Nasa fotografa jipe chinês na Lua
Quem pode, pode. Quem não pode bate palmas. Ou bate fotos, como foi o caso. A Nasa usou uma de suas sondas orbitais para obter imagens do jipe robótico Yutu na superfície da Lua. O programa espacial chinês realizou no fim do ano passado o primeiro pouso suave em nosso satélite natural desde 1976.
A imagem foi obtida em 24 de dezembro, quando a Lunar Reconnaissance Orbiter sobrevoou a região do Mare Imbrium, a meros 450 metros de uma cratera de impacto. Comparando a foto com outra obtida meses atrás pela mesma sonda, quase sob as mesmas condições de iluminação, é possível claramente identificar o módulo de pouso Chang’e-3, o ponto branco maior, e um pouco abaixo dele um segundo pontinho claro, o jipe Yutu.
Aliás, não era certeza que o robozinho móvel chinês fosse ser registrado. Em sua órbita atual, o LRO consegue registrar no máximo objetos de 1,5 m — que é exatamente a largura do jipe, com os paineis abertos. Em tese, ele deveria ser um único pixel, mas suas células solares estão refletindo luz tão intensamente que o Yutu apareceu como um par de pixels. Mais notável é a sombra projetada pelos dois objetos.
Tem se tornado praxe em últimos tempos a Nasa usar seus satélites para fotografar sondas que pousam em outros cantos do Sistema Solar, sobretudo em Marte, onde há atualmente dois jipes americanos em funcionamento. Mas é a primeira vez que eles acompanham, em tempo real, o desenrolar de uma missão de outro país. Não fosse a Chang’e-3 um projeto científico, poderíamos até chamar a iniciativa de espionagem. (Mas todos nós sabemos que os americanos não curtem espiar a vida alheia. Não é mesmo, presidente Dilma?)
Nessa outra imagem, anotada, você pode comparar o que se vê do espaço com o que a Chang’e-3 registrou numa foto panorâmica tirada em solo lunar. Sem dúvida é um exercício interessante.
NOVIDADES DA LUA
Enquanto isso, o jipe chinês inicia seus trabalhos de exploração. A primeira novidade que veio daquelas bandas foi o teste bem-sucedido do espectrômetro de raios X instalado no pequeno robô. O instrumento permite indicar a composição do regolito (nome chique para o solo lunar) e identificou oito elementos mais presentes — magnésio, alumínio, silício, potássio, cálcio, titânio, crômio e ferro –, além de pequenas quantidades de estrôncio, ítrio e zircônio. Em tese, nada que surpreenda. Análises orbitais já indicavam que o Yutu havia pousado numa região rica em titânio. Mas nada me tira da cabeça que os chineses pretendem, a longo prazo, explorar os recursos naturais da Lua, e para isso estão se aperfeiçoando na arte de identificá-los. A sonda orbital Chang’e-2, que precedeu a atual missão, fez isso do espaço, e agora o Yutu está fazendo reconhecimento in loco.
A grande novidade, contudo, foi que os chineses prepararam um comunicado à imprensa internacional para noticiar o avanço. Traduzido para o inglês, ele mostra que a China definitivamente despertou para o poder de propaganda internacional que seu programa espacial pode trazer. Europeus e russos já estão conversando com os chineses sobre projetos de cooperação. Enquanto isso, os Estados Unidos têm uma legislação que proíbe qualquer iniciativa conjunta com a China no setor espacial. Perdem os ianques, que vão ter de assistir a tudo com seus satélites em órbita.
Os Chineses fingem que querem os minerais nobres da lua, no entanto, tem muito comerciante de olhinhos puxados em Roraima. Estão levando o NIÓBIO do Brasil.
O NIÓBIO é metal indispensável na indústria espacial, vale muito mais que ouro e platina.
Deoclides vc falou tudo sabem da farça ida da lua mas não importa com o nosso nióbio
Mim Tarzan…
(suspiro) É uma farça mesmo.
Tarzã, você por aqui?
Mano, esquece, eles tão atrás de especiarias…
E nós brasileiros aqui, sofrendo com a corrupção e o estelionato republicano, construindo elefantes brancos para um mês de copa de futebol.
Eu DISSE que aquelas porcarias realmente não eram estádios, mas aí começou esse papo de jipe Chinês na Lua, o Newton Mimimi fazendo doutorado na Three Stooges University da Flórida…
Olá pessoal! Esse “feito chinês”, com a tecnologia que temos hoje, não tem muita importância. É sabido que a “tecnologia chinesa” em astronáutica não passas de “sucata russa” reciclada tecnologia copiada dos verdadeiros “heróis do Espaço”…
Marcos Manocchi você tem todo o direito de pensamento e as expor, mas com toda sinceridade você tem noção de ridículo? Você pode até não gostar dos chineses ou diminuir a importância deles, mas qual seria a origem deste seu pensamento preconceituoso. Acaso nós temos algo melhor que eles? Será que somos capazes de copiar as sucatas de qualquer coisa ou de qualquer país? Você tentar destruir ou desacreditar a China nos fará melhor? Ou você acredita que eles estão preocupados com pensamentos como o seu?
Respondendo suas perguntas…
1) Ele não tem noção de ridículo, mas quem tem isso por aqui?
2) Nós temos jabuticaba, eles não.
3) Desculpe, mas nós copiamos o BBB.
4) A China não nos fará melhor, ela nos COPIARÁ melhor.
5) Agora eles estão preocupados com o Google… Não com nossos pensamentos, pois o Google sabe tudo sobre as nossas vidas…
SARCASMO MODE ON
“A FARSA DA IDA A LUA”
A farsa americana da ida a lua foi tão bem feita que praticamente deveria entrar nos anais como a maior de todas
Vamos analisar
– Os americanos enganaram (ou pagaram) 500.000 pessoas diretamente ligadas ao programa apollo (SIC!)
– Os americanos enganaram TODA a comunidade científica MUNDIAL (SIC!). todos os cientistas russos, chineses, japoneses, coreanos, ingleses, alemães, franceses, etc.
– Os americanos enganaram a toda poderosa URSS, o qual tinha satélites , o qual monitorava os EUA 24 horas por dia, 86.400 segundos por dia.
– Os ameicanos também devem ter pago todos os 100.00 operadores de rádio russo que monitoravam as comunicações americanas com a Apollo 13. HAJA DINHEIRO.
– Van Ders Wall sempre falou que NADA impede a passagem e a sobrevivência de astronautas pelo cinturão que leva seu nome.
E A CEREJA DO BOLO
– Os americanos foram 6 vezes. Poderiam ter ido uma e forjado. MAS 6 ?? Com a imprensa americana do tipo que é capaz de DERRUBAR UM PRESIDENTE ???
Façam-me o favor esquerdopatas idiot4s.
E me considero de esquerda mas acredito que os americanos foram a Lua em 1969 e foram mais vezes nos anos seguintes. Mas não acredito que a maioria dos que não acreditam nesta ida são “esquerdopatas” como você escreve, são apenas ignorantes querendo se autoafirmar repetindo os argumentos criados ainda na década de 70 por Bill Kaysing em seu livro “We Never Went to the Moon: America’s Tirty Billion Dollar Swindle”. Bill Kaysing não era de forma alguma “esquerdopata”, mas muito pelo contrário, ele questionava o alto gasto das missões Apollo tal como um republicano o faria, mesmo sendo Nixon um republicano. Mas os dois presidentes anteriores a Nixon (John Kennedy e Lyndon Johnson) eram democratas e foram no governo deles que as missões Apollo foram idealizadas.
Putz, mas que fixação com esse negócio de esquerda, direita…
Deixem os canhotos e os disléxicos serem felizes…
Tem gente que acredita no Papai Noel, no Coelhinho da pascoa, na fada dos Dentes e também em viagens para lua….kkkkkkkk
E tem Troll que só sabe enche a paciência como você.
Eu estou começando a acreditar que o Newton Mimimi realmente fez doutorado da North Pole University, Flórida e o orientador dele foi o Prof. Dr. Rudolf, a ilustríssima rena do nariz vermelho…
Cara, isso não é coisa de esquerdopata não. Quem fala bobagens como essa é tão ignorante que não tem nem ideia do que seja esquerda e direita.
Cara é só o jipe procurar e fotografar a tal Bandeira Americana que ainda hoje deve está encravada no solo lunar….se não encontrar a bandeira tá provado mesmo que foi uma fraude.
Claro, a lua é tão pequena quanto o quintal do vizinho. É só procurar.
Eles não vão lá porque não precisam. A missão anterior já cansou de fotografar as tranqueiras da NASA na lua.
Mas e se a bandeira tombou? Tudo bem se ela não estiver encravada?
Caro Salvador,
Força ai. Não esmoreça ante tanta bobagem! rs
PS: Homem na Lua eh um risco desnecessário.
vcs são inocentes demais…que exploração de recursos naturais da lua que nada!
na verdade esse jipe esta cheio de muamba(hiphone falso, dvd pirata, whisky falsificado) para vender para os lunáticos(habitantes da lua) a terra ficou pequena para os chineses!!!!!!!!!
E assim disse Júlio César… um patrício, líder militar e político romano que desempenhou um papel crítico na transformação da República Romana no Império Romano…
Ave, César!!!
oooo
Será que os Chineses encontrarão a bandeira americada que mostraram no video de 1969?? ou qualquer outro vestigio que comprove que realmente os americanos já pisaram lá alguma vez???
Eles vão encontrar o Wally… Huahuahua.
Salvador, tu tens certeza de que esses “comentários” NÃO estão sendo postados por internos de alguma instituição de “repouso” tipo PINEL?
Péricles, surpreende-me você fazer um comentário desses… Justamente você, um célebre e influente estadista, orador e estratego (general) da Grécia Antiga, um dos principais líderes democráticos de Atenas e a maior personalidade política do século V a.C, que viveu durante a Era de Ouro de Atenas – mais especificamente, durante o período entre as guerras Persas e Peloponésica, que descendia, pela linhagem de sua mãe, dos Alcmeônidas, uma influente e poderosa família…
Vamos, tesouro, não se misture com essa gentalha…
Da-lhe Wikipédia…..Mas uma coisa é certa….você tá com bastante tempo Mateus….
Curioso como todo post sobre a lua gera uma celeuma nos comentários entre os que acreditam e os que não acreditam na ida do homem à lua. Talvez o homem não tenha retornado à lua porque a NASA tenha julgado não ser mais conveniente, dando prioridade a outros projetos, como Marte, por exemplo. Mandar outro homem à lua tão somente para “provar” que estiveram lá em 69 seria no mínimo ridículo. Mas cada um deve ter sua opinião respeitada. No mais, parabéns Salvador Nogueira pelo excelente blog, sempre auto-explicativo.
Dane-se a Lua, galera. Nesse instante tem robô americano dando cria em Marte!!!
Nosso estado no Planeta é de amnésia profunda.São poucas as mentes capacitadas a entenderem,e principalmente despertarem do sono.A mente humana é a Grande Síntese,
do Macro e do Micro,infelizmente,por algum motivo fomos desconectados e incapacitados por milênios de enxergar toda essa grandeza que é o Universo e,da infinitude de vidas inteligentes.
Estamos voando muito baixo,a grande viagem é encontrar o caminho do Centro
Mas hein? Que diabo disso é aquilo?
A história pode se repetir,no século XVI portugueses e espanhóis foram os pioneiros das grandes navegações, e hoje? É a fila anda, ou o mundo dá muitas voltas.
Não, é o português que está tonto de tanto girar…
Aqui no Brasil, quem tem dinheiro investe na tecnologia do cocô de vaca no pasto !
pior que tem…chama-se tecnologia de biodiesel baseada em resíduos animais
Mimimi, eu fiz doutorado… Mimimi, eu inventei a tecnologia biodiesel baseada em resíduos animais… Mimimi, meu cocô é usado em foguetes na NASA…
Vai te catar, rapaz.
Enquanto isso um grande País da America do Sul, grande em território anão em sabedoria, não sabe se quer lançar um foguete no espaço, pior nem sabe nem procura aprender ainda fica pedindo tecnologia aos outros como pede a Ucrânia.
E eu complemento: “e um monte de gente perde seu tempo questionando se a Apollo foi mesmo à lua e/ou falando mal do seu próprio país, mas não consegue colocar uma vírgula corretamente num texto”
E eu complemento… Um monte de gente trabalhando as 11:32 da manhã do dia 06/01 e esse cara enxugando gelo na frente do computador…
Ninguém trabalha nesse país mesmo.
Salvador,
Bem vindo das férias!
Existe uma coisa muito mais importante na Lua que minério (a não ser que os chineses encontrem jazidas de Adamantium) que se chama Hélio-3. Raríssimo na Terra e abundante no solo Lunar devido aos bilhões de anos de bombardeio do sol sem a proteção de uma atmosfera. Ele é fundamental para a fusão nuclear o que pode ser considerada a energia nuclear limpa! Os chineses com certeza tem instrumentos para identificar esse isótopo lá na Lua, e duvido que essas informações serão passadas para o grande público.
Por enquanto o rover está hibernando devido a noite de 14 dias da Lua. Esperamos um ano de muitas descobertas nesse setor.
Valeu, Alfredo! Pois é, falo bastante de hélio-3 no meu “Rumo ao Infinito”. Infelizmente, fusão continua tão futurista quanto nas últimas décadas. Sem dúvida que hélio-3 pode ter apelo, mas realmente acho que os chineses começarão por mineração mais convencional (possivelmente já separando hélio-3 no processo — vai que, né?).
Sério…vocês não são desse planeta… Essa é a teoria mais louca que eu li até agora.
Só falta o Newton Mimimi falar que ele ajudou a colocar o Hélio-3 na superfície da Lua quando ele fez o doutorado dele na Universidade da Disneylândia, na Flórida…
Ignorem ele que uma hora ele vai embora…
Enquanto os humanóides,Planeta Terra,se deslocam no espaço a 28.000km h,tem mundos aí que os caras já se deslocam no espaço há velocidades de 750.000km seg…
Os americanos já estão em Marte há mais de 30 anos e talvez já tenha construido até Cidades na sub órbita de outros mundos…
Infelizmente,a verdade estar muito longe das mentes demenciadas
Gostei da dissertação, visão alem do alcance..rsrs
“Os americanos já estão em Marte há mais de 30 anos e talvez já tenha construido até Cidades na sub órbita de outros mundos”
Aparece muito papo louco por aqui, mas acho que esse ganha de todos : )
Erivan: Acorda!!! Você está confundindo a vida real com a série “Jornada nas Estrelas”. Aquilo tudo era ficção, tá? E com muitas besteiras, do ponto de vista científico…
Naaaaaaaaaaaaaaaoooooooo!!!! Isso é mentira suaaaaaa!!!!
Claro! Tem até clube de veraneio nos aneis de Saturno, para tais moradores do espaço!!
Caro Erivan. Não da pra viajar nestas velocidades facilmente. O que eles fazem é criar um campo de dobra usando a energia concentrada em cristais de dilitio, numa reação de matéria/anti-matéria….OOOPS, acho que acessei o blog por engano, eu estava escrevendo no blog do Star Trek…..kkkkkkkkkkkkkkkkk
Mimimi… Eu tenho doutorado…. Mimimi, eu sou engenheiro da Enterprise… Mimimi, como eu sou engraçado.
Vai te catar rapaz.
Discordo em gênero, número e grau do Salvador Nogueira quando afirma que os “ianques” ficarão apenas fotografando com seus satélites em órbita.
O que os chineses fizeram agora, os “ianques” fizeram pela primeira vez em 20/07/69 com a Apollo 11 e repetiram o fato nas missões 12, 14, 15, 16 e 17. Esquece ainda que os “ianques” estão com duas sondas já fora do sistema solar (Voyager 1 e 2), que já pousaram em marte 2 robôs para exploração, que já tiraram de circulação o ônibus espacial antes que qualquer outro país tivesse um similar totalmente operacional(O Buran só foi ao espaço uma única vez em testes e sem tripulação e nunca mais voou), esquece ainda que os “ianques” tem foguetes como o Delta 4 heavy que tem capacidade de carga superior a qualquer outro operacional hoje.
Menos amigo…Os chineses estão 50 anos atrás nesse quesito.
Menos, Sérgio. Sou fã incondicional da Nasa, mas infelizmente o programa americano passa por uma crise. Sem meios próprios para enviar astronautas ao espaço, programa de ciência planetária encolhendo, missões atuais ameaçadas, ISS com os dias contados e uma missão mal planejada de visita tripulada de asteroide, somados à crise econômica, estão levando o programa americano à decadência. É fato que eles ainda estão no topo, mas com viés de baixa. A China só agora entra no rol das superpotências espaciais, mas com viés de alta. Trace a linha para 10 ou 20 anos no futuro e veja onde vai dar… 😉
Dez antes do pouso americano, em 1959 os soviéticos já haviam feito um pouso (não tripulado) na lua; antes das sondas voyager, os soviéticos foram os primeiros a lançarem um satélite; trinta e sete anos antes do primeiro pouso em marte no dia 18 de outubro de 1967 a Venera 4 pousou em Vênus, tornando-se a primeira sonda a entrar na atmosfera de outro planeta e enviar dados à Terra.
Quanto ao Buran, realmente só fez um voo e não tripulado, mas hj os americanos pegam carona na Soyuz para irem ao espaço.
A única coisa que os EUA fizeram foi por um homem na lua e depois dos soviéticos já terem enviado um homem ao espaço.
Também sou fã da nasa, mas na minha opinião na corrida espacial sempre estiveram em segundo lugar!
Não esquenta, Sérgio. Assim que os Americanos construírem a Enterprise e um tal capitão Kirk aparecer na jogada ele vão ver quem é o maioral…
A china está fazendo tudo isto com dinheiro das manufaturas que vende ao mundo todo e que é fabricado com mão de obra escrava e de crianças. O mundo precisa sim é abrir os olhos, pois, eles não estão lá para boa coisa!
José a Lei não acolhe aos que dormem. Acorde! Até a Miriam Leitão da Globo não fala mais estas bobagens. Como dói o sucesso alheio, né não?
fico aqui pensando, pq a nasa não tira fotos da bandeira americana que eles dizem ter colocado na viagem a lua? será que realmente tem uma bandeira dos EUA na lua msm? será que eles foram realmente na lua? e se foram msm pq não conseguem voltar la depois de 40 anos? a técnologia de antes é melhor do que as atuais?????
Israel já tirou sim, a Lunar Reconnaissance Orbiter tem fotos maravilhosas dos sítios de pouso das Apollos com bandeira e tudo, é só procurar. E acredite eles foram lá sim.
E vcs podem me explicar como os Humanos foram a Lua passando pelos ANÉIS DE VAN HALLEN sem serem danificados pela alta radiação destes.?
Vc quer dizer que os astronautas passaram pelo ânus do vocalista da banda Van Halen??? Coitado! Ou pelo cinturão de VAN ALEN?
Cara, tô rindo até agora!
É tudo meio perto uma coisa da outra…
Nem precisa ir muito longe, é so ver na wikipédia ( http://en.wikipedia.org/wiki/Van_Allen_radiation_belt – Implications for space travel ) :
The Apollo missions marked the first event where humans traveled through the Van Allen belts, which was one of several radiation hazards known by mission planners. The astronauts had low exposure in the Van Allen belts due to the short period of time spent flying through them. The command module’s inner structure was an aluminum “sandwich” consisting of a welded aluminium inner skin, a thermally bonded honeycomb core, and a thin aluminium “face sheet.” The steel honeycomb core and outer face sheets were thermally bonded to the inner skin.
In fact, the astronauts’ overall exposure was dominated by solar particles once outside the Earth’s magnetic field. The total radiation received by the astronauts varied from mission to mission but was measured to be between 0.16 and 1.14 rads (1.6 and 11.4 mGy), much less than the standard of 5 rem (50 mSv) per year set by the United States Atomic Energy Commission for people who work with radioactivity.
Mas de que adianta ? Vão dizer que a wikipédia é americana e está conspirando junto com a nasa e o governo para esconder a verdade, bla bla bla …
CINTURÃO DE VAN ALLEN!!!!!!!!!!!!! VAN HALLEN = BANDA DE HEAVY METAL! esse é um blog de ciência e não de música!
Pelos ANÉIS DE VAN HALLEN acho difícil o homem passar, os dedos dos caras da banda com certeza..kkkk 🙂 Agora se quer saber como o homem passou pelo CINTURÃO DE VAN ALLEN eu lhe digo. Como o próprio nome diz é um CINTURÃO (de cinto, ta ligado..), como esse cinto não tem fecho para abrir o jeito é dar a volta 😉 . Tipo quando chego bêbado em casa e não consigo abrir o fecho do cinto, eu não tento atravessar o cinto e sim prefiro dar a volta por cima do cinto. Fácil Né. 😉
Abraxxx…
Então… Como eu estava falando sobre aquele livro do Ari Toledo…
Rapaz…não existe internet, tvs de led. celulares …td farsa americana… só existe uma coisa MOTOR DE automovel brasileiro..
E o doutorado do Newton Mimimi matusalém nascido há 10.000 anos atrás.
Não entendeu? Melhor ler os comentários desde o começo…
O cara é o último lactobacilo vivo do Yakult com doutorado pelo Hard Rock Orlando…
salvador, admiro seu trabalho como informante sideral mas recomendo vc ler os livros universo em desencanto se é que vc já nao conheceneles vc vai saber tudo sobre o universo e sobre toda forma de vida terrena e fora da terra,vida material e vida invisivel.
“… nele vc vai saber tudo sobre o universo e sobre toda forma de vida terrena e fora da terra,vida material e vida invisível”
Pedrinho você acredita em livro que pode ensinar “tudo” sobre o Universo? Sem desmerecer sobre seu profundo conhecimento, você não estaria “se achando” muito para recomendar ao Salvador para ler “os livros universo em desencanto”? Sem querer ser religioso, parece que é mais fácil acreditar em diabo que em Deus.
Tetsuo,
Poste ai , qual o livro que voce leu para obter tanta sabedoria suprema!
Eu recomendo ler um livro do Ari Toledo para ter sabedoria infinita sobre piadas…
É interessante como os elementos químicos, em vez de se distribuírem uniformemente no globo terrestre, durante a sua formação, concentraram-se em determinados pontos da Terra, facilitando a extração. Será possível que, também na Lua, tenha ocorrido o mesmo ? Caso afirmativo, poderemos esperar algo como um futuro Xu Ling Lunar Mining Co na Lua !
Interessante como a água se distribuiu uniformemente no globo terrestre, virando oceanos… Será que na Lua ocorreu o mesmo?
vcs acham que eles estao procurando minerio, mas, o q eles estao buscando mesmo nao é nada disso, todos estao buscando mesmo é sinais de vida em outros planetas e, que existem mas nao da forma que eles pensam existir,pq estas formas de vida sao extremamente puras e, nós seres humaanos ainda nao estamos desenvolvidos o suficiente para entrar em contato com eles.
Eu achei que eles buscavam os Transformers no lado oculto da Lua, mas ora bolas, é só uma teoria.
Salvador Nogueira, concordo com você. Os EUA conquistaram a Lua e se acomodaram. Acredito que agora com um “Ricardão” cortejando sua “gatinha” as coisas esquentem e, como dizem, vão “comparecer” mais vezes, pra não perderem terreno.
Ainda estamos falando de ciência?
A Lua sempre inspira romantismo….
Acredito que os chineses, que aproveitam qualquer recurso natural ou não, vão sim explorar a matéria prima lunar. Como vão fazer isso? A grande pergunta. O Sci-Fi tem algumas sugestões funcionais incríveis para aguçar nossa imaginação.
e, quem destes paises vai tirar minerio da lua, ou de sei lá onde?achar minerio nao é problema, quero ver é eles trazerem pra ser beneficiado aqui kkkk.haja money.
EUA estão acompanhando o Jipe, pra saber pra que lado ele vai.
Se for para o lado onde existem indícios de vida extraedimensional, eles detonam o Jipinho…
saudades do tempo de criança lá se foi 4 décadas , tempo k o homem ia passear na lua , tempo k a gente viajava em avião super sônico ,,(concorde),tempo da melhor musica de todos tempos ,.o brasil crescia 14% ,,,em 1973 construímos 770000 mil casa .tempo bomm
Paulo..>EU vivi estes tempos já como adulto. Um dia me disseram eu a gente ia ter saudade da ditadura e da gonorreia e eu NÃO ACREDITEIIIII !!!!! kkkkkkk
Newton nasceu com o Raul Seixas há 10.000 anos atrás…
Fez doutorado, comprou um ENIAC, teve gonorréia… Só perde para o Jesus dos posts anteriores.
e o homem nem foi a lua,.
…e a Terra é quadrada… e o Sol gira em torno da Terra… e São Jorge mora na Lua… e Josué fez o Sol parar… e os cabelos da Medusa são serpentes… Em mais o quê, você acredita, Felipe?
Eu acredito que você é um Imbecil, C.Bolão!
Ei faltou falar que o Newton Mimimi fez doutorado no exterior!!!!
Huahuahuahuaha.
é impressão minha ou a sombra dos objetos aparecem sentido contrário de outros pontos de sombra e luz???
isso é fácil de explicar. A maioria dos pontos que você vê na imagem são crateras e não elevações no nivel do solo. As sombras dos objetos chineses está no sentido contrários por que eles sim estão acima do nivel do solo lunar.
Muito estranha esta foto americana…alguém pode me dizer porque as sombras da base e do jipe chinês estão projetadas para à direita, sendo que todas as outras sombras dos pequenos montes da lua, estão para a esquerda? Isto me lembra aquelas fotos dos astronautas da década de 60, com os erros de sombra…igualzinho! Quem explica?
Procurando pelo em ovo… assim como a maioria dos teóricos da conspiração, você faz as perguntas erradas e obviamente também tira as conclusões erradas. Não há erro de sombra, porque não se tratam de montes com a sombra projetada para a esquerda, e sim crateras!!!
Não é uma questão de procurar pelo em ovo e sim questionar, apenas isso! Não existem perguntas erradas, e sim respostas erradas meu amigo. Você acredita em tudo que te contam e no que seus olhos vêem?
Blastaar recomendo assistir ao episódio da série os caçadores de mito que fala sobre o projeto apollo. Lá eles reproduzem em maquete o cenário da lua e com apenas uma fonte luz conseguem ângulos de sombras variados utilizando apenas a inclinação do solo. Esta teoria meu amigo é totalmente furada. Podemos sim ter variações na projeção da sombra com apenas uma fonte luminosa e isso pode ser feito ai na casa mesmo.
Qual a validade daquele episódio? Caçadores de mitos, programa da discovery que é AMERICANA, feito por Adam Savage e Jamie Hyneman entre outros, todos AMERICANOS. Até parece que eles iriam tentar desmentir alguma coisa do querido tio san, que os paga. Essa não colou.
Nilo então faz você em casa amigo. Dá certinho. Tenta ai!
Juliano,
Jamais acredito nestes programas americanos estúpidos.
Aliás não tem um povo mais dominador e prepotente que os Norte Americanos.
Eles fazem e desfazem de tudo neste planeta, pela dominação econômica…mas como todo império, provarão o declínio e morte!
Abram suas mentes.
Acordem para a verdade!
Parem de acreditar nas imbecilidades que eles criam.
Questionem sempre!
ISSO SIM QUE É ARGUMENTO de AUTORIDADE… Caçadores de Mitos… É melhor a Wikipédia…
Disso o Newton Mimimi entende… Ele fez doutorado em Harvard pelo Instituto Universal Brasileiro… Opa, esqueci, ele fundou o IUB… Mimimi…
Bom, Blastaar, de quem confunde monte com cratera, só se poderia esperar uma observação tão infantil…
C.Bolão,
E você quem é? O gênio da Lâmpada?
Deve ser mais um tarado pelos seriados, programas e produtos americanos.
Só não confundo um imbecil como você, que se deixa levar pela mídia e marketing americano que hoje se alastra como um câncer global.
Americanos estúpidos. Pensam que dominam o planeta e o cérebro das pessoas.
Apenas os de mente mais fraca caem em todas as mentiras que eles criam!
São crateras… A sobra dentro da cratera dá a impressão de que é um morro com a sombra invertida…
Paulo,
Você respondeu com simplicidade e humildade.
Concordo contigo.
Infelizmente tem gente aqui querendo ser o DONO DA VERDADE.
Não aceitam questionamentos. São pessoas de mente limitada.
De tão limitada a mente, logo já postam comentários agressivos e degradantes.
Parabéns amigo!
Finalmente um comentário inteligente. Boa, Paulo.
Mas cuidado com o Newton Mimimi… Ele gosta de uma polêmica… Simplesmente ignore ele… o bicho vai ficar doido… Huahuahauaha.
Será porque a NASA fica batendo fotos, na verdade a NASA é uma farsa, pois nunca colocou ninguém na lua, pois lá se vão mais de 40 anos e ninguém mais voltou na lua, só trouxa acredita nessa farsa inventada pela Nasa. Agora o projeto espacial Chinês é uma realidade.
William você ser um ignorante(ou mal intencionado) e não acreditar que o homem esteve na lua é um direto seu e geralmente eu concordo plenamente com o ditado “não alimente os trolls”. Agora você gratuitamente ofender as pessoas ai é complicado. Vai estudar amigo, procure mais informações antes de sair por ai dizendo bobagens e agredindo os outros.
William, já para casa.
Estude, procure mais informações e DEPOIS agrida os outro. Primeiro a obrigação e depois a diversão…
Acredito que o homem foi a Lua e não sou trouxa.Sou apenas bem informado porque leio muito.
se o homem foi ate a lua eu escalei o everest de calção e camiseta.
Pois é…Deveria mesmo fazer isso. Afinal um ignorante a menos é sempre bom, certo?
Mimimi, eu tenho doutorado… Mimimi, eu tenho um foguete de LEGO do Cabo Canaveral… Mimimi, só eu posso ser ignorante no mundo…
Vai te catar rapaz.
Claudio esta na hora do remédio…
É uma tentativa que você pode realizar. Se irá morrer de hipotermia é apenas sua opção. Procure o patrocinador de reality show e ainda que com atraso, você pode ir para Marte. Sem direito a volta.
Claudio, fica tranquilo, que o BBB deve começar logo, e então você não tem que ficar lendo essas coisas estúpidas em astronomia.
Hmmm… Sem querer dizer que ele assiste o BBB, CLARO…..
Entendi, você teve lá então? pra dizer que é verdade.
Esse é o tipo de alga que na cadeia alimentar estaria lááá embaixo…..
Vocês acreditam em qualquer coisa que e publicado. estão no mundo da lua mesmo.
Eu vivo sempre, no mundo da luuuaaaa….
http://www.verdademundial.org/2013/12/em-2012-china-descobriu-estruturas.html
Bem mais plausível
Que montagem ridícula…
Questiúnculas à parte me surpreende, sim, a documentação fotográfica da localização de artefatos “terráqueos” em solos outros que não o nosso. No topo da lista, a documentação da separação e pouso do Curiosity.
Possivelmente estavam duvidando da missão chinesa. Poderia, talvez, ser outra balela como a aquela dos astronautas que desceram na lua. Quem sabe alguém ainda possa encontrar alguma evidência disso e prove que foi verdade.
É, tipo um chinês achar um fóssil de astronauta americano na Lua… Huahuahuahau.
E quem garante que os astronautas americanos estiveram na lua, eu disse astronautas, visto que a radiação existente impossibilita a exposição por um período prolongado em serem humanos.
Vamos lá; em resumo a missão que registrou maior radiação foi a 14 com 2.85 rem em sensores no corpo do astronautas. Em média na terra estamos expostos diariamente a 0.24 rem. Uma dose fatal(morte em 30 dias) seria algo em torno de 350 a 500 rem. A dose aceitável em pessoas que trabalham com radiação é 5 rem. Isso gente é por ano, a agencia de regulação federal americana afirma que até 30 rem anual pode ser aceitável em adultos jovens, o corpo tem com se regenerar. Portanto amigo levando em conta que os astronautas ficaram no máximo 72 horas na lua a radiação não é problema.Em uma base lunar ai sim poderia existir preocupação mas já existem estudos sobre materiais que bloqueiam grande parte da radiação inclusive um plástico com moléculas de alumínio. Fonte, Nasa e clavius.org.
Vamos lá… Tinha microondas no módulo Lunar?
Esse povo não sabe de nada…
Cadê o Newton Mimimi com o doutorado dele, seu ENIAC e o foguetinho de LEGO que ele comprou quando foi na Flórida para dar um show de explicação científica?
Em 1969 seria impossível o homem ter ido a lua. O computador era a válvula, uma folha de fax em 1973 demorava 18 minutos para ser transmitida, os raios solares teriam matado a todos os astronautas, etc, etc…. Grande mentira americana.
Se na época os Russos (que disputavam com os americanos em tudo, por conta da guerra fria) confirmaram o pouso na Lua, por que não acreditar? Tanto que após o puso da apollo 13, os Russos não se preocuparam mais em ir à Lua. Acho que 40 anos depois, as teorias de conspirações deveriam ser atualizadas. Essa já passou.
Pouso da Apollo 13? Han?? Hein??
O Tom Hanks, pô!!! Não sabia que ele foi astronauta????
Depois que os americanos inventaram a caneta que escreve em gravidade zero eles também desistiram e continuaram usando lápis.
Troféu joinha!!!!
Errado Jesus – os primeiros chips e circuitos hibridos ja existiam. Assim foi feito o primeiro circuito integrado pela a Texas Instruments. A capacidade do computador de bordo para a aterrizagem era pequena- igual a uma calculadora basica da HP – precisamente a HP-65 que apareceu como a primeira calculadora programavel no fim dos anos 70. Mas, mesmo assim, executava os comandos de descida e a otimizacao do uso de combustivel na descida. Sera que o seu “odio/inveja” dos americanos lhe cega a verdade cientifica.
O transístor de silício e germânio foi inventado nos Laboratórios da Bell Telephone por John Bardeen e Walter Houser Brattain em 1947 e, inicialmente, demonstrado em 23 de Dezembro de 1948, por John Bardeen, Walter Houser Brattain e William Bradford Shockley, que foram laureados com o Nobel de Física em 1956. Ironicamente, eles pretendiam fabricar um transistor de efeito de campo (FET) idealizado por Julius Edgar Lilienfeld antes de 1925, mas acabaram por descobrir uma amplificação da corrente no ponto de contato do transistor. Isto evoluiu posteriormente para converter-se no transistor de junção bipolar (BJT). O objetivo do projeto era criar um dispositivo compacto e barato para substituir as válvulas termoiônicas usadas nos sistemas telefônicos da época.
Os transistores bipolares passaram, então, a ser incorporados a diversas aplicações, tais como aparelhos auditivos, seguidos rapidamente por rádios transistorizados. Mas a indústria norte-americana não adotou imediatamente o transistor nos equipamentos eletrônicos de consumo, preferindo continuar a usar as válvulas termoiônicas, cuja tecnologia era amplamente dominada. Foi por meio de produtos japoneses, notadamente os rádios portáteis fabricados pela Sony, que o transistor passou a ser adotado em escala mundial. Não houve muitas mudanças até então.
Nessa época, o MOSFET2 (Metal Oxide Silicon Field Effect Transistor – Transistor de Efeito de Campo formado por Metal, Óxido e Silício) ficou em segundo plano, quase esquecido. Problemas de interface inviabilizavam a construção dos MOSFETs. Contudo, em 1959, Atalla e Kahng, da Bell Labs, fabricaram e conseguiram a operação de um transistor MOS. Nessa época, os transistores MOS eram tidos como curiosidade, devido ao desempenho bastante inferior aos bipolares.
A grande vantagem dos transistores em relação às válvulas foi demonstrada em 1958, quando Jack Kilby, da Texas Instruments, desenvolveu o primeiro circuito integrado, consistindo de um transistor, três resistores e um capacitor, implementando um oscilador simples. A partir daí, via-se a possibilidade de criação de circuitos mais complexos, utilizando integração de componentes. Isto marcou uma transição na história dos transistores, que deixaram de ser vistos como substitutos das válvulas e passaram a ser encarados como dispositivos que possibilitam a criação de circuitos complexos, integrados.
Em 1960, devido a sua estrutura mais simples, o MOS passou a ser encarado como um dispositivo viável para circuitos digitais integrados. Nessa época, havia muitos problemas com estados de impurezas, o que manteve o uso do MOS restrito até o fim da década de 60. Entre 1964 e 1969, identificou-se o Sódio Na como o principal causador dos problemas de estado de superfície e começaram a surgir soluções para tais problemas.
No início da tecnologia MOS, os transistores PMOS foram mais utilizados, apesar de o conceito de Complementary MOS (CMOS) já ter sido introduzido por Weimer. O problema ainda era a dificuldade de eliminação de estados de superfície nos transistores NMOS.
Em 1970, a Intel anunciava a primeira DRAM, fabricada com tecnologia PMOS. Em 1971, a mesma empresa lançava o primeiro microprocessador do mundo, o 4004, baseado em tecnologia PMOS. Ele tinha sido projetado para ser usado em calculadoras. Ainda em 1971, resolviam-se os problemas de estado de superfície e emergia a tecnologia NMOS, que permitia maior velocidade e maior poder de integração.
O domínio da tecnologia MOS dura até o final dos anos 70. Nessa época, o NMOS passou a ser um problema, pois com o aumento da densidade dos CIs, a tecnologia demonstrou-se insuficiente, pois surgem grandes problemas com consumo de potência (que é alta nesse tipo de tecnologia). Com isso, a tecnologia CMOS começava a ganhar espaço.
A partir da década de 80, o uso de CMOS foi intensificado, levando a tecnologia a ser usada em 75% de toda a fabricação de circuitos, por volta do ano 2000.
Mano, vc tá louco em dizer que Jesus tá errado?
O cara ressuscita os mortos, anda sobre a água, morre, renasce dias depois… Vc tá louco de mexer com um cara desse?
Que acordar com formiga na boca amanhã? Respeito, mano… Respeito…
Os computadores não eram a válvulas.Os transistores foram colocados em prática no final dos anos 50.Os computadores de 1969 e décadas seguintes evoluíram e praticamente projetaram os computadores atuais. Isto é evolução Leia mais
É muita burrice mesmo. Falam sem ter e menor idéia da idiotice que professam. O primeiro computador A VALVULA, era o ENIAC Mark 1, ddos anos 40. No inicio dos anos 50 o transistor foi inventado e os primeiros circuitos integrados datam do final dos anos 50. Em 1969 já existiam computadores digitais. O que os engenheiros da NASA fizeram foi tão somente reduzir seu tamanho, ve se vai estudar um pouco de história e pare de acessar blogs de ciências. Pra você algum blog dos Teletubies seria mais adequado!…AH, e os raios solares não matavam só em 1969, matam ainda hoje e a proteção para raios solares já estava disponível mais de 10 anos antes…CAda panaca que me aparece na net…Haja paciência
O “nickname” do ignorante é “jesus”. Isto já te dá uma ideia do tamanho da ignorância do tal sujeito, Newton? Não que todos os que acreditam Nele sejam ignorantes, muitos são bem informados e inteligentes, mas hoje há um movimento para tornar a população muito mais ignorante para que certas ideias professadas em templos e TVs sejam mais rapidamente absorvidas e que certos políticos oriundos deste movimento consigam seus próprios “currais” eleitorais. “Currais” no exato sentido da palavra.
Vai começar a avacalhação…
Caro Newton
-Não perca seu tempo respondendo certos comentários!
-Não lance perolas aos porcos
(Não lançar pérolas aos porcos significa não perder seu tempo repassando as mais sábias ilustrações teóricas e com fundamentos de utilidade plena, àqueles que não querem ouvir ou, se ouvirem, não farão uso dos ensinamentos.
Significa não lançar uma idéia, conhecimento, informação, valor, instrução ou conselho a quem não quer ou não está preparado para ouvi-los)
Marcos. Sua interpretação da frase é muito boa. Essa frase, conforme a Bíblia, foi usada por Jesus e entendida pelos estudiosos como sendo uma recomendação para não transmitir palavras sábias aos que não estavam preparados para entende-las.
E eu que pensei que era porque porco não comia pérola.
Rapaz, como tem gente inteligente por aqui.
Mimimi… Eu fiz doutorado… Mimimi, eu inventei o ENIAC… Mimimi, eu leio o blog do Teletubies…
Vai te catar rapaz.
Jesus o seu nome foi te dado mas parece que você não faz jus. O Eniac era realmente um computador equipado com válvulas, mas isto em 1946 e além de pesar toneladas e gerar um calor infernal precisava de um batalhão de funcionários para promoverem as rápidas trocas das válvulas que se queimavam (os filamentos). Em relação ao fax, o primeiro que eu vi foi em 1961 no porto de Santos num navio japonês que promovia os produtos para exportação e posso afirmar que o tempo não era de 18 minutos; talvez naquela época a nossa Companhia Brasileira Telefônica tivesse atrasos tecnológicos na conversão de sinais analógicos/digitais/analógicos, portanto comprometesse a velocidade.
Finalizando, por favor informe as fontes que você utiliza para escrever tanta sabedoria porque seria uma fonte legal para me divertir.
Meu Deus….
Que comentário Infeliz.
Tetsuo: aprenda a ser educado e mais HUMILDE.
Blastaar,
Aprenda a ser irônico quando lê uma asneira sem tamanho. Deixa de ser fundamentalista. Você é contra tudo que possa comprovar a superioridade tecnológica americana.
Paulo,
Você também parece agir como um fundamentalista, porém em PROL dos Americanos.
Ou seja, para voce, a superioridade americana é fundamentalmente incontestável.
A superioridade científica e militar atual é incontestável. Se permanecerá em 10 anos ninguém sabe. Mas eu não fico desqualificando a China ou a Russia. Apenas constato a superioridade Americana nestas áreas. Já você ataca as conquistas deles apenas para desclassificar o trabalho.
Paulo,
Você desqualifica quem você sequer conhece.
Imprime rótulos a pessoas, sem ao menos ter a menor noção de quem você está falando.
Se agarra a preceitos científicos, porém age como um preconceituoso me chamando de fundamentalista.
Com base em quê você se sente no direito de julgar alguém?
Num texto em um Blog?
Tetsuo, volta pra cozinha. Quero meu temaki completo com cream cheese.
JESUS!!!! QUEIMA ESSES CARAS, JESUS!!!
Só o que eu não consigo entender como que em 1969 consegue-se chegar com humanos na Lua, e agora com tanta tecnologia, isso fica parecendo impossível.
Pois é… NAquela época você podia ir do Rio para PAris em 3 horas, voando a em mach2 e a 50.000 pés, e hoje só pode ir em mach 0.8, a 36.000 pés e leva 10 horas pra chegar…Esquisito, né? Ah, e se o seu coração falhar, você pode receber um transplante que foi feito pela primeira vez em…quando mesmo?….Ah, lembrei….1969.
Vocês jovens não viveram aquilo e jamais entenderão que o projeto Apollo, não surgiu do nada, veio depois de dois outros, o Mercury e o Gemini. A tecnologia do Saturno V era basicamente a mesma dos V-2, logo já estava disponível nos anos 40 e a ciência da balística já tinha dois séculos de idade. Ir a lua em 69 era possível sim…bastu o esforço de umas 400.000 pessoas direta ou indiretamente e vontade política. PArem de criticar, vao ao Visitors Center do Kennedy Space Center em Orlando ao invez de ficarem em filas ridículas nos parques bregas da DDisney e vejam por si
Isso aí Newton, falou tudo. Existem inúmeras leituras sobre todos os projetos espaciais americanos, mas o pessoal tem preguiça de ler e preferem acreditar nas teorias da conspiração que eles ouvem nas mesas e bar .
Só colaborando! Os motivos que levaram EUA deixar o programa espacial/Lunar foi e será mais ambicioso e tem haver com militarização, coisa que a China também está pautando.Mineração? Pesquisa? São questões de terceiros planos… Vocês deviam saber que quem propagou a historia de que os EUA não foram a Lua foram os próprios EUA e a Russia sabe bem disso, pois existe uma parceria neste sentido para conter os possíveis avanços de outros países em descobrir outra coisas mais técnicas sobre ir a Lua e ou a Marte ou até mesmo em um determinado asteroide… Isso é coisa de quem que quer ser potência bélica meus amigos. a teoria da conspiração serve aos EUA e a mais ninguém. Vocês já viram a NASA esforçar-se para provar que foi a Lua, mesmo assim faz a maior festa para lembrar deste feito e só isso. Ciência, pesquisa e outras coisa estão ocultas é como sempre ouvimos e vemos em alguns noticiários: Homem sabe mais sobre o espaço de que o fundo dos mares. coisa sem noção… Os EUA tem um projeto enorme sobre exploração náutica e os Russos também. os inglese, australianos e japoneses e não é para prospectar petróleo, pois a formação geológica já comprovam onde tem petróleo é só fazer alguns ensaios e saber se rentável explorar. E, o verdadeiro motivo de ser os militares que fazem estas pesquisas? Depois é só arranjar uma empresa exploradora de petróleo para continuar estes trabalhos. Tecnologia nós temos, porém muito restrita e primitiva e por isso buscar nos mares e no espaço forma de desenvolver cada vez mais depressa. quem primeiro faz o melhor vai dominando o mercado e assim se vai até que um dia tudo fica claro. Só uma forma de pensar para colaborar com toda esta discussão, e que fiquem os que tem fé e os que não tem com sua opiniões. Agora os que tem certeza ficam calados e trabalhando para colabora com a fé e os incrédulos neste tipo de discussão. Eu acredito no homem como um ser pernicioso e muito periculoso dominando certas tecnologias…
Um braço a todos e digo que vocês estão certos, o que mais vale e saber e mais nada.
Just bull shit.
Tetsuo,
Você é descendente de japoneses.
Esqueceu o que os Americanos Heróis da Segunda Guerra fizeram com o país dos seus Ancestrais?
Jogaram DUAS bombas Atômicas em cidades repletas de CIVIS.
Para que isso?
Bastava uma bomba no Mar.
Jogaram 1 bomba. E a outra dias depois (totalmente desnecessário). E eles NEM criaram a bomba. Roubaram as idéias de um físico europeu!
E você defende a “conquista” deste bando de safados chamados Americanos?
Acorde para vida, valorize suas raízes.
Blastaar,
Isto que você faz se chama fundamentalismo. Você tem razão. Talvez a guerra terminasse com uma bomba no mar. Mas não se esqueça que atos bárbaros são da índole do ser humano. Seu país também quase dizimou a população masculina do Paraguai, numa das poucas guerras em que nos envolvemos. Imagina se tivéssemos uma bomba atômica à disposição…
Independente de atos americanos do passado, sua argumentação não justifica a não ida no EUA a Lua. É apenas a visão turva dos fundamentalistas…
A verdade é que havia uma vontade política e pública que justificou o imenso gasto com isso na época. Hoje não há mais. Itens desenvolvidos para o projeto Apollo, como as baterias usadas, só recentemente foram desclassificadas e começam a ver uso na indústria civil.
Mesma coisa para o Concorde, o custo não se justifica mais.
Os “jovens” de hoje acham que nada se fez antes do surgimento da internet e se esquece que era esta geração que inventou tudo o que possibilita a eles escrever errado nas redes sociais.
Me desculpe, mas não generalize. Tenho 27 anos, e sou apaixonado pela exploração espacial! Tive o privilégio de visitar o Kennedy Space Center, e ver uma réplica do Saturno V. Não confunda “juventude” com “alienação e ignorância” de alguns…
No resto, concordo em 101% contigo.
Guilherme, o saturno 5 que voce viu no KSC não era uma réplica e sim a última de 20 fabricadas e que não foi lançada.
Guilherme, infelizmente, você é exceção.
Mimimi, eu fiz doutorado… Mimimi, eu já foguete… Mimimi, meu nome é Newton e eu tenho uma maçã que caiu na minha cabeça…
Vai te catar rapaz.
Com exceção do avanço da eletrônica que miniaturizou componentes de bordo, e isto é uma excepcional vantagem, porque elimina muitas pessoas do controle telemétrico de solo,as técnicas para se chegar a Lua, seriam exatamente as mesmas de 1969.De lá para cá, nada de novo foi acrescentado sobre as Leis da Gravitação Universal proposta por Newton, séculos antes. Os foguetes lançadores seriam os mesmos,porque não se inventou nada melhor até agora.Portanto…
… portanto os drones da Amazon vão deixar a NASA no chão.
Falou e disse, João.
Espero que a China domine tudo e que haja bastante desemprego, especialmente aqui no Brasil…viva a CHINA e viva o LULA!
Marcio uma das razões porque somos o atraso tecnológico em quase tudo é porque não gostamos do país. Entenda que o Brasil é muito mais que o atual Estado; nós poderemos ir pra cucuia mas o Brasil aqui permanecerá por muitos milhões de anos. Quando aprendermos a gostar e valorizar a nós mesmos, talvez esteremos dando os primeiros passo para construir um grande país. Não jogue bosta no país porque vivemos num Estado sem vergonha, aprenda a votar.
Shimura,
Mais do que gostar do Brasil (você tem razão – não é de hoje que o brasileiro menospreza o povo brasileiro), precisamos parar de ser egoístas e trabalhar coletivamente. O brasileiro, antes de tudo, quer se dar bem, independente do resultado para o país. Por isso este alto nível de corrupção que não se restringe ao poder público ou às empresas. Pequenos atos corruptos são comuns entre nós. Quando esta mentalidade coletiva chega à pesquisa tecnológica, colhemos este monte de fracassos, diariamente expostos pela mídia. E não somos uma republiqueta de bananas. Somos a 6ª economia do mundo. Isto só mudará quando cada um de nós mudar nossa concepção sobre ética.
Até porque na cucuia tem o Cucuia Resort Hotel and Bungalows, que ouvi dizer que não deixa nada a dever para os resorts de Natal.
Quem deixou esse cara falar? Amarra ele na arvore de novo, por favor?
Droga, a corda tava aqui agora mesmo… Espera que eu já volto…
NASA TIRA A FOTO DA BANDEIRA AMERICANA AI PRA PROVAR A SUA IDA A LUA…. HÁ É NÃO TEM COMO PQ OS EUA NUNCA FORAM A LUA KKKKK
Muito engraçado o ser humano! Não sabe escrever na própria língua e fica posando de sábio só por que leu num site ou num livro algo que julga ser verdade.
Na época, os únicos que não acreditavam eram as pessoas incultas, por estarem no interior sem acesso aos meios de comunicação. Hoje a marginalia apedêuta esquerdista acha que TUDO que é americano é falso…
Ricardo, não necessariamente. Existe um bando de analfabetos funcionais que argumentam que seu tablet tem mais poder de processamento que os computadores de 1969. Mas se esquecem que naquela época os cálculos eram feitos por pessoas, usando réguas de cálculo, e os computadores não tinham firulas visuais; eles simplesmente “computavam”. Hoje esses caras usam a calculadora pra calcular o troco da padaria. Fazer o quê?
Mas se na Lua tivesse padaria…
Não sei de onde tiraram que quem proclama que a Nasa mentiu é esquerdista. Isso é bobagem. Quem argumenta isso é internauta que se acha mais inteligente que os outros só pelo fato que leu num site argumentos interessantes e difíceis de refutar (pelo menos em seu limitado conhecimento). Não tem nada a ver com apoiar os russos ou quem quer que seja. Gente que lê muita informação porém, sem formação, acaba por não criar nada (talvez carros tunados rs). Não tem idéia do que é cálculo ou fenômenos de transporte e se acham aptos a dizer que um “F-22 foi derrotado tecnologicamente”ou que um projeto espacial é uma balela baseando-se em fotos e evidências casuísticas. Em suma, gente que não enxerga a própria pequenez.
A NASA MENTIU SIM!!!! Os primeiros astronautas foram Lênin, Stalin e Trotski. Só não acredita quem não quer.
Sem contar que no controle da missão estavam o Groucho, Chico e Harpo.
Será mesmo que as pessoas que NÃO ACREDITAM NOS EUA são realmente incultas, ignorantes, não tem formação, são esquerdistas e desejam o Caos?
Será mesmo isso?
Pensem bem.
Ampliem suas percepções.
Olhem ao seu redor. Contem quantos produtos e marcas que te rodeiam são de origem americana.
A INTERNET é criação americana.
Tudo é monitorado.
Acordem para a realidade.
Eu contei. Só ao redor tem uns 10 de marca americana, mas o guarda-roupa é Todeschini, sério.
Os Estados Unidos lideram a corrida espacialQue saudades de Aldrin e Armstrong
os americanos perderam a corrida espacial o tempo todo , até supostamente chegarem a lua , dai pra frente as coisas mudaram pois a credibilidade e a moral da nasa foi lá pras alturas
Existem inúmeros livros e pesquisas sobre as missões lunares, com detalhes de cada missão, cada atividade. Quem contesta que eles chegaram lá sequer se dá ao trabalho de ler alguma coisa sobre isso. Acreditar nessas teorias da conspiração é ridículo.
Acreditar que eles venceram a corrida espacial também é ridículo
Acreditar que o Elvis tá vivo é ridículo.
Salvador Nogueira arregão, não respondeu minha pergunta , alias preferiu excluir, eu te entendo acreditar que os americanos foram a lua em 69 é uma questão de fé
Que pergunta? Não excluí nada…
simples, em um outro post vc defendia a maluquice de que os americanos foram a lua em 69 , pois bem eu havia feito uma única pergunta , que era a seguinte: Sabendo que o modulo lunar que supostamente pousou na lua ,tinha um propulsor de aproximadamente 8 mil cavalos de força, pq o propulsor nem ao menos espalhou um pouco de poeira em volta do modulo, com toda essa potência o próprio pessoal da nasa temia que se abrisse uma cratera abaixo do modulo, mas ao invés parece que o modulo foi apenas colocado na superfície da lua , nada de poeira ou qualquer sinal que o propulsor sequer foi ligado , por favor grande Salvador Nogueira no auge da minha ignorância eu preciso de uma resposta plausível para isso
O propulsor levantou poeira, mas não chegou a marcar o solo, senão possivelmente exatamente embaixo de onde pousou, onde não se pode ver porque o módulo de descida está lá até hoje. É preciso lembrar também que ele foi desligado antes de o módulo lunar tocar o solo. Por fim, imagens da janela do módulo lunar durante o procedimento de pouso mostram que a poeira foi bem remexida antes do pouso. Os astronautas só desceram à superfície várias horas depois do pouso. A essa altura, a poeira levantada já havia se assentado novamentr. Abraço!
ta certo , vlw pela resposta
Como pode a poeira ter “se assentado novamente” se não há vento na lua?
Gabriel, não tem vento, mas tem uma coisinha, “insignificante”, chamada gravidade! Sim, ela existe na Lua também! Bem menos do que na Terra, mas existe.
Gabriel a poeira foi levantada pela força do propulsor e quando ele foi desligado por gravidade(tem gravidade na lua você sabia?) os grãos de poeira caíram novamente ao solo entendeu? Quer que desenhe?
Gabriel, que como se pode ver não é o Pensador, a poeira na Lua se assenta devido à gravidade, que em nosso satélite é bem menor que a da terra, mas existe. Os ventos normalmente só levantam a poeira, mas eles não existem na Lua.
Caro Salvador, acompanho seus artigos aqui, e gostei particularmente dos dez argumentos (5 + 5) sobre a ida do homem à Lua. Acho bobagem perder tempo com quem não quer aceitar, ou reconhecer a façanha dos americanos por sete vezes (a Apollo 13 não desceu, mas foram e voltaram). Creiam no que quiserem. Na época, haviam cérebros melhores do que computadores, e apenas o compromisso de chgar lá. Se vivos, ou voltar, era outyra história. Os russos sempre preferiram orbitar a Terra do que ir à Lua. E a mior evidência da conquista americana está na Terra mesmo: os principais concorrentes (e interessados), os russos, não negaram nem questionaram a empreitada americana! Analfabetos funcionais brazucas, então, nem se fala.
Abraços!
Fala, John. Se contarmos a Apollo 13, temos também de contar a 8 e a 10, que orbitaram a Lua sem pousar! 🙂
Abraço!
Salvador calou tua boca, né mané? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
VENTO ASSENTA POEIRA???? KKKKKKKKKKKKKKKK Será que esta besta já ouviu falar em “GRAVIDADE”??????? Isso é que assenta poeira! Só falta o “iluminado” afirmar que não existe gravidade na lua!, mas antes que o “sábio” faça isso, vou sugerir que entenda a expressão básica: m1xm2/d2…como vai levar mais de um milênio pra isso, nem vou esperar a resposta. Olha Salvador, eu nunca vi tanta paciência num jornalista. Parabéns, viu!
Tamos aí! 🙂
Mimimi, sou Newton, eu fiz doutorado…mimimi, sei o que e gravidade porque guardei a maçã até hoje… Mimimi, sei fazer conta de vezes…
Vai te catar rapaz.
Nossa, mano. E você não sabe que eles levaram uma aspirador de pó? Fala sério…
Cara, seja mais educado.
Chama o Salvador de arregão e o acusa de apagar sua resposta. Você não tem prova ou evidência alguma de que ele fez disso, mas preferiu acreditar que sim e o xingou.
Para as suas perguntas cheias de sarcasmo há sim evidências e provas mas você prefere não acreditar. Acreditar ou não é um problema seu que nem vou entrar no mérito.
Dois pesos e medidas bem diferentes.
não vi nada
Abre o olho então…
É possivel que o satélite brasileiro enviado ao espaço pela China tenha sido derrubado, como a Phobos Russa foi.
Derrubado por quem??
Raimundo Nonato, huahuahuaha.
A farsa americana da viagem a lua estão com os dias contados.
Pois é…Farsa americana, né???? E que prova pra você que estas fotos não foram feitas no Photoshop??? E quem prova que os vídeos do Yutu não foram montados no mesmo estúdio de cinema que filmou aqueles filmes ridículos de caratê, que provavelmente vc adora???? OLha, eu vi o lançamento da Apollo 17 na flórida, AO VIVO…Só um idiota que nem era nascido na época pra achar que aquilo foi uma farsa…Pelo amor de Deus
e outro idiota pra acreditar em tudo que passa na tv
E voce seu idiota, descobriu teorias conspiratorias atraves de psicografia??? Sim, porque duvido que voce tenha lido algo alem de Fernao Capelo Gaivota. Pra gente como voce o TOP em ciencia é o que passa no History Channel….volta pra micareta, vai….
É isso aí… Só o Chapolim é quem foi capaz de ir pá a Lua sem foguete!!! Bando de idiotas…huahauahauh.
Esse Newton se acha o matusalém sabe tudo… O cara se acha o último engenheiro aeroespacial da NASA… Fez doutorado na IMSOSEXYTOMYLOVE University of Florida e se tornou o dono da verdade em 13 estados americanos e 5 cidade do Piauí…
Acompanhem…
Boa. Tem que ser duro mesmo com esses panac4s esquerdopatas.
Pior é quererem endeusar uma ditadura miliar comunista como sendo algo bom para o planeta. A china tem quase 2 bilhoes de habitantes e precisa alimentar isso. E eles vão pegar o que for preciso. Só tem os EUA impedindo o pior. Isso se os americanos não se aliarem a eles.
Ui, eu vi ao vivo na Flórida, eu estava lá na época, fui ver o lançamento da Apollo !!! Ui Ui Ui – É cada um que aparece !!!
Bruno só por curiosidade qual sua idade cronológica? E a mental? Obrigado.
Pra fotografar o veículo chinês eles não perdem tempo, mas para fotografar o maquinário e a bandeira dos EUA que foi deixado lá na primeira viagem a lua eles não conseguem… interessante…
Já fotografaram, e com a mesma sonda. Interessante…
Eu era aluno de doutorado lá, imbecil. Morava na Florida há 2 anos…PQP, acho que vou ter que trocar a fralda deste panaca….
Mimimi, fiz doutorado, mimimi, eu troco fraldas, mimimi, eu adoro não ter vida e escrever merda… O doutorado não adiantou porcaria nenhuma na sua vida. Volta para o materna, doutor fraldas… Hauahuahauahu.
Bruno!!! Já pra casinha!!!!
basta apontar uma luneta para ver o espelho refletor que a missão apollo deixou lá para medir com precisão a distância da terra à Lua..
Está lá.. é só olhar..
Cada um que me aparece…
Há quase 35 anos atrás o EUA foramaa lua, e foram lá por 6 vezes. Já enviam robôs para marte há mais de um década. E este jornalista vem com um tom totalmente crítico e esquecendo que esse feito da China apesar de ser espetacular, esta muito aquém dos que os EUA já fizeram em 1969.
Esqueço não, Fernando. Sou fã do Projeto Apollo. Mas lá se vão quatro décadas…
espere daqui há 50 anos e você vai ver o dragão chinês voando alto no espaço.Isso é se não acontecer a WW3.
Rubens Gonçalves a sua expectativa é muito longa. Não havendo grandes abalos esteja certo que será em cinco anos com tolerância de mais um ano. A diferença é que eles se lançam a trabalhar nos projetos que os promovem no exterior. No nosso caso, leia os comentários de Joseph Blatter.
Definitivamente as glórias passadas do Programa Espacial dos EUA estão ficando para trás. Não só por causa da China, mas por outros países que se lançam nesta área de pesquisa. A NASA está sendo ofuscada até mesmo pela própria iniciativa de fomentar a exploração espacial por empresas privadas americanas. Porém a vantagem americana ainda é muito grande em relação a qualquer outra agência espacial. E duvido muito que os EUA vão se conformar com um segundo lugar. Este sucesso chinês só vai provocar uma reorganização do programa espacial americano, de governo ou privado.
Alem disso: 1. Nao existe como comparar os jipes que andaram na lua com dois astronautas dirigindo com um jipinho. 2.Os EUA ja estao na fase de ter uma industria espacial e assim nao precisa-se de “programa governamental” para missoes de saida do campo gravitacional da terra. Isto eh feito mais barato com concorrencia entre firmas. 3. O maior foguete do mundo foi lancado pelos EUA no ano passado. 4. Ir a marte e descer varios jipes ja estao acontecendo – eh uma coisa ir a marte e outra ir a lua. Marte leva 6 meses de viagem, sem erro. Satelites com o COBE nos anos 80 fizeram a verificacao da Big Bang. Outros estao medindo ondes gravitacionais para se chegar a uma teoria de gravidade quantica…Isto nao eh um jogo de propaganda mais, se for eh atem sem graca. Existe um programa cientifico que a China nao esta ainda nem perto de fazer. Mesmo assim, eh bem vinda a entrada da china na exploracao espacial – bate a inercia do Brasil em tudo mais e mais isto. Ora, nem campo de futebol se faz em tempo para a copa, imagine ciencia….
Até um cretino acreditaria que os estadunidenses foram à Lua algum dia se eles fizessem o óbvio, ou seja, fotografasse, DA TERRA, a bandeira americana supostamente fincada no satélite da Terra (tremulando ou não, embora lá não haja vento). Enfim, cada trouxa acredita no que quer!
Do mesmo jeito que tem essas fotos do jipinho chinês, existem sim fotos das capsulas Apollo pousadas na Lua, além de infinitas leituras sobre o assunto. Vc deveria se informar melhor. Trouxa é que acredita nessas teorias da conspiração como vc, meu caro amigo comunista.
Em que parte do texto dele está dito que ele é comunista? Coitada dessa gente que vê tudo preot-e-branco e achar que só porque alguem é cético sobre a chegada à lua em 1969 é automaticamente comunista, precisa de psicologo mesmo
AMIGO NÃO É POR NADA MAS VC PRECISA BUSCAR INFORMAÇÕES, COMPARAR FATOS E CUIDADO PARA NÃO SE ASSUSTAR COM QUE VC ENCONTRAR, UMA DICA…VALEU
É… Inclusive tiraram uma foto do Elvis. Huahuahuah.
Cada um fala por si mesmo, não é? Uma bandeira não daria nem um pixel pela resolução apresentada. Xingar por um motivo destes é coisa bem típica de gente profundamente ignorante.
CONCORDO ,EM GÊNERO, NÚMERO E GRAU.
rapaz ,, aprenda primeiro a desenvolver motor de carro no Brasil, ai vc para de dizer asneiras…
Até um cretino deixaria de fazer comentários cretinos se conhecesse um pouco de física óptica. Saberia ser impossível fotografar a bandeira, mesmo utilizando o mais poderoso telescópio. É uma questão de capacidade de resolução. Uma bandeira de 1m na Lua representa 0,000000149 °. A resolução do maior telescópio da Terra é de 0,0127 arco-segundo, o que representa 0,00000352 º. Ou seja, para ver a bandeira, o cretino precisaria de um telescópio 24 vezes maior que o maior telescópio da Terra. Acho que ficou claro quem é cretino…..
Comentarista, vc. exagerou um pouco no seu desejo, mas uma sonda orbital se aproximando um pouco mais da Lua poderia enfim calar a boca dos críticos, “dos cretinos” e dos incrédulos, inclusive a minha boca. Física óptica de cú é rola….
Batatinha,
Você e o Comentarista são dessas pessoas que colocam garrafa PET encima do relógio de luz e acreditam que estão economizando na conta de energia.
Bom, pelo menos o saco com água pendurado na padaria afasta as moscas… Hehe.
Estranhei no início mas de qualquer forma fui confirmar aquilo que eu desconfiava…”em cima” é o correto, cretino.
Perder tempo discutindo com você é besteira. Alguém que confunde Física óptica com anatomia humana não merece atenção. Quanto ao comentário anterior, você entendeu a ideia.
Que gente de coração peludo, affff.
Desculpe, mas é a última, sério…
DE CU É ROLA: Expressão usada para demonstrar total descontentamento e/ou discordância com determinada proposição ou insinuação. O usuário de tal expressão se abstém de quaisquer insinuações ou efeitos resultantes da proposição.
Exemplos:
-“Marco, aquele seu professor é muito gente boa, né?
-Gente boa de cu é rola, o cara é um escroto mesmo!”
– “Vou fazer chapinha pra ficar de cabelo liso.
– Chapinha de cu é rola, você não precisa disto”.
– “Mamãe, me compra um chocolate?
– Cala a boca muleque, chocolate de cu é rola.”
Anatomia humana ???? Sério ???? Putz
Huahuahaua… Não dá para levar esse país a sério…
Comentarista, atendendo ao seu pedido implícito, vou tentar explicar sobre a bandeira aberta e fincada com o auxílio de um pequeno mastro: faça de conta que você é um pipoqueiro que precisa aumentar suas vendas e iluminado por uma espantosa ideia você corre para uma moderna gráfica e encomenda um banner com imagens e textos bem convidativos para as suas pipocas e todo orgulhoso você instala em seu carrinho. Sabendo de suas dificuldades o cara que fez o banner instala dois bastões para que você possa pendurar com o que fica na parte superior e a famosa lei da gravidade mantem o banner desfraldado com aquela que fica na parte inferior. Então, os gringos que tinham um pouquinho mais de cérebro montaram uma haste em “ele” (L) e nela instalaram seu simbolo nacional porque já que na Lua não há uma atmosfera como na Terra eles já desconfiavam do enorme problema .
Agora fala sério, você sabia de tudo isto, mas é acometido por uma compulsão em mostrar a sua inteligência ou o incontrolável desejo de encher o saco dos leitores deste blog tão interessante apenas para escrever, mas se mantendo oculto com um pseudônimo tão inexpressivo porque todos aqui, somos comentaristas. Eu te recomendaria a procurar um bom psicólogo ou psiquiatra que irá te cobrar pelo tempo que você desejar falar sobre suas dificuldades e quem sabe você possa evitar esta compulsão de escrever por escrever. De lambuja eu te informo que faculdades que formam os profissionais o atenderão de forma gratuita, pois os alunos precisam atender casos reais.
Sutil… bem, nem tão sutil.
Na boa… Qual era o preço da pipoca?
Em matéria tecnologia militar e espacial Rússia e estados unidos sempre tiverem uma briga acirrada
No começo da corrida espacial a Rússia dava gloriosas surras no seu principal rival e simplesmente do nada os USA chegaram na lua , estranho os Russos não conseguirem sendo que eles tem a meta de sempre ultrapassar os americanos por exemplo:
O então avançadíssimo helicóptero de combate Apache que foi superado pelo KA-52 Aligator , depois foi a vez do tanque de guerra M1 Abrams ser superado pelo Russo T-90 , e no auge da guerra do Iraque quando os americanos se vangloriavam de serem ´´donos´´ da então tão
poderosa MOAB (mãe de todas as bombas) e acabaram por receber um banho de água fria quando os Russos mostraram ao mundo a FOAB
(pai de todas as bombas) cujo tem a metade do tamanho das bombas americanas porém tem seu poder de destruição 3 vezes maior que a bomba americana e tudo graças a nano tecnologia que o Russos dominam tão bem e por fim foi a vez do caça F-22 Raptor amargar uma derrota tecnológica perante o rival Russo Sukhoi T-50. E por ultimo se USA quiser mandar astronautas pro espaço terão que usar naves Russas pois todos os ônibus espaciais americanos foram aposentados
Se esse blog tivesse a opção curtir, eu curtiria 1000 vezes seu comentário.
Não menosprezo o trabalho dos EUA, mas também sou mais os russos 🙂
quanta besteira, nossa senhora! O F-22 é um CAÇA DE SUPERIORIDADE AÉREA, o T-50 é um PROTÓTIPO… O abrams e o T-90 sempre foram pau-a-pau, mas ainda sou mais os leopards 2 da alemanha. Os EUA tem o B-2, melhor bombardeiro do planeta e a coisa mais invisível ao radar já feita, F-22 o melhor avião já feito e que É OPERACIONAL DESDE 2005, sem falar na maior quantidade de outros meios, sem falar nas arleigh burke ou melhor ainda, no que eles chamam de destroyer Zumwalt mas que na verdade é um cruzador. VOcê falou falou falou e não disse nada. Os russos ainda tem uma tecnologia espacial superior a todos os outros países, tirando os EUA, que já foram para a lua 🙂
Lol: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=630058403674988&set=a.475912049089625.123024.302053253142173&type=1&theater
Baba-ovo yankee detected….
Há, vai prá lá… Nunca vi russo nenhum superar o Robocop… Cadê
E tem gente que vai insistir que é armação, como fez na data da primeira notícia chinesa. Agora até os “concorrentes” americanos já confirmaram.
Sai caro minerar na lua uns 50,000 o kg so para levar equipamento e voltar com minério
Sai caro sim. Mas se o produto for uma terra rara ou outro mineral extremamente caro por aqui pode ser vantajoso. Alguns minerais como a platina podem atingir mais de R$100,00 a grama. Se a China implanta uma base de exploração perto de alguma jazida importante, trazer 100 Kg de algum mineral raro já paga a viagem.
O GRAMA.
o grama….
Sai caro… mas lá não tem nenhum ecochato para reclamar da destruição causada pela mineração…
Ecochato por ser ambientalista ou por ser economista (nada contra os profissionais da área)? Pense que a afirmação pode ser dúbia… É impossível resolver os problemas humanos enquanto o dinheiro falar mais alto que o respeito (seja por outro ser humano, seja pela natureza). Enquanto houver gente que continue pensando que respeito ao ambiente é algo penoso, que causa atraso ao “desenvolvimento” é óbvio que a gente vai continuar tendo desigualdades. Respeito não é necessariamente deixar intocado, mas saber como fazer direito, sem destruir, e esse é exatamente o problema. Na maioria das vezes a ganância de ganhar mais não permite zelar pelo respeito e pela sensatez.
André,
Seu comentário está impecável.
Congratulações,
Ricardo René Guzmán
Vixe, sai de retro coisa ruim…
É de estranhar que a China não conseguiu colocar em orbita um satélite “Sino-Brasileiro(?)” no final do ano passado!
Claro a parte que era do Brasil no equipamento já da outra vez não funcionou e a china refez parte e o Brasil insistiu em refazer e mandar com algumas mudanças e deu no que deu. CAIU.
Veja em sites científicos os comentários sobre a participação brasileira, criticam muito por deixarem para ultimos momentos os testes.
É de estranhar que a China não consiga colocar em orbita um satélite “Sino-Brasileiro(?)” no final do ano passado!
Foi um acidente de percurso. Além do mais, o grupo que cuida da parceria com o Brasil é diferente do que lançou o Jipe. As competências podem ser bem diferentes. A China deve estar colocando seus melhores cientistas no programa espacial lunar, que está rendendo excelente propaganda internacional.
O que estranho mesmo é que ninguém sequer toca no assunto, Vilmar!
Ou será que não querem tocar no assunto?
Veja outros jornais e outras fontes, porque se ficar nesse mundinho seu nao vai “tocar no assunto” mesmo.
Mateus, quem é você para falar do meu mundo? O que sabe de mim? Fique em seu mundo (que não me interessa) e me deixe com o meu.
Hmmm… Tá brava santa? Huahuahuahauah.
pesquisem a sabotagem em todos os lancamentos do projeto vls, esta tudo na net … sobre este ultimo sino-brazuca, dizem que nao sabem explicar o pq nao deu certo
“sabotagem em todos os lancamentos do projeto vls”
Engraçado. Sabotam os lançamentos brasileiros mas não sabotam os lançamentos indianos, chineses. Até o Irã já andou fazendo lançamentos…
pode ter certeza de que, se fosse um sucesso, os petralhas estariam dizendo que “nuncantenestepaiz” um satélite brasileiro foi lançado. Como deu água, tem que sair de fininho. Pô, velho, de boa, nem parece que vc é brasileiro pra não saber disso, hehe.
Ih…mais um com Síndrome de PTlóide. Keep Calma, mas a cura só deve chegar em 2020. Não garantida. hehe.
Não é estranho, já que tem Brasil no meio…
João, se vc é um estrunso, contenha-se ao julgar o Brasil, e os brasileiros.
Infelizmente existe matutos como você que afundam nossa ciência. boa sorte amigo, você ira precisar.
Esse satélite, conhecendo o governo brasileiro e a indole de nossos governantes , possivelmente aterrisou em alguma conta bancaria gorda em São Bernardo.
A ex-UNIÂO SOVIÉTICA MANDOU UM ROBO PARA A LUA EM 1966,PARA COLETAR AMOSTRA DO SOLO
e o jipe ja encontrou a bandeira norte-americana ? rs, qndo econtrar, por favor, avisem-me
Ele não vai passar lá. E, se passar, vai dar treta. http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/2013/12/16/eua-querem-posse-de-locais-de-pouso-na-lua/
me avisa tb…..to super curioso pra saber…..!!!??
Pra mim com certeza nosso dinheiro foi parar na Luaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!