O caçador brasileiro de auroras boreais
Um dos mais incríveis espetáculos celestes é o das auroras. Testemunhar uma delas é um evento tão apaixonante que motiva algumas pessoas a saírem pelo mundo à caça dessas “pinturas” naturais.
É o caso de Marco Aurélio Brotto, empresário de Curitiba. Procurando por elas há cinco anos, ele retornou no mês passado onde tudo começou: o Alasca. A foto acima foi tirada lá, no Parque Nacional Denali.
“A primeira vez foi no Alasca, em 2008”, disse Brotto ao Mensageiro Sideral. “Mas simplesmente perdi a viagem. Não encontrei nada. Imaginava que era só chegar e olhar.”
A primeira aurora do brasileiro ele acabou vendo três anos depois, na Noruega. Brotto contratou um guia, mas o profissional ficou doente. “Aluguei um carro, peguei barco, ônibus, até que no último dia consegui ver. Paixão imediata.”
A CIÊNCIA DAS AURORAS
As luzes ondulantes que aparecem no céu são resultado da interação do vento solar — partículas emitidas pelo Sol em todas as direções do Sistema Solar — com o campo magnético terrestre.
Além de fazer com que as bússolas apontem para o norte, a chamada magnetosfera ajuda a defletir as partículas que circulam pelo espaço. Isso é importante porque nos protege de radiação perigosa, e trata-se de um sintoma de o planeta ter um núcleo externo pastoso, capaz de conduzir eletricidade. Enquanto o núcleo externo gira, ele produz um campo magnético, como um dínamo.
Os dois polos magnéticos mais ou menos coincidem com os polos geográficos da Terra (mas não exatamente) e atraem as partículas eletricamente carregadas do vento solar para lá. É justamente por conta desse fluxo de partículas na direção da atmosfera que são produzidas as auroras. Quando ocorrem no círculo ártico, são chamadas de auroras boreais. No círculo antártico, são as auroras austrais.
Quando o Sol está mais ativo, as auroras podem surgir em latitudes mais baixas. Se as partículas interagem com o oxigênio atmosférico, as auroras ganham uma cor esverdeada ou alaranjada, dependendo da quantidade de energia da radiação. Quando a interação se dá com o nitrogênio, as luzes têm tons azuis ou vermelhos.
Basta uma olhada nas fotos para ver o tamanho do espetáculo. Brotto tirou esta na Islândia, em abril de 2012.
Esta aqui foi em Cabo Norte, na Noruega, em fevereiro de 2012.
Esta também na Noruega, em dezembro do ano passado.
Esta no Alasca, em novembro deste ano.
E a caçada continua! Brotto pretende ir à Noruega novamente em janeiro, e em abril, Groenlândia. Em julho, o empresário foge da Copa do Mundo e vai à Nova Zelândia, tentar ter o primeiro gostinho de uma aurora austral.
São várias noitadas em busca delas. “O melhor horário costuma ser entre 22h e 2h da manhã, mas já vi às 7h da noite e às 5h da manhã”, conta o empresário brasileiro, que pediu sua noiva em casamento sob as luzes do norte, e a cada nova experiência parece mais fascinado e atraído pela busca, quase por instinto. “Parece que a gente sente o cheiro dela”, brinca.
Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook
Morei na Noruega por 10 meses – isso há 10 anos, mas a expectativa de uma Aurora já vinha desde a infância, quando ouvia histórias contadas pelo meu pai e via fotos deste evento maravilhoso. Curiosamente, fui cair na cidade de Alta, conhecida como a cidade das auroras boreais. Quando vi pela primeira vez estava no meio da rua, de camiseta e meia, olhando com uma cara totalmente abobada para o céu. Mas não me importei ou, mais importante, senti qualquer indício de frio, apesar dos graus negativos – o espetáculo das luzes te faz esquecer quem você é e onde você está, tamanha a grandeza. Assim como Marco Aurélio, passei a caçar as Auroras naquele ano, me levando a inúmeros outros momentos surreais. Meus aplausos ao Marco Aurélio, “compatriota de cidade”, por sua “segunda profissão” de caçador de Auroras Boreais/Austrais.
Isabel, fiquei emocionado com seu comentario.Eh bem isso… a gente nao sabe aonde esta , da onde veio, pra onde vai rsrsrrs medo, admiracao …eh um coquetel de sentimentos. Gosto muito de ficar em Skiboth, perto de Alta. Tem um lugar no meio das montanhas que eh show. Grande natal e feliz ano novo. PS:Aurora sao os rastros do treno do Papai Noel, so nao conta pra ninguem rsrsrrss
\
F A N T Á S T I C O !!!!!
Hector, valeu!!!!!
Parabéns pelas fotos, e que você continue conseguindo estar em paisagens tão lindas assim e compartilhando-as conosco!
Obrigado Patricia, muito obrigado.:)
Quer dizer que é difícil ver uma dessas?? Não é só chegar nos países onde o fenômeno ocorre e ver??
Ricardo, tem varios fatores . O que mais atrapalha sao as luzes das cidades ou quando lua estiver cheia . Nuvens baixas tambem sao terriveis. Quando vamos cacar imaginamos no minimo 5 noites pra aumentar a chance de ver. Mas como tudo na natureza eh imprevissivel. Ja cheguei a ter nos aparelhos atividade zero e derepente comecou e nao terminava.Ficamos 4 horas vendo.Os lugares que indicados a proporcao eh de 50% visualizacao.Lembre que no verao artico quando tem o sol da meia noite nao eh possivel ver.abracos
Combinação perfeita entre o fotógrafo e a natureza. Parabens! Que invejaaaaaa 😛
Legal Marcio,obrigado. Inveja branca ne? rsrsrsr
Salvador, só os planetas possuem campo magnéticos?
Não. Estrelas têm campo magnético ainda mais intenso. E nem todos os planetas e luas têm. (Marte, ao que parece, já teve, mas não tem mais.)
Ganimedes lua de Júpiter tem campo magnético, li um artigo sobre as auroras nesta lua e é impressionante. 🙂
Adorei o que vocês estão fazendo.
Ainda mais compartilhando para nos dar coragem.
Muitas luzes, pra vocês!
Filomena
Luzes para todos nos Filomena. A luz eh sinal de serenidade e bons caminhos.Grande abraco e obrigado
Também gosto de ver as auroras boreais. Estive no Alaska por 1 semana e não consegui ver, mas no ano passado consegui na Islândia. Foi fantástico…
Legal Claudio, islandia eh o paraiso.Abracos
É um dos meus sonhos! Parabéns pela oportunidade e pelas fotos!
renato, eu que agradeco seu comentario e elogio.Abx
De fato, as imagens são lindas! Persegui-las e presenciar o balé que elas produzem deve ser uma experiência muito encantadora. Abraço e boa caçada para o Brotto.
Jofran… obrigado e torca pela gente. abx
Lindo…
Obrigado Teresinha.
Eu entendo o fascínio desse rapaz pelos fenômenos do céu, aqui em Curitiba mal conseguimos observar o sol ou a lua ao longo do ano. Se Nibiru estiver vindo, os curitibanos serão os últimos a saber.
srrsrsr obrigado Agavanski. Curitiba eh dificil mesmo srsrrs
; )
Fascinante !*-*
🙂
Pode ter certeza que tenho o mesmo fascínio, e irei ver também.
Vinicius, so convidar que vamos juntos rsrsrrs abx
SEM DUVIDA UMA AURORA BOREAL TEM UM EFEITO VISUAL FANTASTICO !!!
Total… eh demais ne? abx
Belíssimas fotos. Excelente fotografo. Bom equipamento.
Obrigado Paulo.
É realmente espetacular. eu já observei uma aurora austral na década de setenta aqui nos céus das Alagoas….foi incrível.
mais precisamente em 1972.
Geovan,
Fascinante esse seu relato, e me arrisco a dizer que foi no mês de Agosto de 72 onde o sol lançou explosões solares junto com emissões de massa coronal praticamente sem iguais até hj.
Geovan, Alfredo. Serio? Tivemos explosoes desse porte em 1972.Tem algum arquivo disso?Me interesso em saber.Grande abraco.
Marco,
Parabéns pelo seu trabalho/hobby.
Quanto aos eventos de 1972 tem esse site sobre as maiores tempestades solares registradas.
http://www.solarstorms.org/SRefStorms.html
e esse PDF com os vários eventos de 1969 até 1986 do instituto eslovaco de astronomia.
pg 27 tem o evento em questão.
http://www.ta3.sk/caosp/Eedition/FullTexts/vol16/pp79-190.pdf
abs.
Obrigado alfredo, vou dar uma bela estudada.Agradeco atencao.abx
A Paixão realmente move o ser humano.
Lindas imagens. Parabéns e obrigada ao “caçador”por dividir esta espetacular experiência.
Obrigado Cida… adoro seus comentarios. Beijos
A última foto é maravilhosamente fantástica!
Obrigado Miguel. Se quiser dar uma olhada em outras, ve no meu facebook.
https://www.facebook.com/brottomarco
abracos
parabéns pelas fotos e fique sabendo q existem muitas pessoas assim como vc …facinados por esses fenomenos da natureza …
Legal David, estamos pensando em fazer uma comunidade brasileira de aurora pra curtir juntos. Abracos
—
Salvador,
Ma-ra-vi-lha !!!
Cumé que eu saldo uma dessas fotos como “fundo” do monitor? É possível?
Abr.
—
onde se lê “saldo”, leia-se “salvo”.
êta catilógrafo ruim sô.
Elcio, me manda seu email. Procura no meu face qual foto que vc quer e te envio em alta sem problemas . Abraco e obrigado pelo post
Hmm, vai faltar resolução nessas aí. Mas tenta falar com o Brotto, aposto que ele vai aparecer aqui nos comentários…
Salvador, muito obrigado pela oportunidade de compatilhar minhas cacadas. Um abraco sideral pra vc.
Caro Salvador,
Foi uma dádiva descobrir esse seu blog na internet. Lí seu livro “Rumo ao Infinito” e fiquei simplesmente encantado. Sou fissurado em astronomia e te digo, sinceramente, você escreve sobre astronomia no mesmo nível de cientistas consumados como Carl Sagan, Marcelo Gleiser, Isaac Asimov e Robert Jastrow. Meus parabéns e espero que vocês nos brinde com outra obra prima como aquela.
Entretanto, considerando o assunto “auroras boreais”, me diga, por que nunca ouvi falar de auroras austrais ? Elas não existem? Se não, por que ?
Existem. Só são menos registradas porque muito menos gente vive no círculo polar antártico! Obrigado por me colocar ao lado de gigantes! 🙂
Abraço!
Elcio, coloque o cursor na foto que vc quer, clique com o lado direito do mouse e selecione a opção DEFINIR COMO FUNDO DE TELA. Eu fiz assim e deu certo. Boa sorte.
BSB20, obrigado por abrir sua tela para uma foto minha, fiquei super feliz.:)
—
Pois é, BSB20. Era o único caminho que eu conhecia. Bem que tentei. Mas não apareceu a tal opção. De qq forma, grato.
—
Elcio, baixa pelo face.
https://www.facebook.com/brottomarco
Um lindo espetáculo! Deve ser tão mágico..
Paula, eh inesquecivel. Obrigado pelo post
Parabéns é pouco… só quem já viu essa beleza da natureza é que sabe… eu já presenciei várias vezes…
Valeu mineiro(nao tao chato srsrrs) aonde vc ja viu, vamos trocar infos. abx
Perfeito, maravilhoso espetáculo!! Parabéns ao nosso caçador!! Espero em breve poder realizar este sonho também!!
Eu tb fico encantada diante do espetáculo produzido pela AURORA BOREAL. Sou mesmo apaixonada pelo seu encanto. Para mim, é a mais bela obra da natureza vista aqui no Planeta Terra. Uma linda tela pintada pela Mão de Deus!
BSB20 falou tudo…
Eu não existo!
“isso tudo e muito lindo!”
Odenir, abracos, obrigado pelo comentario.
Dalhe Brotto!! Quem sabe qualquer dia vamos fazer uma TRIP rumo à Aurora Boreal
So marcar… nao me convide duas vezes srsrrsrs
A BELEZA DO ESPETÁCULO E A SOLIDÃO,MARAVILHA DA NATUREZA.
Rosana, vc sente algo inexplicavel. So isso…rsrsr mistura medo admiracao … LOUCURA.Abracos
Tive o prazer de ver esse espetaculo em janeiro de 2012, em Tromsø, na Noruega… foi uma viagem programada, estudada e nao teve erro… a melhor tempestade solar dos ultimos 20 anos proporcionou um espetáculo unico. Recomendo a todos que tem essa curiosidade, pois nao há dinheiro que pague presenciar esse fenomeno.
Oi Eduardo, entao vc tambem foi mordido por esse virus???rrsrsrrs Esse periodo2013/14 esta comecando sensacional. Grande abraco
Nada melhor do que ir atras de um sonho.
Parabéns!!!
Isso mesmo Adriana … sonhar e realizar.Boas festas 🙂
Que bacana!!! Esse cara deveria vir morar aqui na Escandinavia!!! Ja tinha ouvido falar dele, mas nao sabia que era Brasileiro… Show as fotos e o empenho!
Flavia, tem um puxadinho pra mim ai? Olha que eu vou rsrsrs
Aurora boreal, muito lindo! Parabens pelas fotos.
Obrigado Carlos.Abx
Fantástico! espero que nosso colega aproveite cada momento e que nos ilumine com estas belas imagens.
Sami…vamos juntos na proxima! abx
Acho que ver ao “vivo” e em super cores deve ser um espetáculo emocionante, principalmente curtindo o clima local e beleza circundante, mas só de pensar em aeroportos brasileiros, confesso que é melhor assistir em documentários pela TV no conforto de casa.
????????????
Aeroporto brasileiro não morde não viu… levanta essa bunda gorda do sofa e vá viver a vida
Tetsuo, mas vale a pena. Ainda mais pra quem gosta de frio. Abracos.
Além do espetáculo visual, existe algum som?
Ra. Legal sua pergunta. As condicoes precisam estar perfeitas para isso.Te confesso que eu acho que uma vez escutei,como se fossem pequenas explosoes.Como normalmente estamos em lugares muito silenciosos,pequenos sons sao perceptiveis Relatos de tempos atras dizem de sons fortes mas podemos ter um pouco de lenda em tudo isso.Nos aparelhos se constata ondas sonoras condizentes com os movimentos. Grande abraco
Muito dez! Muito dez!
valeu
Em vez de Groelandia, ele deveria ir para a Islândia , onde a aurora boreal e, realmente e mais linda ou, ainda , na fronteira da Noruega com a Filandia
Grace, eu ja fui pra islandia ano passado. Eh que pretendo completar todos os paises articos para lancar um livro sobre o assunto. A fronteira da finlandia com noruega realmente eh o melhor lugar. Obrigado abracos
Amigo vc deve ter muita grana para se dar a este previlégio, parabéns.
Isaias, a vontade eh maior que a grana. Se voce se programar e souber como fazer gasta muito menos que imagina. Qualquer saidinha em balada custa mais que um dia viajando…pense nisso. Abracos
Exato, Marco. Sem falar que o “muita grana” é relativo.
As pessoas não se importam em pagar R$ 80.000,00 num carro superfaturado, mas se fala em gastar um pouco mais pra poder fazer uma (ou mais) viagem inesquecível como essas, e conhecer novas culturas, lugares, pessoas… ficam de mimimi.
Mas não me espanto, já que estamos na cultura do TER, e não do SER.
De qualquer forma, você já está, e eu estou chegando lá.
😉
Pensando assim vai varias vezes ver aurora, boa sorte e muitas luzes em 2014. Por ser o pais mais caro do mundo a viagem que a geotrip.com.br faz eh bem justa.
Agora segura o home…rsrsrsrs
As auroras estão lindas, mas o resto da paisagem ajuda bastante também.
Dionisio, os paises articos tem paisagens realmente de tirar o folego.Abracos
Parabéns pela matéria…
Sergio , obrigado
O sacrificio do frio e compensado quando se depara com essas imagens fantasticas, Parabens
Valeu!!!! se prepara que janeiro tem mais fotos.
Brotto é um apaixonado pela aurora boreal, todos os dias busca informaçoes sobre a intensidade das luzes. Parabéns pelas fotos, são maravilhosas!!!!!!!!!
Smack!!!
Sou apaixonada por este espetáculo celestial. É divino!!!
Em breve também serei uma caçadora deste espetáculo.
Rose, se puder te dar algumas dicas me contate.Boa sorte nas suas cacadas.
Fotos lindas!!!!A natureza é maravilhosa!!!!!
Nenhum pintor conseguiria tal feito.
Muito romântico!!!!!
Marcia, realmente a natureza nos surpreende a cada dia . Obrigado pelo comentario
demaaaaaiz! eu sou apaixonada pela natureza do cosmo, as estrelas.. tudo isso me fascina. Se eu tivesse um emprego mtooo bom eu viajaria assim como você. Rolou até uma invejinha hahaha se existem coisas lindas assim nessa Terra cheia de maldade, defeito e pecado, imagine como será o céu! Abraços Brotto 😉 se quizer ser padrinho e me levar numa dessas viajens ficarei imensamenteeeeeeeeeeee feliz!! Boas viagens hehehehee 😀
kkkkkkk… adorei seu comentário Jéssica!!!
Legal. chara. Abracos
Oi Jessica, inveja assim eu aceito rsrsrs Vou jogar na mega sena,se eu ganhar vc sera minha convidada… TORCA POR MIM , afilhada! Obrigado 🙂
Não li a matéria mas as fotos são lindas !
Boa leitura…e boa viagem
Beijão Zeredo
Obrigado Cidalia!
lindo visual.
Obrigado Julio, abracos
Fantástico Marco Aurélio! Suas fotos são um espetáculo, e espero que tenha boa sorte em suas proximas viagens. Enjoy mate!
Conto com a torcida de vcs,estarei sempre postando pq tenho a mesma felicidade compatilhando que tenho quando vejo as auroras. Grande abraco
Fascinante! Um dos meus sonhos a ser realizado. Quanta sorte divina em poder visitar um museu itinerante ao céu aberto. Obra perfeita.
Parabéns.
Obrigado Rita… espero que vc realize seus sonhos tambem. Felicidades.
Março, gostaria de entrar em contato com você! A anos que planejo essa viagem, essa caça a aurora boreal.
Fico no seu aguardo,
Abs
Hélio
Se puder me enviar seu e-mail, agradeço,
Abs
Hélio