Um mundo próximo e quiçá habitável

Salvador Nogueira

A megaterra divulgada ontem por astrônomos americanos impressionou? Espere até ver este aqui: um planeta potencialmente habitável — com toda probabilidade rochoso, como a Terra, e capaz de ter água líquida — a apenas 13 anos-luz de distância. Não só é o mundo com possibilidade de abrigar vida mais próximo já descoberto como também é o mais velho deles. O achado acaba de ser publicado no periódico “Monthly Notices of the Royal Astronomical Society”.

Ilustração do planeta Keptayn b, ao lado do aglomerado globular associado à sua estrela-mãe (Crédito: PHL/Divulgação)
Ilustração do planeta Keptayn b, ao lado do aglomerado globular associado à sua estrela-mãe (Crédito: PHL/Divulgação)

Orbitando ao redor da Estrela de Kapteyn, uma anã vermelha na constelação do Pintor, o novo planeta tem cerca de cinco vezes a massa terrestre. É um bocado, se comparado ao nosso mundo, mas ainda assim ele dá toda a pinta de ser similar à Terra em composição. Kapteyn b, como acabou batizado, completa uma volta em torno de sua estrela a cada 48 dias terrestres, o que o coloca na distância exata de sua estrela-mãe para permitir a existência de água em sua superfície. Os cientistas tratam essa como a condição essencial para o estabelecimento da vida.

A questão é: há ou houve seres vivos em Kapteyn b? Olha só, no momento, ninguém sabe. O que já podemos dizer é que tempo para eles evoluírem não faltou. Ao que tudo indica, a Estrela de Kapteyn nasceu cerca de 11,5 bilhões de anos atrás. Para que se tenha uma ideia do que isso significa, é duas vezes e meia a idade da Terra! Caso a vida tenha surgido por lá com a mesma rapidez que por cá, houve tempo de sobra para que a evolução produzisse criaturas complexas e, quiçá, uma civilização avançada. Aliás, pressupondo um ritmo evolutivo similar ao terrestre, teria dado tempo para isso tudo acontecer antes mesmo que o Sistema Solar iniciasse sua formação, 4,6 bilhões de anos atrás!

A pedido dos descobridores (liderados por Guillem Anglada-Escude, da Universidade Queen Mary de Londres), o astrônomo e escritor de ficção científica Alastair Reynolds fez uma reflexão similar a essa e escreveu um pequeno conto sobre como seria o encontro de uma sonda robótica enviada pela humanidade a Kapteyn b com as ruínas de uma sociedade alienígena avançada que teria florescido lá muito tempo atrás. (Se você domina o inglês, o texto pode ser encontrado aqui e vale a pena. O final é de matar.)

O Mensageiro Sideral, por sua vez, está preparando uma reportagem completa sobre a descoberta (que inclui fatos curiosos, como a presença de um segundo planeta, maior e mais frio, no mesmo sistema, e a possibilidade de que a Estrela de Kapteyn tenha se originado em outra galáxia 11 bilhões de anos atrás e somente mais tarde migrado para a nossa Via Láctea!). Confira todos os detalhes na Folha desta quarta-feira. E, claro, fique ligado neste espaço para desdobramentos desse achado empolgante.

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook

Comentários

  1. Com certeza existe muitos planetas, pois existe o nosso. Não entendo essa busca incessante em busca de outras vidas, ou outro lugar habitável, será que nosso está à beira de uma catástrofe, que esse lugar precisa ser achado, a qualquer custa?Se for sim, quantos de nós seriam levados?Sabe isso tudo é vaidade, porque então não voltam à Lua, e tire as dúvidas se foram realmente lá ou não.O povo do nosso Planeta está precisando de trabalho, saúde, lazer, boa alimentação. Isso é importância primária, outros mundos é secundária.

  2. Se vocês prestarem atenção neste planeta, notarão que ele está se aproximando de sua estrela (a qual orbita), isso se deve ao alto grau de evolução de seus habitantes, que utilizam o poder da gravidade do mesmo para catapultar o planeta em busca de uma nova estrela para orbitar. Este planeta não é nativo do sistema onde ele está, eles canalizam toda a energia da estrela mais próxima na sua própria subsistência (não muito diferente de nós), porém o fato que mais intriga, é que pelos meus cálculos, a próxima estrela com as características mais favoráveis para eles é o nosso SOL. Dentro em breve terremos mais um planeta orbitando o nosso sistema solar. Anotem isso.

  3. Impressiona o nível de inteligência (ou seria o grau de ignorância?) dos comentários. É esse o tipo de pessoa que ainda acredita na história da cobra, da maçã e do casal quando se fala na origem da vida no planeta Terra. Refutam qualquer tipo de evidência científica. Mentalidade típica de país ignorante, onde abundam apedeutas.

  4. Parabéns Mensageiro Virtual. Pergunta: seria possível enviar uma sonda pra lá na velocidade próxima a da luz? Consideremos que no vácuo não há perda de velocidade e poderia aumentar de forma constante a aceleração.

  5. Que existe planetas fora o nosso disso eu nao tenho a minima duvida, leiam livros de profecias da Ellen G Whit e verao que Deus criou outros mundos que nao cairam em pecado e sao abitados por seres perfeitos que nao cairam em pecado. Só que esses mundos nao caidos jamais serao descobertos pois Deus nao permitirá. Somente os salvos verao tais mundos. Um grande abraço e fiquem com Deus.

  6. Achamos? Será que a procura esta prestes a terminar e uma nova jornada para que se tenha finalmente contato, comece???

    Isso mudaria as coisas por aqui…..Muito ansioso.

  7. Eu não entendo pq pessoas que acham que o homem não foi a Lua vem fazer comentários em blogs como esse…

  8. Salvador, com meu telescópio furreca consigo ver os anéis de saturno. Os cientista com seus telescópios potentes não conseguiriam ver mais detalhes(observáveis, não estimados) destes planetas? Bela matéria, como sempre

  9. Só acho uma tremenda estupidez e egocentrismo essa história de “condições para a vida”.
    Porquê a concepção da vida só pode acontecer da forma que nós conhecemos e somos feitos??
    O que impede de existirem formas de vidas feitas por elementos totalmente diferentes, que sobrevivem com gases diferentes e em condições diferentes???
    Pra quê fechar as possibilidades se podemos expandir ao máximo??

  10. Gosto muito do assunto, sobre estas novas descobertas científicas. Caro Salvador Nogueira, se posso indicar um livro que gostei muito sobre a vida em outros planetas e que não tenha este cunho religioso que atrapalha muito o desenvolvimento na Terra, trata-se do livro: A Vida em Saturno. Sei que não é um livro científico, mas se possível leia-o. Agora indo para a fonte religiosa, Jesus disse existe várias moradas na casa do meu pai. Ponto.

  11. A tempos que o homem procura vida fora da Terra, existe um ditado que diz que “Quem procura acha” e talvez se um dia esta descoberta acontecer a humanidade veja que não valeu a pena, se existirem civilizações mais avançadas que a nossa ninguém sabe qual a intenção e a índole deles, então acho melhor deixar quieto esta procura, para depois se se descobrir que não valeu a pena….

  12. Vou ensinar como é…
    Primeiro se libertar de toda esta idéia de deus, religiões e etc. .
    Depois tentar imaginar às distancias do Universo .E só aí voces começarão à entender o que é tudo isto .

  13. As novas descobertas de planetas possivelmente habitáveis só faz alimentar a discussão sobre o “Paradoxo de Fermi”. Afinal, “Onde eles estão???”

    Se existe um planeta rochoso, tão próximo de nós, e tão mais velho, pode-se presumir que existam milhões… talvez bilhões de planetas semelhantes a terra onde a evolução possa ter acontecido.

    Sabemos que a Terra é um planeta extraordinário, e muito provavelmente raríssimo… por sua massa e volume, pela sua posição relativa à estrela que orbita, por possuir uma Lua proporcionalmente grande, etc… etc… etc… Todos esses fatores foram fundamentais para a evolução acontecer e culminar no surgimento de vida inteligente. Qualquer alteração, por menor que seja, pode impedir que isso aconteça. Qual a probabilidade que ela tenha se repetido em outros pontos do universo???

    Pode-se apelar para a “Equação de Drake”, mas de qualquer forma, por mais ínfima que seja essa probabilidade, quando analisamos sob a ótica da teoria dos números muito grandes, ela é infinita!!!

    Então porque ainda não conseguimos contato???

    A hipótese do “Grande Filtro” talvez seja a explicação.

    1. Tendo a acreditar na premissa de que a inteligencia necessária para criar tecnologias avançadas é muito rara ou praticamente inexistente.

      Se a vida inteligente existir em quantidade razoável, o grande filtro não conseguiria atingir todas as civilizações.

      Se partirmos da ideia de que a tecnologia pode produzir o fim da civilização através de seus efeitos colaterais, como guerras e destruição dos recursos naturais, também teríamos que deduzir que essa capacidade intelectual pode produzir ferramentas ou politicas que contenham esse mecanismo auto-destrutivo, preservando algumas civilizações.

      E onde estarão essas civilizações sobreviventes? Se uma civilização escapasse do grande filtro, em pouco tempo(milhares de anos) ela “reinaria” sobre o universo, ou pelo menos, no nosso caso, na via láctea, deixando evidencias.

      E até agora não achamos nada, infelizmente.

  14. Sr. Salvador Nogueira, conheci recentemente seu blog e quero dizer que acho muito interessante. Está cadastrado em meus “Favoritos”. Também parabenizo o sr. pela paciência e boa educação que demonstra com os desocupados e incapacitados intelectuais que opinam aqui. Incrível como os que nada sabem acreditam que sabem tudo.

  15. Salvador! Parabéns pela sua matéria achei incrível essa nova descoberta. Sabe eu sou religioso, e aprendi na religião qual eu congrego que é muita pretensão nossa acharmos que só exista nosso mundo, aprendemos na verdade que Deus cria e criou vários mundos para um propósito Dele, e que sim podemos muito bem e devemos estuda-los, afinal na biblia em momento algum li que deveriamos deixar de lado o ensino secular. Parabéns novamente para sua matéria, e não ligue para esses ditos “religiosos” por que como diz a biblia “falam de Deus, porém seu coração esta longe Dele”.

  16. na verdade os exraterrestre nao vem aqui por causa da copa , a ilma nao fez investimentos.

  17. 13 anos-luz da terra? Teria que viajar 13 anos na velocidade da luz para chegar até ele? A sim, claro, seria fácil…

  18. Os comentários são melhores do que a reportagem… o tal planeta tá a não sei quantos anos luz daqui e já sabem idade, existencia de rochas, água… falta do que fazer viu…

  19. Realmente, é uma opção de vida futura.
    Há que desenvolver meios de transporte que nos leve para lá com precisão.
    Com a devastação e ausência de cuidados com a nossa Terra, logo precisaremos nos mudar.
    Para sobrevivência da espécie humana daqui.
    Ou não ?

  20. -Os políticos do congresso devem estar imaginando: será que tem como colonizar este planeta, e depois criar um mensalão, desviar verbas, carregar grana na cueca, superfaturar obras e tudo aquilo que podemos fazer para ficarmos rico lá também?

  21. Olhando a Terra do Alto, vemos um ser vivente que se debate sendo devorado vivo pela multidão de vermes que pairam sobre ela, o chamado Homem.Na sua fome voraz transforma o corpo da Terra em excrementos e chorume e insaciável procura um novo ser para atacar e destruir…

  22. Respeitos as pesquisas e acho importante todas suposições- nós vivemos e reconstruimos nossas vidas sempre buscando conhecimento. Mas para não perder a piada: Quando adolescente descobrir o planeta Clits. P.G, nele tudo era maravilhoso, os seres vivem suspirando em falsete e a se contorcerem, viram olhos. Estudos revelaram que isso ocorre a milhares de anos, lá tens um não sei que de paraíso. E o corpo mais preciso. Que o mais lindo dos mortais. Tens uma beleza infinita
    E a boca mais bonita. Que a minha já tocou. e quem gosta sempre será feliz.

  23. Bom dia Salvador…que maravilha..quem procura acha…e ai está…agora, precisamos ir ate lá e ver se tem vida..avançada..primitiva..ou em evolução… Ótimo comentário,como sempre..parabéns.ficamos torcendo.grata.

  24. Olha os videos de naves , pilos de aviões comerciais e piotos de caças de guerra que virão e filmaram, pessoas abduzidas, governo americano e russos e ingleses, que estão com naves alienigenas escondidas acordos com os ETEs, de varias raças e planetas, os governos estão preparando a povo da terra com essas descobertas sabendo que qualquer hora eles os ETES estarão entre nós, e muitas das religiões saberá da verdade , até acredito que muitas religiões que arrecada dinheiro dos coitados que tem o poder até mesmo sobre a politica provavelmente ira declarar guerra com os alienigenas dizendo que é o diabo, tenho serteza de uma coisa que muitas das religiões inventada por pessoas para tirar os valores das passeos vão atacar com veracidade os irmão que estão para chegar pois a verdade será dita por eles e por eles a população se ajustará com o deus verdadeiro , da criação da justiça do verdadeiro poder e da mesericórdia, não desses pastores milagreiros e igrejas católicas de pedófilos, mussumanas que detonas os próprios ermãos. a verdade chegará…….. religião é para os ignorantes e atrasados, deus isistes sim mas não está em nenhuma igreja está dentro de cada um em seus atos e atitudes, respeito a vida e as pessoas.

  25. Que legal esta descoberta Salvador Nogueira, para os “inteligentes” religiosos, é questão de tempo encontrarmos vida, além de micro-organismos, no espaço. Aí vc’s poderão questionar o pq a Bíblia, o tal livro de Deus, não cita estes planetas e estes seres…ha sim, o onipresente e onipotente esqueceu de comentar em seu livro por certo… :-p

  26. Dado os comentários dos colegas abaixo, é melhor acreditar na história de Noé vendida ao lado por míseros 80 paus, fantasia por fantasia essa pelo menos tem atores reais, kkkk

  27. Abismado em constatar como ainda existe gente ignorante no mundo. Cada comentário tão esdrúxulo que chega a dar medo. Vejo hoje em dia as mesmas reações de 500, 700 anos atrás quando Galileu e Copérnico anunciaram suas descobertas, embora eu tenha também a certeza que os autores dos comentários para o qual o meu é dirigido sequer tenham a mínima noção de quem tenha sido um deles e quais foram suas descobertas.
    Apesar de tanta tecnologia, não nos tornamos mais inteligentes mas, sim, disseminamos mais ignorância. Triste!

  28. Salvador, como existem comentários idiotas sobre uma matéria científica! Como você tem paciência com a ignorância alheia, meus parabéns.

  29. se pra chegar até lá demora 200 e poucos mil anos como ele conseguem ver e ilustrar e ainda afirmar q tem agua……….. bom de qualquer forma a viagem é um pouco longa kkkkk…

  30. Estes cientista, que a maioria que se diz entendidos, são americanos, esta raça de americanos povo prepotente, pretende dominar o mundo com suas arrogância ideias perversas, raça covardes que só aproveita das fraquezas dos países em dificuldade teriam que sumir do planeta terra, ficam ai inventando coisas sem fundamentos, querendo colocar na cabeças dos mais fracos estas ideias absurdas, se metendo nas politicas internas de outro países, teríamos que jogar uma bomba neste pais e sumir com esta raça da nossa terra,

  31. Considerando a informação de que 1 ano luz equivale a 10 trilhões de quilômetros (wikipedia), logo 13 anos-luz seriam 130 trilhões de quilômetros, até agora, que eu saiba, não existe uma nave que chegue a velocidade da luz que possa levar um humano.talvez daqui a uns 100 anos possamos visitar esse planeta, e eu acredito que a maioria de nós estaremos mortos, acho que primeiro deveriamos nos preocupar em prolongar a media de vida humana para, quem sabe, uns mil anos, então poderemos ficar super contentes com uma notícia dessa, Mas não deixa de ser algo empolgante.

  32. Salvador não fique triste com comentários maldosos,a inteligencia de alguns aqui só vai ao máximo de conhecimentos deles,duvidar de tudo que eles descobrem é no mínimo falta de respeito,afinal tudo que sabemos veio de pessoas que descobriram tudo o que se sabe talvez só com o conhecimento e inteligência do passado,hoje com toda tecnologia que temos é muito mais fácil para encontrarmos vida fora daqui,poucos sabem que quando se fala em vida fora daqui,muitos ja pensam em vida inteligente e ees estão procurando até por micro-organismos que possam gerar vida inteligente no futuro.

  33. Acho que pelo fato do nosso planeta esta sendo visitado por outros alienigenas, alguns foram capturados, e esses mesmos estão dando dicas de outras civilizações, em menos de tres anos os cientistas estão descobrindo muitos planestas , pois até antes não tinha condições das descobertas e com esses caras novos chegando, as descobertas estam sendo realizadas, acredite se quizer, quantas naves e etes estão aqui na terra junto com o governo americano e russos, só os que não acretida é que vai ficar fluando no espaço. a verdade é que estamos com tecnologia que nunca tivemos e agora as descobertas estão nos preparando para a chegadas de novas irmão estelares.

  34. DE ONDE VIEMOS? De Deus. ONDE ESTAMOS? No planeta terra. PARA ONDE VAMOS? Para o Céu ou para o Inferno. CREIA NO SENHOR JESUS E SERÁ SALVO TU E A TUA CASA.

  35. O dia que houver comprovação de vida inteligente fora da terra, a religião deixará de existir.

    1. Imagino que com toda certeza do mundo, Edir Macedo, Valdomiro, RR Soares, não deixara a informação chegar até nós, kkk, ha e o Papa também.

  36. È uma grande descoberta, porém á 13 anos-luz de distância torna-se improvável a ida de seres humanos até o próprio, mas com todos os avanços há uma pequena probabilidade de estudos mais detalhados sobre o próprio dentro de 50 á 60 anos, isto é, se não destruirmos o nosso planeta antes.

  37. Impressionante os comentários … É fantástico ver as pessoas com suas cabeças “fechadas”, totalmente escravas do sistema que vivemos atualmente, achando que o centro de todo o universo é o próprio umbigo.

    Achar que a raça humana é a única forma de vida “inteligente” no universo é lamentável.

  38. PODE CRER JUAREIZ !!! ESTAMOS SÓ NO AGUARDO DO EXÍLIO DESSA TIGRADA QUE SÓ NOS ATRAPALHA !!!

  39. para sabermos da verdade ,sobre tudo isto estes novos planetas. precisamos teletransportar ate lá. mas isto so acontecera se Deus permitir para homem.Pelo contrario e melhor sermos humildes e ficarmos por aqui,cuidarmos do melhor presente que Deus nos deu,a vida

  40. Salvador,sou tão empolgado quanto vc quando se fala em outros planetas,será que se eles fossem bem mais evoluídos do que nós,será que já não era para eles terem nos achado a algum tempo,ou será que ainda pode ter outros tipos de vida que não sejam inteligentes,assim como tipos de dinossauros ou animais que não tenham racionalidade.

  41. Tentando novamente…..
    Ninguem vai a lugar nenhum o que Deus começou aqui vai terminar aqui.

  42. Tudo certo rapaziada, opiniões, comentários e
    e troca de idéias, faz parte do contesto, mas

    “propencio” a muitos vírus é demais

    abraços propencios a todos

  43. Nossa, é incrível ler tantas mensagens ipócritas, aos céticos e admiradores apenas de seu mundinho particular, seria interessante dar uma olhadinha para o céu em uma noite estrelada, talvez seja um começo……….

Comments are closed.