Um Sistema Solar em miniatura
Um grupo internacional de astrônomos identificou ao redor de uma estrela anã vermelha o que pode ser considerada uma réplica em miniatura do nosso próprio Sistema Solar.
Na região mais externa do sistema em torno da estrela Gliese 832, já se sabia existir desde 2009 um planeta análogo ao nosso Júpiter, que completa uma volta a cada 9,4 anos.
Agora, o novo achado: garimpando os dados brutos colhidos por telescópios em terra e reprocessando-os com técnicas mais sofisticadas de análise estatística, os pesquisadores liderados por Robert Wittenmyer, da Universidade de Nova Gales do Sul, na Austrália, encontraram o sinal de um segundo planeta, menor, na região mais interna do sistema: uma superterra ou, talvez mais provavelmente, um supervênus.
Esse segundo planeta teria no mínimo 5,4 vezes a massa da nossa Terra (daí o “super” na classificação) e completaria uma volta em torno de sua estrela a cada 36 dias. Em tese, ele está dentro da chamada zona habitável — região do sistema em que ele pode ter água em estado líquido na superfície. Poderia, portanto, ser adequado ao surgimento da vida.
“Dada a grande massa do planeta, contudo, é provável que ele seja envolvido por uma densa atmosfera — o que por sua vez poderia torná-lo inabitável”, escrevem os pesquisadores no artigo que relata a descoberta, aceito para publicação no “Astrophysical Journal”. “Nesse cenário, a atmosfera densa produziria um forte efeito estufa, aumentando a temperatura superficial o suficiente para provocar a evaporação dos oceanos, como se acredita que tenha ocorrido com Vênus muito cedo na evolução do Sistema Solar.”
É importante ressaltar que a essa altura é cedo para concluir que Gliese 832c (como o planeta foi batizado) é uma superterra ou um supervênus. Embora os autores da descoberta apostem que se trata de um mundo inabitável, um cálculo paralelo feito pela equipe do Laboratório de Habitabilidade Planetária da Universidade de Porto Rico em Arecibo sugere que, se o planeta tivesse uma atmosfera similar à da Terra, apenas proporcionalmente maior em razão da massa, sua temperatura média global seria de 22 graus Celsius.
Esse dado, por si só, foi o suficiente para o planeta entrar na terceira posição no ranking organizado por esse grupo de cientistas, em termos de sua potencial similaridade com a Terra. A essa altura, já são 23 os mundos listados como possíveis abrigos para a vida pela turma de Arecibo.
Duas coisas em particular entusiasmam o Mensageiro Sideral neste novo achado. Primeiro, com a descoberta, encontramos um sistema planetário que parece ter seguido a mesma história evolutiva do nosso. Até a descoberta dos primeiros mundos fora do Sistema Solar, os astrônomos imaginavam que esta fosse a receita padrão: planetas gigantes gasosos surgem na periferia do sistema, onde o gás que sobrou da formação da estrela central custa mais a dissipar, e planetas terrestres aparecem nas regiões mais internas, onde há predominância de silicatos (rochas) e pouco gás.
A realidade se mostrou mais variada que isso quando os primeiros exoplanetas em torno de estrelas similares ao Sol começaram a ser descobertos, em 1995. Alguns sistemas têm planetas gasosos numa região extremamente interna, onde em tese eles não poderiam surgir. Outros parecem ter apenas mundos rochosos, sem planetas gigantes. E outros parecem ter só um planetão numa órbita bem elíptica. Claramente, a essa altura, já sabemos que réplicas do Sistema Solar não são um desfecho obrigatório.
UMA CONFIGURAÇÃO AMIGÁVEL
Por que nos importamos em encontrar sistemas planetários semelhantes ao nosso? Não basta que existam mundos rochosos na distância certa da estrela para que a vida surja? Bem, talvez não seja tão simples assim.
O nosso bom e velho Júpiter, por exemplo, tem um papel preponderante para a manutenção das condições que temos na Terra. Simulações mostram que ele serve como uma espécie de escudo contra cometas que poderiam impactar com nosso planeta, desviando-os com sua gravidade poderosa. É fato que, de vez em quando, uma colisão dessas acontece. Mas seria muito mais frequente — talvez algo como um impacto a cada 100 mil anos — se não fosse por Júpiter.
Será que a vida só prospera em sistemas onde há um planeta gigante gasoso que exerça esse efeito protetor? Não sabemos. Fato é que Gliese 832b, o análogo de Júpiter daquele sistema, pode muito bem fazer esse serviço por lá.
Ainda não sabemos quão rara é essa configuração, encontrada aqui e em Gliese 832. Ainda existem viéses de detecção que dificultam a elaboração de estatísticas completas. Ou seja, não conseguimos dizer com que frequência estrelas similares ao Sol produzem sistemas similares ao solar. Mas encontrar alguns exemplares parecidos, como este de agora, ajuda a confirmar a ideia de que análogos do Sistema Solar não são um desfecho improvável do processo de formação planetária — embora decerto sejam menos comuns do que se imaginava antes da era dos exoplanetas.
O maior charme do sistema Gliese 832, contudo, é sua proximidade com a Terra. Ele está a “apenas” 16 anos-luz de distância. Muitos torcem o nariz e dizem: “Como se fosse possível ir até lá.” De fato, com as tecnologias atuais, uma viagem até lá, tripulada ou não, é impossível.
Entretanto, a essa distância, o Telescópio Espacial James Webb, com lançamento previsto para 2018, será capaz de analisar a atmosfera do planeta. E, a julgar pelo exemplo terrestre, a composição do ar pode perfeitamente trair a presença de vida. Ou seja, se Gliese 832c for um planeta de fato habitável (com vapor d’água na atmosfera) ou mesmo habitado (quem sabe com oxigênio fora de equilíbrio químico?), podemos saber disso antes que a atual década se esgote.
A pergunta “Estamos sós no Universo?” está cada vez mais próxima de ser respondida. Não sei quanto a você, mas eu me sinto privilegiado por viver exatamente nesta época em particular da história humana. Grandes descobertas nos aguardam.
Caro Salvador,
Leio sua coluna diariamente, adoro o assunto, e esta é a primeira vez que posto um comentário.
Só para esclarecer aos religiosos de plantão na coluna de ciências, saibam que até o Vaticano mantém um telescópio de alta qualidade investigando o universo e inclusive já se posicionou a respeito do assunto se existe vida fora da terra.
(Observatório do Vaticano, instituição astronômica da Santa Sé)
E sim eles acreditam nesta possibilidade!
http://www.ufo.com.br/noticias/vaticano-admite-a-existencia-de-extraterrestres/
Salvador parabéns pelo blog.
Ultimamente só tenho lido notícias boas sobre o universo! Que bacana. Gostaria de entender um pouco mais sobre o telescópio James Webb. Qual será o limite do seu “poder”? Até onde poderemos enxergar? O quão detalhada será a detecção da atmosfera de planetas fora do sistema solar? Estou muito curioso! Também fico um pouco preocupado. Parece que a missão dele será curta. De cinco a quem sabe, dez anos. E depois? Já temos um sucessor nos planos? HAHA De fato, viverei mais algumas décadas bastante entusiasmado com essas questões… Valeu, Mensageiro Sideral!
Gianluca, excelente pedida para um futuro post. A vida potencialmente curta do James Webb tem a ver com o fato de que ele não pode ser reparado/atualizado em órbita, como o Hubble. Mas teremos coisas fantásticas em solo, como os telescópios de próxima geração, e outros satélites caçadores de planetas, como o Tess e o Plato. Muita diversão adiante! Abs!
todo dia abro a pagina de ciencia na espera por mais uma novidade e eu tambem sou muito garto por estar vivendo uma epoca tão
farta em descobertas cientificas e astronomicas e temho certeza que logo logo esta pergunta que tanto nos afringe sera respondida da forma que nos verdadeiramente acreditamos não estamos sós
Papa > Carl Sagan
Papas existem aos montes. Carl Sagan, só um!
Papas > Carl Sagan
Que tal Papas, Carl Sagan = seres humanos?
Gostaria muito de ver tudo isso acontecer, a cada novo dia podemos ser surpreendidos por novas descobertas e confirmar aquilo que acredito existir, vida em outros planetas, de uma forma na qual irá chocar toda a humanidade.
Vejo que terei que ser mais explícito. Não existe a menor possibilidade de vida inteligente fora da Terra! Porquê? Muito simples: caso isso fosse verdade, Ele já nos teria revelado, como fica muito claro nessa passagem do Novo Testamento…
“Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz seu senhor. Mas chamei-vos amigos, pois vos dei a conhecer tudo quanto ouvi de meu Pai.”
(João 15:15)
Portanto, não resta a menor dúvida de que essa procura insana por vida inteligente em outros planetas é absolutamente inútil! Tudo o que vão encontrar serão planetas que eventualmente poderão ser habitados pelo homem…
“Deus os abençoou e lhes disse: “Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra”.
(Gênesis 1:28)
Apolinário, meu querido, da primeira passagem, sabemos que Cristo revelou a seus seguidores tudo que havia conversado com Deus. Mas faz sentido Deus conversar com Cristo sobre extraterrestres ao despachá-lo para a Terra, a fim de promover a salvação dos terráqueos?
E note como a segunda passagem não fala nada sobre um comando para o homem deixar a Terra e ocupar outros planetas, como você sugere. Não seria uma heresia da sua parte? 🙂
Sua interpretação é errônea. É impossível imaginar que Deus teria privado o homem de uma informação tão extraordinária como a da existência de seres extraterrestres!
Quanto à segunda citação, não existe heresia alguma em ocupar todos os cantos do Universo uma vez que tudo é obra de Deus e esse é o seu desejo.
“mas nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o universo.”
(Hebreus 1:2)
Apolinário, o árbitro de qualquer interpretação é a realidade. Se encontrarem vida alienígena, basta você migrar para a minha interpretação e a sua religião estará a salvo. Não se preocupe. Já aconteceu antes, quando precisaram reinterpretar a Bíblia para aceitar o Sol no centro do Sistema Solar e para acomodar a evolução das espécies. Vai ficar tudo bem.
Muito bem! Aceito o desafio! Segundo as suas espectativas (que também devem ser errôneas), teremos pelo menos mais 20 anos até que alguém descubra um ser inteligente fora da Terra.
Estaremos vivos para confirmar quem tem razão.
E já que estamos em época de Copa do Mundo, o placar, por enquanto, é totalmente desfavorável a você:
BÍblia 10 x 0 Mensageiro Sideral
😉
Eu não acho que a gente vá ter de esperar 20 anos. Acho que vem antes. E nesse seu placar aí acho que o juiz tá comprado. 😛
Apolinario, lembrei dessa materia:
http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/2014/04/29/quimica-da-vida-no-tubo-de-ensaio/
Outra questão, sendo voce religioso e pensando em nosso plano físico, se Jesus subio ao céus para onde ele foi?
Jardim do Edem voce interpreta como Mesopotamia?
Lembro que na biblia tambem fala que existe o dom de falar em linguas desconhecidas (inspirada pelo espirito santo algo como a lingua dos anjos) e o dom de profecia (dom de interpretacao), sendo que não adianta falar linguas se nao souber interpretar linguas, se a biblia foi escrita inspirada por Deus ela não poderia estar escrita em linguas desconhecida, cabendo assim interpretação?
Os religiosos temem a descoberta de uma pequena bactéria que seja em outro ambiente fora da Terra ou algum fóssil, porque mais uma vez teriam que mudar suas concepções religiosas. Pois vida só Deus cria na concepção dos religiosos e como só a Terra esta em desobediência outros mundos perfeitos não podem entrar em contato com a Terra, sendo assim uma vida extraterrestre encontrada por um robô terráqueo seria um golpe nas religiões assim como foi descobertas de planetas com água líquida perto de uma estrela.
ref. comentario de Apolinário: A menos que DEUS tenha nascido na Terra, com certeza Ele é extra-terrestre e Inteligente ! Hora de rever seus conceios meu caro Apolinário.
kkkk A MEU… para!! Sempre esse religiosos sem noção soltando “asneirices” nos tópicos! É por isso que falo que a religião cega… Essa mesma porcaria de Religião perseguiu e matou homens como Giordano Bruno, e muitos homens que se fosse ouvidos teriam nos feito avançar centenas de anos na evoluçaõ e conhecimento do Universo… Mas esses babacas, continuam com a mesma visão ridicula, sempre refutando coisas e afirmando com seu poder da ignorancia que o universo de bilhões de anos, pode se resumir a um livrinho, de conteudo, autoria duvidosa, que prega medo, e vomita ameaças, como “se morder a fruta do conhecimento morrerás”… E refutam coisas que naõ tem como ser refutado, como A teoria da evolução de Darwin, que a cada dia há mais evidencias e comprovações que é uma teoria extremamente válida… (teoria para a ciencia, não é pq é algo duvidoso, é porque a ciencia não tem a arrogancia da religião para AFIRMAR 100% algo.. toda teoria é valida até que sejam achadas evidencias ou provas que a refutem)… Religiosos, façam o seguinte… continuem sendo ignorantes e fujindo do “fruto do conhecimento” que nós preferimos subir nessa arvore e se deliciar fazendo 1 grande banquete…
Agora sobre essa questão de se procurar a vida fora desse planeta com os parâmetros que temos sobre ela, a vida: oxigênio, carbono, hidrogênio e nitrogenio misturados numa certa medida, metais e rochas semelhantes, atmosfera e dimensões com a mesma espessura e composição…. Será que não se poderiam encontrar seres viventes, ou seja, serem que se movem, que possuem um certo ciclo de existência e, quiçá, com algo parecido com o que conhecemos como inteligência em condições ambientais drasticamente diferentes das que encontramos? Não se diz que o próprio planeta Terra passou e ainda passará por fases de aquecimento e resfriamento com influências significativas nas condições de vida? Na minha opinião, esse deve ser o ponto de partida, pois o que se busca é expandir os domínios do ser humano para quando(e se) a Terra expirar. Mas será que existem cientistas que guiam seus estudos por uma visão menos geo/antropocentrista?
Flávio, os cientistas procuram manter a mente aberta sobre formas de vida diferentes. Mas fato é que até agora só conhecemos vida de um tipo. Falo sobre isso no meu livro novo, prestes a sair! 🙂
Agiliza o povo ai, Salvador. Esse prestes a sair já tá durando mais de 6 meses : )
Nem me fale. Tá mais difícil que previsão do Nibiru. Mas diz a lenda que agora foi pra gráfica. Nos finalmentes.
Mudando de assunto , mas sem sair do tema: astronomia, vida fora do sistema solar e coisas do gênero: Como explicar o fato de os americanos, com a tecnologia que tinham em 1969, terem pisado na Lua naquele ano e não haver registro de nenhuma nova incursão de americanos, soviéticos, europeus ou chineses, no satélite desde então? como explicar que as tecnologias desenvolvidas nos últimos 40 e tantos anos não tenham permitido que se construísse no local uma cápsula onde se mantivessem as características de temperatura e pressão da Terra a fim de que cientistas pudessem passar longas temporadas por lá para desenvolver experimentos? Que ao longo desse tempo quando os computadores passaram de máquinas gigantes a máquinas que cabem na nossa mão, doenças incuráveis foram curadas, doenças surgiram como uma sentença de morte em curtíssimo prazo e se transformaram em doenças com as quais o doente pode conviver por mais de 20 anos, nada se tenha avançado na habitação lunar? Nesse longo período em que surgiram carros que andam a 400km por hora, aviões que voam a mias de 2000, não ter surgido nave espacial que vencesse a distancia para a Lua em muito menos tempo do que a tal nave americana de 1969 vencera? Enfim, por esses motivos é que muitas pessoas duvidam que tal fato aconteceu na realidade. Qual sua explicação para essas dúvidas? Você acredita que essa viagem lunar de fato aconteceu? Por outro lado, mesmo havendo da sua parte a convicção de que ela aconteceu, você considera que essas dúvidas levantadas podem tornar um pouco palpável a possibilidade de que tal viagem não tenha acontecido?
Flávio, porque a questão não é de tecnologia, mas de dinheiro. Se você me mostrar um país que tenha gasto mais dinheiro com seu programa espacial que os americanos na época do Projeto Apollo, vou achar surpreendente que não tenham ido à Lua. Mas a verdade que até hoje só os americanos gastaram essa grana, e mesmo eles cancelaram o projeto assim que o ganho político com ele se dissipou.
Sempre surgem com esta mesma pergunta, primeiro erro é dizer que os americanos só foram uma vez a Lua, e em segundo lugar já sabem que não se voltou mais em nossa década por questões financeiras. Agora com a China querendo estabelecer bases lunares e a questão do Hélio3 quem sabe outras nações não iniciam definitivamente a exploração e construção permanente de bases lunares. Existem pessoas tão fechadas que dizem que até os rovers enviados para Marte são uma falsidade. Isso é lastimável.
http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/2013/08/23/cinco-provas-da-ida-do-homem-a-lua/
interessante que planetas iguais ou maiores em tamanho, frente a Terra, possam ser super-Vênus. Ao que parece o impacto que a Terra sofreu e que ocasionou a formação da Lua é importante para a manutenção da vida.
veja que hoje a Terra não tem tanta água como se imaginava, pode ser considerado um planeta seco, boa parte do mistério do surgimento da água que temos deve ser resultado do impacto com aquele que apelidam de Teia, que tinha algo do tamanho de Marte. O resultado do impacto liberou muita água presa nas rochas e o resto veio de cometas e asteroides. Provavelmente o campo magnético da Terra era fraco antes do impacto e assim deveria ser parecido com Vênus, ou seja, uma atmosfera densa com forte efeito estufa, vez que a formação de um planeta não gera oxigênio e menos ainda ozônio. A perda de água e hidrogênio seria rápida, apesar de mais lenta do que em Vênus, a formação de vida poderia ser comprometida e até interrompida bruscamente.
Após o impacto, a Terra se aqueceu tanto que muito do metal nas camadas mais externas conseguiu escoar para o núcleo, desta forma o campo magnético começou a atuar e a proteger a atmosfera. O planeta não perdeu a água que saia das rochas e permanecia como vapor na atmosfera, assim como a água trazida por cometas e meteoros caídos aqui. Graças a essa água mantida, as chuvas levavam para o solo boa parte dos compostos que deixariam a atmosfera densa como em Vênus e ainda permitiu a formação de vida.
Teoricamente, um planeta do tamanho da Terra teria ao menos uma Lua, sendo rochoso, a acresção de tamanho se dá por impactos maiores com outros planetoides, então, Terras e super-Terras com até 5MT podem ter um campo magnético e isto já ajuda na probabilidade de existência de vida em 100%, o que poderia impedir a formação de vida complexa e até evoluída seria o limite adequado da gravidade e da pressão atmosférica.
talvez, a partir de um certo tamanho do planeta, a pressão no núcleo já seja bem mais intensa a ponto de se formar um campo magnético expressivo, mesmo que não seja proporcionalmente maior que o nosso.
Voltando para Vênus, sabemos que não há campo magnético e isto lhe trouxe como resultado a manutenção da alta densidade atmosférica primordial, daí, a água não se fixou no planeta. Da mesma forma que a Terra, Vênus e Marte devem ter recebido um acréscimo de água vindo de fora por cometas e meteoros, com perda rápida da mesma, vez que em Vênus o efeito estufa não cedeu, e em Marte, até o momento, o escoamento e acumulo da água na superfície aparenta ter sido menor do que o imaginado a princípio e os ventos solares aliado a gravidade mais fraca, devem ter levado rapidamente muito vapor de água da atmosfera.
eu acho que acima de 6MT a coisa se complica, mas, sendo otimista, até 10MT deve ser o limite máximo (espero que ultrapasse essa estimativa) para o planeta ser habitável. Então, satisfeita a condição do planeta estar na zona de temperatura adequada para a água em estado líquido e tendo o planeta tamanho igual ou maior que a Terra, as chances são boas.
se Vênus fosse maior que a Terra, mesmo sem ter uma Lua, haveria boas chances de ser habitável e estar evoluindo vida até hoje.
GOSTARIA QUE VOCÊ EXPLICASSE AQUELES SONS CAPITADOS PELA NASA NA SEMANA PASSADA…..PODERIA SER SINAL DE ONDAS DE RÁDIO? A EXPLICAÇÃO SOBRE A MASSA ESCURA FICOU ESTRANHA, POIS JAMAIS HAVIAM LEVANTADO A HIPÓTESE DE QUE ELA EMITISSE SONS E SE ASSIM FOSSE, JÁ TERÍAMOS CAPTADO ANTES….OS ALQUIMISTAS ESTÃO CHEGANDO?????
”A essa altura, já são 23 os mundos listados como possíveis abrigos para a vida pela turma de Arecibo.” …..possiveis abrigos ?. Ta igual a selecao brasileira… uma piada.
Salvador, os primeiros astronautas para Marte serão suicidas ?
Acho que não! Mas serão corajosos, como seus predecessores!
Balls of steel!
O mesmo se pensava de Colombo até que alcançou um outro continente. O mesmo se pensava de Bartolomeu Dias que desafiou o Cabo das Tormentas após tantos terem naufragados e ele conseguiu atravessá-lo e hoje conhecemos por Cabo da Boa Esperança. Estes foram precursores de explorações e se fosse possível perguntar a eles, eles diriam que outros antes deles foram precursores da exploração, e assim é o ser humano ávido por novas descobertas e sucesso a todos os novos exploradores.
Não tenho certeza de vida em outros planetas, mas acredito que alguns individuos aqui na terra são de uma outra espécie.
Sarney por exemplo está na política pentelhando todo mundo nada mais nada menos do que 3 Séculos, FHC, 400 anos e ainda está aí inteirinho, Pedro Simon, Zé Agripino, Aloisio Nunes, já 600 anos tirando o sossêgo da gente, vai vendo essas aberrações.
Em um planeta em que o tempo de ciclo em torno da estrela é de 36 dias não deve possuir grande sazonalidade no clima e dependendo da duração do dia e de algumas outras condições deve ser possível plantar soja sem intervalo de descanso. Não ficarei impressionado se ao analisarem as primeiras imagens deste planta, através do Telescópio Espacial James Webb, e já encontrarem uma colônia de gaúchos por lá!! Eiiita Tchê
Como sempre um artigo de leitura simples e fácil, cheio de informações interessantes e curiosas para aqueles que tem um mínimo de estudo, ou melhor, de inteligência.
Abs.
Caro Mensageiro Sideral, talvez devêssemos todos ficarmos parados olhando para o céu. sabe como aquele 1º “humanoide” que ficou ereto e provavelmente não encontrou nenhuma explicação para aquela visão. Já dizia
o poeta Shakespeare “Há mais mistérios entre o céu e a terra do que sonha nossa vã filosofia e nossos “filósofos” de plantão. Pelo teor de alguns comentários ainda estamos na era da pedra. Sabe aquela estória do coelho que vivia numa toca sem nunca sair, por que tinha medo do que iria encontrar “talvez o boi da cara preta”. Pois é um dia ele se aventurou e botou o nariz para fora e ai encontrou um mundo estranho e maravilhoso.
Concordo. Na correria de hoje, falta-nos a singela habilidade da contemplação.
E aí, nhoc, a raposa comeu o coelho !
Boa Matéria Salvador!
Se aquela técnica de detecção de clorofila na atmosfera de exoplanetas já fosse uma realidade esse planeta seria um ótimo alvo. Quanto tempo vai levar para este tipo de análise ser possível?
Parabéns pelo trabalho e paciência!
Eu apostaria que em uma década ou duas já vai dar pra tentar isso!
“Rezo” para que não apareçam por aqui alienigenas enquanto a religião tiver tanta força… Imagine os pseudo-profetas e religiosos de modo geral sendo confrontados por uma criação “de Deus” que não seja a sua imagem e semelhança… seriam o capeta? enviados de satanás?
Realmente é o que a humanidade precisa… de um ser diferente para ser odiado… e obviamente, discriminado.
Por fim… por que somos tão especiais para não apenas sermos feitos à imagem e semelhança de Deus, mas também, sermos únicos na vasta imensidão do Universo? e se somos únicos, para que existe o Universo?
Bastava a Deus criar a Terra e pronto…
Sobre Gliese 832? Tem mais é que bolar um jeito de mandar algém/alguma coisa lá.
Salvador,
Uma coisa me intriga desde a descoberta dos primeiros exoplanetas. Não seria correto supor que os que estamos descobrindo são as EXCEÇÕES devido aos metodos de “balanço” gravitacional e outros indiretos. Ou seja os sistemas em maior equilibrio seriam mais difíceis de identificar.
Ostilio, faz certo sentido sim. Começamos a chegar numa fase em que a tecnologia está eliminando esses viéses, mas o quadro completo ainda vai pedir mais uns 5-10 anos.
Salvador,
Adorei seu Blog, que conheci hoje! Sou muito Interessada em pesquisas espaciais!
Essas novas descobertas nos mostram que o que sabemos do Universo é muito pouco em comparação ao que há para descobrir… E a ideia de que a vida pode se manifestar de outra forma, sem o nosso velho oxigênio, pra mim é completamente POSSÍVEL!!!!!
E concordo com todos que consideram as religiões um” freio” (pra não dizer “impedimento”) ao CONHECIMENTO!
Parabéns por desenvolver um assunto tão Dinâmico em seu BLOG!
Eu também tenho um Blog. É sobre Literatura! Se chama LEITURA ATIVA.
Beijinhos!!!
Sonia ARGOLO
Sonia, bem-vinda e obrigada pelo entusiasmo! Abraço!
A vida no universo é tão comum com a existência de planetas, sois, galaxias.
Como vocês podem observar pelo meu nome, meu pai era evangélico.
Antes de morrer qdo eu tinha cerca de 7 anos me disse: filho se esforce para ser um astronauta e descobrir outros mundos mas, nunca diga isto dentro da igreja ou diante do pastor.
Obviamente que após a sua morte nunca mais pisamos em uma igreja evangélica, infelizmente não consegui virar um astronauta mas seus ensinamentos me permitiram enxergar o universo com clareza e apreciar um texto como este.
Parabens !!
Parabéns a você que manteve sua mente aberta e viu que o mundo é muito maior do que uma igreja.
😉
Seu pai era um homem sábio. Soube adaptar-se às contradições da vida sem abdicar de suas convicções íntimas.
Parabéns ao seu pai. Uma mente livre de amarras, no final das contas.
Compreendo a falta de “outra amostra” já que só conhecemos a biosfera terrestre, mas considerando a variedade de manifestações que a vida possui na terra entendo que o conceito de zona habitável é muito paroquial.
Em nosso planeta os extremófilos nos provam que a vida pode manifestar-se em cenários termodinâmicos extremamente desfavoráveis.
Não passam de conjecturas, mas será que há só vida baseada em carbono? Não seria viável a vida que utiliza amônia líquida em planetas extremamente frios.
Zona habitável é uma visão geocentrista.
O universo com certeza é muito mais interessante e variado.
Não seria viável a vida que utilize a amônia líquida em planetas extremamente frios?
Era uma pergunta. Desculpem-me
Talvez. Não sabemos.
Uma olhada no nosso Sistema Solar mostra que, embora seja possível haver vida em muitos ambientes díspares, só na zona habitável a vida efetivamente se apodera de um planeta…
Cristão sem Instrução é um Problemão!
Falta Conhecimento e Discernimento!
A Bíblia diz claramente que a ciência se multiplicara, Dn 12:4, então creio que muita coisa vai ser descoberta, mais como cristão tenho fé, somente naquilo que Deus deixou para nosso conhecimento, e também está escrito que tudo será revelado no final dos tempos.
prefiro os contos da Branca de Neve. São menos sanguinários e maldosos.
Desculpe cara, mas sanguinárias são muitas religiões do nosso mundo que antes em nome da religião crucificou e matou, principalmente o chamado “filho do homem”! E o cristianismo, que no inicio com seu fanatismo matou e trucidou várias pessoas inocentes! E o Islamismo que trucida até hoje certos paises com seu terrorismo.
Ai te pergunto, quem é mais sanguinário mesmo? Descobrir planetas? Alice no pais das maravilhas? Ou as religiões?
Não não, o Apolinário Messias já usou essa passagem aí dizendo que era sobre a fabricação de sangue artificial. Não pode mais, tem que usar outra agora.
A interpretação da bíblia depende da ignorância de quem a lê.
Claro! Devemos separar o joio do trigo! Devemos estirpar o fanatismo e deixar só a história na bíblia!
Será que tem internet lá?!?
Se existir algum tipo de vida, e ainda que seja vida inteligente, está tão distante de nós que nunca saberemos. Desculpa se desapontei algum de vocês. Deus não joga dados.
Nunca diga nunca.
Ai que povo chato, Salvador, você podia banir essa galera religiosa.
Não contribuem para o debate e ainda tumultuam o blog.
Ninguém aqui entra num fórum evangélico para atrapalhar as discussões sobre suas crenças, por que eles se acham no direito?
Mas também quem procuraria incitar um debate com essa turma, em qualquer lugar que fosse? Acho bom que eles venham aqui. Interpreto essa necessidade de autoafirmação como uma pontada de dúvida. 🙂
Exato. É como os teóricos da conspiração. Quem sabe que o homem já pisou na Lua não fica entrando em matérias sobre o assunto pra se afirmar, porque sabem. Só quem não acredita que precisa ficar postando, talvez pra tentar justificar a falta de inteligência e convencer as pessoas no grito.
Pegou na veia.
Isso mesmo, Salvador. Vamos resgatar essa galera do obscurantismo. 😉
Caros amigos(as)!
Sou tradutor de mais de 51 obras, em várias línguas e áreas do conhecimento, como MatériaXAntimatéria, Kirliangrafia, Maçonaria, etc……e gostaria de acrescentar algo, em resposta ao teor de alguns comentários aqui postados por indivíduos evangélicos, que, em sua maioria, infelizmente, já são gerados com uma anomalia genética em seu DNA. Daí, sua cegueira congênita! E quanto ao que alguém postou aqui, a Bíblia fala sim sobre extraterrestres e naves de fogo ( que…lógico…para o bom entendedor…são espaçonaves ou seres alienígenas )e, tais relatos podem ser encontrados nos textos apócrifos da Bíblia, ou em obras da Maçonaria ( como, p.ex.: Maçonaria Mística, obra escrita por Joe D. Buck, em 1869, da qual sou, o tradutor para a língua portuguesa ). Para calar a boca para sempre de qualquer evangélico de plantão…eu apenas acrescento que essa bíblia que todos estudam, rezam e praticam no Ocidente…é nada mais nada menos que o mais claro exemplo de arrogância, autoritarismo e violência, pois foi escrita em 284 D.C. em Constantinopla, num Concílio organizado às pressas por Constantino, “O Grande ” Hehehehe
após sitiar a cidade, para evitar fuga de qualquer bispo intimado a lá comparecer…e…depois que ele, Constantino….havia ordenado a morte sumária de sua mulher e seu amante!!!! Esse é o berço da bíblia que aqueles da patologia congênita do DNA…ignoram, tadinhos ! Me perdoem…mas esta é a verdade sob a luz do Sol e de qualquer outra forma de investigação humana ou não !
Companheiro Fascina confesso que gostei de seu comentário e principalmente sobre Papa Constantino, história, que aliás, eu já conhecia.
Por favor, peço que não se zangue ou se aborreça, mas me permita fazer o comentário sobre Prof. Dr. Mike Fascina: eu entendo e repeito as titulações acadêmicas obtidas e sempre me dirigi a profissionais portadores com o respeito que merecem apondo o título aos seus nomes, mas confesso que é muita arrogância e baixo nível cultural quando se atribui a si próprio. Você até poderia fazer alusão a sua titularidade, mas sendo terceira pessoa e em complemento a um texto, “Mike Fascina, Professor Doutor em Línguas Latinas e Saxônicas pela Universidade…“
Ola Dr , ao inves de fazer comentarios sobre os comentarios ignorantes faça um comentario com seu ponto de vista em relaçao ao artigo pois é isso que nós amantes da ciencia e astronomia queremos ler
sem ofença só uma sugestão
Amigo Dr, voce não conhece nada da biblia, pelo simples fato de ser marçon, se voce é mesmo sabe que eu to falando. Tanta baboseira vc falou ai… sem fundamento nenhum. 1º que não é preciso ser Dr., PHD, Tradutor, etc,
para expressar uma opinião aqui. Me fala onde ta na bilbia extraterrestre? onde? não tem mano. 2º os livros apócrifos que hoje ainda valem na igreja católica, foram tirados da biblia a centenas de anos. Fatos historicos que aconteceram após as escrituras sagradas não mudam nada a nossa fé. Me prova que Deus não existe, céticos so tem como base as teorias, sem fundamentos. Por isso jogam suas palavras ofensivas no vento sem sentido nenhum. Deus te abençoe, quem não vai por amor, vai pela Dor.
Proponho NUNCA responder aos religiosos de plantão. O melhor é “gelá-los”, deixá-los falando sozinhos os seus disparates. Argumentar com eles é perda de tempo. A maneira de pensar deles é diferente da nossa.
Salvador, sempre leio suas matérias e aqui vai um pensamento meu.
Sempre dizem que ao achar um planeta, pode conter água e haver vida. Mas e se a vida que existir em outros planetas não necessite das mesmas composições que nós humanos precisamos ?!
Abraços e continue com o bom trabalho !
Ivo, seria fantástico! Mas não temos como procurar algo que não conhecemos! 🙂
Esse comentário me fez lembrar da piada do bêbado e da chave: faz sentido procurar onde há luz e não onde a chave pode haver caído? Não muito (pra não dizer nenhum). Mas é na luz que há possibilidade de busca…
Caros Terráqueos que evoluíram dos macacos (eu não evoluí de macaco nenhum pois não houve evolução).
Não existe vida fora planeta Terra!
São mais de 2 milhões de variáveis perfeitamente equilibradas para que haja vida neste planeta! Se qualquer uma delas fosse alterada em 10% para mais ou para menos, a vida não seria como é.
A ciência nem sabe se o universo ainda existe! Então primeiro descubram se todas estrelas ainda estão lá e depois me falem do planetas!
Caro Terraquio, favor citar todos os 2 milhões de variáveis que você tão eloquentemente citou. Isso vai ser divertido. 🙂
hahahhahahaha boa, também adoraria ver estes milhões de argumentos.
Melhor avisar os cientistas da Nasa, o Terraquio descobriu que não há vida fora daqui. Talvez agora eles parem de gastar com pesquisas inúteis e comecem a ajudar as criancinhas famintas da África.
¬¬
auhauhuhaauh
… eu, não… essas coisas devem permanecer trancadas nessas mentes “criativas”. 😀
O comentário do “Terraquio” é um retrato da arrogância patriarcal dos cristãos. Qualquer teoria que ameace desmascarar a fantasia do livro de histórias da carochinha em que eles acreditam é passivel de ir parar nas fogueiras. Por que se dão o trabalho de ler artigos sobre Ciências então? Quanta ignorância…
rsrsrs.. vc é um tremendo fanfarrão.. só postou isso pra chamar atenção…
trabalha em marketing né???
rsrsrsrs
Terraquio, certamente, nâo existe vida inteligente… dentro do seu cérebro.
Além da destruição da Terra querem mais, achar outros planetas para destruírem. O resto é hipocrisia.
os cara poe uma imagem desenhada e vem com esse migue, e os trouxa aqui acreditam! Ta loco é mto historinha da caroxina, o homem mal piso na lua e quer falar de algo q esta totalmente longe o bastante pra nunca ser pisado, qto mais estudado, vao dormi seus mentirosos sujos! Deus crio tudo e ponto, se ele uso uma explosão chamada bigbang nao importa
Não dava pra esperar nada além disso, de uma pessoa chamada Dyego.
tsc tsc
HAhahahah crueldade Eu.
Mensageiro Sideral.
Acho super interessante seu blog, pois sou curioso com as descobertas feitas pelos astrônomos das “novas terras”.
Mas sempre me perguntei e gostaria, se possível, de uma resposta.
Qual é a distância entre a Terra e o Gliese 832b, bem como qual a velocidade que é possível atingir no espaço, atualmente.
Gostaria de saber quanto tempo levaríamos para percorrer a distância existente entre o planeta terra e a esta nova “superterra”, o Gliese 832 b, à velocidade que se consegue atingir atualmente?
Aguardo resposta.
Atenciosamente,
João M.
Entre a Terra e o sistema Gliese 832 são 16 anos-luz. Com a te nologia atual, uma viagem até lá levaria 300 mil anos.
Não se você for de enterprise. Em velocidade de Dobra acho que ela chega lá em uma meia hora.
Sei lá, acho né.
O homem mal conseguiu pisar na lua, pra ir até marte que é o planeta mais próximo é a coisa mais dificil, pois sempre vejo noticias que daqui a 15 ou 20 anos vão mandar uma missão tripulada pra lá, só que quando chega a data eles adiam pra mais 20 ou 30 anos, ou seja uma enrolação total, uma noticia dessa sobre esse planeta , não ajuda em nada, embora eu torça que a humanidade viage pela galaxia, 300 mil anos pra chegar a um planeta, melhor se concentrar com os mais proximos!
Do jeito que vai indo com o nosso bioma, seria melhor preocupar em ir até o próximo planeta!
Estes próximos daqui da nossa terra, joga lixo nas ruas, mata seus semelhantes e não se importam com a fauna e a flora!
Na chamada do UOL o texto dizia sobre um planeta “potencialmente” habitável…e logo no começo dessa reportagem lemos: “Dada a grande massa do planeta, contudo, é provável que ele seja envolvido por uma densa atmosfera — o que por sua vez poderia torná-lo inabitável”…… ?????? é pra levar a serio ??
Tiago, este é o ponto: não sabemos. Se a atmosfera dele for similar à terrestre, é habitável. Se for muito mais densa, é inabitável, como Vênus.
Digo mais: habitável ou inabitável para a vida como conhecemos hoje. Mas dado que descobertas como essa nos provam como nosso conhecimento ainda é limitado e em constante expansão (como o universo?), quais são os limites para a vida como não a conhecemos (ainda?)?
QUEM VAI SABER ??? NEM SABEMOS QUEM SOMOS DE ONDE VIEMOS OU PARA ONDE VAMOS, COMO SABER SOBRE ISSO COM NOSSA VÃ FILOSOFIA ???
Eu sei, vim da barriga de mamãe e vou pra 7 palmos debaixo da terra (ou sei lá, posso ser cremado, ou explodido, ou ejetado para o espaço)…
se houver vida em outro planeta não faz diferença, eu não vou estar vivo até descobrirem, eu acredito que é um trabalho inútil, primeiro deveriam melhorar a vida daqui e a tecnologia
Deixo também os textos abaixo de apocalipse:
E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.
E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.
Apocalipse 21:1-2
Parece familiar não? Agora antes que me chame de Herege gostaria que algum cristão, sem uso da fé nos prove a existência de Deus! Claro que não tem como. Portanto devemos nos deter a prática de fé interna e obedecer os dois mandamentos supremos:
Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos.
Um abraço a todos e vamos parar de brigar e admirar as maravilhas que Deus criou para nós por meio do Big-Bang.
Big Bang não, Russo. Inflação Cósmica. Vá estudar!
Não.
A ciência está aberta à crítica, que é o oposto da religião. A ciência implora para que você prove que ela está errada — que é todo o conceito — enquanto a religião o condena se você tentar provar que ela está errada. Ela te diz aceite com fé e cale a boca. Não confio em gente que sabe exatamente o que Deus quer que elas façam. Sempre coincide com aquilo que elas próprias desejam.
Deus Criou o Universo pelo Big Bag?! Tás brincando!! Vc acredita na “suposição”? Suposição é Teoria!! Acorda!
É facil provarmos se Deus existe ou não… É só mandar uma carta registrada com AR e Mão Própria para ele. Se o AR voltar assinado, então ele existe …
Você é um idiota!
Acreditar em big bang e não na existência de Deus é como acreditar que após uma explosão em um ferro velho poderia formar um carro perfeito para se dirigir, a perfeita distância da terra em relação o sol faz dela única habitável com atmosfera perfeita, se fosse centímetros mais próximo queimaríamos, centímetros distante congelaríamos, sem usar a bíblia provamos a existência de Deus.
Não mesmo.
A órbita terrestre ao redor do Sol é elíptica, ou seja, em determinadas épocas a Terra se aproxima e se afasta do Sol não centímetros, mas milhões de quilômetros. Seu argumento é inválido.
Só pra constar, a distância mais próxima entre a Terra e o Sol é de 147 milhões e a mais distante 152 milhões de km.
Aqui nao é lugar de pregacoes religiosas.
Faça o favor de retornar à sua igreja e deixar as pessoas SÉRIAS conversarem sobre assuntos SÉRIOS.
Aqui ninguem quer ficar de brincadeira com bobagens supersticiosas de suas mitologias religiosas.
E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.
E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.
Apocalipse 21:1-2
========================
Religião à parte… Essa Jerusalém de que ele fala é no livro Revelação (ou Apocalipse). As religiões entendem por Apocalipse como sendo o fim do mundo. Revelação não é o fim do mundo físico mas um processo interior que pode se dar a qualquer momento para quem busca conhecimento interior como na meditação, ou em um processo psicoanalítico, ou uma contemplação mística. Esses processos existem na psique, só que muitos religiosos interpretam João de uma forma que segue o que foi escrito como se fosse um processo no mundo material. Lembremos que meditação e processos misticos já existiam naquele tempo, mas psicologia profunda não. O que João falou está correto, o que o religioso fala, nem sempre.
LEGAL quando nos mudamos para lá???
VOCE PODE MUDAR A HORA QUE QUISER , É SÓ ARRUMAR AS MALAS E PIMBA, BOA VIAGEM….
Espero que NUNCA … ou então será, com toda certeza, um planeta inabitável a mais no universo.
Acho incrível os comentários religiosos… é um Texto com conteúdo científico.
Como existe gente Débil no mundo.
RELIGIOSOS NAO SAO DEBEIS, SAO MAL INFORMADOS, POIS PEGAM UM TEXTO E O INTERPRETAM AO PÉ DA LETRA,SENDO QUE TAIS TEXTOS ESTÃO ESCRITOS DE FORMA SIMBOLICA .
Cara é a primeira vez que eu vejo um débil ler o correto e interpretar correto. Pois pra vc normal é ler uma coisa e entender outra? rsrsrsrsrs vê se pode isso?
Espero que NUNCA … ou então será, com toda certeza, um planeta inabitável a mais no universo.
Me desculpe… o comentário saiu no post errado.
Porque alguém religioso não pode fazer um comentário em uma reportagem com fundo cientifico? Porque toda a vez que um religioso faz um comentário um ateu vem com pedras nas mãos? E o mesmo quando um ateu se manifesta os religiosos saem agredindo?
Pode ser religioso ou ateu, no momento que você fica ofendido com o comentário do outro e reage com palavras duras você só prova a todos que é um ser “ignorante”, se você acredita que o mundo evoluiu do ‘nada’ ou que um Ser superior nos criou, você tem que tratar os outros com respeito e respeitar a opinião dos outros.
Respeito, é isto mesmo. Os religiosos que recebem respostas é pelo motivo de desacreditarem e humilharem a Ciência. É triste trabalhar longamente desenvolvendo a melhoria do entendimento e da qualidade de vida e vir uma pessoa e chamar a ciência de “mentira” ao mesmo tempo que a usufruem. E quererem impor arrogantemente suas verdades, julgando-se superiores e chamando os não crentes de demônios. Bater e negar a Ciência é o quê irrita os que a admiram, independente de serem ou não ateus.
Salvador, você com certeza conhece o conto “Relatório Sobre o Planeta Três” de Arthur C. Clarke onde são encontrados alguns texto em que hipotéticos marcianos discutiam a impossibilidade de vida na Terra. Fico pensando se tal analogia pode ser feita aqui e se possíveis habitantes inteligentes de planetas orbitando anãs vermelhas também não estejam neste momento discutindo se pode ou não haver vida em planetas que orbitam estrelas da sequência principal, tal como o nosso Sol. Pois, me corrija se eu estiver errado, os exoplanetas parecem ser muito mais comuns na orbita de anãs vermelhas ou até em sistemas binários. Grande abraço.
Luciano, anãs vermelhas são as estrelas mais comuns no Universo. Mas, a exemplo do Sol, elas estão na sequência principal. 😉
Pensamento alienigena:
– Veja aquele pequeno planeta rochoso em orbita daquela estrela anão laranja, me parece interessante não acha?
– Sim, interessante mesmo! Mas analisando sua atmosfera percebo um alto nível de oxigênio, um gás extremamente venenoso. Não deve haver vida lá.
Ô amigão,
Reveja essa estória de Júpiter servir como escudo. Não faz sentido. O tamanho de Júpiter é insignificante, dado a distância que está, para servir como escudo pra qualquer coisa. No maximo ele protegeria um plano e objetos do sistema solar exterior costumam ter orbitas inclinadas. E se a gravidade dele pode puxar alguma coisa pra bater nele em vez de bater na gente, pode também desviar alguma coisa que ia passar direto para colidir conosco. Agora, se eu estou enganado e existe algum estudo sério indicando isso, peço que indique a fonte pois tenho real interesse em entender isso.
Wetherill, G. W., Possible consequences of absence of “Jupiters” in planetary systems, Astrophys. Space Sci. 212, 23-32, 1994
Salvador,
Obrigado pela informação.
Procurei o livro mas parece que só no exterior mesmo
Conhece algum local para leitura on-line desse texto?
Tenho a impressão que a interpretação “escudo protetor” pode ter sido uma interpretação leiga do assunto, como a interpretação do cinturão de Van Hallen por aquele jornalista sensacionalista do qual nos fala Arthur C Clarke em sua obra sobre a conquista do espaço.
Sem ter lido e tendo minha interpretação (que certamente deixa a desejar) acho que que uma imagem mais adequada seria de um “faxineiro” do sistema solar ao longo dos séculos recolhendo as pedras soltas de forma que, sem ele, hoje haveria mais asteroides e cometas do que há rodando por aí.
Você já leu esse livro?
Vou ler a obra, se não for matemática demais, e aprender um pouco mais, mas importar um livro desses deve ficar bem salgado
Jair, não é um livro, é um paper. George Whetherhill é um celebrado astrônomo dinamicista que fez diversas simulações de computador demonstrando esse efeito protetor de Júpiter. Falo um pouco mais dele no meu livro novo, prestes a sair. Há quem contrarie essa visão, mas a maioria dos astrônomos hoje acha que ele estava na trilha certa.
Salvador,
Encontrei nesse site como capitulo de um livro, mas o preço é fora de cogitação… 30 dolares por um unico capítulo não dá
http://link.springer.com/chapter/10.1007/978-94-011-1154-6_3
VOu esperar seu livro sair que deverá ser mais barato 😉
A Springer enfia a faca mesmo… 🙁
Ops, livro? Quando sai? Vai divulgar aqui não é?
Vou sim. Falta pouco agora. 🙂
Cara, enquanto o livro do Salvador não vem, vai adiantando com esse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=E7TD8clL6PA
SE OS OBJETOS VIEREM DA PARTE DE CIMA OU DA PARTE DE BAIXO DO SISTEMA SOLAR, OU DO LADO OPOSTO DO PLANETA, JUPITER NAO TEM COMO DEFENDER .
Mas os objetos originalmente tendem a se dispôr no plano do sistema, pois se formaram num disco. Se hoje estão em órbitas fora do plano foi provavelmente Júpiter quem os colocou lá, ou mesmo o Sol…
Um objeto que está muito fora do plano da eclíptica não é muito perigoso, pois a chance de colidir com a Terra só ocorrerá se cruzar a eclíptica no raio da órbita da terra. Isso é muito improvável. Mas mesmo neste caso ainda precisaria que a Terra estivesse na exata posição dele no instante que ele cruzasse a eclíptica. Os outros planetas teriam menor influência e ele ficaria nessa órbita pouco perigosa indefinidamente. Bem ao contrário do que ocorreria se sua órbita fosse no plano da eclíptica… Júpiter dá bem conta do recado como nos mostrou no caso do cometa Levy-Schumaker.
É correto o nosso preparo e preocupação se vamos tentar preservar a criação desta. Terra.
Portanto todos os nosso defeitos não serão corrigidos a tempo de uma mudança de Casa o que ainda levará cerca de 200 anos para ter inicio.Até lá surgirão grandes problemas e descobrimentos incliveis para nossa época.
Ótimo estes estudos, sacrifícios e Espírito, vamos em frente!!!.
Concordo com seu último trecho – que época maravilhosa para se estar vivo.
Salvador, não seria válido traçar um paralelo da idade média ou da época dos descobrimentos com a nossa época atual?
Veja bem:
– Avanços tecnológicos permitem conhecer / perceber informações bem diferentes daquelas limitadas por nossos paradigmas;
– Dogmas, crenças e certezas são confrontadas de forma explícita e, o que antes era dado como certo, hoje se entende como uma falácia;
– Pessoas e grupos presos em seus dogmas e que negam o que é, cada vez mais plausível, até que vire óbvio.
Ainda bem que não temos mais fogueiras, né não?
Com certeza. Mas ainda temos muitas fogueiras no discurso, infelizmente.
Note que a religião nunca afirmou que não existe vida fora…não confunda com seguidores que cada um pode crer noque quiser e arrotar o que lhe apraz.
Salvador, fico com a impressão que a maioria dos planetas rochosos observados orbitam estrelas anãs vermelhas, isso corresponde a verdade? O fato das estrelas anãs vermelhas, terem atingidos este estágio após um longo período de tempo, e muitas vezes após eventos cataclísmicos, não teria um efeito devastador sobre a vida nesses planetas? Isso reduziria drasticamente as chances de vida. Os eventos que levaram as anãs vermelhas a chegar a esse estágio não poderiam ter alterado também a composição desses planetas rochosos, como por exemplo a perda de uma grande atmosfera gasosa, restando apenas um núcleo rochoso?
Leão, é um viés de observação. Quanto menor a estrela, maior o efeito gravitacional do planeta sobre ela. 😉
Muito boa matéria.
Seria um grande passo para a humanidade, imaginem só esta descoberta em pleno século que vivemos.
A matéria é muito boa, mas deveriam investir em nosso planeta, em para restaurar o que foi degradado.
Podemos fazer ambos simultaneamente.
HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DO PAI
Exato !
Este povo lunático acha que Deus “pendurou ” um bando de planetas do Cosmos a toa, só para os humanos olharem e como se haver outras humanidades desmerecessem a criação de Deus é o extremo da falta de instrução e arrogância.
Oooooooo Paiiiiiiiiii, Inri Cristh, kkkkkkk
Seu pai é rico!
UM DESPERDICIO DE ESPAÇO !! O CRIADOR NAO PODE SER ESTUPIDO DE CRIAR BLHOES DE PLANETAS E SÓIS VAZIOS…
OU POR ACASO UM CONSTRUTOR VAI CONSTRUIR CASAS PARA FICAREM VAZIAS ???
Acredito que esse desejo recorrente de encontrar algum tipo de vida em outros planetas deveria ser classificado como alguma patologia dos tempos modernos.
Está absolutamente claro que tais seres não podem existir uma vez que Deus criou os homens à sua imagem e semelhança e determinou que eles dominassem o Universo.
“Então disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os grandes animais de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão”.”
(Genesis 1:26)
“Deus os abençoou e lhes disse: “Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra”.”
(Genesis 1:28)
“mas nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o universo.”
(Hebreus 1:2)
Já te ocorreu que não está escrito em nenhum lugar que Deus SÓ nos fez à sua imagem e semelhança? 😛
Exato !
Este povo lunático acha que Deus “pendurou ” um bando de planetas do Cosmos a toa, só para os humanos olharem e como se haver outras humanidades desmerecessem a criação de Deus é o extremo da falta de instrução e arrogância.
Com certeza Salvador. O que a maioria dos cristãos (e digo isso sendo um deles) não entende é que a bíblia só trata daquilo que Deus acha importante para salvação do espirito. No mais, seus artigos são espetaculares! Meus Parabéns!
Valeu!
Amigo quem ja leu a bíblia sabe que ela não trata so de salvação. A biblia não fala nada sobre extraterrestres, creio que a distancia que nos separa deles foi algo colocado por Deus para que eles fossem inatingiveis por algum motivo que só Deus o sabe. Alem disso em Gênesis não diz que o homem teria dominio sobre o universo, não temos dominio nem sobre a terra, pois ainda existem pontos inesploráveis. Eu creio que o universo não foi criado somente para nós, é lógico que nos bilhoes de galaxias em algum lugar deve existir vida.
E este Deus que você fala era extraterrestre. Pois nos criou à sua imagem!
Claudio Lucio, voce ja viu algum extraterrestre para saber se difere de nós ou de Deus?
“mas nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o universo.”…
a citação acima pode ser lida hoje como: Deus criou a mente e a mente cria o mundo?
É parte da cabala Judaica, mas outras ontologias também falam disso e na psicologia se chega ao mesmo. Na verdade a mente cria humores, se se trata de caso de bipolaridade, ou de vários mundos, se se trata de esquizofrenia.
A astronomia e astrofísica, não tratam dessa parte, quando muito fala do Big Bang como a origem do ser… que pode sim ser questionada e dizer que é o reverso se se basear na teoria das Super Strings, ou seja, vem do microcosmo criando o macrocosmo… mas isso é outro assunto. É física quântica.
exato, inclusive a própria biblia fala em ANJOS que seriam outra criação e morariam nos céus, sabe-se lá o que seria isso e onde fica…. NA verdade há teorias de que o GENESIS é a REFORMA da TERRA e não sua criação, a criação seria apenas o versículo 1 ,depois é narrada a reforma e uma nova criação. Sabemos o que é dito e ali não é dito que antes nada fora criado. Aliás na eternidade, sem o tempo, é difícil dizermos o que é antes, ou depois. É muito mais complexo do que ´so ver da ótica da cojuntura que vivemos.
Exato, mas isso foge ao escopo do debate aqui. Achar um mundo externo nada tem a ver com o mundo da psique, que como os eletrons e partículas quânticas pode estar em dois lugares ao mesmo tempo, o que no mais profundo, no microcosmo, podendo estar em todos os lugares ao mesmo tempo, causa a não temporalidade do ser. Mas isso é física quântica misturado com ontologia…é uma teoria também.
Salvador já experimentou ler a Bíblia, e bom de vez em quando…vai explicar muito coisa que a ciência não consegue entender.Leia a Bíblia
Já li, Karina. Acho historicamente um livro interessante. Bacana, por exemplo, como os israelitas adaptaram o épico de Gilgamesh na história de Noé. E me assusta o contraste entre o Deus do Velho e do Novo Testamento, algo que aparentemente não incomoda os fiéis. As duas versões conflitantes da origem do mundo no Gênesis, demonstrando que houve mais de um autor no texto, também são uma coisa interessante. Você já tinha reparado alguma dessas coisas? 😉
Salvador hoje podemos ver diversas interpretações da biblia, como as variadas doutrinas e seitas que tem o como base esse livro. Escritores fazem adptações, não so da bíblia. Disso nós sabemos. Más por que a fé em Deus incomoda tanto as pessoas. Será que incomoda mais é a crença ou a descrença? A bíblia não é somente para leitura, nós cristãos fazemos muito mais que isso. Não lemos apenas historias antigas, temos a revelação da palavra. A bíblia é para o cristão o livro chave da vida, o fundamento de nossa fé. Nós respeitamos quem não crêr, quem é ateu, nós respeitamos a ciência que é tão importante para nossa vida, tambem admiramos quem tem essa reciprocidade conosco. Que Deus lhe abençoe!!!!
Os deuses eram astronautas! O Gênesis foi a criação do modelo de todas as criaturas de nosso planeta. Mas estes deuses não eram Deus e sim suas criaturas!
Eu não vejo nenhum conflito entre religião e ciência. Ambos são uma busca. Assim como tem religiosos que tomam os textos sagrados como algo literal, e ele mesmo nunca vai acrescentar algo a ele… existem cientistas que defendem algumas teorias com bala de canhão. São dois tipos de fanatismo. O importante para a ciência e para a religião é que os indivíduos a elas ligados acrescentem algo de novo e escrevam seus próprios livros. Qual religioso que não gostaria de experienciar em espírito algo profundamente sagrado? Qual o cientista que não gostaria de descobrir um fenômeno inusitado? No micro e no macrocosmo as possibilidades são infinitas e deles pouco sabemos.
Patologia é ler um livro só durante a vida toda ou ler um livro só, juntamente com qualquer outro livro relacionado com este livro e tentar fazer todo mundo a fazer o mesmo menosprezando a inteligência e o livre pensamento de outros.
Lógico ! Perfeita sua colocação.
Daqui a pouco irão querer fazer uma inquisição e colocar as pessoas na fogueira por discordarem que o planeta Terrra é plano como uma tábua, proibir operações e remédios , pois são obras do demônio, rs…..
Por isso ficamos quase dois mil anos nas trevas! Patologia foi o que fizeram com o ser humano durante este tempo!
Boa!
O pior de tudo e condenar algo de que não se sabe do que se trata. Voces falam da biblia mas não a conhece. Acham que ser crente é so ficar pedindo dinheiro e chamando todo mundo de demonio.
Bruno, já li a Bíblia de cabo a rabo!
Tambem já li sobre outras religiões do mundo.
Basta ler e ver a intenção de todas as religiões.
Tirando as passagens que os exegetas fizeram em sua época para apoiarem as suas idéias, o resto destes livros considerados como sagradados, é boa! O controle e a temeridade de um castigo e o amor ao próximo! Esta última sem dúvida a melhor todas que consta quase somente no novo testamento.(Só para complementar esta última, Jesus pregou contra as religiões do mundo em sua época).
Claudio nunca vi na Biblia Jesus pregando contra religiões, Jesus era contra nos religiosos em relação a hipocrisia e as tradições, pois suas aparencias divergia com o coração veja em “Lucas 12”. Jesus ama a igreja “Efesio 5:25”. Ama por que ele não morreu, ele foi o unico que venceu a morte. Mas se você leu mesmo a biblia iria saber a diferença do novo e velho testamento, iria saber discernir entre lei e graça “Gálatas 3”. Ja falei que a biblia não é apenas leitura, pois como ela mesmo diz “2 Pedro 3:16”. Em um comentario abaixo você falou sobre homofobia, voce leu mesmo a bíblia? Então leia denovo em “Romanos 1:26”. Nós Cristãos não vivemos de achismo e nem de teorias, temos um fundamento que é a biblia que vc disse que leu. Não é nós que falamos é a biblia! Agora é claro que existem muitos falsos profetas por ai, pessoas mascaradas que fazem atrocidades tanto de um lado como de outro: evangélicos, católicos, muçulmanos, judeus, budistas, ateus, Laicos, etc.
Não condeno a Bíblia, mas quem a lê e faz interpretações literais baseados em falta de conhecimento, preconceitos e más intenções. A intenção em questionar todo o conhecimento humano e substituí-lo por um livro escrito há séculos trás é puramente econômico e político, não há nada de verdadeiro ou autêntico na cabeça de quem faz isto.
Apolinário – respeito todas as religiões. Porém, por favor, não deixe que essas religiões façam de você um asno. Acredito em Deus e tenho absoluta certeza de que ele criou o universo com o bom senso de colocar seres vivos (e muitos deles, inteligentes) em muitas partes dessa imensidão. Por favor, desça da árvore e participe da evolução.
kkkkk, Fantástica resposta !
Desce da árvore remeteu a Darwing e aos primatas, kkkkk
Não concordo. Se 5 bilhões de pessoas acreditam em uma coisa estúpida, essa coisa continua sendo estúpida. Pessoas merecem respeito, ideias, não.
Uma ideia tola é tola independentemente de quem a tenha proferido.
Somente os tolos acreditam que política e religião não se discutem.
Por isso os ladrões continuam no poder e os falsos profetas continuam a pregar.
Coma bosta. Bilhões de moscas não podem estar erradas.
😉
Seria ridiculo, sabendo o tamanho de nosso Universo, achar que não exista vida em outros lugares. Aliás, seria egoísmo demais achar que estamos sozinho neste universo.
E o desespero destes religiosos fanáticos pela possível descoberta de outros seres vivos inteligentes no Universo provém do fato que no dia que isto ocorrer, todas as crenças religiosas deles serão postas em xeque e a função deles na humanidade será questionável. Logicamente eles vão tentar uma resistência desesperada, tal como podemos ler um pequeno exemplo neste comentário e certamente vão tentar fazer coisas piores para se afirmarem diante das evidências em contrário, se tornando perigosos e nocivos para a civilização. Daí é questão de tempo para todo mundo saber que eles nunca serviram para absolutamente nada a não ser para fazer jogos de poder manipulando massas ignorantes.
Uma observação: O último sujeito que eu soube que tinha o nome de Apolinário, desfigurou a lei do silêncio em SP apenas para favorecer igrejas barulhentas que existem nos bairros da cidade. O efeito colateral foi o ressurgimento das festas funk que tinham sido reprimidas nas madrugadas, ou seja, para se favorecer, estes religiosos nunca pensam nas consequências dos seus atos para a sociedade.
Eh por existir pessoas com esses pensamentos que ainda caminhamos com passos de formiga para evolucao e descobertas. Nao acredite em tudo que um livro te fala. Ainda mais que esse mesmo livro eh um conto e ficticio. 🙂
quanta baboseira obtuso, mentecapto religioso!!!
Apolinário Messias… da pra vê que vc é bem ignorante quanto as verdades bíblicas… sou cristão… e concordo com Salvador Nogueira .. em nenhum lugar da Bíblia fala q Deus criou somente o homem… antes dos homens já existiam os anjos.. (não é verdade?)
Os anjos são extraterrestres inteligentes, não? Mas isso não prova que quaisquer dos dois existam.
O homem criou deus a sua imagem e semelhança, inclusive com todos os defeitos humanos.
Valeu! E criou o diabo para jogar a culpa de tudo!
Vc é o mesmo Zeca do cosmoforum?
Não, eu posto apenas no Clube Cético. org.
Zeca imagem difere de atitudes e atos… pense nisso…
Apolinário, ignorando o argumento teológico apresentado…
Não acredito que exista qualquer tipo de patologia nesta busca, que aliás, não tem nada de contemporânea.
A ciência é uma grandiosa ferramenta que descoberta após descoberta, tenta descortinar a maravilhosa criação Divina.
Em tempo: já foi encontrado algum exoplaneta com características semelhantes a da terra, em algum sistema com uma estrela em fase de vida semelhante à do sol?
Além de fanático e não ter senso, é exegeta é antiético como a Biblia. Como podemos observar a Bíblia foi escrita pelos homens que queriam dominar as massas. “Deus” não é antiético, não é massacrador de povos, não é homofóbico, não é matador de criança, não é pedófilo e nem tem nada contra as mulheres! Mas quem escreveu e segue estes escritos pode ser tudo isso. Leia mais Apolinário! Este tipo como você um dia vai acabar assim como grandes mentiras consideradas como verdades absolutas. Vá guiar seus cegos!
Voce esta condenando um livro escrito pelo homem? Mas defende a ciencia que tambem é obra do homem!
Não condeno o que os homens escreveram, pois tudo tem alguma utilidade, tirando o que é ruim, sempre fica o bom, assim como a cência que tambem é muito nescessária.
Já te ocorreu, que tudo que existe, foi criado pelo “cosmos” (Deus para muitos), menos o que foi criado pelos homens e a sua inteligência?
Apolinário o que você acha do INRI CRISTO?
Tá. O que acha dele é o que os outros acham de você!! rsrsrs
Já te ocorreu que seu comentário tá na pagina errada ? Essa é uma pagina de ciência, e não de fanáticos religiosos.