O irmão perdido do Sol
Parece enredo de novela mexicana: o astrônomo Ivan Ramirez encontrou um irmão do Sol perdido há muito tempo — um reencontro após 4,6 bilhões de anos vagando solitariamente pela Via Láctea.
Vamos à triste história, com possível final feliz. Estrelas, em certo sentido, são como bebês: nascem em maternidades — grandes nuvens de gás e poeira que produzem milhares de astros ao mesmo tempo — e passam seus primeiros dias lado a lado com seus colegas recém-nascidos, antes de vagarosamente se afastarem e dissiparem o aglomerado.
Você se lembra de algum dos bebês que estavam ao seu lado logo após o seu nascimento? Pois é, também não sabemos quem estava ao lado do Sol quando ele surgiu, há 4,6 bilhões de anos, junto com seus planetas (inclusive a Terra). Diante dessa dificuldade em identificar membros do aglomerado original, há até quem acredite que nossa estrela pode ter nascido solitária — algo como esses partos em casa, que estão na moda atualmente, apesar de ainda serem a absoluta minoria dos casos. Contudo, o mais provável é que ele tenha sido apenas um de uma vasta coleção de estrelas, crepitando em seus berços até receberem “alta” da maternidade e poderem encontrar seu próprio caminho em órbitas separadas ao redor do centro da Via Láctea.
Agora, Ramirez, da Universidade do Texas em Austin, nos Estados Unidos, parece ter feito o impossível: identificar um desses irmãos há muito desgarrados do Sol.
QUEM É?
A estrela tem 15% mais massa que a nossa e recebeu um nome pouco glamuroso nos catálogos estelares: HD 162826. Está localizada a 110 anos-luz da Terra, na constelação de Hércules, e carrega consigo uma composição química muito similar à solar. Isso, por si só, consiste em possível evidência de que ela foi forjada na mesma nuvem de gás e poeira que gerou o Sol. Mas não prova nada. Afinal, em meio às centenas de bilhões de estrelas da nossa Via Láctea, muitas podem ter composição similar à do Sol sem ter relação nenhuma com ele.
Entra em cena a segunda linha de evidência obtida pelos pesquisadores: eles analisaram a órbita da estrela em torno do centro da Via Láctea e compararam com a trajetória do Sol, computando a distância ao longo do tempo. Rebobinando a fita até 4,6 bilhões de anos atrás, eles perceberam que a distância entre ambas nunca foi absurdamente grande, e já chegou a estar tão perto quanto 32 anos-luz. Claro, existe também uma grande incerteza com relação a isso, porque encontros próximos com estrelas maiores podem ter produzido ligeiros desvios orbitais (tanto no Sol como em HD 162826) ao longo dos últimos bilhões de anos, criando uma ilusão acidental de proximidade em tempos antigos.
É só a soma das duas evidências que permite especular que talvez seja um colega de berçário do Sol. Mas não podemos afirmar com certeza. Estrelas, diferentemente de pessoas, não conservam certidões de nascimento. De toda forma, é tentador imaginar que HD 162826 nos ajude a reconstruir um passado há muito perdido.
E O SISTEMA PLANETÁRIO?
Por sorte, 15 anos antes que Ramirez identificasse a estrela como potencial colega de berçário do Sol, outros astrônomos do Observatório McDonald estiveram observando a HD 162826 em busca de sinais de planetas ao seu redor.
A boa notícia é que já se pode descartar a presença de um Júpiter Quente — ou seja, um planeta gigante gasoso colado à estrela, que tenha devastado o sistema planetário ao migrar de sua região de formação para uma órbita mais curta. Em compensação, apesar de 15 anos de dados, não há evidência de nenhum gigante gasoso ao estilo do nosso Júpiter, com uma órbita de periodicidade de 12 anos. Não dá para descartar por completo, mas os pesquisadores estimam em 65% a chance de que não exista um Júpiter por lá.
Bem, se não há certeza quanto a gigantes gasosos, imagine planetas rochosos. É bem possível que existam vários mundos de tipo terrestre em torno da estrela, mas os dados colhidos não dão nenhum sinal deles — são pequenos demais para ser detectados.
Ramirez e seus colegas, entretanto, não desanimam. Eles acham que encontrar outras estrelas que potencialmente nasceram com o Sol pode ser o caminho para localizar outros sistemas planetários análogos ao nosso. Por isso, estão concentrando seus esforços em identificar métodos que permitam apontar mais rapidamente outros possíveis colegas de berçário solares.
“Não invista muito tempo analisando todos os detalhes em cada estrela”, diz o astrônomo. “Você pode se concentrar em certos elementos químicos chave que serão muito úteis.” Eles sugerem que a presença de elementos químicos como bário e ítrio podem ser especialmente importantes, apontando a região de origem da estrela em vez de uma composição similar produzida em outra parte da galáxia.
De posse de mais candidatos, eles esperam que o satélite europeu Gaia consiga determinar com mais precisão a órbita dessas estrelas, de forma que seja possível encontrar por simulações dinâmicas seu local de origem. Ainda continua sendo um sonho distante reconstruir a vizinhança original do Sol. Mas ao que parece não fracassaremos por falta de tentar. O trabalho original foi aceito para publicação no “Astrophysical Journal”.
Sou leigo,essa procura deve demorar bastante, gostaria de saber se a analise da luz vinda das estrelas é feita de maneira individual.É possível analisar a luz de varias estrelas simultaneamente? Existe algum projeto para se utilizar o processamento em rede em problemas deste tipo?
Abraço!
Eles podem colher a luz em bateria, mas desconfio que a análise espectral, assim como o processamento, são individuais.
Eu voltei, agora pra ficar.. porque aqui…aqui é meu lugar! (rsrsrsrs)
Tamos ai Salvador, curtindo seu blog (novamente e agora por muito tempo!) maravilhoso e rindo muito dos comentários!
Nada como informação e diversão (e tudo no mesmo lugar! )
Abraços
Valeu, Karin. Abraço!
Ia comentar, mas vou levar seu aviso em consideração… Beijo pro Robertão.
🙂
Sempre fui cristão/católico, porém algumas dúvidas e incosistências sempre me incomodaram, durante muito tempo, evitei uma pesquisa mais profunda por “medo” do que ia encontrar, receio de confrontar estas verdades….
Nesta caminhada, encontrei no estudo da filosofia, uma verdadeira redenção!
Não que eu tenha descoberto verdades absolutas e respostas para tudo. Mas ela me ajudou a entender que não devo temer meus próprios questionamentos.
Religião, Deus, Bíblia…. hoje não tenho mais certeza de nada, submeti estas coisas a um profundo processo de estudo e reflexão, talvez dure anos, ou mesmo a vida toda….
Mas fiquei feliz, mais do que nunca, em constatar que mesmo durante todo este processo, antes e agora, a ASTRONOMIA é algo que sempre me entusiasma!!! Não tem como explicar, é simplemente fascinante demais!!! A ciência tornou-se algo reconfortante….
Parabéns pelo trabalho, Salvador.
Abraços!
Parabéns a você, Fernando, pela jornada de reflexão e por compartilhá-la! Abraço!
O estopim parece ser a crise da Crimeia. Mas eles estão discutindo se estendem a ISS além de 2020. Até lá muita coisa vai mudar. Hoje parece mais retórica. O interessante é que as notícias dão conta de que os EUA usam motores propulsores russos para o lançamento de satélites militares. Ai se vê que a cooperação vai muito além da ISS. E com os custos em elevação não acredito que seja interessante para nenhuma das partes acabar com esta cooperação. Além do mais tem a China correndo por fora. Uma possibilidade é a Russia se associar à China em futuros projetos.
Não sei se você já comentou sobre isto, mas gostaria de saber mais sobre porquê os Estados Unidos não tão mais investindo na ISS e sobre a decisão da Rússia de abandonar os investimentos e a parceria com a Nasa. Quais as possíveis consequências disso para a astronomia?
É um tema interessante. Abordarei em breve!
Ué, mas se a Rússia vai abandonar a coperação com a NASA e os EUA parou de investir na ISS, então aquele trambolho lá em cima está com os dias mais contados do que eu imaginava, certo, Salvador?
owww meu Deus…nao tem jeito mesmo.
Salvador, alguém acima sugeriu pra vc criar dois espaços. Sugiro que seja: Comentarios Religiosos/divinos/profeticos/apocalipticos/ e Comentarios Cientificos com perguntas e comentarios relevantes tanto para o meio cientifico como para e curiosos/leigos mas interessados no assunto. Ai deixa que se acabem de tanta informação e sabedoria.
Salvador, sugiro que mude logo o seu nome pois do jeito que está podemos confundir você comDEUS, que é o único e legítimo SALVADOR do Universo.
Como Grão Mestre da Ludwig Feuerbach Pentecostal Society eu vos conclamo oh irmãos crentes. Leiam O Evangelho Segundo Jesus Cristo. Está tudo bem explicado nesse Livro do profeta Saramago.
Salvador , desculpe a ignorância , mas sabe me dizer algo sobre a atração de corpos celestes junto aos planetas , digo velocidade de empuxo.. ou inércia….
Havia lido algum tempo atrás uma experiência com plutônio em embarcações submarinas, de forma que havia autonomia de navegação durante meses…. acho que é questão de tempo para atualizarmos em viagens interplanetárias….
Salvador, boa tarde.
Estou curioso, a teoria que afirma sobre um corpo celeste similar a marte ter colidido na então infante terra, em formação, que esta colisão teria criado o núcleo de ferro sólido, coisa rara ser tão duradouro entre os planetas sólidos. E de quebra a nossa lua tão proporcional e protetora, já que bloqueou muita “pancada” que estava com endereço da terra, e que contribuiu para nossa rotação e translação atuais… Esta teoria é a mais aceita atualmente?
Ou as anteriores ainda estão “no páreo”?
Wilson, essa é a teoria mais aceita para a origem do sistema Terra-Lua, mas não é bem como você descreveu. Um objeto de tamanho similar ao de Marte teria colidido com a Terra, que estava já basicamente formada. O que isso quer dizer? Que ela já havia se diferenciado internamente, com o ferro, mais pesado, se alojando no núcleo, e os silicatos nas camadas externas. Quando rolou essa pancada, muito material foi ejetado para o espaço. Mas, da Terra, saíram só as camadas externas. E isso explicaria por que a Lua, que se formou dos detritos que foram parar em órbita, teria bem menos ferro que nosso planeta. A presença da Lua tem lentamente freado o ritmo de rotação da Terra desde então e também ajudou a estabilizar o eixo de rotação, o que pode ter sido importante para o surgimento da vida (ou não, a verdade é que não sabemos).
estabilizou de 8h para atuais 24h dia
Caracas sem essa notícia eu não sairia na rua amanhã!!!
É astronomia, não astrologia. Nenhum astrônomo vai acordar de manhã e querer te dizer se você deve ou não sair de casa. Se é isso que você quer, procure um astrólogo. E boa sorte.
Tó, divirta-se:
http://www1.folha.uol.com.br/horoscopo/
😀
KKKKK… Essa foi demais! 😀 😀 😀
Huahauhauhauhau!
Nao me aguento, pior que essa soh indo na livraria cultura e o vendedor te levar na sessao de Gastronomia!
Muito barulho por nada. Pessoas: são apenas GASES…
PQP! Estamos falando de astronomia e SEMPRE envolvem Deus no meio de assuntos relevantes da CIÊNCIA, nada contra a religião por favor, mas da mesma forma que a ciência não quer mais mexer com a religião, isso foi meio que “regulamentado” de forma extraoficial, os religiosos deviam ficar afastados da ciência pura, e deixar apenas assuntos de fundo científico rolar… Sem poluição.
Desculpe aí o desabafo mas precisava fazer… Ótimo trabalho Salvador, que continue sempre nos informando.
Se a teoria da evolução é pífia, então é mais coerente acreditar em homem feito do barro, paraíso, cobras falantes, virgens que engravidam de anjos, dilúvio….
Mais DOIDO que acreditar em tudo isso é acreditar em um texto milenar tenha os padrões de dialética tais quais conhecemos hoje.
Quem o escreveu viveu na IDADE DO BRONZE!
A história de Gênesis é uma fábula onde o principal objetivo do autor e ensinar uma lição. Adão, em Hebraico, significa “Humanidade”. Você não pode assumi-lo como texto de ciência, é insano a comparação.
Para um texto da Idade do Bronze, eu posso afirmar que tem muita sabedoria. Sabedoria esta que é constantemente desprezada, não pelo fato da obsolescência científica, mas pelo simples fato psicológico que ao desacreditar o livro sagrado, desacredita-se também no que está escrito, que no caso é Deus (ou o criador o qual eu faço o meu viés, uma vez que acreditar na evolução realmente não é muito razoável, para mim)
Neste aspecto, acho que, se a pessoa desdenha religião, na verdade o faz para atacá-la implicitamente. O que se torna tão fútil quanto aquele que radicalmente é crente.
Concluindo, eu creio que pior que difamar o conto bíblico é querer dizer que ele é verídico para depois “apresentá-lo” como ridículo. Pior, fazendo uma comparação com o modelo da sociedade atual.
Para falar a verdade, muitos fatos antigos ou bíblicos possuem conotação ciêntífica. Deus e a criação do homem, pode ser possivel hoje! Os ciêntístas vêem com bons olhos a colonização e a criação de um ambiente favorável á vida em outro planeta. Quem sabe num futuro próximo não seremos estes Deuses que transformam a vida em lugar inóspito de nossa galáxia, criando uma biosferas propícia à organismos que talvez se desenvolvam de acordo com os padrões do lugar! Os antigos usavam uma linguagem figurativa de acordo com seu entendimento (em épocas antigas sem tecnologia nenhuma, veriámos um astronauta de outro lugar como Deuses). Estes deuses passariam uma informação ao ser primitivo que escreveria da forma de seu entendimento. Ex. Alguns índios ainda até hoje veem o avião como pássaro de ferro!.
boa matéria, traçar o curso das estrelas ao longo da evolução da galáxia é muito importante para a manutenção da vida, toda essa interação gravitacional pode nos ajudar a descobrir se um objeto qualquer pode vir a colidir com a Terra e eliminar toda a vida.
quem acha que isto é besteira está apostando errado com a sorte, a geração de animais que permitiu a existência do homem deu sorte por alguns fatores como:
-se passaram +de 4bilhões de anos;
-muita coisa gigante que matou outras espécies já trombou com a Terra;
-há menos objetos perigosos do que no passado;
-o joguinho de bilhar de deus ficou sem graça, faltam peças pra jogar na gente e nos matar;
-a evolução do DNA permitiu nossa existência.
pena que tem ressurgido uma penca de adoradores fanáticos contrários a qualquer descoberta, por mais simples que seja.
////////////////////////////////////////////////////
como no passado não havia tribunais e cadeia para alucinados, olha como era:
alucinados fanáticos se uniam para matar quem eles acreditavam ser contrários a sua fé, isto ocorreu diversas vezes na história.
moisés, assassino, juntou tropas para invadir e matar povos que habitavam regiões próximas do que eles diziam ser a terra do leite e mel, quem fosse contra sua religião na época era morto mesmo, o bom é que ele nunca foi julgado e sentenciado pelos crimes que cometeu e tudo liberado por deus que, embora abriu o mar para os hebreus, deu carta branca para uma matança anunciada, afinal, não poderia ter dito “para aquelas terras não deves ir”, onde se escondeu a bondade divina nessas horas?
deus certa vez permitia que os grandes nomes bíblicos fizessem incesto, era bom, então como era bom demais da conta ele liberou geral.
depois deus ficou bravo com a puXaria liberada, daí mandou afogar o povo e mandou um grupinho fazer uma arca gigante em tempo recorde, daí a água até flutuava como naquele filme do Zé Noé, a gravidade é coisa do passado, foi desligada, e claro, tudo funcionou legal e belezinha e os bichos aceitavam ficar juntos aos pares, sem fazer caquinha ou xixi e sem ração, ficou tudo belezinha, coisa provada em filme, porque se está em filme é verdade absoleta.
daí veio as cruzadas, vamos matar geral os inimigos de deus, mas aí faz papel de kratus, tipo, deus da guerra, gosta de sangue e de violentar as mulheres, fora que as mulheres são sacaneadas e excluídas de direitos em certas… religiões, nem estudar pode e talz.
depois veio a inquisição, vamos torturar, em nome de deus, quem não aceitar que a Terra é o centro absoluto do universo, depois que o tempo passa e ninguém filmou nada pra mostrar na televisão, a gente diz que é tudo intriga do oposição.
matar, estuprar, violentar, castigar, escravizar, torturar, humilhar, prostituir etc, tudo na bíblia e liberado.
felizmente nos tempos atuais, quem comete essas coisas é criminoso e vai para a cadeia, muito bom.
Engraçado você trata as religiões em um modo geral mas mais intensamente como demônios no meio das sociedades, atribuindo a elas inúmeras catástrofes de nossa historia humana. Sou católico e sei que inúmeros erros foram cometidos no passado, ainda acontecem e certamente ainda acontecerão dentro de minha religião e de todas as outras, afinal as igrejas são formadas por homens comuns como eu e você e qualquer indivíduo de má-fé que queira se aproveitar da fé alheia sempre encontrará terra fértil para o mesmo. Porém gostaria de te questionar sobre uma coisa a sua ciência, quando matou milhares em chernobyl e a sua ciência que já dizimou milhões e não milhares de pessoas nas guerras com as suas armas sejam elas quais forem, pois todas precisaram ser criadas por algum cientista, onde a sua ciência se mostrou boa para a humanidade? Você me dirá em diversos setores da medicina e outros inúmeros ramos. Eu te direi sim, isso é verdade, assim como a minha e diversas outras religiões pacificas no mundo.
Vc quer comparar os erros de religiosos com erros de cientistas, mas acontece que a ciência nunca disse ser guiada por alguem onipotente e onipresente, ela eh simplesmente fruto do intelecto humano, agora as religiões se dizem iluminadas e guiadas por um ser superior, então os religiosos, sacerdotes, padres e pastores, como representantes desse deus “divino” e “maravilhoso” não deveriam ter seus atos guiados por ele? Ou deus da seu poder divino pra qualquer um? Mesmo ele sendo um ser humano criminoso e mal carater? Ou então ele deve gostar de ver padres pedofilos e pastores estupradores agindo por ai e não faz nada quanto a isso! Os cientistas podem dar desculpas de que erram pois são simples humanos em busca do conhecimento, já os iluminados de deus, que tem poder divino, curam, ressuscitam e o diabo a quatro dão qual desculpa? Deixa que eu mesmo respondo essa “São todos charlatões da fé, que só querem poder e dinheiro, e se aproveitam de ignorantes feito você, pois não existe deus algum e ele não dá poder nenhum a eles, se desse não precisa papa andar de papa movel blindado e nem pastor andar com segurança armado. Concordam?
Bom você impõe que os erros dos religiosos se da em questão de que eles são iluminados por Deus e por isso não deveriam cometer erros. Então lhe pergunto uma vez que você declarou que cientistas podem errar por procurar a verdade, chego a conclusão de que sua verdade pode custar a vida de milhares como aconteceu diversas vezes na historia de nossa raça não é mesmo? Vou te dizer uma verdade você procura denegrir a imagem dos religiosos porem arruma um desculpa esdrúxula para cobrir os erros daquilo que você julga o correto. Como afirmei antes qualquer religião esta fadada a cometer erros uma vez que abrigam todos em sua volta e não (adivinham) o interior de cada um e suas ma intenções, porém a sua razão pessoal, pois não vou englobar uma classe de cientistas e compara-la com você, deve se sentir orgulhoso das atrocidades que a sua ciência também já provocou.
Fala ae quais.
Vamos fazer um comparativo de quem matou mais.
A ciência que fz vc teclar seu pc, seu remedinho, etc… ou a igreja?
A matéria é muito importante para sabermos de quem somos “filhos”, ou seja, somos produto (sem essa doidice de pai) de estrelas, durante suas sucessivas gerações.
o mais incrível é ver como as teorias vêm permitindo construir universos simulados muito próximos das observações reais, fato típico de uma ferramenta que sempre se aperfeiçoa, a Ciência.
———————————-
OFF:
Ciência é uma ferramenta, um elemento essencial para a melhoria da qualidade de vida. Não se pode confundi-la com fé, religião, misticismo ou astrologia, tudo isso não passa de alucinação de um grupo que almeja responder o que não entende, por medo do desconhecido e arrogância bruta, ou por se acharem melhores que seus iguais.
Se alguém pega uma chave de fenda e a utiliza corretamente, irá parafusar e desparafusar sem causar problema alguma a qualquer criatura. Mas se pegar da mesma ferramenta e a utilizar como uma faca para matar alguém, infelizmente poderá ter êxito. Mas nada disso transforma a Ciência em algo pior ou que possa se comparar a religião.
religião é ainda lixo da arrogância, da crueldade, da fofoca mentirosa, remédio dos tolos, não bastasse o fato de que a religião está muito próxima a um Exército, grupo de soldados voltados para usar de força coerciva, tanto que religião é um tipo de poder de dominação. No exemplo que dei sobre Moisés, esse personagem bíblico é eleito por muitos como exemplo a ser seguido nos dias de hoje, ou seja, posso sim bater na sua cara se duvidar da religião pregada.
mas daí vem a questão: se deus é tão burro assim para não ver seus pecados? será que não vê suas ações e não lê sua mente suja?
daí vem o fato: os próprios “crentes” duvidam de deus, porque ao invés de se fazerem guiar por bondade, são os mais cruéis, afinal, se um descrente é capaz de enxergar seus atos errados, como seu deus não os vê? acredita que está no céu?
Nunca vi crueldade de outra coisa senão de pessoas, felizmente, aos poucos, a melhor escolaridade fará a diferença no futuro e somente usando corretamente a ferramenta de sobrevivência que é a Ciência é que poderemos continuar vivos por mais alguns milhões de anos, ao menos nossa geração futura.
fantasmas, bruxas, mula-sem-cabeça, anjos, demonios etc, tudo isso é farinha do mesmo saco que surtiu efeito no passado como justificativa para tudo que não sabíamos, era o desconhecido.
a Educação é vital, sem ela não teríamos os remédios e vacinas que impedem de uma gripe aviária matar quase toda a população do planeta, ainda mais agora que usamos tanto transporte coletivo, então, como comparar isso com religião? Um pastor ou padre iria jogar na fé a cura, quem morreu é por não acreditar, mas e agora que o mais fiel filho de um falso deus está vivo por estar vacinado vai queimar na “fogueira”?
sabia que quando deus criou o homem, meio que havia esquecido da mulher, daí como era o todo fodástico do pedaço, arrancou uma costela do Adão e fez a Eva, beleza, então Eva é clone do Adão, em termos biológicos e de DNA, são irmãos.
mas peraí, Adão e Eva eram marido e mulher… sujou, incesto na área. Blz, deus, o todo foda do pedaço, depois deixou lá o Caim, que matou o irmão Abel, pegar uma irmã dele como esposa, incesto de novo moçada! Eta deus bom gente! Nem vou falar mais de outras figuras que geraram até o próprio jesus, mas que cometeram incesto. E isso é só um pedaço da coisa. Então, esse é o problema da religião quando cria pecados e os considera normal, e este é apenas um exemplo.
nosso problema atual é: precisamos da Ciência e do seu conhecimento acumulado, mas a arrogância humana e sua crueldade sem fim buscam ainda dificultar o alcance do conhecimento real para todos, desvalorizando a única coisa que tem potencial para melhorar nossas vidas.
Bomba atômica, gás tóxico, armas de fogo etc, tudo que é projeto derivado do conhecimento humano só foi instrumento de pessoas com total respeito ao falso deus, mesmo assim, não tiveram pena em usar contra a vida de milhões de pessoas, eram crentes, religiosos, mas apertaram o gatilho para ceifar a vida de outro. Uma arma não é um produto desejável pelo que ela pode fazer, a Ciência é ferramenta, quem faz mal uso da mesma e tem acesso pode ser qualquer um, tanto que não é raro ver gente que reza e de terço na mão enquanto puxa o gatilho para matar.
agora, ao invés dos crentes virem aqui e falar contra uma mera reportagem de uma descoberta científica feita lá fora, porque sabemos o quão burro o nosso paizinho é, deveriam buscar uma dura cobrança dos governantes pela melhoria efetiva de qualidade na educação pública, com maior incentivo à ciência. Isto sim trará bons frutos para todos.
Só para constar: esse aí de cima NÃO SOU EU.
Porque qualquer post hoje em dia VIRA ESSA ZONA RELIGIOSA? Estamos falando de astronomia, não de religião. Obrigado.
Sempre venho a este blog do Salvador porque gosto muito das notícias das ciências e da maneira inteligente como ele as comenta, estabelecendo relações entre elas, lançando questionamentos, fazendo contrapontos. Mas não posso nunca deixar de notar a quantidade de gente que vem aqui simplesmente para militar em favor de deuses e religiões. Nada contra, afinal isto é um espaço para debate de ideias (afinal, o mundo das ciências é lindo por isto). É que é no mínimo falta de letramento científico (para não dizer comportamento discursivo…). Chega a ser enjoativo. A gente entra no fórum na esperança de ver comentários e trocar ideias sobre os avanços das ciências, mas não consegue.
Fala Salvador! Não sei se é sistematicamente possível, mas seria bem legal se você conseguisse criar duas áreas para comentários separadas cujas mensagens seriam direcionadas diretamente por você na medida da sua aprovação de moderação:
1. Comentários Interessantes e Informativos Que Agregam ao Post
2. Comentários Ignorantes, Pouco Informados ou Religiosos (pode excluir o Religiosos para evitar a redundância e processos desnecessários, mas para bom entendedor…)
.
Acho que essa separação seria interessante por 1. Filtrar esta sessão para que ela tenha realmente algum valor para quem lê e até para você, como gerador do conteúdo; e 2. Curiosidade estatística que, acumulada, pode virar um bom material para um novo post ou notícia.
.
Grande abraço
Não tem como. Mas minha esperança é que a luz dos comentários informativos vá se projetando cada vez mais sobre o obscurantismo dos ignorantes. Pode me chamar de sonhador.
sonhador! rsrs
o argumento usado é interessante pois pela composição da estrela procurar similaridade com a nossa estrela.
Cacete esses evangelicos ja deram no saco, de noticia sobre a dilma ate sobre pelo em ovo passando por astronomia e fofoca vem um falando MIMIMI DEUS MIMIMI. Porque nao vai comentar em um forum religioso e deixa o povo comentar coisas pertinentes em paz? Todo lugar que voce ve uma noticia legal e quer ler os comentarios passa 50 minutos pulando os comentarios de crente pra achar algo que presta. Ja deu isso, ja entendemos, vou queimar no inferno, bla bla bla, agora me deixa em paz. Que inferno.
Para aqueles que acham que Ciência e Religião não podem andar juntas eu recomendo a leitura das obras de KARDEC. Um abraço a todos.
Esse cara ficou na lista reserva do Felipão! A obra dele é boa mesmo!
Estou falando sério !!!!! kkkkkkkkkk.
Agora já não está mais na reserva, foi convocado!
Concordo frategom, a Ciência não invalida a existência de Deus. A leitura de Kardec com certeza nos ajuda a perceber que quanto mais agregamos conhecimento, nos afastamos da ignorância (no sentido literal da palavra que significa “desconhecer”) e nos aproximamos do Criador. Sem ofender aos extremistas religiosos de plantão, mas a Bíblia foi escrita por homens que viveram há alguns milhares de anos. Embora a tenham escrito com as melhores das intenções, sendo muito útil para a época em que viviam, demonstrando sua imensa sabedoria, hoje sabemos que este grande livro serviu e serve ainda como “orientação” moral, mas não serve como parâmetro cientifico. Lendo o Novo Testamento com a mente aberta, percebemos vários trechos onde Jesus nos ensina sobre a verdade do Universo, verdade esta distorcida por outros milhares de anos pelos ainda atuais “Senhores da Lei” e “Fariseus” que o Cristo tanto criticou. Afinal, a quem interessa a ignorância humana!?!?
Cara, se vc seguir a orientacao moral da biblia hoje vc vai acabar preso, isso sim! Ou vc acha que estupro, escravidao, matar criancas, machismo extremista, e etc sao coisas legais? No maximo da pra dizer que algumas das mensagens de jesus sao validas, mas dizer que a biblia eh exemplo de moralidade eh falta de atencao tua, leia ela toda com atencao que vc vai ver do que eu to falando. (ou nao leia tudo, ate pq eh chato pra caramba ler algumas partes).
Fico abismado como assuntos de ciência tem sempre um “filósofo” religioso pra opinar com base fundamentada na propria fé ou em algo que leu. E pior, impõe isso como verdade absoluta naquilo que ele paticularmente crê.
Estamos discutindo ciência por si só. Dados quimicos, fisicos, quanticos…tudo absolutamente mensuravel.
Envolver crença e fé jamais levará a um consenso porque justamente ela nao tem e nunca existirá.
deixem a Fé pros momentos adequados e apreciem as conquistas da nossa ciencia e tecnologia da forma como ele é.
Não sou ateu, pelo contrario tenho fé, mas é muito chato vc estar na sequencia de um brainstorming cientifico e um atravessa com termos biblicos. Tudo ao seu momento por favor e aproveitem mais o blog.
Salvador tem alguma informação nova sobre Europa?
A única coisa boa recente é que parece que o Congresso está aumentando o orçamento para ciência planetária da Nasa, o que pode ajudar a impulsionar o projeto de uma missão destinada a Europa.
Eu ia sugerir a CVC…eles tem pacotes interessantes….
Here take my Ba dum Tss
E já ia me esquecendo: Vida Longa e Próspera !!!
Evangélicos são patéticos!!!! Creio sinceramente que Cristo foi um alien entre nós que deixou uma mensagem bastante sutil… amai uns aos outros como eu vos amei….Viva a ciência , o único caminho da salvação para a humanidade hipócrita, alienada, e submissa a religiões que só querem se manter no poder vendendo biblias, e construindo igrejas com dinheiro de um povo carente de informações que se apega ao primeiro safado que oferece um pedacinho no céu,, e a propósito vocÊs evangélicos já compraram o seu tijolinho do céu? kkkkk
OFF: And it is on…
http://meiobit.com/286913/russia-bane-uso-de-motores-rd180-nos-estados-unidos/
OFF2: http://meiobit.com/287050/russia-nao-pode-nem-vai-expulsar-os-estados-unidos-da-estacao-espacial-internacional/