Alô, alô, Kepler-186f! Terra na escuta!
Causou furor na semana passada o anúncio da descoberta do primeiro planeta do tamanho da Terra na zona habitável em torno de outra estrela — o mais próximo que chegamos até agora de encontrar uma segunda Terra no Universo. Mas, para os pesquisadores do Instituto SETI, na Califórnia, esse mundo já gera entusiasmo há cerca de um mês. Foi quando os cientistas iniciaram o esforço para tentar captar sinais de rádio enviados de lá por uma possível civilização extraterrestre.
A escuta é feita com o Allen Telescope Array, conjunto de radiotelescópios instalados no norte da Califórnia com o objetivo explícito de buscar sinais de inteligência alienígena no cosmos. Desde 2012, os pesquisadores têm apontado o ATA para diversas estrelas que abrigam planetas descobertos com o satélite Kepler. Não poderia ser diferente com a mais recente descoberta.
“Por quase um mês, o ATA se concentrou no sistema Kepler-186, que tem um planeta do tamanho da Terra na zona habitável”, conta Elisa Quintana, pesquisadora do Centro Ames de Pesquisa da Nasa e do Instituto SETI. Ela foi a primeira autora do trabalho que reportou a descoberta, na revista “Science” da semana passada. “Até agora, todos os sinais que foram detectados podem ser atribuídos à tecnologia da Terra”, o que significa dizer que os cientistas infelizmente não encontraram nenhuma transmissão alienígena vindo de lá. “Até agora, nada, embora certamente continuaremos tentando”, diz Seth Shostak, astrofísico colega de Quintana na instituição de pesquisa privada dedicada à busca por ETs.
AGULHA NUM PALHEIRO
A ausência de sinais até agora de forma alguma implica que não tem ninguém por lá. Na verdade, ela é um ótimo lembrete do tamanho da dificuldade envolvida no contato com outras civilizações no cosmos. A estrela Kepler-186 e seus planetas estão a cerca de 490 anos-luz da Terra. Se levarmos em conta que a Via Láctea, nossa galáxia, tem diâmetro de 100 mil anos-luz, o planeta recém-descoberto, como diria Fernando Vannucci, “é logo ali”. Ainda assim, com o poder de detecção concentrado no ATA, para que ele captasse uma transmissão vinda de lá, seria preciso que os alienígenas estivessem usando um transmissor 10 a 20 vezes mais poderoso do que o melhor que temos aqui na Terra — a antena gigante do Observatório de Arecibo, em Porto Rico.
Em outras palavras, se houvesse uma civilização tecnológica em Kepler-186f, se eles tivessem uma antena de 300 metros de diâmetro (Arecibo tem 305), se eles soubessem que o Sol tem um planeta de porte similar ao deles na zona habitável e se decidissem usar essa antena para nos enviar um sinal, exatamente nas frequências em que estamos escutando, sabe o que nós ouviríamos? Nada. Rigorosamente nada.
Não é de surpreender, portanto, que, mesmo depois de mais de meio século de buscas, os pesquisadores envolvidos com a SETI (sigla inglesa para Busca por Inteligência Extraterrestre) não tenham encontrado ninguém até agora transmitindo de outras estrelas. Isso não significa que estejamos sozinhos no cosmos. Sugere apenas que encontrar outras civilizações é extraordinariamente difícil. Depende de sorte, tecnologia e muita, muita, muita paciência.
Ainda assim, não há dúvida de que informações obtidas pelos astrônomos caçadores de planetas ajudam a guiar e focar essa busca. No mínimo, elas produzem alvos preferenciais para a escuta — sistemas planetários como o Kepler-186, que possivelmente abrigam pelo menos alguma forma de vida. A busca continuará sendo algo como procurar uma agulha num palheiro. Mas pelo menos o tamanho do palheiro pode ser significativamente reduzido nos próximos anos.
Muito interessante…
Salvador, você teria a informação se esses radiotelescópios já foram apontados para a constelação de sagitário em busca da origem do sinal Wow de 1977? ou se existe um algum estudo até os dias de hoje sobre esse sinal?
Por um momento, pensei em ser cruel e dizer: “No meu livro novo você saberá”. Mas não vou fazer tortura. Sim, tentaram diversas vezes, em várias datas diferentes. O sinal nunca se repetiu. 🙁
Blz…bacana, já tem um leitor garantido do seu livro.
Opa, valeu! Estou muito ansioso para ver ele finalmente chegar aos leitores… falta pouco agora! 🙂
Tomara que o WOW não tenha sido algo do tipo : “Tentei várias vezes e nínguem respondeu, câmbio e desligo.”
🙂
Pode muito bem ter sido. 😉
Boa tarde Salvador,
Foi divulgado alguma coisa a respeito da idade da estrela Kepler 186? Se não me engano, estrelas anãs vermelhas tem mais longividade que estrelas como o nosso sol!
A estimativa está entre 2 bi e 12 bi.
Acredito que existem ou já existiram seres muito mais inteligentes do que o ser humano. É uma questão simples. São bilhões de galáxias. Bilhões de estrelas por galáxia. Vários planetas por estrela. Pelo menos uma ínfima porcentagem destes planetas deve abrigar condições para a vida. Pela menos outra ínfima porcentagem deve ter condições de desenvolver vida inteligente. Infelizmente a chance desta civilização existir no mesmo tempo que a nossa é igualmente ínfima. E mais infelizmente ainda não temos como localizá-los. Ainda temos que encontrar o Boeing que caiu um dia desses na Malásia ou China ou sei lá onde 🙁
Boa tarde Salvador.
Adoro todo este debate aqui sobre seu texto.
Como sempre seus textos, bem elaborados, provocam uma série de elucubrações, prós e contra, tirando é claro os deboches e os que apenas querem brincar sem nenhum interesse.
Porém, duas coisas deixo registrado aqui.
1) Penso que em termos de ano-luz, quando se fala é muito para nós, e, saber que a Kepler-186f fica a 490 anos-luz de nós (demoraríamos 490 anos para termos um retorno em termos de transmissões à velocidade da luz), é muita coisa.
2) E a suposição da idade do tal planeta, ser uma disparidade enorme entre 2 bilhões e 12 bilhões, é uma tremenda falta de precisão….sei que é dificil…mas uma diferença de 10 bilhões de anos …é muita coisa.
Porém, uma observação:
a) tratamos apenas do que temos atualmente, a velocidade da luz, de aproximadamente 300.000 km por segundo.
b) Um cientista chinês descobriu a uns 10 anos atrás uma velocidade acima da luz. Diz ele que a velocidade da luz é de massa, e existe o reflexo que é maior, e de aproximadamente 12 mil km, ou seja, já se descobriu que existe uma velocidade ainda maior do que a luz, de 312.000 km por segundo.
Ai, Salvador, vem a pergunta.
Tratamos como velocidade máxima esta da luz, e se algum dia houver e ser descoberta uma velocidade muito maior do que a da luz, então as coisas diminuiriam de distância e as coisas poderiam diminuir em distância para nós ???
Xafariz,
sobre a disparidade de idade, acho que tem a ver com a evolução muuuuito lenta das anãs vermelhas. Aí o intervalo fica grande mesmo. Sobre a velocidade da luz, continua sendo o limite máximo de velocidade no Universo, a não ser que você distorça o espaço-tempo (à la Jornada nas Estrelas). Por ora, estamos limitados à velocidade da luz, e nunca vimos nada que se deslocasse mais depressa. (Não faço a menor ideia dessa sua história dos chineses, e a única coisa remotamente parecida de que me lembro era um pessoal afirmando que neutrinos viajavam mais depressa que a luz, mas logo ficou demonstrado que era um engano.)
Quando eles mudarem a tabuada,talvez encontrem os sinais.O tipo de vida muda de mundo pra mundo, assim como cada país tem sua cultura .Pode ter sim planetas que seja igual ao nosso ,que respire oxigenio e outros que respire outra coisa .Que bebam agua salgada ,como peixes de agua doce e peixe de agua salgada.
Vou pegar minha velha Doblò 2007, acionar a velocidade warp 7, e dar uma chegada por lá no final de semana.
Atestado de burrice, afinal,se tiver vida inteligente,e se forem capazes de chegarem até nos sua tecnologia seria incomparável, e nós simples aberrações,né…
Toda vez que se descobre um mundo que possivelmente possa ter agua em estado liquido cria esse reboliço todo…espero que as próximas gerações tenham mais sorte que a nossa…não tenho muitas esperanças em ter boas notícias de mundo habitado.
E se encontrarem um sinal, uma mensagem… o que irá acontecer com o mundo a partir disso? O que podemos esperar para o Futuro?
Boa tarde,Salvador..mas agora sabemos que nada se ouviria,se mandassem sinais…mas que eu gostaria de ficar em outro planeta olhando este nosso planeta maravilhoso girndo,girando, e nao entendendo nada,pois uma hr.temos tempestades,com essas nuvens..ciclones.etc…que todos sabemos, a eu gostaria…como eh lindo o nosso Planeta Terra…pena que o homem esta quase..acabando com todas essas belezas… obrigada pelos esclarecimentos,pois lendo todas as perguntas e suas respostas, nos deixa mais …felizes…grata.abraços.
Valeu, Maria Thereza! Abraço!
Parabéns pelo artigo!
Ta rolando um debate interessante nos comentários…
Voces ja ouviram alguma historia de que o ser humano não é nativo da Terra? Ja li sobre um relato de um casal que foi “abduzido” e o ser contou sobre nós, que eles vieram a Terra, exterminaram os dinossauros e que inclusive nos cranios dos dinos tem algum tipo de furo, que foi onde eles “atiravam” pra matar. Contou que a Terra doi limpa e entao fomos trazidos pra cá, pois foi meio que um especie banida de seu planeta pra evoluir sozinha. Tanto que crianças quando nascem demora ate pegar equilibrio, tem a cabeça mole, tudo pela diferença da gravidade… Diziam tambem que desde a epoca dos maias, egipcios e etc eles entravam em contato para ensinar algumas coisas, porém nós chamavamos eles de deuses e entao eles receberam a ordem de nao voltar mais para ajudar.
É uma historia bem longa e muito interessante, vendo que antigas civilizaçoes desenhavam seres diferentes, faziam esculturas, alguma até parecendo roupas de astrounauta etc.
Foi falado tambem que somos capazes de muita coisa, nossa mente é uma ferramenta muito poderosa. Uma delas foi relatada como projeçao astral, uma forma de nos comunicarmos com eles deixando nosso corpo físico e saindo com o corpo espiritual..
Sao coisas dificies de acreditar, fazem um pouco de sentido, sao varios topicos abordados. Ja li relato de projetores (pessoas que praticam projeçao astral) dizendo sobre outros seres com aparencia felina, reptil, inclusive humanoide. Dizem que as abduçoes podem estar relacionadas com isso, os ets entram na mente da pessoa e nao levam seu corpo fisico pra uma nave..
Salvador,seria possível estimar a idade do sistema d Kepler-186f,assim como fazem,por exemplo com os meteoros?
Abraço!
Fernando, dá pra ter uma estimativa grosseira, com base no espectro da estrela. Falam de 2 a 12 bilhões de anos, com uma tendência para 4 bilhões… rs
LEGAL!!
PARABENS PELO BLOG!
O ser humano com um planeta todo aqui “super habitável” e tentando achar vida a 500 anos luz daqui… pq não cuidam do que tem antes de ficarem sem nada???
Lembrando que nossos sinais de rádio e TV analógica estão percorrendo pelo espaço a algumas décadas, mas agora com a mudança pra TV digital não mais enviaremos (notem que foram poucos anos utilizando sinal analógico em comparação a idade do Universo)..ou seja só com sorte veremos um sinal desse nível…se for é pra tentar comunicação mesmo.
Já pensou que interessante se conseguissem captar um tipo de transmissão similar a da TV analógica e(ou) rádio de outro planeta e observar a cultura deles.
O pior de tudo é se contatarmos algum planeta dominado por ptistas comunistas bolivarianos.
Quem procura acha, mas quem não sabe o que procura, encontra o que não entende. Semelhante não é sinônimo de igual. O Planeta terra é único no Universo. Encontrarão planetas semelhantes, mas não iguais e nem habitados por semelhantes terrestres. Nem por semelhantes humanos, nem semelhantes seres. Cada planeta no universo é matriz de vidas diferentes entre si, cada um com suas peculiaridade e diferentes funções na harmonia cósmica. Pedaços diferentes formados de uma Matriz única de composição homogênea, que se tornaram em diferentes matrizes de vidas heterogêneas, que povoa o Universo. Quando entenderem a formação da vida, AQUI, entenderão a formação da vida lá, em qualquer canto da harmonia universal.
Ao perceberem o contato os alienígenas dirão: “Tem uma raça ignorante, tentando contato, que ainda vive, nas sombras dos próprios preconceitos, incapaz de aceitar o diferente, que acredita em religiões de conto de fadas, criam regras e leis para punição da própria espécie, destroem seu meu ambiente, dos quase 8 bilhões de seres humanos, cerca de 10% ou menos pensam, enfim será que vale apena o retorno deste contato”.
Qual seu planeta de origem?
Se pensa que é a Terra, pode estar muito enganado!
Se acredita que é uma criatura recente, poderá estar mais enganado ainda.
Generalizar é algo muito complicado…
Se eu falar outra língua com você, o que irá responder?
Quando perguntei em que setor desta galáxia você mora, um sujeito não soube responder:
Setor Solar, ora bolas, esta galáxia tem 24 setores e um central… Nem isto percebem aqui, imagine além desta galáxia, nas possíveis milhões delas…
Parabéns pelo comentário.
Enfim, primitivos que somos em todos os aspectos, por que seres mais iluminados e evoluídos que nós, iriam entrar em contato conosco. Pobre ser humano…ainda longe, muito longe do essencial e eu me coloco nesse meio.
kkkkkkkkk e ainda pior vao pensar la ate estrume fala
cara vc perde seu tempo para falar de religiao , o que vc tem contra , no minimo vc foi coroinha de algum padre pedofilo por ai e agora vive metendo o pau nas religioes , vai arrumar para fazer seu ET .
Existe um meio de comunicação eficiente que pode ser usado em todo o Universo Físico.
Todos conhecem, alguns enganam e são enganados, e apenas uns poucos são de fato conhecedores e podem usá-la, por não depender de massas: matéria, energia, espaço e tempo: Telecomunicação ou a nossa conhecida comunicação Telepática.
CADA SISTEMA dentro de nossa GALÁXIA possui densidade e elementos próprios. Nem tudo é Atmosfera, nem tudo se propaga em ‘ondas de radio’ ou no vácuo.
Quem é incapaz de encontrar um 777 sumido neste Planeta, seria capaz do quê?
Eu poderia citar alguns planetas desta galáxia que são habitados, e todos iriam dar risadas, eu também!
É verdade. Ontem estive neste planeta: Céu alaranja, clima mais frio, água quase sempre em estado sólido…tecnologia…nenhuma!
Não sabia que esquizofrênicos conversam entre si de forma “telepática”, vamos torcer pra existir algum desses em Kepler-186f!
O que queremos encontra? seres superiores ,inferiores ? ou qualquer tipo de vida que julgamos ser vida? e se o universo é a propria vida? o que é vida? tudo isso , é muito complicado . A verdade que o que vemos e percebemos tem o limete da capacidade do nosso cérebro.
Né por nada não más, vai que derrepente por lá ainda, quem habita são os dinossauros!!!
“…se decidissem usar essa antena para nos enviar um sinal, exatamente nas frequências em que estamos escutando, sabe o que nós ouviríamos? Nada. Rigorosamente nada.”
Puxa essa parte realmente me desanimou!! Mas pelo que entendi, eles necessariamente teriam que ser mais evoluídos do que nos para pudessemos detecta-los!?
É isso aí. Ou pelo menos megalomaníacos no que diz respeito a radiotelescópios.
Olá Salvador, seu blog sempre gerando ótimas debates. Fico pensando que se alguma dessas agências espaciais e SETI’S da vida captassem algum sinal proveniente do espaço – lógico que a informação seria compartilhada entre elas para estudo, pesquisa e etc – e fosse comprovado de fato pertencer a uma civilização de outro planeta, será que esse tipo de descoberta ia ser divulgado para toda a humanidade? Será que a Igreja, com sua importância através da história e os Governos deixariam isso acontecer? Você não acha que isso iria deixar muita gente confusa com as sua crenças e tudo que nos foi passado desde de a nossa evolução, afinal poderíamos, tanto nós quanto eles, termos surgido de ser ou lugar comum. Acho que isso iria redefinir toda nossa criação e a ordem vigente de como levamos a vida??? O que você acha?Abraços.
Fernando, como disse em outro comentário, tem uma boa história do Seth Shostak que demonstra ser impossível guardar segredo disso…
Abraço!
A possibilidade de contato com seres de outros planetas, claro, é fascinante mas apresenta alguns riscos. Não temos nem noção de quem, ou o quê, está do outro lado da “linha”, se eles desenvolveram alguma ética socialmente ou se entendem o que é compaixão. Até mesmo Stephen Hawking acha que devemos ficar quietinhos em nosso grão de areia planetário… Concordo com ele.
Tomara que encontrem logo alguma coisa, daí eu quero ver aonde que os “santos”, covardes, os extremamente religiosos e egoístas vão enfiar suas “digníssimas” caras!
Tomara que encontrem logo alguma coisa, daí eu quero ver aonde que os “santos”, extremamente religiosos e egoístas vão enfiar suas “digníssimas” caras!
Seria interessante enviar um faixo de luz, portanto mensagem em “figuras”…..sons….tambores
Pode ser que haja somente animais
Igual aqui!
Som de cachoeiras
Som de animais
Som de gritos, urros
Som de árvores, florestas
enfim,
Sons identificáveis e comparáveis aos nossos
os mais básicos
Se alienígenas estão em fase das cavernas, interessante seria poder ouvir sons de animais, e outros sons identificáveis, audíveis, que haja algum paralelo em nossa Terra.
Algum som deve ter naquele fim de mundo…
Hitler já deve ter tido contado com os ETs
Nos terráqueos com todas essas aparelhagens tecnológicas não encontramos um avião na amazonia ou um boing no Oceano então como querem encontrar algo no infinito?
Se esses cientistas enviarem um sinal em direção desse planeta, e supondo que existam seres inteligentes e em condições de receberem e interpretarem esses sinais, eles chegariam lá somente da qui a 400 anos, supondo que esses sinais viagem à velocidade da luz. Conclusão: receberíamos sinal de volta daqui a 800 anos, no mínimo.
Sr. Salvador nogueira, aproveitando já estarmos no assunto e como bem lembrado pelo leitor JAOliveira, qual seria sua posição e informação sobre a “Operação prato´´ que se passou na ilha de Colares no Pará? E também sobre “A noite oficial dos OVN´S´´ no Brasil?
Miguel, vai estar tudo lá no meu próximo livro! Ansioso pelo lançamento! 🙂
Avise qdo do lançamento, ok?
Sem dúvida!
Oi, Salvador!
Muito legal o artigo. Por um momento, achei que você ia mencionar essa postagem de blog aqui:
http://www.science20.com/quantum_gravity/blog/a_better_than_5050_chance_kepler186f_has_technological_life-134555
Certo, não é uma evidência, apenas um palpite, mas é sem dúvida interessante.
Daniel, nem tinha visto esse texto! Bem bacana, mas por ora melhor se alinhar com os menos entusiasmados, não? 🙂
Idiotas … as perguntas certas pros alienígenas são: … Qual versão do Windows estão usando? … A internet lá já é 4G ??? … Se a NASA pode falar via radio então posso usar meu Nextel em Kepler 186f ? … e a gasolina, quanto custa o litro por lá ??? … e o PIB, a bolsa etc., já tem PT por lá ??? podemos enviar o Zé Dirceu e curriola dos petralhas ???
Acrescente-se alguns do Carl Sagan, também são excelentes…
INFELIZMENTE AINDA ESTAMOS DISTANTES DE PODER VIAJAR NO COSMOS POR LONGAS DISTANCIAS ,MAS FUTURAMENTE TEREMOS DUAS OPCOES:OU MODIFICAMOS GENETICAMENTE OS ASTRONAUTAS PARA QUE VIAJEM NO ESPACO SEM O USO DE OXIGENIO E COM POUCA OU NENHUMA ALIMENTACAO OU USAREMOS ROBOS QUASE-HUMANOS.
Salvador, vou chegar tirando onda e pondo em pauta um pouco de conspiracionismo hahaha.. Caso algum dia os pesquisadores interceptassem uma transmissão de rádio oriunda de outro sistema, que seja indício certo de outra civilização, será que eles publicariam de cara? Às vezes, acho que eles já detectaram alguma coisa, mas guardam em segredo junto com as autoridades. Afinal, ninguém sabe o impacto disso na sociedade.. os financiamentos do setor, também, são muito grandes, sendo que em 50 anos de exploração, nada foi descoberto, ao menos em teoria.
Explorador, o Seth Shostak responde isso de saída no livro dele, ao contar de sinais promissores que estavam analisando quando o New York Times ligou para ele para perguntar sobre os tais sinais. Moral da história: é um segredo grande demais para não vazar, mesmo que alguém tente esconder. Sem falar que os envolvidos em SETI seguem um código de conduta que não permite segredo.
Esses dias li um argumento muito bom contra esse suposto segredo das autoridades, que me convenceu de que isto não existe.
Se os governos estão escondendo um contato com alienígenas, eles são mais competentes nisso que em todas as outras atividades que praticam.
Imagina o tanto de gente envolvida que teria que guardar segredo por décadas. A gente não vê esse tipo de eficiência nas outras atividades dos governos, porque eles seriam tão melhores nessa (esconder os ETs)?.
Bacana.. realmente, numa sociedade globalizada e informatizada como a nossa, fica difícil esconder essas coisas.
Mas aqui, além do “Wow signal”, eles conseguiram outros sinais animadores?
O Wow! é o mais bacana. Um ou outro sinal duvidoso, mas nada indiscutivelmente proveniente de inteligência extraterrestre.
Salvdor
Vale lembrar que estamos observando um planeta a 490 anos atras, lembramos que 490 anos atras a terra estava na idade média praticamente. O que observamos hoje, pode nao ser mais a realidade em Kleper 186f, porque lá, ja se passaram 490 anos!
Como sempre o ser humano acha que todo o universo gira em torno do seu umbigo. Achar que em outros planetas teremos pequenos hominídeos que utilizam ondas de rádio para comunicar-se bem como achar que os tipos de vida de lá tem que ser exatamente iguais aos daqui. Quanta pretensão.
Estamos anos-luz de compreender o projeto de Deus…
Adilson, entretanto, qualquer projeto divino, se autentico, deveria ser compreensível para qualquer um, em qualquer tempo, lugar ou linguagem. Seria universal.
Recorrer ao medievalismo de dizer que Deus teria planos insondáveis para nos eh admitir, de outra forma, que nada se sabe a respeito de tais “planos”.
Se não da para explicar, eh porque Deus não quis. Por outro lado, tudo o que acontece eh porque Deus quis….
Fácil demais argumentar desse jeito, ne…
Concordo com você e nem quero colocar em discussão sobre a existência ou não dos “planos” de um criador, mesmo por que entraríamos em assuntos doutrinários que não é o objetivo do blog. Mas torço muito para que nós “humanos”, primitivos que ainda somos em todos os aspectos, poderemos ainda ter o previlégio de compreender outras formas de vida não tão ligada a matéria e a nossa ciência de ondas de rádio. Mas vale a tentativa com estes equipamentos, mesmo por que não temos o conhecimento e nem o direito “ainda” de conhecer outras formas de comunicação. Abraços fraternos
Adilson, uma resposta sensata, num assunto polêmico. Podemos não concordar, mas não nos ofendemos.
Cada um na sua.
Abraços e um TFA.
Só uma pequena dúvida: a vida existe no planeta há milhões de anos, existindo também grande diversidade de seres vivos, dos mais simples aos mais complexos, que estão aqui aqui há muito mais tempo que o ser humano, perfeitamente adaptados a vida no planeta. Contudo, não desenvolveram uma inteligência sequer próxima a nossa… Nem foi – nem eh – necessário. E aí vem meu questionamento? Onde, na teoria da evolução das espécies, há a conclusão de que uma inteligência similar à nossa eh necessariamente um passo evolutivo? não sou cientista, mas até onde sei, e pelo pouco que lembro das aulas de ciência, o processo de mutação eh aleatório, e o processo seletivo natural apenas separa aqueles que estão mais adaptados…
Salvador, bom dia.
Você recomenda algum livro de astronomia para leigos ? Obrigado e parabéns pelo blog!
Anderson, tem vários bacanas, entre eles o meu “Rumo ao Infinito”. 😉
Obrigado !!!
E se eles estiverem vivendo em uma fase tão primitiva de vida quanto para nós foi a Explosão do cambriano? Tais sinais enviados nada significam!
Eu, particularmente, acho que nunca estivemos sozinhos no universo. Em uma galáxia com diâmetro de 100 mil anos-luz, e somente nós, pobres mortais, ainda com mentalidade de homens das cavernas, morando neste planetinha azul? É muita pretensão. Quem sabe não estamos sendo vigiados – como um imenso reality show – há muitos anos…
Saudações, Salvador. Felizmente, nesse post temos comentários mais pertinentes!
Realmente, são tantos fatores que devem ser levados em conta, para se poder obter alguma comunicação com outra civilização tecnologicamente adiantada, que acabo acreditando que quando – e se – isso acontecer, sera um golpe de sorte.
Teria que haver um alinhamento entre os planetas e os transmissores; haveria o lapso de tempo ate a mensagem ser enviada e recebida; teria que ser numa frequência bem comum, para ser facilmente detectada; e também numa linguagem “universal”, de fácil compreensão para uma cultura inferior, ou mais avançada, que recebesse a mensagem.
Se valer a Lei de “smurf”, e se a coisa acontecer, vai ser uma tremenda sorte.
Mas vamos torcer pelo melhor e reconhecer o grande esforço desse pessoal que não desanima na difícil busca.
quem sabe logo não seremos recompensados, né…. 🙂
tudo historia para boi dormi , primeiro que se são 490 anos luz de distancia da terra até este planeta e cada ano luz e que vale a mais de 9 trilhões de quilometros viajando a velocidade da luz , como por onda de radio poderiamos descobrir este planeta assim em menos de 50 anos ? para mim por enquanto não temos nem se quer tecnologia para nem sabermos se há bacteria em marte , sabe lá a 490 anos luz daqui .
não é mais fácil procurar num sistema solar mais proximo? se existe uma civilização muito mais adiantada pode ser que consigam viajar no tempo de outra maneira, então estes sinais de rádio podem ser capitados por eles muito mais rápido. eu sou muito otimista acredito que daqui alguns séculos será provado que só na nossa galáxia existem centenas de vida extraterrestre. duvido que ja não existiu ou exista vida em uma lua ou planeta do nosso sistema solar.
a minha tese é simples , a vida é muito mais fácil de acontecer do que todos prevíamos . a zona habitável deve haver em milhões de planetas considerando os bilhões de estrelas no universo
Já é amplamente sabido que o cosmos (do universo que conhecemos) contém os mesmos elementos químicos que existem no sistema solar (em que habitamos). As radiações, e suas expectografias, feitas daqui mesmo, revelam esse fato (que não poderia ser diferente). O que se discute é se nalguns parâmetros do nosso universo as leis físicas que conhecemos seriam, lá, diferentes de nossas leis. Há grande suspeita de que isso ocorra.
Não sou cientista, mas o amor nunca falha, havendo profecias serão aniquiladas,havendo linguas cessarão, havendo ciência desparecerá.
Gilberto, tomara que os que pregam tais bobagens desapareçam também! Será de grande ajuda.
Ou esses são “escolhidos”?
Porque tudo que agente faz, absolutamente tudo, seja bom e ruim, cedo ou tarde volta para nós mesmo, isso não seria um indicativo que estamos presos e monitorados aqui na terra?