Querida, destruí o Universo
Stephen Hawking ataca novamente. O famoso físico britânico lançou um alerta à humanidade ao destacar que a manipulação do bóson de Higgs — a tal “partícula de Deus”, descoberta em 2012 no maior acelerador de partículas do mundo — pode levar à destruição do próprio Universo.
OK, todos sabemos que o bom e velho Hawking é mesmo dado a afirmações grandiosas. Recentemente ele disse que talvez buracos negros não existissem. Mas esta bateu todos os recordes. Poderia mesmo um experimento de física levar ao fim do cosmos como o conhecemos?
O físico delineia a ideia não num trabalho científico, mas no prefácio de um novo livro chamado “Starmus”, um apanhado de artigos de astrônomos e astronautas renomados, reunidos num festival científico de mesmo nome realizado em Tenerife, na Espanha, em 2011 (a segunda edição acontecerá em duas semanas).
“O potencial de Higgs tem a preocupante característica de que possa se tornar metaestável em energias acima de 100 bilhões de giga-elétronvolts (GeV)”, escreveu o cientista britânico. “Isso significa que o Universo poderia sofrer um decaimento catastrófico do vácuo, com uma bolha do vácuo verdadeiro se expandindo à velocidade da luz. Isso poderia acontecer a qualquer momento, e não veríamos o que nos atingiu.”
É de apavorar, não? Mas calma, não priemos cânico. Vamos primeiro tentar entender a história, e depois perceber que não é tão ruim quanto parece.
O SEGREDO DA MASSA
O bóson de Higgs, talvez você se lembre, causou muito alarde em 2012, quando foi finalmente descoberto, após meio século de busca. Os experimentos conduzidos no LHC, o Grande Colisor de Hádrons, confirmaram que essa partícula — a peça que faltava no quebra-cabeças da física de altas energias — de fato existe e é a responsável pela massa de todas as outras partículas.
Talvez não soe tão grandioso posto dessa forma, mas lembre-se: a massa é o que gera a gravidade. E, se não houvesse gravidade no Universo, estrelas não poderiam se formar, nem planetas, nem nós. Não é à toa que o físico ganhador do Nobel Leon Lederman deu a ela esse apelido imponente, “partícula de Deus” (ou “partícula-Deus”, como queira).
Um detalhe importante: não é a partícula em si que produz a massa. É o campo associado a ela — uma entidade real que permeia o espaço. Em essência, o campo de Higgs é como uma gosma pegajosa que existe em toda parte. As demais partículas, ao atravessá-lo, sofrem resistência. E com isso ganham suas massas. Cada partícula interage de forma diferente, e por isso tem massa diferente. Já uma partícula que parece indiferente ao campo de Higgs é o fóton, que faz a luz. Por isso a luz viaja pelo espaço na velocidade máxima permitida — ela não sente a gosma pegajosa e, portanto, não tem massa.
Certo. O que Hawking está dizendo é que alguns cálculos sugerem que nem sempre esse campo de Higgs se comporta dessa maneira — o potencial é “metaestável”. Se você colocar energia suficiente nele, talvez ele se torne outra coisa. E aí é como desligar a massa das partículas, reajustá-la ou invertê-la. A gravidade para de funcionar do jeito tradicional e o espaço se expande violentamente. A própria matéria se dissipa, com seus componentes todos subitamente acelerando à velocidade da luz, sem ter mais as amarras da gosma pegajosa.
Não bom.
SEM RISCO IMEDIATO
A única coisa que nos deixa tranquilos é a energia envolvida para que isso — talvez, apenas talvez — aconteça. Hawking fala em 100 bilhões de gigaelétron-volts. É um montão. Para que se tenha uma ideia, o Higgs foi descoberto no LHC com uma energia de 4.000 gigaelétron-volts. De 4.000 para 100.000.000.000 tem um bocado de zero a mais.
“Um acelerador de partículas que atinja 100 bilhões de gigaelétron-volts teria de ser maior que a Terra, e é improvável que seja financiado no atual clima econômico”, brinca o físico britânico.
A grande pergunta é: o potencial do Higgs é mesmo metaestável? Ou seja, é possível em tese bagunçá-lo e zoar o Universo? Ninguém sabe. Contudo, não parece absurdo.
Afinal, alguma coisa muito parecida com isso deve ter acontecido lá atrás, 13,8 bilhões de anos atrás, para dar início à expansão do Universo. Em seu texto, Hawking sugere que a melhor forma de investigarmos essa questão cientificamente é justamente olharmos para trás, para o Big Bang, onde talvez tenha havido a energia necessária para desestabilizar o Higgs.
UMA IMODESTA ESPECULAÇÃO
Permita-me, caro leitor, compartilhar um voo da minha imaginação diante dessas observações de Hawking.
Imagine por um momento que houvesse um outro universo antes do nosso — antes do familiar Big Bang, ocorrido 13,8 bilhões de anos atrás. Nesse antigo cosmos hoje inacessível, talvez até destruído ou sobreposto pelo nosso, havia uma civilização tão curiosa quanto a humana. Eles gradualmente galgaram os degraus do avanço tecnológico, indo de paus e pedras a bombas atômicas e aceleradores de partículas, como nós fizemos.
Então eles excederam nossas atuais capacidades. Em muito. E descobriram, com certo espanto, que seu Universo não era tão confortável quanto poderia ser. Talvez tenham identificado que ele fosse acabar num Big Crunch, esmagado pela própria gravidade, ou quiçá consumido pelo frio e inexorável avanço da entropia, destruindo toda e qualquer estrutura que pudesse nutri-los. Mas esta civilização não queria morrer, nem queria ver o cosmos encontrar seu fim.
Decidiram então aplicar todos os seus conhecimentos avançados em um experimento final — a desestabilização do campo de Higgs e a consequente ressurreição do Universo. A iniciativa produziria uma imensa bolha de espaço-tempo, crescendo a uma velocidade espantosa e convertendo energia do vácuo em matéria. Um novo cosmos nasceria. Talvez eles pudessem adentrá-lo no instante exato para sobreviver em seu interior. Talvez não. De toda forma, tomaram todo o cuidado, em seus cálculos, para produzir a quantidade exata de matéria e energia no processo de expansão cósmica, de forma que o novo cosmos não só fosse duradouro e hospitaleiro, como também plano e infinito até onde se pudesse ver. Amigável à vida. Nascia daí o nosso Universo, cuja sintonia fina é aparente e espanta os cosmólogos, mas somos hoje incapazes de compreender por quê.
Será que algo assim pode ter acontecido? Deixo ao leitor a inglória tarefa de julgar a verossimilhança.
Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook
P.S.: Um ano atrás, escrevi um conto baseado numa premissa parecida, que foi publicado numa edição especial da “Superinteressante” e indicado ao Prêmio Abril. Você pode lê-lo aqui.
Muito bom. Essa sua digressão sobre o fim/começo me lembrou um famoso conto do Asimov, “A última Pergunta”.
Meu conto linkado também tem um final parecido, mas foi mera coincidência. Só fui alertado da similaridade depois que escrevi. 😉
Fica apenas a dúvida sobre as características que permitem ao fóton passar incólume pela gosma Higgs, mesmo fazendo algumas curvas para apreciar grandes fontes gravitacionais.
Tem ou não tem uma certa massa na luz?
É ESSE O ESPÍRITO SALVADOR. PARABÉNS PELA MATÉRIA.
??? ó mortais
Aqui dá pra entender melhor o que é esse tal Bóson de Higs!
Recomendo:http://jovemnerd.com.br/nerdcast/nerdcast-324-alo-criancada-o-boson-chegou/
Sua capacidade de falar bobagens pseudo científicas é infinita.
E sua capacidade de ser imbecil é insuperável.
Exato, ele só ocupa a cadeira que foi do Newton e do Einsten e chegou la falando coisas pseudo científicas! Vai ler
Eu tenho respeito em toneladas pelo Dr. Hawking, e se eu entendi bem, a terra não tem o tamanho de jupite para construir “Um acelerador de partículas que atinja 100 bilhões de gigaelétron-volts” então qual foi o motivo do alerta? achei desnecessário! e eu não poderia deixar de aconselhar as pessoas que continuam a crer na mais bem sucedida história da carochinha, “a deus e o diabo” “cresçam para o seu próprio bem, a vida sem algemas (superstições) é muito mais vida”
Supõe-se que exista a possibilidade de um dia ser construído um acelerador desses no espaço.
Duh!
Me diga quando e como foi provado que Deus não existe. Até hoje temos apenas a “Teoria” da Evolução das espécies (onde o próprio Darwin reconheceu haver furos) e as “Teorias” da formação do universo (onde há mais furos do que a primeira). Experiência alguma pode provar que Deus existe, assim como provar que não existe.
Antes de desqualificar uma “TEORIA” como você mesmo diz, APRENDA o que é uma TEORIA:
“Os membros do público geral (junto com as pessoas que brandem machados ideológicos) ouvem a palavra “teoria” e a equalizam com “ideia” ou “suposição”. Teorias científicas são sistemas completos de ideias que podem ser testadas e que são potencialmente refutáveis, seja por evidências ou por um experimento que alguém poderia fazer. As melhores teorias (entre as quais eu incluo a da Relatividade Especial, a da Mecânica Quântica e a da Evolução) resistiram a cem anos — ou mais — de desafios, tanto de pessoas que queriam se provar mais espertas do que Einstein como daqueles que não gostam de desafios metafísicos porque eles não se encaixam em suas visões de mundo. Por fim, teorias são maleáveis, mas não infinitamente. Teorias podem ser incompletas ou terem detalhes errados sem que todo o conceito caia por terra. A Teoria da Evolução foi sendo adaptada ao longo dos anos, mas não a ponto de ficar irreconhecível. O problema com a frase “é só uma teoria” é que ela implica que uma teoria científica real é algo pequeno — e não é.”
Sem mais.
Ps.: prove que Deus EXISTE então.
Como já disse, a prova científica (religião para alguns) de que Deus existe, é impossível. Apenas creio e isso me basta. Enquanto isso, continuo com meus estudos e minhas pesquisas científicas, dentro de um equilíbrio que o próprio Einstein encontrou. Obviamente não me coloco à altura dele como cientista, mas sim como alguém que também crê em Deus. A propósito, uma teoria científica é tão grande quanto a sua vontade de que ela seja verdade.
uma teoria científica é tão grande quanto a sua vontade de que ela seja verdade.
Porém, eventualmente ela poderá ser provada ou refutada, dando início a uma nova teoria ou a correções.
Ao contrário da religião. Essa sim só depende da vontade e da fé. Logo, sem formas de ser comprovada cientificamente.
Se sua fé te faz bem, ótimo, fique com ela. Não venha encher o saco de quem acredita na ciência.
Essa teorias só têm “furos” para apedeutas e fundamentalistas. E existem outras, tá?
Incrível como um parágrafo que eu nem consegui compreender pode destruir não só o mundo, mas o universo inteiro!?!?! A partir dessas coisas que eu me dou conta do quão ignorante que sou.
O legal é que você admite e aceita. Pior são aqueles que não fazem a menor ideia do que estão falando e se acham o entendido, querendo vomitar um monte de asneiras sem sentido.
Inclusive é o que mais tem aqui nos comentários.
“A ignorância gera mais frequentemente confiança do que o conhecimento: são os que sabem pouco, e não aqueles que sabem muito, que afirmam de uma forma tão categórica que este ou aquele problema nunca será resolvido pela ciência.” — Charles Darwin.
Excluindo os comentários né!? É difícil ouvir a opinião dos outros né? Acha que todos concordam com vc?
Sim, ele excluiu todos, inclusive esse seu.
¬¬
A “incapacidade” das pessoas de entender uma simples paráfrase (“não priemos cânico”, do Chapolim) chega a ser absurdo. Pior ainda é manter um certo “ar de superioridade” e “sugerir/impor” uma correção… aiai viu…
a propósito, boa matéria.
Alguém já viu algo se criar sozinho, do nada? Vocês realmente acreditam que uma explosão criou tudo e que elas evoluíram? Que amebas se transformaram em animais racionais e irracionais? Acreditam realmente que evoluímos de tal forma que desenvolvemos a fala em vários idiomas diferentes? Acham realmente que saberíamos o que eram valores morais se não houvesse Deus no meio disso tudo???
É fascinante que Hawking, ao atacar a religião, sente-se compelido a colocar tanta ênfase na teoria do Big Bang. Porque, mesmo que os incrédulos não gostam, o Big Bang se encaixa exatamente com a narrativa cristã da criação.
Assim como forte é a realidade óbvia de que somos seres morais, capazes de compreender a diferença entre o certo e o errado. Não há rota científica para tal ética.
A física não pode inspirar a nossa preocupação com os outros, ou o espírito de altruísmo que existe nas sociedades humanas desde a aurora dos tempos.
Eu sempre me divirto que os ateus muitas vezes argumentam a favor da existência de inteligência extra-terrestre fora da Terra. No entanto, eles estão muito ansiosos para denunciar a possibilidade de que já temos um vasto e inteligente ser lá fora: Deus.
A nova saraivada de Hawking não pode abalar os alicerces de uma fé que se baseia em evidências.
Procurem se informar mais 😉 #DeusNãoEstáMorto
Ee é cosmólogo. Se não for estudar o Big Bang, vai estudar o quê? Outra coisa: você está misturando alhos com bugalhos. A origem do Universo é misteriosa. A origem da vida, apenas parcialmente. A origem das espécies, completamente esclarecida já. Colocando tudo no mesmo saco, você faz parecer que todas têm níveis similares de incerteza científica. Não é o caso. No mais, em nada a ciência abala a crença em entes sobrenaturais, uma vez que ela só versa sobre o mundo natural. Nada tema, meu caro. A ciência nunca contestará a existência de Deus, porque Deus não é verificável cientificamente (como Jesus demonstrou cabalmente, ao se recusar a fazer milagres diante de Pilatos — basta supor que Deus está optando por não agir no mundo para colocá-lo firmemente a salvo de qualquer investigação científica possível). Abraço!
Entendo seu ponto de vista Salvador, mas em pensamento, digo que hoje a fé para um ateu ou qualquer ser que vá contra a existência de Deus deve ser muito maior do que a fé do próprio cristão, só para poder acreditar que o TUDO veio do NADA.
Hawking realmente é um grande gênio, super intelectual e inteligente, disso não tenho dúvidas. Mas não acreditaria em alguém que um dia diz que existem buracos negros e depois muda de ideia.
E como você disse, a ciência não tem como refutar a existência de Deus, justamente porque Ele não permitiria algo assim. Hoje em dia, muitos cientistas, filósofos e físicos apoiam a existência de um Designer do Universo, no caso Deus, o que é muito mais convincente no meu ponto de vista do que imaginar que o tudo veio do nada.
Enfim, deixo minha opinião. Críticas todos nós recebemos, mas para mim o importante é disseminar à palavra de Deus e todas as coisas que provam Sua existência.
Abraços e obrigado pela atenção.
Guga, se você é incapaz de acreditar num cientista que muda de opinião, você não entendeu a ciência. Afinal, a ciência é feita de (1) formular hipóteses e (2) testar hipóteses. Se o teste não confirma a hipótese, você é obrigado a mudar de ideia. É justamente o que diferencia a ciência da religião e dá caráter universal à primeira. O que um cientista confirma, outros hão de confirmar ou corrigir. Já religião é pessoal: cada um tem a sua, e não há uma melhor que a outra.
Por isso Deus criou o livre-arbítrio, para realmente escolherem o que cada um realmente quer. E eu sei que a ciência é baseada em teorias, por isso há mudanças nelas. E também é justamente por isso que tenho mais fé no que a Palavra diz.
Há relatos históricos das escrituras bíblicas, vem sendo transmitida à anos… Diferente do Big Bang, por exemplo. Justamente por isso é chamado de Teoria do Big Bang. A bíblia e sua escritura não são teorias, e sim relatos descritos pelos seus autores.
Mas em partes, concordo contigo. Afinal, não estou aqui pra mudar a opinião de ninguém, e sim deixar a minha. E a bíblia está aí para quem quiser ler e escolher segui-la ou não.
Salvador, parabéns pelo texto – traduzindo conceitos complexos em ideias simples. E parabéns pela paciência, pois para muitos comentando aqui as ideias não são simples o suficiente. Falta o mínimo de entendimento sobre ciência, não sei por que se dão ao trabalho de comentar. Sua disposição em comentar e argumentar com quem não entendeu nada é admirável.
Salvador, meu caro, gostei muito de sua orientação.
Isto mostra como um a pessoa esclarecida sabe lidar com os contrário.
Algo que muitos, aqui coentando, não conseguem entender e lidar.
Abraço.
“Os membros do público geral (junto com as pessoas que brandem machados ideológicos) ouvem a palavra “teoria” e a equalizam com “ideia” ou “suposição”. Teorias científicas são sistemas completos de ideias que podem ser testadas e que são potencialmente refutáveis, seja por evidências ou por um experimento que alguém poderia fazer. As melhores teorias (entre as quais eu incluo a da Relatividade Especial, a da Mecânica Quântica e a da Evolução) resistiram a cem anos — ou mais — de desafios, tanto de pessoas que queriam se provar mais espertas do que Einstein como daqueles que não gostam de desafios metafísicos porque eles não se encaixam em suas visões de mundo. Por fim, teorias são maleáveis, mas não infinitamente. Teorias podem ser incompletas ou terem detalhes errados sem que todo o conceito caia por terra. A Teoria da Evolução foi sendo adaptada ao longo dos anos, mas não a ponto de ficar irreconhecível. O problema com a frase “é só uma teoria” é que ela implica que uma teoria científica real é algo pequeno — e não é.”
” A origem do Universo é misteriosa. A origem da vida, apenas parcialmente. A origem das espécies, completamente esclarecida já.” Faltou mencionar a origem de Deus: por volta de 2000 anos atras. Perfeita a resposta do caro Salvador com relacao ao metodo cientifico. E por favor, deixem os ateus e sua “descrenca” em paz! (perdao pela falta de acentos mas estou usando uma maquina virtual completamente desconfigurada… 🙂 )
Dilúvio?
Há centenas de provas espalhadas pelo mundo de que ele não ocorreu. Ao menos mundialmente, como sugerido pela Bíblia.
“basta supor que Deus está optando por não agir no mundo para colocá-lo firmemente a salvo de qualquer investigação científica possível”
E engraçado Sr. SALVADOR NOGUEIRA, como nós humanos questionamos tanto o não agir de Deus sobre atitudes humanas. Temos que assumir nossos atos e escolhas, e não tentar a Deus questionar pq ele não faz algo.
Aliás o que V.Sra. tem contra Deus? com certeza alguém de nome Salvador deve ter tido o mínimo de instrução cristã.
Nada contra Deus. Nadinha. Gente fina ele. Muito melhor pessoa do que dizem por aí nas igrejas. 😉
O problema não é Deus, são seus fãs.
Fantástica observação. E não todos os fãs. Só aqueles mais histéricos.
“Guga Costa comentou “Aguém já viu algo se criar sozinho, do nada?”
E quem criou Deus ?
Não se preocupe amigo, os fiéis sempre temerão a Deus o suficiente para nunca acreditar nem no que já foi provado cientificamente.
Christy, Deus não precisa ter sido criado, já que Ele existe tanto fora do tempo (onde causa e efeito não funcionam) ou dentro de múltiplas dimensões de tempo (de forma que não há nenhum princípio do plano de tempo de Deus). Portanto, Deus é eterno, sem nunca ter sido criado. Embora seja possível que o próprio universo seja eterno, eliminando a necessidade de sua criação, a evidência observacional contradiz esta hipótese, já que o universo começou a existir a finitos 13,7 bilhões de anos. A única saída possível para o ateu é a invenção de uma espécie de super universo, que nunca pode ser confirmado experimentalmente (por isso é metafísico na natureza, e não científico).
Entendi. Então essa é a explicação padrão do que não pode ser explicado. Ao invés de tentar descobrir e conhecer as coisas, vamos “todos aceitar sem questionamentos, algo que está escrito em um lugar que sabe-se lá de onde veio ou quem escreveu”, e ficamos assim então.
Alguma vez já pensou na hipótese de os seres sobrenaturais, na realidade são naturais e atuantes no Universo? E que pelo fato de algumas pessoas não entenderem isso não prova de que eles não existam. Alem do mais a origem das espécies que você se refere é uma teoria, pois não pode ser comprovada em laboratório. É artigo de fé, que os cientistas afirmam como verdade absoluta. Isso não quer dizer que não seja, mas apenas prova que em todos os seguimentos ninguém tem certeza de nada. A ciência tem mais perguntas do que respostas. O axioma é bem claro: “Para um efeito inteligente tem de haver uma causa inteligente”. Acreditar que o Universo e fruto de uma causalidade é ser contra qualquer pensamento racional. Deem o nome que quiserem, mas há no Universo um poder pensante e atuante, e somos resultado deste poder que esta alem da nossa capacidade de pensar, não esquecendo que em matéria de conhecimento estamos muito longe, somo ainda crianças neste assunto. E estamos aprisionados em um planeta bem primitivo.
O axioma é falso. Você pode ter efeitos inteligentes sem ações inteligentes. Exemplo: a regulação do ciclo do carbono pelo tectonismo terrestre. Ou o equilíbrio da presença de oxigênio atmosférico promovida por plantas e bactérias.
Isso é uma lei da matéria, por traz existe uma causa inteligente, este axioma é da ciência para você ficar sabendo. O nada é incapaz de criar pois é ilógico.
O axioma, como eu disse, é falso. Veja que maravilhosa obra de engenharia é o formigueiro. E a inteligência da formiga, cadê?
Você é a pessoa inteligente mais burra que eu já vi. A formiga não é inteligente? O que nos difere dos animais e o pensamento continuo, mas eles são inteligentes, e te digo mais: O instinto não erra, enquanto que nos cometemos muitos erros, basta ver o que estamos fazendo com o planeta. Estude a terceira lei de Newton ela não se aplica somente a física, este é o axioma.
Julfal, o axioma é falso. E a formiga não é inteligente. E o instinto erra. Pergunta pro tigre que arrancou o braço de um menino no zoológico outro dia.
Salvador! Instinto ele não é um ser racional ele agiu pela lei de causa e efeito, o menino para ele é um animal, o garoto mexeu com ele, provocou e ai esta o resultado. Inteligencia não se mede pelo senso moral, comum nos seres humanos, são situações diferentes.
Sim, mas você disse que o instinto não erra. Parece evidente que isso é falso. Doenças sexualmente transmissíveis também demonstram isso. Se o sujeito segue só o instinto, sem medir as consequências, erra feio. 😛
Pensamento continuo (razão) X Instinto, não consegue fazer a diferença? Animal X Homem. São situações que não derrubam o axioma. Causa – efeito.
Lógica!
Desculpa. Você disse “o instinto não erra”. Lembrei que erra. Você disse que efeitos inteligentes requerem inteligência. Mostrei que é falso. Quem é que deixou a lógica em casa hoje?
Errado. Voce ja’ parou pra pensar que os valores morais da igreja sao sempre diferentes? Na idade media era OK matar quem nao acreditava na Biblia. No seculo XIX era OK escravisar negros porque nao tinham alma. No seculo XX era OK prender gays. Se a biblia e’ tao grandiosa assim, porque a igreja esta’ sempre mudando de ideia sobre valores morais e e’ticos?
Que comentário mais idiota… ninguém enfrenta a Deus quando simplesmente lida com fatos e ciência.
Não sei se na sua escola você aprendeu isso, mas a evolução não foi simplesmente amebas virando seres mais complexos… há uma série de fatores, fatos, processos que possibilitaram esse desenvolvimento.
Quando você fala de línguas… vê-se que realmente não é uma pessoa culta/esperta… As línguas se desenvolveram de dialetos antigos das tribos/grupos/clãs dominantes (em maior número) como aconteceu e acontece com as tribos indígenas do Brasil.
Se informe mais você e nunca permita que sua crença cega te deixe mais burro e exposto a possíveis oportunistas.
Argumento fraco… Ainda penso na impossibilidade do Universo e tudo que nele existe terem se criado sozinho, a partir do nada. Maluquice!
Continue pensando, quem sabe antes de virar comida de minhoca você não consiga achar a resposta… pq depois disso, nego, NADA. Cabou. Fim. Já era.
HAHAHA’ Ai meu amigo, desculpe-me pelo riso. Vocer confirmado experimentalmente (por isso é metafísico na natureza, e não científico).ê eu não sei, mas eu tenho a salvação eterna de Deus, pois Ele deu seu único filho pra morrer na cruz por mim. É nEle que tenho esperança e firmo meus propósitos.. E você? Qual seu propósito? Nascer, viver e morrer? Meus parabéns 😉
http://portalconservador.com/livros/Norman-Geisler-Nao-Tenho-Fe-Suficiente-Para-Ser-Ateu.pdf
Guga, meu propósito é morrer sabendo mais do que nasci sabendo, cultivar momentos de alegria, ter uma existência ética e fazer o bem. Não tá bom? Por mim, ninguém precisa sacrificar o filho de ninguém. Sou contra ao festejo do sofrimento, seja de quem for.
Você tem certeza disso? Então de que vale estudar, trabalhar melhorar de vida? Vai morrer mesmo. Virar comida de minhoca como você diz. Perda de tempo. Então quem é o mais burro? Quem vive para comer, beber, dorme e se reproduzir é animal (seres irracionais). Pense nisso se for capaz?
Sim Julfal e Guga, tenho certeza absoluta. Afinal, vim do futuro, como disse em outro comentário aí.
E somos todos animais, não sabia disso? A única diferença é que podemos crescer, se desenvolver e deixar nosso legado nos anais da história. Se conseguirmos ser alguém útil na vida, seremos lembrados eternamente. Isso sim é vida após a morte. Fora isso, caixão, vela preta e comida de minhoca.
E julfal Você tem certeza disso? Então de que vale estudar, trabalhar melhorar de vida?
Como o Salvador falou “meu propósito é morrer sabendo mais do que nasci sabendo, cultivar momentos de alegria, ter uma existência ética e fazer o bem.”. O que vier além disso é bônus. Mas não viva achando que você está apenas “de passagem, pq o melhor está por vir quando morrer” pq vai se decepcionar horrores. Aí sim você vai ver que desperdiçou sua vida inteira perseguindo a própria cauda.
Eu de guarda! Como vou me decepcionar se depois que morrer deixarei de existir? Se não houver nada não há decepção, não é? Falta lógica em seu raciocínio. Viver sem ética, fazer o bem deixar legado? Para que? Pela sua teoria e melhor gozar a vida sem responsabilidade, atropelar quem quer que seja vou morrer mesmo, nada!Faça me o favor. Pensa um pouco mais.
Julfal, então quer dizer que o único motivo para fazer o bem é porque tem polícia? Prefiro acreditar que temos enraizado em nós a semente do altruísmo, motivada pela vontade de deixar um mundo melhor para nossos filhos, para que eles possam dar sequência ao que construímos hoje. E isso me basta para conduzir minha vida de maneira ética e respeitosa para com o próximo. Pois é o que também quero dele. Mas, se você precisa de um superpolicial divino para te enquadrar, aí é o caso de pensar quem merece mais estar lá em cima num eventual pós-vida: eu ou você?
Salvador! Todos nós, e com certeza você vera que tudo o que se faz tem um proposito muito maior, e que a vida tem um objetivo que é cultivar tudo o que você diz fazer. Não só para a sua descendência, mas para você mesmo. Mas para saber disso infelizmente você terá de morrer primeiro, quanto a mim sei disso agora!
Você já morreu? 🙂
Obrigado!!
AHHAHAHAHA
Pronto, Salva. Pode fechar o blog. Essa foi a melhor.
Não preciso, sei o que sou e qual é o meu lugar no Universo. Mas com certeza quando este dia chegar não serei pego de surpresa, e saberei que vivi intensamente e não fiquei como me disseram: ” Correndo atras do próprio rabo”. Desejo a você toda a felicidade que este mundo pode te proporcionar. De coração. Abraços
Pra você também. Tudo de bom.
Bom caro Rafael, como o Sr. disse que não sou culto ou esperto, suponho eu que você seja, não é mesmo?
Deixarei o link de um livro incrível para sua leitura, já que você é uma pessoa tão intelectual e de grande conhecimento 😉
http://portalconservador.com/livros/Norman-Geisler-Nao-Tenho-Fe-Suficiente-Para-Ser-Ateu.pdf
Carola!!!
No Efeito Casimir partículas virtuais surgem do vácuo e causam a força de atração entre as duas placas. Veja: http://pt.wikipedia.org/wiki/Efeito_Casimir
o caso em questaõ, e que o ser humano,naõ se dar por satisfeito o que Deus lhe deu,tudo na terra,a própria ganância vai matar a todos.
Já te ocorreu que, se fôssemos viver só do que é dado, seríamos caçadores e coletores nômades?
Quem disse q ele não é?? pq se não for, usou o cérebro e não a biblia!!
Está aqui se falando sobre ciência. Guarde seus conceito religiosos para você. Ninguém está pregando religião. Tire o seu Deus do assunto que ele não tem nada com isso.
Salvador, sua matéria ficou sensacional. Acho espetacular a forma “descolada” que você utiliza para explicar conceitos complexos da física. Mesmo para um leitor “comum”, fica fácil compreender o assunto e entender as conclusões. Parabéns de verdade. Escritores científicos assim são raríssimos.
Valeu, André!
Parabéns Salvador, texto fino bonito, e muito “gostoso” de se ler… porém não concordo, pois sigo a linha criacionista, e portanto acredito que fomos criado do zero, mas texto espetacular, pois existe embasamento cientifico podendo servir como roteiro para um filme de ficção, (se for pego por stevem spilberg, da vida seria com certeza recorde de bilheteria) grande abraço!!
A vida é uma série de escolhas e renúncias permeadas por incidentes.
Teletransporte do Goku é melhor!
Por que não, Salvador? Por que não?
Sobre o final do post: me lembrou o quadrinho “The Midas Flesh” ( midasflesh.com ). Boa parte da história parece não relacionada, e não posso explicar a relação sem dar spoiler, mas tem uma ligação.
Nooossa!!!!!
Quem deve estar muuiiiiiiiiiiiiito preocupado é o Bill Gates, vai perder toda a sua fortuna.
Não, ele não está.
CADE O AVIAO DA MALASIA Q SUMIU
Tá no LHC! Você não viu esta na home do UOL??
Está no seu orifício circular corrugado.
(viu como dá pra ofender sem ser vulgar?)
😀
Não entendi. … 🙁
Vou complementar:
“O orifício circular corrugado, localizado na parte ínfero-lombar da região glútea”
Ou, vulgarmente, *.
😉
Censurado.
Aqui não tem censura. Apenas os comentários com muitos palavrões são deletados. Salva me corrija se eu estiver errado, por favor.
É isso mesmo. Hoje cortei apenas um.
O TERRA É O ÚNICO SITE QUE RESPEITA O POVO, E TEM A OPÇÃO COMENTÁRIO COM POUCOS FILTROS E DE FÁCIL E RÁPIDO ACESSO, PARABÉNS TERRA!
UOL. – MODERADOR DITADOR (LEI DA MORDAÇA)
FOLHA – MODERADOR DITADOR, FILTROS (LEI DA MORDAÇA)
BOL – MODERADOR DITADOR, (LEI DA MORDAÇA)
G1 – O POVO NÃO PODE EMITIR OPINIÃO
R7 – O POVO NÃO PODE EMITIR OPINIÃO
BAND – MODERADOR DITADOR (LEI DA MORDAÇA)
YAHOO – EXCESSO DE FILTROS AS VEZES INCOMODAM
IG – MATÉRIAS TRAVAM NO CHROME (GEZUIZ COMO PODE)
ESTADÃO – MODERADOR DITADOR (LEI DA MORDAÇA)
Jornal do Brasil.. – MODERADOR DITADOR (LEI DA MORDAÇA)
Mega Curioso e Superinteressante – MODERADOR DITADOR (LEI DA MORDAÇA)
Huahuahuahua! Aqui neste blog eu faço a moderação. E aprovo tudo. Até post todo em caixa alta elogiando o Terra. 😛
Por isso que é uma merda lá. Cada comentário lixo que dá vontade de começar esse processo do Hawkings aí hoje mesmo e acabar com tudo.
Ah sim, crie uma internet só sua, aplique suas próprias regras e seja feliz. Do contrário, está sujeito às regras de cada site.
gostaria de poder entender melhor tudo isso, daria para explicar a matéria acima com video aula? grato.
Jean,
Seria muito bom começar vendo alguns documentários.
Procure no You Tube: Limites do Universo.
Na minha opinião, este é um dos melhores documentários que já assisti e, consequentemente, irá abrir a sua mente para que entenda melhor.
Abraços.
Tá aqui, ó:
http://www.youtube.com/watch?v=48rz8udZBmQ
Boa tarde, Salvador!
Você deveria colocar um aviso no inicio das matérias informando que pessoas com a mente fechada não devem ler. Infelizmente, não são todas as pessoas que veem o universo como uma “coisa sem limites” ou “inimaginável”. Somente pessoas com a mente aberta conseguem compreender o quanto não somos absolutamente nada no meio desse mar sem fim, chamado universo.
Somente lhe peço um favor… Não deixe de escrever sobe este assunto, e prometo que não deixarei de ler.
Parabéns pelo seu trabalho. Sou fã das suas matérias.
Abraços.
Valeu, Thiago! Abraços!
Na verdade não precisa muito. Só um “Captcha” no começo do texto com perguntas simples do tipo “Quanto é 2 + 2” ou “Complete: …… Einstein, físico Alemão”. Quem errar (90% dos comentaristas) será direcionado para a página do “Programa Brasil Alfabetizado”.
Já ajudaria um bocado a filtrar a estupidez e ignorância daqui dos comentários.
a pouco tempo assisti um desenho em 3D que mostra um acontecimento parecido com essa teoria na história do desenho “Capitão Harlock : Pirata do Espaço” fica a dica
Eu ia comentar isso, ainda bem que olhei os comentário antes e vi o seu!!!! Lembrei do desenho na hora que li o artigo!! E a propósito, muito bem escrito, parabéns ao autor!!
“Nascia daí o nosso Universo, cuja sintonia fina é aparente e espanta os cosmólogos, mas somos hoje incapazes de compreender por quê.Será que algo assim pode ter acontecido? Deixo ao leitor a inglória tarefa de julgar a verossimilhança.”
Claro que é incompreensível ao homem, ou vc acha que Deus vai revelar as coisas que ele fez de mão beijada pra vc.
Pois é…é esse segredinho q fode com tudo!!!!!!!!
É tão secreto, mas tão secreto que nem existe!
Não entendi, você quer que a pessoa acredite no que você acredita e ele não pode acreditar na existência de Deus?
Ele não quer que outro acredite no que ele acredite. Ele quer que o outro acredite só naquilo que foi verificado e é verificável por qualquer um que se disponha a ler a literatura e fazer testes semelhantes.
Nogueira sem querer ofender mas você já leu algum gibi da marvel que fala sobre um personagem chamado GALACTUS esse personagem é de 1966 e eles já falavam sobre isso e ele é um sobrevivente desse colapso se tornando como se fosse um deus. felicidades meu caro.
Conheço o Galactus, mas nunca fui ligado no Surfista Prateado, nem sabia muito mais do que vi no segundo filme do Quarteto Fantástico… 😛
Existe uma coisa mais rápida que a luz: a caganeira… uma vez eu tive uma que não deu nem tempo de acender a luz…
Essa é mais velha do que cagar de cócoras.
ao invés de perdermos tempo com tanta babozeira, aconselho a todos, inclusive eu, que leiamoa a BIBLIA SAGRADA e descubramos que DEUS é o CRIADOR de todo o UNIVERSO (simples assim).
Vamos parar de viver mais de 200 anos atrás? Que tal encarar as coisas como conhecimento, não como discussão religiosa? Sai dessa gaiola cara, liberte-se das presas da igreja.
Biblia sagrada? Essa sim e’ a maior baboseira de todos os tempos. E ainda tem gente que acredita.
DEUS é o criador, mas quem criou DEUS???
O cagão do homem!
Quem criou vc? Quem criou seu pai? Quem criou seu avô? quem criou o seu Bisavô? quem criou o seu tataravô? e quem criou o tataravô do seu tataravô? Se continuar a se perguntar chega uma hora que impossível saber… Afinal vc existe? ou foi somente uma maquina que escreveu? Quem criou essa maquina?
O espermatozóde e o óvulo. Tudo culpa deles.
hahhahhahahahhahahahahahahahahhaaha!
Nestor dias, também sou religioso mas também me interesso muito sobre o universo, mas veja com atenção, em nenhum momento foi afirmado a inexistência de Deus, muito pelo contrário o texto fala sempre de uma grande energia que criou o universo e que pode também destruí-lo, torço muito para a ciência comprovar o que já sabemos, a nossa existência não é um acaso. Algo ou alguém nos criou e é o que chamamos de DEUS!!!
Algumas pessoas por falta de sabedoria misturam teologia, igreja, crença …com ciência … esquecem que são duas matérias totalmente diferentes. Pelo menos alguém esta preocupado com a vida desse planeta que nos últimos 10 anos destruíram 70% de tudo que era bom ( USA E JAPÃO ) .
O mundo só vai ser destruído depois da “Grande Tribulação” fonte: Bíblia
“It takes a great deal of bravery to stand up to your enemies, but a great deal more to stand up to your friends.” Fonte: Harry Potter e A Pedra Filosofal
Vai esperando sentado entao, porque nao vai acontecer nunca.
O e partido dos trabalhadores? Tributa tudo que vê! Se falarmos muito no assunto vão tributar o bóson de Higgs já já.
Excelente matéria. Sob aspectos tão vagos, a imaginação torna-se livre, exatamente o que o autor propôs. Em meio a textos ridículos publicados ultimamente, enfim, a luz.
Quando tivermos aceleradores 25 milhões de vezes maiores do que o LHC, o boson de Higgs será a menor das nossas preocupações!
eu acredito que nosso universo é uma simulação …
Salvador, Li seu conto quando publicado(nao na revista em si porque acho que a mesma se tornou muito rasa ha alguns anos) e logo percebi a semelhanca quando escreveu os ultimos paragrafos.
Questao: A principio antropico em si não explicaria o “fine tuning”to universo propenso a vida? Ou o mesmo é apenas um jeito bonito de dizer não sabemos?
Alguma ideia em expandir o conto para algo mais? como um livro inteiro?
Eu acho o princípio antrópico muito raso e circular. Para mim, não funciona. Tenho outras ideias de livros, mas expandir o conto por ora não é uma delas. 😉
Parabéns pelo texto.
Não estaria falando o Luiz do Princípio Antrópico Participativo?
Apesar disso, é interessante este posicionamento de Stephen Hawking. A “termodinâmica” de subpartículas pode ser, em uma primeira abordagem, a “causa” do nosso universo e reforça a perspectiva de multiversos. É uma área de estudo interessante para responder a pergunta “de onde viemos?”, mas gostaria de saber que evento no universo produziria 100EeV…
Abraços
Princípio Antrópico Participativo? É proposta da Marina? 🙂
Brincadeira!
Não, rsrsrs mas pode ser, rsrsrs, sabe como ela é, toda hora muda de opinião. É o conceito onde a existência de observadores dá existência ao Universo. Como se algo ou alguém provocasse o início dele.
Grande Salvado! Que texto incrivel, parabéns !!! Me deu uma grande ideia no livro que estou rabiscando por enquanto… Lógicamente se me permitir pinçar alguns pontos colocados por você na matéria.
A liberdade de pensar que ainda possuimos de forma gratuita é maravilhosa, foi assim que muita coisa foi criada e descoberta.
Um grande abraço.
Walter
Fique à vontade! Abraço!
Quando comecei a ler a matéria já tive certeza que terias os comentários os ‘crentelhos’ a pessoa não sabe fazer uma simples conta de derivada e vem comentar aqui algo que nem sabe o que é. A vão ler a biblia vai.
Senhor: Saiba lidar com os contrários!
Respeite a opinião de todos.
Afinal, vocês, ateus, querem ser mais sábios do que a própria sabedoria.
Isto chama-se “Hipocrisia”.
“Crentelho” não sabe derivar nem constante, hahaha
Hã ????
Quer que eu desenhe?
Sobre sua “hipótese”: então, suprido da energia adequada o Bóson se desestabiliza e,
“… A gravidade para de funcionar …o espaço se expande violentamente. A própria matéria se dissipa, com seus componentes todos subitamente acelerando à velocidade da luz, sem ter mais as amarras da gosma pegajosa.”
e aí, os carinhas da hipotética civilização avançada, estariam onde, aguardando o
“…instante exato (de poder adentrá-lo) para sobreviver em seu interior…” ???
Se a própria matéria de seu universo se dissipa à velocidade da luz, onde eles esperariam o “momento adequado”? Num universo paralelo?
Com todo respeito, a hipótese não parece séria.
Eles estariam escondidos numa dimensão enrolada que inflaram artificialmente para sobreviver ao esticamento pelo Higgs nas outras dimensões. 😛
Man, é ficção, não é uma hipótese. Sem falar que eu digo que eles podem não sobreviver. Podem ter feito apenas pelo altruísmo de começar tudo de novo, uma vez que seu próprio Universo já não tinha mais potencial para nada.
Vão me desculpar todos os ateus que escreveram aqui, mas vcs são tão capazes de acreditar em coisas que os homens de poderes inventaram para manipular a raça humana, se o homem disser que comer bosta faz bem pra pele todos vão comer, se disser q a física disse isso ou aquilo do Universos vcs vão acatar, se disser que a TERRA sempre existira vcs vão acreditar mesmo vendo que a mesma esta morrendo aos poucos pelo homem diariamente, mas não são capazes de acreditar na maior prova do poder de Deus que foi mostrada e comprovada por todos quando Jesus Cristo veio a esse mundo sujo chamado TERRA para nos livrar de todos nossos passados, mesmo assim o homem burro dos conhecimentos divinos tem a capacidade de dizer que o Deus não existe. Eu não sou contra a ciência, acho que todos os cientistas são munidos de inteligencias maravilhosas e que eles ajudaram a contribuir para muitas boas aqui na terra o que não vale é saber que muitos deles não acredita em Deus. Algum cientista ou médico pode me explicar sobre: Como q o corpo humano foi criado? o poder se funcionamento de todos os órgãos quem criou tudo isto, coração que bate, ouvidos para escutar, nariz para respirar, de onde veio esse entendimento de criar um ser assim, quem fez isto, ? E a natureza com seu poder tamanho como foi criada? E os animais e seus corpos de inúmeras especies como foi criado da uma dessas especies? E o mar com tantas águas salgadas como foi criado tudo isso? Os sentimentos como foi criado tudo isso? Eu não encontrei respostas aplausíveis pelo homem sobre estas perguntas, mas Deus sabe de as respostas. Mas ele só pode agir onde existe fé e isto aqui na Terra não existe.
Linda Fabiana,
Apesar de achar seus questionamentos meio infantis, eu juro que os estava lendo com um certo nivel de interesse.
Estava lendo, até o momento que li o termo “respostas aplausiveis”… Ai eu tive de desistir.
Beijos linda!
Tô contigo! Manda para aula de lógica! Existe isso?
Por sua culpa tive que ler quase ate o final
Bjs Rafael, talvez vc não tenha educação suficiente ao dizer que meu cometário foi infantil não há necessidade de tamanha falta de educação. Na verdade eu assumo aqui para todos que não tenho o conhecimento suficiente, mas acredito sim em Deus e valorizo os cientistas e espero que um dia todos possam valorizar a passagem de Jesus Cristo aqui na Terra.
Dá pra inverter tudo isso aí que você falou, e fazer valer também para os religiostras. Se seu padre/pastor/whatever falar que vc tem que pagar x pra poder comprar um lote no céu, vão pagar e agradecer.
Pelo menos a ciência busca todas essas respostas que você menciona… bem melhor que os pseudo-teólogos de plantão que, assim como você, não tiram as nádegas do sofá e simplesmente repetem o que está escrito num livro que ninguém sabe quem escreveu (?!?!?!) e não há provas de que vários de seus personagens e fatos tenham realmente existido.
A biblia nao oferece resposta nenhuma a nao ser um bando de estorias sem sentido.
Se voce quer viver sua vida assim, tudo bem. Mas a maior parte das pessoas de inteligencia preferem estudar o universo para entender como ele realmente funciona.
Fabiana, a apedeuta fundamentalista, acredita numa lenda (porque está no “livrinho sagrado”); escreve que “coisas que os homens de poderes inventaram para manipular a raça humana, se o homem disser que comer bosta faz bem pra pele todos vão comer (sic)”. Troque a frase acima por “Deus” ou “bíblia”, e observe: “coisas que Deus (a bíblia) inventou para manipular a raça humana, se Deus (a Bíblia) disser que comer bosta faz bem pra pele todos vão comer (todos os fundamentalistas cristãos, é claro). O mal de todo fundamentalista é não perceber, por ignorância, falta de recursos mentais ou embaçamento religioso, que eles são manipulados por lendas. Não percebem a realidade que a Ciência já provou em muitas ocasiões. O lindo da Ciência é que ele permite ser contradita, e em se provando que determinada hipótese está errada, assumir a nova realidade, buscando a verdade, ao contrário das religiões de uma maneira geral, regidas por dogmas, sharias e assemelhados. Religião = ignorância.
Chicão querido chicão kkkkkkk religião não é ignorância pode ter certeza. Talvez vc não conheça a paz espiritual por isto não saiba disto. Qual é a dificuldade de acreditar em Deus e ser cientista, vcs vão morrer e nunca vão saber a origem do Universo, mas vcs provam a cada dia e a cada pesquisa que é impossível esta descoberta, assim como o Universo é infinito vcs tamb nunca descobrirão a origem do mesmo, mas o homem esse sim tem prazo de validade.
Querida Fabiana,
você está no forum errado…talvez você tenha comido algo para melhorar a pele e se perdeu…
Manda um bóson desses para a sede do PT.
Nossa, quanta originalidade! Como é que ninguém pensou em envolver o PT no comentário antes? Parabéns, ganhou o “Troféu Joinha”!
sempre um religioso para falar abobrinhas e pensar que Deus que permitiu isso tudo até o homem se destruir ,a lei máxima do universo é o livre arbitrio
Salvador,
Quando li o texto tive a mesma idéia do Camilo. Talvez seja essa a forma de vencer as gigantescas distâncias do Universo, manipulando o metaestado do Higgs. Em toda a História do Homem parece que sempre ele se depara com um problema aparentemente insolúvel há sempre escondida uma solução. Veja a invenção da lâmpada por Edison (que colocou o filamento dentro de uma bolha de vácuo), a transmissão de sons e imagens que foi possível depois da descoberta das ondas de rádio, o motor a combustão interna que possibilitou a construção dos aviões, etc. Parabéns pela coluna.
Quem sabe? Abraço!
Não sei se há alguma relação do Bóson de Higgs com a “massa negativa”, que é um dos requisitos necessários para a criação do Propulsor Alcubierre. Mas se tiver, ele pode estar sim relacionado com o sonho do ser humano de viajar entre as estrelas (e não perder várias gerações nisso).
Essas coisas acabam, em alguma medidas, interligadas, então nunca se sabe. 😉
Asneira é dizer:”Aja luz, água, terra, etc” e acreditar que por assim estas surgiram. Só por ALGUÈM “dizer”. Sem explicação. Sem razão. Sem natural evolução.
Se já foi provado a evolução de tudo que há pela ciência. Até o bendito neurônio no cérebro do tradicionalista, criacionista, fundamentalista que acredita no contrário é provado existir por evolução celular (célula tronco).
Contentar-se só com fé, bíblia, são atitudes de quem não tem respostas pras próprias perguntas.
Josei, a ciência não explicou ainda 0,000000001% do que existe neste universo, do que compõe cada ser humano… e nunca explicará! Sabe por quê? Porque todo o Poder e conhecimento à Deus pertence. Ele revelará se Ele quiser. Como disse o próprio autor, resta à nós meros mortais, apenas imaginar!!!
Na verdade, ela explicou 4%. 😉
Boa tarde , e os outros 96%??????????
Matéria escura e energia escura. Sabemos que existem, mas não o que são. 😉
Voce precisa sem informar melhor, quase tudo que a gente ve no universo tem explicacao cientifica. O ultimo ponto que os religiosos ainda tem pra se aguarrar e’ o comeco do universo, ja’ que nao podemos ver antes do big-bang. Obvio que a explicacao nao vira da Biblia, porque ela nem mesmo os religiosos conseguem entender.
Josey… Deus é quem te julgará!
E “haja” e com H, viu?
Fique com suas convicções de vegetal.
Deus nao julga ninguem porque ele nao existe!
Stephen Hawkins está certo em mais maneiras do que ele acha. Cada vez que alguém perpetua a babaquice midiática acomodacionista de chamar o Bóson de Higgs de “partícula de d**s”, acho que o Universo morre um pouquinho. Eu morro um pouquinho, pelo menos.
O QUE É O HOMEM HOJE NASCE CRESCE ENVELHECE E AMANHÃ MORRE HOJE DEUS PEDIRÁ A SUA ALMA O QUE VOCÊ TEM E PARA QUEM É VOCÊ ESTÁ NUMA FILA INVISÍVEL DA MORTE A QUALQUER MOMENTO O SEU NÚMERO PODE SER CHAMADO STEPHEN HAWKING FIQUE NO AGUARDO
BABACA EVANGELICO
Ele vai morrer, assim como você. Vai virar comida de minhoca, assim como você. Porém, ele contribui pra ciência e pra explicar as coisas que você não faz a menor ideia que existam, graças à sua ignorância.
E você?
Os bocados de zeros a mais certamente serão alcançados um dia. Mas o alento da morte instantânea não me incomoda, pois acredito na vida além da matéria (sem querer ser religioso ou algo do gênero).
Pensadores como o Hawking dão um norte para nossos devaneios, principalmente quando se revelam teoricamente prováveis.
Excelente artigo, mas há um erro ortográfico, na frase:
É de apavorar, não? Mas calma, não priemos cânico.
Acredito eu que o correto é:
É de apavorar, não? Mas calma, não CRIEMOS PÂNICO.
E agora, quem poderá me defender? 🙂
O seu barriga suponho! 😉
Essa correção é séria? hahaha
Deve ter caído um aerolito na cabeça dele.
Caro Fábio, faça como o nosso caro Salvador, assista Chaves/Chapolin Colorado as vezes… também faz bem!
kkkk.. ele nao endenteu ….da zero pra ele….
A achei a sutil intertextualização “Calma, não priemos cânico” genial. Desnecessário explicações. Quem é bom entendedor, entenderá. kkkkkkkkk
Humor faz bem minha gente!
Prezado Fábio;
Você nunca assistiu Chaves?
Não contavam com minha astúcia!
Tá Tá tá tá !!!
Caso não tenha percebido ou mesmo não saiba (ignorância de um fato), “priemos cânico” é “criemos pânico”, como diria o sábio filósofo Chaplolin Colorado “Palma, Palma, Não priemos cânico”. Nem todos tem um senso de humor apurado, não que seja um defeito, mas nada como um google para não sairmos falando (criticando) a “torto, e a direito…” Como diria outro filóloso, “bom senso e canja de galinha não fazem mal a ninguém…”
Perfeito Salvador, esta sua ideia “imaginosa” transfere a origem espontânea do universo para outro universo, me soa como a explicação da origem da vida na terra através da panspermia, só transfere o problema. Mas ainda assim é uma bela imagem mental.
Ah!, só mais uma coisa.
Como você tolera a quantidade de comentários idiotas que tem aqui?
Eu perco a paciência toda vez.
Abraços
Pior é quando ainda postam corrigindo um suposto “erro ortográfico”, quando na verdade é uma brincadeira fazendo referência a um programa humorístico! Sim, por que nem só de ciência vive o homem, bom humor é fundamental!
ESSE HOMEM É DOIDO TEM B NA CABEÇA NINGUÉM PODE DESTRUIR NADA NO PLANETA TERRA OU NO UNIVERSO PORQUE DEUS ESTÁ NO CONTROLE DE TODAS AS COISAS PORQUE ELE NÃO INVENTA ALGO PARA ELE SER NORMAL E SE DEUS PERMITISSE QUE ELE INFARTASSE ACABOU A SUAS IDÉIAS
Sabe de nada inocente.
Antes de falar besteira,estude um pouco.
Será que você é normal?
Teu ser imaginário só existe na tua cabeça e morre contigo, mas você é livre como uma cegonha para fazer tuas escolhas!
MAIS UM FANATICO BABACA EVANGELICO;;;BORA ESTUDAR ????
Ninguém pode destruir nada no planeta? Diga isso para todos os animais que foram extintos pelo homem. Acho que eles iriam discordar de você.
Jose Rinaldo Alves, como a sua capacidade intelectual está abaixo da mediana, acredito que voce entrou neste site por engano. Volte a preparar o seu “culto” na sua igrejinha de esquina para “angariar” alguns trocados dos seus “fieies” e para de encher o nosso saco…
Porque o jose rinaldo alves, ignorante, fanático e fundamentalista, do raso de sua capacidade mental, vem aqui falar abobrinha?
Deus e’ produto da imaginacao humana.
“Não priemos cânico”
“Não bom.”
Prezada Folha de São Paulo, favor ler os textos do estagiário antes de publicar.
Grato,
Att.
Encaminhe suas críticas para ombudsman@uol.com.br. Você acha que eles vão ler isso aqui nos comentários?
Abraço!
relax, nem todo mundo assistiu chaves rsss
Mas e Chapolim? rs
é tudo o mesmo mexicano … dá no mesmo hahahahaha
Hum. Não entender piada ele deve. Estagiário a culpa atribuída foi. Distúrbio na força…
Heheheh
ferrou … agora ele vai achar que vc não fez aula de português … mas ai eu me pego pensando no seguinte, se ele não entendeu a piada do herói colorado, quem dirá o texto inteiro … rssss
hahahaa muito bom!!
Incrível como sempre tem um chato que não entende o seu jeito descontraído de escrever.
Oh, Souza, “não priemos cânico” é uma citação do Chapolin Colorado! O “não bom” eu não conheço…
Não bom é ruim, certo? Esse é de minha própria lavra. 😛
O mané… antes de criticar o texto procure se informar. “Não priemos cânico” é a famosa frase do Chapolin Colorado para acalmar as pessoas. Provavelmente não deve ter visto Chapolin na infância pois devia estar criticando o Maurício de Souza porque o Ceblinha falava eLado e o Chico Bento não sabia usar a concordância verbal certa.
ô Zé ruela, isso é um bordão.
Acho que o amigo não assistiu ao seriado Chaves… e não entendeu a piada.
Parabéns pelo texto.
Prezados,
“Não priemos cânico” é uma expressão do programa do CHAVES, colocada no texto em forma de uma sutil ironia, eu poderia dizer q não é para qq um, mas o fato é q é!!! Outra coisa, é quem convidou Deus para essa interessante matéria científica???
abç
Não creio que alguém que seja autor de 8 livros possa ser chamado de estagiário só por ter descontraído um pouco e usado um bordão do Chapolim Colorado…. rs
O povo brasileiro está ficando chato com essa mania de reclamar de tudo…
Bem, talvez eu seja um estagiário em Chapolim Colorado! 🙂
Não fale besteira sem saber. Essa frase é do Chapolin. O autor (e não estagiário) trocou as letras P e C intencionalmente para fazer alusão ao personagem mexicano, que fala dessa forma (palma palma, não priemos cânico)….
Caso não tenha percebido ou mesmo não saiba (ignorância de um fato), “priemos cânico” é “criemos pânico”, como diria o sábio filósofo Chaplolin Colorado “Palma, Palma, Não priemos cânico”. Nem todos tem um senso de humor apurado, não que seja um defeito, mas nada como um google para não sairmos falando (criticando) a “torto, e a direito…” Como diria outro filóloso, “bom senso e canja de galinha não fazem mal a ninguém…”
“Não priemos cânico” é uma frase famosa do Chapolim Colorado, em que ele inverte as consoantes iniciais das duas palavras. O autor apenas quis usar uma passagem descontraída para tornar o texto mais leve.
Abraço
Fantástico! Quando achamos que as adversidades se abatem sobre Dr. Hawking ele manda uma dessa. Não deve ser impossível, se ele está dizendo, mas seria bom se, ao menos, conseguissem formular a gravidade quântica antes…sabe, só por curiosidade… Parabéns.