Cápsula do tempo, pitada de asteroide
A Nasa está preparando uma missão robótica de retorno de amostras de um asteroide e, embarcada na espaçonave, viajará uma pequena cápsula do tempo, destinada a retornar à Terra somente em 2023. E o que haverá dentro dela? Talvez uma mensagem ou uma foto sua!
A agência espacial americana estará recolhendo sugestões até a próxima terça-feira, 30 de setembro, e o conteúdo escolhido estará embarcado na sonda Osiris-Rex, que vai partir em 2016, visitar o asteroide Bennu em 2018 e retornar à Terra em 2023 com amostras desse objeto.
Como participar? Não é preciso ser cientista de foguetes ou algo do tipo! Para submeter uma mensagem de texto à apreciação da comissão julgadora, basta escrevê-la no Twitter, usando a hashtag #AsteroidMission. Se for sua opção enviar uma foto, ela precisa ser postada na rede social Instagram, também com a hashtag #AsteroidMission.
A Nasa fará a seleção do que vai parar na cápsula, um total de 50 tuítes e 50 imagens. E só saberemos as escolhidas quando a cápsula for reaberta, em 2023. Um detalhe importante: não é um “vale tudo”. A ideia é que as mensagens e fotos falem do que estamos fazendo hoje, em termos de exploração espacial, ou façam previsões sobre como estaremos nos comunicando e o que estaremos fazendo em 2023, quando a Osiris-Rex realizar seu retorno, esperamos, triunfal à Terra.
“As postagens podem ser sobre ciência, engenharia, tecnologia ou outros assuntos ligados à exploração espacial hoje e em 2023”, escreveram os responsáveis pela missão no site da sonda.
INTERESSE EM ASTEROIDES
A missão reflete um aumento significativo do interesse da Nasa pelos perigos (e potenciais benefícios) dos asteroides. A Osiris-Rex fará a caracterização do Bennu, um pedregulho com 492 metros de diâmetro que passa bem perto da Terra a cada seis anos e que tem probabilidade de colidir com nosso planeta em 2182.
O tamanho da probabilidade? Ela é pequena. A chance exata é calculada em 1 em 1.800, o que pode não assustá-lo muito. Mas também não é o caso de relaxar e deixar rolar, porque se 24 de setembro de 2182 for nosso dia de azar e nada fizermos a respeito, o estrago será daqueles. (Sim, um asteroide com meio quilômetro de diâmetro pode em tese nos levar de volta à Idade Média, ainda que provavelmente não cause a extinção da humanidade.)
Por via das dúvidas, a Nasa irá estudá-lo direitinho e trazer até 60 gramas do solo do asteroide de volta para nós. (Não é a primeira vez que algo assim é feito; a incrível missão japonesa Hayabusa, realizada entre 2003 e 2010, trouxe à Terra pequenos grãos de um asteroide chamado Itokawa.)
Os cientistas apostam que a nova missão ajudará no estudo das origens do Sistema Solar, uma vez que asteroides são basicamente os restos inutilizados do material bruto que levou à formação dos planetas, 4,6 bilhões de anos atrás.
O trabalho também pode ajudar o pessoal que sonha com mineração de asteroides. E, claro, vai nos dar mais informações para que possamos desenvolver técnicas eficazes de deflexão de asteroides potencialmente perigosos.
A sonda está orçada em quase US$ 1 bilhão, com o lançamento incluído. Mas, como diria o pessoal das facas Ginsu, não é só isso! Depois dela, a Nasa também pretende levar uma missão tripulada a um asteroide, ainda na década de 2020. Ou melhor, o plano na verdade é trazer o asteroide até a missão tripulada. Um robozão capturaria o pedregulho no espaço profundo e o colocaria numa órbita em torno da Lua, onde então seria visitado pelos astronautas.
Para isso, a agência espacial americana está desenvolvendo uma nova cápsula tripulada ao estilo Apollo, a Órion, que deve fazer seu primeiro voo (sem astronautas) até o final deste ano. Em paralelo, os americanos desenvolvem um foguetão do naipe Saturn V, o SLS. Ele deve fazer seu primeiro voo em 2018.
Juntos, esses dois equipamentos darão aos americanos a capacidade de fazer viagens tripuladas ao espaço profundo — um recurso que ninguém mais no mundo teve até hoje e que eles mesmos já não têm desde 1972, quando foram realizadas as últimas missões Apollo.
E então, qual é a sua previsão para o mundo e o futuro da exploração espacial? Aqui vai a do Mensageiro Sideral: “Em 2023, qualquer pessoa poderá explorar outros planetas aqui mesmo, na Terra, em ambientes de realidade virtual.”
Será?
VOU PENSAR COM CARINHO,ISSO É UM TRABALHO GRANDIOSO.
SERIA BACANA UMA CÂMERA TRANSMITINDO TUDO PARA O MUNDO INTEIRO VER,
TRANSMITIR PARTES E DESCOBERTAS IMPORTANTES.
BOA SORTE PARA TODOS! ABRAÇOS!!!
Acreditem: em 2014 era permitido comprar votos no Brasil e ficar eternamente no poder, e chamar isso de “políticas afirmativas”. No mesmo país, um policial ganhava 2000 reais por mês, enquanto um jogador de futebol ganhava isso por hora. Um professor ganhava 3000, uma modelo fotográfica 3 milhões. Um cantor sertanejo ganhava 200 mil por show, um médico 10 mil por mês – e as pessoas achavam que “os médicos ganham muito bem”. E sim, isso era tudo verdade, nenhuma piada.
Aluga-se planeta semi novo. Vista para o mar, jardins ainda disponiveis. Pode necessitate de desratização, mas o foco da infecção está localizada. Favor desintegrar um local chamado Brasilia .
o outro aí, escreveu volta Jesus…. Vocês acham que o pt, vai deixar que Ele volte?
Por favor,SENHORES DO ESPAÇO.Venham salvar nosso planeta do CAOS.
Se deixar eles chegarem lá primeiro estamos fritos, kkkkkkkkk, vai ser roubo em cima de roubo.Vão querer fundar a Petrobrás, o Banco do Brasil, a Caixa Econômica e por aí afora,é de onde eles tiram seus roubos.Sem falar que se lá tiver marcianos, eles vão se f. primeiro, vão sugar tudo dele e depois vão distribuir pra eles o bolsa familia, o cheque isso , aquilo. kkkkkkkkkkk
SALVEM-NOS DO PT DE LULA E DILMA E MAIS ALGUNS LADRÕES
Escreveria:
“Se o Lula for presidente em 2023, explodam o Terra, que não tem mais jeito”
“Vocês lembram do Mário?”
Que Mário ?
“Volta Jesus!! Antecipa Tua vinda!!!Porque muitos ja Te esperam”
Eu enviaria a seguinte mensagem na cápsula:
“Em 30 de setembro de 2014, a NASA escondia evidências da existência de vida extraterrestre inteligente, bem como as provas de suas visitas à Terra há pelo menos 60 anos. Agora, em 2023, o que mudou?”
perguntaria se existe um lugar sem maldade sem egoismo sem ganancia .
HELP!!!
Mensagem Sideral: Como ver o que está longe no espaço, se não conseguimos ver o que está na frente do nariz. O Planeta Terra tem 7 (sete) dimensões e só conseguimos ver 1 (uma).
Eu vejo três! Será que preciso ir ao oftalmologista? 🙂
Abraço!
SRS “ETS” , POR FAVOR , QUANDO EM MEADOS DOS ANOS 60 APARECER UM SUJEITO COM 9 DEDOS
POR FAVOR DESTRUA-O
PORQUE NO COMEÇO DO SECULO 21 O BRASIL COMEÇARÁ A SER DESTRUIDO.
TOMARA QUE ELE ENTENDA PORTUGUÊS…
NÃO TINHA OUTRO LUGAR MELHOR PARA IR NÃO?
Não vem pra cá não que estamos tentando acabar comeste planeta e se auto extinguir…
Socorrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrroooooooooooooo!
MEU RECADO: CUIDADO COM O CARA QUE ODEIA AS ZELITE. MESMO MORTO AINDA É UM PERIGO…
Eu mandaria Sonata ao Luar (Bethoven) e Noturno (Chopin) e ainda o Hino Nacional Brasileiro
PT Partido dos Trabalhadores, o partido mais corrupto de todos os tempos do planeta terra no pais chamado Brasil. Tomem cuidado , a essa altura devem ter se espalhado pelo universo, seu chefe é um safo barbudinho de língua presa que fala o tempo todo, NÃO SEI DE NADA: NÃO SEI DE NADA. Por favor alertem a galaxia.
….SOCORRO…!!
leve lula dilma e toda a cambada do pt longe da terra se posivel estermina -os
Minha mensagem seria:
“Fiquem longe da Terra, ela é dominada por uma espécie egoísta e maldosa!”
kkk boa essa.
EU NUNCA VI TANTOS ROUBOS E SAFADEZAS DESSES POLITICOS BRASILEIROS NESSES ULTIMOS TEMPOS. SÃO UNS CARA DE PAU DA PIOR ESPECIE
leve os políticos para lá
SRS extraterrestres do mal .
Não precisa enviar suas naves de alta tecnologia para destruir a humanidade e seus recursos naturais (planeta Terra),nos humanos já fazemos isso a muito tempo.
Não nos visitem … estamos queimando oxigênio (o gás que respiramos)… estamos matando nossos oceanos (1/3 de toda área da terra) … não somos uma espécie civilizada.
Se algum ser do lado de lá resolver vir para a terra, não deve aportar aqui no brasil porque aqui só tem corrupto e ladrão e o povão vive feliz com bolsas e mentiras.
Eu diria: “Prezados amigos extraterrestres, nunca venham a Terra, especialmente no Brasil, pois aqui tem funk.”
Eu acho que em 2023 o homem ainda não terá conseguido pisar na lua de verdade. Milhões continuarão sendo gastos com pesquisas espaciais desnecessárias. Continuará havendo miséria no mundo, pessoas morrendo de fome, pessoas dormindo na rua. Ainda existirão políticos corruptos e o Brasil ainda estará tentando tirar o PT do poder.
Bom, sua primeira previsão já está furada. O homem pisou na Lua 6 vezes já. Precisa atualizar suas fontes, elas têm mais furos do que a Lua tem crateras.
Primeiramente parabenizar o André Canobel. Minha frase: AQUI NA TERRA TEM DEMÔNIOS TRAVESTIDOS DE PRESIDENTES DA REPÚBLICA. SALVE-NOS.
Vocês nunca farão um contato maior com o nosso planeta? Pode parecer que não, mas a nossa maioria gostaria muito de recebê-los de forma amigável e pacífica.
rapaz eu colocaria a seguinte mensagem, FORA DILMA, FORA PT, FORA SARNEY, VÃO PRA PQP!!!!!
Luis Filho, apoio sua sugestão, desde que mande junto todos os políticos do Brasil.
EVITE O PLANETA TERRA!
Salve-nos da humanidade
que sorte vcs ai do e no futuro !!!
não tiveram que conviver com corintianos ….
Pq todo mundo sempre quer falar mal do Corinthians? engraçado não vejo corinthiano falando toda hora de sãopaulinos, santistas, palmeirenses, flamenguistas e etc.
EU MANDARIA A DILMA !!! HIBERNANDO ATE 2023 PENSOU ELA IRIA VOLTAR IGUAL UM URSO
Boa matéria! Pensar que em 2023 muitas coisas decisivas já teriam acontecidos!
Não teriámos mais dúvidas quanto a vida lá fora.
A FRASE SERIA: O HOMEN É O MAIS IGNORANTE E ESTUPIDO SER EXISTENTE NO UNIVERSO.
Essa história de capturar asteroide e colocar em órbita da Lua é mais uma do hall das “ficções científicas para entreter fãs da Discovery”.
Um pequeno asteroide como aquele que explodiu na Rússia com só 20m de comprimento, tem massa estimada em 12000ton e viajam a mais de 50000km/h.
Não existe, e ninguém está pensando em fabricar um foguete capaz de tal poder para redirecionar e depois desacelerar toda essa massa para os meros 8000km/h que é a velocidade orbital na Lua. Nem mesmo o SLS com mais um monte de Boosters ou mesmo o Saturno V (pra quem acredita nas suas capacidades) seria capaz de gerar um empuxo para essa tarefa. A propósito o Saturno V totalmente abastecido até o talo tinha massa de 3000ton.
Mais uma história da carochinha que a NASA tenta nos empurrar goela abaixo, e muitos caem como patinhos.
Alfredo, a parte talvez mais importante da ideia é escolher um asteroide adequado. Isso obviamente envolve parâmetros orbitais aceitáveis, assim como massa aceitável. Uma hipótese, por exemplo, é só levar um pedaço — um rochedo do asteroide — na captura. Acho que isso deve se definir até o ano que vem. Mas não duvido que isso acabe cancelado, como tantas iniciativas recentes da Nasa. De toda forma, em breve você vai ter de engolir astronautas voando até a órbita da Lua… 🙂
Eu e o mundo estamos esperando essa “volta” a ao menos 30 anos e nunca disse que não pode ser feito a médio e longo prazo, só afirmo que não foi feito a quase meio século atrás.
Mas foi. E a similaridade entre a Órion e a Apollo não deixa mentir. 😛
Similaridade aerodinâmica porque essa não mudou, só isso. Escudo térmico e escudo de Radiação por exemplo, muito mais espessos.
De vez em quando uma ponta de verdade aparece em algumas declarações dos que comandam o programa como a do Chefe da Lockheed Martin responsável pelo Órion.
“(Laurence) Price is talking about the Van Allen Belt, a tightly packed field of radiation around the earth that acts as a layer that protects earth from charged ions. NASA has to study this area of radiation before they can send a manned spaceflight through it, and possibly on to Mars sometime after 2020. ”
http://www.engineering.com/Education/EducationArticles/ArticleID/7510/Orion-Spacecraft-will-carry-Radiation-Shield-designed-by-High-School-Students.aspx
Então a NASA tem que estudar melhor o Van Allen Belt pra mandar tripulação por ele, sei…
Porque você sabe bem que o cinturão é dinâmico, depende do nível de atividade solar e da interação com a magnetosfera e com a atmosfera. Resultados dos anos 50, 60 e 70 nos dão certa confiança, mas os estudos continuam. Recentemente a Nasa lançou uma missão só para estudar os cinturões.
Lembrando que as cápsulas Orion serão maiores do que foram as Apollo:
http://www.nasaspaceflight.com/wp-content/uploads/2012/07/Z38.jpg
Sem falar que eles estão “engrossando” os escudos porque é possível que as Orion sejam enviadas para além da Lua, e/ou permanecendo mais tempo em órbita do que as Apollo ficaram.
“Um dia, estes dias, a arrogância de nos seres humanos, fizemos e desfizemos de nossa casa a TERRA, provocamos destruição de florestas em todos os cantos da terra, matamos rios com assoreamento ou efluentes, e o Planeta Terra ainda vive? apesar de nós seus filhos ignorantes!
Salvador você é um otimista. : )
Grande Salvador, acho que não mandaria mensagem alguma. Creio que não estarei por aqui e quem estiver verá a situação muito, mas muito difícil!
Saudações!
Em 2023, o James Webb já terá localizado, na atmosfera de um exoplaneta, indícios de poluição e/ou engenharia orbital não natural proveniente de atividade inteligente.
Mas, com certeza a previsão mais certa é a de que, até 2023, teremos provas concretas de vida extraterrestre. Veja bem, vida microscópica extraterrestre. Seja em marte, ou através da missão Rosetta, encontraremos bactérias/outros micro-organismos que podem ter puxado o gatilho da vida em inúmeros planetas do sistema solar, incluindo a nossa third rock from the sun (adorava esta série).
Eu hastearia uma bandeira no asteriode com a mensagem: “Indo até onde nenhum Kerbal esteve antes!”
Já que eu (e o Eu tb, por que não), mero mortal, não consigo capturar asteroides, pelo menos posso simular missões enviando cobaias “Kerbais” para fazerem o serviço haha
Salvador, com a Rosetta e essa missão vc ainda não se propôs a jogar KSP?? Não sabe o que está perdendo!!!
Na verdade, 2023 já está quase aqui, apesar de que, para o avanço científico e tecnológico é quase uma era inteira… Deveriam lançar uma cápsula para as próximas gerações, talvez 2054.
Já deixei minha mensagenzinha! 🙂
Parabens Salvador!
Apenas uma dúvida qdo vc diz q voltaremos a idade média caso ocorra uma colisão seria em relação a tecnologia, comunicação? Mas isso não seria algo que rapidamente seria solucionado? Se não for isso, quais seriam então os pontos afetados para nos fazer voltar a viver em volta a castelos e em regime Feudal?rs
Abçs!
OLÁ AMIGO .
Quando ele diz voltar a idade média . simplesmente faltar luz….. só isto nada mais . não teremos comunicação. tecnologias. alimentos . e outros equipamentos ….só com a falta da luz. vc já parou para pensar nisto. apagão total por décadas .abraços . Juslei .
E nós aqui, duvidando da importância de se ter um programa espacial..
PS1: o asteroide que se quer levar para a órbita da Lua já está definido?
PS2: gostei da sua previsão do futuro! Posso arriscar a minha? “Em 2023, já teremos indícios de que existe vida em outros planetas!”
Leandro, a Nasa tem três candidatos. Um deles é o próprio Bennu, mas neste caso só um pedaço dele seria colocado em órbita da Lua. Acho uma boa previsão a sua também!
Essa observação coincidiu com meu comentário do post do início da semana.
Vai outra questão:
Será que ocorre um Big Bang parcial quando um buraco negro suga toda a galáxia em torno si?
Penso que o universo esteja se expandido como fruto de várias explosões ao longo dos 11,5 bi a partir da primeira
Ruy Ney, também compartilho dessa tese, é possível que haja uma segunda implosão num buraco negro supermassivo, nesse caso não ocorre somente uma supernova, mas um Big Bang que origina um universo.
Que mensagem você mandaria, Salva?
E OFF, aproveitando que o assunto é cometa:
http://gizmodo.uol.com.br/7-gadgets-rosetta/
🙂
aiaiaiai – uiuiuiuiuui Salvador.. que mensagem você mandaria? váááá
Muito bom o post, Salvador. Faz a gente pensar mais detidamente no futuro e exercitar a imaginação sobre que estarão (não sei se eu mesmo estarei ainda por aqui) fazendo em termos de exploração espacial.
Pelo que me lembro do passado, muitos “palpites” sobre o que estaríamos fazendo no futuro era furados, porque a imaginação sobrepujava a realidade e/ou a velocidade do avanço da ciência. Essa sua previsão me parece bastante realista e conservadora (sem o tom pejorativo que impingiram à palavra nestes tempos de política rastaquera).
Bom dia Salvador!
Mais uma matéria que nos faz “sonhar”! Eu participei de duas oportunidades concedidas pela NASA e com direito a “certificado” isto é, em alguma memória flash meu nome consta num dos projetos de Marte e outro na Lua.
As cápsulas do tempo são interessantes para qualquer pessoa que queira guardar objetos, textos, materiais jornalísticos do Salvador Nogueira etc para ser resgatado digamos cem anos depois. Como reagirão as pessoas que tiverem acesso?
Thank God It’s Friday! Have nice week end.
Boa idéia, Tetsuo.
Admirador que sou do trabalho do Salvador Nogueira e interessado nos assuntos abordados no Blog (e nos comentários dele) quem sabe se guardássemos nossas atualidades para os que vierem depois de nós terem essa informação de como pensávamos e sobre que coisas nos interessávamos.
Apenas pensando no tempo ideal, acredito que não pode ir além dos nossos netos. Digo isso por experiência própria: sou o único dos netos dos mes avôs que ainda cultua e presta homenagem a sua memória, além dos agradecimentos por eu estar aqui.
O que acha disto?
Abraço,
Ricardo René Guzmán