O ponto J
A equipe responsável pela sonda europeia Rosetta anunciou nesta segunda-feira (15) a escolha do local de pouso do módulo Philae no misterioso cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko.
Designado pela letra J, ele foi selecionado a partir de uma lista de cinco locais definidos após um mapeamento inicial do astro feita pela sonda orbitadora. E não foi fácil. Logo de cara os cientistas perceberam que a forma do núcleo do cometa — que de longe lembra um pato de borracha — dificultaria o pouso.
Uma análise dos possíveis locais de pouso confirmou essa expectativa. “Nenhum deles atingiu todos os critérios operacionais ao nível de 100%, mas o sítio J é claramente a melhor solução”, afirmou Stephan Ulamec, gerente do módulo de pouso Philae na DLR, a agência espacial alemã.
O critério mais importante acabou sendo o fator de risco. O pouso do Philae é um procedimento complicado, uma vez que o módulo não tem propulsão própria. Ele é “disparado” pela Rosetta e segue em linha reta na direção do cometa. Isso resulta numa área em forma de elipse com um quilômetro de largura — é uma região enorme, se você levar em conta que o cometa inteiro tem 3,5 km de diâmetro.
O sítio J (que será rebatizado com a ajuda do público em breve) está localizado na “cabeça” do cometa. Ele parece ser o mais seguro, com poucas inclinações com mais de 30 graus com relação ao horizonte local, o que reduz a chance de o Philae capotar ao tocar o solo. A região parece ser a que tem menos pedras grandes e recebe iluminação diária suficiente para recarregar as baterias do módulo com painéis solares. Além disso, sua localização facilita a comunicação com a Rosetta, para a transmissão dos dados colhidos para a Terra, e há sinais de atividade próxima, o que o torna cientificamente atraente.
De toda forma, a ESA também selecionou um local-reserva para o pouso, caso seja preciso trocar de última hora.
AS ÚLTIMAS SURPRESAS
O estudo das imagens produzidas pela sonda (que incluem a foto colorida acima) já revelou algumas coisas. Primeiro, ele parece confirmar a ideia de que o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko é composto por dois objetos que se encostaram e grudaram um no outro — um binário de contato.
Uma análise em ultravioleta surpreendeu os cientistas, pois eles não encontraram nenhuma grande superfície recoberta por gelo — o que parece estranho, uma vez que os cometas são genericamente definidos como grandes pedras de gelo sujo. Ao que tudo indica, o núcleo do cometa é bem escuro e recoberto por material orgânico. Será interessante observar o astro fazer sua gradual aproximação do Sol e compreender como a água — misturada à poeira e decerto presente no interior dele — evapora para formar a cauda. (Sabemos que a água está lá porque o mesmo instrumento que não encontrou plataformas de gelo na superfície detectou sua presença na atmosfera do 67P/C-G.)
Por fim, uma das câmeras embarcadas no Philae tirou um “selfie” da Rosetta com o cometa ao fundo. Uma imagem bonita que nos remete mais à aventura de explorar um corpo celeste misterioso do que aos resultados científicos do trabalho.
Pelo cronograma da ESA, o sinal verde para a tentativa de pouso deve acontecer no dia 12 de outubro, e o pouso deve ocorrer um mês depois, em 11 de novembro.
Salvador,
Acabei de ler uma matéria sua sobre a tentativa de pouco da Sonda Rosetta no cometa 67p churyumov gerasimenko. Existe algum site que possamos acompanhar esta operação em tempo real?
Abraços,
Retificando: “tentativa de pouso”
Mais um erro meu que retifico…Não é a Rosetta e sim o módulo (Philae) que fará o pouso!
Este aqui! Vou blogar em tempo real. Além disso, você terá feeds em vídeo em esa.int e em http://www.nasa.gov. 😉
Valeu…Acompanharei passo a passo!!!! Abs
Só um comentário para os teóricos de conspirações, vejam nas fotos que as estrelas não aparecem, será que são forjadas como as das descidas na Lua, como gostam de alardear?
Me espanta essas pessoas que preferem acreditar em “submundos” do que louvar a inteligência e capacidade com qual Deus nos proveu…
Salvador, quando algo pousa na terra chama-se aterrisar, na lua é alunissar. Qual nome se dará quando a Rosetta pousar nesse cometa rs? Qual a distância deles da terra? Depois que pousar lá a Rosetta morre, continua trabalhando por um tempo ou sai e continua vagando pelo espaço? Ufa…
Flávio, quem vai pousar é um módulo chamado Philae, que vai se desprender da Rosetta. A Rosetta permanecerá em órbita do cometa, estudando-o por pelo menos mais um ano. E não acredito que criarão um termo só para este pouso. Pousar é o que usarei. 😛
Qual a distância da terra?
Se não me engano, uns 500 milhões de km.
OFF: TODO MUNDO COMPRANDO GUARDA-CHUVA DE KEVLAR!!!
http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/afp/2014/09/15/programa-que-defende-terra-de-asteroides-e-insuficiente.htm
:-O
Salvador,
como a gravidade é baixíssima, não corre o risco da sonda que vai ser lançada simplesmente quicar e ir embora? Ok, creio que não haja o risco, mas por que não?
100Kg na Terra seria quanto lá?
Há esse risco sim. Ela tem estacas para se fincar no solo, mas não sabemos se vai funcionar. Será um pouso bem tenso.
CL3B3R,
100 kg lá pesa praticamente nada.
Em rigor, não será um pouso, será um acoplamento com garras e parafusos de ancoragem.
O pessoal não estudo Física mesmo. 100kg aqui é 100kg lá porque é massa. Pelo tamanho do asteroide, a aceleração da gravidade deve ser muito pequena, portanto o peso da sonda que vai aterrissar é pequeno. Por isso ela deve ser arremessada para cravar no asteroide.
Nem português né? Pois o cara disse 100kg vão PESAR quase nada… Mas o tal do Rogério quer dar aula de física né? Deveria saber ler o bom português antes de bancar o sabichão… Além do mais, se tem algo a contribuir não precisaria diminuir os outros.
a qual velocidade está viajando o cometa? ao se “aproximar” do sol ele pode prejudicar o Rosetta quando este estiver nele?
Acredita-se que não, mas nunca se sabe.
O cometa viaja a 55.000 km/h.
Espera-se que a Rosetta suporte o calor do Sol até março/15 sobre a superfície do cometa. Após isso, ela sucumbirá e se transformará em cauda de cometa.
O Philae, certo?
De uma olhada no link abaixo o porque de tanto interesse neste cometa:
FANTÁSTICO – UFO sobrevoa o Cometa 67P Churyumov Gerasimenko em 10 Setembro 2014
http://ufosonline.blogspot.com.br/2014/09/fantastico-ufo-sobrevoa-o-cometa-67p.html
É mentira, tá? Não tem UFO no cometa.
Apenas meus 2 cents sobre o assunto:
1) Retirado do link do colega: Portanto, agora sabemos o porque do envio do satélite Rosetta para o Cometa 67P Churyumov Gerasimenko, para ver se eles podem recuperar alguma tecnologia alienígena.
a) A Philae não é um rover, portanto onde ela pousar, vai ficar. Logo não tem como ir até o suposto objeto;
b) Nada da Rosetta/Philae retornará para a Terra. Portanto mesmo que exista (não existe) algo alienígena lá, e eles supostamente “recuperem alguma tecnologia” como diz o texto, vai ficar por lá mesmo.
2) Vocês realmente acham que se isso fosse uma nave alienígena, a ESA manteria esta foto no site deles?!??!?!?!?!?!??!?!?!?!??!?!?!??!?!?!?!?!
Tipo, a fotinho lá, sentadinha, só esperando algum “ESPERTÃO INTELIGENTÃO” olhar a foto e dizer “NOSSA, UM DISCO VOADOR! ESTÁ TUDO EXPLICADO!”… é muita, mas muita ingenuidade, galera.
3) E é assim que as lendas urbanas e as teorias conspiratórias (todas imbecis, por sinal) começam…
Sejam mais inteligentes, povo.
Perfeita sua colocação, não há coisa que mais me tire do sério do que esses comedores de feno, que ficam vomitando teorias ultra-complicadas, sei lá por que (inveja da capacidade?)
Em vez de UFO (Objeto Voador Não Identificado), o 67P tem um IFO (Objeto Voador Identificado)… a própria Rosetta! 🙂
PELAMORDOSDEUSES! Se querem ler algo decente sobre o 67P, sigam o Mensageiro Sideral e/ou o link http://www.planetary.org/blogs/emily-lakdawalla/2014/09151433-a-landing-site-for-philae.html
Que coisa, como tem besteira na internet! 🙁
PERIGO. PERIGO. PERIGO…
detector de nibiruta ativado.
Photoshop detect.
Troll detect.
Agora falando sério. Vai ser muito massa se mandarem mais umas fotos em cores. Imagina quando ele passar perto do Sol. Xp
OFF: http://meiobit.com/298039/astrofisicos-propoem-experimento-para-tentar-descobrir-quando-o-universo-criou-os-elementos-quimicos/
Melhor trecho do texto “Tentar descobrir como o Universo saiu daqueles três elementos para a miríade surubástica diversificada que temos hoje é o foco da pesquisa do novo Centro de Fronteiras da Física da Universidade do Arizona, que acaba de garantir um financiamento de 11,4 milhões de Obamas. Pense em quanta gente poderia comer com esse dinheiro, tsc…”
uhahuahuahuhuauha
😀
Muito bom! 🙂
Salvador, após o pouso e estudos no cometa a Rosetta irá acompanhá-lo em sua órbita ou só cumprir esta missão e ir embora?
Abraço
Vai ficar por lá, acompanhando-o durante um ano!
Agora entendi esse povo aqui no comentários e lá no Face falando que o cometa é “base alienígena”:
http://www.etseetc.com/2014/09/ovni-e-flagrado-em-cometa-por-sonda-rosetta/
http://ufosonline.blogspot.com.br/2014/08/acobertamento-imagens-do-cometa-67p-com.html
Engraçado que é só a gente chegar num lugar novo, e lá estão os ETs…
Isso tudo é recalque, só pode.
Essa sim é uma aventura fantástica, mas……….
os vídeos nos links do comentarista Eu de guarda,
são………originais da agencia espacial ou……mais uma gracinha ufologica??
Seria importante esclarecer a origem do vídeo……….
para evitar o bla, bla, bla, tradicional sobre OVNIS.
Zoeira. Tudo zoeira. Não há sinal de alienígenas inteligentes no cometa.
Tai. Usaram NOSSO cometa pra fazer piquenique e ainda deixaram lixo por lá…
Taí, um abuso total………………….
O 67P nao eh um cometa ou meteoro…eh uma nave alienigena ou base alieginena…foram divulgadas fotos nao adulteradas pela agencia espacial onde formacoes nao naturais sao bem obvias….pensem bem..pq gastar bilhoes e esperar 10 anos para esplorar uma rocha ramdomica no espaco…uma rocha qualquer entre outras bilhoes que existem….enigmatico tb que a nave se chama Rosetta….vc sabem o que eh a Rosetta stone nao?
Sim, e você sabia que a Rosetta originalmente estava destinada a um outro cometa, e já se chamava Rosetta? Aquele outro também era uma base alienígena? Relaxa. Infelizmente, não há nada de tecnologicamente avançado no 67P/C-G…
Bom….mas meio estranho tanto tempo e dinheiro pra aterrisar em uma rocha de 3,5km nao? Da uma procurada nas fotos que teoricamente foram alteradas pela agencia espacial…sei la…me parece estranho…loucura acreditar que estamos sozinhos entre 100 bilhoes de estrelas por galaxia e 150 bilhoes de galaxias nao?
Loucura é pensar que, de todos os cometas do sistema solar, eles resolveram se instalar justamente no que resolvemos visitar.
Detalhe que apenas sites de qualidade duvidosa divulgam esse tipo de coisa… das duas uma, ou o poder do governo dos EUA (e agora o “governo da Europa”, já que a Rosetta é da ESA… rs) tem tanto poder que conseguem manipular a mídia global, ou é tudo bullshit e necessidade incansável de “ser especial”.
Particularmente fico com a segunda opção.
Esses caras mostraram, de fato, uma foto tirada pela ESA? Claro que não! Pegaram uma foto normal da ESA e a falsificaram com o photoshop. Simples assim.
Cometas são nada mais que asteroides com órbitas bem alongadas que atravessam áreas eletricamente negativas quando estão longe do sol e ao se aproximarem dele enfrentam o bombardeio de cargas positivas H+, e elementos presentes no núcleo como por exemplo a Sílica (SiO2) se dissociam e formam OH-, o que forma o Coma e continuam interagindo com o H+ vindo do sol, com isso formando o H2O presente no Coma sem que a água esteja presente no núcleo. (essa interação elétrica inclusive foi objeto de estudo da LADEE, pois a lua passa 14 dias com sua face na sombra).
Cometas podem ter água em seu núcleo? sim, desde que tenha sido formado por impacto com mundos que possuíam esse elemento, mas as várias sondas que se aproximaram ou impactaram no núcleo de cometas nunca achou água neles.
Alfredo, mas então para onde foi a água? Está claro que havia muito gelo de água para a formação dos planetas exteriores? Enfim, a Rosetta dará respostas definitivas, ao acompanhar o 67P/C-G até o periélio, então nem vale discutirmos tanto agora. 😉
Bah! Foto fake, como você explica, Salvador, que a parte de cima do painel esteja iluminada enquanto a parte de baixo do cometa é que está.
Se olhar com atenção dá para ver o reflexo das luzes do estúdio. A foto em P&B sugere até mesmo que o Sebastião Salgado está envolvido no esquema.
E ainda estão divulgando a data de 12 de outubro para o lançamento porque é dia da Padroeira do Brasil, evidentemente uma afronta aos católicos.
Site sensacionalista.
__________________________
Sensação de solidão ao ver essa foto em tamanho grande. Linda.
Que medo. Por um instante eu pensei que… ufa! 🙂
Apesar da ironia ;), a geometria da iluminação dessa foto motivou uma explicação da Emily Lakdawalla, da planetary.org. Olha lá:
http://www.planetary.org/blogs/emily-lakdawalla/2014/09111456-new-rosetta-views-and-first.html
Salvador,
O que significa “há sinais de atividade próxima”?
Valeu!
Marcelo.
Jatos de material evaporando dali por conta da crescente aproximação com o Sol. Plumas de vapor d’água e outros voláteis! 🙂
Boa tarde Salvador!
Em seu artigo consta “Uma análise em ultravioleta surpreendeu os cientistas, pois eles não encontraram nenhuma grande superfície recoberta por gelo — o que parece estranho, uma vez que os cometas são genericamente definidos como grandes pedras de gelo sujo”.
Não era para ter derrubado essa tese, já que diversos outros cometas também não apresentaram esse comportamento, vide Ison, Hale-bopp, Swift-Tuttle, entre outros?
Que comportamento exatamente você menciona? O Ison, por exemplo, ninguém viu de perto para saber como era seu núcleo.
Recoberto de material orgânico! isso é demais… E dá muito o que pensar!!!
Cometas são na verdade o cocô do Galactus.
Ih… errei… ainda bem que não botei o dedo…
🙂
At last!
O ponto J foi boa….
o que seria exatamente a “tentativa de pouso” e por que efetivamente o pouso se dá após 1 mês após?
Luciano, uma vez aprovado o plano, em outubro, os pesquisadores precisam escrever o software do pouso e instalá-lo na sonda, além de ajustar a órbita da Rosetta. Por isso um mês de intervalo.
Bom dia!
Salvador, a foto do painel solar com o cometa ao fundo é realmente espetacular, espero que muitas outras sejam divulgadas no decorrer da missão.
Boa semana!!!
Eles também divulgaram uma imagem colorida do cometa… muito muito alienígena =)
http://apod.nasa.gov/apod/ap140915.html
Rapaz, esta é espetacular!!! Vou incluir no post! Valeu!
UAU!
Sem palavras!
Uuuuuuuiiiii Pillow Biter
Essa foto vale um poster!
Mais uma aventura fabulosa do gênio humano.Com ou sem et’s, essa foi uma ” viagem” histórica.
Vão dizer que a foto foi feita em estúdio pq o céu era para ter estrelas!
hehehe
Shhhhh.. não dá ideias!!!
😛
Só de pensar na quantidade de desafios superados para se chegar até lá e fazer uma foto dessas já a torna fantástica!
Que mané “concepção artística” que nada!
E que venha a aventura!