O que você diria a um ET?
Se você anda sem leitura, e na sua casa #nãovaitercopa, fica uma sugestão do Mensageiro Sideral: a Nasa, agência espacial americana, acaba de publicar um livro que é basicamente um guia sobre como estabelecer comunicação com alienígenas.
O volume foi editado por Douglas Vakoch, especialista em formulação de mensagens interestelares do Instituto SETI, organização que concentra suas atividades na busca por sinais de inteligência extraterrestre.
A premissa do livro é interessante. Ela transcende a famosa discussão “estamos sós no Universo?” e se concentra na pergunta seguinte: “e se descobrirmos que não estamos sós e estabelecermos contato com outra civilização no cosmos, como faremos para trocar informações com ela?”.
Daí o título “Arqueologia, Antropologia e Comunicação Interestelar”. O livro tenta emprestar dessas disciplinas voltadas para problemas mais “mundanos” — como a decifração de linguagens escritas antigas ou a compreensão do modo de pensar de povos que nunca tiveram contato direto conosco — possíveis lições aplicáveis ao futuro contato com alienígenas.
POLÊMICO
Naturalmente, com esse tema e a abordagem escolhida, o livro acabou instantaneamente envolvido em controvérsia. Uma citação pinçada de um dos capítulos e divulgada na internet fez parecer que a obra defende certas teorias conspiratórias segundo as quais sociedades humanas da antiguidade teriam recebido visitas de astronautas alienígenas, e que marcações em rochas seriam obras extraterrestres.
Veja a citação que circulou por aí: “Podemos dizer pouco, se é que podemos dizer alguma coisa, sobre o que esses padrões significam, por que foram cortados nas rochas e quem os criou. Para todos os efeitos e propósitos, eles poderiam ter sido feitos por alienígenas.”
O autor do capítulo em questão é William H. Edmondson, especialista em ciências cognitivas e inteligência artificial da Universidade de Birmingham, no Reino Unido. Mas uma leitura atenta revela que ele jamais sugeriu que há sinais de visitas alienígenas no passado terrestre. Sua passagem se refere à dificuldade inerente na interpretação de mensagens produzidas por povos (no caso em questão, humanos) separados culturalmente de nós. É uma maneira de dizer que, se tentarmos compreender mensagens alienígenas, teremos dificuldade ainda maior.
Se lido pela perspectiva certa, o livro agrega muito valor à reflexão sobre vida inteligente no universo, ao tentar avançar numa questão pouco discutida: o que esperamos de um contato com outra civilização?
O saudoso astrônomo Carl Sagan defendeu que encontrarmos uma sociedade alienígena mais avançada nos ajudaria a superar nossa “adolescência tecnológica”. Ele sugeriu que esses extraterrestres poderiam estar transmitindo uma versão da “Enciclopédia Galáctica” para nós, por meio de sinais de rádio. Até agora, todos os esforços de detecção de transmissões interestelares obtiveram, na melhor das hipóteses, resultados duvidosos e inverificáveis. Mas, se um dia eles tiverem sucesso, a pergunta que vem a seguir é: conseguiremos interpretar o significado contido na transmissão alienígena? E outra: devemos responder? Se sim, o que devemos dizer a eles, e como?
Essas e outras interessantes questões são todas investigadas minuciosamente no livro, que também apresenta um bom histórico da pesquisa SETI na Nasa. Se você estiver com o inglês afiado, recomendo a leitura. O livro pode ser baixado gratuitamente aqui, em diversos formatos, inclusive no universal PDF.
o que vc acha da estória de Artur Berlet e o planeta acart?
Não confie em ninguém por aqui com mais de 30.
Ou então Salvador, baseado nisso:
http://www.youtube.com/watch?v=JN0hqnxVTLM
pediria pra acabarem com a palhaçada.
Júlio, você acredita nesse cara? Ele cita espécies visitantes de Altair, Andrômeda, Zeta Reticuli, mas nenhum visitante de Nibiru!!! Para mim, isso já o desqualificaria como desinformado aos seus olhos. O cara conhece aliens de tantos lugares, e os mais próximos, do nosso próprio Sistema Solar, foram sumariamente ignorado! rs
Tu notou que ele diz que alguns poucos % do conhecimento não podem ser revelados ainda. Nibiru, anunnaki/nefilim, implicam em questões religiosas e eventos astronomicos catastróficos que causariam reações imprevisíveis. Tem que ser a conta gotas.
Você reparou também que a principal fonte dele é um livro, não informações que ele obteve em primeira mão na época em que era do governo canadense?
O livro é de sua autoria, e tem como fontes militares americanos e de outros países, e foi lançado após ter deixado o cargo de M Defesa.
O assunto ganhou tamanha dimensão e aceitação no Canadá, devido a credibilidade do Hellyer, que o Congresso do Canadá o convocou para esclarecimentos. O nosso Congresso deveria fazer o mesmo com o Ozires Silva, para falar sobre a noite dos ovnis no Brasil.
http://www.youtube.com/watch?v=TjOol9VqlDI , mas acho que isso nunca vai acontecer devido e mediocridade do nosso Congresso.
Júlio, nosso Congresso já fez um bocado para disclosure de óvnis. Eu fiz uma matéria para a Super e achei o resumo da investigação do episódio de 1986 em meio aos arquivos liberados pela Força Aérea graças a um pedido de esclarecimento feito por um deputado ao MD em 2004. O relatório é bem contundente. Se você perdeu essa, aguarde meu livro novo, que vai ter toda essa história. 😉
Sabe o que é mais legal “dessas visitas” de seres interestelares que só aparecem “escondidinho” e NUNCA são fotografados e filmados…
Eles só passam informações irrelevantes como “cuidado com o amanha”, “o aquecimento global é um perigo”, “armamentos atômicos são perigosos”…
Por que será que eles nunca passam informações preciosíssimas dos combustíveis utilizados em suas “naves”, nunca passam informações sobre as construções da mesma para podermos copia-las e visita-los também??!!
Pra mim a esquizofrenia é uma doença sofrível…
Lamento, e espero que consiga se recuperar.
Era aproximadamente umas 0h40 do dia 25.12.2008 qnd eu e minha mulher avistamos um jogo de luzes que variava, de forma circular, nos tons de branco, alaranjado e vermelho. Na ocasião, retornavamos da chácara para participarmos de outra ceia na cidade de Formosa, localizada a 60km de Brasília. Estimo que o ponto mais próximo entre nós foi de 800 metros, depois se afastou até desaparecer, e sem emitir qualquer tipo de som. A sorte que tenho a testemunha ocular de minha esposa que não gosta de falar no assunto. Depois disso fiquei obcecado por assuntos relacionados as composições e comportamentos do universo e espero que logo tenha a confirmação de que aquilo não passou de uma ilusão de óptica.
corrigindo: …de que aquilo não foi apenas uma ilusão de óptica.
Imaginem se quando o novo mundo foi descoberto, o velho mundo já tivesse evoluído o suficiente para entender que não deveria interferir em culturas menos desenvolvidas e somente observar sua evolução. Quanta riqueza, em aprendizado, teríamos obtido até hoje ao acompanhar, de longe, essa evolução com suas conquistas científicas e sociais que seriam diferentes das nossas e nos ajudariam a aperfeiçoar nossa própria evolução, pois teríamos novos parâmetros para isso. Aí, pergunto: Eles não estarão certos ao não nos contatar?
Pensando bem Salva, esperaria ele dizer de qual dessas espécies ele é:
http://www.youtube.com/watch?v=JN0hqnxVTLM
OFF: Ae Salva.. não dá pra se livrar do Kerbal…
rs
http://www.kotaku.com.br/enterprise-kerbal-space-programa/
😀
“Me Tarzan, you Jane”? Sem zoar agora… o link não está funcionando, teria algum alternativo?
Dá no pé, meu! Aqui o barato é muito louco! Vaza que se não batem a tua carteira ou roubam o teu telefone intergaláctico!
Diria para os ET’s não nos levarem muito a sério.
Afinal, fica difícil explicar como funciona o regime econômico preponderante, em que muito poucos exploram a grande maioria.
Como explicar também que os maiores orçamentos vão para a produção de armas e equipamentos para destruição em massa?
Como explicar que, depois da produção de armas, a droga e a indústria do sexo representam os maiores faturamentos?
Como explicar que estamos destruindo impiedosamente a nossa morada?
Olha, vai ser difícil fazê-los entender isso tudo!
Bom dia, Salvador! Tudo bem?
Gostaria que você – se pudesse – falasse sobre a sonda New Horizons e a parte final de sua viagem a Plutão.
Abraço e obrigado!
Henrique! Sou fã da New Horizons, que tive a felicidade de cobrir desde o “nascimento”! Certamente falarei dela, embora a coisa só vá esquentar mesmo no ano que vem! 🙂
Olá Salvador, por acaso vc já viu este artigo http://gizmodo.uol.com.br/nasa-enterprise-vida-real e a palestra relacionada? O que acha?
Vi. E acho incrível. Vou falar disso em breve! 😉
Salvador, estou ansioso pela sua reportagem sobre o Warp Drive!! 🙂
Abs!
Salvador, sempre quando falamos de inteligencia extraterrestre pensamos sempre na forma mais avançada possível acredito que talvez por conta dos relatos de OVNIS e abduções, mas talvez seja possível existir vida inteligente mas não tao avançada como pensamos. Quem nos garante que nestes mundos possivelmente habitável não exista dinossauros ou “homens das cavernas”?
Parabéns pelo blog, acho muito interessante os assuntos relacionados ao universo, busca por planetas habitáveis e vida alienígena, acredito que em breve vamos ter muitas novidades e descobertas interessante principalmente envolvendo Marte e a lua Europa.
Abraço
Valeu, Ricardo!
Enquanto estiver só na comunicação, tudo bem. O problema é o contato. Não há nada mais preocupante que a “invasão biológica”. Lembrem-se das doenças dos colonizadores e dos animais na Austrália…
eu diria – voltem que deu merda.
Voce entende a minha lingua?
Voce fala a minha lingua? Consegue me entender?
O que eu diria a um ET ? Simples, “Vaza rápido daqui, não deixa endereço nem telefone…. se ficar aqui, se não tentarem te trucidar para ver como é feito, vão tentar te converter a alguma religião e vão mandar para o seu planeta um monte de padres, pastores e testemunhas de Jeova vão ficar batendo de porta em porta, Vão acabar com sua civilização, vaza, já tá atrasado…”
Celso 4:54 – Sem contar que o pessoal do telemarketing vai te incomodar todos os dias.
está se avolumando notícia sobre e.t. por conta do crescente aumento dos dados e da estatística, inclusive, já nem estão usando tanto assim a equação de drake porque se baseia muito em possibilidades sem outros dados para comparar e as últimas contas falam em 100 milhões de planetas na zona habitável.
eu acho que seria bom tentar ouvir a comunicação ANTES de fazer uma retransmissão, como não é fácil captar nada de concreto, talvez se use por lá outras faixas de onda não imaginadas, uma civilização com tecnologia pode não ter interesse na comunicação, é melhor ficar mudo.
aqui no nosso mundo a escuta seria importante para conscientizar a população e os “poderosos” de que é preciso haver um grande avanço na área social ou podemos ser surpreendidos por e.t. do mal, como nos filmes (vai se saber).
Como alguém já disse aqui, a terra não possui nada de tão especial que cause a cobiça de ET’s. Afinal, as supernovas pipocaram por todo o universo formando todos os elementos químicos que existem na terra, e talvez mais alguns.
Quem tem tecnologia para viajar tão longe, é óbvio que terá também para fazer fazer mineração em qualquer lugar do universo.
Quanto ao DNA e material biológico, também não seria novidade para eles, que já deveriam ter dominado a manipulação genética para obterem o que quisessem.
Em caso de contato, devemos ser muito observadores para podermos responder e entender uma possível pergunta, que deverá ser mais fácil do que pensamos.
Supondo, com grande probabilidade, que eles terão mais tecnologia e inteligência que nós, a efetividade da comunicação irá depender mais deles que de nós.
Isso não precisa tirar nosso sono.
Não, por enquanto…
OFF: http://gizmodo.uol.com.br/video-timelapse-explosao-hubble/
De babar
Véi, na boa, me tira daqui! Topo qualquer parada desde que tenha Net. 🙂
As comunicações de tão longas distâncias, portanto, de civilizações com domínio de tecnologias para tanto, acredito que podem ser simples como a matemática em códigos binários e/ou com pequenas variações como fuzzy logic. Já interpretar seria algo que tomaria algum tempo afinal, até na língua portuguesa jurídica, cabe ao juiz interpretar as redações e/ou leituras. Após algum tempo aonde um grupo de cientistas de diversas culturas chegassem a um acordo sobre os conteúdos das transmissões recebidas, poderia se através de consenso formular uma resposta se valendo dos mesmos códigos utilizados na recepção. Agora ficaria a dúvida de quem teria a primazia ou direito de enviar respostas em nome de toda a humanidade uma vez que, este grupo social que briga e mata por questões religiosas, ideologias políticas ou ainda, fazer oposição pela simples oposição. Uma coisa é certa, a experiência será o melhor professor.
pediria a eles para não deixar ninguem falar em seus nomes.
Fuja, eles estão chegando!
FICO PASMO DO PORQUE A IMPRENSA LEGAL AINDA INSISTE EM DAR CREDITO A NASA, QUANDO TODOS ESTAMOS CARECAS DE SABER QUE OS ALIENS JÁ ESTÃO AQUI, PRA QUEM NÃO SABE OU FINGE NÃO SABER ATE AS FORÇA AEREA DO BRASIL FEZ REVELAÇÕES DE OVNIS NA AMAZONIA, PESQUIZEM A OPERAÇÃO PRATO, OUTRA PROVA VÃO FAZER PESQUISA COM PILOTOS DA FAB QUE PILOTAM NOSSOS JATOS TODOS OS DIAS ELES VEEM OS OVNIS NOS SEUS RADARES, SÃO RAPIDOS, SÃO GUIADOS INTELIGENTEMENTE, ETC. JÁ ESTÃO AQUI, JÁ FIZERAM CONTACTO COM OS EUA, RUSSIA, INGLATERRA.ORAS DEEM UM BASTA NAS MENTIRAS DA NASA.E TENHO DITO. O FUTURO ME CONFIRMARÁ.
Pedia um celular quântico entrelaçado e desconto nas tarifas de longa distancia,:).