O tanque de areia marciano
A Agência Espacial Europeia (ESA) está se preparando para o lançamento de seu primeiro jipe robótico ao planeta Marte, com o objetivo expresso de buscar sinais de vida no planeta vermelho. E, para garantir que ele está à altura da tarefa, os pesquisadores construíram um tanque de areia “high-tech”, a fim de simular as condições da superfície daquele mundo.
O tanque, batizado de “Pátio de Marte” (“Mars Yard”), foi inaugurado com toda pompa e circunstância na última sexta-feira. Localizado em Stevenage, no Reino Unido, ele é fruto de uma parceria entre a agência espacial britânica, sua contraparte europeia e a divisão de Defesa e Espaço da empresa Airbus.
A instalação já servia antes ao teste de veículos exploradores espaciais, mas sofreu extensas modificações para fornecer todos os testes exigidos para garantir o sucesso na missão ExoMars — a mais ambiciosa investida europeia em Marte.
O projeto envolve dois lançamentos, um em 2016 e outro em 2018. O primeiro consiste um orbitador e uma sonda de pouso sem mobilidade, com o objetivo de investigar a presença de gases (em quantidades baixíssimas) na atmosfera marciana que possam ser sinais de atividade bacteriana alienígena. O segundo é um sofisticado jipe robótico, que irá perambular pelo solo em busca de criaturas microscópicas e sinais orgânicos de sua presença.
Será a primeira missão a tentar a detecção direta de vida fora da Terra desde as sondas americanas Viking-1 e 2, que pousaram em Marte em 1976. Desde então, todas as investidas da Nasa têm se concentrado em estudar a habitabilidade pregressa e atual do planeta, sem voltar a tentar uma identificação direta de vida. Quem sabe não será a missão europeia, parceria entre a ESA e a Roscosmos, a primeira a fazer a descoberta que todos esperamos?
Para isso, o jipe ExoMars terá de primeiro pousar e operar em Marte. É onde entra o tanque de 30 metros por 13 metros, preenchido por 300 toneladas de areia. Suas paredes, portas e superfícies anteriores são pintadas de vermelho e marrom para garantir que as câmeras de navegação do veículo sejam submetidas a condições tão parecidas quanto possível com as de Marte.
“Uma instalação como essa nos permite desenvolver sistemas sofisticados de navegação para ‘ensinar’ os jipes marcianos a dirigir com autonomia no planeta vermelho. Este será um recurso fantástico para a equipe do jipe ExoMars e para futuras missões”, diz Alvaro Giménez, diretor de ciência e exploração robótica da ESA.
Após a chegada do ExoMars ao planeta vizinho, o “Pátio de Marte” continuará sendo útil, ajudando engenheiros a encontrar soluções de navegação em suporte à missão. Nada mau para um tanque de areia.
OFF: Saiu o update da NASA pro Kerbal:
http://forum.kerbalspaceprogram.com/content/274-KSP-Asteroid-Redirect-Mission-is-Officially-Released!
Só uma palavra: FODA.
Tem que jogar essa porra, Salva. Vai viciar.
Nossa, vou baixar logo logo… comprei o jogo ano passado e não me arrependo, é um excelente simulador de foguetes 😀
E como no sistema de Kerbol não tem Marte, vamos explorar Duna 😀
Realmente recomendadíssimo para os amantes de tecnologia espacial e simuladores de vôo
Esse update da NASA permite que vc pouse foguetes em asteroides para capturá-los para a órbita de Kerbin (a nossa Terra)
Boa, Daniel. O update, além de adicionar coisas novas, corrige alguns bugs chatos. O jogo está ficando cada vez melhor.
Agora é esperar a versão .24, capturando asteroides enquanto isso!
😉
—
Salvador,
Talvez seja interessante divulgar…
http://oglobo.globo.com/ciencia/mitos-sobre-espaco-popularizados-pela-ficcao-12049304
—
Sensacional, elcio. 😉
Também achei muito bacana. Porém, o titulo do filme é “Transformers” o lado *oculto da lua, não *escuro como escreve o autor (a).
Boa.
Olá Salvador, diálogo sobre Marte é sempre interessante seja na esfera de planeta ou de mitologia grega, mas falando do planeta Marte e os objetivos de o alcançar gostaria de saber sua opinião sobre o projeto Mars One, você acredita que ela sairá dos sonhos e alcançará realmente seu objetivo em 2014. Um abraço.
Desculpe o ano é 2024.
Acho que não. Fogo de palha. Mas uma ideia interessante.
Pôxa… achei que era fato…
http://gizmodo.uol.com.br/coracao-marte/
:/
ValEu fofo!
:$ :$
Engraçado que o Mars One divulgou, nos últimos dias, que estaria planejando um simulador das condições marcianas (da mesma forma do “tanque de areia”), para começar os treinamentos dos voluntários e para desenvolver a tecnologia adequada:
http://www.space.com/25272-mars-one-colony-red-planet-simulators.html?cmpid=514630_20140331_20998534
Salvador, não entendo qual o sentido desse projeto, visto que não existe o menor potencial econômico ao mandar uma missão suicida para o planeta vermelho. A própria Mars One, até onde eu sei, encontra dificuldades para encontrar financiamento. Há algum interesse escondido? Como eles farão para levantar bilhões de dólares para realizar a viagem? Existe tecnologia para isso?
Abraço e obrigado mais uma vez!
Leandro, o plano de negócios deles pretende transformar o projeto num reality show. A grana viria com os direitos de transmissão e publicidade. Mas, honestamente, não acredito que haja dinheiro suficiente nesse modelo para financiar o projeto.
Tá vendo, tá vendo, foi assim que fizeram as fotos do pouso lunar, agora está comprovado! O estúdio dos americanos fica na área 51, ao lado de onde escondem os ETs!!
“O estúdio dos americanos fica na área 51, ao lado de onde escondem os ETs!!”
Mochileiro você está vendo muitos “documentários” Alienígenas do Passado, né não!”
Muitos Tetsuo, mas muito mais comédias, se me entende…
E deve ser fã de carteirinha do “Tsaloukos”…
Verdade, a NASA acabou de confirmar que a ida do homem à Lua é uma farsa!!!
Veja o pronunciamento:
http://www.youtube.com/watch?v=48rz8udZBmQ
Kkkkk muito bom!! Recomendo!
I’m a idiot for see this. kkkkkkkkk
an. dãããã
OFF: Os conspiracionista pira tudo!
http://gizmodo.uol.com.br/galerias/fotos-treinamento-lunar/
Muito boas as fotos, pra quem se interessar sobre o assunto.
Já que vc tocou no assunto…
Seu link está fora do ar mas tem mais fotos aqui!
http://tecnologia.br.msn.com/fotos/fotos-reais-do-treinamento-da-apollo-11-lembram-uma-prepara%C3%A7%C3%A3o-para-forjar-um-pouso-lunar#image=1
E vc está certo era aí que eles mostravam o treinamento para o mundo!
No entanto o “treinamento” mesmo acontecia num desses mega galpões provavelmente no Langley Research Center. (repare na perfeição desse Lunar Lander bem diferente dessa maquete de pés vermelhos postada pelo site gizmodo) http://apolloreality.atspace.co.uk/index_files/018106d0.jpg
Alfredo, as fotos estão abrindo normalmente aqui.
De qualquer forma, obrigado pelos links
No caso de ter dado erro na visualização da foto que mandei olha outro endereço.
http://s927.photobucket.com/user/XTCruise/media/018106d0.jpg.html
Além da perfeição desse módulo lunar eles tbm simulavam a baixa gravidade da Lua com balões de hélio.
Engraçado que não existem registros oficiais desses “treinamentos”, como existem do treinamento mostrado pelo gizmodo 😉
Parabéns para a agencia europeia que está dando seus primeiros passos para um pouso suave em Marte, mas concordo com um comentário acima. Gostaria muito ver projetos de sondas para as luas de Júpiter ou mesmo Vênus. Alguma notícia nesse sentido Salvador?
A Nasa tem uma verbinha alocada para projetar uma sonda que vai estudar Europa, mas nada que possa custar muito (ou ser muito complexo, o que é triste). Vênus anda mais desprezado ainda…
A sonda européia Venus Express está em órbita de Vênus desde 2006 e já fez várias descobertas, incluindo fortes indícios de que há vulcões ativos no planeta.
Outra sonda, a japonesa Akatsuiki foi lançada em 2010, mas seu motor falhou na hora de entrar em órbita de Vênus e acabou passando direto. Entretanto, os técnicos japoneses enviaram novos comandos para a nave e ela conseguiu com ajuda dos propulsores auxiliares assumir uma trajetória que a levará de volta a Vênus em novembro de 2015.
O homem não consegue encontrar um avião com 239 passageiros aqui na terra, e quer procurar vida em marte…
Victor, parece que acharam o avião. Pelo menos partes dele. Em alguns dias. Já vida em Marte, que é bem mais difícil, quatro décadas de busca e nada.
Tem gene que não encontra as chaves do carro, ou os óculos encaixados na testa…
Não existe base para comparar uma coisa e outra. A provável vida em Marte não está, até onde se babe, escondendo de ninguém!
Já o tão famoso avião mudou de rota e viajou com os instrumentos desligados por um bom tempo.
Claro que é mais difícil encontrar quem não quer seja achado, do que vida em Marte
Corrigindo: tem gente; e sabe, em vez de babe.
Erro de digitação….
Salvador,
A missão dando certo, quando você acha que seriam divulgados os primeiros resultados dessa pesquisa?
Pode muito bem ser o dia D da exobiologia 🙂
Allison, tenho certeza de que qualquer resultado será anunciado sem muito atraso (foi assim com as Vikings). Mas eu diria que o lançamento de 2016 não trará nada de definitivo. O bacana mesmo será o jipe de 2018, que iniciará as buscas para valer em 2019. Até lá tem chão. Se bobear, vamos achar bioassinaturas de vida fora do Sistema Solar antes disso! 🙂
Salvador, nosso sistema solar visto de um outro sistema planetário marte apareceria na faixa habitável?
Depende da definição que você usar da zona habitável — há vários métodos de cálculo. Mas, pela maioria deles, sim. Note que, se Marte fosse maior, com uma atmosfera mais densa e um campo magnético ativo, ele seria de fato habitável.
OFF:
http://gizmodo.uol.com.br/uma-imagem-espetacular-do-very-large-telescope-e-a-via-lactea/
O MUNDO CIVILIZADO JÁ ESTÁ ṖICANḊO A ṂỤḶA PRA MARTE E NÓS ESTAMOS INDO PRO IṆFERNO COM O PT.
1- Explodiram a base espacial de Alcântara no MA
2- O Brasil vai ser expulso da estação espacial internacional, devido às cḁḡḁḍas do PT
3- Destruíram a base científica na Antártida.
4- Estão exterminando o álcool como biocombustível.
5- O Brasil está fora dos benefícios do maior telescópio do mundo, o “European Extremely Large Telescope”, construído no Chile.
O que esperar de um partido que colocou na presidência um sujeito que orgulha-se de ser analfabeto ??? !!!. Breve estaremos morando em cavernas, lascando pedra e caçando com arco e flecha. Uga, Uga será nosso idioma.
Tava demorando… Eita obsessão pelo PT, viu!
Boa tarde Salvador! Realmente surpreende os Europeus buscarem “Vida” ou “Sinais de vida” em Marte. Fica uma dúvida? Marte está na zona habitável? Temos tecnologia para colocar uma “atmosfera respirável” se acharmos água? Marte tem rotação? Se acharmos vida, qual seria o impacto positivo para nós?
Pedro, Marte tem rotação e é muito similar à nossa. Um dia lá dura 24h39! Segundo várias definições mais flexíveis de zona habitável, ele estaria nela. E seria possível desenvolver uma atmosfera respirável nele, mas numa escala de milhares de anos. O que pode ser feito mais depressa é um adensamento da atmosfera, de forma que poderíamos caminhar usando apenas máscaras de oxigênio, sem precisar de um traje pressurizado. E a descoberta de vida em Marte teria dois impactos fantásticos: primeiro, demonstraria que a vida é mesmo um fenômeno comum, e não um acidente improvável. Segundo, permitiria aos biólogos estudar uma forma viva que não é aparentada de nenhum organismo terrestre, e assim entender como a biologia pode variar de planeta a planeta.
Mas nada impede que essas supostas bactérias (se encontradas) possam pertencer a “grupos” derivados da Terra, devido a uma “contaminação” causada por impactos de meteoros e cometas. Nas luas de Júpitar encontraram gelo e está longe possivelmente dessa contaminação bacteriana. É um assunto extenso não é? Obg pela resposta.
Sem dúvida, poderiam ser primos nossos. Mas só saberemos olhando… 😉
Olá Salvador. Parabéns pelo blog!
Seria bem frustrante descobrirem uma célula qualquer e depois descobrir que foi acidentalmente “plantada” por nós.
Os cientistas tomam o cuidado de esterilizar todas as sondas que enviam?
Abçs
Paulo, sim, eles tomam — embora organismos vivos sejam extremamente resilientes e não seja inconcebível que alguns consigam sobreviver ao processo e chegar a Marte. Por outro lado, sabemos que vez por outra impactos contra a Terra arremessam meteoritos para fora do planeta, e uma parte deles cai em Marte. Então transporte de bactérias de um planeta a outro nem depende de nós para acontecer…
Aí que entra a idéia da Claudia Lage. Se encontrem vida fora do sistema, aí não tem choro!
O problema é que não existe esterilização perfeita. Talvez a própria sonda que procura por vida acabe virando um veículo contaminante.
Mário, a sacada foi da cientista Brasileira Cláudia Lage: considerando o fato de que cientistas conseguem descobrir planetas fora do sistema solar por observação terrestre indireta (quando o planeta passa na frente de sua estrela os cientistas conseguem ver distorções no brilho da estrela encontrando assim os planetas), eles deduziram que algumas características desses planetas podem ser desde já (pela tecnologia factível) extraídas da observação por essa técnica . Claudia Lage, a cientista Brasileira está trabalhando na ideia de tentar obter detecção de assinatura da clorofila desses mundos por observação aqui da Terra (sem mandar uma sonda para lá). Se conseguir comprovará que há vida em outro planeta fora do sistema solar (vamos torcer). O Salvador nogueira explicou bem melhor essa matéria no blog, dê uma fuçada.
Bom dia Salvador,
Acredito que os europeus não estejam somente “torrando” dinheiro com essa tentativa de achar vida em Marte, mas eles devem estar apostando em um percentual grande, ou médio, de chances de achar algum tipo de vida por lá…. Estou certo ou só divagando? (antes de mais nada, não sou Nibiruta!!!)
Abraços e parabéns pelo ótimo trabalho!!!
Angelo, a busca por vida em Marte está de fato bem fundamentada. Sabemos que o planeta foi mais parecido com a Terra na época em que a vida surgiu por aqui. Além disso, Marte ainda é o mundo mais parecido com o nosso no Sistema Solar e fica perto para o envio constante de sondas e o futuro envio de astronautas. Por isso tanto investimento.
entendi e , a partir de agora, assino embaixo.
Grato pela elucidação!!!
Acho que essa história de procurar vida é só um pretexto, pois na verdade estão atrás de ouro, diamantes e outras riquezas minerais.
Ih, mas para isso melhor ir à Lua. Marte para mineração não parece ser uma boa ideia, a não ser que você vá usar os recursos lá mesmo, numa colônia marciana.
Boa Matéria. Acho que a coisa tá tão perto de ser descoberta que todo mundo tá voltando o foco pra isso, agora. Bom pra nós. Salvador, e essa história de matéria escura e a nuvem de Oort e as extinções em massa? Será que vai vingar? Abraço
Samuel, não boto muita fé não. Até porque já há modelos que tentam explicar essa regularidade de impactos com a travessia do sol pelo plano galáctico sem precisar evocar a matéria escura.
Olá sr. Salvador Nogueira. Não acha um desperdício gastarem dinheiro com a busca por vida em Marte (mesmo fóssil) sendo q este planeta não tem campo eletromagnético como o nosso, possibilitando a radiação chegar ao solo e consequentemente esterilizando-o? Porque não investem em mandar sondas para as luas de Júpiter de uma vez?
Mário, não acho, porque a radiação não penetraria além de alguns centímetros de profundidade. Na Terra, temos tanto bactérias capazes de sobreviver à radiação quanto as que vivem nas profundezas do solo.
Deveriam desde estudar a sério o processo que se convencionou chamar de Terraformação, seja para aplicar em Marte ou Vênus. Não importa saber se houve vida em Marte; importa estudar a possibilidade de, no futuro, ainda que muito distante, vir a ser possível habitá-lo.
Falando em Marte, Salvador, você conhece o livro que é uma espécie de Robinson Crusoé em Marte, “The Martian”, de Andy Weir? Se sim, o que achou? Se não, recomendo a leitura.
Não conheço. Vou olhar.
Fiquei muito interessado nesse livro, mas não tem traduzido para portugues ainda?
Infelizmente, não. Abaixo vai a chamada do livro:
Six days ago, astronaut Mark Watney became one of the first people to walk on Mars.
Now, he’s sure he’ll be the first person to die there.
After a dust storm nearly kills him and forces his crew to evacuate while thinking him dead, Mark finds himself stranded and completely alone with no way to even signal Earth that he’s alive—and even if he could get word out, his supplies would be gone long before a rescue could arrive.
Chances are, though, he won’t have time to starve to death. The damaged machinery, unforgiving environment, or plain-old “human error” are much more likely to kill him first.
But Mark isn’t ready to give up yet. Drawing on his ingenuity, his engineering skills—and a relentless, dogged refusal to quit—he steadfastly confronts one seemingly insurmountable obstacle after the next. Will his resourcefulness be enough to overcome the impossible odds against him?
Enviar robôs à Marte já deu o que tinha que dar, o que tem de ser enviado é seres humanos para realmente fazer uma exploração. Marte já esta cheio de robôs e sondas na sua órbita.
Sim, concordo. Entretanto enviar sondas e robôs é MUITO mais barato (e até o momento, muito mais seguro) do que mandar humanos.
Rogerp você de ter lido ao longo do ano passado sobre uma empresa holandesa que, pretende formar uma equipe de apenas 4 humanos para a exploração de Marte; o único detalhe é que neste reality show, a passagem é sem volta. Ainda assim milhares de pessoas se candidataram para tal empreendimento. Você iria?
Não é fácil mandar pessoas para fora da atmosfera, colocá-las em órbita de um corpo celeste e depois descer nesse corpo. Se fosse fácil estariam indo pra lua, a fim de descobrir se lá tem água, ao invés de estourar bombas lá para estudar os resultados.
“Fácil” até é, tanto que já fizeram algumas vezes. Mas é CARO. E esse, atualmente, é o maior limitador.
Olá Salvador!
Os norte-americanos já não se deram o trabalho de procurar vida em Marte com essa última sonda que perfurou o solo desse planeta?
Eu acho que os europeus, novamente, chegaram atrasados.
Não. Como está no texto, as únicas sondas que foram equipadas para buscar vida foram as Vikings.
Ricardo Américo é nome fake também.
Tenho visto reportagens sobre robótica com diversas formas, mas estou me sentindo “uma besta” por ter sugerido um robô reptiliano, vez que nem resposta mereci.
Concordo com sua autocrítica.
http://biorobotics.ri.cmu.edu/research/snakeRobotControl.html
pelo menos esses não atolariam…
Sua autodescrição merece dez! Foi impecável.
Quanta grana indo embora, e nem resolvemos o nosso problema de humanidade aqui na terra.
Verdade, e você tá resolvendo como? Já doou quanto para a caridade, quantos pratos de comida deu aos pobres?
Hipocrisia, a gente vê por aqui.
Wellington apenas reforçando a resposta do Eu, você caminha pelas ruas das cidades, transportes urbano, restaurantes e teatros, automóveis etc., vendo milhares de pessoas usando o telefone móvel. Será que de fato todas as ligações são necessárias? Quanta grana indo embora né não?????
Então porque não usar os dois lados do papel higiênico?
Aí não é ser econômico… é ser muquirana, mesmo… rssss..
😀
Não chega a ser empolgante o fato de um conjunto de nações ricas construírem uma quadra de areia de 30×13, visto que os EUA já utilizavam imensas áreas de deserto (além das áreas artificiais) em pesquisas e simulações do gênero meio século atrás.
Carlos Eduardo, acho empolgante por ser um ambiente mais controlado que o deserto.
O tanque de areia marciano ???….ta de sacanagem !!!!. Pesquisar pedra e areia?… pois so um tolo nao sabe que nao existe nada mais alem disso em marte, ou faz de conta que nao sabe para continuar tendo oque fazer nos proximos 100 anos. Para estes ” cientistas ” que so sabem dizer ” talvez, possivelmente, incerto, etc, etc, e etc…… “, duvidas, duvidas e mais duvidas…depois de terem lancado uma teoria da morte dos dinossauros, agora vem com outra dizendo que” pode ser ” um cometa que ( desviou de sua rota ) e atingiu a terra. Como dizia meu avo, essa foi de capar o gato.
Beleza, agora volta pra casinha, quem deixou vc escapar?
Vc deve fazer parte dos frustrados,que peninha !. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Não, faço parte dos inteligentes.
Pelo seus comentarios aqui, ja percebi sua vasta inteligencia. Complicado !!!!.
Servindo bem para servir sempre.
😉
Porque você não avisa os cientistas que não tem mais nada lá? Que mancada hein !
Sou sua fã… rsrsrsrs
:$
Pintou um clima…rsrs
I am sorry, I dont know what is moderation !!!
Salvador, eu pergunto, não seria mais interessante usar os atuais célebres DRONES.
Eles podem explorar a superfície, voando,
pousando. Melhor do rodar com um veículo.
Não é assim tão simples.
Paulino procure descobrir a densidade da “atmosfera” de Marte e que tamanho de hélices que seriam necessário para levantar apenas o conjunto sem os instrumentos científicos; os drones são movidos à bateria e aí você precisaria de uma base fixa de captação de energia solar para recarregar as baterias. O drone teria de possuir inteligência artificial para tomadas de decisões porque mesmo a velocidade da luz um comando remoto a partir da Terra seria catastrófico.
Balões de gás dirigíveis talvez funcione.
A gente fica pensando em jipes… tão antropocêntrico… será que não seria mais eficiente tentar desenvolver um “veículo” reptiliano para aquele ambiente?
Eu já fiquei sabendo de 171 bem aplicado, porém esse, vou falar pra vcs, é top 10! Kkkkk
Verdade!
Mas do que você está falando mesmo?
Devemos refletir ! O Homem está acabando com o Planeta Terra e com isso muita gente está passando fome e morrendo. Não seria interessante primeiro deixar a casa em ordem para depois ir buscar vida em outro planeta ou mesmo achar que pode colonizar outro mundo ? Muita pretensão, mas devemos voltar ao Básico para a sobrevivência aqui e agora. A noticia é muito boa, mas precisamos pensar. Obrigado
Não.
Para o lujcar,
como você fez a pergunta e você mesmo deu a resposta, trago a você outra visão, para nossa reflexão.
Em primeiro lugar, esta ideia de canalizar dinheiro para eliminar a miséria do mundo é muito antiga e já foi repetida à exaustão.
A resposta é que devemos como governantes também alocar dinheiro, recursos e autonomia aos cientistas porque:
1- verifique que qualquer sociedade miserável tem ou teve recursos que foram roubados dela pelos seus próprios mandatários. Então falta honestidade e não dinheiro. A África e a Índia tem legiões de miseráveis. Os governantes da Índia eram os Marajás, com palácios imensos e riquezas deslumbrantes, roubadas do povo. Os africanos repousam em todo tipo de riqueza mineral, desde diamantes, ferro, petróleo e muito mais. E para onde vão estes recursos? Para o exterior, sob a forma de depósitos dos governantes em bancos estrangeiros. Oquê falta? Honestidade dos governantes, compromisso dos governantes com o povo. Então pode encher o país de dinheiro, ele será roubado pelos governantes se não houver honestidade e compromisso. Este é o caso dos países miseráveis. Só conseguirão ter sucesso quando desenvolverem a educação do povo, leis que penalizem de verdade os desvios e sobretudo, quando a sociedade conseguir exigir respeito dos governantes. Aí você verá que tudo muda radicalmente em uma geração. Veja o Japão e a Alemanha destruídos e recuperados em uma geração.
Quando eu era criança, lembro até hoje, logo após a segunda guerra, meu avô meu levou para a Alemanha e eu vi em Munique um senhor de muita idade, em frente à casa dele destruída em parte. Ele estava removendo entulho usando terno e gravata. POR QUÊ? Por respeito a ele mesmo, mostrando a si mesmo que reconstruir a própria vida é uma coisa digna, independente de termos recursos ou não. Respeito a si próprio e fazer-se respeitado pelos outros.
Em conclusão, antes do dinheiro vem a Educação e a Conscientização. mesmo sem dinheiro, conseguem-se coisas impressionantes. Estude os Imigrantes Calvinistas pelo mundo e os seus frutos, países maravilhosos, construídos sem recursos, só com esforço, honestidade e inteligência. Veja países riquíssimos e antigos, (África e Índia) e veja os recursos roubados sem limite e sem dar troca ao povo.
2- Considere também, para reflexão, a imensa melhoria trazida por TODOS os cientistas sérios, na qualidade e longevidade da população.
Só há um caminho que passa pela Educação, Honestidade e Respeito A SI E AOS OUTROS. Todo o resto vem atrelado. O dinheiro não é solução, é consequência.
Zori Medala, por favor me desculpe pela intromissão em sua excelente resposta e a frase: “Respeito a si próprio e fazer-se respeitado pelos outros” me remete a pensar naqueles que vivem as expensas do governo nas formas das diversas bolsas. Sou filho de japoneses e nasci apenas quatro anos após o término da 2ª Guerra Mundial e recordo que nunca dependemos de qualquer ação dos governos o que me enche de orgulho.
Tetsuo,
Você vem da linhagem Samurai. Guerreiros que sempre souberam o significado da palavra Dignidade! Tanto para a vida quanto para a morte.
Seu comentário é mais uma prova que o dinheiro é consequência. Atitude é a força.
Em sua maioria os isseis, nisseis, sanseis e yonseis que conheci sempre foram (e são) exemplos a serem imitados. Nosso governo tira a dignidade de parte do nosso povo confundindo desenvolvimento com cotas e esmolas. Os grandes homens (e mulheres) não querem isto, querem o uso correto dos impostos, oportunidades e honestidade. Só.
Você tocou num assunto verdadeiro e preocupante. Existem muitos “cientistas” que recebem bolsas para realizar pesquisas inúteis e nunca terminam para não perder a “teta” do governo. Outros perdem propositalmente as informações para começar tudo de novo. Por exemplo, eu conheço um biólogo que está há seis anos tentando descobrir se a minhoca é dextra ou canhota. Já renovou a bolsa duas vezes.
Zori, não vale a pena escrever tudo isso sendo que o mané nem vai voltar aqui pra ler. É jogar pérola aos porcos..
🙁
“EU”, grande “EU”.
Te sigo na Instituição Salvador (o Nogueira não é mais “um cara”, agora já é uma instituição)!
Tu escreveste a verdade. Mas eu creio ser bom registrar sempre que possível, pois a falácia de recursos x desenvolvimento grassa em todo lugar. Onde vou, ouço esta inverdade como sendo a iluminada solução para todos os problemas. Eles desconhecem a natureza humana. A cupidez, a ganância, a maldade. E ficam falando utopias sem parar! Grande abraço!
Perfeito!
Por incrível, ó corinthiano que és, este comentário tem a tua influência. Lembras quando escreveste que “as pessoas estão aqui para aprender” em um comentário antigo de sua autoria? Pois é, eu lembro! Influenciou.
Saudações tricolores (ou será alvi-verde? – vou perguntar para os meus bisnetos). Grande abraço.
Fico feliz, Zori! 100 palavras!
Abraço!
ja estar bom procura outro planeta marte ja deu o que tinha da
??????????????????????????????????????????
Creio que ele tenha tentado dizer que as agências espaciais devem começar a procurar outros planetas, pois não há nada em Marte.
Basicamente, acho que foi isso. Não sou fluente em Klingon.
Será que pelo menos o nick ele(a) escreveu certo? Seria sisi ou zizi, ou zissi, ou sizzi, ou sici, ou zici, ou sisy, ou sysi…etc…
Bom dia Salvador! Novamente, obrigado por postar notícias relacionadas aos programas espaciais. Achei legal as fotos gigantes nas paredes com a intenção de criar um “belo horizonte” marciano. Será que o jipe irá portar uma perfuratriz para atingir mais que alguns centímetros daquele solo? Se eu estou pensando nisto é claro que o farão afinal, se existir alguma umidade provavelmente estará fora das ações dos ventos e dos raios solares e, se, encontrarem um ser ainda que microscópico será uma grande notícia.
Olá, Tetsuo! A perfuratriz vai escavar a até 2 metros de profundidade!
Gostaria que voce se identificasse com o seu nome real e nã oo seu nome FAKE!
TETSUO SHIMURA É NOME FAKE!
MIMIMI
Colega, meu nickname (apelido, caso não saiba) não é meu nome de batismo, e não há problema algum!
Porquê a celeuma em usar um nick que não seja seu nome próprio?
RICARDO AMERICO É NOME FAKE!
Também gostaria que voce se identificasse com o seu nome real e não seu nome FAKE!
Que nome fake que nada, o nome é FALSO mesmo. Até parece que estamos nos Estados Unidos. Fake, fake…. que pôrra é essa?
FAKE = Falso em inglês. Deixa eu explicar aqui.
(ps.: contém irony)
Então Eliá, já que não estamos nos Estados Unidos, use seu rato para estalar uma ligação em um sitio da Rede Internacional e caia fora daqui, ou desligue seu CP (Computador Pessoal) da tomada e vá passear num centro de compras.
Ricardo Américo eu não preciso deste subterfúgio ou me escondo atrás de nomes falsos ou omitindo parte dele. Aliás, não entendi a sua preocupação. Abraços!
Boa Tetsuo! Eu também não 🙂
Faço coro e assino embaixo!
Muito menos eu!!!!! Marijuana detected!!!
Apoiado.
Espero que toda essa tecnologia também seja utilizada para evitar outros acidentes de avião, como o da Malysia Airlines. Um transponder que não possa ser simplesmente por alguém que se encontre na aeronave, uma caixa preta que emita sinais sobre sua exata localização e aeronaves que possam ser controladas remotamente em caso de atentados terroristas, ou seja, os controles da cabine seria automaticamente desativadas e o piloto automático seria acionado pela torre mais próxima, passando a controlar a aeronave até o pouso, independente de ação humana na cabine.
Sim, é possível. Afinal muitas das tecnologias utilizadas hoje em aviões são oriundas do resultado das pesquisas para exploração espacial.
Rogério você provavelmente já viu no noticiário nacional o uso pela Polícia Federal o uso de drone na “tomada” do complexo da Maré, equipamento este importado de Israel. Apesar do avião não tripulado poder permanecer no ar por cerca de 24 horas necessita de uma estação base bastante complexa e profissionais bem preparados para operar e tirar da pequena aeronave todos os benefícios estratégicos.
Tente imaginar o número de voos existentes apenas nas principais rotas do mundo e imagine em quanto seriam aumentados os números de profissionais e equipamentos lembrando que o uso dos aeroportos pelas empresas refletirão nos preços das passagens. Apenas como exemplo tente encontrar dados sobre os nossos aeroportos que possuam e tenham em funcionamento o sistema eletrônico para pousos com visibilidade zero.
Boa parte dos acidentes, seja no ar, mar e terra ocorrem por ações humanas, portanto, não creio que seria viável nenhuma tecnologia senão, melhorar a segurança, políticas severas de operações e manutenções onde a vida humana falasse mais alto que lucros.
Errata em: “Rogério você provavelmente já viu no noticiário nacional o uso pela Polícia Federal o uso de drone na “tomada…” leia-se “Rogério você provavelmente já viu no noticiário nacional o uso pela PF do drone na tomada…”