Lua ‘esconde’ Saturno nesta quinta

Salvador Nogueira
Imagem da Lua prestes a ocultar Saturno obtida em 1997 por telescópio da Universidade Estadual de Ohio
Imagem da Lua prestes a ocultar Saturno obtida em 1997 por telescópio da Universidade Estadual de Ohio

Entre as 22h e a meia-noite de hoje, quem olhar para a Lua verá um ponto brilhante ir gradualmente se aproximando dela, vindo de baixo, para então passar por trás do disco lunar e sair pelo outro lado. Trata-se do planeta Saturno, um dos protagonistas de mais um espetáculo do entusiasmante Cirque du Système Solaire.

Ocultações, como são chamados esses fenômenos em que um astro celeste passa à frente de outro, são especialmente charmosas. Em alguns casos, elas são úteis para os astrônomos. Por exemplo, quando um planeta passa à frente de uma estrela distante, é possível estudar a atmosfera desse mundo ao analisar o padrão de redução de brilho do astro que será ocultado. Se houver uma camada de ar envolvendo o planeta, ela provocará um padrão de desaparecimento gradativo e permitirá até mesmo o estudo de sua composição, ao analisar a luz que parte da estrela distante e passa de raspão pelo invólucro atmosférico, carregando consigo a “assinatura” luminosa de seus componentes.

Contudo, no caso específico de hoje, com Saturno passando por trás da Lua, não há muito mais o que aprender. Já sabemos que nosso satélite natural é desprovido de uma atmosfera e, portanto, ocultações não rendem muito em termos científicos. O que talvez seja até melhor, pois podemos todos nos concentrar apenas no espetáculo maravilhoso do balé celeste.

PARA OBSERVAR
Somente no Rio Grande do Sul a ocultação não será visível. Nesse caso, os gaúchos verão Saturno passar pertinho da Lua, mas sem jamais se esconder por trás dela. Nos demais estados, só não verá quem estiver com o céu encoberto por nuvens.

O momento exato do início e do término depende da localização exata — que dá uma perspectiva diferente da posição da Lua. Abaixo, uma tabela com o horário de cada capital (seguindo o horário de Brasília; se você estiver em outro fuso, ajuste-o de acordo).

Aracaju (SE) – 22h12 a 23h18
Belém (PA) – 22h06 a 22h59
Belo Horizonte (MG) – 22h22 a 23h19
Boa Vista (RR) – 22h54 (só será possível ver o reaparecimento)
Brasília (DF) – 22h16 a 23h14
Campo Grande (MS) – 22h27 a 23h08
Cuiabá (MT) – 22h17 a 23h08
Curitiba (PR) – 22h38 a 23h12
Florianópolis (SC) – 22h46 a 23h10
Fortaleza (CE) – 22h10 a 23h05
GOiânia (GO) – 22h17 a 23h13
João Pessoa (PB) – 22h12 a 23h14
Macapá (AP) – 22h06 a 22h57
Maceió (AL) – 22h12 a 23h17
Manaus (AM) – 23h (só será possível ver o reaparecimento)
Natal (RN) – 22h12 a 23h11
Palmas (TO) – 22h09 a 23h09
Porto Velho (RO) 23h03 (só será possível ver o reaparecimento)
Recife (PE) – 22h12 a 23h15
Rio Branco (AC) – 23h03 (só será possível ver o reaparecimento)
Rio de Janeiro (RJ) – 22h29 a 23h21
Salvador (BA) – 22h13 a 23h20
São Luís (MA) – 22h07 a 23h01
São Paulo (SP) – 22h31 a 23h16
Teresina (PI) – 22h06 a 23h06
Vitória (ES) – 22h23 a 23h24

O fenômeno é perfeitamente visível a olho nu. Mas binóculos ou um telescópio sem dúvida agregam valor ao camarote. Com um equipamento suficientemente potente, dá até para visualizar o disco e os anéis de Saturno, como na foto acima. Para quem está curioso, o planeta está neste momento a 9,26 UA de distância (1 unidade astronômica corresponde à distância média Terra-Sol, cerca de 150 milhões de km). Estamos falando portanto de 1,39 bilhão de km. Ao redor dele atualmente orbita a sonda Cassini, que estuda de pertinho o planeta e seus satélites naturais. Ela viajou pelo espaço de 1997 até 2004 para chegar lá.

Hoje, a Lua está quase cheia, o que adicionará beleza ao espetáculo. Recomenda-se começar a observação uns cinco minutos antes do horário marcado, para não correr o risco de perder. E espalhe a notícia para todo mundo que você conhece. O céu é um privilégio a ser compartilhado por toda a humanidade.

Os amantes de astrofotografia por aí que se animarem a registrar o evento e quiserem divulgar sua imagem nesse espaço, entrem em contato via Facebook. Quem sabe não rola uma galeria de fotos bacana da ocultação para o Mensageiro Sideral publicar na sexta-feira?

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook

Comentários

  1. Vai dar mais audiência que o BBBosta. E, com certeza, é muita mais interessante e instrutivo. Essa é a curiosidade positiva, que estimula o pensar. Alguns jovens poderão ver despertando em si o interesse pela astronomia.

    1. Se você for ao banheiro, olhar para o espelho e falar BBB três sabe o que acontece?

      R:Sai um eliminado pela privada 🙂

      1. *Se você for ao banheiro, olhar para o espelho e falar BBB três vezes sabe o que acontece?

        R: Sai um eliminado pela privada 🙂

  2. Na última terça-feira, Marte também apareceu “próximo” à Lua.

    Abs. Carlos, SP – Capital

    1. Ana, coloquei só as capitais. Se fosse incluir cada cidade brasileira ainda não havia terminado o post. Calibre-se por Salvador e dê uma margem de erro. 😉

    1. Ah, com certeza dará – falando em camarote, devem até montar um na cobertura, com direito a cocktail e drinks, para observação do fenômeno… 😉

  3. Hoje se da o inicio do Equinócio de outono marca início da estação no hemisfério sul
    Estação começa oficialmente às 13h57 desta quinta-feira; o dia e a noite terão exatamente a mesma duração hoje, 12 horas, boa obs para todos

  4. Salvador, fiquei muito, muito interessado e excitado com essa notícia. Leio sobre astronomia há pouco tempo (depois de ler ‘O Universo Elegante”, Brian Greene, me interessei bastante). Gostaria de comprar um telescópio para iniciante. Você pode indicar algo? Agradeço muito!

  5. Bom dia,
    Linda essa reportagem,vou aguarda com um binóculo ansiosa aqui no Rio de janeiro,
    Folha parabéns pelas inúmeras reportagens maravilhosas.

  6. O fenômeno é perfeitamente visível a olho nu.Entre as 22h e a meia-noite de hoje, quem olhar para a Lua verá um ponto brilhante ir gradualmente se aproximando dela, vindo de baixo, para então passar por trás do disco lunar e sair pelo outro lado. Trata-se do planeta Saturno, um dos protagonistas de mais um espetáculo do entusiasmente.

    Att. Ricardinho Física

  7. Mais uma vez, muiiito grata, Salvador, estou em S.Paulo, se nao tiver nuvens, vou observar o espetáculo, vou divulgar aos meus amigos …já…

  8. Sou um “grande astrônomo” que direciona as potentes pupilas (com miopia, mas bem abertas mesmo sendo filho de japoneses) para o céu noturno todas as madrugadas não nubladas e dedico alguns minutos de observação. Digo apenas alguns minutos porque a melhor janela do apartamento também dá vista para um enorme relógio de neon de um banco instalado sobre um prédio e cujo brilho afeta grandemente a visão. (Quem mandou querer “fazer” astronomia no centro de BH, né?)

    Vou tentar não perder este espetáculo e muito obrigado pela tabela de horários. Ah! Uma pergunta deste “sábio” astrônomo: não me lembro bem o horário mas Marte também está bem visível? Ou errei?!!!

  9. Quem conseguir ver me conte depois. Aqui no MS deverá estar nublado; temos previsão de chuva

    1. Procure depois na interner a polêmica do “Rei do Camarote” e vai entender a piada 🙂

    2. Luiza, sério que você não conhece o “rei do camarote”? Então faça uma pesquisa que você vai dar boas risadas!

  10. Bom dia, Salvador. Certa vez li- acho que aqui na Folha – sobre a Lua possuir atmosfera, ainda que mui rarefeita. elaborar?

    1. A Lua tem o que os astrônomos chamam de exosfera. É uma tênue camada de poeira eletricamente carregada que vai além da superfície. Não chega a ser uma atmosfera, porque não é composta por gases, e as ocultações não revelam nenhum sinal da exosfera, que foi primeiro observada por astronautas em órbita da Lua (que notaram um estranho brilho acima da superície na direção do pôr do Sol) e mais recentemente estudada pela sonda americana Ladee.

          1. João, a “água” da Lua está presa em rochas e é em quantidade-traço. Ou seja, no meio da rocha, tem lá uma ou outra molécula de H2O, presa. Quando disse que não há água, quis dizer “água corrente”. Faltou precisar melhor. Gelo, por exemplo, aparentemente existe em crateras escuras que nunca recebem a luz do Sol. Orvalho e umidade não tem mesmo. Água é instável em estado líquido na Lua pela falta de pressão atmosférica. Ela sublima — passa de gelo a gás — sem passar pelo estado líquido.

  11. “Mas binóculos ou por um telescópio sem dúvida agregam valor ao camarote.” Ficou muito bom.

  12. Além da beleza das estrelas que vemos todas as noites, o céu ainda nos oferece surpresas encantadoras, como eclipses e essa passagem de Saturno ! Ainda temos o céu para nos dar alegria e felicidade ! Quanto ao nosso país, coitado, está doente, morrendo …

  13. Acompanho regularmente as novas do mensageiro sideral, e aguardarei as fotos em próximas matérias.

    Obrigado.

  14. Saí correndo da faculdade, subi no telhado com o binóculo e o tripe de apoio e……. ficou nublado. ): Amo SP

  15. Obrigado por se dar ao trabalho de listar as capitais com seus respectivos horários para observar o fenômeno!

  16. Como eu não tenho uma luneta ou binóculo, estava curiosos ontem a noite com uma “estrela” diferente próxima a lua e então, fui ao programa Stellarium para saber do que se tratava e ele mostrou à leste como era, que se tratava de Saturno.
    Pretendo comprar um equipamento nada sofisticado é claro, mas como a noite aqui no interior de MG estava limpa e geralmente sem poluição, seria e será ótimo ter um para uma próxima vez.

    1. Cara, uso o Stellarium também. É um ótimo programa e já vi muita coisa bacana através dele. No caso do equipamento, tem uma loja na internet que vende equipamentos excelentes e preços acessíveis. Não vou colocar o nome para não fazer propaganda, mas o pessoal sempre me atendeu bem, já comprei binóculo e luneta nesta loja, que é de Uberaba-MG. Se tiver interesse, procure na net, vc vai achar fácil. A dica do nome da loja é aquele equipamento que se usa para saltar pelos céus.

      1. Fale logo cabra véio! Se não quem vai saltar nos céus vai ser você, e o nome da loja vai virar sola do meu sapato!

    1. Perfeito! Veja a Lua esconder Saturno, vá ver Cosmos e volte para ver Saturno reaparecer! 🙂

      1. Grava Cosmos e assiste a ocultação ao vivo. Depois vê Cosmos, com direito a pipoca e guaraná!

  17. Esse balé sideral é muito lindo.
    No dia 18, acompanhei a conjunção Marte-Lua a noite toda.
    Tomara que consigamos acompanhar esse ocultamento hoje também!

  18. Salvador Nogueira,
    Estamos todos agradecidos por mais uma vez encontrarmos na FSP essas publicações suas sobre assuntos de interesse científico. Certamente é muito últil e motivador esse seu trabalho. Parabéns.

  19. Muito bom. Não tem problema os gaúchos não verem a redondinha esconder o gigante Senhor dos Anéis. Eles já estão cansados de ver isso diariamente. (piada fraca que mesmo assim eu não podia perder). Ansioso por ver as fotos. Já amanhã retornarei pra vê-la.

  20. A lua cheia foi em 16/03.Não está clara a informação no penúltimo parágrafo desta reportagem que diz que “Amanhã a lua estará quase cheia e…”

    1. Quase cheia quer dizer perto do ponto de máxima iluminação, quando a Lua está em oposição ao Sol. Na verdade não existe uma “fase” de Lua cheia – existe um “momento” de Lua cheia – no que a Lua atinge esse ponto já começa a “minguar”… Assim o “quase cheia” pode ser um pouco antes ou um pouco depois desse momento.

  21. Sr Nogueira, vendo a imagem, me veio a seguinte indagação: Num futuro, corre risco de a Terra vir a ter anéis, como saturno, constituído de lixo espacial?

    1. Improvável. O lixo espacial forma mais uma casca que um anel. Satélites ocupam as mais diversas inclinações orbitais. Mesmo com muito lixo em órbita, não seria um anel.

  22. É um fenômeno maravilhoso, cuja dádiva só é permitida para nós seres humanos, por isso podemos afirmar,com certeza, a presença de um ser superior que controla toda essa beleza do universo, seria ele um grande Arquiteto que planejou toda essa beleza que é o universo.

    1. Sim, o Monstro de Espaguete Voador. Criador de tudo e de todos, principalmente dos piratas.

      Que o molho esteja com você.

        1. Perdão Senhor Miojo, não tínhamos a intenção de evoca-lo frivolamente.

          Dai-nos sua clemência!

  23. Está aí um assunto a ser divulgado. Quantos jovens poderão se entusiasmar pela Astronomia ou por outras pesquisas de interesse para a humanidade. Valeu a dica. Tentarei ver.

      1. Acabei de fazer a simulação no stellarium e vai ser muito bom mesmo aqui em Roraima, apesar de poder ver só a saída, afinal estamos na linha do equador.


      1. É muito ruim ter esses nazifascistas broncos e maleducados dando uma de moralistóides num blog que se esmera por ser de alto nível.
        EU ODEIO NAZIFASCISTAS BRONCOS E MALEDUCADOS METIDOS A BESTA.
        kkkkkkkkkk
        —-

    1. Que coisa feia! Para que o palavrão? Mamãe não lhe ensinou a diferença entre o nome feio e o vocabulário limpo? Aí, aí, aí….

Comments are closed.