Um mundo próximo e quiçá habitável

Salvador Nogueira

A megaterra divulgada ontem por astrônomos americanos impressionou? Espere até ver este aqui: um planeta potencialmente habitável — com toda probabilidade rochoso, como a Terra, e capaz de ter água líquida — a apenas 13 anos-luz de distância. Não só é o mundo com possibilidade de abrigar vida mais próximo já descoberto como também é o mais velho deles. O achado acaba de ser publicado no periódico “Monthly Notices of the Royal Astronomical Society”.

Ilustração do planeta Keptayn b, ao lado do aglomerado globular associado à sua estrela-mãe (Crédito: PHL/Divulgação)
Ilustração do planeta Keptayn b, ao lado do aglomerado globular associado à sua estrela-mãe (Crédito: PHL/Divulgação)

Orbitando ao redor da Estrela de Kapteyn, uma anã vermelha na constelação do Pintor, o novo planeta tem cerca de cinco vezes a massa terrestre. É um bocado, se comparado ao nosso mundo, mas ainda assim ele dá toda a pinta de ser similar à Terra em composição. Kapteyn b, como acabou batizado, completa uma volta em torno de sua estrela a cada 48 dias terrestres, o que o coloca na distância exata de sua estrela-mãe para permitir a existência de água em sua superfície. Os cientistas tratam essa como a condição essencial para o estabelecimento da vida.

A questão é: há ou houve seres vivos em Kapteyn b? Olha só, no momento, ninguém sabe. O que já podemos dizer é que tempo para eles evoluírem não faltou. Ao que tudo indica, a Estrela de Kapteyn nasceu cerca de 11,5 bilhões de anos atrás. Para que se tenha uma ideia do que isso significa, é duas vezes e meia a idade da Terra! Caso a vida tenha surgido por lá com a mesma rapidez que por cá, houve tempo de sobra para que a evolução produzisse criaturas complexas e, quiçá, uma civilização avançada. Aliás, pressupondo um ritmo evolutivo similar ao terrestre, teria dado tempo para isso tudo acontecer antes mesmo que o Sistema Solar iniciasse sua formação, 4,6 bilhões de anos atrás!

A pedido dos descobridores (liderados por Guillem Anglada-Escude, da Universidade Queen Mary de Londres), o astrônomo e escritor de ficção científica Alastair Reynolds fez uma reflexão similar a essa e escreveu um pequeno conto sobre como seria o encontro de uma sonda robótica enviada pela humanidade a Kapteyn b com as ruínas de uma sociedade alienígena avançada que teria florescido lá muito tempo atrás. (Se você domina o inglês, o texto pode ser encontrado aqui e vale a pena. O final é de matar.)

O Mensageiro Sideral, por sua vez, está preparando uma reportagem completa sobre a descoberta (que inclui fatos curiosos, como a presença de um segundo planeta, maior e mais frio, no mesmo sistema, e a possibilidade de que a Estrela de Kapteyn tenha se originado em outra galáxia 11 bilhões de anos atrás e somente mais tarde migrado para a nossa Via Láctea!). Confira todos os detalhes na Folha desta quarta-feira. E, claro, fique ligado neste espaço para desdobramentos desse achado empolgante.

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook

Comentários

  1. Tá… vamos SUPOR que realmente exista vida nesse planeta e que seja trilhões de anos mais avançado que a Terra. Nós os encontramos agora e eles – trilhões de anos mais avançado – não nos encontraram antes ?????

    1. Podem ter nos encontrado bem antes, mas não terem se interessado por nós, pois quem garante que a “ideia colonizadora” que habita na mente humana seja algo presente nos seres que hipoteticamente habitam esse planeta. O problema é que as pessoas tentam imaginar o comportamento de possíveis seres de outros lugares, se baseando no comportamento humano, quando costumes, valores e crenças podem ser completamente diferente…

  2. sugiro a todos uma visita ao cata-vento
    na av.mercurio,pra quem gosta de astronomia e muitas outras ciencias,é otimo
    passeio e abre a mente de pessoas que
    falam muita besteira.

  3. É plenamente justificável que tenham dúvida sobre o que não é de domínio público, infelizmente utilizam um método pouco divulgado de como é feito para a descoberta de planetas. Mesmo assim não entendo o motivo de pessoas que não acreditam, lerem o texto e criticar se está certo ou errado…

  4. Estou meio idoso mas acho que aguento a viagem, vou ver terras pra comprar nesse planeta, espero lá não haver todos os políticos corruptos

  5. me julgo um leigo porem interessado no assunto, e os cientistas caminham a passos largos no conhecimento do universo. Não sabemos quando chegaremos, mas o que importa eh estudarmos sempre. Parabéns pela matéria.

  6. Bem,…acho que nós aqui na terra,…ou quase planeta extinto daqui á alguns milhões de anos. Já poderíamos nos preocupar em achar um novo lar. Acredito que nós viemos migrando de galáxia em galáxia até chegar aqui, planeta terra,…DESTINO FINAL ?

  7. Qdo leio esses comentários negativos sobre vida no Universo, no mais das vezes tendo o fundamentalismo religioso como base para a crítica, fico pensando que a morte de Copérnico não valeu a pena em prol da ciência… ora, porque vida somente na Terra, um planeta que vai acabar junto com o Sistema Solar? Deus não é excêntrico, não nos fez sozinhos
    … simples assim.

  8. gostaria de saber se já existe uma perspectiva de enviar alguma nave não tripulada a este planeta, afinal temos tecnologia pra isso?? ouvi alguma coisa
    sobre viagem ao espaço , antimatéria, há algo a respeito??

  9. Pouco provável que tenha vida inteligente, ou melhor, em grau de evolução tecnológica como nossa civilização. Se houvesse tecnologia lá como a nossa já teríamos recebido sinais (ondas eletromagnéticas) de lá, como por exemplo, sinais de transmissão de radio, TV etc. 13 anos luz é pouca distância e já teríamos recebido algum sinal, assim como eles já teriam recebido os nossos sinais.

    1. O que existe mesmo neste planeta eu digo, “decepção “ Deus se arrependeu de tal maneira da criação do ser humano que quase extinguiu sua criação , imagina criar outros seres? F
      ora de questão.

    2. O problema é, você já parou pra pensar que os mesmos podem não ter interesse em entrar em contato com outros mundos? Que as necessidades de curiosidade e motivação deles não sejam as mesmas nossas?
      Mas é lógico também que pode não ter vida “evoluída” nesse planeta, o que não significa que não exista outras formas de vidas, pois se for comprovado que existe água em formas líquidas, que tal imaginar diversos monstros marinhos gigantescos.

  10. sou muito interessado nesses assuntos de astronomia….seria muita presunção e tolice humana achar que somos únicos nesse infinito universo…logo teremos uma surpreendente descoberta que irá abalar os alicerces da nossa ciência, aguardem…

  11. isso tenho certeza que não estamos sozinhos, porém como eles sabem tanto deste planeta se quer foram até lá, as vezes devo admitir, fantasias nas cabeças dos cientistas é convincente ma não real.

  12. Se a estrela que ilumuna o planeta está do outro lado dele, como esse planeta está tão iluminado do lado de cá? Ou o flash da camera é bem potente hem kkkkkk.

    1. …é sério isso? A essa altura do campeonato não sei mais se é uma pergunta séria ou apenas trollagem…

  13. Cerca de 13 anos luz parece muito mas se estimar o raio de nosso sistema solar em 1 ano luz poderíamos falar que é nosso vizinho beem próximo mesmo. Agora parece mais fácil encontrar vida inteligente fora da Terra que na Terra ( ao menos baseado nos comentários que postam em matérias de divulgação científica).

  14. Interessante!! descobrem tantos planetas de tantos bilhões de anos luzes!!! mas não conseguem descobrir o paradeiro de um boeing tripulado que desapareceu aqui mesmo, num pequeno pedaço do nosso planeta!!! não é irônico????

  15. É só no Brasil mesmo, com uma puta crise na economia, ninguem cresce em nada em produção, a china mandando de tudo para cá, a copa atrapalhando mais ainda o crescimento, ano de politica misturado a tudo, ainda vem com essa historia. Pra que desvendar um planeta desse. Não estamos sozinhos no universo, Precisamos é ser um país de desenvolvimenmto em tudo, saude, educação, infra estrutura.

    1. Não é no Brasil, não foram brasileiros que descobriram o planeta. Baseado pelo nível intelectual de seu comentário, temos uma ideia do porque nunca vamos conseguir sair da bosta…

  16. Se houve vida inteligente lá, com seres com o mesmo DNA nosso, e eles viveram muito tempo antes da Terra existir, porque não imaginar que eles tivesse migrado pro milhões de anos e chegado aqui, exatamente na época que a Terra estava se formando?

  17. Acordar cedo abrir a empresa e pensar que precisam publicar matérias para sobreviver da nisso… Quem paga somos nós, que tbm acordamos cedo e gostaríamos de ter um pingo de sinceridade nas notícias.

    Não acredito em tudo que leio!

    1. Ninguém pediu pra acreditar. Na verdade, ninguém tá nem aí pro que você pensa ou acha. Inclusive se você desaparecer, não vão nem notar.

  18. Duas considerações…

    Primeira uma vez que atualmente e uma anã vermelha ela teria passado pelo estágio de gigante vermelha? Se sim na distância atual não teria durante ao menos um período muito próxima e quente para perder sua (possível) atmosfera e água primordiais?

    Segundo esta em uma distância para que não ocorra a trava gravitacional?

  19. A história do Alastair Reynolds parece-me indicar que o contato físico com planetas muito distantes não faz sentido, pois esse contato pode ter perdido o interesse no momento em que ele ocorrer. Mas isso se aplica em toda atividade humana de longo prazo. Não se pode planejar uma cidade com amplas avenidas para um futuro em que carros podem nem existir.

  20. Olha só…. em vez dos “religiosos” estarem lendo a bíblia, estão perdendo seu tempo aqui nessa matéria dentro de tantas OUTRAS !!
    Vão orar pelo amor …

  21. Realmente se vê por alguns comentários que o ser humano é o mais prepotente do nosso planeta, alguns ainda imaginam que essa imensidão de galaxias foram criadas somente para que existíssemos, ignorância pura.

  22. A cada instante se descobrem novos planetas habitáveis, o primeiro que eu pude acompanhar as noticias foi Gliese 581c. Salvador, gostaria de saber qual é o índice de similaridade com a Terra? pois o do G. 581c é de 0,83 em uma escala até 1.

  23. A cada dia os cientistas descobrem mais e mais planetas propícios à vida. Estou começando a acreditar que estão nos preparando para dizer talvez a verdade. “Não estamos sós no Universo”. Espero estar vivo neste dia. Obrigado Salvador pelas suas reportagens e muito sucesso.

  24. Agora eles teriam de enviar uma sonda para estar realizando estudos mais avançados do solo , para saber se haveria possibilidade de se poder habitar essa nova terra

  25. Se eles fossem avançados já teriam achado a terra primeiro.
    agente nao consegue nem cuidar do nsso planeta, é muito melhor para eles se nenhum ser humano chega lá.

  26. Não digo que acredito, piamente, nestes achados ästronomicos cientificos¨, porém, duvidar da existencia de vida em outra região do universo é inconcebivel, Basta nos rememorar as teorias sobre o nosso minimo planeta. Já foi inclusive, plano, logo, é muita presunção nossa tão frageis mortais, achar que toda esta maravilha fisco-quimica que nos rodeia seja algo que exista somente para nos abrigar. o que falta para desvendarmos esta verdade é o transporte adequado para viajarmos atravez da grande vastidão universal.

  27. Salvador Nogueira,

    Leio o seu blog, já a um tempinho, mas nunca escrevi. E hoje tomei a iniciativa.
    Gostaria de parabeniza-lo pelo seu trabalho informativo, imagino a dificuldade de lidar com um texto cientifico e transporta-lo de uma forma simples para que nós leigos possamos lê-los e entende-lo. E você faz isso com muita maestria.
    Tem um bocado de gente que escreve um monte de bobagens aqui nos comentários, mas muitos como eu não se manifesta, mas tem sede de conhecimento e vibramos com cada atualização do “Mensageiro Sideral”.
    Continue com seu trabalho e aguardamos mais e mais reportagens (históricas) como as de hoje!
    Abraço e até mais.

  28. Ainda não entendo, não quero também, como tem “pessoas” afirmando que somos únicos nesse emaranhado de universos…

  29. Salvador, bom dia. Tenho acompanhado o seu trabalho mostrado nesta coluna mas nunca me atrevi a enviar um comentário. Desta vez não consigo me conter. Se tudo isso puder ser confirmado, é a maior noticia de todos os tempos. Vamos aguardar com paciência e esperar por novas informações. Puxa vida. E tão pertinho! Quanto ao ladrar dos cães baldios, não ligue.
    Grandes abraços.

  30. Tenho certeza de um paradigma
    Acho impossível que só o nosso planeta reuna condições de vida e seja o único habitável.
    Deve haver vida em outros planetas, galáxias.
    O universo é muito grande.
    Gostaria da comprovação de vidas em outros planetas, principalmente mais avançados que a terra para aprendermos mais.

  31. É realmente muita inocência achar que tudo se resume à nossa espécie.
    Erro parecido a outro cometido há alguns séculos, em relação às navegações …. só que “naquele tempo a terra era quadrada”!!! rs
    Inocência e medo andam juntos…realmente temos muito a evoluir.

  32. Ainda o fato da Terra descobrir alguma coisa do universo ao verificar com nosso leque super reduzido de tecnologia assusta as pessoas. So de ver uma estrela no ceu não quer dizer que você sabe quantas pontas ela tem ou a que distancia ela esta ou mesmo se ela ainda esta lá.

  33. incrível como o universo é gigantesco, seria muito pretensão nossa achar que estamos sozinhos nele.

  34. Parabéns pelo blog. Poucas coisas me interessam na internet como o que você escreve. Fico sempre aguardando novos ensinamentos. Esse embate entre ciência e religião é um barato, bem divertido.
    Salvador, você compartilha da opinião que conhecimento tecnológico avançado é incompatível com a manutenção da civilização? Grande abraço.

  35. probalidade de existir é um fato inegável, pois com certeza não estamos só neste universo infinito,quanto ao estudo realizado pelos astronomos são apenas chutes, poderá entrar no gol ou não, quanto a extraterrestes virem a terra, com certeza eles já estão entre nós a muito tempo (vide Planalto e assembléias ).

  36. Excelente cobertura, simples e didática. Quanto as críticas negativas (sem fundamento) não compensa descer pra debater. Cada um vive na ignorância que quer.

  37. Será a maior revolução na história da humanidade quando tivermos provas científicas de que a vida não evoluiu somente em nosso planeta. Inclusive vida mais ou menos inteligente do que a nossa. Acho que a semente da vida deve ter sido semeada por todo o universo e florescido nos lugares onde tais condições foram favorecidas. Como aqui em nosso planeta. O universo é composto de milhões de galáxias, onde uma delas é a nossa: A Via Láctea. Cada galáxia contém milhares de estrelas onde uma delas é o nosso Sol com um sistema planetário em sua órbita. Até agora, só temos certeza de que a nossa querida Terra abriga Vida, da forma como conhecemos. Seria muito egoísmo de nossa parte, acharmos que estamos sozinhos e que somos os únicos donos do universo. Com a tecnologia que temos hoje já foi possível descobrir em torno de mil planetas orbitando outras estrelas, inclusive parecidos com o nosso sistema solar. Será mesmo que estamos sozinhos?

  38. Ao invés de se gastar tempo e dinheiro procurando outros mundos para se viver o homem deveria conservar e melhorar a vida em nosso planeta.

  39. Acho que as pessoas de estreiteza mental, que não são entusiastas dos novos conhecimentos, do “porvir”, não deveriam vir aqui postar comentários grosseiros. Vão trocar figurinhas com seus parelhas, ora lá!
    Acompanho sempre o blog e compartilho da mesma empolgação que o Salvador.
    Aliás, só uma divagação, e se a semente da vida, aqui na Terra, foi enviada desse mundo próximo e bem mais velho?

  40. pensando um pouco, acho que seria pura sovinice de nós habitantes da terra, preconizar que havendo milhões de galáxias e muitas delas recheadas de milhões de corpos celestes. não haja nem um planeta com seres pensantes como nós.E uma vez que eles existam mesmo,tomara que não briguem entre sí por bosnias, criméias ou faixas de gaza da vida.

  41. CLARO QUE EXISTE, POIS NAO SOMOS OS UNICOS, MAS PARA VIAJAR PARA LA E SO UM PISCAR DE OLHOS, TODOS AQUELES QUE GUARDAREM A PALAVRA DE DEUS SEREMOS AREBATADOS, PARA ESTE PARAISO QUE JA ESTA FEITO DESDE MUITO ANTES QUE A FUNDAÇAO DESTE MUNDO, CREIA SE PUDER QUE EU CREIO/////

  42. Existe sim seres extraterrestres. Cadê a prova? Vcs ficam acreditando em tudo que escrevem e inventam. Somos cheios de vírus, só se for vc. Se os tais extra-terrestres existirem e vierem visitar a Terra pra fazer o que os filmes de ficção mostram, que fiquem à trilhões de anos-luz da Terra. Não conseguimos nem viver em paz com nossos conterrâneos e querem povoar outros mundos, conhecer outras civilizações. Junte dinamite, areia grossa, areia fina, tijolos, cimento, água, latas de tinta, tubos para água, fios elétricos, interruptores, tomadas, lâmpadas, louças sanitárias, portas e janelas, fogão, geladeira, microondas, televisão, cama, guardarroupas e por fim exploda tudo! E vc vai ter uma belíssima casa mobiliada, a casa dos sonhos, com sua merda de explosão do BIG BANG. Use a inteligência, tudo que é criado precisa de pensamento, lógica, projeto. Nosso universo é organizado, ordeiro e com cada coisa no lugar certo, parem de conjecturas, teses que ficam apenas nos “se”. Assim como existem ainda pessoas boas, também existem picaretas espalhados por aí, mas é só na TERRA.

  43. Os cientistas bem que deveriam preocupar-se não somente localizar o planeta Kapteyn mas! ver se é possível detetar vida similar ao nosso e se a nossa tecnologia nos permitisse sonhar em visita-lo,ao final este planeta nasceu há 2,5 bilhões de anos e a terra e sistema solar se formaram há 4,6 bilhões de anos.

  44. Nossa, a cada dia uma nova descoberta estonteante!! São grandes as chances de que eu viva até que se encontre vida em outros planetas e isso é simplesmente incrível! Um planeta mais próximo como esse deve ser menos problemático identificar matéria orgânica, clorofila ou algo do tipo.

  45. Salvador excelente texto seu blog aqui é um frescor de inteligência no meio de tanta estupidez. Nem usando esses telescópios é impossível alcançar a extensão quase infinita de ignorância religiosa. Se não fosse pela presença maciça desses esquizofrênicos aduladores a ciência poderia estar a anos-luz do que esta hoje. Espero que os habitantes de Kapteyn tenha tido mais sorte que a nossa, ou ja terão se extinguido a muito tempo com certeza. Gde Abs

Comments are closed.