Bombas atômicas contra asteroides
É um dos maiores terrores do mundo moderno: a ameaça de que um asteroide colida com a Terra e acabe conosco. Agora, um grupo de pesquisadores da Universidade Estadual do Iowa, nos Estados Unidos, propõe combater essa ameaça com outro horror contemporâneo: armas atômicas.
Bong Wie, líder da equipe do Centro de Pesquisa de Deflexão de Asteroides, apresentou a pesquisa no começo do mês, em um encontro promovido pela Nasa na Universidade Stanford, Califórnia. E agora ele quer testá-la numa missão espacial de verdade.
O pesquisador diz que sua estratégia pode impedir que asteroides de grande porte (até 2 km de diâmetro) prejudiquem a vida na Terra, mesmo que o alerta de impacto seja dado com pouco tempo.
Até então, todas as estratégias discutidas pelos cientistas para desviar um bólido celeste que pudesse estar em rota de colisão conosco exigiam um aviso prévio de mais de 10 anos.
SOLUÇÃO NUCLEAR
O trabalho de Wie não é o primeiro a sugerir que bombas atômicas pudessem fazer esse serviço, mas sempre se considerou que uma explosão nuclear na superfície de um asteroide desse porte fosse incapaz de detoná-lo em pedaços suficientemente pequenos para que queimassem na atmosfera terrestre sem nos causar perigo.
A novidade do trabalho de Wie é pensar no problema como fez Bruce Willis, no filme-pipoca “Armageddon” (1998). Na ocasião, o ator interpretava um especialista em escavar poços de petróleo que foi transformado em astronauta para abrir um buraco fundo num asteroide, a fim de detonar uma bomba nuclear lá dentro.
O princípio era sólido — uma explosão dentro do bólido teria um poder 100 vezes maior de quebrá-lo em pedaços, uma vez que a energia seria praticamente toda dissipada no próprio asteroide. Wie, contudo, buscou uma forma mais simples de resolver a questão, dispensando o sacrifício de Willis no processo.
Uma nave não-tripulada composta por duas partes separadas por uma estrutura longa e dobrável poderia fazer o truque. A porção frontal teria uma única missão: colidir de frente com o asteroide.
É um déja vù da missão Deep Impact, conduzida pela Nasa, que levou um pequeno módulo a colidir com o cometa Tempel, em 2005. Naquela ocasião, vimos como mesmo um objeto não-explosivo, ao colidir em alta velocidade com um bólido celeste, era capaz de escavar uma bela cratera nele. Muito melhor que qualquer coisa que uma perfuratriz pudesse fazer.
A diferença para o novo projeto é que, logo atrás desse impactador, viria uma bomba nuclear. Ou seja, abre-se uma cratera e, uma fração de segundo depois, chega a ogiva, que detona numa região muito mais profunda do asteroide.
Wie recebeu dois financiamentos da Nasa, desde 2011, para desenvolver a ideia, e simulações de computador mostram que poderia funcionar, mesmo com pouco tempo de aviso prévio no caso da detecção de um objeto em rota de colisão com a Terra.
O asteroide grande seria quebrado em muitos pedaços menores. A maioria deles atingiria a velocidade de escape do bólido e assumiria outras órbitas, evitando o impacto. E os pedaços que permanecessem no nosso caminho não teriam mais que 5 metros, queimando por inteiro na atmosfera. A humanidade estaria salva.
VOO DE TESTE
O bacana é que a ideia não exige nenhuma tecnologia nova. Tanto que Wie está propondo à Nasa a realização de uma missão de teste, que ele estima poder ser feita com US$ 500 milhões. O custo é factível, e o pesquisador de Iowa já até listou alguns asteroides candidatos para o teste, pensando em lançamentos entre 2015 e 2020.
“O primeiro voo de validação da missão não carregará uma carga útil nuclear de verdade”, disse Wie ao Mensageiro Sideral. Ele serviria basicamente para testar a premissa e a capacidade de abrir o buraco necessário para detonar o asteroide.
Naturalmente, se tudo correr bem, em algum momento convém realizar um teste de verdade, com ogiva nuclear e tudo mais, para ver se a ideia funciona mesmo. Se lhe dá calafrios pensar numa bomba atômica dentro de um foguete, não custa lembrar que durante a Guerra Fria esses artefatos também seriam transportados por mísseis, e a única diferença é que, em vez de cair num asteroide, eles cairiam na cabeça de outras pessoas.
Confesso que a proposta me encanta, porque demonstra que até a invenção mais nefasta da história humana — a bomba atômica — pode ter uma aplicação redentora. Quem sabe ela não terminará garantindo nossa existência e evitando que terminemos como os dinossauros?
Contudo, não podemos ignorar o fato de que encontrar um uso legítimo para bombas atômicas pode ser usado como desculpa para que nações belicosas desenvolvam suas próprias ogivas, sob o pretexto de conduzir um programa pacífico de “defesa planetária”. Perguntei a Wie o que ele acha disso, e ele se esquivou. “Você apresenta uma preocupação lógica, mas ela está além do escopo da minha pesquisa.”
De toda forma, o fato de que já temos uma possível solução para a ameaça dos asteroides com menos de um século de exploração espacial mostra que, se a humanidade tiver sabedoria suficiente, pode sobreviver até a algumas das maiores catástrofes impostas pelo Universo. Dá uma pontinha de orgulho. Mas, claro, para tudo dar certo precisamos nos manter vigilantes, vasculhando os céus para descobrir os asteroides ameaçadores antes que eles trombem conosco.
É uma idéia interessante para situações de emergência. Mesmo assim, acho que bombas nucleares em asteróides um dos métodos mais inseguros. Ainda prefiro o método em que se usa atração gravitacional para desviar a rota do cometa. Mas para isso é preciso tempo.
Sempre fico feliz ao saber de noticias preventivas contra impactos de bólidos em nosso planeta. Ainda acho o nosso sistema de monitoramento contra impacto muito falho. Tem que se investir mais nessa área. As chances de termos um fim semelhantes aos dinossauros tem que ser 0.
Eu ficaria muito P… se soubesse de um impacto no mês que vem, e mesmos assim, não poder fazer nada.
E no caso não pode acontecer justamente o contrário??? Pensemos por exemplo que a bomba faça com que o asteroide escolhido para teste saia da órbita que está e rume para a órbita da terra, em se tratando de uma explosão não há como saber com certeza absoluta para onde irão todos os fragmentos, nem que o asteroide vá se partir em pedaços pequenos o suficiente, sem contar também que serão radioativos após a explosão, são muitos contras pra uma ideia que ainda está no papel, acho que o mais correto seria desenvolver uma idéia de mudar a órbita do asteroide ao invés de tentar destruí-lo.
Se voce lesse com cuidado veria que o teste nao tem explosao.
Em nome do senhor todo poderoso senhor Deus que os cientista vao achar uma maneira para destruir o asteroide com sucesso.AMÉM
É ISSSO AI MEZENGA BELAS RESPOSTA
Gostei da idéia, já que corremos riscos daqui prá frente, de
sermos atingidos por estes gigantescos objetos celestes.
Porém, concordo que o maior perigo está mesmo na bomba
atômica se por acaso dar alguma coisa errada no foguete,
que nem sempre são infalíveis.
Bobagem.
Querem é posicionar as armas no alto para terem o mundo sob seu alvo, o que facilitaria suas ameaças veladas…
Só não ficou claro se os pedaços que entrarem na atmosfera, contaminados por radioatividade, não nos fariam algum dano.
Não, eles queimariam na atmosfera.
Não se pode afirmar com tanta convicção que eles queimariam, visto que até partes de foguetes conseguem passar incólumes pela atmosfera e cair inteiros ou praticamente inteiros, que dirá uma pedra muito mais densa.
Asteroides de 5 metros vivem caindo na Terra, por isso sabemos que eles não resistem… Nunca ninguém foi atingido pelo que sobrou deles.
E o que caiu na Russia a pouco tempo????? E depois não se pode garantir numa explosão, mesmo nuclear que os pedaços vão ser pequenos, isso é muita arrogância achar que vão medir 5 metros, ou 6, 7, sei lá, ele pode simplesmente ter uma falha geológica no meio (invisível a detecção a longa distância, tipo uma fissura subterrânea) por exemplo e se dividir em dois já no primeiro impacto, nem dando tempo da explosão principal pulverizá-lo. É muita ficção, é acreditar nos filmes feitos por hollywood afirmar com 100% de certeza que dará certo, repito toda explosão é imprevisível. Por isso mesmo o próprio cientista quer fazer testes, se fosse 100% de certeza nem fariam isso.
Exatamente! É preciso testar! Simulações em computador só podem ir até certo ponto de confiabilidade…
Já li que dependendo da quantidade de fragmentos queimando na atmosfera, isso aqueceria o nosso planeta, isso procede?
Precisariam ser muitos fragmentos. Mas seriam 5% da massa de um asteroide de 2 km. Sem perigo.
Mas, de qualquer forma, a radioatividade não se extingue no material queimado, a poeria que sobra da explosão poderia voltar para a Terra e se espalharia de forma pulverizada na atmosfera. Pedaços grandes podem chegar na superfície, dependendo do ângulo de entrada. O meteoro de Chelyabinsk tinha cerca de 17 metros e resgataram um meteorito com 570kg.
Exato! Com pedaços de 5 metros, teríamos só pequenas pedras, se tanto. Melhor que um pedrão de 2 km… rs
O pior efeito para o planeta seria a própria radiação da explosão, Raios X, Gama e por aí vai, e não os restos do asteróide contaminado, porque esses iriam torrar na atmosfera. Mesmo a radiação seria insignificante, visto qua explosão ocorreria além da magnetosfera e não seria maior que a radiação cósmica oriunda do espaço e ventos solares, acho que no máximo as transmissões de rádio poderiam ser afetadas por alguns instantes, (PEM) só isso….
Salvador: Respeito sua classificação de ‘invenção mais nefasta’ dada à bomba atômica. Mas lembro que se não fossem as bombas de Hiroshima e Nagazaki, talvez ainda estaríamos em plena segunda guerra mundial, pois o Japão não iria render-se, nunca!! E, mesmo que a guerra acabasse sem aquelas bombas, quantos milhares de pessoas não teriam morrido, na continuação da guerra? Além disso, foi o pavor da bomba que impediu que tivéssemos uma terceira guerra mundial, entre USA e URSS. Portanto, na minha opinião, a bomba atômica não foi uma invenção nefasta.
C.Bolão, eu tenho uma visão ambivalente da bomba atômica. É verdade que a guerra se estenderia e ceifaria mais vidas se prosseguisse, mas um ataque direto a civis é sempre um horror. E também acho que os tristes eventos de Hiroshima e Nagazaki foram o que impediu que a Guerra Fria esquentasse. Por outro lado, depois dela, temos de conviver com a ameaça permanente da autodestruição da civilização. A longo prazo, isso não pode ser bom…
A sua questão ” desculpa para que nações belicosas desenvolvam suas próprias ogivas, sob o pretexto de conduzir um programa pacífico de “defesa planetária” está bem ultrapassada hein? Os países com domínio da tecnologia de fissão e fusão nuclear têm aplicado a mesma para o desenvolvimento de bombas nucleares ou então para geração de eletricidade (uma mais avançado que o outro, claro), inclusive Irã e Coréia do Norte. Deveria sacar que a ciência deve dominar toda tecnologia; agora se vai ser aplicado na prática é outra discussão que depende de outras áreais como ética, política, militar, etc. Perdeu a chance de fazer questionamentos sobre o trabalho dele.
Quais asteróides candidadtos ele listou para você? ISON, Apophis… Tudo bem que é uma coluna, mas você poderia nos ser mais informativo.
Outra texto superficial é “De toda forma, o fato de que já temos uma possível solução para a ameaça dos asteroides com menos de um século de exploração espacial “. A Nasa tem outros projetos em andamento como o gravitational tractor ou o favorito do Obama “lasso an asteroid”.
Diogo, o projeto de captura de asteroide não serve à proteção planetária, porque são objetos muito pequenos. E o atrator só funciona se o aviso prévio de colisão for muito grande, acima de uma década, como está no texto. Note também que há uma diferença entre desenvolver um programa de energia nuclear e um para deliberadamente construir bombas. Abraço!
Salvador, Esse tal de Diogo cheira meia suja de café da manhã. Como assim Irã e Coréia do Norte desenvolvem essa tecnologia pra fins pacificos?!!!!! Só tem ditador maluco nestes lugars que acham o quem não concorda com eles é adepto do “grande Satã”. Manda esse candidato a Nibiruta a morar nestes lugaresWWWW
Desculpe pelos erros gramaticais, meu teclado ta travando… (falta de uma limpezinha básica rs)
Sei, sei… Deus tá vendo.
A preocupação sobre possíveis colisões de asteroides com a terra é global, pois poderia causar a extinção da humanidade. A Nasa sempre divulga estudos a respeito, e essa ideia é bem melhor do que a que li ano passado, quando eles sugeriram que uma nave iria capturar os asteroides perigosos e leva-los para outros lugares. Acho que antes de detonar bombas no espaço, deveríamos ouvir e estudar mais ideias, pois temos pessoas muito inteligentes em todo o planeta e não apenas na Nasa. Só lembrando que existem também ameaças em nosso próprio planeta, como a fome e miséria, e outras atrocidades que nos afetam todos os dias e não vemos os recursos necessários destinados a este respeito. Parabéns pelas matérias Salvador.
Genial. Salvador, li a pouco tempo no Uol sobre uma supernova na Ursa Maior. Que fim levou?
Deve estar lá ainda. Aparentemente é uma estrela que roubou massa de sua companheira até atingir massa crítica para uma explosão. Mas, como está fora da nossa galáxia, só é visível por telescópio.
A única forma de escapar da Lei é pagando nossas dívidas…
Seria presunçoso da minha parte dizer q a solução para o bloqueio de raios solares nocivos ou até mesmo a reconstrução da camada de ozônio pode ser dada pela emissão de nanopartículas de grafeno na atmosfera superior, bloqueando e/ou defletindo a radiação cósmica??? Se pudéssemos controlar tais partículas em nanescala, conseguiríamos inclusive controlar o aquecimento do planeta de forma precisa… Essa seria uma solução elegante e simples a ser testada… Pensem nisso!
Abraço
Sinai Faingold
Não se esqueça que o planeta já tem uma proteção para a radiação cósmica… chama-se MAGNETOSFERA!… camada de ozônio é infima e não serve pra muita coisa…
Sim, mas o que proponho seria, potencializar o efeito magnetosfera e também dar um filtro solar inteligente, o qual pudesse elevar ou abaixar a temperatura da terra de forma isolada e precisa… Grafeno como sendo material inteligente tem também propriedades defletivas…
Sei que a proposta da bomba atômica é algo importante, mas imaginem conseguirmos manipular a natureza para o bem do nosso planeta 🙂
Não se pode desviar 100% da radiação do espaço… Ultravioleta também é necessário para a vida… a propóstio, se desviássemos 100% da radiação do espaço não chegaria nem luz visível, e a fotossíntese? iria ocorre como?
Meio correto pra cada.O Ozonio nao protege da radiacao, a magnetosfera o faz. O ozonio protege do efeito dos raios do sol. mas nao precisamos recontrui-lo a camada de ozonio se reconstituira sozinha se nao a degradarmos.
Salvador, é possível que o risco de acidente com materiais radioativos seja minimizado pelo lançamento parcelado e montagem em órbita. Porém, como seria o custo/benefício entre lançar uma missão para o espaço profundo a partir do solo ou da órbita, tudo considerado?
Desconfio que, quanto menor o número de lançamentos, menor o risco.
Acho muito mais simples, primeiramente tentar empurrar o asteróide pra fora da rota de colisão com a Terra, colocando algum aparato com retrofoguetes e desviando a encrenca pra longe!
Com certeza, mais barato, menos perigoso e ainda de quebra poderia dar uma estudada na superfície do asteróide… mas… parece que os caras tem alguns interesses meio sombrio por detrás… (STAR WARS!?)
Carlos, para fazer isso, você precisa de muitos anos de sobreaviso. Esta é uma solução caso descubramos uma colisão que vai acontecer, digamos, em 3 meses.
Sim sim… a propósito, se descobrissem um à 3 meses de se chocar coma Terra, acredito que teria aquela coisa Hollywoodiana do mundo unir tecnologias pra destruir o Asteróide.
Daí a importância do NEAT, descobrir com antecedência e adotar soluções menos “explosivas” rsrs.
Vimos em Cheliabinsk o estrago de uma asteróide de 17m, e esse não tinha artefato nuclear que o impedisse, aliás esse só foi visto quando explodiu sobre a cidade!
Acredito que um Asteróide de centenas de metros pode muito bem ser destruido quase que por completo com as armas nucleares que já existem, sem precisar escavar. Os 12 Megatons de Ivy Mike, destriu quase toda a ilha de Elugelab no Atol de Enewetak (Ilhas Marshall), explodiu na superfície e fez um buraquinho de 1,9Km e 50m de profundidade.
Agora, asteróides Kilométricos, tem a vantagem de serem descobertos mais facilmente podendo dar uma vantagem de tempo, por isso de desviar sem destruir, porque não coloquei muita fé numa estrutura que se choca sobre a superfície, se o dispositivo for como a concepção artística vai explodir quase na superfície, melhor seria lançar mais de uma bomba ou perfurar com broca e por a bomba dentro.
Concordo que situações extremas necessitam de soluções extremas, devem ser discutidas todas as possiblidades e principlamente se preocupar com asteróides de dezenas e centenas de metros, que muitas vezes passam despercebidos e podem fazer um estrago enorme.
Eles pensam na detonação da ogiva só um microssegundo depois do impacto inicial. Tem a ver com a dinâmica da formação de cratera. Ela primeiro abre um buracão, depois a rocha solidifica e o rebote forma um pico no meio dela. O lance é a bomba chegar na hora do buracão.
Não coloquei muita fé nesse negócio da estrutura, porque estou me baseando nesse modelo da concepção artística, hoje temos mísseis que atravessam dezenas de metros em montanhas antes de explodir a carga útil, como o MOP (Massive Ordnance Penetrator), que podem substituir essa estrutura e causar o efeito direto da explosão em dezenas de metros de profundidade… bom, não sei como se comporta a dinâmica da explosão num asteróide, que varia conforme a topografia dele… mas perfurar umas dezenas de metros e colocar uma bomba de 100MegaTons talvez seja mais que sufiente pra destruir ums asteróide de Km.
Uma dúvida, a ponta da nave iria criar a cratera com o impacto, ou gerando a cratera inicial com uma explosão menor?
Só com o impacto mesmo.
Entendi, mas ainda não acredito muito na eficácia de um dispositivo que funcione dessa forma, uma haste que se choca e coloca uma bomba… quanto a carga explosiva é totalmente possível se construir um artefato com centenas de MegaTons… talvez seja mais rápido produzir um efeito maior doque o necessário, tipo demolir uma casa com 100KiloTons!.
Envia um email pra NASA comunicando sua grande ideia simples e barata. Eles com certeza não sabem disso.
Cássio, não preciso mandar e-mail, eles já pensaram nisso:
http://noticias.terra.com.br/ciencia/espaco/nasa-detalha-plano-para-rebocar-asteroide-ate-a-lua,1b3e18fbebefd310VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html
http://noticias.terra.com.br/ciencia/espaco/cientistas-buscam-maneiras-de-desviar-asteroides-que-ameacem-a-terra,09ffa798579dc310VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html
http://portuguese.ruvr.ru/2013_04_09/nasa-propoe-que-russia-adira-a-um-projeto-conjunto-interessante/
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=sonda-espacial-tentara-desviar-asteroide-duplo&id=010130130307
http://www.apolo11.com/cometa_73p.php?posic=dat_20090417-092448.inc
Entre muitos outros projetos…
Viu só, até pintar o Asteróide de Branco ou prender ele numa âncora já foi cogitado.
Pesquise um pouquinho antes de sair tentando tirar uma onda com a cara dos outros…
Minha nossa!!! Será que ele não percebeu?????? Huauuaua
Vai brincar de colagem que da mais certo mesmo.
Percebi uma coisa nas suas respostas… vai na bota dos outros se achando o inteligentão, não fala Porra Nenhuma e se acha o cara mais zuero do mundo! No mínimo você intercala cada comentário com uma bronha! Muito mlk…
Calma Mr. Colagem. Salvador tá aí pra te responder.
Se o Salvador trabalhasse no setor de reclamações das empresas de telefonia móvel seria funcionário do mês direto. Imbatível. Huauuau.
Heheheh, ainda bem que não trabalho. 😛
hahahahahahahaha
Esta ideai ja esta sendo preparada. E voce tem razao e’ a preferida. Mas como o Salvador falou, precisariamos de anos de antecedencia pra faze-la funcionar.
Poderiamos fazer um teste pra valer usando o Apófis . Seria possível ?
Seria, mas desconfio que escolherão um que passe mais longe da Terra para um teste.
Simplesmente fantástico.
Bela matéria, Salvador.
Os Alienígenas não vão gosta nada disto. Vai ter mais acidentes como o Apolo 13.
Os pedaços vão cair em cima do Japão… Né USA?
Você que fez os cálculos? Então os pedaços vão pra qualquer lugar, menos pro Japão.
Porque Japao? Eu gosto dos Japoneses, se pudesse mirar, tem outras alternativas muito melhores. rsrsrrs
Quem falou em Brasília aí???
A “tchurma do contra” vai achar um jeitinho de polemizar: seja pelo fato já citado – mau uso da tecnologia por quem não dispensa uma guerrinha, seja por qual motivo for – seja pelo fato de se contaminar o espaço interestelar com radiação ?!?! nociva. Quanto à radiação normal do espaço, tudo bem… é “natural”.
Assim como o uso da tecnologia, para o bem ou para o mal, depende de quem lida com ela, as opiniões, bem mais voláteis e mutáveis, seguem ao sabor dos ventos dos egos humanos.
Vai dar “pano prá manga”… 3… 2… 1…
Esta é uma possibilidade que eu venho pensando já à muito tempo. Só não sei porque ainda não foi testado. Vamos esperar um asteroide cair em nossa cabeça para começar a desenvolver este projeto, que me parece o único viável para este caso?
O meu comentário é sobre o artefato bomba atômica. Por mais nefasta que a mesma pode aparecer, foi ela (a bomba atômica) e por conta dela que não tivemos mais guerra de grande proporções na terra nos últimos 70 anos.
E parece que mais uma vez pode salvar a humanidade.
Esse se chama o paradox nuclear. ja’ teve ate’ teses de philosophia sobre isso.
se a humanidade realmente quer sobreviver e continuar pelos séculos que virão, temos que deixar as disputas ridículas por posses e bens terrenos para buscar refúgio fora daqui. Sabemos que a vida na Terra está com os dias contados. Ou achamos uma forma de “nos mudar” para outro lugar ou tudo que construímos ao longo de nossa história vai, como dizia Carl Segan, virar poeira de estrelas…
Concordo com voce. A colonizacao de outros planetas em outros sistemas solares deveria ser prioridade. Infelizmente a maioria dos governantes nao e’ capaz de ver tao longe.
pura balela pra enganar os tontos terraqueos e ser uma desculpa pra produzir armas nucleares, tanta gente morrendo de fome e sede e eles gastando bilhoes nisso
Verdade Pri! Vamos fazer igual aos dinossauros, MORRER DE BARRIGA CHEIA! 🙂
Compreensível amiga Pri, a julgar pelo nome que você adota, o seu negócio é “que o mundo se exploda, eu quero é viver de gozolândia”. kkkk
Pri, volta pro funk
Acho que o maior perigo são os próprios humanos, que estão destruindo seu planeta aos poucos.
Quem diria , bombas atômicas sendo usadas para salvar vidas . Humildemente, sempre imaginei essa possibilidade contra asteroides que oferecessem perigo, mas sem a dramaticidade aventureira de Indiana Jones de ter que perfurar o bólido para implantar ogivas nucleares, imaginava , simplesmente, uma nave carregada de ogivas nucleares para interceptar o asteroide e para isso não precisamos desenvolver tecnologia nenhuma.
A idéia é promissora. Deus dotou as pessoas de inteligencia. Se soubermos utilizar esta inteligencia para o bem, com certeza seremos mais felizes nesta vida.
façamos como a família dinossauro que ignorava a ciência, até que um bólido lascou tudo.
brincadeiras à parte, é importante testar antes que aconteça de verdade, até agora ninguém sabe o que daria certo. Há quem diga que tentar explodir piora as coisas ou sequer desvia a rota.
mas também depende do tamanho, um cometa enorme como o que caiu em Júpiter mesmo não tem como arrebentar e nem desviar, o bicho é tão grande que a terra seria uma lua perto dele e, se duvidar, caso esse cometa passasse a orbitar na zona habitável, se tornaria um mundo oceânico com vida desenvolvendo.
por isso que desenvolver naves para viajar para outros mundos é interessante, até agora nossa tecnologia é porca.
outra solução seria descobrir como fazer um raio trator, mas até agora ninguém sabe se os grávitons existem e como se comportam exatamente.
Pergunto se já fizeram alguma explosão nuclear no espaço! Alguém pode dizer que consequências isso poderia trazer? Afetaria de alguma forma planeta, sol e outras estrelas dentro e fora da nossa galáxia? Aguem please!
Temos explosões nucleares no espaço todos os dias, se chama SOL. E acredite, a explosão de uma bomba atômica não chega a 1 milésimo do poder de uma explosão solar. Fique tranquilo, uma bomba atômica no espaço é como jogar um grão de areia no deserto.
Compreendo seu ponto de vista. No entanto, as explosões solares que voce se refere iniciam-se na crosta solar (ponto zero) e depois se espalham pelo universo… E esse ponto zero desestabilizar a gravidade e/ou rotação de um planeta ou lua? O composto químico mais abundante no universo é o Hidrogênio (H2). Inflamável. Poderoso elemento de propulsão. Não sou contra o uso de energia atômica ou até de fótons como combustível para exploração sideral por naves. Mas simplesmente explodi-las num cometa? Asteroide? Acho que esses cientistas ficaram vendo Impacto Profundo e Armagedon durante muito tempo…
Bom se eles já lançaram uma nave tripulada e já aconteceu logo apos o seu lançamento uma explosão imagina com ogivas nucleares em Uma nave não-tripulada ela pode voltar e ai eles vão ficar embaixo tentando segurar ???
Estava lendo os comentários pra ver se alguém tinha pensado o mesmo que eu e encontrei. Naves tripuladas ou não já explodiram diversas vezes tanto no lançamento como pouco depois. E ai como é que fica? Seria o “custo beneficio” de matar milhares contra a provável possibilidade de evitar a morte de milhões?
É possível usar uma torre de escape no foguete. Era uma tecnologia inviável no ônibus espacial, mas perfeitamente funcional para resgatar do perigo cápsulas tripuladas (tanto americanas como russas e chinesas) de um foguete explodindo. Ela basicamente ejeta a carga útil para longe, que depois desce de para-quedas. É o melhor que dá para fazer nesses casos.
Não. Se o risco é iminente o projeto diz que o lançamento ocorrerá desde Brasília…
Só eles chamarem o Harry S. Stamper e sua equipe, tudo resolvido.
Parabéns pela matéria.
Mas o interessante, é que a ONU tivesse posse destas armas e não algumas nações de espírito belicoso.
Abraços.
Prof. Fernando.
A NASA com o papel de benfeitora da humanidade assume totalmente custo,riscos e probabilidades quando pela via ONU bem que poderiam bancar esta que se de fato corresponde ameaça global, se assim for nada melhor do que comandar porem com esforços e responsabilidades compartilhadas.
Sem duvidas é uma alternativa, porém, faz-se muita novela sobre o assunto. Devemos sempre lembrar que as proprias leis da fisica fazem com que uma colisão direta de algo grande se torne menos provavel, mas não descartavel. Acredito que apenas um pequeno impulso na trajetoria como uma bola de bilhar recocheteada ja seria suficiente para a colisão
Algumas perguntinhas de leigos:
Mesmo o teste em si, onde a primeira parte criará um buraco no asteroide, não poderá criar algum problema na órbita do asteroide, fazendo com que ele na próxima vez então venha contra a terra, ou ainda se choque contra outro asteroide e então sim, o envie de encontro a terra? E a explosão da bomba atômica como teste, não criará problemas no cosmos, aumentando a velocidade de alguns asteróides?
Isso tem que ser calculado cuidadosamente para não produzir o perigo que se tenta evitar.
Acredito que a teoria é interessante mas, o teste, desnecessário. O desenvolvimento do método de defesa ira se alterar com o tempo. Agora eles pensam em uma ogiva nuclear, daqui a 20 anos podem ter alterado para outra ferramenta e, mesmo assim, não utilizar. A incidência de queda de grandes meteoros na terra é pequena, a última deve ter ocorrido no último período glacial, a uns 800.000 anos.
O último período glacial ocorreu a 20 mil anos e acabou a 10 mil anos (estimasse)
A incidência de roubo do SEU carro também é baixa mas você faz seguro.
Duas respostas:
1- Mesmo que se calculi com cuidado nao da pra garantir que nao vai acontecer um efeito sinuca (um bate no outro, que bate no outro, etc…) MAs tambem pode acontecer um efeito sinuca positivo e desviar algum que viria pra ca’. Alem disso, o espaco tem mais espaco vazio do que material, a chance de alguma coisa assim acontecer e’ remota.
2- Na verdade a frequencia e muito baixa, mas estatisticamente falando, ja’ estamos overdue (desculpe nao sei traduzir isso pro portugues!).
Renato, “overdue” é um débito vencido e não pago.
Exatamente! Estatisticamente falando, ja’ deveria ter atingido pelo menos um outro enorme asteroide desde Yucatan, ou Russia (os dois ultimos grandes que cairam). Yucatan eliminou os dinossauros. Russia era muito menor.
Yucatan acontece em média a cada 100 milhões de anos. Ainda temos 35 milhões de anos de lambuja… 😉
Nós tudo bem, mas vai pegar o Silvio Santos, a Suzana Vieira e a Ana Maria Braga.
Até onde vai a loucura humana. Em vez de banir a energia atômica, querem levar a poluição ao espaço.
Banir a energia atômica? Por que você não propõe banir a gravidade? A energia atômica é intrínseca a cada componente do átomo. Não foi inventada pelo ser humano, como a roda… O ser humano apenas a descobriu, como, um dia, Newton descobriu a gravitação universal…
O espaco ja’ tem MUITA radiacao, e’ o campo magnetico da terra que nos protege.
Banir a energia atômica ???
Num tendi
Deve ser pelas razões expostas no vídeo abaixo. A legenda não está bem sincronizada. Devem ir pausando para ler as legendas.
http://www.youtube.com/watch?v=naxO9_1JxVc
ta mas facil eles mandar a bomba e essa bomba voltar vir junto com o asteroide e explodir os dois juntos aki na terra
caraca e não verdade, não tinha pensado nisso!
Isso nao faz o menor sentido.
A mania de guardião supremo do universo e paranoia dos americanos vai acabar expondo a terra ao perigo.
No mínimo esse tipo de iniciativa deveria ser discutida, aprovada ou rejeitada com e por outros países além dos USA.
Os USA sempre quiseram por armas nucleares em órbita, para ter uma espada sobre a cabeça de cada um de nós. O artigo não deixa claro se a arma seria disparada quando a ameaça fosse iminente ou se ficaria stand by em órbita. Muito cuidado com esse povo.
A parte legal dos dinossauros é que eles não tinham um guardião supremo. 🙂
Eles sabem oq estão fazendo, não são brasileiros… abraço !
Ta’ bom! A gente defende o resto do mundo e deixa o PT defender o Brasil. Ta’ melhor assim pra voce? Talvez voce possa encher o saco do asteroid ate’ que ele desista de vir pra terra!
Dá um mensalão prá ele!
Vontade de ser astronauta só pra ver esse asteroide de mas perto
Acho que o sr salvador não prestou atenção no filme, o asteroide tinha que vinha para Terra, tinha grandes concentrações de ferro portanto, não daria certo um impacto direto.
Acho que o Salvador assistiu ao filme. Mas você, certamente, não leu a matéria… rsrsrsrs
O cara nem sabe escrever, como vai ler??
Completamente surreal; O custo beneficio seria muito alto visto que um asteroide de dos quilômetros já seria fragmentado em alguns pedaços quando entrar em contato com a atmosfera terrestre e não causaria danos catastróficos; A possibilidade de cair no mar também seria bem maior do que cair em terra e numa cidade habitada.
Uma asteroide de 2 km poderia por fim à civilização.
Será?
Somente a civilização? Quer dizer que outras formas de vida na Terra estariam preservadas? Acho que não Sr. Salvador, pelo que sabemos, um pedra desse porte (2km d) devastaria a vida na Terra.
Causaria extinções em massa, mas muitas espécies (inclusive a humana, creio eu) poderiam sobreviver para repovoar a Terra…
Mais um que pelo visto nunca estudou física mas se acha pronto pra dar aula.
Haja paciência!!!!
Com tanta mão-de-obra barata aqui no Brasil e a NASA gasta bilhões contratando cientistas pelo mundo a fora… rsrsrs
“O custo benefício seria muito alto” Nossa… Ri alto aqui. Esse é o mesmo cara que vai assistir jogos da Copa nos estádios de 1 bilhão.
Assistir jogos da Copa no estádios de 1 bilhão: PODE.
Investir 500 milhões para livrar a humanidade de ser dizimada por um asteróide: SEM CUSTO/BENEFÍCIO
EU MEREÇO VER ESSE TIPO DE COMENTÁRIO. Kkkkkkk
Cara com tanta palhaçada, fica dificil nao se michar de tanto rir.;
Se cada um semialfabetizado como você ficassem quieto e só lesse pra aprender o mundo ja´estaria melhor…
vergonha alheia um comentário esse teu!
Sem duvidas um ótimo projeto, porém tem que ser pensado antes que todos os paises do mundo comece uma corrida armamentista em busca de ter armas nucleares, e isso não seria nada agradável termos um louco como o presidente da Coreia do Norte e tantos outros tendo artefatos nucleares, acho que para isso as nações teriam que se juntarem e montarem postos em diferentes pontos do globo para tal finalidade.
Tu deve ter feito teu doutorado de astrofÍsica por correspondência, isso claro, antes de concluir o ENSINO PRIMÁRIO.
Salvador, parabéns pelo blog! É muito bacana o fato de seus textos informarem os “entendidos do assunto” e cativarem os leigos como eu. Seu blog e o do Cássio se tornaram parte das minhas leituras diárias sem que eu me desse conta. Continue assim!
Valeu!
E’ verdade, comecei a ler recentemente e virei fa. Da’ pra aprender, debater, e se divertir com religiosos desvairados!
é só fazer um tratado internacional para regulamentar essa qtão e pronto,melhor poder explodir que recebe-lo aqui.
Meu Deus do céu! onde vamos parar. Primeiro não bastasse o que ja fizeram com nosso planeta terra devastando tudo contra inimigos que somos nós mesmos e agora querem faze a mesma coisa no espaço. É a mentalidade materialista sem cohecimento nenhum de espiritualidade.
Sergio… isso que eu chamo de grande diarreia amigo!
“É a mentalidade materialista sem conhecimento nenhum de espiritualidade.”
Essa sua frase foi a coisas mais “Lí só a chamada” e morreu por ali…
Parabéns….
????????
Quer que eu desenhe?
Quando começam investir dinheiro nesses projetos e consideram fazer mesmo, é porque já há alguma ameaça real. Possivelmente já tem algo em rota de colisão com a Terra, e provavelmente não é um asteróide apenas, mas algum planeta grande, que não é possível desviar ou mesmo explodir sem danos maiores. Não divulgarão para evitar pânico, mas penso que já estamos nessa era.
Ainda não injetaram o dinheiro. O pesquisador está pleiteando…
Não tenha dúvida! E está bem perto disto acontecer.
Já percebeu que de 10 anos para cá a mídia vem aos poucos preparando a cabeça do povo para isso?
E também é a lei de causa e efeito. Plantou, colheu!
Uma ação causa uma reação (resumindo).
Estou falando do desprezo que a humanidade tem praticado para com o seu Criador. E, olhe que Ele veio aqui pessoalmente. Ou vc não sabia que Jesus é o Deus Filho e Criador?!
Se uma pedra gigante do espaço estiver vindo pra sua cabeça, vc vai pensar em espiritualidade ? Vai unir as mãos e rezar ? Prefiro lutar, melhor: preparar-me, nem que tenha que por bomba nuclear no espaço. Quero opções, alternativas. Crenças religiosas não guiam minha vida, eu a faço acontecer. Na boa, é preciso reagir.
Já fizeram testes nucleares no espaço em torno do ano de 1960. Tanto os americanos quanto os soviéticos.
Na teoria é uma coisa, na prática é outra. Além disso, uma chuma de meteros não poderia danifficar os satélites e outros objetos criados pelo homem que circulam a terra?
Claro que poderia danificar. Tem razão. Melhor deixarmos os satélites lá e sermos extintos aqui em baixo. Quem sobreviver em algum abrigo antiasteróide vai ter sinal da sua operadora.
hahahahaha adorei a sua resposta Rafael, tem gente que parece que não pensa….
kkkkkkkk ri de mais com a sua resposta!
Esta merece indicação às melhores respostas em posts do Mensageiro… hahahahaha
Pergunta idiota. Resposta estupida.
kkkkkk
Lembrei da MAD no ato.
Boa! kkkkk 🙂
Concordo!!! Entra como melhor resposta fácil!!!
Grande preocupação é de que a nave que vai levar esta bomba atômica não detone em terra como já aconteceu com outras.
Outro agravante é o que pode acontecer no espaço com a contaminação da explosão nuclear.
Teria um sério risco disso acontecer, se fosse feito por brasileiros ou chineses por exemplo…
Nada, o espaço já é repleto de radiação, e acredite, a nuvem radioativa se espalharia muito rapidamente no vácuo. Quanto a ela explodir em terra, é realmente um risco, mas esse risco existe até na decolagem de um avião. Quantos já caíram e mataram muitos em terra? acho que o risco é menor que os benefícios, porque a escola é: Podemos matar algumas centenas numa decolagem desastrosa, ou deixar bilhões morrerem no impacto do meteoro.
Na verdade existe uma grande preocupação com isso sim !!
Na Época da guerra fria ouve testes nucleares no espaço, principalmente, e claro, realizados pela URSS (grande propulsora da era cosmológica).
Basta procurar no tio google que ele conta
Imagine se falhar uma turbina da bendita e – ao invés de se dirigir ao espaço – cair no Irã?
Lembrem-se do satélite brasileiro lançado pela China que caiu na Antártida!
ENQUANTO UM BANDO DE BOBO FICAM BRIGANDO POR COISAS BANAIS.
ENQUANTO UM BANDO DE BOBO FICAM SE APROVEITANDO ACHANDO QUE VAM LEVAR TUDO PRO CAIXÃO.
ENQUANTO UM BANDO DE BOBO FICAM PENSANDO QUE LEVAM A MELHOR EM TUDO.
FICO CONTENTE QUE AINDA HAJA ALGUEM PREOCUPADO EM PROTEGER ESTE MUNDO, ALGUEM COMO OS PESQUISADORES. PARABENS! ALGUEM TEM QUE TRABALHAR SÉRIO NESTE MUNDO. NÃO É SÓ “DEUS NOS AJUDE” TEMOS QUE FAZER A NOSSA PARTE.
Sou contra a bomba nuclear, mesmo num caso desses, qual é a garantia de que será usada de forma correta? Poderia até complicar se mau usado, Deus sabe todas as coisas, o homem não passa de um miserável grau de areia neste universo.
Sinto muito te informar, mas elas ja’ existem! Nao e’ o caso de desenhar uma nova. Podemos usar qualquer uma que esta sendo desativada no convenio START.
Afinal, ja temos capacidade de destruir o planeta umas mil vezes, 999 nao faz diferenca.rsrrsrr
“passa de um miserável grau de areia neste universo”
Grau Celsius ou Fahrenheit???
:troll:
O Sapiens Sapiens está virando Burrus Burrus. Então a resposta certa é “Grau Burrus”!
Seria: grau, minuto, segundo?
Inclusive aprender escrever. Um bando É SINGULAR. Portanto o vervo é FICA(no singular) e NÃO ficam no plural
Você também deveria aprender a escrever, não é vervo e sim verbo.
Neste caso, ele pode ter digitado “vervo” porque digitou rápido e acabou trocando “v” por “b”, já que no teclado ABNT, o “v” fica ao lado de “b”.
Ah, vá.
“vervo”? que moral, hein…
Desculpem !! Mas é óbvio erro de digitação. Não de gramática.
Mas gramática ?? vocês sabem o que é ??
Celso, desativa o caps lock.
Salvador Nogueira,
Entendo que o benefício do emprego de bombas atômicas para esta finalidade em muito supera o risco de “nações belicosas desenvolvam suas próprias ogivas”. Até porque não precisam ser tão belicosas assim. Basta terem governos ineptos (e olha quantos existem por aí).
Morei muitos anos na Argentina e os militares, governantes ou não, sonhavam com uma bomba atômica desde os tempos do Perón.
Atualmente ate Evo Morales acha que ganhará o respeito internacional se aliado ao Irã desenvolver seu próprio “brinquedinho”.
Abraço,
Ricardo René Guzmán
Eu não sabia que a Bolívia de Evo Morales estaria interessada em uma bomba atômica. Você pode citar suas fontes?
Obrigado.
http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,o-sonho-atomico-da-bolivia,1123017,0.htm
Boba atômica é só para ameaçar. Se alguém tivesse realmente a intenção de fazer um estrago nuclear, bastaria desmontar as cápsulas de césio dos aparelhos de raio-X e fazer uma bomba suja com explosivos convencionais. Vide o estrago que uma cápsula de césio 137, aberta, fez em Brasília, 1987.
Leia sobre a bomba de hidrogenio, pouco coisa estraga muito, mas muito mesmo!
Antes de falar o que você não sabe, leia antes de citar alguma coisa errada.
O acidente do Césio 137 foi em Goiânia.
Os anunnaki/nefilim cuidam disso, eles tem interesse em preservar a Terra, precisam do nosso ouro.
Desculpe se eu preferir não contar com ele para salvar a nossa pele. Até porque, se os nibirutas querem nosso ouro (que coisa mais antiquada!), seria muito mais fácil pegá-lo de nós quando estivermos extintos.
Imagino agora um nefilim parando, pensando “Não é que é uma boa ideia! Por que nunca pensamos nisso???” e pegando o hipercomunicador nefilítico pra chamar a galera.
Acredito que para uma civilização que viaja pela galaxia não deve ser tão dificil assim encontrar centenas de planetas rochosos com ouro, se existe por aqui deve existir mais por ai.
Agora pra que eles precisam disso e porque não pegaram a milenios atras quando ainda estava no início da nossa civilização ?
Esses nibirutas devem fumar erva mofada 🙂
Concordo!!! kkk
Ricardo, quem te disse que viajam pelas galaxias, sempre distorcendo pra tentar levar vantagem.
Vocês todos beberam?
Julio Dalcin,
Não estou distorcendo, nem quero levar vantagem em nada.
Leia novamente o meu comentário. Eu disse pela galaxia (singular). Se eles conseguiam viajar até a terra para “ensinar astronomia aos antigos”, presumo que conseguiam viajar até outros planetas.
🙂
blz, só que suas viagens são restritas ao sistema solar, e o único planeta, além do deles que oferece condições climáticas favoráveis é a Terra.
Eles só viajam pelo Sistema Solar. Não conseguem sair do Sistema Solar porque o Grande Unicórnio-Cor-de-Rosa Invisível não permite que eles explorem a Galáxia!
SÓ NÃO PODE COLIDIR COM A TERRA ANTES DA COPA. AFINAL, NÓS GASTAMOS UMA GRANA PARA CONSTRUIR ESTÁDIOS DE FUTEBOL CARISSIMOS. FALANDO NISSO… O QUE VAMOS FAZER COM ESSAS MERDAS DEPOIS DA COPA?
HÁ!! JÁ SEI, JOGAR TUDO NA CHÃO E CONSTRUIR TUDO NOVAMENTE. ISSO É QUE DÁ DINHEIRO. O POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE. ESTÁ ATÉ PULANDO O CARNAVAL… BRASILLLLLL NEYMAR JRRRRRRRR. CAMISA AMARELA POR 300.00, BANDEIRINHAS 300,00 ENTRADAS PARA OS JOGOS 300,00 TÁ TUDO BARATO.O POVO NÃO TEM VERGONHA NA CARA.
como tem Brasileiro relaxado ,porco vc deve receber as tuas visitas em tua casa tudo suja desarrumada poxa o governa ta arrumando a casa pra receber os visitantes e ficam dando pau nele
Arrumando a casa? Ou aproveitando para colocar essa desculpa esfarrapada em anencéfalos como vc e, desta maneira, extorquir mais recursos do povo que trabalha 05 meses para pagar as regalias dos políticos? Na verdade, o povo brasileiro mereceria um asteroide na cabeça, p/ver se nasce novamente e com vontade de viver melhor!
Pelo visto o Sr., Roberto, foi um dos que comprou as bandeirinhas (R$300,00 com mastercard), camisa do Neymar (R$300,00 com Mastercard) e fica sobrevivendo com um salário indigno de um ser humano, com a pior internet do mundo, com os impostos mais altos do mundo e com serviços de educação e saúde pífios, piores que do Congo (se duvida, leia a revista FRANCE FOOTBALL deste mês, onde a vergonha que a FIFA está sentindo de sediar a Copa no Brasil é amplamente ARGUMENTADA! (Essa nem a Mastercard esperava!).
Informe-se meu caro, informe-se para não se deformar perante os Bolsa-Esmola (vulgo pão e circo da época Romana).
Porco é você que pelo seu raciocínio, só arruma sua casa quando vem visitas.
O governo tem é que manter a casa limpa e organizada todo o tempo. E isso definitivamente eles não estão fazendo.
É está gastando o teu dinheiro e de todo o povo que não pensa como você. Como vai a saúde e a educação. Você tem hospital a qualquer momento? Pense antes de escrever besteiras e veja o que sujeira é o que este governo está fazendo!
Nada a ver com a reportagem. Se vc quer fazer comentário político procure uma reportagem relacionada!!!
Salvador, os “nibirutas” bem que poderiam porspectar ouro em outros lugares, já que, pelo que se sabe, esse elemento é forjado no coração das supernovas que, ao explidorem, o lança, juntamente com outros elementos, pelo espaço afora…
Sem dúvida. Inclusive ele deve existir em quantidades razoáveis em outros corpos inabitados do Sistema Solar. Mas sabe como é, os nibirutas têm uma obsessão com a Terra…
inabitados e sem condições atmosféricas de habitação.
Obsessão pela Terra? Claro! Terra era uma deusa da mitologia romana, da fertilidade. Europa era uma linda ninfa fenícia, cobiçada pelo reis dos deuses, Zeus! Assim até eu! Os Nibirutas é que sabem das coisas! Só pensam naquilo!
Não só com a Terra, mas com o antropomorfismo: repare bem, que nove entre dez ETs “clássicos” são como “extensões” do ser humano (aparência, interesses, atitudes). Parece que tudo tem que girar à volta do homem, e seguir sua essência.
É raro se descolar do arquétipo. ET precisa ser “inteligente”; ter curiosidades e necessidades, como nós; gosta de conspiração… e por aí vai!
John, os nibirutas não podem sair do Sistema Solar. A Grande Xícara Branca Invisível, que habita a fronteira do nosso Sistema, não os deixa explorar o resto da Galáxia!
O irã também quer construir uma bomba atômica, sob os “FORTES ARGUMENTOS” de querer destruir um asteroide, só sendo muito inocente pra acreditar nos EUA……
kkkkkkk??????
Os EUA não precisam de argumentos para construir bombas nucleares, eles já tem aos montes.
E quantos milhões de anos teriam que esperar para poder repovoar. Ouro refinado fica suspenso no ar, tapando aberturas na atmosfera, até aí não tem nada de antiquado.
Magina, Júlio. Põe algumas décadas apenas.
Tu não tá levando em consideração a elevação da atividade vulcânica e o arsenal nuclear existente na Terra, o energético e o militar.
E os nibirutas estão sabendo do nosso arsenal? Você ainda não me explicou o que o ouro da Terra tem de tão especial que o de Marte ou o da Lua (para não falar em tantos asteroides) não tem.
http://www.youtube.com/watch?v=JN0hqnxVTLM sabem do nosso arsenal. Condições climáticas para mineração, refino e transporte. A partir de Bad Tibira e Tiahuanaco até o destino.
Salvador, eu não acredito em paraíso, mas, se ele existe, você já tem um lugar garantido lá. Sua paciência em “discutir” com os nibirutas, em especial o Dalcin, é admirável. Olha, não bastasse ser a metralhadora de informações que é, ainda tem um tempinho para isso. Realmente, clap, clap, clap…
Valeu, Pedro!
Acho engraçado o Dalcin falar em condições climáticas p/ os nibirutas explorarem o ouro da Terra e não dos outros corpos rochosos. Porque um povo (imaginário) que passa milhares de anos nos confins do sistema solar, a temperatura próximas do zero absoluto, p/ depois enfrentarem milhares de graus em seu periélio, preocupariam-se com as condições climáticas para minerarem eu nunca vou entender. Não, pera, eu entendo, sim. Eles não existem. 😀
Guerrero, o Salvador não da atenção ao Dalcin só por que ele é bonito não, da por que ele tá falando de cuneiforme, dos sumérios, da 1ª civilização da Terra e do Enki, que atravessou o sistema solar de nave, tá ligado. Olha o que Enki diz sobre Nibiru: “Uma grossa atmosfera envolve a Nibiru, alimentada continuamente com erupções vulcânicas. Todo tipo de vida esta atmosfera mantém; sem ela, tudo pereceria! No período frio, conserva no planeta o calor interno de Nibiru, como um quente casaco que se renova constantemente. No período quente, protege a Nibiru dos abrasadores raios do Sol. Em sua metade, as chuvas agüentam e liberam, dando altura a lagos e rios.
Uma exuberante vegetação alimenta e protege nossa atmosfera; faz brotar todo
tipo de vida nas águas e na terra. Depois de eones de tempo, brotou nossa
própria espécie, por nossa própria essência uma semente eterna para procriar. À medida que nosso número crescia, nossos ancestrais se estenderam a muitas regiões de Nibiru. Alguns cultivaram a terra, as criaturas de quatro patas apascentavam.” O Livro Perdido de Enki. O Salvador até questionar a órbita de Nibiru, mas não tem como provar que ele não existe. Renegar a arqueoastronomia, é renegar a Ciência. Se provarem que 51% do que escrevo é falso, deixo de comentar sobre o assunto, em nome do equilíbrio emocional de vocês. Salve Sidarta Gautama, que dizia que o panteão divino não era útil a humanidade.
Julião, também não vamos forçar a barra. Assim parece que eu converso com você por que dou algum crédito a essa história de nibirutas. Não é o caso, e você sabe bem. Respondo apenas porque acredito que você não seja um fundamentalista (espero!) e acredito ser possível, aos pouquinhos, mostrar as evidências de charlatanismo nessa história toda. 🙂
E eu tentando mostrar a vocês, que na arqueoastronomia Suméria não existe charlatanismo.
Então porque os estudiosos da Suméria não concordam com Sitchin? 😛
Oh, Julião, esqueça isso, cara. Você está pegando um documento não científico e não está aceitando as evidências. Ouça o Salvador. Dá p/ ver que vc se informa e tem conhecimento. Acha mesmo que teríamos um sistema solar tão estável se um objeto 4x mais massudo que a Terra se aproximasse a cada 4.000 anos?
E agora Julio? O Salvador te pegou direitinho.kkk
Os que conseguem ver um pouco além do horizonte, concordam.
O que há além do horizonte? Só nos resta imaginar… isso deveria te dar uma pista. 😉
As pistas que nos levam a Baalbek (380 mil anos), Gobleki Tepe (10 mil anos, o Livro de Enki, escrito em 2017 a.C. deixado na biblioteca de Nippur, a confirmação pela Bíblia, são pistas suficientes, de fácil assimilação, isso é o além do horizonte.
Júlio, se está além do horizonte, por definição, não se pode ver. Só se pode imaginar.
blz.
Além do horizonte, nas fronteiras da Nuvem de Oort, está a Grande Xícara Branca Invisível. Aquela que impede os nibirutas de sair do nosso Sistema Solar e viajar pela Galaxia em busca do ouro salvador!
estes cientista ficam invetando coisas em proteger auguem se eles mesmo não se proteger, só Deus e capas de proteger mais ninguem foi ele que fez só ele destroi, a hora que ele quiser ele destro não vai ter homem nenhum que impedirar.
Bem, eu prefiro também não deixar na mão de Deus essa decisão. Afinal de contas, pelo mesmo raciocínio, deveríamos jogar toda a nossa medicina fora.
Alguém pode me explicar porque pessoas com forte convicção religiosa maltratam tanto a nossa gramática?
Muita igreja e pouca escola…
Deus proverá a educação…ou não….
Pequenas escolas grandes Igrejas …
bom progeto parabéns , mas a bivlia nos fala que no livro de apocalipse uma grande estrela por nome absinto ira colidir com nosso planeta e ninguen nem uma arma letal podera nos livrar por que a palavra do senhor não pode mentir e o que esta escrito acontecera
Ah, então melhor deixar pra lá, né? Vamos esperar o apocalipse… 😛
Não tinha um programa de televisão que dizia: “Pequenas Igrejas, Grandes Negócios”?
Absinto? Ah, já sei, aquela bebida né?? kkkk
Foi uma pergunta retórica?
Espero que seja. Se não, fica impossível responder antes de mandar ele reescrever tudo em português…
Fé e ignorância são gêmeas.
A fe’ nao exige ignorancia. Lembre-se que Einstein acreditava em D_us. Ja’ a religiao se matem gracas a ignorancia.
Pois é, vai perguntar isso a Francis Collins !!!.
Fé e ignorância são gêmeos univitelinos…..
Interessante, tem conceitos que a CIENCIA até hoje não conseguiu provar, e outros que nunca veremos, mas muitos aqui tem FÉ na mesma, mesmo sem as ver… seria então uma IGNORÂNCIA “pensante”?
Fé e a razão são irmãs gêmeas.
Possivelmente o Deus dele é Lavé. Assim como na babilônia, resolveu confundir as línguas para que humanos não se compreendam e juntos, alcancem o céu.
Porque abdicaram de pensar por conta própria.
porque têtêêêê….
acredito que a sua pergunta já contenha a resposta.
HUÁ! HUÁ!!!!! Cara, eu estava com a mesma pergunta!!!!
Sugiro primeiro aprender a falar português. Depois de alguma leitura sobre o tema, você pode opinar sobre ele. Pelo amor do seu Deus, não opina sobre o que você não entende. Isso é desrespeito a nossa inteligência e a do seu Deus.
Que português melhor do mundo…Não dava nem pra entender o que ele pretendia explicar. Uma gramática ajuda de vez em quando além de leitura habitual.
bom, poderíamos supor que Deus teria dado raciocínio ao homem para que ele pudesse resolver sozinho esse tipo de problema.
Isso mesmo, livre para fazer, Deus só vai ficar assistindo, igual fazemos aqui na Terra.
Poots, que comentário, caralho Deus só se fode mesmo né, eu também não quero deixar na mão dele não, até porque, ele pode não existir, lembram dos dinosauros?
olha os macacos comentando merda
Hildebrando, tu conhece a história do fanático religioso que estava no telhado da casa, isolado numa enchente e dizia confiante que Jesus iria resgatá-lo? Jogaram boia e colete salva-vidas e ele recusou, dizendo que confiava em Jesus; depois um bote apareceu e ele insistiu que ficaria pois na última hora seria salvo por Jesus; por fim um helicóptero foi enviado para resgatá-lo e ele mais uma vez recusou ajuda, apontando para o céu de onde Jesus viria socorrê-lo. Até que a enchente subiu e ele morreu afogado, chegando no Paraíso já foi logo procurando Jesus e dizendo decepcionado: “Ó, Senhor! porquê me abandonaste?”. E Jesus disse: “Filho, mandei boia e colete salva-vidas, um bote e até um helicóptero e você recusou, não tenho culpa se tua fé te cegou”.
Isaias 45:7 “Eu formo a luz e crio as trevas; Eu faço a paz e crio o mal; Eu o Senhor , faço todas essas coisas.”
2Cr34:24 “Assim diz o Senhor: Eis que trarei mal sobre este lugar, e sobre os seus habitantes, a saber, todas as maldições que estão escritas no livro que se leu perante o rei de Judá.
2 Crônicas 34:24”
Eis que te reunirei a teus pais, e tu serás recolhido ao teu sepulcro em paz, e os teus olhos não verão todo o mal que hei de trazer sobre este lugar e sobre os seus habitantes. E tornaram com esta resposta ao rei.
2 Crônicas 34:28
E o Espírito do Senhor se retirou de Saul, e atormentava-o um espírito mau da parte do Senhor.
Então os criados de Saul lhe disseram: Eis que agora o espírito mau da parte de Deus te atormenta;
Diga, pois, nosso senhor a seus servos, que estão na tua presença, que busquem um homem que saiba tocar harpa, e será que, quando o espírito mau da parte de Deus vier sobre ti, então ele tocará com a sua mão, e te acharás melhor.
1 Samuel 16:14-16
Tocar-se-á a trombeta na cidade, e o povo não estremecerá? Sucederá algum mal na cidade, sem que o Senhor o tenha feito?
Amós 3:6
Isso mesmo, hidelbrando. Orienta esses cientistas, A quase extinção já ocorreu com Noé. Explica para eles que é para o bem deles, que não sabem o quê escrevem e nem sabem escrever!!! Orienta e ensina essa turma. Para quê servem os cientistas? Só para ir contra os desígnios!!! Tudo está escrito e para esses caras não há salvação!!! Eles não conhecem a verdade. Estão perdidos. Convertei-vos! Convertei-vos enquanto há misericórdia!
Hildebrando, aproveita enquanto deus não acaba com o mundo e volta pra escola terminar a quarta série.
Acredito que para uma civilização que viaja pela galaxia não deve ser tão dificil assim encontrar centenas de planetas rochosos com ouro, se existe por aqui deve existir mais por ai.
Agora pra que eles precisam disso e porque não pegaram a milenios atras quando ainda estava no início da nossa civilização ?
Esses nibirutas devem fumar erva mofada 🙂
Seria a mesma coisa que, fechando o buraco na camada de ozônio uma unica vez, estaríamos resolvendo o problema em definitivo.
Eles não podem viajar pela Galáxia, o Grande Unicórnio-Cor-de-Rosa-Invisível não permite que eles saiam do Sistema Solar!
Cada idiota só falam merda…
Esse Asteroide, ja tem Dono.. é dos EUA pq de acordo com minhas analises ele levara exatamente 12 anos para se chocar e provavelmente entre EUA e CANADA, outra coisa ele não tem 2 km de Diâmetro e sim 7 km.
Um asteroide deste tamanho atigindo a terra, faz pouca diferenca onde cai. Todos os humanos morreriam (impacto > 1gton). Neste caso, melhor estar perto do ponto de contato.
ESSES CARAS DEVEM ESTAR CHEIRANDO MUITO!!!!!!!!!!!!!!!! E QUEIMANDO MUITA MACONHA!!!!!!!!!!! TÁ TODO MUNDO DOIDO.
Tem algum filhodumaputa distribuindo chá de cogumelo aqui no site. Só pode ser… hahahahahahahaha
Para quem tem altíssima tecnologia, como se imagina que têm esses monstrinhos, produzir ouro é fácil, é só tirar um próton do núcleo do chumbo.
EU ACHO QUE AÍ TEM QUE ABRIR PARA O MUNDO TODO, AFINAL TODO MUNDO QUER SE PROTEGER DOS ASTERÓIDES ASSASSINOS, SE OS EUA PUDER, TODOS PODEM, ELES NÃO PODEM SE INTITULAR SHERIFES DO MUNDO.
Os anunnaki já levaram boa parte do Ouro. Logo não tem interesse não. Só se quiserem os escravos de volta.
É Julio, essa sua foi fraquinha! Você já foi melhor.
Eu prefiro confiar no GOKU. 🙂
http://www.imagensfacebook.net/wp-content/uploads/2013/08/como-voce-e-burro-cara.jpg
imagine o estoro!