Cientistas descobrem uma megaterra

Salvador Nogueira

Astrônomos nos Estados Unidos acabam de anunciar a descoberta do primeiro membro de uma nova classe de planetas: as megaterras. O achado foi divulgado durante a reunião da AAS (Sociedade Astronômica Americana), que está rolando em Boston.

A megaterra Kepler-10c. Imensa, mas rochosa. Ao fundo, o vizinho Kepler-10b, ainda maior e quase colado à sua estrela.
Kepler-10c, a megaterra. Imensa, mas rochosa. Ao fundo, Kepler-10b, ainda maior e quase colado à estrela. (Crédito: CfA)

O planeta conhecido como Kepler-10c havia sido originalmente identificado em 2011, pelo satélite caçador de planetas americano Kepler. Mas só agora os astrônomos liderados por Xavier Dumusque, do Centro Harvard-Smithsoniano para Astrofísica, mediram sua massa, o que permitiu identificar sua natureza. Ele é rochoso, como a Terra, mas muito maior.

“Ficamos muito surpresos quando percebemos o que encontramos”, disse o pesquisador.

A surpresa é que, com um diâmetro cerca de 2,3 vezes maior que o da Terra, imaginava-se que ele fosse um mininetuno, ou seja, um planeta gasoso, mas menor que os que temos no nosso Sistema Solar. Contudo, ao descobrir que ele tem massa 17 vezes maior que a da Terra, os pesquisadores puderam calcular com precisão sua densidade. Isso por sua vez demonstrou que ele é rochoso, não gasoso.

Embora o Kepler-10c, que orbita uma estrela similar ao Sol (tipo G) dando uma volta a cada 45 dias, seja quente demais para abrigar vida, sua descoberta tem implicações importantes para a busca por outras biosferas no Universo. Ele basicamente assinala a possibilidade de que muitos mundos maiores que o nosso sejam similares em natureza à Terra e, portanto, possam ter condições adequadas para o florescimento de seres vivos.

Outra coisa interessante é que a estrela Kepler-10, localizada a 560 anos-luz da Terra na constelação do Dragão, é extremamente velha. Com idade estimada em 11 bilhões de anos, ela nasceu menos de 3 bilhões de anos após o Big Bang. Em suma, é a demonstração de que planetas capazes de abrigar vida já existiam desde aquela tenra idade do Universo. A Terra, para efeito de comparação, tem 4,6 bilhões de anos.

A medição de massa foi feita com o HARPS-N, espectrógrafo instalado em telescópio nas Ilhas Canárias que deve estar acompanhando muitos dos cerca de 900 planetas descobertos pelo Kepler para permitir a estimativa de sua densidade. Assim, a tendência é que o número de megaterras conhecidas comece a crescer nos próximos anos. Algumas delas possivelmente estarão na zona habitável de suas estrelas — a região do sistema em que a temperatura é adequada à manutenção de água em estado líquido na superfície do planeta.

O Mensageiro Sideral fica arrepiado a cada nova descoberta! Durante 400 anos, estivemos limitados a conhecer a história de um único sistema planetário. Agora, finalmente, podemos multiplicar isso por 100 bilhões — número mínimo estimado de estrelas na Via Láctea. Quantas histórias fascinantes não hão de ser contadas?

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook

Comentários

    1. Caros Amigos ,

      Digo a todos vocês , não vamos confundir Deus , Religiões e Ciência !
      Cada uma delas tem seu propósito , suas metas e razões para existir em nossa sociedade!
      Meu ponto de vista é que , negando Deus , tu estarás sendo arrogante .Ao mesmo tempo em que crer nas estórias que conta a Bíblia ,escrita pelos homens , é ingenuidade !
      Portanto , paciência , bom senso , não fazem mal nem para um lado , nem para outro!
      Vamos evoluir sem conflitos . Pois são os conflitos que nos fazem mal!
      Abraços a todos, AQLVARO

  1. Incrível a capacidade dos cientista de precisarem tamanho, massa, distância, idade daquilo que os outros não podem ver e comprovar, entretanto, são incapazes de precisar qualquer fenômeno que estar por ocorrer aqui na terra.

    1. Julia, os cientistas são capazes de prever muitos fenômenos similares aqui. Veja só. Sobre massa, são capazes de calcular precisamente a velocidade de um objeto em queda livre. Sobre distância, são capazes de medir precisamente quantos km separam uma cidade da outra, graças a satélites que viajam na velocidade precisa para se manter em órbita. A idade da Terra é medida com a soluta precisão, pelo menos fenômeno que permite compreender o envenenamento radioativo. Agora cite algum outro método de conhecimento capaz de prever ou calcular essas coisas?

  2. CRISTO PROMETEU VOLTAR E CUMPRIRA SUA PROMESSA : VOU PREPARAR-VOS LUGAR!ELE E O CRIADOR DO UNIVERSO PORTANTO VAMOS LA NADA DE INCREDULIDADE!

    1. 45 dias para orbitar uma estrela como o Sol é como ver a estrela 10x maior que a lua no céu da Terra. Uma bela visão para os megaterráqueos!

  3. salvador, compartilho de seu sentimento. certamente planetas bem mais velhos que a terra bilhoes de anos, podem ter desenvolvido vidas que poderão estar a milhões de mutações a frente, fantástico, cada dia fica mais fascinante.

  4. DEUS E SEU FILHO JESUS CRISTO MAIS O ESPIRITO SANTO CRIARAM O UNIVERSO E CRISTO ANTES DE SUBIR APOS A SUA RESSURREIÇAO DISSE VOU PREPARAR-VOS LUGAR E ELE NAO MENTE VOLTARA CONF. SUA PROMESSA

    1. Pq é mais fácil acreditar que viemos do barro do que existir vida fora da Terra? Enche o saco isso.

  5. Mais uma entre tantas especulações que ao longo das décadas os astrônomos insistem em chamar de “descoberta”, para depois acabarem desmentindo, alegando que se tratou de um engano. Ao longo dos meus 41 anos, já vi esse filme antes. E não foram poucas vezes.

    1. A tecnologia melhorou muito nestes últimos 41 anos, e como ainda não temos como viajar para outros planetas a probabilidade de erros é muito grande mesmo. Mas é melhor errar do que não divulgar a descoberta.

      1. “descoberta” não. Especulação. E mesmo com o avanço da tecnologia, ainda se divulga muita baboseira. Só de supostas calotas polares em Marte, já divulgaram e desmentiram umas 3 vezes. Sem contar o pobre do Plutão que era planeta e deixou de ser. A propósito, essas milhares de imagens lindas que são divulgadas, de planetas, galáxias, nebulosas, buracos negros, estrelas, etc, etc, etc, e que ficamos encantados com a beleza e que a maioria das pessoas pensa que são fotos, são apenas representações artísticas do que SERIAM aqueles borrões com baixíssima resolução de imagem, que de fato são fotografados. E se compararmos o que realmente foi fotografado com as representações artísticas, é de causar riso em qualquer um e pra pensarmos que quem fez as tais representações deveria ganhar um prêmio internacional de criatividade. Isso ninguém fala.

        1. O que exatamente divulgaram e desmentiram sobre as calotas de Marte? São conhecidas desde o século 19!

          1. Obrigado Salvador.Mais uma vez o problema da informação superficial.Nunca me disserm isto, nos cursos que fiz.
            E quem me esclareceu?Vocêr um jornalista especializado em Ciência.Mas nunca, um professor me esclareceu este ponto.

  6. Sugiro a todos lerem o livro: AS ERAS MAIS PRIMITIVAS DA TERRA de G.H. PEMBER e também o estudo vida de Gênesis de Witnes Lee. esclarecedor sobre esse ponto da Criação!

  7. Se o planeta tem massa 17 vezes maior que a terra a gravidade em sua superfície e a consequente pressão atmosférica muito maiores que as da terra, talvez mesmo que as de Júpiter, não seriam um fator complicador para o desenvolvimento de uma forma de vida semelhante à nossa?

  8. Prezado Salvador Nogueira.
    Parabéns pelo crescente nível de informação e correção de sua coluna.Muito bom mencionar o tipo espectral da estrela-mãe,qual seja,uma G.Mas ela não é tão velha assim, Salvador.Sim, porque abaixo delas ainda temos as K e as M.E um sistema binário do tipo M (Wolf 424) tem sete planetas ao redor dele.Um recebeu o nome de…Babel.
    Só que sugiro a você uma coisa.Tenha uma espécie de de “basicão” do “Mensageiro Sideral”,com temas de Astronomia, inclusive um tópico sobre a Sequência Principal, o Diagrama de Hertzpring Russell,etc.Assim as pessoas entenderão melhor e se evitarão divagações religiosas, se Adão e Eva existiram ou não,etc.E os enxertos “politicóides”,estes, os piores.
    Eu tenho uns desenhos magnifícos que sairam numa edição antiga da revista Science et Vie,sobre tipos de estrelas.Vocês aí da Folha poderiam fazer algo parecido.Em suma um “basição”, acessível por um link específico.
    As informações que o povão recebe sobre Astronomia são paupérrimas.Ficam numas bobagens em livros de 5ª série e só.Nem nas universidades, nos ciclos básicos, temos informações e conhecimentos adequados.
    Caso necessite contato, vamos nos falar, ou vamos nos falando.
    Então, às ordens.

    1. Tipo espectral indica a longevidade, mas não a idade. Temos M recém-nascidas e G muito velhas. Abraço!

      1. Obrigado Salvador.Mais uma vez o problema da informação superficial.Nunca me disserm isto, nos cursos que fiz.
        E quem me esclareceu?Vocêr um jornalista especializado em Ciência.Mas nunca, um professor me esclareceu este ponto.

  9. Olá, pessoal, vocês estão confusos quanto ao fato de irmos até este planeta. Não é impossível, uma vez que só podemos ir para outro planeta, mais evoluido ou menos evoluido que a Terra, depois que partirmos daqui, através do fenômeno da morte do corpo, pois o espírito (ou alma) é imortal. Então, dependendo do mérito que tivermos, de acordo com o bem que tivermos feito enquanto aqui na Terra, poderemos renascer em um planeta melhor ou de piores condições que este nosso.Mas, muitos de nós renascerão aqui na Terra mesmo pois, para este planeta primitivo serão levados aqueles que não souberam praticar o amor ao próximo. Na criação não existe nada inútil. Deus não criaria novos planetas apenas para enfeitar o Universo. Também, seria muita vaidade de nossa parte pensarmos que a Terra é o único planeta habitado.Como disse o internauta Elguajiro, ‘há muitas moradas na Casa de meu Pai”.
    Abrs.

    1. Há controvérsias.

      Você está supondo que a alma seja algum tipo de energia não sujeita às leis da teoria da relatividade e desta forma poderiam vagar por ai de planeta em planeta. Se elas forem algum tipo de energia, deverão estar sujeitas a estas leis e talvez reencarnar em outro planeta venha a ser um problema. Além do mais está supondo que estas almas estejam sob controle de alguma inteligência superior que as está julgando continuamente para depois decidir seus destinos. Não acho que o Universo dê tanta importância a cada um de nós. Portanto é melhor não esperarmos que a justiça divina resolva nossos problemas e trabalhar para que a justiça do homem seja melhorada e dê conta de resolver os problemas por aqui mesmo.

  10. Correto foi JESUS CRISTO, que afirmou: na casa de meu PAI há muitas moradas, o céu é o infinito que é DEUS.

    1. Ai pessoal. Eu sou agnóstico, mas vamos parar de provocar os religiosos e os religiosos parar de provocar os ateus. A discussão vai melhorar muito… Senão, a gente já parte para falar que o planeta maior é do Corinthians e depois fala que se fosse o PT governando o planeta o planeta ia a falência. E pronto, mistura religião, política e futebol no assunto e ninguém fala mais nada de bom.

      1. Personagem mitológico que textos de 3 religiões diferentes e totalmente opostas (cristianismo, judaísmo e islamismo), além de diversas outras descobertas, como documentos, inscrições em placas, etc, etc, etc, confirmam que tal pessoa (Jesus de Nazaré) realmente existiu, isso independente de crença religiosa, afirmações de ser ele ou não filho de Deus, descendente de ET’s ou apenas um lunático que achava que fazia milagres. Mas que existiu, hoje não há mais nenhuma dúvida disso, mas parece que hoje em dia os ateus, que antes se achavam sábios e acima da ignorância dos pobres “crentes”, estão bem desatualizados e desinformados, continuam repetindo os mesmos argumentos de décadas atrás quando realmente não havia dados que comprovassem a existência de Jesus. Faça o seguinte: Antes de comentar em uma página como esta e se expor ao ridículo de se demonstrar desinformado, pesquise um pouco, leia, estude. Estudar faz bem e não causa vexame.

        1. Onde estão as provas da existência de Jesus? Nunca vi ou li nada comprovando a existência, nunca sobe de nenhuma placa, ou transcrito com referencia ao reis dos judeus que tenha tido comprovação. Se souber, por favor, indique o site, publicação (que não sejam ligados a igrejas ou de teólogos). Que eu saiba, a única referência a Jesus é na bíblia.

          1. Meu vizinho de blog, Reinaldo José Lopes, fez uma série de cinco artigos interessantíssima sobre o tema. Recomendo: darwinedeus.blogfolha.uol.com.br

          2. Ler um pouco faz bem. Contagem a.C e d.C significa o que? Quer prova mais contundente que essa? Por acaso não seria melhor render-se?

          3. Prezado Eu, o comentarista estava questionando veracidades sobre a existência de Jesus. Se ele não as conhece, é por falta de conhecimento. Nós, cristãos, não somos ignorantes como as pessoas acham. Jesus viveu (é fato), morreu, ressuscitou e vive entre nós. É nisso que eu creio.
            A palavra de Deus diz que Ele está no meio de nós (eu, você e as pessoas que estão postando). Ainda que você e outras pessoas não creiam em Deus, Ele é misericordioso para amá-los. Conheci pessoas que acreditavam em gnomos, fadas, duendes e que até conversavam com as árvores. Por acaso eles são loucos? Claro que não! Loucura é você falar alguma coisa ou de alguma coisa para quem não crê. Tanto os cientistas podem ser loucos para os que não creem em ciência, quanto os religiosos para os que não creem em religião. Abraço.

          4. Nem li, mas o que ele quis dizer é que uma das ‘provas’ da existência do Jé é o calendário, como se só houvesse um calendário no mundo e ele fosse baseado no ac/dc.

            Apenas provei que isso que ele falou é um monte de bosta, pois o calendário chinês não tem ac/dc, e é usado até hoje.

            Ou seja, bullshit.

          5. E apenas complementando (agora eu li):

            Conheci pessoas que acreditavam em gnomos, fadas, duendes e que até conversavam com as árvores. Por acaso eles são loucos?

            CERTEZA. Esses aí beliscam azulejo e tentam morder a própria testa.

      2. Tenho pena dos ateus. São pessoas vazias. Têm que estudar todas as crenças, seitas e religiões para sustentar sua própria opinião que Deus nao existe. O diabo também conhece a bíblia de trás pra frente.

        1. Ah sim. E os crentelhos são preenchidos.. de bosta que botam na cabeça desde cedo, ao acreditar em um ser invisível que cria gente a partir do cocô barro.

          1. Prezado atEu, apenas reflita:”Todo aquele que se dedica ao estudo da ciência chega a convencer-se de que nas leis do Universo se manifesta um espírito sumamente superior ao do homem, perante o qual nós, com os nossos poderes limitados, devemos humilhar-nos”. (Albert Einstein). Tá bom pra você ou quer que eu desenhe?

          2. Humilhar-nos?? Corto e penduro se essa tradução estiver certa. Não conheço a frase, mas conheço um pouquinho o suposto autor.

          3. ” Fascinam-me alguns acontecimentos estranhos na astronomia atual… A evidência astronômica conduz ao ponto de vista bíblico da origem do mundo”. (Robert Jastrow – Diretor do Instituto para Estudos Espaciais da NASA). Certamente esse você também conhece, não é mesmo? Salvador, teve um comentarista aqui no Blog que deturpou duas passagens bíblicas do Antigo Testamento quando Deus fala o que não devemos comer. Ele (o comentarista) disse que no texto Deus cita o Morcego como ave, querendo assim, mostrar erro na palavra de Deus. Se ele reproduzisse o texto bíblico por completo não teria cometido tamanha idiotice. Mas não, preferiu tirar do contexto só pra chamar Deus e os Cristãos de burros. Por acaso você também acha que Deus não sabe o que são aves, mamíferos, vertebrados, invertebrados… ?. Penso que você, como condutor desse espaço, antes de publicar o citado comentário e ter respondido, deveria pelo menos verificar a fonte. Mas não, deixou-se induzir pelo erro e não foi sensato. Em um comentário anterior falei sobre a conversão de Darwin e você me pediu a referência. Só vale de um lado? Disse Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por Mim”. O resto é atalho, mentira e a morte. Abraço!

    2. Ainda que um tanto simplista seu raciocínio é de certo modo válido, à exceção de “Cristo falou”, mas essa discussão não cabe aqui.
      Se você acredita que Deus (não personificado, óbvio) é onipresente (está em tudo), onipotente (pode tudo) e onisciente (sabe tudo o que acontece) e é perfeito (como o Universo por si só, sem intervenção) naturalmente que Deus e o Universo são a mesma coisa.
      Tecnicamente (cientificamente) é um pouco mais complexo… Mas não deixa de ser uma premissa.

      1. Ricardo gostei das suas observações, penso da mesma forma e entendo as maravilhas do cosmo de uma forma mais completa, se é que existe definição completa para o universo e esse encontro do espiritual com o universo real é a constatação perfeita de que não conhecemos qualquer dos dois completamente, mas, que devemos continuar nesse exercício, posto que, esse é o melhor dos motivos para evoluirmos espiritual e cientificamente.

        1. Obrigado Márcio. Em “Mein Weltbild” Einstein fala sobre ciência e religião: “(…) Há um terceiro estado de experiência religiosa, que aparece em todas as classes, mas raras vezes se encontra em forma pura, tipo esse que eu apelido de experiência religiosa cósmica. É bem difícil explicar esse sentimento a alguém que dele não possua experiência alguma, sobretudo porque aqui acaba toda a concepção antropomorfa de Deus. (…) Do ponto de vista histórico, estamos inclinados a considerar ciência e religião irreconciliáveis (…). Por esta razão a ciência tem sido acusada de solapar a moralidade, acusação esta que é injusta. (…) A convicção da racionalidade do Universo e o anseio por compreender – mesmo como débil reflexo mental – essa racionalidade, é o que deve ter animado Kepler e Newton para levarem adiante, através dos anos, os seus solitários esforços, a fim se explicar os princípios da mecânica celeste. O que confere força a homens desta têmpora é o sentimento de religiosidade cósmica.” Naturalmente que escreveu isso há mais de 70 anos, mas os esforços de pesquisa e de reverberação deste material como do Salvador Nogueira (e toda paciência em explicar cada pergunta) é de muita, muita importância ao meu ver para que cada vez menos estes esforços sejam solitários.

    3. Pra quem acredita nessas coisas pode até ser. Mas o universo é apenas uma imensidão infinita compostas por elementos que deram origem ao homem. Nada mais.

  11. Eu fico arrepiado é de pensar em quanto tempo estão perdendo esse povo que fica estudando esses planetas que nunca, mas nuncaaaaaaaaaaaaaa o homem nem a versão 12 CILINDROS, TROCENTOS CAVALOS, LTZ, GT OU O CARAMBA À QUATRO DA INTERPRISE, com velocidade de banda multiplicada em umas…tá vai lá mil vezes conseguira chegar!!!Putaqopariu.

    1. Welson, como se a única razão para aprendermos sobre o Universo fosse chegar nos objetos nele contidos…

    2. Se considerar que há 6 mil anos a gente nem sabia o que era agricultura, acho que a humanidade está melhorando a cada dia e no caminho certo.

    3. Extremamente equivocada tua visão, afinal se nós nunca explorássemos o universo não saberíamos nada de nós mesmos e nem muito menos sobre ele. Sabemos muito pouco, ainda assim foi graças a este espirito de busca e de expedição ao desconhecido que nós as adquirimos, e temos auxilio hoje de muitas tecnologias que nunca tivemos no passado, tipo máquinas que voam, lentes que aproximam, imagens que podem ser fixadas (FOTOGRAFIA) entre muitas outras ferramentas que surgiram nos últimos duzentos anos graças ao espirito de pesquisa e busca que temos desenvolvido desde as cavernas! O resto é troglodita, e vc escolheu parece sr um!

    4. Procure saber sobre dobra espacial. É uma possibilidade de se locomover no espaço no futuro, quem sabe, temos que pesquisar.

    5. Pelo menos eles gastaram o tempo dele estudando….ao invés de gastar tempo com rolezinhos, BBB, novela, futebol, etc…

    6. Imagina se teu pensamento fosse colocado em pratica ainda estaríamos andando de carroça com rodas de pedra e morrendo com infecção porque o antibiótico não teria sido descoberto e com certeza nós não estaríamos desfrutando de um celular internet etc.. mas devemos respeitar as opinião.

    7. A ignorância é realmente um dom, poucos a possuem que nem você. Agradeça, irmão!

    8. Acontece, que existe vida inteligente em outras galáxias e planetas, seus veículos viajam por um outro processo de deslocamento, ou seja, utilizam as coordenadas dimensionais. O homem terreno ainda não evoluiu para compreender nem utilizar esse processo. Somente quando atingir seu grau de pureza, livrando-se das identificações materiais e egoísticas poderá trilhar esse conhecimento.

    9. Concordo plenamente, eu só leio pra da umas boas risadas da falta de visão ou melhor dizendo, da visão alem da imaginação da galera sideral rsrsrsrsrsr,

  12. Imagina um ser de um planeta com gravidade 17 vezes maior que a terra. Seria baixinho e troncudo, mais largo que alto. Aliás provavelmente nem seriam bípedes… a evolução privilegiaria designs que suportassem melhor todo este peso.

    1. Ter 17 vezes a massa da Terra nao significa q o planeta tem 17 vezes a gravidade da mesma.. qnt mais distante do nucleo, menor a gravidade.

      1. Massa aumenta exponencialmente em relação ao raio. Uma rápida pesquisa na Wikipedia revela que o planeta possui aproximadamente 3 vezes a gravidade terrestre.

  13. Deixa quem quiser acreditar em deus que acredite…é normal ter um amigo imaginário.

    1. Numa grande sociedade mundial onde 95% acreditam em vida eterna, uma sabedoria suprema e continuidade, sem contar muitas das provas deixadas pelo caminho, me parece que o equivocado é VOCE !!!

      1. Falácia Ad Populum.
        As massas das populações são ignorantes, uma minoria ínfima detém todos os conhecimentos avançados da humanidade.
        Dizer que se a maioria acredita em deus uma minoria está equivocada, é que nem dizer que se a maioria do povo gosta de funk, a minoria que não gosta não tem cultura ou formação musical. Ironicamente é o oposto que ocorre.
        Vá estudar.

      2. Que provas??? Biblia ???? É só um livro de contos, com alguns fatos históricos, distorcidos, para parecerem obras de um deus

    2. Eu sempre digo para os meus amigos que a história de maior sucesso da carochinha, é a de deus e o diabo, e para o Rodrigo eu só posso dizer que se existe um ser superior, ele não tem nenhum traço do que pinta ele, pois nos os habitantes desse mundo, corremos contra a mare, no jogo do salve-se quem puder, ou corre ou sofre.

    3. Li vários cometários aqui, claro que concordo em partes com alguns e discordo de outros, mais esse foi o pior de todos….se vc não acredita em Deus deveria respeita-Lo, tbm não acredito em muitas coisas, mais respeito, então respeite as pessoas, pq sua sabedoria tbm é “imaginaria” abraço!

  14. O QUE TEM HAVER EVA E ADÃO COM PLANETA? TUDO QUE ESTÁ NO ALCANCE DE ALGUM CIENTISTA, EM DESCOBERTA, É PERMITDO POR DEUS, POIS O HOMEM NÃO CRIA A INTELIGÊNCIA, MAS NASCE COM ELA.
    E CÂNCER? QUE NINGUÉM DESCOBRIU UM TRATAMENTO EM FASE AVANÇADA!!!! ACORDA BRASIL. KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    1. Ninguém descobriu o tratamento do câncer avançado AINDA. Mas podem descobrir no futuro. Há 100 anos atrás, ninguém sabia ao certo o que era o câncer, só sabiam que matava. Hoje, a maioria dos cânceres são curáveis se tratados no início. Imagina o que poderemos fazer daqui a 100 anos, ou mesmo 1000 anos.

    2. Prezado Amigo! O câncer nunca vai ser curado! É porque os da medicina alopática não querem fazer isso! Como ficariam os centros de tratamentos, as quimioterapias e tanta bugiganga mais?! O câncer tem cura e é possível reverter a situação cancerígena! Porém, como disse, não querem fazê-lo! Um médico alemão descobriu antes da 2ª guerra a causa do câncer e até foi Premio Nobel mas, acha mesmo que esse mundo que jaz no mal vai querer “tirar” o maldito “ganha pão” desses caras que “dependem” de fazer depender os coitados deles?! Nunca! Esquece! Mas vá lendo os blogs do Dr. Lair Ribeiro, Dr. Jacques Waisman e Dr. Victor Sorrentino e Vc e todos os interessados loguinho vão descobrir como curar ou deixar de ter o câncer! PAZ!

    3. Tudo que lhe resta de argumento é o câncer em fase avançada? Para mim os argumentos se multiplicam. Inúmeras doenças, que anos atrás eram sentença de morte, hoje são curáveis graças a ciência. E quanto seu argumento de que “o homem só descobre o que deus permite” digo: é um argumento dos mais covardes. Seria um enorme favor dedicarem seu precioso tempo para ler a bíblia, deixando as questões científicas para aqueles que acreditam na ciência. Caso, algum ente querido seja acometido por qualquer doença, pode levá-lo a um médico. Os hospitais estão abarrotados de gente que diz existir um ser com poder para operar milagres.São pessoas que vão rezando e orando… para as mãos de um bom médico! Que milagre é esse que depende do conhecimento humano acumulado durante milênios? São argumentos covarde sim! Se vem a cura, foi deus quem curou, se ela não vem, deus quis assim..ora, como disse anteriormente, não percam tempo com a ciência, entreguem-se a sua fé. Quando a coisa for séria, a ciência – dentro de suas limitações, as mesmas que dizem respeito aos seres humanos – estará aqui, pronta a lhes socorrer.

  15. Salvador,

    O que vou comentar não tem muito a ver com excelente matéria de hoje; porém, gostaria de saber se concorda ou discorda da premissa:

    Não existe vida inteligente, num grau de desenvolvimento tecnológico semelhante ou maior que o nosso, num raio de 35 anos-luz.

    A premissa parte do seguinte raciocínio:

    Há 70 anos emitimos ondas de rádios para o espaço.

    Ondas de rádio são eletromagnéticas; desse modo, viajam à velocidade da luz em todas as direções possíveis.

    Logo, num raio de 35 anos luz (tempo necessário para a detecção do sinal de rádio emitimos da Terra e retransmissão pela hipotética civilização tão ou mais desenvolvida que a nossa de volta a Terra) ainda não foi detectada.

    Num raio de 35 anos luz pode até existir vida; porém, num grau de desenvolvimento tecnológico inferior ao nosso.

    É válido o raciocínio, Salvador?

    1. Lúcio, difícil fazer conclusões tão assertivas. Primeiro porque a detecção dos nossos sinais de rádio involuntários (transmissão de TV, por exemplo) exige radiotelescópios vastamente mais poderosos que os nossos. E talvez civilizações mais avançadas tenham outras formas de comunicação interestelar que não envolvam radiotelescópios ou mesmo ondas eletromagnéticas. Resumo da ópera: sabe-se lá… 😛

        1. Interessante sua análise, Lúcio. Mas tb tem outra coisa que temos que levar em consideração. 70 anos é um período minúsculo em escala universal.
          Não temos uma civilização vizinha neste momento, mas quem sabe um milhão de anos atrás? Ou dois milhões?
          Nossa civilização existe há pouquíssimo tempo pra ter a pretensão de encontrar qualquer outra.

        2. Lúcio, talvez até existam recebam nossos sinais , mas não se interessem em se conectar, quem sabe…

        3. Rodrigo. Se a Terra tivesse recebido um sinal de rádio de um planeta situado a 35 anos luz, há 120 anos atrás, não haveria nada para captá-lo. Eles esperaram 35 anos anos para obter uma resposta, e nada. Então chegaram à conclusão que na Terra nãos há vida inteligente. Conclusão correta?

      1. Eu não abro a porta para estranhos e não acho que os E.Ts responderiam sem análise prévia do risco. acredito que a comunicação de rádio funciona para terráqueos e só. muito difícil saber se eles tem ouvidos, se tem olhos, se tem boca, podem se comunicar por telecinese, por exemplo. acho que as ondas de radiofrequencia podem ser como os papiros para nós, ou seja, arcaico em demasia, abraços

    2. Tem um “livrinho”, bem antigo que diz:

      NA CASA DO MEU PAI EXISTEM VARIAS MORADAS”

      Alguem duvida??

      1. gente ,as criaçoes de DEUS sao infinitas, planetas existem bilhoes ,veja qdo o ceu esta estrelado ,multiplique por hum bilhao ,essa e aquantidade de planetas ,nao precisa nem ser cientista vil. ABRAÇOS;

    3. Lúcio,

      Teve um comentário no blog do Salvador, a cerca de umas 3 semanas que trata deste assunto. De um professor da USP se não me engano. Na verdade a premissa é:

      1) existe civilização com tecnologia para viagens interestelares viáveis;

      2) estas civilizações estão se espalhando pelo universo;

      Partindo destas premissas é de se supor que seremos algum dia encontrados por estas civilizações. Como ainda não fomos encontrados a primeira conclusão é que tais civilizações não estão nos arredores, e 35 anos luz é nossa vizinhança astronômica. Se tem civilização inteligente neste raio, e se tem formas semelhantes à nossa de usar a energia e de se comunicar, não seríamos capaz de detectá-las em função de instrumentos. Se elas estão lá, talvez saibam de nossa existência mas se não vieram nos encontrar ainda não tem tecnologia para viagens interestelares. O pior é que podemos supor facilmente que existem civilizações por ai 1000 anos mais evoluídas que nós e assim mesmo ainda não fizeram contato.

      Conclusão:

      Se existem tais civilizações elas devem ser raras;

      Se existem certamente não estão na vizinhança;

      Devemos levar ainda um bom tempo para o contato e provavelmente ele será deles para nós e não nós para eles.

  16. Salvador, agora que eu criei coragem de postar um comentário, me tira uma dúvida, como utilizam os astronautas em órbita “canetas” ou usam somente lápis?.

    1. Que eu saiba, lápis. Qualquer hora pergunto pro Pontes e te confirmo… Hehehe

      1. Dizem que os cosmonautas soviéticos usavam lápis. Já os astronautas usavam canetas que escrevem mesmo sem gravidade, que a NASA desenvolveu.
        Várias coisas da NASA (ou de parceiros) viraram produtos. Eu lembro de canetas que escrevem de ponta-cabeça serem vendidas.
        A diferença entre a solução russa e a americana sempre foi usada como anedota da simplicidade dos soviéticos em resolver problemas.

    2. Eles desenvolveram uma caneta com tinta “pressurizada” que independe da gravidade.

        1. O senhor é jornalista de ciência, tem um blog sobre astronomia etc e nao sabia da existencia da Space Pen? Não é possível.

          1. Pois é, não sabia. Confesso que nunca me preocupei com a escrita no espaço. Shoot me. 🙂
            Mas foi boa a menção, para eu ir atrás. Americanos e russos usavam lápis. E a iniciativa privada desenvolveu a caneta sem grana da Nasa. Aí americanos e russos passaram a usá-la. Interessante.

          2. Eu também não sabia dessa história direito. Aprendi agora pouco, quando li a pergunta do rapaz. Lembrei da caneta e fui pesquisar quando ela tinha sido inventada. Eu conheci essa caneta Space Pen porque o meu pai tinha ganhado ela de presente. Já faz dez anos que ele morreu, então eu já a conhecia há algum tempo. Como já havia ouvido essa história dos americanos terem gastado milhoes numa caneta pra escrever no espaço e os russos usavam lapis, achava entao que eles, do governo, teriam gastado esse dinheiro nessa mesma caneta Space Pen. Descobri hoje então que passei anos acreditando numa historia errada… Foi muito valiosa a visita ao seu blog. Me desculpe se a minha pergunta pareceu arrogante. Eu a li novamente e achei ridicula. Voce foi muito honesto com sua resposta. Aprendi bastante. Valeu, bom trabalho!

  17. Olá Salvador. O “c” de Keppler 10c tem a ver com “3”, com o fato de ele ser o terceiro planeta do sistema em distância à estrela?
    Ou é só a ordem da descoberta?
    Seria mais um item nas semelhanças.

      1. Salvador, você está correto também acho que não há vida carnal além da nossa.
        Há anos vejo Cientistas se achando, mas deixo uma pequena palavra de um leigo no assunto e me pergunto também, se nascer um Bebê e um Macaco na mesma hora e estes derem as mãos e viverem juntos vão evoluir?
        Resposta: Nunca vi um Macaco virar um Ser Humano e nem um Ser Humano virar um Macaco e nunca ouvi falar que um ou outro evoluiu durante gerações, como se pode dizer desta evolução tão simples e que não evolui nunca e vejo somente políticos evoluindo suas contas fora de seus Países.
        Grato.
        Elvis

        1. Elvis, dar as mãos não produz evolução. Adaptação e seleção natural ao longo de muitas gerações, sim.

          1. Molecada tem assistido/jogado muito Pokémon. Acha que a evolução acontece como no desenho/jogo.

          2. Salvador, obrigado pela resposta concordo com você, mas esqueci de mencionar que os dois, o Bebê vai crescer e morrer +- aos 60,70 ou mais e o Chimpanzé (macaco) vai crescer e morrer -+ 60 anos ou mais, e o que quis dizer é que nunca ouvi ninguém ver essa transformação ou evolução, pois os dois vão morrer como vieram à terra.

  18. è mais facil acreditar em Noé, adão e eva, rsrsrrss;
    Salva faz uma materia falando das sucatas espaciais, afinal tudo que sobe , um dia vai descer pela gravidade !

    1. Na verdade os satélites não sobem, entram em órbita. E na gravidade zero, raramente descem. Gente que pensa em ditados e frases feitas, e de pouca compreensão ainda precisam de Adão, Eva e da Arca de Noé. Faça uma pra si e pense em singrar os mares, lendo nos próximos 500 anos…

      1. Rigorosamente falando, todo o lixo que está lá no alto (ou em órbita se preferir), um dia voltará para a Terra. As órbitas decaem em função do pequeno atrito com partículas da atmosfera, que não é nula mas muito rarefeita. Lixo posicionado em órbita baixa da ordem de 300km, voltam rapidamente a atmosfera e queimam.

      2. Só que há um erro na sua afirmação. Não há “gravidade zero” onde os satélites ficam. Se assim fosse eles sairiam voando espaço afora. E também a Lua gira em torno da Terra devido à influência gravitacional do nosso planeta.

      3. Sr. Salvador, acredita-se muito que o espaço se originou de uma grande explosão, mas até agora são apenas teorias e teorias, há mais de dois mil anos estava escrito na Bíblia que a Terra era redonda, enquanto que a ciência veio comprovar apenas depois de muito tempo.

        Porventura não sabeis? Porventura não ouvis, ou desde o princípio não se vos notificou, ou não atentastes para os fundamentos da terra?
        Ele é o que está assentado sobre o círculo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; é ele o que estende os céus como cortina, e os desenrola como tenda, para neles habitar;

        Isaías 40:21-22
        O profeta Isaías, teria vivido entre 765 AC e 681 a.C

        ( Se mesmo assim tiver duvidas da criação tem muita evidencia no livro de Jó a partir do capitulo 38 se caso quiser dá uma lida para tirar suas duvidas )

        Então cuidado para não subestimar o que está escrito naquele livro, ou subestimar as próprias pessoas que você fala que tem pouca compreensão. Essas pessoas não precisam de Adão e Eva. ou Arca de Noe, porque essa é uma verdade incondicional na vida delas e minha também. Não vou dizer que quem tem pouca compreensão é você, porque não gosto de subestimar as pessoas, mas ate agora a ciência não explica de onde vem os milagres que ocorre nos hospitais, nas ruas( viu o vídeo da criança sendo atropelada junto com a avó dele, me explica porque aquele carro não matou aquela criança sendo que as condições físicas e peso do veiculo esmagaria a cabeça da criança ), não explicou o que é um deja-vu, não explicou ainda o que é um sexto sentido, relação total cérebro e corpo e não explicou muita coisa que se eu fosse enumerar aqui seria bem exterso, é uma lacuna bem grande que a ciência não consegue explicar para esses que precisam de Adão e Eva e cia.

        1. O trecho descreve a Terra como um círculo (plana, portanto). Se chamasse de esfera, teria poupado muita idiotice na Idade Média.

  19. Imagino quantas descobertas tão importantes não foram feitas.. Porém estão ocultas de nós.

    1. Imaginação fértil…

      Mas ok, até acho que devem haver algumas descobertas ocultas realmente, mas cerca de um milhão a menos do que você imagina…

  20. bacana o Blog acompanho sempre, + a informação acima de um colega da distancia de Alpha Centauro não está errada, não seria 4,4 anos luz?, abraços a todos

    1. Alfa Centauri A e B ficam a 4,3 anos-luz. Proxima Centauri fica a 4,2 anos-luz.

      1. Já iria comentar mais você foi mais preciso, 4,500 anos luz esta errado, o correto seria em torno de 4,5 anos luz, o que levaria o mesmo tempo em anos para chegar la.

  21. Lembrei do planeta Mongo do filme Flash Gordon. Era tão enorme que tinha diferentes fases de evolução da flora, fauna.

  22. Pelo meu ponto de vista, vejo que esses novos planetas não pode ser chamado de terra,só por ter alguma semelhança com a terra,pelos estudos mostram que são totalmente diferentes seja em questão de tamanho, gravidade,temperatura entre outros.

  23. Salvador, uma estrela tão velhinha quanto a Kepler-10 já não estaria a ponto de ir pro vinagre? Você afirma no texto que ela é do tipo G, similar ao Sol; minha dúvida é: estrelas têm um “prazo de validade” para se tornarem gigantes vermelhas, por exemplo? Essa Kepler-10 já tá bem noninha, não?

  24. Prezados, alguém saberia me dizer sé possível empurrar um planeta para uma zona habitável?

    1. kkkkkkkkkk,é possível se você ter alguma máquina capaz de gerar a força necessária para que ela se desloque e não toque outro planeta ou alguma estrela,é possível, todas as coisas são possíveis para a física quântica.

    2. Teoricamente sim, com algum objeto próximo que através de sua propria gravidade interfira na rotação do planeta. Mas nem preciso dizer que algo que consiga interferir na gravidade de algo desse tamanho precisaria ser no mínimo no tamanho de um planeta pequeno. Ou seja, fazer isso artificialmente é possível, mas completamente impraticavel para uma sociedade com nosso nivel tecnologico.

    3. É só colocar um monte de religiosos orando e fazendo procissão ao lado do planeta até que ele se canse e mude de orbita para longe dos religiosos (ou que deus empurre..)

    4. Tudo é possível, se é possível projetar e calcular no mais, basta ter a tecnologia necessária.
      Há 30 anos atrás, enviar uma sonda terrestre à Marte era praticamente impossível, hoje já temos pelo menos 3 sondas robôs em solo marciano, e em 10 anos, provavelmente a primeira expedição humana ao planeta vermelho.

      1. Lembrando apenas que o programa Viking mandou duas sondas (landers) para a superfície de Marte em 1975.

        😉

  25. Sarvado, oce ispera inte qui o E-ELT i o Webb fica pronto, ai oce vai ve o que essis cientistas isperto vao discobri. Oce soh ispera…Eh inte capaiz di elis faz as analise ispectroscopica da atimosfera dos praneta e ve as existenca di componenti organico (o tar do carbono). Quem sabe si meu bisneto nao vai pode compra um sitio no praneta Webb45A ou no KOI3284. Ia se bacana, nao?

  26. Será que DEUS a causa primaria de todas as coisas, criou condições de vida somente na nossa maravilhosa TERRA? tenho certeza que existem outras formas de vida em outros mundos, adaptados ás suas condições

  27. E ainda tem pessoas que acreditam em Nóe, Eva e Adão……Universo é infinito…..Pobres fanaticos religiosos.

    1. SIM MEU CARO. E CONTINUO ACREDITANDO. ISSO QUE OS CIENTISTAS ESTÃO DESCOBRINDO JÁ ESTÁ NA BÍBLIA A CENTENAS DE SÉCULOS. COMO ALGUÉM PODERIA IMAGINAR QUE EVA ERA UM CLONE DE ADÃO, SENDO DELE TIRADA COMO A BÍBLIA FALA. E TANTAS OUTRAS COISAS QUE PROVA A EXISTENCIA DA CIENCIA DIVINA. PROCURE LER BÍBLIAS ANTIGAS (verdadeiramente antigas) E VC VERÁ QUE SÓ UM SER TÃO GRANDIOSO E MARAVILHOSO PODERIA CRIAR COISAS MARAVILHOSAS. ATENDE-SE, MEU CAMARADA ! NÃO FECHE OS OLHOS PRA REALIDADE QUE ESTÁ LÁ FORA. JÁ OUVIU FALAR DA MASSA ESCURA QUE OS CIENTISTAS TANTO FALAM. ESSA MASSA É O MUNDO ESPIRITUAL, DONDE REGEM NOSSO MUNDO MATERIAL: É A ANTIMATÉRIA.

      1. Pouco crível qualquer texto “sagrado” do Antigo Testamento… e centenas de séculos, mermão… tá ruim, hein?

      2. Jairo, materia escura e antimatéria são xoisa absolutamente diferentes. Não viaja na maionese….

      3. Jairo, cite aqui neste fórum em qual parte da bíblia fala-se da ordem dos planetas do nosso sistema solar, que foi desenvolvida por cientistas através de alguns anos, “E CONTINUO ACREDITANDO.
        ISSO QUE OS CIENTISTAS ESTÃO DESCOBRINDO JÁ ESTÁ NA BÍBLIA
        A CENTENAS DE SÉCULOS”
        não precisamos nos aprofundar, Deus sim para aterra e as pessoas que vivem na terra, para interpretar a mecânica do universo não cita Deus.

    2. SIM MEU CARO. E CONTINUO ACREDITANDO. ISSO QUE OS CIENTISTAS ESTÃO DESCOBRINDO JÁ ESTÁ NA BÍBLIA A CENTENAS DE SÉCULOS. COMO ALGUÉM PODERIA IMAGINAR QUE EVA ERA UM CLONE DE ADÃO, SENDO DELE TIRADA COMO A BÍBLIA FALA. E TANTAS OUTRAS COISAS QUE PROVA A EXISTENCIA DA CIENCIA DIVINA. PROCURE LER BÍBLIAS ANTIGAS (verdadeiramente antigas) E VC VERÁ QUE SÓ UM SER TÃO GRANDIOSO E MARAVILHOSO PODERIA CRIAR COISAS MARAVILHOSAS. ATENE-SE, MEU CAMARADA ! NÃO FECHE OS OLHOS PRA REALIDADE QUE ESTÁ LÁ FORA. JÁ OUVIU FALAR DA MASSA ESCURA QUE OS CIENTISTAS TANTO FALAM. ESSA MASSA É O MUNDO ESPIRITUAL, DONDE REGEM NOSSO MUNDO MATERIAL: É A ANTIMATÉRIA.

    3. Quanto mais os cientistas exploram o universo, mais eu acredito num Criador inteligente.

      1. A Vida :

        “É como jogar um Ferro Velho (todo) no Ar e ao cair, termos um Boing 747″.

        Pensem nisso ó Sábios!

        1. Não é bem essa a frase, mas o sentido depende do contexto. Eu explico bem explicado no meu livro novo. 😉

    4. Realmente existem fanáticos religiosos, estes são considerados dogmáticos ou psíquicos… Acreditam só porque alguém “maior” ou “mais proeminente” diz… Mas existem “outras Religiões” que fogem do misticismo e trabalham conjuntamente com: – Ciência e a Arte… Pesquisem… Batei e abri se vos a… As vezes vejo um “ateu” mais espiritualizado do que um “religioso”…

    5. Eu também não acredito, mas eles são felizes por acreditarem. Que fique assim.

    6. Deus é infinito o universo corresponde a um dos projetos do criador não precisa crer em adão e eva isto é questão de fé, basta crer no bom senso e no obvio!

      1. CRISTO PROMETEU VOLTAR E CUMPRIRA SUA PROMESSA : VOU PREPARAR-VOS LUGAR!ELE E O CRIADOR DO UNIVERSO PORTANTO VAMOS LA NADA DE INCREDULIDADE!

        1. Ele está vindo, mas está parado em um congestionamento na Marginal. E carro está sendo dirigido pelo Monstro do Espaguete Voador!

    7. É uma pena que ainda tenham pessoas que não acreditam na grandeza de Deus… Pobres ateus, não sabem de onde vieram e nem pra onde irão… Tristes vidas!!!

      1. Mas…e Deus veio de onde? E de onde veio de onde veio Deus? E de onde…? Resumindo…você tb não sabe de onde veio!

        1. Deus surgiu dele mesmo através dele tudo que existe veio a existir, inclusive você!
          respeito sua opinião e sua frustração! abraço

      2. Eu sei de onde vim, do útero da minha mãe e sei para onde vou, pro cemitério… E você sabe mesmo para onde vai? Então o que está esperando, vai logo, não fica fazendo onda aqui, vai acabar perdendo o lugar

      1. Já conheci uns Noés, alguns Adãos e algumas Evas, eles existem sim, estão no meio de nós. E não espalha, mas Jesus já trabalhou em casa, assenta um tijolo como ninguém

    8. Disse Deus: “Haja luminares no firmamento do céu para separar o dia da noite. Sirvam eles de sinais para marcar estações, dias e anos,
      e sirvam de luminares no firmamento do céu para iluminar a terra”. E assim foi.

      Gênesis 1:14-15

      Respeita a crença de cada um.

    9. é melhor vc rever seus conceitos, não vou aqui debater religiao com vc, pois se vc quiser se inteirar melhor a literatura é vasta. Saia do seu mundinho…..Que Deus te abençoe.

    10. Van Carlos.Noé ,Eva e Adão não são essas estorinhas que vc ouviu não!!
      Dá uma lida nos Envangelhos Apocrifos de Enoque e Melquisedec para vc começara pensar..

    11. “quente demais para abrigar vida” !

      Comece deste ponto. Ó Sábio !

      Fé não se explica pela Ciência (e vice versa).

      Você pode controlar (ou explicar) sua concepção biológica ? Não sabes nem de onde veio, e nem para onde vais.

      “É como jogar um Ferro Velho (todo) no Ar e ao cair, termos um Boing 747”.

      Pense nisso Ó Sábio!

      1. “quente demais para abrigar vida”

        Roger, temos formas de vida vivendo ao redor de vulcões em temperaturas extremas.

        Talvez seja um planeta convidativo para essa espécie. 😉

        Abraxxxx..

    12. Fico pensando como alguém que se diz crente da ciência, pode ser tão intransigente a ponto de NÃO respeitar opniões contraditórias. Se é justamente o contraditório que nos faz crescer. Talvez este NÃO tenha crecido ainda. Vamos respeitar as diferentes linhas de pensamento. Se você Não concorda com o pensamento criacionista, parabens para você, MAS isso NÃO te dá o direito de menosprezar ou enchovalhar os pontos de vista divergentes do seu. A verdadeira ciência NÃO fecha o leque para NADA, acorda ditador.

    13. haha…falou tudo. Devem sonhar quem tem alguem com massinha brincando de fazer planetas.

    14. Prefiro acreditar em noé, adão e eva
      do que 560 anos – luz
      você já fez esta conta?
      na verdade tudo isto passa de um chute!!!!!!!!!!
      e a idade da terra 4,6 bilhões anos
      não acredito nem um milimetro!!!!
      e outra não sou fanático!!!

      1. Mas é um pouquinho mal informado. O 4,6 bilhões de anos é uma idade bem determinada, segundo critérios de datação muito sólidos. O 560 anos-luz já é menos firme, mas não muito maior que 50 anos-luz pra cá ou pra lá.

  28. É uma pena que estão demorando tanto para encontrar vida fora da terra. O legal é que se abre uma nova porta para descobertas e altera alguns conceitos nessa ciência.

    Abraços

    1. VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM ANTI-MATÉRIA? É O MUNDO ESPIRITUAL QUE ESTÁ NA BÍBLIA. NA LINGUAGEM ANTIGA ELES NÃO TINHAM COMO ENTENDER OS MISTÉRIOS DO SENHOR CRIADOR. HJ A CIENCIA CRESCEU, O ENTENDIMENTO HUMANO JÁ PODE ARRANHAR OS SEGREDOS DE DEUS. LEIA A BÍBLIA E NÃO SE SURPREENDA SE VC VIRAR CRISTÃO!

      1. A anti-matéria é o mundo espiritual.
        Pensei em rir, depois em lamentar, depois em criticar, depois em explicar… mas depois de respirar fundo, minha idéia final é simplesmente repetir de novo a frase:
        A anti-matéria é o mundo espiritual.
        uff

      2. então deus é anti-matéria??? tomara que ele não “toque” o seu coração……

  29. Prezado Salvador.
    O que nos desalenta é a impossibilidade de ir até lá. A estrela mais próxima de nós é a Alpha Centauri, que fica a uns 4.500 anos-luz de distância, ou seja para irmos lá na velocidade da luz levaríamos uns 4.500 anos também, só de ida. A não ser que seja descoberto ou inventado um portal estelar, como no filme Stargate, podemos esperar sentados, por que de pé vai ficar cansativo. Abração!

    1. O nobre comentafarista está enganado, a distância à alfa do centauro é de apenas 4,5 anos luz. De qualquer forma uma distância impossível (hoje) de viajarmos.

    2. Caro Fábio,

      A distância é grande, mas menor do que você cita.
      São pouco mais de 4 anos-luz de distância. Mas mesmo assim é uma distância intransponível para nossos padrões.
      Acho que a mais veloz nave existente levaria em torno de 80.000 anos para chegar lá.

    3. Há um pequeno engano na sua postagem, a distancia referida é de 4,5 anos luz ao invés de 4.500.

    4. Caro Fábio, a distância até alpha centauri é pouco mais que 4 anos luz, não 4.500.

    5. O analfabeto! Este novo planeta esta a 560 anos luz da do planeta Terra, vai aprender a ler pelo menos sabichão.

    6. Não não, em inglês “ponto” é virgula e “vírgula” é ponto. Proxima Centauri está a “apenas” 4,5 anos luz de distância, não 4 mil anos luz de distância.
      Mesmo assim com as tecnologias de propulção atual levaria-se no mínimo 200 anos para uma sonda alcançar lá já que chegar próximo da velocidade da luz é algo muito difícil.

    7. Alfa Centauri esta a 4 anos luz e não 4000, se inventassem algo que viajasse próximo a velocidade da luz a viagem para aqueles dentro dessa nave não seria de 4 anos mas muito menos, para quem esta na Terra seriam 8 anos não é tanto tempo para esperar os viajantes que partiram na nave.

    8. TEMOS SIM CIÊNCIA PRA VIAJAR ESSAS DISTÂNCIAS. UM APÓSTOLO DE JESUS, FELIPE, VIAJOU A UMA ENORME VELOCIDADE.”E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.
      E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou.
      E, quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, e não o viu mais o eunuco; e, jubiloso, continuou o seu caminho.
      E Filipe se achou em Azoto e, indo passando, anunciava o evangelho em todas as cidades, até que chegou a Cesaréia.

      Atos 8:37-40″

    9. Não Fabio, Alpha Centeuri está a 4,4 anos luz, ou seja demora ++ 53 meses pra chegar lá a velocidade da luz. 😀

  30. Muito bom, esse tipo de notícia é muito legal! Imagem as possibilidades nesses bilhões de possíveis sistemas planetários…

    E parabéns pelo site, acompanho há tempos, mas nunca havia comentado nada por aqui!

    1. Se for partir do seu raciocínio, não faremos mais nada na vida: não temos o direito de nos divertirmos porque tem gente passando fome. Não podemos comprar um carro porque tem gente passando fome. As várias indústrias não podem evoluir porque tem gente passando fome. Novas descobertas científicas terão que ficar para depois porque tem gente passando fome. Vai ser ignorante assim em outra galáxia.

  31. Se um ser desse planeta viesse a terra ele seria o Superman! kkkkk

    Que maravilhosa descoberta, isso apenas dentro do nosso “território”, fico imaginando nos outros bilhões de galáxias existentes….foge da minha compreensão!!

  32. Grande Salvador!

    Gostei, mas quem sabe não existam outras formas de vida que suportem a temperatura e agravidade, será que chega a ser um Vênus de 400 a 500 graus C positivos na superfície?

    Valeu

    1. A gravidade não é problema. A temperatura já é mais complicado… Teria de ser outra química biológica, radicalmente diferente.

    2. Oia cumpadi Marco. O seu comentario faiz ate qui sintido, purque se essi praneta ta tao proximo da istrela, provavermente ele esta em rotacao sincronizada com a istrela o que os gringu chama de tide locked. Ai poderia inte di te umas regiao do praneta com umas temperatura mai amena e quem sabe inte te vida.

  33. Será que o Clark Kent veio de lá? Aqui ele daria saltos enormes… como o Superman.

    1. Engraçado que nas primeiras estórias o Superhomem realmente só saltava (como o hulk), de repente mudaram e ele podia voar. Para os saltos tinha explicação, agora qual a explicação para ele voar ? Ele voa porque ele voa 🙂

  34. Que chato! Se eu for para lá, assim que chegar, estarei pesando mais de 200 quilos. Prefiro um planeta com força gravitacional menor.

  35. ESTOU ACHANDO QUE AS GRANDES POTÊNCIAS MUNDIAS ESTÃO PROCURANDO OUTRO PLANETA PARA VIVER

    PORQUE O NOSSO , INFELIZMENTE JÁ PRATICAMENTE MORTO

    DEUS NOS AJUDE !!!!!!

    1. A matéria diz que a terra tem 4,5 bilhões de anos. E está aqui mais viva do que nunca. A terra não vai morrer tão cedo. Já nos…espera mais um pouquinho só….kkkk

    2. Como não tenho meios de sair desse planeta, vou preservá-lo.
      Semana do meio ambiente deve ser levada a sério o ano inteiro, não somente de 03 a 07 de Julho.

      Plantem árvores!

      1. 45 dias é o tempo que ele leva para dar uma volta em torno do sol, não do dia. Presta atenção no que lê

        1. Estando tão próximo da estrela é bem provável que ele esteja em uma rotação síncrona. Como nossa lua, o planeta sempre fica com a mesma face voltada para a estrela e portanto não há dia solar mas o dia sideral, isto é, com relação às estrelas, teria duração igual ao período de translação que é de 45 dias, segundo a matéria.

          1. É bem possível. Dependendo da excentricidade poderia rolar uma trava gravitacional diferente, tipo 2:1 ou 3:2 (como Mercúrio), mas pela proximidade apostaria em 1:1 mesmo.

  36. Oi Salvador, eu sou leitor assíduo do seu blog e assim como você eu fico cada dia mais arrepiado pelas descobertas futuras.

    Uma curiosidade: Se o diâmetro do planeta é 2,3 vezes e se pudessemos ficar em sua superfície; a visão da linha do horizonte seria mais “longe” comparado com a da Terra?

    1. Sei não, Amadeu. Pensando só em geometria sim. Mas aí tem que ver o efeito da atmosfera…

      1. A nossa visão de horizonte está diretamente ligada à nossa capacidade de enxergar, a geometria ou a massa presente, nada mais é do que um simples detalhe.

    2. É uma questão de geometria mesmo. Quando estamos no mar, o horizonte é dado pela altura de observação e pela curvatura da Terra. Se você colocar seu olho exatamente no nível do mar a distância para o horizonte é zero. Se observar a uns 3m da superfície seu horizonte seria de aproximadamente 6km. De 20m de altura o horizonte já seria de 16 km aproximadamente. Para este planeta o horizonte estaria a 9,3km para observação a 3m de altura e 24,1km para observação a 20m de altura.

  37. Como é calculada a estimativa mínima de 100 bilhões de estrelas na Via Láctea? E de planetas? Não ficou clara a estatística para a existência de possíveis planetas. Abs.

    1. Ricardo, as estimativas para o número de estrelas da Via Láctea vão de 100 a 400 bilhões. Mas elas ficam melhores quanto maiores nossos censos estelares. O que o satélite Gaia vai fazer deve fechar bem esse número. Praticamente todas as estrelas nascem com a possibilidade de ter planetas. Em alguns a gravidade vai desestabilizá-los, noutros a presença de estrelas muito próximas vai atrapalhar. Cerca de 20% terão sistemas multiplanetários, como o nosso.

  38. “O Mensageiro Sideral fica arrepiado a cada nova descoberta!” Acho que as primeiras imagens fornecidas pelo Hubble já fizeram que eu ficasse arrepiado, exemplo a nuvem Cabeça de Cavalo ou os Pilares da Criação e é lógico as que vieram depois. Acho que a chance de ver e contemplar as imagens nestas poucas décadas excede a tudo que a humanidade vinha observando desde que Lucy desceu das árvores. Pelo progresso das ciências gostaria de estar nascendo agora.

  39. Sem contar que: Se a estrela é semelhante ao sol e já beira os 11bilhões de anos, é muito provável que em um pedaço dessa história Kleper 10-c tenha tido condições para água em seu meio ambiente.
    Acredito que Atmosfera de longe seria um problema neste caso, confere mensageiro?

    1. Que tipo de problema? Atmosfera, a rigor, é pré-requisito para água líquida!

      1. Salvador.

        Dentro dos estudos e teorias feitas, o que se pode dizer antes do Big Bang?

        Acho interessante esta teoria, mas de onde veio toda esta matéria e as forças que promoveram o fenômeno do Big Bang?

        1. Nada se pode dizer de antes do Big Bang. Há modelos, mas até agora nenhuma evidência observacional que permita discriminar entre eles.

  40. Nosso Salvador, sendo 2,3 vezes o tamanho da Terra, como seria a força da gravidade?

    1. Ricardo, posso estar enganado, mas computando o quadrado da distância para o diâmetro (2,3 vezes o da Terra) em contraposição à massa (17 vezes o da Terra), a gravidade na superfície seria 3,2 vezes mais intensa que na Terra. Não seria saudável para nós, mas certamente não é algo que inviabilize para quem evoluiu sob essas circunstâncias… 😉

      1. Correto.
        Tendo massa 17 vezes maior e sendo rochoso, ou seja, deve ter uma densidade parecida com a nossa, a atração gravitacional será proporcional à massa e inversamente proporcional ao quadrado da distância ao centro do planeta. Ou seja, pesaríamos lá 17 / 2,3 ao quadrado = 3,2 x o que pesamos aqui. Seríamos todos gordos….

        1. Na verdade a densidade não importa no cálculo já que a massa foi declarada.

        1. Com gravidade maior, é de se esperar que tenha um atmosfera maior que a da Terra e consequentemente, maior densidade na superfície, se considerar que a composição seja similar à nossa, é de esperar uma pressão maior também, com uma gravidade maior e uma atmosfera mais “pesada” sobre a gente, é bem provável que seriámos esmagados. se tentássemos ficar na superfície sem proteção.

      2. Rsrsrs talvez desse para andar por lá com um escafandro cheio d’água montado num exoesqueleto!

    1. Rapaz, postado 30 segundos atrás! Você está dando reload, é? 😛
      A expressão “mega-Earth” foi usada pelo próprio pessoal do CfA, então acho que nem do outro lado do Atlântico vão achar que está errado desta vez…

    2. Essas definições planetárias são confusões demais. Até hoje estão discutindo naquele site se o astro MOA-2011-BLG-262 é um planeta errante gigante ou uma Sub Anã Castanha. 🙂

      “Minimo de 100 bilhões de estrelas”, acho que ve muita definição por ai.

Comments are closed.