Cientistas descobrem uma megaterra
Astrônomos nos Estados Unidos acabam de anunciar a descoberta do primeiro membro de uma nova classe de planetas: as megaterras. O achado foi divulgado durante a reunião da AAS (Sociedade Astronômica Americana), que está rolando em Boston.

O planeta conhecido como Kepler-10c havia sido originalmente identificado em 2011, pelo satélite caçador de planetas americano Kepler. Mas só agora os astrônomos liderados por Xavier Dumusque, do Centro Harvard-Smithsoniano para Astrofísica, mediram sua massa, o que permitiu identificar sua natureza. Ele é rochoso, como a Terra, mas muito maior.
“Ficamos muito surpresos quando percebemos o que encontramos”, disse o pesquisador.
A surpresa é que, com um diâmetro cerca de 2,3 vezes maior que o da Terra, imaginava-se que ele fosse um mininetuno, ou seja, um planeta gasoso, mas menor que os que temos no nosso Sistema Solar. Contudo, ao descobrir que ele tem massa 17 vezes maior que a da Terra, os pesquisadores puderam calcular com precisão sua densidade. Isso por sua vez demonstrou que ele é rochoso, não gasoso.
Embora o Kepler-10c, que orbita uma estrela similar ao Sol (tipo G) dando uma volta a cada 45 dias, seja quente demais para abrigar vida, sua descoberta tem implicações importantes para a busca por outras biosferas no Universo. Ele basicamente assinala a possibilidade de que muitos mundos maiores que o nosso sejam similares em natureza à Terra e, portanto, possam ter condições adequadas para o florescimento de seres vivos.
Outra coisa interessante é que a estrela Kepler-10, localizada a 560 anos-luz da Terra na constelação do Dragão, é extremamente velha. Com idade estimada em 11 bilhões de anos, ela nasceu menos de 3 bilhões de anos após o Big Bang. Em suma, é a demonstração de que planetas capazes de abrigar vida já existiam desde aquela tenra idade do Universo. A Terra, para efeito de comparação, tem 4,6 bilhões de anos.
A medição de massa foi feita com o HARPS-N, espectrógrafo instalado em telescópio nas Ilhas Canárias que deve estar acompanhando muitos dos cerca de 900 planetas descobertos pelo Kepler para permitir a estimativa de sua densidade. Assim, a tendência é que o número de megaterras conhecidas comece a crescer nos próximos anos. Algumas delas possivelmente estarão na zona habitável de suas estrelas — a região do sistema em que a temperatura é adequada à manutenção de água em estado líquido na superfície do planeta.
O Mensageiro Sideral fica arrepiado a cada nova descoberta! Durante 400 anos, estivemos limitados a conhecer a história de um único sistema planetário. Agora, finalmente, podemos multiplicar isso por 100 bilhões — número mínimo estimado de estrelas na Via Láctea. Quantas histórias fascinantes não hão de ser contadas?
Tão facinante essa notícia como os comentários, com propriedades, postados aqui. Parabéns aos que usam a cabeça para pensar e não se limitam. As teorias que temos foram desenvolvidas pelo homem, as formas de vidas que temos aqui e que achamos que são as únicas na minha opinião não sevem quando olhamos para a vastidão que é esse universo.
Isso se chama fé cega. Acreditar no que não se pode provar.
Não se pode provar por ora.
Em breve encontrarão o planeta Etérnia aquele do He-mam, la tem vida mas o esqueleto que domina tudo e a feiticeira fica olhando tudo do castelo de grayskul… quando acharem Etérnia eu quero ir morar la.
sabias palavras!!!
Salvador, o Kepler é movido a que tipo de energia? Ficando distante do sol, continua sendo movido por qual energia?
Ao cruzar a “fronteira” da nossa Galaxia, e entra em outra, continua sendo movido à que?
Se ele consegue capturar imagens de planetas com uma certa precisão é pq algum cientista o monitora para este foco. Se ha um determinado monitoramento, existe um que os desvia de meteoros e detritos espaciais… como isso é feito na escuridao total do espaco?
meio doido isso mas é uma duvida..
Ronaldo, o Kepler opera em órbita do Sol, alimentado por painéis solares. Ee não tira fotos de planetas. Ele detecta pequenas reduções de brilho das estrelas conforme planetas passam à frente dela.
a partir do momento que ela deixar o sistema solar, qual será a energia que o abastecerá estando ele mais distante do sol?
Mas quem vai deixar o Sistema Solar?
Que opcao mais “iscumungada” essa sua Salva e o pensamento do sujeito tem logica. Na verdade o cara ainda termina a frase com o “ar” de pergunta mesmo que sem interrogacao. Deixa ver se eu entendi a “iscumungada” da opiniao que vc tentou dar soh porque estava fulo com o sujeito.
“…ninguém estava procurando um avião antes que ele afundasse no mar?” baseado no sua opcao concluo, por inferencia, que so podem ser encontrados os objetos procurados? O UOL esta mencionando um aviao que foi encontrado, por acaso, apos ter desaparecido ha 55 anos. O pescador nem estava procurando…entao pela sua logica isso tudo nao passa de ilusao. Pode isso Salva? Que nada…encontra-se tanta coisa que nao estava sendo procurada. Algumas ateh que foram plantadas para serem encontradas.
“… ao passo que os cientistas estavam olhando fixamente para certas estrelas esperando que planetas transitassem à frente delas.” essa faz sentido, quem procura acha.
“Esse seu argumento é como dizer que eu não acredito que você tenha sido capaz de passar de ano na escola porque não se lembra de onde deixou seu chinelo ontem.”
Esse soh faria sentido se vc nao acreditasse que ele tivesse sido capaz de passar de ano na escola porque vc nao conseguiu achar o tal do chinelo. Relacao direta: Vc nao acredita…porque vc nao conseguiu achar. O chinelo ficou totalmente fora, pois a logica do sujeito questiona a possibilidade de descobir algo tao remoto e a incapacidade de se descobrir also em nosso oceano (nossa casa).
Pega leve Salva, apesar de todas essas descobertas serem excitantes tanto a megaterra quanto a nossa terra vao ter que se submeter ao julgamento do mesmo Senhor. Esse mesmo que vc questiona a existencia porque Ele nao se comporta como vc pensa que Ele deveria se comportar. Agora eu fico aqui me perguntando se devo deixar de acreditar em Deus porque vc nao encontrou o tal do chinelo.
Mas eu nunca disse a ninguém que deixasse de acreditar em Deus. Não entendi de onde você está tirando essas ideias a meu respeito.
A maior ignorância é ler um livro que dizem sagrado, deixar de olhar para o infinito, e acreditarem que tudo é limitado, o saber, o universo são imensuráveis libertem-se, aceitem que somos simples viventes limitados e aí haverá a possibilidade de crescerem.
Se o Salvador não diz, eu digo e assino: deus não existe. Pare de se iludir e de se esconder atrás dele.
É lamentável como algumas pessoas conseguem destorcer o que os outros escrevem!
Matéria muito interessante Salvador, continue postando notícias assim, diferente de muitas noticias inúteis por ai!
Bom dia, Mensageiro! Venho aqui deixar minha opinião sobre esse assunto! Sou criacionista de carteirinha, mas também sou evolucionista acredito no Big Bang, na formação das galáxias, estrelas e planetas. É muita soberba do ser humano pensar que “somos a obra prima de Deus”, e que ele não criaria outras formas de vida. A julgar como o homem só anda destruindo as coisas, penso que somos um protótipo, e devem ter formas de vida mais inteligentes que a nossa, estrategicamente colocadas por Ele a uma distância fisicamente impossível de contatarmos. E também, a prova mais concreta de vida inteligente fora daqui é que nenhuma delas entrou em contato direto conosco!
Algo que passa despercebido por um fanático é que uma interpretação mais aberta da Bíblia permite tranquilamente confirmar a teoria do Big Bang, evolução, dinossauros e etc. Ciência e religião (não exatamente placas de qualquer credo, mas o fato de crer em Deus) não são coisas separadas. São duas irmãs que andam de mãos dadas, pena que pouca gente percebe isso.
Seria muito fácil e tedioso para o homem se Deus estivesse descrito todo p processo científico por trás de toda a criação. Imagine, na época em que a Bíblia foi revelada, explicar processos químicos envolvendo a formação de uma estrela, por exemplo. Acredito que as coisas ficam ocultas exatamente para o homem exercitar a sua curiosidade e encontrar a grandiosidade dEle a cada descoberta.
Tirei isso daqui mesmo Salva;
• Salvador Nogueira comentou em 17/04/14 at 6:52 pm
“Ligou. Disse que pegou um baita trânsito por conta da saída pro feriado, mas tá chegando.”
Esse comentário foi em resposta a uma referência à volta do Cristo.
Ja o abaixo foi em resposta a um post de um agnóstico que mencionou a intenção e abandonar o blog se voce fizer conexão entre uma profecia biblica e um fenomeno astronomico
• Salvador Nogueira comentou em 15/04/14 at 7:46 am
“Valeu, João. Sinto-me muito gratificado ao receber mensagens como a sua! Abraço!”
Por inferencia, concluo, que o deus em que vc diz acreditar não pode ser o mesmo Deus que o cristãos mencionam. Vou repetir…vc não acredita.
Por favor…entenda “acreditar” como se submeter a Ele. Saber da existencia de leis e desrespeita-las dizendo-se um “law abiding citizen” é pura lorota. Da mesma forma que dizer acreditar em Deus zombando da volta de Cristo e simultaneamente massageando ego de agnostico é lorota.
De acordo com a Biblia, até o infeliz do chifrudo acredita em Deus embora a relação deles não seja de comunhão e um traumatico término ja tenha sido anunciado (o infeliz é um mentiroso).
Alexandre, eu realmente não acredito no Deus bíblico. Ele parece imperfeito demais. Uma hora acha tudo bom, na outra mata todo mundo, num momento defende “olho por olho”, no outro manda seu único filho se sacrificar para pregar que se deve dar a outra face… Acho as narrativas muito inconsistentes para serem críveis. Apesar do monoteísmo, elas lembram mais velhas mitologias que uma visão coerente de quem é Deus. Tendo dito isso, acho que a Bíblia, assim como as velhas mitologias, tem mensagens de moralidade importantes, se você souber interpretá-las como alegorias. Então não a considero desimportante ou indigna de seus inúmeros seguidores.
Tudo isso não quer dizer que eu seja ateu. Digo-me agnóstico porque sou incapaz de demonstrar a outros a sensação que eu tenho de Deus (que não se confunde com o personagem bíblico de mesmo nome). Do ponto de vista filosófico, sou cristão, no sentido de que admiro as ideias de Jesus, que pregava o amor e o perdão como caminhos para a humanidade. Mas não acho que ele fosse uma figura divina ou que tenha ressuscitado em 3 dias e depois subido ao céu (a simbologia de subir ao céu nem funciona mais hoje em dia — Marcos Pontes subiu ao céu também!).
Em resumo, é isso. Não sou católico, nem evangélico, nem budista, nem ateu, nem nada. Faço minha própria relação com o metafísico e quero crer que, se Deus existe, ele não precisa de intermediários na Terra. Abraço!
Caro Salvador, obrigado pela resposta e por compartilhar o que é verdadeiro no seu coração. Quando escrevo aqui ou em qualquer outro lugar, procure abordar com um certo humor ao memo tempo que com seriedade. Respeito sua opinião da mesma maneira que entendo ser respeitado por vc e te agradeço por permanecer no embate. Seria tão difícil nos dois aqui (seres finitos) discurtirmos o Deus (infinito) quase querendo fazer um diagnostico. Seríamos como duas formigas tentando entender o dono do castelo no qual recebemos o privilégio de viver. Como dois piolhos tentando questionar as razões pelas quais estamos sendo exterminados se, com singeleza, estamos apenas vivendo nos cabelos da cabeça do filho da senhora que em nós, tão austeramente aplica o pesticida. Sem querer fazer um drama existencial, somos apenas pó! Os que vieram antes de nós se foram, nós em breve iremos, e os que vierem depois de nós também partirão. Mas vamos falar disso em ocasião propícia.
Regarding your reply…
Do ponto de vista filosófico, sou cristão, no sentido de que admiro as ideias de Jesus, que pregava o amor e o perdão como caminhos para a humanidade. Mas não acho que ele fosse uma figura divina ou que tenha ressuscitado em 3 dias e depois subido ao céu (a simbologia de subir ao céu nem funciona mais hoje em dia — Marcos Pontes subiu ao céu também!).
Como vc reconcilia a ser filosoficamente cristão e admirador das idéias de Jesus o Cristo que pregava amor e o perdão ignorando a razão pela qual Ele o fêz?
1 – Em primeiro lugar Jesus pregava o amor a Deus (o Bíblico sobre todas as coisas) e ao próximo (como a nós mesmos). Como admirar a Jesus que se submete a Deus a quem vc chama de “imperfeito demais”? Ou ainda como admirar a Jesus que amou, obedeceu, e foi entregue para ser morto por Deus e continua em perfeita harmonia com o Deus que o entregou à morte?
2 – Em segundo lugar ele pregava o perdão. Porém perdão só se faz necessário se um erro foi cometido, no caso da mensgem de Cristo o erro da humanidade contra Deus.
Jesus seria louco ou seria exatamente quem Ele disse ser. Na primeira opção, vc conhece algum louco ou ouviu algum louco ser mencionado pela historia pregando uma mensagem de amor e perdão? Não! Se ouvisse…voce seguiria a um louco ? Existiram vários loucos pela história mas nenhum deles marcou a própria existência de maneira tão única e com a mensagem pregada por Cristo. Quantos documentos publicos e historicos vc não leu mencionando “No ano de nosso Senhor Jesus Cristo …”Vivemos em 2014 anno domini e isso não é resultado de coincidência. O seu nome faz menção a Ele, pela influência sobre os seus ancestrais voce foi nomeado fazendo menção à Jesus o Salvador. Isso também não é coincidencia. Se portanto Jesus não era louco então Ele era exatamente quem Ele disse ser que era. Jesus afirmou ser o Messias, aceitou ser chamado de Senhor e Deus e perdoou pecados. Jesus não era, Ele é Deus. Com base na realidade de que Ele não era louco mas sabia exatamente o que fazia é que esperamos que Ele volte como Ele mesmo disse. Portanto Salvador como vc reconcilia a admiração pela mensagem de amor e perdão ignorando que o amor era pelo Deus (que vc chama imperfeito demais) e perdão necessario porque o pecado foi cometido (exatamente contra o mesmo Deus) e de acordo com Ele, há uma justiça e juízo iminente? Mais que isso, como admirar uma pessoas e simultaneamente desacredita-la dizendo não crer na divindade, morte e ressurreição que por Ela foram declarados? Isso é chamar o Jesus de sua admiração de mentiroso!
A comparação com o Marcos Pontes pode ter sido fruto de qualquer outra coisa menos de filosofia. Jesus não se graduou pela AFA, ITA, nao foi militar da FAB ou da IAF, não recebeu patrocinio do governo brasileiro ou de Israel nem foi elevado às alturas pela Soyus TMA 8. O melhor da comparação vem agora. Na era da tecnologia Jesus é mais conhecido que o Marcos Pontes, a assunção de Marcos Pontes ao céus não é precedida pela quaresma. A perseguição sofrida por Marcos Pontes se limitou a conflitos politicos dentro do universo militar e ele nunca sofreu o risco de morte. Os seguidores de Marcos Pontes não são perseguidos e não correm o risco de perderem todos os seus bens e vida. Os seguidores de Cristo foram perseguidos, mortos, roubados de seus bens e membros familiares (documentação romana pública). Vc estaria disposto a perder sua vida, prestígio e bens por causa do Marcos Pontes? Enquanto a perseguição a Cristo nunca cessou e ainda hoje Cristãos são perseguidos e mortos por causa d’Ele temos que entender que Jesus was no ordinary person.
Deixe me saber sua opinião
Forte abraço
O que quis dizer é que o céu deixou de ser um ambiente espiritual para ser um ambiente natural. Nos dias de hoje, seria mais simbólico Jesus ter desaparecido como uma explosão luminosa do que ter subido ao céu. Só isso.
Ok, deixe-me entender. Você quer saber de mim como posso admirar as ideias de Jesus sem abraçar a fé que ele propunha? É simples. Considero Jesus um ser humano. Na média, mais sábio que muitos, mas ainda assim capaz de cometer erros. Supondo que fosse humano, e apenas humano, não poderia ele ter boas ideias e misturá-las à mitologia e religião de seu próprio povo para difundi-las com mais eficácia? E, diante de tantos seguidores e admiradores, não poderia — de forma muito humana por sinal — se convencer de que de fato era um emissário divino? Acho interessante que Jesus seja chamado de o Filho do Homem, e não de o Filho de Deus. Para mim, o maior valor que ele tinha era sua humanidade. Abraço.
Para Salva, assim não vai dar mesmo…Jesus não desapareceu dando o pulão. Ele disse que ia ao pai e voltaria…nunca tentou usar alegoria nessa parada. Que Ele tenha morrido, ressuscitado e subido aos céus diante dos olhos de muitos foi tão notório que a comunidade da fé se expôs à perseguição. Ninguem consegue fabricar esse tipo de mito. Zeus, Diana dos Efésios tem ruinas dos templos ainda hoje. Mitologia que nomeou planetas, dias e meses. Mitologia que matou a muitos que decidiram negar-lhes divindade. Quanto a Jesus o querem matar e se negam a ouvir-lhe mas é impossível silenciar a Deus. By the way voce engomou mas nao respondeu minha pergunta…
E de se entender que há divergência no assunto, mas concordo com Alexandre, pois se unise-mos para fazer algo de utilidade como acabar com a desgraça em paises de calamidades de sofrimento conseguiríamos e quem procura acha.
Estou acompanhando com muito entusiasmo todas essas novas descobertas e tenho certeza de que haverá muito mais espaço para a ufologia a partir delas. Uma pena que muitas das informações são escondidas da população, acredito muito na existência de vida inteligente em outros planetas. Tenho 23 anos, será que vou viver o suficiente para ver essa descoberta? O que você acha da existência de vida inteligente em outros planetas Salvador? Abraço
Natascha, acho bem possível que exista vida inteligente fora da Terra. Estou prestes a publicar um livro sobre vida alienígena e estou ansioso para compartilhar essas ideias todas! 🙂
Caro Salvador, gostei dos seus comentários sobre a possibilidade de vida extraterrestre, na qual acredito veemente … só o fato de olhar para o céu e vislumbrar número incontável de estrelas já me faz acreditar nisso. Há algum tempo tenho lido livros do escritor/pesquisador Zecharia Sitchin que afirma, baseado em dados encontrados em biblioteca da antiga Babilônia entre outras, que a origem humana é extraterrestre, a partir de experiências genéticas feitas pelos Anunnakis, que aqui estiveram e habitaram por cerca de quase 500.000 anos, dando origem a uma civilização global e ao legado das civilizações sumerianas, maias, egípcias. inícios dos tempos (Adão e Eva/narrações bíblicas), Atlântida, deuses antigos, etc … Se você já leu esses livros me diga o que você acha. Para mim, são as respostas.
Só um conselho:
Queima esse livro que ele não serve para nada!
Zecharia Sitchin foi um vigarista que tinha um enorme talento para enganar pessoas.
Não caia nessa.
Alguem sabe que horas tem um onibus pra esse planeta?
É mesmo, aqui tá super lotado…, assim que a Space X terminar de construir o seu coletivo a gente vai pra lá…, cabe bastante gente, dá pra construir bastante estádios, criar várias guerras…, poluir bastante…, um paraíso de planeta…, não vejo a hora…
Eu digo que isso é tudo mentira, e coisa de Satanás. Só existe vida na terra, e ela foi criada há 6000 anos atrás. Meu pastor disse isso e tá na Bíblia, então é a única verdade. O resto é mentira de Satanás, porque todo mundo que é cientista, médico, advogado, ou vai estudar em universidade é filho de Satanás. Não precisamos de conhecimento mais nenhum TUDO JÁ ESTÁ ESCRITO NA BÍBLIA. E quem não acreditar nisso VAI MORRER COMO OS MIDIANITAS DA BÍBLIA, que foram MASSACRADOS A FIO DE ESPADA PELO POVO DE DEUS POR ORDEM DIRETA DE JEOVÁ O PAI DE JESUS CRISTO, QUE DISSE: Matem TODOS, esquartejem eles vivos, principalmente as mulheres, os velhos, as crianças e os animais. Os homens coloquem eles nus porque quero ver os bilaus balançando, já que EU JEOVÁ, sou o único DEUS que não teve uma consorte feminina, como os outros falsos-deuses. Meu negócio é ver bilau, pegar bilau, assim como o negócio do meu filho, Jesus, que gostava de rolar nos morros da Judéia com 12 machos com os bilaus expostos. E como o povo meu escolhido: o povo brasileiro, conhecido no mundo inteiro como o povo que gosta de ficar se abraçando e pegando nos bilaus uns dos outros. O Brasil não tem um prêmio Nobel que seja, mas isso porque ciência, nobel, é tudo COISA DE SATANÁS. Nós brasileiros fomos escolhidos por DEUS para matar todas as pessoas inteligentes e instruídas da terra, porque Jesus disse: bem-aventurados aqueles que são burros e sem instrução pois esses terão os bilaus segurados por mim pela eternidade. Afinal todo país que tem uma estátua de cristo em público é miserável e pobre, porque cristo ODEIA A INTELIGÊNCIA E A RIQUEZA, que são coisas de satanás.
Coisa de Satanás é achar que esse discurso de ódio patético te aproxima da divindade. E me diz uma coisa: se a Bíblia já basta, por que você anda lendo o UOL?
Você não tem vergonha de acreditar que foi um cristão verdadeiro que escreveu esse comentário que você respondeu?
Quem escreveu esse comentário aí em cima foi algum neo-ateísta que fica zombando de cristãos na internet. Ta cheio de gente desocupada desse jeito.
É evidente que o que ele diz é mentira já que foram os cristãs que fundaram as maiores universidades da Europa, que desnvolveram o capitalismo e a democracia. Tudo isso foi desenvolvido em países cristãos. Os países mais ricos do mundo foram criados por protestantes, evangélicos, calvinistas.
A pessoa que escreveu esse comentário que você respondeu é um analfabeto histórico que baseia seus preconceitos em rótulos ginasiais.
Sim, ele foi mal mesmo. Só acho meio feioso você também querer rotular católicos como “cristãos do mal” e evangélicos como “cristãos do bem”, como fez em outro comentário. Eu tenho certeza de que Cristo, se quis mesmo fundar uma nova igreja, foi uma só. Agora, sinceramente, se foi um ateu se fazendo passar por um cristão ignorante, ele me pegou. Achei bem crível. Infelizmente.
Nem na parte do “pegar no bilau dos outros” você não identificou os claros tons de ironia?
O autor do comentário claramente faz escárnio com a visão “teocentrista” de alguns supostos religiosos que negam a ciência por ser contra a doutrina de suas igrejas (leia-se em strictu senso, pois a maioria não faz parte de uma religião propriamente dita e sim de grupos doutrinários que abrem portinholas pelos cantos do país).
Deu toques muito bons ao mencionar as violências e massacres comentados e endossados pela bíblia. Doutrinas verdadeiramente cristãs pregam seus valores pautados no amor, compreensão, fraternidade e o fazer o bem, jamais os costumes e doutrinas de vivência social de um livro escrito por seres humanos falíveis há 2 milênios, manipulados por uma igreja corrompida dos tempos da idade média que utilizou escrituras de modo a fazer um mosaico que atendesse a seus interesses políticos de então. E o pior é que tudo o que a Igreja Católica se esforçou para evoluir desde a idade média, as igrejas evangélicas de sobreloja espalhadas por aí se esforçam para involuir em poucos anos.
Quanto a existência da entidade divida, bem, o próprio jamais fora definido em termos científicos, atrelamos a sua capacidade existencial à limitada compreensão dos tempos daqueles que delinearam as religiões tradicionais que permanecem até hoje, mas talvez um deus seja algo completamente diferente daquilo que imaginamos. O que é um deus? Talvez uma figura ininteligível aos nossos sentidos, que não se manifeste pela racionalização mas sim como uma expressão natural, um elemento trator, uma tendência das regras da natureza, um comportamento emergente do espaço e que não compreendemos, alguma das forças que estudamos com afinco científico mas que não nos encontramos aptos a esquadrinhar e delinear de forma coesa por própria falta de subsídios técnicos e científicos.
É muito limitado ver um deus como uma personificação em forma de homem, e dizermos: “eis um deus, conceito pronto e completo que é, nos termos de homens nascidos sem a ciência há trocentos mil anos atrás”.
Não tenhamos a pobreza de espírito de nos achar detentores de toda a ciência, pois este é o primeiro passo para o emburrecimento.
Amigos, quem escreveu o comentário foi um gozador que quer fazer uma caricatura dos cristãos!
Sei disso porque também sou cristão e entusiasta das ciências, amo estudar a criação e aprender com ela, e também gosto de debater sobre ciência e fé, respeitando os limites de cada uma.
Mas tenho que lidar com o preconceito de algumas pessoas que acham que por acreditarmos em Deus e na Bíblia somos obscurantistas. Eles picham os cristãos exatamente como vocês estão vendo aí.
Dito isto, ótima matéria! Sobre o assunto de novas terras, o próprio Deus disse que criará novos céus e novas Terras para o próximo estágio (dispensação) da humanidade. Não vejo nada na Bíblia que negue a possibilidade de haver vida inteligente, mesmo civilizações, neste imenso universo, e que Deus tenha seus planos para cada uma delas, mas penso que em nosso atual estágio (dispensação) ainda não temos permissão para contato com elas!
Boa , Cristopher.
Em vez de direcionar o preconceito ao evangélico, você prefere direcionar ao ateu.
Super cristão da sua parte. Coerente pacas.
Salvador, não perca seu tempo discutindo com pessoa que teem a religião como norte de vida. A religião foi criada pelo homem há séculos atrás. Sendo escrita pelo homem, quem me garante que não existiam interesses enormes em manipular e tirar proveito da situação existente a época se até hoje pseudos pastores qe se intitulam enviados de Deus não oprimem e manipulam pessoas para se locupretarem? Gente, vamos acordar! Vamos pensar fora da casinha!
Creio que o autor do comentário infeliz que originou esta discussão esteja querendo justamente isto! fomentar uma dissenção desnecessária! Não creio que seja cristão, pela maneira artificial com que se expressa. Está mais para um anticristão militante.
Calma Salvador, esse cara não entende nada de Bíblia. Na verdade, ele está falando contra os ensinamentos bíblicos, pois a Bíblia não relata nada disso. Por favor, não acredite em qualquer maluco cuja mente só aprendeu a deturpar as coisas. Só pelo conteúdo insano da mensagem já dá para notar que esse cara não tem a ver com cristianismo.
Isso mesmo, Luís! Ou o cara é doido ou é malicioso.
Pode bem ser. Mas o discurso era tão odioso que me vi obrigado a responder de qualquer jeito, em benefício de quem o lesse.
Seguinte Salva, só pra clarear o debate: O tal do Satanás, que significa adversário, é o Enki, que curtiu duas humanas, que deram luz a Adapa (Adão) e Titi (Eva), e mais tarde teve outro filho, Utnapishtim/Ziuzudra/Noé. Na versão nibiruta , Enki tornou-se o adversário do seu irmão Enlil na disputa pelo controle da Terra. Como Enlil é Javé de Israel, eles falam somente da descendência de Abraão, fiel seguidor desde Ur e Nippur.
Aaaaah bom! Valeu pelo esclarecimento. 🙂
É difícil até pronunciar o que o Julio escreve. 🙂
O Júlio certamente é nibiruta juramentado. É um profundo conhecedor das nibirutices.
Você é um retardado desocupado mentiroso.
Os países mais ricos do mundo são países fundados por evangélicos, seu ignorante. Os EUA são um pais fundado por protestantes e o maior arauto da liberdade individual e da democracia, além de serem a maior potência do mundo.
Suécia, Suíça , Holanda, …. Os países mais ricos do mundo são fundados e construídos por cristãos.
As maiores universidades do mundo, como Oxford, Harvard, Yale, Princeton… Foram todas fundadas por IGREJAS! Seu ignorante.
A causa da pobreza no Brasil se deve a problemas que nada tem a ver com cristianismo, senão o modelo engessado escolhido pelos países católicos. Você não tem caráter, seu sepulcro caiado. Cínico.
Na moral, uma coisa eu sei Jesus não se preocupa com paises ricos, que eu saiba ele se preocupa com os seres humanos que o seguem com amor e paixão na sua crença.
bom sem mais.
Você esqueceu de mencionar que na Holanda pais de origem protestante como vc fala foi o pioneiro a criar uma cidade inteira de prostitutas para saciar a sede de sexo do seu santo povo.
Desculpa Salvador pelo post, mas ver idiotas como esses falarem arezias assim ninguém merece. Sou religioso mas isso ai não é religião e cegueira espiritual.
Aaaahh… Hoolanda, que delicia! 😛
Parabéns pela ironia. Muito bom texto crítico.
Acorda songa monga. Seu pastor so quer seu dinheiro.
Acorda pra realidade. Existe muito mais coisas no mundo que essa sua mente fraca imagina.
Vai dar dinheiro pro pastor…pelo jeito anda dando outras coisas tbm…
Cara que tipo de droga vc toma??? kkkkkkkk para de tomar esse kraque barato que vc toma esta cozinhando sua cabeca. WOW
Pensamento mediocre e alienado ao mundo religioso dominante. Já que o Sr se diz confiante ao seu pastor vou apenas lhe dizer uma frase da bíblia que o fará refletir melhor….”existem muitas moradas na casa do SENHOR”. Uma outra coisa que o fará abrir um pouco o seu campo de pensamento: só mesmo uma mente estagnada e míope pelos olhos da religião acredita que num universo tão grande como o que vivemos sejamos os únicos habitantes. Tenha santa paciência, ´por isso que o BRasil vive nessa tanga. Mentes dominadas pela religião de séculos passado só pode dar nisso mesmo.
Santa ignorância… meu amigo, saia da caverna e vá dá uma voltinha por aí. Pare de vê somente as sombras. A Bíblia, colega, foi escrita por quem? Vc não imagina? Por homens com ideologias e interesses escusos e o pior foi os que pegaram os escritos depois e moldaram tudo ao seu bel prazer. Te acorda criança, desaliena essa mente pobre. Jesus Cristo falou o que o povo daquela época precisava ouvir, um bando de analfabetos, assim como vc fala para uma criança por onde os bebês nascem. Por isso Ele falava tanto em barábolas. Outra coisa pra vc deixar de ser obtuso: se a Bíblia fosse o que vc diz pra que tantas religiões e seitas? Ainda dá tempo, te acorda irmão!
Deus é Deus de amor, não é Deus de ódio, Deus é maravilhoso, nos deu vida para que façamos o bem e amemos uns aos outros. Se Deus quis fazer vida em outros planetas ou não, isso é o querer Dele, pois quem é a criatura para questionar o seu criador?
Que Deus, tenha misericórdia de vc , e abra o seus olho qye o Santo Epirito visita o seu coração e te guia para o caminho verdadeiro… E a ciência não é obra de Satanás, pois,a sabedoria e astúcia foi concedida para homem para que o mesmo não pereça na escuridão da ignorância, mas com todo seu entendimento busque a verdade é adore a Deus….
Vc e um retardo psicotico digno de um homem bomba facilmente maleavel procure imediatame um psiquiatra antes que sua loucura vire uma tragedia
Tudo que posso dizer é que vc tem um serio problema. Um dia terá que responder pelos seus atos, sua palavras, suas ideias, e principalmente sua falta de decoro e de respeito. Sinto pena que tenha uma mente tão pequena.
SIMPLESMENTE PATÉTICO!!
Jesuis! tenha piedade desse cidadão! ele não sabe o que fala! vai la ohh vacilão, ve onde ta na sua bíblia pra calcular o quanto vc é um idiota! vc deve ser bastante rico pra não precisar estudar e ser alguém na vida! com essas ideias mesquinhas, filho de satanás deve ser vc! babaca sem noção
Caramba! o.0
Até o Salvador caiu no sarcasmo do kra…. e no final ele conseguiu atingir o objetivo dele, criar a discordia.
esse eh um pseudo-neo-ateu querendo atenção apenas gente!
Me espanta pelos comentários que as pessoas nao tem o habito de ler as mensagens inteiras antes de comentar, aliás não me impressiona mais nao…! =/
e assim começou as guerras “santas” , não da nem para terminar de ler o comentário desse animal.
Brasil p/Cristo…muito infeliz seu comentário…típico de uma pessoa fanática.Acredite suas palavras não ajudam em absolutamente em nada e nem a ninguém…A pessoa que se diz crente deve partir da premissa do amor…e em segundo lugar respeitar a todos independente de credo.Os cientistas e a ciência ajudam sim !! e muito,pense em tantas doenças as quais pela ciência o homem…conseguiu e vem conseguindo combater…é muito provável que até dentro de sua familia…você se beneficiou das descobertas da ciência,fazendo uso de medicamentos…então meu querido …demonstre mais um pouco de humanitarismo…e não ataque as pessoas com esses tipos de comentários..cada um ter o livre-arbítrio e escolhe no que quer e também no que não quer acreditar.Seja feliz !!
mentira de Satanás chama-se “dinheiro”…
AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHEHEHEHEHEHRSRSRSRSRSRSRSSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRS
EHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHE
ESSE POVO ME FAZ RIR MUITO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
EU CREIO EM JESUS CRISTO E EM NOSSO PAI CELESTIAL. AGORA, SE ELE É DA TERRA OU DO UNIVERSO, QUE DIFERENÇA ISSO FAZ, O UNIVERSO É O UNIVERSO!!!!!!!
Há duas vertentes na ciência que me fascinam sobremodo – a genética e a astronomia. A primeira, pela descoberta das células-tronco, que nos trarão, num futuro não muito distante, a possibilidade de vivermos, e qualitativamente, por mais de 100 anos; a segunda, porque, mais cedo ou mais tarde, será capaz de detectar planetas habitáveis (ou habitados) como o nosso. Acredito nisso, e seria maravilhoso se a ciência, com sua evolução pró-vida, pudesse me possibilitar pisar em um outro planeta. Sim, “na casa do meu pai há muitas moradas”. Vejam, Jesus já propagava essa verdade há mais de dois mil anos. Em sentido figurado, como Ele o fazia magnificamente em suas parábolas. Verdade, Salvador, religião é uma questão de fé (ou se acredita ou não se acredita num ser onipotente e onipresente). Não dá para refutar esse sentimento, assim como não dá para refutar a ciência, com suas infinitas possibilidades (provadas e por provar). A vida, considero-a, um enorme quebra-cabeça com paisagens à mostra e belíssimos cenários ainda por ser vislumbrados.
NÃO ACREDITO.TUDO MENTIRA
Azar o teu.
Li quase todos os comentários sobre a descoberta do planeta Kepler.Na minha modesta opinião, há gente que nasce em época inoportuna e está a milhões de anos luz de distância dos seus contemporâneos em matéria de sabedoria.Resumindo:Como é baseado em quê o homem pode achar que somente na terra, um planeta de uma entre mbilhões de galáxias é que pode ter vida?
Ok, mostre uma foto ou dado concreto de vida em outro planeta.
Os cientistas estão trabalhando nisso. Quantos anos você tem? Aguenta esperar uma ou duas décadas? 😉
Bom dia Salvador.
Eu não duvido da existência de vida em outros planetas, mas onde eles estão?
O paradoxo de Fermi é muito forte, para mim isso se intensificou após a leitura do livro Rare Earth, por isso acho que duas décadas é muito pouco.
João, falo bastante disso no meu livro novo, prestes a sair!
acho que um debate interessante para um futuro post seria sobre a equação de DRAKE.
com certeza renderia muitos comentários…..
Ok, mostre Deus e não um cheque na bíblia!
A religião protestante é um ópio para o povo!
… que está rolando em Boston…. rolando eh verbo?
Eu Rolo
Tu Rolas
Ronaldo Rolas
O certo é Ronaldo Rola. Volta para escola, Joãozinho! 🙂
Rola ou Rôla?
http://www.youtube.com/watch?v=h1A9Kc5iNkQ
a preferencia é sua, você quem escolhe…..
Se for pro texto, rola. Se for pra teu cu, rôla.
(desculpa, Salva, mas ele mereceu essa)
Salvador,
O Eu tá muito ácido….:-)
Ao mesmo tempo em que os sábios cientistas demonstram inteligência, demonstram por outro lado também muita ingenuidade e teimosia. Usam apenas métodos restritos aos nossos parcos sentidos. A natureza não produz nada que não tenha utilidade para o progresso universal. Será que este planeta é muito maior que a terra para nada? Sem serventia alguma? Pois saibam que deve ser útil para abrigar seres da criação. Enquanto pretendermos achar vida em outros planetas usando somente nossa concepção e percepção humanas, cairemos sempre na decepção. A ciência não dá saltos é bem verdade, no entanto, a natureza também não dá. Tenhamos paciência. Tudo se desvendará no momento certo. Acordamos para pesquisarmos sobre a existência de seres de outras complexidades fora de nossos paradigmas – Boa Noite a todos.
Senhores comentaristas…. e que é que disse que a única forma de vida seja a que conhecemos em nosso planeta? Podem existir por exemplo formas de vidas que sejam fluídicas sem matéria como os espíritos. Nós ainda somos muito jovens para que nosso conhecimento alcence vôos maiores. O exemploe deste planeta recém descoberto é uma prova disso. 11 bilhões de anos, nem temos noção do que seja isso. Não limitemos nossos pensamentos.
Uau!! Obrigado mais uma vez pela notícia. Já imaginou um planeta assim, tão velho e na zona habitável? Fica difícil deixar de imaginar vida e também civilizações. E por falar nisso, você teria informação de quanto anda a contagem de candidatos assim?
Planetas ligeiramente maiores que a Terra na zona habitável já há mais de 20. Falta medir a massa ou o raio para confirmar que são rochosos como o nosso. Normalmente se costuma pensar que, até 1,4 vezes o raio da Terra é rochoso, e maior que isso seria mininetuno. Contudo, note como essa megaterra não obedece a essa regra, o que melhora ainda mais as perspectivas!
Amei a possibilidade de algum dia acharmos um planeta enorme e parecido com a nossa Terra. Desde que vi um documentário onde se falava na destruição da Terra em alguns bilhôes de anos de algum jeito, mas que ocorrera de qualquer maneira, fico feliz com a hipotese de acharmos algum lugar, um outro planeta capaz de abrigar a vida. Mesmo que seja qualquer tipo de vida para onde evoluirmos ou a que restar na Terra, e que seja inteligente o suficiente para chegar nesse planeta…rsss
E o que é a vida senão são esses pequenos e tolos sonhos?
O sonho é a estrada para o futuro! 😉
É complexo querer entender tudo isso,mas ecredito piamente que não somos os únicos e muito menos que a terra é o único planeta abitavel,acredito que cada planeta,cada espécie,esse ai por exemplo pode ser quente demais pra gente e para outras espécies;eis a questão.
O futuro é inexoravelmente negro. Não se trata de pessimismo, um dia todas as estrelas se apagarão para toda a eternidade. Mas tudo bem, nenhum de nós sofrerá por isso.
Lendo os comentários aqui percebi que Deus é um Alquimista louco, tarado por misturas insanas, mexendo o seu caldeirão que se chama Big Bang!!
Caro Salvador Nogueira, tambem me frustro por saber que 99,9% dos seres humanos não têm o mínimo de alcance/interesse em entender o porque de nossa existência/de onde viemos/para onde vamos… Talvez o cérebro humano não tenha mesmo evoluído o suficiente para entender que existem 200 bilhões de estrelas dentro da via láctea. E que nossa galáxia é apenas mais uma dentre 100 bilhões de outras galáxias. E que já se estima existirem 9 bilhões de outros planetas como o nosso, que possam abrigar vida, somente dentro de nossa via láctea…
Todos esses achados científicos são resultado do que há de mais moderno em pesquisa espacial… Leitores brasileiros, leiam sobre o Kepler, estudem o site da Nasa de vez em quando e se informem…estamos passando por uma revolução do conhecimento humano sobre a nossa própria existência!!! O que pode haver de mais interessante que isso? Poucos se deram conta… de que o nosso planeta, no universo, é na verdade, digamos assim, um bilionésimo de um átomo. É absurdamente incrível, é verdade, mas é a realidade já provada! Assistam no Youtube: Hubble Deep Field. The most important image ever taken.
Uma coisa que não entendi – nem nas aulas de Astronomia no IAG – é porque limitamos a concepção de habitável àquilo visto na Terra, ou seja, água em estado líquido.
Não poderia haver formas de vidas adaptadas, a, digamos, oxigênio em estado líquido, metano em estado líquido, etc? Ou seja, fora da nossa compreensão de como se forma a vida?
Gustavo, é uma covardia tentar te responder isso detalhadmente num comentário. Mas é basicamente o seguinte. Vida precisa de reações químicas complexas, o que significa quebrar e rearranjar moléculas. Não existe átomo mais versátil que o carbono para produzir essas combinações moleculares, e não existe solvente mais poderoso que a água para quebrar moléculas e permitir as reações. Pode existir vida com outra configuração? Talvez sim. Nunca vimos, mas sabemos que o silício consegue fazer moléculas complexas (embora não tanto quanto o carbono) e outros solventes talvez deem conta do recado, em lugar da água. Poderia haver vida baseada em silício usando metano líquido como solvente, como há em Titã? Sabe-se lá. Talvez. Contudo, essa vida provavelmente seria menos desenvolta que a nossa, até porque sob baixas temperaturas as reações químicas são muito mais lentas, o que implicaria metabolismo muito lento. E isso são possibilidades apenas, mas ninguém conseguiu elaborar, nem em teoria, rotas químicas que pudessem levar a um metabolismo de vida exótica. Por ora, a única vida que sabemos com certeza ser possível precisa de compostos orgânicos e água em estado líquido. Faz sentido, portanto, procurar por ela primeiro. Até porque, sabendo como ela é, podemos bolar estratégias de como procurá-la. Difícil bolar um instrumento para detectar vida de natureza química desconhecida…
Salvador,
Importante pontuar a aceitação da tese de troca de materiais entre planetas, sedimentos arrancados da superfície dos planetas e arremessadas ao espaço pelo impacto de meteoros e colisões entre corpos celestes, que eventualmente carregariam bactérias e outras fases embrionárias de vida para outros mundos – habitáveis ou não -, polinizando a vida pelo universo com as formas mais rudimentares de vida.
A origem, portanto, não seria necessariamente vinculada ao surgimento da matéria primordial da vida in loco.
Ainda em macroescala evolutiva, vale como curiosidade e exercício à imaginação (já que não se trata de um conhecimento ou proposição científica) a leitura do livro “Eram os Deuses Astronautas?”, de Erich von Däniken. Em sua obra, Erich faz um apanhado de ligações historicas e dá uma nova interpretação ao conceito de divindade, sugerindo que deuses seriam a única explicação plausível para o entendimento humano de mundo então para fenômenos além de sua compreensão, como a visita de seres de outros planetas.
tem os extremófilos
É tudo parte da MATRIX.
Longe pra K7!
O Salvador Tbm…Queria perguntar uma coisa mas não tem nada a ver com a matéria uma curiosidade que tenho não sei se vc pode responder…Porque que o Jipe Curiosity que está em Marte só faz fotos e não faz um vídeo com áudio da superfície do Planeta..abs
Ee não foi projetado para capturar vídeo, ou seja, 24 quadros por segundo. E também não tem microfone pra captação de áudio. Seria muito legal, mas sacomé, mandar coisas pra Marte é caro pra caramba, e os cientistas priorizam instrumentos úteis a instrumentos legais! 🙂
Segundo um ban-ban-ban americano, PhD em quimio-biologia astronômica, julgando os seus conhecimentos sobre os astros mais próximos da terra e suas impossibilidades de vida inteligente, ele conclui que a diferença de inteligência entre os visitantes alienígenas que nos visita e os seres humanos é 1000 vezes maior que a diferença entre os seres humanos e as formigas. (desolador)
Não tem como fazer essa conta.
Cara, que papo sem nexo e NADA plausível, é esse? Pra que mentir na internet?
Cite o nome, ou é mentira.
Considerando as presopopeias das circunstancias aleatórias as fatos ,inerentes a equação pesoXdistancia jamais teremos uma copa do mundo no tal planeta sem o auxilio da FIFA claro.
Não professo qualquer religião. Entretanto, sinto dificuldade em compreender como o nada pode gerar alguma coisa. Explico-me: o big bang teria sido a concentração do universo em um minúsculo ponto que explodiu há 14 bilhões de anos. Antes disso, diz-se, era o vazio. Ora, como o nada pode gerar alguma coisa? Esse minúsculo ponto simplesmente “apareceu”?
Muito bem dito, VAZIO, só pq está vazio não quer dizer que não haja nada!
O NADA não existe!
Nossa mente é limitada para entender algumas coisas, nós temos um começo e um fim e isso é completamente claro pra nós, mas não entra na nossa mente algo que possa sempre ter existido. Além disso, há muitos anos de pesquisa pela frente ainda, não deve ser fácil pesquisar sobre algo que está a trilhões de KM de distância.
Leo, quando a Ciência diz que o universo originou-se do nada, este nada não quer dizer vazio absoluto. Porque isto não existe. Outros estados da matéria ou outras dimensões dominantes poderiam comprimir, refundir, remodelar as partículas mais elentares de modo que esta matéria “diferente”poderia funcionar com outras leis ou propriedades que não conseguiríamos sequer detectar ainda. Algo como a matéria escura que não sabemos bem o que é, nem como medir, mas sabemos que existe.
Sim, simplesmente “apareceu” do nada. E antes não era o “vazio”, pois vazio já é alguma coisa.
Procure estudar Kabbalah e vc entenderá isso.
Ou não. 😛
Perguntar o que havia antes do Big Bang equivale, talvez, a perguntar o que havia antes de deus. Ora, os religiosos dirão que deus não existe, que deus simplesmente “é”. Ora, porque não dizer que o Big Bang também simplesmente “é”, e, portanto, não haveria sentido em contestar um começo? E quanto a tudo surgir de nada, lembre-se da famosa equação de Einstein, E=mc², e que energia não ocupa volume. Então, sim, é possível que “tudo” que existe seja guardado dentro de “nada”.
Há muitas teorias para explicar o começo de nosso universo. Hoje em dia está muito em moda a do multiverso. Nosso universo é apenas um entre infinitos universos que nascem e se extinguem. Um universo nasce dentro de um outro ou de interações entre universos. De qualquer sorte é algo que vai além da minha capacidade de expressão, bem como de entendimento. Provavelmente em um outro universo há uma pessoa igual a vc expondo a mesma dúvida e outro igual a mim respondendo.
Então, seguindo a sua “lógica”, é mais fácil e correto acreditar em um conto de fadas, cujo livro-base foi escrito de forma póstuma (após a história ter acontecido), em uma época onde não havia método científico algum, e nem ao menos luz natural, e muito menos compreensão do homem quanto aos fenômenos naturais?
Quando se trata de questões interplanetárias ou espaciais a ciência é muito vaga, se fala tanto em viagem a marte e a outros planetas, descobrem coisa a milhares de anos luz da terra, ai eu pergunto porque os cientistas não quiseram voltar a lua? Será que aquele filme apolo 11 está certo, ou os cientistas apenas jogam o barro pra cima pra ver se ele cola em algum lugar do universo.
Quando descobriram que na lua não existia nada de valioso como ouro, diamante ou platina….. voltar pra que.
Porque visitar a lua é algo extremamente caro, e as agências espaciais não dispõe de recursos ilimitados. Como se colheu material, fez-se estudos, plantou-se equipamentos e como a superfície da Lua é observável daqui da terra sem maiores esforços, não há interesse em voltar lá às expensas de gastos bilionários para, literalmente, pisar lá e voltar, sem nenhum benefício científico palpável.
A ciência deve investir naquilo que se demonstre mais promissor, e não naquilo que está “exaurido”.
Logo teremos aeroportos espaciais com passagens disponiveis a outros planetas. Isso é notório assim como a lampada eletrica foi na idade media, o telefone e outros inventos. Quem de nós viver verá!
Carlos,
Algumas teorias científicas modernas sugerem a possibilidade de dobrar o espaço-tempo (espuma quântica, wormholes, etc), o que eventualmente revolucionaria nossa ideia do que é transporte. Talvez aeroportos interestelares sejam apenas uma interpretação prosaica do que é nossa ideia de futuro construida sobre conceitos ultrapassados do entendimento da matéria.
Chegará um dia em que o destino pretendido estará à distância do pensamento.
Daqui a alguns anos teremos passagens à venda para mundos distantes assim como hoje viajamos a paises distantes. Quem viver verá!
Gostei muito da materia…de um superplaneta quente eles tiraram a conclusao de que existem mais outros cerca de 100 bilhoes ??? e nao é só isso eles tambem terao agua em estado liquido !!??
terao vida e natureza similar a terra, poxa mas somos muito azarados mesmo , nunca acertamos né(sic) sempre no quase ,mas nao desistam meninos , nao ha limites para escrever livros e elaborar teorias, esta historia começou antes de nós e vai continuar com outros que virao depois….que vida lamentavel essa de procurar algo que nao existe.
Não, eles não tiraram essa conclusão. Releia.
Acorda, tudo bem que tu saiba ler, mas creio que não saiba o que é principio, meio e fim e as conexões das coisas, está dito que existem mais de 100 bilhões de estrelas em nossa galáxia… difícil acreditar que tem gente que não sabe interpretar, ou quem sabe tentar turvar a visão dos preguiçosos que só leem comentários… se não acredita nisso tudo só lamento, mas acreditar em Deus, deuses e nessa baboseira toda é que é difícil!!! Isso sim não existe!
Crentes… Como a religião cega as pessoas. A maior arrogância que existe é achar que num universo desse tamanho só o nosso planeta tem vida. Cara, eu tenho muita pena de vc.
Então mostre provas concretas de vida em outros planetas.
Mostre prova concreta da existência de deus.
Ué como procurar o que não existe ?? como saber se não existe vida fora da terra se não procurarmos ? e por que Deus em sua magnifica sabedoria elegeria simples humanos como única espécie racional do universo ?? já pensou nos milhões de estrelas que existem ? multiplique por 10 apenas para coneçar a imaginar a quantidade de planetas que às orbitam . e se me lembro bem, Jesus em sua infinita sabedoria disse “A muitas moradas na casa de meu Pai “
Assim diz no livro sagrado.”NA CASA DO PAI HÁ VÁRIAS MORADAS” e a casa do pai não é só o planeta terra e sim o universo todo, ciencia e religião podem andar juntas, é só as religiões abandonarem os dogmas e aceitarem a ciência como aliada no progresso da humanidade.
Fica mais facil e simples compreender os ensinamentos do cristo e a lei de Deus.
Eis o primeiro argumento cristão que eu concordo!
Você nem é espírita, né, Marcelo?? rsrs. Adorei! Um abraço!
Desculpe, Marcos. rsrs
Para quem CRÊ realmente num CRIADOR que não foi CRIADO, é só ler no Velho testamento do Livro dos Livros – A velha e sábia Bíblia, no Profeta, Isaías, cap. 43 e vers. 10 até ao 15 e compreenda que o BIG-BEM é uma teoria cientifica, o que deve ter acontecido desse Big=Bem, talvez seja a GUERRA no mundo Divino entre o CRIADOR e um Anjo Querubim, que se rebelou e caiu como um Relâmpago , como disse Cristo, ” Vi Satanás cair como um Relâmpago e a sua Luz se tornou Escuridão, por isso o nome de TREVAS, e as Trevas lá tem sua Consciência Malévola , porém vendo por esse ângulo, temos o Dia e Noite. Luz e Trevas, DEUS e SATANÁS que significa = Adversário da LUZ, mas LUZ venceu e vence as TREVAS sempre….Amém !!!
Falou Falou Falou mais não disse nada!! complicado
Maravilhoso Criador de todas as coisas do Universo. A cada dia penso como somos pequenos nessa imensurável energia que move os nossos mundos. Pergunto porque ainda se fazem guerras em nossa pequenina Terra? Só os sábios sabem realmente pensar e viver!!!!!!
Prezado Salvador, as suas notícias e comentários sobre as novas descobertas da astronomia fazem a imaginação (dos trekkers e dos não-trekkers) viajar até lugares onde nenhum Homem jamais esteve. Mas fica a pergunta: se estamos obstinadamente procurando vida fora de nosso isolado sisteminha solar, não estaria a vida lá fora nos procurando? O que falta para este encontro?
Milton, mas será que a vida lá fora já não nos encontrou? Sabemos que ela não fez contato oficial conosco, mas não quer dizer que não nos tenha encontrado. Outra: vida é diferente de vida complexa, que é diferente de vida inteligente. Talvez tenhamos apenas bactérias num raio de 30 anos-luz ou mais. (Não custa lembrar, mas vida anima só existe na Terra há 1 bilhão de anos. Nos 3 bilhões anteriores, só havia bactérias.)
Senhor Milton boa noite.
A teoria da evolução já é uma razão inequivoca?
A evolução é um fato incontestável.
Caro Sr Salvador Nogueira,
Qual a espécie que evoluiu de outra?
Cão evoluiu do lobo, para citar uma que aconteceu nos últimos 10 mil anos.
Fato incontestável? A teoria da evolução é conto de fadas para adultos. Fato científico exige obsevação e comprovação. Me mostre um único exemplar de cão cujo pai e mãe sejam lobos. Você já viu algum? Nenhum cientista viu. Então não venham dizer fato incontestável. Me mostre um único homem cujo pai seja um macaco. Teoria da evolução não tem nada de ciência. Teoria da evoluçãomé igual à fé, você crê no que não viu.
Não funciona assim. A ideia de pais lobos que têm filhos cães não é evolução. Leia aqui para entender como funciona: http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/2014/05/26/cinco-provas-da-evolucao-das-especies/
Abraço!
Outro fã de Pokémon….
Charles Darwin, o pai do evolucionismo, converteu-se antes de morrer. Por que será?
Não tô sabendo disso não. Que eu saiba, Darwin morreu ateu.
“Charles Darwin contou em sua biografia que eram falsas as afirmações de que seu avô Erasmus Darwin teria clamado por Jesus em seu leito de morte. Darwin concluiu dizendo que “Era tal o estado de sentimento cristão neste país [em 1802]…. Nós podemos apenas esperar que nada deste tipo prevaleça hoje”. Apesar desta crença, histórias muito parecidas circularam logo após a morte de Darwin, em particular, uma que afirmava que ele havia se convertido logo antes de morrer. Estas histórias foram disseminadas por alguns grupos cristãos até ao ponto de se tornarem lendas urbanas, embora as afirmações tenham sido refutadas pelos filhos de Darwin e sejam consideradas falsas por historiadores.”
Fonte
Pra variar, mimimi de religiostrários (nossa, nessa eu me superei!)
Mandou bem! Eis aí a história toda.
Diz em uma biografia que ele antes de morrer converteu-se. Não fui eu quem disse. Para o biógrafo citar esse fato creio que ele deve ter pesquisado bastante. Afinal, escrever sobre a vida de Darwin requer cuidado e dedicação. Abraço.
Geovanne, você poderia indicar a biografia?
Mais uma mentira fabricada, Geovanne.
http://www.talkorigins.org/faqs/hope.html
http://www.creationtips.com/darwinconversion.htm
Sim, concordo Salvador. Mas o nosso planeta é muito novo na Galáxia. Em compensação aos 4,5 bilhões de anos que a Terra existe, possuem vários outros planetas com idade muito superior, que poderiam muito bem já terem desenvolvido vida complexa anteriormente. Mas não. E o nosso que é bem recente já o desenvolveu. Curioso… mas parece-me que é “escolhido a dedo” os planetas, nesse quesito. Por quê, não? Curioso demais… Intrigante.
De onde você tirou o “mas não”? Talvez a vida complexa já tenha emergido em planetas muito mais antigos que o nosso. Não sabemos, mas tudo indica que isso provavelmente aconteceu.
e talvez assim como já surgiu a muito tempo atrás, talvez já esteja extinta.
Prezado Salvador, por uma questão de justiça você precisa fazer uma correção no seu artigo “O ataque dos sóis canibais” de 21/05/14. Os autores do desenvolvimento do modelo de assinatura química dos “sóis canibais” são Trey Mack estudante de graduação em astronomia da Universidade Vanderbilt e o astronomo Simon Schuler da Universidade de Tampa, e não Claude Mack como informado na sua matéria…
http://www.sciencedaily.com/releases/2014/05/140519215039.htm
Você postou duplicado? Já respondi isso. Trey é o apelido dele. Claude é o nome, como consta do paper! Abraço!
Tem razão…
Ele comentou no post dos Sóis Canibais também. Por isso a duplicidade.
Bem, de toda forma, está esclarecido! 🙂
Quanto desperdício de tempo e dinheiro. Mesmo que fossem encontrados planetas com condições de habitação idênticas às da Terra, de que isso serviria, se não seria possível viajar até eles? Mesmo viajando à velocidade da luz (o que é impossível), a viagem levaria centenas de anos. Quanta gente com a cabeça no mundo da lua…
Inútil é sua ponderação, demonstra os traços culturais do povo brasilis, pra quê procurar se não conseguimos ir… Ah vá, se não houver os estudos, pesquisas e observações estaremos fadados ao insucesso eterno, só porque não conseguimos fazer uma coisa hoje, não quer dizer que não conseguiremos fazê-la amanhã! Tudo que fazemos hoje ficará marcado para a posteridade, tomara que consigam concretizar a viagem espacial… “nada é impossível” lembre-se!
Quanta coisa já foi ridicularizada e hoje é absolutamente o oposto. É só uma questão de tempo para descobrirmos diferentes maneiras de viajarmos pelo espaço.
é só dobrar o espaço como uma folha.. alguem já disse isso.. rs
Eu tenho um terreno no lá! ! Alguém quer comprar? Faço um precinho bom !!!
financio fazenda do tamanho de São Paulo em kpeler 20 , sem entrada primeira parcela só em janeiro de 2015 melhor juros do mercado Chaves com apenas 10% do valor total !!! Imperdível !!! Brinde uma chácara grátis no litoral norte em Meio natureza !!!
Interessante, os cientistas acham planetas, estrelas semelhantes ao sol a 500 anos luz da terra, cai um avião no mar a centenas de quilometros da costa terrestre e ninguém da noticia do ocorrido, ou existe má vontade em procurar destrosos de avião caído no mar ou estas descobertas são furadas.
Uma terceira opção: ninguém estava procurando um avião antes que ele afundasse no mar, ao passo que os cientistas estavam olhando fixamente para certas estrelas esperando que planetas transitassem à frente delas. Esse seu argumento é como dizer que eu não acredito que você tenha sido capaz de passar de ano na escola porque não se lembra de onde deixou seu chinelo ontem.
Salvador, não precisava maltratar o pobre homem!!!
UASHASUHSAHUSAHU GENIAL. Mania que as pessoas tem de culpar um coisa que não tem nada a ver com a outra.
Talvez o amigo não passe no vestibular porque a guitarra azul do primo está desafinada !!!
Bem colocado seu comentário!
Esse comentário vai ficar bem melhor se você pegar, dobrar, passar e enfiar no próprio orifício circular corrugado. (*)
Não entendi….
Enfiar o comentário no cu.
Muita acidez?
Basicamente sim. E o corrugado nem sempre se aplica.
Ainda estamos na idade da pedra em termos de conhecimento do universo. Ainda teremos que evoluir centenas de anos para podermos ter a chance de construir um disco voador para alcançar os sistemas estelares mais próximos. Somos ET´s primatas, ainda no pré-inicio da evolução. Mas, como tudo tem um início, é melhor iniciarmos assim sem saber absolutamente nada para que um dia a evolução possa acontecer. Tijolo após tijolo, pena que não estaremos aqui para ver…
sou ET nao !!
e nem PT tambem…
Pesquise depois sobre o projeto nazista HAUNEBU
Mal conhecemos nosso próprio planeta.
Que presunção.
É, como eu escrevi no Facebook outro dia, a pesquisa científica é um paradoxo em si mesma, uma vez que não responde às perguntas – no melhor dos êxitos, cria outras mais difíceis de responder…
É claro que é brincadeira. A ciência não é apenas fascinante: praticamente tudo o que temos de bom veio dela!
Que bom seria se avançássemos assim no campo social e psicológico…
Na mesma medida em que a expansão do conhecimento científico e tecnológico sobre o Universo acontece… Mais um susto! Surpresa agradável. Lembra: um “palido ponto azul”, só que gigantesco rs…
*Carl Edward Sagan (é o cara! um verdadeiro Gênio!)
https://www.youtube.com/watch?v=EjpSa7umAd8
Não sabemos de nada. Inocentes.
Água em estado líquido depende não só da temperatura como também da pressão atmosférica. Os satélites e observatórios têm como avaliar esse parâmetro?
No momento, não. Mas quando começarem a tirar espectroscopia da atmosfera de exoplanetas, poderão pelo menos modelar. De toda forma, para planetas maiores que a Terra isso não deve ser problema, porque a atmosfera tende a ser mais densa que a nossa.
Com a densidade 40% maior e o triplo da gravidade na superfície, duvido, não…
quantos grãos de areia juntos falando tanta
besteira
Veio se juntar aos “grãos faladores de besteira”?
muito boa a matéria parabens
Depois de tantos comentários de características religiosas em contraponto a ciência, me lembro de um episódio da séria clássica “Star Trek”.
Apesar da ficção, os tripulantes encontram um planeta similar a Terra, onde o Império Romano floresceu até o que seria equivalente ao nosso século XX.
Ao final dá a entender que havia de novo um messias entre eles, e o Capitão Kirk entende isso dizendo que a história se repetia ali também.
Apesar do contexto desconexo com a discussão atual, esse episódio mostra que religião e ciência podem conviver. Esse é um episódio que considero magnífico.
Acho que vale a reflexão aos mais radicais.
Nogueira Super parabéns pelo seu trabalho neste Blog e sua argumentação e paciência.
Vida longa prospera p vc.
\\//,
Porque será que em toda discussão científica ela acaba se polarizando, de um lado, os ateus, arrogantes em sua pretensa sabedoria e autossuficiência, e de outro, os fanáticos religiosos, que acreditam np qie está escrito na Bíblia, como se ela não estivesse repleta de enxertos colocados lá pelos homens que queria adaptá-la às suas conveniências. Porque será que a verdade de que a virtude está no meio não prevalece? Nem estão certos os que não acreditam em Deus, nem os que crêem cegamente em um livro que cansou de ser adulterado. Deus existe, e criou todo o universo, sua casa. E há várias moradas na casa do Pai, onde mora toda Sua criação, nós e nossos irmãos espalhados pelo universo. A ciência não nega a existência de Deus, ao contrário, a confirma. E Deus não nega a importância do conhecimento científico. Foi para isso que ele nos deu o dom do raciocínio, para que descobríssemos por nosso próprio esforço, os mecanismos do universo e da vida.
Ta usando a palavra enxertada de base pra argumentaçao ??
nao parece coerente
tudo contra, porque conhecer o que tem la encima ? Acredito que seja só para dar prazer á uma meia dúzia de loucos, pensa bem … são milhões de anos luz, nunca iremos chegar lá com essa energia a carvão e a manivela, alguém em sã consciência pode me explicar esse prazer sem sentido ?
É o mesmo “prazer de louco” que fez o homem cruzar os mares com navios e aviões. Lembre-se, há algumas centenas de anos o homem só andava a cavalo !!!! São esses mesmos loucos que nos levaram para a lua, e para as profundezas dos oceanos. É graças a esses loucos, que você tem celular, televisão e internet ! No início, todos foram tachados como loucos, só que hoje não vivemos sem o resultado dessas loucuras. No espaço vai demorar um pouco mais, mas vamos colher os mesmos benefícios !
esses cientistas vivem gastando dinheiro atoa tentando provar que Deus nao existe e cada dia ais inventado coisasque nao vai nem vem. falam em bilhoes de anos sendo que esses pobres mizeraveis vivem no maximo 80 anos e ainda tem gente que se gloria disso enquanto o mundo esta cheio de jente passando fome ficaesses governantes ingetando dinheiro para esses louco ir ao espaço se é que foram eu que nao acredito
Rico, te asseguro que ninguém gasta dinheiro para provar que Deus não existe. Não é uma hipótese passível de refutação. Como provar que Deus não existe? Não há experimento que possa fazer isso. Jamais um comitê de avaliação financiaria um trabalho científico cujo objetivo é refutar Deus. Agora, já vi muito pregador querendo refutar a ciência, mesmo sendo igualmente impossível…
Te encontrei , irmão. Não sabes escrever, nem pensar. Mas ser arrogante tu sabes!
estou falando do erico
“Jente” com J e “ingetando dinheiro para esses louco”? Érico, você partiu meu coração!
“Jente”? Meu Deus!
Nossa poderiam achar tb o avião da malasyan airlines que caiu a alguns meses. Seria mais útil. Como podem deduzir algo que está localizado a milhões de km e não localizam um avião que caiu em uma pequena área da terra?
Essa do avião é velha, hein?
Tudo suposição e nada provado. há dezenas de anos já se sabia de tudo isso por simples cálculos matemáticos hoje usam o fotoshop. é mais fácil crer que o Inri cristo é jesus do que nisso. pura balela…
Cada um na sua. Eu acho mais fácil acreditar nisso que no Inri Cristo. Mas respeito a sua fé.
KKK O povo cisma de comparar astronomia e astrofísica com busca de avião desaparecido…
o avião não caiu, eu abduzi…
Como dizem, quanto mais aprendemos concluimos que, ainda não sabemos nada.
Já pensaram num planeta tão grande como centro de um sistema planetário ( como pensavam os antigos ) e em sua volta algumas estrelas para ilumina-lo. Coitados dos boêmios, nâo haveria noite.
VIXIIIII PESSOAL NINGUEM PEDIU PARA IREM MORAR LÁ, PARA QUE TANTOS PAPOS FURADOS … SE DAQUÍ A POUCO TODOS ESTARÃO VENDO MOS JOGOS DA COPA, UHAUUUUU TENHO MAIS O QUE FAZER GALERA … MUNDO CÃO HAHAHAH
Como seriam as hipotéticas formas de vida que habitariam um mundo desses?
Ja assistiu o filme Eclipse Mortal ? nao só ele mas a serie completa do Riddick ? apesar de ser ,era ficçao pode ser comparado a forma de vida existente no filme
Parabéns pela matéria. Muito interessante. Pena que religião e ciência não convivam em harmonia, exemplo são os comentários individualistas de alguns religiosos vistos aqui.