Sonda revela nova cratera em Marte
Não é fácil ter uma atmosfera tão rarefeita como a de Marte. Muitos pedregulhos espaciais que colidem com o planeta chegam inteiros ao chão e abrem grandes crateras. Agora, uma sonda da Nasa acaba de registrar um novo buraco produzido no solo marciano, que não estava lá em 2010. Veja só.
A imagem já denuncia o tamanho da novidade. O realce de cores mostra o material irradiado pelo impacto nas regiões adjacentes. E o tamanho da cratera também é bastante apreciável: cerca de 30 metros de diâmetro. A explosão resultante atirou pedras a até 15 quilômetros da região do impacto.
A observação, feita pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter, não é a primeira que se faz do surgimento de crateras em Marte. Na verdade, comparações de imagens do tipo “antes e depois” mostram que pelo menos 200 novas crateras com 4 metros ou mais se abrem no planeta vermelho todos os anos. Mas poucas deixam marcas tão espetaculares quanto esta.
As regiões esbranquiçadas no interior (realçadas pelo tratamento da imagem) indicam material novo que foi exposto pela criação do buraco. Pena que não há por ali um jipinho robótico para investigar a cratera de perto. A formação deve revelar umas boas camadas de sedimento antes soterrado que contam muito da história pregressa de Marte. Sabe-se que o planeta foi muito mais úmido no passado. Não poderia haver entre as rochas sedimentares recém-expostas sinais de química orgânica ou mesmo fósseis de vida marciana antiga? Infelizmente as imagens de satélite não podem resolver esta dúvida, de modo que ficamos apenas a imaginar…
Perguntinha Salvador:
Baseado no diametro do buraco, densidade da atmosfera, coeficiente de atrito dos gases, diametro da area do material ejetado no impacto, valor da gravidade de marte,
Dá pra calcular:
1 massa aproximada do meteorito?
2 velocidade de impacto?
3 dimensoes aproximadas?
4 energia dissipada no impacto?
5 provavel composicao?
E ai? Quem se habilita?
4
Provável composição, não. As outras coisas, sim, mas com boas margens de erro.
Salvador obrigado!
Que dados temos?
Diametro da cratera: 30m
Diâmetro da ejeção de detritos: 15000 m
Gravidade em Marte: 3,711 m/s²
Gravidade na Terra: 9,78 m/s²
Densidade do ar na terra no nível do mar a 15 graus celsius: 1,225 kg/m3
Densidade da atmosfera marciana: ?
Fórmula da Força da Resistência do Ar: Fr = K . v2 , onde K depende da forma do objeto.
Cadê os especialistas do site que podem ajudar?
Usando isso aqui, eu diria que o objeto devia ter por volta de 1 metro.
http://pirlwww.lpl.arizona.edu/~jmelosh/crater_p.cgi
Para abrir uma cratera de 30 metros de diâmetro precisa-se de aproximadamente 2 toneladas de TNT de energia.
Um asteroide de 8m de diâmetro, pesando 339.000 Kg e com uma velocidade de 10.400 Km/h é capaz de liberar essa energia toda na hora do impacto.
10.400 km/h é bem modesto. O certo seria mais ou menos cinco vezes mais.
Perfeito,
Concordo com a correção da precisão. Mas nunca esquecendo da densidade da rocha. Imagine uma rocha de ferro puro, cobalto ou níquel? Não sei se existe, deve existir. Então o estrago seria bem maior.
Na foto fica bastante evidente que houve uma violenta explosão. E por ser recente, não houve tempo para que a erosão do planeta pudesse apagar.
A Terra vista de Marte:
http://gizmodo.uol.com.br/eis-como-a-terra-aparece-no-ceu-de-marte/
Ixi
http://olhardigital.uol.com.br/noticia/nasa-tentara-fabricar-agua-e-ar-na-lua/40165
Salvador,
O momento desse impacto passou desapercebido pelas sondas lá em Marte?
Esse ano temos um cometa com boas chances até de se chocar com Marte! vai passar raspando!
Passou. Na hora da pancada, ninguém viu.
É muito estranho a forma desta cratera que se afunila como um cone de base invertida.
Eu tenho um pergunta que talvez não tenha nada a ver com o assunto, mas vamos lá. Como que planetas como a terra e marte tem rotação de horas enquanto mercúrio e vênus tem sua rotação quase travadas? Existe alguma relação com o massa, volume, ou distância da estrela? ( o que não aparenta ao meu ver que seja devido as discrepâncias ) ou seria devido a energia de colisões nos primórdios? Alguém sabe???
Mercúrio tem travamento gravitacional com o Sol. Escrevi sobre isso em outro post. Já Vênus é um mistério. Não só ele gira muito devagar, como para o lado contrário!
Caro Pensador, (vc é o mesmo que eu debatia no Estadão?!)
Sobre Marte, ele não tem campo magnético, sendo varrido pelos letais ventos solares e sua atmosfera é totalmente seca e possui uma atmosfera com uma densidade equivalente a apenas 1% da densidade da atmosfera terrestre, com uma composição gritantemente diferente da nossa.
Só essas condições, já anulam qualquer chance de vida ali, por mais simples que seja (viral, bacteriana).
Sds.
Com tantos impactos assim fica muito mais difícil determinar se as amostras de solo que são analisadas pelos veículos em Marte realmente pertencem à composição original do planeta. Com isto a pergunta se há ou houve vida ali fica muito mais especulativa, a menos que se encontre uma forma de vida tal que seria impossível dela ter vindo de algum asteróide que colidisse com a planeta
Bom dia!
A minha teoria é simples:
Como todo os planetas existentes são “inteligentes”, com certeza uma civilização acabou com o planeta Marte num passado próximo (como estamos fazendo com a Terra), o planeta tratou de eliminar todo mundo, e agora está em fase de regeneração. Em breve haverá vida novamente em Marte, se é que já não existe. E o ciclo na Terra está se encerrando, para dar inicio num novo ciclo. Quem sabe o planeta tenha mais sorte na próxima.
Thiago, acho que não temos condições de acabar com um planeta ou com a vida em um planeta.
Podemos, sim, exterminar nossa civilização ou, forçando muito, nossa própria espécie, mas não a vida na terra.
Acho que é um pouco de prepotência da humanidade acreditar que tem tal “poder” (o de destruir um planete ou a vida dele, nem que seja a terra).
Aliás, passei a ter esta visão após ler os artigos de alguns biólogos neste sentido.
Abs
Hakim (Thiago tb… hehe)
Pode ser que a nossa civilização, ou a de Marte, não tenha o “poder” de destruir o planeta. Mas ocorre o desgaste natural, cheio de problemas na atmosfera, acredito que eles dão um restart e começam tudo do zero. Pode ser que eles também tenham problemas respiratórios.
Bom… concordo com vc meu xará… mas, neste caso, se vc estiver certo, teríamos que investir pesadamente em tecnologia para achar um “bote salva-vidas”, tipo, um outro planeta habitável, ou que possa ser transformado em habitável, não acha??
Se tivesse alguma civilização em Marte no passado, haveriam muitas pistas desta civilização no planeta. Até agora a NASA não achou nada.
Depois de bilhões de anos, não sobraria pedra sobre pedra…
Alguma coisa sobraria, mas seria muito difícil encontrar. Talvez enterrado muito fundo no planeta por causa das suas frequentes tempestades de poeira. Ou talvez seja até fácil encontrar em morros ou montanhas, mas quem vai ter a coragem de dizer: “Achamos pistas de uma civilização extraterrestre em Marte!”. Vai ter muita gente raivosa, deprimida ou cética ao saber que o ser humano não esta sozinho no Universo que podem se tornar até um perigo para a humanidade. Eles são muito infantis demais!
No entanto, eu penso que estes jipes robô da NASA apenas arranham a superfície do problema e não tem condições de achar nada impactante por lá. Servem apenas como treinamento para missões posteriores.
Bom dia Salavador, Otima imagem e matéria para começar o dia, Parabéns pela materia.
Aproveitando…vi algumas noticias de que o Sol estaria baixando suas atividades muito mais rapido que o calculado e que haveria uma chance de entrarmos em uma “mini era do gelo”, acho que foi esse o termo usado. Alguma noticia interessante sobre o assunto?
Charles, esse é um tema efervescente! Abordarei em breve!
Além de todas as dificuldades, os voluntários que irão “colonizar” Marte ainda correm o sério risco de extinção causada por queda de meteoros. Filme antigo.
Grande Salvador.
Excelentes posts, como sempre.
Ainda há alguma sonda em funcionamento na superfície de Marte??
Imagine o prejuízo se alguma estivesse por perto.
Um monte. No solo, duas: os jipes Opportunity e Curiosity, da Nasa. Em órbita, várias, com mais duas a caminho.
Nossa esse meteoro deixou um rastro perfeito. Parabéns ao blog pela foto e pela clareza da informação…. Gostaria de ver mais ciência e historia na internet do que bbb. Obrigado.
si não gasta sem milhões de verdinhas em ciência, você não estaria comentando na internet o seu ponto de vista não teria o computador.
Salvador, eles não divulgaram a foto do antes desta mesma região? Queria ver se aquela rachadura no lado direito da foto existia antes do impacto.
Procurei, mas não achei. Nem acho que seja comparável, porque as imagens que revelam as crateras são de uma chamada câmera de contexto, com resolução bem menor. A HiRISE, que produziu esta imagem, só foi apontada pra lá depois da revelação feita por imagens da câmera de contexto.
Imaginem a imagem no momento do impacto, seria impressionante de ver.
faz sentido o seu comentário sobre a rocha da foto do curyoso, parabens.
Sem as pesquisa e observações, estariamos na idade media, com a igreja falando ´que é pecado pesquisar, não teriamos remedio, carro, avião, telescopio,tv, etc.
Impressionante.
Levando em conta essa estimativa, que podem cair uns 200 pedregulhos desses no planeta por ano, é mais um desafio que futuros exploradores terão que encarar por lá.
Olá Salvador, como sempre adoro suas matérias, são bastantes esclarecedoras! O que me diz a respeito do QQ 47, representa algum perigo iminente?!! Abraços, de sua fã!!
Felizmente, medidas mais precisas de sua órbita indicaram que ele não oferece perigo. Mas é mais um aviso de que temos de estar prontos, porque uma hora chega a nossa vez… Abraço!
Salvador, como estes impactos podem interferir na colonização de Marte? Quer dizer, estatisticamente, qual a possibilidade de uma base marciana ser atingida por um impacto desses e como se proteger deles?
As chances são baixas — embora sejam 200 colisões, estamos falando de um planeta inteiro. Se fosse um mundo densamente povoado, como a Terra, seria um problema. Para um grupo pequeno de colonos, é preciso muito azar para que um deles caia na nossa cabeça. A única solução seria terraformar Marte. O adensamento de sua atmosfera ajudaria a destruir pelo menos os bólidos menores.
Gostei muito da falha geológica que apresenta na parte superior direita da foto, ela esta bem visível, provavelmente por estas em diagonal com o vento provocado pelo impacto, na parte central é possível ver a existência da falha porem ela esta paralela com os ventos provocados pelo impacto, possivelmente limpando e obstruída pela poeira da proximidade do impacto. Na realidade o impacto foi um verdadeiro sopro retirando a poeira…Hehehe… E tornando visível à rugosidade da superfície a média distancia… Na parte inferior observa presença de falha possivelmente continuação da mesma… Reparem e tira suas conclusões…
Buraco maior está tentando fazer a Prefeitura de Fortaleza, no meu bolso, lançando um “cometa” chamado IPTU 2014. O diâmetro do citado cometa, que ano passado era de 72 Km, triplicou de volume, passando para o assustador 214 km. Até agora estou tentando entender porque o meu salário não acompanhou este cálculo, não passando de míseros 8,76% de reajuste. Como dizemos aqui no Ceará, os “Abestados” vão pagar a conta dos desmandos e incompetência daqueles que nós, na nossa santa ignorância, colocamos lá.
O que tem a ver o cu com as calças? Acho que vc errou de blog, fio.
Salvador, parabéns pelo blog. Qual a dificuldade do jipinho ser encaminhado remotamente para lá?
Acho que não dá. Esse local está muito longe dos jipes. O recordista de trajeto em Marte fez 40 km. Em 10 anos. O planeta é beeem grande…
Bom dia Salvador.
Acredito que a Terra por ser maior que Marte receba mais impactos desse tipo, acredito também que a maioria desses impactados aconteçam nos oceanos, uma vez que a água cobre 70% de nossa superfície, meu raciocínio está correto?
Está, mas também cabe lembrar que a atmosfera protege a Terra melhor que Marte. Menos coisa chega à superfície por aqui.
Excelente!
Ainda bem que aqui nós temos o “escudo protetor” atmosférico. Tem nos livrado paca de muitas.
Salvador,
Sabe se a Nasa estimou a Força do impacto e o Tamanho desse meteorito?
Se estimou, não declarou…
Muito boa a matéria publicada sobre planetas muito parecidos com a Terra
Muito interessante a matéria! O fazer ciência e sua divulgação sempre são úteis, mesmo porque todas as aplicações práticas cotidianas derivam de pesquisas puras, inicialmente mais voltadas ao conhecimento acadêmico. Só gostaria de fazer uma observação: o impacto resultante da queda de corpos celestes dá origem a uma feição denominada astroblema. Astroblemas são caracterizados por apresentar metamorfismo derivado do impacto, devido à elevação súbita de pressão e temperatura no local. Dessa forma, se havia sedimentos ou rochas sedimentares ali, após o impacto tudo se transformou em rocha metamórfica… Caso houvesse um robô naquele local, como se menciona no texto, ele encontraria feições típicas de metamorfismo, e não de eventual material sedimentar original…
Oi Salvador, parabéns pelo blog =D
Uma dúvida, que eu sempre tive, se você puder me esclarecer eu agradeço. Para uma foguete sair da Terra, é necessário atingir determinada velocidade. Se enviar uma missão tripulada para Marte, que tem uma gravidade parecida com a da Terra, como farão para voltar?
Obrigado.
A gravidade em Marte é bem menor que a da Terra (40%, se não me engano). Então é preciso menos propulsão para sair de lá. Ainda assim, é um problema. Há quem sugira a fabricação do combustível para o retorno lá mesmo. Com gelo e uma atmosfera de CO2, você consegue fabricar metano, que pode ser usado como combustível.
Muito bom o seu blog!!
Salvador, não sei porque, mas todas as crateras que vejo, parecem terem sidos criadas por impactos em ângulos retos.
A gravidade dos planetas altera as trajetórias do bólidos, de forma que ao final da “viagem” eles caiam “de cima pra baixo” e não “meio de lado”?
abs,
Não, eles podem cair na diagonal também. Mas desconfio que precisa ser muito na diagonal para não produzir uma cratera redondinha, porque, no ponto de impacto, a rocha se vaporiza igualmente em todas as direções.
Tem um programa do canal Discovery muito bom sobre isso. Ele mostra um “canhão” de laboratório que atira esferas de metal contra blocos de granito para simular a criação de crateras, em vários ângulos diferentes.
Será que em trajetorias mais diagonais a mesmo rala atmosfera não resvala os meteoros? Ou os incinera com maior frequencia devido à trajetória mais longa?
De qualquer modo a imagem é bem bacana.
Pode ser, mas precisa ser bem diagonal mesmo…
você comentou algo que costuma ser uma dúvida complexa e que até levaria a entender como mágica ou milagre, mas vamos aos fatos:
1-a gravidade realmente altera a trajetória do objeto
2-é muito difícil uma trajetória 100% retilínea de um objeto menor capturado pela gravidade de um outro bem maior
pode haver um impacto curvo ou melhor, que faça um rasgo no chão ao invés de um buraco apenas? sim, pode. Seria um impacto de pouso forçado porque o objeto estaria num ângulo preciso com a rotação e translação do planeta ou apenas em relação a um desses movimentos, porque nem todo planeta gira em torno de seu próprio eixo, embora orbite uma estrela.
uma nave tentando pousar causaria um rasgo no chão com o impacto se estivesse tentando entrar numa janela de pouso, ou seja, estariam compensado esses fatores importantes para evitar uma entrada de impacto direto como um meteoro desgovernado.
então, a gravidade curva as coisas e também depende dos fatores rotação, translação e do próprio ângulo de entrada.
——————————
bem, com todos esses impactos acontecendo eu acredito que marte não seja um local bom para missões tripuladas, eu acho má ideia levar gente para lá, o planeta não dá a mínima segurança com tão pouco atrito em sua atmosfera.
Concordo com você quando diz que uma viagem tripulada a Marte é desnecessária. Muito arriscado para os tripulantes, muito caro, e dificilmente acressentaria alguma coisa. Nem por vaidade!
Acho que pousar uma sonda em Europa e Titã muito mais interessante.
Caro Salvador, bom dia.
Analisando a fotografia observa-se que há um “espargimento” maior entre N20ºE a S45ºW, bem como um “enrugamento” maior da superfície nesse espaço.
Se observarmos o formato da cratera, é possível, com algum esforço, inferir que há um testeira maior nesse mesmo lado.
Salvo melhor análise.
ATT
Os asteroides atingem os planetas com velocidades altíssimas (em média 54.000Km/h), portanto, com altíssimas energias cinéticas.
O formato circular das crateras independe do ângulo de incidência dos asteroides, e sim da energia liberada no momento do impacto. O choque provoca uma grande explosão, como se uma poderosa bomba (atômica) fosse detonada naquele local. É esta explosão que produz o formato circular.
Somente quando o ângulo de incidência for bastante raso, menor do que 20º, que formato pode se tornar ovalado ou mais alongado.
Dessa forma podemos até admitir uma explicação para aquela rocha que o jipe encontrou , ou seja 2 dias antes não havia e aparece 2 dias depois nas fotos.Então pode ser fragmento de meteoro a rocha misteriosa da foto.
Edgard parabéns pela sua observação sobre a pedra que surgiu do nada.
Verdade Salvador. Sabe a quantos km se encontra as rovers?
Que português ridículo o meu…kkkk 🙂 Encontra se?
Adoro seu blog! Acho simplesmente o máximo. É impressionante mesmo a imagem da cratera, espero que descubram mais a respeito.
Agradeço demais! Eu sei que eu me divirto fazendo! 🙂
Salvador, mantenha-nos informados… seu Blog e excelente para quem gosta do tema… Quem não gosta, que não leia…
Tamos aí.
A primeira vista esta imagem de Marte parece com furo que o jipe americano perfurou em marte.
Interessante, poderão enviar o rover para esta região em alguns anos.
Uau. Bilhoes de verdinhas pra achar outro buraco em Marte. “Parabéns” a todos.
Não é bem assim. Os bilhões de verdinhas sustentam uma indústria, milhares de cientistas e engenheiros…
É Tacanho, o seu nickname diz muito sobre você. Bilhões de verdinhas são gastas em video-game também, em Copas do Mundo, Olimpíadas, construções de estátuas. Não é porque alguns bilhões de pessoas passam fome no mundo que não se deva investir em ciência. Aliás, se em algum momento alguém não tivesse dado importância à ciência, provavelmente a fome no mundo seria ainda maior. Menos hipocrisia e mais bom senso, por favor.
Olha Sr Lukas, seu comentário parece de um político…Sei da importância da ciência, porém sei também o que significa prioridade, você sabe? As bilhões de verdinhas deveriam estar direcionadas para o bem comum e não simplesmente para interesses da minoria, e outra coisa, você nunca passou fome..” alguns bilhões de pessoas” péssimo comentário…
Sr. Rodrigo, temos a obrigação de explorar o espaço caso não queiramos ser mais uma espécie extinta. Isso se não destruirmos a nós mesmos e/ou nossa casa antes do sol entrar em colapso, claro. Acho que só esse argumento já mostra o quão importante é investirmos em desenvolvimento de tecnologia espacial. Atenciosamente
Leia aqui, Rodrigo:
http://hisham.hm/2011/05/07/a-falacia-das-prioridades/
Bem comum… Ai ai. Ideologias políticas = Fundamentalismo Religioso
Rodrigo,
A fome no mundo se dá pela irregularidade do sistema econômico, não por culpa da astronomia. Não falta dinheiro no mundo para combater a pobreza, afinal enquanto bilhões vivem com menos de 1 dólar por dia, alguns poucos possuem bilhões de dólares estocados em suas contas bancárias. Não cabe discutir os efeitos do capitalismo aqui, mas pode ter certeza que no mundo atual não falta dinheiro para erradicar a fome e nem para mandar sondas para o espaço.
E o que você faz pra melhorar o mundo Rodrigo, não responda aqui, diga a si mesmo.
Resposta perfeita para um comentário tacanho. Nem precisou citar os bilhões e bilhões gastos na indústria armamentista (esta sim, uma verdadeira imbecilidade).
Sem falar que o dinheiro não some, ele só muda de mãos.
Nego não manja porra nenhuma de economia e vem querer dar “lição de moral”
Vá ver BBB, Tacanho.
Realmente, se a questão é acabar com a fome, dá pra cortar despesas inúteis em muitos lugares antes de chegar na Ciência.
Cortando primeiro o número de nascimentos. Overbooking no planeta!!
Sem a Ciencia e sem as pesquisas, estariamos todos mortos. Dinheiro bem gasto pena que este pais surrealista e com povo que somos não estamos envolvidos, como Russia , Canadá, China, Japão e outros..o nosso negocio é COPA, CARNAVAL E BOLSAS ..COTAS ..ETC
Parabéns Lukas. A sustentação da humanidade e sua sobrevivência foram devidas à ciência, único meio de enfrentar doenças, fome e quem sabe, neutralizar no futuro, um possível impacto de meteoro, como esse que acaba de ocorrer em Marte.
Pode ficar tranquilo. Nossas verdinhas estão sendo investidas em projetos muito mais importantes…
É graças a pessoas tacanhas e de pouca capacidade intelectual associadas ao péssimo conhecimento mínimo educacional que esta terra Tupiniquim apresenta tão baixos indicadores científicos. Num país com 200 milhões de habitantes, 60% analfabetos funcionais, a produção científica é ridícula se comparada com países minúsculos como Coréia do Sul (50 milhões de habitantes).
Pessoas com o mesmo pensamento tacanho, infelizmente têm filhos que acabam sendo iguais ao pais, portanto não dão valor a nada que o conhecimento científico proporciona. Prefere a mediocridade de suas vidinhas vendo novela…
Cara, concordo q o avanço tecnológico e científico é muito importante para o progresso de um país… ,mas em se tratando de país de 3ºmundo ,como o Brasil,a prioridade não é esse tipo de avanço, e sim: #1) Implantar uma justiça q funcione 100% #2) infraestrutura básica para classes baixas #3)Educação básica para 100% dessas classes #4)Saúde idem #5) Emprego e cursos profissionalizantes idem…tendo todos esses fatores plenamente atendidos, aí sim, o país está pronto para investir nos avanços tech e científicos…ou será q países q investem pesado nessas áreas, têm pessoas passando fome, gente analfabeta, morrendo em filas de hospital, corrupção generalizada e caos social?
Alguem falou China e India ???
Errado André, pra qualquer país que queira sair da lama a saída é sim o conhecimento, A Ciência.
Uma historinha para voce Tacanho (me corrijam se eu falar algo errado amigos).
Na epoca da corrida espacial, os americanos gastaram milhões para desenvolver uma caneta que escrevesse no espaço, com gravidade zero, de cabeça para baixo, etc… ( a caneta esferografica)… Os russos usaram uma lapis…
Em uma primeira analise, os americanos são otarios e os russos espertos…
Mas não é bem assim, o dinheiro e tempo investido pelos americanos geraram outras tecnologias, empregos, e desenvolvimento intelectual, o que sempre é bom…
Pensei que isso é uma lenda, pois os pequenos pedaços de grafite, livres e andando ao acaso, poderiam produzir curto-circuito entre os componentes de conectividade da nave. Alguém pode esclarecer isso?
O que acham de investirmos uns bilhões de verdinhas em santuários que agente ganha mais? Ah esqueci, já fizermos isso no passado e não foi muito frutífero né.
Muito bom o blog do Salvador. Gosto muito leio sempre.
Valeu!
Salvador, faça um texto sobre a baixa atividade solar e sobre os estudos que a relacionam a um novo Mínimo de Maunder! =)
Estou em cima disso, Lukas!
EU TAMBÉM!
Eu também!