Um mundo próximo e quiçá habitável

Salvador Nogueira

A megaterra divulgada ontem por astrônomos americanos impressionou? Espere até ver este aqui: um planeta potencialmente habitável — com toda probabilidade rochoso, como a Terra, e capaz de ter água líquida — a apenas 13 anos-luz de distância. Não só é o mundo com possibilidade de abrigar vida mais próximo já descoberto como também é o mais velho deles. O achado acaba de ser publicado no periódico “Monthly Notices of the Royal Astronomical Society”.

Ilustração do planeta Keptayn b, ao lado do aglomerado globular associado à sua estrela-mãe (Crédito: PHL/Divulgação)
Ilustração do planeta Keptayn b, ao lado do aglomerado globular associado à sua estrela-mãe (Crédito: PHL/Divulgação)

Orbitando ao redor da Estrela de Kapteyn, uma anã vermelha na constelação do Pintor, o novo planeta tem cerca de cinco vezes a massa terrestre. É um bocado, se comparado ao nosso mundo, mas ainda assim ele dá toda a pinta de ser similar à Terra em composição. Kapteyn b, como acabou batizado, completa uma volta em torno de sua estrela a cada 48 dias terrestres, o que o coloca na distância exata de sua estrela-mãe para permitir a existência de água em sua superfície. Os cientistas tratam essa como a condição essencial para o estabelecimento da vida.

A questão é: há ou houve seres vivos em Kapteyn b? Olha só, no momento, ninguém sabe. O que já podemos dizer é que tempo para eles evoluírem não faltou. Ao que tudo indica, a Estrela de Kapteyn nasceu cerca de 11,5 bilhões de anos atrás. Para que se tenha uma ideia do que isso significa, é duas vezes e meia a idade da Terra! Caso a vida tenha surgido por lá com a mesma rapidez que por cá, houve tempo de sobra para que a evolução produzisse criaturas complexas e, quiçá, uma civilização avançada. Aliás, pressupondo um ritmo evolutivo similar ao terrestre, teria dado tempo para isso tudo acontecer antes mesmo que o Sistema Solar iniciasse sua formação, 4,6 bilhões de anos atrás!

A pedido dos descobridores (liderados por Guillem Anglada-Escude, da Universidade Queen Mary de Londres), o astrônomo e escritor de ficção científica Alastair Reynolds fez uma reflexão similar a essa e escreveu um pequeno conto sobre como seria o encontro de uma sonda robótica enviada pela humanidade a Kapteyn b com as ruínas de uma sociedade alienígena avançada que teria florescido lá muito tempo atrás. (Se você domina o inglês, o texto pode ser encontrado aqui e vale a pena. O final é de matar.)

O Mensageiro Sideral, por sua vez, está preparando uma reportagem completa sobre a descoberta (que inclui fatos curiosos, como a presença de um segundo planeta, maior e mais frio, no mesmo sistema, e a possibilidade de que a Estrela de Kapteyn tenha se originado em outra galáxia 11 bilhões de anos atrás e somente mais tarde migrado para a nossa Via Láctea!). Confira todos os detalhes na Folha desta quarta-feira. E, claro, fique ligado neste espaço para desdobramentos desse achado empolgante.

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook

Comentários

  1. os cientista tem que criar uma tecnologia especificamente a dobra do tempo so assim que chega nesse tal planeta em questao de horas ou ate mesmo minutos!!!

  2. Salvador, muito obrigado pela indicação do texto do Reynolds; é simplesmente sensacional.
    Sugiro, a quem gostar de um bom livro sci fi, a trilogia Revelation Space desse autor. Muito boa leitura.

  3. Se esse planeta tem 11 bilhões de anos, supõe-se que já deu tempo da vida evoluir, se desenvolver, virar vida “inteligente” e se auto-destruir, assim como caminha a humanidade. O ser humano é egocêntrico por natureza. Tendemos a achar que somos a razão da existência de tudo, quando, na verdade, somos apenas um acidente que ocorreu no Universo, certamente pelas “mãos” de Deus. Nada mais que isso. O Universo não existe em função do ser humano. As razões da existência do Universo são muito maiores e a consciência humana será incapaz de entender tudo. Mas temos que agradecer a Deus a oportunidade de estarmos aqui e fazermos parte de tudo isso.

  4. Tentando uma pergunta científica pela segunda vez a procura de resposta.

    Primeiro: a história evolutiva das estrelas e relativamente bem conhecida. Para chegar ao estágio de anã vermelha ela passou pelo período de gigante vermelha?

    Pois se ja teve este período existe uma chance de que em algum momento tanto pelo aumento da temperatura como aumento do vento estelar tenha perdido ao menos parte de sua atmosfera/água.

    Segundo esse planeta ao que parece esta em trava gravitacional?

    Se sim diminuiu em muito a chance de existência de vida.

    1. Não. Gigante vermelha é a fase final. Mas ela não vai chegar a isso em muitas centenas de bilhões de anos. O planeta deve estar em trava gravitacional, mas isso não acaba com as chances de vida.

  5. Eu acredito que exista vida fora da terra, mas a nossa tecnologia atual não nos permite um alcance para ver de perto. Pode ser que existam espécies mais avançadas que a nossa e estas já tenham tecnologia para nos visitar, será que todos os casos de Ovni’s são falsas?

  6. 13 anos luz da ki??kkkkkkkkkkk poderia ser 5 anos luz q nao me interessava…acho q a nave mais rapida inventada percorre a 22 mil quilometros por hora…imagina 13 anos luz?? kkk aja combustivel e gente suicida querendo ir la para ve se é abitavel kkkkkkk..vai demorar umas 5 geraçao pra chegar..essa nasa vai encontra a palavra de DEUS d++…

    1. O fundamentalismo religioso, por outro lado, nao ha velocidade da luz que o ultrapasse!

  7. Sou cristão evangélico e não vejo nenhuma oposição entre a ciência e Deus. Quem tem um filho, pode ter outros. Estaríamos sozinhos no Universo por qual razão? Gostei muito do Mensageiro Sideral! Amo este assunto. Parabéns por despertar nos leitores o interesse pela ciência. O Senhor te abençoe!!! Forte abraço.

    1. Por que os evangélicos/religiosos não pensam como você? por que toda esta briga entre Religião e Ciência?

      Parabéns, em poucas palavras falou tudo!

  8. Esta inteligência que chamamos de Deus criou leis imutáveis que possibilitam a existência de vida em qualquer lugar deste universo. Conhecemos ainda muito pouco apesar do grande avanço que demos nestas últimas décadas.

  9. Excelente post em um ÓTIMO blog!

    Com 5 vezes a massa terrestre, a gravidade na superfície deve ser impeditivo para formação de estruturas mais complexas (na forma que conhecemos, ao menos)

    Mas só sabemos os resultados e os produtos da evolução com os padrões terrestres.. então, quem sabe?

  10. Muito bom o seu texto, assim cimo também o do Alastair. Daria um ótimo longa metragem.

  11. Se a estrela no qual este planeta gira assim como seu sistema tem mais de 11bilhoes de anos, o que comparado com o nosso ja teria dado tempo suficiente para a vida ter evoluido a forma mais complexas (quic,a inteligente), a terra ja nao teria sido descoberta e ate mesmo explorada em razao de sua rica composicao? Isso se aplica a outras estrelas e planetas. E ai, Jose?

  12. Procuramos outro planeta, para quê? Para transforma-lo em lixeira para nosso consumismo. Esta provado que no próximo milênio não conseguiremos mais do que perceber que existem outros planetas com condições de vida mas inalcançável para nós, com isso temos que conviver em nossa garagem fechada, poluindo o pouco ar que nos resta e tentando não autodestruirmos, hipótese esta, cada vez mais provável. Só o Matrix para salvar a vida no planeta.

    1. Nós não, Eles cientistas, porque eles sabem que vai acontecer alguma tragedia ate 2040, isso ja foi falado em uma matéria coletiva, porisso o interesse de planeta com agua, vão da no pé,

  13. A distância de 13 anos luz pode parecer pequena mas com a nossa tecnologia atual demoraria várias gerações para alcançarmos este lugar. Naturalmente, nada impede que no futuro uma revolução tecnológica e científica permita que percorramos esta distância em pouco tempo. Contudo até lá, 13 anos luz será um bocado de chão pra percorrer.

  14. Sempre acreditei que é uma questão de tempo encontrarmos novos mundos similares a Terra e, com certeza, devem existir não milhares mas milhões deles com alguma forma de vida e , certamente inteligente e mais evoluída do que nós. O que me pergunto é se , devemos sinalizar para estes seres que estamos aqui e entregar qual é a nossa localização na galáxia como fizemos deixando mensagens e sinais na Voyager. O meu ponto é que estamos partindo do princípio que qualquer ser mais evoluído e capaz de identificar nosos sinais será necessáriamente um ser com “boas intenções”…e se não for? E se estivermos chamando a atenção de seres não tão bem intencionados ou melhor, que nos percebam comoo uma nova fonte de recursos como agua ou como até uma nova “residencia”. Devíamos ter cuidado em ascender nosso farol indiscriminadamente pois nunca saberemos que vai vir atrás desta luz. Abraço e parabéns pelo seu blog !

        1. Por insistência do astrônomo e divulgador da ciência Carl Sagan, falecido em 1986, a nave levou informações básicas (através de desenhos) dos seres humanos e um “mapa” da localização da Terra e do sistema solar, além de sons gravados de vários tipos (inclusive uma música do Rolling Stones)

          1. Tô falando do filme “Sinais”. Onde os ETs eram vulneráveis à água, por isso o maluco falou pra se esconder atrás da mangueira.

            🙂

    1. Cara..muito bom seu argumento..ja tinha pensado nisso…vai saber que “coisas” obscuras podem estar espreitando no universo…imagina o silêncio e escuridão do fundo do mar..aí você ve uma luzinha..no final das contas é um peixe sinistro que te devora..o problema é que nós somos a luzinha…

  15. Boa tarde,

    Mais do que a descoberta do “super-planeta” (que é incrível) eu gostei do conto feito pelo Alastair Reynolds. O mistério do desconhecido, do possível, instiga a imaginação de forma quase plena e, juntando isto ao brilhantismo do escritor, faz com que o leitor transcenda a realidade. Já havia lido algumas coisas do Reynolds, porém esse de Kapteyn, impressiona positivamente pela real possibilidade de, no mínimo, ser pura (boa) ficção. Recomento a leitura.

  16. Descortinar o que há no espaço infinito não tem nada a ver com religião! Discussão inócua! O que está em discussão é a descoberta, pelo homem terrestre, de outros orbes na nossa própria galáxia e em tantas outras existentes! O que não consigo entender é a explicação que tudo o que existe no Universo veio do NADA! Um momento: o nada não pode criar! O Nada não cria nada! Admitir isso é expressar a incapacidade de compreensão de uma inteligência suprema universal que propiciou a origem de tudo por meio do que a própria ciência definiu como “matéria primitiva cósmica”. Além disso, eu não acredito na origem do Universo a partir da grande explosão chamada Big Bang há cerca de 14,5 bilhões de anos. Para mim, o Universo, como espaço infinito, sempre existiu assim como a Inteligência Suprema do Universo (Deus, o Criador ou como queiram chamar). Não posso aceitar o “niilismo” como algo lógico e racional. O que é eterno não tem princípio e nem fim. Somente o que há no universo teve um princípio. O espaço infinito não! O conhecimento científico tem os seus limites de compreensão e entendimento! Não podemos aceitar que aquilo que a ciência terrestre não conhece não exista! Isso seria uma enorme pretensão diante de tudo saber e entender! Abs.

    1. Você conseguiu resumir tudo em poucas palavras. Impossível tudo ter aparecido do nada, por acaso, terem sido criadas leis físicas e naturais, como mágica, sem ao menos existir o mágico. Do nada, terem aparecido seres vivos que progrediram e se tornaram inteligentes a ponto de conseguir explorar o infinito espaço. Impossível termos um universo infinito, onde não há mais ninguém como vizinho. Impossível vivermos alguns milésimos de segundo neste planeta (em comparação com a possível idade do Universo), sem um sentido, portanto, vale a máxima: Penso, logo existo!!! Existo, logo uma força maior nos criou e nos dá a chance de evoluir continuamente e ir descobrindo todos os “mistérios” do Universo por si próprio, aos poucos e sempre. Nada é mistério que não possa ser desvendado, só existe o momento e a capacidade certa para cada descobrimento. Esse Universo é grandioso e maravilhoso e a Inteligência que o criou é infinitamente maior.

  17. Achei a matéria interessante, pena que não mostra mais ilustração desse Planeta Gigante.

  18. Sempre que sua matéria parar na página de frente do uol, deveria conter também o aviso: “Ler os comentários poderá causar dor de cabeça ou problemas do coração”. Suas matérias são excelentes, porém quando o leitor comum do uol começa a comentar… é uma tristeza.

    1. Nevermore, sou uma leitora “comum” da UOL, não sou Doutora, nem PHD , muito menos Cientista…apesar de toda a minha falta de títulos acadêmicos, tenho interesse em assuntos diversos, que possam elevar meu nível cultural, pois páginas de fofocas e celebridades não me interessam…Sei que há comentários absurdos, mas como o teclado é livre….basta deletarmos mentalmente o que não nos serve. E nos permita, “meros comuns” ter a oportunidade de abrir os horizontes.

    1. Seu tolo fanático, vai para a escola ver se aprendes alguma coisa que presta, e não vir aqui falar besteiras

  19. Todos esses comentários sobre a existência ou não de vida em outros planetas, me faz lembrar Gallileu Gallilei quando disse que o nosso sistema solar é heliocêntrico e por causa disto quase foi queimado vivo. Vamos aguardar daqui a alguns anos na frente …

  20. A chegada de ETs ao planeta terra será um evento tão grandioso quanto a chegada de Colombo, só que desta vez nós seremos os índios.

  21. Essas descobertas só são divulgadas até um determinado ponto, o qual o cérebro do ser humano já esta habituado a aceitar, são as informações pela metade, se é que me intende, se houver vida ou se for realmente habitável não vão nos informar sobre, toda vez é sempre a mesma “história sem fim”…fica uma incógnita, logo logo não se fala mais sobre o assunto e o ser humano nem se da conta da meia informação que recebe!!!

  22. Se partir do principio que eles tiveram mais tempo, com certeza já sabem da existência humana a décadas, fora isso saberiam da possibilidade de serem observados. Acho pouco viável ter algo lá.

    1. Pena que todas essas pessoas que comentam ou tentam entender certas coisas impossíveis, não tem o menor conhecimento que tudo que somos, onde estamos e porque aqui vivemos; foi por Criação de Deus, incluindo esse Universo infinito e super lindo… que só aquele que Crer em Nosso Senhor Jesus Cristo, um dia… ressucitará e terá oportunidade eterna, de apreciar esse Universo e as maravilhas que Deus criou. Infelizmente a maioria não-O Conhece e ainda brincam… Leia a Bíblia – abrçs

  23. Bom vamos às contas:
    13 x 9,5 trilhões (um ano luz) = 123.500.000.000.000 (trilhões de km).

    se dividirmos pela velocidade da aeronave tripulada mais rápida do mundo 7.274 que é o NAA X-15 vamos levar aproximadamente 16.978.278.801,20 (quase dezessete bilhões de anos) para chegar lá…
    Mole mole….

  24. Pô cara,

    você responde um monte de comentários sem nexo, mas uma dúvida sincera como a que encaminhei fica ignorada. Não entendo.

    1. Martim, vou te contar uma coisa que aconteceu. Eu fui dormir e quando acordei tinha 700 comentários para aprovar. Ainda estou tentando zerar os comentários aqui e acabei de postar uma coisa nova sobre a descoberta no blog! (Você viu?) Vou caçar sua pergunta e respondê-la agora. Abraço!

  25. pô cara,
    você responde comentários sem nexo algum, mas uma dúvida sincera como a que encaminhei é ignorada…não entendo.

  26. Repostagem.
    Para quem não entende inglês, trabalhei numa tradução o melhor que pude. Houve um problema na tradução com a palavra (Disc), referindo-se a estrelas, o que acabou prejudicando a qualidade do sétimo parágrafo. Ainda assim, creio não atrapalhar por demais a leitura.

    Triste Kapteyn
    Por Alistair Reynolds

    Olá Terra, sou eu de novo.

    Espero que você esteja recebendo o meu sinal claramente.

    Você ficará feliz em saber que eu me aqueci depois de longos séculos da minha cruzada interestelar. Fazendo um exame completo, eu posso afirmar que todos meus aspectos estão funcionando normalmente. Melhor que normalmente, para ser honesto. Com o risco de soar arrogante, eu estou, na verdade, num estado ótimo. Propulsão, Inteligência Artificial, sensores de longo alcance e instrumentação, navegação e comunicação – Em suma, não poderia estar em melhores condições.

    Nada mal para um “hardware” espacial que já visitou seis sistemas solares, sem nunca precisar voltar para casa. Obviamente, não posso levar todo o crédito. Eu fui cuidadosamente manufaturado – Construído para sobreviver durante centenas de anos.

    Logo, obrigado aos que me construíram.

    Bem, aos negócios: Eu mal posso começar a descrever o que encontrei aqui na Estrela Kapteyn! É um lugar realmente extraordinário – um sistema solar completamente diferente de qualquer um que eu já tenha visitado. Eu gostaria que você estivesse aqui, e pudesse ver as coisas como eu vejo.

    Eu escavei entre arquivos explicativos e compreendi o porquê você me mandou para a Estrela Kapteyn. Diferentemente de outros sistemas que já visitei, esse sol e sua família de mundos não fazem parte de nenhuma outra família normal de estrelas, ou seja, que orbite no (Disc) e na convexidade da galáxia. Essa é uma estrela Halo – Um membro de uma dispersada população de estrelas e de ramos das mesmas, encerrando a Via-Láctea numa grandiosa e delgada esfera. É absolutamente possível que essas estrelas, originalmente, não fizessem parte da nossa galáxia, e que foram libertadas de outra após uma espécie de colisão gravitacional. E algumas dessas estrelas são imensuravelmente antigas – mais velhas e veneráveis que, digamos, qualquer estrela (disc).

    A Estrela Kepteyn está queimando tão lentamente, de forma tão estável, que até mesmo os meus instrumentos não conseguem definir o limite máximo de sua idade. Poderia ser tão antiga quanto o universo.

    E os seus planetas?

    Igualmente antigos.

    Faça disso o que quiser – Coloquem como uma falha no programa se desejarem – Mas eu sinto a idade desse lugar em meus ossos. Ok, em meu chassi. Eu não tenho ossos; Eu sei disso. Mas acredite em mim, esse sistema parece assombrado pelo tempo. O silêncio e a estabilidade são quase insuportáveis. Nada aconteceu aqui durante diversas eras da galáxia; E nada vai acontecer. A Estrela Kapteyn ferve, encerrando seu tempo de vida nuclear.
    Os mundos mortos rodam em sua órbita morta.

    Mas, um dia, houve algo.

    Eu sei, eu tomei liberdades. Eu deveria ter enviado meu sinal de despertar antes de conduzir quaisquer investigações. Contudo, não pude resistir. Foi você que me criou curioso.

    Eu encontrei sinais de civilização.

    O primeiro planeta – Kapteyn B – ainda reside na zona habitável da estrela, orbitando-a uma vez a cada quarenta e oito dias. Não há nada vivendo lá agora, nem mesmo uma atmosfera, mas um dia teve uma cultura tecnológica.

    Sim, a primeira que encontrei. A razão pela qual eu fui feito.

    Como foi a descoberta?

    O fato é: Não foi difícil detectar. Cidades cobrem praticamente toda a superfície do planeta. Estruturas enormes – Eles devem ter sido capazes de alcançar o espaço! Plataformas e torres e restos do que eu acredito que um dia foram elevadores espaciais, que escalavam até a órbita sincronizável. Uma lua, com superfícies repletas com as mesmas estruturas. Evidência de colonização de um segundo planeta, Kapteyn C, que tem uma órbita muito mais gelada.

    Maravilhas além de comparação, mas polidas numa espécie de sepultura cinza e uniforme, depois de uma eternidade de micrometeoritos e bombardeamento de raios cósmicos. Cidades mudas como esfinges.

    E em lugar algum, o menor sinal de vida.

    Crateras do tamanho de continentes desfiguram Kapteyn B, e eu me pergunto se elas se referem a uma incrível catástrofe – um acidente cósmico, ou algo pior? Qualquer seja o caso, os construtores dessa cidade se foram há tempos. Talvez tenha morrido antes mesmo de a Estrela Kapteyn ter deixado sua galáxia original.

    Ao risco de imaginar demais com pouca informação, não resisto especular um pouco mais. Eu também sou um produto da civilização tecnológica, com a habilidade de transformar um planeta, colonizar outras luas e mundos, de construir assombrosas estruturas. As pessoas de Kapteyn eram claramente muito mais evoluídas que vocês, meus construtores – mas com o tempo, vocês podem construir o mundo a essa maneira.

    É algo para se pensar, não?

    Bem, eu vou “deslogar” agora. Explorar mais esse sistema, e talvez colocar alguns pacotes de instrumentos no próprio Kapteyn B. Haverá um risco nisso, dado que precisarei entrar numa órbita tão apertada, e quem sabe o que acontecerá? Ainda assim, é um risco que estou disposto a correr. Você me construiu para isso, e eu sou grato por tudo que pude ver e fazer.

    Mas, veja:

    Eu sei que é uma coisa pequena, e eu realmente não deveria entediá-lo com isso, mas já faz um tempo desde que ouvi de você. Eu ponho bastante esforço nessas transmissões, e seria bom – apenas uma vez – saber que há alguém do outro lado, me escutando.

    Apenas uma palavra, para me mostrar que você ainda se importa.

    Copyright remains to Alastair Reynolds 2014.

    1. Cauã, muito obrigada por traduzir o texto descrito nesta pauta..não domino o idioma e jamais saberia o conteúdo se você não tivesse disponibilizado para pessoas como eu. Muito mais edificante do que ficar criticando, como um outro leitor o fez dizendo que os leitores “comuns” não conseguem ter compreensão do texto (em outras palavras)…. Obrigada!

  27. Formas de vida não quer dizer que sejam idênticas às formas de vida encontradas na Terra. Se, ironicamente, forem e tenham seguido o mesmo caminho dos humanos, é capaz de já terem conseguido a própria extinção.

  28. Que legal, só a 13 anos luz de distância. Tão perto quanto ir de SP ao RJ.
    Esse povo é f0d@ só queria saber como eles descobrem coisas assim mas não a cura do câncer, aids ou a cura do vício por exemplo…? Tá certo que não tem nada haver com o blog mas acho que temos mais prioridades aqui na terra do que no espaço.
    #sóacho

    1. O fato é que nao existe evolucao nem vida em outros planetas. Do contrário, ja teria havido algum contado supostamente alienigena.

    2. realmente o salvador Nogueira, merece nosso agradecimento, por trazer reportagens relevantes.
      e ainda ter paciência para responder os céticos e os religiosos de plantão que não agregam nada, servindo apenas para criticar tentando impor seus pensamentos fechados.

  29. Só acho estranho a NASA e outros pesquisadores estarem descobrindo tantos planetas potencialmente “habitáveis” em um espaço de tempo tão curto. E olha que existe sondas espaciais por aí no espaço a mais 3 ou 4 décadas…

    1. Boa tarde amigo, isso acontece porque desde os anos 2000 a Nasa vem concentrando investimentos na área de cruzamento de dados e pesquisa sobre planetas potencialmente habitáveis. Os novos computadores são capazes de fazer essa varredura, e acredite, é como achar uma agulha em um palheiro porém em proporções infinitamente maiores. Estes computares trabalham com dados destas ultimas sondas lançadas, o conjunto começou a funcionar bem recentemente, de 2011 pra cá.

    2. Se nós que estamos de fora não sabemos, então vamos especular. Algo pode ter mudado durante esse período, talvez as teorias UFO sejam verdadeiras e eles estão reconsiderando a forma como o assunto é tratado. Quem sabe eles já possuem algum tipo de prova e estão vendo que é inevitável continuar guardando segredo por mais tempo e por conta disso estão começando a considerar a possibilidade de informar a população mundial da real existência de vida fora da terra acelerando o processo exibindo notícias como esta que acabamos de ler.

    3. Não tem nada de estranho. Cada sonda faz uma coisa diferente. Com o avanço da tecnologia novas formas de detecção são criadas/melhoradas.

      Natural que com o tempo, as descobertas sejam cada vez maiores e com tempo mais curto entre elas.

    4. A Astronomia, como outros campos da Ciência, está em constante evolução. Qual o tamanho da evolução tecnológica nos últimos 50 anos?

    5. Vc precisa se atualizar, vc não quer comparar a tecnologia de hj com a de 40 anos atrás.
      Ainda não podemos viajar a esta velocidade,
      talvez nunca possamos. Mas a ciência é muito dinâmica, novas descobertas a cada dia, daqui a 40, 80, ou 120 anos a realidade pode ser outra. Se a 40 anos atrás vc dissesse a alguém que no futuro vc carregaria um telefone no bolso, que tira fotos, manda mensagens e etc, te chamariam de louco.

  30. Cuidado com as ilusões de Satanás, o demônio se esconde sob várias formas!!! Deus fez a vida somente para a Terra. O senhor não lê a bíblia, não? sacriléjio!!!

    1. kkkkkk… gente… pq nós seres humanos temos a pretensão de limitar a criação de Deus somente a esse pequeno planeta? e outra… pq tudo é obra do diabo ? kkk santa paciência… Pai perdoai-vos… eles nao sabem o que dizem…

    2. Mas o que esta criatura(com certeza é do planeta onde só existem amebas) está falando, volta pra s cavernas, hahaha!!!!

    3. Nossa !! onde está isso meu filho ? Se você ler Jó verá que tem uma reunião no céu com representantes de outros mundos (“E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles..”) …..logo se a nasa encontrar não é novidade.

    4. Se você realmente lesse a bíblia, lembraria da passagem onde Jesus afirmou que há muitas moradas na casa de meu Pai.

    5. Deixa de ser babaca!! pare de ler livros de historinhas ridículas e infantis como a biblia!
      A ciência está aí, fazendo seu papel seríssimo observando á séculos o espaço, buscando explicações reais para os fatos. Gente preguiçoso que se contenta com a típica resposta para tudo “é assim pq deus fez, pq deus quis, pq ta na biblia”. Vê se estuda e para de ficar falando asneiras em temas sérios!

    6. bom, pelo que sie da Bíblia, existe a seguinte passagem: Jesus disse: Não se turbe o vosso coração. Crede em Deus, Crede também em mim. Na casa de meu Pai, há muitas moradas., Na minha ignorante interpretação, acho que com esse trecho, Jesus quis dizer que pode realmente existir outros planetas, afinal, o universo é infinito, só Deus poderá nos dizer, e a ciência está nos ajudando a descobrir este grande mistério do Senhor.

    7. MAS OQ????

      não pode ser sério isso…
      vida só na Terra??? com a imensidão do universo…sim, pode haver vidas em outros cantos….você que cre nessa tal bíblia, jamais irá entender fatos científicos como esse…fique aí no seu mundinho isolado das descobertas

    8. O seu comentário é dispensável, pelo jeito
      vc nunca frequentou uma escola, ou se frequentou nada aprendeu. Vc é igual aos milhões de semi analfabetos deste país.
      Uma tola que acha que a religião é só o que existe. Há 600 anos atrás havia muita gente que pensava assim.

      1. e a propósito sacrilégio é com ¨g¨ e não com ¨j¨, volta para a escola e aprende a escrever antes de dizer besteiras.

    9. Nossa como você consegue ser um alienado deste jeito. Teu ser imaginário só existe na tua cabeça e morre contigo.

    10. Qual seria a logica de deus criar bilhares de planetas e estrelas e naum exister nenhum tipo de vida neles?? So para deixar bonito o nosso ceu?? Cada uma que temos que escutar, fanatismo religioso que acaba com a nossa sociedade

    11. Pelo amor de Deus! Uma pessoa pode ter Fé; aliás, é imprescindível que tenha para termos uma vida com mais sentido, mas adotar um discurso desses é de uma ignorância de dar dó!!! Achar que somos os únicos porque a bíblia faz menção somente a nós, esquecendo-se que este livro foi escrito por homens e foi modificado, sim, ao longo dos séculos, é de um tremenda prepotência e arrogância! Típica de quem se orienta por dogmas (verdades incontestáveis) e certamente diz numa discussão? Por que isso? Porque sim! Tenho certeza que sua a falta de humildade não lhe permita aprender. Prefere ser ignorante e arrogante! Tenho certeza que acha sua religião a dona da verdade e todas as outras não dizem nada! Deixa pra lá…

    12. Ai minha nossa!!!! Minha senhora, na sua biblia não está escrito: … há mais moradas na casa do pai… ??? por exemplo?? baseada em que macumba a senhora afirma com mais veemencia que os proprios estudiosos que somente hpa vida na terra? Afirmar ou negar é igualmente temerário….

    13. Josefina Maceió, por favor volte para sua ibernação, você ainda não evoluiu o suficiente.

    14. CARA JOSEFINA.
      QUEM FOI QUE DISSE QUE DEUS SÓ FEZ A VIDA PARA O PLANETA TERRA? VOCE SE ESQUECE QUE NO NOVO TESTAMENTO JESUS DISSE QUE: “HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DO MEU PAI”. PARE COM ESSAS HIPOCRISIAS RELIGIOSAS E OLHE PARA A FRENTE. NÃO CONTINUE NESSA PROFUNDA IGNORÂNCIA!!!

  31. “Está a apenas 13 anos luz de distância da terra”
    Se levarmos em conta que o objeto humano que maior distância percorreu pelo espaço, a sonda Voyager, a mais de 30 anos percorrendo mais de 18 bilhões de quilômetros significa pouco mais de 16 minutos luz esse planeta está um bocado longe. Acredito que existam outras civilizações, mas é bem provável que a distância longa entre elas seja obra do Criador, pois se aqui a raça dominante já tem problemas entre si, seria totalmente utópico a convivência com outra civilização

    1. o Criador conhece suas criaturas! e nos conhecendo, deixou uma boa distância de qualquer coisa que pudéssemos banalizar.

  32. O bom é que as crianças fariam aniversário a cada 48 dias e os adultos receberiam férias e 13º nesse mesmo período… É desse jeito que funciona, não é?

    1. Isso significa que o PT seria reeleito a cada 192 dias?? Isso é muita desgraça prefiro ficar aqui…

  33. Todos os comentários que falei em Deus foram excluídos, acho que tem ou um ateu ou um anti cristo fazendo a moderação dos mesmos rsrsrsrs

    1. Deveria realizar seus comentários em assuntos irrelevantes. Isto aqui é ciência.

    2. Chico Bento, se você escrever coisas coerentes talves o moderador deixe passar.

  34. Os cientistas sempre procuram a existência de água em outros planetas para definir a possibilidade de existência de vida. Para que haja vida na terra são necessários três elementos: água, oxigênio e temperatura. Em outros planetas pode haver um outro ou outros elementos que mantenham vida. Seriam espécies inimagináveis para os terráqueos.

  35. sacanagem Sr° Nogueira, ou o meu comentário é muito pertinente ou muito ignorante. Comentei, gravei o link, retornei ao site para saber sua resposta e meu comentário deixou de existir. Ja revirei essa pagina de ponta a ponta e não encontrei o que postei, foi excluído?

    1. Eliezer, nunca apago comentários no blog. Procuraí. São muitos. Vou procurar daqui.

        1. Tá umas 3 páginas pra trás, achei lá, uma pergunta boba que inclusive esclarece que o Kapteyn não escreveu pessoalmente para ele (isso mesmo, ele explica que o texto não foi escrito para ele, Eliezer).

          Salvador, o Eliezer está pagando, e pagando bem, para que a pergunta dele apareça, por favor, tome suas providências o quanto antes para evitar que ele procure um órgão regulamentador do governo e tire seu site do ar.

          Aguardo providências.

    2. Os meus também não encontro todas as vezes em que participo…tanto é que deixei de opinar!

  36. Olá mensageiro! Tenho uma sugestão…você poderia publicar uma matéria (se já tiver,pode responder colocando o link?), explicando melhor como são feitas essas medições (temperaturas, tempo de existência, etc…) esses dados e descobertas que acho fascinante e por mais que minha formação seja em Business, tenho certeza que esse é um dos meus hobbys favoritos! Sendo assim, aprender cada vez mais sobre isso, seria ótimo! Obrigado!

  37. Outra “maravilhosa descoberta” de rochas flutuantes no espaço vazio. E os coitados, sonhado com “civilizações avançadas”…

    Não existe lugar mais maravilhoso no Universo que a nossa querida Terra, feita por Deus para ser a morada dos homens.

    “Os céus são teus, e tua também é a terra; fundaste o mundo e tudo o que nele existe.”
    (Salmos 89:11)

    1. Não acha que seria muita presunção nossa acharmos que só existe nós habitando em todo este vasto universo??

    2. Gente que acredita na gibiblia e no deusinho criado é triste!!! Capaz até de acreditar ainda que a terra é quadrada ou “redonda” ¬¬’ gente que não estuda, que não sabe lê ou tem preguiça e se contenta com o q pastores ou padres ensinam.

      1. Jéssica, boa tarde.

        A questão é acreditar ou não! cada um com sua crença e sempre é bom respeitar a dos outros! Quem tem mente fecha da é vc, pois quem não acreditava que a terra é redonda eram os europeus da idade média, outro povos já tinha noção de astronomia mais avançada e já lim um verso bíblico que diz que a terra fica suspensa no vazio. Sem levar pro ldo da religião nem intolerância né!

  38. Gostei da sugestao de mandar todos os petistas pra la. Sem passagem de volta por favor.

  39. Qual a chance de a gente poder colonizar este planeta? Em quanto tempo dá para chegar lá em voo sub-luz com a tecnologia que nós temos hoje?

    1. Algumas centenas de milhares de anos. Chance zero de colonização, com a tecnologia atual.

    2. A voyage demorou mais de 2 decadas só pra sair do sistema solar, ja imaginou enviar uma nave pra esse planeta vai demorar a vida toda

      1. Silvio Santos, de Voyage não vai rolar, vai ficar sem gasolina e garanto que não tem posto no caminho.

    3. Bendito Wikipédia…

      O sistema planetário mais próximo conhecido do Sol é chamado Alpha Centauri, situado a 4,2 anos-luz de distância. A Voyager 1 é a nave espacial mais rápida já construída e pode alcançar uma velocidade de 77,3 km/s (278.280 km/h) ou 0,000257% da velocidade da luz (em relação à Terra), já que a velocidade da luz corresponde a 1.079.252.848,8 km/h. A tal velocidade, a viagem demoraria 16.342 anos. Tal tempo poderia ser reduzido para alguns poucos milênios com o uso de veleiro solar ou para poucos séculos com o uso de propulsão por pulsos nucleares (sistema Orion).

  40. Engraçado, acham planetas distantes a anús luz, kkkkkkk mais não acha quem rouba no Brasil. difícil de maisssssssssssss…

    1. Opa, aí é que você se engana. Não só acham, como continuam votando neles! Aí não é falta de tecnologia, é burrice pura.

        1. Cardoso!

          Estrela!

          Grow!

          Ah, a brincadeira não é falar nome de empresas que produzem brinquedos?

          Droga!

  41. Que bacana seu blog, parabéns. Sempre muito interessante e pertinente.
    Sobre essas descobertas, tenho alguns comentários:
    1. Nao há civilizacao suficientemente avancada para transpor a imensidao do universo pois até agora nunca fomos visitados.
    2. Ou se sim, nao somos interessantes ou ainda o universo é muito, mas muito maior do que imaginamos.

    Acredito sim na possibilidade de vida inteligente fora do nosso sistema solar. Mas acho pouco provavel que haja algum dia tecnologia suficiente para encurtar as distancias da mesma forma que acredito que viagem no tempo como as contadas no cinema jamais serao possiveis (nunca nos visitaram do futuro).

  42. Com certeza, o Sr Salvador Nogueira é Ptista. kkkkkkkk

    Varias perguntas pertinentes a matéria não foram respondidas, porêm todas que escrachavam o PT, sim e mto brutamente.

      1. Ponha um filtro para deletar automaticamente mensagens imbecis, vão cair pela metade.

        1. Ainda não temos algoritmos suficientemente bons para detectar sinais de vida não-inteligente em transmissões pela internet. Vou pedir ajuda pro pessoal da SETI…

  43. Olá, Salvador.

    Eu só não entendo porque especulamos sobre o surgimento de vida. Se a vida na terra surgiu de um acaso, imagino ser extramamente raro, diga-se de passagem que mesmo que tenhamos outro planeta com condições ideais podemos não ter vida nele e isso é fato. Se tivermos fé que há vida tão facilmente assim e melhor crer e um designer. Ficamos imaginando com fé que encontraremos um dia outra civilização mas nada passa de fé ou entraremos no campo religioso. Partindo da idéia de que tudo se originou do acaso não acredito ser tão fácil a vida em outros cantos do universo, até porque se fosse tão fácil, descobriríamos de tempos em tempos novas criaturas nem que fosse unicelulares se formando do nada. Obs.: Não estou levando pro lado religioso e sim sendo cético. Mas acho maravilhoso a descoberta de “novos mundos” mas é quase impossível uma tecnologia pra alcançarmos “apenas 13 anos luz” e sabemos que não são “apenas” mas é de verdade muito longe e nada que fizermos atualmente neste campo com a tecnologia atual e nem sei se nos próximos 100 anos chegaremos perto de uma velocidade expressiva aou um “buracao de minhoca” para nos levar tão longe dentro de nossa expectativa de vida.

    1. Com efeito é muito longe, mas a lua também era muito longe, e atualmente podemos alcança-la. Se as pesquisas pararem nunca haverá tecnologia, mas se continuarmos a serão encontrados novos métodos e também pode-se ter postos intermediários, para se atingir uma distância dessas. Isso não é infactível ainda hoje, mas claro todos que vivem hoje não verão a chegada de humanos. Mas a questão científica não é para uma geração e sim para a Humanidade. Tudo que fazemos hoje é para as gerações futuras, assim como nos beneficiamos de alguns inventos do passado, feitos por gente heroica que nos legou descobertas importantes.

    2. Jean Leonardo … fale-me mais sobre o tal surgimento da vida na Terra por “acaso” … kkkkkkk que ridículo!

      1. Meu amigo você sabe ler? Não por acaso e sim de um acaso! E mesmo assim escrevi “se” na frente o que indica uma hipótese!

    3. Meu caro Jean, todo acaso inteligente deixa de ser acaso. Pura lógica. Observe tudo que envolve o surgimento da vida e sua sequência para perceber a inteligência por trás. A natureza é sábia, não é. Pode chamar essa inteligência do nome que quiser, Deus, Alá, Jeová, Inteligência Cósmica, etc…

  44. Bom, partindo do pressuposto que existe vida fora da Terra, não estariamos invadindo outro Planeta? outra casa de outros seres? o que acontece quando dizem que viram seres aqui na Terra??? Ataques? Amigos? não estariamos invertendo o papel? e iremos a outro mundo para destrui-lo também? como disseram, que tal cuidar melhor do nosso!!!!

Comments are closed.