Mais 5 provas da ida do homem à Lua
Vamos nós de novo ao tema mais popular da história da exploração espacial. Astronautas americanos caminharam mesmo sobre o solo lunar seis vezes entre 1969 e 1972, como dizem todos os livros de história? O Mensageiro Sideral já se debruçou sobre a questão em outra oportunidade e apresentou suas célebres cinco provas da ida do homem à Lua.
Claro, os conspiracionistas não ficaram satisfeitos. Então, para encerrar de vez a questão, aqui vão mais cinco provas da ida do homem à Lua, e desta vez em versão internacional. Para tornar tudo ainda mais divertido, só valem evidências obtidas por outros países que não sejam os Estados Unidos.
1- O Japão confirma
A missão japonesa Kaguya (também conhecida como Selene), em 2008, produziu imagens bacanérrimas do solo lunar. Infelizmente, as câmeras não tinham resolução suficiente para detectar objetos deixados pelos voos tripulados, mas produziram uma excelente reconstrução tridimensional do sítio de pouso da missão Apollo 15, de 1971. Compare a imagem obtida pela Jaxa (agência espacial japonesa) com uma foto feita pelos astronautas. Como explicar uma réplica tão precisa do solo lunar se tudo não passou de gravação em estúdio?
2- A Índia confirma
“Ah, mas os japoneses são tradicionais aliados dos Estados Unidos desde a reconstrução do país após a Segunda Guerra Mundial. Eles fazem parte da conspiração”, alegam os mais disparatados. OK, a próxima parada é a Índia. A missão Chandrayaan-1, lançada em 2008, foi motivo de orgulho para os indianos: a primeira espaçonave daquele país a orbitar a Lua. A sonda, a exemplo de sua colega japonesa, não tinha câmeras com resolução suficiente para enxergar hardware no solo lunar, mas eles confirmaram uma antiga desconfiança dos americanos: que os jatos propulsores do módulo lunar da Apollo 15 alteraram a superfície, deixando-a mais clara. (Aliás, uma das velhas acusações dos conspiracionistas é de que os retrofoguetes misteriosamente não deixaram marcas no solo. Bem, aí está a prova de que, ao menos em uma das alunissagens, deixaram.)
3- A China confirma
“Ah, mas essas imagens indianas borradas podem ser qualquer coisa. É óbvio que os cientistas daquele país foram pagos para dizer que viram as marcas do foguete da Apollo 15 no solo”, atacam novamente os conspiracionistas. Bem, então vamos ao maior rival espacial dos Estados Unidos na atualidade: a China. Os chineses andam felizes da vida por esses dias pilotando seu jipe robótico na Lua, mas em 2007 e 2010 eles lançaram duas naves orbitadoras para mapear o solo lunar: Chang’e-1 e Chang’e-2. A segunda dessas sondas conseguiu o que indianos e japoneses não puderam fazer: detectar sinais diretos das caminhadas americanas sobre a Lua. Ou, pelo menos é o que disse Yan Jun, cientista-chefe de aplicações do projeto de exploração lunar chinês. Infelizmente os chineses tratam suas imagens com mais pudor e não divulgaram os dados pertinentes. Eu contatei Mu Lingli, responsável pela organização do atlas lunar produzido pela Chang’e-2 e ele me disse que por ora a China está divulgando online apenas as imagens que mostram 50 metros por pixel. As fotografias obtidas pela Chang’e-2 que poderiam revelar sinais das naves Apollo têm resolução de 1,5 metro por pixel, mas não estão disponíveis. O que só mostra o quanto os chineses não estão a fim de fazer propaganda americana, embora admitam que seus rivais estiveram mesmo por lá.
4- Os russos confirmam e tentaram chegar primeiro
Se e admissão dos rivais atuais não é suficiente, que tal a dos antigos? Os russos monitoraram cuidadosamente todas as missões Apollo, não só ouvindo as comunicações, mas observando a posição das naves em órbita por radar e calculando sua posição. Em nenhum momento tiveram qualquer dúvida de que os americanos haviam estado na Lua. Não só porque viram acontecer, mas principalmente porque estava preparando suas próprias missões lunares. Um dos boatos espalhados pelos conspiracionistas é de que uma viagem à Lua era impossível pois uma travessia dos cinturões de radiação que envolvem a Terra (descobertos pelo americano James van Allen, a propósito) levaria à morte dos astronautas. Por isso, segundo eles, os soviéticos jamais tentaram a viagem. Mentira deslavada. Hoje temos informações completas do programa lunar soviético, como este diagrama de seu módulo de pouso, chamado L3. Note a figura do cosmonauta dentro dele. Menos capaz que o modelo americano, ele só podia levar um tripulante.
O fracasso desse projeto se deu porque o foguete responsável por impulsionar as naves, chamado N1, tinha problemas insolúveis de design. Todas as tentativas de lançamento (a primeira das quais em 1969) levaram à perda do veículo poucos segundos após a decolagem (felizmente não havia ninguém dentro nesses voos de teste).
5- O mundo inteiro confirma
As naves Apollo foram monitoradas não só por redes de radiotelescópios na Espanha e na Austrália — que forneciam apoio direto às missões viabilizando comunicações quando as naves não podiam ser contatadas diretamente do território americano –, mas por astrônomos amadores de todas as partes do globo. É comum hoje em dia esses apaixonados por astronáutica monitorarem satélites em órbita e até mesmo calcularem sua altitude e inclinação. Um caso dramático foi o da sonda russa Fobos-Grunt, lançada em 2011, que deveria ter partido para Marte, mas falhou. Diversos observadores em solo ajudaram a determinar que ela nunca deixou a órbita terrestre, uma vez que ela nunca chegou a entrar em contato com o controle da missão. A imagem abaixo mostra a separação da Apollo 14 do terceiro estágio do foguete Saturn V, fotografada pelo Observatório Corralitos, da Universidade Northwestern, nos EUA. A pluma imensa é o jato de exaustão do foguete. A nave é o pontinho branco na ponta da pluma.
A essa altura, a nave já estava numa rota translunar. Imagens como essa foram registradas em todas as missões Apollo, por astrônomos amadores e profissionais em todas as partes do mundo. Com o equipamento certo, é possível monitorar uma nave a caminho da Lua, quando ela reflete a luz solar e se torna brilhante. Não são imagens espetaculares, é verdade. Mas estamos discutindo provas, não estética.
A verdade é que os teóricos da conspiração precisam expor seus motivos quando falam das missões Apollo. Esses críticos vêm principalmente em dois sabores: aqueles que querem desacreditar as viagens à Lua porque fazem oposição ideológica aos Estados Unidos (nada contra criticar os americanos, mas desconfio que a crítica só é legítima se for baseada em fatos reais, não?), e aqueles que por razões religiosas acreditam ser impossível que seres humanos pisem sobre a Lua (talvez um resquício da filosofia aristotélica segundo a qual há uma divisão clara entre o céu, perfeito e imutável, e a terra, imperfeita e sujeita a transformações). Seja qual for a categoria, em sua fé cega, eles parecem mais aqueles comentaristas esportivos que querem brigar com as imagens da TV para dizer que foi pênalti quando o replay mostra que os jogadores envolvidos nem se tocaram.
E, por falar em imagens, encerro o assunto com um vídeo contendo cerca de 1h30 de imagens filmada pelos astronautas da Apollo 11, Neil Armstrong, Edwin Buzz Aldrin e Michael Collins.
Essas imagens foram captadas pelos astronautas com uma câmera de filme de 16 mm, com muito mais resolução do que as imagens de TV usadas na transmissão ao vivo da missão, em julho de 1969. E sem som, claro! Você pode ver o “pequeno passo” de Neil por um outro ângulo e acompanhar todos os momentos mais bacanas da missão, como as acoplagens, o pouso e a reentrada. Em alguns momentos fica meio tedioso, mas é assim que é a realidade. Não é sempre emocionante como um filme de Stanley Kubrick.
Salvador, boa noite. Tenho uma pergunta: você diria que, em termos de tecnologia para a época da viagem, o maior salto foram as viagens à Lua na década de 1960 ou as expedições marítimas depois de 1400? Aliás, imagina se tivesse blog naquela época, a briga que não seria para convencer as pessoas que o mundo era redondo afinal…
Um abraço.
Ricardo, acho que as viagens à Lua representaram o maior salto tecnológico, porque não havia a tecnologia em nenhuma parte do mundo antes disso. No caso das grandes navegações, os chineses já tinham tecnologia marítima superior séculos antes e só não navegaram o mundo por adotarem uma política de retração. Mas não há dúvida de que, levando em conta apenas a civilização ocidental, os dois saltos são bem parecidos. E até agora, o de maior impacto sócio-cultural, sem dúvida foi o das grandes navegações. Abraço!
Nos anos 70 costumava-se dizer que Von Braun/Armstrong não eram comparáveis com C. Colombo. A epopeia do marinho genovês teria sido muito mais arriscada por não contar com conhecimentos mínimos (mapas, cálculos, engenharia, etc) enquanto que os astronautas da Apollo sim. Quarenta anos depois essa posição foi revista, e agora é publicamente aceito que o programa Apollo foi muito arriscado sim. Tão arriscado que decidiram parar até a tecnologia amadurecer.
Mas de fato, 40 anos após a descoberta daAmérica, sua exploração já tinha começado. Entretanto, as viagens à Lua ainda não deram réditos econômicos.
Por esse motivo acredito que o Colombo ainda está na frente dos americanos.
Parece mesmo brincadeira essa teoria de que o homem nunca foi `a lua…sera que esses teoricos acreditam que os americanos iriam colcoar toda a sua reputacao inventando uma mentira que poderia ser facilmente descoberta ? ora, para mim e’ uma tremenda bobagem essa teoria. Sempre que algo “famoso” acontece e que marca historia aparece alguem do contra…sao esses mesmos que ainda acreditam que Elvis Presley nao morreu, que o Lobo mau nao comeu a Chapeuzinho Vermelho e que o PT e’ um partido serio e honesto.
E’ brincadeira…
E enquanto os caes ladram, as carrocas passam
Meu Deus, tem gente que ainda teima em discutir essa questão. Esse fato (das viagens à Lua) já está mais do que provado. Qualquer pessoa com um mínimo de conhecimento em Física e em Astronáutica que analisar as imagens feitas na Lua, principalmente as filmagens e vídeos, pode listar ao menos uma dúzia de evidências de que as cenas não poderiam ter sido simuladas aqui na Terra – pelo menos não com a tecnologia dos anos 60. Então, aos ainda defensores das “teorias de conspiração”, por favor, estudem mais antes de ficar dizendo tolices.
depois de 50 anos os yanquis continuam querendo que nós acreditemos que aquilo não foi uma farsa, uma montagem em estúdio. Pela madrugada, pior que isso foi a historinha do assassinato do John F. Kennedy, sem falar do assassinato do John Lennon, as armas químicas no Iraque, e por aí vai. A história sempre é escrita pelos vencedores… E nós ainda continuamos consumindo esse veneno chamado Coca-Cola
Conspiracionistas precisam ser do contra apenas para se auto-afirmarem. Discutir com eles não adianta nada, eles precisam desacreditar do que outras pessoas puderam fazer apenas para eles mesmos se sentirem melhor com a sua falta de capacidade e conhecimento. A melhor coisa a fazer para lidar com eles é primeiro ignorá-los, pois eles sempre virão com seu ponto de vista desonesto, cheio de segundas intenções e depois apoiar o ensino em geral, principalmente o de ciências e sua divulgação. Blogs como este fazem uma boa contribuição para o ensino das ciências e divulgação científica e não precisam ficar entrando em discussões com gente que é do contra apenas para se auto-afirmar. Isto é pura perda de tempo.
Vi também uma vez um experimento em que um pessoal disparava um laser em direção à lua e o mesmo refletia em um espelho deixado pelas missões do EUA. O feixe de luz voltava e dava a distância exata da lua e a terra. Abraço.
Tiro fotos da Lua com meu celular e ficam melhores que essas…
Não é possível a NASA ter um Telescópio que olha a milhões de anos luz da terra e não temos fotos dessas Naves e vestígios deixados por eles. Tem muita coisa escondida nisso. Não estamos sós.
Caro Wilson. O que você propõe é muito fácil de resolver. Entra no site do Space Telescope Science Institute e envia uma proposta de observação, justificando científicamente o valor da observação do local de pouso das naves do programa Apollo. Acredito que o comitê científico do telescópio espacial (que já deve ter recebido essa proposta mais de uma vez) deve ter muito boas razões para não mal gastar o dinheiro dos americanos.
Lembro que um dia estava conversando com mina irmã que é bióloga e bitolada, e disse que não acreditava nesta historia, e ela me disse ignorantemente que nunca mais era para eu falar disso com ela, assim como ela não pode ouvir falar de Deus. Pela suas repostas aos comentários vejo o mesmo nível aqui, apesar de todos os comentários serem de pessoas que sabem que isso é uma farsa, e que uma matéria que realmente tivesse que provar o contrário deveria esclarecer as duvidas pertinentes, que alias, são várias, e não esse monte de fotinhos.
puts grilo vo.6 nao lembra que foram de la que eles troxeram os bandidos do comando vermelho,.. color.. pc faria.. lula.. dilma eduardo cunha todos eram ladrao desde la de cima
OK. Agora só falta você dizer que o mensalão não existiu. Aí é demais. kkkkkkkk
opa! lendo os comentários, tenho mais uma duvida; se for verdade que os americanos foram mais de uma vez a lua, porque só mostram os rastros do primeiro pouso.
Magina. Tem material farto de todos os pousos. Abraço!
Dentre mihares de argumentos pró conspiração, cito um curioso fato, hollywood nem qualquer outra cia. cinematográfica do planeta fez qualquer filme sobre as supostas viagens bem sucedidas à lua, exceto o filme da missão fracassada Apollo 13, que ganhu até oscar se não me viajo. Achei muito estranho, especialmente porque hollywood é acusada de fabricar as imagens dos pousos, stanley kubric e tal, e pelo fato de que já foram feitos filmes sobre as mais heróicas, banais e bizarras atvidades humanas, como guerras, pestes, armagedons, cães, jogadores, alienígenas, bandidos, viagens no tempo e por aí vai……l……MAS NUNCA foi feito um filminho decente sequer sobre os pousos na lua, mencionando seus cosmonautas, suas vidas, os bastidores, nada nadinha, nem um filme de quinta categoria em hollywood pra lembrar desse feitozinho de nada, simplesmente a maior aventura da humanidade, de importancia tecnologica, filosofica, economica e tudo mais…..SABE PORQUE é pq todo mundo lá sabe que não rolaram pousos mas só fracassos. Porque hollywood produziu Apollo 13 ao invés de 11…..Ah fala sério……………Fosse verdade compendios de filmagens pipocariam nas prateleiras de casa e das locadoras, e nos Pcs,,mas só existe mistério, fitas desaparecidas, etc…etc…etc…olha, posso estar errado, darei mãos à palmatória, mas NÃO ACREDITO,
Opa… já fizeram sim.. A HBO junto com o Tom Hanks produziram uma mini série chamada “Da Terra a Lua”, ela conta todos os passos do programa Apollo, da concepção das capsulas, a vida dos astronautas (e suas famílias e medos com as viagens), além de várias outras coisas… vale muito a pena ver. Altamente recomendado para conspiracionistas verem que sim, existia tecnologia, que sim eles se cagavam de medo de algo der errado e que sim, os USA desistiram depois da Apollo 17 por motivos políticos (as missôes 18 e 19 já estavam prontas…)
Salvador, parabéns pelo post, e admiro sua paciência. Muito provavelmente esses incrédulos querem aparecer… talvez nunca foram, e nunca irão, sob o pretexto de “não se vender aos americanos”, fazer uma simples visita ao Cabo Canaveral, a NASA.
Entre tantos outros contextos HISTÓRICOS advindos do evento “Homem na Lua”. O MUNDO provou isso. Astrônomos, cientistas, radio amadores, curiosos, o MUNDO acompanhou isso. É assustador ver gente como o Araújo, que ao invés de estudar um pouco, usa toda sua capacidade para “derrubar” os argumentos… triste… triste ver que pessoas perdem seu tempo com isso… E para quem foi ao tal site da farsa, saibam que existe outro que quebra TODOS os argumentos bizarros apresentados lá. Mas vamos lá… infelizmente o mundo tem, por um lado, genios e homens corajosos que fizeram o que fizeram para ir a Lua, e uns gatos pingados, anônimos, escondidos atrás de uma página de comentários, destilando todo seu recalque em ser um zé ninguém, contra você Salvador, e contra os “Americanos”… que nada fizeram contra esse coitado.
O Homem esteve na lua.
Imaginem quantas pessoas seriam necessárias para criar uma fraude dessas! Oras você não conseguie manter segredo nem entre duas pessoas, imagine entre dezenas delas.
O homem esteve na lua sim.
E vamos todos fazer um minuto de silencio e agradecer aos Americanos por tudo que eles já fizeram.
Se o homem foi ou não foi , eu não sei mas de uma coisa eu sei, o dinheiro foi e o povo esta aqui aguardando algum beneficio dessa gastança. Coitado de nós seres humanos, estamos perdido no espaço a muito tempo.
não acredito e nem quero duvidar, mas tenho duas perguntas; porque os Americanos não tem uma base na lua pra fins turístico, e porque a duvidas sobre a ida até mesmo entre os Americanos.
Tem gente q na época nem imaginava estar no saco do pai e vem falar de photoshop? Qnta gente desinformada e falando besteira. Uma maquina naquela época p/ ter photoshop teria q ser no minimo no tamanho do Maracanã.
Uma pergunta aos conspiracionistas, enquanto preparavam a farsa o foguete Saturno-V com 120 metros de altura, que o mundo todo viu o espetacular lançamento, ficou estacionado onde depois de decolar? Na rodoviária espacial?
VIXE , COMO TEM BRASILEIRO COM SENSO DE COMPLEXO DE VIRA LATAS.
Os comentários do Salvador nos alimenta de conhecimentos. É disso que precisamos. Quando a gente tem acesso ao conhecimento e nossa mente consegue entender e assimilar esse conhecimento, a gente passa a acreditar naquilo que é real. A razão precisa iluminar a mente de muitas pessoas por aqui…
Amém! 🙂
Salvador, que tal um próximo post com provas de que a Terra gira em torno do Sol? Sou capaz de apostar contigo que aparece algum comentário defendendo o Geocentrismo…
Hehehe, pensei em fazer o próximo: Cinco provas de que o Genoíno não foi à Lua. Hehehe
A reportagem é muito simplista e pouco inteligente quando afirma que os que não acreditam na ida do homem à Lua pertencem a duas classes: antiamericanos ou religiosos. Não sou antiamericano nem religioso, nem por isso não tenho o mínimo de inteligência para pelo menos desconfiar. Existem várias evidências físicas e concretas que permitem ao menos desconfiar. Penumbras que não batem, sombras em angulações diferentes, imagens da Terra com perspectivas de tamanho absolutamente diferentes, qualidade dos filmes para resistir a grandes mudanças de temperatura. São muitas as coisas questionáveis. Vejam o site http://www.afraudedoseculo.com.br/ e tirem suas próprias conclusões. É de impressionar também a qualidade desse vídeo, já que a própria Nasa tinha divulgado que havia perdido o original http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u596323.shtml. Nessa reportagem fala-se em vídeo de qualidade bem ruim, com chuviscos e manchas. Por fim, conseguindo esse feito nessa época, a humanidade já era pra ter colônia em Marte há muito tempo, afinal já se passaram quase 45 anos. Acredito que se encontrem evidências dos dois lados (ter ido ou não), depende do que você procura. Agora, essas 5 evidências da reportagem, com imagens ridículas, são difíceis de engolir.
Daniel, se você não é antiamericano nem religioso, é só mal-informado. Menos mal. Isso dá pra consertar. Então vamos lá.
Já respondi sobre variação de temperatura aí em cima com mais detalhes. Mas lembre-se de que a Lua não tem atmosfera. A temperatura do solo em nada afeta a temperatura na câmera presa no peito do astronauta. O que influencia sua temperatura é a luz solar incidindo sobre ela, por isso a recobriram de material branco (e por isso os trajes dos astronautas são brancos), refletem a luz solar e provocam menos aquecimento interno (como usar uma blusa branca no calor).
Sobre o vídeo que se perdeu, ninguém entende exatamente o que é. Vamos lá. Em 1969, uma câmera de TV no pé do módulo lunar (que só gerava imagens de má-qualidade e que pela transmissão vinham chuviscadas e coisa e tal) filmou conforme Neil descia ao solo lunar. Essa imagem foi transmitida para a Terra, gravada por um gravador da NASA e simultaneamente transmitida por um telão. No telão, as câmeras de TV do mundo inteiro “filmavam” a imagem transmitida, e foi isso que foi para o mundo inteiro ao vivo — e por isso é uma porcaria, uma imagem de baixa qualidade, transmitida da Lua, com interferências, projetada num telão e regravada por câmeras. Essas transmissões só tinham por função fornecer a imagem ao vivo do momento histórico. Toneladas de fitas magnéticas iguais eram produzidas em todas as missões da NASA. Na década de 70, para economizar, resolveram reciclar umas fitas e entre elas foi essa. Mas a transmissão que veio da Lua NUNCA FOI muito melhor que as que foram geradas ao vivo.
As imagens bacanas no pé do texto foram obtidas com câmeras que usavam filme 16 mm, manipuladas pelos astronautas. Elas obviamente não serviam para a transmissão ao vivo — precisariam vir para a Terra e ser reveladas, antes de ser exibidas. Mas elas consistem o registro mais seguro e qualificado das missões. Nela você pode ver com boa qualidade (por um outro ângulo, desfavorecido pela geometria da janela do módulo lunar) os primeiros passos de Armstrong na Lua. Mas em 20 de julho de 1969, a imagem que todo mundo viu foi a do pé do módulo lunar, gerada por uma câmera de TV…
Com certeza já mandaram muitas naves à lua, mas não boto a minha mão no fogo que o homem foi em carne e osso. Uma coisa é enviar sondas, outra pousar, dar um rolê, entrar num módulo e voltar numa boa. a gravidade da lua é 6 vezes menor que a da Terra, mas teria aquele módulo capacidade de sair de boa? as observações russas à época viram ele pousando ou só registraram um foguete indo para a Lua e voltando? podem ter ido e não ter pousado.
tem tb o incêndio de todos os registros, bem numa época quando alguns cientistas questionavam alguns dados. enfim, não digo que não foi, mas sou cético, pode ser um golpe de marketing para washington numa boa época, que deu muitos frutos por sinal para o USA no contexto geopolítico.
Eu acho que não querer acreditar que o homem foi à Lua é fazer o mesmo que aqueles que não acreditaram que a Terra era redonda, ou não acreditaram que a Terra girava ao redor do Sol, ou mesmo na teoria da relatividade de Einstein.
Ah muitas coisas que nesta viagem não entendo: uma delas é a falta de tecnologia apropriada que comprovada, eles não tinham; outra as imagens mostram de forma distorcida da lua e também da terra do real, segundo muitos cientistas; lá tem grandes riquezas minerais com He3 que tem um valor incalculável, isso conta que é lucrativo essas viagens – por que não vez mais viagens?; também tem outra que é mais importante, a corrida espacial na guerra Fria, o pouco tempo para organizar tudo isso, depois de Iuri Gargarin ter chegado ao espaço primeiro que os americanos.
Eu confesso que também não acreditava que o homem tivesse ido à Lua, mas depois que eu vi um documentário sobre o assunto, mostrando com detalhes todo o gigantesco trabalho, durante mais de dez anos, eu passei a acreditar.
Não tenho conhecimentos científicos para argumentar sobre a ida ou não do homem a lua. Mas, mesmo assim vou manifestar minha humilde opinião. Não acredito que o homem foi a lua, por “n” razões, a tecnologia da época. Tá, tem gente falando de submarino, mas o mar está aqui, testar se funciona e fazer as correções necessárias é fácil com lugar a ser explorado no seu quintal. Agora, testar toda parafernalha tecnológica, isoladores de radiação, comunicação, tudo, aqui na terra, em caracter de simulação de um lugar onde nunca tínhamos pisado, não dá.
Não creio que o homem tenha ido a lua, mas isso não me faz um conspirador, um fanático religioso ou algo assim. Mas, somos até hoje tão manipulados pela mídia, que mostra aquilo que é do interesse dela, o governo usa essa artifício o tempo todo, grandes empresas usam isso o tempo, tentando nos vender verdades criadas. E acredito sim que a ida do homem a lua é apenas uma “verdade criada” para manipular pessoas, governos e atender a interesses econômicos, políticos e pessoais. Vemos isso o tempo todo.
Antonio, mas a Lua também sempre esteve lá, como o oceano. A Apollo 8 testou operações orbitais na Lua. A Apollo 9 testou o equipamento todo em órbita da Terra. A Apollo 10 fez um ensaio completo do pouso na Lua, salvo pelo dito cujo. Só na 11 foram pousar. A tecnologia foi testada ponto a ponto antes da descida histórica em 20 de julho de 1969. Abraço.
Caro Salvador Nogueira
Recentemente, enviei um E.mail ao Marcelo Gleiser, para me consolar diante da frequente indignação que me causa toda essa defesa da farsa da ida dos astronautas americanos à Lua. Sou professor de história da rede pública do Estado de São Paulo, e até entre meus colegas de profissão, tornou-se recorrente a promoção dessa ideia idiota. Até mesmo entre a “classe letrada” prevalece essa falácia da falsificação da viagem dos astronautas norte-americanos. O que esses defensores das teorias conspiracionistas revelam mesmo, é a sua ignorância histórica e seu analfabetismo científico. Nunca estudaram objetivamente o assunto. Falam na clave expressiva e sentimental (invariavelmente são antiamericanos). Aqueles que escrevem 10 linhas aqui no Blog, se pudessem ser averiguados, poderia se saber que nunca leram 5 linhas de um bom livro de física ou astronomia. Todo esse discurso idiota, me faz lembrar uma célebre frase que captei de um filme de cowboy: Opinião e bunda todo mundo tem uma” .
Aliás, por falar em idiota, o termo vem da raiz grega “idio” (próprio, privado, o mesmo). Idiotes, de onde a palavra ‘idiota’, é a pessoa que não enxerga nada além dela mesma, completamente absorvida em seus interesses egoístas, que julga tudo pela sua própria pequenez. È impossível convencer gente assim! Eles devem acreditar também em Papai Noel.
A questão sobre se os Americanos chegaram o não na lua, não é uma questão de crença. Crer ou não crer é postura religiosa. Quem estudou o assunto sabe sem nenhuma dúvida que Armstrong e Collins pisaram em solo lunar pela primeira vez em 1969, e posteriormente outras 5 missões realizaram ainda mais plenamente esse feito.
Para finalizar, vou reproduzir aqui a frase com que Gleiser respondeu meu Email: [Salvador] “ … não perca a fé na luta contra a ignorância, de um em um vamos iluminando as pessoas…”
Errata!
Os astronautas da primeira viajam foram Armstrong e Aldrin e não Collins, que ficou em orbita durante o pouso dos dois companheiros.
Edson, ler a resposta do Gleiser me arrepiou. Exatamente minha filosofia! É por aí mesmo! Abraço!
Salvador, não adianta. O brasileiro, de forma geral (infelizmente) não consegue conceber a idéia de que o mundo não está restrito aos mesquinhos assuntos nacionais. A nação canarinho está aparentemente fadada a discutir Neymar e BBB para sempre. A produção de material científico neste país está restrita a uns poucos heróis – os chamo de poucos por comparar com números exorbitantemente maiores de cientistas em países desenvolvidos – e a simples leitura desse material já seria tarefa hercúlea para a maioria dos alfabetizados (e não me refiro aos alfabetizados funcionais que hoje se espalham no país, muito em grau universitário). Portanto, qualquer interesse mais pormenorizado sobre matérias mais complexas não encontra muitos candidatos disponíveis à tarefa. Interessante ver, na análise dos comentários de ambos os artigos (aquele contendo os 5 primeiros e este), que a Educação no Brasil, tanto no que respeita ao ensino acadêmico quanto no respeito mútuo, está fazendo água. A extensa maioria dos “comentaristas” (em especial os conspiracionistas) em ambos os artigos não demonstra ter condições de análise matemática do assunto tratado. Coloco desta forma por ser a análise matemática a mais direta forma para a tentativa de desacreditar os pousos lunares, sem entrar em Física Aplicada, Mecânica, Geometria Analítica, Engenharia Química, e outras ciências. Hoje, aparentemente, se imagina que a tecnologia está no “feice”, Twitter e no iPhone, porém poucos se atém ao fato histórico desse desenvolvimento tecnológico advindo principalmente da corrida espacial. Cito, dentre tantos outros, a Internet, o Wi-Fi* e o telefone celular. Poucos se recordam que a Internet foi criada pela agência de defesa dos EUA, a DARPA. O grande problema aqui é que é muito fácil teclar baboseiras, mas muito difícil compreender o mundo que nos cerca.
Concordo com você sobre a natureza dos conspiracionistas: os de fundo religioso, talvez por fanatismo, fazem força para manter a receptividade mental sob controle clerical. Os odiadores dos estadunidenses (uso o termo politicamente correto pois já imagino críticas desvairadas pelo uso do termo “norteamericanos”) continuarão a odiar, pura e simplesmente.
Tenho muito receio sobre o futuro do Brasil, onde vejo muitos retrógrados com a necessidade pueril de se colocar auto-afirmando publicamente, deixando um rastro de idéias dignas de um homo habilis, com uma grafia da lingua portuguesa que faz jus ao contexto de suas idéias. Aos Gustavos e Marias Adelaides (do outro artigo) e aos Araújos de plantão, fica a dica: leiam. Estudem. Raciocinem. Reflitam. Usem de calma ao escrever, e antes de clicar no botão “Enviar”, considerem como o seu interlocutor receberá seu comentário, e considerem-se no lugar do outro (para avaliar como vocês próprios se sentiriam).
Quanto ao artigo, gostei do vídeo com imagens originais, mesmo que um pouco longo. Continue com o bom trabalho!
Prezado Antonio, acho pelas suas palavras e de tantos outros que vocês não viveram aquela época como eu vivi. Não se sugestione pelos fatos que hoje norteiam esses países dominantes do mundo. Uma coisa é uma coisa outra coisa é outra coisa, entende? O fato acreditamos foi real não teríamos outro motivo.
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=d9LRD394gQQ
ta ai mais uma vez o link da recusa em jurar sobre a biblia
Essa é curiosa. Lendo sobre isso descobri que o Buzz ficou puto e meteu um murro na cara do imbecil. Mas o Edgar Mitchell, da Apollo 14, jurou sobre a Bíblia e depois disso expulsou o cara. Entre o Buzz e o Mitchell, fico com o Buzz. 😛
Li algumas besteiras postadas acima e prefiro nem comentar. Creio na capacidade do homem ter ido a lua em 1969 sim. O filme está bem nítido tb. Mas estranhei algumas coisas: Os filmes foram sempre feitos no mesmo dia (11/07/69)? O filme está sendo exibido de acordo com a sequencia dos fatos? Parece que não. Neste caso, Por quê?
Não, não está na sequência exata. Os filmes chegaram em rolos, e os caras emendaram numa ordem não-cronológica. Mas dá pra sacar (para quem conhece as missões) que etapa é cada pedaço. Não me dei ao trabalho de reeditar só pra colocar em ordem cronológica.
Vou perguntar para os céticos. Porque vocês acham que os americanos vão ficar torrando bilhões de dólares para voltar a lua, lá não tem nada.
Bom, Os chineses pousaram seu módulo em um local supostamente cheio de minérios… Titânio, por exemplo. Coincidência né???
o que mais impressiona é a insistência do amigo Salvador em tentar, eu disse tentar, provar isso.
O mais interessante foi quando um repórter pediu e estes que “foram” na lua que jurassem sobre a Biblia isso, eles se negaram kkkkkkkkkkkkkk
Concordo com você Jose, e essa da bíblia foi a cereja do bolo dessa farsa! uma verdadeira piada!
Desculpe. Faltou um “não” no início o meu comentário…
“Eu NÃO lhe conheço…”
O moderador pode alterar se quiser.
Salvador…
Eu lhe conheço, não acompanho seu blog e nem me interesso muito pelo assunto…
O que eu não consigo entender, é o porque desse artigo…
Cada um acredita no que quiser e ponto. Pra que achar que quem não acredita é idiota, e quem acredita é inteligente… Crença é algo subjetivo…
Que eu saiba, ainda reina no mundo o livre arbítrio. Cada faz e pensa o que quiser, desde que não infrinja a lei o o direito de outrem.
Então amigo, é direito de qualquer um duvidar ou não duvidar. Não lhe considero nem mais, ou nem menos inteligente por causa disso.
Apenas lhe considero um cara que não respeita opiniões contrárias… isso sim é um problema.
Troféu “joinha” pra você.
Caríssimo, a ideia era trazer informação para aqueles facilmente influenciáveis que não se deram ao trabalho de realmente investigar sobre o assunto e se pautam por textos toscos, como os do site que fala da “fraude do século”. Mas, claro, cada um perde seu tempo como quer. Eu perco tentando trazer ciência para o pessoal, e já encontrei um monte de gente bacana na mesma sintonia. Você prefere ficar criticando o blogueiro. Cada um usa seu tempo da forma que julga mais produtiva. Troféu Joinha pra você também. 😉
Abraço!
O mais incrível é saber que os conspiracionistas que defendem que tudo isso não passa de farsa, são os mesmos que acreditam e juram de pés juntos que os EUA escondem cadáveres alienígenas de Roswell e que a famosa Área 51 guarda algumas naves extraterrestres. Simplesmente patético!
Salvador, mais um post brilhante.
E vc já ganhou o prêmio “paciência 2014”.
Fico com dó do tal Araújo. Quer gritar mais alto, falar mais que todo mundo… mas fatos são fatos, independentemente da pessoa conseguir entende-los ou não.
Salvador, é impressionante como boa parte dos seguidores deste blog de ciências não gosta de… ciências! Se não acreditam em nada, porque acompanham? Já sei: parte desse pessoal acredita que os dinossauros foram extintos porque não chegaram a tempo de entrar na arca de Noé…
Qual a dificuldade então, atualmente, de se tirar uma foto da bandeira americana assim como as pegadas do astronautas ?
Ponto final ! Salve Salve Stanley !!
Não acreditem nesta MENTIRA de que o homem foi à lua. Vejam o site http://www.afraudedoseculo.com.br/, lá vcs terão várias provas científicas e históricas que desmascaram os EUA. Vamos deixar de pensar como os americanos !! eles só tem merda na cabeça !!
Meu caro, não há provas ou evidencias científicas apresentadas nesse site, apenas bobagens facilmente refutáveis. Sds
Que site fuleiro hein Marco?! Pelo amor de Deus!
Se foram pra Lua realmente, porque nunca voltaram? Sendo que a tecnologia, informática e etc se desenvolveram absurdamente desde 1969.Porque?
Leo, a astronáutica não se desenvolveu na mesma velocidade que as outras tecnologias. Mandar um foguete para a Lua é hoje em dia quase tão difícil e caro como nos anos 1970.
Sua colocação está na base do ceticismo sobre a chegada do homem na Lua. Apenas uma dúzia de pessoas esteve lá, há 45 anos.
Falta de interesse do governo americano.
A maioria dos céticos deste espaço comete erros grosseiros de ortografia e de interpretação de texto. A coerência, então, passa longe. Será essa limitação cognitiva tão prevalente nesse grupo uma mera coincidência?
Analfabetismo funcional.
Curti seu comentário, cara. É bem o que penso desses conspiracionistas. É mais ou menos como acreditar no que o Datena disse no jornal e desacreditar as provas do processo criminal.
digita no google existem estrelas nas fotos da lua sim
Poxa ainda bem que temos pessoas inteligentíssimas para nos alertar sobre as fraudes dos americanos. Eles sabem que não havia tecnologia suficiente prá levar um homem à lua..”””Mas acreditam que existia máquina do tempo”””. Prá ter levado o photoshop pros anos 60
Salvador, mesmo que voce publique um mol de evidências, ainda restarão céticos duvidando, até porque eles não são guiados pela racionalidade, mas pelas paixões. Mesmo que eles sejam levados até a lua, não acreditarão. Dirão que foram vítimas de drogas psicodélicas. Continuemos como Voltaire, combatendo dia a dia a ignorância e a superstição.
É por aí mesmo. Abraço!
Certamente a maior potencia do mundo deve estar muito preocupada e perdendo o sono a respeito do que pensa o terceiro mundo quanto a chegada a lua e a corrida espacial…….Acorda Brasil!
Eu só tenho uma dúvuda , onde estão as estrelas ???
As estrelas não aparecem por causa do tempo de exposição utilizado. Tente fazer uma foto à noite, com céu estrelado, utilizando a mesma configuração de câmera para dia ensolarado (ISO, abertura, exposição). O resultado é preto total. As condições de iluminação na lua eram de muita luz, como em um dia ensolarado, ou pior, pela ausência de atmosfera. Por isso não há estrelas nas imagens. O mesmo princípio se aplica a filmes. Abs!
Eu só tenho uma resposta, pega uma câmera fotográfica comum(com exposição normal sem tripé) e tire uma foto do céu estrelado. Depois você vem aqui e conta para gente o que apareceu ok?
Só não entendo porque eles não voltaram.
Tá bom então! Pra acabar de vez com essa baboseira se foram ou não, vamos esperar a próxima missão lunar dos humanos, pois aí não haverá desculpa por falta de meios tecnológicos de transmissão de dados. Se dizem que uma espaçonave da época continha menos tecnologia embarcada que um celular meia-boca de hoje, então por que ainda não voltaram?
Nota: não faço parte dos céticos, apenas deixei essa pergunta.
Eu só tenho uma pergunta: Se agora em pleno sec. XXI com a tecnologia anos luz melhorada da existente na época, por que ninguém voltou à Lua novamente? Dinheiro a china tem de montão, então não seria problema, então porque não mandam uma nave tripulada de volta lá. Seria medo de não conseguirem retornar e ai vir a tona a pergunta? : como conseguiram em 69 com uma caldeira e agora não conseguiram? isso eu queria saber. Era só retornarem a Lua e voltarem bem a Terra que calaria a boca de muita gente, a minha mesmo.
Guerra Fria, lembram? Havia uma guerra de propagando, principalmente sobre questões de tecnologia e ciência…..
Tudo bem, estamos esperando estes comedores de hot dog, voltarem la na lua.
É tão simples