços Salvador e parabéns mais uma vez!
Seu fã
Robinson
Valeu, Robinson!
Robinson, penso igual a você. Conhecer um pouquinho do Universo faz-nos entender o quão minúsculos somos. E ainda encontramos pessoas tão arrogantes por aí!!
responda
Magnífica!
Bela imagem. Mas a foto original é assim, ou foi para o “Photoshop” da NASA para ficar colorida?
A foto é tirada com filtros, mas aproxima o que seria visto com olhos humanos — embora não exatamente. Falo um pouco mais sobre isso neste post: http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/2013/08/26/spitzer-10/
Anos atrás tinha a mesma dúvida sobre essas fotos de nebulosas pois pareciam mais concepções artísticas, foi quando adquiri meu primeiro telescópio e mirei na nebulosa de Órion (visível como um estrela bem apagada a olho nu) que pude constatar que elas são realmente de tirar o fôlego.
Salvador, da pra ver nebulosas com um telescópio de 70mm? Se sim, qual filtro seria mais adequado?
Paulo,
Especificamente Órion sem dúvida que dá, e não é necessário nenhum filtro. Agora para atingir os resultados de algumas fotos, o tempo de exposição da câmera acoplada no telescópio e o tracking do mesmo tem que ser muito bem regulados.
Como o Salvador falou muitas fotos de nebulosas são composições de várias exposições com filtros diferentes, e aí podem aparecer nuances de cores que não seria possível sem esses filtros.
Obrigado Alfredo O.
caramba essas distancias sao impressionantes
Se esta imagem levou 6.500 anos para chegar às lentes do Hubble, isto significa que estamos vendo algo que aconteceu em nossa pré-história? Ou não é assim?
Isso aí! Tudo isso aconteceu 6.500 anos atrás!
Nossa, as vezes penso que é demais para o meu nivel intelectual…
Mas se é algo de 6500 anos atrás, como o hubble conseguiu captar só agora?
Pensa no relâmpago/trovão; você vê o clarão e só depois de algum tempo ouve barulho. Isso porque a luz viaja mais rápido que o som e chega primeiro.
Imagine um relâmpago que ocorreu há 6500 anos atrás, mas em um lugar MUITO longe. Só estamos vendo agora porque, de tão longe, a luz só chegou agora.
Ainda bem que o som não se propaga no vacuo: Imagina o barulho do trovão quando chegasse aqui =)
É tão distante que a luz viajou esse tempo todo pra onde estamos e o que temos de alta tecnologia conseguiu registrar.
Porque só agora a luz chegou às lentes do Hubble. 🙂
Porque o brilho dela levou 6.500 anos para chegar até aki! Quer ver como ela se encontra hoje? Só daqui a 6.500 anos. 😉
A luz que compõe essa imagem chegou à Terra (Hubble) só agora, embora tenha sido emitida há 6.500 anos. Isso significa que essa estrela já pode até ter desaparecido, mas vai levar outro “tempão” até que a luz que demonstre tal evento hipotético chegue à Terra. Veja em posts acima
Anderson, justamente porque demorou seis mil e quinhentos anos para a luz chegar até aqui.
Obrigado amigos!!!
Na verdade Milton, apenas duas criaturas passevam na terra neste período: Chuck Norris e Raul Seixas.
Rs..Diego, o Raul era bem mais velho. Afinal ele disse ” eu nasci…há DEZ mil anos atrás……” Grande Raul….
Eu fico pasmo com essas imagens, pelo modo como foram conseguidas, pelo fato de existirem – e de sermos capazes de admirá-las.
SEU IDIOTA! ISTO SAO IMAGENS DE LABORATORIO!
“Imagens de laboratório”, é?
E depois os outros é que são idiotas…
Não, não são.
O comentário de vocês sobre o universo é de fazer inveja aos cientistas da NASA
Fascinante… Tudo ligado ao universo é realmente de nos deixar sem palavras…
Se 1 anos luz é a distância vs tempo que leva pra chegar a luz, então 6500 anos luz significa que, estamos vendo o passado e não o presente? Isto porque levou 6500 anos pra vermos algo que, provavelmente não exista mais ou já está diferente. Estou errado?
É isso aí. Tá certo.
Esta certo mesmo… caso uma explosão aconteça nessa cefeida, nem mesmo vivendo mil anos conseguiríamos ver …6500 * 9,500,000,000,000 anos…. nem tem como imaginar né?
Na verdade, se ocorrer uma explosão lá hoje só a veremos daqui a 6.500 anos. A conta que você sugere de 6500 x 9.5 x 10^12 seria distência percorrida pela luz.
Exatamente. Um exemplo bem próximo. A luz do nosso Sol demora aproximadamente 8 minutos para chegar à terra. Então o sol que você vê em uma determinada posição, não esta mais lá. Esse fenômeno é o paralaxe.
Olhando para o céu vemos o passado. Muitas vezes remotíssimo.
Cara!!! que viagem hein!!! Fico alucinado com esses assuntos do universo!
Perguntas: essa nebulosa seria o material que “sobrou” da formação da estrela? podem formar planetas no futuro como ocorreu no nosso sistema solar? qual a idade dessa estrela em comparação com a nossa?
Nebulosa, também, é a sua pergunta . Com um pouquinho de inteligência e partindo do pressuposto que na formação dessa estrela sobrou material ( só em sua cabeça ) para formar planetas podemos deduzir que essa estrela tenha mais ou menos 1 bi de anos .
Vá estudar a relação entre nebulosas e a formação de estrelas e depois volte pra comentar.
Ricardo,
Se você lê em inglês, ao fim deste comentário tem um link para um artigo sobre a estrela. Sobre a parte da nebulosa, é dito que ela pode ser o que restou da nuvem molecular da qual a estrela se formou OU uma nebulosa que a estrela está coincidentemente atravessando no momento. Sobre a possibilidade de formação de planetas, eu já estaria especulando além dos meus conhecimentos…
E ao contrário do que o tal comentarista disse, estrelas como essa (com cerca de 10 massas solares) não chegam nem perto de “viver” 1 bilhão de anos: elas se tornam supernovas em bem menos de 100 milhões de anos.
http://www.eso.org/sci/publications/messenger/archive/no.150-dec12/messenger-no150-46-48.pdf
Obrigado!
Somos tão nada
Que nos classificarmos de nada
Não quer dizer nada!
Que nada, para sermos nada vamos ter que evoluir muito.
Qual é? Somos MUITO, MUITO E MUITO. Cada um de nós é o Centro do próprio universo. Chega dessa mentalidade colonialista de depreciação. Para se ter uma idéia da magia fantástica que cada um de nós é, basta saber que o cérebro humano (e claro, o corpo humano) é a maior realização deste universo!
Poxa! fantástica a foto…
enquanto isso na américa latrina, mais uma criancinha morreu de fome
E você continua lendo o blog e se interessando né? Pois esse mesmo comentário já foi feito em posts passados… 😉
o grande bosta precisa ir áté a escola um pouquinho jogar o brilho da sua ignorância na rede é bem coisa de quem precisa de ensino e educação pode até ser muito triste ver uma ciança perder sua vida mas a vida vai além da face da terra por isso pesso encarecidamente volta para escola blz
Ô Eduardo… você pede para o “grande bosta” voltar para escola e escreve “pesso” com dois S ? Minha nossa !! Acho que você fugiu dela também… se liga!! Você é uma piada !!
EDUARDO! O que vale é a mensagem, a essencia das palavras. A gramatica é código! Se errar vá em frente. DEUS entende.
Abraços de LUZ
enquanto isso voce cagou mais uma vez
E se lá tiver um planeta cheio de criancinhas??
Enquanto isso no Mensageiro Sideral, um ser inteligente responde a um comentário de um acéfalo imbecil.
O q o cú tem a ver com as calças ???? enquanto vc digitou essa merda milhares de criancinha morreram tb, então quer dizer q devemos parar com todas pesquisas cientificas por causa porq criancinhas da america latina estão morrendo??? AAAAh Vá ser politicamente correto na pqp isso sim .
Esse cara deve ser daqueles que odeiam comida japonesa, mas vão ao restaurante de comida japonesa só pra brigar com o proprietário…
Ele é capaz de ir num estádio de futebol só para falar que não gosta de futebol. E ainda paga a cadeira mais cara. kkkk
Mas uma coisa é certa: o seu apelido tem tudo a ver com o que vai na sua cabeça…
Acho que entendi você. Sua indignação é que enquanto lá fora, essas pesquisas , além de outras consequências ajuda a gerar muitos e bons empregos, com boa renda, tirando as pessoas do miserê. Na América latina continuamos a ser governados por ” ridículos tiranos “: Chaves, Lulismo, Evos, Kirshiner, …etc…. aumentando seus currais eleitorais, mantendo o povo na ignorância de sua ideologia neolítica, com cartões miséria. ” Mas seu doutor uma esmola a um pobre cidadão, ao lhe mata de vergonha ou VICIA o cidadão “. Realmente é América LATRINA !!!
Deve seu nome esse mesmo… quem bom que você se autointitula aquilo que você é…
É impressionante o nível de ignorância de nossos compatriotas brasileiros, falando de criancinhas, miserareis, falta de escola, o que a ciência tem a ver com isto, a fome e a miséria é problema político, então primeiro deixem de ser analfabetos eleitoral, esqueça a sua cervejinha e farra por uns instantes e avaliem a situação dos políticos que vc ai que fala merda o tempo todo colocou lá neste momento.
Uma beleza sem fim! As vezes me sinto mal em não poder sentar em algum lugar e poder contemplar as belezas do nosso universo.
Caro Diogo um dia eu estava pescando em uma represa , e me deitei no gramado e fiquei observando , o céu estava límpido e muito estrelado cara? É realmente fascinante ficar observando a beleza e imensidão disso tudo que nos envolve , te juro me senti mais proximo do criador.
Olá Helio!
Muito emocionante op que você descreveu. Muitas vezes esquecemos de olhar para o céu!
Vicê olhou…. e ganhou um presente estelar!!!
Abraços de LUZ
MAria Luiza
“Cada crz somos mais”
Salvador, não sei se dá para explicar facilmente, mas eu não entendo muito bem como é que descobrem a distância através da cefeiades. Eu sei que tem a ver com a determinação período-luminosidade, mas não está claro pra mim como determinar isso, e como com base nessa informação descobre-se a distância.
Elas são como “velas”, têm um brilho padrão. Então comparando o brilho estimado com o brilho observado, você pode calcular a distância.
Interessante. Então sabemos a categoria da estrela e sabemos a categoria que “enxergamos”? Algo ha ver com o chamado desvio para o vermelho (redshift) ??
Sabemos como ela brilharia numa distância padrão. Como ela brilha menos, sabemos que está mais longe que essa distância padrão.
aqui tem uma explicação muito boa, e fácil de entender:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cefeida
pra quem está sem paciência de ler, o fato é que nas estrelas deste tipo o brilho absoluto da estrela (o que seria visto a uma distância padronizada) depende do período de variação de brilho dela. conhecendo-se a distância de cefeidas próximas por outos métodos (variação de paralaxe, por exemplo), se determina a de cefeidas mais distântes da seguinte forma:
(1) determina-se o período de variação de brilho da estrela. logicamente isto não muda muito com a distância, e mesmo nas mais distântes, que estão se afastando muito rápido de nós, isto pode ser compensado aplicando-se a relatividade de einstein
(2) determina-se o brilho que ela teria numa distância conhecida, uma vez descoberto ese período
(3) o brilho diminui com o quadrado da distância. observando o brilho real, calcula-se então a que distância a estrela deve estar na verdade
espero não ter confundido mais ainda 🙂
Tocando o Infinito
Seria maravilhoso se o Hubble fizesse um time-lapse para vermos como é a movimentação desta nebulosa
Olha aqui: http://www.spacetelescope.org/videos/heic1323a/
Meu deus ,que imagem formidável podemos ver lá com muita clareza.
Não sei se podemos ir “ver lá”. Ir até o espaço, nem todos podem. Se vc pode, vc é incrível, hein?
Eh Lia você não deixa passar uma hein!
kkkkkk
Em função destes comentários a Lia lia…não lê mais….
ele não falou de “IR” so falou de “VER”, para ver não é preciso ir
ninguém pode ir no espaço onde os astronautas vão não é considerado espaço
na lua nunca ninguém foi, só contaram uma mentira bem contada
Mimimi de gente burra.
Se ir à lua é uma mentira bem contada, entrão não existe Hubble, nem essa foto, nem nada. Você não se acha tolo comentando algo em que não acredita?
O UNIVERSO é sem dúvida uma imendão cheia de surpresas… sem falar na complexidade e beleza…Hubble, nos envie mas imagens…essas que só vc pode nos mostrar.
corrigindo……..o Universo é sem dúvida uma IMENSIDÃO……
Corrigindo a correção:
O UNIVERSO é sem dúvida uma “imensidão” cheia de surpresas… sem falar na complexidade e beleza…Hubble, nos envie “mais” imagens…essas que só vc pode nos mostrar.