Um mundo próximo e quiçá habitável
A megaterra divulgada ontem por astrônomos americanos impressionou? Espere até ver este aqui: um planeta potencialmente habitável — com toda probabilidade rochoso, como a Terra, e capaz de ter água líquida — a apenas 13 anos-luz de distância. Não só é o mundo com possibilidade de abrigar vida mais próximo já descoberto como também é o mais velho deles. O achado acaba de ser publicado no periódico “Monthly Notices of the Royal Astronomical Society”.
Orbitando ao redor da Estrela de Kapteyn, uma anã vermelha na constelação do Pintor, o novo planeta tem cerca de cinco vezes a massa terrestre. É um bocado, se comparado ao nosso mundo, mas ainda assim ele dá toda a pinta de ser similar à Terra em composição. Kapteyn b, como acabou batizado, completa uma volta em torno de sua estrela a cada 48 dias terrestres, o que o coloca na distância exata de sua estrela-mãe para permitir a existência de água em sua superfície. Os cientistas tratam essa como a condição essencial para o estabelecimento da vida.
A questão é: há ou houve seres vivos em Kapteyn b? Olha só, no momento, ninguém sabe. O que já podemos dizer é que tempo para eles evoluírem não faltou. Ao que tudo indica, a Estrela de Kapteyn nasceu cerca de 11,5 bilhões de anos atrás. Para que se tenha uma ideia do que isso significa, é duas vezes e meia a idade da Terra! Caso a vida tenha surgido por lá com a mesma rapidez que por cá, houve tempo de sobra para que a evolução produzisse criaturas complexas e, quiçá, uma civilização avançada. Aliás, pressupondo um ritmo evolutivo similar ao terrestre, teria dado tempo para isso tudo acontecer antes mesmo que o Sistema Solar iniciasse sua formação, 4,6 bilhões de anos atrás!
A pedido dos descobridores (liderados por Guillem Anglada-Escude, da Universidade Queen Mary de Londres), o astrônomo e escritor de ficção científica Alastair Reynolds fez uma reflexão similar a essa e escreveu um pequeno conto sobre como seria o encontro de uma sonda robótica enviada pela humanidade a Kapteyn b com as ruínas de uma sociedade alienígena avançada que teria florescido lá muito tempo atrás. (Se você domina o inglês, o texto pode ser encontrado aqui e vale a pena. O final é de matar.)
O Mensageiro Sideral, por sua vez, está preparando uma reportagem completa sobre a descoberta (que inclui fatos curiosos, como a presença de um segundo planeta, maior e mais frio, no mesmo sistema, e a possibilidade de que a Estrela de Kapteyn tenha se originado em outra galáxia 11 bilhões de anos atrás e somente mais tarde migrado para a nossa Via Láctea!). Confira todos os detalhes na Folha desta quarta-feira. E, claro, fique ligado neste espaço para desdobramentos desse achado empolgante.
Se realmente existe vida nesse planeta,acredito que nao evoluiram tanto,afinal com tanta idade a mais do que “nos” eles ja deveriam ter vindo até a terra fazer uma visitinha,ja que nos ja o descobrimos,é muito interessante saber que em algum lugar ha de ter vida,só falta descobrir onde.
Só para exemplificar como somos atrasados e incompetentes no quesito desenvolvimento espacial e tecnológico. Quando a ISS foi projetada, o número de países convidados a participar da empreitada era de 16 e aí se incluía o BRasil que entraria com parte dos recursos para a construção da estação. Íamos nos associar aos melhores do mundo em pesquisa espacial, tínhamos lugar garantido no programa americano, a absorção de tecnologia americana, européia, russa e japonesa através da Embraer na pesquisa aeroespacial e o que o governo brasileiro fez? Não cumpriu nenhum acordo, não fez nenhum pagamento, não fez a sua parte e descumpriu todos os prazos que foram dados a cada prazo antigo descumprido e por fim, FOI EXCLUÍDO DO PROJETO pois já não havia necessidade da participação do Brasil ali. Sabem quando seremos chamados novamente a participar de algo assim? NUNCA.
Permita comentar este trecho da matéria e expor minhas considerações:
“Caso a vida tenha surgido por lá com a mesma rapidez que por cá, houve tempo de sobra para que a evolução produzisse criaturas complexas e, quiçá, uma civilização avançada.”
Há vida somente na terra, irão cansar de procurar, se na maioria dos casos estas descobertas são definidas como superiores a nossa, porque estas ‘avançadas civilização’, não fez o caminho inverso, e estabeleceram uma comunicação, conosco, reles mortais atrasados?
Centenas de bilhões de estrelas por galáxia, bilhões de galáxias, e só neste universo. Existe tanta vida por aí que chega a ser inimaginável!
Louvemos os cometas, esses espermatozóides maravilhosos somos todos filhos do mesmo pai. Não celestial, mas cósmico!
Certeza absoluta! O HOMEM DE NAZARÉ conseguiu esconder da gente, tudo isto e:mais uns 300 milhões de planetas !?
Não sei porque os Criacionistas leem esse blog.
Na boa, passem seus mouses longe de assuntos desses. Assim como Ateus passam longe de Igrejas cheias de crentes gritando (Deus deve ser surdo, né?). Deixem pra quem tem interesse e entende um pouco do assunto.
Sou cristão, tenho certeza de que tudo o que temos ao nosso redor foi Deus quem criou ou permitiu que evoluísse. Creio também que estudar o que existe ao nosso redor é bom para nós, se Ele nos fez inteligentes, que usemos nossa inteligência para explorar o universo.
Desculpem meus colegas também cristãos porém alienados que apontam os dedos às pessoas e os chamam de pecadores. Eles deveriam saber que julgar as pessoas cabe somente a Deus, e segundo está escrito no nosso livro de fé e prática, eles serão julgados com o mesmo peso, porém Deus os julgará.
Parabéns pela matéria!
MISTÉRIOS E ENIGMAS DA HUMANIDADE
Jacy Alves da Costa
Volta Redonda, 12-07-09
Nós seres humanos, que desfrutamos das maravilhas da natureza e poluimos a Terra, em nossas elucubrações, tentamos decifrar mistérios e enigmas, como a nossa própria orígem, que até hoje não se chega a uma conclusão definitiva: de onde viemos, para onde iremos? Os céticos acreditam em teorias que explicam a leis do acaso, que geraram as primeiras vidas sobre a terra! Os religiosos acham que Adão e Eva foram nossos primeiros ancestrais, no Jardim do Édem! Expeculadores acreditam que viajantes do espaço trouxeram as sementes da vida em pequenos frascos e as lançaram aqui, quando seu planeta de origem já estava em extinção! Teorias como a da evolução das espécies de Darwin, que leva ao homo sapiens, tentam nos explicar os mistérios de nossa origem, mas ficam sempre vacâncias e algumas dúvidas em nossas cabeças, que despertam em nossas mentes novas buscas e imaginações.
Somos viajantes do universo? Hoje não conseguimos sair de nosso pequeno mundo planetário onde a Terra gravita, sendo que a estrela mais próxima do sol está a milhares de anos luz de nosso pequeno mundo! Mesmo viajando a uma velocidade de 300mil Km/s, não conseguiriamos chegar até nossos próximos alvos fora de nosso sistema solar e fora de nossa galáxia, somente em pensamentos ou com poderosos telescópios que gravitam na órbita da Terra. Hoje conseguimos presenciar explosões de estrelas, formação de sistemas como o nosso solar, através de nebulosas, buracos negros e até as estrelas mortas ¨Anãs Brancas¨, que já perderam enegia. O universo está em expansão? Depois se retrairá até se juntar em um ponto? Se explodirá novamente? Mas o nosso Sol, até quando vai ter ativa sua reação de fusão nuclear transformando hidrogênio em hélio e liberando labaredas de até 180 Km de altura na sua superfície, aquecendo os planetas, queimando os mais próximos e possibilitando a vida no nosso, através da radiação que provoca o crescimento das plantas e a transformação da clorofila que desencadeia toda a vida na Terra?
Espécies de nossa flora e fauna já foram extintas e com a explosão populacional, aumento da poluição, degradação dos solos e águas, ficaremos sós na face da Terra, sem nossas plantas e animais de que dependemos para viver! Há que se pensar em mecanismos que regulem os aumentos populacionais e a preservação do meio ambiente! Hoje casais raramente pensam em mais de 2 filhos, o que já é apenas uma reposição populacional, dada a dificuldade de se proporcionar educação e saúde aos nossos decendentes da “geração canguru”. Não são raras mulheres que fazem fecundação in vitro com espermas de anônimos, e assim tudo vai se modificando, até a desestruração de famílias, drogas, mundo do crime, etc, tornando a humanidade mais vulnerável a sua própria sobrevivência, com o aparecimento de moléstias incuráveis, alimentação artificial impregnada de pesticidas e hormônios para crecimento dos animais…
Até quando a Terra vai suportar habitantes gananciosos que hoje exterminam seus recursos naturais, em troca de pequenas fortunas pessoais? Hoje até o turismo já está ameaçado, não se pode viajar tranquilamente, desfrutar de paraísos ecológicos, transitar com segurança em grandes cidades! O homem está se tornando um prisioneiro de suas próprias desigualdades sociais… assim a vida sobre a terra vai se degradando, até surgirem novas guerras e a própria exterminação da raça humana, através de armas químicas, nucleares, radiações, etc. Alguns vaticinam que só sobrará na superfície da Terra formigas, escorpiões, minhocas, baratas e outros invertebrados que não serão atingidos pelas armas mortíferas criadas pelo próprio homem! Se alguém sobreviver, migrará para outro planeta? Começará tudo de novo? Não seria melhor preservarmos o que Deus nos deu e ficarmos aqui mesmo?
Valeu pela matéria.
As vezes entendo por que certos sites brasileiros tem a área de coments desabilitados, tal a quantidade de energúmenos que em nada acrescentam. Se não fosse a pesquisa espacial, centenas de produtos que tem na sua casa hoje nem existiriam. Ainda estamos na fase do cálculo de probabilidades, mas em termos de espaço, a medida de tempo é longa, requer investimento pesado o tempo todo. Difícil querer postar sobre astronomia para um povo de um país que não consegue colocar um satélite vagabundo em órbita e que não sabe eleger seus governantes. Estamos 60 anos atrás na corrida espacial, mais de meio século, estamos 50 anos atrás em questão de educação, saúde e segurança em relação a países desenvolvidos. Somos o país do trambique, do jeitinho, da gambiarra, da corrupção sem limites.
Olá Salvador Nogueira, em relação a esse “texto carta” redigido por esse Alastair Reynolds, ele me soou meio pessoal, (quando digo pessoal,não acho que tenha sido direcionado a mim), me parece que ele remete a conflitos antigos, de energias, forças, espiritual, oque você pensa sobre isso?
Excelente reportagem, excelente texto. Lírico, informativo e que final, realmente!
Sendo agora uma anã vermelha, (suponho produzindo pouco calor) como seria a temperatura nesse planeta quando a estrela estava “queimando” hidrogênio. Ainda estaria na zona habitável?
Como o encolhimento da estrela não mudaria o campo gravitacional e as órbitas dos planetas? Isso não influência no tempo que o planeta fica na zona habitável
Parabéns pelo seu esforço de disseminar conhecimentos.
Muito legal Salvador Nogueira. E o texto ficcional de Alastair Reynolds é fabuloso.
Mas voltando ao mundo real: qual é a gravidade do planeta, em comparação com a Terra? Porque se temos a massa rochosa 5x maior que a da Terra, e a densidade rochosa (considerei igual a da Terra também), teríamos
Terra = 9,81 m/s2
Kapteyn C = 16,78 m/s2
Kapteyn C seria um planeta complicado para um humano se manter em pé. Um indivíduo de 70 kg, pesaria cerca de 119 kg. Seria o mesmo que carregar uma mochila de 50 kg nas costas!!!
Apenas derivando os dados de Kapteyn b, considerando que a densidade é a mesma da Terra:
Gravidade: 16,78 m/s2 – 70% maior que a terrestre
Raio: 10.900 km – 70% maior que a terrestre
Superfície: 1.490.000.000 Km2 – 192% maior que a terrestre
Tava indo muito bem a discução, até chegar um idiota e botar religião no meio.
Querido Salvador Nogueira, como gosto de ler suas matérias!!
Grande abraço,
Regina
Salvador Nogueira, eu como um eterno curioso sobre os assuntos interplanetários admito, você tem uma paciência enorme em discutir com pessoas que se quer, pelo visto, não tem interesse algum à não ser fazer críticas bobas ao tal assunto. Por que não acreditar que possa existir vida em outros planetas? Não seria bom parar com tal egoísmo, já que nosso universo é tão amplo? Temos que pensar um pouco nisso, da mesma forma que nosso planeta pode existir, e continuar evoluindo até os dias de hoje da mesma forma pode haver outros. Torço para que a ciência possa comprovar um dia.
Não é muita arrogância humana achar que num Universo TÃO grande, ele seja O ÚNICO ser vivo? Esse medo todo de que vida em outros planetas seja descoberta é porque metade dos argumentos religiosos cai por terra se isso for provado? A pessoa vem aqui achando um absurdo falar de vida em outros planetas porque ela deve imaginar coisa de filme, e não seres que se desenvolveram e evoluíram assim como todos os que moram nesse nosso planeta. Acho que é medo, porque, no fundo, eles sabem que isso derruba vários argumentos religiosos e se cagam de medo, isso sim.
Um ano luz tem, aproximadamente 10 trilhões de quilômetros. Então, APENAS 13 anos luz não é algo para terrestres, evidentemente. O ser humano ainda não conseguiu evitar um surto de GRIPE, mas criam cães ao invés de crianças sem pais, por isso viaja, viaja, viaja, tentando alcançar um lugar que deduz estar a 130 trilhões de quilômetros. Prefiro firmar os pés por aqui, ajudando o meu semelhante.
Poderíamos mandar os políticos corruptos para lá, pois assim poderíamos viver mais tranquilos no nosso planeta terra.
Com toda certeza, este planeta não deve ser nada.É dificil imaginar que um corpo a 13,5 anos luz de distancia e ditos 11,5 bi de existencia não seja especulativo, portanto imaginario. A ciencia de hoje toma caminhos cada vez mais surrealista. Ou alguem acredita em “black hole”.
AGORA JÁ SEI DE ONDE VÊM OS OVNI’S QUE HABITAM E OU PASSEIAM PELA NOSSA TERRA.
Se levarmos em conta que são as “consciências” que cristalizam as realidades contidas na Nuvem de Infinitas Possibilidades, então devemos concluir que muitos mundos habitados serão encontrados em breve.
Leia o livro “Não há mais segredo – A Revelação de Deus”
credo!
o pessoal trocam farpas por uma coisa que foge ao nosso conhecimento, temos problemas maiores em nosso pais que deveriam ser questionados .
Ótima descoberta!!! Agora torço para descobrirem algo que nos leve para lá um pouco mais rápido… Afinal no ritmo de expansão que a raça humana está, quanto tempo mais dura a Terra?
Pelo nível dos comentários e comentaristas, deveria acabar amanhã.
Impressionante como se perde tempo e dinheiro em busca de planetas que se assemelhem com a Terra e que possam abrigar vida. Veja que este é o mais “proximo” da Terra. Está aqui do ladinho, basta viajar 13 anos a velocidade da luz e pronto…. Realmentye podemos acabar com a Terra que já encontramos nova casa. Quanta ilusão. Quando vão perceber que temos que cuidar é do nosso planeta e que é impossível transferir quem quer que seja para qualquer outro planeta descoberto ou que venha a ser? Deve se investir este dinheiro e esforço na recuperação do nosso planeta e na população que aqui vive. Veja a condição que se encontra o povo do Haiti, da Africa e das periferias das cidades do nosso país.O que espanta é que este planeta está aqui “do lado” e possui massa gingantesca, mas durante anos nunca foi notado pelos cientistas….
E os humanos continuam presunçosos como na Idade Média, ao acharem que esse planetoide seria o único a ter vida, na forma que conhecemos.
Estamos no século XXI mas a maioria tem a mentalidade do século XVI.
É incalculável o número de planetas com a mesma característica da Terra; a presunção é tão grande que todos pensam eles foram achados porém, não se acha o que já existe.
Já é hora de começar a enxergar com os olhos ocultos que todos nós temos.
Parabéns pelo blog Nogueira, é bom demais em meio a tanto cyberterrorismo começar a manhã lendo algo tão misterioso e belo. Talvez já tenha abordado o tema, mas você tem informação da manutenção das Voyager após as panes de 2010? Procuro por informações no google mas 90% dos resultados são de 2010 mesmo, coisas mais recentes só em fóruns mas pura especulação.
Abraço e continue firme nesse trabalho!
Se lá houve habitantes como nós, nesse tempão todo deu pra “evoluir” e destruir tudo…como estamos fazendo por aqui à passos largos…
nossa que planeta bonito, mas que pena que é tão longe. talvez daqui a 300 anos a NASA consiga mandar astronautas pra lá. quem sabe?? O AVANÇO TECNOLOGICO DA NASA INFELIZMENTE NÃO ESTÁ PREPARADO PARA OS GRANDES VÔOS DO ESPAÇO SIDERAL.
ELES MAL CONSEGUEM IR PRA LUA.
Parabéns ao blogueiro. Além da difícil missão de escrever divulgação científica ainda tem que aguentar comentários de ignorantes trancados na caverninha de Platão.
É uma pena vermos que nosso país ainda tem muita gente ignorante !!
Povo alienado , ao invés de estudar aquilo que não conhecem e procurar crescer , se satisfazem vendo a novela das 21h.
Muito boa a matéria !
Ai sim uma reportagem digna de uma boa leitura. Parabens.
Fascinante ! Podermos inferir composição química, massa, órbita de um corpo massivo a 13 LY. Quando atuamos no bem, somos uma raça excepcional. Sigo seu trabalho Salvador, muito interessante e com conteúdo valioso.
Excluindo-se as evoluções dos símios, o final da história ficcional de Alastair Reynolds nos remete a cena do filme Planet of Apes, onde Charlton Heston, cavalgando acompanhado de uma fêmea remanescente da humanidade pelo litoral do que num passado longínquo fora a cidade de Nova York, vê os escombros da cabeça da estátua da Liberdade.
“Sei que é uma coisa sem importância e eu realmente não deveria me queixar sobre isto, mas já tem passado um longo tempo sem sinais desde a última vez que recebi os sinais da Terra. Eu coloquei todos os meus esforços para captar as transmissões e, seria muito bom, mesmo que apenas uma vez, saber que existe alguém me ouvindo na outra extremidade.” (Copyright remains to Alastair Reynolds 2014.)
Realmente, o final é de matar… de preocupações. Acho que caminhamos para o limiar da evolução da humanidade onde teremos de fazer escolhas; ou, nós evoluímos pelo uso da inteligência, ou nossa futura sonda robótica concluirá que “but given time, you too could have transformed a world in this manner.” Então, na Via Láctea ou após sua colisão com Andrômeda, existirá um ponto ainda azul vagando silenciosa e sem vidas pelo espaço.
Fico impressionado com os comentários das pessoas que acham que a Bíblia é um livro de história ou de biologia e tentam confrontá-la com a Ciência. A Bíblia NÃO é um livro científico! A propósito, excelente o texto do Alastair Reynolds…
Sempre acompanho com muito interesse estas novas descobertas da astronomia reveladas ao se navegar pelo infinito universal. A pergunta que eu faço é: o Criador faria algum orbe ou outro corpo cósmico inutilmente? O grande problema da ciência humana é achar que só há vidas na formação física que conhecemos, ou seja, mais densa! Será que Deus ou se quiser chamar de Inteligência Suprema do Universo não é capaz de criar matérias universais diferentes das que nós conhecemos? Vejam: INTELIGÊNCIA SUPREMA! Oras, existem, sim, matérias mais sutis ou menos sutis do que a nossa na imensidão infinita do Universo. Estou me referindo a vidas em dimensões diferentes da nossa. Não adianta me provocarem com o desafio: então prove? O que não é conhecido pela ciência humana o será em algum momento de sua evolução! Assim é a Lei do Progresso que rege todo o Universo! Abs.
Esse poveco religioso cego precisa responder a uma pergunta: Por que Deus que é um ser espiritual precisou fazer um mundo material? Por que ele precisaria disso?
A divindade que propiciou vida unicamente numa esfera, das infinitas que criou, dentro das mesmas leis universais, tem o exato tamanho da mediocridade de quem ainda não se deu conta da estupidez desse raciocínio tacanho.
Até quando o ser humano manterá essa postura soberba de se achar assim o supra sumo da perfeição?
Tudo na natureza promove indícios da evolução como norma de conduta de sobrevivência inclusive, mas há sempre aqueles que preferem não enxergar além do próprio nariz…
Tem que se respeitar a ciência. Ao mesmo tempo que vocês tiram sarro, a ciência melhora a vida de vocês. Se dependesse da religião exorcismo seria coberto pelos planos de saúde. Não é pq vc não entende como se estuda um planeta ou estrela muito distante que isso é uma mentira. Vc só não é tão inteligente qt pensa que é.
Para que esquentar a cabeça ou perder tempo com isso. Existem coisas ocultas que pertencem a Deus…Impossíveis de ser reveladas por nós seres humanos. “Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia as obras de suas mãos”. Concentremos em nossos problemas aqui em nossa querida terra que aliás não são poucos e nem fáceis.
Seria muito bom se a nossa geração pudesse visitar um local desses… imaginem a cena….o que esperar? o que encontrar? aposto que os descobridores das americas tiveram os mesmos questionamentos…
Gostaria de obter mais informações sobre o achado. Qual a probabilidade de sabermos se há vida lá? Já que não há a menor possibilidade de chegarmos até lá.
A propósito, se existirem seres vivos neste novo planeta. eles devem ser achatados e rastejantes com toda essa gravidade.
A notícia precisa ser mais esclarecedora.
Partindo-se da premissa de que a terra é o planeta água pela sua abundância em recursos hídricos, o que poderia ser dito referente a Kapteyn b?
A imagem mostra alguns veios que se parecem com água, mas considerando aqueles ribeirinhos de São Paulo que jogam sofá dentro do Tietê, a humanidade lá não sobreviveria mais de um mês.
Para mim seria um sonho em poder viajar para lá caso fosse possível e tivesse água suficiente, pelo menos me veria longe dos inéptos do planeta dos macacos.
Daqui pra frente serão cada vez mais comuns descobertas como esta. Estamos evoluindo. Séculos atrás muitos riam quando diziam que a terra era redonda. O fato é que assim como o nosso Sol, existem cerca de 250 bilhões de estrelas em cada galáxia; e existem cerca de 250 bilhões de galáxias no nosso universo. Com certeza existem planetas com vida “lá fora” que deixariam muitos seres humanos loucos ou chorando se tivessem a oportunidade de conhece-los agora.
Eu posso fazer um simulaco de um planeta parecido com a Terra e dizer que ele tem cem bilhões de anos e que lá tem todas s condições de vida que a terra, porem pra chegar até lá, só com a ajuda de Deus, mais pra isso, tem que ter fé. …
Esse pessoal que fica falando que é besteira que não tem como saber de algo que esta tão longe deveriam assistir a Cosmos, existe a versão antiga com Carl Sagan e uma nova que esta passando no natgeo as quintas lá explica tudo isso como os cientistas conseguem saber com exatidão tais caracteristicas de algo tão longe, assistam aprendam e parem de falar bobeira.
a ciência não pode morrer, se os cientistas silenciarem é considerado uma morte, por isso é melhor falar, inventar e sonhar, projetar e até criar, pode ver não é uma foto é uma ilustração
Nossa, muito empolgante mesmo. Fico imaginando como será daqui à algumas decadas. Muito, muito intrigante.
Não sei o que é pior nesses comentários religiosos ou de gente que nunca abriu um livro de leitura fora aqueles forçados pela escola de base.
Essas pessoas sempre existiram.
Foram as mesmas que riram de Galileu Galilei ou de Copernico.
Foram as mesmas que se dobraram de rir fazendo chacotas de Eisntein!!!!!!!
Hoje esses idiotas se beneficiam da teoria da relatividade, evolução e de tantas outras descobertas que em princípio foram ridicularizadas por esses pequenos seres humanos.
Nas mãos desses estaríamos hoje dormindo em cavernas e contemplando toda a nossa grandeza por sermos o centro do Universo!