Sonda chinesa fotografa a Terra vista da Lua

Salvador Nogueira
Sonda Chang'e-3 fotografa a Terra vista da superfície da Lua
Sonda Chang’e-3 fotografa a Terra vista da superfície da Lua

Não adianta. Sempre que um de nossos emissários robóticos espaciais tiram uma foto de nós, ficamos encantados. É o “selfie” definitivo, e a sonda chinesa Chang’e-3 obteve um dos mais bonitos, no último dia 25 de dezembro.

A sonda fez o primeiro pouso suave em solo lunar em 37 anos e levou à superfície de nosso satélite natural o jipe robótico Yutu, que acaba de ser reativado após sobreviver à primeira “noite” na Lua e agora retoma suas pesquisas. (Por lá, são 14 dias ininterruptos de Sol, seguidos por outros 14 de escuridão; movido a painéis solares, o pequeno veículo de seis rodas nada teria a fazer na escuridão.)

Os chineses têm melhorado sua comunicação com o mundo exterior, divulgando algumas novas imagens, mas ainda estão longe da abertura que se vê, por exemplo, nos projetos da Nasa. Ainda assim, dá para ver algumas das coisas bacanas que eles estiveram fazendo.

O resultado mais intrigante é o obtido pelo telescópio de ultravioleta instalado no módulo de pouso. Ele obteve uma imagem da Terra pouco tempo depois do pouso, no dia 16, e mostrou uma imagem incomum do nosso planeta. Em ultravioleta, ele aparece escuro, mas não o ambiente de radiação ao seu redor, moldado pelo campo magnético. É o que aparece em verde na foto. Com o telescópio em solo lunar, os chineses poderão observar em regime permanente a dinâmica da magnetosfera e os cinturões de Van Allen, regiões no entorno da Terra que concentram a radiação cósmica.

Uma visão diferente da Terra, em ultravioleta, captada no dia 16 de dezembro
Uma visão diferente da Terra, em ultravioleta, captada no dia 16 de dezembro

Além disso, temos fotos novas do jipe Yutu e do módulo de pouso Chang’e-3 operando na superfície. Confira.

O jipe Yutu fotografa o módulo da Chang'e-3, que o trouxe até a Lua
O jipe Yutu fotografa o módulo da Chang’e-3, que o trouxe até a Lua
A Chang'e-3 retribui o favor e fotografa o jipe robótico
A Chang’e-3 retribui o favor e fotografa o jipe robótico

Veremos como os chineses vão manter a atenção sobre sua missão, que tem previsão inicial de durar três meses.

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook

Comentários

  1. Pessoal, não sejam ao intolerantes!
    Os sonhos dos Cientístas, astronautas são grandes e até parecem impossíveis. Mas todos os sonhos são do tamanhos de quem os sonha.

    Apenas temos que sonhar tambem se pssível realizarmos ou pelo menos tentar realizar.


  2. Lembrei-me imediatamente deste fórum quando li o artigo do Ruy Castro (FSP150114)… […] abordando algo semelhante ao que, por vezes, se passa aqui.
    “Pelo teor de alguns desses comentários, é bom mesmo que não se encontrem. Se um leitor discorda enfaticamente do que leu, pode atrair a resposta raivosa de um terceiro, o repique quase hidrófobo de um quarto e um bombardeio de opiniões homicidas na sequência. Lá pelo décimo comentário, o texto original já terá sido esquecido e as pessoas estarão brigando on-line entre si.”

    1. Elcio! Muito bem lembrado e aqui posto; enquantos os câes ladram a caravana passa.
      E das savanas e matas aos desertos de areia ou terra seca, chegando aos píncaros gelados os homos neandertalensis e sapiens chegaram ao “sapiens sapiens” gerando toda a tecnologia para permitir a alimentação dos 7 bilhões de terráqueos até que exaurido o planeta e nada conquistado aí fora (que lua e marte pequenos!) ficarão os das lista do bilionários que se divertirão nadando nas suas piscinas preenchidas de moedas e notas e cartões de crédito

  3. Voltando à população carente do mundo, Allan Kardec, no
    livro dos espíritos, publicado em 1854, disse ” A terra produz o suficiente. Se cada um tomasse apenas o necessà
    rio, não haveria fome no mundo “. Vamos combater a corrupção e apoiar os programas científicos de qualquer área, e estaremos no caminho da evolução, sem fome e sem miséria.

  4. Quanto mais descobrimos o universo, mais reconhecemos a gradeza de Deus. Se não avançarmos no conhecimento como conheceremos o Universo e tamanha grandeza……

  5. Uma pequena observação: a estação Change’3 = Change 3 em inglês, o que pode ser “mude pelo terceiro”. Por que? Primeiro os americanos, depois os soviéticos, agora os chinas!!!

  6. Essa expedição chinesa tem sido tão econômica nas informações e mesmo assim tem mostrado muitos exemplos interessantes que no momento certo podemos comparar com outras missões a lua.
    Sobre a Lua queria chamar atenção apenas para um fato curioso pois quinta-feira teremos a menor lua cheia dos últimos 1000 anos e a menor dos próximos 100 anos. Tanto se fala da Superlua mas acho que seria interessante falar tbm da “minilua”.

  7. a minha esperança é que os loucos por Religiões consigam derrubar a Lua com a sua fé, com mais um pouquinho da mesma fé a Lua cai bem na cabeça deles.

    a vantagem é que vamos poder gozar dessa sondinha que vai caindo na cabeça de religiosos.

    essa turma devia parar de usar os Hospitais e toda a parafernália tecnológica, afinal, é tudo santo.

    1. Fé e Deus não tem ligação alguma com burrice, ignorância. Existem ignorantes de todos os credos (ou incrédulos), raças, cores, etc.
      P.S. Acho infantil gozações com o Manoel por ele ser português, existem muitos cientistas bons em Portugal e aqui no Brasil, sem dúvida, existem mais pessoas ignorantes que lá, afinal, nossa população de ignorantes é maior que a população total de Portugal.

    1. Pequeno peixe,

      Não gosta do blog? Não perca seu precioso tempo lendo.
      Eu, para me manter atualizado, antes buscava por várias fontes diferentes. Hoje leio o blog do Salvador.

      Alias, até para fazer crítica a gente precisa ser educado….

  8. Interessante. Arthur C. Clarke, em seu livro “2010”, continuação de 2001, previa uma competição no espaço entre russos aliados aos americanos contra os chineses. Só faltam chegar à Jupíter e sua lua, “Europa”, apesar de ser proibido, rsrsrsrsrsrsr.

  9. Igualzinha a rua da minha casa, cheia de pedras e buracos. Ambas, a lua e a rua, não servem para nada.

  10. se voce é carente, não tem condições de se sustentar, ajude a si mesmo, não faça filho.
    nosso planeta é como uma nave que produz tudo para sua tripulação, estamos com uma super lotação, estamos buscando novos horizonte…para continuação das especies

  11. Engraçado , já repararam que todas as fotos do espaço , da lua, da terra etc..nunca aparece estrelas? estranho né? Se daqui da Terra quando olhamos para o céu enxergamos milhares de estrelas, pq as fotos tiradas do espaço não aparece nenhuma ? kkkk

    1. Tente tirar uma foto sua numa noite estrelada de inverno e veja quantas estrelas vão aparecer…NENHUMA!. A luz delas é fraca demais e o obturador da câmera teria que ficar aberto muito tempo. Tudo bem se você apontar sua máquina digital pro céu e ficar com o obturador aberto por algumas horas, mas coloque qualquer objeto, mesmo você, na frente da lente pra ver o que acontece…Sua imagem ficaria irreconhecível pelo excesso de luz captado e as estrelas também não apareceriam pois seu brilho seria ofuscado pelo excesso de luz refletida em você. DA pra fazer isso em casa…Tente

  12. Essa porra de foto não dá pra ver Terra nenhuma, parece mais uma bola de ghude. Tá na cara que isso é armação de Bollywwod.

  13. Tanta conspiração embaixo dos desorientados narizes brasileiros e os caras vão inventar teorias da conspiração em missões espaciais…Desanimador!!!

  14. De se lamentar apenas que tantos esforços e despesas empreendidas representam apenas uma pequena parcela de interesse científico, por trás do fato todo esconde-se os interesses bélicos e o espírito militarista objetivando apenas o desenvolvimento e armas teleguiadas e de longo alcance

    1. Bem Luiz, se isso for verdade, temos que levar em conta que grande parte dos grande saltos tecnológicos humanos se deram ou, ao menos, foram aperfeiçoados para uso militar.

      Normalmente o uso civil começa após, v.g. energia nuclear, aviação (sim, a aviação foi criada por civis, mas só foi utilizado em grande escala para fins pacíficos após os aprimoramentos decorrentes das duas guerras), o motor a jato (aperfeiçoado pela Alemanhã para a segunda guerra e posteriormente por americanos e russos para outras guerras)., submarinos (desenvolvidos para a guerra da secessão e aperfeiçoado nas duas guerras mundiais).

      Aliás, nesta lista se inclui até o melhoramento de vários remédios, como a produção industrial do primeiro antibiótico, a pelicilina (SGII).

  15. Mais uma mentira para enganar os terráqueos. Esqueceram de colocar sambras nas pedras. Uma empresinha de publicidade faria melhor.

Comments are closed.