Nada como um asteroide após o outro
Um grupo de astrônomos amadores brasileiros descobriu nos últimos dois meses nada menos que seis asteroides cujas órbitas os trazem perigosamente perto da Terra. Nenhum deles corre risco de colisão conosco, mas trata-se de um lembrete sinistro de que há muitos pedregulhos perigosos ainda não catalogados lá fora.
Os achados foram feitos em rápida sucessão no Observatório SONEAR, localizado em Oliveira (MG). O primeiro foi localizado em 15 de julho, o segundo, em 23 de julho, o terceiro no dia 4 de agosto, mais um no dia 13, outro no dia 14 e o derradeiro no dia 19. Incluindo a primeira descoberta desse tipo feita pelo grupo, em 20 de maio, são sete no total.
“O pessoal tem brincado que eles estão parecendo uma certa seleção da Europa, fazendo um gol atrás do outro”, comenta Paulo Holvorcem, um veterano brasileiro da caça a asteroides. A que se deve esse sucesso inesperado? Sorte?
“Sinal de muito trabalho”, destaca Cristóvão Jacques, líder da equipe do SONEAR, explicando que o grupo está se esforçando por observar não só em regiões do céu exclusivas do hemisfério Sul, onde há pouca concorrência com outras equipes, mas também em áreas mais “disputadas”, onde atuam projetos consolidados e profissionais de busca de asteroides, como o Pan-Starrs, baseado no Havaí.
Após oito meses de observação, os resultados do SONEAR têm sido extraordinários. Além dos novos sete asteroides próximos à Terra, os astrônomos de Minas também descobriram outros dez asteroides pertencentes ao cinturão existente entre as órbitas de Marte e de Júpiter. E de lá veio a descoberta dos dois primeiros cometas 100% nacionais, ou seja, aqueles descobertos em solo brasileiro, por brasileiros, com equipamento brasileiro.
Um deles, inclusive, chegou a dar espetáculo recentemente para quem tem um bom telescópio (veja foto acima). É o cometa Jacques, que no momento está inobservável no hemisfério Sul, mas bastante visível para nossos vizinhos no Norte. Ele atingirá sua máxima aproximação da Terra (84,4 milhões de km) amanhã e deverá voltar a ser visto no hemisfério Sul a partir da segunda semana de setembro.
TIRO AO ALVO
Dos sete NEOs (Objetos Próximos à Terra, na sigla inglesa) descobertos pelos mineiros, o que pode passar mais perto do nosso planeta é justamente o primeiro que eles acharam, designado 2014 KP4. Sua aproximação máxima deve ser de 7,1 milhões de km (cerca de 20 vezes a distância Terra-Lua). Já o segundo mais perigoso foi o último a ser descoberto, designado 2014 QA33. Ele passará um pouco mais longe, a 8,2 milhões de km. Sem perigo.
Em compensação, se você fosse venusiano, estaria bem mais preocupado com o 2014 QA33. Sua aproximação máxima estimada do planeta Vênus é de 1,1 milhão de km, ou apenas três vezes a distância Terra-Lua. Não vai bater, mas o recado é claro: ainda tem muito pedregulho por aí que não conhecemos de onde vem e para onde vai. Um deles pode muito bem ter uma etiqueta com o nosso nome.
Por isso a importância do contínuo trabalho do SONEAR, sobretudo no céu do hemisfério Sul, onde não há praticamente mais ninguém olhando. Eles são a nossa polícia espacial, pronta para soar o alarme em caso de um asteroide resolver nos fazer uma visitinha.
CARO SALVADOR: VAMOS SUPOR QUE SEJA DESCOBERTO UM ASTERÓIDE EM ROTA DE COLISÃO COM NOSSO MALTRATADO PLANETA. SUPONHAMOS QUE TAL HECATOMBE DAR-SE-ÍA DENTRO DE UNS 10 ANOS(APENAS UM NÚMERO, PODERIA SER 15, 20). MINHA CURIOSIDADE É: O QUE PODERIA SER FEITO? HAVERIA CHANCE DE SE EVITAR TAL MALFADADO ENCONTRO?
GRATO.
Depende muito José. Tamanho, velocidade, data de impacto, etc…
Salvador, sem o tal buraco negro, haveria o movimento de rotação e translação de todos os corpos da via láctea? Na minha grande ignorância sobre o assunto, a impressão que tenho é que o buraqco funciona na verdade como mola propulsora.
rosa comentou em 28/08/14 at 12:06 pm Responder
Salvador, sem o tal buraco negro, haveria o movimento de rotação e translação de todos os corpos da via láctea? Na minha grande ignorância sobre o assunto, a impressão que tenho é que o buraqco funciona na verdade como mola propulsora.
Salvador, vc não me respondeu!!!!!!
A rotação é produto da maior densidade de matéria na região central da galáxia. Ela existiria mesmo que, no lugar do buraco negro, tivéssemos a massa equivalente em estrelas.
O MAIOR CIENTISTA QUE ESTA VIVO DISSE QUE NAO HA VIDA LA FORA. ESTAMOS SENDO MANIPULADOS E VCS DIZEM ISSO QUE HA ME POUPE VI ESSA MATERIA ONTEM PESQUIZEM E PAREM DE SE ILUDIR. VCS ESTAO INDO PARA A PERDIÇAO E NAO ESTAO VENDO.O QUE APARECE NO CEU SAO DRONES COM LUZES CRIADOS PELOS AMERICANOS.E MAIS OS AMERICANOS ESTAO FAZENDO EXPERIENCIAS COM HUMANOS PARA PARECER SERES DE OUTRO PLANETA PARA ILUDIS AS PESSOAS POIS ISSO NAO EXISTE PESQUIZEM E PAREM DE SER MANIPULADOS VCS SAO MARIA VAI COM AS OUTRAS
E quem seria este “maior cientista que está vivo”? Não conheço.
Deve ser parente do “colega engenheiro” da NASA, que tantas pessoas usam como argumento para desacreditar a ida do homem à Lua.
“Falei com um colega engenheiro da NASA, que disse que é tudo mentira.”
KKK
Stephen Hawking
Hawking diz que acreditar na existência de extraterrestres com níveis de inteligência semelhantes aos nossos é uma ideia perfeitamente concebível. Segundo ele, é exatamente esse o motivo pelo qual devemos ter medo de estabelecer contato com qualquer espécie que não tenha se originado na Terra.
PESQUIZEM?
Seria essa uma palavra alienígena????
“Busquem conhecimento!” – ET Bilu
Filho… dá pra traduzir? não sei que lingua vc esta falando.
O Rob tem um probleminha com pontos e vírgulas. Ah….e com americanos também.
Sua ignorância tapa seus olhos e seus ouvidos. Seja mais aberto a novas possibilidades e sua vida melhorará muito. Não seja bitolado em religião, pois ela é o meio que alguns homens encontraram para manipular pessoas como você. Tenha FÉ e seja bom, para Deus, isto basta!!!
Um dos maiores, Carl Sagan, disse que seria um grande desperdício de espaço não ter vida em outros lugares.
Cara, esse tal de “perdição” deve ser um lugar legal, já que todo mundo vai pra lá! Eu quero ir pra lá, ficar no céu tocando harpa com asinha nas costas e contemplando as nuvens por toda a eternidade deve ser chato pra caramba!
Rob, os drones são invenções recentes.
O que eu saiba, indícios de objetos voadores não indentificados existem desde a antiguidade! (Mesopotâmia, suméria, Mahabaratha, Bíblia, etc).
Mas vamos falar da 2ª guerra mundial para cá. Mau tinhámos aviões, (não existiam drones), os avistamentos e a casuística era muito forte.
Mas descartando os casos dos discos voadores, a probalidade de vida lá fora é muita alta. Hoje seria difícil imaginar que em universo tão absurdamente vasto, somente este planetinha teria vida. Se há vida aqui, tambem há vida lá!
Incrível com tanta pedra grande solta por ai e a terra nunca é atingida, ou melhor, faz milênios que não é atingida. A Terra é ímpar. Por acaso?
A Terra é atingida. Não viu o pedregulho que caiu na Rússia outro dia?
Ó como a Terra é constantemente atingida:
http://gizmodo.uol.com.br/meteorito-novato-california/
🙂
Na verdade a Terra “coleta” dezenas de toneladas de meteoritos todos os dias.
http://science.nasa.gov/science-news/science-at-nasa/2011/01mar_meteornetwork/
Salvador, bom dia.
Matéria interessante, sempre é bom ver que existem brasileiros realizando importantes descobertas e ganhando destaque por isto.
Mas, fugindo um pouco do assunto, gostaria de saber sua opinião sobre um assunto.
A respeito de OVNI´s , na hipótese de existir vida em outras regiões do universo e possuírem, ainda, tecnologia bem mais avançada que a nossa, seria compreensível acreditar que eles possam se deslocar utilizando motores capazes de modificar o espaço-tempo.
Já vimos vários relatos sobre aparições de objetos desconhecidos, não digo que eu acredito nos relatos ou não, mas muitos dizem que se realmente viessem visitar o nosso planeta seriam detectados antes de chegarem e etc., mas a dúvida, viajando com um motor de dobra espacial a nave ficaria indetectável?
Desculpe se falei bobeira, mas estou começando a me interessar e muito por astronomia há pouco tempo e me surgiu este questionamento.
Abraço e sucesso!
Fernando, detalho minha opinião sobre OVNIs no meu livro “Extraterrestres”. Em essência, acho que há casos que desafiam explicações convencionais. Mas a ciência tem pouco a dizer a respeito deles, de forma que nada sabemos sobre sua real natureza. Podem ser ETs nos visitando? Podem. Podem não ser? Podem. Não sabemos.
Mas uma nave viajando em dobra espacial seria detectável?
Talvez a própria dobra fosse detectável, causando uma ondulação no espaço-tempo. Mas ninguém sabe se ela é possível, que dirá detectável!
Vocês estão assistindo jornada nas estrelas demais!
Você quis ser sarcástico, porém muitas coisas que temos hoje são/foram inspiradas na ficção, Jornada nas Estrelas inclusive… então não vou considerar como uma ofensa, e sim como um elogio.
Seu parente Eu? Parece muito com você.
Nao brinca, descobriram seis asteroides ???… nossa, que incrivel !!!!!!!!!.
Seis asteroides em dois meses. Esse é o fator “não brinca” da história.
Quantos você descobriu?
Nada incrível. Apenas uma vida medíocre, como esse seu comentário.
É os asteroides estão perto mesmo, só 222 vezes a distancia da terra até a lua!
A aproximação máxima deles, como está no texto, é bem menor que essa.
Sem falar que essa distância, em termos astronômicos, é uma “ninharia”. 😛
É uma “raspada” na nossa casa, a Terra…
“Se o asteroide tivesse uma demão extra de tinta, raspava na Terra”
;D
Creio que há vida fora da terra sim!pois creio que tudo existe foi criado por um Deus muito poderoso. seria muita prepotência nossa achar que só há vida aqui Mais creio também que estes seres infinitamente mais inteligentes pois não creio que tem pecados assim como nos , viriam nos visitar como falam por ai ou viajariam milhões de km para vir aqui matar vacas e estudar as pessoas como muitos acreditam. E creio que um dia não tão distante o criador de tudo isto virá com poder e grande gloria buscar e salvar a todos que o amam de todo o coração .também creio que que Deus com todo o seu amor projetou tudo como um grande arquiteto e que não é de sua vontade que a raça humana pereça com a entrada de um cometa ou um meteoro em nosso planeta ,que esta localizado em um ponto muito especial. Deus não iria morrer para nos salvar{ Jesus} e depois nos deixaria morrer de uma forma tão horrível .
Deus não iria morrer para nos salvar{ Jesus} e depois nos deixaria morrer de uma forma tão horrível
Será? Não apostaria minhas fichas nisso…
Até porque pessoas morrem de maneira muito mais horrível todos os dias. Basta olhar por aí e constatar.
Pessoal da Faixa de Gaza, as vítimas do Estado Islâmico, galera morrendo com o Ebola na África, só pra ficar nos mais recentes. Nem vou falar do genocídio curdo na época do Saddam Hussein ou da limpeza étnica na Bósnia…
Sério, cara? Jesus x asteroides?
Crentelho e sua teoria estapafúdia….
Este Deus que os homens criaram não existe.(Dizem que estas divindades na verdade eram extraterrestres mais evoluidos do que nós).
Mas existe uma força criadora no Universo que dá a vida. Esta energia (luz) que emana em todos os seres vivos e astros, o que até hoje os ciêntistas tentam descobrir como esta energia vem e se esvai em um corpo. O porquê da vida e da morte!
OFF: #OSCONSPIRACIONISTAPIRA2
http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2014/08/28/peixe-fora-da-agua-da-pistas-sobre-evolucao-da-vida-para-a-terra.htm
😀
Ops, onde se lê “#OSCONSPIRACIONISTA” entenda “#OSCRIACIONISTA”
:$
Se existem 4,4 Bilhões de Planetas, devemos enviar os nossos politicos, um para cada lugar, nós seriamos um povo abençoado por Deus!!!!!Politico é igual água de Salcicha, não serva para nada!!!!!!!
Nossa, que original!!! Como não pensei antes, comentar sobre política em um post sobre astronomia!!! Caramba, você me surpreendeu. Quanta inteligência!!!
¬¬
SOU A FAVOR DESSAS PESSOAS QUE VIGIAM O SISTEMA SOLAR EM BUSCA DE… ASTEROIDES POIS A NASA ESCONDE MUITO DE NOS. QUE ESSES OBJETOS VAO COLIDIR COM A TERRA POIS E PLANO DELES QUE E A DESTRUIÇAO DAS PESSOAS OU SEJA ELES QUEREM DIMINUIR A POPULAÇAO MUNDIAL POR ISSO QUE NAO DIVULGAM ESSES PEDRAS QUE VAO COLIDIR COM A TERRA. E NADA DE EXTRATERRESTRES PARE DE ASSISTIR FILME DE FICCÇAO
Verdade, a NASA é a filial do Inferno na Terra. Escondem tudo de nós! O pior é que quando não escondem e falam a verdade, ninguém acredita!
TACA-LHE PAU, NASA VÉIA!
¬¬
Tirando os excessos do comentário acima, o resto é justamente o que, na minha opinião, valoriza ainda mais este trabalho dos mineiros. Isto é, um grupo brasileiro que adquire informação, conhecimento, experiência e nos torna menos dependentes do que vem dos outros países, nem que seja só um pouquinho menos dependentes.
Parabéns à esta equipe que, com dificuldades ou não, vai abrindo o caminho e fazendo um trabalho sério e confiável.
Muito pelo contrário, ROB. A NASA dá dinheiro e incentiva iniciativas como essa do SONEAR. Eles investem em grupos independentes como esse para ajudar na detecção de NEOS e tem um programa de pagar 20 mil dólares para programadores que desenvolverem softelwares que ajudam a detectar esses objetos. Quem não investe nada, é o nosso governo que não destina quase verba alguma no desenvolvimento científico do nosso país. Pare com essas teorias conspiratórias de que a NASA quer matar populações e procure conhecer mais sobre esses assuntos antes de bolar essas idéias mirabolantes sobre isso.
E mais um detalhe. Sobre a NASA esconder informações de suas descobertas, não há nada mais justo que isso!!!! Eles investem bilhões e mais bilhões de dólares em seus programas de pesquisa, com dinheiro do contribuinte norte-americano, e eles como um órgão governamental tem que guardar as informações de acordo com o interesse do país deles. Ou você acha que eles vão investir sozinhos e ainda vão dividir as informações com quem não deu um centavo sequer?!?!
Victor, na verdade a Nasa divulga praticamente tudo que descobre. Só tecnologia ela não entrega.
Rob… de novo? pede para alguém escrever para vc. De preferência sem usar caixa alta (é falta de educação, tá?)
Karin,
Caixa Alta?? Cê é tipógrafa? 🙂
Salvador, muito obrigado por esta matéria, venho sempre acompanhando as notícias vindas do Brasil, apesar de residir no Japão há vários anos. Infelizmente aqui no Japão não é possível encontrar seu livro, pois renderia ótimas horas de leitura, mesmo assim meus Parabéns!!!
Valeu!
Num país onde se cultiva o absurdo; onde são eleitos políticos idiotas (não por protesto, mas por puro deboche), e onde os heróis não são os bons, e sim os espertos, é um alívio ver gente que se esforça por produzir ciência.
Tiro meu chapéu e aplaudo de pé!
Não irei! haha.
Oi?!
Finge que não viu…
Bom dia Salvador!
Primeiramente temos de parabenizar a equipe do SONEAR pelas descobertas que acho apaixonante e agradecer a você por nos mante update. Se um dia, enquanto eu viver, existir a possibilidade de um asteroide colidir com a Terra espero que as coordenadas sejam de regiões belicosas ainda que as populações não tenham culpa e, se, for um asteroide “brasileiro”, que caia sobre Brasília em dia de máxima presença de políticos e puxa-sacos para serem pulverizados ou vaporizados. Desculpe-me pelo “off the topic”, mas acho que o meu sentimento contra a classe política encontra muitos adeptos. Em relação ao seu livro tenho procurado nas bancas e livrarias, mas como no jargão policial, ainda não logrei êxito.
Salvador, percebeu que o Eu tem certo respeito pelo Tetsuo?
Ainda bem, porque o Tetsuo merece e o Eu reconhece. rs
Ainda vamos descobrir, algo surpresa, Não existe calculo matemático que diz , que estamos sozinho no universo (vida)….
A probabilidade da Terra sofrer um impacto de um asteroide é maior da que o Salvador ser exatamente essa pessoa tão legal que ele é.
Salvador, aproveitando a oportunidade, gostaria que você me tirasse uma dúvida fora do contexto – e que em me tirando o sono, ultimamente. É a seguinte:
No centro de nossa galáxia, há um buraco negro super massivo – sua massa é estimada em três milhões de vezes a do Sol.
Todos os braços da Via Láctea terminam nele.
Como todos sabem, buraco negro exerce uma atração gravitacional colossal sobre a matéria sujeita a sua influência, chegando ao ponto de nem mesmo a luz conseguir escapar de sua atração gravitacional.
Então, a pergunta: não estaríamos num “redemoinho galáctico” rumo ao centro da galáxia?
Talvez você diga que não, porque a órbita do Sol em torno da Via Láctea é constante
O problema é que desde sua criação, o sol deu no máximo 20 volas em torno do centro da via láctea.
Seria suficiente para invalidar a “tese” do “redemoinho galáctico” afirmar que o sol tem sua órbita constante em torno do buraco negro supermassivo do centro de nossa galáxia?
Lúcio, não estamos, felizmente, sendo sugados para o ralo. Do ponto de vista de quem está na periferia da galáxia, tanto faz se a massa do centro está distribuída em estrelas espalhadas por ali ou concentrada num imenso buraco negro — a atração gravitacional é a mesma. A impressão de que um buraco negro puxa os objetos para ele é falsa. Dá na mesma se ali tem um buraco negro ou uma estrela com a mesma massa.
Salvador,
Por gentiliza, poderia detalhar esta passagem:
” A impressão de que um buraco negro puxa os objetos para ele é falsa.”
Que diferença faz você ter o Sol, com 1 milhão de km, no centro do Sistem Solar, ou um buraco negro de 10 km com a mesma massa? Nenhuma! Se a massa é a mesma, a atração gravitacional é a mesma. Em sua velocidade atual, a Terra permaneceria tranquilamente em sua órbita. Só cai no buraco negro quem cruza o horizonte d eventos — o chamado ponto de não-retorno. Mas você pode orbitar um buraco negro do mesmo jeito que se orbita qualquer objeto astronômico.
Entendo perfeitamente, Salvador.
Excelente analogia!
O que me fez pensar essa asneira foi o fato dos braços da nossa galáxia terminarem no centro dela.
Meu erro foi confundir essas braços com a órbita do sol em torno da via láctea.
Não chega a ser uma asneira, porque de fato o padrão formado pela água indo pelo ralo de fato é o mesmo dos braços espirais! O problema foi levar a analogia longe demais, imaginando que o buraco no centro da galáxia também é igual ao buraco no centro do ralo! 🙂
Concordo, Salvador.
Última pergunta – um tanto quanto complexa:
Saberia me dizer qual é o limite do horizonte de eventos ou o ponto de não retorno do buraco negro do centro de nossa galáxia?
Se não me engano, ele tem cerca de 150 milhões de km de diâmetro.
Ok. Vlw!
É bom ver que de alguma forma temos, no Brasil, buscado desenvolver a investigação e o conhecimento.
Vou começar a andar de capacete.
NAO VOU POIS E PERDA DE TEMPO DIZER Q HA VIDA LA FORA. POIS AS PESSOAS ESTAO SENDO MANIPULADAS PELA ELITE Q GOVERNA ESSE MUNDO.EU EXPLICO. NA CARTA DE JOGOS ILLUMINATTIS TEM IMGENS DE SERES EXTRATERRESTRES E DISCOS VOADORES LA DESENHADO OU SEJA E CRIAÇAO DOS ILLUMINATTIS PARA ENGANAR AS PESSOAS. NAO HA VIDA LA FORA OUTRA TESE E Q. AS PESSOAS DIZEM QUE ARROGANCIA QUE GANANCIA DIZER Q SOMOS SO NESSE UNIVERSO. EU DIGO QUE NAO HA NEM UM SO SACI PERERE OU UMA MULA SEM CABEÇA. EM TODA A TERRA. EU DIGO QUE GANANCIA QUE ARROGANCIA DIZER QUE SOMOS SO NOS EM TODA A TERRA E Q NAO HA UM SO SACI PERERE E UMA MULA SEM CABEÇA. DEIXEMOS DE SER IGNORANTES SAO SO PALAVRAS VAZIAS. DUVIDO PUBLICAR MEU COMENTARIO POIS VCS SAO ENGANADORES
Tá publicado. Mas Illuminattis e sacis pererês é dose, viu? 😉
Maluco, deixa só eu cheirar esse lance que vc tomou aí, pq o bagulho é FOOOORTE!
Já eu quero passar longe desse bagulho. Dá uma bad trip da p#@ra…
O nome disse é doença e felizmente não há cura.
” – vai morrer pra lá, sai daqui!”
Além das asneiras, cansa ler ESTES COMENTARIOS SEM PONTUACAO SEM ACENTOS E COM ESSA CHATURA DE TROCAR LETRAS E ABREVIAR OUTRAS ALEM DE COLOCAR TUDO EM MAIUSCULAS
Né não? mal dá para entender! Além do que, pelo pouco que se consegue “traduzir”, o que ele esta querendo dizer esta perigosamente próximo a uma renomada besteira.
Acho que está mais para uma besteira disforme.
Cara, qual essa pinga que você toma? onde você compra? Ou é você mesmo que fabrica? Compartilha aê, mano, que essa é da boa!
“51”!
Cara este iluminatti game não é nada!
Os conspiracionistas de plantão o utilizam em suas notícias bizarras. Mas nada do que tem nelas bate. São muitas cartas! Então qualquer fato que aconteça, é só pegar uma que é semelhante!
É como um vidente que joga no bicho para ver se acerta.
Obs: Se existisse vidente de verdade, com certeza ele não seria pobre e picareta!
Entre o céu e a terra há muito mais que nossa vã compreensão atinge.
A VIDA LÁ FORA É TÃO ABUNDANTE QUANTO NA TERRA. NÃO CRER É DUVIDAR DA CAPACIDADE DE CRIAÇÃO DO GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO?
O que vc disse é muito “justo e perfeito”…
cai
Que legal. Parabéns para esses brasileiros que estão contribuindo com a ciência.
Muito bom, Estou orgulhoso.
Salvador, suponha que um pedregulho resolva nos fazer uma visitinha. E aí?
Aí a primeira pergunta é quando. Se for em muitas décadas, podemos tentar algo sutil, como pintar o asteroide de branco (tornando-o mais reflexivo e alterando suavemente sua órbita) ou mesmo acoplar uma nave nele e empurrá-lo para fora do curso de colisão. Se o impacto for iminente, questão de meses, podemos tentar a força bruta: uma bomba nuclear para quebrá-lo em pedaços.
Prezado Salvador,
Poderia explicar melhor como a pintura de um asteróide de branco poderia mudar sua órbita?
Quanto mais claro é um objeto, mais luz ele reflete. Ao pintar um asteroide de branco, ele refletiria mais luz solar, e as partículas de luz dariam um suave empurrão nele, deslocando-o suavemente de sua órbita original ao longo de décadas. Detalho esse processo no meu livro “Rumo ao Infinito”.
Boa a matéria. Porém se fosse descoberto um asteroide que fosse bater na Terra, nós teríamos tecnologia para evitar , destruir ele ?
Acabei de responder isso em outro comentário com mais detalhes. Mas, possivelmente, sim.
Parabéns aos nossos astrônomos. Excelente trabalho. São devidas às pessoas como estas, que nos dá orgulho de sermos brasileiros.
São pessoas assim que deveriam ser celebridades, e não as pseudo-celebridades, popozudas, acéfalos etc.
Não que não se tenha algumas das celebridades que existem atualmente (muitas são puramente dispensáveis), mas estes que realmente fazem coisas importantes, fazem ciência, tecnologia etc, deveriam receber muito mais valor.
Como podemos ter certeza que estes asteroides não vai chegar na terra como aconteceu lá na Russia pegou todos de surpresa.
O único jeito é olhando pro céu e mapeando a localização dos objetos antes deles caírem.
Legal o trabalho deles. É uma pena não termos mais gente no hemisfério sul vigiando.
É impressão minha ou notícias “mais sérias” afugentam os comentário idiotas… olha só! Nem os nibirutas apareceram.
Nada, cara. A matéria na na home do UOL. A maioria dos comentários vai ser alguma imbecilidade sobre política ou sobre alguma divindade qualquer, ou xingando o Salvador.
Salvo raríssimas exceções.
Mas hoje tá em alto nível mesmo! 🙂
Shhhhhhhhhh… não fale isso “em voz alta”!
cometas 100% nacionais, ou seja, aqueles descobertos em solo brasileiro, por brasileiros, com equipamento brasileiro.e colocamos o nome de cometa jacques, brincadeira em.
O descobridor se chama Cristóvão Jacques, e os cometas são habitualmente nomeados segundo o nome de seus descobridores. Padrão de nomenclatura.
deveria chamá-los de pão de queijo 1, 2 ….
Eu tenho certeza absoluta que nesse universo infinito a vários, milhares de planetas com vidas, eu não digo em nosso sistema solar! ou talvez até poça existir; mas… muito distante daqui! Mas que tem temmm!!!
Pois é! Deveríamos encaminhar a problemática aos comunistas brasileiros para que solicitassem a Dilma uma maneira de desviá-los ao invés de ficarem criticando os americanos (os únicos com competência a nos dar alguma esperança)!
Parabéns à equipe do SONEAR pelas descobertas e também pela autonomia do grupo…
bom dia Salvador, me informe como comprar on line o livro, estou um pouco longe de SP, rsrs, abraços, no aguardo.
Maurício, o único lugar que vi vendendo online até agora é http://www.jovembanca.com.br. Mas ouço a promessa de que haverá em breve na Saraiva online. No mundo real, tente em bancas de jornal! 🙂
Nós perdemos a copa, mas o pessoal do SONEAR tem nos brindado com esses belos gols espaciais!
Sinto falta da queda de meteoritos… Raios, só caem no mar ou em florestas? Ô Pedrão aí do céu, dono da pedraria espacial, tás com a mira ruim, hem? Só acerta na água, em deserto ou em floresta…Que tal um alvo de bacia virada e dois espetos?
A foto acima é linda de mais da conta…
Parabéns a esses bravos brasileiros!
Cadê meu comentário???
Tá aqui.
O sistema de varredura dos observatórios tem evoluído bastante. Parabéns aos nossos esforçados e desamparados astrônomos, tanto de instituições como individualmente.Jamais desistam ou cedam em seus intentos, são nossas “vigias” para o espaço sideral, tanto para eventuais previsões como para detecção de possíveis futuros visitantes…
O Salvador já contou parte da história deste pessoal do Sonear. O equipamento é todo nacional (espelho e estrutura), feito com recursos próprios. Isto só aumenta a importância dos trabalhos.
Pelo que entendi, nenhum deles ameaçam o nosso planeta, o risco real fica por conta dos fragmentos que possam estar viajando em rota de colisão conosco. Dos males, os menores…
muito bem rapazes mais se esses pedregulhos resolver nos visitar o que podemos fazer.
Há várias opções, dependendo do tempo que restar para uma colisão. Teremos de desviá-lo!
os asteróides foram assim chamados: Dilma,Lula, Dirceu,Maluf, Bolsonaro, Sarney e Collor
Nossa, que original!!! Como não pensei antes, comentar sobre política em um post sobre astronomia!!! Caramba, você me surpreendeu. Quanta inteligência!!!
¬¬
Salvador, bom dia: é bom sabermos que os pedregulhos não vão nos trazer problemas, mas o destaque da notícia com certeza vai para os astrônomos brasileiros – amadores nada, os caras são competentes mesmo – e parabéns para eles. Mas, esse seu livro “Extraterrestres” bateu na minha curiosidade (você sabe que a curiosidade é um perigo) e gostaria v. me enviasse material (releases, fotos), etc, para divulgarmos aqui em Fortaleza. Um grande abraço, Pedro Martins Freire
Pgdro, aqui o release:
http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/2014/07/25/meu-novo-livro-extraterrestres/
Abraço!
Salvador,esse seu livro deve ser um espetáculo,tem fotos?Quanto aos cometas e asteroides,atrás deles vem o destruidor,justamente no hemisfério sul.
O livro tem uma ilustração para cada capítulo.
Parabéns ao grupo pelas descobertas e que sirva de inspiração aos jovens amadores para que o pais possa crescer muito na pesquisa e conhecimento astronomico.
Nunca na “istoria” desse país ninguém descobriu “isteróidi”então vejam o avanço
“Brasileiros descobrem seis asteroides que ameaçam Terra”
“… seis asteroides cujas órbitas os trazem perigosamente perto da Terra. Nenhum deles corre risco de colisão conosco, …”
Coerência mandou lembranças.
Thiago, é perfeitamente coerente. Nenhum deles traz risco de colisão em sua órbita atual, mas são ameaçadores porque qualquer novo desvio de órbita (por exemplo, ao passar de raspão por outro planeta ou mesmo pela Terra) pode colocá-lo em rota de colisão. O Sistema Solar é um troço dinâmico, meu caro. Ou, como diz o sábio, o mundo gira e a Lusitana roda! 🙂
Ou, como digo eu, interpretação de textos fail.
🙂
Ok, Salvador. Realmente não tinha conhecimento disto, mas como leigo no assunto não teria como saber, e o seu texto não informa sobre essa possibilidade. Portanto, continuo achando que não está coerente. Se a órbita pode sofrer desvio, você não pode afirmar que “Nenhum deles corre risco de colisão conosco”, concorda?
Talvez fosse mais preciso dizer que no momento nenhum deles corre risco. 😉
Parabéns à equipe pelo trabalho realizado. Tem algum com rota para Brasília? Penso no dia em que a humanidade vai se reinventar à força.
Nossa, que original!!! Como não pensei antes, comentar sobre política em um post sobre astronomia!!! Caramba, você me surpreendeu. Quanta inteligência!!!
¬¬
Para de dá copy paste!!!!
Brasília tem corruptos, ladrões, políticos desonestos e 99% da população é de gente honesta e trabalhadora, tentando sobreviver de boa. Querer que um asteroide caia aqui e destrua tudo ao invés de aprender a votar só mesmo vindo de uma cabeça tacanha como a sua!
Toma! huahuahua