Momento histórico: encontramos outra Terra no Universo

Salvador Nogueira

Desde a descoberta do primeiro planeta a orbitar uma estrela similar ao Sol, em 1995, a humanidade estava à espera deste anúncio. Finalmente ele chegou, com toda pompa e circunstância, num artigo publicado no periódico científico “Science”: encontramos um planeta praticamente idêntico à Terra em porte orbitando outra estrela numa região que o torna capaz de abrigar água líquida — e vida — em sua superfície.

Concepção artística do planeta Kepler-186f: mesmo tamanho da Terra e capaz de abrigar água em estado líquido
Concepção artística do planeta Kepler-186f: mesmo tamanho da Terra e capaz de abrigar água

O anúncio foi feito na tarde de hoje numa entrevista coletiva conduzida pela Nasa (uma reportagem mais completa sobre o achado, produzida por este escriba, está nas páginas da Folha). O planeta orbita uma estrela chamada Kepler-186 e tem, segundo as estimativas, praticamente o mesmo diâmetro da Terra — 1,1 vez o do nosso mundo. Até onde se sabe, ele é o quinto a contar de seu sol e leva 129,9 dias terrestres para completar uma volta em torno de sua estrela. Ou seja, um ano lá dura mais ou menos um terço do que dura o nosso.

A estrela-mãe desse planeta é uma anã vermelha com cerca de metade do diâmetro do nosso Sol, localizada a cerca de 490 anos-luz daqui. Um dos aspectos interessantes dessa descoberta em particular é que, além de estar na chamada zona habitável — região do sistema em que o planeta recebe a quantidade certa de radiação de sua estrela para manter uma temperatura adequada à existência de água líquida na superfície –, o planeta está suficientemente distante dela para não sofrer uma trava gravitacional. Caso fosse esse o caso, o Kepler-186f, como foi batizado, teria sempre a mesma face voltada para a estrela, como acontece, por exemplo, com a Lua, que sempre mostra o mesmo lado para a Terra. Embora modelos mostrem que a trava gravitacional não é um impeditivo definitivo para ambientes habitáveis (a atmosfera trataria de distribuir o calor), é sempre melhor ter um planeta com dias e noites, em vez de um em que um hemisfério é sempre aquecido pelo Sol e outro passa o tempo todo na fria escuridão.

Numa nota pessoal, lembro-me de ter já conversado antes com Elisa Quintana, pesquisadora da Nasa que é a primeira autora da descoberta. Em 2002, ela produziu uma série de simulações que mostravam que o sistema Alfa Centauri — o trio de estrelas mais próximos de nós, sem contar o Sol — podia abrigar planetas de tipo terrestre na zona habitável. Imagino a realização pessoal dela de, depois de “conceber” por tantos anos mundos como esse em computador, finalmente poder reportar uma descoberta dessa magnitude. Não de uma simulação, mas da fria realidade da observação!

Trata-se de um momento histórico. A partir de agora, os astrônomos devem se concentrar cada vez mais na busca de outros mundos similares à Terra e a Kepler-186f, gerando alvos para futuras observações de caraterização — a efetiva análise da composição desses mundos e suas atmosferas –, em busca, quem sabe, de evidências de uma outra biosfera.

Nosso planeta está prestes a ganhar muitas companhias.

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook

Comentários

  1. Nossa!!!! Imaginem se o Aécio Neves do PSDB vai pra lá! É só cocaína! Hahahahahaha…

  2. Quando a gente ganharmos as re-eleição nóis vai proibir vcs babacas de fazer comentario denegrindo os nobres cumpanheiros de partido.

    Nós vai aprovar o marco civil na internet e vocês babacas vão ser identificados, multados e presos por difamar a mãe dos pobres e o partido do povo trabaiador .

    Esperem e veram.

  3. Anãs vermelhas, se não me engano,
    tem um tempo de vida menor do que a do
    nosso Sol em seu estágio atual.
    Alguém se lembra disso ?
    Se eu estou certo, isso significa que o tempo
    de existência daquele planeta também seria
    menor do que o da Terra.

    1. Ao contrário. Anãs vermelhas têm tempo de vida maior. Enquanto a habitabilidade na Terra está com os dias contatos, lá ela pode durar muitos bilhões de anos ainda… 🙂

  4. Boa noite, Salvador!

    Apenas muito obrigado por nos manter informado num campo que seguramente intriga as nossas mentes.

    1. Tamos aí! E no fim isso tem efeito terapêutico em mim. É muito bom poder compartilhar essas coisas fantásticas que estamos descobrindo por esses tempos!

    1. É uma concepção artística. Quer dizer que um artista imaginou como poderia ser o planeta, com base nas informações. Não é uma foto.

  5. boa noticia, também esperava por ela há muito tempo; é reconfortante.
    a maior preocupação é se vamos nos encontrar, pode ser daqui 1000 anos…
    um ano de 130 dias poderia conduzir uma civilização de grande poder de adaptação.
    existem projetos que se direcionem para lá, agora que identificamos um alvo?

  6. Tomara que nesse planeta novo não tenha pernilongo e seja proibida a entrada de filhos da puta

  7. Saindo do raciocínio inteligente da maioria dos nossos comentaristas e focando na síntese da notícia, é muito bom saber que alguns seres homo sapiens se interessam pela continuidade da sua espécie. Quem sabe descubram uma nova terra e que seja habitada por seres um pouco melhor e mais evoluídos que a maioria dos aqui existentes.

    1. Uma correção: o planeta está a 490 anos-luz. E a constelação do Cisne não tem uma distância específica da Terra. É uma formação aparente de estrelas, cada uma com a sua profundidade (ou seja, sua distância específica).

  8. Nosso planeta é a terra e numca vamos conseguir sair daqui pra outro lugar. Que adinata sair da terra se quando chegar la vai fazer a mesma merda ou ainda pior. É por isso que Deus criou a terra bem distante dos outros planetas. Por que temos que tentar melhorar e não apenas reclamar. Sabe pessoal, vcs estão tao revoltados com a politica brasileira, mais não sai de onde estão. Vnão tem coragem nem de ir pra rua se juntar ao povo e protestar pelos direitos e lutar por um Brasil melhor.

    Sabe o que brasileiro gosta de fazer? ficar acomodado aceitando tudo na zona de comforto e ai quando o bixo pega fica falando de partido como se partido fosse melhor que o outro ou como se partido tivesse culpa da situaçao atual do nosso pais. A culpa é de toda política brasileira e do povo brasileiro de modo geral.

    Aprendam! ficar escrevendo aqui no saite nao vai resolver o desabafo de vcs. Vejam a frase que cairia bem abaixo da bandeira sinbolo federal: Brasil um pais de troxa
    É isso o que somos todos nós, e o gigante voltou a durmir.

  9. Uma das maiores descobertas da ciência moderna e os ignorantes aqui fazendo piadas de cunho político. Será que vocês poderiam usar os cérebros de vocês para fazer algum comentário útil? A que ponto chegamos! Tudo é pretexto para falar de PT e Lula. Ninguém acha graça mais nisso! Parem. Muitos de vocês deveriam se envergonhar de quão rasos e burros são!

  10. Excelente descoberta, realmente estes pesquisadores, são fantástico, descobriram uma planeta terra 2, a zilhões de anos luz daqui. Poderia perguntar a eles se é possível encontrar o avião, que caiu aqui na terra mesmo, debaixo do nosso narizinho??

    1. Cara, você ainda não entendeu? Nunca vão encontrar este avião. Eu o abduzi! Está comigo, para teste de quanto os humanos aguentam de dor. De burrice como a sua, já vi que são experts!

  11. Os Estados Unidos é um país com pouco mais de 500 anos, assim como o Brasil ! Enquanto eles visitam o Universo, nos não saímos do chão. Cada povo tem o governo que merece !!

  12. Sabe o que é mais engraçado? Quando (reparem que eu disse “Quando” e não “Se”) encontrarem um planeta com vida, e chegarmos lá e perguntarmos: “Como começou a vida aqui?” sera que eles vão dizer “Olha, tinha uma Divindade fazendo um planeta chamado terra. Mas no quarto dia, quando a Divindade estava fazendo todos os bilhoes de trilhões de astros celestes, no intervalo entre a criação dos peixes e a criação das plantas na terra, ele passou aqui e nos fez também. Mas a matriz é na terra”

  13. kkkk que bando de loucos vcs sâo em? o assunto é o planeta Kleper186 e nÃO PT nem Sao Paulo. kkkk

  14. “Mediante a palavra do Senhor foram feitos os céus, e os corpos celestes, pelo sopro de sua boca.” (Salmos 33:6)

    “Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença.” (Efésios 1:4)

    1. Patético! Mais um “momento histórico” como foi aquele em que se afirmou terem sido descobertos microrganismos marcianos em meteoritos. Será mais um retumbante fiasco.

  15. Bom! 490 anos-luz de distância, acho que vai demorar um pouco para se encontrar um meio de um humano chegar lá.

  16. Este Salvador Nogeira é o maior mané da Astronomia….Oque adianta encontrar uma possivel nova Terra? se para chegar até ela seria necessário um veiculo que voe a volocidade da luz e mesmo assim dependendo da distancia em ano-luz, mesmo viajando a velocidade da luz se levaria decadas, seculos ou ate milenios para se conseguir chegar a tal Terra!

    1. MJ, não sei de onde você tirou a relação de que só devemos estudar aquilo onde podemos chegar. Nunca entraremos numa célula sua, mas ainda assim vale a pena entender como ela funciona — o que pode, inclusive, salvar-lhe a vida! 🙂

    2. A Nasa já está um pouco mais adiantada tentanto ampliar a sobrevivência do Homem no espaço, mas a bíblia mostra uma resposta definitiva em Apocalipse 21:4-5:
      “E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.
      E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis.”
      Então, você viverá para sempre (não importa o tempo da viagem), não precisará de água ou recursos, nova criatura será.

    3. Pois é… pra que estudar geografia se nunca vamos viajar, ou história se tudo já se passou a tanto tempo né? melhor! pra que estudar português e aprender redação? Melhor ainda!!! pra que estudar inglês e no Brasil a gente só fala português??? Pô! pra que estudar gente!

    4. esse MJ é o maior mané da vida! Inventou “volocidade”, não sabe nem escrever e vem aqui pontuar sua burrice. Não conhece conjugação verbal, pontuação ou crase. Mané MJ, vai embora vai. Um cara que acha que saber as coisas é desperdício tem que voltar pra caverna. Vai logo, vai. E não volte com esta arrogância, desfazendo de gente melhor que você.

  17. Fiquem sossegados, se no futuro não conseguirmos nos mudar para o novo Planeta, mudaremos todos para Pindamonhangaba.

  18. Que tempos hein… tanta notícia boa!

    Será que o SETI não poderia dar uma atenção especial à esse candidato apontando seus ouvidos para lá? Monitorar nossa irmã não seria nada mal!

    Parabéns S.N. o blog tá rufando! Todas as tribos presentes, ha ha, apareceu até um v.t.n.c aí em cima! Vive la différence!

  19. É Deus Jesus cristo Salvador já fazendo outro planeta para destruir este que já habitamos.

  20. Tô vendendo um terreninho lá de frente pro mar. Condominio Kepler 1 – o melhor do planeta! Escritura ok, mas nao aceita financiamento da CEF ainda….Interessados, me procurem. Temos outras unidades dispoiníveis.

  21. Finalmente, agora vamos até lá e fazer desenhos nas plantações deles e vazar…

  22. Putz!!!! Os caras “viajaram” tanto nestes comentários que já devem esta la no KEPLER 186f demarcando seus terrenos!
    kkkkkkkkkkk

  23. De que adianta todo esforço para chegar lá e o planeta já ser habitado por outros seres? O que deve ser bem provável, haja vista que existem várias raças extraterrestres muito mais adiantadas do que nós.
    O máximo que poderíamos esperar seria um intercâmbio.

  24. Salvador

    Através das últimas descobertas já temos idéia de como são algum sistemas solares localizados a centenas de anos luz daqui. Por que ainda não se sabe como seriam sistemas bem mais próximos como Alpha Centauri ?

    1. M, os planetas descobertos pela técnica de trânsito (usada pelo satélite Kepler) exigem que o astro passe à frente de sua estrela. Isso quer dizer que o sistema precisa estar alinhado com relação ao nosso de maneira apropriada. Apenas uma fração de todos eles está na posição certa. (Ou seja, para cada planeta que o Kepler detecta, pode apostar que há dezenas que ele não detecta em estrelas vizinhas.) Já a técnica da velocidade radial (que mede o bamboleio gravitacional da estrela em razão de seus planetas) não precisa de um alinhamento tão preciso, mas é mais difícil de medir — atualmente, planetas como a Terra em órbitas como a da Terra não são detectáveis. Isso cria alguns viéses de observação. Em Alfa Centauri B, um grupo disse ter detectado um planeta do tamanho da Terra, mas muito perto da estrela, pela técnica da velocidade radial — mas muitos outros grupos não conseguem nem achar o sinal desse planeta, em meio ao ruído. Se houvesse outro planeta, mais distante que este, no sistema, não seria detectável. Resumo da ópera: a detecção de planetas ainda depende de fatores que não controlamos, e isso explica o fato de não termos visto nada ainda nos astros mais próximos. Mas certamente eles estão lá, pelo menos em alguns desses astros.

  25. Os seguidores do “Deus das Lacunas” já estão alvoroçados preparando-se prá mais uma descoberta da ciência que põe em cheque a tal da bíblia.
    A terra era plana, era o centro do universo, a peste era culpa das bruxas e do demônio…

  26. Impressionante como o povinho consegue transformar uma nota científica numa guerra santa ou num comício…. Será que falta educação, diga-se de passagem, conhecimento para discutir sobre um ideia seriamente relacionada ao tópico?

  27. Alguém já terá pensado que outros seres de outros mundos podem existir com a função específica de cuidar dos humanos? Eles são desenvolvidos, tem super-tecnologia, nos visitam e não são contactados. Mas há, por vezes, solução de situações-problema que são solucionadas como por milagre e nós não atinamos como e por que.

    1. Sim, há um programa no History Channel semanalmente, eles sempre falam disso. Inclusive essa sua teoria de Deuses extra-terrestres.

  28. O mais confortável da nota é que esse planeta está pertinho d’aqui: 490 anos luz. Se a luz leva quatrocentos e noventa anos para chegar até nós, imagine nós com nossas máquinas que viajam a 42 mil km por hora, quanto tempo levaremos?

  29. Incrível a Al Qeda eletronica do PTerrorismo

    Os petralhas vem até aqui neste blog de ciência tentar censurar as piadas que fazemos contra seus amados chefes de quadrilha.

    Será desespero por causa da queda nas pesquisas???

    E, por falar em ciência séria

    Aqui em SP não falta água não, chegamos perto do limite de segurança devido a maior seca dos últimos 80 anos mas já voltou a chover, está tudo normal, e SEM aumento de taxa
    (diferente da eletricidade que aumentou 20%).

  30. Mais uma grande descoberta do Kepler, parte o coração saber que este baita instrumento não está mais funcionando.

    Pelo relativo pouco tempo que ele operou já gerou descobertas incríveis.

    E pensar que ha poucas décadas os cientistas não tinham certeza se havia ou não planetas fora do sistema solar, e agora achamos um planeta de 1,1 diâmetro da Terra a quase 500 anos luz de distância.

    Simplesmente sensacional!

  31. Bom! Já estava na hora dos astrônomos tambem dar o seu parecer sobre a vida lá fora! Agora é só esperar pelas notícias. Mas a verdade tende a ser vedada ao mundo cético, quando do alvorecer das novas descobertas. Foi assim na época de Galileu, quando ele mesmo teve que negar a sua própria teoria frente à Igreja que era o poder da época, da afirmação de que a terra alem de redonda, não era o centro do universo.
    Mas o bom é que a verdade sempre vem à tona, mesmo contra a maioria!

    “Nada do que é oculto será para sempre, a verdade aparecerá” Jesus nos Evangelhos apócrifos”

  32. Vaiiii Corinthiiians!!!

    esse ai é o planeta dos macacos…
    como vcs são burros, vão assistir filme que vcs terão mais cultura!!!

  33. Se não tiver campo magnético, não permite vida, porque esta sujeita aos ventos solares anões. Pegar um fusca à velocidade da luz e chegar lá em 490 nos, nessa velocidade.

  34. Bom a Ciência realmente tem avançado em passos largos, porem a falha e entre aspas do ser humano chamado homem, o qual em busca de poder, fama, riqueza ou gloria, faz qualquer coisa, eu não aprovo o governo do Pt em forma de gestão, assim como não aprovo a gestão de todos os outros partidos corruptos políticos que em geral correspondem a miseros 99,99%, porem eu tenho algo de bom para compartilhar com vocês, indiferente de credo ou convicção religiosa e indiscutível que a Natureza e perfeita e vai se revelando, eu acredito em um Deus criador, Poderoso, a qual pela sua palavra mundos foram criados, tenho certeza que o homem não pode resolver nada, então prefiro viver e vivenciar um sonho de junto estar com ele, pois sei que ele e perfeito, embora ter plena convicção que não e utopia a sua plena existência, sei que alguns ainda não tiveram a oportunidade de conhece-lo, porem prefiro aguardar para junto com ele sim morar,em um novo local, onde não existe o pecado,o erro,a desobediência, mas existe amor, paz, saúde, perfeição! afinal de contas e isso que buscamos, porem usamos as ferramentas erradas como homem, afinal tudo isso não tem preço, pois o dom gratuito de Deus e a vida e que devemos te-la com abundancia!

  35. a melhor coisa, junta todos os políticos daqui e manda pra lá c/ passagem só de ida.

  36. Observando os comentários…É realmente impressionante a quantidade de astrônomos e físicos teóricos brilhantes em cada canto do nosso país. Bonito de se ver….

  37. Caro Salvador.
    Leia sobre “transposição”.
    Aprofunde-se e depois voce conseguirá ampliar seus horizontes e fazer até livros.
    Espero algum dia um retorno de seu aprofundamento a respeito deste assunto.
    Um abraço, do seu mais novo admirador.

    1. Xafariz, acho que você está mencionando teleporte quântico. Não é uma panaceia não, apesar de ser um troço incrível. Não vejo como usar isso para viagens interestelares. Por incrível que pareça, tem jeitos mais fáceis… rs
      Abraço!

  38. Ufa! Quase não sobrou espaço para o meu comentário.Nos tempos atuais, o terráqueo não seria bem recebido em outros orbes, pois levaria consigo todas as mazelas com as quais convivemos aqui, acreditem ou não, existem muitas coisas além do nosso humilde horizonte.Pensem nisso.

      1. Porque são “áreas” que não se tocam, não se interpõe, não se juntam, não se dialogam.

        A Ciência avança o conhecimento humano, busca satisfazer o curiosidade, a inventividade, o crescimento humano, melhora a qualidade de vida, das relações interpessoais, evolui o ser humano, torna o mundo melhor através do método, da comprovação, da prova e repetição.

        A Religião dá sentido à vida dos que nela creêm, impõe regras de moral, de convívio social, dá guia de comportamento individual e coletivo, busca melhorar a qualidade de vida de seus fiéis através de condutas sadias e dá alívio e força nos momentos de sofrimento desta vida.

        O que irrita os dois lados é o abuso dos fanáticos.

        Nada mais irritante para um fiel que ver sua fé desacreditada e negada. E não pode ser mesmo desacreditada pois imensa é a ignorância humana e não se pode ter a arrogância de negar aquilo que não se pode alcançar com os nossos sentidos e conhecimento limitados.

        Nada mais irrita um cientista que ver a Religião ser usada para desacreditar a Ciência, para enriquecimento ilícito de manipuladores da boa fé de pessoas, para destruição e não construção de vidas.

        Na verdade, a Ciência é admirável e necessária e a Religião DO AMOR é uma das “realizações” mais sublimes da alma humana.

  39. GENTE PELO AMOR DE DEUS,DESSA VEZ NADA DE LEVAR LULA,PT,PSTU,PCTU,PCCACETE,TODAS ESSES LIXOS…

    1. Muitos comentários sobre quem iria para lá ou quem encontrariam lá. Só não mencionaram a possibilidade de encontrar Doutores da Sorbonne. Não sei o que seria pior.

  40. Que notícia espetacular!

    Salvador, estou aqui a pensar com meus botões: um feixe de laser viaja na velocidade da luz? ou qualquer outro raio que o ser humano possa desenvolver aqui na terra?… porque seria interessante desenvolver um equipamento que partindo da terra ou acoplado em satélites, pudesse desferir um raio na direção de qualquer astro ou planeta para coletar informações sobre o mesmo.

    Seria interessante o homem desenvolver um raio que carregasse e trouxesse informações, como fazemos com o infravermelho em celulares, o bluetooth, etc.
    Acredito não ser tão fantasioso isso, acho que será o próximo passo na exploração de ambientes distantes.

    1. Feixe por feixe, já tem um monte vindo de lá — a luz dos objetos. Basta fazermos um telescopião para vê-los. É o que os astrônomos têm feito. Estudado a luz das estrelas! 🙂

Comments are closed.