A geografia de uma estrela abortada

Salvador Nogueira
Concepção artística da anã marrom Luhman 16B baseada nas observações
Concepção artística da anã marrom Luhman 16B baseada nas observações

Lembram a professorinha da quarta série? “Estrelas são astros grandes, que têm luz própria. Planetas são menores e só refletem a luz que vem do Sol, que é a estrela mais próxima de nós.”

Num mundo ideal, em que Joãozinho é um menino que presta atenção na aula, ele perguntaria: “Professora, existe alguma coisa que não é nem tão pequena quanto planeta, nem tão grande quanto estrela?”

A resposta é: não só esses objetos existem, como um grupo de pesquisadores acabou de fazer um mapa das nuvens de um deles. Estamos falando das anãs marrons.

Esses astros misteriosos (e bastante comuns) se formam exatamente como as estrelas normais, agregando gás e poeira de uma nuvem até formar grandes bolonas gasosas. A diferença é que, para essas desafortunadas, o gás acaba antes da hora, e o resultado é que o objeto não reúne massa necessária para fusão nuclear do hidrogênio — a reação que faz os astros “acenderem”. Temos aí uma estrela abortada.

COMPLICAÇÃO OBSERVACIONAL

Como se pode imaginar, esses objetos são mais difíceis de ver que o fictício planeta Nibiru. Afinal, eles são basicamente planetões solitários, sem quase nenhum brilho próprio, que vagam pelo espaço entre as estrelas.

Esses astros têm, por convenção, entre 13 e 80 vezes a massa de Júpiter, e não chegam a ser completamente “apagados”. Além do brilho gerado pelo calor de sua formação, no caso de astros jovens, elas também conseguem realizar módicas quantidades de fusão de deutério (uma forma pesada do hidrogênio), dependendo do tamanho. Não é suficiente para fazê-la brilhar muito, mas gera calor, que pode ser detectado no infravermelho.

Foi justamente observando nessa frequência do espectro eletromagnético que a equipe liderada por Ian Crossfield, do Instituto Max Planck para Astronomia, em Heidelberg, na Alemanha, conseguiu fazer o primeiro mapa da superfície de uma anã marrom.

Para isso, eles usaram o VLT (Very Large Telescope), telescópio do ESO (Observatório Europeu do Sul) instalado em Paranal, no Chile.

O objeto escolhido para o estudo foi um descoberto no ano passado. A razão? É a anã marrom mais próxima da Terra, a 6,5 anos-luz de distância.

Aliás, na verdade ali há duas anãs marrons, Luhman 16A e B, girando uma ao redor da outra com um período de 25 anos. O estudo se concentrou em uma delas, Luhman 16B, e conseguiu revelar os padrões de nuvens da anã marrom.

Observação das nuvens conforme a Luhman 16B gira em torno de si mesma
Observação das nuvens conforme a Luhman 16B gira em torno de si mesma

A ideia é acompanhar esses padrões ao longo do tempo para aprender mais sobre a meteorologia das anãs marrons. Para se ter uma ideia do exotismo desses objetos, as nuvens lá são feitas de gotículas de ferro líquido, mantidas sob temperaturas superiores a mil graus.

Os pesquisadores, que publicaram seus resultados na última edição da revista “Nature”, esperam que eles sejam precursores dos estudos das atmosferas de outros planetas gigantes ao redor de estrelas normais.

Com efeito, uma das curiosidades sobre Luhman 16 é que existe a suspeita (com base em observações astrométricas) de que um planeta esteja girando ao redor de uma das duas anãs marrons.

Foi-se o tempo em que o Universo era tão simples como nas aulas da quarta série…

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook

Comentários

  1. Fiz o pré-primário lá pelos 196… , e num dia, de grata sorte, nossa professora ensinou-nos que o Sol e os planetas surgiram a partir de “um enorme disco de poeira e gás que foi se condensando”; ao menos para mim, foi a explicação mais simples e inteligente que se poderia dar a uma criança.
    Alguns comentaristas subestimam a capacidade da biologia do cosmos em criar seres como o homo sapiens, cuja evolução do cérebro promoveu o surgimento da civilização humana.
    Não ignoro uma remota possibilidade de que sejamos uma espécie de mutação artificial, porém as probabilidades são ínfimas e a falta de evidências coerentes tão grande que prefiro crer na solução mais simples: somos filhos do Sol e da Terra, criaturas cuja formação e evolução têm sua longínqua origem numa grande e complexa nuvem de gás e poeira, sem a intervenção de deuses, aliens etc.

    1. De onde vem esta energia e esta foça???
      Tudo no universo tem um porquê. Nada surge por acaso. Você existe logo eu existo!!!!!!!

  2. Só uma questão a mais;

    Uma estrela anã desse tipo, poderia emitir luz e calor suficientes para que algum planeta que a estivesse orbitando, pudesse reunir as condições mínimas á vida como conhecemos?[ , temperatura ideal, agua líquida, atmosfera etc…]

    seria possível para pequenos planetas que orbitassem tal estrela, terem ‘tempo”para se desenvolver como aconteceu aqui na terra?

    resumindo: estrelas Anãs podem ser o centro de um sistema planetário reduzido, mas com semelhanças ao sistema solar?
    ou são frias demais para isso?

    abrcs.

  3. Salvador, gostaria um dia que você fizesse um post sobre a hipótese de nemesis… Seria interessante! Abraço!

  4. Boa noite Salvador,
    algum evento, como uma colisao de um meteoro, poderia dar “ignição” na fusão nuclear neste planeta e torna-lo uma estela?
    Até.

  5. Salvador. Seria possível a formação de um sistema em que uma Anã Marrom orbitasse uma estrela como o Sol e neste mesmo sistema houvessem outros planetas???

    1. A Epsilon Ind A, a estrela visível no céu terrestre, é uma anã de tipo espectral K4.5. Esta estrela tem duas companheiras anãs castanhas, ja pensou um sistema planetario no meio delas. 🙂

    2. Eu estava procurando sefoi descoberto um sistema assim mais não encontrei, mais olha este sistema com uma super terra que show de bola.

      O exoplaneta Gliese 667 Cb orbita a estrela Gliese 667 C, a qual pertence a um sistema triplo de estrelas. Este exoplaneta com 6 vezes a massa da Terra circula em volta de sua estrela hospedeira de baixa massa (anã vermelha) a uma distância de apenas 5% da distância Terra x Sol.

      Não tem jeito, quanto mais exêntri co é o sistema, mais me fascina.

  6. Salvador. Como as anãs marrons são dificeis de serem detectadas, não existe a possibilidade de corpos celestes intitulados planetas errantes estarem orbitando uma anã marrom?

    Obrigado, e ótimo artigo!

    1. Rodrigo, difícil. Porque um planeta errante é ainda mais difícil de vez que uma anã marrom. E se ambos estão juntos, têm mais ou menos a mesma idade. Ou os dois esfriaram e não se vê nenhum, ou os dois são jovens e se vê os dois. Abraço!

      1. É realmente difícil Salvador, um planeta errante descoberto teria pertubações causadas pela anã marrom e logo seria confirmada sua existência, talvez até no infravermelho.
        Mesmo assim acho possível acontecer, já que o inverso ( detectar a Anã marrom e depois o planeta) ja foi constatado que acontece.

        Se forem jovens, é claro.

      1. carlos muito legal esse link.

        Então podem haver mais anãs marrons, rodando perto de nós discretas, ou quase invisíveis, aguardando serem descobertas.
        óia, a vizinhança tá aumentando!

        —–

        Se tivesse Ets nele, estariam vendo agora as transmissões dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2006!

        ou estariam vendo a execução de Sadam Hussein ?

        [ Ah, tem programa de tv para todos os gostos ….rs,rs,rs]

        1. Realmente… tem cada coisa que passa na TV… já pensou se os Ets assitissem o Cidade Alerta! Jamais viriam aqui! kkkkk

  7. Salvador, boa noite. Hä algo que eu não entendi. Li certa vez que no ciclo de vida de uma estrela como o nosso Sol, quando o hidrogênio é exaurido ela passa a fundir Hélio e assim por diante. O processo acabaria quando a estrela passasse a fundir Ferro, porque o Ferro tem a propriedade de absorver a maior parte da energia gerada pela fusão.
    No entanto, há nuvens de ferro nessas anãs-marrom; de onde veio o ferro? Elas são feitas de hodrogênio, não?

    1. São majoritariamente feitas de hidrogênio, mas têm elementos pesados, como ferro, gerados por outras estrelas e espalhados pelo espaço por supernovas. Ao explodir, essas supernovas semeam a nuvem que daria origem a essas anãs marrons com elementos pesados. Tem ferro no Sol também. 😉

      1. E ouro, platina etc. O que tem pouco no Sol, em proporção a abundância relativa na Terra e nos outros membros do sistema solar, é lítio. Já as anãs marrons costumam ter muito lítio. Lítio normalmente é um critério de juventude das estrelas, pois a medida que envelhecem queimam lítio. Mas nas anãs marrons, não havendo reações nucleares importantes, pode não haver queima do lítio. Os planetas tem o lítio da matéria que formou tanto o Sol quanto eles. (Desculpe, não resisti vender meu peixe.)

        1. Magina, Carlos, fique à vontade. Seu trabalho foi feito em parceria com o Melendez? Ele andou mexendo com esse negócio de lítio como indicativo de idade, e o último paper de destaque foi o do gêmeo solar de 8 bilhões de anos…

          1. Não, o nosso é completamente distinto e envolve encontrar associações de estrelas jovens na vizinhança solar, que batizamos o projeto com o nome de SACY (Search for Associations Containing Young Stars). Falta apenas publicar boa parte dos resultados, mas já temos quatro artigos publicados e um capítulo de livro. O impacto deles é bem alto. A maior parte dos dados obtidos no ESO-La Silla (mas também no Observatório do Pico dos Dias).

  8. A existência deste tipo de astro não deveria ser surpreendente, pois em nebulosas gasosas astros de todo tamanho devem ser formados.

    1. Hassi (nome interessante…você também tem frigorífico…?)!!

      Ah, que pena que avisou tarde!

      Se eu soubesse antes, teria te convidado para uma passeio até a Enterprise, pra curtir o Eclipse!

      Paz e Vida Saudável!

    1. Caro Amauri ( nome interessante! significa Homem Altivo e Laborioso) na cultura terráquea!!

      Pela lógica , como você é altivo, cuidado com batentes baixos…

      E como é laborioso, cuidado ao trabalhar.

      Ficar muito fascinado e com a cabeça nas estrelas pode fazer mal pra sua saúde!

      Hoc opus, hic labor est!

      Paz e Prosperidade laboriosa!

        1. Oi Miguel (lembra algo pastoso…papa de nenê)!!

          Obrigado pela pergunta!

          Sou Extraterrestre (graças ao bom Deus)!

          Você sabe que o nome de uma pessoa carrega uma tremenda energia!

          O seu por exemplo (Miguel) significa “Uma pessoa Igual a Deus”, obviamente no idioma terráqueo.

          O meu por exemplo “Spock” em Vulcano significa: O Puro Pensador!

          A astrologia não tem lógica. Prefiro a astronomia!

          Paz e Vida Longa amigo!

    1. Lúcife (nome bastante Malígno…enfim)!!

      Se as medidas de distância estelar publicadas na matéria estão corretas, estamos falando de uma Super Nova que explodiu a 12 milhões de anos atrás.

      Isso porque a distância entre nós e a suposta super nova é de 12 milhões de anos-luz, ou seja, se a estrela se “acendesse” agora, demoraria 12 milhões de anos para que essa primeira fagulha chegasse aos nossos olhos situados fisicamente na terra.

      Em escala estelar, devido às distancias colossais, tudo que vemos hoje, talvez neste momento já não existam na verdade!

      São ecos de luz que vagam pelo cosmo!

      Logica é tudo. Deus é tudo. Deus é Lógica!

    2. Por algum acaso essa Supernova poderia emitir radiação e nos atingir?
      Pelo que dizem os astrônomos elas emitem raios gama por enormes distancias.
      Se podemos ver a sua luz, podemos receber uma dose de radiação gama?

      1. Uma grande parte dos raios gama que chegam a Terra vem do espaço interestelar. Uma boa parte é barrada nos limites da heliosfera. A maioria do que sobra é barrada nas camadas mais superiores da atmosfera Terrestre. As maiores energias já detectadas pelo homem vem justamente destes raios cósmicos. Muitos cientistas defendem que estes raios influenciam definitivamente o clima da Terra, afetando a formação de nuvens. Se isto for verdade estamos conectados ao cosmo de forma mais forte do que possa parecer.

  9. Salvador, Será que Júpiter e Saturno podem ser considerados astros que estavam no início do caminho de se tornarem anãs marrons, mas que por falta de matéria prima disponível na época da formação do nosso Sistema Solar não puderam continuar acumulando a massa necessária e se tornaram “apenas” dois grandes planetões?

    1. A divisão entre planetas está cada vez mais tênue. Mas acho que é forçar um pouco dizer isso.

      1. E a normalmente pouca diferença na inclinação de órbitas planetárias é um indicativo que eles se formaram durante a própria formação da estrela central. A formação desta se inicia pela compactação do hidrogênio numa nuvem inicial que ganha movimento circular, definindo a orientação básica do plano das órbitas planetárias. Estes por fim são resultado da estratificação na nuvem de gases que originam a estrela central.

    2. Embora a coisa ainda anda meio complicada e possa aparecer exceções, planeta seriam formados dos discos circunstelares que sobram da formação da estrela e as anãs marrons se formam diretamente da nuvem interestelares, como as estrelas. Há uma fase nas anãs marrons de reação nuclear pela queima de deutério. Em tese, pela formação e por isso, que as chamamos estrelas e não super-planetas. Para piorar ainda existem planetas sem estrelas no espaço, provavelmente porque escaparam da(s) estrela(s) centrais. O (s) é porque a ideia mais simples envolve sistema duplos em que o planeta é jogado longe.

    3. Gabriel,

      Acredito que a diferença está na formação destes astros. Na formação de estrelas conta a capacidade de concentrar elementos leves como o hidrogênio que é o elemento mais comum do universo mas apresenta concentrações diferentes em diferentes locais. O hidrogênio comprimido no núcleo da estrela é que dará início à fusão nuclear.
      Já no caso de Jupter e a maioria dos planetas, eles já se formam pela aglutinação de elementos mais pesados como ferro, níquel, cobre e outros. Estes elementos aparecem nas redondezas da estrela capturados pela gravidade da própria estrela ou já como resíduo das reações termonucleares que ocorrem na estrela. Seria muito difícil iniciar reações termonucleares se o núcleo da astro fosse rico em elementos pesados mas pobre em hidrogênio.

  10. Salvador, alguma possibilidade destas anãs marrons irem diminuindo a suas órbitas e “fundirem”? Ai teríamos massa suficiente para iniciar uma fusão?

    1. É uma hipótese interessante. Nunca pensei nisso. Se estiverem espiralando para dentro, ou sejam perturbadas por outra estrelas que passe perto delas, quem sabe? Mas acho que o sistema no momento é estável.

      1. Caso essa hipótese de “se fundirem” pudesse acontecer, teríamos bilhares de pedregulhos lançados a esmo no universo? Ou a fusão consumiria todas suas massas?

    2. Pergunta muito boa mesmo…
      teriam,em hipótese que ter hidrogênio na composição,né?
      Fazer esse tipo de “reciclagem” de anãs para formar uma estrela de verdade precisaria de muitos fatores envolvidos (massa, composição,,etc)

    3. Eu suponho que depende da quantidade de hidrogênio que ainda resta nas duas estrelas. Se existir hidrogênio suficiente para uma fusão nuclear as duas se transformarão numa anã amarela, que nem o nosso sol. Em caso contrário numa anã branca, que continuará brilhando fraquinho até se apagar de vez.

  11. Quando uma estrela anã marrom morre ocorre o quê? Ela não tem energia gravitacional suficiente para virar um buraco negro, e nem energia bastante para explodir. Ela viraria um corpo errante vagando pelo universo?

    E se ela tivesse um sistema planetário? Se transformaria num sistema “invisível”? Isso porque não haveria emissão de luz, ou outra forma de energia. Se for verdade o universo deve estar cheio de sistemas assim, não detectáveis.

    Seria um novo Nibiru perturbando a vidinha tranquila de outros sistemas planetários? Nem pensar. rsrsrs

    1. Sim, Miguel, ficam sistemas zumbis, vagando por aí. Com emissão apenas de infravermelho, cada vez mais sutil. E, sim, uma dessas pode cruzar o sistema solar sem aviso. Mas o espaço é bem grande. E todas orbitam o centro da galáxia. Um evento desses é tão improvável que nosso sistema permanece impecável, 4,6 bilhões de anos depois que nasceu. 😉

      1. Interessante a colocação do Miguel, não tinha pensado no fim das anãs marrões. Agora tem uns comentários muito chatos, não sei como o Salvador aguenta, aja saco.

      2. Salvador,

        A tecnologia atual dos astrônomos se baseia totalmente na detecção das ondas eletromagnéticas (nas faixas da luz visível, infravermelho e ultravioleta) emitidas diretamente, como no caso das estrelas, ou refletidamente, como no caso dos planetas, asteroides e cometas.

        Nosso universo tem 13 bilhões de anos aproximadamente. Houve tempo suficiente para que muitas estrelas com seus sistemas planetários se apagassem completamente, não emitindo nenhuma radiação.

        Isso não explicaria, pelo menos em parte, a matéria escura?

  12. Se pararmos para pensar, o universo se resume a “meia dúzia” de fenômenos que se repetem nos 4 cantos do cosmo. À medida que o conhecimento avança, podemos perceber que estes fenômenos são cada vez mais casuísticos, provocando resultados que a ciências pode explicar. Falta muito ainda mas uma hora vamos compreender melhor o que somos….

    1. Caro Paulo (nome religioso…já foi Papa)!!

      Tenho que mencionar que sua afirmação não tem Lógica. Aqui digo o porque:

      1) Não são apenas “meia dúzia” = 6 de fenômenos. O número é muito maior que isso. Além disso, o importante não é o número destes fenômenos isolados, e sim os efeitos combinados. Exemplo : Campo Elétrico e Campo Magnético. Quando combinamos os efeitos dos dois campos mais os Campos iônicos e o Campo gravitacional, o resultado é multiplicado exponencialmente pela miríade de combinações quase infinitas. Isso sem falar nos outros tipos de campos que regem a matéria que nós Vulcanos já sabemos e vocês humanos não. O universo age assim. Na pequenez do átomo, até a grandiosidade do cosmo, tudo segue a sinfonia lógica de Deus!

      2) O cosmo não tem 4 cantos. O cosmo na verdade é Amorfo. Falar de tais cantos não tem Lógica. Num fórum de ciências, o uso de tais metáforas é ilógico e não recomendável.

      3) Os fenômenos não são casuísticos como menciona. Está logicamente provado que você não sabe o significado desta palavra. A palavra que você deveria ter usado é CAUSALIDADE, e a frase deveria se referir a “fenômenos que seguem a causalidade”, para logicamente, poder fazer menção aos resultados explicáveis pela ciência.

      4) Você afirma que falta muito compreender o que somos. Mas não tem lógica afirmar isso, pois como pode saber o quanto falta? Para poder afirmar o quanto falta teríamos que saber de onde viemos, onde estamos e para onde vamos…e nem isso hoje sabemos! Teríamos que mensurar nosso posicionamento. O que não se mede não se controla.

      A Lógica rege o Universo.

      A Lógica é Deus. Deus é Lógica.

      Paz e mais felicidade nos comentários!

      1. Vê-se que te foge à compreensão um texto onde não se usa a lógica simples do 1+1 = 2. Certamente os fenômenos não são 6. O uso de aspas denota figura de linguagem para enfatizar o que eu quis dizer. Alguém capaz de interpretar o texto já compreenderia o efeito buscado na frase.
        Independente das milhões de combinações que os fenômenos físicos podem resultar, não temos milhões de estrelas ou de planetas diferentes por completo. A formação destes astros convergem para “meia dúzia” de grupos mestres. As milhões de interações resultam em resultados convergentes e não divergentes. Tendemos a caminhar para o organizado e não para o amorfo.

        O Cosmo não têm 4 cantos certamente. Esta é uma metáfora muito comum em nosso português para expressar o todo quando nos referimos a um espaço físico.

        Você demostra também não entender o significado de amorfo. Amorfo é tudo aquilo que não apresenta uma estrutura de construção definida ou organizada. O universo tem uma estrutura muito bem definida e bem longe do conceito de matéria amorfa.

        Os fenômenos físicos do universo seguem fortemente a lei de causa e efeito. Para causas conhecidas os efeitos convergem para situações que podem ser definidas por modelos matemáticos e portando estados conhecidos. Falta apenas conhecer estes modelos.

        “Falta muito para compreender o que somos” É uma opinião particular e não um tratado científico sobre o assunto. Conhecemos muito pouco sobre nós, principalmente sobre o que é a consciência e o que cada um de nós é na verdade. Coisas como a unicidade do “Eu” são mistérios que, acredito, falta muito para ser compreendido.

        Por fim, seu nick não faz jus ao personagem que, apesar de lógico, sabia inferir realidades fora do 1 + 1 = 2.

        Deus não é a lógica mas apenas a muleta para aqueles que não tem explicação para o que não conhecem.

        1. Caro Paulo Schaefer (Deve ser germânico)!!

          A lógica diz que voce :

          1) Não aceita ser contrariado.

          2) Fica extremamente irritado se alguém te contradiz.

          3) Quer de todas as maneiras aparentar que sabe mais que os outros (apesar de na sua infinita pequenez, na verdade não saber nada)

          4) É Ateu! Não admite a existência de Deus. Crê apenas no que seus parcos sentidos e sua limitida mente processam.

          Se voce não fosse terráqueo, diria que voce é Klingon!

          Paz e Serenidade na sua vida!

          1. Caro Sidarta Gaudatama (codinome Buda)!!

            O seu ato de copiar meu estilo de postar só tem lógica se voce for um Buda Ching Ling!

            Apesar disso, gostei!

            Paz e que uma Estrela Marrom encontre o caminho do meio do seu buraco negro!

          2. Caro Sidarta,

            Sou contrariado todos os dias e sobrevivo.

            Só não engulo gente arrogante e mal educada.

            E sobre ser ateu você está certo. Neste Deus religioso paternalista e severo que mantém os fiéis através de chantagem, oferecendo uma existência de luz após a morte, desde que não seja contrariado em vida….é eu realmente não acredito.

        2. Caro Paulo Schaefer (nome autoritário..eu hein?)

          Me desculpe…subestimei sua inteligência e sua capacidade de visualizar a imensidão do cosmo em sua totalidade!

          Você realmente demonstra possuir uma capacidade intelectual infinitamente superior a qualquer ser vivente no universo!

          Perde somente para Deus! (não se sinta inferiorizado…ele apesar de você não acreditar…sabe um pouquinho só mais que você)!

          Me perdoe…não se irrite!

          Usarei os computadores da nave Enterprise para registrar sua sabedoria cósmica para que perdure por gerações de galáxias e povos que permeiam o infinito!

          Seu nome será lembrado em todas as fronteiras que visitarmos!

          Paulo Schaefer: a mente mais brilhante do universo!

          PAZ E HUMILDES DESCULPAS MESTRE DOS MESTRES!

      2. Li em algum lugar a teoria que o universo tem o formato de um decaedro, e que seria bem menor do que se imagina, com menos estrelas também!

      3. Put`z cara, você é chato demais!

        Até agora eu não sei dizer se você é mais um cristão alienado, ou nibiruta, ou evangélico, ou só chato mesmo. Nada contra religião nenhuma viu, mas que saco meu…
        A única certeza é que se você usar a palavra LÓGICA mais uma vez eu vou riscar ela do meu dicionário. O cara fez um simples comentário, ai você vem com uma avalanche de imbecilidades que fica difícil te suportar.

        Faz um favor. Pega sua Enterprise, usa sua velocidade de dobra (que só você sabe) e volta para Nibiru. Tem anunnakis com saudades de você por La.
        Ah, aproveita as praias de Nibiru e toma uma aguá de coco no quiosque do Sitchin. Ouvi falar que esta em promoção, o preço é N+[} 2,47. 🙂 kkkk

        1. Caro Rodrigo Corintiano (acho q ele queria mudar de apelido)!!

          Calma…a LÓGICA me diz que você está chateadinho porque o Timão tomou um Chocolate do Santos!

          Acalme-se!

          Dias melhores virâo!

          Se quiser te empresto uma phaser pra vc brincar de “mata mata”!

          Paz e Mais sorte pro time que torce!

      4. E Deus TODO PODEROSO diz:

        -Mr. Spock, calai vossa boca e buscai evitar a internet, os hospitais e as escolas. Sejas puro e vivais no meio do mato.

        Eu sou seu DEUS!

        1. Caro Deus (quanta pretensão…enfim)!!

          A lógica me diz que se eu seguir seu conselho eu viro um Elfo (orelhas pontudas eu já tenho)!

          O mais lógico a fazer portanto é continuar aqui!

          Todo o poder e compaixão extrema!

    2. Paulo,
      O Universo se resume a uma única coisa: Energia. Luz, magnetismo, massa, matéria, tudo é energia. A matéria é energia concentrada. Se você trabalha e procura enriquecer, veja que você está procurando energia. Quem come, está se abastecendo de energia. Comida, dinheiro, pessoas, plasma, ouro, veneno, água, tudo isto são formas diferentes da mesma coisa, energia. (energia = massa x constante + complemento). Como todo o Universo veio da mesma energia, ele tem especificidades e generalidades, mas pode ser encaixado no conceito mais amplo de fractal. Comentei isto porque a sua afirmação da “meia dúzia” de fenômenos que se repetem nos 4 cantos do cosmo” pode em um sentido mais amplo ser reduzida a “várias formas de uma só coisa: energia”. E a tua frase final: “Falta muito ainda mas uma hora vamos compreender melhor o que somos…. representa o verdadeiro princípio da curiosidade, que baseia o progresso. Parabéns! Mandou muito bem!

      1. Certo SapHead,

        A física na verdade tenta encontrar a origem comum para todas estas grandezas. O princípio da conservação da energia permite transformar uma coisa em outra, desde que não se perca nada neste processo. Mas, à medida que destrinchamos componentes básicos do universos e obtemos componentes mais básicos ainda, estamos nos aproximando desta origem comum. É como comparar o universo a um grande origami, onde se dobra a “folha primordial” para se obter tudo que vemos por ai. Quando (se) chegarmos a esta “folha primordial” chegaremos a uma explicação para tudo, inclusive nossa consciência. Tudo vem da mesma origem e a unicidade das coisas, seja matéria, energia, alma etc, pressupõe a existência desta folha primordial. Tudo no universo teria sua identidade única dada pelo “index” nesta folha primordial.

        1. Paulo e Saphead, concordo com vocês, tenho apenas uma dúvida, que, também não vale a pena ficar martelando muito, acredito na existência dos anunnaki, que dizem que existe o Criador de Tudo. Prefiro imaginar que ele seja um determinado ponto no Universo. Poderia ser então, esta folha primordial?

          1. Embora para os não religiosos (incluindo a mim) a ideia de algo inteligente por detrás da criação do universo possa ser absurda, se encontrarmos uma “folha primordial” que permeia todo o cosmo e onde estão registradas todas as informações, chegaríamos as definições básicas de Deus: entidade onipresente e que tudo sabe. Mas falta o controle inteligente dos processos de formação do universos para podermos chamar esta entidade de Deus. O fato é, que mesmo após encontrarmos esta “folha primordial” ainda não explicaríamos o que existia antes dela. O conceito de infinito e eterno não cabe na física. Assim falta muito para explicar…..

          2. Obrigado Paulo. Quando os anunnaki falam do Criador de Tudo, não falam de alguém que eles venerem, fazem mea culpa, ao reconhecer que foi um erro interferir na nossas evolução, coisa que só o Criador de Tudo poderia ter feito, de que forma, fica a ? Como também, como ele é? ou quem é? ou onde fica?… abs

  13. cade os comentários cara? sumiram?
    Ah já sei, foram censurados.

    meus pesames caro ” jornalista” .

      1. Sai dessa mané, a família é grande! Tu é filho único engraçadinho?????
        quando a coisa aperta, os comentários somem?
        se liga cara, vou mandar minha irmã lá na lan house para fazer os comentários ´pertinentes sob o seus artigos cheios de gracinhas.
        tá com medo de que cidadão??
        Jornalista desse tipo nos faz rir muito.
        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

          1. exatamente meu caro, meus sobrinhos usam meu computador quando estou em casa.e usam sim as páginas que abro para fazer o que querem.
            mas eles vão se cadastrar no uol para poderem fazer seus comentários de forma independente, e não serem censurados.
            sua esperteza te traiu nesse assunto caro salvador.
            Aliás, moramos na cidade que leva seu nome.

            abrcs.

            abrcs.

          2. E curiosamente todos pensam a mesma coisa, todos árduos defensores do planeta Nibiru. As coincidências não acabam… 😛 Abraços a todos aí na primeira capital do Brasil!

        1. Tem gente que tem vontade de aparecer.

          O blog é de ciências e o cara quer vir aqui para ofender e atacar.

          As matérias são de excelente nível e 99% dos leitores voltam sempre. Mas sempre tem aquele que não vive sem uma melancia no pescoço….

    1. Caro Nielsen (filho de Niels)!

      Quais comentários você fez?

      Não tem lógica nenhuma postar essa mensagem.

      Med Venlig Hilsen

      Paz e Prosperidade!

      1. se tem lógica ou não, é voce quem decide?
        cuide dos teus comentários, censurar os outros não é nada democrático.
        Aliás, a reportagem sumiu da folha do uol……
        mais gente queria ver o assunto e simplesmente sumiu……..
        porque será??

          1. E quem te disse que assuntos desse tipo dão audiência mixuruca? olha só esses coments! rs,rs,rs

            A Ciencia precisa de mais espaço na mídia.

          2. Caro Salvador (nome religioso…o “iluminado”…)!!

            Na minha humilde lógica metade alienígena metade humana…eu acho que sei o motivo:

            O título está pesado…remete a ABORTO…

            Acho que não é muito popular, ainda mais tratando-se de estrelas…

            Enfim…

            Paz e Prosperidade nos títulos dos artigos!

          3. Vamos por partes:

            1) E quem te disse que assuntos desse tipo dão audiência mixuruca?
            As ferramentas de medição de acesso. Tanto no blog quanto no UOL, há como conferir o número de cliques. Se este for baixo, não é interessante pro UOL manter uma notícia na home por muito tempo.

            2) olha só esses coments! rs,rs,rs
            Isso não quer dizer nada, pois:
            A) Muita gente acessa e lê o blog de outras datas, não necessariamente vindo pelo portal; levando a B) Comentários não significam audiência e C) Compare este post com os posts sobre o pouso na lua, provas, etc.

            Resumidamente, a história é legal, a descoberta é interessante, mas infelizmente apenas para “meia dúzia de gatos pingados”.

            Abraços

          4. Caro Salvador (que o Pai Cósmico te abençoe)!!

            Jolan tru pra vc tbm meu amigo!

            Seu Romulano está perfeito!

            Aqui vai uma para alguns comentaristas:

            Heghlu’meH QaQ jajvam

            Prosperidade e Vida longa!

          5. Mas foi retirado logo pela manhã???nem durou muito tempo, achei bem estranho para um assunto tão bom.

            Decididamente essa luta desesperada por audiencia é …………

          6. É assim mesmo. Vou abrir os números para você saber. A anã marrom deu 6.000 visitas. O Stephen Hawking, no dia anterior, passou das 200 mil.

        1. Ola Serise (nome estranho…deve também ser um Alien…)!!!

          Isso também não tem lógica. Ser democrático é também aceitar que escreva o que penso.

          Talvez por que você tenha postado essa mensagem tão agressiva e anti-social!

          Paz na Terra para os democráticos de boa vontade!

          1. Mr. Spock.

            Acertou na mosca, o nome é sim Alien, mas vem de família[também alien coincidentemente]
            Estás coberto de razão, desconsidere qualquer coment reprovável.

            Peace on Earth, seja Alien ou não.

            abrcs.

    2. nielsen, você, trollzinho, me ofende quando ataca este “jornalista”.
      Este “jornalista” faz um bem enorme para as pessoas que procuram aprender mais. mas para trevas como você, a luz incomoda, porque mostra a tua ignorância e perversidade. Vai, mostra como você é podre por dentro e faça uma resposta agressiva e burra, vai… confirme o que estou escrevendo, trollzinho! E se não gostou, caia fora deste blog, nos livre de tua presença peçonhenta. E nunca mais ofenda quem tem dignidade, trollzinho. Nos meus oitenta e sete anos cansei de ver ofensores, predadores. Chega.

      1. 87 anos?
        parabéns, com certeza viveu muito.
        Tomara que eu viva tanto, nesse país criado pela sua geração de senhores respeitáveis, honestos e cheios de boas intenções.
        Ficou maravilhosa a obra de sua geração vovô.
        Não se irrite está vendo o que vocês mesmos criaram com tanto carinho e dedicação.
        Pela sua linguagem “refinada” foi militar no passado não é?Acostumado a dar ordens………..

        abrcs.

        1. Bem ou mal foi sim essa geração dos octogenários que começou a modernização do Brasil. E você,Serise, devia respeitar isso. Me parece que tenta generalizar e só vê o lado ruim do Brasil. Para piorar ainda manda a conta para os outros e não vê a própria parcela de contribuição. Este é infelizmente o mal do brasileiro. Só sabe criticar. Mas fazer que é bom….nada…..

    3. Esse cara tem algum complexo. Mamãe não te abraçou quando pequeno? Vá fazer outra coisa em vez de atormentar a todos…

  14. Salvador, no início do artigo eu já estava me perguntando se esse tipo de estrela não teria alguma reação termonuclear. Depois você esclareceu como a coisa toda funciona. Muito legal! Parabéns!

  15. Obrigada pela matéria, Salvador. Foi bem esclarecedora. Já havia lido uma matéria sobre o “tempo” nessa anã marrom antes, em que o autor a chamava hora de estrela , hora de planeta, sem dizer que era algo intermediário.

  16. Desculpe a ignorância, mas eu gostaria de confirmar: essas anãs marrons, que são muito massivas, comuns e difíceis de serem observadas, não têm nada a ver com a tal matéria escura que os cientistas vêm procurando para dar conta dos efeitos da gravidade no universo conhecido. É isso mesmo?

    1. Não, nada a ver. As anã marrons, assim como os buracos negros, são de difícil observação, mas sabe-se por teoria suas quantidades e elas não respondem pelo tanto de matéria que precisa ter para explicar os fenômenos gravitacionais observáveis. A matéria escura, ao que tudo indica, é algo que não conhecemos ainda.

  17. Nossa, isso mudou a minha vida, a Terra nem é mais a mesma e parece que todos os problemas se acabaram.

  18. As condições não são favoráveis porque essa anã marrom emite muito pouco luz e calor, daí as condições de vida nesse possível planeta devem ser bastante hostis, bem piores que as de Marte, comparativamente.

  19. “Foi-se o tempo em que o Universo era tão simples como nas aulas da quarta série…”

    Pena que a maioria do pessoal não tem conhecimento básico nem de quarta série…
    mas dão opinião como se fossem pós doutores.

    1. É verdade, eles não perceberam ainda que a ciência evolui, está em franca evolução. Não parará de evoluir nunca enquanto que as religiões estão estagnadas, paradas desde quando foram criadas há milhares de anos.

      Não podemos mudar nada nas religiões, sob pena se sermos excomungados, expulsos ou mandados para o “inferno” (mais um mito). É uma pena.

      Por isso que a ciência, sabiamente, se separou das religiões, garantindo e se sendo o guardião da evolução da raça humana!

      Viva a ciência!

  20. Fantástico!

    Esses objetos são verdadeiros “meios-termos” entre estrelas e planetas. Imagina orbitar ao redor de um deles? Deve ser uma visão um tanto quanto bizarra, já que quase não emitem luz visível para nós, humanos.

    1. Quando eles estão quentes (recém-formados) e fazem um cadinho de fusão, ainda pode rolar uma corzinha laranja pálida. Mas ainda assim, é como se fosse uma estrela fosca. 😉

  21. É quanto mais se estuda…sabemos cada vez menos, de onde viemos, onde estamos e para onde vamos….

    1. É o contrário. Quanto mais se estuda mais se sabe. Só porque não temos ainda a resposta completa não significa que não estamos evoluindo no conhecimento de onde viemos.

    2. Não, quanto mais se estuda, sabe-se cada vez mais. Só que quanto mais se sabe, mais se tem a consciência de que existe muito mais pra se conhecer. A cada pergunta respondida surgem dezenas de novas perguntas. Assim é a ciência, um conhecimento infinito que a cada dia sobe um degrau, sem nunca enxergar o topo da escada. Talvez esteja aí a essência dessa entidade maior, que chamamos Deus, que tem quase nada a ver com o Deus bíblico. Ao contrário, a religião é que tem resposta pra tudo: “somos filhos de Deus, viemos de Adão e Eva, e vamos para o inferno ou para o céu, dependendo de nossas escolhas”.

      1. Caro SôPadre (Credo e Cruz Ave Maria)!

        Sua afirmação é completamente Ilógica.

        Não somos primatas. Somos humanos.

        Primatas não constroem naves espaciais, nem mandam sondas para a lua e marte.

        Outra coisa ilógica é um Padre dizer que somos primatas. Afinal não está escrito na bíblia, que fomos criados à semelhança do Pai Todo Poderoso?

        Logicamente o Pai Todo Poderoso não é o King Kong!

        Logica é Deus. Deus é Lógica!

          1. Eu (nossa…nome egocêntrico não?…enfim) !!

            Nós Vulcanos não somos criacionistas não.

            Somos logicistas. Procure mais no seu primitivo oráculo Google!

            Paz e Boa ventura!

          2. Não falei de você, e sim do SôPadre. Sò respondi pra você porque você levantou a lebre sobre a incongruência do rapaz.

            😉

        1. Esquecestes que és vulcano? Tal asserção “Não somos primatas. Somos humanos.” é completamente ilógica.
          Paz e Vida Próspera!

          1. Caro Saphead (Nomim Shaphadhu né)!!

            Claro que tem lógica!

            Eu não sou completamente Vulcano (infelizmente…)

            Eu sou metade Vulcano metade Humano…

            Mas ninguem pode ser perfeito!

            Vida Próspera e Paz!

          2. Vulcano, grande Vulcano!!!

            Tens toda razão. Você é metade humano!!! E esta é a tua (nossa) felicidade.

            Devo ir, pois o capitão Jean-Luc Picard me chama. Vamos iniciar uma missão de espionagem no planeta Borg. E ele me colocou na linha de frente, no grupo avançado, que só é composto pela minha pessoa! Que achas tu, ò `Vulcano/Humano’, será que é prestigio ou descarrego? Estou bem em cena ou já preparam as minhas exéquias?

            Vamos juntos, lá, espionar os Borgs?

            Vida Próspera e Paz!

          3. Caro Saphead!

            Acho que é uma honra enorme que você deve retribuir, pois ser linha de frente numa missão da frota estelar é para poucos!

            O convite é tentador, ainda mais contra os Borgs!

            \\//,
            [ ]

            Vida Longa e Próspera!

  22. Eu gostei da distância, é bem perto da terra ou seja apenas…65.000.000.000.000 (sessenta e cinco trilhões de quilomêtros), quando tivermos algum equipamento que viaje a velocidade da luz (300.000 kM/s), chegaremos em 6 anos e meio de viagem…puxa vida como é imenso este universo é mesmo infinito…

    1. Ola Pedro (nome duríssimo…com pedra)!!

      Essa distância realmente não representa nada.

      Já usamos a tecnologia de Dobras Espaciais a muitos séculos.

      Não precisa atingir a velocidade da luz.

      Basta usar o ativador de dobra e pronto!

      Lógica é Deus. Deus é Lógica.

  23. E viva a ciência. Se ainda estivessemos vivendo nas mãos dos crentes como na idade média, ainda estariamos achando que o sol gira em torno da terra e queimando gente em fogueira.

    1. Mania que o povo tem de criticar gratuitamente os religiosos. Se nao fosse a igreja católica o conhecimento grego nao teria chegado até nós. Copérnico e outros importantes astronomos foram religiosos.

      1. E é para criticar mesmo!
        Ou acha que foi perfeitamente desculpável o ato da Igreja Católica de queimar o astrônomo Giordano Bruno porque ele tinha ideias diferentes das da Igreja?
        Se não tivesse existido a Igreja Católica, junto com sua Santa (Criminosa) Inquisição, talvez o desenvolvimento da ciência tivesse sido mais rápido!

      2. É uma resposta a mania que os religiosos tem de entrar em blogs de ciências para ficar discutindo religião.

        “Se nao fosse a igreja católica o conhecimento grego nao teria chegado até nós.”

        Errado, a Igreja fez o possível para que não chegasse até nós. Foi graças a alguns com mais visão que evitaram que tudo se perdesse. ( os arabes tb guardaram boa parte).

        Só com o fim da idade média esse conhecimento ( o que sobrou ) começou a ser difundido;

        “Copérnico e outros importantes astronomos foram religiosos.”

        Claro, na época ou você era religioso ou tinha grande chance de queimar em uma fogueira da inquisição então todo mundo era 🙂

        1. nielsen,

          Beéééééin!

          Resposta errada!

          Falar besteira é GOSTOSO!

          DUREZA é ouvir!

          Mas como “Heinstein” dizia: Tudo é relativo!

          Logica Pura!

      3. Os religiosos da Idade Média tomavam os pergaminhos antigos, os apagavam e os reutilizavam para escrever textos religiosos. Muitos conhecimentos antigos e textos de filósofos gregos desapareceram deste jeito. Somente com as tecnologias modernas que possibilitam ler os textos apagados destes pergaminhos é que alguns deles foram conhecidos novamente. A intenção era de reaproveitar a mídia da época, mas no fim os religiosos acabaram por preservar sem querer os textos antigos, mas eles não sabiam que um dia aquilo que eles apagaram poderia ser relido.

    2. Não sejam burros, o maior “mecenas” do Renascimento foi a Igreja Catolica, ela quem financiou todos os artistas, cientistas e filósofos da época, é certo que foi um tiro no pé, mas graças a Igreja é que temos o Iluminismo.

      1. Mas contra fatos não há argumentos e a igreja só financiava atividades que eram convenientes a sua ideologia no início do Renascimento. Somente após a Reforma Protestante é que a Igreja Católica percebeu que ela poderia ficar para trás em termos de influências política, econômica e cultural na Europa e passou a seguir o mesmo caminho seguido das regiões influenciadas pelos protestantes. Mas isto levou tempo e algumas pessoas foram queimadas na fogueira apenas por defender seus pontos de vista que não batiam com o ideário católico, como por exemplo, o citado Giordano Bruno em 1600. Se você for procurar os livros sobre história da ciência verifique que os maiores cientistas e pensadores surgiram onde haviam muitos protestantes e as regiões onde a maioria da população era católica ficaram para trás no desenvolvimento científico (as exceções eram no desenvolvimento da matemática e das artes plásticas).

  24. Acho interessante quando as pessoas dizem: “Sem chance de vida”, “Não é possível que nada sobreviva…” Como sabemos? Nunca foi efetivamente comprovada a existência de vida fora da Terra. E se for comprovada, quem garante que ela precise de água lá para existir?

    1. Por isso que a questão de extraterrestres não é uma questão científica, por não poder ser negada, muito menos comprovada.

      1. Opa opa!

        Como não?

        Eu sou a prova viva!

        Sou um Extraterrestre (graças a Deus)!

        Deus é Logica. Lógica é Deus.

          1. Miguel (nomim xinfrim..enfim)!!

            Eu que pergunto que cachaça é éssa!

            Foi voce que me vendeu!

            Lógico!

            Paz e Cachaça na Cabaça!

          2. Perdão Senhor extraterrestre,
            Eu não queria ser inconveniente com meu sarcasmo. Eu não bebo cachaça, mas tinha bebido alguns chopinhos.

            Falando em bebida, quais bebidas vocês tem lá em seu planeta? Senão tiver nenhuma, está explicado porquê vocês vem tanto para nosso planeta.

            Sejam bem vindos! Tem bebida para todo mundo!

          3. Caro Miguel (confessou as brejas a mais né? Há!)

            Em Vulcano temos várias bebidas, que foram criadas muito antes da criação da Doutrina Lógica pelo grande Surak. A base das bebidas vulcanianas não é etílica, e sim, composta de um solvente complexo apolar, resultado do processamento de um tipo especial de fungo que nasce nas cavernas das minas de enxofre.

            As bebidas dos humanos contém o composto etanol, que afeta o sistema nervoso. Para nós vulcanos o Etanol é venenoso e pode nos matar.

            A garrafa que você me vendeu é de presente para meu eterno amigo Cap. Kirk!

    1. Caro Julio (nome aristocrático..bolado)!

      Claro que sim!

      Eu e Capitão Kirk já exploramos muita coisa por ai!

      Tem coisas que voce nem imagina…como disse, tem muita Lógica:

      F-A-N-T-A-S-T-I-C-O

      Paz e Vida Próspera!

    1. Tyche não é Nibiru.

      Tyche é apenas uma hipotése proposta por dois astrônomos como uma POSSÍVEL causa para surgimento de cometas com orígem na núvem de oort. Eles alegam que somente um objeto de grande massa poderia causar as distorções que afetam os objetos da nuvem gerando os comentas.

      Claro que os “nibirutas” rapidamente se aproveitaram desse paper para :
      a) dizer que Tyche é nibiru e até a NASA acredita no nibiru.
      ou
      b) dizer que se Tyche existe, nibiru também deve existir e a NASA sabe mas não divulga para evitar pânico, bla bla bla.

      Se o programa WISE confirmar a hipotése dos dois astronomos vira “prova” de que nibiru existe, mesmo sendo coisas distintas. Se não confirmar, nibiru continua existindo e o programa WISE é que não conseguiu encontrar.

          1. E nos Sumérios, vc acredita? Eles provavelmente não tinham ipad e não andavam de avião. Sabes coisas além de hipóteses sobre outras civilizações passadas? Complicado, hein, seu Salvador!! Devemos ouvir os sábios primeiro, antes de se pensar que se sabe muito. Qualquer maneira, valeu pelas informações.
            abraços

          2. ipad eu não sei, mas tinham grandes naves para atravessar o sistema solar de ponta a ponta.

          3. Então, o que aconteceu? Nós temos iPads, mas não essas naves. Cada civilização desenvolve essas tecnologias em ordem diferente? Devia dar um trabalho danado escrever paper em pedra… rs

          4. Salva, é o seguinte: Entendo o teu lado e a tua posição, em rejeitar Nibiru adentrando o sistema solar, orbitando entre Marte e Júpiter (órbita instável) a 40 mil k/h. Imaginemos que sua órbita seja além de Plutão, e que o nosso sistema fosse binário, o Sol e uma anã marrom, como muitos defendem, não justificaria a sua elíptica?

          5. Ainda assim ele seria instável, porque o problema é quando ele entra no sistema e encontra Júpiter…

          6. Ola Galera (que cruzam os oceanos das suposições)!!

            Estes povos antigos não eram nada mais do que povos humanos que foram educados por náufragos intergaláticos.

            Na data estelar de 3981.34, uma nave da frota Amos foi dada como desparecida, e estava navegando justamente pelos ventos gravitacionais da Vila Láctea e Plêiads. Provavelmente a nave veio parar no sistema solar.

            Na vossa história terrestre há outros casos de náufragos intergaláticos que acabaram tendo que pousar neste terceiro planeta desta estrela amarelada.

            Não se espantem. Na lógica universal Deus que é lógica explica.

            A lógica suprema é Deus. Deus é pura Lógica!

            Paz e Tranquilidade!

          7. Imagine o ser humano, pacifista como é, tendo acesso a naves de altíssima tecnologia.
            O que faria primeiro?
            massacrar os adversários?
            ir a marte?
            Eu acredito que se tivéssemos mais tecnologia já teríamos nos destruído.

            Imagine a coreia do norte com alta tecnologia em naves e armas?

            Seria bem legal de ver……lá de marte!

          8. Estamos dando pouco crédito aos humanos. Eles já têm armas capazes de promover a sua autodestruição há 70 anos e ainda não o fizeram.

          9. E se dermos a tecnologia de ponta [ das armas é claro] pros norte coreanos, irã, etc….
            o que acha que vai acontecer?
            se houvesse uma arma nuclear limpa, que não deixasse resíduos, seríamos bem poucos nesse mundo, estou errada?

          10. Hassi, vamos supor que Irã ou Coreia do Norte usem armas nucleares contra, digamos, Israel ou Coreia do Sul. O que acontece a seguir. Os EUA vão retaliar com todo o seu poderio militar, e Irã ou Coreia do Norte, vão desaparecer da face da Terra. Será uma grande tragédia, mas a civilização não vai se extinguir. A detonação localizada de bombas atômicas tem poder de destruição local. Só uma guerra mundial com duas superpotências armadas até os dentes poderia fazer a civilização regredir de volta à Idade Média…

          11. okei okei… só não vamos estragar a nossa História já tão surrupiada. Estamos falando de um período babilônico antigo. Para os novatos é bom explicar. Sumérios > povo, civilização, cidades, dogmas, mineração, escravidão, hierarquias, nada de anormal. Assim como aqui, hoje, acreditamos em Jesus/Deus, Obama, Steve Jobs; os Sumérios acreditavam em tais divindades.

          12. Poxa Salvador, isso que me espanta. Você ainda acredita nessa coisa de Irã/Iraque; Coreias Sul/Norte; Cuba/EUA. Só falta você achar que a Guerra Fria também era uma questão de honra. Tudo baseado na maior de todas as economias > Indústria Bélica. Vamos quebrar diversos paradigmas de nossa cultura e desmanchar crenças e preconceitos, que foram cravados em nossas almas através de nossa criação e educação.

          13. Eu não sei a que você se refere. Só disse que paiseco constra paisão não faz o mundo acabar (e só alimenta a indústria bélica, como você bem disso). Só vou temer o fim da humanidade se rolar paisão contra paisão.

          14. No auge da guerra fria, EUA e URSS (RUSSIA) tinham cada um, 10000 ogivas apontadas para o outro, hoje, graças a deus, cada um tem umas 4000.

        1. Júlio Dalcin,

          “Alguém falou em Nibiru aí?”

          Nem precisa, nibirutas sempre aproveitam essas para “vender o peixe” dos anunnaki e o nibiru está incluso nessa história 😉

          Os tais anunnaki/nefilim não deixaram nada.
          Isso é mitologia suméria que o espertalhão do Zecharia Sitchin usou para criar uma história fantasiosa de deuses-astronautas (como fez o non Daniken) e vender um monte de livros.

          Nenhum cientista leva Zecharia Sitchin a sério nesse assunto, arqueólogos e historiadores sérios discordam da tal interpretação que ele criou para os artefatos sumérios encontrados.

          Engraçado que uma raça com tanto conhecimento do sistema solar, que em teoria deixou parte desse conhecimento para gerações futuras se esqueceu de algo tão simples como deixar registrado a posição que o tal planeta estaria nos próximos séculos facilitando assim confirmar a teoria.
          🙂

          1. Quanto ao espertalhão do Z S, a essa altura, dizer que os extraterrestres não estiveram entre nós, tá soando como burrice.

          2. E quem disse que todas as civilizações evoluiram ao mesmo tempo ?

            Boa parte dos habitantes das américas norte/sul eram caçadores coletores e os egipcios já tinham contruido piramedes, os romanos roma, os gregos o parthenon, a europa já estava numa era “pre-moderna” com as grandes navegações.

            Encontramos ruínas de um templo de 9000 anos,quem será que construiu ?

            a) Um povo antigo com bons conhecimentos em astronomia e arquitetura que acabou migrando e se misturando com outros povos.

            b) Uma raça alien de um planeta a zilhões de km.

            Qual explicação é mais plausível ? Não sei porque algumas pessoas insistem em achar que é a segunda. Engraçado que os gregos construiram templos interressantes, tinham grande conhecimento em matématica e não vejo ninguém por ai falando que foi obra de aliens.

            Sobre os próximos séculos, a tal raça super avançada poderia ter deixado uma simples indicação da posição do tal planeta. Não uma fábula obscura mas um ponto x onde poderiamos procurar. Uma das primeiras sondas que enviamos para o espaço tinha uma placa de metal ( não uma plaquinha de barro ) com, entre outras coisas, a localização do nosso planeta no sistema solar e galaxia.

            Continuar insistindo que extraterrestres estiveram entre nós, sem fornece nenhuma prova além de fotos toscas, lendas sumérias, circulos desenhados na paissagem e outras bobagens é que está soando como burrice.

          3. 1º, que o Z S nunca citou Göbleki Tepe, 2º, 9000 anos, montanhas da Turquia, pedras de 16 t, nem caçador-coletor andava por lá, hoje, não existe tecnologia disponível por lá. Romanos, gregos, cananeus egípcios, sumérios etc, foram, no mínimo, 5 mil anos depois de G Tepe.

          4. 1º,
            Sim, quem citou Göbleki Tepe, foi você. Estou respondendo

            2º, 9000 anos, montanhas da Turquia, pedras de 16 t, nem caçador-coletor andava por lá.

            Claro que pessoas andavam por lá, o templo é a prova ou os aliens construiram um templo para adorar a eles mesmos ? E sobre as pedras, dei uma olhada rápida na wikipédia :

            Archaeologists estimate that up to 500 persons were required to extract the heavy pillars from local quarries and move them 100–500 meters (330–1,640 ft) to the site. The pillars weigh 10–20 metric tons (10–20 long tons; 11–22 short tons), with one still in the quarry weighing 50 tons.

            500 pessoas não é um numero tão grande assim e a pedreira ficava a 100 500 metros. Precisa de alien para fazer esse trabalho ?

            “Romanos, gregos, cananeus egípcios, sumérios etc, foram, no mínimo, 5 mil anos depois de G Tepe.”

            Sim e eu já comentei que civilizações não evoluem no mesmo ritmo.

          5. Entendi. O coletor colheu frutas por lá. Pra ti Noé (Utnapishtim /Ziuzudra), não existiu. blz.

          6. okei okei… então toda essa parafernália foi construída através de tentativa e erro, muito estudo, dor de cabeça e tentativa e erro. Um belo dia deu certo e começou a revolução industrial. Então vamos abraçar nossa aleatoriedade e começar a cometer erros melhores. E por que misturar Göbleki Tepe, sumérios, etc.; e ZS. Como vc mesmo disse Civilizações evoluíram distintamente. muitas foram dizimadas ainda quebrando Coco com pedra, outras evaporaram e deixaram a escrita tipografada. O fundo do oceano está ai e há centenas enterradas. Hoje poderíamos estar muita além de ainda achar que não pousamos na Lua.

        2. Júlio, já lhe falei para não ficar espalhando os segredos tecnológicos dos anunnaki por aí…

    2. Antes de mais nada: ainda somos muitos pequenos diante da vastidão de Informações que ainda virão; apesar de toda a tecnologia logada o Universo é muito intenso para uma única verdade; estamos engatinhado enquanto outros já poderiam estar aniquilados; assim como em toda a infraestrutura corporativa até na Ciência há os renegados que ficam a margem, fora das Publicações Oficiais. Pressuposto, há que questionar sim seja os Livros renegados da Bíblia; os arquivos Secretos da NASA bem como as intenções da NSA. Afinal nada é por acaso, muito menos a Origem da nuvem de OOrt.

    3. Dalcin, alguns links para você saborear um pouco durante a Epopeia Universaltica Galaxy Extreme Fight Academy. oops…
      /planetfour.org/ + /www.planetary.org/ + /zooniverse.org + /universesandbox.com/
      Abraços celestes!!!

Comments are closed.