Mais quatro mundos habitáveis
Um grupo internacional de pesquisadores, fuçando dados de arquivo de busca por planetas fora do Sistema Solar ao redor das menores e mais comuns estrelas do Universo, encontrou oito novos candidatos, dos quais possivelmente quatro são mundos habitáveis.
Todos entram na categoria das “superterras” — planetas maiores que o nosso, mas mais modestos que Netuno, o menor dos gigantes gasosos em nosso Sistema Solar. O mais próximo está a apenas 17 anos-luz de distância, uma ninharia em termos cósmicos. (Um ano-luz é a distância que a luz atravessa em um ano, cerca de 9,5 trilhões de quilômetros.)
Ele orbita a estrela Gliese 682 e tem uma massa mínima 4,4 vezes a terrestre — o que faria dele um planeta com 1,5 vez o diâmetro do nosso planeta, se tivesse a mesma composição. Ele completa uma volta em torno de seu sol a cada 17 dias terrestres.
O sistema mais interessante dentre os recém-descobertos, contudo, pertence à estrela Gliese 180, a 38 anos-luz de distância. Lá, dois planetas diferentes se encontram na chamada “zona habitável” — a região do sistema planetário em que um planeta do tipo terrestre seria capaz de preservar água em estado líquido na superfície. Trata-se da condição mais essencial para a vida como a conhecemos. O mais interno deles dá uma volta em torno de seu sol a cada 17 dias, e o mais afastado completa um ano em 24 dias.
Finalmente, o quarto mundo habitável descoberto pela equipe liderada por Mikko Tuomi, da Universidade de Hertfordshire, no Reino Unido, gira em torno de Gliese 422 e completa uma translação em 26 dias.
Não é o caso de estranhar que todos esses mundos, apesar de receber radiação mais ou menos equivalente à que a Terra ganha do Sol, completem seus giros anuais tão mais depressa que nosso mundo, que executa uma volta a cada 365 dias. O Sol é uma estrela amarela, bem maior que as anãs vermelhas a que o estudo diz respeito. Quanto menor a estrela, mais perto dela fica a zona habitável.
O estudo, feito com dados colhidos pelos instrumentos HARPS e UVES, ambos do ESO (Observatório Europeu do Sul), no Chile, foi publicado no periódico “Monthly Notices of the Royal Astronomical Society”.
Para descobrir os oito novos planetas e confirmar a existência de outros dois já apontados por outro grupo, a equipe analisou dados de 41 estrelas anãs vermelhas. Uma análise estatística sugere que planetas de baixa massa — muitos deles possivelmente réplicas da Terra — são extremamente comuns ao redor desses astros. Os resultados sugerem que cada uma dessas estrelas deve ter pelo menos um planeta de baixa massa, e possivelmente muitos mais.
A notícia é sobretudo animadora porque as anãs vermelhas representam 76% de todas as estrelas da Via Láctea. Deve haver Terra para tudo quanto é lado na nossa vizinhança. E as atmosferas desses mundos poderão em breve ser estudadas pelo Telescópio Espacial James Webb, que a Nasa quer lançar em 2018 para suceder o Hubble. Talvez daí venham os primeiros sinais de vida extraterrestre. A busca está esquentando.
Tanta euforia para nada! Nem conseguimos colocar o pé em Marte, que é bem mais próximo da Terra. A humanidade está fada a extinção antes de conseguir sair do sistema solar.
Ok, Paulo. Já que a humanidade está “condenada” à extinção, sugiro que vc. faça sua parte. Boa viagem! 🙂
É esse o grande problema da atualidade. Estamos consumindo os recursos naturais do planeta Terra numa velocidade de avião a jato enquanto que a conquista do espaço ocorre numa velocidade de lesma. Só para ter uma idéia da seriedade da situação, na década de 1960 consumíamos cerca de 70% de tudo o que o planeta produzia, enquanto que hoje já consumimos 1,5 planeta (um planeta e meio), ou seja, a Terra está levando um ano e meio para repor o que o homem suga dela em um ano. Se continuarmos nesse ritmo, em 2030 vamos precisar de nada menos do que a capacidade produtiva de duas Terras para sustentar nosso estilo de vida. Diante deste quadro é até angustiante ver que nem o atual país mais rico do mundo (EUA) tem condições financeiras para mandar o homem em Marte (que é do nosso lado) quanto mais levar astronautas a planetas a anos-luz daqui. Conclusão: ou tratamos logo de bolar um outro tipo de economia que não dependa do consumo desenfreado ou vamos encarar o mesmo destino do antigo povo da Ilha de Páscoa.
É isso que acontece quando um depressivo acessa um blog de ciência…
Legal!, será que é possível lotar uma nave de políticos do pt inclusive o ladrão de nove dedos e sua fantoche lá de brasília e mandar lá para este planeta… acho melhor não, não vamos poluir lá também. cambada de larápios!
Quantas descobertas importantes , embora ainda estamos longe de viajar para algum desses planetas recém descobertos ; num futuro não muito distante, talvez possamos conhecer esses novos planetas mais de perto.
http://www.youtube.com/watch?v=gL8MqTCxq9U
Postando esse link aqui, não estou querendo abrir discussão sobre religião e ciência, mas acho que as duas deveriam andar juntas.
Impossível, religião não prova nada. Ciência pelo menos tenta.
Andar juntas não. Mas também não precisam se anular.
Queria saber apenas como um telescópio pode tirar uma foto de um planeta a dezenas de ano luz e enviar pra NASA ou então, recolher uma amostra do solo de marte, analisar e enviar pra NASA, se meu celular, aqui na grande São Paulo não consegue funcionar….. !!!
Salvador: o difícil será estabelecer um diálogo.
– Olá, tem alguém aí?
(34 anos depois) – Oi tem sim. Quem fala?
(34 anos depois – Bom, a pessoa que mandou a msg já morreu. Agora sou eu que falo. Somos aqui da Terra. E vcs?
(34 anos depois) – Ihh o ET que respondia as msgs morreu. Não sei o que o que vcs estavam conversando antes. Quem fala mesmo?
hehehehe
hehehehehe…..
Mais ou menos por ai… rs
Isso se do outro lado tiver alguem que entenda a mensagem inicial…
A Federação só está esperando colocarmos um macaco em Dobra 1 pra entrarem logo em contato!
🙂
Salvador, uma translação curta não influenciaria muito nas condições climaticas de um planeta para o desenvolvimento de criaturas mais “sofisticadas” ? ou elas apenas fazem mais aniversarios?
Difícil especular. Em tese a evolução moldaria as criaturas para se adaptarem, mas não sabemos se há limites fundamentais.
Culpa da Dilma e dos PTralhas.
E dos trôxa qui votáru neles.
Matéria sensacional hein, Salvador. Tornei-me frequentador assíduo do seu blog, pela escrita empolgante e didática. Espero ansioso pelas descobertas astronômicas que virão nos próximos anos! A coisa está esquentando, como você mesmo disse.
Uma pergunta: anãs vermelhas podem ser morada de inúmeras terras, mas li em algum lugar que elas apresentam algumas dificuldades aos planetas para abrigarem vida, como a baixa incidência de energia e o efeito da rotação sincronizada (“tidal-locking”). Esse fenômeno é frequente? Não sei bem como funciona.
Grande abraço.
Tidal locking é um problema, mas não é um showstopper. Baixa incidência de energia, não. Basta estar suficientemente perto dela para compensar seu brilho diminuto. É justamente o caso desses planetas aí.
Apesar da “ninharia” dessas distancias em termos cósmicos (17 e 38 anos-luz), não custa nada lembrar que, com a tecnologia atual, para uma nave terrestre percorrer um único ano-luz levaria algo perto de 18 mil anos, contados no nosso calendário. Logo, bem ponderada, qualquer medida em ano-luz não é ninharia coisa nenhuma! Por outro lado, cosmólogos que com incrível facilidade falam em bilhões de anos-luz estão recorrendo à abstração de todas as abstrações, dado que são distâncias inimagináveis – muuuito além de qualquer capacidade de cogitação! Distâncias que em nosso espírito se mesclam e se confundem à ideia do infinito; este então é inapreensível. E pronto: o inapreensível por si mesmo o é.
Os Alliens somos nos,isolados no suburbio da Via Lactea ! A podridao litigante e nauseabunda do Universo! Humanos…BAHHH !
Você é gaúcho?
…e deprimido. Ó coitado!
Rodrigo, se pensar em “gayúcho”, pode rolar homofobia…. rsssss….
Ahuhauhua… 🙂
SE X ELEVADO AO QUATETO DA HIPOTENUSA / POR PI + A DISTANCIA QUE QUEREM ALCANÇAR – FREQUENCIA DE UM ATOMO QUE CORRESPONDE A Y TIRANDO A IMPUREZA DOS PROTONS E DOS IONS CONSIDERANDO QUE A MASSA MOLECULAR POSSA DESINTEGRAR LOGO CHEGAREMOS A UM RESULTADO QUE É IGUAL
( . ) QUE SEGUNDO AOS MEUS CALCULOS É = É MUITA ALDACIA
CONCLUSÃO: NOS SERES HUMANOS SE NÃO CUIDARMOS DO PLANETA EM QUE VIVEMOS FLORESTAS / RIOS / OCEANOS /
TESE : TRATE DE GANHAR NA MEGA SENA QUANDO ESTIVER ACUMULADA EM 100.000,00 ECOMIZE O SEU PREMIO NAÕ GASTE UM CENTAVO AI VC POR COMPRAR UM BILHETE PARA PEGAR O ONIBUS ESPACIAL
Carlos, desculpe, mas onde entra a “ALDÁCIA” na equação? É um termo da matemática, da física ou da química, já que tudo foi “misturado”???
Me parece que escrever ALDACIA já é uma audácia muito grande.
Danir, na verdade, foi uma brincadeira minha. Audácia mesmo é querer impressionar, misturando coisas com palavras “difíceis” e “se achar”.
Ou é muita ingenuidade, ou muita ignorância, mesmo. Não resisti em jogar a ironia 🙂
Tem sua lógica.
EXISTEM MISTÉRIOS ENTRE O CÉU E A TERRA QUE O HOMEM DESCONHECE E QUE NUNCA SERÁ REVELADO.
LEIA A BÍBLIA!
DEUS ABENÇOE!
Boa, disse tudo! Esse pessoal da ciência fala, fala … e não prova nada!!! Desde criança que vejo essas possíveis descobertas de planetas habitáveis e não passam de mera fantasia. Não provam nada!!! Esculhambam os crentes, mas diferentes não somos fanáticos … ficar acreditando em coisas sem provas … essa é a bela ciência fajuta criada pelo homem.
Como disseram comentários acima, invés de melhorarem nosso planeta, ficam imaginando coisas que nem existem e nem provam nada … decepcionante. Por isso que as coisas da ciência dos homens nunca vai passar de teoria, lamentável!!! >_<
É. Religião é que passa de teoria. Veja como a cada dia temos mais milagres.
Existem mais religiões baseadas no mesmo deus ( e diga-se de passagem que elas nunca entram num acordo) do que estrelas no universo!!!
1 – Leia a Bíblia e perca a Fé (Saramago).
2 -” … ficar acreditando em coisas sem provas … uauu… esta é a definição destas fantasias, também chamadas de crenças, ou religiões.
O alejado volta a andar e o cego a enxergar, e o amputado porque não pode voar? Ou ganhar pernas novas? Óh seu Deus.. Será os amputados tão ruins assim? 🙁
Vai rezar e some daqui, desgraça!!!
Eles detestam a última palavra, mas é o que eles são. hauauaua
Paulo, primeiramente, seja educado: escrever em caixa alta (casplock ativado) é o equivalente a gritar com as pessoas. Divulgue sua crença, mas faça em tom baixo.
Segundo, dê uma melhorada na concordância: se são “mistérios”, então o correto é “revelados”. Senão, vai parecer que vc. está apenas repetindo automaticamente o que ouviu de outra pessoa.
Terceiro, além da fé cega; da absoluta falta de vontade de pensar ou raciocinar e da necessidade absurda de crer em qualquer coisa, por mais absurda que parecça. de onde vem sua certeza de que os tais “mistérios” nunca serão “revelados”?
Aceitando um criador, que sentido faria ele nos dar inteligência, para não a utilizarmos na solução de nossas dúvidas? Se fosse para aceitar apenas o que disseram que Ele disse (há controvérsias), escrito em apenas uma única fonte, sem qualquer outro paralelo na história (fonte única = fonte duvidosa), então para que dotar as pessoas de consciência, inteligência, e do tão badalado “livre arbítrio”?
Melhor seria a ignorância, não lhe parece mais sensato?
Em tempo: o correto é “serão revelados”. Omiti o verbo.
Salvador, você tem certeza que há outros planetas habitados? Responda apenas: sim ou não. Sem argumentos.
Sim.
Grato. Sendo por experiência, minha admiração. Se for por teoria, decepção. Muita teoria, muita masturbação mental. Sucesso sempre para ti.
É por experiência. Mas não por abdução ou cascata similar. Falo das experiências científicas que explicam como a vida se forma, por exemplo.
Pela experiência alheia, então. Convicção fincada em areia, frouxa. Se elas caem, você cai junto. Sexo é bom porque quem faz diz que é. Isso explica porque sua audiência ser na imeeeeensa maioria adolescente. Onanismo.
Hmmm, esse é o sistema da ciência. Se não tá bom pra você, que se há de fazer?
Sua religião é a ciência. E acha que é a única e a melhor. Zomba do que desconhece e não sabe. Um crente que come e vomita fórmulas. Um decoreba de teorias. Fanático por ficção científica. Se o pastor-cientista provar que um mais um é três, publicará um artigo enaltecendo-o como se fosse verdade sua. Se o pastor-cientista mudar de opinião escreverá outro artigo o endeusando por ser humilde. Suas parábolas são lineares, como as explicações do pastor-cientista. Credo. Meio do caminho. Mas, melhor do que não caminhar. Compreendo-o. Prometo continuar lendo suas matérias resumo que o Bispo-Editor-Chefe pedir para você fazer. Pura diversão. Rsrsrsrsrs
Como esses religiosos são burros!!!!
É por isso que eles também não acreditam na teoria da evolução. Eles não evoluíram. hauauuaa
Amigão, e eu não estou vivo? Para se ter certeza absoluta de que o universo (este e os outros todos) estão cheios e entupidos de vida bastam duas coisas:
1- falar comigo e dar uns rolezinhos na minha nave, como usamos o deslocamento ARCTAL nossa velocidade será a velocidade do pensamento (é equivalente à dobra 9000 do Capitão James Tiberius Kirk, meu chegado).
ou
2-usar a Inteligência associada à Lógica e ao conhecimento da Matemática e Astronomia/Exobiologia.
O segundo método é mais fácil.
Lendo alguns comentários aqui e morrendo de rir daqueles que fazem da Ciência seu fanatismo religioso….
O fato de ainda não termos visto ou termos tido contato não quer dizer que não exista. Se vocês pensam somente no visível meus caros “científicos” esqueçam de Higgs, o qual foi pisoteado pela intelecta comunidade científica por ser simplesmente um professor com uma teoria esdrúxula e acabou calando a boca de todos, esqueça de Nikola Tesla, esqueça mesmo de Einstein e tantos outros geniais cientistas… Esqueçam que somente na nossa galáxia existem alguns bilhões de planetas que podem ter vida orgânica e que no universo conhecido existem bilhões de galáxias com seus outros bilhões de planetas com possibilidade de vida orgânica… Esqueçam do espectro de luz que seus olhos limitados podem ver, e a grande faixa que ele não conseguirá ver sem ajuda de aparelhos…
Adoro os céticos fanáticos, motivo de boas risadas, eles não percebem que são tão fanáticos quanto os chatos religiosos!
Você mesmo aponta a diferença entre ciência e religião. Higgs e Tesla acabaram reconhecido, e os ignorantes que os desprezaram foram superados. Agora, me diga o que mudou na cartilha religiosa nos últimos 2.000 anos? O livro continua rigorosamente o mesmo, sem atualizações, mesmo que muitas das “informações” ali contidas já estejam ultrapassadas. A ciência se auto-corrige. A religião, por estar calcada na fé, não.
Salvador, imagino que você não tenha compreendido meu comentário. Não sou pró religião, essa como a maioria de nós conhecemos, é recalcada e deturpadora com intuito de manipulação de massas tão somente.
Ao contrário, amo ciência, amo astronomia, adoro física quântica e astrofísica, mas não sou como muitos que amam e são irredutíveis e fechados à novidades e à possibilidades.. Afinal, a ciência, de início sempre trata as possibilidades, caso contrário não haveriam motivos para estudos.
Esse tipo de homem cientifico, o que só acredita no comprovado, já está ultrapassado e quando os vejos gritando pelos comentários afora, os coloco no mesmo patamar dos chatos e fanáticos religiosos, pois assim o são, tais quais…
Ele tem dificuldade de interpretar raciocínios aparentemente desconexos, talvez por julgar a bíblia judaico-cristã e seus seguidores como única religião, cita-a sempre. Típico dos cientistas europeus ultrapassados. Desconhece as religiões orientais completamente, tão pouco sistemas filosóficos atuais e antigos ocidentais e orientais. É centrado somente em dogmas científicos. Um crente da ciência acadêmica cartorial. Carimbou é valido, não tem selo não vale.
Zohan. Resumindo, pega leve. O sistema aqui é bruto. Rsrsrsrs…
Se alguém estiver interessado em uma doutrina que consegue mesclar Ciência, Religião e Filosofia, tendo como centro deste triângulo a Moral, sugiro que estude a Doutrina Espírita. Não vale Wikipedia. Quando deixamos de perceber Deus como um ser antropomórfico, genioso, egoísta e com intenções dominadoras, podemos começar a entender o universo como uma obra única que engloba tudo. Não é necessário ser carola, não é necessário ser cartesiano, não é necessário ser contestador, não precisamos ser chatos. Deus é a origem de tudo, e eu não o compreendo, embora acredite. Assim como Einstein e muita gente boa.
Ó trabalho mais ingrato
Argumentar com os crentes incautos
Quanto mais se busca levá-los à razão
Mais ignorante eles te tornarão.
Milton a ignorância ai é bi-lateral, mais assutadora ainda com aqueles que lêem e não compreendem o que lêem, esses ai sim são os verdadeiros crentes incautos, seja na religião ou na ciência. Saem a dizer asneiras sem ter no mínimo interpretado um texto!
Seria tão difícil estudar um pouco de interpretação textual? Apesar de no caso da minha contextualização não ser necessário pois, o que eu expliquei ao Salvador, uma pessoa com um mínimo de senso crítco teria compreendido…
Tenha em mente que você não está discutindo comigo, você está discutindo com fatos, homens da ciência, como você talvez se julgue, são tão ignorantes e fanáticos como os homens de religião, o jogo é o mesmo, só muda o time!
Seja mais mente aberta meu caro, faça a sua vida menos pragmática e mais um mundo de possibilidades ciêntíficas! Os grandes foram grandes porque viveram deslumbrando essas possibilidades…
Ah e pare de tentar manipular um comentário, assim como fazem os chatos religiosos, com intuito de fazê-lo parecer que está discutindo com um crente, se leu bem nem sou ligado à religião..
“A ignorância é verdadeiramente ignorante por acreditar que as verdades são imutáveis e por se fechar à novas possibilidades”
Zoran: agora vc me deixou confuso. Se vc não acredita na ciência, que exige comprovação, e não é religioso, então …. ah! Já sei. Vc é um visitante de outro planeta querendo gerar discórdia entre os terráqueos e levá-los a auto-destruição para poderem tomar posse deste mundo! Socorro! Chamem o FBI! Onde estão Mulder e Scully!
Zoran, quantos cientistas você viu queimando pessoas na fogueira; esticando-as em mesas de tortura, ou as mantendo enclausuradas por não aceitarem suas teorias?
Quantos homens de ciências tentam impor suas descobertas aos demais sob a mira de um fuzil AK-47?
Quantos pensadores ficam milionários vendendo suas idéias fantásticas (e muitas vezes demonstradas à exaustaão) para os demais?
Quantos desses homens únicos protestaram ao ver suas idéias e conceitos reformulados pelos novos conhecimentos?
Quem é o fanático aqui, cumpadre?
ÔÔÔ milton, O Zoran não é do meu quadrante da galáxia, não. E ele também não é de Andrômeda, que conheço como a palma das minhas oito mãos. Deve ser da Terra mesmo. No Espaço não temos estas dubiedades.
Ah e já ia me esquecendo. Apesar de sua resposta infantil, lhe responderei:
Acredito na ciência, mas relevo a “sabedoria” daqueles que adoram cuspir o pronto, o já comprovado, o já conhecido como sendo base de verdades imutáveis.. Estes para mim estão fadados a serem somente seguidores cegos por seus fanatísmos pragmáticos, e não formadores de opinião!
Típica resposta de quem não possui mais argumentos não é Milton? Comprovou tão somente o que eu já havia deduzido… Tsc, tsc!
Bom, se vc deduziu alguma coisa, já é um bom sinal. Aliás, essa é a base da ciência: deduzir algo sobre as evidências disponíveis.
Êpa! Mas não é nisso que vc acredita, né? Então, deduzo que vc não deduziu nada. Que pena.
Há duas possibilidades: existir ou não existir. Ou você está sozinho na sala ou tem mais alguém. Faça sua aposta.
Outra possibilidade :
Você está sozinho na sala, começa a imaginar que tem mais alguém e cria uma religião em cima disso.
Rafael,
Talvez eu não tenha sido claro o suficiente, mas no terceiro parágrafo eu disse que os sonhos não acabaram.
Contudo, é fato que não foram encontrados seres vivos no nosso sistema solar, além da terra, até o momento. Agora eles estão direcionando o foco para algumas luas de júpiter e saturno.
Mas lá fora as chances aumentam bastante.
Abraços
Se quem nasce na Terra é terráqueo, em Venus é venusiano, por que cargas d´água quem nasce em MARTE é Marciano e não MARTIANO????
Bruno, até prova em contrário, ninguém nasceu nem em Vênus, nem em Marte, e nem na Lua (que seria, a propósito, “selenita”, nome dado aos hipotéticos habitantes da Lua, além do mineral).
Logo, preocupar-se com erros de gentílicos é perda de tempo. Ache os habitantes primeiro; depois preocupe-se com a maneira correta de chamá-los!
O que seria perda de tempo, além de ser tutor de comentaristas de blog?
TOMARA QUE ISSO SEJA VERDADER; POIS SE FOR VOU DAR UM JEITO DE IR EMBORA PRA LÁ TALVEZ EU CONSIGA COMPRAR UM LOTE LÁ PRA MIM. POR AQUI EM DIAMANTINA MG UM LOTE DEPENDENDO DO LUGAR CUSTA EM MEDIA R$120,00, E LÁ TALVEZ EU CONSIGA ATÉ CONSTRUIR.
O assunto é fascinante, mas é só começar a fazer umas contas simples que bate uma preguiça danada. Imaginemos uma nave capaz de viajar a 100 mil km/h, o que hoje é totalmente impossível e acredito que por muito tempo ainda será; pois bem, viajando a essa velocidade levaria nada mais nada menos que 183.600 anos (salvo algum erro nas minhas contas) para chegar até o mais próximo desses planetas, o que está a 17 anos luz. É dose!
Amigos, tudo isso é especulação e, mesmo que seja verdade, 17 anos-luz está muito distante de nossa tecnologia. A verdade é que habitamos uma jóia; a terra é uma jóia muito, muito rara…!
Varias teorias…nunca se chega a nada. Oque divide o planeta terra do universo se chama, ?.
Hmmm, vácuo?
Ba dum tssss
http://www.youtube.com/watch?v=6zXDo4dL7SU
tum tum tum…tssssss
clap, clap, clap!!!!!
Certa respostammmm, agora valendo 10.000….kkkk
E sem teorias chegamos aonde?
Possivelmente, num sincretismo religioso, onde nada precisa ser testado, provado ou demonstrado. E onde só existe uma única resposta para tudo…
e tem gente q acredita em deus !!!
que deus pode cuidar de tudo isto !!!!
Eu fico a me perguntar: Se uma dia acharmos um planeta abitavel, ou já abitado e se tivermos como chegar lá, como iremos agir ???
Como sempre fizemos, chegamos lá e tomamos tudo como se fosse nosso ???
Ou se faremos como os ETs (rs) que só observam nossa evolução sem interferência à milhões de anos ???
Aliás, se descobrirmos alguma coisa viva lá em cima, vai ser o fim do que acreditamos cá em baixo, já pensou ???
Ops, Habitável/Habitado……
já pensaram num lugar que não tem corintiano !!!!
que maravilha !!!!!
Impossível meu chapa, onde tiver vida, LÁ ESTAREMOS NÓS!!!
100 CHANCE !!! 🙂
Isso jamais acontecerá! Vamos abrir escovinhas de futebol até em Nibiru!
Acho que jamais teremos contato, até porque as distância são enormes. Melhor cuidarmos de nossas vidas e esperar Jesus voltar,é mais negócio.
faz tempo que ele saiu né camarada?
Vai voltar não, sorry. Esse já era.
Conformismo, criacionismo e comodismo: marcas registradas dos “crentes”!
Boa tarde Salvador.
Costumo ler sua coluna, e as vezes fico muito desanimado com a leitura. Não é o assunto em si que causa o desapontamento, é a forma com que as pessoas comentam, grande parte das vezes com afirmações no mínimo ingênuas, e principalmente com o português que usam para se comunicar. Os comentários e a escrita demonstram claramente o déficit educacional que existe no Brasil. Eu não quero com isto desvalorizar as pessoas, mas alertá-las para que procurem aprender a escrever usando plurais, tempos verbais e flexões pronominais corretas. Uma coisa leva à outra. Se eu falar e escrever corretamente, respeitando a coerência da língua, certamente terei mais capacidade para articular pensamentos mais complexos e apresenta-los aos meus interlocutores com clareza e correção. Repito não é uma crítica destrutiva, é a constatação de uma situação que precisa ser mudada se quisermos ser levados a sério e ao mesmo tempo assimilar conhecimentos para exercitar a nossa mente e o nos comunicarmos com precisão. Certamente um trabalho árduo para quem começou com o pé esquerdo, mas muito necessário. Saudações a todos.
Danir, o segredo para o aprendizado é a leitura e não ter vergonha de se expressar. Por isso recebo de braços abertos todos os leitores e os encorajo a comentar, não importando o que tenham a dizer. Abraço!
Obrigado Salvador. Que fique claro que não tenho a intenção de restringir ninguém. Apenas faço uma constatação, propondo que as pessoas que perceberem estas inconsistências em si mesmas, se mobilizem para superá-las. Saudações
Danir, suas considerações são válidas, mas pense: esse blog, com seus participantes é uma pequena amostra do que é a sociedade, no geral. Crentes, descrentes, fanáticos, “assassinos” da língua pátria, teimosos, zombeteiros… a lista é imensa.
Logo, se você se desanima por aqui, imagino como é lidar com as pessoas desse mundão afora…
Vamos combinar assim: quem puder, que acenda mais uma vela do conhecimento e ajude a espantar as trevas da ignorância! 🙂
Abraços!
Olá John Doe. Sua colocação procede. pessoalmente eu dedico uma parte do meu tempo ao trabalho pelas pessoas, e sempre que posso incentivo a busca pelo conhecimento e pela educação. Pelo mesmo motivo procuro alertar sobre as deficiências em nossa educação, que são visíveis quando entramos em qualquer espaço da internet. Desde artigos escritos por profissionais que deveriam ter um nível mínimo de correção e coerência até os completamente sem noção. Na verdade é uma espécie de cruzada pelo melhor padrão de educação, com certeza um espaço como este dedicado ao conhecimento científico se presta ao tipo de comentário que fiz. Saudações.
Valeu. Abraços!
Concordo Danir ( nome se começa com maiúscula), você é exemplo claríssimo do déficit escolar no Brasil.
Não sabe usar parágrafos, acento nas palavras e expressa frases confusas.
Não desanima não, vai nessa tua luta que você consegue.Abraço.
Olá Frank. Creio que não fui compreendido quando fiz meu comentário. Não tenho intenção de criticar pessoas pelo que elas não sabem. Tenho sim a intenção de chamar a atenção, de quem quiser ouvir, para um problema que afeta nosso desenvolvimento como sociedade organizada. Articulação verbal e capacidade de expressar ideias de forma correta com uma escrita correta, fazem parte de um processo de educação e aperfeiçoamento do indivíduo. Portanto minha proposta é: Que as pessoas com capacidade para isto, mesmo que tendo as dificuldades naturais do aprendizado tardio, tentem aperfeiçoar sua forma de expressão. Com certeza este esforço será revertido em sucesso. Quem o fizer ira se sentir melhor e será melhor compreendido em suas colocações. Quanto ao meu nome colocado com minúscula, não foi um ato falho ou demonstração de ignorância. Apenas um hábito, quando faço meus comentários, uma espécie de marca pessoal. Quanto à sua forma de abordagem, tentando desqualificar minha capacidade de escrever clara e corretamente, me pareceu uma forma de agressão velada. Talvez o comentário tenha atingido os seus brios e devido a algum déficit de interpretação você tenha se sentido diminuído. Daí a reação. Por favor não enverede por este caminho. Se eu não acreditasse que a minha critica era construtiva e incentivadora de uma atitude propícia ao aperfeiçoamento ´pessoal, não a teria feito. Como a mãe de um político muito conhecido, eu também nasci analfabeto, e daí em diante sempre trabalhei para aprimorar meu conhecimento e minha educação, conseguindo escrever sem dificuldade trechos longos sobre diversos assuntos e meu nome corretamente, mesmo que começando com letra minúscula. Tenha um bom dia.
Déficit de interpretação quem sofre é você meu caro, este blog é de astronomia, e não do professor Pasquale.
Olá Frank. Se continuar assim nós vamos acabar ficando amigos. A ideia por traz do meu comentário é provocar o questionamento. Este blog é um espaço voltado para a cosmologia, e aberto para os mais estapafúrdios comentários, e então seguindo a filosofia do próprio dono do espaço, coloco os meus comentários da forma que acredito ser apropriado. Francamente não vejo neles maior impropriedade do que nos outros que estão ai, a não ser que você acredite bobagens têm mais valor do que uma crítica construtiva. Da próxima vez procurarei ser mais, como direi, astronômico e cosmológico; e menos Pasqualino. Assim não ferirei suas suscetibilidades. Saudações.
Falta pouco para o homem descobrir que existe vida inteligente em vários planetas. Não estamos sós neste universo gigantesco.
Mal tem vida inteligente NESTE planeta… tá dose.
Verdade…
Veja o absurdo, sempre encontram planetas “habitáveis” ou não, que fazem órbitas minúsculas ao redor das estrelas, é 17, 22, 15 dias etc… enquanto aqui no sistema solar temos planetas que demoram 300 anos para fazer uma única órbita, ou seja, tá mais que provado que não descobrem é nada, quem garante que é o mesmo planeta que passa duas vezes em 17 dias??? Tudo pura especulação baseado na luz emanada por estrelas que podem nem existir mais. Não sabem nem a configuração atual do sistema solar e ficam largando essas pérolas a respeito do universo, conta outra.
Cara, você é o mórmon mais ranzinza que eu conheço. Eles normalmente são tão dóceis…
Os planetas foram descobertos pela técnica da velocidade radial. Ou seja, eles medem o efeito Doppler na luz da estrela conforme planetas interagem gravitacionalmente com ela em suas órbitas. Quanto maior a massa, maior a interação, e a periodicidade pode ser identificada pelo fim de um ciclo e início de outro. Note que diversos planetas descobertos por esse método também foram observados por técnicas alternativas, como a que mede o trânsito (redução de brilho da estrela quando o planeta passa à frente dele). Então trata-se de um esquema sólido de observação. Ademais, note também que, para o presente estudo, foram usados DOIS instrumentos diferentes, de forma que um servisse de contraprova do outro. Apesar de tudo isso, os astrônomos ainda chamam esses planetas de “candidatos”, reconhecendo a dificuldade de encontrar planetas em torno de anãs vermelhas. Por fim, nosso sistema planetário tem planetas com órbitas longas (que só podem ser detectadas em outros sistemas se você observar por tempo suficiente), mas também tem órbitas modestas, como a de Mercúrio — 88 dias. E nada sugere que o nosso sistema solar seja típico do que há lá fora. Na verdade, ao que tudo indica, a maioria dos sistemas é mais “compacta” que o nosso. Abraço!
Salvador, permita-me uma frase e uma sugestão: enquanto o sábio aponta para a Lua, o tolo enxerga apenas o dedo!
Para quem não quer acreditar, nenhuma prova, por mais contundente que seja, será suficiente. Será perda de tempo e esforço. Verdadeiras pérolas aos porcos… (sem ofensa aos suínos, ou a quem se identificar com eles!).
Ow branquelo do sapatinho polido!!! Você acredita em fantasma meu chapa!!! E vem tirar onda de cientistas???? Volta lá vender seus livrinhos vai!!!!
Descobriram oito planetas e lá vem DEUS.
Pelo amor de DEUS!!!!!
Estive fazendo algumas analises do que se passa nos meios de comunicação, o que me chamou atenção foi o L.H.C large hoder colider , construido na Suiça …não seria a famosa maquina do tempo,,,,,???
Salvador! Com relação a velocidade da luz, se emitirmos um feixe de luz na direção do planeta, ele chegaria daqui a 17 anos neste planeta, certo? Ou não tem nada a ver? Não seria uma forma de comunicação?
Certo. Podemos mandar uma onda de rádio também. Rádio é luz em outra frequência. Essa é a premissa das pesquisas SETI (Busca por Inteligência Extraterrestre).
Obrigado!
Onde posso encontrar literatura sobre este assunto?
Segura as pontas até o fim de abril para o meu próximo livro, que tratará de tudo isso em detalhe! 😉
Sugestão: divulgue no blog o lançamento e facilite a venda via correio. Moro no interiorzão, pertinho das “gerais”…
Ah, e um autógrafo seria bem-vindo, também!
O livro será vendido em banca de jornal (além de online e também em versão digital)! Não será difícil de comprar! 🙂
Salvador,
Qual seria o alcance teórico de nossas transmissões de rádio?
Levando-se em conta que do outro lado as antenas e sistema receptor seria equivalente aos nossos sistemas que andam “ouvindo” aqui na terra(SETI) ?
Anibal, depende do receptor na outra ponta. Se houver um receptor poderoso o suficiente, nossas transmissões poderiam atravessar a galáxia e ser ouvidas. Inversamente, se houver supertransmissores lá fora, podemos ouvi-los mesmo que estejam do outro lado da galáxia. Contudo, há de se suspeitar que alienígenas construam redes de radiotelescópios gigantescas só para tentar assistir ao Big Brother… 😛
Acho que já são habitados….e devem ser antiPT e antiredeglobo!
Com toda certeza.
Permito-me discordar: seres realmente mais avançados não se ocupariam com essas porcarias!!!
Muito interessante o ânimo por ‘descobertas’ de planetas habitáveis, mas não passa de especulação sobre existência de vida na maneira como conhecemos em outros planetas.
Para se acreditar nestas descobertas é necessário ainda mais fé, tal qual o conceito popular a define, do que o criacionista comum, que mal sabe explicar o que realmente é a ‘teoria da criação’.
É tanto ‘poderia’, ‘seria’, são tantas condições hipotéticas… Nada contra a pesquisa, mas certamente há um exagero na divulgação dos resultados. Até ter resultados concretos, não há nada semelhante à Terra no universo. E que a pesquisa continue!
Aí é que está justamente a beleza da ciência, amigo: o pesquisador nunca tem certeza, por isso continua trabalhando; o crente pensa que já tem todas as respostas e certezas (que acaba sendo uma única resposta para toda e qualquer pergunta) que estaciona e fica para trás enquanto o bonde chamado humanidade segue rumo às estrelas.
Boa! Mandem os mensaleiros pra lá! Quem sabe, lá existem leis de verdade!
Acho que o que falta para realmente despertar a curiosidade do povo sobre o assunto é o desenvolvimento de uma tecnologia de propulsão apta a varar o hiperespaço. Acho que se humanidade encontrasse logo essa tecnologia, a coisa ia pegar. E acho que o “insight” para essa idéia vai ter que ser inusitado, desprendido dos modelos atuais, pois todas as teorias atuais são desanimadoras, ou por não serem práticas, ou por serem redondamente negatórias, e isso vale mesmo para as que visualizam a possibilidade, como a teoria de dobra.
Em um curto prazo, o desenvolvimento de uma tecnologia de propulsão apta a permitir que ao menos espaçonaves não tripuladas chegassem a uma estrela de 38 anos luz em 10 anos terrestres seria bárbara. Mudaria o mundo. Permitiria, dentre outras coisas, por exemplo, que recursos nas redondezas fossem explorados. Daria um desafogamento no planeta cada vez mais estragado pela industrialização. A moral seria também restaurada, a humanidade não seria tão refém do geocentrismo, muitos determinismos seriam repensados.
Particularmente não desanimo, porque a mente humana é danada, e vez ou outra surge um Arquimedes por aí. Imagine trazer um estudioso do século XV para cá e mostrar-lhe um smartphone. O que ele diria?
@Samuel,
O que um pesquisador do séc. XV diria:
“Nossa! isso é um ‘trem’ de outro planeta” 🙂 Abs.
acesse terra oca e veja como e incrivel nosso planeta
Não existe terra oca, existe cabeça oca.
Boa 😀
a gente precisade apenas um pra mandar politicos, juizes e mais alguns safados pra lá
acredito que realmente tem vidas em outros planetas porque so a terra tem se tem varios planetas .outros planetas estão la para que responda voces que não acreditam
Salvador, a notícia é realmente animadora.
Uma dúvida: pelo fato de estarem mais próximos das anãs vermelhas, estes planetas receberiam mais ou menos radiação do que recebemos do nosso sol?
E em se tratando de estrelas em estágio avançado, seriam elas mais propícias a permitir a vida nos planetas que a orbitam?
Por outro lado, qual é o conceito mais aceito (e abrangente) de vida atualmente?
John, eles receberiam mais ou menos a mesma quantidade de radiação. Contudo, há senões. Eles provavelmente estariam numa trava gravitacional, com uma face sempre voltada para seu sol, e a outra na escuridão. Além do quê, estariam mais perto da estrela e poderiam ser mais afetados por erupções solares — que tendem a ser maiores e mais frequentes nessas anãs vermelhas. Apesar disso, muitos astrônomos acham que esses não seriam showstoppers para a vida.
Ou seja, ainda que com fatores favoráveis, a vida nessas superterras, pelo menos como a conhecemos, não seria de todo impossível, mas improvável?
Ah, e sobre o conceito mais amplo de vida?
Não diria improvável. Diria que, se condições exatamente iguais às da Terra são exigidas para a vida florescer, esses planetas não são bons o suficiente. Mas se para isso bastar água em estado líquido, oceanos e matéria orgânica, eles são excelentes locais para a vida.
A casa de meu Pai tem muitas moradas! (Jesus )
E até o momento, ele vazou e não voltou mais… Saiu pra comprar cigarro?
me desculpe te dizer, mas acho vc muito mal educado.
Obrigado, eu me esforço bastante para conseguir ser assim!
<3
Cadê o botão “Like”??
kkk
Não, ele não saiu para comprar cigarro. Ele veio para comprar você com o seu precioso sangue. Se isso não é o suficiente para você tudo bem! eu respeito o seu eterno direito de discordar de mim. Agora, quando ele voltar, e ele vai voltar, pois isso não depende de sua crença, fale isso diretamente para ele, que tem rosto como o sol do meio dia, pés como fogo e vestimenta cuja luz nem eu e nem você poderíamos supotar. Quero deixar para vc irmão, uma reflexão. se vc estiver certo eu não pedi nada por crer em meu Jesus, agora, se eu estiver certo , voce perdeu tudo. Arrependa-se enquanto e tempo. te desejo paz.
Edivaldo, esse é o maior problema com os crentes, seja de qual “crença” forem: eles sabem exatamente o que vai acontecer, e que vai acontecer… só tem um probleminha… não sabem dizer quando!
E isso, qualquer um faz. Se eu disser algo como: “alguém será atropelado quando cruzar uma rua”, tenho grandes chances de acertar, pois isso acontece todos os dias, em praticamente todas as cidades. Isso não é profecia, é palpite.
Agora, se eu pudesse dizer: tal dia, tal hora, na rua tal, fulano de tal vai cruzar essa rua e será atropelado por tal veículo, dirigido por ciclano” e esse fato realmente acontecer, então foi profecia. Com data, hora, local e pessoas envolvidas perfeitamente determinados.
Mas o dom da profecia encontra outro problema: se for verdadeira, ou seja, se o “profeta” realmente “viu” a cena, e a divulgou antes, é sensato pensar que naquele dia, a vítima do atropelamento nem sairia de casa. Logo, a cena não aconteceria, e o profeta não poderia tê-la “visto” no passado. Teria visto que a pessoa vítima se anteciparia ao acidente.
Paradoxo difícil de resolver: para ser profecia, a situação futura tem que ser precisamente descrita, senão será mero chute; se for, poderá ser modificada, e logo, não podia ser “prevista”.
John Doe, você não perdeu nada. Mesmo porque:… fale isso diretamente para ele, que tem rosto como o sol do meio dia, pés como fogo e vestimenta cuja luz nem eu e nem você poderíamos supotar…” não tem nem pé nem cabeça. Aos verdadeiros crentes, ensinou-se que “..somos à imagem e semelhança Dele…” portanto, que papo triste este de cabeça de sol, de não poder suportá-lo!
E outra coisa, quem vai aguentar punições, serão estes caras que acreditam em fantasias, quando descobrirem o ódio que dirigem aos outros pelas fantasias em que creem.
E outra coisa que é comentada “…há uma divindade que a tudo perdoa, que veio para te perdoar, que morreu para te perdoar (sabe quem é?). Pois se comenta que esta divindade é quem força a entrada do mal no mundo. Esta divindade é responsável pelo imenso aumento do mal no mundo porque ela a tudo perdoa. Ouça um pregador e ouvirás: teus pecados foram perdoados, resgatados pelo sangue que jorrou na cruz.” OK, pode pecar à vontade, na hora de morrer, pronuncie o nome da divindade e peça perdão que tudo será perdoado. (mas a maldade ficará para trás sem reparação, correção ou indenização!) Fácil, não?
Concordo, Verum. Na ânsia de crer em alguma coisa, as pessoas aceitam qualquer absurdo, sem um mínimo de reflexão!
E isso, no meu modesto modo de pensar, não é; nem nunca foi, fé. Chama-se fanatismo, mesmo!
Se você estiver errado você perdeu muita coisa sim, simplesmente perdeu muito tempo da sua vida sendo influenciado pelo MEDO, sim pelo medo, a religião nada mais é do que empregar medo nas pessoas com fantasias muito bem articuladas, para no fim, manipular as massas.
Me desculpe, mas você perdeu anos da sua vida a chance de estudar mais.
Avida passa depressa, e só temos esta, morreu acabou, como se fosse um cachorro ,gato,minhoca,ornitorrinco,etc.
O ser humano não é organicamente e muito menos espiritualmente nada a mais que todo tipo de vida terrestre.
Sangue só doo umas 2 vezes ao ano para ajudar ao próximo, queridão. E faço isso porque é o certo, e não pq um tio barbudo mágico que cria gente da lama vai me punir com o inferno se eu for uma pessoa má ou me mandar pro paraíso se eu for bom.
E sinto muito, ele não vai voltar. Provavelmente foi pra algum planeta beeeeeeeeem longe daqui, com vergonha do que as pessoas se tornaram após ele “se sacrificar por elas.
http://redpillpushers.files.wordpress.com/2014/02/jesus-facepalm.jpg
Inclusive você podia ir atrás dele também, não vai fazer falta alguma aqui na Terra. É só desperdício de espaço.
Esse sim é o verdadeiro Jesus!!!
http://meiobit.com/281139/miracle-machine-gadget-produz-vinho-tres-dias-controle-bluetooth-via-smartphone-crowfunding-kickstarter-em-breve/
puxa Deus é enjoado mesmo, pq ele não tem moradas perto do planeta terra? só tem longe pacas!!!!
Novos mundos.
Pra que a necessidade de achar um planeta com vida?
Tudo bem, adoro essa parte também, mas vamos tomar conta do nosso primeiro, a não ser que o nosso já esteja com os dias contados e precisam rapidamente achar outro para a salvação da raça humana!
Pq não os dois? Os governantes podem cuidar de nosso planeta E ao mesmo tempo procurar outros. Não é mutuamente exclusivo. É a tal da falácia das prioridades, jovem.
http://hisham.hm/2011/05/07/a-falacia-das-prioridades/
O PLANETA TERRA ESTÁ CONDENADO. É FATO E QUESTÃO DE TEMPO PRA SER EXAURIDO.
Verdade. Aproveite pra se matar, assim ajudará o planeta, com um idiota a menos.
Mas seria viável salvar a raça humana? ela é tão destrutível. se esta acabando com este planta com certeza ira acabar com o outro também.
pois é Ernane, que tal você começar a aniquilar a raça humana, “se matando”, já que os homens são tão destrutivos.
“Pra que a necessidade de achar um planeta com vida?”.
Sinceramente, uma pergunta dessas nem merece resposta. Pelo menos, não uma que seja educada!
Vida extraterrestre será que existe?
Sinceramente esse cientistas realmente são loucos, falam, falam e nunca comprovam nada, tudo não passa de teorias. Parecem crianças imaginando coisas! Vida em marte, disco voadores, extraterrestre habitando a terra, DNA modificado por alienígenas…… Vamos esperar sentado que um dia eles aparecem na terra igual a filmes de ficção cientifica. O que sei na verdade é que existi vida em outros planetas mais esses adivinhas só vão ter a certeza disso daqui a 1000 anos.
Joanilson, você afirma no final de seu comentário – que existe vida extraterrestre – mas, que pergunta na sua primeira frase!!!
Confesso que não entendi a contradição!
Em tempo: e que fato o leva a crer que daqui a exatos mil anos a questão será resolvida, e não antes, ou depois???
Eu disse a ele que voltaria em 3014. Fui eu.
Valeu, compadre. Sou seu fã desde aquele filme, em que vc. andou de bicicleta por aqui.
A propósito, foi com o mesmo veículo que vc. venceu as distâncias estelares e chegou por aqui????
Rsssss….. piada, viu ET… vê se não vai me localizar telepaticamente e me abduzir à noite. Não tenho vocação prá ratinho de laboratório! 🙂
Salvador, uma curiosidade.
Aqui no nosso sistema solar até onde vai a zona habitável?
Tem várias definições. Em geral, por observação, sabemos que só a Terra está nela, e Vênus e Marte marcam as bordas exteriores. Mas há definições mais largas, que colocariam Vênus e Marte também na zona habitável. É um bom lembrete de que não bastar estar na ZH. É preciso ter as condições certas.
Pergunto por causa das especulações em torno das luas de Júpiter e Saturno a respeito de ter vida por lá.
Porque não se usa o dinheiro gasto com essas pesquisas ridículas e revertem a situação do nosso planeta? O homem é um LIXO! Merece ser aniquilado por si mesmo!
Vide o post anterior.
quer uma dica? enfia a cabeça na privada e dê descarga! talvez assim vc lave sua cabeça, e comece a pensar um pouco antes de escrever . ¬¬
os recursos acabam um dia , sabia? a comidinha que sua maezinha faz pra vc não vai ter sempre não meu chapa! pq vc não vai estudar um pouco, e propõe uma solução para o mundo então? espertão!
Tamos juntos!!! kkkkk
Por analogia, se as estrelas como a nossa possuem planetas ao redor , e o nosso planeta tem vida , logo os planetas em torno de suas estrelas devem possuem vida com no nosso.
Então se tem vida na Terra está provado que tem vida em Marte, Venus e Saturno.
Mochileiro, vc. acabou com o sonho de infância do Edgard.
Muito em breve acordaremos com a noticia de que foi encontrado um planeta habitável! 🙂
E a busca continua…
Eu acho graça de tudo isso, todo ano aparece reportagens semelhante e nada é provado são apenas especulações e o pessoal se apega e fica fascinado nesse folclore que observo de longe e torço para chegar em algum lugar ou alguma coisa, só nos resta esperar….. sentados.
Se você quer provas, está procurando no lugar errado. A ciência apresenta evidências.
Mas Salvador, a ciência prova que se vc. bater com a cabeça na parede, vai doer… pelo menos, a ciência médica… 😀
Não prova, não. Ela tem evidências contundentes de que é isso que acontece. Se as leis da física forem mantidas as mesmas até o momento do impacto, é o que vai acontecer. Temos ótimas razões para acreditar que vai doer. Mas e se você for insensível à dor? E se a parede sofrer uma variação quântica em todas as suas partículas e sua cabeça atravessá-la? Só testando para saber. Bate aí, me conta os resultados… 😛
Bati, bati, bati, doeu, doeu, doeu, aaaiiiiiiii…
Ahn…. prefiro ficar com o conceito, mesmo, e deixar a prática para lá… até onde sei, uma súbita alteração nas leis físicas, ou na constituição da parede, não acontecerá brevemente.
E, pensando bem, não é preciso provar uma barata, para saber, intuitivamente, que o gosto não será bom… para mim, pelo menos! 😀 😀
Isso seria incrível! imaginar habitar um novo mundo! onde tudo será desde o inicio! tudo do zero! imagine regrar um mundo sem regras onde o dinheiro não pode comprar nada!
Você teria que “reiniciar” as pessoas também.. senão, o resultado não seria muito diferente do que já temos hoje…
Duvida???