Cientistas descobrem uma megaterra

Salvador Nogueira

Astrônomos nos Estados Unidos acabam de anunciar a descoberta do primeiro membro de uma nova classe de planetas: as megaterras. O achado foi divulgado durante a reunião da AAS (Sociedade Astronômica Americana), que está rolando em Boston.

A megaterra Kepler-10c. Imensa, mas rochosa. Ao fundo, o vizinho Kepler-10b, ainda maior e quase colado à sua estrela.
Kepler-10c, a megaterra. Imensa, mas rochosa. Ao fundo, Kepler-10b, ainda maior e quase colado à estrela. (Crédito: CfA)

O planeta conhecido como Kepler-10c havia sido originalmente identificado em 2011, pelo satélite caçador de planetas americano Kepler. Mas só agora os astrônomos liderados por Xavier Dumusque, do Centro Harvard-Smithsoniano para Astrofísica, mediram sua massa, o que permitiu identificar sua natureza. Ele é rochoso, como a Terra, mas muito maior.

“Ficamos muito surpresos quando percebemos o que encontramos”, disse o pesquisador.

A surpresa é que, com um diâmetro cerca de 2,3 vezes maior que o da Terra, imaginava-se que ele fosse um mininetuno, ou seja, um planeta gasoso, mas menor que os que temos no nosso Sistema Solar. Contudo, ao descobrir que ele tem massa 17 vezes maior que a da Terra, os pesquisadores puderam calcular com precisão sua densidade. Isso por sua vez demonstrou que ele é rochoso, não gasoso.

Embora o Kepler-10c, que orbita uma estrela similar ao Sol (tipo G) dando uma volta a cada 45 dias, seja quente demais para abrigar vida, sua descoberta tem implicações importantes para a busca por outras biosferas no Universo. Ele basicamente assinala a possibilidade de que muitos mundos maiores que o nosso sejam similares em natureza à Terra e, portanto, possam ter condições adequadas para o florescimento de seres vivos.

Outra coisa interessante é que a estrela Kepler-10, localizada a 560 anos-luz da Terra na constelação do Dragão, é extremamente velha. Com idade estimada em 11 bilhões de anos, ela nasceu menos de 3 bilhões de anos após o Big Bang. Em suma, é a demonstração de que planetas capazes de abrigar vida já existiam desde aquela tenra idade do Universo. A Terra, para efeito de comparação, tem 4,6 bilhões de anos.

A medição de massa foi feita com o HARPS-N, espectrógrafo instalado em telescópio nas Ilhas Canárias que deve estar acompanhando muitos dos cerca de 900 planetas descobertos pelo Kepler para permitir a estimativa de sua densidade. Assim, a tendência é que o número de megaterras conhecidas comece a crescer nos próximos anos. Algumas delas possivelmente estarão na zona habitável de suas estrelas — a região do sistema em que a temperatura é adequada à manutenção de água em estado líquido na superfície do planeta.

O Mensageiro Sideral fica arrepiado a cada nova descoberta! Durante 400 anos, estivemos limitados a conhecer a história de um único sistema planetário. Agora, finalmente, podemos multiplicar isso por 100 bilhões — número mínimo estimado de estrelas na Via Láctea. Quantas histórias fascinantes não hão de ser contadas?

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook

Comentários

  1. Ciência e Religiões a parte, vejo que todo esse esforço de encontrar outro planeta habitável é como ponte ligando dois lugares. O investimento somos nós que arcamos e mal sabemos disso. Todavia, jamais conheceremos o lado de lá. Pois vos digo: quem constrói o edifício não mora lá; quem constrói a ponte não conhece o lado de lá.

  2. Parabens pelo trabalho nesse blog, Salvador. Excelente conteudo, com texto elaborado e muita paciencia com os debiloides que eu nao sei o que vem fazer por aqui!

  3. Sou leigo no assunto, mas se alguém puder me explicar, eu agradeço. Com tantas coisas que se descobrem, porquê continuamos com esse pensamento restrito de que com temperatura muito alta e/ou sem água, não existe vida? Não existe o NOSSO tipo de vida. Mas não podem haver OUTROS tipos de vida que não dependam de água?

    1. Felipe, o lance é o seguinte: ainda não descobrimos nenhuma alternativa bioquímica mais rica que compostos de carbono usando água como solvente. Talvez a vida possa surgir em outras formas, mas essa é sem dúvida a versão mais versátil, que usa os elementos mais abundantes no Universo. E, ao menos até onde sabemos, a única comprovadamente possível.

      1. É como disse o cara do “Parque dos Dinossauros”: A vida sempre encontra um jeito!

  4. Desde a minha tenra idade eu tenho a plena convicção de que não estamos sozinhos no Universo! Sempre alimentei a ideia de que o Universo está repleto de vidas inteligentes. Quando estou em minha cama e às vezes eu acorde de madrugada e me levanto para olhar para as estrelas e em cada uma eu vejo
    a possibilidade de haver vida em muitas delas. Quando estou dormindo, muitas vezes eu sonho com criaturas que possivelmente habitam muitos planetas que os nossos olhos carnais não conseguem enxergar. Graças aos engenhos inventados pelo homem, nos podemos contemplar, mesmo que uma pequena parcela do que há no espaço sideral. Que maravilha! Mesmo que os homens não consigam provar, o importante é que realmente não estamos sozinhos!

    1. Belo comentário, concordo com você!
      As chances de existir vida la fora podem ser ínfimas, mas o Universo é TÃO VASTO que quando multiplicamos temos 99,9999999…% de chance… seria uma anomalia matemática não existir vida inteligente la fora.

  5. Li em família e minha esotérica em casa me diz: Não seria muita pretensão nossa sermos exclusivos? E cantou…O seu moço do disco voador me leve com vc pra onde vc for!
    Quando o segundo sol chegar..para realinhar as órbitas do planeta….que venham novos mundos…

    1. Isto é mais um sinal do fim!
      O homem cria uma expectativa para fugir da ira divina, Mais infelizmente pra uns e felizmente pra outros, já está determinado.
      Todos os homens deveria se empenhar para entender sobre amar o próximo, é ai que está sua salvação e se manter a espécie.
      ATENÇÃO: Está chegando a hora de prestar conta!!

      1. alberto, esta tua ira divina vai cair sobre você! e está na hora de você prestar conta. prestar conta de não pensar, de ver e não enxergar, de ouvir e não entender e de desejar o mal para os outros. teu Mestre disse que quem com a espada fere, com a espada será ferido. AGUARDE QUE A IRA DIVINA TE ESPERA. enquanto isso, eu vou pegar uma prais.

    2. Para cada resposta surge uma nova pergunta.
      Uma de nossas fraquezas e’ querer explicar tudo.
      Creiamos em algo ou nossa vida será resumida em tentar explicar o inexplicável.
      Usemos nosso pouco dinheiro para viver em paz e com saúde aqui na terra.
      Amem uns aos outros, utlizem o tempo que temos para fazer o bem.

  6. Por que a necessidade de investigar coisas que só serão respondidas quando você estiver morto? Aproveite sua vida. Pode não ser, mas pode ser tudo que há!!!!

    1. Nana, eu tenho filho, e espero que ele tenha filhos. Sou grato pelo conhecimento legado por nossos antepassados e espero entregar o bastão um pouquinho mais adiante, nessa incrível aventura que não é minha, nem de ninguém, mas de toda a humanidade.

      1. Para cada resposta encontrada surge uma nova pergunta. Creiamos em algo ou nossa existência será sempre uma pergunta sem resposta.
        Não percam tempo em explicar o que e inexplicável. Rendam-se, no’s não podemos explicar tudo.
        Gastem o pouco de dinheiro que temos para vivermos mais felizes aqui onde vivemos.
        Sejamos felizes, vivamos em paz e com saúde.

        1. Típico pensamento imediatista imbecil.

          Se mate (os Salva pira!), e libere o espaço útil que você ocupa na Terra com sua existência sem sentido.

          Obrigado.

    1. ….E que ele seja louvado desde os confins do universo até a minha residência no final de linha KM 17, Itapuã, Salvador-Ba; desde já e para todo sempre AMÉM.

    2. ana cristina, ana cristina.
      Você não leu o artigo? Estes corpos celestes existem de 4 a 11 bilhões de anos. O céu e Terra que tu falas TEM 6.000 ANOS. Isto significa que o teu Criador é tatataraneto do tatataraneto do Criador do Kepler-10c. Não leste a Bíblia? Não sabes fazer conta ou não sabes pensar? Ou queres esconder o sol com a peneira?

  7. Salvador, existe algum “limite biológico” para que planetas rochosos maiores que a Terra sejam capazes de abrigar vida parecida com a que conhecemos? Seria possível existir um ser parecido com mamíferos, répteis ou aves em um planeta com onde a força da gravidade fosse muito maior que na Terra? Nesse Kepler 10-c seria uma 13 vezes mais, certo?

    1. 3,2 vezes mais. Difícil especular sobre as soluções evolutivas implementadas num mundo desses. Acredito que seria possível o desenvolvimento de criaturas terrestres, possivelmente menores e mais atarracadas que as da Terra. Sobre seres voadores, sou mais cético. Mas vai saber…

      1. Salvador, muito obrigado pela resposta e parabéns pelo seu trabalho. Faz muito tempo que não faço esse tipo de conta, mas foi assim que eu estimei que a FgravKepler = 13*Fgrav Terra:

        Fgrav_Kepler = G* (17*M_Terra*m)/(2,3/2)²*r_Terra
        Fgrav_Kepler = (17/1,3225)* G*(M_Terra.m)/r_Terra
        Fgrav_Kepler = 12,85 * Fgrav_Terra
        A rotação de um grande e massivo planeta rochoso também seria significativa, não?

  8. INTERESSANTE É CALCULAREM MASSA E SABER QUE É ROCHOSO A ESTA DISTÂNCIA…
    ME ARREPIA ESSA CIÊNCIA MENTIROSA E CÍNICA, QUE NADA SABE, MAS SE CONSIDERA ACIMA DE TODOS.

    1. É que dá pra calcular a massa com facilidade a partir de uma teoria nada controversa, chamada de gravitação universal. Mas, claro, melhor perpetuar o obscurantismo de que “é só mais uma teoria”.

    2. siqueira, mentiroso e cínico é você, que vem aqui espalhar a tua burrice. se não sabes, pergunte. sempre haverá um mestre disposto a ajudar. E SEMPRE HAVERÁ UM BURRO DISPOSTO A ZURRAR – COMO TU.

  9. Com todo o respeito.
    Quem nunca acreditou que existe vida em outros planetas? Incrível como a mente do ser humano é fechada.
    Não manjo nada disso, mas…
    “Embora o Kepler-10c, que orbita uma estrela similar ao Sol (tipo G) dando uma volta a cada 45 dias, seja quente demais para abrigar vida…”
    … Vida humana. Da mesma forma que, aqui na terra, uma célula evoluiu e se adaptou ao ambiente. O que impediria uma célula se adaptar ao planeta Kepler-10c?
    Na minha opinião, existem coisas lá fora que ainda não somos capazes de se quer imaginar o que são, mesmo para os maiores cientistas do mundo.

    1. Quem diz não acreditar em vida fora da terra,por motivos de crença!
      Não deve ter conhecimento da Bíblia,pois ela nos ensina que *Deus criou os mundos*
      e que nós devemos ser ilustre ao universo!
      então tira qualquer dúvida de crença religiosa,sobre outras vidas!.

    2. Sem duvida há muita vida lá fora e não importa quantas descobertas teremos que fazer para encontra-las, tão pouco quanto exercício a ciência deve empreender para tanto, o importante é que por lógica, estatística ou por espiritualidade esse dia chegará.

  10. Caro Salvador…

    Como sempre, ótimo post. Mas faz muita falta o Eu, o seu superego — só um comentariozinho lá no início…

    Sem ele, isso aqui desanda numa pregação em caps lock que… sucks!

    Pelo amor do Monstro do Espaguete Voador!

      1. Tô aqui. Não costumo acessar aqui à noite, tenho vida social e tals.

        Mas já tô tirando o atraso. Só que desta vez resolvi ser mais seletivo, tem tanta merda aqui que se eu for responder a todos, perderei o resto da minha vida.

        De qualquer forma, obrigado pela lembrança.

        Amo todos vocês (exceto os religiostras).

        Abraços

  11. É mesmo incrível! E para 100 bilhões de sóis da Via Láctea, certamente que existirão pelo menos uns 900 bilhões de planetas. Ora, se 5% deles forem rochosas, teremos 45 milhões de planetas pululando só no grupo estelar da Via Láctea. Pode-se inferir, disso, que planetas habitáveis (rochosos), e em temperaturas que mantenham água doce e salgada estável, podem-se contar no mínimo em 1% dos 45 milhões citados. Ou seja: algo em torno de 450 mil planetas com características terráqueas! Dá para acreditar que estamos sós? Jamais!

    1. Tudo que é absolutamente único parece estatisticamente replicável. Pense nisso.

  12. Calem-se os ateístas! É óbvio que as leis do universo, inclusive as astronômicas, estão em harmonia desde quando ele foi criado por DEUS. O acaso não explica a ordem das coisas existentes. Repito, isto é óbvio! DEUS é O CRIADOR de todas as coisas e está no controle de tudo, porque ELE é SOBERANO, ETERNO e TODO-PODEROSO. ELE está acima do universo que criou e muito acima desta discussão inútil, sobre Sua existência. É indiscutível a Sua existência! ELE ama aos ateístas assim como ama aos crentes NELE. Entretanto, é necessário que os ateístas se arrependam enquanto há tempo. Também é necessário que se lembrem de que um dia irão morrer. Portanto, os aconselho como um amigo: “Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar. Invocai-O enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao SENHOR, que se compadecerá dele; volte-se para o nosso DEUS, porque grandioso ELE é em perdoar.”(Isaías 55:6-7). “Porque está escrito: Por mim mesmo jurei’, diz O SENHOR, diante de mim todo joelho se dobrará e toda língua confessará que sou Deus. Assim, cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus” (Romanos 14:11-12). JESUS CRISTO é O SENHOR. Que DEUS lhe abençoe com o SEU perdão, João.

    1. Quem diz não acreditar em vida fora da terra,por motivos de crença!
      Não deve ter conhecimento da Bíblia,pois ela nos ensina que *Deus criou os mundos*
      e que nós devemos ser ilustre ao universo!
      então tira qualquer dúvida de crença religiosa,sobre outras vidas!.

    2. My Good, os bibliódes despertaram? Não tem jeito o Salva envia matéria e lá veem eles e acham na bibra a explicação pra essa e todas as matérias atuais e futuras, eta good revelador!!!

    3. Amigo, você deve ser crente e não acredita em certas coisas. Abra a sua mente para coisas mais reais, eu vi óvni em uma estrada a noite com dois amigos viajando de carro parecia uma lua enorme muito clara e comentei com eles uma noite de chuva com uma lua enorme??. derrepente ela começou a se movimentar em alta velocidade e veio em direção ao carro,era
      enorme, metálica sem nenhum barulho e dava a impressão que iria colidir com o carro, desviei para o acostamento e sai da estrada ,o carro morreu e não queria pegar saímos e empurramos para a pista e só alguns minutos depois a luz voltou a acender e o motor voltou a funcionar ,foi realmente assustador. Desde este dia passei a acreditar que não estamos sós ,existe algo mais que não temos o devido conhecimento, mas que existe não posso negar.

    1. Principalmente se você interpretar corretamente. Jesus falava da generosidade divina, capaz de abrigar seus seguidores no Reino dos Céus. Não tinha nada a ver com planetas ou vida extraterrestre.

      1. Será que não? o que vc sabe do que ele falava, se nem lá você estava para ouvir. Alias a gente lê é ouvi o que escreveram, e por consequência disso, nem tudo que está escrito foi o que realmente foi falado ou que realmente aconteceu dessa forma. Alias, se eu contar uma coisa agora aqui pra vc, quando vc chegar na sua casa e contar para sua mulher já mudou um pouco, quando ela contar pra amiga, mudou mais ainda e assim vai, imagina naquele tempo q não tinha nada do que temos hj.

        1. Anderson, claro que ele pode der dito outra coisa. Pode até não ter falado nada disso. Mas o contexto a que me refiro está no próprio texto bíblico. Se você ler o trecho no contexto, verá que ele não estava falando de planetas e alienígenas. Claro, você pode questionar o texto em si, mas aí nem vale a pena discutir o sentido, uma vez que a veracidade é posta em dúvida.

          1. Olha salvador, sua matéria sobre a megaterra tá ótima, mas odeio quando começam a colocar religião no meu dessas descobertas científicas. Todos sabemos que Deus é o criador, mas parece que aqui ninguém tem a mente aberta para o novo, para as descobertas. Ninguem ta fazendo mal descobrindo o universo, apenas estão usando a inteligência que Deus deu para isso.

          2. Eu também não entendo porque Deus entra nessa conversa toda vez… Nada contra Ele, mas o assunto definitivamente não era esse. Abraço!

        2. Em primeiro lugar vocês, Carlos e Anderson é que começaram com a arrogância de enunciar estas distorções bibricas, invadindo este blog com estas afirmações fundadas nos escritos manipulados por um povo invasor e assassino, que nem privada tinham e eram da idade do bronze (leia a tua bibria e conte as mortes). Em segundo lugar, camaradas, vocês são impíos e apóstatas, denigrem a verdadeira Palavra do Senhor. Na bibría está escrito que o universo foi criado há 6000 anos, do nada. Estes planetas tem de 4 a 11 bilhões de anos. Como Paulo ensinou, não vá além do escrito. Não force interpretações ridículas. Não venha aqui a não ser para aprender. E pare de contradizer a Bíblia com a sua bibria. Fique na sua verdade, na sua igreja e tente aprender a verdade do Cristo: o AMOR ao próximo.

      2. Nada a ver o que você disse; Jesus, nas circunstancias em que falou esta frase, estava se preparando para os momentos finais de sua existência na terra, como ser humano. Ele entāo, tentava ilustrar ao seus dicípulos, a dimensāo do processo pelo qual ele passaria, para onde ele iria, etc. O que abre, entāo, um grande leque de interpretaçōes – Outra, quando falo de Jesus, nāo estou falando de religiāo; religiāo, é quando falo em catolicismo, judaîsmo, etc. quando falo de Jesus, estou falando de Deus, do criador de tudo (universo).E pelo que sei, este planeta que voce cita neste artigo, ainda pertence ao universo. Portanto, falar de Jesus, o criador, relacionando-o a suas criaçōes (planetas, por exemplo) tem tudo a ver. A ciência ė apenas uma ferramenta utilizada pelo homem, que tenta desvendar as criaçōes de Deus. OPEN YOUR MIND

        1. Carlos, a ciência tenta desvendar o mundo natural. Se ele é fruto de criação divina ou não, é assunto que transcende a ciência. Ela nada diz a esse respeito. E, sinceramente, considero-me um cara de mente aberta. Não vejo onde passei imagem diferente dessa.

    2. O ser humano é tão pretensioso que acha que Deus com sua infinita sabedoria iria criar um universo infinito apenas para nós.
      Nos achamos o centro do universo, pois é colega, ainda temos muito que evoluir.

    3. Quem diz não acreditar em vida fora da terra,por motivos de crença!
      Não deve ter conhecimento da Bíblia,pois ela nos ensina que *Deus criou os mundos*
      e que nós devemos ser ilustre ao universo!
      então tira qualquer dúvida de crença religiosa,sobre outras vidas!.

    4. Quem diz não acreditar em vida fora da terra,por motivos de crença!
      Não deve ter conhecimento da Bíblia,pois ela nos ensina que *Deus criou os mundos*
      e que nós devemos ser ilustre ao universo!
      então tira qualquer dúvida de crença religiosa,sobre outras vidas.

  13. Fantástico! É de arrepiar mesmo pois a imaginação viaja na velocidade da luz para entender todos esses mistérios. Mistérios que são trazidos a luz pela ciência, quanto mais conheço mais admiro tudo que nos rodeia. Somos filhos de um planeta pequeno mais maravilhoso chamado TERRA, que pode estar replicado por aí em tamanhos maiores ou menores.

    1. Que bom que o avanço da ciência vai acabar ‘descobrindo’ vida além da Terra. Lembrando que ao nosso redor já tem um mundo paralelo tão perto que ‘tropeçamos’ a cada instante e não se percebe. Interessante.
      Ao aceitar e entender a existência do Espírito a ciência vai avançar muito mais.
      Ciência tem o seu papel super importante. Parabéns ao estudiosos da área. Abs. Reinaldo

  14. É óbvio que as leis do universo, inclusive as astronômicas, estão em harmonia desde quando ele foi criado por DEUS. O acaso não explica a ordem das coisas existentes. Repito, isto é óbvio! DEUS é O CRIADOR de todas as coisas e está no controle de tudo, porque ELE é TODO-PODEROSO. ELE está acima do universo que criou e muito acima desta discussão inútil, sobre Sua existência. É indiscutível a Sua existência! ELE ama aos ateístas assim como ama aos crentes NELE. Entretanto, é necessário que os ateístas se arrependam enquanto há tempo. Também é necessário que se lembrem de que um dia irão morrer. Portanto, os aconselho, como um amigo: “Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar. Invocai-O enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao SENHOR, que se compadecerá dele; volte-se para o nosso DEUS, porque grandioso ELE é em perdoar.”(Isaías 55:6-7). “Porque está escrito: Por mim mesmo jurei’, diz O SENHOR, diante de mim todo joelho se dobrará e toda língua confessará que sou Deus. Assim, cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus” (Romanos 14:11-12). Que DEUS lhe abençoe com o SEU perdão, prezado João.

    1. Meu amigo quem aqui ta discutindo religião, acorda para a vida e para de querer se achar o dono da verdade. Primeiro pensa, se nos somos a imagem e semelhança de Deus, e ele nos deu a inteligência e a sabedoria, que mal há em usarmos tudo isso que ele nos deu para aprender mais sobre o universo, sobre todas as coisas existentes no universo, isso não é pecado e sim usar a inteligência que ele nos deu, ao contrario de uns que não usam a inteligência e ficam ai falando um bando de coisas nada haver com pecado. Afinal pecado é isso que você está fazendo né.

    2. Não se preocupe com João, pois ele também terá um bom advogado no dia do juízo final. O advogado dos advogados.

    3. escolha Anderson, ou você fica com a sua bibria que diz que tudo foi criado do nada há 6000 anos ou você acredita no blog que fala que há bilhões de anos estes corpos celestes já existiam. Não pode ficar com esta falsidade e vir aqui ameaçar os outros de castigos eternos. E que negócio é este de julgar-se superior aos outros e distribuir bençãos? Arrogância. Reprovo, renego e repreendo.

  15. O que entristece é saber o que a igreja católica fez ao longo dos 1700 anos de sua existência, não só negando existir outras terras, outros mundos abitáveis, mas mandando para fogueira quem se atrevesse a acreditar, pior ainda, só agora, admitiu a evolução das espécies.

    1. Quem diz não acreditar em vida fora da terra,por motivos de crença!
      Não deve ter conhecimento da Bíblia,pois ela nos ensina que *Deus criou os mundos*
      e que nós devemos ser ilustre ao universo!
      então tira qualquer dúvida de crença religiosa,sobre outras vidas…

    2. Edvar. mas com todos os defeitos, a Igreja Católica segue como a maior obra de benemerência e caridade deste planeta.

  16. Do mesmo modo que as nossas vidas foram colocadas no planeta Terra, nós, no futuro poderemos povoar outros planetas que possuam a mesma atmosfera terrestre e sermos considerados no futuro deles como seus criadores e nada disse contradiz a existência de Deus. Deus para mim é o começo de tudo. Nós já podemos ser a continuação desse começo por outros iniciados.

  17. Nossa Facinante, um bom assunto para levar para debate em sala de aula, sou professor

  18. Similar mão é igual. Segundo o artigo, pode, veja, pode, talvez, é similar… não está implícito vida nenhuma.

  19. Em relação ao debate ciência x religião, tenho uma coisa a dizer: o que a ciēncia descobriu a 300, 200, 100 anos atrás, mudou. A palavra de Deus (bíblia) jamais mudou e nela não existem contradições. Amém!

    1. E você acredita mais em quem é incapaz de mudar de opinião, a despeito das evidências?

      1. E outra: não mudou? Amigo, apenas para ficar no catolicismo, a Igreja reeditou a Bíblia, expurgou dezenas de livros com histórias contraditórias, adaptou as datas importantes para casarem com rituais pagãos. Mudou foi é MUITO. Sabe qual a diferença? A ciência muda em busca da verdade. A religião muda em busca de popularidade e $$$.

        1. Quem diz não acreditar em vida fora da terra,por motivos de crença!
          Não deve ter conhecimento da Bíblia,pois ela nos ensina que *Deus criou os mundos*
          e que nós devemos ser ilustre ao universo!
          então tira qualquer dúvida de crença religiosa,sobre outras vidas.ok

      2. não é uma questão de mudar de opinião. Evidências? Quais evidências? Li em uma resposta sua que você tem filho. Eu também tenho um filho. Seu filho é um milagre, assim como você também o é. Milagre é uma palavra divina e não científica. Isso sim é evidência! Vou tentar ser breve: Tenho 48 anos de idade e antes de casar não era religioso. Meu filho nasceu saudável (graças à Deus). Um mês depois apresentou complicações que os médicos não conseguiram diagnosticar. Foram inúmeras convulsões seguidas de apneias de até 4 minutos. Você pode imaginar a impotência de um ser humano diante de uma situação dessa? Depois de 2 meses, sabe qual foi o diagnóstico dos médicos? Me chamaram na UTI e me disseram que depois de tantas convulsões e devido a falta de oxigenação no cérebro, meu filho não enxergaria, não andaria e não falaria. Ou seja, viveria em estado vegetativo. Sabe o que eu fiz? Pedi socorro a DEUS. Clamei a Ele por um milagre e Ele fez um milagre na vida do meu filho (poupei você e os que não acreditam em Deus dos detalhes). “A fé vê o invisível, acredita no inacreditável e realiza o impossível”. Em outras palavras, isso se chama DEUS. Abraço.

        1. Geovanne, lamento pelo seu drama e fico feliz que tudo tenha terminado bem. Mas, convenhamos, isso não tem nada a ver com o nosso assunto aqui. Abraço!

      3. Para que não fique incompreendido o que escrevi, meu filho foi curado para honra e glória do Senhor Jesus, é super saudável e super inteligente. Hoje está com 16 anos.

    2. Isso não é fraqueza da ciência, pelo contrário, demonstra humildade e a procura incessante de acertar. Na verdade a ciência evoluiu, assim como tudo na vida evolui. Fazemos parte de um sistema em constante evolução. As leis físicas não são abandonadas, elas somente passam a fazer parte de outro conceito mais abrangente. Por isso que a ciência alcançou o status e trouxe os benefícios que estão aí para toda a humanidade. Infelizmente o mesmo não podemos dizer das religiões. A ciência liberta, a religião escraviza. Ainda que a religião se pose como a dona da verdade, é pela ciência que a humanidade tem obtido mais benefícios e qualidade de vida.

  20. Salva, essa estrela, como é do mesmo tipo do sol, já não teria saído da sequência principal se tivesse 11 bilhões de anos?

    Anyway.. a astronomia promete nos próximos anos! Ficamos no aguardo..

    1. Ela é um pouquinho menos massiva (90% do Sol), o que garantiu maior longevidade, apesar de também ser tipo G. 😉

  21. Não me surpreendo. Deus criou o universo infinito, e não “privilegiaria” a terra com uma raça humana ainda tão primitiva. Este é um planeta de expiação. É como se fora o infantil na escola da evolução. Deus não é perdulário. O homem é que, por ignorância se engana a cada dia com suas “presunções”.

  22. Conhecemos muito pouco de concreto do universo e seus habitantes.Vamos morrer na ignorância,tudo é quase que abstrato,é uma roda,cada vez que passamos no mesmo ponto,conhecemos um pouquinho mais daquele ponto,e repetidas vezes naquele ponto,nada novo aparece,apenas uma luz a mais no conhecimento.

  23. Mais uma “sensacional descoberta” de um monte de rocha orbitando uma estrela errante. A Vida só existe aqui, na nossa querida Terra, o local que Deus escolheu para que o homem vivesse em sua plenitude.

    “Pois os alicerces da terra
    são do Senhor;
    sobre eles estabeleceu o mundo.” (Samuel 2:8)

    1. Apolinário, guarde bem suas palavras. Em coisa de duas décadas, no máximo, você terá de engoli-las. 🙂

      1. Que nada, Salvador, quando isso acontecer ele dirá que já estava previsto na bíblia.

        1. Mas ele acaba de me dar uma citação com teor contrário! Da mesma Bíblia! 🙂

          1. Tira printscreen e manda pra ele daqui a 20 anos, por email (ou o equivalente) Salva.

            😀

  24. BOM, PENSANDO DENTRO DE UMA FILOSOFIA ESPIRITUALISTA, SABEMOS QUE “VIDA” NÃO SE RESTRINGE A MATERIA CONHECIDA, QUE O ESPIRITO NAO PRECISA NECESSARIAMENTE DE AGUA LUZ E CALOR PARA VIVER, POSTO QUE E IMORTAL….MAS, SE CONSIDERARMOS A FASE ESPIRITUAL ENCARNADA NO HOMEM QUE CONHECEMOS, SIM, ESTES SÓ VIVEM EM CONDIÇOES ESPECIAIS, COMO DIZ A MATERIA…MAS TODOS OS PLANETAS TEM VIDA, SO NAO PODEMOS VE-LAS PORQUE ESTAO EM OUTRO PLANO……

  25. Isso é muito mágico tem o dedo de Deus sim ! sem ele não se chega a lugar nenhum sem ele mesmo quem seja discrente ou não, o que é importante é lembrar que a ciência tem sua magnitude, já pensou se podemos viver uma situação hibrída com outros seres !!., se lá mesmo como informam ser quente existir tecnologia, que cuidaria da nossa saúde e educação vale a pena senhores mestres da ciência alongar seus estudos para o bem de todo Planeta…….

  26. Ainda é cedo para comemorar. Até o momento não foi descoberto nenhum planeta com vida mesmo inferior , quanto mais racional. Há muita especulação para excitar a imaginação dos que vivem em outros mundos. Acredito que a descoberta de um planeta com condições da albergar a vida humana dará inicio uma nova era com migrações interplanetárias, quando a terra já esgotada não suportar mais sua superpopulação.

  27. Itamar, meu filho, volta prá escola e veja se aprende a escrever. Tua redação tá uma bosta só.

  28. sou ateu, e muito feliz!!! nao é por que existem outros planetas que se da a maior ou menor possibilidade da existencia de deus, deuses nao existem, isso é magia, para de viver nesse mundo fantasioso, se deus existe, quem o criou? por que o mundo é muito, mas muito severo, considerndo a possibilidade de que ele existe!!!

  29. É difícil imaginar algo “infinito” O Universo é! Com suas 400 bilhões de galáxias espalhadas pelo Universo, é inconcebível que o dom da vida só aconteceu aqui, em um planeta pequeno. Certamente o Universo é repleto de planetas habitáveis, o problema, como todos sabem, é a distancia que existe entre uma estrela e outra. Vai chegar um tempo em que a tecnologia estará tão adiantada que será possível visitar outras civilizações. Deus é supremo em tudo que faz, não iria criar trilhões de sois para vagar no espaço escuro a troco de nada.

  30. Quanto mais a gente conhece o universo mais constatamos que há muito mais segredos a desvendar que a nossa mera existência aqui na Terra pode conceber!

  31. Putz consegui ser o terceiro a enviar comentário? Geralmente sou 79º…rs Mas Salvador não pode haver planetas com água líquida em regiões que não seja a tal região habitável? E isso não pode levar a existir vida, não a humana, mas alguma forma de vida?

    1. Tonhu, até pode, mas mais para o lado externo da zona habitável e, até onde se sabe, em luas apenas.

  32. Seria muito egoísmo achar que a humanidade está sozinha entre 100 bilhões de galáxias…
    Que nosso pai Maior permita o contato com outros povos de bem para amenizar o sofrimento na Terra, pois o homem ainda não sabe o que amar ao próximo.

  33. “Quanto mais sei, mais sei que não sei”. Na superfície teríamos uma atração gravitacional de aprox. 3x a terrestre. Se houvesse vida complexa, como a conhecemos, como seriam estes seres sob esta gravidade. Ratos com patas de elefantes? E a pressão atmosférica e a temperatura devido à ela?

  34. toda vez que eu tomo conhecimento de uma
    descoberta, no universo.sinto em mim, uma força estraordinaria, pos é mais uma obra do meu pai o grandioso DEUS.parabem ao
    Itamar.Ok.

  35. De arrepiar mesmo!!!
    Mais arrepiante é ler , em parte, os comentários…como pode??? 🙁
    Salvador, parabéns pela coluna!

  36. realmente é fascinante, é uma pena que levara tanto tempo para que um dia possamos ter algo mais próximo de chegarmos mais perto de algo tão espetacular assim ou nunca infelizmente

  37. “Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar.” Carl Sagan

      1. Se referem aos crentes em Deus ou aos crentes no acaso?
        Quem tem mais fé?
        Me responda com calculos de probabilidade….. See ya

          1. Nao vou ser pretencioso, mas pode vc estar na mesma armadilha q pensa q os outros estao. Qual a diferenca? Apenas os presupostos. A vontade de acreditar em alguma coisa, esta em todos os propositos, qualquer tese presupoe que se tenha fe nela, senao qual motivo o levaria a tentar prova-la?
            Se achar muito banal, entao pense novamente, nada e tao simples que nao demande perguntas.
            Respeitosamente, abs cara!

          2. Leandro, minha aposta é que o princípio copernicano se mantenha. A essa altura já sabemos que o Sistema Solar é comum, que planetas como a Terra são comuns, que condições similares às da Terra são comuns e que os compostos precursores da vida são comuns. Basta a vida em si também ser comum e o princípio copernicano nos terá levado a descobrir vida extraterrestre. Pelo andar da tecnologia, podemos ter essa resposta em 10 a 20 anos. Então, é uma aposta, porque o princípio copernicano é empírico, não é uma lei física, mas não é um chute no escuro. 😉

          3. Ao que chama de aposta, posso chamar de fé?
            Fé copernicana? Se Incomoda colocar desta forma, talvez nao estejamos nem eu, nem vc partindo de presupostos livres de julgamento.
            Logo, o que difere um lado, o outro, radicalmente ou nao, sao apenas os presupostos que nos impedem de ver o todo.
            Nao enxergo com imparcialidade, e percebo que você tampouco.
            O que acha?

          4. Claro que pode chamar de fé. A diferença é que, se em 20 anos, nada for encontrado, vou admitir que estava errado, que fui otimista, e enfiarei minha viola no saco. Enquanto aqueles que têm fé no sobrenatural jamais aceitarão que estavam errados quando surgirem evidências conclusivas. Dirão apenas que “é só uma teoria”. Eis a diferença entre o discurso do Apolinário e o meu.

          5. Na próxima década o Telescópio Espacial James Webb poderá detectar bioassinaturas em planetas ao redor de estrelas anãs vermelhas, menores que o Sol. Então a detecção de vida fora da Terra pode acontecer até mesmo antes de 2020 (o James Webb vai ao espaço em 2018). Contudo, ainda há discussão se anãs vermelhas são um bom lugar para a vida (são mais ativas que o Sol). Por isso, talvez tenhamos de esperar por observações similares feitas de planetas em torno de anãs laranjas e amarelas, o que consumirá possivelmente uma década adicional. Se não encontrarmos nenhuma biosfera até lá, já será possível dizer que a vida é um fenômeno raro (talvez tão improvável a ponto de ter acontecido só aqui). Mas vale dizer que a ciência já não aponta nessa direção. A vida surgiu na Terra assim que foi possível, o que joga contra a noção de que ela é um evento demasiado improvável. Além disso, sabemos que a Terra não tem nada de especial — estima-se que a cada cinco estrelas como o Sol exista uma Terra, similar em distância e composição. Como se vê, há boas razões para eu apostar em vida alienígena e também em estabelecer um prazo de 20 anos para sua detecção. Mas o importante nisso tudo é: eu posso estar errado. Pergunte se o Apolinário acha que ele pode estar errado? Essa diferença (eu aceito as evidências, ele luta contra elas) é o ponto fundamental dessa discussão.

          6. Boa resposta, obrigado.
            Entao posso me considerar uma pessoa muito satisfeita, sendo crente e esclarecido, se estiver certo vou poder estar na presença de Deus e perguntar-lhe sobre a criação(ate mesmo das leis basicas do universo, veja so!)
            Se houver um ET, poderemos juntos fazer isso.
            Ah existe claro a terceira opcao, ( a que voce chama de segunda, a exclusiva), na qual poderemos fazer juntos as perguntas que ja fazemos hoje, porque pelo principio de copernico, nao ha nada que exista la que nao exista aqui, e nenhuma pergunta que tenha sido respondida la que nao possa ser respondida aqui.
            Ou seja haja fé para nos dois.

          7. Leandro, a diferença não é na fé. A diferença é na fé cega. Acreditar em coisas faz parte do ser humano. Achar que os cientistas não precisam acreditar nas hipóteses que formulam é atribuir a eles qualidades sobre-humanas. Agora, os cientistas deixam que a realidade dite o que é certo e o que é errado. Já os religiosos não se submetem a provas. Por isso podem se dar ao luxo de não contestar mitos antigos. O problema é querer impor isso aos que preferem respostas racionais e passíveis de teste aos mistérios da natureza.

  38. Muito interessante, porém ainda muitos de nós desconsideramos a possibilidade de um Deus criador que projeta com eficiência e aplica cada coisa ao seu devido lugar.
    A Bíblia ainda é considerada um livro arcaico para muitos, porém à um longo tempo atrás, ou seja à mais de 3000 anos atrás já temos registrado o que estamos vendo aqui hoje, isto num tempo onde o homem ainda nem sabia que a Terra era redonda.
    Para entender melhor leia na Bíblia em Isaías 65:17, e observe a revelação deixada por nosso Criador para quando esta Terra findar.

    1. Não vejo nada nesse Isaias, como que criou outros céus e outras terras???? O planeta descoberto, cujo matéria do Salvador trata, era mais velho que a Terra hoje quando esta começou a se formar!!!

      1. Será que esse Deus é real, será que esse Deus é o Deus dos humanos, ou será que a passagem se refere justamente a Terra?? Tu não sabe, nem eu, nem nunca saberemos, no entanto é difícil crer em qualquer bibliografia
        que tenha menos de 8 bilhões de ano!!!

  39. Os cientista conseguem encontrar planetas,megas estrelas e etc.
    Mais com toda esta tecnologia que temos não conseguem encontrar uma caixa
    preta no fundo do mar.(incrivel)

    1. Incrível? Porque?

      O avião afundou em um lugar muito hostil no oceano. Difícil acesso, profundo demais (muita pressão), temporais e mar muito agitado, correndo contra o relógio, pois a bateria da caixa preta poderia acabar, sem um plano pré estabelecido, é tudo contra. O que te falta, é informação!

    1. O planeta é quente demais, mas para vida tridimensional. Quem disse que a vida se processa apenas nesta dimensão.

    2. o que foi ? está querendo se mudar para lá ?
      pode ir,porque até agora será o primeiro e com certeza lá não tem cristão.

    3. Caro João, por quê nós cristãos devemos nos calar? O homem está descobrindo aos poucos, a grandiosidade do poder de DEUS! Tudo, absolutamente tudo, inclusive voce, foi criado pelo poder de DEUS! Creio tambem, que existem outros planetas em outras galáxias que possam abrigar uma forma de vida como a nossa, possa habitar. No tempo certo, Deus fará com que os conheçamos.

    4. De tudo isso só possibilita a contínua afirmação de que a sistema de vida possível na terra é exclusivo extremamente “fine-tuned” e por isso Designed. Serão achados várias coisa bem parecida com a terra, mas nunca com as exatas (porque essa é a palavra pras condições planetárias da terra) condições que a terra teve pois foi CRIADA. Não me importa que falem coisas como voce falam, quero é que descubram muito mais, pois ficará evidente, que vivemos uma experiencia única. Um abraço.

    5. Calar-se porquê? Se o Mestre disse que “Há muitas moradas na casa de Meu Pai”. Os planetas são as moradas, presentes no Universo, a Casa do Pai.

    6. QUE FOI , PERDEU O CACHORRINHO QUANDO ERA BEBÊ E FICÔ PUTINHO COM PAPAI DO CÉU…??? BILU,BILU!!

      1. Viste as fotos dos mortos do tsunami? Vistes as fotos das crianças cancerosas, vistes a maldade IMPERANDO neste mundo e pais de família sendo assassinados por motivos torpes, vives neste mundo? Se há o Zelador, é ausente! E a tua afirmação é idiota como você. Babaca.

    7. Vc tem razão, vou deixar de acreditar na bíblia, em DEUS e Jesus Cristo e vou passar a seguir e dar ouvidos a comedores de arroz e feijão…

      1. Jesus Cristo não comia arroz e feijão. Mas comia pão e peixe. Isso muda alguma coisa?

    8. Calem-se os ateístas! Pois fica a cada dia mais evidente que DEUS existe. É óbvio que todas as leis do universo, astronômicas inclusive, estão em harmonia desde quando ele foi criado por DEUS, O CRIADOR, e também é óbvio que nada do foi criado, surgiu por um acaso. O acaso não explica a ordem das coisas existentes. Repito, isto é óbvio. O DEUS CRIADOR SOBERANO, ETERNO E TODO-PODEROSO se encontra acima do universo que ELE criou e, portanto, ELE está muito acima dessa discussão inútil, fomentada pelos pobres e desesperados ateístas. A ciência, a qual também é criação de DEUS, por Sua permissão somente confirma a existência do CRIADOR. É melhor que os ateístas se arrependam enquanto é tempo, pois DEUS os ama, assim como a nós que cremos no SENHOR DEUS. “Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao SENHOR, que se compadecerá dele; torne para o nosso DEUS, porque grandioso é em perdoar.”(Isaías 55:6-7). “Por mim mesmo jurei, diz o SENHOR, diante de mim todo joelho se dobrará e TODA língua confessará que sou Deus’ (Romanos 14:11). JESUS CRISTO É O SENHOR. Que DEUS lhe abençoe com o Seu perdão, João.

      1. My Good, os bibliódes despertaram? Não tem jeito o Salva envia matéria e lá veem eles e acham na bibra a explicação pra essa e todas as matérias atuais e futuras, eta good revelador!!!

      2. cale-se você, Anderson. Eu sou o MAL, DIZ O SENHOR. (ISAIAS). Tu nunca leste a bibria, aquele livro do matador de criancinhas, que aceitava sacrifício humano, (Jessé), que afogou crianças, fetos, animais e quase toda a humanidade. Ímpio, apóstata, citas o Livro sem nunca tê-lo lido, sem o conhecer!!!

    9. Embora o Kepler-10c, que orbita uma estrela similar ao Sol (tipo G) dando uma volta a cada 45 dias, seja quente demais para abrigar vida….

      Vdd em fera da pra morar e é pertinho rsrsrs

      localizada a 560 anos-luz da Terra ….

    10. Ao Sr. “João”, mais respeito ao próximo e suas crenças. Certamente fará um bem enorme à sua alma, e não o fará passar por um ateu ignorante.

    11. Cale-se vc, que não acredita em nada, eu acredito no Deus vivo, Louvado seja Deus todo poderoso!!

    12. Existe vida fora da terra, com certeza existe! Porém, não da forma como os ateus procuram e insistem em acreditar de há, porém, jamais encontrarão. Já há evidência suficiente para acreditar num ser superior, o que falta é humildade da parte de muitos para aceitar a ideia de que existe um ser muito mais inteligente, sábio e poderoso do que os humanos.

    13. É, o seu grau de tolerância e de democracia de interlocução anda em baixa, hein, rapaz!

    14. Opa! Acho que não.. Essa descoberta não define nada. E se tu não sabe os maiores fisicos e cientistas da historia eram cristão. Stephen Hawking; Isaac Newton, o qual um dia declarou “Se não existir nenhuma outra forma de comprovar, o próprio polegar já me convenceria da existência de Deus.” então fica de boa ai, pois inclusive eu, adoro fisica! Teorias e tudo mais, mas não é por isso que não acredito no meu Deus.” Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.”

      Eclesiastes 3:1

    15. Nós nem sabemos ao certo quem somos, nem conseguimos atingir o fundo dos oceanos, e nem sabemos verdadeiramente se todas as coisas que falamos são corretas …. então vem a pergunta … para que gastar trilhões se aqui na terra milhões ainda morrem de doenças, fome e amor … mundo cruel esse … não é não ?

  40. Isso é incrivel,eu sempre soube que existe vida em outros planetas alem do nosso,a descoberta me surpriende,isso indica que novos povos podem sim ter uma tecnologia superior a nossa,em um outro lugar distante,isso acaba com aquele dilema dos alieniginas,eles existem é claro!
    Deus criou os céus e os mundos isso esta escrito na biblia,nao me lembro o versiculo,mas diz assim :
    Eu sou o criado dos céus e dos mundos neles existentes,eu acredito muito em Deus e nao critico a quem nao acredita,mas posso dizer uma coisa ,quem acredita , vive em maior armonia do que aqueles que nao acreditam em Deus,e tudo isso demonstra a grandeza de sua existencia !

    1. a verdade e uma so galera ao inves desses caras gastar bilhoes com essas pesquisas ,que nao acrescenta nada pra gente que e pobre ,pega essa grana e investe aki no BRASIL ……………. valeu

    2. Realmente! A ignorância (inclusive da própria língua) confere essa “Harmonia” aos cristãos.

    3. Se analisarmos esses bilhões de anos, impossível haver vida além da nossa, inteligente e capaz de se sobrepor sobre os animais. Aos que acreditam em vida em outros planetas, serão comparados à crianças que acreditam em contos de fadas. Se houvesse vida inteligente no universo, nós já teríamos encontrado ou “eles”já teriam nos encontrado.

    4. Meu caro Itamar, em primeiro lugar, você nunca soube da vida em outros planetas, apenas imaginava, em seg., envolver Deus em algo tão complexo é devaneio, o cosmo é tão imenso, tão grande que não dá para imaginar um Deus acendendo um pavio e provocando uma explosão como o Big bang, ademais, existe uma teoria que o universo é cíclico, isso é, acaba-se um e surge outro em novo Big bang, melhor você permanecer com sua religião atada à terra, nada pessoal meu caro, o importante é estar em paz, mesmo não sabendo tudo.

    5. cara! qual o nome do laxante que vc tomou! eu nunca vi tanta merda num texto tão pequeno.

    6. Curioso como as pessoas insistem em atribuir o que não conseguem compreender a uma entidade. Seria tão aterrador saber que não existe um criador supremo?

      Sobre vida em outros planetas, os alienígenas, eventualmente será divulgado oficialmente, espero.

      E também, a bíblia é cheia dessas informações, muitas vezes mal-interpretadas pelos tradutores antigos (isso é notório). Os alienígenas sempre estiveram em contato com a “humanidade”.

      E também, nesse sentido, fato curioso é explicar o desaparecimento dos Neanderthal e a consequente evolução para o Homo Sapiens. Seria muito interessante verificar cientificamente que a nossa espécie foi “modificada” ou “evoluída” de propósito por outra espécie com tecnologia superior.

    7. O que o vc citou está registrado na bíblia sagrada em gênesis capítulo 1.Aliás Gênesis é o livro das origenes,dos começos.
      A história se encarrega de provar o que a bíblia já dizia há milhares de anos ,sempre assim,tudo se cumpre e o que ainda não se cumpriu se cumprirá.
      O salvador Jesus disse que passarão os céus e a terra,mas as suas palavras não hão de passar!!!
      Solideo Glória!!!!!

      1. Imagino que deva existir uma espécie de Departamento de Adaptação de Passagens da Bíblia para Tentar Explicar as Descobertas da Ciência (DAPBTEDC) pois só assim seria possível explicar quanta baboseria esses crentes falam. Vão rezar!

    8. Procurei armonia nas religiões, mas quando vi que mais de 90% das guerras só existem por causa dela, e na violência domestica é quase 100% de pessoas religiosas, e voce deve saber o quanto que existe de falsidade. Resolvi me libertar. Conhecerei a verdade, e a verdade vos libertara.

Comments are closed.