Cientistas descobrem uma megaterra
Astrônomos nos Estados Unidos acabam de anunciar a descoberta do primeiro membro de uma nova classe de planetas: as megaterras. O achado foi divulgado durante a reunião da AAS (Sociedade Astronômica Americana), que está rolando em Boston.

O planeta conhecido como Kepler-10c havia sido originalmente identificado em 2011, pelo satélite caçador de planetas americano Kepler. Mas só agora os astrônomos liderados por Xavier Dumusque, do Centro Harvard-Smithsoniano para Astrofísica, mediram sua massa, o que permitiu identificar sua natureza. Ele é rochoso, como a Terra, mas muito maior.
“Ficamos muito surpresos quando percebemos o que encontramos”, disse o pesquisador.
A surpresa é que, com um diâmetro cerca de 2,3 vezes maior que o da Terra, imaginava-se que ele fosse um mininetuno, ou seja, um planeta gasoso, mas menor que os que temos no nosso Sistema Solar. Contudo, ao descobrir que ele tem massa 17 vezes maior que a da Terra, os pesquisadores puderam calcular com precisão sua densidade. Isso por sua vez demonstrou que ele é rochoso, não gasoso.
Embora o Kepler-10c, que orbita uma estrela similar ao Sol (tipo G) dando uma volta a cada 45 dias, seja quente demais para abrigar vida, sua descoberta tem implicações importantes para a busca por outras biosferas no Universo. Ele basicamente assinala a possibilidade de que muitos mundos maiores que o nosso sejam similares em natureza à Terra e, portanto, possam ter condições adequadas para o florescimento de seres vivos.
Outra coisa interessante é que a estrela Kepler-10, localizada a 560 anos-luz da Terra na constelação do Dragão, é extremamente velha. Com idade estimada em 11 bilhões de anos, ela nasceu menos de 3 bilhões de anos após o Big Bang. Em suma, é a demonstração de que planetas capazes de abrigar vida já existiam desde aquela tenra idade do Universo. A Terra, para efeito de comparação, tem 4,6 bilhões de anos.
A medição de massa foi feita com o HARPS-N, espectrógrafo instalado em telescópio nas Ilhas Canárias que deve estar acompanhando muitos dos cerca de 900 planetas descobertos pelo Kepler para permitir a estimativa de sua densidade. Assim, a tendência é que o número de megaterras conhecidas comece a crescer nos próximos anos. Algumas delas possivelmente estarão na zona habitável de suas estrelas — a região do sistema em que a temperatura é adequada à manutenção de água em estado líquido na superfície do planeta.
O Mensageiro Sideral fica arrepiado a cada nova descoberta! Durante 400 anos, estivemos limitados a conhecer a história de um único sistema planetário. Agora, finalmente, podemos multiplicar isso por 100 bilhões — número mínimo estimado de estrelas na Via Láctea. Quantas histórias fascinantes não hão de ser contadas?
Mas o que ocorreria se a massa do tal planeta fosse 3,5 vezes a da Terra ao inves de 3,2?
(como se sabe os parametros de calculo da massa tem um desvio padrao de 3.16%) Isso poderia acarretar mudancas bruscas na superficie que por sua vez impactaria a gravidade?
A massa do planeta é 17 vezes maior que a da Terra. O que é 3,2x maior é apenas a gravidade.
Hamsdelav conhece infinitos planetas. Neles as pessoas plantam e colhem. A morada do homem se circunscreve à sua pequena Terra, mas um dia luz e fogo irão deixar uma última centelha, antes da escuridão eterna.
Aí você fechou o livro de contos de fadas, apagou a luz e foi dormir.
Acho que somente descobriremos algo mais concreto quando dominarmos a velocidade da luz, pois as observações poderão ser mais precisas devido a menor distância.
Caro Salvador Nogueira, excelente a tua matéria! Também fico excitado com a descoberta destes novos planetas. No entanto, me responda, você que tem um vasto conhecimento sobre o assunto, porque raios os cientistas insistem na busca de planetas dentro do target “que possam receber VIDA COMO OS TERRÁQUEOS”? Porque esta limitação?
Será que não se deram conta da possibilidade de vida que NÃO NECESSITA H20 OU DE OXIGÊNIO?
Ou sobre a possibilidade de outro nível de matéria? Aqui mesmo no planeta Terra nos admiramos com a eletricidade, o magnetismo e a radiação – invisível aos nossos olhos – mas estão lá. Mas tente observar o elétron como matéria ou como energia…
PORQUE AINDA NAO SE DERAM CONTA SOBRE A POSSIBILIDADE DE OUTROS NÍVEIS DE MATÉRIA E DE SERES MAIS EVOLUÍDOS OU NÃO QUE NÓS, MAS QUE NÃO NECESSITAM DOS MESMOS ELEMENTOS QUE NÓS PARA EXISTIR, OU AINDA, QUE NÃO SÃO VISÍVEIS AOS NOSSOS OLHOS OU NÃO DETECTÁVEIS PELOS NOSSOS EQUIPAMENTOS? Pensar nisto é algum absurdo?
Agradeço a oportunidade.
Abraço
AndaSol
AndaSol, há duas razões. A primeira é que a observações dos mundos do Sistema Solar até agora não produziu evidências de que formas de vida com química alternativa são possíveis. A segunda é que, estudando esses planetas de tão longe, só podemos ter esperança de detectar vida que compreendemos bem como funciona para identificar sinais dela. Muito difícil bolar experimentos e observações para vida que você não sabe como é. A busca por vida similar à terrestre é, portanto, uma acomodação ao que podemos apreender no momento.
Sem contar que quem banca isso tudo é o governo que precisa de alguma forma ter um retorno do investimento, e procurar vidas e planetas nesses moldes próximo ao nosso pode ser uma ótima forma de retorno de investimento. Nesse ponto o romantismo ideológico fica de lado, infelizmente
Não vejo nehum nexo causal ou lógico entre respeito à religiões e o fato de eu ser ou achar-me melhor que outros.
Não vejo nexo causal ou lógico entre minha inteligência e minhas idéias, as quais você diz serem asneiras, e o tempo de reflexão necessário para publicá-las, passando por um crivo censor de qualidade.
Você realmente tem alguma condição de debater algo? Explico. Você disse que a CF estabelece que é crime fazer discriminação contra religiões. É mesmo? Onde está isso? Porque na minha CF esta escrito assim: art. 5.º “VI – é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos
cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;”
Existe algo nesse Inciso que fala sobre discriminação e punição sobre manifestação livre do pensamento (que é outro inciso do mesmo artigo 5.º). Onde está escrito “pena” ou “cadeia”?
Inclusive citar a CF é algo realmente muito coerente, pois estamos falando da mesma constituição que limita o acesso direto da democracia por meio de pífios referendos e plebiscitos, a mesma constituição que impõe quase duas dúzias de contribuições tributárias, quase duas dúzias de impostos, sem falar em taxas etc., a mesma constituição que assegura que todos são iguais perante a lei, mas que assegura foro privilegiado e imunidades para um monte “autoridades públicas”.
Sou arrogante? Sim, não tenho problemas com isso, afinal não sou cristão, não preciso de humildade. Inútil? Preconceituoso? Frustado? Fracassado?
Olhando ao meu redor, tenho uma centena de motivos para dizer que sou bastante útil, mas isso não lhe diz respeito.
Preconceituoso? Não, mas pós-conceituoso.
Frustrado? Sim, por viver em um mundo, onde os realmente “atrasados” ainda acreditam me histórias da carochinha.
Fracassado? Ah, meu caro, nem queira saber o quanto.
Não sei absolutamente nada? Nisso você acertou. O oráculo délfico me disse isso: Só sei que nada sei.
Não aprendi nada? Discordo. Sou um empirista.
Não respeito ninguém? Discordo. Respeito a superioridade, a inferioridade realmente eu não respeito.
Falta do que fazer? Precisaria viver mais uns 400 anos, como queria Delacroix, para dar conta de todas os meus projetos.
Eu ataco pessoas com religião? Concordo, acho que já ficamos calados o suficiente, é necessário nos posicionarmos e combatermos o mal da religião.
Amor e respeito? Somente sob vontade. Desse modo não é respeitar qualquer pessoa e sim, respeitar os que valem o respeito. Como você mesmo disse respeito se conquista. Não tive péssimos professores, tão somente, não tive mestres ou professores, porque não precisei tê-los. Só precisei ser alfabetizado….
A sociedade tem tantas mazelas, porque é natural que a sociedade tenha mazelas, mas é necessário que solucionemos as mazelas, como a religião, por exemplo.
Não estou interessado em obter o respeito de ninguém, apesar de você não acreditar, tenho muito mais o que fazer.
Uma grande bobagem é imaginar que um planeta grande assim possa abrigar vida inteligente ou que possamos visita-lo….. com uma força da gravidade 17 vezes maior o peso de uma pessoa normal passaria a ser de mais de uma tonelada em sua superfície…
Ninguém sugeriu que este planeta em particular tivesse vida inteligente. Ademais, a força da gravidade na superfície não seria 17 vezes maior, e sim 3,2 vezes.
Não sou cientista, mas uma gravidade 3,2 vezes a nossa é forte o suficiente para anular qualquer possibilidade de vida tal como a conhecemos não?
Não é não.
NOSSO DEUS É PODEROSO TANTO É QUE FEZ O PLANETA TERRA E O HOMEM PARA ABITAR NELA MAS INFELIZMENTE O HOMEM ESTA DESTRUINDO POUCO A POUCO, MAS CREIO QUE O MESMO DEUS QUE FEZ O PLANETA TERRA ELE PODE TER FEITO MUITO MAIS PLANETAS
deus só esqueceu de te dar um pouco de “semancol”, pra ver se você aprende a desligar o Caps Lock e digitar como pessoas humanas normais.
O maior pecado é a ignorância. Estamos emporcalhando a terra com um modelo econômico consumista. Gastando Bilhões de dólares com guerras inúteis. Cristãos, Mussulmanos e Judeus, manchando as mãos de sangue, cada qual tentando provar que seu Deus é que é o verdadeiro. Se de fato existe um Deus, esse deve estar se remoendo com tanta inbecilidade. Enquanto isso as crianças na Síria estão sendo mortas e as mulheres violentadas. E aqui em nosso maravilhoso país, os corruptos estão agradecendo as beneces da “Copa do mundo”. Enquanto isso em Manaus as mulheres dão a luz em calçadas, porque os hospitais estão trancados com medo de assaltos….. Essa é a terra brasilis……
Rui e o que isso tem haver com o planeta encontrado???
Matéria muito boa. A ciência é fascinante. A astronomia mais. O espaço é uma fronteira infinita. Só lamento o radicalismo mútuo dos que querem por que querem “converter” o outro a suas crenças desprezando a do outro, inclusive dos que dizem que não têm nenhuma – tudo (o universo, a terra, a vida) é obra do acaso, é? Sei… Haja fé…. Mas também irrita os que num artigo científico querem tratar de teologia. Alguns como esse pr. acima nem parece saber escrever e o tal de eu (seria complexo de atenção?) parece mais daqueles ateus que precisam 24 horas justificar seu ateísmo. Cresça rapaz e amadureça. Defendam seus pontos de vista de uma forma mais inteligente e democrática.
Boa matéria. Temos alg variáveis terráqueas complicadas “desmatamentos”… Fabricações de “desertos” ! Olhem tudo isso ( desmatamentos ) terráqueos sabendo q 25% dos medicamentos sintéticos têm origem em plantas ! Sem falar na matança de índios / tradições( todas ) são tmb elementos da etnofarmacologia / estudo do univ recursos naturais ( plantas / minerais / animais ) envolve biologia+antropologia… *** Temos “fascínio pelo fim” ( saber sobre o fim / preservação da espécie ) ao mesmo tempo destruímos a base. Agora o fascínio pelo início ( aí filme longo da ciência / até encontrar nova física p/ melhor solução, mui além da clássica … quântica ) *** Daqui a (500… anos ?)poderemos até descobrir galáxias sem matéria. Imaginem terráqueos( astronautas… ? ) tradutores de diálogos sem matéria. *** Toda realidade foi ficção. Hj toda ficção aqui “pode” ser realidade em algum lugar e amanhã aqui.
mediram somente massa? existem modelos auxiliares para especulações de atmosferas nessas distâncias?
Dá para especular sobre atmosfera, mas não há dados concretos.
Sabem qual e a distancia da megaterra- viajando a velocidade da luz, levaria 560 anos pra chegar, ou seja, ninguem nunca ira la.
Nunca diga nunca 🙂
poderia sim mas em 5 gerações no minimo
Parabéns pela matéria. Mande mais novidades sobre o universo!
Matéria: Cientistas descobrem uma megaterra
Pergunta mais feita: Como conseguem encontrar um planeta a 560 anos luz, mas não conseguem encontrar um avião aqui na Terra?
Resposta mais dada: “A casa de meu pai tem muitas moradas”
Salvador, você pode mudar o texto. Vou sugerir o seguinte titulo “Os cientistas perderam um avião, mas descobriram Deus”.
Ah! Não precisa retirar os comentários, foram feitos Total Flex
Esqueceu de falar sobre a volta de Jesus e que deus é
fodãomisericordioso, mas que todos terão que ajoelhar quando ele voltar, e mais danação eterna e afins…Ah sim, e tem o velho papinho de “quando o avião tá caindo (será o mesmo avião que sumiu??) os ateus rezam pra deus” também. Esse nunca falha, não sei como ainda não falaram sobre isso aqui neste post.
…
Bônus
quando o avião tá caindo os ateus rezam pra Deus” também
Aahuahua agora não falta mais. Obrigado.
CREIO NA BÍBLIA COMO ÚNICA E VERDADEIRA,PODE HAVER OUTROS PLANETAS MAS SEM CONDIÇÕES DE HABITAÇÃO. E OUTRA COISA A BÍBLIA É UM INCÓGNITA MUITOS FICARAM SURPRESOS E PASMO E CREIO QUE HAVERÁ MUITO COISA AINDA A SER DESCOBERTA PORQUE A BÍBLIA DIZ: QUE A CIÊNCIA SE MULTIPLICARIA CREIO PIAMENTE NO MEU SENHOR E SALVADOR JESUS
A Bíblia foi escrita por homens, assim como tudo que que foi descoberto e o que está sendo descoberto tambem! Temos um impasse: Quem a escreveu não sabia tudo o que se sabe hoje no universo! Mas os astrônomos de hoje sabem muito.
Não tenho nada contra a Bíblia, assim como tambem não tenho nada contra o Bragavaghitá, Budismo ou Alcorão. Mas está na hora do homem deixar velhos conceitos religiosos de lado e procurar novas perspectivas de conhecimento!
O criador existe assim como o universo, mas ditar que Deus tenha escrito um livro tão (digamos) com informações imprecisas, seria substimar o criador não acham?
Parabéns xará, texto curto e lúcido…
não compreendo você com palavras .. “vamos dizer nesse ramo”falar desse geito com a biblia pois você fala :Não sou contra biblia mas como pode dizer isso se falo de parar com religiosidade e procurar novos conhecimento … voce está cego não literalmente mas em outro sentido .. não sou religioso mas acredito na biblia e mudo minha vida talvez você fala : nada vê ou que que esse idiota ta fazendo ou tal, mas vo te conta uma coisa talvez você não compreenda mas oque acreditão em Deus entendao : deus mostro na biblia que o sorriso é o melhor remedio e foram descobrir isso 2000 anos depois ou varios acontecimentos que estão comprovado que foram revelados a milhares de anos e só no dia de hoje estão revelando pelos os humanos ou acontecimentos que falaram que aconteceria e está acontecendo e não foi homens que escreveram a biblia bem… foram profetas e diciplos mas a palavra vem de Deus talvez você deve estar me achando um tolo por comparar coisas de mas de 2000 anos mas acho que você me entendeu
não compreendo você com palavras .. “vamos dizer nesse ramo” falar desse jeito com a Bíblia pois você fala :Não sou contra Bíblia mas como pode dizer isso se falou de parar com religiosidade e procurar novos conhecimentos … você está cego não literalmente mas em outro sentido .. não sou religioso mas acredito na Bíblia e mudou minha vida talvez você fale : nada vê ou que que esse idiota está fazendo ou tal, mas vou te contar uma coisa talvez você não compreenda mas o que acreditam em Deus entendam : deus mostrou na Bíblia que o sorriso é o melhor remédio e foram descobrir isso 2000 anos depois ou vários acontecimentos que estão comprovado que foram revelados a milhares de anos e só no dia de hoje estão revelando pelos os humanos ou acontecimentos que falaram que aconteceriam e está acontecendo e não foi homens que escreveram a Bíblia bem… foram profetas e discípulos mas a palavra vem de Deus talvez você deve estar me achando um tolo por comparar coisas de mais de 2000 anos mas acho que você me entendeu
————-
Isso apenas após uma primeira revisão rápida… não estou com saco para corrigir TODOS os erros desse mané…
Mas serve pra mostrar meu ponto.
filho… Peça para sua professora de português dar uma olhada no texto que esta ininteligível…E peça uma explicação também sobre uso de sinais, você deve ter faltado nessa aula!
Cláudio vc ficaria surpreso se soubesse que a bíblica não contradiz a ciÊncia? Que as crenças que ela apresentas sobre a origem do universo é a única que permaneceu de pé do mundo antigo? Que ela fala da gravidade, do formato da Terra e de como os planetas e sistemas planetários são distribuídos no universo? Como eles sabiam da verdade? A cosmologia a cada descoberta confirma o que os hebreus começaram a escrever há mais de 3.500 anos. Quanto a bíblia ser escrita pelo homem, me parece algo de extrema sensibilidade. Se Deus tivesse usado um anjo para escreve-la, será que ele saberia expressar de uma forma que os humanos podiam ler e se identificar? Ou será que apenas quem é humano poderia fazer isso? De fato, assim como uma secretária escreve as ideias do seu chefe, os homens escreveram conforme eram movidos pela vontade divina. Deus abenções vc e os demais Cláudio.
Marcio e demais,
Desculpem, mas é incoerente pensar que Deus, ninguém menos que o Criador de todo o Universo, iria mandar alguém consignar a Verdade num pedaço de papel, seja ela a Bíblia ou qualquer outro livro dito sagrado.
A Verdade está expressa em toda a Criação, sempre esteve. A Criação, em todas as suas manifestações, é o verdadeiro livro sagrado. E o ser humano foi dotado de uma inteligência capaz de chegar até ela pela única via possível: conhecimento.
O que acontece é que o ser humano, nós afinal, se por um lado somos impulsionados a descobrir essa Verdade, por outro lado temos feito isso da forma errada, ao querer encontrá-la longe, longe, longe, quando de fato ela se encontra dentro de cada um de nós…
Caros “Bibliomaníacos”. Se a Bíblia é a palavra de Deus, quando Moisés recebeu a tábua dos Dez Mandamentos, no Velho Testamento, um deles dizia para “não matar”. Logo em seguida, Moisés descendo o morro encontrou o povo em festa e ordenou a morte de muitos. E que momento Deus estaria se enganando? Ou são os Bibliomaníacos que etão “se iludindo” ou iludidos?
A Bíblia em si não tem esta informação de como os corpos se movem no universo (somente no livro de Ezequiel que existe uma verdadeira ficção ciênítfica, com a visão de uma nave extraterrestre). Mas alguns livros chamados de apócrifos possuem muito a respeito. Mas tudo foi tirado de circulação como heresia, ficando somente os livros canônicos. Este último somente para incentivar e dominar o homem como uma ovelha em busca de um paraiso perdido. Não devemos separar o que está escrito na Bíblia do meio ciêntifico, mas devemos enteder que o homem escreveu-a como entendia. Más obrigado pelo comentário.
Amigos a única forma de desvendar todo esse mistério e lendo este livro “UNIVERSO EM DESENCANTO” procure e verás que é fantástico.
Por que ciencia e religiao precisam se opor dessa forma ?
Sou crista e apaixonada pela biblia, mas nao cabe aqui desqualificar as decobertas e avancos da ciencia baseados em textos escritos em uma epóca em que nao existiam os recursos tecnólogicos de hoje !
Caríssimo, essa é a sua verdade, legal, gosto dela. Mas você já se deu a oportunidade de conhecer outras verdades? Tenho a impressão de que essa atitude de tolerância iria agradar muito ao Líder que tornou possível a formação da sua religião. Afinal, foi Ele mesmo quem perdoou, segundo as escrituras que fizeram posteriormente, um prostituta, um ladrão e também foi Ele quem pediu na hora de sua morte que Deus nos perdoasse porque não sabemos os que fazemos.
É logico que tem muitos planetas habitáveis, eles servem para os seres evoluirem, mais deixam esses planetas após um curto período, aqui na terra tem sido no máximo cem anos. Mais a vida é eterna, continuamos evoluindo ou não, isso depende das ações de casa um, mesmo os que não evolui continuam a existir, aqui na terra nos apegamos a coisas, dinheiro, sexo, poder, bebidas, religião etc. no curto período que passamos na terceira dimensão ou seja encarnados.
Realmente alguns fanáticos enchem o saco, mas eu acredito em Deus e em sua criação. Sou espírita e o espiritismo se divide em religião, doutrina e ciência. Inclusive nas obras básicas, ou seja, que explicam o que é a doutrina, tem o livro “Gênese” que explica entre outras coisas a formação dos mundos, sem fantasia, misticismo ou religião misturado. Não devemos criticar o que seja, nem quem acredita nem quem não acredita. Mas a criação e formação do Universo e as nossas descobertas fazem parte da evolução da humanidade, tudo a seu tempo.
Pra mim fanático é voce, que se cega e nao acredita na realidade a sua volta.. se apegando a fé. Fé é uma coisa, realidade é outra.
Deus do céu, quanta polemica… a matéria se baseia em novos planetas que são as Mega-Terras e sempre tem nego que envolve religião e sempre é o ateu que começa … pqp você não precisa provar nada pra ninguém.. nem falar no que acredita ou não.. quer comentar sobre religião vai pra um blog de religião…. só pra deixar claro, eu concordo com o rapaz que diz na evolução humana e que tudo a seu tempo.
KKKK
Chama de realidade essa, da qual com toda a “avançada” tecnologia humana, chama 80% do universo de matéria e energia escuras? Por acaso a energia já existia antes de se conseguir medí-la? Pois a Fé (eu NÃO disse dogma) já sabia, antes de surgirem os equipamentos. Pesquise sobre o cérebro e os computadores que o tentam imitar. Descubra a mente e o que ela pode fazer.
É isso aí!!!
Parabéns pelo comentário!
A impressão que se tem em alguns conhecimentos, nossos cientistas são mais ignorante que muitas pessoas que não são. Esses planetas são da terceira dimensão na qual nós vivemos.
Vish, esse fumou um baseado enrolado em páginas da ‘bíbra’.
os ateostras e amantes da “fisolofia” cristã adoram atacar a “bíbra”… vai falar mal do maluco barbado das espécies pra ver….
Esse barbado ao menos existiu, morreu e pronto, ao contrário do seu amiguinho imaginário que diz que vai voltar, deixa todos os manés plantados esperando, e só dá o cano.
😉
*thumbs up*
Coloca um baseado desse pra mim, esse deve ser do bom !!
Acompanho há muito tempo este blog e me entristece ver que a maioria dos comentários é feita por gente que se aferra a supostas afirmações religiosas já amplamente refutadas pela ciência, ou por inimigos rancorosos de uma possível aproximação entre ciência e religião. Sou um descrente total, não admito que nenhuma fé religiosa tente obstar os avanços científicos, mas também acho os ateístas militantes uns chatos de galocha, que negam a milhões de pessoas o direito de acreditar em algo que lhes dá uma razão para viver. Quanto ao novo planeta descoberto, é mais um prenúncio de que a descoberta de vida em outras partes do Universo não está longe. Se é inteligente ou não, parecida ou não conosco, não fará diferença. Teremos certeza de que não estamos sós.
Muito conveniente o seu comentário. Abraços!
O que se tem por trás de se pensar assim, é que: Somos tolerantes e democráticos, admitimos que as pessoas que precisem de religião as tenham e vivem segundo seus preceitos da maneira que melhor lhes convier. O problema que surge daí é a aceitação do anormal, é a idéia de que o fenômeno religioso é importante e tem seu papel no mundo. Sim, “teve” seu papel no mundo, quando ainda precisávamos de uma explicação divina para a nossa ignorância e essa religião foi a expressão natural e normal dessas dúvidas, no entanto, agora, é bastante óbvio que a religião já não ocupa esse papel. Ela está no campo da anormalidade, da ignorância e da obscuridade, admitirmos que pessoas vivam religiosamente, fundamentada no nosso suposto espírito democrático revela, na verdade, a nossa hipocrisia com indivíduos que são totalmente escravizados pelas idéias religiosas. Somos na verdade, alheios a tragédia de bilhões de vidas que chafurdam na religião. Aceitar a religião como normal, aceitar o cristianismo como apto a conviver com a ciência é admitir que bilhões de pessoas continuem escravas, perdidas e mortas, pois, estão separadas e condenadas a nunca atingir a capacidade de lucidez necessária para se atingir a iluminação (não no sentido ascético-religioso) intelectual, a lucidez da razão e a aceitação da finitude e resignação quanto ao seu destino. Na verdade, é muito triste a condição dos cristão e religiosos. Mas, infelizmente não podemos impor todas essas coisas, temos que ter paciência com os coitados e esperar que em alguns milênios as pessoas finalmente acordem e esvaziem as igrejas. O que não nos impede de ter, sim, a consciência de todo o mal da religião, todo o abuso e a tortura psicológica causada pela religião, isso sem falar na intolerância, fanatismo, e toda a violência e corrupção causada pelas religiões e seus salvadores.
Olá João. Você esqueceu de considerar em seus raciocínios o fato que o mais importante na religião é o aspecto moral, importantíssimo para que a civilização ocorra em qualquer tempo. Se você deixar de lado uma visão antropomórfica de Deus, então poderá partir para outras cogitações que ampliarão o grau de consciência e de compreensão de seu papel neste mundo. As coisas não são tão simplistas como você tenta colocar. Por exemplo a religião Católica é ainda hoje responsável por diversas obras que contribuem para o desenvolvimento humano. É o maior hospital, a maior escola, a maior universidade, a maior contribuidora para o desenvolvimento da filosofia. Por ai vai. Dizer que a igreja é a maior criminosa da história, é não conhecer nada de história e se ater a doutrinação ideológica de quem tenta destruí-la. Tentativas de domínio totalitário sem ter como oposição pessoas que se movem dentro de princípios morais; sejam estas pessoas cientistas ou simples devotos religiosos. A ideia de Deus para uma pessoa que não se sente limitada ou agredida pela ciência ou pela filosofia, implica que Tudo é criação Dele, e consequentemente a incompatibilidade só existe para quem tente negar esta possibilidade por razões que não são nada científicas. O debate entre acreditar em Deus ou ser ateu, é inócuo e estéril, pois não existe uma forma definitiva de se provar que Deus existe ou não. O ponto de partida e a confiança ou fé que cada um possa ter a respeito de sua existência. Se você baseia sua convicção que Deus não existe e de que nós que acreditamos somos um estorvo, com uma visão antropomórfica; então mais do que alguém que tem a razão e a verdade dentro de si, você é um ingênuo. Argumentos “ad hominem” para classificar pessoas e ofensas, não fazem que você tenha razão em seus argumentos. Só mostram que você tem uma mente primária e maniqueísta, que não suporta quem tenha posições diferentes da sua. Muitas mentes muito mais respeitosas e preparadas do que você e seus argumentos, dispenderam tempo e milhares de páginas a respeito do assunto sem chegar a uma definição, e você dá um veredito final, em poucas linhas de forma a meu ver desrespeitosa e inapropriada. Patético.
Perfeito !!!
Agora dizer que a Igreja é contribuidora da Filosofia é para acabar! Rapaz, você já leu alguma coisa sobre filosofia? Primeiro, nasceu na Grécia, lugar dotado de um senso de moralidade peculiar. Os gregos tinham uma visão conflituosa com relação aos deuses (ou a metafísica para simplificar), não foram simplesmente submissos como os judeus e cristãos. A relação entre igreja e filosofia se dá na patrística e na idade média, Santo Agostinho, Tomas de Aquino são católicos e “filosófos”, mas pergunta a algum filósofo sério ou até a algum estudante de graduação de filosofia mais sério sobre a importância desses dois para a filosofia. A resposta será: importância zero. Não sei no que a igreja coloborou com Kant, ou Hegel, ou Maquiavel, Descartes, Russell, Foucault, Sartre, Sócrates, Platão, Aristóteles, Epicuro, Frege e até Spinoza. Isso só para citar alguns, cara na Filosofia o escárnio para as religiões é total.
Sim, tudo pode ser criação dele, ( e não “Dele”, esse respeito é ridículo, pois você realmente acha que tem alguma lógica num criador absoluto que sofre de tante recalque a ponto de exigir que nós, as formiguinhas de sua criação tenhamos a absoluta obrigação de prestarmos honras e respeito a ele em tudo, esse deus que você acredita é pior que o mais recalcado, esquizofrênio e problemático dos homens), como também pode não ser, a questão é que é inútil e estúpido ficar atribuinto direitos de criação para algo que não vemos, e que sinceramente, não sabemos nem se quer esse crédito.
Realmente, não existe nenhuma prova da existência e não existe nenhuma prova da inexistência. Então, por que você tem essa extrema necessidade de provar a sua existência sempre e em todo momento?
A religião é um estorvo.
Eu relamente acredito na fé íntima, plena e inviolável, tão plena que não é necessária nenhuma manifestação de que ela existe.
Em que parte utilizei argumentação ad hominem? Que indivíduo foi citado explicitamente?
Eu suporto que pessoas tenham posições diferentes, em que parte do debate eu disse não suportar e indiquei não suportar? Somente sou mais contundente e mais agressivo, mas com relação a ignorância religiosa não dá para pegar leve.
Não existe o verbo dispender, é despender, melhore sua ortografia.
Conheço muitos que chegaram a uma definição.
Desrespeitoso e inapropriado é a loucura santa de crentes que vêm aqui para tumultuar, como disse, não vou aos cultos e missas tumultuar, porque apesar de você não entender, eu respeito a fé alheia, agora que moral vocês têm para vir aqui pregar religião?
O aspecto moral pode ser fundamental dentro da religião, e fundamental para a civilização. Mas isso não quer dizer que a civilização extrai e necessite que todo o seu arcabouço moral tenha que ser tirado da religião, assim, a religião é espécie do gênero “civilização”. Você confunde, talvez, como todo religioso, que tudo que é bom, moral e adequado vem da religião. Não, não vem. O que as religiões fazem é se apropriar, controlar e manipular a moral, a ética, a virtude como detentores do poder. Eu nunca disse nada a respeito de uma visão antropomórfica de deus, eu critica a instituição religiosa, e suas liturgias medievais, seus aparatos obscuros, seus dogmas. Qualquer indivíduo tem o direito de ter fé, de acreditar no que quiser, o que não cabe mais é o ataque (dissimulado em defesa da fé), é a pregação, é a necessidade de convencimento que a religião impõe. É visão de que tudo deve passar pelo crivo da religião, que tudo se submete a religião. Para para pensar um pouco, toda as manifestações religiosas e especificamente são fundamentadas em dogmas indiscutíveis, em lendas, em achismos. Eu não sou ateu, o ateu é melhor que o crente, mas ainda assim, cai na armadilha lógica de afirma algo sobre o que não se pode provar. Faltou-lhe a leitura do primeiro Wittgenstein. Pode existir um criador, um deus, uma inteligência, uma vontade? Sim, pode. Da mesma forma que não pode. Agora o que é óbvio e evidente é que não há provas da manifestação dessa inteligência na história humana. Tente se depurar desse mito de Jesus que está presente na sua mente e perceba que, o mais próximo possível da realidade, é um Jesus, líder religioso e reformador como muitos que existiram no seu tempo, e que ele, apenas teve mais sucesso, e esse mesmo Jesus se transformou nessa entidade “filho deus”, pela mão da manipulação histórica que atendia aos anseios de uma classe religiosa. Sinceramente, é medieval pensar em sangue de cristo, de corpo de cristo, só para citar um exemplo.
Tenho bastante consciência do meu papel no mundo, que está alinhada a um inimigo histórico das religiões chamado “Esclarecimento”, conhece?
Amigo, não nada de simplista no meu pensamento, muito menos de maniqueísta, tenho bastante consciência de todos os agentes envolvidos na questão, e tudo isso é absurdamente complexo, e o que digo é fruto de inifinitas inferências lógicas que tentam depurar todos os fatores.
Esse história de Igreja Católica ser o maior orfanato do mundo nem é sua idéia, é do Reinaldo Azevedo, quer a fonte? Tenha pelo menos a decência de ter idéias próprias. A igreja católica é também umas das maiores especuladoras imobiliárias do mundo, é detentora de poder de informação para manipulação, é hierarquica, fechada e redutora. Ficou calada, quando soube dos campos de extermínio nazistas. Além do mais a Igreja católica é a contradição em si, Prega caridade, e é dona de um país, prega pobreza e é suntuosamente decorada, em ornamentos (Você teve a oportunidade de ir até o VAticano? Cara, o luxo lá é chocante!) Prega igualdade, no entanto, os padres detém o monopólio do que pode ser dito e feito.
Agora dizer que a Igreja é contribuidora da Filosofia é para acabar! Rapaz, você já leu alguma coisa sobre filosofia? Primeiro, nasceu na Grécia, lugar dotado de um senso de moralidade peculiar. Os gregos tinham uma visão conflituosa com relação aos deuses (ou a metafísica para simplificar), não foram simplesmente submissos como os judeus e cristãos. A relação entre igreja e filosofia se dá na patrística e na idade média, Santo Agostinho, Tomas de Aquino são católicos e “filosófos”, mas pergunta a algum filósofo sério ou até a algum estudante de graduação de filosofia mais sério sobre a importância desses dois para a filosofia. A resposta será: importância zero. Não sei no que a igreja coloborou com Kant, ou Hegel, ou Maquiavel, Descartes, Russell, Foucault, Sartre, Sócrates, Platão, Aristóteles, Epicuro, Frege e até Spinoza. Isso só para citar alguns, cara na Filosofia o escárnio para as religiões é total.
Sim, tudo pode ser criação dele, ( e não “Dele”, esse respeito é ridículo, pois você realmente acha que tem alguma lógica num criador absoluto que sofre de tante recalque a ponto de exigir que nós, as formiguinhas de sua criação tenhamos a absoluta obrigação de prestarmos honras e respeito a ele em tudo, esse deus que você acredita é pior que o mais recalcado, esquizofrênio e problemático dos homens), como também pode não ser, a questão é que é inútil e estúpido ficar atribuinto direitos de criação para algo que não vemos, e que sinceramente, não sabemos nem se quer esse crédito.
Realmente, não existe nenhuma prova da existência e não existe nenhuma prova da inexistência. Então, por que você tem essa extrema necessidade de provar a sua existência sempre e em todo momento?
A religião é um estorvo.
Eu relamente acredito na fé íntima, plena e inviolável, tão plena que não é necessária nenhuma manifestação de que ela existe.
Em que parte utilizei argumentação ad hominem? Que indivíduo foi citado explicitamente?
Eu suporto que pessoas tenham posições diferentes, em que parte do debate eu disse não suportar e indiquei não suportar? Somente sou mais contundente e mais agressivo, mas com relação a ignorância religiosa não dá para pegar leve.
Não existe o verbo dispender, é despender, melhore sua ortografia.
Conheço muitos que chegaram a uma definição.
Desrespeitoso e inapropriado é a loucura santa de crentes que vêm aqui para tumultuar, como disse, não vou aos cultos e missas tumultuar, porque apesar de você não entender, eu respeito a fé alheia, agora que moral vocês têm para vir aqui pregar religião?
Gostaria de esclarecer que a cincia não consegue afirmar e nen NEGAR cientificamente as teorias abordadas no espiritismo.
Certamente você não conhece o Espiritismo. Este é Ciência, Filosofia e Religião. Os Espíritas já sabem, há muito, que existem “muitas moradas na casa de meu Pai”. O Espiritismo é a religião que traduz a verdadeira essência do ensinamento de Jesus, não desdizendo a Ciência. Experimente…!
Excelente matéria! Muito interessante o tema abordado. Sinto pelos que misturam religião e ciência, sem conseguir entender que seria muita pretensão existir apenas o planeta terra como habitável. O ser humano, apesar de todos os seus defeitos, tem evoluído muito nos últimos séculos. Creio que em breve teremos mais descobertas relevantes e de interesse da humanidade.
Bom, após minha ausência temporária, li mais de 500 comentários
estúpidos feitos por bibliostras religiotariose só tenho uma coisa a dizer sobre a todos eles:Minha opinião sobre os comentários. Clique aqui
Os demais comentários são legais.
Suma para sempre seu “bíbra ateostra amante do barbudo velho das espécies”.
Humm.. nope. Agora que tô me divertindo vendo as papagaiadas proferidas pelos bibliotários adoradores de um livrinho de ficção?
Para o bem de todos e a felicidade geral da nação, eu fico.
O homem criou deus ha milhares de anos. Qdo escreveram a biblia, approx 400 anos apôs a morte de Jesus, escreveram o que queriam e vinha de boca em boca. Eu não estava la’ qdo escreveram. Papel na bíblia aceitou tudo, e deu origem aos fanáticos religiosos! Voce estava la’ qdo a escreveram? Vc crê cegamente no papel. Porem, em ciência podemos repetir as provas e testes e vc pode estar la’ se quiser; na bíblia não podemos repetir nada! E Deus nem da’ uma tossidinha la’ de cima indicando que te esta’ escutando, ele da’? Oras bolas!
Mais uma vez parabéns pela matéria
Salvador.
A VERDADE É NÓS MESMOS SOMOS O RESULTADO DA COLONIZAÇÃO EXTRATERRESTRE, SE ALGUÉM VISITAR AS PIRAMIDES DO EGITO, TIHUANACO(BOLIVIA), A CIDADE SUBMERSA DO SUL DO JAPÃO, OS VIMANAS, OS ANNUNAKIS, OS DOGONS DO MALI CHEGARA A CONCLUSÃO QUE A TEORIA DA VISITA É MAIS DO QUE TEORIA, CLARO QUE O ” STABLISHMENT” NÃO TEM INTERESSE EM DIVULGAR ISSO, PORÉM NOS ALTOS CÍRCULOS(INCLUSIVE DA NASA) ISSO É QUASE ACEITO COMO A VERDADE CENSURADA
Você descobriu a verdade sobre os alienígenas extraterrestres, aguarde que será visitado por dois agentes vestidos de preto. Quando pedirem pra você olha para a luz, não tente lutar. Aceite seu destino.
Vida longa e próspera \\//_
😉
Bom dia Salvador,
Tenho uma dúvida que já dura algum tempo. Sei que está um pouco fora do contexto dessa notícia, mas aproveitando a oportunidade … !!
Nos videos da NASA que ilustram as missões a marte, por exemplo, transparece que após o lançamento uma sonda é imediatamente enviada para marte assim que entra em orbita terrestre e mais importante; ao chegar ao planeta vermelho, a mesma entra imediatamente na atmosfera marciana para atingir o local de pouso programado. a dúvida é:
1 – Quando do lançamento, a sonda pode fazer algumas orbitas antes de que uma janela se abra para que ocorra o disparo dos motores do último estágio para arremessá-la para o seu destino?
2 – Quando de sua chegada a marte pode ocorre manobras para uma frenagem que permita à sonda entrar em orbita de marte para então, quando uma nova janela se abra (dessa vez em orbita de marte, só quero deixar claro), iniciar sua entrada na atmosfera do planeta visando alcançar o local de pouso progamado.
Não duvido que a primeira descrição seja possível, com muito cálculo e trabalho, mas também é mais passivel a ocorrência de erros (na minha opinião).
Espero ter sido claro a minha explanação.
Respeitosamente,
Milton César Disegna de Souza Leite
A resposta é sim para ambas as perguntas. 😉
VENDO TERRENOS NO PLANETA KEPLER 10C, COM VISTA PARA A TERRA. ACEITO TERRENO NA PRAIA AQUI NA TERRA. A DILMA PROMETE QUE VAI CONSTRUIR UM METRÔ ATÉ LÁ, EM PARCERIA COM O MALUF. APROVEITE, RESTAM POUCAS UNIDADES.
com vista para Terra ?
Até em matérias sobre o espaço a gente encontra comentários idiotas de tucanos.
Salvador, sei que a discussão acabou, mas não posso deixar de dizer algumas coisas.
Todas as opiniões religiosas expostas aqui são facilmente e ridiculamente desmontadas. Cada idéia e cada argumento é pueril, fraco e ilógico. Mas, o que ocorre é que nós, os agnósticos e ateístas (Se bem que poderíamos definir tudo em termos de loucos versus sensatos), não temos paciência com a ignorância bestial dos cristãos. Não temos paciência e acho que todos compartilhamos de certo tédio sobre a estupidez e a ignorância; consequência óbvia e uma mente racional, livre, plena, sem medos do fantasminha e do foguinho do inferno. Estamos, orgulhosamente num ponto único de virada tecnológica, e temos ainda que debater com gente cristã? Chato, muito chato.
Eu não costumo entrar em missas ou cultos e atrapalhar a catarse apoteótica estúpida de ninguém. Gozem à vontade! Mas, então, por que os cristãos insistem em vir aqui e declarar sua imbecilidade livremente? Muitos pensam que a coluna é livre, e é, mas isso não quer dizer que eles têm direito à opinião no intuito de provocar. É só isso mesmo, mera provocação de lunáticos. Ponham uma coisa na cabeça, cristãos, estamos c… e a… sobre a fé de vocês, não queremos converter ninguém à ciência, justamente porque ninguém é convertido ao pensamento racional ou a intelecção, ou ao conhecimento, simplesmente a pessoa se convence por conta de suas ferramentas básicas de cognição (as dos cristãos está quebrada, ou veio com defeito). Estamos nos lixando para seus inferno, para seu salvador esquizofrênico, para seu deus, o medo que temos de deus e jesus é o mesmo que temos do buda e do saci-pererê. Amigos cristãos, estamos ocupados a pesquisar, conhecer, investigar, resolver, equacionar, matematizar, medir e contar. E mais uma coisa, movimentos religiosos são fenômenos do tempo histórico, existiram egípcios, sumérios, maias e incas, e suas manifestações de fé acabaram. Sim, tenho esperança que um dia toda a religião do mundo encontre seu fim. Dizer que Newton e Hawking são cristãos é de uma imbecilidade argumentativa e de uma cara-de-pau sem tamanho. Ninguém quer impedir a fé íntima de ninguém, muitos cientistas e filósofos podem investigar a metafísica e ter suas próprias crenças. Isso não invalida e é compatível com o argumento de que a fé coletiva é irracional, a sociedade religiosa é ignorante, por isso, também, a opinião religiosa é estúpida, pois, como falar de algo que supostamente só você vê. Vejam, cristãos, a ciência pede comprovação e evidência, então, suas regras religiosas não nos dizem nada, elas não são universais, só servem e tem aplicação nas suas mentes nebulosas.
Engraçado, como não temos ubandistas aqui, não temos judeus, não temos budistas proclamando sua guerra santa. Mas, temos os cristãos…
Sobre a Igreja ser a maior obra de caridade da terra? Bem, a igreja da história é umas das instituições mais facínoras, assassinas, manipuladoras, ignorantes, obscuras, fascistas e totalitárias de todos os tempos (Cristianismo em todas as suas vertentes).
João, a ciência é um milagre desvendado.
Meu caro João, Notadamente, O Salvador,autor da divulgação, não me parece dizer-se igual a voce, pelo menos nessa publicação. Visivelmente ele está empolgado em divulgar o resultado de um trabalho científico. Mesmo que voce seja um cientista que tenha dedicado toda sua vida a pesquisa, existe conhecimentos de outras áreas que não domina. Veja só uma incoerencia: Voce afirma que só os cristão aparecem por aqui para fazer comentários idiotas, ora! a publicação está em portugues e ainda divulgada aqui para o ocidente meu caro! existe lugares que voce poderia até ser apedrejado, como voce mesmo deve saber. Percebe-se que voce tem muito conhecimento, mas tente não ser tão arrogante. Na grande maioria das vezes a religião é mal interpretada, como várias projetos de educação, e nem todos pode ter a mesma formação que voce. Voce sabe que a motivação e a razão para viver são bastante relatadas. O sentido da vida já foi reflexão até de Einstein. E cada um busca como pode. Será que valores como paz interior, perdão, solidariedade, amor ao próximo, não são importantes para voce? por que esses tambem são princípios cristãos. Se alguem buscar viver com esses valores não seria algo bom para a humanidade?
Paz interior, amor, perdão e solidariedade, amor ao próximo não são importantes, são fundamentais. E acredite eles existem fora da religião. Eles são humanamente universais, não são marca registrada de nenhuma teologia.
Cara, se você fosse tão melhor assim do que os cristãos, ou do que qualquer pessoa que abraça uma religião, ou de quem quer que seja, você teria, no mínimo, respeito por elas e educação ao se dirigir a elas; se você fosse só um pouco inteligente como disse, teria refletido a tempo para não enviar esse amontoado de asneiras que escreveu e percebido que FAZER DISCRIMINAÇÃO contra religiões ou pessoas que seguem uma religião é CRIME PREVISTO NA CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA e que dá CADEIA.
Leia o teu texto novamente. Se você é tão inteligente, vai observar o que você demonstra ser: um arrogante inútil, mal educado, cheio de PRECONCEITOS, frustrado e fracassado, que não sabe absolutamente NADA da vida, que não aprendeu nada com o que já viveu, que não respeita ninguém, e na falta do que fazer escreve um monte de bobagens sem nenhum sentido, atacando as pessoas que tem religião!
Na boa, faça um favor a você mesmo: aprenda primeiramente a respeitar qualquer pessoa, sem qualquer preconceito de credo, cor, religião; aprenda a contribuir para a sociedade – você como todos nós, precisamos dela; aprenda a ter bons modos, a não ofender ninguém, ou escrever essas bobagens de letras com reticências – boas maneiras se aprende em casa, mas o teu texto demonstra que essa aula você não assistiu ou teve péssimos professores! Mas nunca será tarde pra pedir desculpas a quem ofendeu, pra tentar ser útil pra sociedade, pra tentar ser mais humilde e respeitar os outros.
JAMAIS FAÇA DISCRIMINAÇÃO A QUALQUER PESSOA. É POR CAUSA DE PESSOAS PRECONCEITUOSAS E ATRASADAS COMO VOCÊ QUE A SOCIEDADE TEM TANTAS MAZELAS.
Lembre-se respeito não se ganha, se conquista!
Não vejo nehum nexo causal ou lógico entre respeito à religiões e o fato de eu ser ou achar-me melhor que outros.
Não vejo nexo causal ou lógico entre minha inteligência e minhas idéias, as quais você diz serem asneiras, e o tempo de reflexão necessário para publicá-las, passando por um crivo censor de qualidade.
Você realmente tem alguma condição de debater algo? Explico. Você disse que a CF estabelece que é crime fazer discriminação contra religiões. É mesmo? Onde está isso? Porque na minha CF esta escrito assim: art. 5.º “VI – é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos
cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;”
Existe algo nesse Inciso que fala sobre discriminação e punição sobre manifestação livre do pensamento (que é outro inciso do mesmo artigo 5.º). Onde está escrito “pena” ou “cadeia”?
Inclusive citar a CF é algo realmente muito coerente, pois estamos falando da mesma constituição que limita o acesso direto da democracia por meio de pífios referendos e plebiscitos, a mesma constituição que impõe quase duas dúzias de contribuições tributárias, quase duas dúzias de impostos, sem falar em taxas etc., a mesma constituição que assegura que todos são iguais perante a lei, mas que assegura foro privilegiado e imunidades para um monte “autoridades públicas”.
Sou arrogante? Sim, não tenho problemas com isso, afinal não sou cristão, não preciso de humildade. Inútil? Preconceituoso? Frustado? Fracassado?
Olhando ao meu redor, tenho uma centena de motivos para dizer que sou bastante útil, mas isso não lhe diz respeito.
Preconceituoso? Não, mas pós-conceituoso.
Frustrado? Sim, por viver em um mundo, onde os realmente “atrasados” ainda acreditam me histórias da carochinha.
Fracassado? Ah, meu caro, nem queira saber o quanto.
Não sei absolutamente nada? Nisso você acertou. O oráculo délfico me disse isso: Só sei que nada sei.
Não aprendi nada? Discordo. Sou um empirista.
Não respeito ninguém? Discordo. Respeito a superioridade, a inferioridade realmente eu não respeito.
Falta do que fazer? Precisaria viver mais uns 400 anos, como queria Delacroix, para dar conta de todas os meus projetos.
Eu ataco pessoas com religião? Concordo, acho que já ficamos calados o suficiente, é necessário nos posicionarmos e combatermos o mal da religião.
Amor e respeito? Somente sob vontade. Desse modo não é respeitar qualquer pessoa e sim, respeitar os que valem o respeito. Como você mesmo disse respeito se conquista. Não tive péssimos professores, tão somente, não tive mestres ou professores, porque não precisei tê-los. Só precisei ser alfabetizado….
A sociedade tem tantas mazelas, porque é natural que a sociedade tenha mazelas, mas é necessário que solucionemos as mazelas, como a religião, por exemplo.
Não estou interessado em obter o respeito de ninguém, apesar de você não acreditar, tenho muito mais o que fazer.
João,
concordo com você em gênero, número e grau, pois não se pode discutir a fé, mas a religião é uma escolha, e isso sim é discutível.
eu acho que se existe ou não vida por ai nesse espaçoo gigantescoo, se tem outros povos por ai… um dia eles vão nos descobrir tambem, talvez estejam nos estudando e pensando.. como são burros ficam ai pensando que só eles sabem das coisas..kkkkk eu sou evangélica acredito que Deus criou o mundo, ele pode muito bem ter feito mais um monte por ai não discuto porque como alguém ai já disse, fé não se discute eu acredito e não preciso provar isso pra ninguém… eu acho super máximo essas coisas de outros planetas se pudesse ir eu iria.
Existe vida sim, não tão longe…….
Bom dia Salvador, como sempre acompanho suas matérias, alem dos seus notaveis e pacientes comentarios… Vc eh espetacular..continuemos nas pesquisas espaciais, e quem sabe num dia destes, encontremos vida…bem sabemos que enxergamos até a terceira dimensao, e se fora daqui houver vida em outros planetas, a dimensão não muda?? então como podemos visualisa-los???se so vemos ate a terceira?? Aguardo algum comentário seu tbm. Grata
Maria Thereza, obrigado! Provavelmente os alienígenas serão tridimensionais, como nós. A rigor, nem sabemos se existem outras dimensões!
isso é tudo mentira nao ezisten outos planetas isso e invensao do anticristo
jesus salva!
Pastor, melhore seu português antes de escrever um comentário; Existem é com “x” e invenção é com “ç”. Tenho pena de suas ovelhas ao ouvirem seus sermões.
Tu é dizinformado mesmo em “pastor”. Não conheces Marte, Júpiter, Urano, Saturno, Vênus, Netuno e etc.? Claro com esta cegueira você não acredita nem na lua! É cego guiando cego.
E interessante o quanto tem idiotas na internet fazendo comentarios idiotas, se tem vida em outro planeta ,que bom, se não tem vida em outro planeta, que bom tambem.
Se DEUS fez o mundo do NADA, o NADA é a fonte de TUDO.
mais ou menos
Logo, deus é nada, nada é deus, ninguém é deus e ele não existe!
Simples assim.
O que têm de babacas desocupados na internet, metido a sabichão e que na verdade são mesmo é papagaios de pirata, não está no script. E os principais são esses ateuzinhos de galocha. Bando de BUNDÃO! :p
Verdade. Concordo plenamente, só que não. Acho que não sei. Talvez eu tenha alguma certeza de duvidar.
Será?
Nessa tua especulação filosófica concluo que não somos absolutamente NADA, e que portanto não existimos, ao mesmo tempo que podemos ser TUDO,
O NADA tem duas personalidades: ele é o personagem do filme História sem Fim e também é a fonte de inspiração daqueles que acreditam na explosão cósmica do nada onde surgiu o tudo…. nossa, tô parecendo o Eu.
Opa! Chamou de novo?
Salvador, ví em comentários acima que você cogitou que descobriremos vida em outros planetas em 1 ou 2 décadas, isso é crível? Se for, seria fantástico, provavelmente estaremos todos vivos para ver!
Eu e um bocado de astrobiólogos estamos apostando nisso! 🙂
kkkkkkkkk inocente esses astrofisicos, cientistas e outros tantos que vivem suas vidas tentando achar o coelho da pascoa e o papai noel.
Troque “papai noel” e “coelhinho da pascoa” por deus e jesus, e temos imbecis como você.
troque os astrofísicos por Eu e teremos imbecis aos montes.
Certeza, douglas. Você é tudo isso mesmo.
Esse Eu deve ter uns 10 anos… Respostas idiotas.
Sim, Gustavo. E eu sou feio, bobo e tenho cara de pastel. Esqueceu dessa parte.
Sem falar, Gustavo, que preciso adaptar minhas piadas para o nível intelectual dos bibliotários religiostras que comentam aqui. Mas você tem razão, criança de 10 anos é muito pra cabecinha limitada de vocês. Vou ter que baixar as piadinhas para o nível de 4 ou 5 anos, daqueles que ainda acreditam em “papai do céu”.
Gu gu dá dá
Salvador, de onde vem tanta confiança? quero ter no mínimo uma fonte para acreditar em você. vai me conta!
Um ET me visitou noite passada e. Me contou. 😛
Boa, gostei da resposta.
Quando vc fala “vida”, seria a vida de microrganismos? Ou está falando de vida igual a que temos na terra?
Sabe-se lá. Para responder isso tem que ser adivinho. 😛
Salvador, você está perdendo a paciência, né.
Às veiz um cadinho. 😛
Estudo Astronomia desde minha infância. Hoje tenho 70 anos. E nesse entusiasmos que eu tinha sobre o tema, um amigo tornou-se físico e astrônomo da UFRGS. Na Terra a milhares ou quem sabe milhões de formas de vida diferente. Se houver vida em outros planetas extra-solares, com certeza será absolutamente diferente de tudo que conhecemos na Terra. Poderá haver seres vivos que nem saberemos classificar se são animais vegetais ou minerais.
Que interessante , fantástica essa matéria, concordo que deverá ter seres humanos ou não humanos, com certeza muito diferentes de nós aqui dessa terra, e muito mais avançados, talvez seres que consegue se comunicar telepaticamente, e são invisíveis para nós, ou quem sabe se alimentam com outra energia.
Eles devem estar a uns 400 anos na nossa frente em evolução…
A materia não era sobre astronomia? tem teologia no meio ou eu nao estou conseguindo ler a materia direito? como disse Cesar Noronha parabéns pela materia!!!!
Gostaria de entender: Quando dizemos que o sol está a 8 minutos luz da terra, devemos entender que este foi o tempo que a luz que saiu do sol levou para chegar aqui. Pergunta: se a estrela keppler 10 está a 560 anos/luz como sua idade pode ser estimada em 11 bilhões de anos? A sua luz não deveria levar 11 bilhões de anos para chegar até aqui??
11 bilhões de anos é a idade da estrela. 560 anos é a idade da luz que saiu dela e chegou aos nossos telescópios. Se houver um astrônomo por lá, ele poderia estimar que o Sol tem 4,6 bilhões de anos, com base em luz que partiu daqui 560 anos atrás. 😉
Uma dúvida a partir da explicação ja que sou totalmente leigo no assunto. Se o que estamos observando é a luz que o planeta refletiu a 560 atrás, há a possibilidade que esse planeta nem exista mais? Visto que em 560 ano muita coisa pode ter acontecido na dinâmica do sistema em que ele está inserido…
Difícil. Não há como provar que não, mas não sei como ele poderia ter sido destruído…
Na verdade, 560 anos é uma escala de tempo muito curta para que um evento raro como a destruição de todo um planeta ocorra. Uma possível exceção é quando a estrela está nos últimos estágios de sua vida, mas esse não é o caso.
Puro achismo. Ninguem tem como provar essas contas e teorias que voces inventam pra enganar os de mente fraca. Diferente da matematica usual onde 1+1= 2, essa de voces não pode ser provada. Novamente digo PURO ACHISMO , Como toda teoria sem prova pratica.
É mesmo? e quanto você estudou para afirmar que o que eles afirmam não pode ser provado? você também tem que provar isso!!!
Pois é. Certeza é o amigão imaginário desse povo aí… O resto é achismo.
Raciocínio de biliotário religiostra, as always.
😉
Eu já estou ficando enfastiado de ver que a turma dos “Cientistas Ateus” só sabe pensar que uma pessoa que acredita em Deus, precisa ser leitor fanático da Bíblia (Novo ou Velho Testamento?)e imaginar Deus como um velhinho barbado que conversa com eles a noite para saber se foram bons meninos para poderem ir para o Paraiso. Os comentários do Salvador Nogueira são sempre bem interessantes, elucidativos, informativos e instigantes. Já os participantes que colocam seus comentários, não todos, mas uma boa parte, parecem atores globais em algum quadro de um “Zorra Total Cientifico”. Puro nonsense.
É apenas um reflexo dos comentários imbecis feitos pelos bibliotários.
Se estes parassem de vir aqui despejar a merda que colocaram na cabeça deles em forma de religião, nada disso aconteceria.
Não vejo o Salvador ou os “ateus do mal” indo em blogs de religião pra vomitar ciência.
Cada um no seu quadrado.
Nos deixem em paz, que não enchemos o saco de vocês. Simples assim.
Legal! muito obrigada!
Parabéns pela sua matéria muito interessante, esta na cara que alguns governos e cientista sabem de algo mais referente a outras vidas fora da terra.
Espero que quando isso for revelado não vire um chaos para todos.
e de novo parabéns.
Sabe sim, estão escondendo o jogo! talvez jogando poker da sua cara… ! impossível ter vida fora da terra, nosso sistema é perfeito demais para uma explosão gerar tudo isso! e se sim quero saber como nasceu o homem? se me explicarem que não foi Deus, se foi de outra forma acredito que possa existir vida fora da terra.
“Há muitas moradas na casa de meu Pai”, achar que só existe vida na terra um grão de areia em nossa galáxia e ainda existem bilhões delas é muita falta de bom censo.
Seu pai é rico!
Bom;
Até onde sei, o mundo bíblico tem apenas seis mil anos…não sei como conseguem achar bilhoes de anos para um planeta…pelo que sei em eclesiastes diz que há tempo debaixo do céu ou seja o tempo só existe na nossa atmosfera baseado nisso tem muita lógica. No entanto em quê acreditamos depende muito: Criacionismo ou evolucionismo?
Cristo ou Darwin….
No seu caso, obviamente é uma prova incontestável de vida não intenligente no universo
Vish.. essa foi ótima
10 pontos pra Grifinória.
Indo pelo pensamento cristão. Deus fez tudo em seis dias, mas como muito é dito na bíblia, um dia ou mil anos é a mesma coisa pra Deus, então, pode ser q Ele tenha feito tudo, em Milhões de anos, já que pra Ele não diferença entre dias, anos e milênios!
Darwin, com certeza!!!
Estamos discutindo CIÊNCIA, e não teologia!
Só o que se pode comprovar por base na CIÊNCIA…. com base em PROVAS!!! Não por base em livros dúbios e sem sentidos.
Acho que pensar que um único ser criou todo o universo, se não for multiversos, é se limitar demais. Acho que a religião é legal para confortar, mas achar que é verdade absoluta??? Besteira!!!
E que história é essa de 6mil anos??? sério que existem religiões que acham que esse é o tempo estimado??? “piada do dia”
Obs. não sou ateu, só não acredito na religião como ela é!
Prefiro a ciência.
Como você disse, “o mundo bíblico” tem apenas seis mil anos de idade.. este artigo, porém, trata do mundo real.
Simples, amigo. Se consegue “achar bilhões de anos” dizendo a verdade por meio da lógica e não se baseando em um livro cheio de mitologia.
Conhecimento é a descoberta da verdade. A verdade já existe. Todos os anos são descobertos novos planetas, mas eles já estão lá há milhões de anos. De tempos em tempos são descobertas novas partículas do átomo, mas elas sempre estiveram lá.
Materia fascinante, e bastante apropriada, com nosso planeta SATURADO, em reservas nescessárias a subsistencia de futuras gerações, descobertas como estas garantem a continuidade da raça humana, sobretudo por que nosso AMADO PLANETA pede socorro a anos e entrementes nos ultimos tempos as condições climáticas teem se tornado cada vez mais cronicas…. é de arrepiar !!!!
Creio que não garanta muita coisa, não. Primeiro, são 560 anos/luz de distância – uma boa estrada até chegar lá. Segundo, chegaríamos lá e destruiríamos tudo também. Não seria mais proveitoso aprender a viver onde estamos e tentar salvar este planetinha aqui?
Jumento analfabeto como é que um crente idiota vive neste brasilsinho atrasado, vai viver nos paises protestantes ricos imbecil. Alás, se no céu só tiver canalhada crente prefiro ir pro inferno com rabo, chifre e demais acessorias. Interessante, os mais lascados e analfabetos aqui são exatamente os evangélicos, crentes, e outros cretinos limpa-lixo. Não sou teu “irmão” coisa fedida ! Te manca !
Esse é o tipo de comentário improdutivo que só dissemina intolerância e faz esse espaço perder o brilho, infelizmente. Antes que a pessoa acima se aprece em dizer que eu sou um “jumento”, saiba que sou ateu e admirador da ciência; só não imponho minha visão às demais pessoas. Se o Brasil é um país atrasado (como vc disse) é por conta de pessoas como você, que preferem trocar insultos ao invés de ideias e agem como ditadores de opinião e conduta. Mesmo tipo de intolerância que leva à homofobia, racismo e pessoas linchadas na rua, etc.
Credo mano, pq tanta raiva? Parece que tá com o coisa ruim no coro !! Vai de reto beuzebu,rsrssrs
“Como Mórmon (A Igreja de Jesus Cristo) eu acredito ter vida em outros planetas, Deus criou mundos sem fim, pois ele é infinito e suas obras também são infinitas”
E como Mórmon você na acredita na fantástica história de um sujeito que encontrou placas de ouro na América colonizada por Protestantes, em Nova York ou Virgínia se não me engano, e nessas placas estava um tipo de bíblia escrita por descendentes de judeus que habitavam as Américas. E que Jesus visitou esse povo depois da crucificação. Mesmo quando a ciência facilmente comprova que não existe ligação genética entre ameríndios e judeus! Isso é a cadeia de fatos em que vive esse tipo particular de cristão.
Fundamentalista? Quantas esposas tu tem?
“Como Mórmon (A Igreja de Jesus Cristo) eu acredito ter vida em outros planetas, Deus criou mundos em fim, pois ele é infinito e suas obras também são infinitas”
A certeza é tamanha sobre a incapacidade do ser humano recuperar e viver em harmonia com este planeta, que gasta-se mais buscando uma nova opção lá fora do que resolver a vida aqui dentro. Assim que colonizarmos outro planeta, será o marco universal da vida extraterrestre, isso será iniciado justamente pelos seres humanos, uma classe especial de parasitas cósmicos, que chegam, dizimam e vão parasitar outro lugar. Não há nada lá fora senão lugares.
Eis o glorioso destino do homem: depois de destruir o próprio planeta, voa em busca de outros planetas para destruir.
Fica claro o pavor dos fanáticos religiosos ao repudiarem as descobertas científicas, invocando seus deuses, profetas e escrituras. Fé que se sente ameaçada nem é fé, “vamos combinar…” Deve ser desgastante para os cientistas, e seus divulgadores, receberem tantos comentários de cunho religioso. Receba minha simpatia.
O problema é que o Achismo cientifico nunca prova suas descobertas. E mesmo que prove, o que vamos nessa meteria, que beneficio isso tem para nos? Vão inventar uma nave pra chegar lá com velocidade de dobra igual nos filmes???? Isso nunca,nem por melhor ou mais sabio que os homens possam se tornar ( que nao vao ser nunca), vai ser impossivel.
Nunca diga nunca.
justin bieber?
Sim, afinal foi ele que inventou essa frase. Antes dele, ninguém nunca disse isso na vida.
😉
O benefício, meu caro, é o conhecimento que a sua igreja com certeza considera pecado mortal.
falar que achou outros planetas é fácil dificil é provar,o mesmo se dar com a teoria do big bem não passa de teoria até hoje ninguem prova nada.só especulaçoes.quanto a existencia de Deus se vê em todos os lugares só não veem os cegos ateus que preferem acreditar em teorias e não experimentao o conhecer o Deus todo poderoso e eterno.
Big bem é o contrário do tiny mal?
small mal
Small
Você já experimentou? Tem gosto de quê?
Flávia , Deus criou o cientista e este busca entendimento sobre como isso aconteceu.
Assim como o Deus do mundo (a Igreja) que queria queimar Galileu na fogueira por falar que a nossa terra não era o centro do universo?
Esta explicação sua não é nem um pouco plausível. O que seria melhor para você, seria deixar a ciência de lado e pregar para suas ovelhas.