Asteroide passará de raspão pela Terra

Salvador Nogueira

Sabe aquele asteroide que caiu na Rússia no ano passado? Um igualzinho vai passar de raspão pelo nosso planeta neste domingo, por volta das 15h (de Brasília). Não vai bater, mas estará a cerca de um décimo da distância até a Lua — aproximadamente 40 mil km. Convenhamos, quando um pedregulho de cerca de 20 metros de diâmetro vem na sua direção a mais de 45 mil km/h, a gente tem de se preocupar, não?

Concepção artística de asteroide passando de raspão pela Terra. Ufa!
Concepção artística de asteroide passando de raspão pela Terra. Ufa!

A Nasa divulgou o achado ontem, obtido de forma independente por dois grupos de astrônomos nos dias 1 e 2 de setembro. Batizado de 2014 RC, o bólido celeste de início causou alvoroço, mas, a essa altura, com a órbita mais bem determinada, já sabemos que com certeza ele não corre risco de colidir. Por via das dúvidas, contudo, é bom continuar acompanhando sua trajetória depois que ele passar por nós, sobrevoando a região da Nova Zelândia.

DICA: Você se interessa pelo tema da busca científica por vida alienígena? Clique aqui e baixe uma amostra grátis do meu livro, “Extraterrestres: Onde eles estão e como a ciência tenta encontrá-los”

“Embora o 2014 RC não vá impactar com a Terra, sua órbita o trará à vizinhança do nosso planeta no futuro”, disse a agência espacial americana, em nota. “O movimento futuro do asteroide será monitorado de perto, mas nenhum potencial encontro ameaçador com a Terra foi identificado até agora.”

O lance é que, ao passar de raspão pela Terra, o asteroide tem sua trajetória alterada pela gravidade do planeta. Isso já é incluído nos cálculos, mas não custa confirmar depois do encontro para ver se está tudo certinho, não é? O seguro morreu de velho.

PERIGO CONSTANTE
Sabemos que esse não vai bater, mas dá um calafrio, vai? Pois vá se acostumando. O Mensageiro Sideral conversou com o caçador de asteroides brasileiro Cristóvão Jacques, e ele disse que não é tão incomum a descoberta de bólidos passando a um tiquinho de nós. “A gente pega um desses duas a três vezes por ano”, afirma.

Claro, de vez em quando não pega. E aí o asteroide só é descoberto depois que já passou, ou quando cai — como aconteceu em Chelyabinsk, na Rússia, em 15 de fevereiro de 2013. Naquele dia, um asteroide com estimados 20 metros de diâmetro explodiu ao adentrar a atmosfera terrestre, liberando uma energia 30 vezes maior que a bomba atômica de Hiroshima.

A onda de choque produzida pela explosão a 30 km de altitude danificou 7.200 prédios em seis cidades da região, e cerca de 1.500 pessoas ficaram feridas.

Ou seja, mesmo não sendo objetos capazes de destruir a civilização e devastar a vida globalmente (como o asteroide que matou os dinossauros, 65 milhões de anos atrás, que tinha pelo menos 10 km de diâmetro), bólidos como o 2014 RC podem fazer muitos estragos.

Confira a órbita do 2014 RC e sua posição, assim como a da Terra (marcada como "Earth"), ontem.
Confira a órbita do 2014 RC e sua posição, assim como a da Terra (marcada como “Earth”), ontem.

Felizmente, temos cientistas pensando em como detectar esses objetos antes que caiam aqui e também como desviá-los, se for necessário. “Este objeto é um ótimo análogo do bólido de Chelyabinsk”, afirma Eric Christensen, astrônomo da Universidade do Arizona em Tucson e um dos descobridores. “Acho encorajador o fato de duas grandes iniciativas de rastreio o terem detectado independentemente e que o objeto tenha sido anunciado cerca de quatro dias antes da aproximação máxima. Este é um ótimo exemplo de como o sistema tem de funcionar (e funciona!), que espero ajude a calar parte do barulho sobre como o céu está desabando e não temos capacidade para fazer nada a respeito.”

E você que pensou que astronomia não tinha utilidade prática?

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook

Comentários

    1. Com trilhões que são desviados por ai, ja teriam algum projeto para desviar esse asteróide rapidinho mais não cairia em brasilia.

    2. Deveria cair na cabeça de gente burra que não sabe votar e manda pra cá um bando de corruptos…

  1. Salvador,

    Sobre um astrônomo da Universidade do Arizona dizer que acha encorajador o fato de terem detectado e anunciado a aproximação de um objeto a quatro dias da aproximação máxima, ele não está sendo otimista demais ? Afinal, e se fosse um objeto maior, ou até mesmo esse mas em rota de colisão com nosso planeta, quatro dias não é um período muito curto para se fazer algo ? Fora os que a matéria diz que só são detectados após já terem passado. Isso nos transmite a sensação de que estamos muito atrasados em relação ao tema. Sendo assim, pode até ser que ainda hoje algo “atropele” nosso planeta e nós nem imaginamos.

    1. Se fosse um objeto maior, daria para ter visto mais de longe. Os que têm 1 km ou mais (do naipe matador da vida em escala global) já estão 90% catalogados. 😉
      O problema com os que só pegamos depois que passaram é que eles vêm da direção do Sol, onde os telescópios não podem olhar. Tendo dito isso, não estamos mesmo protegidos no momento. Mas estamos melhorando nossas defesas. O negócio é baixar a cabeça e continuar trabalhando. Mas tenho total confiança na civilização para resolver esse problema no médio prazo.

    1. Piadinhas velhas e de mal gosto. Sou brasiliense, moro em Brasília e não sou ladrão. Poderiam desviar um pedacinho para cada cabeça de brasileiro burro que só vota em corrupto.

  2. É marca da estupidez humana como as potências ainda gastam tão pouco na detecção e em formas de defesa contra estas ameaças.

    Bilhões vão para o ralo de mísseis nucleares cada vez mais potentes e indefensáveis para que?

    Quando vier ( e não “se” ) um desses ateróides gigantes pode atingir qualquer país e seria mais sensato todos se ocuparem deste problema “concreto”.

  3. E a fome continua. Vamos plantar mais feijão pra alimentar o povo.

    inves de se preocupar com o que tem no espaço.

    muita gente nesse mundo tem a vida interrompida por fome doença e violencia, tudo nas costas das grandes nações imperialistas do mundo, que não estão nem ai pra você.

    Eua Inglaterra Alemanha Russia…. não confiem em ninguem que venha do hemisferio norte

          1. Não sou seu amigo.

            Cabeça pequena é achar que uma cultura totalizadora e segregadora, a qual, escolhe que a maioria da população tem que passar fome ou morrer em guerras e doenças para pequena minoria em um delírio se achar que é escolhida por deus para explorar tudo que há de “valioso” no planeta terra.

            Viva todos maluco brasileiro

          2. “Meu amigo” é força de expressão.

            Realmente não sou amigo de alguém que sabe apenas se lamuriar do próprio infortúnio e que provavelmente diz por ai que não vai votar para mostrar seu desprezo pelo “establishment”. Revoltadinho que faz apologia à violência mas vem militar num blog de ciências. Que julga as pessoas pela origem e que, se for diferente da sua, não valem nada.

      1. Eu ganho dois salários minimos por mes, quem tem que dividir o dinheiro são os irmãos marinho(donos da rede globo) por exemplo, que juntos possuem mais de 100 bilhoes de reais. e sonegam impostos, cerca de 400 milhões na ultima decada. E ainda te pedem para colaborar com o criança desesperança.

        A chanceler da alemanha imprime dinheiro, desvaloriza o euro no seu territorio… vende volksvagem em Real aqui no brasil, que convertido em Euro na Alemanha gera lucros astronomicos.
        Isso é um crime.

        A fome no brasil é uma questão de escolha há seculos:
        Brancos descendentes de europeus ganham terras e auxilio imigração do governo enquanto índios e negros são aglomerados em guetos, assassinados pela polícia, sem direito a saude publica obrigados a comer sardinha todo dia

        1. AH tá. Entendi. Então ao invés de fazer algo de útil, só fica vagando por sites e blogs comentando e cobrando. Ativismo de sofá, esse é o caminho.

          Ps.: “curtir” páginas no Facebook não irá salvar criancinhas africanas do Ebola ou irá dar um lar para órfãos do Sião, ok?

          1. Vinicius,

            Cuidado com o que diz. Isto que você faz nos últimos 3 comentários é crime.

        2. Então… vc faz parte da massa oprimida aglomerada em gueto e assassinada pela polícia, que não tem direito a saúde pública… ou da cultura segregadora e totalizadora?

          Gerou dúvida cidadão, pq vc tenta defender uma causa q não reflete a sua realidade… Se tá passando fome é pq quer… Pagando internet pra escrever besteiras e absurdos… Utilizando ferramentas que vc condena (Celular, computador, o raio que o parta…) pra fazer ativismo idiota…

          Faz o seguinte… vende suas coisas e compre feijão pra plantar pro povo… não sei se alimentará o mundo, mas já será um bem pra humanidade não ter mais que ler o q vc escreve…

          Ass.

          Um porco descendente de Italiano, que não recebeu terras e auxílio imigração (Veja bem e aprenda mais uma… Descendente não é Imigrante…), e rala todo dia pra ter a coisas que precisa para viver.

          1. A cultura totalizadora é a que trata o índio como um animal, sendo que eles são muito mais sábios que nós, muitas das comidas que comemos e palavras que dizemos diariamente vem dos modos de viver dos índios brasileiros. Hoje em dia no matogrosso( e todo brasil) eles são tratados como animais, passam fome, são assassinados por defender sua terra para plantar enquanto fazendeiros derrubam suas arvores e secam seus rios para plantar cana de açúcar para fazer alccool pra carro de bacana ficar parado no transito aqui em sp

            O seu avo com certeza recebeu uma bela parte de terra, deixa eu ver, italiano colonizou o bairro da mooca? sem que a zona sul foi dos Alemão e itaquera dis Japones. Isso falando só da cidade de São Paulo

            Otário eu to trabalhando ganhando dinheiro pra me manter forte pra pegar um gordão que nem você e dar muito soco na cara.

            E uma porcentagem é lógico eu dou para o Primeiro Comando da Capital.

            eu to com o povo brasileiro, posso ficar milionário sabe o que eu vou fazer comprar muito fuzil pra furar carro blindado aqui na cidade.

            entendeu?

    1. Mas se olharmos apenas para os nossos umbigos e não olharmos para o espaço, um dia pode aparecer uma ameaça real que hoje em dia pode ser destruída e por temos negligenciado a astronomia, a ameaça pode virar tragédia e não adiantará nada ter ficado plantando feijão.

  4. Salvador, adoro a forma simples e direta como vc escreve, parabéns!
    E adoro ver os comentários das pessoas também. Acho genial rsrsrs

  5. Não tem como desviá-lo e fazer com que ele caia em cima do congresso nacional e do palácio do planalto??

  6. SO NAO CHAMEM ESSE ASTEROIDE DE MACACO SENAO A JUSTICA BRASILEIRA TE POE NA CADEIA VIU?

    SE ELE MUDAR DE DIRECAO NAO OFENDAM O ASTEROIDE CHAMANDO ELE DE MACACO PELO AMOR DE DEUS…SENAO A CASA CAI…
    CHAMEM ELE DE COMETA MALVADINHO

    1. Nossa, que comentário mais estúpido e desnecessário. Sério, cara. Se não tem o que escrever de útil, simplesmente não escreva nada. Aqui é um blog sobre ciência, não sobre futebol.

    2. DEICHA O KRA FALAR A VONTADE .

      HOMEM É HOMEM , MENINO É MENINO , MACACO É MACACO VIADO É VIADO .

      A MUSICA FALOU POR SI SÓ

      XUPAAAAAAAAAAA

  7. PREZADOS, TUDO ISSO SAO SINAIS DO INICIO DO FIM DO ATUAL SISTEMA DE COISAS – GOVERNO DE SATANÁS, JEOVA PROMETE ACABAR EM BREVE COM OS INIQUOS, E PROMETE TAMBEM UMA VIDA MELHOR PARA SEU POVO , SEM MORTE DOR E TEMOR….BASTA PROCURAR A VERDADE ….NA BIBLIA

    1. Detalhe: faz uns 2.000 anos que essa promessa foi feita, e até hoje não foi cumprida. Será que é agora mesmo? Ou é daqui mais 2.000 anos? O que diz a Bíblia sobre isso especificamente?

      1. 2.000 anos de Adão até Moisés, 2.000 de Moisés até Jesus, e 2.000 de Jesus até hoje. Leia Mateus 24. Apocalipse 13 e 14, Deuteronômio 6:4. Se o homem, hoje, louva a si mesmo, se louva pessoas, ícones, heróis, estátuas, etc. então estamos próximos do fim.

          1. Salvador Nogueira falar com cristãos burros e igual ensinar matemática para vacas, pois você pode ficar 1 anos explicando e elas ainda não vão entender

        1. Li e tirei. Duas lições nesse trecho: 1. esteja sempre pronto para a volta de Jesus, porque ela pode acontecer a qualquer momento. 2. Nunca deixe de ter azeite.
          Não vos parece conveniente que a volta de Jesus possa ser a qualquer tempo, mantendo o rebanho em compasso de espera durante milênios? Eu duvido que Mateus achasse que a espera ia levar mais de 2.000 anos. A mensagem real, nas entrelinhas, para mim, é: “não é porque eu não estou por aqui que vocês podem tocar a bagunça que quiserem”. E acho esta uma ótima lição. O valor da moralidade transcende o poder do mito. É o que carregarei comigo dessa passagem.
          Para quem estiver curioso, aqui está Mateus 25: https://www.bibliaonline.com.br/acf/mt/25

          1. Matou a pau Salvador!!!!!!! melhor definição impossível!!!! Parabéns, e a propósito, aos que não concordam com as postagens sobre astronomia e ficam enchendo o saco, aproveitem o link postado pelo Salvador da bíblia e vão para lá ler e parem de querer enfiar essas bobagens guela abaixo de quem está tentando adquirir um pouco mais de cultura.

      2. Amigo, tempo, só existe para nós seres mortais…pra Deus, não existe tempo…tanto faz ser a 2000 mil anos como daq a 50000 mil anos…

    2. Carlos, como você sou Cristão. Mas, cara, para de achar que tudo é sinal. Você ta fazendo a mesma coisa do que as pessoas que acreditavam que tempestades eram sinais de furia divina. Respira cara, olha ai, esses “encontros” acontecem em media 3 vezes por ano, a diferença é que agora são detectados, mas ja devem acontecer com essa frequencia ha muitooo tempo. Então relaxa, vive a vida segundo a Bíblia, mas para de mistificar tudo. A Paz de Deus. Abraço

      1. Já me falaram até que, ao menor sinal, correr para as montanhas de Minas que como tem muito minério de ferro, protegem contra um monte de cataclismos…

    3. Na Bíblia não há verdade alguma para ser utilizada em caso de colisão de asteroide. Aliás, ela nunca serviu para isto. Apenas os medrosos e cheios de autopiedade acreditam e geralmente distorcem aquilo que foi escrito com outros objetivos.

      1. apcalipse 9:1 ” a quinta trombeta”
        E o quinto anjo tocou a trombeta, e vi uma estrela que do céu caiu na terra; e foi lhe dada a chave do abismo.

        1. O sentido geral do livro do Apocalipse não é o fim do mundo, fim dos tempos, o fim da humanidade ou alguma punição divina. O sentido ou o objetivo deste livro foi manter a igreja de Roma unida contra os inúmeros profetas ou líderes religiosos que fundavam movimentos hereges nos primeiros séculos do Cristianismo. Argumentos baseados neste mesmo livro foram usados em diversas ocasiões quando houveram ameaças de divisões na igreja e quando estas divisões se concretizaram de fato, como por exemplo no Protestantismo. Mas nunca houve em nenhuma ocasião e nunca haverá nada que as interpretações literais incorretas dizem que podem acontecer, porque senão já tinha acontecido várias vezes na história da humanidade. Então deixe de acreditar em apocalípticos fanáticos e tente se informar mais sobre estas coisas. Interpretação de texto não é o forte de muita gente e um livro lotado de metáforas e figuras de linguagem tal como a Bíblia pode se tornar quase impossível de se entender para esta gente.

          1. Ou seja, é a tática mais antiga e moderna que tem. Manter as pessoas sob controle pelo medo, tirando-lhes o máximo possível a capacidade de discernimento.

    4. a terra foi feita pra ser habitada para sempre , ela teve um criador nao apareceu simplesmente do nada , ela é protegida pelo seu criador , e ele nos garante que nada nem ninguem vai destruir o nosso planeta terra, e temos provas concretas disso por ela ja existir a mais de 6 mil anos e apesar do homem estar acabando com seus recursos naturais JEOVA DEUS seu criador nos garante que ninguem vai destruir a terra

    5. Que gente chata e ignorante!!!!!

      Asteróides sempre passaram, passam e passarão perto da Terra. Sempre foi assim. Mas só agora temos tecnologia para detectá-los!!!

      Ignorante!!!!!

  8. Salvador, hoje em dia, se um asteroide de 10 km de diâmetro estivesse vindo em nossa direção, você acredita que teríamos o que fazer efetivamente? A Nasa, China ou Rússia,enfim, alguém tem algum plano?

    Obrigado!

    1. E se estivesse em rota de colisão, haveria agora como desvia-lo? NÃO!
      Não seria mais lógico canalizar os imensos recursos destinados a futura viagem a Marte às pesquisas e realizações para proteger o nosso planeta?

      1. Fernando, por mais incrível do que pareça, os recursos para Marte tem tudo a ver sim com nossa preservação. Não do planeta, mas da civilização. Pense nisso.

    2. …. Essas pessoas parecem que não enchergam que a Bíblia fala de uma vida a mais de 2.000 anos atrás e que já foi traduzida centenas de vezes nem sabemos o que realmente é verdade o que está escrito lá… Vai cuidar dos seus filhos da sua vida e deixar de ler baboseiras que outras pessoas escrevem para outros trouxas acreditar…

  9. Alô Salvador.
    Voce como sempre com seus textos muito bons sobre o nosso universo.
    Sobre esse asteróide, foi muito importante ser descoberto, apesar de há poucos dias.
    Foi legal não bater na terra.
    Existem algum de tamanho maior, que irá passar próximo da terra, no futuro próximo ?
    Abs.

      1. existe o APOPHIS ,só q segundo os astrônomos não tem muitas chances de cair na Terra , mas deve passar próximo em 2028 e um pouco mais próximo em 2036

  10. É por essas e outras que fico pensando naquela estrela negra que os cientistas tem medo de existir!! Tem muita coisa pra ser descoberta ainda…

    1. As mesmas piadinhas de sempre…. Sou brasiliense, moro em Brasília e não sou ladrão. Um desses deveria cair nas cabeças de quem não sabe votar e manda esse monte de corruptos para cá. Quem sabe assim muitas coisas seriam resolvidas….

  11. como diz a canção ACOMETADO: “Planeta Terra / brincando de pega-pega / Cometas / de cabra-cega / Onde é que isso vai dar? / Que vida é essa / na ciranda do planeta / a gente vira pirueta / tudo fora do lugar”

  12. As vezes fico olhando estas imagens de planetas e luas (Principalmente a Lua e Marte) com suas superfícies salpicadas de crateras causadas por impactos de meteoros e cometas. Será que no passado à milhares de anos o ataque destes corpos eram mais constantes do que hoje?

    E a Terra? Temos a sorte de um momento na eternidade dos tempos, de não sermos atacados tão constamentes?

    O que eu sei é que ainda temos muita sorte!!! rsrsrs.

    1. O que acontece é que na formação do sistema solar, existiam muitos desses “pedregulhos” rodando por aí, e atingindo planetas como a Terra a todo instante. Com o passar do tempo, o número deles foi diminuindo (pois já caíram em algum planeta) e a órbita foi se ajeitando, e a maioria deles se encontra no cinturão de asteroides (entre Marte e Júpiter).

      A Lua é cheia de crateras pq não tem uma atmosfera pra segurar esses asteroides, e todos que se dirigem à ela atingem a superfície. Na Terra, a maioria dos asteroides se desfaz ainda na atmosfera, que vai freando e desgastando a rocha. Assim como a matéria cita, o asteroide que caiu na Rússia em 2013 na verdade explodiu no ar, por causa da atmosfera, e olha que ele tinha 20m de diâmetro! Asteroides menores se desfazem lá em cima na atmosfera e a gente nem percebe. Ele teria que ser realmente muito grande pra atingir a superfície e fazer uma cratera.

      Espero ter respondido! rsrs

    2. Claudio.. a terra nao é atingida por tantos meteoritos por causa da proteção efetuada pela atmosfera. a moiaria dos corpos celestes que entram na atmosfera se queimam por causa do atrito.

    3. Não é bem isso amigo. A diferença é que o Homem (gênero HOMO) está na Terra a no máximo 4 milhões de anos… e a Terra tem 4,6 bilhões de anos. Se pensarmos que um asteroide com grande capacidade de destruição, mesmo sem causar a extinção, mas formando uma grande cratera, atinja a terra a cada 1 milhão de anos… A Terra já pode ter recebido 4.600 desses asteroides. Simples assim.

  13. Nao tem como automatizar esta varredura, mesmo de forma caseira? Tipo um telescopio acoplado numa webcam de alta resoluca, e um software varrendo as imagens procurando da mesma forma que as pessoas procuram, tipo, um ponto se movendo muito mais rapido do que os demais, etc… To viajando ou ja fazem isso? Pois vc qdo disse “dedicacao incomum”, ligou um LED aqui: e se automatizar… hum… Abraço e parabens!

    1. Eduardo, ela já é bem automatizada. Não é o nego olhando no telescópio e apontando a esmo pro céu. O pessoal do SONEAR faz um trabalho incrível, com análise computadorizada das imagens, para pegar os asteroides. O problema é que são muitos, podem vir de todas as partes do céu (nem todo ele está sendo coberto pelos grupos espalhados pelo mundo) e por vezes vêm da direção do Sol, para onde os telescópios não podem olhar…
      Abraço!

  14. Boa tarde, Salvador.
    As grandes potências possuem algum tipo de programa para interceptar/ alterar rota ou algo similar de algum bólido maior e mais perigoso, que comprovadamente estivesse em rota de colisão com a Terra?

  15. Olá Salvador, O acontecimento dos ventos intensos desde ontem na região sedeste vc não acha q teem a ver com o 2014RC?

      1. Pelo jeito não vai cair não. Vai ser sugado pelo buraco negro que você tem na cabeça, no lugar do cérebro.

    1. Será que seria possível algum cientista dizer se possível desviar ele para Brasília? Podemos fazer uma arrecadação para ajudar nas verbas….

      1. Estou totalmente de acordo… desviar a rota para Brasilia, mais especificamente em dia de reunião da maior máfia ja conhecida no mundo: Os integrantes da Política Brasileira.

    2. Se cair em Brasília só quem mora aqui e trabalha serão atingidos… Os políticos só veem aqui de passagem…. Já se caísse na cabeça de quem não sabe votar não teríamos os malas corruptos nem aqui e nem em lugar algum.

  16. Talvez tenhamos serventia boa para as armas nucleares!
    Já passou da hora de criarmos um escudo espacial aos moldes da ISS. Um lançador de ogivas nucleares em órbita da Terra.

  17. No dia 01/09/2014 por volta das 19:09h (Brasilia) eu estava em meu carro quando eu olhei pela porta e me deparei com um objeto luminoso (pegando fogo) e saindo faisca caindo do ceu . Este evento durou cerca de 6 segundos (Cidade de Capivari SP).

    1. Eu também vi este do dia 01-09… mas era bem azulado!
      Estava em Campinas (SP) bem próximo de Capivari.

        1. Acho que vcs viram foi a estão espacial, quem viu diz que ela tem um tom de azul ou verde, ela passa na horizontal e chama bastante atenção……………

          1. Vc deve estar de sacanagem mas ai vai, não pego fogo, mas ela passou por “cima” do brasil no final de julho, e é comum acreditar que é um cometa ou um asteroide, quando na verdade é a ISS……….

          2. Onde eu disse brasil entenda Brasil, e me refiro a julho de 2013 quando eu estava no interior da Bahia e quase todos viram, como eu não tive oportunidade de ver, passei a pesquisar, descobrir que foi a passagem da ISS, não acompanhei mas o assunto………………..

          3. Apenas para constar, a ISS passa com MUITA frequência sobre nós. Inclusive hoje das 18:22 às 18:29 será visível com magnitude de -3.4 sobre o céu de SP. Em outros estados talvez seja menos ou mais visível.

  18. 20 metros de comprimento, joga um míssil nele, com 1/2 carga das bombas nucleares, e jamais viremos ele voltar á passear pelo espaço outra vez !!

  19. Os países mais ricos (principalmente EUA) deveriam aproveitar uma destas ocasiões e testar algum sistema de misseis para destruir ou desviar estes bólidos de rota. Vai que um dia precisemos de verdade!!!!

    1. Moço, é complicado e perigoso fazer isso pois se algo der errado eles podem alterar a órbita do meteoro e faze-lo colidir com a Terra.

      1. Não só desviar para Terra, ao invés de vir um asteróide virá vários fragmentos de Asteróides….

  20. Salvador, uma pegunta off-topic e que muito me intriga há um bom tempo:

    Ouvi ou li em algum lugar que a Lua se afasta da Terra numa razão de 3m por ano (acho). Então fazendo uma conta de padaria básica posso assumir que a Lua no dia em que o fatídico meteoro caiu estava 195.000 Km mais próxima do que hoje? (65000000 x 3 / 1000). Ou seja, a Lua que eles viam no céu era MUITO maior do que a que vemos hoje???

    Abraço!

    1. Vi um trabalho outro dia que mostrava justamente o tamanho da Lua no momento de sua formação. Sim, ela era bem maior no céu e mais próxima. E os dias terrestres eram bem mais curtos. Abraço!

      1. Me interessei por esse assunto. Nesse estudo, alguém fez uma previsão de qual será as consequências para a Terra quanto mais a lua se afastar? Tá certo que é “só” 3 metros, mas sei lá…

        1. Na verdade, são 3,8 cm por ano. 😉
          A tendência é ela seguir se afastando e reduzindo o ritmo de rotação da Terra, até que a Terra tenha sempre a mesma face voltada para ela. Mas isso vai demorar mais que o tempo de vida do Sol, de forma que não precisamos esquentar a cabeça com isso. 😛

    1. Não sei de transmissão via web, mas muitos observatórios vão acompanhar. Imagino que peguem boas imagens de radar do bicho!

    1. Tomara que tentem… e dê errado e ele caia bem no centro dessa sua cabeça oca!!! O Distrito Federal só elege 8 deputados federais e 3 senadores. O resto da bandalheira é enviado pra cá por pessoas como vc!

      1. Preazado Rildo.

        Nada contra os moradores de Brasilia, mas vc está no lugar errado e na hora errada, deveria mesmo cair no planalto e não escapar ninguém.

        1. E adiantaria de que? Novos políticos seriam colocados no poder, eleitos por pessoas como você, e tudo continuaria do jeito que está. A única forma de “jogar um meteoro metafórico na cabeça dos políticos” é votando corretamente.

        2. Nunca li um comentário tão imbecil. Hitler morreu há tempo mas deixou seguidores pelo visto. O que os moradores do planalto central teem a ver com os corruptos que vcs, em troca de uma dentadura as vezes, mandam para cá ? Aprenda a votar ou torça para que corrupção no Brasil seja punida com cadeira elétrica que vc ganha mais….

      2. Corretíssimo. Inclusive, a maioria relativa dos políticos vem proporcionalmente do Estado de São Paulo (que elege mais deputados), famoso e maior reduto daquele partido que se diz honesto e de oposição.

      3. Corretíssimo, Rildo. A maioria dos políticos vem de fora, especialmente de São Paulo (que elege mais deputados), famoso reduto de um partido que se diz oposição, e que são enviados pelos próprios paulistanos. P.S. Sou paulistano e sempre residi nesse Estado.

  21. O que adianta esta porcaria de livro se você não sabe o que acontece no nosso nariz, como, por exemplo, a lua ou Marte?

    Não existe a menor certeza de fotos e ações espaciais, que possamos corroborar como objetivamente “sem dúvidas”.

    Quem pode provar “o quê” ou “como”, meu amigo?

    è só pra vender livro mesmo…

    1. Marcos, não entendi muito bem a sua mensagem, mas o livro aborda a busca (até agora incompleta e inefetiva) de vida extraterrestre no Sistema Solar, incluindo Marte, Vênus, Europa, Titã, Encélado… (Na Lua não tem nada mesmo, exceto talvez fósseis em rochas ejetadas da Terra ou, quiçá, de outros planetas.)
      E se você quer certezas absolutas, não deveria ler livros de ciência. A ciência oferece uma versão aproximada da Verdade (o melhor que podemos ter), mas não a Verdade em si.
      E sim, adoraria vender bastante meu livro, pois escrevo para ter leitores. Também quero ter bastante audiência aqui no blog. Isso faz de mim um escritor, suponho. 😉

      1. Por que não profudarmos mais na verdade? Vídeos antigos. Tem alguns rodando na internet com instalações alienígenas (ou seja lá o que for que fez, foi feito com inteligência) na superfície da Lua! Vídeos estes gravados pelos astronautas que tiveram lá.

        1. Tudo mentira, Cláudio. Os astronautas não filmaram base nenhuma na Lua. Infelizmente. Porque não seria impossível que alguma civilização avançada tivesse estabelecido um posto avançado para nos vigiar de lá. Mas não aconteceu. Temos imagens de alta resolução da superfície da Lua, inclusive mostrando os artefatos das missões Apollo. Não há nada lá que se pareça alienígena. Só boataria e fraude. Outro dia o History Channel cometeu uma barbaridade, adulterando uma entrevista do Buzz Aldrin para fazer parecer que a tripulação da Apollo 11 havia visto um UFO. Eles viram de fato um objeto, mais tarde identificado como um estágio do Saturn V. Mas a edição da entrevista faz parecer que NÃO ERA o estágio e que o mistério ficou não resolvido. Buzz ficou uma fera e veio a público desmentir a entrevista.

          1. Salvador! Muita coisa aconteceu de 1940 (fora a antiguidade) até hoje em termos de ufologia. Claro que há picaretagem! Mas você não acha que há muitas evidências? E porque o interesse exagerado da mídia e dos orgãos govenamentais ciêntificos de ridicularizar isso?

            Como podemos saber se não estamos sendo ludibriados pelo governo e pelos meios ciêntíficos?

            Você acha que o homem conseguiu sozinho esta parafernália toda de tecnologia, somente agora nos últimos 80 anos? Não estamos avançados demais?

            Tecnologia reversa! É ai o que governo dos Estados Unidos mantem guardado a sete chaves.

            Não me venha com esta de que é mentira que existe uma área (denominada área 51) com uma grande instalação em pleno deserto de Nevada, onde só entram agentes do governo e ciêntistas de todas as gamas. Para que tanto segredo com aquele lugar?

            O home não é tão avançado assim como imaginam a maioria. Como pode ser avançado com tamanha ignorância? Não sei como, mas o homem obteve uma “ajudinha!”

          2. Cláudio, para o tanto de avistamentos, acho que as evidências são terrivelmente escassas. As imagens ou são ruins, ou são falsas, os relatos testemunhais continuam sendo a principal referência e não são confiáveis, e materiais genuinamente alienígenas, que pudessem ser testados em laboratório, ou estão escondidos, ou nunca existiram. De todo modo, nada saberemos a respeito.

            Sobre o avanço da tecnologia, ele é absolutamente compreensível. Aliás, basta olhar para a Lei de Moore. Ela diz que o poder dos processadores dobra a cada 18 meses. Uma extensão para trás no tempo mostra que ela é válida há muito, muito tempo, desde a computação pré-eletrônica. Então, nada de errado aí. Temos a tecnologia que é fruto do passado e no futuro teremos ainda mais, porque o crescimento é exponencial. (Kurzweil comenta isso, que estamos acostumados a pensar no crescimento linear, e não lidamos bem com crescimento exponencial — aí ficamos procurando aliens onde eles não existem.)

            Sobre a Área 51, existe mesmo. Só não sei se tem disco voador lá. Aeronave experimental americana tem.

            Agora, você há de convir que, se houvesse mesmo engenharia reversa e tal, somente o país detentor da tecnologia original teria avançado. Mas como vemos a tecnologia distribuída pelo mundo? Vai me dizer que caiu um disco voador no Japão, um arquipélago daquele tamanhinho. Se caiu, aqui no Brasil devem ter caído meia dúzia, pelo menos. E cadê a nossa tecnologia aeroespacial avançadíssima? A hipótese de interferência alienígena é sedutora, mas não para em pé.

    2. chamando “Eu”. chamando “Eu”. SBPHQK, SBPHQK, LERO LERO LERO. Salvaldor não se dê ao trabalho de responder o cara acima, “Eu” está vindo aí… 3, 2, 1 eeeeee…….

  22. Salvador, obrigada por oferecer o livro em versão digital. Em papel é mais charmoso, mas no kindle é muuuuito mais prático.

    1. Maria José, eu estou apaixonado pelo conceito de livros digitais. O prazer de levar uma biblioteca no bolso para ler a qualquer hora é mais encantador que o papel. (Embora o livro em papel ainda seja mais bonito, acaba sendo menos prático.)

  23. Não sei o que é pior:
    Saber que um baguio gigante vai passar de raspão ou saber que não podemos fazer nada pra impedir?
    O_O

    1. “baguio”???? que idioma é este ? Português, com certeza não é.

      Agora, se algum analfabeto tentou escrever “Bagulho” (cuidado que a policia federal adora prender bagulheiros como vc), e ainda tem a coragem de escrever que 20 metros (VINTE METROS) é algo “gigantesco”, só nos resta uma certeza:

      O “baguio” que este moleque tem fumado tem causado muitos danos cerebrais ao coitado.

      Uma pena.

      1. E olha que (provavelmente) o “baguio” que ele fuma é muito mais curto do que 20 metros.. hohohoho

      2. Xangô , meu menino,

        Não seja cruel. A vida te fez muito duro. Coloque um pouco de alegria neste coração.

        e……..SAI JÁ DESSA REDE!!! 🙁

  24. E pensar que a qualquer momento um bem maior do que esse pode colidir com a terra e, se não extinguí-la, fará um estrago de gigantescas proporções, com tsunamis e todas as outras consequências…Dá medo…

  25. Bem que podia cair em Brasilia, mais especificamente no palacio do planalto ou ainda na sede do PT, preferencialmente com todos os mensaleiros e corja.

    1. Não precisa cair em Brasília… já tem o aeroporto na fazenda da família do Aécio construído com seu dinheiro…

      1. em Brasília mesmo, lá tem muito mais ladrões e corruptos por m2 do que qualquer outro lugar do planeta.
        A sede do PT seria a segunda opção

        1. Tomara que seja desviado e caia na cabecinha de cada estúpido que não sabe votar e manda pra cá um monte de ladrões.

  26. Gostaria de saber que tipo de telescópio esses astrônomos independentes tem utilizado para fazer essas varreduras no céu? Alguém pode recomendar algum telescópio para quem deseja iniciar?

    1. Allan, fazer essa varredura exige um nível de dedicação incomum. Procure o pessoal do observatório SONEAR no Facebook para saber o que envolve o esforço!

    2. Acho que é mais uma questão de estar no lugar certo e na hora certa. Pois se nem a NASA com toda a tecnologia não foi capaz de detectá-lo antes, imagina com os telescópios amadores. Mesmo assim, parabéns ao pessoal envolvido!

  27. Bom dia, Salvador.

    Em linhas gerais (desconsiderando várias variáveis com ângulo de entrada na atmosfera, velocidade, etc, etc e tal), se a probabilidade do impacto desse asteroide com a Terra fosse certa, ele seria capaz de causar destruição localizada em terra ou um tsunami se ocorresse mar. Ainda, eventos dessa magnitude ocorre uma vez a cada 1.000 anos.

    Ou seja, ALERTA VERMELHO NÍVEL 8

    Considerando o que ocorreu na Rússia no ano passo, reafirmo: probabilidades não são eficazes para casos de impactos de asteroides com a Terra, pois a probabilidade de impacto de um asteroide com a Terra é menor do que a de você ser exatamente essa pessoa tão legal lendo este comentário.

    Salvador, aproveitando a oportunidade, gostaria de saber se sabe o nome de um outro estudo que prevê a antecedência com que deve ser identifica um asteroide, de acordo com o seu tamanho, para planos de contingenciamento. Não consigo me lembrar, mas sei que existe.

    Se não me engano, os níveis 8, 9 e 10 da Escala de Turin correspondem a uma identificação antecipada de 6 meses a um ano, de 1 a 5 anos, e de 5 a 10 anos. Mas não tenho certeza absoluta.

    1. Lembro-me de um estudo britânico sobre mitigação, mas não me recordo o nome ou a data. De toda forma, asteroides como este provocariam estragos apenas locais, como Chelyabinsk demonstrou.

  28. Seria muito interessante saber a posição da Lua no período de tempo em que o asteroide estiver próximo a Terra. A Lua pode alterar a trajetória dele para mais próximo de nós numa próxima passagem se ela estiver no lado oposto a passagem atual.

  29. Oi Salvador

    Uma dúvida. A gravidade da Terra não teria que atrair o objeto? Ou a velocidade que ele está quebra a força gravitacional?

    Foi um prazer conhecê-lo pessoalmente. E obrigado pelo autógrafo!

    1. Luiz, a Terra de fato o atrai, mas não o suficiente para ele bater. Ele apenas curva sua trajetória. Abraço!

  30. Impressão ou resultado de uma melhor divulgação, parece que estamos entrando numa região mais turbulenta em relação a estes objetos.

          1. Só uma dúvida, e você, está fazendo o que? Olha só que hipocrisia, manda os outros trabalhar mas fica “de varde” aqui no blog.. tsc tsc, shame on you, Rosan.

Comments are closed.