Querida, destruí o Universo

Salvador Nogueira

Stephen Hawking ataca novamente. O famoso físico britânico lançou um alerta à humanidade ao destacar que a manipulação do bóson de Higgs — a tal “partícula de Deus”, descoberta em 2012 no maior acelerador de partículas do mundo — pode levar à destruição do próprio Universo.

Great Scott! Hawking diz que podemos desestabilizar o continuum espaço-tempo!
“Great Scott!” O físico Stephen Hawking agora diz que podemos desestabilizar o continuum espaço-tempo!

OK, todos sabemos que o bom e velho Hawking é mesmo dado a afirmações grandiosas. Recentemente ele disse que talvez buracos negros não existissem. Mas esta bateu todos os recordes. Poderia mesmo um experimento de física levar ao fim do cosmos como o conhecemos?

O físico delineia a ideia não num trabalho científico, mas no prefácio de um novo livro chamado “Starmus”, um apanhado de artigos de astrônomos e astronautas renomados, reunidos num festival científico de mesmo nome realizado em Tenerife, na Espanha, em 2011 (a segunda edição acontecerá em duas semanas).

“O potencial de Higgs tem a preocupante característica de que possa se tornar metaestável em energias acima de 100 bilhões de giga-elétronvolts (GeV)”, escreveu o cientista britânico. “Isso significa que o Universo poderia sofrer um decaimento catastrófico do vácuo, com uma bolha do vácuo verdadeiro se expandindo à velocidade da luz. Isso poderia acontecer a qualquer momento, e não veríamos o que nos atingiu.”

É de apavorar, não? Mas calma, não priemos cânico. Vamos primeiro tentar entender a história, e depois perceber que não é tão ruim quanto parece.

DICA: Stephen Hawking deu dois grandes alertas à humanidade antes. Quer saber quais? Eu conto tudo no meu novo livro, “Extraterrestres: Onde eles estão e como a ciência tenta encontrá-los”

O SEGREDO DA MASSA
O bóson de Higgs, talvez você se lembre, causou muito alarde em 2012, quando foi finalmente descoberto, após meio século de busca. Os experimentos conduzidos no LHC, o Grande Colisor de Hádrons, confirmaram que essa partícula — a peça que faltava no quebra-cabeças da física de altas energias — de fato existe e é a responsável pela massa de todas as outras partículas.

Talvez não soe tão grandioso posto dessa forma, mas lembre-se: a massa é o que gera a gravidade. E, se não houvesse gravidade no Universo, estrelas não poderiam se formar, nem planetas, nem nós. Não é à toa que o físico ganhador do Nobel Leon Lederman deu a ela esse apelido imponente, “partícula de Deus” (ou “partícula-Deus”, como queira).

Um detalhe importante: não é a partícula em si que produz a massa. É o campo associado a ela — uma entidade real que permeia o espaço. Em essência, o campo de Higgs é como uma gosma pegajosa que existe em toda parte. As demais partículas, ao atravessá-lo, sofrem resistência. E com isso ganham suas massas. Cada partícula interage de forma diferente, e por isso tem massa diferente. Já uma partícula que parece indiferente ao campo de Higgs é o fóton, que faz a luz. Por isso a luz viaja pelo espaço na velocidade máxima permitida — ela não sente a gosma pegajosa e, portanto, não tem massa.

Certo. O que Hawking está dizendo é que alguns cálculos sugerem que nem sempre esse campo de Higgs se comporta dessa maneira — o potencial é “metaestável”. Se você colocar energia suficiente nele, talvez ele se torne outra coisa. E aí é como desligar a massa das partículas, reajustá-la ou invertê-la. A gravidade para de funcionar do jeito tradicional e o espaço se expande violentamente. A própria matéria se dissipa, com seus componentes todos subitamente acelerando à velocidade da luz, sem ter mais as amarras da gosma pegajosa.

Não bom.

SEM RISCO IMEDIATO
A única coisa que nos deixa tranquilos é a energia envolvida para que isso — talvez, apenas talvez — aconteça. Hawking fala em 100 bilhões de gigaelétron-volts. É um montão. Para que se tenha uma ideia, o Higgs foi descoberto no LHC com uma energia de 4.000 gigaelétron-volts. De 4.000 para 100.000.000.000 tem um bocado de zero a mais.

O LHC encontrou o bóson de Higgs. Não tente isso em casa.
O LHC encontrou o bóson de Higgs. Não tente isso em casa.

“Um acelerador de partículas que atinja 100 bilhões de gigaelétron-volts teria de ser maior que a Terra, e é improvável que seja financiado no atual clima econômico”, brinca o físico britânico.

A grande pergunta é: o potencial do Higgs é mesmo metaestável? Ou seja, é possível em tese bagunçá-lo e zoar o Universo? Ninguém sabe. Contudo, não parece absurdo.

Afinal, alguma coisa muito parecida com isso deve ter acontecido lá atrás, 13,8 bilhões de anos atrás, para dar início à expansão do Universo. Em seu texto, Hawking sugere que a melhor forma de investigarmos essa questão cientificamente é justamente olharmos para trás, para o Big Bang, onde talvez tenha havido a energia necessária para desestabilizar o Higgs.

UMA IMODESTA ESPECULAÇÃO
Permita-me, caro leitor, compartilhar um voo da minha imaginação diante dessas observações de Hawking.

Imagine por um momento que houvesse um outro universo antes do nosso — antes do familiar Big Bang, ocorrido 13,8 bilhões de anos atrás. Nesse antigo cosmos hoje inacessível, talvez até destruído ou sobreposto pelo nosso, havia uma civilização tão curiosa quanto a humana. Eles gradualmente galgaram os degraus do avanço tecnológico, indo de paus e pedras a bombas atômicas e aceleradores de partículas, como nós fizemos.

Então eles excederam nossas atuais capacidades. Em muito. E descobriram, com certo espanto, que seu Universo não era tão confortável quanto poderia ser. Talvez tenham identificado que ele fosse acabar num Big Crunch, esmagado pela própria gravidade, ou quiçá consumido pelo frio e inexorável avanço da entropia, destruindo toda e qualquer estrutura que pudesse nutri-los. Mas esta civilização não queria morrer, nem queria ver o cosmos encontrar seu fim.

Decidiram então aplicar todos os seus conhecimentos avançados em um experimento final — a desestabilização do campo de Higgs e a consequente ressurreição do Universo. A iniciativa produziria uma imensa bolha de espaço-tempo, crescendo a uma velocidade espantosa e convertendo energia do vácuo em matéria. Um novo cosmos nasceria. Talvez eles pudessem adentrá-lo no instante exato para sobreviver em seu interior. Talvez não. De toda forma, tomaram todo o cuidado, em seus cálculos, para produzir a quantidade exata de matéria e energia no processo de expansão cósmica, de forma que o novo cosmos não só fosse duradouro e hospitaleiro, como também plano e infinito até onde se pudesse ver. Amigável à vida. Nascia daí o nosso Universo, cuja sintonia fina é aparente e espanta os cosmólogos, mas somos hoje incapazes de compreender por quê.

Será que algo assim pode ter acontecido? Deixo ao leitor a inglória tarefa de julgar a verossimilhança.

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook

P.S.: Um ano atrás, escrevi um conto baseado numa premissa parecida, que foi publicado numa edição especial da “Superinteressante” e indicado ao Prêmio Abril. Você pode lê-lo aqui.

Comentários

  1. Caro Salvador,

    Muito bom teXto (com “X”) 🙂 . Parabéns. Gosto de sua linguagem coloquial para explicar algo indigesto como a Física Quântica. Apesar de ser Engenheiro e entender, gosto da sua linguagem e enredo para explicar a uma audiência de diversos níveis de conhecimento.

    É necessário ler todo o texto para entender. É comum hoje na era da informação a pessoa ler somente o título e o último parágrafo. É raro hoje os que lêem o conteúdo completo das matérias. Incrível! Claro que não vão entender.

    Agora, o que me fascina neste artigo é a capacidade do Dr. Hawkins. Temos tantos cientistas anônimos espalhados pela Terra que podem até ter o conhecimento dele, mas ele marcou uma geração.

    Mais de uma vez tentei imaginar como seria se ele não tivesse uma deficiência física que, aperentemente não o impede de criar, mas ainda assim debilita. Uau! Que mente brilhante!

    Obrigado pelo artigo, também brilhante.

    Rogerio

    1. Rogério, Hawking é de fato uma figura ímpar. Sou fã dele. (E poucos não são, creio eu.)

      1. Apesar de não ter nenhum conhecimento no assunto, eu acompanho matérias sobre o Dr. Hawkins apesar de tudo ele é brilhante, meu Deus brilhante não ele é um gênio . Adoroo!!!

  2. Quanta gente levando ao pé o que foi escrito e transcrito pelo narrador. Assiste o SBT! Concordo que esqueceram de falar do Senhor que tudo fez, mas creio ser razoável que a ciência seja o caminho para elucidar as questões do universo que tanto nos instigam, pois quem mais Físico, Químico, Matemático… que aquele que manipulou todas as propriedades para criar esse que denominamos na nossa insignificância de UNIVERSO!!

  3. “nom bom ” foi ótemo … já o texto foi demais … ah ah ah … quem dera assuntos mais complexos fossem tratados com tanto bom humor e simplicidade em ir ao ponto … rs . A Teoria do “Universo 2” no mínimo vale um TCC (sendo modesto) … ah ah ah … Não é o “salvador” da Pátria … é o “Salvador” do Universo … e a que horas começa a tal “formatação” ?

  4. Mais de 700 comentários. Não tem jeito, falar de Hawking é sempre garantia de audiência. O cara é um polemista de primeira…

  5. Parabéns pelo artigo e por responder aos comentários. Sou leiga neste assunto, mas curiosidade não me falta. A linguagem simples ajudou na compreensão do assunto. Uma dúvida que eu sempre tive é se este assunto e a ficção contada por Dan Brown tem alguma semelhança. Acho que sim né…

    1. Regina, li só um livro do Dan Brown e vi filmes baseados em outros dois. Ele gosta bastante de conspirações, e lembro-me de uma brincadeira com o LHC, mas a ciência é bem frouxa no caso da história dele. (Seria “Anjos e Demônios”? Não me lembro ao certo.)

  6. Matéria muito interessante que teve o mérito de atrair um grande número de comentários sérios e pertinentes dos leitores, coisa raríssima na internet brasileira onde impera a mediocridade.

    Salvador, sua especulação é digna de Arthur Clark (no conto “The Star”) e Asimov (Foundation sequence). Gostaria muito de ler um conto sobre ela.

    1. Eu escrevi um conto sobre criação de Universos, recursividade e singularidade tecnológica, publicado na Super no ano passado. Mas não tem link online. 🙁

  7. eu só conheço Uma verdade verdade a biblia! leia e seras Sabio. porem se Deve estudar sim ler pensar imaginar.
    Mais todo Dinheiro por Uma medida

    1. Mas, claro, de vez em quando leia também o Mensageiro Sideral! Nem que seja para postar uns comentários nada-a-ver! 🙂

  8. eu só conheço Uma verdade verdade a biblia! leia e seras Sabio. porem se Deve estutar sim ler pensar imaginar.
    Mais todo Dinhira por Uma medida

  9. Bom, parabéns pelo texto acredito que mesmo se tratando de um assunto dessa complexidade é sempre louvável qualquer esforço para facilitar o acesso para todos, mas por favor não trate o leitor como débil mental ou como uma postagem engraçadinha e cômica, compartilhe a informação e o conhecimento e seja mais sutil com a propaganda do seu livro..rs brincadeira, ótimo texto, mas precisamos de mais conteúdo!

    Valeu!

    1. Flavio, é que o livro é novo. Deixa assentar a poeira e eu paro de divulgar este. E começo a empurrar o próximo. Hehehe. Abraço!

      1. Mas não achei ruim não, se possível disponibiliza um trecho em pdf, assim todos podemos ter uma noção sobre o livro e comprar sim, porque não?!

  10. Salvador, gastei na matéria, confesso que apesar de gostar do assunto, não intendo nada, mas o texto foi muito bem escrito. Na minha analfabeta opinião, o homem só irá conquistar outros planetas e ou desvendar o universo quando conseguir colocar a maior quantidade de energia no menor espaço possível (mover uma nave espacial com uma bateria do tamanho de uma moeda). Será que isso um dia será possível?

    1. Antes disso o homem vai descobri que poderá criar portais e viajar por dobras espaciais.

      O combustível fóssil será banido, restando ao homem outros meios de energia.

      A energia da matéria escura tambem servirá aos propósitos do homem, bem como a energia de uma estrela local.

      Sem essa de combustível! Se homem puder viajar pelo universo não será com combústível!

      1. E se o universo conhecido “for” o combustível (efeito Casimir – levitação quântica)?

  11. Fantástico texto, Salvador! A conclusão usando um exercício de criatividade foi excelente, cara! Você consegue explicar a cosmologia e a física para nós leigos com maestria. Parabéns! Não acabe nunca com esse blog! É um oásis!

    1. Legal a sua matéria, só tenho uma observação a fazer: Acho que o Hawkings merece respeito pelo gênio que ele é. Porém, ultimamente seus últimos “achismos” prestam um desserviço, pois são alerdeados como “verdade” dado o grau de respeito que se tem com ele na comunidade científica. E todos sabemos, inclusive ele, que muita gente (leigos, meio-leigos e talvez até alguns não leigos) ao ler estas notícias dele acabam tomando a hipótese como um fato e a tomam como argumento irrefutável. Isso é tão perigoso quanto uma interpretação errada de um texto ou livro religioso.

  12. Quando Louis Pasteur citou a existência de micro-organismos, muitos não acreditaram.
    Já foi dito: “caldo de galinha e prudência não fazem mal a ninguém”.

  13. Tudo no universo tende ao equilíbrio, senão não teríamos mais universo, bem o quero dizer é que conforme a teoria do caos se uma borboleta bate as asas do outro lado do globo terrestre pode causar um maremoto deste lado, então, apenas os 4000 GeV produzidos no acelerador pode ser suficiente para causar um novo big bang numa reação em cadeia é claro.

  14. Oi, Salvador. Quando você explica o campo de Higgs como sendo uma “gosma pegajosa que existe em toda parte”, a ideia é a mesma (ou ao menos parecida) do éter do Aristóteles? Abraços.

    1. Não. Só pra citar um exemplo, o éter aristotélico só existia além da esfera sublunar. O campo de Higgs existe em toda parte, inclusive onde há matéria.

  15. E pior que já aconteceu Deus disse :Filho vocês já foram muito mais longe do que estão caminhado lentamente agora e destruirão tudo.
    Agora estamos fazendo tudo de novo.
    Deus disse: Que o universo é uma maquina que funciona sozinha e de uma beleza imaginável não precisa de ajuste.
    O perigo ocorre quando o homem começa querer alterar certas lei do universo e aí sim poderá levar a uma catástrofe novamente.

  16. Excelente teoria! Isso explicaria muita coisa! Já sobre Hawking… fica difícil ultimamente, pois vem se contradizendo e ninguém sabe ao certo se o que ele fala ” atualmente “é raciocínio próprio ou se não passa de manipulação de alguém, mas mesmo assim ainda é a maior referência da física moderna dos tempos de hoje!

  17. Nossa! A matéria é incrível! Parabéns!!! Gosto de pessoas que questionam o porque dos porquês! Só assim compreenderemos um pouco da nossa existência. Também tenho minha teoria, não vale ninguém rir, lá vai: Imagino que o “Todo” é uma grande consciência se desmembrando e criando partes de si mesmo, do qual ele é consciente, mas que cada parte criada só terá consciência do Todo, quando atingir o grau de consciência de si mesma. Meio loco né?

  18. Talvez o” anti cristo ou os Iluminatis “, então, daquele cosmo, tivessem tramado o ocorrido. perdendo assim o controle.

  19. É impressionante conseguir entender algo que eu achei que nunca entenderia. Obrigada!

    Mas resumindo, o que descobriram é nada mais nada menos que o disco para reformatar o universo. Básico!

  20. Imagino, Sr. Salvador Nogueira, que deve ficar impressionado com a quantidade de comentários de todo tipo que seu texto levantou… Sobretudo, com os comentários fora de lugar, desrespeitosos e faltos de fundamentação. Ânimo e vá e frente!!

  21. Parabéns, pela matéria. Muito interessante até para leigos. Ri muito com o jeito descontraído de explicar as afirmações do físico. Sou da área de Letras, mas preparo textos didáticos de Biologia e Ciências, por isso tenho curiosidade de ler tudo que é novidade sobre esses assuntos.

  22. Não sei quem é mais louco… quem não acredita que isso possa acontecer, ou quem acredita e mesmo assim insiste em levar o projeto adiante.

  23. o homem mal consegue chegar a Lua, como vai construir algo maior que a Terra? rs… piada… somos tão igonorantes que desconhecemos o limite de nossa ignorancia…

  24. Espírito do planeta azul

    Seres de pacífica civilização e avançado conhecimento, partiram em milhares de naves, na difícil busca de um destino para a preservação da espécie.
    Visto do espaço habitavam um planeta azul que orbitava uma velha estrela que iniciava seu ciclo final de existência, sua expansão acelerava, algum tempo mais o planeta azul, azul deixaria de ser.
    Na tentativa de sobrevivência foram para destinos com alguma possibilidade de abrigar vida, seriam longas travessias por espaços desconhecidos, sem volta, se bem sucedidos seriam o sinal para o êxodo final.
    O tempo, gravidade, velocidade, controle biológico, e outras conquista alcançadas permitia essa tentativa, mas limite havia, era grande a possibilidade de vagarem pelo espaço, perdidos sem o destino alcançar.
    Oada e ave, numa das naves partiram em direção a uma longínqua e ainda jovem galáxia, jornada longa dela aproximavam-se, mas as reservas esgotavam-se.
    Próximos do destino tudo se apaga, a nave, a vida.
    Num periférico braço de uma galáxia espiral, são atraídos para a orbita de uma estrela em torno da qual detritos sólidos e gases,orbitam também em torno de sua massa.
    Lá aprisionados agregam matéria circundante, parte fazem agora do núcleo de um corpo galáctico que tempos depois ira tornar-se um planeta azul, onde Adào e Eva dariam início a uma nova espécie.
    Tempo haverá que o espírito amalgamado no núcleo deste astro, flua para a suterficie contaminando, os que lá estão, com privilegiada inteligência e paz, tão pouco delas desprovidas.

  25. Só esqueceram de colocar Deus nessas hipóteses de formação do universso.
    Ciência nunca combinou mesmo com crença.
    Por icco ACREDITO SIM, que o homem pode destruir tudo,pois, não se contenta com viver com o simples e essencial para ser feliz…Isso sim é que devemos pensar…

    1. se fosse para viver simples nosso ancestrais viveriam em tribos, na haveria mistura genetica e teriamos morrido na primeira gripe terrestre.
      Volte para sua insignificancia e alienacao simplista que nos cuidamos do seu futuro e de seu povo.

      1. quando ele diz o simples e essencial ele não está falando de viver de caça, morando em cavernas… penso que esses conceitos para vc signifiquem outras coisas.

    2. Caro amigo! Os textos do Salvador não são pra quem se conforma em acreditar que o mundo foi criado em 6 dias. 😉

    3. Por que se colocássemos Deus na equação a falta de cada uma resposta, a terra ainda seria plana, o sol giraria em torno da terra, na qual seria o centro do universo e estaríamos ainda sendo caçados pelos cavaleiros Templários e queimados na “Santa fogueira da Igreja”. Não sou contra sua fé, sou contra colocar a fé a cada resposta que não temos. Abçs

  26. Leiam a gênese divina da Umbanda Sagrada, e verão muitos dos ensinamentos aqui descritos pelo Sr Salvador.

        1. Respeito. Mas acho limitante a quem segue essa religião específica. Em sendo científico, meu blog busca abrangência universal, ainda que, como a própria ciência, careça na oferta de respostas para os porquês do Universo (a ciência é melhor em explicar os “comos”).

    1. aprenda cabala, saberá da gênese da gênese da gênese da umbanda… e q mania de botar religião em tudo aff enjoei dos fanáticos, viu?? pra mim evangélico, umbandista, católico, espírita q quer explicar td com a sua cartilha é o fim da picada

  27. Ótimas ideias. Gostaria de ver esse tipo de abordagem numa serie ou filme. A ideia de reboot de civilizações inteiras é algo intrigante demais para nossa curta passagem nessa pedra gigante.

  28. Estava imaginando quando leria algo dessa natureza.

    Está aberto o caminho para a explicação “científica” do evento mais absurdo que está por vir…

      1. Acho que todo mundo tem direito a dar sua opinião, mas Salvador, por favor, eu admiro sua boa vontade em responder a quase todos, mas esse tipo de comentário não agrega em nada, o Victor só critica e não acrescenta coisa nenhuma, pede a ele escrever a tese dele sobre o assunto.. rssrs
        Abçs

      2. Não, não… minha testa, tua testa, a testa dele, etc..
        ahahahah…. O teXto está muito bom, e o assunto é bem interessante.

      3. Nosso Salvador, esse povo que reclama da forma escrita ou de grafia normalmente é gente com pouquíssimo conhecimento em ciências e praticamente não entende nada do conteúdo explicado, então tentam usar esse artifício de desmerecer a sua escrita pra tentar esconder a ignorância deles. Quase uma forma chamada: Argumentum ad hominem
        Perdoai-os porque eles não sabem o que fazem.

    1. Brincadeira o cara falar que o TEXTO é fraco, se nem o básico da língua portuguesa ele sabe.

      Repita comigo, teXto … teXto … teXto …

      1. hhahahhaha.

        Pois é, talvez o texto seja fraco para ele porque ainda não desenvolveu a capacidade de compreensão e absorção.

  29. Ainda continuo com Spinoza e Einstein….panteismo…somos todos parte de uma grande coisa, onde sem as pequenas não existem as grandes….é só olhar as sinópses do nosso cérebro e fazer a comparação com fotos da energia espacial…..são super hiper semelhantes….da mesma maneira que a pulga não entende o cachorro, o cachorro não nos entende e nós não entendemos o “infinito”.Abraços.

  30. Temos um raciocínio rústico e sofístico. Às vezes nossa máquina de pensar não funciona. O acelerador de partículas LHC é generoso, mas não ao ponto que pretende Stephen Hawking. Seria irônico que sua pública e famosa utilidade fosse destruir o Universo. Que me perdoe o famoso cientista, mas não acredito que as experiências de um laboratório sejam capazes de extinguir a mera e lúcida realidade. Nossas metafísicas e teologias costumam ser falhas.

      1. “Não contavam com minha astúcia”. Apesar de mexicano, a sociedade brasileira sem a cultura do Chapolim é manca. Essa comentário acima comprova isso, não é Salvador? Pelo menos escrevendo você mantém o humor, dá-lheeee, rssss

  31. Interessante seria descobrir PORQUE as partículas de fótons não sofrem o efeito da gravidade. À partir daí , teríamos um campo enorme de possibilidades para explorar.

    1. Porque os fótons viajam mais rápido que a velocidade da luz (cientificamente comprovado), as leis ou teorias de Einstein não são absolutas, mas a cada resposta que tiver, vai ter mais 10 ou 100 perguntas..
      Abçs

  32. Legal sue hipótese, sem dúvida não pode ser descartada.

    Uma pergunta: a desestabilização do Higgs criaria vácuo, ou o “nada” se expandindo?

    Se for vácuo, tudo bem, sua “Imodesta Especulação” seria viável. Caso o próprio tecido do espaço-tempo desapareça (o mundo quântico) criaríamos um “nada” “dentro” do espaço, certo?
    Daí, acho que um universo não seria possível, pois teríamos um “nada” se expandindo dentro de um “tudo” e a tendência seria a extinção do universo ancestral. (que viagem ! haha)

    Se vc tiver o texto original do Hawkins gostaria de ler.

    Abraço

  33. Parabéns pela reportagem, admiro muito o seu trabalho.
    Quero filosofar um pouco !!
    Mesmo sendo possível que uma civilização altamente tecnológica tenha causado uma ruptura no espaço-tempo e dado início ao nosso universo, permanece a duvida. Uma outra civilização anterior aquele que criou o nosso universo teria criado também a ruptura, tendo em vista que seria necessário um universo com condições semelhantes para se desenvolver uma civilização. E quando esse processo ocorreu sem a interferência de uma civilização? Bem isso me faz quebrar a cabeça, talvez um dia poderemos responder a essas pergunta !!

  34. Parabéns Salvador pela matéria, muito interessante.
    Acredito também que muitos dos comentaristas possuem uma mente expandida/evoluída para a matéria. Outros nem um pouco. Vi muita gente criticando religiosos e tal. Mas existe uma coisa no mínimo curiosa: De acordo com o texto, e teoria do Big Bang, o universo estava concentrado a bilhões de anos e depois de uma MEGAZORD explosão se expandiu, e atualmente descobrimos que o campo de Higgs é como uma coisa pegajosa que preenche toda a EXPANSÃO do universo, e a única partícula não afetada por ela é o fóton “LUZ”.
    Okey, bacana. Daí lá em no texto bíblico, Gênesis bem no começo, esta escrito que Deus criou o mundo, e entre a terra e Deus ele criou um espaço e deu o nome de EXPANSÃO(universo) e nele colocou luminares, ou seja, estrelas, e tudo mais… Mas o mais interessante é que antes de ele criar a EXPANSÃO ele criou a LUZ, separadamente e anteriormente… curioso né?

    Curioso que nos dois casos a LUZ é independente.. rsss muito interessante.

    Não estou aqui defendendo religiosos ou cientistas, estou apenas comentando uma coisa semelhante nos dois modos mais evidentes de se definir a criação do universo.

    Antes de mais nada, o conhecimento faz o homem evoluir, e o fato de você desconsiderar o conhecimento dos demais não faz de você evoluído, portanto eu sugiro que o pessoal religioso não critique o conhecimento dos cientistas e nem os cientistas excluam o conhecimento religioso, ambos existem.

    1. Não tem nada a ver uma coisa com a outra, exceto:
      A paleontologia, já que a Bíblia foi escrita por homens que não entendiam nada de ciência. O homem criou Deus e o Diabo à sua imagem e semelhança, portanto estes mitos com avanço da Ciência tende a acabar assim como várias religiões do passado que acabaram no esquecimento ficando somente alguns artefatos aqui e ali guardados em museus.

      Seria interessante o homem mudar a sua concepção de Deus para um universo regido por leis e luz metafísica.

      Seria interessante tambem o homem, parar de procurar um Deus lá fora e voltar sua atenção para si mesmo, onde ele mesmo se encontraria no seu eu interior.
      Do microcosmo hominal ao macrocosmo universal. A ligação do individuo com o devir.

    2. Eu amei sua teoria, adoro este tipo de matéria apesar de ser um leigo total no assunto.
      Também acho que todos temos que respeitar as opiniões da cada um sem ficar criticando.
      Parabéns

Comments are closed.