Nasa fotografa jipe chinês na Lua

Salvador Nogueira

Quem pode, pode. Quem não pode bate palmas. Ou bate fotos, como foi o caso. A Nasa usou uma de suas sondas orbitais para obter imagens do jipe robótico Yutu na superfície da Lua. O programa espacial chinês realizou no fim do ano passado o primeiro pouso suave em nosso satélite natural desde 1976.

Sequência de imagens mostram a sonda lunar Chang'e-3 e o jipe Yutu no solo lunar
Sequência de imagens mostram a sonda lunar Chang’e-3 e o jipe Yutu no solo lunar

A imagem foi obtida em 24 de dezembro, quando a Lunar Reconnaissance Orbiter sobrevoou a região do Mare Imbrium, a meros 450 metros de uma cratera de impacto. Comparando a foto com outra obtida meses atrás pela mesma sonda, quase sob as mesmas condições de iluminação, é possível claramente identificar o módulo de pouso Chang’e-3, o ponto branco maior, e um pouco abaixo dele um segundo pontinho claro, o jipe Yutu.

Aliás, não era certeza que o robozinho móvel chinês fosse ser registrado. Em sua órbita atual, o LRO consegue registrar no máximo objetos de 1,5 m — que é exatamente a largura do jipe, com os paineis abertos. Em tese, ele deveria ser um único pixel, mas suas células solares estão refletindo luz tão intensamente que o Yutu apareceu como um par de pixels. Mais notável é a sombra projetada pelos dois objetos.

Tem se tornado praxe em últimos tempos a Nasa usar seus satélites para fotografar sondas que pousam em outros cantos do Sistema Solar, sobretudo em Marte, onde há atualmente dois jipes americanos em funcionamento. Mas é a primeira vez que eles acompanham, em tempo real, o desenrolar de uma missão de outro país. Não fosse a Chang’e-3 um projeto científico, poderíamos até chamar a iniciativa de espionagem. (Mas todos nós sabemos que os americanos não curtem espiar a vida alheia. Não é mesmo, presidente Dilma?)

Imagem panorâmica do solo lunar obtida pela Chang'e-3 em comparação com visão do satélite americano LRO
Foto panorâmica do solo lunar obtida pela Chang’e-3 em comparação com visão do satélite americano LRO

Nessa outra imagem, anotada, você pode comparar o que se vê do espaço com o que a Chang’e-3 registrou numa foto panorâmica tirada em solo lunar. Sem dúvida é um exercício interessante.

NOVIDADES DA LUA

Enquanto isso, o jipe chinês inicia seus trabalhos de exploração. A primeira novidade que veio daquelas bandas foi o teste bem-sucedido do espectrômetro de raios X instalado no pequeno robô. O instrumento permite indicar a composição do regolito (nome chique para o solo lunar) e identificou oito elementos mais presentes — magnésio, alumínio, silício, potássio, cálcio, titânio, crômio e ferro –, além de pequenas quantidades de estrôncio, ítrio e zircônio. Em tese, nada que surpreenda. Análises orbitais já indicavam que o Yutu havia pousado numa região rica em titânio. Mas nada me tira da cabeça que os chineses pretendem, a longo prazo, explorar os recursos naturais da Lua, e para isso estão se aperfeiçoando na arte de identificá-los. A sonda orbital Chang’e-2, que precedeu a atual missão, fez isso do espaço, e agora o Yutu está fazendo reconhecimento in loco.

A grande novidade, contudo, foi que os chineses prepararam um comunicado à imprensa internacional para noticiar o avanço. Traduzido para o inglês, ele mostra que a China definitivamente despertou para o poder de propaganda internacional que seu programa espacial pode trazer. Europeus e russos já estão conversando com os chineses sobre projetos de cooperação. Enquanto isso, os Estados Unidos têm uma legislação que proíbe qualquer iniciativa conjunta com a China no setor espacial. Perdem os ianques, que vão ter de assistir a tudo com seus satélites em órbita.

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook

Comentários

  1. pelos comentários que li parece que é proibido nos dias de hoje discordar da mídia ou da opinião geral, os americanos foram á lua em 69, depois de 45 anos, a China, Índia e outros estão mandando robôs para lua mas nenhum chines, indu ou outro povo qualquer pisou a lua a não ser os americanos, a 45 anos, porque será?

    1. Não, não é proibido duvidar da ida do homem à Lua. Só é meio bobo, diante de tantas evidências.

  2. Interessante este “insight” meu caro Salvador: Os tentáculos da espionagem norte americana se estendem até ao Sistema Solar. Ousadia, ou, e, quem “pode pode”! rs..

    1. É melhor mudar de assunto mesmo porque esse jipe causou a maior polêmica pó aqui…

      Mas então, gente, e o Elvis… Morreu mesmo?

  3. Salvador,

    Peço desculpas sinceras se causei algum distúrbio, e isso porque fiz uma pergunta apenas.

    Sei que gentilmente cede este espaço para um debate inteligente, interessante e cortês.

    Infelizmente, pessoas que deixam o EGO acima de qualquer outra coisa, acabaram dominando a discussão, polarizando a direção de algo que deveria ser muito bacana.

    Um amigo lá em cima, que foi também acusado de imbecilidade, creio que foi um dos mais sábios pois disse algo sobre o equilíbrio de opiniões…nem tanto à ciência nem como também à ignorância…sem falar em outras infinitas matizes de fé, preceitos, preconceitos, maturidade, evolução e experiência, etc, dentre os que postam opiniões individualizadas, acreditando ter embasamento suficiente para sobrepujar o vasto mistério da vida e do universo.

    A discussão seria muito mais interessante se estes que se auto-intitulam autoridades no assunto, agregassem em seu ser um fator simples..a HUMILDADE, aliás característica marcante nos Grandes Sábios.

    A ciência humana, para mim é apenas o Cristal de Gelo que se forma em cima de um gigantesco Iceberg. Adoro a ciência humana, mas temos que reconhecer seu estagio precoce e nem por isso menos importante, pois é isso que motiva a conquista espacial, terrestre e da alma do ser humano.

    Não tenho a pretensão de me considerar sabedor de nada. Meu saber é encerrado na minha existência e nada mais, que aliás é ao mesmo tempo tremendamente importante para os que amo, porém talvez irrelevante para a maioria da humanidade.

    Se nem um fio de cabelo, eu posso controlar (ele branqueia ou cai a hora que deve)…o que dirá o controle e a onisciência do que está abaixo do Cristal de Gelo que mencionei…

    Enfim…se todos que postassem aqui tivessem mais Humildade…esse fórum seria espetacular.

    Aqui me despeço, pois nada mais tenho a comentar.

    Um grande abraço!

    1. Salvador, democracia é isso aí… Essa zona… E pensar que o homem já foi para a Lua… Ou não… Sei lá…

  4. Vocês já repararam que todos que fazem comentários SARCÁSTICOS, MAL EDUCADOS, AGRESSIVOS, PREPOTENTES, são os defensores da ideia de que os AMERICANOS detém a SUPREMACIA ESPACIAL?

    Foram pra lua, tem “provas”, são os fodões.

    Dizem pra ler “isso” ou “aquilo”…mas tudo que indicam é criado pelos americanos.

    Interessante isso.

    Indiquem um livro INDIANO ou CHINES, sobre o assunto.

    Deixem de ser prepotentes, exatistas, ignorantes sociais.

    Tem 3 ou 4 aqui que HUMILHAM as pessoas, chamando a todos de IMBECIS.

    Só porque expressam seus pensamentos, e que muitas vezes são contrários ao que ELES acham eu que é verdade.

    DEFINITIVAMENTE ESTE FÓRUM ESTÁ UM LIXO.

    1. Blastaar vamos tentar dialogar calmamente. Primeiramente chamar este fórum de lixo é muito forte. É um espaço democrático, graciosamente cedido pelo Salvador que não censura ninguém e onde até comentários absurdos saídos do maternal infantil são publicados. Sem debate não existe democracia. Segundo fica claríssimo em seus textos que você é antiamericano. Nada contra; a orientação política de cada um é livre. Eu me considero um cidadão do mundo. Não sigo orientação política a ou b. Prezo apenas a liberdade e procuro a todo custo por as coisas na perspectiva da ciência. Em minha opinião seu desprezo pelos Estados Unidos ofusca sua capacidade de pensar logicamente. Repare que as pessoas que dizem que o homem não esteve na lua repetem sempre as mesmas coisas. O céu não tem estrelas nas fotos, as sombras estão desalinhadas, porque não voltaram mais, radiação, poeira lunar, nave frágil (essa eu acho engraçada, chamar o saturno cinco maior foguete já construído pelo homem de frágil!) e etc. Acontece que a luz da ciência todas estas questões já foram esclarecidas e podemos fazer experimentos em casa que provam isso. Você sinceramente acha que em se tratando de um feito desta magnitude uma farsa poderia durar décadas sem ser descoberta? Existem estudos sérios que dizem que é mais fácil ir a lua do que tentar criar uma lorota destas. Todos os países do mundo aceitam isso, inclusive os antigos rivais russos e chineses. Existem milhares de provas cabais sobre isso e não apenas em material feito nos Estados Unidos. Então gostaria de lhe dar um humilde conselho, não deixe a orientação político-religiosa ofuscar o saber. Eu considero a conquista da lua como um feito da humanidade, pois ela foi um processo que na verdade começou quando lá atrás, os primeiros cientistas que estudaram o movimento dos planetas, criaram suas teorias e postulados. Claro que eu não vou ser ingênuo de desprezar a motivação política mas o processo foi galgado passo a passo com a participação de uma equipe internacional de pessoas. Portanto não deixe a ideologia embasar sua mente nem seja um “troll” que diz não acreditar e pronto. Leia tudo que puder sobre o assunto, assista filmes e documentários, vá ao centro espacial Kennedy, a cidade das estrelas na Rússia, pergunte a pessoas que viviam na época como foi, faça experimentos em casa com fotos e modelos enfim faça ciência. Tenho certeza que você como pessoa inteligente que é vai acabar aceitando a verdade inexorável e descobrindo que a humanidade quando motivada é capaz de coisas maravilhosas. Um abraço!

      1. Juliano,

        Como você disse, achar que o homem não foi a Lua é um direito de qualquer um. O que causa espanto são as argumentações utilizadas de forma recorrente. Não estaria preocupado se fosse um fenômeno isolado e ligado apenas à esta discussão. Porém aqui no Brasil esta forma de argumentação, muitas vezes sem embasamento algum, é mais comum do que possa parecer e reflete a ignorância científica da população. Se perguntarmos a um grupo de 1000 pessoas da Noruega, por exemplo, se elas acreditam na ida do homem a Lua, vamos verificar X % de incrédulos. Se repetirmos a mesma pergunta para 1000 brasileiros de mesma faixa etária e condição econômica, obteremos Y %. Eu diria que, tirando aqueles que só querem ser do contra e desclassificar a conquista alheia, muito provavelmente Y >> X. Lá eles estudam e absorvem conceitos científicos básicos. Aqui o cara nem sabe do que tá falando e quer dar opinião. Veja que isto acontece nas mais diversas áreas, incluindo pessoas ditas formadoras de opinião. O homem ter ido à Lua, para muitos de nós, se assemelha ao espanto dos índios causado pelos primeiros espelhos trazidos por Cabral. Falta muito para nossa sociedade realmente sair do terceiro mundo.

        1. Paulo,

          Observe o que você fala a meu respeito, e sobre fundamentalismo.

          Você nem me conhece, não sabe meu grau de instrução, sequer onde vivo e do que eu vivo.

          Antes de você chamar qualquer um de fundamentalista, primeiro procure ser coerente com a linha que você tenta impor e procure saber quem você acusa primeiro.

          Somente então, diga que fulano, ciclano ou beltrano é ou não fundamentalista, e isso claro, no seu individual ponto de vista.

          Para que a discussão aqui fosse produtiva, alguns imbecis deveriam parar com a atitude prepotente que adotaram lá em cima no começo.

          Querem respeito? Respeitem.

          Não hajam da mesma forma que seu lindo discurso abomina.

      2. No meu texto inicial , eu apenas fiz uma pergunta.

        Entretanto alguns imbecis começaram comentários estúpidos e prepotentes.

        Eu também sou cidadão do mundo, você não sabe nada a meu respeito.

        Alíás pelos comentários postados, a maioria não quer saber nada a respeito de nada, apenas demonstrar prepotência e superioridade acadêmica.

        Recebi apenas uma resposta cortês e decente lá em cima, uma em centenas de baboseiras.

        É uma pena. Um assunto tão interessante acabou se desviando por causa de alguns imbecis que se julgam altamente conhecedores do assunto.

        Seu humilde conselho foi lido. Agradeço. Não sou fundamentalista. Não sou radical. Não sou anti-ciência. Apenas gosto de por em cheque o que todos acham que é a realidade e a própria ciência comprova que o que se pensa ser o “correto” com o tempo se revela “incorreto”.

        1. Embasamento meu amigo.

          Eu não vou falar de cinema porque só vai sair besteira. Não vou falar de culinária porque não vai sair nada que preste. Quando se tem embasamento não se ataca uma ideia ou um povo. Você desqualifica as conquistas americanas apenas para desqualificar. Ser fundamentalista, no sentido que usei, é isto. É acreditar piamente numa verdade, tentar impô-la e não apresentar nada consistente para sustentar a argumentação. Os fundamentalistas apresentam um comportamento de revolta contra tudo que vai contra o que acreditam. Ser prepotente para você é não concordar com suas idéias.

          1. Você também é um Fundamentalista Paulo!

            E dos bons.

            Não respeita meu ponto de vista.

            Apenas me acusa.

            Seu comportamento é a marca do que você hipocritamente diz abominar.

    2. Nossa, quanto recalque.

      Ninguem indica livros indianos ou chineses porque nem todo mundo fala essas linguas, o ingles é mais difundido.

      Esqueça esse anti-americanismo bobo e foque em coisas mais sérias.

      “DEFINITIVAMENTE ESTE FÓRUM ESTÁ UM LIXO.”

      E sua presença está contribuindo muito : )

      1. Ricardo,

        A sua presença também não ajuda com nenhuma luz.

        É apenas mais gasolina na fogueira!

      2. Cara, sério, você já leu um livro chinês? Aquilo é coisa de louco…

        Você já falou com um indiano? Como é que esses caras entendem o que eles mesmos falam?

        Você já votou no Brasil? Como é que a gente elegeu a Dilma, Maluf, Tiririca e Clodovil?

    3. É isso mesmo… Fodão é o Chuck Norris, que de tão foda ele construiu um foguete com restos de AK-47, chiclete e os ossos do McGuiver e está nesse instante dando um round kick no robô chinês para mostrar que o dono domuniverso é ele.

  5. tenho visto alguns comentários e críticas de cunho político/partidário.
    acho que a coisa toda não é por essa via.
    é, na minha opinião, de caráter estratégico e militar.
    por isso, os EUA vão meter o dedo, espionar e sabotar tanto quanto for possível.
    o Brasil é fraco militarmente, não tem armas poderosas a fazer frente à ninguém. daí o nosso fracasso.

    1. A culpa do nosso fracasso é nossa, não dos outros.

      Ninguém está tentando sabotar o Brasil, porque nem precisa fazemos isso sozinhos.

      1. A culpa do nosso fracasso é acreditarmos em tudo que nos é imposto.

        A primeira coisa que os “Doutores” aqui fazem é ir no Google pesquisar, ou talvez, no Wkipédia.

        Se acham poderosamente inteligentes.

        Os DONOS DA VERDADE.

        Mal sabem eles que de onde consultam as coisas, TUDO FOI CRIADO PELOS Estados Unidos.

        TODA A HISTÓRIA É CONTADA POR ELES.

        Acordem para a realidade.

        Saiam da caixinha de fósforos em que escondem!

        Expandam suas percepções. Não aceitem as coisas como TE ENTREGAM!

        1. Há! Essa foi para o Newton Mimimi, que fez doutorado na Woodstock Marijuana University of Florida.

      2. RicardoR,

        Nem perca seu tempo. O amigo Blastaar representa a forma de pensar de muitos brasileiros. Quando dá errado, rapidamente procuram um culpado externo. A culpa nunca é nossa incompetência. Sempre acham um jeito de criar uma teoria conspiratória repleta de sabotagens, agentes infiltrados etc. Nesta área espacial, tão importante quanto desenvolver as tecnologias é garantir justamente que não possam ser sabotadas. Daí o alto grau de segurança que as cerca. Se fosse tão fácil sabotar, nenhum foguete Chinês teria saído do solo. Mas o que se observa é justamente o contrário. O programa Chinês é um grande sucesso e agora compete com o mais avançado programa espacial do mundo. Até o Irã e Coreia do Norte lançam foguetes espaciais. Isto só para citar os dois maiores desafetos atuais dos EUA.

        1. Paulo,

          Você não sabe nada a meu respeito, então não mencione meu nome nos seus posts, por favor.

          Não apreciei a menção sobre mim de representar o pensamento de muitos brasileiros.

          Guarde esses exemplos para voce, grato!

  6. Espionagem pura, esses americanos, segundo eles conseguiram chegar a lua com ula lata de sardinha, hoje com a técnologia que tem, nem encostar la conseguem, agora, espionar Hum.

  7. Meus amigos, tudo isso será logo superado quando os EUA concluírem o que estão chamando de “computador quântico”, que terá capacidade de desenvolver tecnologias muito além do que existe atualmente. A parte ruim é que um computador deste tipo, pode decifrar qualquer senha.
    Viagem para o Universo….só depois que conseguirem a “dobra espacial”.

    1. Como você é sem noção, Amauri Jr.

      Em 2015 os americanos vão inventar o Mr. Fusion e os carros vão começar a voar… Vc não assistiu De Volta para o Futuro não?

      Os americanos são muito melhores…

  8. Eu acho que a exploração do espaço só será feita quando todos os países com poder e dinheiro se unirem com um objetivo em comum e principalmente quando eles perceberem que alguns minerais estão acabando no planeta Terra. Tenho lido muito a respeito da escassez de prata e de cobre nos próximos anos causando crises tecnológicas e no mercado de commodities e sei que os países mais avançados já estão pensando numa maneira de financiar suas viagens espaciais explorando estes minerais. O grande problema é que até para os países mais ricos estas viagens são caras e complicadas por muitos motivos e que se apenas um país gasta suas reservas em projetos espaciais, este país um dia vai ficar sem fôlego financeiro. A saída é unir forças, deixar os nacionalismos baratos de lado e investir o mais rápido possível em tecnologias de procura, exploração e transporte de minérios.
    Eu não acho que os americanos estão espionando os chineses, Salvador, eles estão querendo dizer que se o satélite deles consegue tirar fotos do jipe chinês de 1,5 m, então aquelas fotos que tiraram dos locais de pouso das missões Apollo são verdadeiras, pois alguns objetos que ficaram nestes locais são maiores que o jipe chinês.

  9. o mais gozado é que o jipe chines e a nave fazem a sombra para o lado contrario das sombras das elevações ao redor. Chines é todo ao contrario

  10. Senhores, em função dos comentários postados , eu agradeço aos deuses pelo nosso pais não ter nenhuma presença e capacidade mundial referente aos assuntos aqui tratados. Fiquem com seu BBB e futebol.

    1. São comentários pessimistas e sarcásticos como estes que fazem o Brasil ser o que é!

      Gente pessimista, prepotente, intolerante, que se acha dona da verdade.

      Seguem os preceitos Americanos.

    2. Quais deuses? Tupã, Zeus, Buda, Shiva?

      Seja claro no seu comentário, Luiz, ou então não nos faça perder o nosso tempo com os seus comentários jocosos, racistas e republicanos de estrema direita esquerda, volver.

  11. Eu queria que o jipe encontrasse e fotografasse a bandeira Norte Americana, desta forma, saberiamos se os americanos estiveram por lá em 69 ou tudo não passou de uma grande farsa como dizem.

    1. Eu queria que o jipe encontrasse e fotografasse o Elvis. Dessa forma saberíamos se ele realmente morreu, ou se tudo não passou de uma grande farsa como dizem.

  12. Vocês comentaram, como notável a sobre a sombra projetada pelos objetos. O que me pareceu interessante é que as sombras estão invertidas, se notarem as elevações em volta dos objetos, as sombras estão ao contrário. Será que estou enganado?

    1. Concordo. Outro dia alguém postou que “planetas não existem porque não estão na bíblia”….Será que o Ipad que ele usou pra escrever isso também foi usado por Miosés pra escrever os 10 mandamentos que depois imprimiu em pedra numa impressora 3d????? Tem cada uma aqui!

  13. “Ida na lua é uma farsa!!!”

    Rsrsrsrs essa é boa! Tem doido para tudo!

    Tem gente que acredita que Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora Aparecida, são comandantes de frotas interestelares!!!!

    Rsrsrsrs!!! É de morrer de rir.

  14. Éra de se esperar! A corrida espacial já tinha começado a muito! Más somente dois blocos poderosos tinham o poder e tecnologia para tal. Hoje como vemos até mesmo a India está correndo de encontro ao cósmos. Daqui uns dias várias nações estarão dando os seus pulos rumo ao desconhecido, até mesmo o Brasil! Só espero que estas corridas não sejam para dominação más sim para estudo. Já pensou o Irã montando bases militares na lua? Daqui alguns anos a Onu tambem imporá limites a certos paises com desejos exclusos de explorações de domínios.

    1. Já pensou a torcida do Corinthians fretando um busão espacial para assistir o timão no Mar da Tranquilidade?

      Vai, Corinthians!!!

  15. Fico decepcionado e até indignado, com tanto conhecimento e investimento para se conhecer e estudar planetas e galáxias, enquanto aqui neste nosso planetinha, tem tantos problemas a serem resolvidos. Por que não investir dinheiro e competências humanas para se achar caminhos para a cura de mais doenças, disseminação da fome, melhoria da economia mundial para melhorar a distribuição de renda, produzir e distribuir melhor os alimentos ao invés de mandar jipinhos milhonários para a lua ???

    1. Pare de pensar pequeno amigo 🙁 , graças as missões espaciais você pode mandar essa mensagem. Ridicula e pobre, mais pode.

    2. Porque simplesmente uma coisa não exclui a outra. O programa espacial é de grande importância, pois estimula o desenvolvimento da tecnologia que torna a vida do ser humano melhor.

    3. Se tivessem parado de investir em ciência para curar doenças e acabar com a fome no mundo ainda estariamos doentes, famintos e na idade média

    4. Falácia das prioridades! Adilson, na boa… procure saber mais sobre os benefícios das pesquisas espaciais e depois opine a respeito, no mais, seu ponto de vista atualmente deveria ser isolado numa latrina assim como os conspiracionistas que negam à ida do homem na Lua!

      1. Calma, Carlos, não foi o Adilson que pisou no seu astronauta de brinquedo. Credo, que coração peludo…

  16. LOGO A SOLUÇÃO É FAZER COMO FOI FEITO COM A TECNOLOGIA NUCLEAR: ACHAR UM PARCEIRO, GASTAR DINHEIRO E PESQUISAR PARTES DOS FOGUETES QUE FUNCIONAM!

  17. MAS NINGUÉM QUER TRANSFERIR TECNOLOGIA PARA UM PAIS QUE TEM UMA BASE DE LANÇAMENTO NO EQUADOR! MELHOR LOCAL DE LANÇAMENTO DO MUNDO!

  18. Os chineses, para fazer propaganda, vão pintar a lua de vermelho. Em seguida os marketeiros americanos escreverão em branco: Drink Coca-Cola.

  19. Seria Bom, voltaria a Ditadura, a Inflação Alta, o PSDP, ocupando o lugar da ARENA e você Ludwig, Presidente da República com todos os poderes do AI-5.

  20. Salvador, você deve ser um homem santo para ler tantas asneiras postadas por alguns imbecis! : )

  21. Colegas com conhecimento científico, não percam tempo: descer ao nível de certas ignorâncias é inútil. Na verdade estamos muito atrasados na tecnologia espacial de exploração, a NASA ou a Rússia já deveriam estar colonizando Marte em estágio avançado. As malditas guerras e governantes medíocres que passaram por estas potência impediram o desenvolvimento da exploração espacial.

  22. Tive uma ideia! Que tal mandarmos o Lula e todo o PT pra lua? Se a viagem for um desastre como aquela que aconteceu com o satélite Sino-brasileiro, então mandamos a Dilmoca, seu staff e todo o Congresso Nacional. Assim ficaríamos livres dessas tralhas. Talvez essa seja a única chance do Brasil melhorar! Ah! de quebra aproveitamos e mandamos a Marina Silva junto também!

    1. Ah é, sabichão? E quem vai ficar aqui, o Maluf?

      Faz o seguinte, constrói a Arca de Noé interplanetária e manda todos os políticos juntos.

      Aí o povo vota no humorista João Cléber para presidente…

Comments are closed.