Um poético poente marciano
Bem, agora que a Lua vermelha já passou, e o mundo ainda não acabou, vamos dar uma rápida passada no planeta vermelho. O jipe Curiosity tirou uma das fotos mais bonitas de sua missão até agora: um encantador pôr do Sol marciano.
O valor científico da imagem, admitamos, é pequeno. Até é possível fazer alguns estudos da atmosfera com esse tipo de imagem, ou tentar registrar objetos astronômicos, mas a motivação principal é a exploração — é nos colocar lá, como se estivéssemos nós mesmos caminhando por Marte em busca das respostas sobre seus mistérios presentes e pretéritos.
Pode parecer um desperdício, com tanta ciência ainda por fazer, e com o custo envolvido na colocação de um equipamento sofisticado como o Curiosity na superfície de um planeta vizinho. Mas não é. Na verdade, trata-se de uma parte essencial do esforço.
Afinal, nem todos nós estamos destinados a nos tornar cientistas planetários e estudiosos de Marte. Mas todos podemos nos encantar com a conquista humana do espaço e nos inspirar por suas realizações.
Salvador, as cores são estas mesmo?
Sim, essa foto está em cor natural.
Podemos dar uma chance, mais vai ser dificil pelo que ja li. 🙁
Atraído por uma foto que supostamente registra o por-do-sol em marte, cheguei aqui. Não há muito o que comentar sobre a foto e o autor do blog percebeu isso. Mas o que dizer sobre alguns comentários? É curioso ver como alguns indivíduos balançam positivamente a cabeça sempre que a “ciência” proclama alguma descoberta, mesmo sem questionar ou refletir sobre isso. Daí percebo também que onde supostamente deveria encontrar seres esclarecidos e “evoluídos” (por se tratar de um blog sobre o universo, etc) olha quem está lá: a velha conhecida da humanidade atrasada e primitiva, a intolerância. Acabo desanimado por não saber quem é mais ignorante: se é o crente que não entende em que contexto deveria reproduzir as escrituras, ou se é o indivíduo que por ser depositário de algum conhecimento científico, se julgue capaz de fazer generalizações e ofender um grupo de pessoas apenas por pensar diferente.
O problema não é o “pensar diferente”. É querer vomitar um monte de merda para tentar convencer os outros a pensar igual a eles.
Como dito inúmeras vezes, aqui é um blog sobre ciência. Falamos sobre ciência. PONTO. Quer falar sobre religião, vá no blog que fale de religião.
É difícil entender isso? Precisa desenhar?
Nao é necessário desenhar nada, mas sinta-se à vontade para expressar e manifestar sua opinião da forma que conseguir e achar melhor ok? Quanto ao tema central, sim, concordo que devamos aqui falar sobre ciência. Mas o termo ciência em seu sentido estrito refere-se à aquisição de conhecimento através da metodologia científica, que por sua vez pressupõe o questionamento e a dúvida como ponto de partida para se chegar a uma verdade. Seguindo a mesma linha de raciocínio, aquele que busca uma verdade deve testa-la de todas as formas, criando hipóteses e confrontando-as com a teoria que defende.
Então eu lhe pergunto: alguém diz que a foto acima foi feita em solo marciano. PONTO.
O que vc faz? Balança a cabeça e concorda ou manifesta suas dúvidas e questionamentos? Perdoe minha franqueza, mas você se manifestou escrevendo sobre os outros aquilo que vc mesmo condenou: merda!
Ui, que meda.
Provavelmente vc também não acredita que o homem foi à Lua, né não?
Inteligentão!
Curiosa sua forma de se expressar. Intencionalmente vc modifica a grafia da palavra medo por “meda”, e eu gostaria de entender os motivos que o(a) levaram a fazer isso. Soa como deboche mas pode ser também uma tentativa de transformar algo do gênero masculino em feminino. Por que escrever assim?
Mas voltando ao que interessa, você quer saber se acredito no homem na lua, correto? O site da NASA e todo os EUA dizem que o homem esteve lá 6 vezes, em três anos. E se a NASA (EUA) afirma isso e mostra todos os sinais comprobatórios que vão de rochas do solo lunar às gravações em vídeo de foguetes em decolagens espetaculares, quem poderá dizer o contrário?
O que eu acredito é irrelevante e você mesmo disse que aqui não um blog de crenças e sim de ciências. Mas assim como o Salvador Nogueira, eu também gostaria de ver o homem “voltando” pra lá.
http://www.dicionarioinformal.com.br/meda/
O item 8 explica o que eu quis dizer, mona.
Danilo, o problema é que a ciência aceita – e até quer – que a questionem e duvidem dela. Só assim ela progride.
Ao contrário de sua fé, que não aceita ser testada, ou questionada. Mesmo porquê se for, de forma objetiva, ela cai por terra.
Concordo plenamente. Só a tática desse aqui é diferente: palavras calmas, jeito manso… mas o mesmo objetivo dos demais. Apenas, com uma abordagem diferente!
sr. O nosso planeta é um planeta de diiversidades , aonde co-existem o evoluido e o em evolução , o logico e o ilogico o bem e o mal etc etc , sorte sua de não pertencer a massa de ignorantes ( como vc diz ) . Não desanime pois o desânimo tb é um sinal de atraso.
Sr. Oliveira, o fato de eu ter constatado a ignorância de alguns participantes realmente não implica que estou fora desse grupo, mas no presente momento é imperativo que todos nós percebamos que não há mais lugar para qualquer tipo de intolerância e ofensa ao próximo. Isaac Newton sabiamente disse que o que conhecemos é uma gota, o que desconhecemos é um oceano. Somos todos ignorantes em muitos aspectos, mas já se passaram 2 milênios que Jesus esteve aqui para ensinar que o respeito e amor ao próximo é uma regra a ser cumprida e não um discurso a ser pregado. Acreditamos que estamos no limiar do desenvolvimento tecnológico e o avanço até agora é realmente notável, mas o que dizer da nossa evolução espiritual e da nossa compreensão sobre a complexidade da nossa existência como elementos que compõem o universo?
Pra finalizar, reconheço e agradeço sua franqueza, realmente meu desânimo reflete meu atraso em não compreender que o mundo e os seres humanos foram criados seguindo um plano que está muito além de mim.
Pois é. Além de tudo é crentelho. Bibliostra.
Ok, já vi que realmente estou entre IGNORANTES. Explicarei devagar e serei gentil, porque afinal de contas me considero um crente de verdade. Ao indivíduo que se utiliza do anonimato para despejar aqui seu ÓDIO e PRECONCEITO eu poderia ensinar algo, mas não perderei meu tempo dessa vez. Meu aviso é para o autor do blog, demais participantes dessa página e consequentemente a Folha de São Paulo.
Sugiro que reflitam e façam uma análise sobre as denominações “crentelhos” e “bibliostra” que têm sido publicados nesse blog, visto que no atual cenário certos termos, ao representarem repúdio e hostilidade a um certo grupo de indivíduos, já foram tipificados em lei como crime de ódio. Caso desejem saber do que estou falando, sugiro uma leitura do parágrafo segundo do artigo 20 da LEI Nº 7.716, DE 5 DE JANEIRO DE 1989 e alterações.
Efetuados os esclarecimentos iniciais, recomendo ao Sr. Salvador Nogueira que retire imediatamente de seu blog todos os comentários preconceituosos e divulgue uma nota com um pedido formal de desculpas a todos os religiosos que se sentiram ofendidos ao serem chamados de “crentelhos” ou “bibliostras”.
Por ser um crente de verdade, estou dando a chance ao Sr. Salvador de se retratar de forma pacífica e humilde. Caso discorde das condições impostas, saiba que tenho registrado todo o material divulgado aqui e correlacionado na internet, incluindo o site “desciclopedia.org” . Acredito que sejam suficientes para pleitear em juízo os danos causados a moral e a liberdade de crença dos ofendidos.
Por fim deixo registrado o meu pesar, lamentando muito por essa situação constrangedora.
Danilo, se os “crentes” se retratarem também, ficaria tudo certo. Ou você acha que eles não ofendem ninguém?
No jeito popular, é “chumbo trocado”, meu amigo. Vai ser difícil montar um caso com seus argumentos, pois o Salvador não cerceia opiniões de ninguém. Prevalece a liberdade. Logo, onde está o “prejuízo”?
Além do mais, os “crentes” motivam a enxurrada de críticas contra eles, vindo em seara alheia e insistindo em argumentos que muitos aqui repudiam.
Agora, se alguém daqui for a algum site religioso, e começar a “descer a lenha”, então sintam-se ofendidos.
Isso se chama “liberdade de expressão”, já que vc. se considera tão legalista assim.
Além do mais, termos como “crentelhos” e “bibliostras” sequer existem no vocabulário. São neologismos. Logo, quero ver comprovar que são ofensivos, ou pejorativos.
Me processe.
O por do sol aqui no Brasil é vermelho ou amarelo, depende da época.
Como a atmosfera funciona como uma lente a imagem vista depende da composição da atmosfera.Logo conclui-se que a atmosfera de Marte é diferente daqui da terra.Outro motivo seria a distância do Sol, Marte está mais distante do Sol do que a terra.Ma s mesmo fraquinho esse por do sol , será que se estivessemos em Marte ficariamos temporariamente cegos apos contemplação ?
É como observássemos o inobservável, é uma mistura de beleza com algo estranho.
Boa foto.Devemos parabenizar a constante evolução da ciência e tecnologia.Amo fotografias do Universo,da natureza em si.O quê não gosto é da impossição de crenças sempre que aparecem comentários que o mundo vai acabar,ou que a ciência esta cada vez mais avançada que velhos costumes e dogmas.Porém,vale lembrar que grandes pensadores,pesquisadores,cientistas e curiosos que trabalharam em prol dessa evolução humana também tinham suas crenças em Deus ou na “consciência cósmica”.Há registros e documentos sobre esses doutores,basta apenas procurá-los nos lugares certos e encontrarão.Estou dizendo isso apenas para constar que não eram cientistas de mentes fechadas como muitos religiosos são desda época da inquisição.A maior evolução do ser humano ,no meu ponto de vista,dará quando a ciência abrir espaço a novas possibilidades que incluem a fé e vice-versa.
Bom…. voce mesmo se auto-respondeu….antes havia a inquisição, logo… era necessário acreditar.
Tá poluído o céu em Marte ein!
Opa! Sabe quanta poeira o vento levanta por lá? Um montáo!
Bom dia Salvador,
sempre acompanho seu blog e sou completamente fascinado por matérias sobre ciências e exploração espacial. Como o assunto é Marte acho que seria interessante você publicar alguma matéria sobre o cometa Siding Spring e a possibilidade da colisão dele com Marte, já que ele passara a menos de 50000 quilômetros do planeta.
Farei com certeza texto sobre isso!
Não tenho nada contra nenhuma religião/crença mas…. alguém já reparou que sempre quando citam a bíblia ou qualquer outro livro religioso SEMPRE, absolutamente SEMPRE esta escrito que quem não escutar ao chamado de Deus será castigado e tals…. porém…. sempre pensei que Deus era misericordioso com TODOS os seus filhos/filhas.
Então corrijam meu pensamento… se ele é todo misericordioso e bondade pq raios Ele não salvaria seus filhos/filhas da destruição, seja por asteróides ou qualquer outra causa… e mais… se ele apenas salvará os bons, pq não dá cabo logo das pessoas maldosas e transforma logo o planeta/universo em um reduto de bondade infinita….
E indo um pouco mais além em meu pensamentos… se existe APENAS E EXCLUSIVAMENTE 1 (um) Deus e os que se desvinciliam de suas obras através do “Diabo”, entende-se então que existe mais de 1 Deus pois o próprio “Diabo” teria as mesmas forças de Deus…
Resumindo meu pensamento todo…. se Deus é onipotente pq existiria o “Diabo” e sua cambada de demônios (seria pelo parentesco/proximidade/relação)… nunca ví ninguém falar disso em toda a minha vida ou mesmo, explicar tal dúvida que tenho…
E digo mais, já fui em vários tipos de igrejas/templos e afins, sempre indagando religioso sobre essa dúvida e NINGUÉM até hoje conseguiu explicar isso…
Né?
Olá Kenshin, é com prazer que tentarei aqui lançar alguma luz sobre suas indagações que diga-se de passagem, são muito pertinentes. De acordo com o que aprendi através do estudo das escrituras sagradas, compartilho com você meu entendimento e espero que ajude.
Em primeiro lugar analise SEMPRE com muita cautela qualquer passagem das escrituras, pois uma informação fora do seu contexto inicial pode ser infrutífera e até mesmo perigosa. Também não considere que alguém seja crente só porque o mesmo se diz crente ou vive reproduzindo o que leu na bíblia ou ouviu de algum pastor algo que lhe soou impactante.
Você questionou sobre a onipotência do Criador, por permitir a existência de um ser antagônico a Ele em sua natureza, mas equivalente em relação ao poder. Não se engane meu caro, pois o verdadeiro poder não pode ser compreendido por nós, tampouco usurpado por quem quer que seja. Cabe a nós apenas a constatação de sua manifestação, ao observarmos as leis da natureza e o equilíbrio que rege toda a criação.
Nessa vida podemos escolher à qual natureza iremos nos assemelhar. Uma foi bem descrita e ensinada por Jesus, a outra é mais fácil de aprender: envolve mentiras, inveja, raiva, impaciência, intolerância, ganância, egoísmo etc. Uma nos torna produtivos, humildes, úteis, solidários e dotados de autocontrole. A outra nos deixa orgulhosos, traidores, ambiciosos e parecidos com os animais selvagens, que atacam ao se sentirem ameaçados. Uma é a natureza divina, espiritual. A outra é a natureza terrena, material, diabólica.
Agora por que Deus permite que o diabo exista? Veja que é difícil compreender isso através de palavras, mas leve em consideração que os planos do Criador não são falhos como os nossos. Quem deu instrução de trabalho às formigas e alinhou os astros no céu não seria capaz de visualizar o quadro em que vivemos hoje? Para nós o Diabo e suas obras metem medo, nos assusta e nos amedronta. Sofremos pyor nós e por aqueles que amamos, quando vemos coisas ruins acontecerem. Mas o diabo seria o único culpado? É ele quem empunha uma arma ou detona uma bomba? É o diabo quem faz alguém sentir ódio ou raiva de outra pessoa e cometer um crime? Acredito que o diabo faça o mesmo que um catalisador: apenas acelere o que esteja na iminência de acontecer. Ele é um mau conselheiro, apenas isso.
Pois bem, há muito tempo temos posse do que chamam “palavra de Deus”, uma compilação de escritos onde certos homens relataram suas experiências com o sobrenatural. Tais escrituras podem ser entendidas como um código de conduta, onde recompensas e punições são retratadas muitas vezes com simbologia notória. Mas o que muitos não entendem é que Deus criou todos, mas só aceitará como filhos aqueles que agirem como tais, que forem obedientes aos seus estatutos e que conduzirem seu espírito à natureza divina. Esses terão a misericórdia de Deus e serão protegidos enquanto persistirem no seu caminho.
Faço agora uma analogia mais comumente usada para retratar a relação de Deus conosco: a de pai e filhos. Se você for pai, provavelmente desejará o melhor para seu filho e fará o que estiver ao seu alcance para orientar e protegê-lo de tudo o que for ruim, certo? Porem nem sempre seu filho seguirá seus conselhos e acabará fazendo o que acha que deve fazer. Caso ele escolha viver às margens da sociedade e ser um assassino ou ladrão, você será capaz de impedi-lo? Talvez o máximo que você possa fazer seja deserdá-lo. Deus, sendo espírito e nosso Criador, espera que todos compartilhemos dos sentimentos que Ele valoriza: felicidade, humildade, solidariedade, paz e amor. Quem não quiser e não buscar a natureza divina, já foi advertido.
Espero ter contribuído, peço desculpas primeiramente ao autor do blog por ter usado seu espaço para tratar de tema diferente do proposto no tópico e aos demais internautas pelo tamanho do texto, talvez um pouco prolixo.
Danilo, apesar da aparente humildade, vc. incorreu no mesmo erro de tantos outros… veio divulgar preceitos religiosos num espaço dedicado à ciência.
Logo, vc. não é diferente dos demais que bradam suas “verdades”. Apenas usou palavras mais delicadas, mas o objetivo é o mesmo: convencer outros de “sua” verdade. Apenas não usou linguagem chula.
Você, pretensiosamente, não lançou nenhuma “luz”, pois continua insistindo numa receita que somente se mantém graças à “cola-tudo” chamada fé.
Gostaria de ver seus argumentos sem a super cola, e sem o livrinho de autoria duvidosa, chamado “bíblia”.
Então veremos suas intenções, e sua alegada “humildade”.
John Doe, de onde viemos? Pra onde vamos? Por que a vida acontece? Poderia ser diferente? Procurando a verdade descobri que o conhecimento é uma lanterna. Vi que por ele muitos morreram na fogueira e muitos outros foram devorados por leões. Você despreza a Bíblia e desconhece sua autoria, mas no entanto diz que eu errei ao divulgar preceitos religiosos “num espaço dedicado à ciência.”
Você pode ignorar, desprezar e até debochar de um conhecimento, mas achar que conhece meus objetivos talvez seja demais. Fique apenas com a certeza de que não vim aqui pregar, e muito menos convencer ninguém de verdade alguma, prefiro apenas continuar minha procura.
Mas se aqui é um espaço dedicado à ciência, por que não agem como cientistas? Honrem o conhecimento respeitando aqueles que o possuem e não se comportem como a platéia de antigamente que se contorcia de excitação pelo desejo de sangue. Pensem nisso quando forem chamar alguém de crentelho.
Danilo, entendo que respeito seja fundamental para se ter um debate minimamente civilizado.
Agora, cada um tem o direito de acreditar no que quiser, como quiser. Mas existem limites a serem respeitados.
Seu direito termina onde começa o meu.
Logo, aqui eh um espaço dedicado a ciência, não necessariamente a “cientistas”. A maioria simplesmente busca uma resposta para perguntas que nem mesmo a “religião” consegue dar. Alias, a ciência surgiu exatamente em decorrência do fato que “deuses” não atendiam as expectativas humanas.
Que fique claro, como já afirmei antes: acredito num Criador que deu origem a tudo o que existe. Mas a semelhança para por ai. Não creio que sua maneira de ver e pensar Deus seja melhor, ou pior, do que a de outras pessoas.
Alias, o fato de existirem tantas “maneiras” de se pensar Deus me faz crer que nenhuma delas esta com a razão. Já a ciência eh uma só. Ela não precisa de outras formas de pensar, pois o método cientifico eh suficiente.
Então, pode ter certeza de que vir neste espaço pregar uma fé “torta”, que usa como nico fundamento um livreto que nem tem autoria definida, e provocação na certa. Façam isso em outro lugar.
Mesmo porque não posso provocar uma pessoa ate ela me bater, e alegar que fui agredido. A “vitima” não pode motivar seu agressor, caso contrario, se beneficiaria de sua própria vilania.
Entendo também que por doutrinação religiosa, certas pessoas precisam “pregar” sua fé para todos os cantos. Você, salvo engano, me parece ser uma delas.
Mas se quer que respeitem o que vc. diz, me respeite também quando digo que não quero ouvi-lo. Não sou obrigado a acreditar – e muito menos aceitar – o que vcs. querem afirmar a todo custo. Se vcs. gostam do azul ou do amarelo, tudo bem. Mas respeitem quem gosta do vermelho, ou do preto.
Respeitem isso e parem de provocar quem apenas quer trocar ideias realistas, com fundamento, e que aceitam ser discutidas.
Querem falar de fê? Procurem um blog apropriado. Existem tantos! La tenho certeza que ninguém ira contestar.
E lembre-se de que muitos “crentes” que aparecem por aqui ofendem muito as pessoas, principalmente o autor do Blog.
Parecem os cristãos: reclamavam quando eram perseguidos, torturados e mortos. Mas depois que passaram a perseguir, torturar em matar em nome da fé, ai tava tudo certo!
Siga sua vida, com sua crença e seu “mundinho perfeito, acabado, onde todas as respostas estão num único livreto”
As minhas respostas estão – algumas – em vários livros, com autores conhecidos e bem definidos, e que; se ainda vivos, poderão ser contestados.
Coisa que não se pode fazer com o “seu” livro, não eh mesmo?
Kenshin, qual outro livro “religioso” citado por aqui? Fora a “bíbria”, dos crentelhos, nao me lembro de mais nenhum.
Sempre o mesmo – e único – argumento: “ah, mais tá na bíbria”…
Só eu que vi o rosto de uma pessoa entre o sol e a ponta de baixo da foto? Reparem bem nas manchas da luz, a ilusão tá quase transparente na foto. Marte não tem vida, mas tem fantasmas! Legal! 🙂
Quando eu morava lá não era bem assim
Embora o custo seja elevado para se mandar uma nave ou sonda para outro planeta, não podemos nos esquecer que o desenvolvimento da tecnologia espacial traz lucro para as empresas que investem. Existem pesquisas mostrando que para US$1,00 investido o retorno é de US$1.000,00. Pense na câmera da Mars Reconnaissance Orbiter, salvo engano tem 50 MP de resolução. Esta mesma tecnologia brevemente estará em um celular próximo de você. Precisamos abrir nossos olhos para investimento em Ciência. O Brasil precisa aprender que é investindo nela que trará riqueza duradoura para o país.
Vou emular uma infeliz frase dita pelo empresário e antigo presidente da FIESP – Mário Amato referindo-se a ministra do trabalho Dorothea Werneck: “A ministra é muito inteligente apesar de ser mulher.”
No bom sentido e sem discriminação, seu comentário é A+.
Dificil convencer uma raca com tao pouca cultura como a brasileira de que a engenharia espacial eh avancada ao ponto de levar um robo a marte (em ingles chama rover, e nao jipe, mas nao sao sinonimos.)
Seria a mesma coisa que convencer um homem da caverna que avioes de toneladas voam sobre oceanos.
Embora o pouso da Curiosity em marte eh tao dificil e complicado que aqui se torna mais dificil convencer os ignorantes de que este “jipe” esta em marte.
A Curiosity tirou ate fotos da terra, mas existem 4 outros probes nela, sendo 3 em orbita e mais 1 na superficie.
Então, a raça humana em si é muito heterogenia em diversos aspectos. Inclusive no que diz respeito a cultura e conhecimento. Isto não é exclusividade dos brasileiros.
Só pra se ter uma ideia aqui vão alguns conceitos amplamente disseminados entre os americanos que não me parecem tão sábios assim.
– apenas 1 em cada 3 consegue identificar a Inglaterra em um mapa
– 20% crê que o sol gira em torno da terra
– Menos de 40% acredita na teoria da evolução.
Entre diversos outros. Claro que talvez uma pesquisa aqui no Brasil não tivesse um resultado tão diferente assim, mas também não dá pra defender essa ideia que somos homens da caverna e eles são gênios.
É possível encontrar ambos em todos os países.
Quanta cultura inútil!
Tetsuo, chego mesmo a duvidar que seja algum tipo de “cultura”… mas, como dizer, tudo tem alguma serventia. Nem que seja como mau exemplo!
Esta vai atrair crentes:
O cometa Siding Spring pode se chocar com Marte em outubro deste ano. A NASA tem planos de tentar fotografar o cometa se aproximando de Marte.
Mas vejam só, os crentes já estão se assanhando:
http://www.rainhamaria.com.br/Pagina/13268/Colisao-de-Cometa-com-Marte-em-2014-Terra-podera-sofrer-chuva-de-Asteroides
É só falar em Apocalipse que eles tem orgasmos múltiplos. Vai ter prazer em falar em fim do mundo assim lá no meio do inferno!
comentario desnecessario , me parece que vc gosta mais de discutir e escrachar sobre assuntos religiosos do que realmente se interessar pela ciência .
amigo, não entendi crê no inferno? porque ele é citado na bíblia.
a sua relação ‘site’ X ‘crentes’ é errada.
em Êxodo Cap 20 diz: – Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos
portanto o site mencionado é para católicos que infelizmente são enganados e levados a crer em idolatria (Maria e outros santos)
2º mandamento de Deus, dá uma olhada
Mensagem de Deus para o Alvaro
O inferno existe sim. É um lugar cheio de pregadores que mantém as pessoas na ignorância somente para conseguir aumentar seu poder sobre elas e enriquecer as custas de todos. Geralmente estes pregadores jogam o seu “rebanho” contra quem sabe que eles são desonestos, desmoralizando-os ou até matando-os. E neste espaço de comentários, todo dia aparece mais um para vomitar suas baboseiras mal-intencionadas. Estes são os verdadeiros demônios.
Amigão, sou Cristão, acredito em Deus, não apenas acredito, como Ele existe e pra mim prova todos os dias a sua existência.
Não sou ignorante, sou astrônomo amador, apaixonado por ciência, estou me preparando para ir ver a aurora boreal, acredito na evolução e acredito na criação. Como consigo isso ao mesmo tempo? Simplesmente pq não vejo como elas se anulam!
Acho que você tem meia cabeça aberta, mas nem por isso te chamo de ignorante.
Engraçado que eles tem o conhecimento cientifico sobre o que pode acontecer e mesmo assim fazem questão de fazer ligação com seus livros de fantasia.
Atraiu crentes. Vocês não tem vergonha de fazer todo fenômeno astronômico parecer um prenúncio para o Apocalipse tão esperado por motivos mesquinhos somente para impressionar, meter medo em quem não pode raciocinar sobre estes assuntos por falta de conhecimento e assim conquistar mais fiéis para suas igrejas e aumentar seu poder sobre a população em geral? Esta tática é bem conhecida pelos políticos e militantes políticos mais desonestos e vocês estão fazendo o mesmo que eles. E de gente desonesta já estamos fartos neste país.
Poxa… Muito bacana mesmo… Faz pensar.
A humanidade teve realmente muita sorte de ter um planeta desses logo ali… Aliás pela distância, pena ainda não haver qualquer perspectiva de terraformação e colonização. Uma expansão para esse mundo com certeza ia dar um alívio na biota local. Pena que ainda estamos engatinhando, porém, pelo menos isso. Olhando por esse enfoque, não estranham as seguidas missões americanas e européias focadas só na compreensão geológica, vez que um possível plano de colonização de marte na atual conjuntura econômica vai ter que ser interessante não só para aliviar o meio ambiente terrestre, e sim em busca de recursos minerais lucrativos, possivelmente instigando-se a iniciativa privada na extração desses recursos… É o capitalismo, e não vejo a consecução do objetivo sem ele, pois parafraseando alguém, para esse sistema os fins justificam os meios… E a história prova que são os fins da maioria. Ou seja, quem quer aliviar o planeta vai se realizar, quem quer continuar sonhando pela prospecção do universo vai se realizar muitos que só querem grana vão se realizar… O ganho é majoritário.
Samuel seu comentário ia muito bem até onde você começa a escrever “É o capitalismo,…”Você trabalharia sem remuneração? Você entregaria o fruto do seu trabalho gratuitamente, fossem em bens ou serviços?
O CURIOSITY DEVERIA,ASSIM COMO FEZ COM A TERRA,TIRAR UMA FOTO DE JUPITER E DE SATURNO TB. JA QUE MARTE TA BEM MAIS PROXIMO.NAO SEI SE AS ORBITAS PERMITEM.
SALVADOR, O SOL EM MARTE NAO DEVERIA APARECER BEM MENOR?JA QUE E O DOBRO DA DISTANCIA COM RELAÇAO A TERRA?
Um pouco menor, sim. Mas o brilho nem permite ver direito o tamanho na foto.
Tamanho de um objeto numa foto está intimamente ligado com o campo de visão da câmera. Olha outra foto de por do sol em marte.
http://i.dailymail.co.uk/i/pix/2014/01/08/article-2535708-1A7A922900000578-221_964x699.jpg
Sensacional essa foto, Alfredo!
Linda imagem montada em computador. 🙂
Quantos milênios foram necessários para a raça humana poder estar em outro planeta através de seus engenhos! Magnífico e extraordinário. Incrível a inteligência e conhecimentos desses virtuosos cientistas que estão centenas de anos à frente da média de inteligência da população mundial. Sinto orgulho de pertencer à raça humana.
Jurandir a sua frase “virtuosos cientistas que estão centenas de anos à frente da média de inteligência da população mundial” mostra bastante o seu respeito aos que se dedicam as ciências, mas a grande maioria dos desenvolvimentos decorrem de mero acasos com pessoas simples que apenas dedicam seus tempos e massa cinzenta em buscar concretizar algumas ideias que lhes vem em mente. Tenha certeza que a roda não foi inventado por nenhum cientista virtuoso. Outro exemplo está nas batatas fritas que tanto adoramos foi um acidente onde uma nativa americana que trabalhava para os ingleses, que comiam a novidade apenas cozidas em água; a nativa deixou cair a batata em panela com banha de porco quente e o resto todos conhecemos.
Aposto que o “ar” de Marte está mais “respirável” que o daqui de Sampa. Deve fazer “menos mal”. Hehehe. O que será que tem lá?
É um lugar bucólico, tranquilo. Eu acho que vou comprar um terreninho lá. rsrsrs
Miguel, boa compra… mas não caia na lábia de um pastor, ou de um crentelho… pois esses, já possuem um pedacinho do céu… com escritura registrada e tudo!
Eu, comprar terreno de um Pastor???
Nem a pau Juvenal, nem a pau!!!
rs
Miguel nos antigos filmes de Far West mostravam os processos de colonização onde famílias inteiras corriam em seu “carroções” e aquele que fincasse sua bandeira tinha a posse do terreno.
Por cortesia da NASA meu nome está um chip de memória de um dos veículos, mas creio que a NASA irá reclamar todo o terreno.
Lá eu planejava abrir uma pastelaria, uma sushi house e uma bela churrascaria
Vou ser mais educado:
Por gentileza, clique aqui para ler uma mensagem divina.
—
Euaí…
Euaqui tb fico possesso com esse bando de babaca que fica dando pitaco, querendo impingir as suas ‘credolâncias’ e patetices da ‘briba’ pra cima de um ‘brog’ destinado a pensar cientificamente o universo e os demais ‘trem’ que nele contém.
Mai pensano beim, é baum qui eles apareçam. Caso contrário ficará a mó chatice… de só nós falando com só nós mesmos.
Assim, eles falam as bobageiras deles e a gente dá uns ‘croc’ no quengo deles e se diverte um pouco. Apenas o terreno científico é, por vezes, um bocado árido. Ficaríamos nos concordando uns com os outros… e nisso aí.
— Entãos, zirimãos, continuem a aparecer no ‘brog’ do Salvador com seus apocalipses e suas profecias tenebrosas e arrepiantes… Quem sifu mesmo é o Salva, que tem de ler todas essas baboseiras…
🙂
—
Ah, Elcio, mas não reclamo não. Também quero que eles continuem vindo. Se vierem 100 mil e um só sair com uma pontinha de dúvida sobre as “certezas” que tinha, já valeu.
Salvador, tenho certeza de que dúvidas, eles têm. Mesmo que num raro momento de lucidez, todos temos dívidas.
Eles – crentelhos – apenas não as assumem. Assim como também não assumem seus erros, e os erros de sua fé torta. Tá tudo certo, tá tudo bem, se for em nome de Deus: matar, enganar, roubar, torturar, incomodar…
Perdão: todos temos dúvidas… embora tenhamos dívidas, também, mas tá fora do contexto!
Vocês tem certezas onde mesmo a ciência mais avançada não tem. Parabéns.
Salvador,
Existem muitos blogs de divulgação religiosa. Como agnóstico, não frequento nenhum. Não me interessa postar lá minhas discordâncias. É até uma questão de respeito com eles.
Este blog é de divulgação científica. Admiro sua postura de não censurar comentário. É uma postura democrática, portanto. Mais que isso, é uma questão de respeito.
Agora, os crentes(no sentido lato da palavra), também por uma questão de respeito ao conteúdo do blog, poderiam diminuir o volume de comentários desprovidos de sentido.
É que a leitura acaba ficando muito enfadonha.
Abraço.
Concordo plenamente. Mas você sabe que alguns grupos querem ganhar a discussão no grito. Aí já viu…
Povinho religioso não tem respeito, apesar de sempre exigirem pra eles. Não ficam satisfeitos em seguir suas maluquices, querem que todos sejam como eles… Nada incomoda mais um doido desses do que alguem que não pensa como eles, e pior ainda que esteja bem sem o tal deus deles… é um sofrimento terrível para essa gente, porque é nesse momento que eles percebem que são ridiculos e pra deixar de ser só mesmo acabando com o infiel.
“um só sair com uma pontinha de dúvida sobre as “certezas” que tinha, já valeu.”
É vero!
“Os céus declaram a glória de Deus;
o firmamento proclama a obra das suas mãos.” (Salmos 19:1)
“Bendito seja o teu nome glorioso! A tua grandeza está acima de toda expressão de louvor. Só tu és o Senhor. Fizeste os céus, e os mais altos céus, e tudo o que neles há, a terra e tudo o que nela existe, os mares e tudo o que neles existe. Tu deste vida a todos os seres, e os exércitos dos céus te adoram.” (Neemias 9:6)
http://img2.wikia.nocookie.net/__cb20131021220152/terraria/es/images/d/dc/Fuck-yeah-gtfo-l.png
Apolinário,
abre a Biblia e ve se acha uma foto parecida, ok?
Essa, você só viu graças a CIÊNCIA, louvada seja!
Esse blog parece cinema velho, só atrai crente…
Apolinário,
É o seu pensamento ou você copiou da bíblia?
Pense bem antes de responder!
Tava demorando muito aparecer um “crentelho”… ô raça, viu…
Caríssimo Apolinário,
Já que você citou a bíblia, imagino que seja cristão. Te conto: uma espécie evolui em grupo, em conjunto. O pensamento cristico é um dos maiores responsáveis pelo grande atraso da evolução humana… Se almejamos um futuro, neste mesmo futuro não há espaço para crenças… Pense por conta própria amigo, você pode, todos podemos. Colabore. Um grande abraço!
Outros animais vivem em grupo, e porque não evoluíram também, como os macacos por exemplo? Se criacionismo tá fora de moda, o evolucionismo não tá melhor, amigo. Comece a considerar que você pode não ter evoluído de uma ameba, mas se faz questão, fique à vontade.
Antonio, não é questão de imaginar. É o que está escrito no nosso DNA, com todas as letrinhas.
Salvador, no nosso DNA que eu saiba está escrito nossas características físicas e hereditárias, mas não a ponto de decifrar nossas origens, tanto que além do criacionismo há inúmeras teorias, como a de que fomos “enxertados” na Terra por alienígenas. Nem Darwin morreu absolutamente convicto da exatidão da sua teoria, ainda que não passe de mito que ele se arrependera e se tornara cristão.
Antonio, você está enganado. O DNA contém nossa história, além de nossas características. Ele contém genes antigos degradados que não são usados pelo ser humano, que no entanto foram essenciais a criaturas nossas ancestrais. Ele também revela os mecanismos da evolução, mostrando a absurda similaridade entre nós e outros animais, em particular o chimpanzé. Darwin desenvolveu sua teoria sem saber nada sobre DNA ou mesmo genética. Hoje, com o conhecimento de tudo isso, a evolução já se tornou fato incontestável.
amigo, tudo na vida passa e no final morremos todos…reflita
crer na palavra de Deus ou crer nas outras coisas (incluído ai o evolucionismo) precisa da mesma essência: a fé…reflita
lembre-se de que quando estiver em apuros…ou quando próximo à morte você vai clamar a Deus…mas cuidado pode ser tarde d+
O bom e velho terrorismo religioso…
Segunda a teoria de Darwin é que o homem evoluiu do macaco.. Hoje o Homo Sapiens é do jeito que é por causa de algumas pessoas, essas pessoas que podem horar o dito que diz que o homem é um ser inteligente… Se eu ficar em uma floresta isolada tenho certeza que o macaco se sairá bem melhor do que eu e que a maioria dos seres humanos…
Dogdy Zero, crie um macaco em cativeiro, tratando-o junto com outros macacos criados do mesmo modo, posteriormente, recrie o experimento que você citou… ok?
Off: Crie seu próprio universo no joguinho pra navegadores Planet Crash:
http://www.stefanom.org/spc/
🙂
Mais sobre o jogo:
http://gizmodo.uol.com.br/super-planet-crash/
Não tá rolando o Link, parece interessante o jogo…
Allison, tentou tanto pelo link que eu postei como pelo que está dentro do post do Gizmodo? Aqui tá abrindo na boa. Tente copiar e colar o link no navegador ao invés de clicar nele pra abrir..
Abraços
Agora deu Eu,
Fiquei tentando montar um sistema com um monte de estrelas… Não deu mto certo 😀
Uma imagem lindíssima, ímpar, sem precedentes, que deve ser compartilhada para saciar as mentes inquietas, curiosas, sedentas de estímulos para novas reflexões. Obrigado pela divulgação da imagem.
Realmente, uma bela foto, Salvador. A missão é técnica, mas não custa apreciar o lado poético dela.
É de fazer tremer poder ver uma imagem tirada com um equipamento colocado num local tão distante. Pode parecer simples, mas considerados os problemas que poderiam atrapalhar a obtenção da foto, é um trabalho espetacular!
Cada vez que vejo notícias sobre, principalmente, Marte, fico maravilhado. É uma assunto totalmente inspirador. Salvador, sempre que puder atualize-nos sobre a exploração de Marte.
Se contabilizarmos os resultados da missão do Curiosity, parece cada vez mais distante a detecção de algum tipo de organismo vivo por lá….
E estranho falar de um pôr do sol (do nosso sol) em outro lugar.
Foto muito legal! Gostei!
Ué, o “nosso” Sol é o mesmo sol de Marte. Egoísmo total, hein?
😉
Caro Salvador, é a mais pura verdade! Com um pouco de viagem, poesia e um certo grau de lirismo, certamente a ciência sai ganhando, pois a motivação é maior. Dá mesmo para imaginar uma caminhada neste bonito deserto marciano, na imagem tão parecido com outros da Terra, planetas irmãos que na verdade são!! Bem, por favor me informe novamente a próxima data da ¨lua vermelha” este ano, pois ontem tive céu nublado.
Devido à oposição, a Terra está entre o sol a Marte, certo? Haverá eclipse? Marte vermelho ainda mais vermelho e sangrento?
Não. A sombra da Terra nunca se projeta sobre outro planeta.
Isso me fez pensar em outra situação – Mercúrio ou Vênus nunca dão uma passadinha na frente do Sol fazendo uma sombrinha aqui?
Isso acontece. São raros, mas há trânsitos de Mercúrio e Vênus pelo disco solar.
A distância da ponta do cone de sombra de um planeta para o seu centro é dada pela fórmula:
D=d*RPlaneta/(RSol-RPlaneta) onde d é distância entre os centros do Sol e do planeta em questão e RSol e RPlaneta são os raios deles. Para a Terra ela é de 1,37 milhões de km e portanto não alcança Marte. Dele se vê a Terra apenas em trânsito pelo disco solar.
Ha ha, eu nunca pensei que iria parafrasear o Justin… mas, S.N.: – Never say never! hahaha!
Bela foto!
Como o tempo mudou! Como a ciência evoluiu! Graças a ciência uma foto tirada num planeta lá longe não causa mais comoção, espanto. É vista com toda naturalidade, como se fosse uma simples foto tirada no nosso quintal.
Uma cena muito bonita, ontem, assisti um documentário novo da History Channel chamado “Marte, Novas Evidências”, é um comentário atualizado, porém, ainda não entra as atividades do jipe Curiosity, gostaria de ver um com as atualizações do Curiosioty. Valeu pela postagem.
Uma foto dessas é um tributo aos pensadores medievais que a imaginaram.
Pessoas que viveram nos confins da Europa, longe dos centros inquisidores, em Sagres, em Uraniborg, em mosteiros jesuítas…
Um tributo ao mercado negro de livros do Oriente…
Um tributo a vocação exploradora de nossa espécie!
Siderius, excelente observação! Devemos mesmo ser tributários do esforço e sacrifício de tantos que se sacrificaram pela ciência nessa incrível jornada da raça humana.
Concordo, Giordano Bruno morreu na fogueira contemplando esta visão que hoje temos o privilégio de ver, mas as coisas pouco avançaram desde então, os ignorantes continuam achando coisa de pouco valor.
Salvador, a Curiosity não precisa se fechar nas noites marcianas como a Yutu fazia na lua?
Se fechar, não. Mas desligar os sistemas, sim.
Bom dia Salvador!
Realmente é uma linda foto saindo daquelas imagens avermelhadas e estéreis dos terrenos marcianos.
Certamente os pesquisadores não estavam “passeando” com o Curiosity para conseguir uma foto poética e ninguém disse que nas ciências também não se encontram belas imagens.
Obrigado por nos manter atualizados.
É um lugar bucólico, tranquilo. Eu acho que vou comprar um terreninho lá.
perdão, erro de endereço. rsrsrs
bucócilo? acho que bucólico nao combina com marte.
Ermo seria a palavra mais adequada.
Salvador,
Justamente pela poesia das imagens gostaria muito de ver alguma foto do eclipse de ontem tirada da Lua, ou pela Chang’e3 ou alguma sonda da NASA! Sei que a Kaguya japonesa já fez isso mas procurei sobre o de ontem e não achei nada.
Se vc achar manda o link pra gente.
Pensei o mesmo ontem.
+1
Eu também quero!
É verdade. Fotos do eclipse solar observado da lua deve ser espetacular.
Temos que contentar com a concepção artística mesmo.
http://www.youtube.com/watch?v=j9BvZtwg2M4
Off: Só veja esse videozinho, Salva..
http://www.youtube.com/watch?v=nfRe0696vZM
🙂
Linda imagem! Pena que foi tirada no dia 1 de abril, ninguém vai acreditar que é de Marte. 🙂
uhahuauha pode crer. 😀
Sem falar que é montagem. Cadê as estrelas? A Farsa do Século agora chega em Marte!
😀
AUHuhAUHA
Por acaso você consegue ver alguma estrela enquanto o Sol se põe aqui na Terra? ou precisa esperar até ele descer o suficiente no horizonte? Já sei! Você tem super-visão igual ao Super-Homen e enxerga qualquer coisa!
Ele está zoando, Fábio. Zoar teorias da conspiração e seus seguidores é bem divertido as vezes.
Tava demorando….começou
Rodrigo, vamos dar uma chance: vai que o calendário marciano é diferente, e lá não é; ou não tem, primeiro de abril! 🙂
O melhor desta imagem é que não se vê seres humanos imbecis, comentando.
Podemos dar uma chance, mais vai ser dificil pelo que ja li. 🙁
É, a foto deve ter sido tirada no deserto da Califórnia. 😀
É, INFELIZMENTE FICA DIFICIL DE ACREDITAR.
Pois é. Independente de você acreditar ou não, a foto continuará sendo real.
😉
SIM, não estamos sós no infinito universo… Há muitas moradas na casa de meu pai.. JESUS
DANIEL PELIZ