Mais 5 provas da ida do homem à Lua

Salvador Nogueira

Vamos nós de novo ao tema mais popular da história da exploração espacial. Astronautas americanos caminharam mesmo sobre o solo lunar seis vezes entre 1969 e 1972, como dizem todos os livros de história? O Mensageiro Sideral já se debruçou sobre a questão em outra oportunidade e apresentou suas célebres cinco provas da ida do homem à Lua.

Edwin Aldrin na Lua, em 20 de julho de 1969. Armstrong aparece no reflexo do capacete.
Edwin Aldrin na Lua, em 20 de julho de 1969. Neil Armstrong aparece no reflexo do capacete.

Claro, os conspiracionistas não ficaram satisfeitos. Então, para encerrar de vez a questão, aqui vão mais cinco provas da ida do homem à Lua, e desta vez em versão internacional. Para tornar tudo ainda mais divertido, só valem evidências obtidas por outros países que não sejam os Estados Unidos.

1- O Japão confirma

A missão japonesa Kaguya (também conhecida como Selene), em 2008, produziu imagens bacanérrimas do solo lunar. Infelizmente, as câmeras não tinham resolução suficiente para detectar objetos deixados pelos voos tripulados, mas produziram uma excelente reconstrução tridimensional do sítio de pouso da missão Apollo 15, de 1971. Compare a imagem obtida pela Jaxa (agência espacial japonesa) com uma foto feita pelos astronautas. Como explicar uma réplica tão precisa do solo lunar se tudo não passou de gravação em estúdio?

Reconstrução 3D do local de pouso da Apollo 15 feita pela sonda Kaguya
Reconstrução 3D do local de pouso da Apollo 15 feita pela sonda Kaguya
Imagem tirada da superfície da Lua pelos astronautas da Apollo 15
Imagem tirada da superfície da Lua pelos astronautas da Apollo 15

2- A Índia confirma

Mancha branca deixada pelo jato de exaustão do foguete da Apollo 15; LM indica o local de pouso do Módulo Lunar

“Ah, mas os japoneses são tradicionais aliados dos Estados Unidos desde a reconstrução do país após a Segunda Guerra Mundial. Eles fazem parte da conspiração”, alegam os mais disparatados. OK, a próxima parada é a Índia. A missão Chandrayaan-1, lançada em 2008, foi motivo de orgulho para os indianos: a primeira espaçonave daquele país a orbitar a Lua. A sonda, a exemplo de sua colega japonesa, não tinha câmeras com resolução suficiente para enxergar hardware no solo lunar, mas eles confirmaram uma antiga desconfiança dos americanos: que os jatos propulsores do módulo lunar da Apollo 15 alteraram a superfície, deixando-a mais clara. (Aliás, uma das velhas acusações dos conspiracionistas é de que os retrofoguetes misteriosamente não deixaram marcas no solo. Bem, aí está a prova de que, ao menos em uma das alunissagens, deixaram.)

3- A China confirma

“Ah, mas essas imagens indianas borradas podem ser qualquer coisa. É óbvio que os cientistas daquele país foram pagos para dizer que viram as marcas do foguete da Apollo 15 no solo”, atacam novamente os conspiracionistas. Bem, então vamos ao maior rival espacial dos Estados Unidos na atualidade: a China. Os chineses andam felizes da vida por esses dias pilotando seu jipe robótico na Lua, mas em 2007 e 2010 eles lançaram duas naves orbitadoras para mapear o solo lunar: Chang’e-1 e Chang’e-2. A segunda dessas sondas conseguiu o que indianos e japoneses não puderam fazer: detectar sinais diretos das caminhadas americanas sobre a Lua. Ou, pelo menos é o que disse Yan Jun, cientista-chefe de aplicações do projeto de exploração lunar chinês. Infelizmente os chineses tratam suas imagens com mais pudor e não divulgaram os dados pertinentes. Eu contatei Mu Lingli, responsável pela organização do atlas lunar produzido pela Chang’e-2 e ele me disse que por ora a China está divulgando online apenas as imagens que mostram 50 metros por pixel. As fotografias obtidas pela Chang’e-2 que poderiam revelar sinais das naves Apollo têm resolução de 1,5 metro por pixel, mas não estão disponíveis. O que só mostra o quanto os chineses não estão a fim de fazer propaganda americana, embora admitam que seus rivais estiveram mesmo por lá.

Atlas lunar chinês feito pela Chang'e-2. As tachinhas amarelas indicam os locais de pouso das naves Apollo
Atlas lunar chinês feito pela Chang’e-2. As tachinhas amarelas indicam os locais de pouso das naves Apollo

4- Os russos confirmam e tentaram chegar primeiro

Se e admissão dos rivais atuais não é suficiente, que tal a dos antigos? Os russos monitoraram cuidadosamente todas as missões Apollo, não só ouvindo as comunicações, mas observando a posição das naves em órbita por radar e calculando sua posição. Em nenhum momento tiveram qualquer dúvida de que os americanos haviam estado na Lua. Não só porque viram acontecer, mas principalmente porque estava preparando suas próprias missões lunares. Um dos boatos espalhados pelos conspiracionistas é de que uma viagem à Lua era impossível pois uma travessia dos cinturões de radiação que envolvem a Terra (descobertos pelo americano James van Allen, a propósito) levaria à morte dos astronautas. Por isso, segundo eles, os soviéticos jamais tentaram a viagem. Mentira deslavada. Hoje temos informações completas do programa lunar soviético, como este diagrama de seu módulo de pouso, chamado L3. Note a figura do cosmonauta dentro dele. Menos capaz que o modelo americano, ele só podia levar um tripulante.

O veículo L3, projetado pela União Soviética para bater os americanos na corrida para a Lua
O veículo L3, projetado pela União Soviética para bater os americanos na corrida para a Lua

O fracasso desse projeto se deu porque o foguete responsável por impulsionar as naves, chamado N1, tinha problemas insolúveis de design. Todas as tentativas de lançamento (a primeira das quais em 1969) levaram à perda do veículo poucos segundos após a decolagem (felizmente não havia ninguém dentro nesses voos de teste).

5- O mundo inteiro confirma

As naves Apollo foram monitoradas não só por redes de radiotelescópios na Espanha e na Austrália — que forneciam apoio direto às missões viabilizando comunicações quando as naves não podiam ser contatadas diretamente do território americano –, mas por astrônomos amadores de todas as partes do globo. É comum hoje em dia esses apaixonados por astronáutica monitorarem satélites em órbita e até mesmo calcularem sua altitude e inclinação. Um caso dramático foi o da sonda russa Fobos-Grunt, lançada em 2011, que deveria ter partido para Marte, mas falhou. Diversos observadores em solo ajudaram a determinar que ela nunca deixou a órbita terrestre, uma vez que ela nunca chegou a entrar em contato com o controle da missão. A imagem abaixo mostra a separação da Apollo 14 do terceiro estágio do foguete Saturn V, fotografada pelo Observatório Corralitos, da Universidade Northwestern, nos EUA. A pluma imensa é o jato de exaustão do foguete. A nave é o pontinho branco na ponta da pluma.

Imagem de telescópio da Universidade Northwestern revela a Apollo 14 a caminho da Lua
Imagem de telescópio da Universidade Northwestern revela a Apollo 14 a caminho da Lua

A essa altura, a nave já estava numa rota translunar. Imagens como essa foram registradas em todas as missões Apollo, por astrônomos amadores e profissionais em todas as partes do mundo. Com o equipamento certo, é possível monitorar uma nave a caminho da Lua, quando ela reflete a luz solar e se torna brilhante. Não são imagens espetaculares, é verdade. Mas estamos discutindo provas, não estética.

A verdade é que os teóricos da conspiração precisam expor seus motivos quando falam das missões Apollo. Esses críticos vêm principalmente em dois sabores: aqueles que querem desacreditar as viagens à Lua porque fazem oposição ideológica aos Estados Unidos (nada contra criticar os americanos, mas desconfio que a crítica só é legítima se for baseada em fatos reais, não?), e aqueles que por razões religiosas acreditam ser impossível que seres humanos pisem sobre a Lua (talvez um resquício da filosofia aristotélica segundo a qual há uma divisão clara entre o céu, perfeito e imutável, e a terra, imperfeita e sujeita a transformações). Seja qual for a categoria, em sua fé cega, eles parecem mais aqueles comentaristas esportivos que querem brigar com as imagens da TV para dizer que foi pênalti quando o replay mostra que os jogadores envolvidos nem se tocaram.

E, por falar em imagens, encerro o assunto com um vídeo contendo cerca de 1h30 de imagens filmada pelos astronautas da Apollo 11, Neil Armstrong, Edwin Buzz Aldrin e Michael Collins.

Essas imagens foram captadas pelos astronautas com uma câmera de filme de 16 mm, com muito mais resolução do que as imagens de TV usadas na transmissão ao vivo da missão, em julho de 1969. E sem som, claro! Você pode ver o “pequeno passo” de Neil por um outro ângulo e acompanhar todos os momentos mais bacanas da missão, como as acoplagens, o pouso e a reentrada. Em alguns momentos fica meio tedioso, mas é assim que é a realidade. Não é sempre emocionante como um filme de Stanley Kubrick.

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook

Comentários

  1. Se vocês querem saber…
    Nem mesmo uma simples sondinha os Estados Unidos, ou qualquer outra nação, conseguem pousar na Lua. Se pousasse seria tudo mostrado pela internet e as fraudes seriam quase impossíveis, afinal a Terra é muito maior do que aquele planetinha da foto existente da Lua. E a Lua é bem diferente daquela montagem de estúdio. Tudo seria desmascarado.
    Oras, sondinhas foram enviadas até para Marte, por que nunca para a Lua? Ainda mais com a tecnologia imensamente superior de hoje.
    Somente ignóbeis para acreditar nas mentiras.

    1. Gastar dinheiro só para esfregar na cara de manés como você que eles já estiveram lá?Para depois você inventar mais mil historinhas furadas para dizer que é mentira? Você não acha que eles tem coisa melhor a fazer?

  2. Hahahaha… Os Estados Unidos ao invés de ir à Lua para provar que não são farsantes, ficam tentando provar que estiveram lá, e até pedem ajuda para a China… Hahahaha, justo para quem…. Hahahaha!

  3. É realmente curioso ver como passam os anos e o debate em vez de se encerrar parece aumentar. Nunca haverá demonstração da fazanha americana que convença os céticos. E eles continuarão alimentando teorias conspirativas que envolvem milhares de confidentes que guardaram por décadas o segredo… O Nixon pôde cair pela infidência de um assessor (teria ume dúzia?) mas o segredo mais bem guardado dos americanos é a “falácia da viagem para a Lua”.

    O mais incrível é como perdem o tempo tentando mostrar o inteligentes que são por não aceitar as teorias “dominantes”. Por cada nova “demonstração da chegada” (como se for necessária!!) teremos dezenas de páginas mostrando o “absurdo” da demonstração: que o tamanho da Lua nas fotos, que a iluminação, que tem pedrinha numerada, que as sombras…

    Não é problema de Astronomia/Astronáutica/Engenharia. É problema para a psicologia.

  4. Uma Coisa é provar que o Homem foi na Lua, outra coisa é Provar que lá na Lua tem Equipamentos enviados pelo Homem.

    Mesma Coisa que provar que eu estive no Hawai só porque lá tem uma bicicleta que um dia me pertenceu!

  5. Salvador, nesse ponto é melhor desistir. Tentar convencer os céticos não tem fim….
    Eu já lí e analisei os vários sites tipo afraudedoseculo, cetismosaberto, reportagens antigas do fantásticos acerca dessa suposta fraude (alguém lembra?) reportagens da TV japonesa falando a mesma coisa. Por um bom tempo eu também duvidei…
    Mas depois ví os vários contra-argumentos tipos o seu, mythbusters (muito bom), documentários falando da ida real a lua…. e EU cheguei a conclusão de q os americanos realmente foram à lua….
    Os céticos não vão acreditar mesmo que existisse um novo programa lunar e levasse atualmente o homem à lua novamente… simplesmente pq não foram eles (os céticos) q estiveram lá…. vão “argumentar” q é tudo manipulação, não importa as provas apresentadas, o negocío deles é “não acreditar” e ponto…
    Perda de tempo Salvador…. abraços….

      1. NÃO, NÃO e NÃO! hehehehe

        Salvador, não desista de fazer jus ao seu nome, e salve estas pobres almas da ignorância.

        Obrigado pelos seus posts.

  6. Para mim não é nada absurda a ideia de que o homem tenha pisado na lua varias vezes, mas o video oficial apresentado por Kennedy e cia. nos anos 60 parece uma superprodução glamourosa de cinema, regada a Kubrick e tudo mais.

    Os EUA adoram uma pompa e tambem “hollywoodizar” tudo que é possivel para fins políticos e de império. Provavelmente , depois de ver as evidencias dos dois lados, é bem provavel que o filme oficial seja uma produção cinematografica para ilustrar com pompa hollywoodiana a ida do homem a lua. Os videos crus da tripulação chegando a lua de verdade não teriam sido daquela maneira, com qualidade de cinema. Seria muito menos gráfico e ilustrativo do que aquilo.

  7. Não entendo como dizem que na época a tecnologia era insuficiente. Os alemães usaram submarinos na segunda guerra. Alguém duvida disso? Pois bem, a diferença de pressão entre a Terra e o espaço é de apenas 1 atmosfera. Os submarinos alemães, a apenas 100 metros de profundidade, suportavam uma diferença de 10 atmosferas. Lembrem também que no espaço a nave se move por inércia, quase sem gastar combustível. A parte mais difícil era o cálculo da trajetória; o único computador da nave fazia exatamente e apenas isso. A última coisa que faltava é a proteção contra a radiação. A proteção deles era rudimentar, mas funcionava. É claro que havia um risco em caso de flare solar, mas a NASA e os EUA estavam dispostos a arriscar a vida dos astronautas para vencer a corrida espacial. Todos os astronautas conheciam os riscos de sua profissão.

    1. Só bla bla bla e comparações bizarras. Submarino com foguete tripulado para a lua? Para aí ô…

  8. OK, não estou a defender nem um lado nem outro. Só quero apresentar um argumento e espero uma resposta lógica para ele: se existiam imagens melhores das missões americanas, por que passamos 50 anos engolindo só as imagens “toscas” em vez dessas “bacanérrimas”?

  9. Salvador e leitores

    Nada disso são provas de que o homem chegou a Lua, são apenas provas da enorme influência americana.

    1- Os japoneses apenas mapearam o solo lunar assim como os americanos já o tinham feito na dêcada de 60 com as suas sondas ORBITERS, assim achar similariedades entre as fotos japonesas e americanas mostra apenas que o cenário americano foi bem feito.

    2 e 3 – Vc mesmo respondeu, os Indianos assim como os Chineses nunca MOSTRARAM imagens com definição necessaria para se identificar qualquer coisa em solo lunar (apesar de admitirem que possuem), basta olhar as fotos que vc postou onde podemos identificar que os borrões (que seriam disturbios de terreno) estão por todo lado nas fotos, e pode ser qualquer coisa, e o fato da China dizer que tem imagens dos lugares das Apollos com a Chang’e 2 (missão que oficialmente já terminou a 3 anos!!!!) e não as divulgarem até hj é uma prova muito maior de que os Chineses escondem algo muito importante (até como moeda de barganha para com os americanos).

    4- Para falar dos Russos é preciso detalhar o Timeline das missões espaciais.
    1961- 1º homem a Orbitar a Terra – feito que os americanos só fariam no ano seguinte em 1962, (pois Alan Sheppard apenas fez suborbital)
    Depois disso os Soviéticos SEMPRE estiveram na frente dos americanos, em Caminhadas espaciais, Sondas orbitais na Lua, Pousos suaves na Lua, até a 1ª circunavegação por seres vivos (tartarugas e algumas plantas) com o ZOND 5 em 1968 foi feita pelos Russos, aí como num passe de mágica os americanos pegam um foguete (saturno V) que tinha sido testado 2 vezes (uma com falhas graves) sem tripulação (Apollo 4 e 6) e na terceira vez colocam astronautas em direção da Lua???
    Não dá para acreditar que alguém que aprecie a lógica possa aceitar uma coisa dessas. A título de exemplo a nova espaçonave americana Órion está sendo construida a anos e só esse ano de 2014 será realizada o primeiro teste SEM TRIPULAÇÃO, e como será o teste? mandarão ela a 5000km de altutude justamente para testar a sua proteção contra Radiação e para testar seu escudo anti-térmico para reentrada pois TODAS as espaçonaves em órbita reentram a 28000km/h mas numa viagem da Lua esse escudo precisa aguentar 40000km/h.
    Acreditar que a Apollo 8 testou tudo isso pela primeira vez na sua ida a Lua e NON SENSE e ingenuidade completas.
    Os Russos após ver que os Americanos foram para outro lado (o da farsa) na corrida para a Lua, simplesmente lavaram as mãos e assim como os chineses devem colher os frutos até hj dessa informação privilegiada. (certamente os americanos tbm tem muitos segredos que os russos e os chineses não querem que sejam revelados) e assim caminha a humanidade.

    5- Já citei no outro post que simular comunicações de rádio em direção a Lua não é muito complexo nem inédito e foi feito tbm pelos Soviéticos na Zond 5 em 1968.
    E é claro que os americanos enviaram alguma coisa para a Lua durante as missões Apollo, justamente para simular essas conversas de rádio pré-gravadas e porque sabiam que o mundo inteiro tinha condição de identificar por telescópio o trajeto dos foguetes.
    Exemplo maior disso é que a Lunar Orbiter V, sonda NÃO tripulada de 1966 tbm foi acompanhada por esses mesmos telescópios,
    http://www.astr.ua.edu/keel/space/lunorbiter.html

    Por hora encerro minha dissertação com uma prova cabal de adulteração de fotos das Apollos (inclusive comparando com as da sonda SELENE Japonesa e utilizando dados da própria NASA). E para tbm para aqueles que NÃO acreditam na ida do homem a Lua eu Afirmo:
    A TERRA NAS FOTOS DAS APOLLOS ESTÁ COM UM TAMANHO ERRADO! E NÃO É MENOR COMO MUITOS ACHAM, E SIM MAIOR DO QUE DEVERIA SER.
    http://leoneo30.wix.com/tamanho-da-terra

    1. Acorda amigo ! entao vc acha que no meio de centenas de cientistas que participaram desse projeto nenhum iria abrir o bico e contar a verdade ? se segredo entre dois ja e’ dificil de manter, imagine entre centenas…
      O pior cego e’ aquele que nao quer ver.

      1. Vou te dar um exemplo, O Projeto Manhattan empregou mais de 130000mil pessoas e quantas lá sabiam na verdade que se estava construindo uma bomba atômica? Certamente não chegava a 30.
        Compartimentalização! Apesar de 400mil pessoas estarem envolvidas com o projeto, quem construiu os foguetes não tinha necessidade de saber se eles foram realmente a Lua, dezenas de documentários mostram que eles acompanharam como todo o mundo , pela TV, quem fez as câmeras não precisavam saber se elas tiraram fotos lá, Viram pela TV! as costureiras que fizeram os trajes espaciais tbm acompanharam toda a saga pela TV! Só os astronautas, que foram para orbita da Terra, só quem estava naquela sala de comando e mais algumas pessoas saberiam tudo que estava realmente acontecendo.
        E outra coisa, contestar a ciência convencional não é para qualquer um. Tenha certeza que se vc for cientista aeroespacial ao primeiro artigo contra as alunissagens vc verá rapidamente todos os seus fundos de pesquisa (que em grande maioria passam ou dependem da NASA) simplesmente sumirem, e o rótulo de conspiracionista praticamente nunca mais sairá de seu currículo.
        Mas quem disse que não existe contestação científica sobre o assunto, certamente em sua quase totalidade feita por cientistas fora o eixo ocidental. Um exemplo é o Russo Stanislav Pokrovsky PhD em física e especialista em foguetes que publicou um estudo numa revista científica russa “problemas modernos” sobre a discrepância entre a velocidade alegada pela NASA e a observada nos vídeos oficiais do lançamanto do Saturno V. Todas as 3 formas de verificar a velocidade testadas por ele mostram que o foguete não tinha velocidade suficiente para levar as alegadas 46 ton de massa necessárias para uma viagem de ida e volta a Lua.
        http://www.aulis.com/pdf%20folder/Pokrovsky1.pdf

        Encerro transcrevendo um trexo muito revelador do livro do ex presidente Bill Clinton “My Life” pg 156.

        “Just a month before, Apollo 11 astronauts Buzz Aldrin and Neil Armstrong had left their colleague, Michael Collins, aboard spaceship Columbia and walked on the moon, beating by five months President Kennedy’s goal of putting a man on the moon before the decade was out. The old carpenter asked me if I really believed it happened. I said sure, I saw it on television. He disagreed; he said that he didn’t believe it for a minute, that “them television fellers” could make things look real that weren’t. Back then, I thought he was a crank. During my eight years in Washington, I saw some things on TV that made me wonder if he wasn’t ahead of his time.”

        1. Desculpem as erratas! escrevo praticamente na velocidade que penso e como não dá para editar…
          por exemplo *trecho*

        2. Alfredo, entre 1 PhD que fez uma conta e todos os outros PhD do mundo, quem você acha que errou a conta?
          Sobre compartimentalização, é verdade, dá pra trabalhar assim (embora os envolvidos no Projeto Manhattan fossem só aqueles sabidamente confiáveis — Einstein, por exemplo, embora tenha encorajado o desenvolvimento da bomba, nunca foi convidado a participar). Mas não houve isso no caso do Projeto Apollo. Todo mundo sabia o que estava fabricando e para quê. Testes de performance foram realizados em solo. Neil Armstrong quase morreu treinando pilotagem numa versão terrestre do módulo lunar. O país inteiro sabia o que era o Projeto Apollo. Não existia essa compartimentalização que você diz.
          Por fim, sobre o Clinton, você está distorcendo. Ele quis dizer que viu coisas em Washington que mostraram que os caras da televisão podiam fazer coisas não reais parecerem reais. É uma crítica da imprensa. Ele realmente não está questionando o Projeto Apollo ou as viagens à Lua.

        3. Não Alfredo, foram muitas mais de 30 as que sabiam do projeto Manhattan. E não falaram… durante a guerra. Mas houve desistências famosas que correram risco de morte naquele momento. (Joseph Rotblat). Muitos segredos foram revelados posteriormente. Difícil guardá-los por décadas.

    1. Foram 6 vezes.
      O que justificaria voltar sempre, todo ano, em missões que custaram uma imensa fortuna?
      Hoje o dinheiro americano abundante na época não existe mais.

  10. A grande pergunta que se faz é a seguinte: Por que não se vai novamente a lua agora em 2014 ou 2015 ou 2018? Agora que nós temos resoluções bem definidas. A chegada do homem a lua novamente depois de 45 anos seria um evento de uma magnitude visto por bilhões de seres humanos pela TV, computador, tablets, smart phones, Iphones etc. Eu não teria dúvida de que o homem chegou a lua. A dúvida que eu tenho é como eles conseguiram implusão para sair de lá. Mesmo com a gravidade muito menor que a da terra eu imagino que seria necessário um hangar para arremessá-lo fora da lua.

  11. Complementando: além dos ignorantes que ainda duvidam das viagens tripuladas à Lua existem aqueles da má fé, aqueles que dizem não gostar dos EUA mas nem ao menos sabem o motivo de não gostarem, e tem também aqueles que usam a internet só para divulgar teorias conspiratórias, esoterismo, astrologia, etc, é por isto que não perco tempo debatendo com estas pessoas, elas estão com má fé, você pode coloca-las numa nave, levar à Lua, voltar com tudo provado e mesmo assim elas vão continuar dizendo que foi tudo fraude. Ah, e tem os vendedores de livros, DVDs, etc, estes só querem faturar às custas dos ignorantes.

  12. É impressionante a ignorância daqueles que ainda duvidam dos pousos tripulados na Lua, eles preferem acreditar nos vigaristas que ganham dinheiro vendendo livros de conspirações do que enxergarem a realidade, eu chamo de ignorantes sem intenção pejorativa, é falta de cultura mesmo, não há outra explicação.

    1. Idiota são vocês que discutem sobre ida a Lua, sabendo que nunca vocês estarão lá pra saber,nem imprensa e documento algum vai ter veridicidade para comprovar o fato…Idiotas alienados

  13. Eu sinceramente achava que com a crise de 2008-2009 o orçamento da NASA seria tão reduzido a ponto de ser extinta.

    A prioridade para essas aventuras espaciais dos EUA hoje em dia é mínima. Os EUA realmente tem problemas muito maiores, mais graves e concretos para administrar.

    Pra falar a verdade, não sei como a NASA ainda sobrevive nos EUA, depois dessa crise e dos gastos trilionários dos últimos 20 anos com as guerras que os EUA vem travando no Oriente Médio.

    A China está de olho nisso tudo e se preparando para, quem sabe, um dia assumir o pioneirismo das aventuras espaciais (provavelmente tendo a Rússia como parceira e fiadora dessas aventuras).

    Só espero sinceramente que o Brasil com esses petistas lunáticos no poder não resolva entrar nessa cara brincadeira de bancar a potência espacial colocando “gênios” como Eike Batista para tocar os projetos e o BNDES para financiar tudo. Seria definitivamente o fim da era de exploração espacial SÉRIA. No primeiro orçamento, metade do dinheiro seria desviado, tudo seria superfaturado e NADA sairia conforme o planejado. Seria a palhaçada do século, mas o PT teria a cara de pau de anunciar na televisão que foi o maior projeto espacial de todos os tempos.

    É melhor deixar essa brincadeira pra quem realmente tem condições.

    1. Já fiz muita ciencia nos EUA, e digo que dinheiro para pesquisa de altíssimo nível continua em alta. Dinheiro para ciência eles não deixam faltar, pois isso é a diferença entre os pobres e os ricos, mais nada.

    2. E depois que a Dilma disse que acredita em ET de Varginha, adivinhe quem seria o piloto da nave brasileira.

  14. A questão não é se os americanos chegaram ou não à Lua. É se eles foram os primeiros. A primeira viagem pode ter sido simulada em estúdio porque o USA queriam a todo custo serem os primeiros devido ao fato vergonhoso, para eles, dos russo estarem à frente na corrida espacial. Por esse prisma os russos podem ter sido os primeiros. Onde estão as viagens dos russos?

    1. Os Russos esconderam porque são muito tímidos e ficaram com vergonha de aparecer como os vencedores da corrida espacial.

      1. O que me intrigou é que nas fotos da NASA do primeiro pouso não aparece nada de poeira lunar sobre as estruturas dos pés do módulo. Isso é possível? O russos foram os primeiros a ver, fotografar e estudar o lado escondido da Lua. Pousaram ou não pousaram lá? Eles tem ou não uma bandeira fincada lá? Será a divisão da Lua apenas entre americanos e chineses?

  15. A maior prova de que o homem ainda não pisou na lua, é a nitidez da imagem do robô da China contra a penumbra da imagem posta acima. O robô chinês pousou do lado claro da lua e as fotos mostram isto claramente. Enquanto as imagens americanas, mostram penumbra, se eles tivessem mesmo ido á lua, as imagens só poderiam ser do lado claro ou do lado escuro da lua. Comparando as imagens dos chineses e dos americanos, fica evidente que as imagens dos americanos, foram feitas do lado escuro da lua e, se tinham dois astronautas nos solo lunar e o outro ficou no foguete em órbita da lua, quem estava operando a iluminação, claramente concentrada no astronauta da foto exibida acima?

    1. Cleiton, as missões lunares americanas foram planejadas para acontecer sob a luz solar, mas perto da área de sombra. Já o jipe chinês é um robô feito pra viver pelo menos três meses lá, alternando o sol do meio-dia com o frio da noite lunar…

  16. Houve em torno de 400.00 pessoas da NASA e contratantes envolvidos no projeto Apollo. Será que estavam todos envolvidos numa farsa? E os indianos e chineses de agora, será que estavam incluídos na farsa de 44 anos atrás? Tem gente que dize que não havia tecnologia para ir à Lua. Havia sim, tanto é que foram. Quem escolheu viver no obscurantismo nunca mais se livra disso.

  17. Engraçado, porque esses incrédulos não usam suas incredulidades para impedir a ação de estelionatários e mentirosos de políticos, padres, pastores etc. Essas mesmas pessoas acreditam em Arca de Noé , nos feitos de Moisés ( dividiu o mar em duas bandas ), enfim tem grande gosto pelo SOBRENATURAL.

      1. Então, mané, o que está fazendo aqui cuidando da vida alheia. Vai dar meia hora de uc !!

    1. Provar a existência do joio não prova que o trigo não exista. Para muitos, entretanto, afirmar a possibilidade de mentira (joio) é negar veemente a possibilidade da verdade (trigo). O mundo não é só preto e branco, há mais tons de cinzas do que supõe a vã filosofia.

  18. Eu não só acredito como tenho absoluta certeza que os americanos foram à lua.

    Também acredito em Deus.

    E vocês que dizem que o homem não foi à Lua, acreditam em Deus?

    Não estou falando aqui sobre religião, mas sobre provas de uma existência.

    Alguém se habilita?

    Aposto que os do contra acreditam no conto de Atlântida, haha.

    Abraços Salvador, muito bom o blog.

    1. E pelo visto você acredita em papai noel também, e eu te digo como já disse aqui, que mesmo chegando na lua em segundo, terceiro e ai por diante, outros países adorariam dizer que chegaram la, mas, porque não foram? ou sera que só o USA sabem a formula magica? ou só eles conhecem os caminhos da via láctea? ou sera o cumulo do absurdo que esses países precisam da permissão dos USA pra pousarem na lua? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  19. Jamais convencerão aqueles que tem pelo menos 1% de inteligência que o homem nunca, jamais pisou na lua.

    TUDO NÃO PASSOU DE UMA FRAUDE COM FINS LUCRATIVOS.

    Estamos em 2014, alta tecnologia, algo que naquela época nunca nem sonhavam. Tentem ir na lua como afirmaram terem indo com imagens manipuladas e falsa informações. Será que vão dizer que não foram novamente por falta de dinheiro, patrocinadores…. atá… naquela década tinha dinheiro e patrocinadores e agora não tem né?? tá bom! kkkkkkkkkkkkkk… Conseguiram ENGANAR boa parte da população mundial mas não a maioria como queriam kkkk….

    1. Nossa, o que eles ganham vendendo camisetas vermelhas com a cara do Neil Armstrong estampada é uma grandeza mesmo… ei, não, peraí. As camisas vermelhas são daquele outro barbudo lá… rs

  20. Bicho, na boa, eu até acreditava que o homem tinha ido a Lua, apesar de sempre brincar que não foi!

    Mas com essas suas “provas”, acabo de me dar conta que a parada realmente é uma farsa!

    Essas provas ai são tiro no pé de quem quer defender a ida do homem a lua…

    A primeira foto, faço ela em 10 minutos, na sua frente, no photoshop, baseado na foto antiga.

    A segunda foto parece mais um ultrassom

    A foto da China parece um editor de mapa do Civilization

    A teoria dos russos, nem comento.

    E o fato de “o mundo falar” não é argumento pra NADA muito menos pra um assunto polêmico.

    Acho que você não foi convincente!

    1. Tente então as cinco provas anteriores (o link no começo do texto). Quem sabe eu fui mais convincente no texto anterior. 😛

  21. A materia cita 5 razoes para acerditar que o homem foi a Lua, todas cinco sao “Japao confirma”, “China confirma”, Russia confirma”….realmente, grandes provas!

    Gente, farsa pura!

    1. Esse texto é “Mais cinco provas”. Tem outras cinco publicadas anteriormente (link no começo do texto). Abraço!

    2. Paraguai tambem confirma..kaakakakkakkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk eu tambem confirmo. kkk

    3. E adianta mais provas para quem tapou os olhos para nao ver ? vc e’ daqueles que se mostrar 100 provas vc nao vai mudar de opiniao…quer apostar que vc e’ do PT e acha que eles sao serios e honestos ?
      O pior cego e’ aquele que nao quer enxergar

  22. Salvador, daria para estimar quantos bilhões ou trilhões de dólares seriam gastos numa eventual missão semelhante à da Apollo 11 nos dias atuais e em quanto tempo essa missão seria realizada (levando em conta, claro, toda a tecnologia e recursos disponíveis atualmente).

    Você sabe se o governo americano (Congresso, NASA, CIA, militares) tem algum estudo mostrando esta estimativa de gastos?

    1. Em 2005, a Nasa foi comandada pelo governo Bush a desenvolver um novo sistema de transporte para ida à Lua, o Projeto Constellation, que foi descrito pela própria agência como um “Apollo com esteróides”. Estimativas iniciais colocaram o custo em US$ 100 bilhões. Em 2010, os custos já estavam escalando e o Obama decidiu que não ia dar pé. Cancelou o projeto. Mas o último número redondo que tivemos é de US$ 100 bilhões. É pouco se comparado ao orçamento militar americano (500 bilhões por ano), mas muito se comparado ao orçamento anual da Nasa (17 bilhões por ano, para todos os projetos que ela toca).

    1. E quem não as tem? Eu também tenho um monte. Só que não são sobre o Projeto Apollo! rs

  23. Grande artigo, Salvador!

    Apenas um comentário acerca de alguns comentários…

    A imbecilidade do homem não tem fim!!! : )

  24. Ih, macacada (nada com o Planeta dos Macacos) mas estou ” convencido” de que as bombas lançadas sobre Hiroshima e Nagasaki , pelos gringos, não passaram de deslavada montagem mentirosa e todos os cadáveres eram réplicas de montagens de argila….

  25. A unica questao que levantei foi que se o homem teve condicoes de chegar tao facilmente a Lua a ponto de fazer video, pq nenhum homem mais foi pra?!, fincar a bandeira so seu proprio pais!?…e a bandeira dos EUA nao deveriam estar la ainda!?….gostaria de uma imagem atual (15/0114) de como esta a bandeira dos EUA agora!

    1. A bandeira ainda está em pé nos sítios da Apollo 12, 14, 15, 16 e 17, como mostraram imagens feitas pela sonda Lunar Reconnaissance Orbiter recentemente. A da 11, como Buzz Aldrin havia reportado, foi derrubada pelo jato de exaustão do foguete na decolagem.

      1. Um evangélico, colega de trabalho, questionou apontou o fato de a bandeira não tremular ao vento como prova de farsa. Ninguém, por chocados, contestou por absoluta falta de ânimo em tentar desiludi-lo.

  26. Sr. Salvador, a viagem para a lua é contestada e eu dou razão. Não pelo fato de não ter acontecido, mas por haverem muitas descobertas que foram feitas e continuam ocultas. uma delas está vindo a tona agora, que é a quantidade imensa do composto He3 (Hélio 3) existente no planeta.
    Agora, mesmo com esse composto de valor e utilidades inestimáveis (pode ser usado para gerar energia ou para produzir uma bomba atômica com menos plutônio), pq o homem nunca mais voltou lá? Quer dizer, será que realmente não voltou?
    Até que a NASA comece a revelar TUDO o que foi descoberto no satélite, prefiro engrossas o caldo de que o homem nunca esteve lá e que é mais uma fraude americana.

    1. Samuel, a história de mineração do hélio-3 é defendida por ninguém menos que o Harrison Schmitt, astronauta da Apollo 17 (e primeiro geólogo a pisar na Lua)! Não tem nada misterioso sobre as descobertas da NASA na Lua. Tudo está documentado e tem acesso livre. Agora, convenhamos, ir buscar hélio-3 só pra fazer bomba atômica seria uma perda de tempo. Milhares já foram construídas por americanos e soviéticos sem eles, e o problema maior hoje é como reduzir o arsenal, não como aumentá-lo. Abraço!

      1. Eu tive o prazer de conhecer o Schmitt em um seminário e ele falou exatamente isso que vc disse. Ele tem tentado conseguir apoio do Congresso Americano p um programa de missōes a lua com a finalidade única de explorar o He3.

  27. O interessante é que as cameras dos anos 2000 tiram essas fotos com uma qualidade horrenda e uma camera de 1969 tira fotos muito bonitas…

    Ha mais indicios contrarios do que favoraveis! Ainda acho que a viagem a Lua nada mais foi do que uma bela filmagem do Kubrick…

    1. Assista ao filme no pé do post. Vai ver que não foi tão linda assim. Bem tremida, tediosa. Ângulos inadequados. Em termos de cinematografia, não merecia nenhum Oscar…

    2. É porque hoje tiram fotos com câmeras de celular, que são uma porcaria. Naquela época fotografavam com Rolleiflex e revelavam nos laboratórios Kodak.

  28. Caramba, eu não esperava que existia alguém que não acreditasse na presença humana na Lua. Pelo blog, vejo que estava errado. Em pleno século XXI ainda existem humanos que não acreditam na nossa chegada àquele satélite. Tudo bem, estamos no “braziu” e e considerarmos nosso progresso científico, NUNCA teremos tecnologia suficiente mas até os BRICS estão conseguindo. Se chamarem o ministro da educação ele dirá: “Mas nunca antes na istóriadestepaiz nós tivemos tanto sucesso assim, hoje graças aos investimentos liberados no projeto de 2014 já sabemos que a Lua existe, aliás foi criada pelo partido”.

    1. O Brasil é um país de ignorantes. Triste isso. Enquanto isso, as igrejas evangélicas se proliferam. Coincidência?

  29. Esse vídeo, sem a bandeira tremular e com todas as sombras apontando para o mesmo lado, realmente está mais convincentes do que os vídeos e fotos publicados na época.

    1. Samuel, aí é que está. As “evidências” dos conspiracionistas são escolhidas a dedo para procurar pelo em casca de ovo. Uma olhada no material completo da NASA não deixa dúvida nenhuma, e se ainda restasse alguma as evidências obtidas por outros países deveriam colocar qualquer teórico da conspiração para dormir.

      1. Ah, os outros países…
        Você não sabe que todas as grandes nações estão unidas para formar um governo único? Ou está mal informado?

        1. Por acaso seriam os Illuminati? Os maçons? Talvez a tecnologia já começou a nos dominar e em alguns anos teremos um mundo dominado por robôs. De qualquer forma, com certeza as grandes nações estão cada vez mais unidas para formar esse governo único!!

  30. Prezado blogueiro.

    Favor dissecar todos os pontos presentes na crítica cujo link segue abaixo, desmentindo-os ou apresentando uma explicação lógica para os argumentos apresentados:

    http://www.afraudedoseculo.com.br/

    TODOS. Todos os argumentos, por favor…

    😉

    1. Amigão, leia o meu artigo anterior sobre o tema, nos comentários. Já fizemos isso. Abraço!

    2. Esse afraudedoseculo é um excelente site de humor, especialmente quando cita sobre as penumbras e o sentido das sombras, que não são paralelas.

      Ora Conspirador, é uma pena que haja pessoas como o senhor que se deixam guiar por bizarrices como essas.

      Abraços, e que sua mente se abra para o real!

  31. Se em 1969 o homem chegou a lua, com condicoes de fazer videos, 30 anos depois o homem nunca mais foi, nunca mais fex nenhuma imagem e nem video na mesma qualidade da epoca, acho que esse simples fato ja prova a farsa, hoje ja deveriamos ter imagens em HD da lua!

    Eterna farsa!

    1. Temos imagens em HD da Lua! Inclusive que mostram os cacarecos deixados pelos astronautas! Mas aí ninguém acredita porque a sonda orbitadora é americana também! 😛

      1. Até as provas da China, alegadas no texto do blogue, estão escondidas. Hahahaha, só um mentecapto para acreditar em provas escondidas…

        1. Só um mentecapto para achar que a China mentiria em favor dos americanos em vez de alegar que estava prestes a se tornar o PRIMEIRO país a enviar astronautas à Lua.

    2. adimiro ponderações realistas. parabens Questionador….faz esses caras raciocinarem, ao invés de eficarem apaixonadamente cegos por bobeiras lunáticas..

    3. Ah, calma, existiram vídeos sim! Só que a NASA, tão eficiente em mandar um homem à lua em 1969, foi amadora ao não conseguir guardar os vídeos. Ah, sim, claro, o homem foi à lua… Eu também!

  32. Essa história do homem ter pisado na Lua faz parte daquele grupo de polêmicas que vai ser muito difícil convencer as pessoas que realmente aconteceu. É como o caso dos ataques do 11 de setembro e do assassinato do presidente Kennedy. São questões tão polêmicas e confusas, tão cheias de detalhes e histórias paralelas que fica difícil provar qualquer coisa de qualquer um dos lados. São questões que provavelmente vão ficar na dúvida eternamente.

    1. Guilherme, acho bem diferentes. Ninguém discute os fatos objetivos nesses dois casos — o 11 de setembro aconteceu, e o presidente Kennedy foi assassinado –, mas sim aspectos específicos dos casos (o governo americano sabia dos ataques? Houve uma conspiração para matar o presidente?). No caso das missões Apollo, a contestação não é das circunstâncias ocultas, mas do fato objetivo. Equivale a tentar convencer o mundo de que Kennedy não foi assassinado, mesmo o fato tendo sido testemunhado e filmado à exaustão… abraço!

        1. Negativo, é fato consumado que Kennedy morreu e as torres cairam, mas não é fato consumado que o homem foi à lua.
          Será que deu para entender a diferença ou precisa desenhar?

          1. Nao sao nao, basta ter conhecimento. Esses conspiracionistas nao sabem porra nenhuma de fisica, geometria, fotografia e nem política. Mal sabem assinar seus nomes. É fato consumado e somente discordam as pessoas que nao sabem nada de fisica, fotografia e geometria. TODAS as supostas “evidencias” sao baseadas em achismo puro e podem ser facilmente derrubadas.
            tem um site que se chama clavius.org, dedicado a destruir esses argumentos infantis dos conspiracionistas.

          2. O que mais vc queria para provar que eles foram `a lua ? uma equipe do Time `a espera deles na lua, registrando tim tim por tim tim ? e’ o mesmo que dizer que Cabral nao chegou ao Brasil por falta de provas…ora…va te catar.

          3. J. C., vc é um analfabeto funcional.

            E agora percebo porque essa coisa de “ou precisa desenhar?” virou moda.

      1. Eu sei Salvador, mas mesmo havendo um fato objetivo, a quantidade de dúvidas que pairam sobre as questões são tão grandes que tudo meio que perde credibilidade e deixa a população muito confusa e atônita perante os fatos.

        Outro fato que vai entrar pra essa lista de histórias é a morte do Bin Laden. O cara foi assassinado por um esquadrão de elite do mais poderoso Exército da história (EUA) e não aparece uma foto, um registro, nada. É tudo muito estranho, muito na “moita”, fica uma aura de mistério muito grande o que dá margem a teorias conspiratórias.

        O caso do 11 de setembro nem se fala. Eu já perdi as contas de quantos documentários eu já assisti sobre aquilo e te digo: vi argumentos muito sérios de vários lados. Fica até difícil dizer quem está mentindo e quem está falando a verdade. Existe um pouco de verdade e um pouco de mentira em todos os lados. E é exatamente isso que complica o entendimento dos fatos.

        1. Eu não tenho dúvida de que Kennedy foi assassinado por uma conspiração. Pearl Harbor, sabemos que os americanos sabiam de antemão e deixaram acontecer para ter motivo para entrar na guerra. Por isso não acho impossível que soubessem de antemão do 11 de setembro também. A morte do Bin Laden já me parece menos suspeita. Seus seguidores seriam os primeiros a gritar se ele não tivesse morrido. Mas as missões Apollo não dão essas margens a dúvidas. É só cortina de fumaça dos teóricos da conspiração. Abraço!

          1. Eu concordo com seus argumentos sobre a Lua, acredito que os americanos de fato pousaram lá, mas são muitos mistérios, muitas dúvidas, entendo também o ceticismo da população em geral. As coisa ficam muito pouco esclarecidas à população, o que gera essa confusão toda e ainda vem fundamentalista colocar religião e Bíblia no meio, aí é que tumultua geral a história.

            O caso do 11 de setembro, por exemplo, foi o maior esquema já montado em todos em tempos para justificar uma guerra em nome do petróleo do Iraque. A família Bush e seus sócios (família saudita) dividiram os lucros da guerra e estão entre as famílias mais ricas e influentes do planeta.

            Realmente, vivemos num mundo onde tanta mentira é contada que fica até difícil para o cidadão de esclarecimento mediano discernir a verdade da mentira.

            De qualquer forma, sempre acreditei que o homem foi à Lua. Para mim pessoalmente, os fatos da ida à Lua são irrefutáveis como você citou.

    2. fui a lua tambem, e vi os americanos la em cima, ate os russos me deram os parabens kakakkaaaaaaaaaa todos foos á lua, todoss vivemos no mundo da lua….kakakkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    3. puts grilo vo 6 esqueceram quem foram de la.. que eles troxeram os bandidos do comando vermelho ..lula…. dilma…eduardo cunha …. BBB de 1 ate o 14

  33. Não preciso de provas para acreditar. Os americanos não seriam trouxas em alardear tamanho feito histórico que um dia pudesse ser desmentido.

    1. isso mesmo,nem existe a tal espionagem. Americano nao mente…kakakakakkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk meu deussssssssssssssssssssss

  34. É irrelevante saber quem foi o primeiro homem em chegar à lua, da mesma forma, que foi irrelevante que Eric o Vermelho fosse o primeiro europeu em chegar a América no século X. Nesse último exemplo, o realmente transcendente foi a colonização espanhola de América a partir 1492. Assim, o importante atualmente é saber quem será o primeiro em colonizar a lua.

  35. Precisar ser muito infantil para acreditar que com uma tecnologia desada em relação a de hoje , seres humanas conseguiram ir a lua. Essa proeza suposta regrediu ? Porque não vão com mais frequência com nossa tecnologia contemporânea bem mais evoluída e avançada? Até mesmo uma criança bem orientada sabe discernir que a possibilidade do homem ter ida a lua, é a mesma de existir papai noel puxado por sua renas poderosas.

          1. Pois é. Tem gente que usa isso como evidência de que o homem nunca foi à Lua. Se não está na Bíblia, não aconteceu. Mas na verdade a confusão entre religião e a possibilidade de viagens lunares vem de muito tempo atrás, quando a nascente Igreja Católica decidiu abraçar como visão de mundo a doutrina de Aristóteles, segundo a qual o céu era feito de uma substância diferente, o éter, e era intocável e imutável, enquanto a terra era mutável e degenerada. Claro, essa bobajada toda já foi varrida, mesmo no Vaticano (não sem o sacrifício pessoal de pessoas como Galileu). Mas ainda tem um resquício de presença entre os fundamentalistas.

    1. Araújo você é idiota assim mesmo ou tá se esforçando, tentando se superar.
      Nossa, quanta estupidez… Vai estudar rapaz !!!

    2. Araújo, eu sou cristão. O que a bíblia tem a ver com viagens espaciais? A bíblia também não fala de automóvel, televisão, computadores, porque não existiam até pouco tempo. Mas por que eu estou argumentando com você? Você simplesmente zomba e desmerece o que as pessoas dizem. Quem usa esse tipo de tática ou é intelectualmente desonesto, ou não é inteligente, ou ambas as coisas! Por que você está visitando um blog de ciência se você odeia ciência?

    3. Precisa ser analfabeto científico pra acreditar na conspiração de que não foram a lua.

    1. Pois é. Desde 1974 os teóricos da conspiração contam essa mentira. Por isso acabou virando verdade na cabeça de tanta gente… complicado.

      1. Tolo é aquele se deixa manipular, sem especular e/ou questionar elementos relevantes. Contestar com argumentos , é algo razoavel.

          1. Nogueira, os conspiracionistas se abraçam nos seus argumentos que ja foram quebrados varias vezes e sem conhecimento algum em física se acham os professores para questionar algo que não tem capacidade de entender…

      1. “Tudo que é popularizado, se torna mais facil de apalpar”. Huuummm Você tá falando sobre bundas?

  36. Se realmente o homem foi a lua naquela época, pq nunca mais foram, sendo que atualmente a tecnologia é muito mais avançada e permitiria estudos mais avançados!!??

        1. Fer, eles mandam robôs para Marte. É bem mais barato, porque os requerimentos são muito menores. Primeiro, se a missão falhar, perde-se o dinheiro, mas não as vidas. Um sistema para transporte de humanos exige muito mais segurança, que exige muito mais redundância, que aumenta o custo. Segundo, por si só, os sistemas para transportar humanos são mais complexos, porque exigem suporte de vida. Terceiro, missões robóticas em Marte têm uma vantagem: o custo é só de ida. Os robôs não voltam. Já as pessoas precisam retornar. Note que a NASA tem procrastinado há anos o desenvolvimento de uma missão robótica de retorno de amostras a Marte justamente pela dificuldade extra que envolve ter que voltar…

          1. Ok, se fosse olhar por esse lado… mas então pq não continuaram ou continuam enviando somente robôs a lua p/ mais análises, se os riscos são menores do que ter humanos envolvidos e os custos tbém.. mas pararam tudo.

          2. Não pararam tudo. Cancelaram o Projeto Apollo (que, convenhamos, tinha como principal missão vencer os russos na corrida espacial, não manter uma presença permanente na Lua) para desenvolver o ônibus espacial, projeto de interesse não só da NASA como da Força Aérea americana, para lançamento e manutenção de satélites no espaço. A NASA tinha nos anos 60 um plano vasto de expansão que envolvia missões lunares, estação espacial, estação lunar, ônibus espacial e missões a Marte, mas o governo americano não estava disposto a financiar essa visão, com a corrida espacial vencida. Optaram então pelo único projeto de valor militar/estratégico imediato, que era o ônibus espacial, e cancelaram todo o resto. Sua dúvida é legítima, mas não sustenta uma conspiração. É só uma questão política mesmo. 😉

          3. A razão foi o Merchandising e a Arte da Conquista: nos anos ’60, a Guerra Fria comia a solta entre USAURSS e vice-versa. E, como em toda a conquista amorosa, a corrida à Lua perdeu o interesse no instante em que o satélite natural foi abordado, conquistado e desvirginizado. Os russos não queriam mais uma ‘noiva de segunda mão, já usada’ e os americanos, tinham consumado o ato, nada mais a pleitear. Ambos partiram para novas aventuras: os EUA para Marte e Rússia par Vênus.
            Agora, com a chegada da China ao ‘mercado’, muita coisa nova voltará a acontecer…
            Quem viver verá, a menos que de antemão, não acreditem em nada!

    1. Garoto esperto. To com oc mano véio….
      Ir a lua, e ainda por cima se comunicarem instantaneamente, algo que é dificultoso até hj. Onde armazenaram oxigenio para se manterem ? kkkkkk meu Deussssssss

      1. Não teve comunicação instantânea. Quando ao oxigênio, não sei se você reparou nas mochilinhas discretas que os astronautas carregavam nas costas… hehehe

        1. oxigenio autorenovavel ? kakakakkakakkakak meu deussssssssssssssssssssssssssssssssssss kkkkkkkkkk

          1. Não, não era auto-renovável. Eles só podiam ficar 8 horas do lado de fora da nave. E tanques de oxigênio comprimido abasteciam a própria nave durante a a execução da missão. Mas, claro, dá muito trabalho estudar as plantas e buscar as respostas. Melhor dizer que é tudo mágica, portanto, impossível. Em mergulho submarino você acredita, ou acha que só o Kevin Costner, em Waterworld, que pode fazer isso, porque respira debaixo d’água? 🙂

          2. Salvador, infelizmente não adianta, na maioria dos casos quem não acredita vai continuar não acreditando, porque não estão dispostos a raciocinar com mente aberta. Já têm sua convicção, que é a bem dizer imutável. Eu te entendo, a gente tenta explicar usando argumentos lógicos, razoáveis, mas a pessoa parece que não ouve. Mas o artigo é bom, quem sabe convença alguns.

          3. Enquanto os céticos riem, as Voyagers já saíram da Heliosfera rumo ao no espaço interestelar.

      2. Sabe qual a velocidade da luz Einstein???Qual a dificuldade de se comunicar por RÁDIO ANALÓGICO diretamente a apenas 400 mil kilometros de distancia? O delay entre a mensagem sair da terra e chegar na lua ´1 de apenas 1.3 segundos sua anta! Como armazenam oxigenio? Em tanques seu ignóbil, e ainda tinha sistemas quimicos de reciclagem. O fato de voce , um ignorante, não saber, não siginifica que NINGUÉM sabe!

    2. A tecnologia da época era avançada o suficiente para enviar homens à Lua, e havia na sociedade um componente muito mais poderoso, que falta hoje em dia: MOTIVAÇÂO. Era a Guerra Fria. Estar a frente dos soviéticos em matéria de feitos tecnológicos era uma questão de sobrevivência. Isso era tudo o que precisavam para tornar aceitável torrar bilhões ou trilhões de dólares de impostos numa corrida espacial.

    3. Fer, para pôr em contexto. O programa Apollo custou 25 Bilhões de dólares. Quase 60% do orçamento da NASA era destinado à viagem lunar, que era ainda superior ao da National Science Foundation. Cada lançamento de um Saturno V tinha um custo de quase 400 milhões de dólares. Era muita farra. Insustentável ao longo do tempo. E existiam muitas vozes críticas internamente. Por exemplo o famoso Carl Sagan era contrário aos voos tripulados, ele preferia sondas.

      Um estudo apresentado em 2009 pela NASA estimou em 170 Bilhões de dólares um programa similar.

  37. Os super céticos deveriam se dar ao trabalho de fazer o experimento dos espelhos deixados pelos americanosd na lua, pra calcular a distancia dela a Terra de forma precisa:

    Um laser é emitido daqui da Terra, e atinge o espelho na Lua (na verdade, parece que ele ilumina uma área de 1,5km de diâmetro), e é refletido de volta. Um detector de fótons então acusa o recebimento da luz refletida pelo espelho. Medindo a diferença de tempo, pode-se calcular a distância a que está a Lua. Quanto melhor a medição do intervalo de tempo, mais precisa a medida da distância.

    1. calculos aritméticos nao convencem niguem com o minimo de sabedoria , em relaçao a ir a lua. O fator naõ é ser cético, o ponto é : não ser “Maria vai com as outras” tendeu ?

      1. Se existisse esse tal espelho seria muito fácil provar a ida do homem à lua. Bastava abrir a amostragem ao público, com acesso de qualquer pessoa, que um laser chegando na lua teria um facho de luz voltando para a terra. Simples não é?
        E por que não fazem isso? Porque não existe este tal espelho ridículo na lua, mesmo porque ele teria que estar numa posição perfeita para que o raio fosse e voltasse ao mesmo ponto e não existe esta perfeição de posicionamento de tamnaha distância. Quem conhece astronomia sabe o que estou dizendo.
        Alguém já viu este experimento? Claro que não, pois não existe, a não ser em simuladores bizarros do computador!

        1. Good God, o espelho está lá para quem quiser testar. Compra um laser potente o suficiente e testa. O Alfredo fala que lasers refletem na Lua sem espelho, mas a potência da resposta muda radicalmente em um e em outro caso, o que torna fácil distinguir a existência do equipamento em solo lunar. Até dizer que o espelho foi colocado por uma missão não-tripulada é mais crível do que dizer que eles não estão lá…

      2. PUTAQUELAMERDA! SE MATEMATICAMENTE UMA PESSOA COM O MÍNIMO DE SABEDORIA NÃO É CONVENCIDA, O QUE SERIA NECESSÁRIO ENTÃO?????????
        KKKKKKKKKKK, Mermão, besteira é pouco para os que negam à viagem à Lua! kkkk

    2. Se informe mais Fausto,
      Refletir fachos de laser na Lua são feitos desde 1962 pelo MIT e sem espelhos muito antes das alunissagens, além de ser perfeitamente possível colocar remotamente espelhos lá tbm, como fizeram os Soviéticos. Não se apoie mais nessa “prova incontestável”

  38. Salvador,
    Ótimo artigo, mas sabemos que por mais que nós “apoiadores do Projeto Apollo” tentemos mostrar o nosso ponto de vista, as respostas dos conspiracionistas são “muito fortes”…afinal, TUDO é conspiração e TUDO pode ser editado no Photoshop.
    Mas que duvidem, é o direito de cada um. Mas deve ser chato acreditar que TUDO é conspiração e perder tantos feitos magníficos da humanidade.

    1. Tambem acredito em papai noel. kakakakkakak . Para, pelo amor !!! Nem mesmo o rei dos ingênuos defendeia essa tese infundada, e magra de fundamentos.
      Hj a comunicação não é simultanea, como eles conseguiram se comunicar com os astronautas instantaneamente e ao vivo ? Acorda povo…..kkk

      1. Não foi simultânea. Eles até falam ao mesmo tempo em partes da gravação, por não ter ouvido a mensagem do outro antes. Tem quase 2 segundos de delay na comunicação. E um detalhe interessante é que o pessoal que rastreou a comunicação vinda da Lua (os russos, por exemplo) só ouvia as falas dos astronautas. As respostas de Houston, naturalmente, não emanavam da Lua, e portanto não eram gravadas… No Reino Unido, eles fizeram gravações assim, que podem ser ouvidas na internet, só com as falas dos astronautas… acorda povo!

        1. Salvador, 384.000km * 2 / 300.000 km/s = 2,56 segundos. O delay de comunicação mínimo teórico deveria ser de 2,56 segundos.

          1. É isso aí, por volta de 2 segundos, como eu disse. Meu cálculo foi de “ouvidômetro”, não matemático. 😉

          2. Anibal, 300.000 km/s também é uma aproximação… O valor para a velocidade da luz no vácuo aceita atualmente é de 299.792,458 km/s.

        2. Poxa, que interessante, só bla bla bla sem qualquer prova.
          Escrever o que vem na telha deve ser uma delícia.

      2. UAUUU Araujo, essa foi boa, não tinha pensado nessa parte da farsa Americana, outra prova contra essa farsa pra impulsionar a economia Americana, e agora fieis dos contos da carochinha, como explicar aquela comunicação instantânea em 1969? ACORDA PRA REALIDADE DA GANANCIA AMERICANA MEU POVO! só rindo mesmo!

  39. Salvador, vc realmente gosta de provocar os teóricos da conspiração. EU acho que se a mãe deles for encontrada na lua pela sonda chinesa, nem assim eles vão acreditar que seres humanos estiveram la.

      1. A melhor forma de provar é deixar um refletor, como um espelho, de dimensões razoáveis e que possa ser detectado da Terra para qualquer incrédulo verificar.

        1. Como respondeu Salvador, os astronautas deixaram espelhos por lá, calibrados manualmente para refletir um feixe de laser que viesse da Terra de volta (na época não haviam robôs que poderiam realizar tal coisa, os russos colocaram retroespelhos em seus jipes, mas por muito tempo isto não foi conhecido).

          Veja:

          http://en.wikipedia.org/wiki/Lunar_Laser_Ranging_experiment

          http://www.moonlandinghoax.org/8.html

          Vários observatórios por todo o mundo utilizam os espelhos para experimentos e calibrações, para mim prova suficiente de que os americanos foram a Lua com as missões Apollo.

        2. Até os MithBusters já testaram o Famoso Laser de 1GW do projeto Lunar Laser Ranging Experiment.
          Ah… mais uma coisa os Russos também mandaram espelhos em robôs chamados Lunokhods, para medir a distância da Terra para a Lua, um foi perdido, e o outro é pouco usado, restando o dos americanos!

          https://www.youtube.com/watch?v=SnulOZdBp-U

    1. acho que até os dinossauros foram a lua, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk a tecnologia era maravilhosa aquela época, a de hj é defasada….kakk

      1. Discutir argumentos idiotas pode me rebaixar ao nível de quem os produz…
        Porém, mal resistindo, deixo a sugestão ao Seu Araujo para que aprenda a ler e escrever, estude mais e pare de pagar dízimo. Ah!, claro, e também que vários “kas” juntos não intimidam nem ofendem, apenas constrangem de pena os leitores…

  40. Infelizmente as imagens podem ser manipuladas, com photoshop e outros programas, alem de usar outros artificios, assim as provas aqui apresentadas nao convencem , entao O HOMEN AINDA NAO FOI A LUA.

    1. Do mesmo jeito que você afirmas que essas imagens pode ser manipulada, as provas do conspiracionistas também poder sem manipuladas, como aquele vídeo ridículo da grande de luz caindo.
      A questão é em quem acreditar e eu acredito que o americanos estiveram na lua sim.

      1. Sabem quantas vezes os americanos foram à Lua?
        Aposto que a maioria não sabe. Exatamente porque a imprensa não divulga.
        Pois então, eles foram seis vezes, repito seis vezes!
        O mais incrível é que tudo em três anos, eu disse: três anos!
        Ou seja, a cada seis meses eles tinham uma nave para a Lua, enquanto que hoje em dia, todo mundo sabe que um só projeto desses demoraria no mínimo uns seis anos.
        É tudo muito ridículo, tem que ter muito pouco raciocínio lógico para acreditar nesta farsa.

        1. J.C. exatamente isso o que eu penso.
          As cameras enviadas por Japao, China e India em 2008, nao tinha resolucao suficiente para fazer com clareza as imagens. Mas, a camera, em 1969, usada pra registrar o homem em solo lunar, só faltou filmar em 3D!!!
          Ridiculo!

          1. Valeu seu comentário, hoje com toda essa parafernália tecnológica é uma dificuldade ir bem ali na estação espacial que o nosso ilustre astronauta brasileiro foi, fica 350 km da terra. Imagina em 1969 ir de foguete arcaico a 352.000 km, tem que ter muita boa vontade para acreditar nisto. Osmar Cintra – Pacajus-Ceará

          2. E um pouquinho só de inteligência, coisa que claramente está em falta aqui nos comentários desses beócios.

          3. Então vc, Salvador Nogueira, já “pesquisou” sua conta corrente hj?? Ou sua caixa de e-mail com os parabéns “DOS CHEFES”??? E para com essa tática débil de tentar ridiculalizar aqueles que acreditam no óbvio e não nos interesses excusos e seus paus mandados!!

          4. Infelizmente, por esse post, o que mais recebo são malcriações como a sua mesmo. 🙁

          5. E se acha tão “ixperrrto” que só fica papagaiando o que lê em sites tão imbecis quanto ele, como o “Farsa do Século”. Farsa é achar que é fodão só por ser “do contra”.

            Volta pra casinha, menino.

        2. Haahahahahahahahahahahahahahaha

          E satélites em torno da terra você acredita que existe??? E que Jesus Cristo vai voltar?????

          E quem colocou os painéis de reflexão na lua???? Os ETs???

          Hahahahahahahahahahahahahahahahaha

          1. Kkkkkkkkkkkkkkkkk muita burrice mesmo, todos sabemos que em Marte tem varias coisas criadas pelo o homem, você já ouviu falar que algum homem foi pra lá kkkkkk

        3. Pouco raciocínio logico são os fanatistas que acham que hoje em dia e so colocar alguem em uma capsula enviar e tudo certo, tudo devera ser redesenvolvido pois como o interesse na lua caiu depois da conquista os matérias foram perdidos, hoje em dia muitos engenheiros não entendem como funcionavam os módulos lunares, o projeto apollo não começou com o primeiro homem pisando na lua, começou muito antes disso, o que ninguem entende e a quantidade de $$ envolvida nisso e a guerra fria fazendo cada pais (EUA x URSS) moverem suas peças tentando vencer o outro pais… Mas isso so fanaticos nao consideram pois destroi a “realidade” deles…

          1. A maior piada dessa farsa, eh o traje espacial contra os cinturões de Van Allen, mas, quando dizem que perderam o tal conhecimento, se torna algo para o qual não existe uma classificação de tao ridícula!

        4. ” A imprensa não divulga”? Nos anos sessenta e setenta as missões foram acompanhadas ao vivo por todos os veículos de imprensa do mundo.”Todo mundo sabe que um só projeto desses demoraria no mínimo uns seis anos” Todo mundo quem? De onde você tirou esta informação? O programa americano começou no inicio dos anos 60 com os projetos mercury e gemini foi em um passo a passo até a conclusão. Depois de desenvolvida a tecnologia ai é só replicar e aperfeiçoar.

          1. Na verdade o programa espacial americano (e também o russo) começou na década de 30, com o pessoal da Verein für Raumschiffahrt (Wernher von Braun & Cia), fundada em 1927. Então, pode-se dizer que o desenvolvimento do Saturno 5 levou mais de trinta anos….

        5. Se facilmente foram seis vezes naquela época, por que nunca voltaram? Com a tecnologia atual seria muito mais fácil.

          1. Ah é. Então cita uma tecnologia de propulsão espacial inventada depois de 1970 que tornasse mais fácil ir à Lua. O jipe chinês que acabou de descer lá foi do mesmo jeito que as Apollos, 50 anos depois… 😛

          2. Mais fácil e mais barato, né Salvador? Pq além de tudo, o povo acha que os EUA cagam dinheiro, e o dinheiro que eles cagam é todo direcionado somente à NASA…

            Faz-me rir.

        6. Quem é que não sabe quantas vezes o homem foi à Lua? Só quem veio para esse planeta agora, porque essa informação existe que o último voo foi retornou. A Terra inteira sabe disso, está em qualquer livro geral sobre o assunto.
          Dizer que ninguém sabe, baita forçada de barra…

        7. Pois é… São mais mentiras sobre outras mentiras e o fundo da trama sempre é a má qualidade de uma câmera cuja sonda custou milhões ou a ética dos envolvidos com respeito pelas “imagens”. O cinturão de van Allen e outros entraves técnico ngm diz nada…

          1. Pois é. São burrices e mais burrices, de quem duvida e não sabe nem o que está falando. Não há nenhum entrave técnico, e o Cinturão de Van Allen não é e nunca foi intransponível.

            Próxima, por favor.

        1. Eu também…eles dão motivos para não serem acreditados. E os vídeos de melhor qualidade que prometeram liberar e depois alegaram que as fitas foram apagadas? Eu não acredito mesmo no homem na Lua. Fizeram seis supostas viagens num período de três anos na década de 70 e hoje, décadas depois e com muito mais tecnologia…nada! Pra mim é 99% certo que eles NÃO foram à Lua

        2. Porque a Guerra Fria acabou e não interessa mais para o Pentágono investir dinheiro na NASA, conforme fazia anteriormente.

      2. Ah entã tá. me diz uma coisa? porque não voltarammais lá.? Poqrque a missão para voltar é só em 2020 para driblar as dificuldades técnicas de uma viagem dessa.? Quem vai num lugar desconhecido aprende a ir e volta quando quer, ou voÇê acha que não

        1. Pq não voltaram lá?

          Essa pergunta errada. O correto a se perguntar seria: Por qual motivo eles deveria voltar lá?

          Resposta: nenhum.

          As primeira viagens à lua tinham cunho político militar, contexto de guerra fria. Óbvio que não bastava mandar o homem lá, mas também explorar. Na quarta missão à lua já não havia mais quase o que explorar lá com os equipamentos disponíveis na época.

          Então me responda por que os Eua mandaria o homem de volta a lua, se não há mais nenhuma importância política / estratégica em voga, assim como não há nada mais relevante à ser descoberto por lá…

          Imagina quanto custaria uma viagem à lua hoje, sendo que o custo/benefício disso seria negativo?

          Entendeu pq o homem não voltou mais à lua?

          1. Quem esteve primeiro na Lua foram os brasileiros, à bordo de uma bola de futebol, numa cobrança de falta do Rivelino…rsrsrs…
            Ridículo o pessoal da teoria da conspiração achar que os americanos não foram à Lua..
            Deveriam primeiro conhecer os projetos anteriores, anos e anos de pesquisa…
            Depois, deveriam saber que muita coisa que se usa hoje em dia, foi inventada pela tecnologia que levou o Homem à Lua…
            Não tem cabimento achar que os EUA não foram à Lua….
            Acho que só um lunático pode dizer que o Homem não foi à Lua, porque sendo uma pessoa que nasceu e mora na Lua, pode saber ao certo quem são seus visitantes…

          2. Realmente…
            O custo x benefício de ser ir até a Lua cessou quando os americanos deram uma mostra ao mundo que eram muito superiores em tecnologia para exploração espacial em relação aos russos.. que, nunca conseguiram ir até lá..
            Daqui a uns 20 anos, pode ser que a China envie alguém missão tripulada até a Lua….
            Mas.. só se for uma decisão política..
            Imagina que, hoje em dia, os veículos tripulados podem fazer muito mais que um ser humano…
            Veículos inteligentes não precisam de água, ar, comida, pressão/temperatura controlada..
            Então, para que precisa mandar o homem explorar a Lua se veículos tripulados podem fazer isto muito melhor e mais barato ???

          3. A única razão para o homem voltar a lua, é simplesmente a prova definitiva na capacidade humana para tal feito. Toda essa discussão se dá pelo fato da DUVIDA e as inúmeras falhas que levam a crer em fraude. Particularmente eu gostaria muito que fosse verdade, mas não acredito nem um pouco que o homem chegou se quer perto de colocar as patas na lua.

          4. Na verdade, essa seria a única razão ruim para voltar à Lua. Felizmente, há várias razões boas. 🙂

          5. É, Paulo.

            Diálogo dos cientistas da Nasa:
            – Ei, tem gente que não acredita que nós colocamos o homem na Lua
            – Pois é. Vamos fazer o seguinte, parar todas as pesquisas que estamos fazendo agora, e mandar alguém lá só pra calar a boca dos conspiracionistas!
            – Isso, ótima idéia!

            SUPER inteligente, Paulo. Parabéns.

        2. Quando quer ou quando tem “n” bilhões de dólares sobrando pra colocar na brincadeira? Quanto você acha que custava cada foguete Saturn V? O objetivo das missões Apollo estava longe de ser científico: era predominantemente político. Vingança contra a URSS, que tinha colocado um satélite em órbita antes (Sputnik). A frase de Neil Armstrong devia ter sido “One small step for a man, one giant kick in the russian´s ass”. Talvez agora haja uma expectativa de compensação econômica, por isso devem estar pensando em voltar.

        3. Hoje em dia não há mais interesse político para ir a Lua. É simples. Na época da guerra fria havia a disputa entre os blocos (Eua e URSS), e conquistar o espaço seria um grande feito. Os russos mandaram o primeiro satélite, o primeiro animal (se não me engano) e o primeiro homem ao espaço. Os norte-americanos, por sua vez, fincaram primeiro a bandeira na Lua.

          Hoje não há interesse político e não estamos mais com tanta grana “sobrando” assim para esse tipo de coisa. Mandar o homem novamente para a Lua vai custar MUITO caro.

        4. Esta do “porque não voltaram” é um saco. Não voltaram por falta de interesse do governo americano. Viagens a lua são caras e perigosas. Pelo menos no momento não existe retorno econômico em tais jornadas e a grande maioria dos experimentos científicos planejados foi executada. A missão foi cumprida e ponto.

      3. Ah tá bom, eles apagaram os tapes originais da chegada à Lua, para economizar fita, gastam bilhões e economizaram nos tapes, dá prá acreditar? O clube tem comprovar as mentiras mútuas. Procurem saber se algum ser vivo já ultrapassou o cinturão de Van Hallen e se sobreviveu???!!!!

        1. Ninguém apagou nada. Tem um monte de fita original, jacu do mato. Informe-se antes de vir falar cocô.

          E já sim, vários astronautas já passaram e continuam vivos até hoje. Inclusive os que estão na Estação Internacional estão sempre em contato com parte do cinturão.

          1. kkkkkkkk você que é burro mesmo, pesquise na intenet o vídeo de Neil Armstrong filmando da janela da Nave, agora te pergunto: porque simular parte da viagem, se tinha sito tudo “real”?

      4. Isso tudo não passa de inveja, pois os Estados Unidos são uma nação voltada pra tecnologia e desenvolvimento, sempre foram.

        Enquanto isso, depois de quinhentos anos o Brasil e a terra da bagunça e do desrespeito para com o cidadão.

        Faça me o favor..

      5. ok… então me explique como uma grande nave pousa num terreno e não espalha nada de partícula, ou seja não fez nem um pequeno buraquinho no terreno com seu poderosos propulsores…

        1. Quem disse que não fazem? Para de falar merda e estude um pouco antes de fazer papel de idiota aqui nos comentários.

    2. Manipulações com photoshop e outros programas podem ser desmascaradas.

      Ainda não surgiu nenhuma prova de que as imagens foram manipuladas e deve ter um monte de pessoas ao redor do mundo tentando fazer isso para “provar a mentira da ida do homem a lua”

      1. Concordo totalmente com vc meu amigo. Essa grande FARSA do suposto homem na lua, foi somente para fins lucrativos etc. Naquela época nenhum país do mundo teria tecnologia suficiente para realizar tal feito. Aliás, se brincar com nossa moderna tecnologia isso ainda é impossível. Caso contrário, já teriam ido novamente a muito e muito tempo em nossos tempos atuais.

        1. Nossa, e como eles lucraram com toda a tecnologia de mentira que desenvolveram para as missões.

          1. Salvador,
            parabens pelo seu artigo. Apenas gostaria de acrescentar que um segredo entre duas pessoas ja e’ dificil de segurar, entao imagine entre centenas de cientistas que participaram desse projeto e ninguem colocaou a boca no trombone para contradizer o fato…nao e’ interessante ? achei o artigo muito bem feito, mas achei que faltou esse fato relevante.
            Eu moro nos eau e ja tive a oportunidade de fazer um trabalho para uma viuva de um dos cientistas que desenvolveu um projeto para essa expedicao da Apollo 14 e nessa casa pude observar muitas coisas pertinentes `a essa expedicao. E’ realmente incrivel como tem pessoas que ainda nao acreditam nesse acontecimento…mas, como se diz, temos que respeitar. A mim, “o pior cego e’ aquele que nao quer enxergar”.
            Um grande abraco.

          2. Se vê que você não entende NADA de publicidade, vender uma ideia, vender qual seria o melhor país a investir sua grana, e nisso eles são mestres com o decimo dã.

          3. Detalhe: a maior economia do mundo era a deles até outro dia. Eles são o país bom de convencer a comprar, é onde o dinheiro está… 😛

          4. E eles só foram a maior economia ate outro dia, graças unicamente a grande farsa da ida a lua, e foi dai que o mundo correu pra investir sua grana com eles, sim, eles são mestres em ilusões, puro marketing publicitário.

        2. Opa, pera lá.

          Acho que vc não leu direito meu comentário.
          Sei que o homem foi a Lua.

          Digo que se as imagens que PROVAM a ida do homem a lua fossem montagens, os conspiracionistas já teriam desmascarado porque montagem em photoshop ou programas do genero podem ser descobertas.

        3. também concordo,45 anos depois as pesquisas
          tinham avançado, e não regredido, chegando ao ponto de vidas serem ceifadas com explosões de foguetes na hora da partida.

        4. Colequinha, os americanos abandonaram o projeto apolo para se dedicar aos ônibus espaciais. O Onibus não foi feito com a finalidade de pousar na lua.

        5. É simples jumentinho, na medida que a tecnologia humana progride, o trabalho humano é substituído pelo trabalho das máquinas. Logo, a tua indagação responde sua própria pergunta. É justamente por conta dos nossos avanços tecnológicos que não faz sentido enviar homens a Lua, quando se pode enviar máquinas capazes de executar multi-tarefas de forma muito mais eficiente e sem o risco de perder vidas humanas no processo…

        6. E não existe o termo nossa tecnologia seu ignorante.

          O Brasil nunca inventou nada!

          Não possui nem uma marca de veículo própria.

          Inveja é triste.

      2. Ricardo, para saber que está com a verdade, compare as fotos tiradas pelo robô chinês e com as fotos da farsa americana. A lua só um lado que é visível da terra e, conforme a terra se inclina, este lado fica todo iluminado ( lua cheia ), parcialmente iluminado ( lua nova ) só 1/4 inferior iluminado ( quarto crescente ) só 1/4 superior iluminado ( quarto minguante ). Na missão que dizem ter pousado na lua, foram 03 astronautas e 1 ficou em órbita na lua, desceram somente 2. Nem é preciso entrar em maiores detalhes, existem infinitas provas de que foi uma farsa. Atente só para esta, na foto postada cima, você pode ver refletido no capacete de um dos astronautas, a imagem do outro astronauta e do módulo. Pela sombra, a iluminação está do lado oposto do astronauta fotografado. Pergunte a si mesmo quem estava iluminando a cena? Se quiser saber se eles estavam do lado escuro da lua, compare esta foto com a foto do robô chinês que pousou do lado claro da lua. E tire suas conclusões.

        1. Não há um terceiro astronauta no reflexo do capacete. E seria muito estúpido eles colocarem um terceiro *astronauta* em cena se estivessem filmando em estúdio. Podia até aparecer um contra-regra desavisado, mas um vestido de astronauta??? Huahauhauhau

          1. É uma pena que você não consegue entender.
            Para algumas pessoas precisa-se desenhar. Vamos lá.
            A foto é de um astrounauta inteiro bem próximo da câmera.
            Pode-se notar facilmente através do reflexo da viseira do capacete um outro astronauta bem pequeno, que não está em posição de tirar a foto, portanto não é o astronauta que tirou a foto.
            Entendeu agora, ou precisa de uma lousa?

          2. J.C., a viseira do capacete é um espelho convexo. Esse outro homem pequenininho está pequeno justamente porque espelhos convexos diminuem a imagem refletida, não porque ele está longe. Outra coisa, no reflexo aparece também o módulo lunar. A foto pode ser de uma câmera colocada no módulo.

        2. Cleiton, digamos que, por hipótese, eu consiga lhe mostrar que o reflexo no capacete obedece rigorosamente a direção esperada para as sombras e posição do astronauta que fotografou. Você abandonará sua tese por basear-se em algo completamente equivocado ou esquecerá rapidamente esse “pequeno detalhe” e procurará novas falsas evidências de tudo não passou de uma farsa? Vejo gente que nunca fez uma foto de estrelas esbravejando que essas fotos mostram um céu sem estrelas… sugiro pegar uma câmera analógica e fazer uns testes para ver como sensibilizar um filme.

        3. Quando você fica diante de um espelho PLANO e levanta sua mão direita você vê que a sua imagem refletida levanta a mão do seu lado direito e não a mão direita da imagem. Isso quer dizer que as imagens refletidas num espelho ficam invertida em relação a horizontal.
          A sombra do astronauta é quase ortogonal ao plano onde se encontra o astronauta. Aloô, eu disse quase!
          Num espelho plano, a sombra refletida seria então quase ortogonal, ou seja, ficaria bem a frente do astronauta.
          Agora preste bem a atenção: o visor do capacete do astronauta não criou um espelho PLANO, mas sim um espelho CÔNCAVO! Portanto a imagem refletida, devido a quase ortogonalidade, ficou deslocada para um dos lados. É simplesmente uma questão de física ótica.
          Vá estudar menino!

        4. Cleiton, vc pode não acreditar e tem direito disso. mas o que está falando não tem nexo, o reflexo do capacete é igual a um espelho, reflete a imagem ao contrário, e não tem nada de errado, a sombra está corretíssima. Desculpa, vc esta completamente enganado.

        5. Cleiton, sem ser agressivo, digo-lhe que você se equivocou com a descrição das fases da lua. Na lua nova a face voltada para a Terra está totalmente escura pois a outra face está totalmente iluminada. Não há lado “escuro” da lua, mas lado “oculto”.
          Quanto à foto, creio que você nunca fotografou usando uma Hasselblad, que foi a câmera utilizada. O astronauta refletido na viseira está, sim, em posição de tirar uma foto. Essa câmera se usa na altura da barriga ou do peito, o visor é uma tela de vidro despolido que fica na parte superior. A sombra que aparece não é de uma pessoa…
          Menos paixão e mais razão, ok? E mais conhecimento…

          1. Retificando: a sombra que aparece na viseira é de uma pessoa, sim… A do próprio astronauta que usa a viseira! É só olhar a posição das luzes e lembrar que a viseira é um espelho convexo.

        1. Alfredo, eu acompanho seus comentários há tempos e me surpreende essa sua fé cega na conspiração. De onde veio o Photoshop nas fotos indianas e chinesas?

          1. Salvador,
            Ao que parece os indianos e os chineses nunca tiveram que utilizar o photoshop por que nunca mostraram nada convincente mesmo, e não se sustenta a teoria de que os chineses escondem fotos mais definidas para não fazer propaganda para os americanos, ora, se não querem propaganda, por que mostraram fotos com baixa definição (que só dá pra ver o terreno) dos lugares que os americanos dizem que pousaram? Já que o senso comum aceita as alunissagens mostrar fotos definidas desses locais seria uma senhora propaganda para as capacidades dos próprios Chineses em obtê-las.
            A minha fé cega é exatamente igual a sua, só que em módulo, com uma diferença que eu já estive do seu lado.

          2. Alfredo, você não entendeu. Eu falei com o chinês que colocou de pé o atlas da Chang’e-2. Ele me indicou as fotos da LRO, mais potentes que as da Chang’e-2. Entre os especialistas, soa uma idiotice dizer que o homem não foi à Lua. Há muitas e contundentes provas. Foi díficil explicar pro chinês que eu queria evidências não-americanas das missões Apollo, ao que ele me informou que as imagens disponibilizadas pelos chineses eram de 50 metros por pixel, e que as melhores deles 1,5 por pixel ainda não haviam sido divulgadas. Obviamente não houve como persuadi-lo a enviar essas fotos para mim. Mas eles acham tão idiota questionar as missões Apollo quanto eu… rs

          3. Eu vivi aqueles anos 68/69 da euforia do homem na Lua… Pelo que sei, naquela época não existia Photoshop…

      3. Podem dizer tudo, as provas de manipulações de informações e outras coisas estão na cara de quem quiser, é só procurar … Pisado na lua, acredito sim, com certeza … mas as duas/três primeiras vezes tenho “plena cert… convicção” de que não aconteceu !!! Meramente para manipular a disputa, daí pisado não, observado sim. Se você conhece e tem imagens do lugar, é só remontar, afinal, olha quantas imagens já foram remontadas para distorcer a “história”. No nosso mundo, a verdade está muito longe da população, ainda. rssssss

      1. Bem, pelo menos o seu nome não deixa dúvida sobre qual é o seu grupo, o dos antiamericanos ou o dos religiosos… 😛

        1. Salvador, não sou “antiamericano”, não sou fã de teorias da conspiração, sou ateu e considero o mito de “Jesus de Nazaré” umas das maiores fraudes da história, mas tenho que concordar que essa coisa “do homem na Lua” com tantas “barbeiragens” nas fotos (me faz lembrar do Santo Sudário), e o fato que misteriosamente nunca mais voltaram (dinheiro nao é e nunca foi problema pra nenhuma grande potencia), faz voce se perguntar se isso realmente aconteceu. Crer piamente em algo torna a pessoa tão “crente” quanto um religioso que acredita em super seres divinos e seus panteões e feitos. Nesse sentido não vejo diferença entre alguém que “crê” em ciência (ou no caso nos “fatos” um bocado suspeitos) ou em Jesus, pois tanto um como outro se apegam em “provas” que são inverossímeis ou no mínimo difíceis de engolir. Possibilidade há, mas penso que é mais possível terem enviado uma sonda com cameras, tirado fotos e depois fizeram o que sabem fazer melhor, deram um tratamento Hollywoodiano a coisa toda. Gde abs

          1. Renato, as evidências de que as missões foram reais são incontestáveis. A não ser que você presuma que as atuais missões, e seus cientistas, perpetuem a farsa, não há o que se discutir. Eu vi uma imagem linda, comparando uma foto feita do módulo de comando da Apollo 17 sobre o local de pouso e uma foto da sonda LRO. São iguaizinhas. 🙂

            A não ser que você presuma que cientistas do mundo inteiro — um povo historicamente avesso a fraudes — compactue com isso, só há uma conclusão possível: as missões foram reais.

            Ademais, quem desenvolveu os veículos sabe que eles funcionavam. Para que fazer naves que voam e não voá-las? E como explicar que o discurso do Nixon em caso da morte dos astronautas da Apollo 11 já estava pronto, se eles nunca estiveram em perigo?

            Sinceramente, o que eu não sei é de onde sai tanta dificuldade em acreditar que alguém foi à Lua. Fica aqui do lado, 384 mil km de distância. Uma ninharia, em termos astronômicos. O solo é rochoso. Caminhar sobre ela não é mais difícil que caminhar no espaço. Qual é o mistério?

          2. Vc pode até ser Ateu, mas Jesus não foi mito, ele realmente existiu, é fato. Vejo que você, Renato Tricolor, é o cego que não quer ver. Muito provavelmente você lê histórias bobas de internet e livros de ficção. Leia artigos científicos em bases de dados confiáveis para aumentar o seu raciocínio lógico. Admitir que está errado as vezes é bom. tem pubmed, sciencedirect. Aliás, Já leu sobre algum cientista de nome mundial dizer que os Americanos do Norte não pisaram na Lua?

          3. Lucas, com que fatos ( fora a Bíblia) você afirma que Jesus existiu (ñ convém explicar, apenas refletir)? Quais são os livros sagrados pré judaico-cristão que você leu ( idem acima)? Sua certeza dos fatos sem provas é FÉ. Não duvido que o homem tenha ido a Lua, mas devido as mentiras recentes (Golfo de Tonkin, WMDs no Iraque) não duvido que seja tudo ensaiado. Na verdade acho que foram a Lua sim, mas não com a tecnologia apresentada na época. Sobre o discurso do presidente, presidentes não sabem de tudo, talvez o Putin, o Lula não sabe de nada 🙂

          4. Sabe Renato, você é um tremendo idiota. Não acredita em Jesus, como acreditar que o homem foi a lua?? Só podia ser mesmo tricolor…

          5. Concordo totalmente com você Renato, eu só quero ressaltar que alem da Russia ter tentado com tanto afinco, e mesmo que chegasse la em segundo lugar nessa corrida inútil e sem sucesso algum, outros países como UK, França, Alemanha, Japão, esses também gostaria de poder dizer que chegaram la, e porque não continuarão tentando? ou sera que ate nos dias de hoje só os USA encontraram a formula de chegar la? não me façam rir! ou sera por um ultimo absurdo que ir a lua perdeu a graça? kkkkkkkkkk com tantos bilionários nesse mundo, sera que não tem um que queira ir a lua? eu não duvido do que fotos que mostram Stanley Kubrick nas instalações da NASA e que muitos acreditam que ele estava por trás de toda essa armação hollywoodiana! o ultimo conto da carochinha de que me livrei foi a de deus e o diabo.

        2. O autor esqueceu-se de citar um terceiro grupo de pessoas- os que nao querem aceitar- lembre-se de que o pior cego e’ aquele que nao ver. Que palhacada essa de achar que os americanos iriam colocar toda a sua reputacao numa mentira que poderia ser descoberta…a troco de que ? acho isso uma tremenda bobagem, e para mim, somente aqueles que nao tem um bom principio educativo pode acreditar nessa teoria de que o homem nao foi `a lua.

          1. Mauro, naquela época, países como Inglaterra, CCCP (Russia) USA, Alemanha e França, todos estavam no mesmo nível, de que reputação vc esta falando? eu digo que USA E CCCP estavam tentando construir uma reputação, e que os USA só conseguiram por meio de fraude hollywoodiana, e que por isso teve que eliminar muita gente pra manter esse segredo, tais como a primeira equipe que estava certa de fazer esse dita viajem, todos morreram misteriosamente e outros, e só sobro o diretor da farsa Stanley Kubrick, mas, viveu quase toda vida em isolamento.

      2. Mais um que acreditou nas estórias copiadas pelo André Basílio do livro do Bill Kaysing, o primeiro conspiracionista que já na década de 70 escreveu as mesmas suspeitas que todos citam aqui sem nem pensar. Este site basicamente são as suspeitas de Kaysing ampliadas e atualizadas até o ano de 2003. Não devemos acreditar em tudo o que aparece na Internet, principalmente sites de certos sujeitos que apenas querem fazer propaganda de livros contendo todo tipo de picaretagens, mentiras e distorções apenas com o intento de cativar os mais crédulos e vender muitos livros.

      3. Considerar como verdade um sitezinho mequetrefe de um cara formado em processamento de dados, e adm de empresas no lugar de opiniões dos cientistas do mundo inteiro parece bem logico ne?

    3. Como pode ter tanta gente ignorante no mundo para afirmar que foi um truque… As provas estão ai, so nao acredita quem vive na realidade da igreja universal…

      1. Concordo Djalma,
        Para ser religioso é preciso ler apenas um livro, mas para ser cientista é preciso ler milhares de livros, e não parar de estudar nunca. Seria apenas uma questão de preguiça mental ou incompetência? rsrs

      1. Sim o PhotoShop não existia, mas a manipulação de Fotos e Vídeos é muita mais antiga, uma rápida pesquisada no Google e verá

    4. Bem, o que eu gostaria de comentar é o seguinte: Ninguém questiona da chegada do homem à lua. Entretanto, na época em que EUA e URSS [final da década de 60] brigavam para ver quem teria o exito de ser a primeira nação a “conquistar” aquele satélite, pode ter havido uma “armação” dos EUA para que todos nós acreditássemos nesta façanha. É lógico que, não estava em jogo somente o feito por si só, mas a supremacia de um povo sobre o resto do mundo, a questão da hegemonia no desenvolvimento da tecnologia de informação e computação e por que não uma superioridade absoluta bélica. Por isso os EUA não poderiam deixar de maneira nenhum a URSS chegar primeiro a lua, mesmo que para isso, eles tivessem que forjar um chegada teatral a lua. Lógico que, depois da suposta conquista, aí sim, com mais calma eles [EUA] alcançaram realmente o feito. Tenho a impressão que o primeiro passo na lua pode ter sido uma grande farsa… Entenderam?

      1. Entendi: Disseram que chegaram antes de chegar para poder chegar depois, antes que os outros chegassem, para que os outros não chegassem antes pensando que eles já tivessem chegado, embora todos quisessem chegar antes.

        (Não consigo parara de rir…)

      2. Entendi sim, mas, eles nunca foram e para os outros simplesmente perdeu a graça? foi com uma aposta pra tirar o cabaço da garota mais bonita de uma cidade la das brenhas de Rondônia? entendeu?

    5. Eu tenho 5 provas de que não foi:
      1- já vazem mais de 40 anos que supostamente o homem foi à lua, então com tanta tecnológia, porque o meu pc ainda tem uma infinidade de fios?
      2- porque a pastilha de freio dos veículos solta tanta fuligem?
      3- Porque os proctológista ensiste em dar dedada.?
      4-Porque os semáfaros apagam quando chove um pouco mais forte?
      5-Porque não levaram todos os politicos
      para lá?

      1. HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

      2. Eram os próximos passos mas abandonaram o programa Apolo, um programa de foguete para trocar por um programa de ônibus. Pô, trocar foguete por ônibus?! Não podia dar certo mesmo. Conforme-se; relaxe e aproveite cada dedada.

      3. 1) Compre um Mac
        2) Porque vc freia!
        3) Porque vc pede…
        4) Porque vc votou no hadad.
        5) Boa questão !!!!

      4. Sebastian assim você vai ser contratado para ” A praça é nossa”. Vai ser sem graça assim lá na lua.

      5. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk muito boa essa… kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    6. Eu confesso que também não acreditava que o homem havia pisado na Lua, mas depois que eu vi um documentário, mostrando com detalhes como foi toda a missão, eu passei a acreditar. Foi um trabalho gigantesco, com os melhores cientistas, que levou mais de dez anos… Existem amostras do solo lunar, tudo documentado, acompanhado ao vivo, na época… A coisa foi séria.

    7. Essa postura de querer negar aquilo que as evidências, ou provas científicas, ou a razão nos mostra me parece ser a mesma postura daqueles que não acreditaram que a Terra era esférica, ou que a Terra girava ao redor do Sol…

    8. somente em dezembro de 2011 a NASA conseguiu colocar uma NAVE em órbita da lua. 16 dias de viagem…( atenção).
      mas essa coisa que foram à lua , de FOGUETE, (KKK) em 4 dias….. aí já é história pra MACACO!
      palavra de engenheiro!

      1. Certamente um engenheiro sem conhecimento de causa.
        Seria muitíssimo mais difícil forjar a ida à lua do que ir de fato.
        Ademais, estude melhor o caso e verás que foi tudo real.
        Palavra de engenheiro!

      2. Normando como vc pode ser tão ignorante, a
        Nasa em 1976 pousou duas nave em marte, a Rússia na década de 70 pousou em vênus, isso é o que me lembro agora, fora naves que orbitaram saturno, jupiter, urano etc, como que vc posta isso: “somente em dezembro de 2011 a NASA conseguiu colocar uma NAVE em órbita da lua”

    9. deve acreditar nos políticos brasileiros rsrs… Se a ida do homem à Lua não tivesse acontecido, sua mensagem também seria uma farsa (vai estudar história da internet para entender que ela não nasceu com o FB…)

    10. Acho quem têm vários “senões”. Para o lado crente e descrente (o meu):
      1) Photoshop, por quê? O lado crente, fala que não existia na época para forjar. O lado descrente, as imagens são reais, sem photoshop, claro!! Apenas não são da Lua…rsrs Por isto, ninguém provou manipulação por software.
      2) Só mais um acerca da matéria., puts!!! Explicar a precisão do solo lunar por duas fotos, uma da época e outra tirada pela Jaxa…rsrs!!! Se eu tentasse reproduzir uma imagem, em terra firme, sem gravidade, no quintal de minha casa, um minuto depois não conseguiria.
      Parem com isto!! Vamos a Lua agora?A

    11. Concordo plenamente….pois não tinha tecnologia para tal evento! Outra coisa quem estava filmando o pouso?

      1. Pois é Carlinhos Tecnologia é seu celular com sistema operacional clonado, seu computador do magazine e o gps do seu golzinho bola 96 certo? O pouso foi filmado por câmeras presas no modulo lunar.

    12. Foram la realmente!! Voltaram várias vezes..nao tinham mas o que fazer lá..mandaram sondas pra todos os outros lugares…mas isso não importa..o mais importante é que omeçou um novo big brother e daqui a pouco tempo teremos…a Copa do mundo…algo que é mais importante fato do mundo e diretamente ao vivo..do maior pais de otarios do mundo……..

    13. Você é tão analfabeto que não sabe escrever HOMEM! Vai querer discutir sobre física e fotografia?

    14. Amigo, em 1969 nao existiam Photoshop e tampouco outros programas para alterar fotografias. Esse programas surgiram recentemente, e como poderiam alterar hoje fotos ja conhecidas desde a epoca que foram publicadas por ocasiao do pouso na lua ?
      Acorda ! caia na real…vc pensa que os EUA iria colocar sua ilibada reputacao em jogo para fingir alguma coisa ? alem do mais, entre centenas de cientista que trabalharam nesse projeto, vc acha que todos guardariam segredo disso ? bastasse um sequer dizer alguma coisa e daria margem para muitos estudos comprobatorios. Acorda !

    15. Existem discussões que jamais terminarão, não pela falta de fatos ou argumentos, mas porque as pessoas não aceitam que seus pontos de vista estão errados.
      Quem matou John F. Kennedy?
      Hitler conseguiu fugir ao cerco soviético e vive até hoje?
      O holocausto judeu realmente existiu?
      O monstro do Lago Ness existe mesmo?
      O abominável homem das neves?
      O chupa cabras?
      E os ETs que caíram em Rosswell?
      Quem ajudou os povos antigos a construir pirâmides?
      Enfim, é melhor não responder aos céticos, porque eles não querem crer, mesmo que tudo seja comprovado.

    16. relembrando, bando de idiota, que assim como eu fica pendendo tempo na vida, isto pq estou bebado, logico, poderia estar levando a vida melhor estudando, rs… falou alienados… kkkkk

    17. Vicente! Concordo plenamente com você… Além disso física, ótica, biologia tem mesma aplicação em qualquer lugar e o que “documentaram” simplesmente prova incontestávelmente que foi mais uma mentira do sistema em cima da humanidade!

    18. O pior cego é aquele que não quer enxergar.

      O homem foi a lua. Isso ta mais provado que 2+2 =4. Agora, se vc quer continuar a insistir no devaneio, fique a vontade.

    19. É muito facil provar a ida do homem a Lua. Se os americanos deixaram objetos lá, como ninguem os viu a partir de um telescopio ainda????

      1. Falta resolução para vê-los com um telescópio. Mas sondas espaciais viram, como o texto demonstra.

        1. Quanto mais os “Naseanos” tentam explicar, pior a coisa fica… O Hubble consegue imagem da cor da calcinha do universo e não conseguem tirar uma boa foto das intervenções alunares? Tisc, Tisc…

          1. Fica de boquinha aí, “Zéquiel”. Ninguém precisa provar nada pra ninguém, você acredita no que você quiser, mas que o homem foi à Lua, foi.

    20. Nunca estiveram na lua!
      Só o fato de um material organico precisa de humidade para fazer a marca da pegada, isso já prova tudo. No vácuo não tem humidade!!
      O resto é só analizar melhor que provam que não foram e nem tinha tecnologia na época pra isto. Bill Gates tinha 13 anos em 1969 !!!
      20% dos americanos não acreditam !!! É um número alto, certo?

    21. Pergunte aos Russos, camarada hahahha logo eles que queriam a cabeça dos americanos, pq não desmentiram?

      Existiram milhares de pessoas envolvidas nas missões, e nenhuma delas deu com a lingua nos dentes dizendo ‘ foi tudo uma farsa ‘… agora no caso Roswell, onde o governo americano acobertou o achado naquela fazenda, dizendo que era só um balao meteorológico, com muito menos pessoas envolvidas, anos mais tarde um punhado de gente deu com a lingua nos dentes ‘ aquilo nao era nada de balão meteorológico, eram Ets mesmo ‘, e justamente americanos desmentindo americanos, os Russos comemoraram essa mentirinha americana… e por quê nas missões à lua, os americanos fariam esse teatrinho todo sabendo que seriam desmascarados por alguem da equipe técnica anos depois? Acordem e enxerguem com a razão, não com emoção ou dogmas próprios

Comments are closed.