A estrela mais velha do Universo
Um grupo internacional de pesquisadores acaba de descobrir a estrela mais velha conhecida em todo o Universo. Segundo as estimativas da equipe, ela deve ter cerca de 13,6 bilhões de anos. O Big Bang, por sua vez, aconteceu 13,8 bilhões de anos atrás.
A descoberta foi feita por Stefan Keller, da Universidade Nacional Australiana, e seus colegas na Austrália, nos Estados Unidos e no Reino Unido. O artigo descrevendo o achado foi publicado online no último domingo pela revista científica britânica “Nature”.
É um recorde significativo. As estrelas mais antigas conhecidas anteriormente tinham 13,2 bilhões de anos. Mas o astro conhecido como SMSS J031300.36-670839.3 (não tente decorar este número; até mesmo os astrônomos abreviam o código após a primeira referência) deixam todas elas para trás e nos oferece uma visão privilegiada de como eram as primeiras estrelas existentes no cosmos.
A pista que levou à descoberta foi o fato de que essa estrela não tem praticamente nenhuma presença de ferro em seu conteúdo. Não dá para dizer com certeza que o conteúdo de ferro é zero, mas observações feitas pelos astrônomos indicam que, se houver algum, ele representa menos de um milionésimo da quantidade existente em nosso Sol.
CONTEÚDO ELEMENTAR
Pode não parecer, mas essa é uma evidência contundente da idade do objeto. Isso porque o Big Bang — o grande evento explosivo que teria dado origem ao nosso Universo, tal qual o conhecemos hoje — só foi capaz de produzir os três elementos mais leves: hidrogênio, hélio e uma pitadinha de lítio.
E o resto? De onde vieram o oxigênio que respiramos, o carbono que forma as moléculas essenciais à vida, o ferro que constitui o núcleo da Terra e os silicatos que compõem a superfície do nosso planeta? Eles só puderam ser fabricados pelas primeiras estrelas — astros gigantes azuis que, pela pressão exercida em seu núcleo pela gravidade, vão grudando átomos de hidrogênio uns nos outros para compor os elementos mais pesados. Ao final de suas vidas velozes e furiosas, essas estrelas explodem em supernovas, e todos esses átomos se espalham pelo espaço, onde semearão nuvens de gás que darão origem à geração seguinte de objetos estelares.
Um aspecto importante é que essas estrelas primordiais consomem seu combustível em poucos milhões de anos e detonam violentamente, de forma que jamais encontraremos um membro desse distinto grupo. A essa altura, todas elas já explodiram há muitos bilhões de anos. O mais perto que podemos chegar das primeiras estrelas é algo como o que foi descoberto agora — uma estrela de baixa massa que foi semeada pelas supernovas primordiais.
Segundo os cálculos feitos por Keller e seu grupo, a presença de elementos pesados na SMSS 0313-6708 (a versão abreviada do nome, não muito mais simpática) indica que ela provavelmente foi enriquecida por apenas uma detonação de supernova — um astro que, enquanto estava na ativa, devia ter cerca de 60 vezes a massa do nosso Sol e, esse sim, pertenceu à primeira geração de estrelas forjadas no cosmos.
Após a explosão, esse objeto gigantesco se tornou um buraco negro — que ainda deve estar por aí, vagando pelo espaço, embora jamais saibamos onde. (Um problema com os buracos negros é que eles são difíceis de detectar. E, mesmo quando os detectamos, eles são indistinguíveis uns dos outros, salvo por sua massa e sua rotação. E isso vale mesmo que eles não tenham a forma clássica e sejam semelhantes ao que recentemente sugeriu Stephen Hawking.) Restaram-nos apenas as estrelas que nasceram depois que esse astro explodiu e que são suficientemente pequenas para brilhar até hoje (quanto menor o astro, mais tempo ele vive). É o caso da SMSS 0313-6708.
Outra coisa particularmente interessante sobre esse objeto recém-estudado é que ele está a apenas 6.000 anos-luz da Terra. Uma distância suficientemente pequena, por exemplo, para tentarmos buscar evidências de um sistema planetário ao seu redor. Em tese, a baixa presença de elementos pesados vetaria a formação de pequenos pedregulhos ao redor da estrela, que se agregariam para afinal formar uma coleção de planetas. Portanto, essas estrelas devem ser desprovidas de objetos planetários. Se por acaso houver algum por lá, teremos de rever nossas teorias de como nascem os mundos.
http://westmichiganbeertours.com/women-in-the-cold-war – Women in the cold war http://westmichiganbeertours.com/proofread-my-paper-for-free – Proofread my paper for free http://www.livesobernow.org/kellogg-mba-essays – Kellogg mba essays http://www.livesobernow.org/montser-com – Montser com http://cmsa1.com/write-my-business-paper – Write my business paper http://westmichiganbeertours.com/statements-of-purpose-for-graduate-school-examples – Statements of purpose for graduate school examples http://www.livesobernow.org/personal-statement-1-more-important-than-2? – Personal statement 1 more important than 2? http://totalband.org/?page_id=biomedical-research-paper – Biomedical research paper http://totalband.org/?page_id=hate-writing-essays – Hate writing essays http://totalband.org/?page_id=cheap-essay-writing-services-with-discount – Cheap essay writing services with discount http://totalband.org/?page_id=english-law-essays-online – English law essays online http://www.livesobernow.org/research-paper-claim – Research paper claim http://cmsa1.com/excuses-for-homework – Excuses for homework http://westmichiganbeertours.com/london-business-school-mba-admissions – London business school mba admissions http://totalband.org/?page_id=purchase-college-essays-online – Purchase college essays online http://www.livesobernow.org/college-assignment-help-writing – College assignment help writing http://www.livesobernow.org/essay-for-scholarship-mara – Essay for scholarship mara http://cmsa1.com/my-best-friend-essay-kids – My best friend essay kids http://totalband.org/?page_id=paper-mart-reviews – Paper mart reviews http://totalband.org/?page_id=how-to-write-a-paragraph – How to write a paragraph http://cmsa1.com/proposal-of-study – Proposal of study
http://westmichiganbeertours.com/common-application-essay-samples – Common application essay samples http://westmichiganbeertours.com/college-term-paper-for-sale – College term paper for sale http://cmsa1.com/how-to-write-an-intro-paragraph-for-an-essay – How to write an intro paragraph for an essay http://cmsa1.com/write-your-essay-online – Write your essay online http://www.livesobernow.org/christmas-essay – Christmas essay http://www.livesobernow.org/how-to-write-a-proposal-for-dissertation – How to write a proposal for dissertation http://www.livesobernow.org/introductory-essay – Introductory essay http://westmichiganbeertours.com/samples-of-uc-personal-statement-essays – Samples of uc personal statement essays http://www.livesobernow.org/papers-on-racism – Papers on racism http://totalband.org/?page_id=i-need-someone-to-write-my-research-paper – I need someone to write my research paper http://www.livesobernow.org/pay-someone-to-write-my-paper – Pay someone to write my paper http://totalband.org/?page_id=cheap-custom-research-paper – Cheap custom research paper http://totalband.org/?page_id=ghostwriting-fees – Ghostwriting fees http://cmsa1.com/how-to-write-a-autobiography-essay – How to write a autobiography essay http://westmichiganbeertours.com/essays-for-university – Essays for university http://totalband.org/?page_id=best-essay-writing-sites – Best essay writing sites http://totalband.org/?page_id=college-assignment-help – College assignment help http://cmsa1.com/compare-and-contrast-essays – Compare and contrast essays http://westmichiganbeertours.com/how-to-write-numbers-in-apa – How to write numbers in apa http://totalband.org/?page_id=buying-a-paper – Buying a paper http://totalband.org/?page_id=find-college-papers-online – Find college papers online
Ao José do Egito, saiba que nem você, nem seus pais cientistas poderão aumentar 1 dia se quer dos dias da sua vida, isto não cabe a homens!!!
De todos os comentários esdrúxulos que li aqui, esse consegue ser um dos piores.
Na época que o “filho”do seu Deus andava pela Terra as pessoas viviam em média 35 anos, hoje vivem 80, 90, 100 anos e pode ter certeza que cada minuto a mais foi única e exclusivamente graças a ciência!! In Science We Trust!
Mas vc vai morrer
ARREPENDAM-SE e BUSQUEM A DEUS enquanto se pode achar, para que seus destinos não sejam o lago de fogo, lugar de ranger de dentes!!!Lugar onde todos que zombam do Senhor e não o reconhecem como único Senhor e Salvador deverão ir de acordo com as Sagradas Escrituras que advertiu coisas que estão se cumprindo!!Se duvidam leiam…
Ainda dá tempo para desviarem dos seus maus caminhos e encontrar o caminho da salvação JESUS, o filho de Deus, que tanto nos amou e morreu pelos meus e pelos seus pecados para nos dar direito a salvação e a vida eterna com Ele!!!Estou dizendo isto a vcs, mas pode ser que eu esteja jogando perolas aos porcos, pois não entendem e nem querem entender o plano perfeito de DEUS!!!Mas saiba que mesmo assim Ele os ama.
Na verdade os astrônomos cientistas analisaram um grupo de 60 milhões de estrelas.
Duas dúvidas em relação ao texto.
Visto que a distância da estrela e de 6.000 anos luz ela logicamente pertence a nossa galáxia. Assim nossa galáxia teria esta idade ou ela era uma estrela solitária que foi aprisionada gravitacionalmente pela via láctea?
Segundo que tipo de estrela ela é? Sabemos que quanto mais massa mais rápido a estrela usa seu combustível e tem uma vida menor… para ter tanto tempo e estar estável seria de que tipo?
recomendo:
http://www.if.ufrgs.br/~fatima/ead/expansao-universo.htm
segundo as previsões por observação, as estrelas mais velhas e primordiais que explodiram em supernovas formando a segunda geração de estrelas teriam se formado há 410 milhões de anos.
um adendo:
eu sinto muita vergonha desse país medíocre onde uma falsa sociedade vê no futebol e na religião xiita a única verdade absoluta de uma ditadura imposta à força.
o estudo sobre o universo tem a ver com nossa sobrevivência, o esforço por futebol e religião xiita tem a ver com a nossa extinção, pois, de nada adiantou para as criaturas burras e inocentes do passado desconhecer sobre como o universo é de verdade, estão extintas.
negar os avanços científicos e suas implicações é buscar a extinção.
a pureza das gerações passadas das criaturas que nos antecederam as levaram à morte independente do tamanho ou força que possuíam, assim, mesmo grandes animais morreram por uma simples doença ou por catástrofes como vulcanismo intenso, mudanças bruscas de temperatura e até por queda de meteoros.
a única coisa pregada por futebolistas e xiitas religiosos é ficar quieto e deixar acontecer, então, não devem usar hospitais, internet e avanços de tecnologia, nem comer deveriam porque tudo isso é pecado.
Esse debate esta espetacular!
Comentarios variados, e muito democrático. Só estou sentindo falta dos anunnakis e do rapazinho da lógica. 🙂
Inicio de ano bombastico Salvador!
Oh yeah, Rodrigo! Os astros estão do lado do Mensageiro Sideral! (Um comentário que pode ser interpretado conforme o gosto do freguês! rs)
uma duvida ela e mais velha que Big Bang como e possível o Big Bang não e o começo de tudo ???
Ela é 100-200 milhões de anos mais nova que o Big Bang.
Salvador, desculpe, acompanho o blog desde o nascimento, comento as vezes, mas desta vez não consegui ficar calado diante de tantos comentários absurdos.. Teve uma pesquisa que levantou que nos EUA, 40% da população crê no criacionismo, no Brasil, uma enorme parcela de jovens, frutos da progressão continuada das escolas públicas, desconhece ciências e suas ramificações… Eu estou ficando assustado com o rumo que estamos tomando. Seja com as igrejas pregando, com as aulas não dadas, o futuro não é promissor nesta terra brasilis… E depois estes mesmos cegados pelas doutrinas litúrgicas, educados nas nossas falhas escolas públicas, vem cobrar, brigar, reclamar que o Brasil não avança, não tem futuro…
Como diria minha falecida bisavó “Caspita… o futuro é o que você faz e o que você quer com o que você aprendeu”… estou realmente preocupado com o futuro que nos espera….
Eu também temo pelo futuro, Leonardo. Mas ainda não desisti de nadar contra a corrente.
Salvador,
Cria um post pra quem quer ver as estrelas por telescópios/luneta; tenho muita vontade de comprar um mas não tenho parâmetros.
Explique marcas e modelos que vc considera adequados pra iniciantes e as faixas de preço.
Muito obrigado
Luciano, escrevi na Folha uma matéria sobre isso recentemente. Dá um Google em Ison telescópio Salvador Nogueira que você acha. (Estou no iPad agora, por isso não caço o link pra você.) abraço!
Salvador. Parabéns pelo trabalho e paciência… Sou Espírita e gostaria apenas de lembrar aos ‘descrentes’ cientistas que Fulton e Galvanni foram ridicularizados pela Academia de Ciências, portanto: devagar com as extremidades…
Abraços cordiais. Valente
Valente li seu comentário em 10.02 somente agora.Sou evangélico e concordo com sua excelente colocação a respeito das extremidades de ambas as partes. Infelizmente somos coroados como “otários” por causa de uns poucos. Poucos esses que nada conhecem e não querem conhecer, porém fazem muito barulho. Abraços.
A informação da distância dela de nós é estranha. Esperava um objeto destes a muitos bilhões de anos luz de nós, em função a expansão do universo.
é incrível como as pessoas não sabem discutir um assunto sem se ofenderem.
Um querendo ser mais inteligente que o outro com arrogância e desrespeito.
Agora que os cientistas já possuem tecnologia para encontrar a estrela mais velha conhecida do universo, será que eles podem responder satisfatoriamente se ovo faz mal ou se café da câncer?
quem aqui dá 10% do que ganha, ou mais, para algum pastor evangélico ou igreja crente?
Estrela longeva.
A internet é uma rede livre e não é questão de democracia, a meu ver… triste é constatar o tamanho do conhecimento dos comentários postados, sofridos e insultuosos num desrespeito aos que se interessam sériamente no assunto. Ademais discutir sobre o Universo, sem saber utilizar todo o percentual do cérebro humano?
não sou estudado, mas aprendi muito hoje aqui legal, sei que nem tudo é absoluto, mas tive uma ideia sobre o assunto…
TODOS e todas as IDÉIAS são importantes, especialmente os ESTUDOS dirigidos de uma área, seja ela qual for.
– Muito bom aos poucos estarmos obtendo mais e mais dados, não apenas na astronomia, mas em tudo e para todos.
– Este jogo é especial, não apenas sobre origem do Universo, como a tudo e todos.
– Enquanto não tivermos uma VERDADE concordada por todos, não bastará apenas ser por uma maioria.
– Chegaremos lá, calma, tem calma… Vale a espera!
Não ficou claro qual o critério para afirmar que a dita estrela é de segunda geração. Por que não poderia ser de primeira geração? Só pela idade, ou também pela composição química?
Embora o Big Bang seja a teoria mais aceita, ainda lhe faltam elementos que a reforcem, como por exemplo, determinar a geometria do Universo e as condições nas quais o bóson de Higgs pode surgir, entre outras. No entanto a explicação da reportagem seguiram uma lógica coerente e interessante.
Estima-se existir 400 bilhões de galáxias ‘ em 5% do Universo já observado. Cada galáxia em média possui cerca de 200 bilhões de estrelas. Fazendo as contas e acreditando que estes tais cientistas estudaram TODAS estas estrelas (lembre-se que são 5% do hipoteticamente existente) fizeram um trabalho BRUTAL para chegar a esta conclusão. Parabéns…principalmente aos programadores e digitadores que alimentaram os soft com as medições e algoritmos. Heróis…
Pare e pense: O universo não está se expandindo. Um inseto que só tenha 10 horas de vida, poderia ter a impressão que o sol estaria indo embora. A mesma coisa coisa vale para nós as galáxias que em tese estariam se afastando, na verdade estão em órbitas quase infinitas, elas estão pulsando ora vão está mais longe hora mais perto, só que na escala de bilhões de anos.
Pare e pense: O BIG BANG nada mais é do que a atividade de um buraco negro. É impossível ele engolir toda essa matéria e não soltar pelo menos parte dela, pode ser em forma de energia. Ou seja o ciclo natural de tudo morre num lugar e nasce noutro. É assim com as coisas mais simples e com as mais complexas.
Velho, não entendo: Dizem que o universo tem quase 14 bilhões de anos, depois afirmam a existencia dessa estrela com essa idade em nossas redondezas. Antes outras estrelas que seriam muito velhas foram descobertas a bilhões de anos luz. A conta não fecha a menos que o universo seja muito mais velho do que atualmente aceito.
Carlos, não tem mistério. Você pode achar uma estrela velha do seu lado. Mas ela vai parecer velha. Já uma estrela velha do outro lado do Universo vai te parecer novinha em folha. Assim, para estudar astros antigos em sua juventude, você tem de olhar para longe. Mas se quiser ver astros antigos como estão hoje, é só olhar para os vizinhos.
Salvador e o tempo que a luz dessa estrela levou para chegar até nós. Como pode o universo ter quase 14 bilhões de anos e termos objetos que estão a quase 13 bilhões de anos de distância sendo que pela teoria do BIG BANG eles estariam juntos num átomo. Para está a essa distância eles teriam que se deslocar muito mais rápido que a luz. Ou, repito o universo seria mais velho do que o aceito. Desculpe se falo besteira é que sou apaixonado pelo assunto, mas não tenho a base teórica dos que entendem bem o assunto.
Carlos, o Universo de início se expandiu mais depressa que a luz (sem violar a relatividade, porque foi o próprio espaço entre os objetos que se expandiu, e não objetos se deslocando através do espaço).
a partir do momento que o espaço se expandiu, a materia foi junto, como afirmar que a materia nao tinha a mesma velocidade, absurda tua explicaçao….
Se é o espaço que se expande, o objeto não se desloca pelo espaço. Ele fica no mesmo lugar, só que há mais espaço entre ele e objetos vizinhos.
Salvador Nogueira, como você tem estômago de ler essas atrocidades que escrevem aqui nos comentários?
Imagino que não deva ser fácil escrever sobre ciência em um país de analfabetos funcionais e fanáticos religiosos. De qualquer, parabéns pelo seu trabalho e continue divulgando ciência de qualidade, quem sabe um dia saímos da era das trevas!
Valeu!
V tem razão Tony , não é brincadeira.
Dããããã. du q voçeis tão falamdo ???????? vai framengo.
Deus não existe. Não percam seu tempo indo às igrejas.
Sou cientista, na área médica. Vivo disso há décadas e quanto ao seu cometário eu tenho uma ressalva. É claro que a crença em Deus é algo particular a cada pessoa, mas a frequência a templos religiosos faz um tremendo bem para as pessoas. Isto já foi estudado em trabalhos clínicos nos quais várias centenas de pessoas foram avaliadas. Atualmente os cursos de Medicina incluem disciplinas que falam a respeito de Medicina e Espiritualidade. Não é mais questão de crer ou não. O fato é que pessoas que se apegam a fé religiosa se curam mais rápido, tem menos sequelas, ou em último caso aceitam melhor…BEM MELHOR…as consequências da doença.
Pode-se argumentar que a fé reduz a liberação de catecolaminas e aumenta os níveis séricos de dopamina e endorfinas, o que eu sei que acontece, mas se isso faz bem às pessoas porque não deixa-las acreditar.
Vão sim às igrejas católica, evangélica, aos templos budistas, aos centros espíritas, pois se isso completa suas vidas que mal há. O máximo que pode acontecer é quando você ficar doente (isso vai acontecer com todos, podem estar certos) é sentir-se mais confortável, esperançoso numa cura mais rápida.
E pra finalizar, vamos às consequências sociais…Evidentemente algumas religiões são ridiculamente castradoras, inibem o mais simples raciocínio lógico, incutem pseudo-conhecimentos infelizes (sim…alguns realmente acreditam que a Terra tem 6 mil anos – vê se pode!), mas aquele cujo raciocínio foi além não será influenciado por coisas assim e a ciência prosseguirá seu caminho apesar destes cultos à ignorância, mas mesmo eles são úteis, como freio moral para os mais renitentes.
Termino com a assertiva: VÃO SIM PARA SUAS IGREJAS e lembremos todos que para cada igreja que se abre, uma cadeia a menos tem que ser construída.
A ciência não nega a fé. Nos seres humanos temos forças internas que não são de dominío da ciência (pelo menos ainda), que são capazes não somente de salvar como tambem de destruir uma vida. Essas forças são despertadas pela fe. O que tem que ficar claro e que a fé é uma força de dentro pra fora e nunca de fora para dentro. A minha fé pode me salvar devolvendo minha saúde, mas a sua fe não pode me salvar. espero que tenha sido entendido.
Todos somos ateus, até o avião começar a cair. Confundir cristãos idiotas com pessoas de fé, é o mesmo que confundir cientistas malucos com estudiosos da ciência. Calem-se a respeito de Deus, e foquem seus comentários na notícia sobre a estrela mais antiga encontrada.
Por isso é um erro rotularem as pessoas de ateus.
Eu sou ateu, juro por Deus.
Mas é verdade. Tudo é questão de fé.
Uns tem fé de mais, e outros tem fe de menos.
Boa tarde Salvador!
Sempre leio suas publicações e sempre gostei.
Sou leigo, mas gosto de pensar no tempo-espaço e sempre me confundo… Se a estrela está próxima (6000 anos-luz), ela já estava por perto, quando a terra estava sendo criada?
Quem sabe? Ela está numa órbita independente em torno do centro da Via Láctea, então se afasta e se aproxima periodicamente. (Como Marte e a Terra, ao redor do Sol.)