Fósseis em outro meteorito de Marte?
Cientistas da Nasa dizem ter encontrado possíveis sinais de vida em outro meteorito marciano. Ao estudar uma pedra encontrada na Antártida por uma equipe japonesa, eles apontam a existência de minitúneis e pequenas esferas enriquecidas em carbono — possivelmente geradas por atividade biológica microbiana no planeta vermelho.
O trabalho em tudo lembra afirmação semelhante feita por pesquisadores da agência espacial americana em 1996, depois de analisar o meteorito ALH 84001. Naquela ocasião, eles publicaram na “Science”, com toda pompa e circunstância, um estudo categórico sobre possíveis fósseis marcianos.
A similaridade não é coincidência. O novo estudo tem entre seus autores alguns dos membros da equipe antiga — gente que nunca se convenceu de que não haviam encontrado sinais de bactérias marcianas, mesmo depois que outros pesquisadores mostraram que suas descobertas podiam ter origem não-biológica.
O pedregulho da vez é o Yamato 000593, encontrado pelos japoneses em 2000, e cedido para estudo aos americanos. Ele tem 1,3 bilhão de anos de idade e foi ejetado de Marte por um impacto de asteroide. Depois de vagar pelo espaço por 12 milhões de anos, ele caiu na Antártida cerca de 50 mil anos atrás. É uma pedra vulgar de 13,7 quilos, tão desinteressante à primeira vista quando o ALH 84001. Só que são dois pedaços de Marte.
ATIVIDADE BIOLÓGICA?
“Não podemos excluir a possibilidade de que as regiões ricas em carbono em ambos os conjuntos de marcas [do Yamato 000593] sejam produto de mecanismos abióticos; entretanto, similaridades de textura e composição a traços em amostras terrestres que foram interpretadas como biogênicas sugerem a possibilidade intrigante de que as marcas marcianas tenham sido formadas por atividade biológica”, escreveram os pesquisadores liderados por Lauren White, do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, em artigo publicado na edição de fevereiro do periódico “Astrobiology”.
Trocando em miúdos, os cientistas dizem o seguinte: se fosse uma pedra da Terra, ninguém teria dúvida em dizer que os sinais são trabalho de formas de vida. Como é uma rocha de Marte, todo mundo fica ressabiado.
E com razão. Como dizia o saudoso Carl Sagan, “afirmações extraordinárias exigem evidências extraordinárias”. Vida na Terra é banal. Vida em Marte é possivelmente a maior descoberta da história da ciência. Embora com o Yamato 000593 já sejam três os meteoritos marcianos conhecidos a ter sinais suspeitos de vida — e é bom que se diga que não foram encontradas marcas similares em meteoritos provenientes de outros lugares do espaço –, não existe no momento informação suficiente para cravar que são de fato fósseis. Ou que não são.
É apenas mais uma das inúmeras peças necessárias para montar o intrincado quebra-cabeça que é o passado marciano. Muitas vezes, as diferentes evidências parecem não se encaixar umas nas outras. Por exemplo, a detecção de carbono em boa quantidade no meteorito contrasta com a dificuldade do jipe Curiosity em detectar compostos orgânicos no solo do planeta vermelho. O veículo também fracassou em detectar metano na atmosfera, depois que a sonda orbital europeia Mars Express indicou que ele deveria estar lá em quantidade mensurável.
Além disso, uma coisa é afirmar que Marte teve vida 4,1 bilhões de anos atrás (idade do meteorito ALH 48001, do estudo de 1996), numa época em que o planeta sabidamente era molhado, e outra é dizer que bactérias também estavam por lá 1,3 bilhão de anos atrás (como sugere o meteorito Yamato 000593), quando aquele mundo já devia ser bem seco. Caso as novas descobertas sejam mesmo evidências de vida, é possível que ela esteja proliferando por lá até hoje, com toda probabilidade no subsolo do planeta vermelho.
Ao que tudo indica, só teremos respostas definitivas sobre vida em Marte quando alguma agência espacial tiver a coragem de bancar custosas missões de retorno de amostras, de forma que os cientistas possam estudar uma rocha cuidadosamente escolhida e livre de contaminação terrestre, em vez de ter de trabalhar com pedregulhos arremessados aleatoriamente de lá que calharam de cair por aqui.
oi eu gostaria de saber:
Ja vimos que foi descoberto um meteorito de Marte,que caiu na Antártida fortes indícios de vida fora da Terra.Entre as certezas e duvidas levantadas por tal fato,o que podemos afirmar sobre as primeiras formas de vida surgidas no nosso planeta?
Rigorosamente nada. Ela pode ter surgido no espaço e migrado para cá, ou surgido aqui mesmo. A origem da vida ainda é envolta em mistérios.
Salvador, gostei da sua observação, a vida vinda de fora, também chamada “Panspermia” tem grande chance de ser uma explicação mais plausível para o surgimento da vida. Me parece que Carl Segam teria dito que em um Universo Infinito como o que conhecemos, somente a Terra ser habitada seria um tremendo desperdício de espaço.
Rodrigo, por falta de espaço acima, vou comentar aqui:
“Se alguma coisa se transforma, se cria, etc faz parte do projeto de Deus. Tudo está sob o controle do Senhor Deus de Israel. ” Mas porquê Deus tem ser o de Israel? Porquê Deus precisa de sobrenome e local de referência? Porquê ele não pode ser somente Deus, de todos os que acreditam nele, sem depender de sobrenomes, referências ou rótulos?
Se esse Deus for realmente o de Israel, temos que encontrar um para nós. Sim, pois um deles já tem “dono”. Tenha paciência. Aceite Deus, mas duvide dos modelos “pré-concebidos”.
O verdadeiro Deus está acima de tudo isso: nomes, e meros conceitos mortais!
O único Deus é o Monstro de Espaguete Voador.
John Doe, Eu disse Deus de Israel, simplesmente porque Ele é o Deus de Israel e pronto. Ele não era Deus de nenhuma outra nação até enviar Jesus para a salvação dos gentios e isso Ele fez segundo seu plano e misericórdia. Ele estendeu o direito de salvação a todos os outros povos que antes não tinham direito. Os gentios ( o zambujeiro bravo) foram enxertados na oliveira que é Jesus Cristo, o Senhor dos Exèrcitos e Deus de Israel, quer queiramos, quer não. Mas enfim, infelizmente acho que isso não vai entrar na sua mente, pelo que eu percebo, por falta do Espírito Santo que é o único que poderia te revela. Mas desejo sinceramente que um dia isso possa acontecer com você, meu caro John Doe.
Po, para de desejar coisa ruim pro menino! O que ele te fez pra merecer isso?
Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões!! Como a erva você é – hoje está aí verdinha, se achando sapiente, cheio de orgulho e de deboche. Amanhã seca-se e o vento derruba e leva para onde quiser. Daí você vai ver o que é ruim de verdade.
Puts, acabei de vomitar um pouquinho na boca aqui, após ler tanto cocô.
O que você vomita é algo do qual você está cheio por dentro e por fora: m e r d a pura!!!
A mitologia Bíblica é interessante, mas eu prefiro a mitologia grega por ser mais criativa.
E mais plausível.
Vamos acrescentar nossa colher nesta sopa. Vamos fazer um diálogo imaginário de duas personalidades.
Seguem argumentos e contra argumentos – todos frutos da imaginação – do V.V. (sr Valente Varonil) e de Verum (a sra Verdade). Uma conversa do outro mundo!
Troquei o Santíssimo Nome por “A Divindade”, por uma questão de não falar seu Santo Nome em vão. Espero que se entenda que não quero falar mal, apenas vislumbrar outras interpretações, onde a Divindade se coloca como Amor e não como Vingador da Própria Obra. Não se deve colocar a lupa sobre o Antigo. Agora progredimos e estamos na era da Graça, onde o Amor da Divindade impera.
E eis o diálogo imaginário:
V.V.:…apenas apresentei as explicações teológica para os questionamentos… Estas questões somente podem ser respondidas teologicamente… para discutir teologia…
Verum: “(Wiki: … Assim, a teologia pode referir-se a várias religiões. Existem, portanto, a teologia hindu, a teologia judaica, a teologia budista, a teologia islâmica, a teologia cristã (incluindo a teologia católica-romana, a teologia protestante, a teologia mórmon e outras), a teologia umbandista e outras)”.
E a teologia de Verum, e a de Jaci e do Espaguete (é isso?). O termo Teologia abriga aquilo que quiserdes. Não confere sabedoria de per si. Veja como é superior a teologia indígena: “(No início de todas as coisas, Tupã criou o infinito cheio de beleza e perfeição. Povoou de seres luminosos o vasto céu e as alturas celestes, onde está seu reino. Criou então, a formosa deusa Jaci, a Lua, para ser a Rainha da Noite e trazer suavidade e encanto para a vida dos homens. Mais tarde, ele mesmo sucumbe ao seu feitiço e a toma como esposa. Jaci era irmã de Iara, a deusa dos lagos serenos). “ Lindo.
Não mata ninguém nem cria as pessoas e depois as afoga ou queima. Apenas exalta a Humanidade e a Divindade, que neste caso é Benigna para todos, sem qualquer distinção.
V.V.:… a evolução nunca foi provada…
Verum: Foi sim. O pior cego é aquele que não quer ver. Ponto pacífico, sem discussão.
V.V.:… da “Teoria da Evolução” afirma sim que a evolução explica a origem da vida,…
Verum: Nunca, em trabalho ou compêndio sério falou-se da origem da vida. Não confunda “origem da vida” – que permanece inexplicável com “evolução da vida”.
V.V.:… Antes da “teoria da evolução” era crença da maioria que as espécies eram criação dA Divindade….
Verum: Ciúme detected!
V.V.: (…). Fora destes termos (fé em Jesus) o homem não tem paz com A Divindade, pelo contrário, a ira de A Divindade está sobre ele e sobre ele cairá no tempo determinado …
Verum: Não, não é somente a fé. Precisa das boas obras também. “)Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.Tiago 2:17)”.
V.V.:… deve ser TEMIDO. Ele não é sujeito à paixões humanas, como os as divindades inventadas, nem pode ser manipulado.
Verum: Arrependimento é uma paixão humana. Divindades inventadas? Temido? Ou amado? Será que “te amo por que te temo” é amor verdadeiro ou declaração falsa?
V.V.: A Divindade varreu da terra a humanidade no dilúvio, poupando apenas quatro casais, porque todos se haviam corrompido.
Verum: até as criancinhas de colo se corromperam? Como fica:”( Longe de ti fazer tal coisa: matar o justo com o ímpio, tratando o justo e o ímpio da mesma maneira. Longe de ti! Não agirá com justiça o Juiz de toda a terra? ”
Gênesis 18:25)”, como fica: “(Então Abraão disse ainda: “Não te ires, Senhor, mas permite-me falar só mais uma vez. E se apenas dez (justos) forem encontrados? ” Ele respondeu: “Por amor aos dez não a destruirei (caso de Sodoma e Gomorra)” Gênesis 19:32)”, então não havia nem dez criancinhas puras em toda a Humanidade? Veja mais uma vez que a interpretação é metafórica, jamais deve ser literal para não induzir a erros.
E disse o Senhor: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito.
Gênesis 6:7
Verum: Dicionário: “ar.re.pen.der” – v. Pron. 1. Ter mágoa ou pesar dos erros ou faltas cometidos. 2. Mudar de opinião, parecer ou propósito. (Muito excepcionalmente é este verbo empregado como intransitivo.)
Verum: Erro, mágoa, pesar, falta cometida, mudar de opinião. Auto explicativo. E a anta, o canguru, a onça, viajaram milhares de km para ir para a Arca e depois voltar para o Brasil e Austrália?
V.V.:…. A Divindade ordenou que seu povo destruisse totalmente e sem piedade sete nações, e tomasse posse de suas terras, porque estas nações seguiam outros A Divindadees e o odiavam. Deuteronômio 7:1-11
Verum: as criancinhas de colo e os animais também seguiam outras Divindades e as odiavam?
V.V.: Quanto aos hospitais e à medicina, tudo vem de A Divindade…
Verum: E a doença também. Como fica: “( -E o Senhor de ti desviará toda a enfermidade; (…).
Deuteronômio 7:15)”? Como fica: “(- Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor; E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.Tiago 5:14-15)”. Fraqueza na fé detected.
V.V.: … mas também, para que os que não receberam o amor da verdade, envia a operação do erro para que creiam na mentira, permaneçam na incredulidade e sejam condenados…
Verum: quer dizer que eu creio na mentira por que Ele me envia a operação de erro para que eu creia na mentira! Então Ele deve receber punição dupla por ter me induzido ao erro, ser o mandante, conivente e cúmplice? Ai,aiiii….
V.V.: A Divindade não deseja prevenir o mal, pois o mal é instrumento de A Divindade para punir pecadores…
Verum: Quem usa o Mal é Malévolo. A Divindade verdadeira usa a Justiça! Por tudo aqui listado e por muitíssimo mais, veja o perigo de erro ao se interpretar tudo ao pé da letra.
V.V.:… serão igualmente punidos com tormentos eternos…
Verum: Chega de ódio, flagelação eterna, castigos sem fim. Chega. Que inferno!!!
Muito bem! Eu não teria tanta paciência…
Acrescentando gotas nessa sopa (uma a uma, se possível):
Verum: “(Wiki: … Assim, a teologia pode referir-se
vv – A mesma página Wikipédia registra que teologia é “no sentido literal, o estudo sistemático acerca da divindade (sua essência, existência e atributos)”. Por meio desse estudo sistemático uma teologia pode se revelar mitológica, fantasiosa, incoerente e inconsistente, enquanto outra se mostra histórica, realista, coerente e consistente. Invariavelmente, é a teologia consistente que suscita debates acalorados, pois ninguém se ocupa de contestar uma teologia fantasiosa. A teologia fantasiosa pode satisfazer uma inclinação poética, mas não dá resposta às grandes questões existenciais.
V.V.:… a evolução nunca foi provada…
Verum: Foi sim. O pior cego é aquele que não quer ver. Ponto pacífico, sem discussão.
vv – A hipótese evolutiva de Darwin assim como o “Criacionismo” e o “Design Inteligente” pertencem à categoria da ciência histórica, ou seja, lidam com o passado que não se pode repetir ou observar. Muito diferente da ciência operacional (ou observacional), que é baseada em experimentos controlados, observáveis e passíveis de repetição (tais como os
experimentos de laboratório). A ciência histórica requer uma certa dose de fé. Portanto, afirmar que a evolução foi provada sim e fim de papo não passa de uma declaração religiosa, nada científica.
V.V.:… da “Teoria da Evolução” afirma sim que a evolução explica a origem da vida,…
Verum: Nunca, em trabalho ou compêndio sério falou-se da origem da vida. Não confunda “origem da vida” – que permanece inexplicável com “evolução da vida”.
vv – A explicação da origem da vida em termos evolutivos é uma conclusão inescapável da “Teoria da Evolução”. Se assim não fosse, não haveria necessidade de se buscar explicações puramente naturais para a origem da vida, nem haveria o embate Darwinistas X Criacionistas. De toda forma, dizer que “nunca em trabalho ou compêndio sério falou-se da origem da vida” é uma afirmação muito abrangente, que exige duas coisas: identificar quais trabalhos ou compêndios são sérios e lê-los todos.
V.V.:… Antes da “teoria da evolução” era crença da maioria que as espécies eram criação dA Divindade….
Verum: Ciúme detected!
vv – Haveria ciúme se o argumento fosse apenas esta porção apresentada. Acontece que o ponto do argumento completo era que a hipótese evolutiva faz afirmações extraordinárias, contrárias ao que era a crença da maioria, portanto, precisa de provas extraordinárias, coisa que ainda não foi capaz de produzir.
V.V.: (…). Fora destes termos (fé em Jesus) o homem não tem paz com A Divindade, pelo contrário, a ira de A Divindade está sobre ele e sobre ele cairá no tempo determinado …
Verum: Não, não é somente a fé. Precisa das boas obras também. “)Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.Tiago 2:17)”.
vv – Pelo contrário, é somente pela fé, sem as obras (Efésios 2:8-10). As obras são uma manifestação de uma fé verdadeira, viva. Os que crêem em Jesus para a salvação são uma nova criação de Deus, e são criados para as boas obras, as quais acompanham a salvação. O argumento de Tiago não é uma defesa da salvação pelas obras, mas o alerta de que a fé
verdadeira tem boas obras. Mas este equívoco teológico é compreensível, afinal “a teologia de Verum é a de Jaci e do Espaguete”, não a da bíblia.
vv – Os demais argumentos de Verum são todos erros teológicos típicos de quem não tem uma base adequada de conhecimento bíblico, das técnicas de interpretação de texto, das línguas originais e do contexto histórico. Verum cita versículos isolados do contexto, imagina contradições onde elas não existem, tira conclusões baseadas em seus próprios valores ao invés de extrair do texto os valores revelados por Deus em sua Palavra. Citarei alguns
exemplos para ilustrar o que foi dito:
– Arrependimento, nos termos bíblicos, não é uma paixão humana. Paixões são as motivações internas que devemos controlar, mas que frequentemente nos controlam e nos levam a pecar. Na bíblia, o sentido mais comum de arrependimento é o de uma mudança de mentalidade que leva à
mudança de atitude e de comportamento.
– Não há incompatibilidade entre o temor e o amor devidos a Deus. Ele deve ser temido por todos, mas só pode ser amado por aqueles a quem Ele amou primeiro. (“Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro.” 1 João 4:19)
– Criancinhas de colo não praticam a justiça, portanto não são justas – “Filhinhos, ninguém vos engane. Quem pratica justiça é justo, assim como ele é justo” 1 João 3:7. A verdade é que as crianças já nascem corrompidas, elas não se corrompem com o crescimento. Ao crescer elas apenas mostram sua corrupção inata, inclinando-se para e praticando o que é errado – “Alienam-se os ímpios desde a madre; andam errados desde que nasceram, falando mentiras.” (Salmo 58:3)
– A interpretação do texto bíblico deve ser primeiramente literal. A interpretação metafórica somente é aplicável às metáforas, as quais são claramente identificáveis e seu sentido é explicado pelo contexto. Não há qualquer metáfora no caso de Sodoma e Gomorra.
– Quanto aos animais citados (anta, onça e canguru), Verum imagina que a configuração dos continentes na época do dilúvio era a mesma que a de hoje, esquece da separação dos continentes, do processo da especiação pelo isolamento geográfico, da era do gelo, etc.
– O texto bíblico deixa claro que para aqueles que não amam a verdade, Deus envia a operação do erro, para que creiam na mentira. A operação do erro é uma punição pela falta de amor à verdade. Portanto, quem é culpado de não amar a verdade não pode reclamar por ser punido com a operação do erro. A verdade é Jesus Cristo – “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida” (João 14:6). Ele é a luz que os homens rejeitam por amarem suas próprias obras más – “E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.” (João 3:19)
– Do ponto de vista do perverso, a punição de sua perversidade é um mal, e Deus, que o pune, é malévolo, pois “Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis; antes o seu entendimento e consciência estão contaminados.” (Tito 1:15)
Parece-me que já é o suficiente.
Nota – Estas respostas de vv teriam sido apresentadas no tempo certo (em março de 2014) caso Verum tivesse apresentado seus argumentos como resposta ao post de Vilmar Vale, ao invés de apresentá-los como um post isolado.
Salvador, come se sabe que esse e outros meteoritos vieram de Marte?
Tem bolhas de ar com a atmosfera marciana dentro deles.
Está ficando difícil responder está pergunta né Salvador? 🙂
Triste é respondê-la, tipo, 15 vezes. No mesmo post. 😛
Vem escrito nos meteoritos:
MADE IN MARTE.
Perdão, foi mal. rsrs
humanos e seus comentários sem saber realmente o que falam, qual é a verdade, vocês só perdem tempo e se complicam tentando explicar algo que é maior que a própria especie humana, a vida é algo que não dá para explicar utilizando a compreensão humana e seu pequeno cérebro!
Gostaria de não ser leviano com vcs Criacionistas mas uma afirmação eu posso fazer.
Alguém de vcs está errado pois existem muitas religiões e, teoricamente, apenas uma deveria estar correta.
Como só após a minha morte saberei a verdade eu optei, em vida, em seguir a ciência e não ficar discutindo nada que use como argumento irracional a Fé.
Fui 🙂
Excelente escolha Antônio!! Continue assim, você é livre para seguir o que quiser, nunca esqueça disso.
É por isso que a ciência existe, tentando responder. Graças a isso você tem celular, computador, internet, etc.
e aí, joão davi, vamos continuar a pastar?
Concordo plenamente Joâo Davi, na MINHA OPINIÃO, só pela fé.
Interessante esse estudo, mas infelizmente ainda não podemos bater o martelo e afirmar com 100% de certeza de que se tratam de sinais de vida marciana primitiva. Gostaria de sugerir que escrevesse outros posts sobre dois outros possíveis sinais de vida extraterrestre: o estranho consumo de hidrogênio e acetileno na superfície de Titã detectado pela sonda Cassini e o misterioso sinal WOW captado em 1977.
Até hoje não conseguiram atribuir ao sinal WOW uma causa natural.
Vilmar,
Você tem uma imaginação muito fértil, meus parabéns. Você já se imaginou escrevendo um livro de ficção? Cientifica, romântica ou policial? Com certeza que você escreverá um Best-seller e ficará riquíssimo.
Você já se imaginou estudando física, cosmologia, biologia, genética, química, ou outras áreas da ciência? Com certeza que você contribuiria muito para o avanço da sociedade humana, você seria o ‘cara’!
A sua capacidade de criar argumentos para tentar explicar afirmações infundadas é maravilhoso.
Vou criar uma afirmação qualquer aqui: os raios não são de origem elétrica. Pronto, vou de dar um qualquer e sei que você vai conseguir criar bons argumentos para convencer muitas pessoas, nem todas.
Sua imaginação é fértil e poderosa. A ciência está precisando de mentes assim, mas para desenvolver conhecimentos científicos apoiados em fatos em conclusões.
Faça um curso superior nas ciências exatas e você se destacará.
Você tem potencialidade.
Miguel, já temos ficção demais, principalmente científica. Precisamos é de mais realidade científica.
Vilmar,
Antes de responder com evasivas, avalie o grau de sarcasmo que contém as palavras do Miguel. A ficção na ciência é um dos elementos que estimulam a criatividade colocando desafios que num primeiro momento aparecem como de alcance inatingível.
Já a ficção religiosa, no meu entender, ocupa o espaço de catalisador das mensagens que são passadas ao crentes sem qualquer tipo de comprovação. Principalmente aquelas que supostamente foram ditas palavra por palavra pela entidade que entendem como sobrenatural.
Creio que neste meio (Blog do Salvador) suas ficções – diferentemente da enorme obra do mesmo nome escrita por Jorge Luis Borges – não tem como progredir. Os leitores que por aqui passam tem, em sua maioria, um nível intelectual maior.
Portanto, se rejeitam sua pregação sem fundamentos, chamando-a de ficção, sugiro fortemente procurar outra seara.
Saudações,
Ricardo René Guzmán
Mandou bem, é isso aí. rsrsrsr
Para quem deseja consultar um livro da Teoria da Evolução, grátis, que pode ser salvo em seu computador e lido agora mesmo, veja o link
http://www.sbg.org.br/ebook/Novo/ebook_evolucao.pdf
da Sociedade Brasileira de Genética
editor sr João Stenghel Morgante.
O livro eletrônico tem apenas 73 páginas, mas é muito oportuno e esclarecedor.
Vilmar Vale, percebi que você decidiu manifestar suas crenças, seus artigos de fé neste blog de divulgação da Ciência.
Como você tomou a iniciativa de mostrar a sua visão, tomo a iniciativa de mostrar a minha visão. Sem polêmica. Apenas para que se ofereça o contraditório. Portanto não direciono a você, apenas imitarei a tua ação de mostrar seu pensamento, e escreverei de modo genérico, para evitar ficarmos digladiando sem fim.
A Ciência exige análises, compreensão, estudos, contraditório, hipóteses, comprovações, provas e repetição para depois permitir a construção de uma Teoria. Por isto, quando se aprova uma hipótese, e se obtêm uma teoria, seu enunciado já passou por testes e provas, foi publicado e passou sem reparo por todos. É´ uma coisa que pode-se ver e rever quando e quantas vezes se quiser, aonde e por quem quiser. Não há a hipótese da Evolução. Há a Teoria da Evolução, já testada e comprovada muitas vezes, com evidências e provas abundantes. A questão é que pessoas que a atacam, não sabem nem o enunciado completo desta Teoria. Nunca leram três ou quatro livros que a abordem e detalhem. E saem falando as mentiras loucas que “o Homem veio do macaco”, ou que “a TE quer explicar a origem da vida”, ou a “Lei do mais forte”, ou que a tendência é evoluir do menos complexo para o mais complexo. Nada disto. A TE enuncia e comprova fatos muito diferentes das bobagens escritas por pessoas que a desconhecem e saem por aí querendo dar aula.
A Fé significa acreditar. Só isso. E qualquer um pode acreditar no que quiser. Por exemplo em Odin, Thor, Monstro de Espaguete Voador, assombração, Saci, Tupã, mundo quadrado, Zeus, Hades, Sucellus, Dagda, Oxóssi, Aseayaa, dos Ashanti, Demiurgo, Yellamma, Renuka, Baal, Astarote, Nammu, Enlil, Atargatis, Yamm, e muitos outros. Pode-se encontrar ao longo da geografia e da história pessoas que acreditam ou acreditaram piamente nestas Entidades. Claro que esta pessoa de fé irá renegar todas as outras entidades, que não a própria, como falsas ou malignas. Mas a fé nada prova e aceita qualquer mula-sem-cabeça-espirrando-fogo. E sair por aí falando o quê bem entende, Quando o cara é bom de psicologia humana e cria cenários que escoram as fraquezas humanas ou diminuem seus sofrimentos, ganha adeptos sem fim para sua crença.E fica rico e poderoso explorando as fraquezas dos outros. Mesmo sobre entidades imaginárias, pois crer que o amanhã será melhor, ajuda a suportar o sofrimento de hoje. Está explicada a origem e a serventia das religiões.
Desconheço alguém que matou propositada e deliberadamente pela Ciência. Conheço casos em que se matou contra a Ciência. Conheço assassinatos em massa que ocorreram pela Fé. Até mesmo ocorreu uma atrocidade contra a Humanidade, onde salvou-se apenas uma família em um barco, apenas porque uma certa entidade ficou bravinha. Mulheres grávidas, bebês e animais afogados por pseudo pecado de outros. Esta mesma entidade, chamada de Demiurgo pelos gnósticos, mandou assassinar cidades inteiras, até crianças e mulheres. Apenas para roubar a terra deles. Assassinato para roubo. Esta mesma entidade, diz claramente que queimará para sempre os partidários de qualquer outra seita religiosa. Criar alguém sabendo que no futuro esta criatura irá queimar e sofrer para sempre! Desconheço maldade maior.
Existem instituições chamadas de “hospitais”, não sei por qual motivo muito procuradas por alguns certos religiosos – os mesmos que dizem que sua entidade dominante tem amor infinito e cura suas doenças. Mas correm para os hospitais e depois dizem que a entidade dominante os curou e omitem o trabalho valoroso da Ciência e das dedicadas pessoas da área da Saúde. Se as crenças destes religiosos fossem verdadeiras os hospitais seriam desnecessários. Mas eles insistem que fazem curas. Mas nunca vi um braço decepado crescer de novo. Na hora da prova e da repetibilidade, a Fé inexiste.
Muita atenção na seguinte argumentação: “Se a Divindade não curou seu fiel, é porquê tem outros planos, pois insondáveis são seus caminhos, ou porquê o fiel não merece.” Portanto o fiel está impedido moralmente de dirigir-se a um hospital, pois esta ação contraria a decisão de sua Divindade. Se a Divindade mandou-lhe a doença e a permite e não a cura, não se deve ir contra a decisão da Divindade e correr para o hospital. Com este ato, o fiel está duvidando da sabedoria da sua Divindade. Hipócrita é depois de um tratamento pelos médicos, falar que foi a Divindade quem curou.
Quem foi o responsável pelo massacre do exército do Faraó:
Eu, porém, farei o coração do faraó resistir; e, embora multiplique meus sinais e maravilhas no Egito,
Êxodo 7:3
Quem introduziu o mal no mundo e envia os espíritos maus:
Isaias 45:7 “Eu formo a luz e crio as trevas; Eu faço a paz e crio o mal; Eu o Senhor , faço todas essas coisas.”
2Cr34:24 “Assim diz o Senhor: Eis que trarei mal sobre este lugar, e sobre os seus habitantes, a saber, todas as maldições que estão escritas no livro que se leu perante o rei de Judá.
2 Crônicas 34:24″
Eis que te reunirei a teus pais, e tu serás recolhido ao teu sepulcro em paz, e os teus olhos não verão todo o mal que hei de trazer sobre este lugar e sobre os seus habitantes. E tornaram com esta resposta ao rei.
2 Crônicas 34:28
E o Espírito do Senhor se retirou de Saul, e atormentava-o um espírito mau da parte do Senhor.
Então os criados de Saul lhe disseram: Eis que agora o espírito mau da parte de Deus te atormenta;
Diga, pois, nosso senhor a seus servos, que estão na tua presença, que busquem um homem que saiba tocar harpa, e será que, quando o espírito mau da parte de Deus vier sobre ti, então ele tocará com a sua mão, e te acharás melhor.
1 Samuel 16:14-16
Tocar-se-á a trombeta na cidade, e o povo não estremecerá? Sucederá algum mal na cidade, sem que o Senhor o tenha feito?
Amós 3:6
Quem é o responsável pela condenação de uma pessoa e faz as pessoas crerem na mentira:
E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira;
2 Tessalonicenses 2:11
Por isso, Deus lhes enviará um poder que os enganará e os induzirá a acreditar no erro.
2 Tessalonicenses 2:11
O paradoxo de Epicuro
Deus deseja prevenir o mal, mas não é capaz? Então não é onipotente.
É capaz, mas não deseja? Então é malevolente.
É capaz e deseja? Então por que o mal existe?
Não é capaz e nem deseja? Então por que lhe chamamos Deus?
http://betoquintas.blogspot.com.br/2010/01/o-paradoxo-de-epicuro.html
Como falei no início, apenas coloquei o meu ponto de vista. Para tudo tem que se analisar o contraditório. A parte religiosa, não tenho pretensão de discutir, como alguns que querem impingir-me as suas verdades e fantasias. Nem vou responder eventuais comentários. E nem deveria estar neste blog. Mas no que concerne à Teoria da Evolução, acredito que a melhor maneira de uma pessoa avaliar este assunto é conhecendo a fundo a própria Teoria da Evolução e lendo alguns livros sérios. Ela é muito inteligente e foi provada e comprovada inúmeras vezes.
Prezado “Giddy Moke”,
Você afirma: “E nem deveria estar neste blog”. Pois saiba que do meu ponto de vista, sua presença aqui é muito bem-vinda.
Saudações,
Ricardo René Guzmán
Gostei dessa monografia, foi escrita com muita ponderação e clareza, apresentando as principais fontes de analises.
Excelente.
Caro Giddy, apenas apresentei as explicações teológica para os questionamentos do Salvador Nogueira. Foi ele quem mencionou um projetista Divino e perguntou sobre suas motivações. Estas questões somente podem ser respondidas teologicamente. Quanto às demais coisas, que podem ser observadas e reproduzidas, a ciência tem muito a dizer sobre elas. Não comentei o
artigo para discutir teologia, pois um blog de divulgação científica não é o melhor espaço para isso. Comentei o artigo apenas para apresentar uma realidade à qual se nega espaço: ao contrário do que se divulga insistentemente, a evolução nunca foi provada. Ela é ainda apenas uma hipótese, que alguns adeptos se esforçam por elevar à categoria de teoria. Todos adeptos falam de inúmeras provas, mas não apresentam nenhuma. E quando apresentam, as supostas provas são sempre facilmente reprovadas. Isso porque, ao contrário do que você disse, todo defensor da “Teoria da Evolução” afirma sim que a evolução explica a origem da vida, assume que as espécies surgiram de um ancestral comum. O que é isso, se não a evolução do mais simples para o mais complexo. Basta você reler as respostas do Salvador para perceber que é exatamente isso que ele acredita ser explicado pela evolução. A evolução assume que o homem evoluiu de um ancestral comum com algum grupo de símios, e que evoluiu de um quadrúpede para uma postura ereta, de grunhidos para fala, de instinto para pensamento complexo, capaz de criar esta Internet, na qual nos encontramos para trocar idéias. Que é isso se não evolução do simples para o complexo. E isso, torno a afirmar, nunca foi provado. Antes da “teoria da evolução” era crença da maioria que as espécies eram criação de Deus. A “teoria da evolução” afirma uma hipótese diferente, uma afirmação extraordinária que, como citado pelo Salvador Nogueira, requer prova extraordinária.
Na verdade, Giddy, a “teoria da evolução” tem mais a ver com religião do que com ciência. Ela é dogmática, não apresenta provas, mas é crida com fé radical. Está sempre defendendo suas crenças contra as crenças dos outros. Veja, por exemplo, a campanha do Dr Dawkins contra a religião. Algo totalmente indigno de um cientista sério.
Agora, com relação às tuas incursões no campo da religião, primeiramente preciso esclarecer que você apresentou apenas uma forma de definir fé. Porém fé não é só acreditar como você disse. Isso é uma “habilidade” que alguns usam e outros recusam. Fé também se refere ao objeto em que se crê, aos dogmas e argumentos teológicos. Fé em Jesus, por exemplo, não se resume apenas a acreditar em Jesus, mas, nas próprias palavras de Jesus, crer nele como diz a Escritura. Para Jesus, fé verdadeira nele é apenas aquela que crê nas Escrituras, a Bíblia. Dessa forma, os crentes em Jesus cremos em Deus como revelado na Bíblia, muito diferente do Deus do imaginário popular.
Deus se revelou na Bíblia como o Criador de todas as coisas, Senhor de tudo e de todos, todo-poderoso, onisciente, justo, verdadeiro, bom e santo. Deus não é criação da imaginação dos homens e não se encaixa em suas especulações. Você citou vários exemplos de ações de Deus que contrariam a imaginação popular. Deus deve ser amado por seu povo, mas antes disso deve ser TEMIDO. Ele não é sujeito à paixões humanas, como os deuses inventados, nem pode ser manipulado. Ele estabeleceu os termos para o homem estar em paz com Ele. Fora destes termos (fé em Jesus) o homem não tem paz com Deus, pelo contrário, a ira de Deus está sobre ele e sobre ele cairá no tempo determinado por Deus.
Deus varreu da terra a humanidade no dilúvio, poupando apenas quatro casais, porque todos se haviam corrompido. “Então disse Deus a Noé: O fim de toda a carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra” Gênesis 6:13.
Deus ordenou que seu povo destruisse totalmente e sem piedade sete nações, e tomasse posse de suas terras, porque estas nações seguiam outros deuses e o odiavam. Deuteronômio 7:1-11
Da mesma forma, Deus fará perecer e lançará em tormentos eternos todos os que não crerem que são pecadores, necessitados do perdão que Deus dá somente aos que têm fé em Jesus Cristo. “E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo” Mateus 10:28.
Quanto aos hospitais e à medicina, tudo vem de Deus. Ele criou e sustenta as leis da medicina e da cura. Ele cura com e sem tratamento. Os que têm fé em Jesus podem buscar tratamento na medicina porque “Seja Paulo, seja Apolo, seja Cefas, seja o mundo, seja a vida, seja a morte, seja o presente, seja o futuro; tudo é vosso, e vós de Cristo, e Cristo de Deus” 2 Coríntios 3:22, 23.
Quanto aos textos bíblicos que você citou, são todos obras de Deus, pois Ele verdadeiramente se compadece de quem quer e endurece a quem quer, domina sobre todos os espíritos, bons e maus, e ordena que cumpram sua vontade, cria a paz e a guerra, o bem e o mal, é Ele quem faz todas as coisas e, portanto, deve ser TEMIDO: “O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria” Provérbios 9:10
Deus envia a verdade, a proclamação do evangelho de Jesus Cristo, para que creiam e sejam salvos, mas também, para que os que não receberam o amor da verdade, envia a operação do erro par que creiam na mentira, permaneçam na incredulidade e sejam condenados.
O paradoxo de Epicuro é errado desde o princípio. Deus não deseja prevenir o mal, pois o mal é instrumento de Deus para punir pecadores. Ele ORDENA que o homem não pratique o mal, mas não o impede, pois punirá sem falta os que praticam o mal no devido tempo. O mal existe porque é a manifestação da punição de Deus, para que não haja dúvidas de que, no fim, todos os que não se arrependerem serão igualmente punidos com tormentos eternos.
Estes argumentos ficariam melhor em outro lugar, mas entendi ser adequado respeitar os teus comentários e apresentar repostas.
“Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações, como na provocação” Hebreus 3:15.
“Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece” João 3:36.
Prezado sr Ricardo René Guzmán, Estrela da Manhã, Portador de Luz,
(Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã.
Apocalipse 22:16)
– Obrigado pela ótima recepção.
Prezado sr Miguel,
-agradeço o seu tempo utilizado em ler minha mensagem, onde declarei a minha verdade.
Caro Vilmar,
Sua frase aqui copiada:
“Estes argumentos ficariam melhor em outro lugar, mas entendi ser adequado respeitar os teus comentários e apresentar repostas.”
É muito feliz porque:
– mostra o respeito, que lhe é recíproco.
-reforça sua mensagem inicial,
-evidencia que pontos de vista, convicções e crenças absolutamente diferentes podem tornar-se trocas e argumentos interessantes.
Agradeço sua atenção e tempo.
Em resumo, Giddy (eu) declarou sua verdade e nela permanece.
Vilmar declarou sua verdade e depois a reforçou na resposta.
Achei que foi proveitoso.
Agradeço imensamente ao sr Salvador Nogueira pela gentileza de nos abrigar em seu espaço de forma tão acolhedora, gentil e nobre. Peço desculpas pelo desvio do assunto principal “Fósseis em outro meteorito de Marte?”.
Valeu Giddy, continue nos brindando com seus conhecimentos.
Isso se o Salvador deixar, mas eu acho que ele deixa, ele é bonzinho. rsrsrsrs
Caro Giddy, foi realmente muito interessante discutir argumentos sem ofensas. Coisa rara de se ver na Internet.
Uma pena uma pessoa tão inteligente ser, ao mesmo tempo, tão ignorante. Um desperdício para a ciência…
E mais… Se o ser humano tivesse o mínimo de bom senso, deveria diminuir drasticamente as taxas de natalidade. Os recursos são escassos e estamos proliferando como vermes. Nós não temos um back up para a terra e estamos emporcalhando tudo. Não pensem os senhores criacionistas que algum Deus alado intervirá em nosso mundo. Infelizmente estamos a deriva, sujeitos a cataclismas como o que aconteceu a 60 milhões de anos. É só lembrar o que aconteceu na Rússia no ano passado…. Aquilo foi só uma pedrinha… tem umas grandes aí fora… esperando a probabilidade… infelizmente é só uma questão de tempo….
As mutações genéticas ocorrem aleatoriamente pela combinação das bases nitrogenadas, porém, o que acontece depois é que se a mutação beneficiar o ser e agregar valor à vida, tornando-o mais competitivo, teoricamente o tornará mais forte e competitivo e seus gens, já modificados, serão transmitidos com maior facilidade. E isso é o que se chama de evolução das espécies, e que acontece no nosso sisteminha fechado chamado planeta terra. Esse grãonzinho de areia coberto de água que flutua a deriva no oceano cósmico.
Mandou bem.
Nosso planeta é um sistema fechado e incomum no universo conhecido até agora.
Será que encontraremos outros sistemas similares lá fora que justifiquem a existência da vida?
Ou será que a vida pode subsistir em outras condições, diferentemente dessas que nós achamos (decidimos) ser a mais adequada?
A ciência evoluiu muito, mas muitos mistérios lhe aguarda.
A terra é um planeta singular no nosso sistema solar. É o único que apresenta a multiplicidade dos seres macroscópicos e microscópicos.
A vida macroscópica nos planetas vizinhos já foi descartada a muito tempo por não apresentarem as condições necessárias de subsistência.
A ciência atualmente está peneirando para tentar provar que pelo menos já existiu vida microscópica neles. Até agora nada, mas é interessante essa procura.
É, Salvador. Seu blog está bombando. Agrada a gregos e
troianos; cristãos e mulçumanos e dos contra estão só che
gando… Eu fiz um comentário dando meu braço a torcer,
Concordando com a sua postura em relação aos fanáticos
Criacionistas e deu uma briga danada. Não foi minha
intenção .
Abraço
O que importa é a diversidade e o debate! 🙂
Evaldo, esqueceu de mencionar os xiitas… eles existem e estão por aí.
Mas liberdade de opinião é isso mesmo!
É isso aí Evaldo, o importante é todos lerem e participarem. Diferenças vão sempre existir no mundo. O importante é que todos saibam receber as opiniões de todos, discordando ou concordando, sempre com respeito aos outros. Infelizmente alguns não sabem fazer isso, escrevendo palavras de arrogância e de intolerância como as que o sr. Hartel disse pra mim e eu acabei por devolvê-las a ele. Simplesmente madei de volta pra ele o que ele disse pra mim. Ele é muito nervoso, coitado, mas quem sabe Deus tem um plano na vida dele e em breve vai abrir os seus olhos. É o que eu desejo.
Pois é Ricardo Araújo !!! eu já fiz a mesma sugestão para
O Salvador. Mas ele é tão eclético, ecumênico e outras
qualidades além da paciência que me convenceu a aceitar
Esta situação como positiva. Já que eles têm que ler a ma
téria e água mole em pedra dura… ( se não acabar a água)
Isso aí!
Evaldo Flamarion, o negócio é que o Salvador, sendo um jornalista, não poderia apoiar censura à expressão das pessoas, ou seja, não pode ir contra à liberdade de expressão que você e o Ricardo Araúijo demonstram ir. Eu, ao contrário de vocês, já sou 100% a favor de que todos expressem suas opiniões livremente, pois parece que toda matéria aqui publicada é dirigida a quem quer que queira ler e comentar, se não fosse assim, haveria uma senha de participante para podermos acessar determinadas matérias. E nós não estamos em Cuba, Venezuela, etc para querermos que todos os cidadãos somente expressem opiniões que concordam com as dos governantes ditadores.
Só que aqui é um blog de ciências, e os comentários de vocês só fazem atrapalhar quem quer aprender.
Vocês não precisam aprender nada, uma vez que já têm as suas ‘verdades’ absolutas…
Então por que você Hartel, não diz ao autor da matéria pra colocá-la em outro lugar, com acesso restrito somente de pessoas que defendam a mesma idéia, com um cadastro criando uma senha de acesso e tudo mais??? Quando for assim, te garanto que não lerei mais, mas enquanto estiver aberto a todos, eu leio e ninguém pode me impedir. Leio o que eu quiser ler. Vá você para Cuba, ou outro país ditador, onde eles controlam a liberdade de imprensa, de expressão, de ir e vir, controlam a internet e só querem pessoas que pensem e ajam igual a eles, governantes ditadores.
A questão não é o que você pode; ou não, ler, pode; ou não, comentar. O bloguista dá a liberdade de todos manifestarem-se do jeito que quiserem. Ele é muito democrático, realmente.
A questão é que vocês deixam de analisar o conteúdo dos tópicos, que são científicos, para ficar empurrando a religiosidade de vocês para o público errado.
Essa é uma atitude inconveniente e mal educada.
Eu não gosto de BBB, Faustão, dentre outras baboseiras. Como não gosto, não leio as notícias. Se fosse ler, jamais gastaria meu tempo precioso comentando uma notícia de um assunto que não me interessa.
Pode ser, naturalmente, que você não tenha nada melhor pra fazer na vida e fique aqui enchendo o saco e desrespeitando os outros. Opção sua…
Inconveniente, mal-educado, grosso, que não tem o que fazer, e que enche o saco dos outros é você!! E ainda por cima muito mal amado!! Por isso fica aqui querendo calar aqueles que expressam idias diferentes da sua!! Bem que eu disse que você gosta é de bajular o autor da matéria que pelo que eu vi, apesar de ser um jornalista, concorda com toda a sua ASNEIRA,
É só você não ler os comentarios que não te interessam, ou então ignore, assim não fica nervoso. RSRS.
Pode ser blog de ciência, de religião, de medicina, de leis, do que quer que seja. É direito meu ler, pois está aberto ao público. Se você está nervoso com isso, fala para o autor da matéria retringir o acesso, com um cadastro e senha para somente aqueles que interessam a vocês, que pensam exatamente igual a vocês. Eu leio sempre o que eu quiser ler, desde que esteja aberto a quem quiser. Agora você pode fazer outra coisa também, e mais fácil ainda: simplesmente não leia comentários que não te interessam, ou ao menos ignore-os.
Rodrigo, me explique como identificar o comentário que não quero ler sem o ler????
Bola de cristal? Adivinhação? Mãe Dinah?
Esclareça, por favor!
John, tem uma ferramenta legal em que os usuários dão nota positiva ou negativa pros comentários. E os que são negativados só são exibidos quando você clica neles. Seria legal se tivesse aqui, mas ainda não implementaram. Aí você não precisa adivinhar… 😉
A questão não é o que você pode; ou não, ler, pode; ou não, comentar. O bloguista dá a liberdade de todos manifestarem-se do jeito que quiserem. Ele é muito democrático, realmente.
A questão é que vocês deixam de analisar o conteúdo dos tópicos, que são científicos, para ficar empurrando a religiosidade de vocês para o público errado.
Essa é uma atitude inconveniente e mal educada.
Eu não gosto de BBB, Faustão, dentre outras baboseiras. Como não gosto, não leio as notícias. Se fosse ler, jamais gastaria meu tempo precioso comentando uma notícia de um assunto que não me interessa.
Pode ser, naturalmente, que você não tenha nada melhor pra fazer na vida e fique aqui enchendo o saco e desrespeitando os outros. Opção sua…
John Doe e Salvador Nogueira, os comentários estão aí pra todos verem, ou talvez no computador de vocês não está visível, mas no meu estão todos aqui. Agora se acharem mais fácil procurar em bola de cristal, ou sei lá o quê, isso já é com vocês. Salvador, você teve uma ótima ideia que deveria concretizar na proxima materia, daí poderemos dar um sinal de positivo ou negativo nos comentarios que quisermos. Seria um ótimo jeito de avaliarmos os comentarios, muito bem pensado.
Sim, é uma boa ideia. Mas depende de implementação por parte da tecnologia da Folha, não por mim… 😛
Mais uma coisa Hartel, eu não estou tentando fazer ninguem acreditar em Deus, quem sou eu? Pela milésima vez, apenas fiz o meu comentário, pois você se lembra do título da matéria??? Foi isso que me fez ler.”De onde viemos, onde estamos e pra onde vamos? Isso não chama a atenção de pessoas que crêem em Deus?” Daí eu li e dei minha opinião dizendo que EU, eu disse EU creio que é Deus o autor de tudo. Ninguém aqui tem que crer em nada disso. Continuem crendo no que quiserem crer, buscando respostas, etc. Isso é normal do ser humano. Não acho nada mal educado ler matéria da qual eu não tenha nenhum interesse, é apenas uma decisão minha, uma escolha. uma curiosidade, pois sou livre. Você é que não aceita e começa a chuva de palavras de grosseria, de desrespeito. Você disse que não tenho nada pra fazer de melhor, daí eu te digo que estou fazendo a mesma coisa que você e os outros que comentam aqui, assim nós todos então não estamos tendo nada de melhor a fazer, concorda? Então mais uma vez, eu respeito todos os comentários educados, ainda que de gozação, como alguém chamando Deus de o monstro do espaguete voador, e outras coisas mais, ou seja, são pessoas que tem as suas ideias, e levam tudo na esportiva e eu respeito isso. Mas já comentarios com palavras torpes, de arrogância, etc, eu devolvo pra quem me mandou.
Então bloqueie o acesso. Permita somente aos que têm a mesma ideia e concordam com vocês, daí vocês ficam bajulando uns aos outros. Enquanto estiver aberto eu leio pois eu sempre leio o que eu quero e comento se quiser também. Você é quem deveria não ler os comentários que não deseja, e se ler acidentalmente, ignore-os. Mostre que você é inteligente e está aqui com boas intenções respeitando os outros.
Rodrigo, tem um outro comentário ao final, que gostaria que você lesse, e respondesse, sobre o “Deus de Israel”.
Respeitar e entender as opiniões diferentes de outras pessoas é minimamente civilizado. Agora, impor “conceitos” e “verdades” próprias como as únicas corretas, é fanatismo, e da pior espécie.
É curioso como algumas pessoas fazem questão de que respeitem suas idéias e conceitos, mas; quando chega a hora de respeitar as alheias, a coisa muda. Rezam o pai nosso até o “venha a nós”. quando chega a parte do “vosso reino”, nada…
É simples: quer respeito? Respeite primeiro!
Quer ser ouvido? Fale em tom moderado. Não grite!
Quer convencer? Tenha argumentos sólidos e comprovados! Mesmo assim, respeite quem discordar deles, mesmo sem argumento nenhum, pois a verdade prevalecerá.
Meu caro John Doe, se você ler o primeiro comentário que eu fiz, você vai ver que eu apenas comentei, nao impus nada a ninguem. Disse apenas o que eu penso. Não sou dono da verdade. Eu creio assim, mas nao digo que essa seja a verdade pra você ou outras pessoas. Pra mim é , mas posso estar errado, pois não sou perfeito. Os outros comentários vieram devido as palavras rudes e arrogantes de pessoas que não sabem respeitar a liberdade de expressão com eu já disse. Pessoas que acham ser donas da verdade e que odeiam tudo que os lembra de Deus e da Bíblia e começaram liberar palavras de muita falta de educação que eu acabei mandando de volta pra ele. Simplesmente não aceitei as palavras e mandei de volta. Não há problema algum pra mim que pessoas não crêem em Deus ou na bíblia, pois, nem o próprio Deus obriga ninguém a nada, pois se obrigasse, não haveria divergências no mundo. Eu só dei um comentario dizendo que Deus existe e que ele é o criador de tudo. Eu creio assim. Você e ninguem mais têm que crer nisso. Eu também não gritei, pois não há como gritar na escrita e quando escrevo, fico calado apenas digitando. Quanto ao seu comentário sobre o Deus de Israel,que é sim, o Deus de Israel, eu também respondi lá embaixo.
Me pergunto o que um dia os Venuzianos ou Mercurianos pensariam a respeito de um planeta vizinho aparentemente sem vida e seco, quando todo e qualquer sinal de vida humana já tiver desaparecido a muitos bilhões de anos de nosso planeta.
Salvador,
Lendo as intervenções dos criacionistas e dos “nibirutas”, chego a infeliz conclusão que a Prefeitura de São Paulo deveria ampliar, e muito, o programa de ajuda a usuários “daquela coisa”…
Quem duvida da Evolução deveria, em minha opinião, rasgar qualquer diploma escolar que possuir e começar de novo, posto que tal dúvida era até válida antes da evolução dos estudos sobre o DNA, depois disso, só dogmático ou “fumado” para sustenta-la.
Aliás, esse povo consegue até tirar “o tesão” de fazer perguntas sérias! Recomendo que seja criado um cadastro para o blog e esses “nóias” impedidos de participar. Que cantarolem seus delírios em outro lugar!
Ricardo, você não é nem o primeiro, nem o segundo a sugerir isso. Vamos ter de continuar convivendo com a desinformação e o obscurantismo. Mas não perca a coragem de fazer perguntas sérias. São as que mais me divertem. 😉
Ricardo e Salvador, Haveria alguém aqui dono da verdade? Bem, eu fiz um comentário de acordo com minha idéia e opinião; de acordo com as respostas que eu tenho para mim para esse tipo de questionamento. Eu creio assim mas não digo que seja eu o dono da verdade. Da mesma forma que todos aqui deram suas opiniões nos seus comentários e também não são donos da verdade. Quando quiserem bloquear comentários do tipo do meu só porque citei Deus como o autor de toda a vida, ou algum outro comentário que não agrade a vocês, sintam-se à vontade. Eu escrevo e envio, se não passar, não vai mudar nada pra mim.
De jeito nenhum, Rodrigo. Quem visita o blog sabe que aqui não tem censura. E você dizer que acredita que Deus é o criador de tudo não é inconsistente com a realidade. O que é inconsistente é dizer que essa criação se deu à revelia das leis naturais e da evolução, ou seja, por meios mágicos. É preciso conciliar a visão religiosa com os fatos. Se você aceitar que Deus moldou o Universo por meio das leis da física, da química e da biologia, tudo certo. 😉
Pois é, o Ricardo Araújo foi quem chamou “aqueles que deram opinião divergente da dele de ” esse povo” , “nóias”, “fumados” e que deveria haver um cadastro para censurar aqueles que tem opinião divergente. Bem, do povo eu sou mesmo. Nóia eu nem sei o que significa. Fumado eu nunca fui pois nunca fumei cigarro e nunca sequer tive a oportunidade de ver o que ele chamou de “aquela coisa”. quanto mais de fumar “‘aquela coisa”. Mas enfim qiuanto ao que você disse por último, foi sim Deus quem criou as leis da física, da química, da biologia, enfim, todo o detalhe foi feito e pensado por Ele. Se alguma coisa se transforma, se cria, etc faz parte do projeto de Deus. Tudo está sob o controle do Senhor Deus de Israel. Agora uma coisa eu digo que há muitos mistérios que só podem ser explicados para nós na vida eterna, quando pudermos ter um relacionamento direto com o Senhor, quanto teremos uma mente diferente. Na vida secular, só pela fé pra entendermos pois nossa mente humana e mortal é muito limitada.
Só falta dizer quem criou Deus né?
Bem, Deus nunca foi criado, Ele é eterno e você sabe disso. Daí você me pergunta:”mas como pode uma coisa existir sem ser criada?” Nosso cérebro de carne e sangue que um dia vai virar pó não foi feito pra entender isso, mas é assim. Quando tivermos um corpo transformado, na eternidade, daí vamos poder entender todos os mistérios que envolvem nossa existência, a de Deus e de todo o universo. Falta somente uma coisa pra você e muitos outros aqui crerem e terem os olhos espirituais abertos: O ESPÍRITO SANTO. Sem Ele você morre na cegueira e só enxerga a verdade de Deus quando estiver lá do outro lado, na eternidade. Mas aí vai ser muito tarde.
Foi o Monstro de Espaguete Voador.
Tô seus bando de religiosos…
Deus não existe!
Matuza, prove sua afirmação. Se você não acredita, é escolha sua. Merece respeito, mas ESCOLHA é muito diferente de CERTEZA!
Parabéns pela resposta John Doe!! Você se mostra democrático e respeitoso, tanto com os que crêem, quanto com os que nâo crêem em Deus.
Existem muitas coisas há serem descobertas por esse Cosmo afora. Na minha humilde opinião é mais do que óbvio que exista vida fora de nosso planeta. Não é claro que o universo esta em expansão? cheio de matérias se combinando e formando novas elementos? isso também pode ser considerado vida, não acham?…não conheço nada morto que se movimente e que ofereça a possibilidade de criação? alguém conhece?…a criação só pode advier de algo vivo…somente a vida pode conceder a vida…talvez o parâmetro para se estabelecer vida fora do nosso planeta deva mudar…a vida no Universo está escancarada na nossa frente, e como disse um certo alguém: “quem tiver olhos que veja”
…faltou completar a última frase: “quem tiver olhos e telescópio que veja”…
Quem tiver olhos, telescópios, computadores e conhecimentos científicos, verá! rsrsrs
Minha admiração pela fleugma do Salvador Nogueira! Consegue manter o diálogo no mesmo nível científico em meio as asneiras que sempre são enviadas neste comentários sobre artigos desta natureza. Mostra respeito pelos que fazem comentários convenientes, procurando esclarecer as dúvidas que surgem da melhor maneira possível. Viva! há alguma coisa de útil nesta nossa sociedade cibernética! Gostaria de ler os seus livros. Acabei de ler o livro do Mário Novello ” Do Big Bang ao Universo Eterno”.
Novello é um ótimo divulgador de ciência, além de um cosmólogo fantástico. Dos meus livros, comece pelo “Rumo ao Infinito: Passado e Futuro da Aventura Humana na Conquista do Espaço”, da Ed. Globo. Você acha nas livrarias online! Abraço!
Olhem para o corpo humano e veja como ele funciona. Veja que o nariz foi colocado em cima da boca com uma razão. O traseiro que temos que parece uma almofada, cheia de carne, para sentarmos sem problemas. Imagine se ele fosse como nossas “canelas”! E outros exemplos mais que nos leva a crer que alguém nos fez, nos criou, e pensou pra fazer. Os frutos que existem e todos os alimentos que têm tudo o que faz bem para nosso organismo. A terra fértil, o sol com suas vitaminas para nossa pele, para as plantas. As inclinações da terra que faz com que todos os povos, do norte e do sul do planeta tenham verão e inverno, ninguém pode reclamar, há sol pra todos. A inteligência do homem que o capacitou a produzir a roda, o automóvel, o telefone, a energia elétrica, a luz elétrica, o avião, as cidades, e todo o material usado está no planeta terra. É incrivel!!!!!!!! Deus existe!!!!!!!!!!! O Deus de ISRAEL foi quem criou e controla todas as coisas. Muito em breve ele vai consumar todo o seu plano de novo céu e nova terra. Plano da vida eterna para os que crerem e receberem a Jesus Cristo como Salvador.
Faltou explicar as maravilhas do apêndice e do ciso.
Sabe como é Salvador, Deus tem seus motivos…
Deus não, o Monstro de Espaguete Voador.
Fiquem com a pasta.
E com muito molho!
Por isso que nosso planeta está uma m#rd@, são muitos deuses disputando um mesmo trono: Deus de Israel, Deus cristão, jeová, Alá, etc. Quem ganhará essa eleição?
Nunca ofenda a divindade mostrando apenas uma parte da Obra. Mostre também os tsunamis que mataram de uma vez mais de duzentas mil pessoas. Os vulcões que destruíram cidades. Mostre que Ele criou o Mal (Isaías e Amós entre muitas outras citações). Mostre que temos é que nos proteger do sol para não termos câncer de pele enquanto em outros países falta sol e os médicos recomendam a ingestão de vitamina D. Mostre o documentário dos leões comendo os búfalos vivos, as cobras envenenando e matando pessoas, os escorpiões, as bactérias e vírus que estão ganhando a guerra da vida. Mostre a ordem para Josué matar todos os habitantes de sete cidades, inclusive mulheres e crianças. Mostre que todas a famílias tem pessoas que morreram jovens doentes ou assassinadas. Mostre os assassinos (criados por quem?). Mostre a peste negra, mostre as pessoas que nascem com problema e lutam pela vida com sofrimento e morrem logo. Mostre que as ursas mataram dezenas de criancinhas que riram do profeta Elias, mostre quem disse “eu trouxe a espada (guerra, mortes)” e “quem não aborrecer (odiar) seu pai e sua mãe não pode ser meu discípulo”. Leia o teu Livro para conhecer as atrocidades. Mas acima de tudo Nunca ofenda a divindade mostrando apenas uma parte da Obra. Mostre o conjunto da Obra.
Mas aqui é Ciência. Marte. Meteoritos. Discussão da vida em outros planetas. Acho que você errou de blog. Atrapalhou.
E ainda há muito mais por vir!! Coisas ainda piores virão. A divindade, como você disse, não dorme, e você verá, ainda que já tenha morrido.
E quem nasce com deficiências? Deus errou na fabricação, ou é KARMA??????
Vamos lá, rodrigo:
“Olhem para o corpo humano e veja como ele funciona. Veja que o nariz foi colocado em cima da boca com uma razão.” qual razão? você se esqueceu de mencionar. O nariz poderia até estar na testa…
“O traseiro que temos que parece uma almofada, cheia de carne, para sentarmos sem problemas. Imagine se ele fosse como nossas “canelas”!” Isso não poderia ser fruto de uma seleção natural, onde os seres com traseiros “rechonchudos” tinham mais chances de prosperar e passar a característica adiante?
“E outros exemplos mais que nos leva a crer que alguém nos fez, nos criou, e pensou pra fazer.” De novo, quais são esses outros “tantos” exemplos? Não deve ser difícil enumerar mais alguns…
“Os frutos que existem e todos os alimentos que têm tudo o que faz bem para nosso organismo.” E a imensa quantidade de plantas, folhas e frutos que, para nós, são venenosos? Teria o “criador” (apenas como vc. o concebeu) se esquecido desse detalhe? Se fosse para ser um “jardim do éden”, coisas prejudiciais a nós não deveriam existir…
“A terra fértil, o sol com suas vitaminas para nossa pele, para as plantas.” Terra fértil deriva de condições existentes em certos locais. Faltando alguma, a terra deixa de ser produtiva. E o Sol não nos manda “vitamina” nenhuma! Salvo engano, apenas ajuda a fixar vitaminas que ingerimos, em nosso corpo…
“As inclinações da terra que faz com que todos os povos, do norte e do sul do planeta tenham verão e inverno, ninguém pode reclamar, há sol pra todos.” Mesmo que não houvesse a inclinação do eixo, haveria ainda sol para todos. Só o clima, e as temperaturas, é que seriam diferentes do que temos hoje!
“A inteligência do homem que o capacitou a produzir a roda, o automóvel, o telefone, a energia elétrica, a luz elétrica, o avião, as cidades, e todo o material usado está no planeta terra.” É… essa mesma inteligência criou o holocausto nazista, só como exemplo…
“É incrivel!!!!!!!! Deus existe!!!!!!!!!!! O Deus de ISRAEL foi quem criou e controla todas as coisas. Muito em breve ele vai consumar todo o seu plano de novo céu e nova terra. Plano da vida eterna para os que crerem e receberem a Jesus Cristo como Salvador.” Desculpe… mas, mesmo aceitando Deus, seus argumentos não demonstram em nada a sua existência. E também não a negam!
Não podemos provar a existência de Deus; também não podemos provar que Ele não existe! Logo, fica a escolha de cada um em acreditar, ou não! Escolha, veja bem; não CERTEZA.
Grande J.D.
Mandou bem!
Meu caro John Doe, se você ler o primeiro comentário que eu fiz, você vai ver que eu apenas comentei, nao impus nada a ninguem. Disse apenas o que eu penso. Não sou dono da verdade. Eu creio assim, mas nao digo que essa seja a verdade pra você ou outras pessoas. Pra mim é , mas posso estar errado, pois não sou perfeito. Os outros comentários vieram devido as palavras rudes e arrogantes de pessoas que não sabem respeitar a liberdade de expressão com eu já disse. Pessoas que acham ser donas da verdade e que odeiam tudo que os lembra de Deus e da Bíblia e começaram liberar palavras de muita falta de educação que eu acabei mandando de volta pra ele. Simplesmente não aceitei as palavras e mandei de volta. Não há problema algum pra mim que pessoas não crêem em Deus ou na bíblia, pois, nem o próprio Deus obriga ninguém a nada, pois se obrigasse, não haveria divergências no mundo. Eu só dei um comentario dizendo que Deus existe e que ele é o criador de tudo. Eu creio assim. Você e ninguem mais têm que crer nisso. Eu também não gritei, pois não há como gritar na escrita e quando escrevo, fico calado apenas digitando. Quanto ao seu comentário sobre o Deus de Israel,que é sim, o Deus de Israel, eu também respondi lá embaixo.
John Doe, o nariz foi colocado em cima da boca sabe porquê? Tudo que você comer vai passar debaixo dele, rsrsrs, Você vai sentir o cheiro. Se for estragado, ruim, etc, você não come. A testa é muito longe da boca. Entendeu agora? Há muitos outros exemplos, a força de gravidade, de atrito, a rotação, translação, a distãncia entre o sol e a terra, a existência da lua, as inclinações da terra possibilitando as estações do ano para todos, o funcionamento do corpo humando em geral, os órgãos do corpo, a procriação, enfim, muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiitos outros exemplos. Ervas venenosas sim existem, defeitos no ser humano, riquezas pra uns, pobreza pra outros, violência, etc etc. O negócio é que esse mundo não é o plano final de Deus. Tudo está encaminhando para o mundo perfeito que Deus tem preparado, um mundo de paz, de vida eterna, de felicidade eterna e de um relacionamento direto entre Deus e o homem. Essas coisas que você falou aí estão todas no controle de Deus. Até as açoes de Satanás estão todas sob o controle dEle. Nada acontece sem a Sua autorização. Ele é soberano!! Sei que você não crê em nada do que eu disse, e não tem que crer mesmo. Eu só estou respondendo a sua pergunta. Eu é que creio que seja assim, ou seja essa é a minha verdade, pois nao consigo crer de outra forma, ainda que eu tente. Mas posso sim estar errado, pois não sou perfeito. É como dentro das igrejas diversas, religiões diversas, cada uma crê e interpreta de uma forma, isso está aí visível a todos. No final é Deus quem vai julgar a todos nós segundo a sua justiça, oops, mais uma coisa que eu acredito, ok,não estou dizendo que você tem que acreditar. Abraço e obrigado pelo comentário.
JOhn doe, o nariz foi colocado em cima da boca para que tudo o que passar pela sua boca, você possa sentir o cheiro, se estiver ruim, estragado, etc. A testa é um pouquinho longe da boca. Entendeu agora?? Há sim muitos exemplos, a rotação da terra contando os dias, a translação contando os anos, a força de gravidade, de atrito, as inclinações da terra durante o ano fazendo as estações do ano para o norte e sul, a camada de proteção da terra, a existência da lua e sua influência na terra, o corpo humano e seus órgãos, o cérebro, etc, etc. Ervas venenosas existem sim, também defeitos físicos nos seres humanos, uns nascem e sofrem, outros têm uma vida regalada, riquezas, miséria, violência, etc. Esse mundo atual não é o plano final de Deus mas faz parte de Seu projeto. O plano de novos céus e nova terra, da eternidade, de um relacionamento direto entre Deus e o homem, a perfeição, felicidade eterna, etc , tudo ainda virá. Lá, na eternidade, depois da consumação da vida secular, tudo não haverá mais morte, defeitos, violência, problemas, miséria, etc. Hoje satanás age, mas ele será destruido, tudo isso lé parte do plano de Deus e está no controle dEle. O Deus de Israel é Deus de Abraão, de Isaac e de Jacó. Senhor dos exércitos, Alfa e ômega, o grande Eu Sou, etc. Israel é o nome dado a Jacó, filho de Isaac, filho de Abraão. Os filhos de Israel ou Jacó, 12 tribos formaram o Estado de Israel. O povo escolhido do Senhor é Israel, mas Deus já tinha o plano de esterder a sua salvação a todos os outros povos da terra, os gentios (zambujeiro bravo ) que foi enxertado na Oliveira verdadeira, que é Jesus Cristo. Ele tapou os olhos dos Israelitas para não aceitaram a Jesus como o Messias e salvar os gentios, mas está no seu plano resgatar Israel no momento certo, no período da grande tribulação. Você disse também sobre o holocausto, sim, aconteceu, muito triste, mas tudo está esteve e estará sempre no controle de Deus. Nada acontece sem a Sua autorização ou permição. Até as obras de satanás são controladas por Deus. Tudo que acontece de bom ou de ruim não acontece sem que Ele autorize. Como eu disse, um dia o mal não vai acontecer mais, somente o bem, mas nesse mundo e vida secular será assim até a consumação dos séculos. Estou apenas respondendo sua pergunta, não sei se vão publicar, pois já respondi ontem e ainda não apareceu, se vier duplicado, desculpe, não foi minha culpa. Tudo isso é minha opinião, que Deus é o autor de tudo, mas nunca disse em comentário algum que vocês têm que crer, CAda um crer naquilo que achar correto.
Enquanto vcs discutem isso, eu vou contando o dinheiro…rsrsrs…Ohhhh, sera que tb tem contribuintes em Marte…rsrs
Eita, Zé. Guentaí que o “novo” Supremo já te tira do xilindró.
O Supremo da semana?
Promoção, entram dois ministros e saem 10 presidiários!
Coitado do Barbosa, ele bem que tentou…
Desculpa, saem 10 cidadãos recuperados para serem reintegrados na sociedade.
Psicopatas não tem recuperação.
Chama a atenção o blogueiro não ter citado os cientistas que apresentaram fortes evidências de que os sinais de vida no meteorito ALH 84001 eram querogênio produzido pela contaminação terrestre. Esse caso está parecendo um outro equívoco semelhante.
Justo, não é verdade. No caso do ALH 84001, os caras apresentaram QUATRO evidências independentes de atividade microbiana. A hipótese de contaminação terrestre só era capaz de explicar um deles. Ademais, se é tudo contaminação terrestre, deveria haver traços similares em meteoritos não-marcianos. Até hoje, ninguém descobriu. E aposto que não foi por falta de tentar. Seja lá o que são os traços encontrados, foram feitos em Marte.
my god speed racer !!!!!
Meu caro paciente e bem humorado Salvador,
Você vai divulgar seus livros pelo. Kindle ? Eu gosto muito
Principalmente para viajar. De avião então, não ocupa és
paço e você leva uma biblioteca inteira.
Estou apaixonado pelo Kindle também. Ele vai sair em formato digital.
Salvador, a matéria ficou ótima.
Nunca disse isso mas vou dizer:
Sou teu fã cara, entro no blog todos os dias seja para ler materia nova ou ler novos comentários…
abração e bom final de semana!
Valeu, Anderson! Abraço!
so uma pessoa com um cerero do tamanho de um grão de areia e a inteligencia do tamanho de uma semente de mostarda que acredita que nesse universo enorme e infinito não exita vida em outro plante . porque so nós nesse universo enorme somos privilegiados acorda bando de tapado que exite vida existe sim é que ate hoje ninguem descobriu algo concreto mais um dia irão descobrir
Concordo.
Olá. Aprendi que discutir sobre paixão futebolística, político-partidária e “religião” não se leva a lugar nenhum. Dificilmente um lado vai mudar de opinião. Mas, prefiro acreditar na ciência, sabendo que esta busca esclarecer os fatos ainda obscuros e está sempre aberta a dizer que a teoria atual está errada, criando outra melhorada. Enfim, pode até ser que o homem não tenha vindo do macaco…mas com certeza da costela do adao nao dá pra engolir
Concordo, a ciência evolui, ao passo que as religiões estão estagnadas desde quando foram criadas, há milhares de anos.
Rapaz, que notícia ! É provável até que, mude os rumos do processo do mensalão !
Sério? Por isso você resolveu ler sobre astronomia? Ou decerto você acha que, a partir de agora, todos os jornalistas do mundo deveriam escrever apenas sobre coisas que digam respeito ao julgamento do mensalão? O mundo será insuportavelmente feio e chato se seguirmos esse caminho. Mas quem sabe as pessoas consigam dissipar um pouco da frustração com o revertério no processo do mensalão especulando sobre vida em outros mundos e o nosso contexto mais amplo no cosmos?
lula, delubio, ze dirceu, jenoino, dilma……..prova de q nao estamos tao distantes das amebas
Blog errado, Salvador, somente isso. E uma total falta de entendimento e interpretação do texto. 🙁