Chuva de meteoros dupla para hoje

Salvador Nogueira

Quem estiver com coragem e tempo livre na madrugada de hoje para amanhã (terça para quarta) terá a chance de ver duas chuvas de meteoros simultâneas. O fenômeno, que acontece anualmente, será observável em todo o Brasil e exige apenas céu aberto e paciência, sem nenhum equipamento adicional.

Imagem mostra uma chuva de meteoros de respeito, registrada em 2006.
Imagem mostra uma chuva de meteoros de respeito, registrada em 2006.

Dizer que são duas chuvas distintas implica a existênciade duas fontes diferentes de poeira cósmica que adentram a atmosfera da Terra, produzindo as famosas “estrelas cadentes”.

Conhecidas como alfa-capricornidas e delta-aquáridas do sul, elas atigem seu pico juntas, no dia 29 de julho, e são muito difíceis de distinguir uma da outra. Primeiro porque seus radiantes (o ponto no céu de onde parecem emanar os meteoros) são muito próximos, localizados respectivamente nas constelações vizinhas de Capricórnio e Aquário. Depois, porque nenhuma delas figura entre as mais espetaculares chuvas anuais de meteoros.

AMANHÃ É OUTRO DIA
Isso, contudo, vai mudar no futuro distante. As alfa-capricornidas são resultado do esfarelamento parcial do cometa 169P/NEAT, que aconteceu uns 5.000 anos atrás. Naquela ocasião quase metade do núcleo desse objeto se desfez. Como todos os cometas, ele é basicamente uma bola de gelo sujo. Ao se aproximar do Sol, o gelo evapora, e o bólido vai deixando partículas de poeira ao longo de sua órbita. São essas pequenas partículas desgarradas que adentram a atmosfera conforme a Terra cruza a órbita do bólido celeste, em seu trajeto anual em torno do Sol.

Ocorre que no momento apenas uma parte pouco densa da nuvem de partículas do 169P/NEAT se oferece ao caminho percorrido pela Terra. Nos próximos séculos, ela continuará a se deslocar lentamente, de forma que, entre 2220 e 2420, o planeta deve se encontrar com a região mais densa da nuvem. Então a alfa-capricornida será a mais prolífica chuva de meteoros anual, com mais de 400 meteoros por hora. É mais do que qualquer chuva que tenhamos hoje.

Por ora, no entanto, ela é bem modesta, de forma que só se pode esperar uma taxa máxima de 5 meteoros por hora. Esse número só não é desprezível porque as estrelas cadentes alfa-capricornidas tendem a ser brilhantes e lentas, o que facilita sua observação.

A segunda chuva a atingir seu pico hoje, delta-aquárida do sul, é aparentemente produto de vários cometas que passam rasantes ao Sol. Com órbitas bem acentuadas, as partículas remanescentes desses objetos viajam em altíssima velocidade, o que produz meteoros bastante rápidos — duração menor que um segundo. Um ou outro atinge grande brilho, mas não é comum. É possível, nas melhores condições de observação, detectar 15 a 30 meteoros por hora.

COMO OBSERVAR
“Para ver uma chuva de meteoros, você só precisa dos seus olhos, uma cadeira de praia e motivação”, explica Gabriel Hickel, astrônomo da Universidade Federal de Itajubá (MG). “Não há região específica do céu a olhar. O ideal é procurar um lugar escuro, longe da poluição luminosa das grandes cidades, com o horizonte livre e deitar-se em uma cadeira de praia, de modo a ver o máximo de céu possível.”

O astrônomo já avisa: não espere um show pirotécnico. “Observe por pelo menos uma hora para ver um número razoável de meteoros. Essas chuvas são melhor visualizadas entre as 2h e as 4h da madrugada.”

Uma vantagem importante é que a Lua está num crescente muito discreto e não atrapalha as observações. Em duas semanas teremos outra chuva de meteoros, as famosas perseidas, mas aí com a concorrência da Lua cheia, o que pode prejudicar o espetáculo.

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook

Comentários

  1. Salvador, ainda é possível ver a chuva de meteoros?
    Hoje vi uma “estrela” cruzando o céu numa velocidade menor do que uma estrela cadente. E não era um avião.
    Num espaço de cerca de 1 hora, vi quatro. Duas delas meio apagadas e num determinado momento elas apagavam.

  2. isso acontece por causo que no dia 29 de julho é o meu aniversário ai os anjos comemoram e ao invés de fogos de artifícios são estrelas kkkkk

    1. eu vi uma ET….na verdade duas….ou eram tres….bom deixa eu tomar mais uma que lembro

    1. Mas Renato, a foto é real!

      Veja a legenda:

      Imagem de longa exposição feita por Matt Molloy durante o ‘auge’ da chuva de meteoros delta-aquáridas nesta quarta-feira (30). Ele uniu todas as fotos em uma única imagem representando duas horas

      😉

      1. Ok, eu havia lido a legenda e sei que a foto é real (até porque faço fotos assim também). E se olhar bem, até dá para ver um (ou dois?) traço que podem ser cadentes. Mas colocar isso como ilustração de chuva de meteoros é, no mínimo, induzir ao erro. Uma ilustração bem mais realística (que também envolve técnicas de sobreposição) foi a que Salvador usou na matéria.

  3. Consegui ver uma estrela cadente as 05:45 hs de quarta feira, em Divinópolis MG, no horizonte sul.
    Poderia ser da chuva de meteoros?

    1. Provavelmente. Mas pode ter sido um meteoro esporádico também, sem relação com a chuva.

  4. quando é o prosimo por q ece eu nao vi nao sabia al quem me a vize quando for o prosimo e se vai dar pra ver em jacarezinho parana

    1. Quando a gente lê alguém escrever próximo = prósimo da vontade de ser um meteoro…pra sumir desse país de analfa!

  5. Só não pode apontar com o dedo !!!! Se fizer isso vai nascer verruga debaixo de braço !!

  6. Fui dormir com o céu claro e estrelado.. acordei às 2 e pouco… nubladaço! Não vi nada 🙁

  7. Muito Obrigado Salvador!

    Ganhei minha noite!

    Não fiquei muito tempo la fora, mas consegui ver com certeza alguns bem legais!

    Animal isso!

    Como viro um astrônomo?
    kkkk

    1. Ainda nada por aqui, são 2h12. Não é possível observar muita coisa, pelo menos por enquanto.

      1. Não me lembro exatamente o ano, acho que foi 2001, o céu estava totalmente encoberto, mas eu , minha irmã e meu marido na época enfrentamos o frio da madruga para ver a uma chuva de meteoros. E sim, valeu a pena! Vimos vários!

  8. Excelente noticia, gracias por la información. Una lluvia de meteoritos es algo que no se ve todos los días.
    Perdonen pero me confundieron un poco con los comentarios, estoy aprendiendo portugués y para mí es importante que sus mensajes sean claros. Gracias.

  9. Salvador gostaria de saber se em São Paulo iremos conseguir ver a chuva de meteoros ? …Aqui a muita poluição …Nesse caso devo olhar pra um lado mas escuro não é ?

    1. Em São Paulo é mais difícil, mas não impossível. As nuvens foram embora! Deve dar! 🙂

  10. Gostaria de saber se em São Paulo daria pra ver a chuva de meteoros ?…Pois aqui a muita poluição …

  11. Olá Salvador Nogueira, gostaria de saber, que horas a chuva de meteoros poderá começar? Quero muito ver, não é todo dia que temos uma oportunidade dessas!

    1. Carol, a chuva tem rolado por alguns dias já. O máximo é na noite de hoje. O melhor horário para ver é das 2h às 4h.

  12. Então em Curitiba será impossível ver qualquer coisa já que o céu permanece nublado em pelo menos 98% das noites de um ano.
    Oh tristeza!!! 🙁

Comments are closed.