Um mundo próximo e quiçá habitável
A megaterra divulgada ontem por astrônomos americanos impressionou? Espere até ver este aqui: um planeta potencialmente habitável — com toda probabilidade rochoso, como a Terra, e capaz de ter água líquida — a apenas 13 anos-luz de distância. Não só é o mundo com possibilidade de abrigar vida mais próximo já descoberto como também é o mais velho deles. O achado acaba de ser publicado no periódico “Monthly Notices of the Royal Astronomical Society”.
Orbitando ao redor da Estrela de Kapteyn, uma anã vermelha na constelação do Pintor, o novo planeta tem cerca de cinco vezes a massa terrestre. É um bocado, se comparado ao nosso mundo, mas ainda assim ele dá toda a pinta de ser similar à Terra em composição. Kapteyn b, como acabou batizado, completa uma volta em torno de sua estrela a cada 48 dias terrestres, o que o coloca na distância exata de sua estrela-mãe para permitir a existência de água em sua superfície. Os cientistas tratam essa como a condição essencial para o estabelecimento da vida.
A questão é: há ou houve seres vivos em Kapteyn b? Olha só, no momento, ninguém sabe. O que já podemos dizer é que tempo para eles evoluírem não faltou. Ao que tudo indica, a Estrela de Kapteyn nasceu cerca de 11,5 bilhões de anos atrás. Para que se tenha uma ideia do que isso significa, é duas vezes e meia a idade da Terra! Caso a vida tenha surgido por lá com a mesma rapidez que por cá, houve tempo de sobra para que a evolução produzisse criaturas complexas e, quiçá, uma civilização avançada. Aliás, pressupondo um ritmo evolutivo similar ao terrestre, teria dado tempo para isso tudo acontecer antes mesmo que o Sistema Solar iniciasse sua formação, 4,6 bilhões de anos atrás!
A pedido dos descobridores (liderados por Guillem Anglada-Escude, da Universidade Queen Mary de Londres), o astrônomo e escritor de ficção científica Alastair Reynolds fez uma reflexão similar a essa e escreveu um pequeno conto sobre como seria o encontro de uma sonda robótica enviada pela humanidade a Kapteyn b com as ruínas de uma sociedade alienígena avançada que teria florescido lá muito tempo atrás. (Se você domina o inglês, o texto pode ser encontrado aqui e vale a pena. O final é de matar.)
O Mensageiro Sideral, por sua vez, está preparando uma reportagem completa sobre a descoberta (que inclui fatos curiosos, como a presença de um segundo planeta, maior e mais frio, no mesmo sistema, e a possibilidade de que a Estrela de Kapteyn tenha se originado em outra galáxia 11 bilhões de anos atrás e somente mais tarde migrado para a nossa Via Láctea!). Confira todos os detalhes na Folha desta quarta-feira. E, claro, fique ligado neste espaço para desdobramentos desse achado empolgante.
Show!!!! Os cientistas são demais. A humanidade desse planetinha de nada deveria aprender a ser mais humilde. Somos grãos de poeira (mto menos q isso) no universo. Aguardo ansiosa a reportagem completa que o mensageiro sideral está preparando.
Show!!! Amei. Aguardo ansiosa a reportagem completa do mensageiro sideral.
Uma dúvida. Comparando o espaço sideral aos mares, por acaso não teria correntes que se deslocam por distintas direções. Utilizando essas correntes os humanos poderiam chegar mais rápido a certas estrelas e planetas?
Ultimamente surgiu uma Grande Religião que caminha lado a lado com a ciência materialista. Ela denomina-se Igreja Messiânica Mundial. Aí surgirá descobertas verdadeira. Brevemente a ciência materialista descobrirá Esta Religião e todos caminharão juntos e a verdade absoluta será pregada para todos os povos.
A minha dúvida é bem simples.. Se eles não conseguem fotografar MARTE direito ainda, imagine o nosso ultimo planeta do NOSSO sistema solar.. Agora mostrar outra galáxia a anos luz de distancia e descobrir a idade kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk não conseguem nem explorar a Terra direito… de baixo de nossas águas tem coisas que desconhecemos.. FANFARRÕES!
Bom sou Cristão, e creio que possa sim existir outros planetas que possam ser abitados.
como crer que DEUS em seu esplendor se limitou a criar somente um planeta.
Creio em um Deus sem limites de criação e que é capaz de criar inúmeras formas de vida tanto dentro quanto fora de nosso planeta, galaxia e etc…
Se me coloca numa nave eu vou emborra para la
Será que essa planeta pode ser fotografado? Salvo engano o telescópio Gemini já está fotografando exoplanetas.
Para acabar com esse papinho mole!
Disse Deus: “Haja luminares no firmamento do céu para separar o dia da noite. Sirvam eles de sinais para marcar estações, dias e anos,
e sirvam de luminares no firmamento do céu para iluminar a terra”. E assim foi.
Deus fez os dois grandes luminares: o maior para governar o dia e o menor para governar a noite; fez também as estrelas.
Deus os colocou no firmamento do céu para iluminar a terra,
governar o dia e a noite, e separar a luz das trevas. E Deus viu que ficou bom.
Gênesis 1:14-18
Estes sabedores deveriam se preocupar em resolvermos os problemas do planeta terra, (onde a mair cidade do brasil está sem água). Garanto que o custo para explorar este projeto, seria bem maior do que resolver boa parte dos problemas mundial.
Este sabedores deveriam se preocupar em resolvermos os problemas do planeta terra, (onde a mair cidade do brasil está sem água). Garanto que o custo para explorar este projeto, seria bem maior do que resolver boa parte dos problemas mundial.
Estes religiosos de plantão são um saco!
Independente de nossas limitações e paradigmas é impressionante a capacidade que a humanidade tem de querer mais, ir além, não se contentar nunca. Talvez esse seja nosso grande diferencial. Nosso conhecimento nunca estará completo, a busca sempre será continua e isso é maravilhoso. Pena que vivamos tão pouco, gostaria de poder ver mais, muito mais … !
Esse espaço para divulgação cinetífica de forma bastante simples e em linguagem não científica ou de alto nível técnico é bastante interessante, apesar de ser escrito por um jornalista. Não quero denegrir os jornalistas, mas encontro muita, mas muita bobagem escrita por alguns jornalistas, principalmente aqueles da área de saúde, infelizmente. Sugiro que o autor mantenha a hombridade e o cunho profissional nas respostas dadas aos leitores, a maioria com pouca informação de ensino médio. Por exemplo, “sabe nada, inocente” ??? não cabe aqui, certo?!!!. Mudando de assunto, sobre a evolução e algo de lobos que autor falou em alguma resposta, sugiro que leia o ultimo artigo sobre a comparação do homem moderno com o homem arcaico, do ponto de vista epigenético. Muita coisa pode mudar muito em breve.
Salvador Nogueira, seus textos são ótimos e os temas muito interessantes. Mas infelizmente tem um punhado de gente com comentários totalmente fora de proposito a respeito deles. Em função deles, vejo que você tem uma tolerância sideral – parabéns !
Com aquela massa , a gravidade muito maior , cair da altura de 1 metro já é uma queda mortal .
Adoro o seu blog, os textos e as referências. Me faz gostar muito da astronomia e até de me arrepender por não ter seguido o sonho de criança em ser astronauta.
E quando leio os comentários ainda me proporciona uma experiência única de regressão no tempo.
Me sinto vivendo na própria idade média! Quase sinto o calor e o cheiro das fogueiras. rs
Hehehe, conheço todos esses sentimentos!
Salvador, esta descoberta é fantástica, de fato. Quantos anos levaria para uma sonda chegar lá? É possível enviar uma sonda a essa distância com a tecnologia de hoje? Desculpe se as perguntas são tolas…
EU NÃO SEI PORQUE A CIÊNCIA AINDA PUBLICA MATÉRIAS IMPORTANTES PARA PESSOAS LEIGAS ABERTAMENTE.
Com aquela massa , a gravidade muito maior , cair da altura de 1 metro já é morta .
Que da hora! Salvador, vc sabe se há previsão para eles enviarem uma sonda, ou isso é improvável que aconteça?
Improvável no momento. 🙁
Um comentário pior que o outro. Esse povo aí deve ter detestado as aulas de ciências e ainda estão com a cabeça lá na Idade Média.
TANTO $ SE GASTA PARA DESCOBRIR PLANETAS QUE NUNCA TEREMOS CONDIÇÕES DE VISITA-LOS, NÃO SERIA MAIS JUSTO APLICAREM ESSE $ PARA MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DOS HUMANOS NESSA TERRA QUE HABITAMOS E QUE TEMOS MALTRATADA.
Muita arrogância de nós, seres humanos habitantes deste planetinha, acharmos que estamos sós em um universo, diga-se de passagem em evolução, do qual não conhecemos nem 0,5% da parte proporcional a seu “cuzinho”.
Tem que ser muito tapado mesmo……
Um dos problemas que acho nessas estimativas de probabilidade de um planeta conter água, é que necessariamente achamos que vida deve surgir em ambiente aquoso, ser de base carbono, entre outras características terrestres da vida. A vida em outros sistemas pode ser totalmente diferente, ter base de outro átomo, desenvolver por exemplo em amônia invés de água e por aí vai. Não podemos ser arrogantes a ponto de achar que só porque na Terra as condições são como são que em outros lugares deveria ser a mesma. Aqui pode até ser a exceção se formos pensar o quanto conhecemos de vida extraterrestre.
se algeum tentar invadir meu planeta vai levar borrachada
EU COMPRO SEU TERRENO, LA TEM CAIXA PRA MIM FINANCIA..KKKKKKK
Belo conto, talvez um pouco excessiva a dissertação autobiográfica da sonda-robô, substima o leitor.
Há de existir alguma forma de dobrar o espaço, vislumbro até o propósito do Criador de nos isolar na solitude, porque a sabedoria para dobrá-lo tem que vir acompanhada da tolerância Universal.
Fiz as contas (13 anos-luz) fica a mais de 122 trilhões de kms da Terra, puxa como é perto!
Treze anos-luz???
Ah… dá licença! Vá primeiro à lua que é bem aí.
Dizem que nada é eterno. o sol um dia acaba, e vai virar uma gigante vermelha e anã branca, não quero estar aqui quando isto acontecer. Se a estrela por onde este planeta orbita, tem mais de 11 bilhões de anos, Salvador, o tempo de sua vida não se esgotou?
Mas… se é que já existiu vida… evolui e se auto destruiu.
Considero absolutamente plausível a existência de planetas parecidos com a terra, inclusive a existência também de vida, inteligente ou não, em outros lugares. Seria muito egoismo nosso acreditar que somos os únicos seres nesse universo infinito. Inclusive o termo infinito parece pequeno para se falar sobre a vastidão do universo. Tudo isso só para a gente? Um ser em constante corrida para atingir a própria extinção, com a poluição, guerras, doenças criadas por nós mesmos??? Duvido, não acho que somos tão merecedores por Deus de uma dádiva dessa. De sermos únicos.
Incrível, Salvador, incrível!!!
Uma pergunta, um planeta deste tamanho, tem (necessariamente) uma força gravitacional proporcionalmente maior em sua superfície?
Se a resposta for sim, os tais “seres vivos” de lá (caso existam), devem ser imensos!
Abraços.
Ao contrário, devem ser menores e mais atarracados, imagino eu.
Não existem vidas em outros planetas!Deus deixou isto bem claro na Bíblia a sua imagem e semelhança só pode existir na aqui na terra. Acreditem ou não.
Salvador, eu creio que a natureza se copia em todos os rincões do universo.
Não tenho a menor dúvida que há vida em outros planetas.
Pena que ainda o homem não descobriu uma maneira eficiente de viajar ou os buracos de minhoca.
Quem sabe um dia nós seremos também viajantes e testemunhas oculares e presenciais desses planetas. Imagina que sensacional se encontramos vida inteligente? como eles acham que é o universo? etc e etc..
Procuro acompanhar sempre os artigos aqui , e fico imaginando a reação do Salvador Nogueira ao ler os comentário inteligentes que aqui são postados , a maioria por religiosos que não acreditam na ciência , mas creem piamente em mitologias , lamentável que em pleno século XXI , esses mitos ainda persistam …
É BOM QUE APAREÇA OUTROS PLANETAS IGUAL A TERRA, E MUITO MAS VELHO SÓ PARA TER O PRAZER DE DERRUBAR TODA ESSAS TEORIAS BIB-BENGUISTAS, QUANTO DESCOBRIR QUE SÃO ESTÉREO, ASSIM VOLTEM OLHOS PARA A BÍBLIA…..
A profecia de Daniel diz que o saber se multiplicaria. Mas note uma coisa: o saber só seria multiplicado no tempo do fim. Algumas traduções dizem que a ciência se multiplicaria. A expressão “ciência se multiplicaria”, tem pelo menos dois sentidos. O primeiro sentido é a compreensão do livro de Daniel. Após o término da repressão da Igreja de Roma, a Bíblia começou a ser publicada e distribuída em abundância. Os pregadores da Bíblia se espalharam pelo mundo. A Europa, por exemplo, enviou missionários para os cantos mais remotos desta terra.
Não podemos ignorar um outro lado desta profecia. A ciência, o saber, se multiplicaria também. E foi exatamente o que aconteceu, na mesma época do final do período mencionado por Daniel. Enquanto as profecias eram estudadas as grandes invenções e descobertas no mundo da ciência e da tecnologia surgiram também. “O telefone foi descoberto em 1876. O dínamo elétrico em 1878. O raio X em 1895. A fotografia foi descoberta em 1835, o rádio em 1902, o radar em 1940, a televisão em 1944, a bomba nuclear, em 1945”.
Acredito sinceramente que a multiplicação da ciência é uma grande oportunidade para a propagação do evangelho. Aí estão os grandes meios de comunicação e agora também a internet, alcançando e transformando vidas nos mais diferentes lugares do mundo (Mateus 24:14).
Empolgante, mesmo. E tão próximo assim daria até pra se especular a respeito de se mandar uma sonda.
Quanto tempo levaria com a tecnologia existente ou “dentro do horizonte visível?” Daria pra receber algum sinal de lá?
só não pode levar o PT pra lá……
Só falta ter profissionais sobrando por lá e virem para cá atrás de emprego.
Se é 5 vezes que maior que a terra , a gravidade deve ser também 5 vezes maior ?
Sim ou não?
Não.
Lendo os comentários acima, dá a vontade de não comentar nada.
por favor,clamemos que os primeiros aventureiros na nova megaterra sejam o lula ,a dilma e sua trupe completa,aliás quando lá chegarem poderão inaugurá-la com a expressão”nunca,antes na história desta Kaptein”,penso inclusive que lá os moradores devem ser os tais kpeta, parentes próximos destes enviados especiais
Sei que nada sei. O que não impede que especule sobre qualquer coisa. Parabéns pela coluna
Querido Salvador, mais do que as notícias, seus comentários sobre os comentários publicados aqui, me chamou mais atenção! Ver o nível que você discute com os internautas é simplesmente digno de uma criança de 4 anos que não aceita ser contradita! Meu querido, você deve pensar que está noticiando algo bombástico, mas na verdade sua reportagem é tão insignificante quanto seus comentários. Até porque meu amigo, o GUSTAVO que acima fez um comentário sobre sua descoberta pode de fato não apresentar nenhum dado reconhecido, mas quais dados reconhecidos sobre todas as teorias científicas são reais? Comprovados? Experimentados? Se ainda são apenas teoria meu animado intelectual didático, é porque ainda nada provam. E enquanto você brinca de descobrir novos planetas todo embasado em apenas mais uma teoria, eu, o GUSTAVO, o LÉO e mais milhões de BRASILEIROS estamos correndo atrás de algo que se chama REALIDADE! Então o que eu posso te dizer é:
ACORDA, PORQUE O INOCENTE AQUI É VOCÊ! Tenha um ótimo dia.
Obrigado pelo ótimo dia. Qual das suas crenças foi comprovada? Ou é tudo teoria também? 😛
AUHHUAHUAHUHAU
Idiota
Como o Salvador poderia agir de maneira diferente quando a maioria das pessoas que comentam não tem mais do que 4 anos de idade mental?
Sr. Salvador, tenho algumas duvidas e gostaria que me ajude a esclarecer, nas ultimas leituras que fiz sobre o fim da terra falam que o nosso planeta em mais alguns “poucos” anos terá a vida dizimada, sera que neste planeta com o dobro do nosso tempo ainda tem vida? E outra coisa, com essa distancia terá como enviar ônibus espacias algum dia? Aguardo sua resposta.
Eu acho fascinante essas descobertas, principalmente porque acredito que exista vida em outros planetas. Mas quando teremos tecnologia para poder viajar até esses planetas? Será que daqui uns 1.000 anos? É uma pena que não verei essas descobertas.
Lendo os comentários após essa empolgante descoberta, fico pensando. Se realmente acharam ou saibam de algo mais sobre vida alienígena; Pra que divulgar?