Yutu está (talvez*) oficialmente morto
[*ATUALIZAÇÃO, 21h47: Radioamadores estão detectando o sinal do jipe chinês Yutu, e um novo artigo da agência de notícias chinesas Xinhua diz, laconicamente, que o veículo ainda pode estar funcionando. Ainda não foi recuperado o controle da sonda, mas parece que há uma chance de o rover retornar das cinzas lunares para viver mais um dia… aguardem o próximo capítulo.]
Nesta quarta-feira, a China deu por encerrada a missão do jipe lunar Yutu. Ele foi o protagonista do primeiro pouso suave na superfície da Lua desde 1976, mas não sobreviveu aos três meses previstos de atividades. O robô foi danificado após uma falha no fechamento de seus painéis solares, que ajudariam a conservar o calor interno durante a fria noite lunar. Sem esse mecanismo, sua eletrônica sofreu avarias.
Já é o terceiro dia tentando contato, até o momento sem sucesso. Agora um trabalho a ser feito é investigar as causas da falha e se certificar de que o mesmo não ocorra com a missão Chang’e-4, que contará com uma réplica do Yutu. A necessidade de investigar a falha pode atrasar esse lançamento, originalmente marcado para 2015.
Apesar dos pesares, há de se comemorar o sucesso chinês. Não é fácil pousar um artefato na Lua e operá-lo com sucesso. Às outras nações que se aventuraram a tentar sobraram reveses como este. E o Yutu conseguiu fazer medições in situ do solo lunar, durante os cerca de 30 dias em que permaneceu funcionando. Ele também sobreviveu à primeira noite lunar e só pifou na segunda. (Cada noite na Lua dura 14 dias terrestres.)
E o importante é o comprometimento com o futuro da exploração, que a China claramente tem. Sua determinação já está motivando outros países a ver com outros olhos nosso satélite natural. A Rússia prometeu recentemente a reativação de seu programa Luna, com novas sondas para os próximos anos, e os Estados Unidos tentam mobilizar sua indústria para desenvolver missões de baixo custo e alto interesse, voltadas a um esforço de investigação científica e utilização dos recursos naturais lunares.
O futuro parece mais promissor do que nunca. E o Yutu não deve ser esquecido. Até porque a missão não terminou de todo. O módulo de pouso, Chang’e-3 continua operando, com um telescópio de ultravioleta destinado a observações astronômicas.
Tá vivo! http://www.space.com/24688-china-moon-rover-survives.html
Sr. Salvador
Já que o assunto é Lua e ,pelo que ando lendo,a cidadã é muito estranha , poderia me ajudar?
1-A Lua é mais inóspita que Marte para o ser humano?
2-A Lua tem um núcleo?De qual material?
3-A Lua tem algum campo magnético?
Grato
1- Com certeza.
2- É uma questão em aberto. Os sismógrafos levados pelas missões Apollo formaram uma rede insuficiente para responder à questão.
3- A Lua não tem campo magnético.
Abraço!
Salvador, boa noite! O oxigênio é um comburente, nenhum combustível pega fogo sem sua ajuda. Dias atrás um meteorito do tamanho de uma geladeira foi visto através telescópio por ter se incendiado ao abrir uma cratera em solo lunar. O que provocou a combustão da rocha para a luz emitida ser vista daqui?
Não houve combustão. Houve vaporização. Um objeto ao ser vaporizado atinge uma temperatura altíssima e emite luminosidade. Abraço!
Newton sua informação é contraditória porque se o dispositivo foi colocado em orbita, juntamente com mais 2 satélites comerciais, por um foguete Ariane,
o mérito foi dos franceses e nos dias atuais, dependemos dos chineses.
O projeto previa funcionamento por 6 anos, mas o “brinquedinho” transmitiu continuamente até 1996. Chamar um diminuto transmissor de satélite, você há de concordar que os soviéticos já haviam feito em 1957 com a construção e lançamento do Sputinik.
Portanto, você mesmo responde ao dizer que foi colocado gratuitamente em orbita, juntamente com mais 2 satélites comerciais, por um foguete Ariane”, porque até hoje não há qualquer registro de VLS Made in Brazil lançando um equipamento para medições e prospecções.
Ser patriota é admitir os fracassos e tentar corrigi-los e não impingir afirmações como você mencionou.
Tetsuo. Não há contradição alguma. O mérito do lançamento é dos franceses, concordo, mas nenhum francês sequer colocou um dedinho no projeto e construção do DOVE.
NA verdade o DOVE transmitiu até 1998 e emitia dados de telemetria sim, mas veja o lado positivo. Foi projetado e construído por uma única pessoa, e não por várias centenas de cientistas russo e alemães capturados ao final da segunda guerra. Resumindo…em que pese o fato de terem transcorridos 33 anos entre o sputinik e o DOVE, o satélite foi produzido por um brasileiríssimo cientista nascido em Botucatu, SP…Por favor, reconheça o mérito.
QUanto ao VLS brasileiro, o problema é que os veículos lançadores não são movidos à peróxido de hidrogênio e sim a dinheiro…simples assim! Não existe vontade política aqui.
Por fim, veja bem que a tecnologia nacional de satélites já estava disponível em 1990. Era simples, pouco funcional e advinda de iniciativa única e privada…Se tivéssemos, a partir dai, investido no engenheiro Castro a coisa poderia ter sido bem diferente. e quem é que disse pra você que eu estou aqui pra colocar comentários ufanistas? Eu só dei uma informação histórica (infelizmente é histórica mesmo) como incentivo até, para as gerações vindouras porque eu acho que esta já perdeu a chance. Isso não tem nada a ver com patriotismo recalcado e em nenhum momento eu “impingi” afirmações. Os fatos estão à disposição, são públicos, eu apenas os relembrei.
Agora só falta alguém vir aqui e dizer que defender o fato de que Alberto Santos Dumont inventou um modelo da avião canard, pouco eficiente e desprovido de ailerons, mas que voou em frente a dezenas de espectadores e câmeras de filmagem, ao contrário dos famigerados irmão Wright, que “voaram” escondidinhos numa porcaria que sequer saia do solo por meios próprios é ufanismo e patriotada brazuca!
Newton eu me lembro perfeitamente do episódio a que você relatou, entretanto, seria oportuno informar para você que nas décadas de 70 e 80 haviam inúmeros “Data Books” de fabricantes de semicondutores contendo esquemas completos para aplicações típicas, portanto, não houve qualquer criatividade. Considerando que o Brasil daquela época já iniciava a desindustrialização, acredito que a maioria dos elementos ativos do “brinquedinho” eram americano, japonês ou alemão, até mesmo fios e cabinhos revestidos de teflon.
Quanto a Santos Dumont, veja que o seu ilustre herói era um “bon vivant” que vivia em Paris as custas do seu pai cafeicultor em SP e para ocupar seu tempo deveria brincar com os recursos mecânicos que dispunha e deste modo conseguindo viver na sociedade como alguém notável. Tente lembrar o quê o Brasil produzia no início do século passado.
Novamente eu coloco em check se os “notáveis” fariam qualquer coisa a partir de recursos materiais brasileiros. Tente imaginar um Legacy montado pela Embraer e atendo-se tão somente a materiais, quantos porcento você acredita que é brasileiro? Uma simples chapa de alumínio aeronáutico é importado; rebites que fixam a fuselagem, a tinta que decora o exterior da aeronave, mobiliário e decoração interna, fios e cabos elétricos que precisam suportar temperaturas de -70ºC a 10.000 de altura e 40ºC ou mais no solo. Nem estou falando de aviônicos, turbinas e dispositivos hidráulicos etc., contendo mais tecnologias.
Apesar do que escrevo, sou um brasileiro que ama esta terra, mas não ama o Estado brasileiro que nos mantém atrasados, pobres de espirito e nos glosam preciosos recursos e não são capazes de quaisquer melhorias para a população.
Tetsuo,
Concordo que dependemos em muito de recursos importados para realização de algumas proezas. Porém, integrar estes materiais e obter um Legacy numa empresa que tem competência mundial: é a terceira maior do mundo, realmente é de se comemorar sim. Principalmente num país com extrema carência de “notáveis”. Santos Dumont, apesar de bon vivant, como colocado por você, escreveu o próprio nome na história e é o inventor brasileiro mais lembrado mundialmente. Ele poderia muito bem não ter feito nada. Mas teve peito para projetar e depois pilotar o próprio invento. O fato de vir de berço de ouro não diminui seu feito.
Vejam o detalhe da noticia. São Radioamadores que estão detectando atividade do robozinho. Quando tudo falha os radioamadores são a solução, isto desde os primórdios do rádio, que por sinal foram inventados por ” Rádio Amadores”
Salvador, a resposta foi dada acima. O módulo de pouso levou o jipe ao solo. Não me dei ao trabalho de pesquisar antes, falha minha. Obrigado.
Salvador, bom dia. Sou fascinado por exploração espacial, seja de planetas, seja da Lua. Espero que seja possível produzir alimentos e oxigênio no nosso satélite em breve. Uma pergunta: quem tirou essa bela foto do Yutu rodando pela Lua? Obrigado.
Pessoal. Aqui no blog tem gente demais criticando o Brasil por não ter tecnologia relativa a satélites, coisa que os chineses já mostraram que tem até de sobra em que pese a falha do YUTO. O que a maioria não sabe é que já colocamos um satélite BRASILEIRISSIMO em órbita terrestre.
No ano de 1990, o engenheiro Junior Torres de Castro projetou e construiu, com meios próprios o satélite DOVE (Digital Orbiting Voice Encoder). O pequeno satélite transmitia dados de telemetria na banda de 2 metros em frequência aproximada de 145 MHz, ou seja, na faixa de radioamador, assim qualquer um com um receptor e uma antena caseira poderia ouvir o DOVE por alguns minutos a cada dia. Na época, o feito mereceu tal destaque que o dispositivo foi colocado gratuitamente!!!! em orbita, juntamente com mais 2 satélites comerciais, por um foguete Ariane. O projeto previa funcionamento por 6 anos, mas o “brinquedinho” transmitiu continuamente até 1996. Hoje, com as baterias esgotadas, e dependendo da incidência de luz nos pequenos painéis solares, o DOVE volta à vida por alguns instantes e seus sinais podem ser rastreados, mas isso ocorre em raríssimas ocasiões. Então não digam que não existe capacidade pra colocar satélite brasileiro em órbita pois isso já foi feito há quase 25 anos. O que existe é falta e põe FALTA nisso de vontade politica, numa inexplicável miopia científica. O que move a ciência é a fusão básica de cérebro e dinheiro. O primeiro sobra e o segundo não existe. Pena!
Salvador, talvez seja até interessante um post sobre o DOVE aqui no blog
corrigindo: O DOVE funcionou continuamente até 1998
Newton, se o governo fosse investir num satélite “brazuca”, ele apenas transmitira propaganda dos PTralhas… melhor não ter nada do que ter porcaria!
Não conhecia esse projeto, mas você tem toda razão, nós temos profissionais capacitados em todas as áreas, só que, infelizmente nossa politica não liga pra nada…
Newton,
Eu não conhecia a história o Dove e é louvável sim que um brasileiro tenha conseguido tal feito. Independente do que foi dito aqui, que na década de 70/80 existiam inúmeros “Data Books” disponibilizando a tecnologia, quem trabalha com projetos sabe que uma coisa é ter um esquema e outra bem diferente é por para funcionar. Os Data Books trazem sim as especificações dos componentes dos fabricantes mas a integração destes para obtenção de uma solução depende de muitas horas de trabalho e muito conhecimento teórico, principalmente em se tratando de transmissão de rádio a partir do espaço. Portanto o engº Torres de Castro está realmente de parabéns. Num país de primeiro mundo só receberia elogios pelo seu feito.
Quanto ao VLS, ele carece de uma coisa muito importante: um projeto básico viável. Basta citar que é o único veículo lançador de satélites, no mundo, que se propõe a operar exclusivamente com combustível sólido. Esta tecnologia não permite o controle do empuxo do foguete. Uma vez acionado o combustível queima de acordo com sua compactação e forma que foi dada à massa de combustível. E queima até se esgotar. Assim, o cálculo para inserção precisa em órbita é extremamente complicado e altamente susceptível a falhas. O Brasil deveria abandonar de vez o uso de combustível sólido (só é aplicável aos busters) e se dedicar a motores criogênicos movidos a combustível líquido. E nada de álcool…..por favor heim……até esta besteira já fizemos……existe projeto de foguete movido a álcool no Brasil. Só esqueceram de avisar ao álcool que ele deveria ter um poder calórico umas dez vezes superior….
Apoio plenamente estas pesquisas e o conhecimento proveniente destas, mas, gostaria também de ouvir, de todos os Países envolvidos em programas espaciais, propostas para a remoção dos equipamentos descartados.
Definitivamente, seria também uma grande desafio!
abraços
Salvador, os mesmos tratados que proíbem que um país proclame “posse” de um objeto no espaço, também não proíbem sua exploração mineral? “Legalmente”, a China pode explorar os minérios na Lua?
Se bem que uma corrida do ouro para o espaço seria um incentivo em tanto para o desenvolvimento espacial do nosso planetinha!
E Parabéns pelo Blog!
Explorar você pode. O que não pode é dizer que aquele pedaço de terra é seu…
Corrida do ouro no espaço não faz sentido, há muito ouro no planeta, mas o preço é controlado.
Ah! Já ia esquecendo de parabenizar os chineses pelo feito com o Yutu, apesar dos problemas sociais a China e os chineses estão desenvolvendo um modelo de ascensão econômico e social impar. Parabenizo também os japoneses e indianos, alvos frequentes de piadinhas de loser de brasileiro. Parabéns a todos os países cujo povo trabalha e estuda para o desenvolvimento dos seus países… para vcs brasileiros que fiquem com as piadinhas de trouxa, que fiquem com a corrupção, com o IR absurdo, com esses políticos, vcs merecem…. ah! podem continuar as piadinhas, elas são atestado de burrice e ignorância, quem vai ser próximo otário?
Cada comentário estúpido falando mal de produtos chineses….Se nosso país fosse de primeiro mundo, com tecnologia de ponta, ficaria feliz em ouvir comentarios falando mal de produtos chineses. Mas cá entre nós, o Brasil é atrasadíssimo! A frota de veículos rodando nas ruas aqui que são bonitos, são todos estrangeiros. Aliás, o que o Brasil produz de bom? Café, milho, soja, carroça? Os chineses copiam sim, mas produzem, aqui nem copiar sabe! Muita gente fala que a mão de obra lá é escrava. E aqui? Quem recebe um salário digno aqui? Lamentável.
Carlos, os chineses estão muito preocupados com o que pensamos a respeito deles. Muito.
E o que menos importa pra eles é que continuemos comprando muitos produtos e vendendo minério, frango e soja barato.
Fico vendo esses comentários depreciativos sobre produtos chineses, e etc… me fizeram lembrar o quanto brasileiro é trouxa, as únicas coisas nessa vida que sabem fazer é fazer piadinha sem graça e ficar criticando no sofá: arregaçar a manga e estudar para se tornarem povo trabalhador e esclarecido ninguém quer… enquanto países emergentes estudam e pesquisam incessantemente, enquanto eles trabalham para desenvolver de verdade uma sociedade funcional e evolutivo, os brasileiros ficam nessas piadinhas de trouxa…
podem continuar as piadinhas, elas são atestado de burrice e ignorância, quem vai ser próximo otário?
A próxima geração do samba.
Caetano ficaria bestiado com tanta burrice em forma de comentário… povo tapado taloco… ai pra galera anti-china a menos que você more numa cabana feita de bambu e use roupas feitas por vc mesmo,sem nenhum eletronico, você está comprando produto chines… “ah, mas meu acer é produzido na amazonia” ahhhhhhhmmmmmmm ham… é sim… montado… componentes e a maioria dos plasticos são feitos na china… independente da marca, sony, samsung, Lg etc… todas marcas fabricadas na china…
O Brasil tem que desenvolver sua ciência espacial, desenvolver mesmo não é receber tecnologia pronta, o futuro está nos planetas em termos de riquesa mineral como ouro, prata e muitos outros minerais que estão mais raros na terra.
So me fala quem tirou foto desse treco na lua !!!
A sonda Chang’e 3, que levou o Yutu pra Lua, jacu do mato. Ou você acha que o rover chegou lá batendo os painéis solares como um pássaro?
Preguiça pra ler e pensar um pouco antes de abrir a boca?
caras!!! voces não sabem nada sobre a China e ficam ai cacarejando…………..
Como é lamentável os comentários depreciativos. Sentem inveja dos sucesso dos outros, mas não sentem vergonha dos nossos próprios fracassos. Em junho teremos a Copa; terminada, procurem saber os comentários no exterior.
Vai ser um sucesso, não vai haver assaltos, sequestros, estupros e mortes, a violência vai diminuir, o legado da Copa mudar a vida dos brasileiros para sempre.
Isso na nossa midia.
Na midia no exterior vão falar sobre economia, negocios, politica.
Reinaldo,
A matéria foi informativamente muito boa, como de costume. Porém, hoje foi difícil encontrar bons comentários que a complementassem. Confesso que me contive para não responder a alguns deles e pensei que na verdade, escrever uma réplica para comentários “rastaqüera” em nada colaboraria para melhorar tua materia nem o blog. Estou certo?
Saudações,
Ricardo René Guzmán
Faltou a mãozinha “curtir” para seu comentário.
Perfeito!
Mas como, testei la no camelodromo…
É fácil de resolver, é só mandar o ultramen lá em cima resolver rapidinho (sim eu seu que o ultramen é japonês, mas não resisti, kkkkkkkkkk)
Não seria, ultraman?
Desisto. Vocês têm toda a razão. Neil Armstrong não foi astronauta, não foi piloto na Guerra da Coréia, que aliás, nunca existiu. Seu comparsa Buzz Aldrin, astronauta com doutorado no MIT, era praticamente um retardado mental. Neil Armstrong também nunca ultrapassou a velocidade do som, coisa que ninguém consegue fazer, aliás nunca foi desenvolvida essa tecnologia! O projeto Gemini também foi todo montado numa farsa, em plena guerra fria, que também jamais houve, aliás nunca houve guerra nenhuma, holocausto, nem bomba atômica. Os reatores nucleares são somente cenários escondendo caldeiras a lenha, verdadeiras marias-fumaça, e não existe satélite em órbita. Satélite, só a Lua, onde São Jorge jamais permitiria que um mentiroso e um retardado pousassem. Os outros pontinhos que a gente vê no céu e chama de estrelas e planetas, na verdade são lâmpadas de led penduradas num pano preto bem grandão.
Hehehe, boa!
Salvador, boa não… ótima. Logo, a turma da conspiração vai reagir e dizer que negam a negação da ida do homem à Lua…
Para alguns, o que realmente importa é “ser do contra”.
– Bem ou mal, os chineses estão fazendo alguma coisa… e os críticos brasileiros?
– Há, mas quem faz muito, tem mais chances de errar; que faz pouco, erra menos; que não faz nada, não erra nunca! E nisso, muitos brazucas são campeões!
Lâmpadas de led não existem. São vagalumes em cadeiras elétricas.
Nao falem mal dos nossos produtos,breve ele sera importado pela Dilminha
Aguem ja viu alguma coisa Chinesa prestar:
Muralha da China por exemplo, já dura alguns milhares de anos, pólvora, papel, imprensa, relógios, arado, etc… tem muitas coisas inventadas pelos Chineses que revolucionaram a humanidade, não fale besteira.
Cerveja e macarrão tbm!
E pessoas menos preconceituosas e mais inteligentes que outras.
Xing-Ling é para os fracos! Tô fora!
Tenho certeza absoluta que dentro da sua casa tem produto chinês! A não ser que vc more numa casa sem tecnologia nenhuma!
Chang 3 dura mais quanto tempo? Apostas…..
Tinha que ser da China, produto legitimamente xing ling que dura três meses! kkkkkkkkkk
é a velha tecnologia chinesa dando o ar da sua graça.
é bonitinho, diferente, com muita novidade convergente, mas não aguenta o tranco….
Produto “made in china”. igual aos celulares produzidos lá. Se um investimento de milhares de milhões de dolares acabam em menos de 3 meses, que dirão os celulares e eletros domésticos made in china ? Não uso nem peça de carros chineses. Quem comercializa produtos made inchina, são traficantes de drogas. Sabem por que? Produtos chineses são umas drogas !
Também, quer comprar celular de 50 reais e 3 chips, vc quer o que? Quebrou ,joga fora e compra outro! Ou vc está guardando a caixinha da embalagem do celular ainda?kkkkkkkkkkkkk….
Quanto preconceito e engano. Abra os olhos e veja a sua volta…
Pelo menos, os chinas puseram ele lá. E nós?
Nosso VLS já explodiu e até levou a vida de 21 brasileiros junto a ele!
ACORDA BRASIL!!
O mais triste sobre esse bandiburro que critica os produtos Chineses (ou xinglings), é que pelo menos 95% dos produtos que eles têm em casa são… fabricados na China.
Queria que o lulla e sua trupe fossem em missão pra lua ou marte, quem sabe teria terra aos montes e levaria todos esses MST s da vida. lá sim se faz reforma agraria, mapeia e vende aos cumpanhero.
A marca do jipe é kui chai changui
Quebrou mesmo, ou vai ficar operando na surdina, tirando fotos de certas coisas muito “embaraçosas” que existem no nosso satélite?
Quebrou mesmo.
Com a tecnologia que temos hoje, e os melhores materiais, e tudo mais..só constatei que um artefato não tripulado aguentou apenas uma noite lunar…imaginem isso em 1969…kkkkkk.
com computador de valvulas e outras aberrações…
Nenhuma missão tripulada precisou aguentar a noite lunar. Nenhuma delas enfrentou uma noite lunar. A mais longeva delas foi a Apollo 17, em que os astronautas passaram três dias terrestres na Lua. O dia dura 14 dias terrestres na Lua. 😉
Mas não vamos nos esquecer que teriam que ser capazes de passar 72 hs seguidas com o sol de mais de 120º na face do módulo voltada para ele, e -180º na face a sombra do módulo, o que nunca acontece em órbita pois além de estar sempre girando a estação espacial passa 45min no sol e 45min na sombra da Terra.
Deveriam dormir em pé por dois dias dentro do módulo lunar, e estar bem dispostos para 3 dias de trabalho na Lua.
Como se não bastasse os trajes espaciais deveriam aguentar EVAs (Extra-vehicular activity) de mais de 7hs constantemente no sol (o que pelos motivos acima tbm não acontece em órbita) tendo que lidar sozinhos com a extrema necessidade de refrigeração e suprimento de oxigênio. fairy tale…
Se isso fosse verdade, nenhuma máquina poderia operar na Lua, nem sondas. E os astronautas no espaço também não sobreviveriam, pois o vácuo está a -270 graus… 😛
Não entendi que mentira que eu falei?
A estação espacial fica sempre com uma face para a Terra, logo gira uma vez a cada órbita,
http://www.youtube.com/watch?v=eZSxdfyOmj4
e toda máquina ou sonda orbital seja na Lua ou na Terra passa por esses momentos de sombra e de sol a cada 45min o que normaliza as variações de temperatura, e nos casos em que são estacionárias em relação ao sol, elas não tem que lidar com um ambiente interno pressurizado com humanos no interior.
Os “poderosos” escudos térmicos do módulo Lunar não aguentavam nem a decolagem… Olha como os paineis da maquete se desmancham na apollo 16.
http://www.youtube.com/watch?v=iVovICLaEaU
Qualquer EVA em órbita tbm nunca fica horas seguidas no calor constante do sol justamente por isso.
Os astronautas deveriam dormir em pé ou no máximo encostados pois no módulo não havia espaço para deitar.
Agora achei estranho vc dizer que os astronautas tem que suportar essa temperatura de -270º pois ela só acontece em ambientes que nunca veem a luz do sol, nos confins do universo ou numa dessas crateras nos polos da Lua.
Alfredo, te respondo com uma paráfrase de Galileu. “E, no entanto, eles foram.” 😛
Pessoa que fala em computador a “válvula” em 1969 não merece respeito. Volta para escola!
Desculpe a minha total ignorância… Mas observando esta foto, me pergunto: QUEM TIROU A FOTO DO JIPE? (rsrsrs) Selfie não foi, não vejo o bracinho dele esticado nem o espelho do elevador ou do banheiro (rs). Alguém, por favor, ‘myns plyca’?
Um módulo de pouso levou o jipe ao solo. Foi ele que tirou a foto.
‘Brigada, Salvador! Esqueci do detalhe que ele não chegaria lá sozinho!
😉
Os Americanos jamais completaram a missão de levar pessoas a Lua. Atualmente o povo americano até faz chacota disso e completam…”nunca vamos saber”.
As fotos divulgadas pela NASA tem erros básicos. O maior deles é a falta de estrelas no céu visto da Lua. Elas desapareceram? E as sombras duplicadas e opostas dos astronautas? Iluminação de estúdio. Portanto, vai saber se o Yutu está lá mesmo!?
O tempo de exposição ao filme impedia o registro das estrelas. Nas fotos do Yutu também não tem estrelas. Para elas aparecerem, o tempo de exposição teria de ser maior, e aí o solo ia aparecer um brancão indistinto. Tente sair, num céu bem estrelado, e tirar uma foto de um objeto bem iluminado com o céu ao fundo. Veja quantas estrelas vão aparecer na sua foto.
“povo americano faz chacota”? De onde tirou esta informação? Segundo pesquisa feita pela Fox News em 2001 apenas 20% dos americanos tem dúvidas.
http://en.wikipedia.org/wiki/Moon_landing_conspiracy_theories
Pessoa que fala que não estrelas nas fotos da Apollo eu nem perco tempo em explicar o que quer que seja. É ignorante.
Pra vc ter uma idéia. Se 20% não acreditam, uma parcela maior ainda é mais imbecil:
http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/afp/2014/02/14/pesquisa-mostra-que-1-em-4-americanos-ignora-que-a-terra-orbita-o-sol.htm
Pô Ale, ao menos agora com as fotos da China também sem estrelas, até o cético mais otimista (!) deveria finalmente parar com as teorias de conspiração né? Ou criar novas a respeito da colaboração secreta US e China pra manter a farsa…
A marca do jipe e´Desesperado, a marca que o Faustaõ fazia propaganda.
OS CARAS FICAM TIRANDO UMA DA CHINA SENDO QUE O BRASIL NADA PRODUZ EM TECNOLOGIA, OU SEJA: A CHINA É IMENSAMENTE SUPERIOR AO BRASIL TECNOLÓGICAMENTE FALANDO.
O BRASIL PRODUZ É VAGABUNDOS, LADRÕES, VICIADOS, POLÍTICOS CORRUPTOS, PROSTITUTAS, TRAVESTIS E OUTRAS MERDAS MAIS…
Tem futebol, bunda, sol e mar, quadradinho de oito, novela. Resumindo, “progresso emocional”.
E vocês acreditam mesmo nesta mentira?
Que nação vai gastar milhões de dólares ara enviar um Robô para a Lua sem ter pensado em falhas grotescas deste tipo?
Não se trata de teoria de conspiração.
Trata-se de algo que o robô encontrou e que não pode ser divulgado.
A China não é boba, e não está ai pra brincadeiras.
Em uma ou duas décadas, se tornará a maior potência econômica e militar do planeta, superando os americanos e qualquer pais da zona do euro.
Semicondutores funcionam extremamente muito melhor no frio que no calor!
Acordem mundo!!!!
Quem funciona bem no frio — e só no frio — são os supercondutores.
Também não entendi porque não testaram exaustivamente o funcionamento/sobrevida do artefato, sabendo das condições que ele iria enfrentar.
Ou será que a humanidade ainda não tem tecnologia suficiente para manter vivo um artefato eletrônico/mecânico na Lua?
Carlos Eduardo, eles testaram o máximo que puderam. Uma coisa que eles não podiam testar era o efeito da poeira lunar em combinação com a gravidade lunar, situações que não são passíveis de teste na Terra.
O tal do “regolito” (pozinho do solo lunar) é o diabo! Lembro que ele quase detonou uma das Apollos. Se aquela areinha da praia já nos incomoda quando entramos no carro pra voltar pra casa, imagina uma areinha muito mais fina e grudenta!
Perfeita observação Salvador,
Esse efeito da poeira lunar que acontece principalmente na mudança do sol pra sombra (inclusive objeto de estudo da LADEE americana) pode muito bem ter danificado os circuitos do jipe. Devem estar investigando as falhas nessa direção tbm!
É JAC, Chery, Lifan ou …
É realmente uma pena. Mas, essa missão chinesa não foi um fracasso total. Eles conseguiram uma grande proeza e merecem reconhecimento.
KKKKK, PROGRAMA ESPACIAL CHINÊS, VIROU PIADA.
JIPINHO XING LING PIFOU!!!!!rs
BOM É O PROGRAMA ESPACIAL “BAIANÊS”…
Coitada da Lua, vai virar um depósito de lixo! O maior aterro do Universo.
Não sei o que comentar, então vou deixar apenas um… oink!
Mas o cavalo relincha…quem emite o grunhido “oink” é o porco…seu asno.
kkkkkkk, essa foi boa!
a NASA é e sempre foi uma FARSA !!
O Brasil também tá no páreo, val lançar um foguete cheio de deputados que vão “EXPLORAR” a Lua. como aqui não tem mais o que “EXPLORAR”, vão arrancar da coitada Lua.
Brasileiros!
Em vez de ficar zombando dos outros vá ver onde está o programa aeroespacial de vocês.
Até hoje não conseguem fazer foguetes lançadores e muito menos satélites com tecnologia própria. E Alcantara que não foi nem reconstruído de pois do acidente?
Avanços tecnologicos requerem tempo e acidentes para aprendizado.
Olhe no próprio umbigo antes de criticar dos outros!
Vú
Aquela explosão na base de alcantara foi um ato de sabotagem norte americana, que perceberam o nosso avanço aeroespacial…se não fosse isso já teríamos enviado um jipe 1.0 da gurgel em fibra de vidro com motor de fusca pro lado oculto da Lua…onde foi gravado aquele disco do Pink Floyd…
essa foi ótima…
Sempre teorias conspiratórias contra americanos para esconder fracassos…..
O Brasil não erra, são sempre os outros que erram por ele…. é fácil pensar assim, é fácil pensar que por sermos brasileiros estamos fadados a fazer cagadas, a sermos menores, a sermos dependentes…. essa é a mentalidade que FODE o Brasil, pensar que sempre alguém, algo, alguma coisa sempre quer prejudicar a gente…
Zé, tenho que discordar e manifestar-me.
No dia 22 de Agosto de 2003 morreram 21 patriotas que tinham um sonho, o de ver o Brasil como potência espacial.
Pessoas altamente capacitadas mas que inebriadas por esse sonho, arriscaram sua segurança numa torre de lançamento com 50 toneladas de combustível.
Pessoas que fizeram milagre com o baixo orçamento destinado pelo governo ao programa e por esse motivo deixaram de lado regras de segurança industrial.
Infelizmente, lhe digo, a culpa recaí sobre nós, brasileiros. Temos esse jeito desbravador, despojado, irreverente mas ao mesmo tempo teimoso e displicente.
pois é, e logo o que fizemos em parceria com os chineses foi pro beleléu.
Pena que os chineses que vieram pro Brasil só trouxeram know how pra fabricar pastel e caldo de cana….
Pena? Pena nada, sorte nossa que hoje temos pastel e caldo de cana.Se não fossem eles nem isso o brasileiro conseguiria fazer.
Qual o paralelo que posso traçar com o celular chines que comprei e durou apenas 3 meses? Tudo da china só dura 3 meses?
O jipe chines durou 30 dias e não 3 meses, que não deixa de ser um múltiplo de 3…, deve ser alguma relação taoísta com o feng chui de Lao Tse
O Brasil ainda não consegue reproduzir o Sputinik e nego ainda sacaneia a China que já conseguiu botar um jipe na lua!