Urano, pálido ponto azul
A Nasa divulgou uma imagem curiosíssima recentemente obtida pela sonda Cassini — a visão que se tem de Urano a partir de Saturno. Da Terra, o sétimo planeta é invisível a olho nu.
O charme todo da imagem é a composição de perspectivas. Vemos os anéis saturninos em primeiro plano e, ao longe, um disco discreto e azulado. E bota longe nisso: apesar de serem respectivamente o sexto e o sétimo planetas, Saturno e Urano estavam em lados opostos do Sistema Solar, a cerca de 28 unidades astronômicas de distância. Uma UA equivale ao percurso Terra-Sol, cerca de 150 milhões de quilômetros de distância.
Trata-se de uma bela demonstração do poder da câmera da Cassini. Afinal, da Terra a Urano, a distância não fica maior que 20 UA. A separação entre a sonda e o sétimo planeta é 50% maior.
Não se trata, contudo, de mero exibicionismo tecnológico. A imagem permitirá aos pesquisadores da Nasa calibrar melhor os instrumentos da espaçonave para prosseguir em seu estudo de Saturno e suas luas. A missão da sonda foi recentemente estendida até 2017.
Não é um comentario, é apenas uma pergunta, vcs já ouviram falar que uma brasileira é a criadora do projeto Cassini? Não? Pois saibam que é verdade, eu fiquei sabendo, quando participei de um encontro internacional de astronomos que aconteceu em Campos dos Goitacazes. Fiquei swabendo também, que nesta lua, existe uma lagoa, que por sua semelhança com a nossa Lagoa Feia, e por ser a diretora do projeto uma brasileira, foi batisada com o mesmo nome. Isto é verdade, pasmem, uma jovem,aparentando pouco mais que vinte e dois anos, foi a criadora do projeto Cassini. Tchau amigos, e até breve.
Roulien, você está se referindo à Rosaly Lopes, que trabalha na missão Cassini. Ela não foi a criadora, mas é uma das cientistas mais importantes da missão, trabalhando com o radar da Cassini, que faz o mapeamento de Titã.
Mas deveras faltaram as estrelas, e Urano deve ser aquele pontinho azul que confundi com uma lasquinha da lã do casaco da supervisora.
As estrelas estão lá, só não aparecem na foto.
O que mais gosto no sistema de Urano são seus satélites suicidas. Há estudos matemáticos que revelam uma grande instabilidade na órbita dos satélites interiores devido a perturbações gravitacionais exercidas por Urano. BUM!!! E Urano ganha novos anéis. 🙂
Rodrigo Corinthiano, legal saber disto! E minha esposa também está ganhando muitos anéis por me aguentar tanto tempo. :-))
Boa! kkk 🙂
Cara pq usou a expressao “palido ponto azul”? Seu lixo. Isso pertence ao mestre Carl Seagan, vc poderia ao menos xita-lo nao acha? Brasileiro eh isso..copia tudo dos outros e aainda quer ser o fodao.
Paulo, tenho profundo respeito pelo Carl Sagan. E é tão obviamente uma referência que não precisa mencionar, né? Cansei de citar o Sagan aqui, e seria muito ingênuo da minha parte querer escrever um blog de astronomia e me apropriar da obra do maior divulgador de astronomia que já existiu. A ideia era pessoas como você perceberem o uso da expressão e entenderem como homenagem. A maldade está na sua cabeça, não na minha. E eu me pergunto o que ofenderia mais o Sagan: usar uma expressão que ele popularizou ou errar o sobrenome dele? 😉
K.O
Salvador Nogueira
FATALATY!
Depois desse burn over 9000 nem um Paladino level 99 consegue salvar o cara.
Será que ele esta lendo? 🙂
Provavelmente não. Esses beócios são os famosos “Comentaristas do G1”, entram numa notícia, despejam uma tonelada de bosta – como se alguém fosse se interessar pelo que falam, ou pior, se sentem compelidos a comentar mesmo que não tenham nada de útil a escrever – e nunca mais voltam. Partem para a próxima notícia e repetem o ciclo.
Gafanhotos virtuais
o Eu falou exatamente o que eu penso, esse povo despeja falatório inútil e depois nem aparece mais, só fala qualquer porcaria, mais no intuito de ofender e depois vão embora, como se alguém se importasse com a opinião deles, ainda tem sorte que o Salvador não só permite o comentário como ainda se dá ao trabalho de responder.
Salvador é o cara mais calmo e paciente com ignorantes que eu já vi em todos os blogs que leio ou já li, parabéns pela paciência! Eu não teria tanta com certeza.
DK, quero crer que ninguém é ignorante por opção. E muitas vezes tratar quem sabe menos com desprezo ou desdém é o que o fará se afastar ainda mais do conhecimento, para evitar ridicularização. A única saída, se realmente queremos ter uma maioria informada e cidadã, é ser incansável no contato e didático ao extremo.
Pra mim, Salva, nenhum dos dois. O pior é escrever “xita-lo” ao invés de “citá-lo”.
Ah vai. O X tá do lado do C no teclado. Olhaí. 😉
Ah sim, essa é a desculpa padrão.. uhahau 😛
Ava!!! O X* esta perto do C*, o E* do A* e o A* do A*. Tem certeza Salvador? Kkkk
É o primeiro relato de internauta gago. “aainda” 🙂
Por certo é algum retardado que se acha sabido porque sabe que a frase é do Sagan. Deve achar que só ele sabe disso – mesmo num blog de astronomia.
Paulo, não responda a pergunta do Salvador, por favor.
Evite envergonhar a si mesmo! Se não concordar, tudo bem. Divirta-nos! 🙂
xupa paulo!
Urano visto da Terra tem magnitude de +6 ou seja o limite da visão humana (apesar de eu mesmo nunca ter conseguido ver a olho nu) mas acredito que em órbita da Terra seja possível vê-lo com mais facilidade (sem o efeito da atmosfera).
Se a Cassini já tinha tirado uma foto da Terra (que fica a no mínimo 8UA de Saturno) e Urano tem diâmetro 4 vezes maior que a Terra, logo a Cassini poderia tirar uma foto de Urano a 32UA que ainda ficaria com o tamanho aparente que a Terra tinha na foto por ela tirada.
Linda Foto, mas é claro manipulada pois seria impossível registrar num mesmo frame duas luminosidades tão distintas como essas.
Exato. Urano está 4,5 vezes mais brilhante aí do que na foto original. Quanto a ver Urano a olho nu, eu sempre ouvi esse papo de “no limite”, mas o fato de na Antiguidade ninguém ter reparado nele, mesmo sem poluição luminosa, indica que é um pouquinho pra lá do limite. rs Um ou outro deve ter acuidade para ver, mas não a maioria da população.
E esqueci de mencionar que o albedo geométrico (pois ele estava do outro lado do sistema solar em relação a Saturno) de Urano é ainda maior que o da Terra, tornando até mais fácil a sua visualização pela Cassini.
Resumindo, a foto da Terra foi mais difícil de fazer.
A da Terra tinha os anéis de Saturno? Porque acho que isso é um complicador adicional… você tem que fotografar pensando nos anéis e torcer para pegar Urano lá no fundo para você realçar depois.
Salvador,
Pelo que eu já tinha lido a foto da Terra pela Cassini tinha sido feita por um mosaico de fotos quando a sonda estava eclipsada por Saturno, mas aparece os anéis na imagem final.
http://apod.nasa.gov/apod/ap130723.html
E se essa foto de Urano foi feita com um único disparo da Câmera da Cassini, aí sim é uma aquisição original. 🙂
É, nas informações não me lembro se consta que é um mosaico. De toda forma, sinceramente, o que vale é o contexto e a beleza do negócio. Temos um Sistema Solar bem simpático… rs
Uma coisa que não ficou clara para mim, foi o por que que não se consegue ver urano a olho nu da terra? Achei que fosse devido à distancia, mas pelo visto, no momento em que a foto foi tirada, urano estava mais próximo da terra do que de Saturno, não?
Arthur, é pela distância mesmo. A Cassini “enxerga” melhor que a gente. 😉
Obrigado.
“The stars are in Uranus”
LOL
Salvador, não entendi como a distância de Urano à Terra é, no máximo, de 20 UA, enquanto a distância entre Saturno e Urano, no momento em que a foto foi tirada, seja de 28 UA. É porque os planetas estão em oposição em relação ao Sol?
José, tá um pra cada lado do Sistema Solar. Aí a distância máxima fica a distância de um ao Sol mais a distância do outro ao Sol.
Então 28 UA seria a distância máxima entre esses planetas? qual seria a distância mais próxima em UA?
10 UA.
Oi Salvador,
Você tem acompanhado o novo seriado “Cosmos”, com o Neil de Grasse Tyson?
qual sua opinião, eu acho genial até agora!
Obrigado!
Tenho gostado bastante, Miguel!
Salvador, o que é que há velhinho? Um montão de “posts” sumiu deste blog, somente aparecem as primeiras entradas (Antonio, Tetsuo, Mamoru e Ricardo) – mistérios no céu e “sacanagens” na terra…
Obrigado!
Hmm, vou ver se descubro.
Bah! Montagem feita nos estúdios estadunidenses. Cadê as estrelas?
“The stars are in Uranus”
LOL 😀
Salvador Nogueira comentou em
07/05/14 at 1:19 pm Responder Fernando, para pegar a luz das estrelas, você precisa aumentar o tempo de exposição. Aí os anéis ficariam absurdamente brilhantes, como uma foto em que há estouro de luz. É o mesmo fenômeno que explica porque não aparecem estrelas nas imagens dos pousos lunares.
fake
Igual a você.
bom dia salvador
acompanho de perto todos os sites e blogs a esse respeito ,exelente trabalho ..parabens .
uma pergunta …
quando recebo seus post em meu face.. apos ler seus comentarios e voltar para minha pagina …logo abaixo me aparecem 3 videos relacionados … esses videos sao aleatorios ou escolhidos por vc ?
Não sou eu que escolho. 🙁
hehe ….. se nota …. fiquei meio assustado quando vi a materia sons alienigenas captados pela nasa .. kkkk
forte abs
Salvador, desculpe por esta pergunta tão rasa, mas onde estão as estrelas? Eles manipularam a foto para deixar apenas Urano em evidência?
Fernando, para pegar a luz das estrelas, você precisa aumentar o tempo de exposição. Aí os anéis ficariam absurdamente brilhantes, como uma foto em que há estouro de luz. É o mesmo fenômeno que explica porque não aparecem estrelas nas imagens dos pousos lunares.
Fantástico, Salvador!
Esclareceu esta dúvida e outras por tabela.
Obrigado.
🙂
I N C R Í V E L !
É bom ver que a astronomia apresenta taxa exponencial de evolução, tendo em vista a rapidez com que evoluem os equipamentos e sensores que ela utiliza para tentar desvendar o universo (e a internet tem ajudado bastante nesta evolução).
E um “hurra” aos pais da Cassini, que devem estar cheios de orgulho com seus feitos!
Eu não sou Fábio Júnior (ainda bem) mas digo – “brigadú” Salvador, por compartilhar seu conhecimento conosco.
As vezes me parece que Urano é o planeta mais carente do sistema solar. Ele é o menos citado em sites e blogs de ciência. 🙁
Se pá pelo trocadilho infame em inglês.
Será, Salvador? Essas piadinhas já num estaum véia naum? :-l
Elas ainda funcionam comigo… rs
rs.. Brincadeiras à parte, penso eu que a falta de interesse por Urano talvez se deva em função do sistema de satélites pouco interessante (pequeno, pouco massivo e sem atrativos, sem luas com oceanos e/ou atividade geológica, etc).. de toda maneira, acho bem curioso o fato de seu eixo de rotação ser quase perpendicular.. imagina um planeta habitável desse jeito? Ia ser bem surreal hehehehe
Só pela sua rotação “deitada” Urano já é muito interessante e merecia mais citações nesses sites astronômicos. Nunca parei pra contar, mas Netuno é mais benquisto?
E as velhas piadinhas nunca saem de moda:
“Uranus has a rather intense gravitational field”
“Uranus is huge!”
“Is Uranus round?”
“Uranus is cold!”
“Does Uranus smell?”
“May I see Uranus?”
😀
“may i se uranus?”
Eu, alguns dos seus comentários são bacanas, mas esses trocadilhos com uranus estão bem infantis. E cansativos.
Provavelmente você é mais inteligente que isso.
Trocadilhos com uranus nunca ficam velhos.
Rá rá rá, nunca ficam velhos, hilário! E agora, falando sério, vou bostar (quero dizer, postar) uma marchinha de carnaval que aprendí nos velhos tempos de CTA (eu disse CTA?) com o bravo e querido capitão Faggiano e que mostra nosso “profundo” amor e cooperação pela maravilhosa ilha de Cuba (eu disse Cuba?) – então vai lá maestro!
O Brasil vai lançar foguete,
Cuba também vai lançar,
Lança Cuba lança,
Quero ver Cuba lançar!
P.S. Não tem nada à ver com Uranus, viu?
Claro que tem a ver! Afinal, não dá pra ver Cuba lançar sem ver Uranus.
Ba dum tsss….
Ps.: essa musiquinha é clássica. E também nunca fica velha.
😀
Desculpe a ignorância, mas como conseguiram fazer uma foto de Urano tão “isolado” no quadro, numa foto tão limpa?
A Cassini está orbitando Saturno desde 2004. Uma hora ia aparecer um enquadramento favorável, não? A única manipulação na foto é que tiveram de aumentar o brilho de Urano com relação aos anéis, para não estourar nem um nem outro.
E AS ESTRELAS? CADÊ AS ESTRELAS?! OS #CONSPIRACIONISTAPIRATUDO
AUHhuAHuAHUuaHuhA 😀
Bom dia, Salvador!
Bela imagem, esta foto da Cassini!
Este espaço maior entre os anéis, é a tal Divisão Encke ? Pesquisei, mas não ficou muito claro para mim, pois os nomes dos anéis e divisões foram nomeados à medida que foram descobertos, mas não estão em sequência…
abs,
Mamoru, é a divisão de Roche, entre os anéis A e F. Abraço!
Bom dia Salvador!
Bela foto do astronômico CD-ROM que circunda Saturno; se fosse uma unidade de armazenamento de dados acho que caberia todas as informações desde o momento t=0 do big bang até os dias atuais. A abertura do campo de visão para esta imagem deve ser como olhando de SP para um pardal em Belém – PA através de um canudinho de refresco, ou cometi deslizes?
Obrigado pelas novas matérias.
as maravilhas do sistema solar. fantástico.