No tempo da Terra púrpura

Salvador Nogueira

Inspirado por uma fotografia tirada dos confins do Sistema Solar pela sonda Voyager-1, o saudoso astrônomo Carl Sagan apelidou nosso pequeno cantinho do Universo de “pálido ponto azul”. Mas se a foto tivesse sido tirada 3 bilhões de anos antes, provavelmente seria o “pálido ponto púrpura”. Ao menos segundo um grupo espanhol de cientistas.

Em seus primórdios, a Terra já teve muito mais área coberta por oceanos. E era púrpura!
Em seus primórdios, a Terra já teve muito mais área coberta por oceanos. E era púrpura!

Enric Pallé e seus colegas do Instituto de Astrofísica das Canárias apontam que, hoje, a maioria das bactérias e plantas que fazem fotossíntese usam a clorofila para realizar a façanha, e por isso são verdes, mas, no passado, a forma de vida predominante era a das bactérias púrpuras.

“Elas são microrganismos fotossintetizantes e podem habitar tanto ambientes aquáticos como terrestres”, destacam Pallé e seus colegas, em artigo aceito para publicação no “Astrophysical Journal”. Em vez de clorofila, elas usam uma substância chamada retinal para transformar luz em energia para seu metabolismo. Água também não faz parte do menu. Em vez disso, o processo exige ácido sulfídrico (H2S) e gera enxofre, em vez de oxigênio.

Com essa química diferentona, elas perdem o verde característico das plantinhas e ganham uma cor roxeada. Agora imagine essas bactérias disseminadas por todo o globo terrestre, inclusive os oceanos. O planeta inteiro deve ter ganho aí uns 50 tons de púrpura.

PASSADO E PRESENTE

Quanto disso seria perceptível numa análise da assinatura de luz proveniente do nosso planeta, coletada do espaço? Essa é a pergunta crucial do novo trabalho da equipe espanhola, que Pallé apresentou durante a conferência de astrobiologia promovida pelo Vaticano, em março. Os pesquisadores fizeram diversas simulações da ocupação das bactérias púrpuras no que seria uma versão da Terra durante o éon Arqueano, entre 3,85 bilhões e 2,5 bilhões de anos atrás.

Nessa época a vida dava seus primeiros passos em nosso planeta. Há 3 bilhões de anos, o Sol brilhava com 80% da intensidade atual, e a Terra tinha mais oceano e menos continente do que hoje. A fotossíntese por clorofila ainda não era uma coisa popular, praticamente não havia oxigênio na atmosfera, e o nosso mundo só abrigava criaturas unicelulares. Era então uma biosfera muito menos vibrante do que a de nossos tempos.

Ainda assim, nosso mundo já estava claramente “vivo”. Ele já era exatamente o tipo de coisa que agora estamos querendo encontrar ao redor de outras estrelas. Daí a preocupação de Pallé e cia. Será que poderíamos identificar um planeta similar à “Terra Púrpura” de 3 bilhões de anos atrás analisando a luz de astros que estão a vários anos-luz de distância?

A pesquisa espanhola indica que sim. Mesmo que o mundo a ser pesquisado não esteja completamente coberto por bactérias púrpuras, sinais de sua existência seriam captados em meio à luz sutil emanada de lá.

Claro, ainda não temos tecnologia para observar diretamente — e em detalhes — o espectro luminoso de planetas distantes similares ao nosso. Esse é um trabalho que será desenvolvido agressivamente nas próximas décadas, conforme passamos da fase da descoberta de planetas habitáveis para a de sua caracterização. Contudo, estudos como o de Pallé nos lembram que já temos diversas biosferas “alienígenas” para estudar — agora mesmo. Onde estão elas? Basta olhar para o passado da Terra.

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook

Comentários

  1. Oi Salvador. Uma perguntinha: A “fotossíntese roxa” não invalida a pesquisa da Claudia Lage?

    Ou as porfirinas também ocorrem nos microrganismos roxos?

    1. Não invalida porque a Claudia não vai olhar só a porfirina — esse é apenas um exemplo, de vários outros que ela vai investigar. E também há de se lembrar que nunca sabemos que tipo de fotossíntese encontraremos lá fora. Portanto, quanto mais abordagens, melhor.

      1. Ok, concordo e (acho que você mesmo foi um dos que já falou que) acredito que possam existir formas de vida não baseadas no carbono e fora da “zona habitável”, mas, como nós só conhecemos formas de vida assim (“nós” mesmos), melhor procurar algo conhecido do que algo que nem poderemos identificar como vida.

  2. Caros amigos, é tudo uma questão de merda. No início não havia atmosfera, ela é o resultado de pequenos estromatólitos cagando por milhões de ânus (a atmosfera é merda). A cor do planeta depende das raias de espectroscopia dos gases que compõem a atmosfera, baseando em oxigênio e nitrogênio é em tons de azul… quando tinha muitos gases derivados de enxofre era roxa… existem vários tristemunhos em Roxas … Leim a respeito nos textos sobre as grandes extinções (Permiano, Devoniano, etc…) imaginem o que vai acontecer quando detonarmos a atmosfera atual…

    1. Hihihi..uel, eu gostei das sua resposta..muito das ingracada..Eu mesmu quando minha irma disse qui istava enbuxada (gravida) eu disse: “Feiz merda, nao?”..Intao as vida vem da merda mesmu. hihihi..Mai oia uma coisa, inte mais interessanti di sabe que us stromatolitu – qui como oce sabe sao formacao pruveniente das merda das cianubacteria i otras procariota – formaru as atimosfera la atrais , seria di sabe como qui eh qui um compostu organico si evuluiu i se transformo nessis ser unicelular. Sera qui foi as radiacao? Vai sabe nao?

      1. Acredito na história da Bíblia. Uma explicação possível para a gênesis está em gênesis I “…a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas…” Bem antes da existência do sol, um asteróide pequeno sem atmosfera que se tornaria a terra, houve a existência da vida em aquoso bombardeado em meio estelar (a formação de moléculas orgânicas assim já foi demonstrado) … e Deus então criou o resto…

          1. E claro que foi moleza, e fez isto enquanto tomava um gole do bule de chá de Russell. Eu usei como fundamento a fé, ora “…a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.”. A mesma fé que foi usada pelo analfabeto que teorizou esse grãozinho milhares de anos antes que a ciência provasse que é possível.

          2. Para o barrodasestrelas:

            “…a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.”

            …firme fundamento…

            …provas das coisas …

            Tudo fantasia. Fundamentos sem base, provas sem fundamentos…

            Vou tomar um pouco mais do chá do “Bule de Chá de Bertrand Russell” ou “Bule Celestial” ou “Bule Voador”.

  3. Isso não me impressiona tanto, me impressionaria muito mais ver esse cientista de mais 3 bilhões de anos de idade que tirou a foto da Terra enquanto púrpura.
    Deve estar acabadinho, hein?? e o formol que usa é turbinado.

  4. Bom os cientistas afirmam algo hoje e amanhã outros dizem que não é bem assim, então o que é verdade hoje, amanhã não será mais. Outro ex. lembram para os mais de 45, 50 anos, – ovo faz mal, agora faz bem;- soja faz mal, agora faz bem; – sol causa câncer, agora faz bem, … e por ai vai, mas sempre “há controvérsias”.

    1. Verdade. Por isso que eles sempre continuam estudando e tentando entender mais sobre as coisas. Quem fica parado é poste.

    2. DONIZETEBURIN, vc ta certo. Homens dizem o que querem e pensam e se dermos ouvidos a tudo, enlouquecemos. Na vida só se deve respeitar os exageros. “TUDO QUE É DEMAIS FAZ MAL”. O resto é “INVENCIONICE”. VIVER DENTO DE LIMITES É TUDO!!

    3. A evolução ocorre através da mudança. Somente as religiões não mudam porque não evoluem, e nem podem, pois baseiam-se em princípios errados. Portanto, a ciência está no caminho certo.

      1. Neste sentido você esta certo, cabe a ciência as descobertas e cabe as religiões a parte moral. A explicação simplória da criação do mundo e do homem em 6 dias da bíblia só era cabível para o povo de 5 mil anos atrás, nós desta época já não cabe mais pelo nosso entendimento e esta ai a ciência para demonstrar a evolução do universo.

        1. Boa. Naquela época 99% eram analfabetos, e os poucos que sabiam escrever eram desculturados e não sabiam nada de ciência.

          Agora o que irrita bastante é que muitos alfabetizados de hoje ainda continuam desaculturados, e acham que são donos da verdade.

  5. O PROBLEMA É QUE ESTÃO FALANDO DE TUDO, ACREDITEM-SE QUISER, MAS PRA MIM ISSO É ESPECULAÇÃO SEM PROVA REAL…

    1. Eu acredito. Se você não acredita, azar o teu. Vou dormir na pia de tanta preocupação com o que você pensa (só que não).

  6. Putz, e eu que tinha quase certeza que era laranja, mas também é o que dá deixar o PELÉ dizer de que cor era a terra a 200 bilhões de anos, como já dizia o Romário, Pelé calado é um poeta, nessa da cor perdeu uma boa oportunidade, kkkkkkkkk pode-se falar o que quiser, ninguém vai conseguir provar ou desmentir mesmo, tipo do conhecimento inútil.

    1. Bom, antes PELÉ do que o PT (que felizmente até agora ninguém citou como sendo o culpado pela mudança de cor do planeta, por exemplo)

      hehe

  7. Se tudo correr como indicam as probabilidades lastreadas na infinitude de estrelas do cosmos, em breve, muito breve creio que estaremos encontrando novas biosferas, pelas idéias que estão surgindo. Porém será que temos algum alvo por perto para que o sinal de rádio seja para lá focado e retornado com a mesma rapidez? Já tem algum na mira, perto?

    1. Samuel desde que Nikola Tesla conseguiu gerar alguns estalidos em 1894 já se foram 120 anos e até hoje, nada. Em Porto Rico existe uma enorme antena de radiotelescópio com 305 metros de diâmetro na boca de um vulcão adormecido e ainda nada. O Instituto SETI tem conjunto de antenas emulando como se fosse uma gigante e equipamentos sensíveis e capazes de separar e identificar sinal de rádio inteligente dos ruídos do espaço e, nada.

      1. Isso quer dizer que não temos tecnologia suficiente para captar transmissão alienígena, lembrando que recentemente nossa tecnologia passou a detectar planetas que antes nem existiam, e do caso da sonda que ao passar pela terra não detectou forma de vida? É questão de tempo…

      2. Fazendo uma conta e baseando-se na fórmula de Drake, chegaríamos a uma distância média de 90 anos luz entre civilizações com nível próximo do nosso. O problema não é somente se elas estão lá ou não. Primeiro, se elas estão realmente em um nível tecnológico semelhante ao nosso, passaram a produzir sinais de rádio a cerca de algumas dezenas de anos. Assim, os sinais podem somente agora estar chegando por aqui. Mas o grande problema é detectar estes sinais depois de percorridos 1 centena de anos luz. Se eles já estão por aqui, nossos sistemas ainda não tem a sensibilidade necessária.

      3. Tetsuo, uma coisa que não entendo bem no SETI é a busca por sinal de rádio. Porquê esse tipo de sinal, já que uma outra civilização poderia usar de formas de propagar informações que nem sonhamos. Luz, por exemplo.

        Ou será que é porquê as ondas de rádio seriam a forma mais simples e eficiente (custo-benefício) para a transmissão de informações? Sempre tive essa dúvida.

        1. Se não me engano o SETI procura padrões em qualquer radiação eletromagnética e isso engloba luz, radio, etc …

          Se encontram um padrão depois começa um estudo para definir se esse padrão é alguma forma de comunicação, então se estão usando luz para se comunicar e cair no alcançe do SETI, pode funcionar.

  8. Esta descoberta acaba de mudar a minha vida!
    Não sei por que isto não foi divulgado antes!
    Eu teria feito tudo diferente

    1. Você pode mudar sua vida agora. Se mate, acabe com ela, e de quebra ainda libera espaço no planeta que está sendo desperdiçado com sua existência medíocre.

  9. Bom dia Salvador.
    Muito interessante.
    Fiquei em dúvida sobre o Sol. Por que no período mencionado ele brilhava com 80% de sua intensidade quando comparada a intensidade nos dias de hoje? Você pode comentar (explicar)?
    Obrigado e abraços!

    1. Frannz, a dinâmica de vida do Sol é marcada por um aumento paulatino de brilho ao longo de bilhões de anos. Assim, no passado ele foi menos brilhante. E no futuro, será mais. Estima-se que a Terra será inabitável em mais 1 bilhão de anos. Abraço!

    2. Pense numa lampada halógena, o brilho vai aumentando aos poucos, e depois queima. Ajudou?

  10. Que seja cada vez mais iluminados estes sábios cientistas que,dedicam seus dias para nos proporcionar esta cultura que,conseguimos provar o “AMOR DIVINO” cientifícamente!!!!!!!!!!!!!!!

    1. E onde entra o “AMOR DIVINO” nessa história purpura???????? É cada uma que vou contar, de um lado o PELÉ vem com uma historinha colorida, do outro vem um deslumbrado com outra historinha de 2000 anos (a propósito nem são 2000 anos, mas só pra situar melhor.)

  11. A água emite no azul, logo a água é azul. A Terra é azul por causa de nosso mares e não por causa das algas cobertas de clorofila VERDE.
    Se há 3 bilhões de anos a Terra tinha mais área coberta com água, então certamente ela era azul mesmo com bactérias púrpuras.
    Seria então porque o Sol brilhava com 80% da intensidade atual? Se sim, acredito que não tem nada a ver com essas bactérias o fato de o planeta ter sido de outra cor.

    1. Como, você está dizendo que o PELÉ está errado, não pode, ele está 100% certo, como tudo por aqui.

      1. Comentário infeliz e totalmente fora de tópico. Demonstra apenas inadequação e falta de informação.
        Se não tem nada a somar é totalmente desnecessária sua participaCão com zurrices.

    2. Anna, a terra é azul por causa do espalhamento Rayleigh associado ao reflexo do azul dos oceanos com certeza, mas não podemos esquecer que, em decorrência do bioma atual, a superfície das águas não se encontram cobertas por algas ou micro-organismos em quantidades suficientes cara cobrir largas áreas dessa superfície, mesmo o plâncton é composto de inúmeros animais e micro-algas, em sua maioria semi-transparentes. Mas como estariam as grandes massas de água sem os predadores, com a presença apenas de micro-organismos todos baseados na mesma bioquímica? Não seria muito difícil imaginar uma capa lilás espalhada levemente sobre a maior parte dos oceanos.

      1. me repetindo e repetindo outros aqui, a cor e’ o de menos! Era listrada laranja e grena’, ta’ bom assim!
        A ideia e’ procurar planetas nao pelo que somos hoje, mas pelo o que poderiam vir a ser, porque o que observamos e’ na verdade como eram e nao como sao.

        1. Esse pensamento chega a ser homofóbico, não despreze a força das cores!

  12. É claro e evidente q a vida de todas as formas existe no vasto, sombrio e misterioso universo. Qualquer pessoa nos dias atuais q declarar ser cético em relação a esta realidade, será lançado na “fogueira de fogo” da ignorância, da limitação de raciocínio, etc.

  13. O acaso nao existe, todo o universo imaginável atesta uma inteligência suprema.

      1. A inteligência suprema não é o deus mitológico que muitos religiosos pregam, essa inteligência suprema conhecida como Deus não é vaidoso e nem vingativo como muitos pregam, o ser humano atualmente não compreende ainda, confunde-se com o acaso, irá demorar muitas existências para começar a compreender esta inteligência suprema que rege as leis naturais. Se informe mais, pense macro, há muita informação pela internet disponível e há muitas evidencias. Não se resuma a sua insignificante verdade, vá além… Ah é claro Deus não criou só a terra como diz a bíblia de forma simplista em 6 dias, criou todo multi-verso dimensional( que esta incluído o nosso universo) e por bilhões de anos o universo segue o seu desenvolvimento. Cabe a ciência o papel da descoberta e analise racional de nossa inteligência.

        1. Caro amigo, veja que a descrição da Divindade colocada por religiosos é absolutamente triste porque:

          É impossível ser onipotente. Quem conhece Friedrich Nietzsche, que declarou a morte da Divindade, percebe a vontade de induzir as pessoas ao raciocínio. Não é para aceitar o que ele escreveu. É para pensar. Por exemplo a “pedra”: Alguém pode fazer uma pedra tão grande que nem ele pode carregar? Por exemplo a “morte”: Deus pode tudo? Se pode, pode cessar a própria existência? Se puder cessar a própria existência não é Deus, pois nada pode cessar a existência do Eterno. Se não pode cessar a própria existência, não é Onipotente.

          Algum dia chegaremos no Deus cósmico, de Albert Einstein, completamente superior às criações escravizantes que hoje imperam pelo mundo. Hoje as invenções sobre a Divindade são burras e incoerentes, mas algum dia tudo mudará.

  14. A TERRA É AZUL E NÃO VERDE – A COR DA TERRA NADA TEM A VER COM O QUE SE PASSA NO SOLO!
    Mesmo quando se olham montanhas que são verdes, vistas ao longe são azuladas por causa desse efeito de espalhamento (até José de Alencar disse isso em “Iracema”).
    Qualquer que fosse a situação aqui em baixo, a cor do planeta visto de fora seria azulado pela soma de 2 fatores:
    1) O espalhamento da luz produzido pelos gases dá a cor azul-violeta (que a gente vê quando está num avião)
    2) As gotículas de vapor de água das nuvens dão uma cor esbranquiçada. A mistura dos dois dá uma cor azulada.

    1. Prof. Damineli, é o senhor mesmo? Quanta honra!
      Entendo o que diz, mas dizer que a cor do planeta visto do espaço não tem nada a ver com o solo é um exagero. Afinal, pode-se ver mesmo a uma distância razoável (digamos, da Lua) o verde das florestas, o amarelo dos desertos, o azul-escuro do mar e o branco das nuvens. Claro, se você for longe o suficiente, aí verá só o azul a que se refere. Então eis que entra a análise do espectro, e os pesquisadores sugerem que daria para extrair da luz do planeta traços das bactérias púrpuras.
      Abraço,
      S.

      1. Mais do que a cor exata, pelo que entendi, o projeto busca informações para identificação de planetas em diferentes fases de evolução. A ausência de oxigênio na atmosfera não provocaria uma visão de tonalidade diferente para um olhar técnico?
        (Grandes nomes chegando para o debate. Muito bom.)

        1. É exatamente isso! E o importante não é nem a tonalidade, mas o que aparece quando você reparte a luz nas cores do espectro!

          1. Salva, parece que a humanidade tem esperança. Mais alguém enxergou a Lua, em vez do dedo do sábio…. 🙂

      2. Salvador
        Sim, sou prof. da Astronomia do IAGUSP
        Respondendo a você a a outras intervenções:
        Netuno é azul e lá nao tem mares, tem atmosfera espessa (sem Oxigênio livre).

        O espalhamento (chamado de Rayleigh) se dá quando a luz atinge os elétrons de um átomo ou molécula da atmosfera (N2, O2, CO2 etc.). A quantidade de luz espalhada é inversamente proporcional ‘a quarta potência do comprimento de onda, porisso a cor do céu quando estamos num avião é azul violeta (comprimentos de onda menores). Isso para gases (nitrogenio, oxigenio, CO2 tec).

        Se a atmosfera da Terra fosse espessa como a de Netuno seria azul profundo. Como mela é fina, ela é meio transparente e as fotos feitas a partir do espaço permitem ver um pouco do marrom do solo e um pouquinho do verde das plantas. O azul dos oceanos se soma ao da atmosfera, mas tem pouco efeito. Pelo mesmo efeito, quanto mais longe olhamos as montanhas no horizonte, mais azuladas elas são.
        Note que as florestas, mesmo sendo macroscópicas e estando em cima do solo, quase não se percebe seu tom esverdeado. As bactérias da atmosfera primitiva estavam SUBMERSAS nos oceanos e essas não seriam vista de modo algum de fora da atmosfera, contrariamente ao que diz o titulo da materia! A cor da Terra seria azul, como hoje, talvez mais esbranquiçada por causa que a atmosfera era mais quente (o efeito estufa era maior que hoje) e tinha muito mais nuvens.

        Os aerosóis: poeira e goticulas de agua e gelo também espalham a luz mas esse quase independe do comprimento de onda (espalhamento de Mie) – esse resulta numa cor neutra (esbranquiçada).

        A cor final é a soma dos 2. Porisso, na praia (Santos por exemplo) o azul do céu é meio desmaiado (esbranquiçado), enquanto em cima de uma montanha (Campos do Jordão p. ex.) é bem mais azul e num avião (onde não tem aerosois) ele é azul-violeta.

        1. Augusto, fico muito feliz com a sua participação por aqui. Pelo que entendi, a modelagem da “Terra púrpura” prevê a presença de grandes quantidades de bactérias na superfície dos oceanos (não submersas) e também sua colonização sobre os (poucos) pedaços de terra de então. Por isso, de perto, daria para ver o púrpura do mesmo jeito que vemos o verde. De longe, de fato, teríamos só um pontinho azulado, mas a tese dos espanhóis é que daria para detectar nessa luz a assinatura espectroscópica da Terra púrpura.

          Aproveitando o ensejo, lembro que as nuvens podem fazer um papel mais destacado na coloração de um planeta que o espalhamento atmosférico. Veja Vênus, por exemplo.

          Abraço e obrigado por participar!

    2. Augusto, esse efeito de espalhamento a que você se refere vem da presença maciça de OXIGÊNIO na atmosfera atual da terra, além claro do vapor d’água como você também salientou. Pois bem, tanto o oxigênio quanto o vapor d`água estão presentes apenas pela presença de plantas que realizam a fotossíntese através da clorofila, no quadro apresentado pelo estudo não poderia existir oxigênio livre na atmosfera nem a quantidade de vapor d`água que existem hoje para provocar esse espalhamento, a atmosfera estaria saturada de gases sulfurados especialmente sulfeto de hidrogênio, que é um gás incolor que não produz espalhamento significativo, muito menos na cor azul.

    3. ´Pega-se uma bola de futebol pintada de azul,com um gomo pintado de verde,outro de amarelo,ate o meiode campor da pra ver as cores dos gomos,mas de uma trave a outra, a bola e azul.assim e o planeta visto a meio caminho de marte vms dizer. acor predominante total na distancia e a dos oceanos.sera que tou certo?

    1. Merda não é purpura…..Talvez as das bactérias da época. Mas precisaria de mais pesquisa para comprovar sua teoria.

  15. De onde viemos, onde estamos e para onde vamos.
    Salvador! Colorindo o passado, parece que responde a nossa primeira pergunta “Púrpura”, onde estamos também “Azul”, mas para onde vamos… Buscar um planeta “Púrpura” a alguns bilhões de anos-luz, quando chegarmos já vai estar prontinho…

    1. A sua nada…..Mas para quem gosta de ciências é uma informação a mais para compor a cultura científica.

    2. Já que sua vida não será alterada com essa descoberta fabulosa, pq não se mata? Aí sim sua vida irá mudar!

    3. Cara, já que não muda sua vida não leia, tão mais simples não é? Pq perder tempo lendo e comentando algo que não gosta?

    4. JOhny estranha a sua pergunta! Você é afetado pelas ações ou faltas delas dos governos e nem por isso escreve para reclamar.

    5. Veja nos comentários abaixo:
      Sua vida mudou, descobriu sua desinformação!

  16. Todo mundo dizem o que querem e nós ouvimos o que queremos e o que não queremos…, acreditar são outros quinhentos.., cada um tentando sobreviver neste mundo selvagem através de um veículo de comunicação que chamam de internet para conseguir momentos de fama através da “Mídia”….. como será o mundo século 22?.

    1. “Todo mundo dizem (diz) o que querem (quer)…”

      Nilson Martins não tenha o seu cérebro ofendido e não entre no blog ou na internet.

      1. Tetsuo, creio que vc. quis dizer “cérebro fendido”, em vez de ofendido… rssss….. 😀

      2. Antes eu entrava no blog para ler ciencia e no do Agamenon para dar risada. Nao preciso mais do blog do Agamenon.

  17. ” Mas se a foto tivesse sido tirada 3 bilhões de anos antes, ( “provavelmente”.Esses seres humanos sao fodas, conseguem um diploma para dar suposicoes.) seria o “pálido ponto púrpura”. Vamos ter que proucurar outra coisa para esses ” cientistas ” fazerem, acho q esta sobrando tempo demais !.

    1. Pois é, pra você também deve estar sobrando tempo, já que vem aqui com frequência encher o campo de comentários com fezes.

      1. Por que não te calas EU? Aliás é só ler os comentários de alguns educados, pra ver que seria melhor que ficassem calados. São piores do que quem escreveu o que quis.

        1. Humm.. Calo não. Sou o paladino dos comentários, o justiceiro que luta contra os acéfalos e os comentários imbecis (que infelizmente, são muitos). Meu trabalho está longe de terminar.

          😉

          1. Eu, se esse fo seu trabalho, você coloca o Hércules debaixo do braço…. 🙂

            Vá em frente e força, que a luta será grande, cumpadre!!!

      2. Me lembrou um político interiorano que; em um discurso de campanha, soltou a pérola: “Eu, como vocês, tenho fé. E também acredito que, se for eleito, com minha fé, e as fezes de vocês, faremos grandes coisas por nossa cidade…”.

        Acredite, o cara fez cara séria quando falou a asneira!!!

      3. …fezes e aquilo que vc tem dentro de sua cabecinha, lendo seus comentarios. Uma vida de ilusao…acorda ALICE !!!.

      1. Tetsuo, penso que seja demonstrando como é importante ter mente aberta e aprender sempre, para escrever com propriedade e serenidade.

        Lembre-se: até mesmo a pior criatura serve para alguma coisa: como um mau exemplo! 🙂

        1. “Tetsuo, penso que seja demonstrando como é importante ter mente aberta e aprender sempre, para escrever com propriedade e serenidade.”

          “Lembre-se: até mesmo a pior criatura serve para alguma coisa: como um mau exemplo! :-)”. Imagino que sua mae te disse isso qd nao queria largar o video game. Pelo menos sua mae te ensinou algo !. 🙂

      2. Leo qual é a sua colaboração pelo desenvolvimento das ciências?….cara, so colaboro em coisa da resultado.

  18. Minha pergunta é, até que ponto devemos dar credibilidade a conversa de um ou vários cientistas em dizer que a terra a 3 milhões de anos era purpura.., alguém deles conseguiu voltar a esse tempo para saber?…. fica meio complicado de voce acreditar nestas estórias , através de suposições ou aparelhos duvidosos.. , assim como, dizem que determinado “achado” tem x anos de existência…

    1. Isso é resultado de PESQUISAS, de CIÊNCIA. E não de achismo. Estude um pouco antes de vir falar cocô.

    2. Pois é. Por que será que ainda dão credibilidade pra uns caras que dizem que um cara invisivel criou o céu e a terra, e o homem do barro, a mulher de uma bisteca, e que todos os animais do planeta quase morreram numa chuva planetária? Como tem gente besta nesse mundo né?

      1. Ricardo, segundo a lenda referida, a mulher teria sido “feita” da costela… imagina se a matéria prima fosse o filé, ou a picanha…. 🙂

    3. Nilson estude mais, leia mais, busque mais informações do vastíssimo campo das ciências. O quê muda o mundo não são governos mas as curiosidades das pessoas e suas tentativas para explicar.

    4. Nilson, entendo que você não fez uma pergunta; fez um comentário infeliz, por não conhecer do assunto. Somente isso.

      Pesquise um pouco antes, e seja mais feliz nos próximos comentários, tá…

    5. Só uma informação não existe mais estória. Antigamente havia diferença entre estória – contos, invenções – da história – real, medida e comprovada. Agora tudo é história mesmo a da “carochinha”.

  19. Só um idiota, alienado vai acreditar num ignorante desse que não sabe nem o dia do aniversário do filho dele!

  20. O tema da matéria é bastante interessante, mas quando o Salvador Nogueira colocou frases como “química diferentona”, “50 tons de púrpura”, ” Pallé e cia” e “biosferas alienígenas” , a SERIEDADE da matéria foi abalada pelo fato de colocar a matéria de forma engraçada.
    Em outros países matérias como essas editadas com mais respeito ao leitor, que busca uma melhora de cultura dentro de “Matérias Alienígenas” que são apresentadas pelos jornais, revistas e redes de televisão.
    Não trate o leitor como um idiota que precisa aprender como se fosse uma criança.

    1. Vish, mais um que caiu de paraquedas e não conhece os textos do Salvador.

      Se não gosta do jeito que ele escreve, pq se dá ao trabalho de ler? E pior ainda, de comentar?

      Vá ler papers científicos e deixe de mimimi.

        1. Ganho apenas a satisfação em ajudar algumas almas perdidas a encontrar o caminho longe da ignorância e da burrice.

          1. kkkk na maioria das vezes você ajuda essas almas a achar o caminho do necrotério…

    2. Matéria?? Isto aqui não é site de jornalismo, é o blog do Nosso Salvador… local de “conversas” entre pessoas que gostam do assunto. Se você quer “matéria” jornalistica assine Revistas Científicas. Outra coisa: se pra você seriedade é sinal de credibilidade está na hora de rever teus conceitos.

      1. Falou pouco mas disse tudo. Não há problema algum em deixar o texto mais “leve” e palatável. E brincadeiras ajudam a fixar o conteúdo.

        Saudades dos professores de cursinho, que ensinavam as coisas mais complicadas na base da brincadeira e das comparações absurdas… chamávamos de mnemotécnica, salvo engano… 🙂

    3. Pow, eu gostei… Tratou o tema de forma comum, sem um monte de termos científicos que muitas vezes dificultam a compreensão. Particularmente, não acho que tenha diminuído em nada o tema.

    4. “Não trate o leitor como um idiota que precisa aprender como se fosse uma criança.”

      Daojiao acho que você não lê aos jornais e as declarações dos governos.

      1. Tetsuo, se ele lê, não presta muita atenção… ou então, deve ser daqueles sujeitos que, para passar um ar mais “intelectual” faz uso de palavras e expressões rebuscadas, de difícil compreensão.

        Sei, pela experiência, que quem tenta complicar o que é simples, sabe menos do que tenta passar para a platéia.

        Sem fazer propaganda, mas apenas usando como referência, vejas as palestras do grande Mário Sérgio Cortella. Brincando, brincando, ele passa o conhecimento para todos, sem palavras esquisitas, e sem linguagem rebuscada!

  21. Olá, Salvador Nogueira,
    Sempre acompanho com interesse seu trabalho. O texto de hoje me deixou com uma curiosidade de quem adora ciência mas é completamente leigo no assunto. Você diz que, no passado, a área de oceanos era maior do hoje. O que houve na história da Terra de determinou essa mudança? Perdemos água ou ela simplesmente está em outros lugares do planeta?

    1. Pelo que entendo, o solo era menos irregular, então os oceanos eram menos profundos e ocupavam uma região maior.

      1. Acho que também pode ser somado o fato, do congelamento das águas nos polos sul e norte.

        1. Sem falar no aquecimento da atmosfera, que pode ter ocasionado fuga de água evaporada para o espaço.

          1. Não é impossível. A partir do momento que a temperatura na Terra não permita a condensação dos vapores d’água, algumas moléculas podem escapar do campo gravitacional. Sem falar em tempestades magnéticas, que ajudariam a acelerar o processo.

    2. José Hamilton ainda hoje foi noticiado um “big” terremoto de 8,2 na escala Richter, no Chile. Em suma, o planeta Terra está “vivo” e a pressão do magma faz com que as placas tectônicas se movimente uma sobre a outra criando montanhas e cordilheiras ou vulcanismos submarinos fazem surgir novas ilhas então, as superfícies de terra ao longo de bilhões de anos se alteraram reduzindo talvez as áreas ocupadas pelas águas, mas aumentos de profundidades mantiveram o volume relativamente constante.

    3. Escovar dente com torneira aberta, lavar calçada, e coisas do tipo… os pobrema de sempre.

  22. Bem interessante… parabéns pela matéria.

    Em tempo… coincidência você citar Carl Sagan estou vendo a série Cosmos que originalmente foi apresentada por ele e no NatGeo tem um remake atual da série…

    1. Tá muito bem feito o remake, não acha ? To achando impressionante, e cheio de fatos novos. A computação gráfica utilizada nas citações está de muito bom gosto, e sem exageros.

  23. QUER DIZER ENTÃO QUE ALGUEM TIROU UM FOTO DO NOSSO PLANETA A 3 MILHOES DE ANOS ATRAZ, EU ADMIRO O PODER DE IMAGINAÇÃO DAS PESSOAS, MAS, DIZER QUE É REALIDADE, É IMAGINAR MAIS AINDA.

    1. Fotografou sim, e acharam essa foto esta semana numas escavações secretas nas pirâmides do México, por isso que esse espanhol ai Pallé tá dizendo isso, ele viu a foto.

  24. Falando em milhões de anos atrás e mudando de assunto, tudo ao mesmo tempo, recomendo que vá assistir Noé. A história da criação é recontada com um timelapse do Big Bang até os dias de hoje, passando pela evolução darwiniana e tudo mais. Muito bonito. Até o processo de formação da Lua está lá.

  25. Cada dia esses caras inventam uma coisa.
    Quero saber provas concretas do que estão dizendo e se alguém estava lá pra ver.
    O peido dos dinossauros detonaram a atmosfera… Uma explosão criou o universo…
    Pra mim é tudo balela! Desculpa para pagar um bando de pessoas sem afazeres.

    1. Pelo menos eles tão ganhando dinheiro com alguma coisa. E você, que vem escrever bosta de graça?

    2. Cuidado! Voce esta mostrando sua ignorancia! As vezes e’ melhor ficar calado e deixar os outros duvidarem da sua inteligencia do que escrever algo, e nos dar certeza da falta…

    3. ai Brasil, onde vai parar, depois alguns reclamam de quem reclama do brasil, mas é inevitável:
      “pagar um bando de pessoas sem afazeres”, ta aí um bom reconhecimento a quem tirou a sociedade da idade média, que facilita a vida de todos com tecnologia, medicina (pra falar dos mais “visíveis”) e que dá saltos largos no caminho do verdadeiro conhecimento.
      Só posso te “parabenizar”, e saiba, que se não fosse essas pessoas “sem afazeres”, todos estaríamos plantando nabos nas fazendas de senhores feudais até hoje, e ninguém poderia expressar sua opinião em veículos mundiais como estamos fazendo agora.
      É sua obrigação e de todos, um pouco mais de respeito, podem discordar do que quiserem, mas o respeito é imprescindível.

  26. Creio que todas as coisas passaram da inexistência para uma forma completa e funcional, não evolutivas, cada qual ao seu tempo, bactérias, dinos, etc.. .
    Como disse o astrônomo George Greenstein, “À medida que examinamos todas as evidências, é impossível não pensar que alguma causa — ou melhor, um Causador — sobrenatural deve estar envolvida. Será possível que sem querer tenhamos nos deparado com provas científicas da existência de um Ser Supremo?”.

    Salvador, parabéns pelo artigo, respeito sua opinião.

  27. nossa que interessante não?
    eu já havia imaginado isso de brincadeira por ter afinidade com essa cor. mas ,agora veja
    de nada mais podemos duvidar pois tudo é
    passível de de existência.a matéria também esta bem gostosa de ler curtinha,medida certa
    muito legal.

  28. A notícia é bem interessante. A conclusão sobre a cor entretanto me parece equivocada.
    A Terra de hoje não é verde porque aqui tem organismos verdes que fazem a fotossíntese, e sim azul.
    As microorganismos não vivem dispersos pela atmosfera.
    O que dá a coloração que envolve o planeta, essa “aura” que vemos do espaço é a atmosfera e não sua superfície. É claro que a cor da superfície também conta mas não para essa “aura”.
    Se eles disserem que a coloração púrpura vinha dos gases que compunham a atmosfera primitiva da Terra então tudo bem.

      1. Mas também não existia a mesma atmosfera como existe hoje. A cor azul se dá porque a luz do sol (que tem várias cores), choca-se contra a atmosfera terrestre e a cor que se emancipa é a azul. Mas só acontece por causa da atmosfera. Lembre-se, os cientistas estão falando de 3 bilhões de anos.

        1. Meu caro, com todo o respeito, é isso que está escrito no meu último parágrafo.

    1. Companheiro leia detalhadamente: “Basta olhar para o passado da Terra.” Quanto “As (Os) microorganismos não vivem dispersos pela atmosfera.” parece que você fugiu das aulas de biologia, né não?

    2. Eu acho que o “ponto” que os cientistas tao fazendo, e’ menos quanto a cor do planeta, mas ao fato que ao procurarmos biotipos compativeis em exo-planets, nao precisamos exatamente olhar o quadro da Terra atual, mas considerar como este quadro que estamos vendo pode ser alterar em alguns bilhoes de anos, uma vez que o que estamos “vendo” e’ na verdade a imagem de alguns bilhoes de anos atras. Lembrem-se a 5bilhoes de anos atras; a Terra e Venus eram muito parecidas…. ja’ hoje….

      1. Perfeito,

        O X da questão é ampliar o leque, procurando por assinaturas, não só compatíveis com as atuais terrestres, mas pelo menos com aquelas que já existiram em nosso passado.

  29. Bom dia Salvador… Muito interessante …como tudo se transforma…seremos daqui a mais uns bilhoes de anos…de que cor???poderiamos imaginar?? grata

      1. Como temos muita areia no fundo dos oceanos, acho que daqui a bilhões de anos, a terra sera amarelada, ou mais um tom de claro. Sem água.

  30. O cantor Prince esteve numa das chuvas desse período e compôs a música “Purple rain”

  31. EU GOSTAVA DE PASSEAR NA TERRA PÚRPURA. UM SONHO ENCANTADO UM MUNDO NAZUL. DESCOBRI. LÍZ.

  32. EU GOSTARIA DE ESTAR NESSA MISSÃO DE ENCONTRAR UM OUTRO ESPAÇO DE TERRA PURPURA.

  33. É VERDADE MESMO QUANDO EU ERA MULEQUE LA INTERIOR GENTE SUBIA NUM PÉ DE COVE E QUANDO OLHAVA PARA BAIXO A GENTE VIA A TERRA PURPURINA, PURPURINHA. ACHO QUE ERA POR CAUSA DA PLANTAÇÃO DE BETERRABAS.

  34. Com o avanço em escala geométrica dos equipamentos científicos dirigidos à pesquisa astronômica e exploração espacial, estamos vendo apenas a ponta do iceberg neste campo da pesquisa. Devemos ter muitas descobertas importantes nas próximas décadas. Quem sabe até a detecção de algum sinal inteligente vindo de alguma civilização perdida por ai…

  35. A Natureza não dá saltos e nem tem pressa. Evolução é apanágio de todas as criaturas e se processa aos poucos. O Deus antropomórfico, apressadinho só se encontra na bíblia.

    1. Alcir Orion mOrato Não se leva a Bíblia ao pé da letra, sabichão. Apesar que Deus é Deus e poderia ter feito o universo inteiro em 1 segundo se quisesse.

    2. O que esta em evidencia não é a evolução, nem conjecturar sobre, mas O QUE/QUEM iniciou, desencadeou essa evolução, acionou o gatilho. Falar que isso é atributo das especies é muita vontade de falar o que não se tem conhecimento. Tenha certeza que muita gente consagrada no meio acadêmico, no cenário Mundial, forma opinião com base em puro “achismo”, justificadas por pesquisas e mais pesquisas, e poucos dados conclusivos… Não obstante vejam quantas teorias já foram desclassificadas ao longo do tempo. Certamente algo muito acima da capacidade da compreensão humana aconteceu. Se ainda tivermos tempo para ter certeza material disso, chegaremos a conclusão que é impossível existir esse planeta e tudo que nele ha, sem a ação de um Ser criacional.

      1. “Ser”? Explique isso,já que o desenvolvimento do “ser” que “criou” a noção de Deus,o “homem”,veio de umas bactérias como essas aí…? Qual a noção de evolução que vc tem que ao mesmo tempo parece uma “metafísica darwinista”,onde um “Ser” criou as coisas mas depois as deixou crescendo,evoluindo,se desenvolvendo pra quê e onde?

      2. Me de um dado conclusivo de que foi esse ser supremo que acionou o gatilho?
        Sem achismo ou crença, senão também posso crer que o dono do gatilho era o clint Eastwood ou o Monstro do Espaguete Voador.

        1. Foi o Monstro do Espaguete Voador. Eu estava conduzindo a carruagem dele. E o Clint era só um passageiro. Eu vi tudo.

  36. aos gênios cientistas, que sabem tudo, que o homem veio da evolução, que a terra começou de uma explosão, sabem mais que deus, façam chover em são Paulo, por favor gênios.

    1. Se você acredita em Deus, deveria temê-lo e, logo, escrever seu nome com letra maiúscula.
      Falta chuva em São Paulo porque criacionistas acham que Deus dará um jeito se você derrubar todas as árvores e impermeabilizar o solo ( impedindo a evaporação e consequente resfriamento ).
      Tente plantar uma árvore antes de reclamar…

      1. Perai… não é porque não cremos que somos idiotas. Economizar, otimizar, reciclar e proteger nossos mananciais, isso qualquer pessoa consciente faz, independente de crenças. Se Deus existe mesmo como vcs dizem então espera que cuidemos direito deste presente que ele nos deu. Não é isso que qualquer pai espera de um filho? responsabilidade?? Vc é um filho responsável??

    2. ►Para cada uma Ação à uma Reação, ou esqueceram, a regrinha básica está em todo sentido da vida, não sabem usar Água de maneira correta, destroem a natureza de forma abundante, e agora só resta chorar para se nutrir…◄

      1. infelizmente a humanidade so altera o seu comportamento quando alguma coisa afeta o seu umbigo. deus sabe disso, cabe a humanidade consertar os seus erros. o problema nao e’ a chuva, e’ o povao que gasta agua pra car., as barragens que destroem os fluxos naturais dos rios, e a poluicao, isto e’, nois!

    3. Sempre tem um “crentólogo” para vir pregar o nome de deuzi. Meu camarada, você tem todo direito de acreditar na mitologia que quiser, seja ela grega, romana, árabe, egípcia e é claro, a cristã que mistura contos de todas elas pra formar uma nova. Mas não venha rebater a ciência que trabalha com teorias estudos para dar embasamento a elas, com “crentologia”, ok? aliás, você que critica a ciência, está usando um computador criado por cientistas, uma rede global usada pelos mesmos, e provavelmente tem um face e usa um sistema operacional criados por Ateus. Se liga! tá muito atrasado você. E quando ficar doente, não procura um médico nem toma qualquer medicamento, pede ao seu deus do impossível pra te curar, será bom, um crentelho a menos na terra.

      1. Apoiado em tudo o que disse!!! Saia da frente de um computador então!!! Só isso para certas pessoas, já bastaria como resposta!

      2. Pelo visto o Mundo foi criado pelos cientistas, não é Cristiano? Ou foi uma explosão? Pelo menos foi segundo uma linha TEÓRICA que diga-se de passagem, muito vaga e cheia de “achismo”, porquanto ninguém até hoje não provou (e nunca provara) que Deus não existe.
        Pois se não foi Deus, que criou o Mundo, quem seria? Subestimar a existência de Deus virou um clichê. Ja esta chato ver esse tipo de gente… o pior é que depois esses indivíduos caem na realidade, na VERDADE, e ficam arrependidos, vão para igreja e dizem: Sou ex-isso, ex-aquilo e hoje aceito o Senhor Deus como Criador!!! Estou cansado disso. Não tenho pena de você ATEU.

        1. Você o conhece para chama-lo de ATEU? Comportamento típico da maioria dos criacionistas. Sempre que são contrariados começam a rotular as pessoas, e claro, garantindo uma passagem só de ida para o inferno. Não sou ateu nem criacionista, também não tenho nada contra sua fé, porém vocês têm que aprender a ouvir sem agredir. Lembre se que aqui é um blog de ciência, não uma igreja.

        2. Primeiro saiba o que é , e como se chega a uma teoria científica.
          Segundo, não há provas, e nunca haverá evidências sobre a existência de deus, o que se vê são delírios de pessoas carentes de afeto, que precisam se sentir especiais.

        3. E quem criou deus?

          Mas enfim, vindo de uma explosão ou não, a ciencia se permite ser julgada e corrigida (algo que um dia descobrirão). Já dogmas, não!

        4. Deus não existe, é apenas um mito de uma atrasada tribo do deserto mesopotâmico… o resto é crendice infantil…

      3. Completamente de acordo. Por que esta crentalhada, que tem necessidade de explicações fantásticas, pois não conseguem raciocinar por seus próprios meios, não se restringem às suas igrejas e cultos?
        Não se envolvam nos diálogos dos que gostam de exercitar o raciocínio.

      4. Você tem todo o direito de ser ateu ou até “atoa” como tb tenho e acreditar que o universo e todas as suas teorias mirabolantes de que a origem se deu por uma explosão entendo como fanatismo científico. Engraçado é que os próprios cientistas a denominaram de partícula de Deus por que será?

        1. Essa eu sei! Eu sei!

          Ele é chamado “Partícula de Deus” por causa do título do livro o Prêmio Nobel de Física, Leon Lederman. O autor teria dado ao livro o nome “The Goddamn Particle” (em português, a partícula maldita), por causa da dificuldade em encontrá-la por meio de experimentos. O título foi, depois, cortado para “A Partícula de Deus” por seu editor, aparentemente temeroso de que a palavra “maldita” fosse ofensiva.

          Ou seja, nada a ver com o “divino”.

          Chupa.

          1. Eu, essa história da Goddamn Particle é uma piada do Lederman. Ele chamou de God Particle inspirado pela lenda bíblica da Torre de Babel. Assim como Deus criou ali todas as línguas para os homens não se entenderem, o bóson de Higgs criaria as diferentes massas de todas as outras partículas, deixando os físicos sem se entender. Uma analogia simpática. Mas a verdade verdadeira é que Lederman perseguiu essa analogia porque queria salvar do iminente cancelamento um projeto americano de um supercolisor (que seria mais poderoso que o LHC) e precisava tornar o assunto do Higgs imensamente popular. Que forma melhor de popularizar um conceito que enfiar Deus no meio da história? Mesmo assim, o supercolisor foi cancelado. E os físicos ficaram todos putos com o Lederman por ter criado uma conotação religiosa para um troço que nunca teve nada a ver com Deus…

          2. O colisor LHC é um belo exemplo e uma das maiores provas do Criador Inteligente! 🙂

            Alguém:
            -desenhou
            -construiu
            -faz manutenção
            -construiu instalações específicas anexas
            -fez sistemas de softw.
            -alimenta com dados
            -liga, desliga o aparato.
            -não funciona sozinha!

            E lembrem-se, no início do INÍCIO; não haveria nenhum tipo de condição e muito menos elementos físicos, massa, Leis e Constantes físicas reguladoras etc. para gerar tal partícula detectável.

          3. Bobagem, Cícero. O difícil não é produzir o bóson de Higgs. Ele é produzido rotineiramente por raios cósmicos. O difícil é detectá-lo antes que ele decaia em subprodutos que não podem ser atribuídos a ele. Por isso eles precisam do acelerador. Mas processos naturais são capazes de criar o tal bóson de Higgs…

          4. Para gerar os “processos naturais” é preciso um Criador Inteligente Causador das condições e elementos envolvidos;… do nada é que não originaria.

        2. Particula Deus. Era o primeiro nome, como se fosse um deus das particulas, a corruptela para particula de deus sabe lá de onde veio…

          1. Fruto da tradução. God Particle pode ser traduzido como Partícula de Deus, assim como Partícula-Deus. E, sinceramente, não vejo muita diferença, uma vez que a história de Deus com a partícula é só uma metáfora…

      5. Ohh…! Cristiano se liga rapaz! ateus fanáticos como vc são um atraso pra ciência.

        Deve-se as fantasias dos crentes darwinistas ateus que ACREDITAM que o incrível universo e a vida criou-se a si mesma por magia e que magia conduz seres vivos a mudarem de forma radicalmente; desde amebas até GENTE! :o)

        ACREDITAM com uma fé descomunal, que entidades inexistentes como MÁGICA: de forma cega, irracional, amoral, impessoal, incogniscível, sem planejamento, sem projeto, sem inteligencia, sem ordem, sem intenção, e simplesmente por magia é que preenche a lacuna da origem do formidável universo e da complexa e multiforme vida!

        “Somente um principiante que não sabe nada sobre ciência diria que a ciência descarta a fé. Se você realmente estudar a ciência, ela certamente o levará para mais perto de Deus.”
        James Tour – Nanocientista PhD.

    4. Para quem acredita em Deus é melhor continuar rezando, no inverno ele atende…

      1. Acho tão engraçado quando vejo sempre as mesmas piadinhas e “argumentos” furados das pessoas que zombam de alguém que tem fé em Deus. Vocês se mostram tão ignorantes quanto aqueles de quem zombam. Eu não tenho FÉ CEGA. Tenho boas bases para acreditar no que acredito e adoro a ciência! Tanto é que sou fã desse blog. Quem não deve ter bases são vocês que se julgam os grandes escolhidos e esclarecidos que vão livrar a humanidade da influência de um Deus que vocês nem acreditam, já que nem sequer sabem do que estão zombando. Pois se estudassem como gostam tanto que os outros façam, conheceriam um pouco mais do outro lado ao invés de ficar repetindo sempre a mesma dúzia de piadinhas por aí. Isso é cansativo. Então por favor, parem de achar que só porque alguém manifesta uma fé, esse alguém é um analfabeto. Vocês se surpreenderiam com a quantidade de analfabetos médicos, advogados, empresários, atores e até cientistas analfabetos. Ter fé não reduz nem aumenta a inteligência de ninguém, o que reduz na verdade, é a ficar atacando os outros sem motivo. Em tempo, não tenho fé suficiente para ser ateu. Se vocês conseguem acreditar no acaso, que de única célula surgiu tudo o que temos de extraordinário em matéria de vida, então vocês tem uma fé ainda maior que a minha.
        Um abraço!

        1. Fábio, analise e veja que você se colocou agressivamente como juiz e acusador. Você inclusive condenou e colocou palavras na boca de outros.

          A mensagem que alguns querem dar é que em um blog de Ciência, as pessoas não tem que vir escarnecer e declarar a própria fé. Não queremos crenças aqui, queremos aprender.

          Mas, no fundo, lá intimamente, existe o medo. Isto mesmo o medo de que baseadas em estórinhas, as pessoas passem a tomar atitudes loucas, destruindo a Ciência e espalhando o mal, em nome da própria divindade. Como podemos ver repetidas vezes na História, só atitudes horríveis, executadas por ordens de divindades mesquinhas, assassinas e sanguinárias.

          Portanto os dotados de fé podem palpitar nas suas igrejas e não virem aqui denegrir um trabalho bom como este que está sendo feito aqui.

        2. Sabe que prefiro mais os Nibirutas dos que os Biblirutas? Os primeiros pelo menos se mancam logo e deixam os comentários voltarem ao que interessa que é a ciência.

      2. Pronto, mais um artigo legal que descamba pra religião… Tava demorando…

  37. Bom dia Salvador!

    Veja que seu blog é tão viciante que é a primeira “coisa” que acesso pela manhã em busca de mais novidades. Obrigado pelo seu empenho e dedicação especializada.

    “Em vez disso, o processo exige ácido sulfídrico (H2S) e gera enxofre, em vez de oxigênio.” Além de ser inabitável por humanos o planeta devia ser uma fedentina monumental de ovo podre e com enxofre, estaria mais para um inferno com os demônios felizes pelo enxofre.

    Desprezando-se as conclusões e consequências do IPCC para a Terra, fico com inveja de quem está nascendo hoje e tenha uma vida de cem anos com lucidez; digo inveja porque nem sequer conseguimos imaginar a que tipos de tecnologias e surpresas estarão reservados para 2114 e além.

    Deixando de lado os problemas sociais e econômicos a humanidade avança em velocidades nunca antes experimentadas afinal, não estamos numa nave Enterprise em jornada nas estrelas, mas nossos comunicadores são tão pequenos e multifuncionais que os da arte cinematográfica; é lógico que nos anos do lançamento do filme seriam taxados de pura ficção não é mesmo?!

    Como eletrônico vivenciei os lançamentos dos circuitos integrados nos inícios de 1960, circuitos estes bastante simplórios se comparados com um processador atual i7 da Intel com milhões de transistores em um chip de 10 mm². Eu trabalhei na Texas Instruments em Campinas por volta dos anos 1970 e já nesta época se comentava em “off” que um funcionário teria proposto o desenvolvimento de um processador e foi rechaçado pela diretoria como algo que não teria mercado, o cara viria a fundar a Intel. Abraços!

    1. Eu também sou metido a cientista, aliás sempre fui, e numa vida passada nós viajamos em uma espaçonave (de volta ao passaddo) com 2 dês porque era assim que se escrevia, em nossa pesquisa ela sempre foi cruzeirense, gremista, italiano, argentino,uruguaio, e por aí vai, portanto esta tal de voyager não viu nada esta quarentona sem estudo e sem cultura.

    2. Shimura, bom dia!
      Também vi este desenvolvimento na minha vida, pois meu irmão Eduardo é técnico em eletrônica e trazia estes aparelhos e curiosidades para casa, e compartilho com a sua esperança sobre as maravilhas futuras!
      O que me surpreendeu no seu relato foi o seguinte: você trabalhou na Texas em Campinas nos anos 70.
      Pois bem, o meu irmão Eduardo TAMBÉM trabalhou ali nos anos 70!
      Vocês, com certeza, foram colegas!!!
      Admiro a internet/computadores/tecnologia por estas coisas: ela transforma a História em uma coisa viva!
      Igual ao descobrir esta tese sobre o passado do planeta!

      1. Edson muito obrigado pela mensagem. Infelizmente lá se vão mais de 40 anos e confesso que apenas pelo nome fica difícil a lembrança. Apenas para referência, a fábrica tinha endereço na rua Otávio Machado no bairro do Taquaral. Abraços.

    3. Fala serio!
      Eu acho que você já trocou muitas válvulas eletrônicas como diodo, tríodo, tetrodo e pêntodo. Alimentadas com 220V, lembra?
      rsrsrs

      1. Miguel acredite vivenciei algumas etapas das válvulas que facilmente denunciaria a minha idade; imagine um rádio portátil fabricado pela Zenith cujas válvulas (família 1T4) tinham a tensão de filamento de 6 V e o catodo por uma bateria de 22,1/2 Volts. Só esta bateria já pesava mais de 1 kg e teria um volume equivalente a meia dúzia de tablets empilhados. Se um dia você encontrar algum filme da década de 1940 com tema em safári na Africa você verá este rádio com antena telescópica com cerca de de 2 metros. O primeiro transistor que tive acesso era o CK722 de germânio fabricado pela Raytheon. “Brinquei” com os primeiros processadores e “computadores” que ainda não possuíam os benefícios de um Sistema Operacional amigável (DOS).

        É melhor parar por aqui porque o Salvador pode não gostar afinal, o negócio do blog é astronomia.

          1. Rodrigo a construção de um rádio galena é muito simples e não exige grandes conhecimentos, entretanto, não saberia informar onde conseguir uma pedra e instalar num suporte juntamente com uma “agulha”, que digamos faria a “sintonia” ou melhoraria a sensibilidade. Caso não encontre a pedra, substitua por um simples diodo de preferência de germânio (também coisa difícil de encontrar, mas valerá uma busca nas lojas da Santa Ifigênia). Como em muito breve as estações de AM serão digitais e/ou migrarão para a banda de FM localizada entre 76 MHz e 88 MHz, tente encontrar circuítos regenerativos que são bastante simples e são um bom hobby. Abraços.

Comments are closed.