Querida, destruí o Universo
Stephen Hawking ataca novamente. O famoso físico britânico lançou um alerta à humanidade ao destacar que a manipulação do bóson de Higgs — a tal “partícula de Deus”, descoberta em 2012 no maior acelerador de partículas do mundo — pode levar à destruição do próprio Universo.
OK, todos sabemos que o bom e velho Hawking é mesmo dado a afirmações grandiosas. Recentemente ele disse que talvez buracos negros não existissem. Mas esta bateu todos os recordes. Poderia mesmo um experimento de física levar ao fim do cosmos como o conhecemos?
O físico delineia a ideia não num trabalho científico, mas no prefácio de um novo livro chamado “Starmus”, um apanhado de artigos de astrônomos e astronautas renomados, reunidos num festival científico de mesmo nome realizado em Tenerife, na Espanha, em 2011 (a segunda edição acontecerá em duas semanas).
“O potencial de Higgs tem a preocupante característica de que possa se tornar metaestável em energias acima de 100 bilhões de giga-elétronvolts (GeV)”, escreveu o cientista britânico. “Isso significa que o Universo poderia sofrer um decaimento catastrófico do vácuo, com uma bolha do vácuo verdadeiro se expandindo à velocidade da luz. Isso poderia acontecer a qualquer momento, e não veríamos o que nos atingiu.”
É de apavorar, não? Mas calma, não priemos cânico. Vamos primeiro tentar entender a história, e depois perceber que não é tão ruim quanto parece.
O SEGREDO DA MASSA
O bóson de Higgs, talvez você se lembre, causou muito alarde em 2012, quando foi finalmente descoberto, após meio século de busca. Os experimentos conduzidos no LHC, o Grande Colisor de Hádrons, confirmaram que essa partícula — a peça que faltava no quebra-cabeças da física de altas energias — de fato existe e é a responsável pela massa de todas as outras partículas.
Talvez não soe tão grandioso posto dessa forma, mas lembre-se: a massa é o que gera a gravidade. E, se não houvesse gravidade no Universo, estrelas não poderiam se formar, nem planetas, nem nós. Não é à toa que o físico ganhador do Nobel Leon Lederman deu a ela esse apelido imponente, “partícula de Deus” (ou “partícula-Deus”, como queira).
Um detalhe importante: não é a partícula em si que produz a massa. É o campo associado a ela — uma entidade real que permeia o espaço. Em essência, o campo de Higgs é como uma gosma pegajosa que existe em toda parte. As demais partículas, ao atravessá-lo, sofrem resistência. E com isso ganham suas massas. Cada partícula interage de forma diferente, e por isso tem massa diferente. Já uma partícula que parece indiferente ao campo de Higgs é o fóton, que faz a luz. Por isso a luz viaja pelo espaço na velocidade máxima permitida — ela não sente a gosma pegajosa e, portanto, não tem massa.
Certo. O que Hawking está dizendo é que alguns cálculos sugerem que nem sempre esse campo de Higgs se comporta dessa maneira — o potencial é “metaestável”. Se você colocar energia suficiente nele, talvez ele se torne outra coisa. E aí é como desligar a massa das partículas, reajustá-la ou invertê-la. A gravidade para de funcionar do jeito tradicional e o espaço se expande violentamente. A própria matéria se dissipa, com seus componentes todos subitamente acelerando à velocidade da luz, sem ter mais as amarras da gosma pegajosa.
Não bom.
SEM RISCO IMEDIATO
A única coisa que nos deixa tranquilos é a energia envolvida para que isso — talvez, apenas talvez — aconteça. Hawking fala em 100 bilhões de gigaelétron-volts. É um montão. Para que se tenha uma ideia, o Higgs foi descoberto no LHC com uma energia de 4.000 gigaelétron-volts. De 4.000 para 100.000.000.000 tem um bocado de zero a mais.
“Um acelerador de partículas que atinja 100 bilhões de gigaelétron-volts teria de ser maior que a Terra, e é improvável que seja financiado no atual clima econômico”, brinca o físico britânico.
A grande pergunta é: o potencial do Higgs é mesmo metaestável? Ou seja, é possível em tese bagunçá-lo e zoar o Universo? Ninguém sabe. Contudo, não parece absurdo.
Afinal, alguma coisa muito parecida com isso deve ter acontecido lá atrás, 13,8 bilhões de anos atrás, para dar início à expansão do Universo. Em seu texto, Hawking sugere que a melhor forma de investigarmos essa questão cientificamente é justamente olharmos para trás, para o Big Bang, onde talvez tenha havido a energia necessária para desestabilizar o Higgs.
UMA IMODESTA ESPECULAÇÃO
Permita-me, caro leitor, compartilhar um voo da minha imaginação diante dessas observações de Hawking.
Imagine por um momento que houvesse um outro universo antes do nosso — antes do familiar Big Bang, ocorrido 13,8 bilhões de anos atrás. Nesse antigo cosmos hoje inacessível, talvez até destruído ou sobreposto pelo nosso, havia uma civilização tão curiosa quanto a humana. Eles gradualmente galgaram os degraus do avanço tecnológico, indo de paus e pedras a bombas atômicas e aceleradores de partículas, como nós fizemos.
Então eles excederam nossas atuais capacidades. Em muito. E descobriram, com certo espanto, que seu Universo não era tão confortável quanto poderia ser. Talvez tenham identificado que ele fosse acabar num Big Crunch, esmagado pela própria gravidade, ou quiçá consumido pelo frio e inexorável avanço da entropia, destruindo toda e qualquer estrutura que pudesse nutri-los. Mas esta civilização não queria morrer, nem queria ver o cosmos encontrar seu fim.
Decidiram então aplicar todos os seus conhecimentos avançados em um experimento final — a desestabilização do campo de Higgs e a consequente ressurreição do Universo. A iniciativa produziria uma imensa bolha de espaço-tempo, crescendo a uma velocidade espantosa e convertendo energia do vácuo em matéria. Um novo cosmos nasceria. Talvez eles pudessem adentrá-lo no instante exato para sobreviver em seu interior. Talvez não. De toda forma, tomaram todo o cuidado, em seus cálculos, para produzir a quantidade exata de matéria e energia no processo de expansão cósmica, de forma que o novo cosmos não só fosse duradouro e hospitaleiro, como também plano e infinito até onde se pudesse ver. Amigável à vida. Nascia daí o nosso Universo, cuja sintonia fina é aparente e espanta os cosmólogos, mas somos hoje incapazes de compreender por quê.
Será que algo assim pode ter acontecido? Deixo ao leitor a inglória tarefa de julgar a verossimilhança.
Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook
P.S.: Um ano atrás, escrevi um conto baseado numa premissa parecida, que foi publicado numa edição especial da “Superinteressante” e indicado ao Prêmio Abril. Você pode lê-lo aqui.
Ola Salvador, a minha teoria é a seguinte, nós seres humanos somos limitados assim como qualquer outro animal e jamais conseguiremos descobrir a grande verdade do universo. É o mesmo que um cachorro entender a teoria da relatividade, ele não consegue pois é limitado. Oq devemos procurar é sempre uma evolução social, intelectual e espiritual pra quem sabe um dia entendermos o universo!
E se um dia surgir “O planeta dos cachorros” depois do planeta dos macacos?
Isso! Melhor pararmos de estudar e de querer descobrir coisas! Vamos todos simplesmente existir e aguardar a morte!
Salvador, tenho uma dúvida que deve ser meio básica: você escreve no texto que aluz – os fótons – não têm massa porque não interagem com o Campo de Higgs. Mas por que, então, ela interage com a gravidade e é distorcida (segundo a Relatividade), como comprovam as lentes gravitacionais observadas? Abraço!
Ivan, a luz é desviada pela gravidade porque ela curva o espaço-tempo. Tanto que a luz é desviada, mas não freada. 😉
Mas a luz e’ freada por outros estados de material, e apresenta uma velocidade diferente para cada meio, dai a refracao.
Nao seria a dualidade onda-particula um sinal de que a luz nao e’ tao indiferente ao campo de Higgs, como voce afirma? Observe que outras emissoes de RF nao apresentam dualidade onda-particula.
Renato, a dualidade onda-partícula até onde sei é uma propriedade intrínseca de todas as entidades quânticas.
exatamente meu ponto! O que faz a luz ser diferenciada de outras emanacoes de RF, e comportar-se da mesma maneira que particulas como eletrons que tem massa?
As coisas nao estao tao claras para mim, pode esclarecer um leigo?
E ele falou isso num prefácio de um livro, que coincidência né.
Julgando a verossimilhança:
As condições iniciais do Big Bang eram extremas e portanto a vida nessa época seria inviável, sem luz e numa quantidade de calor e energia absurda acho pouco provável que uma civilização capaz de criar um novo Big Bang na mesma dimensão em que ela vive seria capaz de sobreviver a esse evento.
Eu não disse que ela sobreviveria. Talvez sim, talvez não. 😉
Tudo não passa de teorias. O que realmente pode acontecer ninguem sabe. É o caso da bomba atomica ja cidade em comentario anterior. Quem sabe se daqui a mil anos não vão dar risada das nossas especulações. Infelismente não estaremos mais aqui para ver. Sempre digo a meus filhos que o mundo éra outro quando eu ainda éra criança. Tudo mudou e se passaram apenas 60 anos. Na verdade, em tudo ainda estamos engatinhando. Se existiu um universo anterior ao nosso, se a particula de Higgs é de fato a particula de Deus, se existem outros universos paralelos, se a velocidade da luz é de fato o limite, se de fato tudo começou a 13,5 bilhões de anos se Deus existe só ele sabe e se não nos disser jamais sabemos. Tudo será sempre teoria. Infelismente isso é a verdade.
Pela sua primeira frase já sabia que o Homem ia entrar na conversa… 🙂
Pois é. “Tudo não passa de teorias”. Já na bíblia, “tudo não passa de contos de fadas”.
mas o nome partícula “de deus” foi só pra vender livro, na verdade a sugestão era partícula “infernal” pela dificuldade em encontrá-la pela falta de equipamento adequado.
a ciência é tão importante que serve até para os crentes a usarem, daí eles a negam e creem em contos de fadas porque delas nada acontece.
acreditar em um livro sagrado e fazer uso dos avanços da tecnologia como computadores, remédios, exames de laboratório etc e depois falar besteiras sem sentido demonstra o nível rebaixado de pessoas sem nenhuma qualificação.
a cada dia o conto de fadas se desfaz.
Não, na verdade, foi uma piada o “Goddamn particle”. Ele queria mesmo chamar de God particle, e era para vender livro e vender um projeto de um acelerador para o governo americano. Mas no livro ele explica a metáfora, em que ele contrasta o Higgs com a lenda da Torre de Babel. Assim como Deus, na Torre de Babel, fez com que as línguas se multiplicassem, para que os homens não se entendessem, o bóson de Higgs atribuiria diferentes massas às partículas, criando identidades e propriedades exclusivas para elas. 😉
Realmente fascinante, esse raciocínio de Hawkings me vez ir longe em devaneios, um deles seria mais otimista que nosso ilustre gênio, segunda Einstein o limite da velocidade da matéria conhecida, seria a velocidade da luz, pensando por esse mesmo prisma , imagine tatear a “gosma” de Higgs e manipula-la para que sua interações com outras partículas sejam menos “perceptivas” tornando assim possivel a ideia mais fascinante do filme StarTrek a dobra do espaço!!!
Nogueira, que texto agradável! Fico feliz em ver pessoas sensatas discutindo tais coisas.
Continuando as elocubrações constantes, faço uma pergunta. Caso isso tivesse acontecido, a vida, que é uma obra do acaso completo, se repetir, não é apostar demais na sorte/acaso/Deus/Buda/alá/whatever?
Um grande abraço e parabéns
Valeu! Abraço!
Assistam o filme jornadas nas estrelas a procura de Deus. Além do universo conhecido existe um universo paralelo que nada mais é que nós mesmos em tempo e espaço diferentes. Se você se encontrar com você mesmo o que você perguntaria e o que você responderia? Não vale se olhar no espelho. abraço
Uma leitura aparentemente complexa, porém, muito bem explicada !! parabéns …
A duvida que sempre gera, até onde o ser humano vai chegar, e quais consequências … talvez sua estória seja algo q poderia acontecer realmente… enquanto isso, vou tomar um cerveja e ficar bem tranquilo, folga na quinta ! rs rs rs
E as estrelas cairão do céu, e as forças que estão nos céus serão abaladas. Marcos 13:25
Publicou em que journal esse Marcos? Teve peer-review? 🙂
Bem provável que o universo suma e o Sarney fique.
Ficarão Sarnei e Inezita Barroso, que acho que estão aqui antes mesmo do Big Bang…
Bom, talvez a idéia pudesse ser útil, se fosse possível eliminar massa de forma localizada. Já imaginou ? Um nave sem massa poderia atingir a velocidade da luz, talvez.
Ah, e tem um conto do Arthur Clarke – não lembro o título – que fala sobre algo assim. Seria a busca de energia em universos paralelos que acaba desestabilizando o sistema, alguém lembra deste conto ?
Como tem gente ignorante por aqui, voltem para a escola e recuperam o que de mais precioso lhes foi tirado. A hipótese que o Salvador propõe, já estava imaginando quando lia o texto, tanto que pensava em coloca-lo como comentário, surpreso ver que em seguida foi descrita. Parabéns Salvador!
Sei! hamm!
Eu tambem estava pensando algo bem parecido quando eu estava lendo o texto.
Tive o mesmo voo de imaginação quando li o dito por Hawking. Porém, não tão bem engendrado e descrito. Parabéns, Salvador.
Acho esse tema super intrigante. Sou um leigo mas gosto muito de ler sobre a dinâmica da vida no cosmo com base na trilogia nascimento, vida e morte; e depois nascimento, vida e morte novamente; fico sempre na presunção de buscar a compreensão de como isso acontece; ainda bem que existem mentes privilegiadas como a de Salvador Nogueira para nos disponibilizar essas análises. Parabéns
Ótima matéria. Parabéns ao autor.
Bela sinopse de um filme seu ponto de vista. Hehehhe
Discovery, History e Natgeo adoram esse tipo de afirmação. Ainda mais vindo de Hawkin. Logo teremos dezenas de novos documentários sobre esse tema. E eu vou ver todos.. Hehehe.
Sempre lendo seus artigos. Escreve muito bem e quase artisticamente! Só não entendo como vc suporta estes religiosos… Mais uma qualidade sua, Nogueira. Eu já os teria bloqueado… Se bem que perderíamos as pérolas destes animais! A religião é, ao mesmo tempo, uma grande venda e o maior câncer da humanidade, em constante expansão, ou melhor: em constante metástase!
Valeu, Ed!
Concordo plenamente. Há de se tomar atitudes pró-ativas contra esse câncer. Não adianta achar que religião é coisa de “coitadinho ignorante” . Isso é pior que o “potencial metaestável”. As religiões e suas igrejas vão extinguir a racionalidade humana bem antes de sermos capazes de nos auto-destruir. Ai então sobreviveremos vegetando com aquele sorriso evangélico na cara.
SEU ANIMAL DE TETA E FRAGIL COMO UM COPO DE CRISTAL, BASTA VER A COISAS FEITAS E PAISAGENS MAGNIFICAS E A ORDEM DAS COISAS EM TUDO E NEGA QUE TENHA UMA MENTE SUPREMA OU UM SER SUPREMO, O UNICO ERRO QUE ELE PODE TER COMETIDO FOI DE TER FEITO O SER HUMANO.
Fico impressionado com os “cientistas” lunáticos e tolos que duvidam da existência de Deus, gostaria de velos nos seus momentos de loucura frente a frente com seu criador borrando e se culpando pelas oportunidades de afirmar a obra da criação.
A estes cães foi dada a oportunidade do conhecimento, mas eles negam tudo o que está a sua volta, se a criação não evoluísse e se renovasse é que não seria criado por um ser único e todo poderoso que estabeleceu as leis da mutação para evoluir.
Não importa o que respondam aqui estes fatos não mudará a realidade e eternidade de Deus e suas mentes continuarão doentias brincando com as forças do universo e suas vidas continuaram breves.
Os. Não sou religioso só sou mais prudente.
Bom dia Salvador.
Como disse Charles Mingus: “Tornar o simples em complicado é fácil, tornar o complicado em simples é criatividade.”
Hoje li seu artigo e percebi essa sua habilidade. E tornar um assunto tão profundo em algo que dá até pra citar o Chaves é deveras arte.
Quanto a divagações, acredito que todos tem o direito a isso, assim como tenho as minhas.
Mas acredito que a maior imodéstia de todas é atribuir tão grande precisão, elegância, energia e ‘sintonia fina’ ao acaso, a uma sucessão de eventos que contaram apenas com a sorte.
Se todas as grandes consecuções humanas exigiram estudo, projeto, e crescimento ao longo de décadas ou até mesmo séculos, porque acreditar que o universo, muito mais complexo e refinado, seria resultado de uma explosão?
Por tudo isso, eu acredito num criador, num projetista master, que controlou a criação e que mantém a ordem até hoje.
Ebert, a essa altura simulações mostram que as leis da física dão conta de dar ordem ao Universo. Quanto à criação, é uma questão em aberto.
Esse já é o Salvador!!!. Se ele disse tá dito.
Salvador, em seu texto vc afirmou q fótons não possuem massa, contradizendo a relação de De Broglie q provou q fótons possuem uma massa relativista q é inversamente proporcional ao comprimento de onda da mesma.
Fótons têm energia, que pode ser traduzida em termos de massa. Mas fótons não têm massa propriamente dita.
Concordo com Salvador, e ainda acrescento, não há ordem nenhuma no universo, muito pelo contrário, o universo é um caos. Mas nada ainda foi dado como absoluto ou provado, inclusive o criacionismo. Obrigado.
A palavra DEUS é obra da era cristã, devemos lembrar que civilizações muito anteriores a essa já tinham um nome para um ser supremo.
Como poderíamos explicar essa submissão.
Estupidez?
Exatamente, estupidez.
Ignorância. Nossa raça precisa de uma explicação para tudo, e se não temos essa explicação, inventamos uma.
E o que é pior, quando a ciência avança e finalmente responde algumas perguntas feitas lá atrás, alguns membros de nossa espécie se enfurecem, erguem recursos e poder para combater a verdade em nome da perpetuação da explicação anterior. Ameaçam, combatem e matam os membros da sua própria raça. E fazem tudo em nome do AMOR.
Vai entender.
O que me deixa perplexo e insatisfeito com a raça humana é que não conseguimos alimentar todas as bocas famintas do nosso planeta e darmos uma vida digna a cada um, principalmente ao povo da Africa, e se gastam bilhões de dólares com essas besteiras. Muito parecido com aquele sujeito que acaba de sair de um restaurante bom deixando lá 300 ou 400 reais, e nega 2 reais a um pedinte no semáforo. Se eu fosse Deus acabava com essa merda toda!
Mas se pegarmos todo o dinheiro e dermos para os famintos, sem gerar novas tecnologias, que empresas pagarão altos impostos para termos dinheiro para dar aos famintos no ano seguinte?
Acompanho bastante este blog por gostar de assuntos sobre ciência, mas ver você Salvador tratar com tanto descaso a fome de quem não tem o que comer me deixou triste. Já é triste e chato ver os comentários de ofensas entre amantes da ciência e religiosos aqui. Pense nisso.
Gabriel, não trato com descaso a fome. Só me surpreende que as pessoas não percebam que o problema da fome não vai ser resolvido tirando o dinheiro da ciência. Porque a ciência GERA riqueza e REDUZ a fome. Pense no CERN, que trabalha exclusivamente com física de partículas. Para que os cientistas pudessem trocar dados de forma eficiente por computador, um cientista do CERN chamado Tim Berners-Lee inventou um protocolo de troca de informações: a World Wide Web. Talvez você conheça. É o www de todos os endereços de internet. O cara inventou uma mina de riqueza incrível, e o objetivo era só facilitar o trabalho com física de partículas! Hoje, quantas pessoas não trabalham e se alimentam graças à web? E se algum burocrata idiota tivesse tido a brilhante ideia de fechar o CERN e gastar a grana toda em marmita? Haveria hoje muito mais gente passando fome! Então, uma coisa que precisa entrar na cabeça das pessoas é que CIÊNCIA, e mesmo ciência BÁSICA (daquela que parece que não serve pra nada), é a mola impulsora da inovação, e é inovação que gera riqueza e viabiliza a solução dos problemas sociais. Legal o governo gastar dinheiro matando a fome de todo mundo. Sou a favor. Mas de onde vem o dinheiro do governo? Dos impostos. Quem paga imposto? As empresas. Como as empresas ganham mais dinheiro? Vendendo produtos e serviços inovadores. Se cortarmos uma das pontas, vamos acabar sem grana para pagar a outra ponta. É o investimento em coisas como o LHC que viabiliza um futuro em que ninguém mais passe fome. E aí vem um ou outro ignorante, achando que sabe das coisas, e diz que é uma idiotice gastar dinheiro com isso. Eu fico realmente frustrado. Mas você tem razão. Apesar do cansaço com o post que está explodindo de comentários hoje, eu devia ter tido a paciência antes de explicar detalhadamente esse raciocínio, em vez de fazer parecer que eu estava de pouco caso com o problema. Desculpe-me. Abraço.
Gostei da abordagem e do vocabulário acessível. “Zoar” o universo foi, digamos, o ápice. Parabéns.
🙂
Nada me tira da cabeça a ideia de que nosso universo surgiu nos laboratórios de alguma super civilização, Salvador. Isso explicaria a questão da “causa primeira” e da “sintonia fina” de uma maneira bem mais satisfatória do que apelar para a ideia de uma entidade sobrenatural onisciente comandando nossos destinos.
E a outra “civilização”? De onde surgiu?
Salvador… Muito bom!
Esse campo de Higgs é o que faz com que nossos átomos permaneçam juntos em nosso corpo, por exemplo, mantendo a nossa forma?
Então uma desestablização nesse campo, desmancharia toda a matéria existente, correto?
Mas como a matéria não pode simplesmente desaparecer, onde supostamente poderiam estar durante um colapso como esse?
E se o bóson sozinho não produz a massa, ela depende de outros fatores para produzir o campo (que gera a massa). Que fatores seriam esses?
Esse artigo fez minha cabeça pirar por uns momentos… hehehe
Cranio, as forças que mantêm a matéria coesa não são gravitacionais. Mas se todas as partículas se movessem à velocidade da luz, seria difícil reuni-la para formar estruturas.
No caso de uma desestabilização do Higgs, não é nem questão de fazer sumir matéria. Abre-se um rasgão no meio do Universo, separando tudo de todo o resto.
Por fim, um grande mistério é: o que dá massa ao Higgs, que dá massa a todas as outras partículas? Ninguém sabe.
Toda essa celeuma e desnecessária. Quando vão construir um equipamento do tamanho da Terra? E fica constatado que o homem está fazendo tudo para acabar com o seu próprio planeta. exploração de petróleo, gerando poluição do ar , dos mares, dos rios, energia atômica as vezes empregada, queimadas, desmatamento, destruindo espécies nativas. E um dia seremos impactados por um asteróide. Acho difícil , muito difícil que se consiga conte lol no espaço. A tecnologia terrestre não vai ser capaz. O filme armagedon e ficção, na vida real acho inviável.
Muito interessante essa matéria. Realmente falta muito para o ser humano chegar a uma tecnologia, capaz de criar algo. Primeiro temos que entender tudo em nossa casa. O planeta Terra…
Salvador, sem querer menosprezar sua imaginação, melhor ficar descrevendo o que os físicos descobrem.
Você vai me perdoar se eu não seguir seu conselho e continuar dando asas à imaginação? 😛
GustavoB, sem querer menosprezar seu comentário, melhor ficar quieto.
A imaginacao e’ talves a maior razao dos homenidios terem conseguido sair das cavernas. Sem imaginacao nao haveria ciencia.
oh my god, estava no face agora e descobri que a qualquer momento posso ser explodido???
Quem poderá nos defender?
Você será implodido por uma bolha de vácuo.
A Ciência é feita ignorando Deus. A Religião é feita ignorando a Ciência.
Não se misturam tal qual o azeite com a água.
Mas deveriam…
Isso desde Descartes… Por volta de 1640.
Walmir, leia Kardec , e vc verá que Ciência e Religião não são incompatíveis. Evangelho Segundo Espiritismo Cap. I
Simplesmente FASCINANTE, como diria Spock.! E gostei da tua “viagem cósmica”
Pena que não terei vida suficiente para ver o fim desta história do bóson. Ooops! Será que o conhecimento tem fim? Alguém já disse há mais de 2000 anos atrás “Sei que nada sei!”
Tenho acompanhado com interesse a Partícula de Deus,(originalmente chamada de partícula do Diabo. O livro não foi publicado com este nome pois não teria impacto de venda… São razões mais mundanas mas tem que ser assim para uma sociedade de primatas humanos…).
Como era mesmo o nome do outro físico que também estudou anos a fio a partícula se poder “acha-la” e daí alcunha-la de Partícula do Diabo??
Não é bem assim. Já contei a história da partícula de Deus/partícula maldita (e não do diabo, como você diz) em outro comentário.
Este boson de Higgs, descoberto em 2012, foi bem menos espetaculoso do que se imaginava, na verdade, os valores apresentados foram totalmente diferentes(menores) do que teoria propunha, entao na meu, pouco, conhecimento, esta particula tem sido um especulaçao e nao uma reslidade. em suma esta preenchendo o espaco enquanto nao aparece nada melhor
Eu só queria que o PT acabasse… Só isso.
PT , partícula terminal é o fim do Brasil.
Isso iria requerer um explosao de educacao, carater, e honestidade. Muito dificil no Brasil….
Essa é realmente boa kkkkkkkkkk
ESTA PORCARIA DE INVENÇÃO NÃO SERVE PARA NADA, PORQUE NÃO INVENTAM COISAS BOAS PARA TODOS NA HUMANIDADE.
Tipo a web, por onde você está lendo este texto? Foi inventada lá no CERN, dono do LHC. 😉
Tipo, inaugurar uma igreja evangélica e limpar os ingênuos? É, pode ser. Aceitar sem questionar é mais fácil e mais cômodo que contestar.
Que pena que não tens twitter…adorei o texto e faço uma pergunta: como explicar que as pirâmides do Egito tenham sobrevivido? Porque elas são obras de seres de outro planeta…hehe
Não, não são.
Assista o vídeo do nerdologia no youtube para uma breve explicação sobre elas! digita la nerdologia piramides do egito
Salvador,
Pra mim, é inconcebível imaginar que uma criatura tão insignificante quanto o Homem chegue um dia a ter a capacidade de destruir o a imensidão do universo.
Quanto ao buraco negro, hoje em dia não resta dúvida sobre sua existência. Existe até uma proporcionada entre o tamanho da galáxia e o buraco negro de seu centro, que a governa.
Outra coisa que não sabia, era que quasares são buracos negros que brilham por ainda ter combustível para “queimar”.
Proporcionalmente, caso o buraco negro do centro da nossa galáxia fosse do tamanho de um amoeda, nossa galáxia seria a Terra.
Dada essas proporções, não seria também um absurdo um objeto dessa tamanho governar toda a terra?
Outra coisa, amigo: os avanços científicos atuais proporcionaram a detecção de uma nuvem de poeira sendo tragada pelo buraco negro do centro da nossa galáxia atualmente. Os astrônomos suspeitam que trata-se de um planeta que se desintegrou ao ter sua órbita atraída pela força gravitacional do buraco negro do centro da galáxia.
Isso reforma aquela “tese” de que estamos num redemoinho ruma ao buraco negro do centro da nossa galáxia.
muitas vezes nossa limitada compreensão das coisas impede que entendamos plenamente o que é certo e o que é errado.
Texto poderia ser um pouquinho mais formal, tem hora que desanima de ler, apesar do tópico ser interessante, pois parece direcionado à adolescentes…
Escreva com mais naturalidade e linguagem um pouco mais científica. Não se torne “burro” para os outros, faça os outros se tornarem menos “burros” para você. 😉
Não, tá bom assim.
Eu acho que com tantos intelectuais o Brasil deveria ser um pais melhor. Só tem gênio visitando o blog do Salvador. Metade deles candidato à Academia de Letras.
Realmente, é incrível. E ainda dizem que não temos cientistas no país. A despeito disso, encontrei muitos nos comentários do blog. Fico na expectativa das publicações científicas formais.
Por que ele precisa ser formal? isso aqui é um blog, ele escreve como ele quer!
Não entendo como algumas pessoas se interessam mais em discutir a maneira como uma coisa é falada ao invés do que propriamente a pessoa está falando.
Não seja infantil. Que tipo de “gênio” escreveria um artigo em linguagem científica tendo em vista pessoas que são, em sua maioria, leigas no assunto? Se o fizesse aí sim estaria se tornando “mais burro”.
O blog, pelo que eu entendi, é direcionado a pessoas curiosas, que se interessam e compartilham um interesse em comum. É, portanto, preferível – para não dizer obrigatório e inteligente! – que a linguagem usada abranja pessoas de todas as idades e com diferentes capacidades intelectuais.
Um gênio poderia ler a matéria, que por sinal foi muito interessante, e entender perfeitamente o que foi escrito.
Portanto, para todos fins, declaro que o artigo… ops, quer dizer, acho que já deu para entender quem foi o “menos burro” da parada, não?! =p
A palavra ” priemos cânico ” em verdade é
” não criemos pânico “, e não como
equivocadamente foi escrita por erro
datilográfico.
É uma referência televisiva, tal qual foi escrita. 😉
“Número de usuários até o momento que não conhecem Chapolin: Vish, perdi a conta”
🙁
Que triste, ele não captou a referência ao Chapolin.
Nogueira,
O LHC pode colidir prótons a uma energia de 14 TeV (dois feixes de 7 TeV lançados um contra o outro). Essa energia não supera em muito o limite de 100 bilhões de GeV proposto por Hawking?
Não. 1 TeV são 1.000 GeV. Hawking fala em 100.000.000 TeV.
Ops… Você quis dizer 100 bi GeV, ou 100 mi TeV.
Quando o físico Enrico Fermi fez suas experiências com fissão controlada na década de 30, também alardearam que a liberação descontrolada de neutrons causada por uma bomba atômica também poderia fazer decair toda matéria do Universo!
Várias bombas e testes depois e estamos aqui, firmes e fortes!
Agora uma coisa é certa, estaremos gerando “ruído” artificial em uma “mídia” muito mais complexa do que fizemos até agora.
Se alguma raça “sintoniza” esse “canal” de comunicação, certamente vão notar que estamos atirando pedrinhas no lago, notando as ondazinhas circulares que se formam.
Lembram daquele filme da série StarTrek em que por força de lei as raças deselvolvidas só podem fazer contato depois de uma raça ter dominado a dobra espacial. he he!
Voltei inspirado!
Salvador, Parabéns pelo livro, está ótimo!!! Me dá inspiração para escrever um também!
Não desejarei céus claros à todos porque precisamos de chuvas!
S.A.
Siderius, bem-vindo de volta! Por onde andaste? Estou feliz que esteja gostando do livro! 🙂
Só completando, se não me engano a série/jogo Halo tem uma arma de destruição do Universo nestes moldes, mas os mais novos podem dizer mais acertadamente.
Fui.
Interessante, a Biblia diz algo que pode responder algumas questoes nesta area. Veja:
As estrelas dos céus serão todas dissolvidas, e os ceús se enrolarão como um pergaminho; Isaías 34:4
Certo, um pergaminho em quantas dimensões espaciais?
não sabia que o Kaluza e o Klein eram profetas também…..
A Bíblia só fala mentira e achismo.
Fica na tua se não vais pegar uma galinha pulando! rsrsrsrsrsr
Fala pra mim qual é o produto de limpeza que dissolve estrelas! Preciso usar no meu banheiro, tá foda o box.
Muito bom……Deus deu ao homem o livre arbitrio (h), e tem a resposta de tudo, e esta esperando que o homem chegue perto da verdade, e tenho certeza que ao encontra-la Deus deixaráo homem decidir se ele meresse viver, pois, nois é que decidiremos o nosso futuro, pelo simples fato de que para Deus duzentos trilhoes de anos não fará diferença para o mestre, para Deus o tempo não existe, por isso nos a sua semelhança. Tudo é valido, basta saber se o que fizemos valeu apena. Deus esta com todos.
tem tanta gente morrendo na Africa e ficam querendo dinheiro para isso. Fala serio.
Cientista pode passar fome então. Confere, produção?
Acho que ninguém pode passar fome. O que se gasta em uma pesquisa deste quilate é muita mais do que um ou vários cientistas precisariam para comer. Gastamos com o avanço que pode, potencialmente, nos destruir. Mas nos destruiremos de qualquer jeito…
Você tá enganado. O dinheiro vai justamente para os cientistas, para os engenheiros, para os operários… Esse povo todo ia ficar sem trabalho.
Mais um que não conhece como funciona a economia…
existem infinidades de Serviços p/ operários ,cientistas etc. gastar milhões pra descobrir uma coisa dessas, é só p/ retardado mesmo.
Eu ia responder, mas fiquei com preguiça de explicar como funciona o desenvolvimento tecnológico, econômico e social. Foi mal.
vavat, só me responda uma coisa. Quando você compra algum produto, você gasta seu dinheiro, certo? E esse dinheiro gasto, pra onde vai? Ou você acha que ele “some”? Me responda isso.
Cada um gasta dinheiro onde quer, a ciência não pode parar, pois o mundo evolui com ela, os africanos que deixem suas guerrinhas tribais de lado e evoluam como o resto do mundo.
E você já doou quanto do seu salário pra ajudar as crianças famintas na África? Diz ae!
Cada pensamento!!
Muitos acham que dinheiro para pesquisa vai para uma fogueira, quando na verdade ele vai gerar centenas de novos empregos diretos e indiretos.
Apenas vai mudar de mãos e não se extinguir.
Parabéns pelo artigo!
Grandes subsídios à cultura científica popular.
Aprendi mais um pouco sobre o Bóson de Higgs.
Inegavelmente S.H. é uma cabeça e tanto, entretanto é, de fato, não só midiático, mas adora um “terrorismozinho”, também. Acho que se ele pudesse anularia a gravidade só prá ver o circo pegar fogo. Precisamos de ter humildade diante das leis Divinas das quais ainda entendemos muito pouco ou quase nada.
Por quê você acha que Stephen Hawking está naquele estado de saúde? Alguém tinha que segurar aquele camarada para ele não virar um deus.
Nada acontece no Universo sem a permissão do Divino Criador. Portanto, mais uma teoria ou hipótese que o homem, na altura do seu pretensioso saber, coloca em evidência. Abs.
SABE DE NADA INOCENTE. COELHINHO DA PÁSCOA TAMBÉM DECIDE NÉ???
Deus não existe amigão.
e so vc levar um susto,que na hora vc confessa, ai meu Deus!!!!!!!!!!
Nada acontece no universo sem a permissão do criador né: inclusive as coisas ruins… ou seja, esse criador ai ta muito incompetente ou é bem malvado.
Coloca 100 bilhões nessa porra ae pra mim ver se realmente explode mesmo…. quero ver!!!!
Lá vem os criacionistas quererem desqualificar a ciência baseado-se na bíblia, que, de científica, não tem nada. Aliás, os números contidos nelas nenhum faz sentido e estão todos errados.
Desculpe, mas me parece que vc errou completamente o endereço do blog.
O apropriado para a divulgação de seus dogmas deve ser em outra Folha, a Universal, não aqui, onde se discute CIÊNCIA, não lendas!
Cara, eu acredito em Deus. E acredito na ciência.
Mas é aquilo: existe o livre arbítrio, e nós humaninhos teimamos em usar feito papel higiênico.
Daí se um cientista mais doidão resolver que “vamo vê se sapoha é verdade mesmo” e mandar pras cabeças, o que acontece é KABUM!!!!
“…não priemos cânico”?! Hmmm…, acho que você está em pânico! ;^)
Boa e velha frase do Chaves no seriado homonimo!!!
Humm.. acho que você nunca viu Chapolin.
Acho que você nunca assistiu Chapolin!!!
Bom dia Salvador!
A matéria pode parecer algo inexequível com o montante de energia necessária para detonar o evento, parecendo mais um delírio de um físico do calibre de Stephen Hawking, mas será que o homem já domina todos os mecanismos da física? Será que não existe aquela partícula, desconhecida pela nossa ciência atual? Não sei quanto de “abobrinha” irei mencionar, mas até na lei da relatividade de Einstein parece que ele usou um determinado “k” para que a equação se fechasse e que viria a ser a matéria escura ou coisa que valha.
Agora, olhando para o nosso mundo de hoje, onde o homem já dizimou e exterminou milhares de espécies, polui as águas de rios e mares e o ar, lutam e massacram seus semelhantes por questões ideológicas e religiosas, estupram pelos desejos mais bestiais, cometem infanticídios e parricídios e outros atos inomináveis, não seria oportuno que a natureza efetuasse alguns “pequenos” ajustes? Imaginem que tal evento acontecesse nos dias atuais com tantos brasileiros que “tomam empréstimos dos contribuintes” e enchem as suas contas bancárias no exterior, de repente fossem pulverizados ou anulados como matéria? Tantos esforços e falta de vergonha eliminada num nano segundo. Já, o extermínio de todo resto do universo seria apenas um “custo marginal” proveniente de fogo amigo afinal, um dia poderemos receber a visita de um pequeno asteroide de 20 quilômetros de diâmetro viajando a 50 mil ou mais quilômetros por hora e nos exterminando. De qualquer forma seria o nosso fim.
Tetsuo, não seja tão pessimista. A ladroagem governamental é horrível, mas ainda prefiro ter um universo para chamar de meu. E a constante cosmológica de Einstein era lambda, hoje associada à energia escura! Um ótimo exemplo de como o conhecimento evolui, e não será diferente no futuro. O Higgs não é a última história a ser contada na física de partículas!
Salvador, já que divagações são válidas… Meto o dedo na sua especulação, mesmo sendo leigo no assunto:
Será que o tal asteróide que dizimou os Dinossauros, não seria uma partícula e a terra, outra partícula, onde alguém, em seu acelerador de partículas, quis colidir as 2 pra ver no que dava?!
rs
Especulações a parte, vejo o SH como um dos homens mais inteligentes e a frente de seu tempo, no do mundo, hoje. Junta-se a isso sua obstinação por querer descobrir de onde viemos e de onde tudo surgiu com as outras descobertas feitas pelos outros físicos.
Pra mim, tudo faz sentido: o alerta do S.H. – mesmo que impossível fazer isso agora – com a especulação do autor.
Ótima matéria!
Abs
quem sabe a gente coloca os petralhas no vácuo e eles desaparecem
Aeee mais um sem criatividade!!
Olha Salvador, o que sabemos da teoria de Einstein é que uma partícula a velocidade da luz aumenta sua massa constantemente. Essa energia que Stephen Hawking falou (100 bilhões de giga-elétronvolts (GeV)), é possível ser atingida a partir de energias baixas, pois a massa é proporcional a energia E = m.c^2. E essa sua história de vida antes do Big Bang só pode ser brincadeira não é? Sabemos que antes de tudo o tempo era parado. Não é capaz de acreditar que o tempo pode parar? Então veja só um dos postulados de Einstein afirma que na velocidade da luz algo viajando no espaço o tempo para, ou seja, permanece constante. Dessa forma, o tempo não passa para esse algo. O Bóson estão dentro de algo se escapado para o ambiente já sabe o que acontece não é? Stephen está certo sim. Reveja seus conceitos rapaz.
Joyce, partículas com massa aumentam sua massa ao se aproximar da velocidade da luz. Por isso mesmo elas não podem atingir a velocidade da luz (chegariam a ter massa infinita) e o fóton, que não tem massa, efetivamente viaja a essa velocidade.
Sobre hipóteses de universos pregressos, elas são plenamente viáveis. Veja os trabalhos de Roger Penrose e Lee Smolin. O tempo só pararia numa singularidade, e não temos nem certeza de que elas são viáveis (Hawking mesmo recentemente disse que buracos negros não criam singularidades clássicas), nem que o Universo atual tenha começado numa.
E eu não disse que Hawking estava errado. Na verdade, disse que ele pode estar certo. Abraço!
No LHC as partículas são aceleradas na velocidade da LUZ ou próxima dessa.
Próxima. Na velocidade da luz não tem como. Você pode ir a 99,99999999….% Mas não à exata velocidade da luz. E lá um próton fica com a massa de um caminhão. 🙂
Quem é essa porra dessa Joyce que pegou meu texto e recortou e colocou aí Salvador. Ela me plagiou. Doidaaaa
Heheheh
nossa tem bastante exemplar no congresso que podemos doar para essas experiência e nem cobraremos nada por isso kkkk
ESTA FOI OTIMA, CONCORDO.
Sr. Salvador
Leio muito o finado Asimov.
Agora vou mergulhar nos seus livros.
Parabéns
Caros leitores> Deus não existe é apenas uma das muitas criações da MENTE humana para dominar seu semelhante, tudo que nos vemos hoje são apenas intereções entre particulas que sempre ocorreram e ocorrerão.Sendo assim relaxe e curta seu breve porem intenso momento de existencia pq morreu acabou para todo o sempre
Nossa, você descarta a existência de “Deus”, ou como queira chama-lo, com tamanha propriedade, que eu fico a imaginar se não seria você o próprio…
ENTÃO CONTINUE PENSANDO ASSIM, E LOGO VERAS AS REAÇÕES EM SUA VIDA.
Ui, que meda! Não era ele que era amoroso e afins? Então quer dizer que se você não acredita nele, ele vem e te mata? Quanto amor!
Se vc n acredita foi o caminho vc escolheu …. Cada um escolhe o seu caminho quem decide a sua morte é vc mesmo ou o próprio homem que pega a arma e te mata por qualquer coisa.
Entendi. E se eu acreditar, e esse outro cara armado vier me matar, Deus vai se enfiar na frente e segurar a bala, é isso?
Falou tudo.
Concordo. E ao amigo que disse: continue pensando assim e verá as reações em sua vida… Parece até que quem acredita em Deus é protegido, mas amigo, isso é ilusão da sua cabeça… Vá num hospital, entre numa UTI e quase todos lá acreditam em Deus… O Deus que permite um câncer no crente não se comove com orações.
Em tempo: não troco minha convicção pela sua, rs.
Sua afirmação prepotente encontra o maior problema na segunda afirmação ingênua que você faz: “sempre ocorreram e ocorrerão”, a própria ciência vai contra as duas.
Melhor definição que já ouvi à respeito de Deus:
CAUSA PRIMÁRIA DE TODAS AS COISAS.
Mania do povo de imaginar Deus como sendo alguém com barba, cabelo e bigode!
Um dia quando vc precisar muito ter forças de onde não tem, irá chamar pelo nome de Deus e ele como pai e criador de todas as coisas, piedoso e justo irá atendê-lo e depois que isto acontecer espero que vc retifique o seu comentário, cheio de incrédulos e sem amor nenhum.
Espero que Hawkins esteja absolutamente equivocado… Se não estiver e se algum cientista biruta resolver financiar esse colisor, VAI SER COMO UMA CERTA PIADA : NÃO DEU TEMPO DE PENSAIRE E NEM DE ACENDEIRE A LUZ, Ô PA !!!
Salvador, tua “Imodesta Especulação” me leva à minha versão… Se uma civilização fosse capaz de criar um ‘novo’ Universo a partir de um ‘velho’, por que esperar ficar velho? O que quero dizer é que um grupo com acesso a tecnologia e recursos poderia simplesmente entender que “se podemos fazer, por que não fazer?”. Ou seja, teriam uma arma em suas mãos, um poder terrorista.
Finalmente um matéria inteligente e bem escrita!!! Parabéns!
Mas que lindo o texto. E eu pensei que só eu tivesse essas divagações loucas, mas surpreendentemente possíveis, sobre o universo. Parabéns, me deparar com esse texto e lê-lo pela manhã foi estimulante.