O caçador brasileiro de auroras boreais
Um dos mais incríveis espetáculos celestes é o das auroras. Testemunhar uma delas é um evento tão apaixonante que motiva algumas pessoas a saírem pelo mundo à caça dessas “pinturas” naturais.
É o caso de Marco Aurélio Brotto, empresário de Curitiba. Procurando por elas há cinco anos, ele retornou no mês passado onde tudo começou: o Alasca. A foto acima foi tirada lá, no Parque Nacional Denali.
“A primeira vez foi no Alasca, em 2008”, disse Brotto ao Mensageiro Sideral. “Mas simplesmente perdi a viagem. Não encontrei nada. Imaginava que era só chegar e olhar.”
A primeira aurora do brasileiro ele acabou vendo três anos depois, na Noruega. Brotto contratou um guia, mas o profissional ficou doente. “Aluguei um carro, peguei barco, ônibus, até que no último dia consegui ver. Paixão imediata.”
A CIÊNCIA DAS AURORAS
As luzes ondulantes que aparecem no céu são resultado da interação do vento solar — partículas emitidas pelo Sol em todas as direções do Sistema Solar — com o campo magnético terrestre.
Além de fazer com que as bússolas apontem para o norte, a chamada magnetosfera ajuda a defletir as partículas que circulam pelo espaço. Isso é importante porque nos protege de radiação perigosa, e trata-se de um sintoma de o planeta ter um núcleo externo pastoso, capaz de conduzir eletricidade. Enquanto o núcleo externo gira, ele produz um campo magnético, como um dínamo.
Os dois polos magnéticos mais ou menos coincidem com os polos geográficos da Terra (mas não exatamente) e atraem as partículas eletricamente carregadas do vento solar para lá. É justamente por conta desse fluxo de partículas na direção da atmosfera que são produzidas as auroras. Quando ocorrem no círculo ártico, são chamadas de auroras boreais. No círculo antártico, são as auroras austrais.
Quando o Sol está mais ativo, as auroras podem surgir em latitudes mais baixas. Se as partículas interagem com o oxigênio atmosférico, as auroras ganham uma cor esverdeada ou alaranjada, dependendo da quantidade de energia da radiação. Quando a interação se dá com o nitrogênio, as luzes têm tons azuis ou vermelhos.
Basta uma olhada nas fotos para ver o tamanho do espetáculo. Brotto tirou esta na Islândia, em abril de 2012.
Esta aqui foi em Cabo Norte, na Noruega, em fevereiro de 2012.
Esta também na Noruega, em dezembro do ano passado.
Esta no Alasca, em novembro deste ano.
E a caçada continua! Brotto pretende ir à Noruega novamente em janeiro, e em abril, Groenlândia. Em julho, o empresário foge da Copa do Mundo e vai à Nova Zelândia, tentar ter o primeiro gostinho de uma aurora austral.
São várias noitadas em busca delas. “O melhor horário costuma ser entre 22h e 2h da manhã, mas já vi às 7h da noite e às 5h da manhã”, conta o empresário brasileiro, que pediu sua noiva em casamento sob as luzes do norte, e a cada nova experiência parece mais fascinado e atraído pela busca, quase por instinto. “Parece que a gente sente o cheiro dela”, brinca.
Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook
Realmente, as imagens são incríveis e lindas Marco, meus parabéns! Também tenho o sonho de ver este belíssimo fenômeno ao vivo, espero conseguir um dia. Desejo-lhe boa sorte na busca, vá com Deus!
Obrigado fernando, abracos
sao maravilhosas suas fotos… quem dera eu se tivesse dinheiro suficiente pra poder realizar uma viajem dos meus sonhos de tb ver um espetaculo desses ao vivo… por hora mesmo so me resta sonhar rsrss bjsss e curta muito…
Eliane, estaremos com vcs todos juntos. Curtam com a gente, obrigado
Praias, rios ,cachoeiras, tempestades, montanhas, nevascas, são todos parecidos. Alguns bem mais bonitos que outros, mas todos mais ou menos previsíveis. Já as auroras boreais ou austrais são efetivamente únicas. Sou fascinada para vê-las ao vivo e a cores ( o que não me impede de “caçar” fotos delas e ler tudo que surge sobre elas na internet). Espero ainda poder ir ‘a Noruega algum dia. Não sabia que há tantos apaixonados, inclusive platônicos, pelas auroras.
Maria, curta nosso facebook. obrigado
Lindas imagens! Realmente maravilhoso! Se as fotos são tão lindas assim, imagina a olho nú, com as luzes refletindo no seu rosto.
Confesso que quando usei um telescópio pela primeira vez (70MM), quando consegui ver o planeta Saturno, segurei pra não chorar, foi um arrepio muito forte! Sou completamente apaixonado por esses espetáculos da natureza, do universo. Quero um dia poder seguir seus passos e nem que seja apenas uma vez, ver de perto essa maravilha.
Oi diego valeu cara.
Inveja boa de voce, fantasticas as fotos, da até um arrepio na alma, pessoalmente deve ser surreal, queria saber se essas fotos foram publicadas em alta resolucao em algum outro lugar, é uma pena velas tao pequenas… Abraço e feliz 2014.
Oi Rodrigo, valeu. Vc consegue ver maior no meu face. Se quiser alguma em alta me avisa que te envio , sera um prazer. abx
Salvador,
Obrigado pela licença que você nos dá para comentar,
Obrigado pela paciência que você tem para aceitar nossos erros,
Obrigado por nos darmos a liberdade de expressão,
Obrigado por respeitar nossas diferenças,
Obrigado por nos brindarmos com seus posts atualíssimos,
Obrigado por manter aceso em nossos corações a chama inquiridora da ciência,
Que o Grande Criador desse Infinito Universo te proteja e te inspire cada vez mais!
Feliz Ano Novo!!!
Miguel, baita mensagem! Obrigado, amigo!
Abraço e feliz 2014!
Tamos juntos. rsrsrs
Adorei a reportagem, vou para Tronso ver a aurora em fevereiro de 2014, espero ter a mesma sorte que vc. Sugere equipamento especial p/as fotos?
Vou ficar atenta às tuas reportagens.
Oi Berenice que legal, vai que dia? Estarei lá dia 1/2.
O que vc tem de equipamento? Está preparada pro frio?
Me add face, abx
Bom dia Marco, chegaremos em Tronso dia 24.02, vamos acompanhados pela Claudia Regina da Caminhos Viagens, somos um grupo de 20 pessoas. Desejo que você e nosso grupo tenhamos muita sorte e façamos uma linda viagem com mtos espetáculos de aurora boreal.
abraço
Berenice
Parabéns, Marco Brotto/mensageiro sideral pelas imagens maravilhosas…
Valeu … Obrigado
Já vi uma vez a aurora na Islândia. Lindo. Inesquecível.
Eh demaisssssssssssss
Que bela matéria! Parabéns MB!
VAleu Caxambu, beijo
Auroras Boreais e Austrais! fenômeno muito interessante, e ainda se registrado de forma como o Marco fez é realmente um belo expetáculo!
Obrigado Carlos, final janeiro tem mais … abx
Como diz aqui em Minas: ê diacho…taí uma coisa que eu gostaria de ver também, a aurora boreal deve ser simplesmente fantástico!!
Rita eh sensacional… continue nos acompanhando bj
Marco!! Parabéns pela matéria! Que venham muitas e muitas Auroras para que nós possamos, através de suas fantásticas fotos, nos maravilhar com estes espetáculo da natureza.Amigo estou aguardando ansiosamente seu livro! Beijo no casal boreal.
Nana
Para finalizar, as imagens sao realmente belas e a dedidação em realizar o sonho merece parabens.
Brotto, parabens tb pela Eduação em responder todos os posts.. mto legal.
saúde e sucesso pra vc.
Oi anderson, valeu mesmo. Abx
Já que fez tanto sucesso, organiza uma excursão com todos que puderem ir. Monta um grupo (30 ou 40 pessoas). Se me chamar to dentro…
Ricardo… o Daniel eh o cara pra isso. http://www.geotrip.com.br
ricardo, nós da Geotrip somos os pioneiros no brasile a levar brasileiros em busca da aurora boreal. Fazemos isso ha alguns anos, levando cerca de 150 pessoas por ano. Segue o nosso link e junte-se aos nossos grupos. http://www.geotrip.com.br
Parabéns aos caçadores de auroras. Valem mais que tesouros de ouro e diamante! Visitem depois nosso site
das auroras no Facebook! Parabéns a vocês!!
Te add no facebook …
Venham pra Yellowknife! Aqui no Canada tem a todo minute agora no inverno. Minha cidade cheia delas! Temosnuma janela virada pro norte especialmente pra visualizar as auroras. Acontecem sempre em duplas. Ao mesmo tempo que a descarga acontece no norte (notarem lights) acontece no sul (australlis). Uma das mais lindas que já vi foram as que formavam anéis purpúrea e verdes circulares no céu coisa incrível!!! Estavam tão baixas que faziam barulho de eletricidade daqueles quando poste na rua da curto circuito. Vale a pena mesmo! São lindíssimas aqui no Canadá!
Corrigindo erro de digitação: Nothern lights e’ o nome dado a elas aqui no Canadá.
Grande Presidente, parabéns pela matéria! Muito sucesso e boas Auroras!!! Abrasssss
Dalilea, obrigado pelo elogio.
Olá!
Sou apaixonada por fotografia.
Suas fotos são um presente pra mim, de natal!
Obrigado!
Boas viagens!
Feliz Natal e um 2014 cheio de lindas imagens compartihadas!
Lilian Anadan
Lilian , que elogio mais bacana.Obrigado e continue curtindo. Entra no facebook tem mais fotos. Feliz 2014 pra vc tambem
Lindo demais!!!!
Meu sonho ver ao vivo esse fenômeno que na minha opinião é o mais perfeito.
Parabéns Marco, belas fotos.
Parabéns Marquinhos, pelas auroras, persistência, fotos e pelo noivado! Abc!
valeu Frazaoooooo!!!
Parabéns, obrigado por registrar estas imagens e nos proporcionar tamanha satisfação em vê-las. Sorte.
katia..obrigado
Tive o privilégio de “degustar” uma aurora na Islandia em janeiro deste ano. O fenômeno durou aproximadamente 5 horas. Foi um marco em minha vida.
Islandia eh demais Marcelo… abx
Brotto, parabéns pelas imagens! realmente fascinante! Poderia me dizer qual o melhor lugar para observá-las bem como o melhor período!
Samuel, acima do circulo polar artico suas chances aumentam muito. Inverno, frio e escuridao. De uma olhada no site da http://www.geotrip.com.br que tem varias dicas legais. Eu recomendo a Noruega e a cidade de Tromso porque a estrutura eh fantastica e vc tem possibilidade de percorrer 700/800 km numa noite em boas estradas pra cacar.
Pessoal tenho recebido varias mensagens facebook perguntando sobre viagens pra ver aurora.
http://www.geotrip.com.br , Daniel Japor eh o primeiro cacador de aurora brasileiro e faz viagens pra Noruega , Finlandia e Svalbard. Fica a dica.
Olá, caso se interessem sobre pacotes em busca das luzes, conhecam nosso site, http://www.geotrip.com.br, levamos brasileiros para ver a aurora boreal há alguns anos, em janeiro o Marco irá comigo. Abs
Daniel, prepara que faremos um salmao selvagem grelhado daqueles de lamber os dedos!!!
Olá, tenho uma empresa que leva brasileiro em busca da aurora boreal há alguns anos. Em janeiro começa a temporada e o Marco Brotto da matéria irá me acompanhar. Pra interessados o nome da empresa é geotrip, obrigado pelo espaço. abs
Pessoal que viaja e caca atras da aurora brinca que se nessa viagem (Daniel e eu) cacando a gente vai virar o artico de ponta cabeca. Sera uma viagem fantastica.
cacamos juntos uma vez na noruega e tiramos leite de pedra, uma noite nublada e sem atividade conseguimos um cantinho e vimos a aurora com mais de 15 brasileiros
A criatividade humana é infinita, dizem. Mas a criatividade da natureza é Infinitamente maior do que a infinidade de todos seres humanos multiplicado pelo infinito. E você nos traz através de suas fotos, provas de que isso é verdadeiro. O maior artista jamais conseguirá criar em sua tela algo tão belo. Meus parabéns!
Parabéns Salvador, o próprio Marco Brotto debatendo conosco. 🙂
Parabéns pra vc também Brotto, Show de bola! 🙂
rodrigo,corinthiano srsrrs tem time ganhou as duas do meu esse ano e roubando…assim tadinho do coxa rsrssrs. Estamos ai parceiro, qualquer duvida grita. Feliz natal e um 2014 cheio de luzes.
Faz parte Marco…kkkk 🙂 Só ki nóis num vira mesa naum …. kkk 😉
Marco, parabéns. Sensacional. Um dia euc chego lá! 😉
OFF: Salva, viu isso?
http://gizmodo.uol.com.br/nasa-mostra-o-sol-de-um-jeito-que-voce-nunca-viu/
e isso
http://gizmodo.uol.com.br/astronomos-podem-ter-detectado-a-primeira-lua-fora-de-um-sistema-estelar/
?
Vai fazer um texto sobre?
Vi as duas, mas escaparam por entre os dedos. A da lua achei a mais interessante, mas se você ler vê que é bem pouco sólida…
Valeu EUUUUUUU!!!!
Penso que o fenômeno das auroras não se trata de nenhuma pertubação na atmosfera causada por radiação solar de qualquer natureza, mas sim luzes do interior da terra vindas de seu sol interno e que merecia uma melhor apreciação.
Que máximo as fotos!!!!!
Oi Eiko, valeu!!!
Salvador/ Marco
Essas auroras são previsíveis ou temos que contar com a sorte de estar no lugar e no momento certo?
Obrigada
Oi Renata, ate certo ponto podemos prever a atividade. A nasa tem um site que usamos, a universidade de fairbansks, o NOAA, Universidade de Tromso e alguns aplicativos de condicoes metereologicas. Com esses dados podemos saber se a aurora esta em atividade, o tamanho dela …sabemos que ela esta la, mas ver e qual o formato eh impossivel saber.Algumas regioes tem % maior de chances.Nao eh somente chegar la e olhar para cima, se vc tiver sorte pode acontecer. Sei que muitos casos de pessoas que ficaram dias e nao conseguiram…da minha primeira noite ate ver pela primeira vez foram varias tentativas…agora a gente tira leite de pedra rsrsrsr. Obrigado pelo post
Renata, sou amigo do Marco, levo diversos grupos de brasileiros há alguns anos para ver as luzes. A temporada vai de setembro até marco, quando escurece no ártico. Nas outras épocas o sol nao se põe. O nome da empresa é geotrip, confira…abs
Será que ele tem fotos de auroras em oceanos? Pelo que percebemos sobre a paixão de Brotto por esse fenomeno, vai ser a próxima parada depois da Nova Zelândia.
Rodrigo, em todo lugar tem. Exustem algun cruzeiros na noruega que vendem esse passeio. Problema maior, eh quase impossivel ter uma foto de qualidade no navio. Usamos longa exposicao e a foto sairia tremida. Eu queria ver mesmo era de uma estacao espacial rsrrssrrss. Abracos
Parabéns ao “Caçador” pela aventura e ao Blog por compartilhar!
Isso me atrai desde criança… pelo cósmico, pelo estético e pelos mitos/lendas etc
Maurivan, o blog merece os elogios mesmo.O pessoal foi de uma gentileza sem igual. Obrigado e abracos