Chuva de meteoros dupla para hoje

Salvador Nogueira

Quem estiver com coragem e tempo livre na madrugada de hoje para amanhã (terça para quarta) terá a chance de ver duas chuvas de meteoros simultâneas. O fenômeno, que acontece anualmente, será observável em todo o Brasil e exige apenas céu aberto e paciência, sem nenhum equipamento adicional.

Imagem mostra uma chuva de meteoros de respeito, registrada em 2006.
Imagem mostra uma chuva de meteoros de respeito, registrada em 2006.

Dizer que são duas chuvas distintas implica a existênciade duas fontes diferentes de poeira cósmica que adentram a atmosfera da Terra, produzindo as famosas “estrelas cadentes”.

Conhecidas como alfa-capricornidas e delta-aquáridas do sul, elas atigem seu pico juntas, no dia 29 de julho, e são muito difíceis de distinguir uma da outra. Primeiro porque seus radiantes (o ponto no céu de onde parecem emanar os meteoros) são muito próximos, localizados respectivamente nas constelações vizinhas de Capricórnio e Aquário. Depois, porque nenhuma delas figura entre as mais espetaculares chuvas anuais de meteoros.

AMANHÃ É OUTRO DIA
Isso, contudo, vai mudar no futuro distante. As alfa-capricornidas são resultado do esfarelamento parcial do cometa 169P/NEAT, que aconteceu uns 5.000 anos atrás. Naquela ocasião quase metade do núcleo desse objeto se desfez. Como todos os cometas, ele é basicamente uma bola de gelo sujo. Ao se aproximar do Sol, o gelo evapora, e o bólido vai deixando partículas de poeira ao longo de sua órbita. São essas pequenas partículas desgarradas que adentram a atmosfera conforme a Terra cruza a órbita do bólido celeste, em seu trajeto anual em torno do Sol.

Ocorre que no momento apenas uma parte pouco densa da nuvem de partículas do 169P/NEAT se oferece ao caminho percorrido pela Terra. Nos próximos séculos, ela continuará a se deslocar lentamente, de forma que, entre 2220 e 2420, o planeta deve se encontrar com a região mais densa da nuvem. Então a alfa-capricornida será a mais prolífica chuva de meteoros anual, com mais de 400 meteoros por hora. É mais do que qualquer chuva que tenhamos hoje.

Por ora, no entanto, ela é bem modesta, de forma que só se pode esperar uma taxa máxima de 5 meteoros por hora. Esse número só não é desprezível porque as estrelas cadentes alfa-capricornidas tendem a ser brilhantes e lentas, o que facilita sua observação.

A segunda chuva a atingir seu pico hoje, delta-aquárida do sul, é aparentemente produto de vários cometas que passam rasantes ao Sol. Com órbitas bem acentuadas, as partículas remanescentes desses objetos viajam em altíssima velocidade, o que produz meteoros bastante rápidos — duração menor que um segundo. Um ou outro atinge grande brilho, mas não é comum. É possível, nas melhores condições de observação, detectar 15 a 30 meteoros por hora.

COMO OBSERVAR
“Para ver uma chuva de meteoros, você só precisa dos seus olhos, uma cadeira de praia e motivação”, explica Gabriel Hickel, astrônomo da Universidade Federal de Itajubá (MG). “Não há região específica do céu a olhar. O ideal é procurar um lugar escuro, longe da poluição luminosa das grandes cidades, com o horizonte livre e deitar-se em uma cadeira de praia, de modo a ver o máximo de céu possível.”

O astrônomo já avisa: não espere um show pirotécnico. “Observe por pelo menos uma hora para ver um número razoável de meteoros. Essas chuvas são melhor visualizadas entre as 2h e as 4h da madrugada.”

Uma vantagem importante é que a Lua está num crescente muito discreto e não atrapalha as observações. Em duas semanas teremos outra chuva de meteoros, as famosas perseidas, mas aí com a concorrência da Lua cheia, o que pode prejudicar o espetáculo.

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook

Comentários

  1. Agora pouco estava olhando, e vi alguns, mas é um brilho extremamente rápido e fraco. A melhor chuva que já vi até hoje, foi em 98/99, por volta das 4 da manhã. Foi realmente incrível, tanto a quantidade quanto a duração e a luz que eles emitiam. Infelizmente, naquela época eu não tinha filmadora e muito menos uma câmera digital, pq nunca vi nada parecido, e acredito que nem vou ver tão cedo.

  2. Saí lá fora a poucos instantes e rápidamente consegui ver 2, é um espetáculo magnífico!!!

    1. Em tese, daria para ver umas 30 por hora, mas não é fácil. Só sob condições ideais.

        1. Sim, mas menos, pois está no hemisfério Norte, onde as delta-aquáridas são mais fracas.

    1. tem a previsão da hora mais ou menos é que tenho que acordar 6;30 pra ir para escolha rs queria saber se vai ser por volta das 2;00 / 3;00

    2. Essa chuva de meteoros ja acontece algum tempo mas bem pouco neh ?
      Pois um dia desse sem nenhuma intenção olhei pro céu e vi uma espécie de meteoro, mas a luz era muito forte, e foi muito rápido.

      1. Arilson, pode ser a chuva sim, como também pode ser a ISS ou algum satélite (Iridium).

        😉

  3. Gostaria de saber se aqui em Mato Grosso conseguiremos ver a chuva, se for possível ficarei acordada, quero ver não é todo o dia que isto acontece.

  4. Olá Salvador Nogueira, gostei muito da matéria. Me interessei muito em vê o céu hoje. Será que só a partir das 2h que será visível mesmo? Ou mais cedo da noite poderá está acontecendo tbm? Obrigado.

    1. Chester, dá para observar antes — desde o anoitecer, na verdade. Entre as 2h e as 4h há o período de maior visibilidade, com os radiantes mais altos no céu.

  5. Eu fiquei acordada para ver a dessa madrugada entre 2 e 4 horas, da janela do meu apartamento mesmo e vi apenas 1 meteoro que passou bem rápido e de pouco brilho. Mas valeu a pena. Pelo menos vi, né?

  6. Quero ver quando vier uma gigantesca bola de luz em nossa frente e depois descobrirmos que é um mega asteróide vindo em nossa direção! kkkkk aí eu quero ver dizer que “tudo é tão lindo”.

    1. Rafael. Se descobríssemos que fosse um mega asteróide você nem conseguiria ver a tal bola de luz. Seria um brilho tão forte que você ficaria cego (pelo menos por um momento), logo em seguida a onda de choque iria te esmagar sem você poder fazer nada. Como vê, Não há razão para temer. 🙂

  7. O blog esta cheio de supervisores da língua portuguesa. Vou ficar na mimha. 🙂

  8. Salvador
    Parabéns e grata pelo seu trabalho.
    Sou astrolóloga e amante da Astronomia. Fiz o curso aqui no Cea em Pernambuco, já não existe mais.
    Dei muitas risadas com os comentários aqui mencionados. Ora ora. Ora bolas. Rs rs rs.

      1. Não acredito em astrologia mas você se surpreenderia como eles são sérios e tem cálculos dignos de astronomia avançada….

    1. Acredito que já esteja acontecendo há alguns dias, esta noite será o “auge”, talvez com a incidência maior de “estrelas cadentes” nesta madrugada.

          1. AUHhuAHUAHUhuA self-zoeira! AUHhuAUHAUHUHAUHAUHhuA
            AUHHUAHUAHUhuA
            UHAhuAHUaHUhuAHUaHUA

            Sem mais.

  9. Por que que sempre que existem vislumbres como esse ou está chovendo, ou está nublado, ou está com neblina, ou está com algum fenomeno da natureza que não nos deixa ver nada.
    Eu teria mais chance em ver a calcinha da minha vizinha gostosa colocando roupas no varal as 2 da matina do que ver uma chuva destas.
    E aliás será que ela vai lavar roupa hoje?

    1. Caro amigo você é um forte candidato para trabalhar como REVISOR DE TEXTO ,ja que sabe tudo sobre ortografia oficial ;rrarararaa

  10. Ô Salva, fala pros escravos técnicos de TI aí pra botar um “Reportar Erros” na página. Assim para um pouco de chover comentário (o meu inclusive) corrigindo errinhos bestas..

    😉

    1. Acho bacana que figurem aqui para dar transparência. Errar é humano, after all… 🙂

      1. Sim, mas aí acabam dando mais atenção aos erros (vide a quantidade de mensagens te corrigindo) do que a matéria em si.

        Lembrei de outro tópico que vc escreveu uma redundância lá.. Pelamor, uns 300 comentários só falando do pleonasmo, redundância, erro, bla bla bla.

        MAS de novo, foi só uma sugestão.

        🙂

        Quanto ao assunto do post (pra não ficar só um comentário falando sobre os erros de escrita), vou tentar ver a chuva.. mas o céu em SP não tá muito propício não 🙁

        Ps.: Sexta-feira às 17:57 vai passar um Iridium com magnitude de -8.4!!!!!!!!

        1. Pois é. É meio chato toneladas de comentários corrigindo um errinho. Até porque o texto tem tantas outras instâncias do termo com a grafia correta que fica evidente que foi apenas um lapso. Mas tudo bem. O problema do “reportar erros” é que gera burocracia interna. O email não vai pra mim direto. Então prefiro por aqui, que posso reagir mais prontamente. Desde de manhã, já fiz três ajustezinhos nesse texto. Dois são os errinhos mencionados (ora em lugar de hora e emuma em vez de em uma). O terceiro, mera melhoria de texto. Será que alguém notou? Hehehe

          1. Salvador,

            Comentário é algo adimensional… Logo não pode haver toneladas de comentários..(tô testando sua paciência)

    1. É uma chuva só, vinda de dois lugares. Mas paulistano está azarado em 2014, não consegue ver nenhum tipo de chuva, seja de água, seja de meteoros…

  11. Ótimas informações, se não fosse o frio que faz no sul do Brasil com certeza iria buscar algum descampado para acompanhar o fenômeno, mas sair da cama quentinha para enfrentar temperaturas abaixo de 5 graus é complicado. 🙂

  12. Eu tive o privilegio de ver anos atrás quando ainda morava em Itapecerica da serra, não é como nos desenhos mais é muito lindo ver que o céu de estrelas também é cheio de surpresas. FOI LINDO!

  13. Olá Salvador,

    No começo deste texto você afirma que “o bólido deixa um rastro de partículas”. A minha dúvida é: por que as partículas ejetadas do núcleo do cometa formam esse rastro? Não seria mais lógico, pela Física, elas acompanharem o núcleo do cometa e irem se afastando deste último em todas as direções?

    1. Marcos, ela vão ficando para trás com relação ao próprio cometa pela pressão da radiação solar, mas ficam agrupadas na região de sua órbita.

  14. Meu caro Salvador Nogueira.
    Sou um mero simpatizante da astronomia e um sincero admirador dos seus conhecimentos sobre o assunto. Lendo a matéria “Chuva de meteoros dupla para hoje” de 29/07/2014, especificamente, no sexto parágrafo, você se refere à freqüência com que os meteoros serão visíveis na atmosfera terrestre, como sendo da ordem de “5 meteoros por ora”, tendo, evidentemente, por um lapso de digitação, faltado o indispensável “H” em hora.
    Penso que críticas sinceras e construtivas, só engrandece a quem as recebe com nobreza, portanto, peço-lhe a gentileza de corrigir o verbete no artigo, em prol da clareza e conteúdo que sempre nortearam as suas matérias.
    Receba os meus cumprimentos pelo notável cabedal acumulado sobre astronomia e o meu desejo de que continue a nos brindar com seus conhecimentos.
    Agraços fraternos.
    Antonio Carlos

    1. puta cara chato. por isso que a sua mulher deve olhar para as estrelas dos outros e não para a sua. certinho de m…

      1. Ainda bem que ignorância não dói. Se doesse, não conseguiríamos dormir neste país de apedeutas luliformes…

        1. Marcelo, acredito que você quis dizer “na verdade sua frase deveria ser” já que se trata de uma mensagem feita no passado.
          Ate logo.

    2. Meu caro Antonio Carlos de Souza, aprecio sua disposição em apontar erros corriqueiros no texto de outros.

      Devo, com o perdão de sua pessoa, informar o erro de concordância na seguinte frase: “Penso que críticas sinceras e construtivas, só engrandece a quem as recebe com nobreza…” Onde o correto seria: “Penso que críticas sinceras e construtivas, só engrandecem a quem as recebe com nobreza…”

      Abraços fraternos!

    3. Prezado Antônio, confiando na sua nobreza de espírito, informo-lhe que, talvez por lapso ou por não considerar dignos de significância os sinais gráficos denominados “vírgulas”, o senhor usou uma delas equivocadamente, separando sujeito do objeto na frase a seguir: “Penso que críticas sinceras e construtivas, só engrandece a quem as recebe com nobreza”. A frase também destoa um pouco das regras de concordância verbal da gramática normativa.

  15. MUITO BOM OBSERVAR!! QUAL A CHANCE DE UM METEORO DESSE CAIR… OU MELHOR, CAIR NA CABEÇA DA DILMA?

        1. Salvador, qual a chance de cairem todos os meteoros na cabeça desse Sidnei ? (Zero… imaginei)

  16. Erros de português no texto.
    “Então a alfa-capricornida será a mais prolífica chuva de meteoros anual, com mais de 400 meteoros por ora.” Não seria por hora??? e no paragrafo seguinte, o erro se repete.

    1. Sim, seria, como escrevi em várias outras passagens. Foi mal pelo lapso. Curiosamente, o “Por ora” do parágrafo seguinte não é um erro, como você aponta. Quer dizer “por enquanto”. 😉

  17. O autor se atrapalhou na hora de utilizar as expressões “por hora” e “por ora”.
    No 5º parágrafo, escreveu 400 meteoros “por ora”, quando o correto seria “por hora”.
    Já no sexto parágrafo utilizou adequadamente as expressões.

    1. Diante de uma noticia sobre chuva de meteoros alguns caras se preocupando com um H!!! Isso é que ser mala..ainda bem que não são meus parentes!!!

      1. Ainda bem mesmo, um milhão de vezes.
        É ridícula a posição de certos analfabetos (Sidnei) que não sabem escrever e se intitulam cientistas ou comentaristas.
        Este quando nasceu o pai foi procurar o nome num livro de geografia, achou a capital da Austrália e gostou. Já o filho…

        1. Alvaro, você classifica as pessoas de analfabetas mas não sabe que a capital da Austrália é Camberra e não Sidnei, burro!

  18. Ai pessoal quem estiver com insonia, pode pegar um cobertor e assistir uma chuva de meteoros nesta madrugada

  19. Muito bom! A grandeza da criação reflete a imensidão do poder do Criador, e isto é simplesmente maravilhoso.

    Parabéns pela matéria, Salvador N.

  20. Torcer pra não chover. E por falar em meteoros, aqueles buracos na Sibéria Há chances de ser de meteoritos? O que você acha?

  21. Eu passo, com este frio ainda… Sou mais ir dormir. Para piorar o céu hoje está nublado, vai cair é neve.

  22. Show!!! Vou tentar ver…mas talvez encontre algumas dificuldades já que moro em São Paulo capital… 🙁

  23. Simplesmente Espetacular, uma oportunidade rara – Uma pena o ser humano não dar + valor a natureza.

  24. Hum Legal mais não vai da não aqui está muito frio antes de ver um já terei morrido de hipotermia

Comments are closed.