Meu novo livro: “Extraterrestres”

Salvador Nogueira

Hoje me permitirei uma pausa na programação para uma pequena propaganda: já está nas bancas e livrarias de todo o país meu mais novo livro, “Extraterrestres”. Planejado e executado nos últimos dois anos, ele se propõe a avaliar o que de fato sabemos hoje sobre o assunto e como a ciência pretende finalmente confirmar a existência de vida fora da Terra nas próximas décadas. Fiquei muito feliz com o resultado. Mas, claro, quero saber mesmo é o que você achou dele!

extraterrestres-capa

Abaixo, a nota divulgada à imprensa sobre a obra.

 

Novo livro aborda a saga da busca por vida alienígena

Em Extraterrestres, jornalista Salvador Nogueira defende que a ciência está no limiar de responder à mãe de todas as perguntas: estamos sozinhos no cosmos?

 

Os últimos anos têm visto uma sequência espetacular de descobertas astronômicas, e a ciência se vê a um passo de finalmente responder a uma das mais intrigantes perguntas que a humanidade já se fez: estamos sós no Universo?

Em Extraterrestres: Onde eles estão e como a ciência tenta encontrá-los, o jornalista Salvador Nogueira retrata os avanços históricos dessa busca, desde o salto filosófico fundamental dado por Nicolau Copérnico, ao sugerir que a Terra era apenas mais um planeta dentre outros, até as mais recentes descobertas.

Estatísticas mais recentes dão conta de que uma em cada cinco estrelas similares ao Sol na Via Láctea tem ao menos um planeta com propriedades similares às da Terra, o que implica a existência de bilhões de planetas possivelmente habitados, só na Via Láctea.

Quem seriam esses alienígenas? Simples bactérias ou sociedades inteligentes com quem poderemos eventualmente nos comunicar? Nos últimos 50 anos, astrônomos, biólogos e químicos se uniram para buscar todas essas respostas, criando um novo campo da ciência: a astrobiologia.

O esforço exige múltiplas investidas. Alguns pesquisadores concentram seus esforços na procura por sinais de formas de vida simples no passado ou no presente de Marte, nosso planeta vizinho mais hospitaleiro, ou ainda na gelada lua de Júpiter, Europa.

Outros buscam horizontes mais largos e apontam imensas antenas na direção das estrelas, na esperança de captar transmissões de rádio produzidas por outras civilizações e enviadas até nós.

FICÇÃO OU REALIDADE?

Nogueira, especialista na cobertura de temas aeroespaciais com mais de 15 anos de experiência, também não hesita em abordar os aspectos mais controversos em torno do tema.

O livro dedica espaço ao histórico de avistamentos de OVNIs (objetos voadores não-identificados) no Brasil e no exterior, além de investigar alegações feitas por teóricos da conspiração de que alguns governos teriam em seu poder informações secretas sobre alienígenas. Ele também especula sobre a possibilidade de que a Terra tenha recebido visitantes de outros mundos no passado.

E então, revelando o outro lado desta mesma moeda, o autor mostra como a ideia da existência de extraterrestres – independentemente de sua realidade física – teve e ainda tem uma forte influência na cultura popular e até mesmo na psiquê dessa curiosa espécie a habitar o terceiro planeta a contar do Sol.

“Dá para sentir no ar que estamos no limiar de revelações muito importantes”, afirma Nogueira. “Quando vemos gente no Vaticano e no Fórum Econômico de Davos discutindo a descoberta iminente de extraterrestres e o impacto dessa revelação para o futuro da humanidade, é mais do que hora de levar o assunto a sério.”

Extraterrestres
Salvador Nogueira
256 páginas
Editora Abril
R$ 34,90

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook

Comentários

  1. Terminei de ler ontem, Salva. Sensacional, tá de parabéns. Muito bom o livro, achei bem a “cara” dos textos do blog.. e se por um lado isso é muito bom pra quem mantém a mente aberta às possibilidades, é péssimo para aqueles que andam por aí usando tapas… (se é que vc me entende).

    Enfim, curti. Vou ler o “A Ilha do Conhecimento” do Gleiser agora, e quando acabar, lerei o “Rumo ao Infinito”.

    😉

    1. Legal que tenha gostado. Estou orgulhoso dele. 🙂
      O livro do Gleiser também é muito bacana.
      Abraço!

  2. Prezado Salvador Nogueira,

    Há um bom tempo eu li o livro “eram os deuses astronautas ?” de Erich Von Daniken e achei muito interessante. Procurei ler outros livro como “O mistério de Sirius” que também achei interessante, porém não tanto quanto o de Daniken, e também comecei a ler o “Enigma das Piramides” mas ainda não conclui a leitura.
    Eu achei interessante a proposta do seu livro e pretendo adquiri-lo mas gostaria de saber se “Extraterrestres” segue a linha desses outros livros que eu citei ou ele traz um novo horizonte para o tema. Abraço e parabéns.

    1. Hugo, Extraterrestres aborda todos os aspectos do tema, inclusive apresentando uma análise crítica sobre essas hipóteses de visitação pregressa.

  3. Caro Salvador! Há bastante tempo acompanho o blog e acho o seu trabalho excelente. Adorei o livro também. Você faz divulgação científica de muita qualidade, comparável aos maiores mestres do mercado internacional. Um alento e uma inspiração ver um brasileiro divulgando a ciência cósmica em tão alto nível e com tanta simpatia e carisma. Continue publicando e parabéns pelo sucesso. Abraço!

  4. Salvador, bom dia! Por razões de tempo só visito o blog esporadicamente, mas por uma feliz coincidência do destino acesso depois de ter ido ontem a uma banca e ver o livro, não notei que era de sua autoria, pois tinha o logo da Superinteressante e acabei não comprando por pensar que fosse uma coletânea de matérias da revista, eles costumam fazer isso. Me ocorreu agora que outros potenciais compradores pensem o mesmo ao ver a publicação. Divulgue-o bastante. Abraços

    1. Estou tentando! Eles já lançaram algumas coletâneas, mas este é texto original! Abraço!

  5. Salvador parabéns, vou comprar teu livro.
    Tenho certeza que é muito bom. Acompanho sempre teu blog.

  6. Amigo, o livro vai ser lançado em e-book? Não sei se já tem essa informação, mas acho que é uma forma ainda melhor de popularizar a obra.

  7. Já li vários livros de vários tipos de autores como por exemplo, Nick Pope (Céus abertos e mentes fechadas), o Dossiê Cometa, etc. Imagino que seu livro não fale mais do que os citados acima.

    Mas niguem se iguala ao célebre autor Zecharia Sitchin e seus livros da série “Crônicas da terra”, que teve a coragem e a bravura de publicar um tema cujo o conteudo ninguem ainda se atreveu a publicar ou levar ao público, com tantos detalhes. A verdade tem que ser dita sem ceticismo, doa a que doer.

    Mas todo conhecimento e experiência é válido, considerando a sua temática e forma de ver as coisas, vale apena conhecer e ler o seu livro.

    1. Cláudio, meu livro definitivamente não se alinha com esses aí. Mas talvez você encontre nele a razão pela qual esses outros são tão populares… 😉

    2. Quem critica sem saber o conteúdo a orelha estica !!!
      Me desculpe o palavreado, mas o Sr.Claudio Lucio deveria ter um pouco mais de respeito e deixar sua soberba exagerada debaixo do tapete.

    3. Zecharia Sitchin acreditava em Nibiru e também na Cuca, no Saci e no Boi Tatá. Isso ninguém fala! O cara rompeu barreiras mesmo. A verdade tem que ser revelada! É um profeta que merece ser ouvido.

    4. Zecharia Sitchin pode ser amado e odiado, mas seu ponto de vista não deixa de ser interessante em relação a arqueologia suméria e os irrefutáveis indícios de extraterrestres do passado. Ao mesmo tempo, levando-se em conta que seu primeiro livro é de 1977, há o mérito de ter sido uma espécie de precursor dessas teorias. Mas toda publicação que coloque a ufologia à luz da mídia, desmistificando-a, deve ser bem recebida e por isso lhe parabenizo pela iniciativa do novo livro. O assunto é fascinante e em geral há muito interesse, porém as pessoas relutam em ter o cansativo trabalho de checar informações e separar fontes confiáveis de outras, que muitas vezes dissimulam convicções preconceituosas ou fantasiosas sobre o tema. Ao mesmo tempo vivemos um momento único, em que qualquer cidadão do planeta possui câmeras e acesso à internet, podendo dividir relatos e experiências longe da censura de governos e afins. Mais uma vez, parabéns e que essa obra venha preencher essas e outras lacunas.

  8. Salvador, sou leitor assíduo de seu blog há tempos e fiquei muito contente com a notícia da edição de seu novo livro, abordando tema tão relevante, intrigante e polêmico quanto a busca humana por vida fora da Terra, visto sob a ótica científica.
    O meu contentamento materializou-se no dia de hoje, através da aquisição de sua obra. Estou finalizando a leitura de um livro de Stephen King e o seu já está na fila, pronto para ser lido em seguida. Independentemente disso, já folheei “Extraterrestres” e minha fome para lê-lo logo somente aumentou, especialmente quando vi que você não ignorou a denominada “Operação Prato”, que muito me intriga e que já me custou noites no computador, em pesquisas na internet sobre o nosso “Blue Book”, como você muito bem alinhavou.
    Em tempo: você abrirá um fórum ou algo parecido para discussão dos temas do livro com seu público? Já pensou na riqueza de um contato direto que viesse a ser estabelecido dessa forma? Estou certo de que os leitores de “Extraterrestres” iriam adorar!
    Abraços e meus efusivos parabéns,
    Flávio

    1. Flávio, tenho a página do Mensageiro no facebook e pensei já em fazer algo para a discussão do livro, talvez lançando um post por capítulo e encorajando o debate. Mas ainda não sei bem como proceder. Se tiver uma sugestão bacana, não esconda o jogo! 🙂
      Abraço!

    1. Opa! Precisamos tirar uma foto histórica nossa no lançamento, para ninguém mais dizer que somos a mesma pessoa! 🙂

      1. Daria até um post. “5 provas de que Eu não sou eu.” 🙂 😀 😎 kkkk

  9. Salvador, nossa imaginação, hoje, não nos permite imaginar uma civilização “extraterrestre” sem que tomemos como modelo a nossa civilização na Terra.

    Entretanto, a vida sobre o planeta Terra, e mais ainda a vida inteligente, passou a existir muito recentemente, se comparada ao instante da criação do nosso Sistema Solar e da Terra, propriamente dita. Pior, há quem suspeite de que a humanidade pode se autodestruir em um prazo não muito longo, fazendo então com que o nosso período total de ocupação do planeta tenha tido um intervalo muito curto, insignificante diante da vida do planeta.

    Buscar outro planeta com vida ou ainda vida inteligente, pode ser não apenas uma questão de encontrar uma agulha no palheiro, já em si bastante difícil, mas também de conseguir “fotografar” o momento exato durante o qual uma civilização alienígena conseguiu existir durante a existência do planeta no qual habitou.

    Não estaríamos nos iludindo achando que seremos capazes de encontrar, não só um planeta capaz de abrigar ou ter abrigado vida/vida inteligente, mas também que teremos a sorte de focar nossa atenção exatamente no curto período de existência desta civilização?

    Acho ainda que o problema pode ser mais complexo: considerando que tenhamos tal sorte, o mais provável é que a distância entre a Terra e tal planeta seja tão gigantesca que, ainda que essa civilização seja por nós encontrada, a chance de que ela ainda exista no instante em que a detectássemos seria mais insignificante ainda.

    Como você vê essas questões?

    1. Miguel, eu considero a busca por outras civilizações uma tarefa dificílima, sejam quais forem os parâmetros adotados. A busca por poluição industrial tem o mérito de não depender de altruísmo alienígena (eles mandando sinais para nós com o objetivo de revelar sua existência). Além do quê, a poluição também pode ser intencional (uma forma de aumentar o efeito estufa num planeta, por exemplo) e representar uma civilização mais avançada que a nossa, em vez de equivalente a nós. Por fim, como o tempo de vida na atmosfera de um dos gases é de 50 mil anos, isso dá um boost importante para que tenhamos como encontrá-la. Convenhamos, não sabemos dizer se a humanidade tem mais 50 mil anos pela frente.

      1. Sem querer ser um “profeta do fim do mundo” mas olhando retroativamente para os últimos 100 anos e, em função do observado, projetando nosso olhar para os próximos 100 anos, dá para acreditar que não teremos destruído tudo a nossa volta?

        Como você imagina a humanidade daqui a 100 anos? Com dispositivos microscópicos capazes de armazenar trilhões de petabytes, toda a vida de um indivíduo, ao alcance de entidades diversas: corporativas ou governamentais; ausência absoluta de privacidade; sistemas planetários de vigilância absolutos, etc.

        Você acha que a humanidade tem condições de sobreviver em um mundo assim?

        E nem falei da letalidade das novas armas que estão a caminho.

        50.000 anos, então, é um delírio.

        Mas a questão que coloquei na pergunta acima não foi respondida. A busca de civilizações extraterrestres implica muito mais do que encontrar um local no espaço onde ela possa existir, o que em si já é dificílimo, mas sim a busca de um espaço-tempo muito mais insignificante.

        A busca por gazes na atmosfera que podem durar 50 mil anos, então pode significar que estaremos realizando nossa busca pelas ruínas dessa civilização?

        Não estariam os pesquisadores do projeto SETI (se é que ainda existe) na realidade em busca de verbas públicas para uma pesquisa que não deve dar nenhum resultado prático?

        Acho que existem/existiram, sim, outras civilizações espalhadas pelo universo. Mas estamos tão distantes do espaço-tempo destas que praticamente jamais as encontraremos. Se estivessem próximas, já teríamos encontrado pelo menos uma.

        E a nossa não vai durar tanto tempo assim. Infelizmente. Mas essa última impressão é altamente subjetiva, nada científica, e corresponde apenas ao meu pessimismo com o que aprendi da humanidade. Nem sei dizer se foi boa enquanto existiu.

        1. Miguel, a SETI é feita com verbas privadas, de forma que essa discussão sobre a sabedoria dos gastos é inconsequente. Mas, ainda que fosse uma missão impossível e com financiamento público, valeria a pena. O que os pesquisadores de SETI já desenvolveram em termos de tecnologia de rádio mais que justifica o baixo custo de suas pesquisas. Vale a pena, mesmo que não encontremos nada.

          Sobre nossa perspectiva, sou otimista. Acho que faz milhares de anos que estamos esperando nossa destruição iminente, e até agora todas as vezes soubemos como sobreviver. Não acredito que a humanidade vá ser extinta tão já, e acho que o último gargalo será a colonização de outro planeta. Se estabelecermos uma civilização em Marte, acho que a humanidade se torna “inextinguível”. Apesar disso, reconheço que existe um alto risco de que não sobrevivamos.

          Ainda assim, nada sugere que outras civilizações necessariamente trilham esse mesmo caminho. Abordo bastante essa questão no meu livro novo. Dá um pulo na banca e veja o que tenho a dizer a respeito. 😉

          1. Valeu, Salvador… vou procurar o teu livro. Quem sabe, ao lê-lo, eu me torne mais otimista com essa civilização. A única que conheço. 🙂

  10. Sistema solar pág. 71_ Salvador, a maneira com que vc escreveu a formação do nosso sistema solar é simplesmente admirável devido a sua explanação. Essa pagina vou xerocar para assimilar bem e tentar repassar suas elucidações. Também ressalto aqui a explicação das teorias na formação do RNA “ o pesadelo do químico prebiótico” como vc disse que dizem. Mesmo sendo leiga e sem saber das conclusões chegadas de famosos cientistas, eu já deduzira ser possível que o pontapé inicial devia ter vindo do espaço “grudados” nos meteoros que abalroaram com nosso planeta. São muitas informações e estou tentando concatenar minhas ideias. Seu livro está sendo um aprendizado. A panspermia então, eu não conhecia e agora tô sabendo… rss “sementes por todo espaço” Um abraço!

  11. Parabéns Salvador! Pelos comentários dos que já leram alguns capítulos, deve ser bem interessante. Vou comprar.

    1. Júlio,

      Pode comprar sim. Você vai gostar. O livro do Salvador aborda o tema de forma completa e dando um panorama desde o início da astronomia moderna. Ele consegue colocar as informações de forma “preto no branco”, sem entrar no mérito se esta ou aquela teoria está mais correta ou errada. Transmite de forma clara o que a comunidade científica está discutindo a respeito e quais são as expectativas futuras. Estou na metade do livro e até o momento me surpreendeu a qualidade da informação e a compilação de dados efetuada pelo Salvador.

      O livro não é uma coletânea de informações. O texto tem princípio, meio e fim, dando uma visão coerente sobre o assunto.

      Mas, até a metade do livro Nibiru ainda não apareceu…. 🙁

  12. O otimista e o pessimista pág. 50 – Salvador, o agrupamento de elementos para que haja vida inteligente, não precisa ser como foi aqui na terra. Outras formas, com metabolismos diferentes poderiam ser tão inteligentes ou até mais que nós. A vida como a conhecemos, não precisa ser igual. A inteligência não é predicado só dos humanos. A natureza pensa. Tudo em volta reage. É plenamente provável que outras formas de inteligências existam e nem se importam em fazer contato. Se sabem de nós não dão a mínima talvez porque apesar dos avanços tecnológicos, ainda somos primitivos demais. O cosmo está cheio de vida seja ela orgânica, mineral ou sei lá o quê. Acredito que tenham outros anseios e até o cosmo para esses seres, não é visto como nós. Outras realidades. É sedutor porem acharmos que faremos contato com mentalidades similares. Quem sabe, né?
    Continuo gostando muito do livro. Um abraço

    1. Bacana que esteja gostando. Mais adiante vou mergulhar nessa questão, ao tentar obter uma definição operacional de vida que seja aplicável a casos alienígenas, assim como aprofundar essa questão do “vida como a conhecemos versus como não a conhecemos”. 😉
      Abraço e, por favor, continue comentando!

  13. Maceió,27 de julho de 2014

    Meus parabéns Salvador Nogueira

    Este assunto é muito sério,tendo rece-
    bido nos sites,piadas de pessoas que tem
    vento no lugar do cérebro.Extraterrestres existe,mesmo.São povos habitantes de outros planetas.

    Adriel Batista Correia de Melo

  14. este livro do Salvador certamente é muito mais interessante do que o especulativo e macumbista “Alienigenas do Passado” do canal pago History, afinal, este último prega que as civilizações antigas seriam tão incompetentes que seriam incapazes de criar objetos de arte, boa parte das obras influenciadas por aliens do passado são meras obras de arte, como em quadrinhos, ou acha que somente Stan Lee é o cara? absurdo.

    assim como hoje, o homem do passado fantasiava seus deuses e mitos, tentando descrevê-los por conta do medo e necessidade de se conseguir acalmar a ira dos deuses. Então, se a coisa vem do céu e as aves voam, por que não desenhar uma criatura alada? estórias de mula sem cabeça são parte da cultura dessa época das trevas, tudo, absolutamente tudo era explicado pelo sobrenatural, tanto que quando foi surgindo quem pudesse demonstrar cientificamente, em muitos casos, era forçado a voltar atrás e reconhecer o lado místico e fantasioso, ou perdia a vida, afinal, havia muito pouca diferença entre o homem antigo e um animal grotesco e canibal.

    é muito importante um livro que demonstre ao público a realidade: não existe magia, não existem deuses, não há milagres e o mundo não gira em torno da arrogância.

    falta-nos o mais importante e valioso: conhecimento e técnica.

    1. José do Egito, não seja tão dogmático e considere mais alternativas, pois tanto a insistência da nossa total incompetência no passado (atrelada em maior ou menor escala à teoria dos antigos astronautas), quanto a que ridiculariza a possibilidade de visitas extraterrestres, seja em qualquer época, favorece a clausura no dogmatismo, e isto é tudo o de que a humanidade não precisa a fim de encontrar as respostas em prol da compreensão de si mesma. Mantenha a mente aberta, sim… ceticismo saudável (não radical) é bom, mas aprenda a conviver com as teorias, elas, como a ciência, a bem da verdade, fazem parte do caminho em busca de uma definitiva Certeza.

  15. é uma boa iniciativa para tentar trazer luz a um mar de ignorância religiosa por aí, afinal, sabemos que há tanta gente sofrendo nesse nosso mundo e onde está a caridade dos religiosos? por que não vão às regiões de conflito pregar a sagrada palavra?

    precisamos é de uma dose de análise crítica como deste livro do Salvador, avaliar a existência das civilizações aliens é como estudar a evolução das estrelas, mas com menos dados e consequente dificuldade. É preciso repensar a humanidade ou seremos silenciados por nossas arrogâncias.

    eu vejo bem como o país vem involuindo cada vez mais com políticas anti-educacionais e práticas desmotivadoras para o conhecimento humano. Até hoje o grande assunto é a Copa dos Retardados Mentais, uma dose letal e de difícil cura da doença da preguiça mental paralítica que engloba TODA a sociedade brasileira. Sequer parafuso para a estação espacial somos capazes de fornecer, se os telescópios espaciais dependessem de nós já seriam lenda urbana e sequer temos técnicos capazes de desenvolver aqui, sem uma multinacional à frente, novas tecnologias.

    a grande conquista também aconteceria na Terra se nosso povo, no paizinho brazil, fosse menos xiita radical extremo e houvesse maior ênfase no conhecimento e inovação. O que mais vejo é a volta ao passado e o predomínio de duas raças alienadas: os xiitas ultra-radicais extremistas que exigem que você doe sua vida a um falso deus, além de dar seus bens aos profetas e aqueles que são alucinados por entorpecentes. São os maiores grupos formadores da sociedade nacional.

    é tão raro um livro do gênero científico como o do Salvador por essas Terras imbecilis brazil que é quase, para nós, uma publicação Científica Oficial. Digo isso por ver como é esquecida e abandonada a Ciência, os estudantes dessas áreas de conhecimento não são reconhecidos, não há bolsa científica para todos e, no máximo, paga-se um valor que mal cobre o custo dos livros, e olha que essas poucas bolsas são disputadíssimas. Melhor de tudo é ver que no mercado de trabalho, o cientista terá de se contentar com pouco ou nada, ou seja, se não conseguir e deixar de correr atrás de algo para manter suas pesquisas, vai ter de vender cachorro-quente na praça como todo bom brasileiro.

    deixo aqui meus parabéns ao Salvador e espero que mais obras possam ser lançadas pelo nobre trabalho que desempenha.

  16. Salvador, seu livro Extraterrestres é extraordinário! Digo isso apenas tendo lido os dois primeiros capítulos! Já está todo grifado com as informações quanto ao nosso sol e probabilidade de vidas em outros astros. Esses números me deixam extasiada só de pensar na imensidão do cosmo. É óbvio que não estamos e nunca estivemos sós nesse universo.
    No segundo capitulo, me divirto com suas expressões. Também é ótima aula com as ideias dos nossos filósofos. Tadinhos, ainda levaria séculos para que a informação através de equipamento avançados, desse algum norte para eles. No entanto admiro profundamente homens que ousam pensar mais do que acreditar em bobeiras dogmáticas. Ansiosa mas devagarinho irei sorvendo suas páginas e curtindo cada parágrafo. Um abraço

    1. Fico muito feliz pelo seu relato! Espero que mantenha essas impressões até o final! 🙂
      Abraço!

    2. AS VZS FICO PENSANDO COMO PESSOAS INTELIGENTES PODEM AO MESMO TEMPO SER TÃO INGENUAS, OS EXTRATERRESTRES JÁ ESTÃO AQUI DESDE ANTES,HJ E SEMPRE, NÃO LI O LIVRO MAS APOSTO QUE NÃO FORAM ATRÁS DE MILITARES DA AERONAUTICA BRASILEIRA, OPERADORES DE RADAR CIVIL E MILITARES QUE PODERIAM DAR DECLARAÇÕES VERIDICAS DE UFOS QUE CAPTADOS NOS RADARES PROVAM SUA ORIGEM EXTRATERRESTRE POR SE APRESENTAREM OBJETOS SOLIDOS E VELOCIDADES E MANOBRAS IMPOSSIVEIS PARA A NOSSA FISICA, ALIAS PARA OS QUE NÃO SABEM A AERONAUTICA DO BRASIL JÁ CONFIRMOU OS UFOS COM DOCUMENTOS OFICIAIS DIVULGADOS RECENTEMENTE, MAS ISSO É CLARO NÃO DEVE ESTAR NO LIVRO.
      PENSO O QUANTO ESSAS PESSOAS VÃO FICAR ENVERGONHADAS QUANDO TODA VERDADE VIER A TONA E ELES VAO DIZER PUXA ESTAVA NA NOSSA FRENTE E NOS NAO CONSEGUIMOS ENXERGAR, PUDERA VÃO SER CEGOS ASSIM NO PLANETA CEGO QUE DEVE EXISTIR E ONDE TODOS VCS CÉTICOS DEVIAM IR. E TENHO DITO.

      1. Apoiado. Hoje é impossível negar a realidade dos”ovnis” ou “Ufos”, muitas vezes tratados com descaso e até mesmo com sarcasmo, por certos meios de divulgação.

        1. Negar a realidade dos OVNIs, não nego. Mas nunca vi ninguém que os explicasse a contento. Se estivessem explicados, não se chamariam OVNIs.

  17. Salvador, você é um herói ao aturar alguns CRETINOS que ficam postando besteiras por aqui.

    Bloqueie esses animais!!! : )

  18. Caro salvador. Mais uma vez, PARABÉNS! Fico feliz que publicações em ciência, hoje tão escassas ao publico, tenham a qualidade que seus posts possuem. Não li, confesso. Vou comprar, mas tenho certeza absoluta que não vou me decepcionar, pois você é um jornalista sério e muito capaz!
    SUCESSO!

  19. Parabéns, Salvador! É um texto que pretendo ler sem dúvida. Mas porque Abril? A Folha não ficou com ciúmes, não? 🙂

    1. Rapaz, trabalho para a Abril tanto quanto para a Folha, a essa altura. Sem falar que livros não concorrem com jornais ou sites, o que me deixa livre para escolher em qual editora publicar. Meus livros já saíram por quatro editoras diferentes! 😛

    1. Nailson, tenta em banca de jornal! É o caminho mais fácil até ele! Em breve deve ter para compra online, pela Saraiva.

  20. Parabéns Salvador, seu entusiasmo ainda nos renderá outros ótimos livros, teria o link para compra via web?

    1. Ralph, por ora ainda não está à venda via web. Estará em breve pela Saraiva, segundo me informa a Abril.

  21. Grande Salvador, mais uma vez parabéns mesmo antes de comprá-lo.
    Mas cá entre nós…Nós somos extraterrestres!
    Um dia chegamos e temos um relativo tempo ainda para acessar e catalisar nossas múltiplas inteligências e nos impirulitar…

  22. Parabéns, Salvador! Poderia nos informar onde é possível adquirir um exemplar pela internet? Já fiz buscas mas não o encontrei ainda. Grato!

    1. Crístian, Abril me informa que haverá venda online pela Saraiva, mas ainda não entrou no catálogo de internet deles. Também haverá versão digital na Amazon, mas ainda não está lá. Aviso quando sair! 🙂

  23. Procurei no Saraiva (on line) mas não achei!
    Fora dos grandes centros, só pela internet mesmo!

    De todo modo, meus parabéns! Estou ansioso pra ler!

    abs,

    1. Mamoru, talvez valha tentar em banca de jornal. A distribuidora é a mesma das revistas da Abril. Em breve, haverá venda online pela Saraiva!

    1. Eu vi essa. FANTÁSTICO. Elon Musk com certeza deve ser o melhor jogador de Kerbal ever! 🙂

      1. A SpaceX usa os conceitos de engenharia como ninguém. Todas estas implementações e teste, sob o ponto de vista de engenharia (mecânica e eletrônica) são “relativamente simples”. A SpeceX tem a coragem de propor e testar. Assim está construindo a próxima geração de naves espaciais. Nada como um olhar diferente (e competente) sobre o mesmo assunto. Neste ritmo, a SpaceX vai ultrapassar a NASA em inovação tecnológica (em relação a transporte espacial) e pode até causar o sepultamento definitivo do projeto Orion e seu respectivo lançador. Parece mais econômico investir nas idéias da SpaceX.

  24. Legal!
    Desde que eu comecei a assistir “Alienigenas do Passado” no canal pago do History Chanel eu fiquei enteressado no assunto. Apesar de achar muito coisa somente especulação para chamar a atenção, muitas das coisas são bem interessantes.
    Parabéns pela iniciativa de escrever sobre um assunto tão polêmico.

    Vou pegar o meu Vale Cultura que eu recebo da empresa onde eu trabalho eu vou comprar ele. Se desse para autografar seria muito legal. Você tem pretenção de fazer um lançamento por Campinas-SP?

    Abraços e Sucesso.

    1. Isaías, lançamento acho que só vai ter em SP. Mas se houver por aí, te aviso! 🙂

  25. Parabéns pela mais recente empreitada. Com certeza será mais um sucesso.

    Na minha humilde opinião, a vida é abundante no universo. O problema são as grandes distâncias. E quem tem tecnologia para superá-las também só será visto e notado se assim o desejar

  26. Já está disponível em algum site?

    Procurei por autor no buscapé e bondfaro e não mostrou nada

    Vlw

  27. Estou muito interessado no conteúdo.

    Não sou um entendido no assunto, mas sou pessimista quanto a hipótese de encontrarmos vida inteligente. Acho muito remota a possibilidade de duas espécies atingirem a maturidade tecnológica em períodos relativamente próximos e numa área que permita o contato. Acho menos provável ainda evitar a extinção/autodestruição depois desse estágio. Estamos vendo que aqui na Terra caminhamos a passos largos para a extinção com a degradação do meio ambiente/esgotamento dos recrusos e crescimento populacional desordenado.

    Na melhor das hipóteses creio que iremos encontrar vestígios de civilizações extintas ou vida animal primitiva.

    1. De fato, à primeira vista, sua conclusão parece correta. Tudo muda, contudo, se considerarmos que é possível colonizar outros sistemas planetários e que algumas civilizações, ainda que poucas, sobrevivem por longos períodos de tempo. A questão é: seriam essas duas premissas verdadeiras?

      1. Salvador, você viu o OVNI filmado em cores pelos astronautas no filme colorido divulgado pela NASA em seu blog? Era um objeto gigantesco, mais de km de diâmetro, em altíssima velocidade, e à medida que acelerou, os frames do filme não conseguiram mais registrar.
        O problema dos extraterrestres é que os paradigmas da Ciência consideram que as possíveis outras civilização tem o mesmo “espírito” destrutivo dos humanos da Terra; que o período de vida é o mesmo dos humanos da Terra! Mas que falta de imaginação!

  28. Grande Salvador,

    Já está disponível nas bancas do Rio de Janeiro???

    Irei procurar por ele hoje mesmo!!!

    Um forte e fraternal abraço!

    Sucesso!

      1. Consegui.

        Estou adorando.

        Não foi fácil encontrar.

        Estava esgotado na maioria das bancas!!!

    1. Papel não desperdicei porque seu comentário e o do Celso foram olímpicamente descartados e enviados para a pasta “Retardados”, a qual é claro, mantenho escrupulosamente distante.

      Já quanto ao tempo desperdiçado você e o Celso tem razão. E além disso, se não fosse a admiração que o Salvador tem por Voltaire, eu não teria perdido tão valioso tempo em ler suas reles opiniões e em responder aqui mesmo. Ainda mais sabendo que com a limitada capacidade de raciocinio que ambos possuem na vasta imensidão da sua ignorancia, será praticamente impossível que entendam alguma coisa.

      1. Irmão Lúcifer, não esquenta. Logo, logo o Celso e o José Rubens estarão comigo. E Justiça será feita!

  29. Tá difícil você vir aqui em Brasília pra uma sessão de autógrafos?

    Se não der eu passo procuração pra algum parça aí em São Paulo pra pegar o autógrafo com você.

  30. Parabéns pelo livro! E eu nunca sei se vou ler alguma coisa, mas gostaria, sim.

    Numa note à parte: é bem triste ver um texto de divulgação de literatura para a imprensa não ter o devido cuidado de um readtor. Está repleto de erros que qualquer bom redator pegaria (apenas um exemplo: uma coisa implica outra, nunca “na” outra).

  31. Parabéns Salvador,

    Vou ver se acho por aqui…..mas moro perto do “Seu Zé do Sítio”…. 🙂

      1. Achei na primeira……O rapaz até estranhou…”Ué…..só veio 1 e acabou de chegar….estava até guardando….”

        1. Huahuahua! Boa! A tiragem inicial é de 20 mil! Vamos zerá-la! 🙂
          Depois me conte o que achou do livro!

          1. Já comecei a ler e, como sempre, um excelente trabalho. Estou no primeiro capítulo, onde você faz um resumo do desenvolvimento da astronomia moderna. Dá para ter uma boa ideia dos desafios enfrentados pelos pioneiros e os atrasos devidos à força da intolerância. Os religiosos deveriam ler…..

          2. Hehehe, a parte que acho mais interessante nesse capítulo (talvez por ser menos conhecida) é a série de especulações feitas por todos os cientistas, desde Galileu, acerca de vida extraterrestre. O que Kepler, Newton, Herschel e Huygens pensavam do assunto? Você descobre lá! 🙂

  32. Parabéns Salvador!

    Vou mandar um de presente para um amigo, e outro vai ser para ajustar o pé da cama. 🙂 kkk Brincadeirinha!!! 😉 Estou ancioso para ler o livro de um dos gênios da divulgação cientifica brasileira.

    Abraços.

    1. Muito gentil. E pode comprar um pro pé da cama que paga royalties igual. Hehehe

  33. É melhor ler a Bíblia. É de graça e todas as respostas estão lá!

    “Criou Deus o homem à sua imagem,
    à imagem de Deus o criou;
    homem e mulher os criou.”

    (Gênesis 1:27)

    1. Putaqueparil cara, para de ser chato pelo menos por um mísero dia.
      Por favor, juro que leio a bíblia hoje se você ficar quieto, combinado?

      Obrigado.

    2. Imagina a situação: você odeia comida japonesa, mas todo dia vai jantar num restaurante japonês, e aí passa o jantar inteiro reclamando com o garçom, o cozinheiro e o dono do restaurante.

      “Como é que pode? Isso é um absurdo! Aqui só tem comida japonesa, eu odeio comida japonesa!”

      Imaginei essa cena bizarra quando li seu comentário. Você só acredita na Bíblia e despreza a ciência. Mas é um dos mais fiéis e assíduos leitores e comentaristas deste blog…

      1. Alan,

        O Apolinário presta apenas um desserviço ao comentar aqui. Ele tem uma visão intolerante que nem a igreja dele tem mais. Nem os mais conservadores teólogos e religiosos tem visão tão retrograda e turva como a dele. Sinceramente acho que ele quer apenas audiência.

        1. Rodrigo Corintiano e Paulo Schaefer,

          Não sei por qual motivo implicam com o Apolinário Messias. Ele me é muito simpático. Muito. Logo. logo vou tê-lo aqui comigo!

          1. Diabão,

            Creio que sua lista de espera está cheia de frequentadores do Blog do Salvador!!!

            🙂

          2. Fico feliz que tenha arrumado um lugar bem quentinho para alguns freqüentadores do blog. 🙂

        2. Paulo, em sendo correta sua análise (e tem grandes chances de ser!), acho que o caso já é pra ser avaliado por psiquiatras. Imagina o grau de carência de alguém que precisa passar o dia implicando com os outros pra ter atenção!

          1. Alan,

            Mas não se trata de apenas 1 Apolinário. Você encontra uma boa porcentagem da população com este tipo de intolerância religiosa. Ainda bem que nos dias de hoje não é possível (a princípio) mandar alguém pra fogueira. A diferença das santa inquisições de 400 anos e as atuais é que você não queima o sujeito.

    3. Quem é o et aqui?

      Apolinário, você vai acabar sendo convertido pelo blog do Salvador, pois você não para acessá-lo! Deve ser interessante para você.

      Ou tá com medo da descoberta de vida extraterrestre!

      Não se preocupe, pois se Deus criou você e este mundo, ele deve ter criado outros mundos e outros seres tambem!

      Só que peninha que você não vai ser mais o centro do universo.

  34. Aee Salva! Eu tinha visto lá no Face. Parabéns, man.

    E pode avisar sim, vou querer o meu exemplar assinado!

    Abraços

  35. Parabéns Salvador!

    Legal que leva o selo da Super, gosto muito do conteúdo de lá tb, acho uma parceria bacana.

    Vai fazer o lançamento em alguma livraria?

    1. Sim, deve haver lançamento em livraria, mas ainda não está marcado. Quando estiver, aviso por aqui!
      E sim, eu também fico muito feliz e orgulhoso pelo fato de o livro levar o selo da SUPER.

        1. Cola, uai. É você que vai ter que olhar pra ele toda vez que pegar o livro… o azar é seu. 😛

Comments are closed.