As religiões e os extraterrestres

Salvador Nogueira

A descoberta iminente de possíveis sinais de vida extraterrestre está fazendo muita gente no mundo da ciência se mexer em tempos recentes. Mas e quanto às religiões? Elas estão prontas para lidar com o conceito de que talvez não estejamos sós no Universo? Essa foi a espinhosa investigação a que se dedicou o astrônomo David Weintraub, da Universidade Vanderbilt, nos Estados Unidos.

religions-et-2

Ele acaba de publicar um livro, “Religions and Extraterrestrial Life”, cujo principal objetivo é buscar pistas de como as diversas religiões humanas lidam (ou não lidam) com a ideia da existência de alienígenas. E a conclusão a que ele chega pode surpreendê-lo: diferentemente do que se pode imaginar, a descoberta de vida extraterrestre não ofereceria grande desafio à maioria das religiões abraçadas hoje pelos terráqueos.

“Para algumas grandes religiões, o próprio conceito de vida extraterrestre está embutido em suas histórias e/ou escrituras; para outras, ideias sobre vida extraterrestre são claramente irrelevantes para seus sistemas de crenças. Para pelo menos algumas poucas religiões, evidências da existência de vida extraterrestre exigiriam a realização de alguns ajustes, que podem ser feitos quando o momento chegar, mas esses ajustes não viriam a um custo teológico grande; para outros grupos religiosos, crenças importantes e profundamente enraizadas seriam fundamentalmente podadas pela prova de que seres extraterrestres existem”, escreveu Weintraub em seu livro.

DICA: Você se interessa pelo tema da busca por vida alienígena? Clique aqui e baixe uma amostra grátis do meu novo livro, “Extraterrestres: Onde eles estão e como a ciência tenta encontrá-los”

O astrônomo analisou os escritos e a teologia de diversas religiões, entre elas o judaísmo, o catolicismo, o cristianismo ortodoxo, o anglicanismo, o cristianismo protestante, o cristianismo evangélico e fundamentalista, o mormonismo, o islã, o hinduísmo, o budismo, o siquismo, o jinismo e a religião Bahá’í.

(Aliás, o que chama atenção na obra é sua amplitude; senti falta apenas do espiritismo, cuja presença é forte no Brasil e na França, mas não chega a ser uma perda tão grande, uma vez que os espíritas tratam a ideia de vida extraterrestre de forma tão natural que não lhes faltam livros específicos sobre o tema.)

David Weintraub audaciosamente foi fuçar aonde quase nenhum astrônomo meteu o bedelho: as religiões.
David Weintraub audaciosamente foi fuçar aonde quase nenhum astrônomo meteu o bedelho: as religiões.

Para Weintraub, as religiões asiáticas seriam as que teriam menos dificuldade em aceitar a descoberta de vida extraterrestre. Ele lembra que alguns pensadores hindus já especularam que humanos podem reencarnar como alienígenas, e vice-versa, enquanto a cosmologia budista contempla milhares de mundos habitados.

Para o Islã, segundo o astrônomo, há passagens no Corão que parecem suportar a ideia de que seres espirituais existem em outros planetas. E os seguidores da religião judaica não encontram praticamente nada em seus escritos que ajude a explorar a questão, tanto a favor quanto contra a existência de alienígenas.

Contudo, as análises mais profundas já feitas do impacto da existência de alienígenas na religião foram feitas no âmbito dos cristãos, sobretudo entre os católicos. Eles já debatem as implicações teológicas de outros mundos habitados há um milênio, segundo Weintraub. E o principal desafio para o catolicismo diz respeito ao pecado original. Alienígenas obviamente não podem descender de Adão e Eva. Recai sobre eles o pecado original? Em outras palavras, eles precisam ser salvos? Jesus precisaria visitá-los em cada um de seus planetas e se sacrificar para estabelecer o evangelho em cada um desses mundos? São perguntas que torturam os católicos e ainda não têm uma resposta clara, embora o Vaticano já tenha dado sinais de que não vê problemas entre a busca científica por vida alienígena e o conjunto de crenças defendido pela Igreja Católica.

Entre os diversos grupos cristãos dissidentes, os que têm mais problemas para encarar a hipótese de vida extraterrestre são os evangélicos e fundamentalistas, que se escoram em leituras mais literais do texto bíblico. “A maioria dos líderes cristãos evangélicos e fundamentalistas argumenta forçosamente que a Bíblia deixa claro que vida extraterrestre não existe. Dessa perspectiva, os únicos seres viventes e tementes a Deus no Universo inteiro são os humanos, criados por Deus, que vivem na Terra”, aponta o astrônomo americano. Ainda assim, ele ressalta que essa opinião não é unânime nem mesmo nesses grupos.

A RELIGIÃO DOS ETs
Um dos dados mais interessantes que Weintraub apresenta no livro é resultado de uma ampla pesquisa de opinião feita com 23 mil pessoas em 22 países pela Reuters/Ipsos, em 2010, que apresenta o percentual das pessoas pertencentes a diversos grupos religiosos que professam a crença em vida extraterrestre. Dê uma olhada.

44% dos muçulmanos
37% dos judaístas
36% dos hindus
32% dos cristãos
55% dos ateus

Entre os cristãos, há diferenças acentuadas entre os diversos segmentos. Os mais entusiasmados com alienígenas são os ortodoxos orientais (41%), seguidos pelos católicos (37%), metodistas (37%) e luteranos (35%). Somente os batistas (29%) ficaram com um índice abaixo de um terço.

O número que mais me intriga aí em cima, contudo, é o dos ateus. É o único grupo cujo valor ultrapassa a metade. E acho que isso fala uma coisa ou duas sobre os ateus — apesar de argumentarem justamente o contrário, eles parecem ser tão predispostos a acreditar em ideias sem evidências diretas quanto os demais. Basta que a hipótese seja cientificamente mais palatável, ainda que lhe falte suporte nos fatos conhecidos até o momento.

Ué? Mas não são os ateus aqueles que sugerem que não devemos acreditar em nada que não seja sustentado por evidências? Não devemos ser céticos? Afirmações extraordinárias não exigem evidências extraordinárias? Então por que eles aceitam tão facilmente a ideia de alienígenas, mesmo sem nunca terem visto um?

É um ponto que toco em meu livro novo, “Extraterrestres”, ao mencionar o trabalho do historiador da ciência George Basalla. Após revisar o pensamento de cientistas de todas as épocas sobre o tema, ele nota a similaridade entre a convicção de muitos cientistas de que há outras civilizações avançadas lá fora e outras crenças menos palatáveis aos céticos, como a existência de anjos. Será que os cientistas estão se iludindo?

Em favor deles, temos de lembrar que a aposta em vida extraterrestre encontra sustentação forte em evidências indiretas (que, por sinal, para o Mensageiro Sideral, são bastante convincentes). A enormidade do Universo, a descoberta recente de que planetas como a Terra são comuns no Universo e o fato de que moléculas precursoras da vida já foram detectadas em diversas partes do espaço, desde meteoritos até nuvens de formação estelar, sugerem que os processos que levam à biologia devem ser comuns. Podemos até estar enganados, mas tudo parece indicar que não estamos mesmo sozinhos.

Por outro lado, a dificuldade em explicar a origem da vida na Terra (um problema espinhoso e ainda não solucionado, embora parcialmente encaminhado pelos cientistas) e, com isso, estimar a chance de que seja um processo provável e passível de repetição, ainda é uma senhora pedra no sapato. Diante disso, não seria a crença em extraterrestres algo como uma “religião científica”? No atual ponto do jogo, os ateus não deveriam se professar, no limite, agnósticos a esse respeito? A questão fica como exercício para o leitor.

"Religiões e Vida Extraterrestre: Como lidaremos com isso?"
“Religiões e Vida Extraterrestre: Como lidaremos com isso?”

DESCOBERTA IMINENTE
De toda forma, é fato que provavelmente em duas décadas — e com certeza até o fim do século — saberemos se estamos ou não sozinhos no Universo. Nos próximos anos, sondaremos a atmosfera de milhares de planetas distantes e exploraremos os potenciais habitats extraterrestres no Sistema Solar.

Se houver vida como a que temos por aqui em algum lugar aí fora, obteremos sinais claros de sua existência. Se não encontrarmos nada (embora jamais possamos confirmar que não exista mesmo em lugar algum, pois não se pode comprovar negativas), diremos com segurança que, ao menos num contexto prático, estamos efetivamente sozinhos.

E a pergunta que não quer calar: estamos prontos para esse conhecimento? O neuropsicólogo espanhol Gabriel De La Torre fez um estudo com estudantes universitários e concluiu que não. Nem mesmo no ambiente acadêmico, a “consciência cósmica” é suficientemente desenvolvida a ponto de permitir que lidemos adequadamente com a ideia de que existem outros seres vivos lá fora.

Em seu livro, Wintraub faz análise similar, mas do ponto de vista do pensamento religioso, e chega a conclusões parecidas. “Embora alguns de nós possam afirmar que estão prontos, muitos e muitos de nós provavelmente não estão… muito poucos entre nós passaram muito tempo pensando seriamente sobre o que conhecimento factual sobre vida extraterrestre, sejam vírus, ou criaturas unicelulares, ou bípedes pilotando espaçonaves intergalácticas, pode significar para nossas crenças pessoais e nossas relações com o divino.”

Será que a humanidade vai pirar em breve, caso comecemos a encontrar sinais de outras Terras habitadas espalhadas por nossas vizinhanças cósmicas? Ou podemos seguir firmemente as sábias palavras do deputado Tiririca, “pior que está não fica”?

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook ou no Twitter

Comentários

  1. Bom dia Salvador!

    Abordando o tema, um futuro contato com os extraterrestres, eu prefiro uma “visão” sem vincular relações religiosas porque estaríamos entrando num novo limiar para a humanidade; que valores teriam as “escrituras” que tenham afirmado que Deus fez o homem a sua imagem e semelhança e que a Terra seria a sua casa…? Certamente, teríamos de aprender e aceitar diferenças de constituições físicas e anatômicas, as mímicas que funcionaram nos primeiros contatos dos europeus com nativos em diversos locais no mundo não teriam quaisquer significados porque as necessidades e valores dos alienígenas deverão ser outras bem diferentes dos homens, teríamos de superar nossos medos e receios diante dos desconhecidos, os meios de comunicações seriam pela fala conforme conhecemos ou através dos números ou da matemática e quem pode afirmar que as simbologias seriam sequer semelhantes e traduzíveis? Então, nos primeiros contatos acho que a religião não deveria entrar no mérito até porque no primeiro contato com uma garota não saímos a interpelando seus valores.

    Eu ainda acho que a relação de cada pessoa com Deus deve ser de fôro íntimo e sem pregações aos próximos, algo do tipo: eu creio, logo Ele existe!

  2. Olhe o mecanismo todo do ser humano e veja como somos primitivos. Braços para alcançar, pernas para locomover, olhos para ver, sistema complexo para respirar, ouvidos para ouvir,nariz para processar a vida (ar). essa é a forma mais primitiva de todas, nós estamos ainda muito aquém da nossa essencia. Acredito que seres extraterrestes nao precisam desses “acessorios” para promover suas vontades, para mim , o segredo todo esta na mente.

  3. E se houver seres em outros Planetas, oque é bem provável e nós Ateus damos crédito a isso visto termos provas verificáveis de suas possível existência afinal, nós somos a maior fundamentação de que pode haver extraterrestres. Mas quero saber: OS E.Ts. DEVERAO ACEITAR JESUS PARA SEREM SALVOS TAMBEM? piada #kkkkkkkkkkkk

  4. “apesar de argumentarem justamente o contrário, eles parecem ser tão predispostos a acreditar em ideias sem evidências diretas quanto os demais. Basta que a hipótese seja cientificamente mais palatável, ainda que lhe falte suporte nos fatos conhecidos até o momento.”

    Gostei bastante do texto e sou um apaixonado pelo tema, porém, acredito que o autor do texto, deu uma escorregada aqui, ao “confundir” ateísmo, com ceticismo.

  5. Olá Salvador!

    Sou o Flávio que te entrevistou para o site OVNIHOJE.

    Não sei se aquela entrevista te influenciou mas, nesta matéria, você respondeu aquela pergunta que faltava.

    Abraços saudosos,

    Flávio Rocha

  6. Cada vez está mais evidente que as Sagradas Escrituras estão completamente certas. Não existe vida em outros planetas. Deus nos criou à sua imagem e semelhança para que ocupemos todo o Universo. E me parece que esse autor está tentando obter a APROVAÇÃO das RELIGIÕES para sustentar a absurda hipótese da existência de vida fora da Terra. Ele está desesperado, porque sabe que está errado.

    Está absolutamente claro que a idéia do “extraterrestre” é uma fraude, um engôdo, um chamariz para atrair incautos. Se o Universo fosse tão velho como afirmam, então deveriam haver milhares, talvez milhões, de civilizações avançadas perambulando pelo Universo há muito tempo. Mas onde estão elas? São invisíveis? Não deixam rastros? Os radiotelescópios mais possantes do mundo não as detectam? São feitas da tal “matéria escura”, inventada pelos físicos para ocultar a sua imensa ignorância? É evidente então que a premissa está equivocada.

    “Criou Deus o homem à sua imagem,
    à imagem de Deus o criou;
    homem e mulher os criou.”

    (Gênesis 1:27)

    1. Cala a boca você fala de prova manda deus aparecer então seu cabeça de batata. Você fala escritos sagrados essa porra foi escrita por homens. Eu mesmo posso inventar esse mundo de ilusões. Porque está usando a internet então? Porque toma um remedinho quanto fica doente? Porque leva sua filha filho pra toma vacina? Tá tão convicto de deus se mata, morre e vai apertar a mão dele. Mais fácil acreditar na curupira

    2. Não leu meu post logo abaixo?

      Eu falo que apareceram para minha pessoa duas vezes seguidas: em 2012 e 2013.

      Todas as duas vezes foram NO PRIMEIRO DOMINGO DEPOIS QUE O CARNAVAL TERMINOU.

      Não foi uma vez. Mas DUAS.

      Na segunda vez DA JANELA DA MINHA CASA TIREI FOTOS.

      Como disse: ou é tecnologia militar nova – e sou EXTREMAMENTE OBSERVADO – ou eles existem e nos visitam faz anos…

      Coronel Hollanda – da Operação Prato (tá no Youtube) chamava-os de bolas de luz desde 1977!!!

      E eles próprios se chama de Federação Galática da LUZ.

      São brilhantes!!!!

      Incríveis de serem observados.

      E nunca revidam os ATAQUES MILITARES que sofrem desse nosso planeta criminoso e mesquinho.

      Vários astronautas falam sobre eles!

      (Depois de se aposentarem claro…)

      http://www.ufo.com.br/artigos/declaracoes-de-astronautas-e-altos-funcionarios-da-nasa-sobre-ufos-no-espaco/

      “muitos dos milhares de OVNIS avistados desde a década de 1940 eram de visitantes de outros planetas” e de que estes OVNIS tinham sido “objetos de desinformação pelos governos, de maneira a desviar a atenção dos povos em geral e criar confusão para evitar que a verdade viesse à tona”, escrevendo livros sobre o assunto.

      http://conspiracaooculta.blogspot.com.br/p/ovnis-e-astronautas.html

          1. Certo, 5D raver (em quais raves anda e o que tem tomado? dá um pouco disso pra mim…. ehehehe): explica pra gente, então, quais são os conceitos de economia, política e justiça dessas sociedades avançadas? Digo, como eles fazem isso NA PRÁTICA?

          2. Eu não vou mais tanto as raves não.

            Me chamo de raver porque gosto de raves!

            Qual o problema nisso?

            Deus não me julga como me julgas, ao ponto de EMANAR raios violetas do Sol quando peço.

            Quanto o como isso funciona na prática é a falta de pactos de morte de sociedades secretas e falta de “hierarquia”.

            Amor ao próximo e simplicidade nos desejos.

            Tem várias mensagens canalizadas que falam como eles atingem esse estado de ser…

            Eu não dividi um link com voces aqui?

            http://www.youtube.com/watch?v=AUV8Vx5EQO0

            Ele explica como isso se dará…

            Através do CORAÇÂO.

            Coisa que te falta muito… Mas nem todos irão para a Quinta Dimensão.

            Voce sabe inglês?

      1. Cara, provavelmente esteja ingerindo alguma substância. Diminua ou pare! Pare de acreditar também no Richard Bach… Eu também já vi as tais bolas de luz (bem mais de 2 vezes) e elas eram diferentes de relâmpagos-bola. Mas daí a assumir tudo que você está assumindo, que são seres de 5ªD (que raios é isso?!), que são inteligentes, que são bons, etc e tala, é forçar a barra demais!!! O teu site é muito ruim. Se acredita que tem aerocinesia, então deveria fazer um video, não foto (que aliás nem foto tem disso no teu site). Acorda pra vida, rapaz! Você está tirando conclusões do nada porque viu algum fenômeno inexplicável. Pode até ser que sejam ETs, ITs ou UTs… Mas como você tem CERTEZA disso? Estude mais você! Vai mandar o Salvador estudar mais?! Cresce e aparece. “Super-poderes”… ahahahaha Cada uma que me aparece!

        1. Superpoderes sim! Ou acha que fazer as nuvens desaparecer com seus pensamentos é o que?

          Não vi as fotos?

          http://www.the5draver.info/aerokinesis/4578903255

          E o Sol? Fazer com que ele EMANE raios violetas é o que?

          Poder comum?

          É chamado de TELEKINESIS.

          Mandei o Salvador estudar mais nos tópicos que parecia que ele sequer tinha olhado…

          Fiz foto porque minha máquina digital não faz vídeo. Mas tem uma porrada de vídeo na internet com gente fazendo nuvens desaparecer com seus pensamentos. Pera aí que vou pegar um link pro ce:

          http://www.youtube.com/watch?v=YYO88ieCwW0

          http://www.youtube.com/watch?v=t8sl2uLmT5o

          Agora falar que eu preciso ter um vídeo para provar alguma coisa é falta de vontade de aceitar o que está na sua frente: as fotos claramente mostram que as nuvens desaparecem do céu assim que eu aponto a câmera para elas!

          Eu não tenho tanta certeza de nada. Já falei que pode ser tecnologia militar nova. MAS SE FOREM EXTRATERRESTRES, sabem até mesmo onde voce vive…

          E sabem também que temos Carnaval pois apareceram EXATAMENTE no primeiro domingo após o término do carnaval: em 2012 e 2013.

          OU SOU ALTAMENTE MONITORADO PELOS MILITARES E ELES FIZERAM ISSO COMIGO, OU VI AS BOLAS DE LUZ QUE O CORONEL HOLLANDA – HOJE MORTO – DIZ TER VISTO EM 1977.

          Porque eles esconderam a Operação Prato tanto da gente se isso tudo é mentira??

          1. O sol não está branco, a luz é que é branca. Antes de me mandar estudar teorias conspiratórias, cada uma criada ao sabor de um autor mais maluco que outro, vá você estudar um pouco sobre física, que é ciência e pode ser falseada mediante experimentos (ou não). Se a maçonaria controlasse algo de verdade nesse planeta, nós sequer saberíamos da existência dela. Mas os maçons são como você: cheios de dúvidas sobre si mesmos. Olha bem para o tamanho da sua certeza, repetindo o tempo todo que o que você está vendo OU são ETs OU é tecnologia militar desconhecida do grande público. Se você tem essa enorme incerteza, porque de repente começa a assumir um monte de falsas certezas? Desculpa, isso é que é dissonância cognitiva e INCOERÊNCIA total… Pra mim, encerrei aqui. Já te questionei o suficiente pra você sair um pouco dessa loucura toda e olhar com mais calma para as baboseiras inúteis que está propagando… Ninguém escondeu nada. O que aconteceu com a Operação Prato, entre tantas outras, é que elas NÃO existiram, mas tem gente que cisma que sim e aí vem com essas baboseiras conspiratórias dizendo que alguém está escondendo “a verdade”… Claro! Tanta incompetência governamental em todos os setores, só nesse eles seriam fodões…. Quem precisa estudar mais é você. Nem foto nem vídeo vai provar nada disso, porque isso não existe. Se você tivesse algum poder destes, poderia fazer outras coisas mais incríveis com eles mesmo. Procura o James Randi, por exemplo, e ganha o prêmio dele…. Falta de vontade, não. Eu não sou é facilmente convencido por gente histérica e incoerente, que acha que o argumento de massa (tem um monte de gente fazendo tal coisa) é algum tipo de prova. Mas nem jurídica, muito menos cientificamente as massas servem de prova! Dá pena de você! Vou repetir: sejam ETs ou militares, acham que eles se preocupariam com alguém medíocre como nós?? Talvez os ETs, se fosse o caso de tentarem dissemminar uma nova cultura humana. Mas com certeza, não ficariam apenas nessa brincadeira insana contigo. Dariam conteúdo, cara-a-cara…

          2. O Sol SEMPRE foi branco. Nossa percepção dele que era de ser amarelo.

            Ela MUDOU. Pois estamos em outra área do Cosmos que faz com que ele “mude”.

            A Maçonaria CONTROLA SIM tudo no nosso planeta.

            Já estudou sobre a obsessão deles com o número 11?

            Tipo 11 das duas Torres Gêmeas com 110 andares cada? Atingidas por um avião no dia 11 da American Airlines nº 11? American Airlines = AA = 11.

            Voo AA11.

            Não tem nada de “teoria”. Tanto é que fomos “descobertos” num dia 22 que é múltiplo de 11.

            Soma a data da inauguração da Globo e verás que soma 33.

            11 também foi a soma da data da MORTE do Coronel Hollanda.

            Eu somente tenho “incerteza” porque acho que sou MONITORADO por “eles” 24×7. Se fosse um ser humano comum, já teria falado que eles existem sim, e APARECERAM DO LADO DE FORA DA JANELA DA MINHA CASA no segundo avistamento, no mesmo domingo depois do carnaval COMO NO ANO ANTERIOR.

            Isso por sí só me dá certeza. Mas que pode ser “eles” fudendo com minha cabeça porque não?

            Acho improvável, pois esconderam a existência da Operação Prato por (vai fazer) 4 DECADAS.

            E quem disse que a Operação Prato não existiu? VOCE?

            Cade suas provas?

            E eles não foram competentes em nada. Simplesmente OBSERVARAM o fenômeno.

            Minhas fotos são minhas fotos. SÂO ORIGINAIS. SEM MONTAGENS.

            Do Sol EMANANDO LUZ VIOLETA *e* NUVENS SUMINDO COM MEUS PENSAMENTOS.

            Já contactei o Randi. Eles sequer me responderam meu email.

            Ou são mentirosos. Ou estão seguindo ordens dos maçons! Pois ele também deve ser outro maçom escroto mentiroso como tantos, tipo Maluf, Collor, Sarney….

            Aumentando que massa?

            E se tem pena de mim continue…

            O que vai mudar na minha vida, ou na sua?

            NADA.

            Continuaremos na merda corrupta maçônica que vivemos.

            Escrevi até pro Guiness Livro dos Récordes… Eles rejeitaram a proposta de ser o primeiro homem a fazer o Sol emanar luz violeta com seus pensamentos. Falaram que não é mensurável…

            Se até as fotos MOSTRAM que a luz muda com MENOS de 8 minutos…

            Sabe como era o nome da pessoa que me respondeu lá deles?

            Sam Maçom! (Acredita REALMENTE que o nome do cara é esse?)

            Eles CONTROLAM tudo.

          3. Não. Porque deveria?

            (Ele é um “gatekeeper” by the way!)

            Não tem nada de ficção nisso tudo também não! QUEM DERA!!!!!

            Sabe que número os prédios do Palácio do Planalto formam?

            http://pt.wikipedia.org/wiki/Congresso_Nacional_do_Brasil

            Sabe qual o número de juízes na historicamente super-“ética” “Suprema” Corte do Brasil tem?

            http://pt.wikipedia.org/wiki/Supremo_Tribunal_Federal

            (No fim da página voce tem a numeração.)

            Sabe que dia em que a Fifa foi fundada?

            21/05/1904 = 2 + 1 + 5 + 1 + 9 + 4 = 22.

            Não é múltiplo de 11?

            Para voce VER… Já eram obsecados pelo número (e seus múltiplos) muito, mas muiiiiiiiiiito antes de eu aparecer no mapa!!

            Vem até do simbolismo do dia do “descobrimento” do Brasil.

            É facil fácil descobrir como eles operam…

            Inclusive, muitos atentados terroristas acontecem com o simbolismo deles!

            Ataques de 2008 em Mumbai:

            26/11/2008 = 2 + 6 + 11 (não se soma/separa número mestre) + 2 + 8 = 29 = 2 + 9 = 11.

            11 de Setembro por si próprio já é uma data muito cobiçada por eles…

            O GOLPE MILITAR do Chile foi nessa data.

            Em 19*44* as tropas Americanas entraram em Luxemburgo.

            O jornal impresso A Gazeta da minha cidade foi fundado nesse dia (11 de Setembro).

            Dia 22 (do mesmo Setembro) foi fundado o jornal A Tribuna – “concorrente”.

            Posso continuar aqui até amanhã, mas se tornaria um livro chato como o de Brown! 😉

            É tudo numerologia de Pitágoras.

            Não és maçom para saber disso tudo?

    3. Sou evangélico, e estudioso da bíblia, porém não vejo em nenhuma parte dela, textos que indiquem que NÃO existe vida em outros planetas.
      Ora, o universo é enorme, imensurável, não é possível que estejamos sós.
      Acreditar que existe outros seres em outros planetas não atrapalha em nada a relegiosidade.

    4. aff…quanta bobagem…achar que é o unico ser vivo nessa imensidao é a mesma coisa que dar um piano para uma formiga carregar….

    5. o comentario do apolinario foi tao bom que resolvi cita-lo : ” Cada vez está mais evidente que as Sagradas Escrituras estão completamente certas. Não existe vida em outros planetas. Deus nos criou à sua imagem e semelhança para que ocupemos todo o Universo. E me parece que esse autor está tentando obter a APROVAÇÃO das RELIGIÕES para sustentar a absurda hipótese da existência de vida fora da Terra. Ele está desesperado, porque sabe que está errado.

      Está absolutamente claro que a idéia do “extraterrestre” é uma fraude, um engôdo, um chamariz para atrair incautos. Se o Universo fosse tão velho como afirmam, então deveriam haver milhares, talvez milhões, de civilizações avançadas perambulando pelo Universo há muito tempo. Mas onde estão elas? São invisíveis? Não deixam rastros? Os radiotelescópios mais possantes do mundo não as detectam? São feitas da tal “matéria escura”, inventada pelos físicos para ocultar a sua imensa ignorância? É evidente então que a premissa está equivocada.

      “Criou Deus o homem à sua imagem,
      à imagem de Deus o criou;
      homem e mulher os criou.”

      (Gênesis 1:27)
      excelente

    6. Caro Apolinário Messias. A Biblia nã diz que NÃO existe vida em outro planeta, muito pelo contrário. O próprio fato dos anjos, aos nossos olhos podem ser ditos como extraterrestre, mas não no sentido da palavra que os ufólogos colocam. Em Apocalipse e em outros livros vemos bastante a expressão e os “seres celestiais”. Imagine, Deus criou Adão e Eva e esta unica criação falhou. É pôr Deus em descredito… e outra, o universo é vasto e é obra Dele. Podemos tranquilamente acreditar que exista outros mundo habitados, mas que NÃO CAIRAM EM PECADO COMO OS HABITANTES DO PLANETA TERRA. “Somos espetáculo para o universo”.

    7. Espera cara … é apenas questão de tempo … alias não leve como referencia de tempo esses 2.000 anos que essa tua bíblia ai vem tentando exterminar a capacidade humana de evoluir .. 2.000 anos é muito pouco tempo… Nossa tecnologia ainda vai evoluir muito … Tudo indica que não estamos sós.. é questão de tempo até descobrimos alguma coisa relevante nesse sentido…

    8. kkkkkkkkkkk..vc acha que o universo tem qtos anos ? uns 10 mil? vc acha mesmo que tudo está ao redor do planeta terra? que desperdício de espaço, somos feitos pra povoar o universo como se não conseguimos nem ficar mto tempo na lua? presta atenção rapaz

    9. Quando a Bíblia diz que somos imagem e semelhança só nos atentamos para aparência física, todavia Deus e espirito e e espirito não tem forma. Outra fato e não somos exclusivos como achamos, por exemplo: tenho coração, o boi também, e outros vários. E a bíblia ainda diz: Tudo que tem folego louve ao Senhor. Quer dizer nada que um animal irracional expressa que pra mim não tem o menor sentido, mais louva o Senhor.
      Acredito que temos e medo da verdade.

      1. Onde está o espírito ou alma? Como entendê-lo? Se devemos prestar mais atenção nesse “nada” do que no corpo (única evidência), por que raios então a semelhança não foi completa e nos fez puramente imateriais? Sendo algo imaterial, como localizá-lo no espaço-tempo e lhe dar características para dizer que houve imagem e semelhança? Aliás, como pode haver imagem de um espírito ou alma??? Claro, como todo religioso, você vai fugir dessa questão com respostas vagas, “que nem erradas dá pra falar que são”. Sabe o motivo? Porque NÃO existe espírito ou alma à parte do seu cérebro… Isso, sem falar que você não abordou a questão de Elohim, termo usado no Gênesis para falar de Deus, na verdade ser uma palavra no plural, ou seja, “deuses”. Se enviesar pela teoria de que os Elohim fossem ETs que nos criaram com engenharia genética, até consigo conceber algum vestígio de utilidade no registro bíblico. Mas apenas como “vestígio” de algo diferente da nossa noção de história como ela é. No máximo isso!

    10. Deus, então, tem pernas, braços, 5 dedos, cabelo, dois sexos diferentes (então seriam “deuses”, como o plural Elohim do original em hebraico sugere?), cabelo, come, faz cocô, dorme??? Que “imagem e semelhança” é essa, afinal?!? Deus sonha, por acaso?

    11. Me responde desse concilio que teve, e o representante da terra foi Satanás. Jó 1:6,7. Vc acha que Deus sendo criador iria limitar só na terra? Nao temos acesso aos outros mundos pq somos pecadores e estamos presos neste planeta. Mas quando Cristo Voltar, vamos conhecer todo o universo e suas criações. Agora essas aparições aberrantes. Sao Anjos caídos com seu chefe Satanás. Enganando as pessoas sem conhecimento de Deus. Forte Abs.

  7. Infelizmente ainda não adquiri seu livro, ainda. Mas acredito que o surgimento da vida seja algo natural na evolução do Universo, já que até onde sabemos as mesmas leis físicas imperam por toda parte (exluindo-se alguns ambientes como o interior dos buracos negros é claro, mas acho que ali não seria um bom lugar para procurar formas de vida, rsrs). De todo modo eu torço para essa nossa dúvida de que se há ou não há vida lá fora seja esclarecida ainda na nossa geração. Quanto as religiões, bem, antes diziam que a Terra era plana e o centro do Universo, a Terra se mostrou redonda e apenas um lugarzinho na beirada da Galáxia e mesmo assim as mesmas doutrinas que diziam o contrário estão por aí até hoje, ou seja, as religiões terão que se adaptar ao peso das evidência, ou fazem isso ou desaparecem.

  8. Se os seres humanos do planeta terra conseguirem descobrir e chegar noutras terras que existam seres humanos, vão impor sua religiosidade assim como os europeus fizeram com os negros e índios.
    Tomara que não permitam passar esse fardo adiante!

    1. Não isso não existirá!

      Nós iremos para a Quinta Dimensão.

      Nós SENTIREMOS a presença de Deus.

      Não haverá mais religião.

      É como eu fazer o Sol emanar raios violetas com meu pensamento: eu SEI que Deus existe e é EXTREMAMENTE GENEROSO.

      Estude o Raio Violeta – O 7º Raio da Criação.

      Isso tudo já está vindo.

      Só não aparece na Globo porque querem esconder…

      Faça um teste: no Youtube escreva “ascension” e verás o quanto eles tentam ESCONDER esse fato da gente.

      Só vai ter resposta com desnho animados de GUERRA.

      Nada sobre a Ascensão da Nova Terra.

      Realmente a coisa é braba aqui, mas o quanto mais acordarmos para o jogo sujo deles, mais preparados estaremos.

      E o Novo Sol Branco vai ajudar muito com isso.

      Está muito brilhante!

      Não PODERÁ HAVER ESCURIDÂO.

      Por isso muita gente ligada a dinheiro/matéria está morrendo ultimamente…

      1. Que viagem brother. Sol Branco, nova terra. Sabe quando isso vai acontecer? Nunca.

        E Deus viu que era bom e descansou no 7º Dia.

        Acha mesmo que Ele descansaria se algo não tivesse ficado bom?

        1. Para que? Para voce me desdenhar acordado?

          Bom vi duas bolas de luz. Uma vez em 2012. Outra em 2013. A segunda, a bola apareceu fora da janela da minha casa! Sabia onde eu morava.

          Ou é tecnologia militar nova – e eles me perseguem.

          Ou são as bolas de luz que o Coronel Hollanda – encontrado morto dois meses depois de dar sua entrevista para a revista UFO – falou em 1997, sobre a Operação Prato de 1977.

          Que até hoje, se falarmos de extraterrestres para as pessoas, elas riem de voce!

          Ignorantes até mesmo da Operação Prato.

          Para voce ver quem realmente está fora de si!

          (Porque os Militares insistiram com a Doutora que atendeu a população de Colares, para que ela falasse que todos tinham “delírios coletivos”? Porque sempre tentam fazer com quem fale sobre eles pareçam ser doidos ATÉ HOJE EM DIA????)

          1. Seja uma coisa (tecnologia militar experimental) ou outra (ETs), acha mesmo que haveria algum interesse em se aproximar de você? Pela simplicidade da situação, tem mais cara de ser algum fenômeno não-inteligente, casual e fortuito. Até porque, vamos combinar, os registros que você fez (ao menos os que estão exibidos no site), são de algo bem distante. Não “na tua janela”, como você insiste. Ah, e o vídeo do Carlos Vereza… vamos combinar também, poderiam até ser umas naves de ETs. Daí a falarem “eles sabem que os estamos vendo” e “que honra espiritual” é muita arrogância. É subestimar demais os possíveis ETs, como se os caras fossem gastar o tempo deles pra um pessoal audivelmente de cara cheia (sei lá do quê) assistir a um espetáculo aerotécnico… Nem em roteiro de blockbuster não se encontra tanta falha lógica. Falta critério nisso tudo! Espera passar uma década que você vai se dar conta de que toda essa “alegria espiritual cor-de-rosa” que você embute nesses fenômenos não passa de orgulho, de uma tentativa de aplacar a dor de se estar vivo nesse mundo…

          2. Rafael, eles apareceram para mim após, e somente após, eu pedir muito para que eles dessem provas que eles existiam.

            Voce acha que aparecer NO MESMO DIA em dois anos seguidos EXISTE ALGUMA POSSIBILIDADE DE “COINCIDÊNCIA”?

            Ou é holograma militar (para ter tanta precisão calendária assim), ou são reais!

            E saiba que eles somente apareceram DEPOIS de eu começar primeiro: a fazer as nuvens desaparecer com meus pensamentos. Segundo: fazer com que o Sol emanasse raios violetas.

            O Carlos Vereza falou o que falou porque PARA A MINHA PESSOA TAMBÉM PARECEU QUE ELES ESPERARAM EU PEGAR MINHA MÁQUINA PARA TIRAR FOTOS.

            Quanto a nitidez, é realmente não parece nada nítido, por isso divido na página outros vídeos em que suas “naturezas” ficam mais claras de serem observadas.

            Eles não estão “gastando tempo”. De fato eles estão nos OBSERVANDO de perto, esperando nós os CONVIDARMOS com nossos pensamentos a aparecerem mais e mais no céu, e depois irão nos ajudar a colocar a casa em ordem depois de conseguirmos trazer a justiça todas as Famílias Satânicas que CONTROLAM o planeta através da Maçonaria.

            Ou achas que existe tanta injustiça judicial e policial porque???

            Leia um pouco mais sobre a Confederação Galática da Luz antes de emitir sua opinião IGNORANTE (de: sem conhecimento) sobre o assunto.

            E não dá para perceber que tem uma janela ali, voce está correto. Mas eu não estou mentindo. Apareceu na janela da minha casa.

            Ela aparece um pouco aqui:

            http://www.the5draver.info/heliokinesis/4579005780

            Fotos de número 2.

            Só que ali é o lado esquerdo da janela. Eles apareceram no nado direito e sumiram horizontalmente na quina do prédio.

            Eu tenho dor de estar vivo. Mas depois de começar a emanar raios violetas do Sol com meus pensamentos, essa dor virou presente divino muito bem apreciado!

            Já pensou o que é “conversar” com uma estrela de luz que tantas culturas veneram, e ela te entender e te RESPONDER com RAIOS VIOLETAS?

            Deus é grande!

            E luminoso!!!

          3. Tá vendo o que falo? Cheio de justificativas e essa arrogância de fazer nuvens… Eu já fui assim também, socorrrrrooooo!!! kkkk Os solstícios e equinócios também ocorrem no mesmo dia e ninguém ficou se achando por isso. O sol JÁ emite raios de cor violeta, querido. O dia que você fizer água ferver só com o teu pensamento, aí passo a acreditar nesse discurso de adolescente raver (que deve tomar os seus ácidos, não é possível). Sem falar que você confunde ET com deus… Céus, isso é como ter certeza que você vai casar com uma mulher porque ela te deu um sorriso. Pensa um pouco: acha que os caras precisam de pouco pra chegar aqui (supondo da existência deles ser real) nesse canto da galáxia? Aí você acha mesmo que entre tantas pessoas no mundo pedindo, eles te escolheriam para perder tempo e energia com que propósito? Pra você tirar essas fotos ruins?! Faz o seguinte: quando você tiver um VÍDEO demonstrando esses seus “superpoderes” e esse teu “contato” com clareza suficiente, aí tornamos a conversar. Até lá, pra mim, todo esse seu discurso não passa de orgulho tentando dar algum sentido a uma vida medíocre…

          4. O Sol ja emite raios violetas, mas voce consegue VE-LOS?

            Comigo as pessoas conseguem ver os RAIOS VIOLETAS como na minha página mostra o rosinha do St. Germain – Mestre Ascensionado do Raio Violeta.

            Qual o problema de tomar ácido? Só porque as famílias satânicas que MANDAM no mundo o fizeram ilegal para LUCRAREM com o tráfego? E fazerem seus juizes e advogados RICOS mandando gente para encher as CADEIAS deles?

            E eu é que sou o adolescente?

            Raving é um estilo de vida! PLUR – Peace, Love, Unity and RESPECT.

            Lógico que voce nunca irá entender.

            E quando eu falei que confundo ETs com Deus?

            E qual o problema nisso? És evangélico?

            O propósito foi mostrar que meu choro tinha ACALANTO.

            Pela perseguição injusta que sofro pelos maçons corruptos que comandam todas as instituições “éticas” brasileiras.

            Porque talvez eu seja um deles encarnado na Terra, para ajudar seus habitantes a NÃO SE CONTENTAR EM PAGAR OS IMPOSTOS MAIS CAROS DO PLANETA E VIVER COM ESGOTOS EM CÉU ABERTO 2000 ANOS APÓS UMA SUPOSTA VINDA DE UM IDOLATRADO CRISTO.

            Estude sobre a hipinoterapista altamente conceituada nos EUA: Dolores Cannon…

            http://vimeo.com/104060832

            http://trabalhadoresdaluz.altervista.org/dolores-cannon-e-sua-visao-da-nova-terra/

            http://pleidianos.blogspot.com.br/2012/10/dolores-cannon-revelacoes-ets-nova.html

            Vai ver que esse nervosinho mercenário que voce está encenando aqui, faz muitos de nós ficarem muito tristes…

            Ou eu sou uma “pessoa especial” (todos os que me veem dançando numa rave, sabem que sou muito positivo, pois abrem um buraco de dois metros em volta de mim EM RESPEITO.) e eles estão contactando FAMÌLIA.

            Ou fui alvo de operação psicológica provavelmente originária com os Nazistas que se mudaram para os EUA escondidos depois da Segunda Guerra – na Operação PaperClip.

            Mas para voce “teoria” conspiratórias não existem…

            Conspiração, amargurado impotente, significa quando duas pessoas ou mais planejam cometer crimes em segredo!

            Ou seja: A HISTÒRIA DO BRASIL DESDE O DESCOBRIMENTO.

            Talvez eles se mostraram para minha pessoa, para eu lembar que sou um deles e AJUDAR na transformação desse Planeta Prisão, em LIBERDADE, IGUALDADE e FRATERNIDADE que é só papo furado da MÁFIA maçônica mundial.

            Pois Jesus já dizia: “Os conhecerão pelos seus FRUTOS.”

            Em tempo, eles não aparecem mais por causa da energia negativa que os seres humanos tem uns com os outros.

            Tente se livrar disso!

            Somos Todos Um – como eles dizem.

      2. 5D Raver, você tem ideias definitivamente doentias, cara. Misturar ET, raio violeta (7º raio da criação?!), Deus, mestres ascensionados e achar que isso tem alguma coisa de ciência, ainda que especulativa ou visionária…. Cara, nem como FICÇÃO científica isso serve… Cuidado com os psicotrópicos que você pode estar ingerindo…. ehehehe

          1. Tem um monte de gente na NET que adora dar tiro em coelho, que adora tomar veneno…. Argumentar que uma massa está fazendo algo não torna aquilo mais real e concreto, apenas mostra como se pode ser tão estúpido quanto um mooooonnnte de gente…. O dia em que uma grande massa acreditar numa mentira e isso fizer dela verdade, estamos perdidos….

      3. “Por isso muita gente ligada a dinheiro/matéria está morrendo ultimamente…” (5d raver)

        Em que mundo você vive? Tenho visto muita gente pública boa morrendo e nada de Maluf, Sarney, Eike, etc….

        “Que viagem brother. Sol Branco, nova terra. Sabe quando isso vai acontecer? Nunca.
        ‘E Deus viu que era bom e descansou no 7º Dia’. Acha mesmo que Ele descansaria se algo não tivesse ficado bom?” (Marcos)

        Se fosse assim, por que teria havido, então, pecado original e o envio de Jesus, que podem ser consideradas não mais do que correções do projeto inicial, por este ter falhado?!?

        Acreditar em Sol Branco e Ascensão da Nova Terra está no mesmíssimo nível de acreditar em Virgem dando à luz e em Segunda Vinda (a primeira não funcionou e ele já sabia disso na hora?)…

        Se Deus existe e te dá uma única chance pra acertar se não você vai para o inferno, embora já tenha te programado para errar (pois, nessa ótica torta, “somos todos pecadores”), então ele não é onipotente e onisciente: é apenas um rei absolutista e mimado… Pronto, falei!

        1. Não tem nada de “acreditar” que o Sol está branco.

          O SOL ESTÁ BRANCO.

          É só voce mesmo constatar!!

          O que esta acontecendo com voce é o chamado: dissonancia cognitiva – que é a rejeição de evidências para a manutenção do ego.

          “Quanto mais enraizada nos comportamentos do indivíduo uma crença estiver geralmente mais forte será a reacção de negar crenças opostas.”

          http://pt.wikipedia.org/wiki/Disson%C3%A2ncia_cognitiva

          Esse assunto é bastante sensível.

          Por isso eles tomam tanto esse cuidado em se apresentar para a gente!

          MAS ELES EXISTEM.

          OU é tecnologia nova militar.

          1. O sol não está branco, a luz é que é branca. Antes de me mandar estudar teorias conspiratórias, cada uma criada ao sabor de um autor mais maluco que outro, vá você estudar um pouco sobre física, que é ciência e pode ser falseada mediante experimentos (ou não). Se a maçonaria controlasse algo de verdade nesse planeta, nós sequer saberíamos da existência dela. Mas os maçons são como você: cheios de dúvidas sobre si mesmos. Olha bem para o tamanho da sua certeza, repetindo o tempo todo que o que você está vendo OU são ETs OU é tecnologia militar desconhecida do grande público. Se você tem essa enorme incerteza, porque de repente começa a assumir um monte de falsas certezas? Desculpa, isso é que é dissonância cognitiva e INCOERÊNCIA total… Pra mim, encerrei aqui. Já te questionei o suficiente pra você sair um pouco dessa loucura toda e olhar com mais calma para as baboseiras inúteis que está propagando…

          2. O Sol sempre foi branco.

            Mas nossa PERCEPÇÂO do Sol era amarela.

            AGORA MUDOU.

            Olha e veja VOCE se ele continua amarelo…

            Voce fala muito. Tem muita arrogância e pouco conhecimento.

            http://www.ehow.com.br/sol-parece-amarelo-laranja-por-sobre_157615/

            O Sol não PARECE mais amarelo nem laranja.

            É só voce conferir ao invés de ficar destilando veneno gratuito para os outros na internet.

            Está sendo pago para isso?

            Só pode ser pois não fui grosseiro com voce, para receber tamanho desprezo.

            O Sol não somente está branco como está GRANDE E BRILHANTE.

            Como nunca antes visto – para quem tem idade para tal..

    2. Amigo, quando o homem chegar a outro planeta, já terá abandonado todos os mitos imorais há muito tempo.

  9. Só tenho algo a dizer! Assistem o documentário que acabou de sair chamado DATA LIMITE SEGUNDO CHICO XAVIER! Segundo Chico, a humanidade em ”breve” terá um contato com esses seres e perceber que fazemos parte de uma família universal. Além do relato do Chico, tem também o depoimento do ex ministro de defesa do Canadá, do ufólogo Gevaerd, generais do exército brasileiro, Divaldo Franco entre outras personalidades. Vale muito, muito a pena assistir! Como não foi para o cinema, comprei o meu na Fnac! RECOMENDO

  10. Oi Salvador Nogueira,

    Eu tenho uma estória interessante para contar acredito… Em 2012 tive um avistamento do que chamei na época de uma “bola de luz”!

    Apareceu na minha frente enquanto eu pedalava chorando olhando para o chão quando “ouvi” uma voz que pediu para eu ohar para cima… Quando olho lá estava ela. Fez movimentos bruscos e SUMIU no céu!

    Um ano se passa, no mesmo primeiro domingo depois de o Carnaval ter terminado, mas dessa vez em 2013 (lógico), o lugar que apareceu foi FORA DA JANELA DA MINHA CASA!

    Como no avistamento do ator Carlos Vereza (disponível no Youtube), eles pareciam que queriam que eu tirasse fotos deles. Foi o que fiz, e depois fiz um website onde mostro as duas fotos que tirei.

    Só existem duas possibilidades: ou sou altamente monitorado e fui vítima de nova technologia holografica militar, ou eles EXISTEM e sabem ATÉ MESMO ONDE NÒS MORAMOS!

    Incrível!

    Na verdade acredito eu ser uma “starseed” que as mensagens canalizadas dos extraterrestres/Fereração Galática da Luz falam sobre…

    E as duas aparições foram feitas de modo sistemático para que NÃO HAJA DÚVIDA SOBRE A INTENCIONALIDADE DE SUAS AÇÕES.

    O site é http://www.the5draver.info

    Nas mensagens eles falam que nós iremos todos para a 5ª Dimensão, agora depois de 21 de Dezembro 2012.

    Onde “ganharemos” (iremos nos RELEMBRAR) “superpoderes”.

    No meu site eu mostro através de fotos meus superpoderes de Heliokinesis e Aerokinesis.

    Faço a pergunta no meu site: se a luz do Sol demora 8minutos para atingir a Terra – de acordo com as teorias dos cientistas – como é que minhas fotos DEMONSTRAM variação de luz com muito muito menos tempo?

    Voce como estudioso ciêntifico deve ter alguma opinião!

    De qualquer modo, somente agora em 2014 tive ciência da existência da Operação Prato e da morte do Coronel Hollanda após dar sua entrevista a revista UFO brasileira (entrevista disponível no Youtube) e ele já denominava o incidente como “bola de luz”!

    A bola de luz se moveu horizontalmente para a direita na segunda aparição. Na minha página existem vídeos de demonstração de outras aparições, e o segundo vídeo é o que mais se assemelha com as “bolas de luz” que vi duas vezes em menos de um ano se passado.

    Ou tecnologia holográfica existe e estão usando isso como “psy-ops” (operações psicológicas), ou eles existem e são PACÍFICOS e EVOLUIDOS ESPIRITUALMENTE.

    Para “chama-los” basta pensar sobre eles com devoção.

    Robert Bingham – também no Youtube – faz isso com os pensamentos somente…

    1. Acho tudo isso extraordinário imaginativo, e surpreende-me que Robert Bingham, ou quem quer que seja, não tenha já chamado os objetos diante de um grupo de cientistas. Nem seria preciso cooperação deles. Bastaria visitar um campus universitário e convocar lá os objetos. Além do quê, tem coisas no seu site que são pseudociência pura. O tal superpoder de monitorar os estados do Sol. É verdade que a luz do Sol leva oito minutos para chegar à Terra. Mas o Sol emite luz continuamente. Então a cada segundo está chegando luz nova, de um estado ligeiramente diferente do Sol. Não é que o Sol emite um raio de luz, espera ele chegar aqui e só então emite um segundo raio de luz, promovendo um delay de oito minutos entre cada registro. Enfim, se você acredita em tudo isso, sugiro que repense com um olhar mais cético. É muitíssimo mais provável que você tenha imaginado seus contatos imediatos (inclusive a testemunha adicional), note que você estava sob violenta emoção na primeira aparição, do que realmente você tenha contatado alienígenas. O próprio fato de que você ouviu uma “voz interna” instruindo a olhar para cima indica isso.

      1. O Robert Bingham chama um monte de gente para assistir suas aparições. Voce sequer olhou os vídeos dele no Youtube? Estudou um pouco mais sobre o assunto?

        Quanto ao Sol, não tem absolutamente nada a ver com o que voce falou. Eu explico isso no meu site, voce também foi lá e viu?

        Eu uso uma máquina DSLR que tem um filtro Ultra Violeta na frente da lente. A medida que eu peço para o Sol emanar mais raios violetas, mais raios violetas ele emana e assim “toma” toda a vista da camera e escureçe a imagem!

        Todas as fotos foram tiradas durante o dia. Tenho inúmeras fotos de céu azulado com o mesmo filtro. Com os raios violetas, o céu fica quase preto e branco.

        Quanto ao primeiro avistamento: eu vi e a testemunha adicional foi uma senhora! Não teve nada de imaginação. Foi EXATAMENTE a mesma bola de luz que apareceu NA JANELA DA MINHA CASA no ano seguido onde tirei as fotos.

        O Coronel Hollanda falava de bolas de luz!

        As mesmas bolas de luz que são supostamente responsáveis pelos “crop circles”.

        Não tem nada de imaginação. Apareceram, e tirei foto da segunda vez!

        Sabem até de festividades culturais pois apareceram depois que o Carnaval tinha acabado.

        O fato de eu ter ouvido uma voz falando para olhar para cima significa que eles REALMENTE são telepáticos, como as mensagens canalizadas dizem…

        Um dos primeiros super poderes que iremos ter será a telepatia, dizem eles…

        Não notou que o Sol não é mais amarelo como era antigamente?

        Agora é Branco.

        Viu também as fotos onde faço as nuvens desaparecer com meus pensamentos??

        Incrível como nem o Sol nem nuvens tem “cérebro” mas mesmo assim entendem o que estou pedindo daqui da Terra.

        Porque acha que esconderam tanto a Operação Prato da gente?

        O próprio Coronel Hollanda morreu em circunstâncias duvidosas.

        Anos negaram a existência de tal Operação.

        E mesmo assim ela existiu.

        Como negam anos a existência de extraterrestres, e mesmo assim eles existem.

        E apareceram na janela da minha casa na segunda vez!

        A NÂO SER QUE FOR TECNOLOGIA HOLOGRAFICA MILITAR PARA FUDER MINHA CABEÇA.

        Imaginação não foi, pois a primeira vez uma mulher viu comigo. Na segunda tenho fotos como provas!

        NÂO TENHO PORQUE MENTIR SOBRE NADA DISSO.

        PS – Dr. Steven Greer também consegue chamar essas bolas de luz com pensamentos e raios lazers… É o que eu digo: ou é tecnologia nova ou eles existem.

        Dr. Greer acredita que eles existem.

        E muitos e muitos astronautas.

        O Ex-Ministro da Defesa Canadense, Mr. Paul Hellier também acredita.

        Mas os maçons escondem.

        1. Olha, quanto às bolas de luz, tenho a dizer o seguinte, sou de Goiânia-GO, há tempos escuto minha avó, que morava em uma fazenda em tempos antigos, contar que de vez em quando avistavam bolas de fogo no céu, que transitavam inclusive na horizontal, passarem por cima de árvores, pastagens e até casas, atribuíram-na o curioso nome de “mãe do ouro”, segundo lendas, esta mostrava localização do ouro. O que ocorre, de fato, é que essas bolas até hoje são vistas, eu mesmo já estive presente numa ocasião, na fazenda, em que uma bola apareceu sobrevoando uma mata distante, em que outras pessoas também a viram.

          Depois desse episódio, comecei a pesquisar sobre a tal bola de fogo, vi vários depoimentos de pessoas que também já a avistaram, como também de possíveis explicações que partem de fenômenos naturais até “sondas extraterrestres”. Conquanto não tenhamos uma explicação segura para a sua ocorrência, imagino que nosso colega tenha visto essa mesma bola de fogo que descrevi.

          Minha opinião: a despeito de ser muito jovem na única ocasião em que estava próximo a sua aparição (uns 14 anos atrás – hoje tenho 24), foi uma experiência surpreendente que deixou todos assustados e, ao mesmo tempo, bastante curiosos no momento, não pareceu ser apenas um fenômeno natural, mas realmente algo de outro mundo (ou outra dimensão). Rs

          1. Parece mesmo algo de outra dimensão!

            Principalmente no modo como se moveu no primeiro avistamento.

            O incrível é ter aparecido na janela da minha casa na segunda vez! Sabem até onde moramos!

          1. O meu e o do Carlos Vereza né?

            http://www.youtube.com/watch?v=4sWruPb0T1s

            Como eu falei, e falo, ou é tecnologia militar nova, ou são extraterrestres!

            Para quem esconde tanto a existência deles, como a mídia, militares e os “poderosos” fazem, não vejo motivo para fazer isso tudo.

            A não ser criar desculpa para começar MAIS uma guerra: agora contra os ETs!

            Acredito que seja mesmo como as mensagens canalizadas falam sobre o Cabal que manda no mundo e mantém todos em escravidão e ignorância.

            A tal da “dualidade” que eles tanto falam!

            Leia as mensagens da Federação Galática da Luz!

            Ou Pleiadianas.

    2. Cara, provavelmente esteja ingerindo alguma substância alucinógena… Diminua ou pare! O Carlos Vereza não é uma boa referência nesse sentido, tampouco… Pare de acreditar também no Richard Bach e seu livro Ilusões… Você mesmo já chama teu relato de “estória”, ou seja, pra boi dormir. Ato falho é dúvida inconsciente. Eu também já vi as tais bolas de luz (bem mais de 2 vezes) e elas eram diferentes de relâmpagos-bola. O Shen Kuo também relata uma há mais de 1000 anos. Mas daí a assumir tudo que você está assumindo, que são seres de 5ªD (que raios é isso, me explica cientificamente?!), que são inteligentes, que são bondosos, etc e tals, é forçar a barra demais!!! O teu site é muito ruim. Se acredita que tem aerocinesia, então deveria fazer um video, não foto (que aliás nem foto tem disso no teu site ou está muito escondida). Acorda pra vida, rapaz! Você está tirando conclusões do nada porque viu algum fenômeno ainda inexplicado. Pode até ser que sejam ETs, ITs ou UTs… Mas como você tem CERTEZA disso? Estude mais você! Vai mandar o Salvador estudar mais?! Cresce e aparece. “Super-poderes”… ahahahaha Cada uma que me aparece!

  11. Dois já resolveram essa questão, há muito tempo:

    Disco Voador
    Palmeira e Biá


    Tomara que seja verdade,
    Que exista mesmo disco voador
    Que seja um povo inteligente,
    Pra trazer pra gente a paz e o amor!

    Se for bem da humanidade,
    Que felicidade essa intervenção!
    Aqui na terra só se pensa em guerra
    Matar o vizinho é nossa intenção!

    Se Deus, que é Todo Poderoso,
    Fez esse colosso suspenso no ar,
    Por que não pode ter criado
    O mundo apartado da terra e do mar?[

    Tem gente que não acredita,
    Acha que são fita os mistérios profundos:
    Quem tem um filho, pode ter mais filhos
    O Senhor também pode ter outros mundos!

    Os homens do nosso planeta
    Dão a impressão que já não têm mais crença:
    Em vez de fabricar remédio,
    Pra curar o tédio e outras doenças,

    Inventaram armas de hidrogênio,
    Usam o seu gênio fabricando bomba
    Mas não se esqueçam que, por mais que cresçam,
    Perante Deus qualquer gigante tomba!

    O nosso mundo é o espelho
    Que reflete sempre a realidade:
    Quem forma vinha colhe uva
    E quem planta chuva colhe tempestade.

    No tempo que Jesus vivia,
    Ele disse um dia e não foi a esmo
    Que, neste mundo em que a maldade infesta,
    Tudo que não presta morre por si mesmo.

  12. Especuladores infantilóides. A diferença é que a religião afirma sem provar e a ciência afirma hipóteses sem real saber. Uma tem a imaginação dirigida aos ignorantes a outra tem a imaginação dirigida aos sonhadores. Extraterrestes existem em maior quantidade do que supõe a vã ciência. Visitam este torrão molhado o tempo todo.

    1. Escorre sabedoria de vossa senhoria, se um dia eles chegarem aqui dizendo -levem-me ao seu líder, já sei com quem devo falar.

  13. Acredito na possibilidade de algum tipo de vida extraterrestre, de acordo com o que temos aqui na Terra. Ou seja, baseado em conhecimento. Ao contrario dos religiosos que irão crer, como mais uma peça a ser ajustada ao sistema de crenças.

  14. A existência ou não de ETs nem sequer resvala no sobrenatural: se existe vida na Terra, nada mais natural que possa existir vida em outros planetas, é só haver as necessárias condições ambientais que permita a continuidade das reações químicas e interações físicas necessárias a sua continuidade.

    Eu sou ateu, não acredito no “sobrenatural” (em fenômenos que não sejam naturais). No meu modo de ver, a vida extraterrestre é possível, mas não foi ainda comprovada. Espero estar vivo quando isso ocorrer.

  15. Salvador, como foi feita a pesquisa sobre a crença em vida extraterrestre? Existe uma diferença, ao menos em português, entre os sentidos das palavras CRER e ACREDITAR. A primeira sugere uma convicção forte, a segunda não necessariamente.

    Se um entrevistador me perguntasse se eu CREIO na existência de extraterrestres eu diria NÃO mas se me perguntasse se eu ACREDITO na existência deles minha resposta seria SIM. Obviamente não tenho certeza absoluta pois não há nenhuma evidência direta entretanto ACREDITO ser provável.

    Acho que a resposta dada pelos entrevistados foi no sentido de ACREDITAR que há ETs e não de CRER na existência deles. Um possível indício do que estou falando é o fato das pessoas terem se declaradas de alguma religião específica. Poucos diriam ter dois credos distintos e portanto a pergunta sobre ETs foi entendida como ACREDITAR e não como CRER.

    Também é preciso saber o que é entendido como ateu para os entrevistados. Uma pessoa que não acredita em deuses tradicionais mas crê em energias de pirâmide ou disco-voador se diria ateia?

    1. Anderson, o livro não apresenta a formulação da pergunta feita aos entrevistados. Mas usa o termo “belief” para descrever os resultados, que se pode traduzir por “crença”. Importante também notar que são poucos os que fazem a distinção entre “crer” e “acreditar”. E, em alguns casos, faz pouca diferença. Que diferença faz eu perguntar a você se você acredita em Deus ou se você crê em Deus, fora o vício religioso de usar mais o “crer” que o “acreditar”?

      1. Fora o vício religioso não há nenhuma diferença mas o costume religioso está presente em diversas línguas e afeta a maneira que um falante usa e compreende as palavras sendo ele um “believer” ou não.

        1. A diferença entre crer e acreditar em Deus está que na primeira você segue suas leis e na segunda, embora admita sua existência, não O segue.
          O mesmo se dá com uma teoria ou tese científica. Os que nela creem a seguem e a defendem. Os que nela acreditam, simplesmente a admitem mas não são seus defensores. Podemos dizer que é uma questão de grau.

      1. E ainda complemento:

        crer
        crer
        (lat credere) vtd 1 Acreditar, ter como verdadeiro: Não podia crer o que ouvira. vint 2 Ter crença, ter fé: O homem de bom senso tem necessidade de crer. vti e vint 3 Ter confiança, ter fé: Rui Barbosa cria na ordem divina das coisas. Estou com o coração propenso a crer. vtd 4 Aceitar como verdadeiras as palavras de, ter confiança em: E querem que as creia eu, depois de me haverem ludibriado? vtd e vpr 5 Julgar(-se), presumir(-se): Creio que o resultado será satisfatório. “Manuel crê acertada a tua escolha” (Mário Barreto). Arma-se como quem se crê rodeado de inimigos. Antôn (acepções 1 a 4): descrer.

        acreditar
        a.cre.di.tar
        (a1+crédito+ar2) vtd, vti e vint 1 Crer, dar crédito a, ter como verdadeiro. vtd e vpr 2 Abonar(-se), conferir reputação a, tornar(-se) digno de estima. vti 3 Ter confiança. vtd 4 Lançar a crédito, pôr na conta do haver. vtd 5 Dar poderes (a alguém), para representar a nação em país estrangeiro. Antôn: desacreditar, desabonar, descrer, depreciar, difamar.

        Potatos, potatos. Tomatos, tomatos.

      2. Radoico, a diferença que me referi é no uso diário das palavras e não na definição do dicionário.

        As palavras crer, crença, credo, etc. são mais usadas no dia-a-dia para se referir a questões religiosas.

  16. Outro dia estive pensando na possibilidade de que talvez podemos ser nos a raca q viajará e espalhará vida no universo, se existe uma civilização altamente ou civilizações altamente avançadas teriam que ter uma matriz, e se nos formos essa matriz?

  17. Jesus não disse: “Há muitas moradas na casa de meu pai” ?

    Para quem não conhece, o espiritismo explica muitas coisas, de forma científca, filosófica e religiosa.

      1. sim cientifica, pois o espiritismo é uma doutrina com três aspectos: cientifico, filosofico e religioso.
        tanto que varias descobertas que os físicos estão fazendo agora sobre as varias dimensoes, reencarnaçoes, vida em outros planetas… etc. estão todas na doutina espirita… e esta ali tambem o fato de que a ciência aos poucos dismistificaria o sobrenatural e o conhecimento se faria de todos.

  18. As passagens sobre Ezequiel e o Livro de Enoch são evidências de UFOs na Bíblia cristã – “carros de metal” e nomes similares. A passagem sobre Moisés recebendo dos céus um manah… Os homem-elefante do hinduísmo, o deus-serpente dos maias (Quetzcoatl), o homem-cobra dos incas… E o livro espírita “A Vida no Planeta Marte” de Ramatís retrata com fidelidade o que, dizem, já foi a vida no planeta vermelho há algum tempo atrás…

  19. Se esta postagem aparecer na página principal do UOL entenderemos o verdadeiro significado da expressão “Caixa de Pandora”. Ou da expressão “Balaio de Gatos”.

    Se um ET “pintasse por estas paragens”, certamente ele teria inteligência e tecnologia para nos analisar previamente e poderia chegar a conclusão que a maioria de nós não está preparada para recebe-lo, apenas uns poucos que ele não saberia se seriam confiáveis, pois há muitos interesses em jogo. Talvez ele se limitasse a ficar nos observando, esperando pela nossa evolução até o ponto que a humanidade fosse capaz de aceitar a existência de outros seres. Ele teria o cuidado de analisar que dentre nós há gente que rejeita fortemente a simples ideia desta existência e seria capaz de usar de qualquer meio para afirmar suas crenças, inclusive os mais violentos. Para ele, uma sociedade assim estaria saindo da “infância” ainda e ingressando na “adolescência” onde se aceita a existência de outros seres, mas ainda não se sabe como lidar com eles e entender a sua verdadeira natureza.
    Mas também podemos um dia receber a visita de alguma civilização não tão cuidadosa assim e talvez para nós ela nos passe a impressão que ela não é muito diferente de nós, podendo ter até ter crenças em comum, ou seja, uma civilização que saiu da “infância” e já é “adolescente”, mas com alguma capacidade de entender outros seres. Estes talvez queriam alguma coisa de nós que eles mesmos não tem e não tem a capacidade de fazer por si mesmos, ao contrário da outra civilização mais avançada.
    Há várias situações possíveis, ninguém pode afirmar com certeza qual a humanidade enfrentará. Talvez ninguém apareça aqui pois pode ser que não haja ninguém para vir mesmo, porque ou estamos muito longe de outra civilização inteligente, ou elas não existem mesmo. Mas como já podemos ver no Universo, é meio difícil não ter outro planta habitado dentre os muitos trilhões que existem por ai. O problema é que a maioria deles é muito afastado um do outro e para qualquer viagem entre eles seria necessário talvez até alterações na genética e aparência dos seres para aguentar tanto tempo fora do seu habitat natural, alterações estas que certamente vão provocar resistência na população enquanto não houver uma grande necessidade. Se alguns anos atrás, a simples fecundação de um óvulo numa proveta provocou tanta resistência dos mais conservadores e reacionários, imagine o que uma alteração radical na aparência e funcionamento do ser humano para que ele suporte viagens muito longas não provocaria nesta grande parcela da população? Se uma civilização chega ao ponto de abandonar sua aparência original para se lançar ao espaço e não se importa mais com ela, é sinal que ela já chegou a fase “adulta”, onde o que importa é o “ser” e qualquer coisa que este “ser” pode saber deste Universo. As crenças antigas seriam vistas como obstáculos ao crescimento da civilização e talvez chamadas de doenças da “infância” e “adolescência”.
    Para mim, não importa o que esteja escrito nos livros sagrados, mas importa o efeito que estes livros provocam nas pessoas, se eles as mantém no “atraso”, provocam intolerância, conflitos, matanças, guerras, então eles não servem para nada a não ser para manter a civilização na “infância”. Mas os conservadores e reacionários adoram uma civilização “infantil”. É muito mais fácil manipula-la e alcançar o poder político e econômico numa civilização assim.

  20. Salva,

    Esta praia eu conheço.

    Você diz que as religiões Judaicas não tem nada em seus textos sobre extraterrestres. Ai você esquece que em Ezequiel 1:5 menciona seres viventes o que é extremamente compatível com a ideia. Outros profetas vem o céu não só com homens e anjos, mas com “seres viventes” o que implica que Deus é um Deus do universo.

    Lembrando que no hebraico não existia a palavra “Universo” e seria extramente difícil se as Escrituras fossem uma apenas fantasias de alguém da era do Bronze ou da época do exílio babilônico; deduzir um lugar com este conceito onde houvessem seres de outro mundo.

    Você menciona que numa eventual condição onde Jesus teria que morrer em outros planetas para salvar os extraterrestres. Ai também não é problema explicar. Jesus nem sequer precisaria encarnar no planeta e morrer porque aquela espécie talvez não teria pecado. E se sim, Deus, certamente pela sua bondade iria fazer algo a respeito, quer enviar Jesus para eles ou qualquer outra coisa. Segundo a crença, quem peca é que morre. Como o ser humano pecou, todos morreram e como Jesus, como homem morreu, todos que aceitam seu sacrifício é livre da pena. Os que não aceitam, terão que pagar por si mesmos.

    Religião pode se desenvolver como a linguagem. Se fôssemos debater sobre inferno, por exemplo. Este conceito evoluiu ao longo dos tempos. Oras o conceito extraterrestre também podem evoluir, porque não?

    Alem do mais, como religião é crença, qual o problema continuar crendo, mesmo que um dia extraterrestres cheguem afirmando que não existem deuses? A Crença é um sentimento psicológico que muitas vezes ajuda. Tem gente que crê que o “colar que a avó deu” promove sorte na prova ou numa entrevista ou para um esporte, sei lá. Qual o problema? Se com um colar ela pode criar auto estima e superação, valeu a ideia do colar. A mesma coisa vale para religião.

    Por isso, existindo ou não “meu colar da sorte” é Deus em sua trindade. Que bem ou mal, místico ou mítico, perdurou por milênios e com a força que teve, quer seja de carona do apóstolo São Paulo, ou do Império Romano, ou com as Cruzadas; seja lá de quê forma, conseguiu dividir a história do homem “Antes de Cristo” e “Depois de Cristo”. Coisa que nenhuma outra mitologia, crença ou filosofia conseguiu fazer.

    Concluindo, isso tudo não anula meu senso racional de investigação, de vontade de aprender, de ter mente aberta para novidades, por isso eu sou um entusiasta e crente que ainda eu em vida, os seres humanos, pelo menos terão descoberto que há sim vida além da terra.

    Assim que eu penso.

    1. Someone, note que tudo depende da interpretação dos textos. A leitura que os próprios teólogos do judaísmo e do cristianismo fazem de Ezequiel não associa a aparição mencionada a extraterrestres. O que não quer dizer que você não possa fazer. Mas note que uma religião organizada se baseia não nos textos sagrados, mas na interpretação oficial que as organizações religiosas dão aos textos sagrados.

      1. Claro! É mais fácil para o mundo ignorar tudo!

        Se os teólogos não associam! Qual a diferença?

        Você prefere acreditar em alguns pseudos sábios do que nas próprias evidências históricas e escritas!

        Devemos tirar nossas próprias conclusões, só assim derrubaremos estas grandes conspirações que é o mundo dos homens e de Deus!

  21. Boa tarde Salvador

    Precisamos estar do outro lado, não questionando se Jesus terá que visitar os outros planetas ( caso haja vida inteligente em outro planeta – o que acredito firmemente ) e “ensinar” religião a estes outros seres, mas pensarmos se Ele já não veio de lá e nós somos aqueles que ainda não O entenderam. Volto a dizer que jamais haveria a criação de um universo tão imenso, só para uma pífia raça como a que temos conhecimento – a humana #

    1. Na verdade tudo é questão de lógica e a coisa é mais complicada do que nosso conhecimento pode alcançar (por enquanto). Creio ser esse o assunto mais controverso na história da humanidade. Uma passagem bíblica diz que a sarça ardia mas não queimava; tá me parecendo imagem holográfica??? já naquela época? Sou novo aqui e não sei se posso indicar livros e desculpem se estiver errado, mas leiam o livro A BÍBLIA E OS DISCOS VOADORES, com certeza muitas dúvidas serão esclarecidas.

  22. Deus. Alguém o define? O que é? (Veja, não quem, mas o que). Muitas críticas se apoiam numa visão absolutamente simplista do que seja Deus. Algo como o cara de barbas tocando o dedo do Homem. Deus como Cristo, Cristo como Deus. Personificação do que seja o divino. Seria a Inteligência Absoluta? Como entendê-lo? Poderia 1,5kg de massa cinzenta, “divinamente” organizada, capaz de compreender o que seja? A criatura entenderia o Criador? Enquanto não entendermos tudo, absolutamente tudo, do Cosmos, haverá algo ainda acima. Deus é o desconhecido, o infinito, o absoluto.

    1. Existe uma definição legal.

      Deus é a inteligencia suprema, a causa primaria de todas as coisas.

      Só conseguimos alcançar esse racioncínio.

      Se não conseguimos nos entender como entender a essência de Deus?

  23. Salvador,

    Qual hipotese para o paradoxo de fermi vc esta mais tentado a acreditar? Ainda nao escutamos e procuramos por tempo suficiente? O que vc acha da hipotese zoo onde estariamos sendo tratados como indios isolados por outras civilizacoes? Recentemente li entrevista do Elon Musk onde ele diz acreditar que nao encontrar nada pode ser uma evidencia de estarmos vivendo uma simulacao (a la matrix). Pessoalmente tendo a achar que a hipotese zoo faz sentido (do ponto de vista do raciocinio humano) mas dado isso, qual seria o ponto de contato se é que algum? Certamente uma civilizacao que chegasse aqui tera milhares ou milhoes de anos a mais de tecnologia, eles simplesmente diriam Oi mas nao compartilhariam nada? Sao perguntas mto inquietantes

    1. Luiz, não é à toa que é chamado de *paradoxo* de Fermi. Eu sinceramente não faço ideia da resposta. Fico entre a autodestruição das civilizações, nos dias ruins, e a hipótese zoo, nos dias bons. 😛

      1. Eu li há pouco tempo na internet alguns artigos comentando o Paradoxo de Fermi e defendendo uma variação da hipótese da Terra Rara. O ponto mais interessante e, pelo menos para mim, mais surpreendente é que o autor recorre à argumentação de biólogos para se contrapor às análises mais usuais feitas por astrônomos ou físicos. Do ponto de vista da biologia, parece não haver nada de especialmente controverso em considerar que a evolução da vida na Terra percorreu um caminho “raro”. Eu fiquei achando que a nossa abordagem dessa questão costuma ser bastante astronomicacêntrica, por assim dizer. Para quem interessar, os artigos estão em praxtime.com.

      2. Salvador, vc poderia fazer um post sobre o paradoxo de Fermi aqui, fica a sugestão! Seria bem legal conhecer sua opinião de forma mais elaborada e também acho que é desconhecida da maioria. Até mesmo entre os mais interessados no assunto principal do blog. Abraço

  24. Salvador. A maior evidência de que há vida fora da Terra é a existência de vida na própria Terra. Acredito que não se trata apenas de acreditar ou não, mas sim de dedução. A vida surgiu aqui por uma série de condições ideais e todas as probabilidades indicam que tais condições podem ter se repetido em outras partes do Universo, e isso precisa acontecer apenas uma vez para que a vida comece a evoluir em dado local. Sendo o Universo tão vasto seria questão de crença concluir que não existe vida extraterrestre, e não o contrário.

    1. Como não sabemos exatamente que condições são essas (fora o básico; precisamos de gradientes de energia, água líquida e compostos orgânicos complexos), fica difícil saber qual é a chance de que se repita com frequência. Abordo essa questão detalhadamente no meu novo livro, “Extraterrestres”, mostrando como é complicado tirar conclusões com base num único caso.

      1. Infelizmente ainda não adquiri seu livro, ainda. Mas acredito que o surgimento da vida seja algo natural na evolução do Universo, já que até onde sabemos as mesmas leis físicas imperam por toda parte (exluindo-se alguns ambientes como o interior dos buracos negros é claro, mas acho que ali não seria um bom lugar para procurar formas de vida, rsrs). De todo modo eu torço para essa nossa dúvida de que se há ou não há vida lá fora seja esclarecida ainda na nossa geração. Quanto as religiões, bem, antes diziam que a Terra era plana e o centro do Universo, a Terra se mostrou redonda e apenas um lugarzinho na beirada da Galáxia e mesmo assim as mesmas doutrinas que diziam o contrário estão por aí até hoje, ou seja, as religiões terão que se adaptar ao peso das evidência, ou fazem isso ou desaparecem.

        1. Mas note que uma religião organizada se baseia não nos textos sagrados, mas na interpretação oficial que as organizações religiosas dão aos textos sagrados

          Motivos para confiar na Bíblia

          A ciência fez grandes avanços nos tempos modernos. Em resultado disso, antigas teorias estão dando lugar a novas. O que antes era aceito como fato agora talvez seja encarado como mito. Livros de ciência com freqüência precisam ser revisados.

          A BÍBLIA não é um livro de ciências. Mas no que diz respeito a assuntos científicos, a Bíblia é notável não só pelo que diz, mas também pelo que não diz.

          Não contém conceitos anticientíficos.
          Muitas crenças equivocadas tinham ampla aceitação nos tempos antigos. Com respeito à Terra, os conceitos iam desde a idéia de que ela era plana até a de que alguma coisa material a mantinha suspensa. Muito antes de a ciência aprender sobre disseminação e prevenção de doenças, médicos adotavam certas práticas que eram simplesmente ineficazes e, em alguns casos, até fatais. Mas, em seus mais de 1.100 capítulos, a Bíblia nunca apoiou nenhum conceito anticientífico ou práticas prejudiciais.

          Muito à frente de seu tempo, a Bíblia declarou corretamente que a Terra é esférica e que está suspensa “sobre o nada”
          Declarações cientificamente corretas.
          Há cerca de 3.500 anos, a Bíblia declarou que a Terra estava suspensa “sobre o nada”. (Jó 26:7) No oitavo século AEC, Isaías fez clara referência ao “círculo [ou esfera] da terra”. (Isaías 40:22) Uma Terra esférica posicionada no espaço vazio sem nenhum tipo de sustentação visível ou física — não acha essa descrição extraordinariamente moderna?

          Escrita por volta de 1500 AEC, a Lei mosaica (encontrada nos primeiros cinco livros da Bíblia) continha leis abalizadas sobre quarentena de doentes, manipulação de cadáveres e eliminação de excremento. — Levítico 13:1-5; Números 19:1-13; Deuteronômio 23:13, 14.

          O uso de poderosos telescópios contribuiu para que os cientistas concluíssem que o Universo teve um “nascimento” repentino. Nem todos eles gostam das implicações dessa explicação. Um professor universitário declarou: “Um Universo que teve um começo parece exigir uma causa primária; pois quem poderia imaginar tamanho efeito sem uma causa à altura?” No entanto, muito antes dos telescópios, o primeiro versículo da Bíblia declarou claramente: “No princípio Deus criou os céus e a terra.” — Gênesis 1:1.

          Apesar de ser um livro antigo que trata de muitos assuntos, a Bíblia não contém informações científicas incorretas. Um livro assim não merece, no mínimo, nossa consideração? *

  25. O escritor não citou o espiritismo. Doutrina que crê na vida além da terra. Ou seja, que outros planetas do universo também tem habitantes. Seria muito egoismo nosso pensar que somente a terra, dentro desse universo infinito, tivesse vida!

  26. Conceitos como crenças e acreditar podem ser estudados de forma rigorosa em Inferencia Bayesiana. Cientistas possuem crenças(Bayesianas) e não existe problema algum com isso (céticos totais, que evitam crenças, em geral não são cientistas).
    Dizer que é valido acreditar (ou mesmo aceitar como totalmente provável) na existencia de ETs na nossa galáxia por motivos de probabilidade é um erro: primeiro, isso esquece os argumentos tipo Terra Rara, onde embora a vida microbiana possa ser comum, a vida animal pode ser muito dificil, devido a detalhes muito raros e especificos da Terra enquanto planeta nada comum. Segundo, o argumento do Paradoxo de Fermi mostra que já deveriamos ter sido colonizados por ETs nesta idade da galáxia, e aparentemente isso não ocorreu. Assim, ateus (ou outros) não tem realmente motivos para acreditar em ETs. Eu gostaria que eles existissem, e que seu planeta natal estivesse ao alcance de nossas pesquisas, mas isto é pior que uma crença… é apenas um desejo.

    1. O interessante é que quando se fala em vida fora da Terra a maioria das pessoas imediatamente pensa em vida inteligente fora da Terra. O Paradoxo de Fermi coloca em questão a existência de inteligência extraterrestre mais do que a de vida extraterrestre propriamente. É possível que o que seja raro em relação à Terra seja a inteligência (ou a vida multicelular) e não a vida em si.
      Aliás, para entender melhor o resultado da pesquisa, seria preciso saber o que os entrevistados responderam de fato: eles acreditam na existência de inteligência extraterrestre ou de vida microbiana?

      1. Ed, eu abordo também a origem do paradoxo de Fermi no meu livro novo. O lance é que Fermi fez uma conta de quanto tempo levaria para uma civilização, uma vez que ela dominasse voo interestelar, colonizar a galáxia inteira. E descobriu que era pouco tempo — alguns milhões de anos, em um Universo com 13,8 bilhões de anos. Então, mesmo que a vida inteligente seja excessivamente rara, se ela aconteceu ao menos mais uma vez na Via Láctea e o voo interestelar é uma possibilidade, devem existir alienígenas nas nossas vizinhanças, e aqui no Sistema Solar também. Foi o que levou Fermi a perguntar: “Onde diabos está todo mundo?”

        1. Boa parte de nossa evolução tecnologia vem de conflitos bélicos, se existir uma outra civilização pacifica e sustentável essa evolução pode demorar ou não fazer sentido, exemplo tribos indígenas.

      2. – vida extra-terrestre, possível.

        – vida extra-terrestre inteligente, quase impossível ou inexistente.

        mas é só uma opinião.

        agora, defina vida inteligente.

        1. Talvez “vida com tecnologia” seja mais apropriada. Na Terra há muitas espécies inteligentes, mas apenas uma que consegue modificar o seu ambiente e os materiais para seu uso próprio, o ser humano.

          1. Seres vivos em geral conseguem modificar o seu meio ambiente. A produção de grande quantidade de oxigênio, que mudou a vida na terra, começou por causa de algumas algas.
            Procure no you tube o vídeo “como lobos mudam rios”. É bem interessante.

            Outras espécies também conseguem usar materiais e moldá-los para o seu uso. É o caso do joão-de-barro e dos castores. Claro, com resultados bem inferiores aos dos humanos.

            E se a espécie inteligente ainda não estiver produzindo tecnologia, como no caso dos humanos de 100 mil anos? Como identificá-los????

            acho que a melhor forma de se identificar inteligencia é achar uma espécie que não faça somente o que é essencial para a sua sobrevivência, como comer, dormir e reproduzir.

            Se acharmos uma espécie que seja capaz de fazer qualquer tipo de arte, como os colares de conchas achados nas cavernas da africa do sul e datados de 70 mil anos, talvez possamos dizer que são seres inteligentes.

            O problema é descobrir isso através de um telescópio. ai já é um problema para o salvador explicar rssssss.

  27. “Religião científica”, é justamente a posição do Espirtismo, a Doutrina que admite só um tipo de fé, a raciocinada. Por essas e outras, é que desde os tempos de Karde, ainda mais com Flamarion, o Espiritismo, admite, sim a idéia de que a vida é coisa natural em todos os mundos, que ofereçam co
    ndições para que ela aconteça.

  28. Vamos lá, nos, seres humanos, nos desenvolvemos atraves da evoluçao há 2 milhoes de anos, podemos chamar de homo sapiens sapiens os primeiro humanos que conseguiram fazer do pensamento algo abistrato como pinturas e escrita, isso há 200 mil anos atraz, o universo possui 14 bilhoes de anos, ou seja, a 13,998 anos atras de nos, havia o mesmo universo, porem sem nos neles, aqui vai alguns pensamento, um que é profundamente cósmico e otro que é fascinantemente perturbador, voces serao os que vao jugar isso, consideram alguns fatos fundamentais, que vislumbraram nos útimos sessentas anos,

    Se voce fosse um professor de quimica ha cinquenta anos atras, uma vez qeu olhasse aquela tabela misteriosa pregada na sala de aula a tabela periodica dos elementos, de onde vieram todos aqueles elementos??? Aquele professor de quimica realmente nao teria uma resposta para voce, eles iriam falar que estava dentro da terra, na realidade nao foi dai que eles vieram, Foi atraves da astrofisica moderna que determinou a origem dos elementos quimicos, Observamos as estrelas, sabemos o que acontecem no ceu núcleos, elas explodem, espalhando seus ricos conteúdos, e o que descobriram é que os elementos da tabela periódica, do qual somos feitos, SAO ORIGINADOS DAS ATIVIDADES DAS ESTRELAS, QUE MANUFATURARAM OS ELEMENTOS, QUE EXPLODIRAM, ESPLHANDO SEUS CONTEÚDOS ENRIQUECIDOS, ATRAVÉS DAS GALAXIAS, ENRIQUECENDO NUVENS DE GÁS, ENTAO COM A AJUDA DA GRAVIDADE, JUNTANDO OS ELEMENTOS NOVAMENTE, FAZENDO A FORMAÇAO DA PROXIMA GERAÇAO DE ESTRELAS, POVADOS POR PLANETAS, E POSSIVELMENTE VIDA.
    Entao, quando olhamos o mais ambundante elemento no univerço, o igrediente numero um é Hidrogenio, helio, oxigenio, carbono e nitrogenio, estes sao os ingrediente em maior quantidade no universo, Entao, voce disse, Ok, isso é bastante legal, e se voce olhar para terra, por que gostamos de achar que somos ESPECIAIS, ahhh olha somos especiais,de qual materia somos feitos??? Mas qual a molecula numero um em nosso corpo??? É agua, mas do que a agua é feita?? H2O, Hidrogenio e oxigenio… Ummm !!!! de fato, se voce classificasse os elementos do corpo humano, com excessao do helio que é quimicamente inerte, inutil para voce, sem outra razao a nao ser inalá-li para te deixar com voz de Michel Mouse, voce nao consegue morrer por Helio, ao menos caso isso seja a unica coisa que voce respira, O elemento mais ambundante do corpo humano é hidrogenio, = Correrspondente ao universo, numero 2 Oxigenio = Correrspondente ao universo, numero 3, carbono = Correrspondente ao universo, numero 4 nitrogenio = Correrspondente ao universo, e em cada um de nos, o quinto elemento qualquer um, é o mesmo em ambos os lugares, Entao, foi aprendido isso atravez dos ultimos 50 anos atraves da observaçao das estrelas, aprendemos tambem, que nao é apenas existimos neste universo, é o universo em si que existe em nós, e se tivessemos sido feito de algum isótopo raro de bismuto, voce teria argumento para dizer que Hey, somos especiais????
    Porem, pessoas que ficam chateas por este fato, quando digo que somos especiais, somos especiais de outra maneira, pois quando olhamos o ceu noturno, nao é como aqui estou e o resto esta lá, é algo como, ‘’ somos parte daquilo ‘’ e esta associaçao para mim é algo meio, iluminadora, enobrecedora, enriquecedora, penso as vezes que algo ate espeiritual, olhar ao ceu noturno e me sentir como pertecendo aquilo, se aprende muito olhando o ceu noturno, Ok, entao temos a nós mesmo, estamos sozinho no Universo? NOS SOMOS FEITOS DOS MESMO INGREDIENTE MAIS COMUM NO UNIVERSO, e nossa quimica é baseada no carbono, carbono é o elemento mais ativo da tabela periodica inteira, se voce encontrar uma quimica tendo como base algo muito complexo chamado vida, voce se baseará no carbono, o Carbono é o quarto elemento mais abundante no universo, e ainda tu me diz como somos raros???? Podemos fazer muito mais moleculas de carbono do que todas as outras moléculas combinadas, Se perguntarmos a nós mesmo, Estamos sozinho no Universo??? Apesar de criticar e nao acreditar muito sobre avistamento de OVNIS, te digo no mesmo tom, que seria egocentricamente inesculpável ao sugerir que estamos sozinhos no universo.
    a quimica é tao rica para declarar isso, o universo tao vasto, há mais estrelas no universo, do que todos os grao de areia de todas as praias do mundo, ( nossa estrela possui 8 planetas girando em torno dele, ) há mais estrelas no universo do que todos os sons e palavras jamais proferidos por todos humanos já vividos ate hoje, pra dizer que estamos sozinho no universo, nao, nao encontramos vida fora da terra ainda, existem cientistas que estao buscando, talvez ainda nao buscaram sufucientemente longe, nossa galaxia é muito grande, imagine SP, ate agora so olhamos o espaço correspondente do tamanho de uma moeda no centro de SP!
    Entao, talvez, dado esta informçoes, tendo os ingrediente certos, que estao em todos os lugares, Vida é algo inevitavel, uma inevitável consequencia da complexidade da quimica!

    agora vai o pensamento perturbador,
    Se voce olhar o parente mais geneticamente proximo dos seres humanos, os chimpanzes, do qual compartilhamos 98% de DNA IDÊNTICO, IGUAL, nós nos consideramos mais espertos do que os chimpanzé, Entao vamos inventar uma medida de inteligência que fazem dos humanos únicos, vamos dizer que, inteligência é sua habilidade de… digamos, compor poesias, fazer matematicas, sinfonias, arte, ciencia ok!? Vamos dizer que isso é a definiçao arbitrária de inteligência por um momento ( APENSAR DE ISSO NAO EXISTIR NA PRATICA ), Chimpazes nao conseguem fazer nada disso, e por sinal, compartimos 98,99% do mesmo DNA, O Chimpanze mais brilhante que já existiu, ( KOKO, Youtube ), conseguia fazer algumas linguagem de sinais humanas, bom, crianças podem fazer isso, Entao, isto é o que me inquieta profundamente, serio, profundamente, tudo aquilo que nos somos, que nos destigue dos chimpanzes, emerge desta diferença de 1% no DNA! Tem que ser isso, por que esta é a diferença, O telescópio Hubble, todas as piramendes, carros, avioes, todas esta diferencia esta apenas neste 1% no DNA. Entao, Talvez, tudo o que somos, que nao é o chimpanze, nao é tao esperto comparado ao chimpanze como nos dizemos a nós mesmo que é, talvez, a diferença entre construir e lançar o telescópio Hubble, e um chimpanzé combinar dois movimentos dos dedos, em linguagem de sinais, talvez esta diferença nao seja assim tao grande ( pois construimos tudo isso atraves dos mesmos dedos dos chimps ) Nós dizemos a nós mesmo que é, da mesma forma quando rotulamos nossos livros como ‘’ ilusoes de ótica’’, dizemos a nós mesmo que é bastante diferença, Porem talvez nao essa diferença nao seja assim tao grande, como decidimos isto? Imaginando uma formça de vida 1% diferente de nós, na mesma direçao que somos diferentes do chimpanzes, e seguindo o ramo da evolutçao de raciocino logico, Pense arrespeito disso por um segundo, nos somos 1% diferentes dos chimps e construimos o telescópio hubble, vá mais 1% pra frente no DNA, nos vemos nossos irmaos chimps como macacos inracionais, o que seriamos nós para eles ( OUTRA FORMA DE VIDA FORA DA TERRA ) Nós seriamos uns baboes totais idiotas em suas presença, é isso que seriamos, Eles iriam pegar Stephen Hawkings e os mostrariam aos seus princiapis pesquisadores, e diriam, Olhe, este aqui parece ser o mais brilhantes entre aqueles homos sapies, ele consegue fazer astrofisica em sua cabeça, entao eles diriam, ahhh que gracinhas, olhe, o meu filho joaozinho de 2 anos conseguiu fazer isso tambem, isso é o maximo, de fato, joaozinho conseguiu fazer isso na pre escola, Pense sobre o quao esperto eles seriam, Mecânica quântica, fisica quântica, seria algo intuitiva em suas crianças, Sinfonias inteiras seriam escritas pelos filhoes deles, Entao, a noçao que iremos encontrar alguma vida inteligente, e ter uma conversaçao com eles? diz ai, qual foi a ultima vez que voce parou para converça com um verme? ou um passaro, bom talvez voce tenha uma converçao, mas nao acho que voce esperaria uma resposta certo?! Nos nao temos nenhuma conversaçao com nenhuma especie da terra, do qual compartilhamos quase o mesmo DNA, temos em comum o mesmo DNA, Para acreditar que alguma outra espeice inteligente estaria interessada em nos o suficiente para termos uma conversaçao? Talvez eles olhariam para o telescopio Hubble e diriam, Olha que bizarro, vejam o que eles estao fazendo que bonitinho fofinho da mamae, Entao eu me desperto algumas veses pela noite, me perguntando simplismente se nós, como especies, somos simplismente tao estupidos e arrogantes, para entender o Universo que estamos estudando e investigando, Talvez nós realmente precisamos de uma outra espeicie, 1 % mais esperto do que nos somos, para o qual Teoria das cordas seria intuitivas quando eles nascerem, e tambem, todos os grande misterios do universo, materia escura, energia escura, as origens da vida, e todas as fronteiras do nosso pensamento seria algo que eles simplismente auto intuiriam, como nos intimos como fazer fogo, ou temer algo desconhecido. Eu Sou invesojo dessa possibilidade, pois gostaria muito de estar presente para ver isso com meus proprios ohos, obrigado a todos que leram
    Neil degrasse tyson.

      1. Eu li e achei legal, porém um pouco difícil devido aos excessivos erros de português.

    1. Olha!!

      Tirando toda a dificuldade para ler o teu texto, sim eu li todinho, cada palavra, posso dizer que foi bem coerente!!!

      1. Foi mau galera, escrevi de um celular, e com rapides, e alem do mais nem corregir alguns erros, porem espero que tenha seguindo o raciocino! abraço a todos voces irmaos de sangue, humanos, seres vivos! we are all one, one love.

        1. outra coisa, nao cresci no brasil, e tenho dificuldades de escrever a lingua portuguesa, abraço a todos!

    2. Desconsiderando os erros “grosseiros até” li todo o texto e compartilho a linha de raciocínio.

    3. Quanta boboseira!!!

      Sério cara, você bebeu um litro de 51 para escrever tudo isto!

  29. Belo texto.. tão polêmico quanto o livro do Dr. Weintraub! O que se pode concluir é que o ser humano tende a aceitar e cultuar o inexplicável, isto é, aquilo que vai além da nossa reles racionalidade. Acho que as pessoas poderiam ser mais sinceras e humildes, aceitando o fato de que, no campo metafísico, as possibilidades são infinitas e é impossível negarmos um ou outro entendimento. O mundo seria melhor se essa sinceridade fosse difundida.

    (por favor, não inclua esta matéria na chamada do UOL hahahaha)

    1. Eu diria que no campo metafísico, as possibilidades são infinitas e é impossível comprovar qualquer uma delas.

  30. Está na Bíblia: “Na casa do meu Pai…há muitas moradas” (disse Jesus Cristo). Há mais de 2 mil anos, ele deu o recado, isso numa época em que a palavra extra-terrestre se quer existia.

    1. “Jesus Cristo foi um alienígena!!! Isso é comprovado em diversas passagens da Bíblia, como um homem comum iria realizar milagres?Ele (Jesus) foi(é) um ser extraterrestre que tentou nos ensinar algo de bom, mas desistiu e foi embora porque nossa humanidade é podre…Assistam “Alienígenas do passado” a série, e vejam diversas evidências de que fomos visitados por “deuses”,criando assim grande parte das religiões…

  31. Está na Bíblia: “Na casa do meu Pai….há muitas moradas”. Simples assim. Texto escrito há quase 2 mil anos.

    1. No seu caso o melhor a fazer e continuar lendo a bíblia detalhadamente e em profundidade. Quando finalmente acabar seus estudos, procure um outro texto que tenha sido escrito há 1999 anos aproximadamente. Depois, um de 1998 anos… Prossiga assim até chegar aos níveis do conhecimento atual.

      1. Desculpe Lúcifer,

        Mas muito das Escrituras podem sim ser muito aproveitadas. Existem muitos e muitos ensinamentos morais importantes que se todos seguissem, metade dos problemas na terra não existiriam.

        Obviamente não vou usar as Escrituras para pesquisa de física, nem de ciência nenhuma. Os textos são de outro fim. Assim como não vou consultar Machado de Assim para aprender Cálculo.

        Duro seria você pegar tudo que está lá, junto com os talmudes judaicos e tentar fazer um raciocínio linear. Ai também não, né? Acho que nem se quiser, faz-se uma linearidade de raciocínio coesa, até porque são muitos textos de muitos autores de muitas épocas. Não faz sentido mesmo.

        Também não me parece razoável materializar todo romance que os textos tem intrínsecos. Alias, não se deve fazer isso com as Escrituras e nem com nenhum texto histórico cuja autoria reside antes do séc. XIX. A não ser que você queira sonhar, como você portaria lendo um romance, por exemplo. Os autores históricos de então, metaforizavam e mistificavam para tentar explicar um fato histórico.

        Se você tiver este bom senso, as Escrituras podem sim promover seu intelecto cultural, como promoveu o meu.

        1. Meu caro, conforme afirmava Descartes, “inexiste no mundo coisa mais bem distribuída que o bom senso, visto que cada indivíduo acredita ser tão bem provido dele que mesmo os mais difíceis de satisfazer em qualquer outro aspecto não costumam desejar possuí-lo mais do que já possuem”.

          Era nesse “bom-senso” que os doutores obscurantistas da igreja se apoiavam contra Galileu, dizendo que olhar para o céu era o bastante para saber que o sol girava em torno da terra.

          A condenação desse cientista pela inquisição, useira e vezeira do “bom-senso”, nos privou de outra grande obra de Descartes: o “Tratado do Mundo”, onde ele abordava sua tese sobre o heliocentrismo.

          Portanto, continuo opinando que aqueles que desejarem ler a bíblia como apenas uma obra de mitologia com pitadas de história, tem meu apoio assim como os leitores da Illíada. Já os que insistem em nos empurrar aquilo como sendo a “verdade” não merecem mais da minha parte do que as observações, algumas vezes bem-humoradas, outras nem tanto, para que procurem conhecimento e cultura.

  32. Salvador, só por curiosidade: qual a sua religião? Achei meio incoerente seu discurso de “que os ateus são tão predispostos a acreditar em ideias sem evidências diretas quanto os demais”. Não seria o contrário, precisamos de provas inequívocas para acreditar em algo? Afinal, a ciência a cada dia acena com descobertas potenciais que contrariam nosso antropocentrismo. Isso talvez explique os 55% dos ateus que acreditam em vida extraterrestre.

    1. Ricardo, sou agnóstico. E o que quis dizer é que parece ser uma característica inevitável do ser humano acreditar em coisas ainda que faltem evidências diretas. Os ateus se julgam imunes a isso quando rejeitam as religiões, mas se mostram fragilizados quando o tema é vida extraterrestre. Não acho absurdo acreditar na existência de vida alienígena. Eu mesmo acredito. Acho apenas contraditório que um grupo que se nega a acreditar em nada para o qual não existam evidências diretas acredite “cegamente” em ETs.

      1. Salvador, uma pergunta: Não seria incompatível falar em “acreditar” em coisas demonstradas pela Ciência? Afinal, se alguma coisa é demonstrada, não seria necessária uma crença. Acredito que se “acredita” em coisas não demonstradas. Por favor, daria para você comentar isso?

        1. Exatamente! Você está no cerne da questão. Se extraterrestres, no momento, são uma questão de crença (sua existência não está comprovada), como ateus podem declarar acreditar neles, senão por uma incoerência de postura?

          1. Salvador, ateus não acreditam em fenômenos fora do natural (vida após a morte etc.). Vida extraterrestre pode existir, se for natural. O resto é poesia e imaginação.

          2. Radoico, mas não sabemos se ETs existem ou não. É o mesmo que dizer que ateus acreditam em gnomos, se eles forem naturais. 😛

          3. Richard Dawkins, no seu livro “Deus, um Delírio”, aborda a questão sobre a existência ou não de Deus como uma hipótese científica. O livro trata especificamente sobre Deus mas o conceito pode ser estendido para qualquer outra coisa. Troque a palavra Deus por ETs no texto a seguir:

            “O fato de que não se pode nem comprovar nem contraprovar a existência de alguma coisa não coloca a existência e a inexistência em pé de igualdade. (…) A existência ou inexistência de Deus é um fato científico sobre o universo, passível de ser descoberto por princípio, se não na prática. Se ele existisse e resolvesse revelar esse fato, o próprio Deus poderia argumentar, inequivocamente, a seu favor. E, mesmo que a existência de Deus jamais seja comprovada nem descartada com certeza, as evidências existentes e o raciocínio podem criar uma estimativa de probabilidade que se afaste dos 50%.”

            Ele continua definindo sete marcos para crer/acreditar ou não baseado nas probabilidades:

            1. Crente Convicto: 100% de probabilidade de existência;
            2. Crente de facto: alta probabilidade mas inferior a 100%;
            3. Tecnicamente agnóstico com tendência à crença: maior do que 50% mas não muito maior;
            4. Agnóstico: exatamente 50%;
            5. Tecnicamente agnóstico com tendência à descrença inferior a 50% mas não muito menor;
            6. Descrente de facto: baixa probabilidade mas maior do que 0%; e
            7. Descrente convicto: 0% de probabilidade de existência.

            Sobre a existência ou não de ETs estou entre o 2 e o 3. Portanto não acho que os ateus da pesquisa estejam sendo incoerentes. As evidências sugerem que há um boa chance, provavelmente maior de que 50%, de haver ETs por aí em algum lugar do universo.

          4. A minha opinião sobre essas questões é a seguinte:
            Eu acredito que possa existir vida extraterrestre, primitiva e inteligente(mais raramente), sim. Acredito que deva existir mesmo. É estatisticamente, matematicamente muito alta essa probabilidade.
            Está comprovada a existência? Ainda não. Alguém pode provar atualmente que existe? Ainda não. Mas, isso não contradiz minhas afirmações anteriores. Portanto, não saio por aí dizendo que de fato existe. Quem sou eu para afirmar isso? Eu jamais poderia. Nem mesmo os cientistas e estudiosos podem afirmar isso no momento. Portanto, eu apenas acredito que possa existir e, só direi que acredito quando estiver comprovado. Ainda assim, teremos aqueles que duvidarão, assim como os que ainda duvidam que o homem pisou na Lua.
            Se eu acredito em discos voadores visitando a Terra frequentemente? Talvez quando criança eu até acreditasse que pudesse ser verdade. Mas, depois de adulto, com mais conhecimento, lendo e analisando friamente, não. Essa é, provavelmente, uma das maiores lendas criadas pela mente humana. Eu só acreditaria se um dia visse um com meus próprios olhos, e tivesse certeza absoluta de que aquilo é realmente um alienígena em um disco voador de outro planeta. Ou, se alguma autoridade mundial, ou cientistas viéssem a público, provando que de fato existem e apresentando as evidências. Se fosse verdade, isso já teria acontecido. Nós saberíamos.
            Se eu acredito nas teorias dos alienígenas do passado, como no documentário do History Channel? Acho esse documentário bem interessante e legal de assistir, mas isso não quer dizer que eu acredite que, seres extraterrestres inteligentes visitaram algumas de nossas primeiras civilizações, há milhares de anos atrás e influenciaram nossa cultura, nos passando conhecimento, sendo confundidos com deuses, etc. Em relação a isso, acho muito improvável que seja verdade. Da mesma forma, eu só acreditaria se alguma autoridade científica encontrasse algum artefato, pedaço de metal de milhares de anos que não pudesse ser da Terra, qualquer evidência que comprovasse isso, e nos apresentasse. Se fosse verdade, isso provavelmente já teria acontecido e nós saberíamos.
            Portanto, nada impede que todas essas histórias de alienígenas do passado também sejam lendas, tudo fruto da imaginação da mente humana, assim como os atuais discos voadores e todas essas diferentes religiões que existem.
            Discos voadores provavelmente existem lá fora. Alienígenas inteligentes, caso existam, devem ter os deles. Nós temos os nossos aqui. Nossos foguetes, cápsulas, sondas e veículos espaciais são os nossos “discos voadores”.
            Mas, não acredito que um disco voador alienígena tenha vindo algum dia aqui na Terra, nem há milhares de anos, muito menos nos séculos atuais.

  33. Basta! É inaceitável! Mais um meliante intelectual querendo “faturar” com a ficção dos “extraterrestres”. E esse aí é ainda mais atrevido: é um blasfemador! Duvido que esse astrônomo tenha competência, ou tempo, ou ambos, para estudar os Textos Sagrados de tantas Religiões e tirar deles alguma conclusão. Uma leitura profunda, por exemplo, dos textos Deuterocanônicos levaria décadas. O que esse infiel deve ter feito foi pinçar maliciosamente alguma coisa que corroborasse a sua tese insana da existência de “extraterrestres”, juntou tudo de maneira conveniente e criou mais um mísero almanaque rastaquera. Mais uma demonstração do estágio de degradação em que se encontra a ciência contemporânea. Vigaristas sempre dispostos a usar o nome de Deus em suas sórdidas maquinações sempre existiram e sempre tiveram o mesmo fim: a fogueira!

    “Quem pratica a fraude
    não habitará no meu santuário;
    o mentiroso não permanecerá
    na minha presença.”

    (Salmos 101:7)

    “Por esse motivo eu digo a vocês: Todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada.”

    (Mateus 12:31)

    1. GONG!
      Ele não estudou os textos sagrados, até porque não é teólogo. Ele estudou os textos dos estudiosos que estudaram os textos sagrados de suas respectivas religiões. Ou seja, no que diz respeito às interpretações religiosas do assunto, ele é um compilador. Blasfemadores seriam os religiosos que ousaram escrever sobre isso. Ao menos na sua tacanha forma de entender o estudo das religiões.
      GONG!

      1. Salvador, preciso dizer de novo a mesma coisa: sua paciência com os comentaristas é incrível! Parabéns por isso mesmo, é algo que não se encontra em nenhum outro lugar. ( pelo menos onde eu frequento na internet).

      2. O Gong, escrevendo, me lembra aqueles fanáticos islâmicos. Só falta postar uma foto dele com uma cimitarra ao lado do comentário…

    2. Apolinário, devo admitir que gosto da forma como você escreve. Sinto que estou lendo um texto dos séculos XV e XVI, elaborado durante o período da Inquisição e resgatado por arqueólogos italianos. De certo, um exercício de imaginação, uma forma de nos transportarmos àqueles tempos. Muito bacana seu paralelo.

    3. Sabe como um ser inteligente regride e volta a ser o que era antes de ser inteligente? Lê o mesmo texto ou algum derivado dele todos os dias, vomita frases escolhidas dele a toda hora como se fossem grandes verdades e limita a capacidade de pensamento chamando tudo o que esta em desacordo com o tal texto de blasfêmia e a quem teve a coragem de pensar diferente de subversivo. Antes do tal ser regredir, ele passa obrigatoriamente pela fase da gigantesca chatice matadora de neurônios. Para mim, ser chamado de blasfemo ou subversivo por gente de pensamentos tão tacanhos é um enorme elogio.

    4. Senhor Apolinário, gostaria de lhe fazer uma pergunta séria, o senhor tem toda certeza de que não existe vida fora da Terra (aqui não estou falando de espiritos ou coisas assim, mas vida como nós a conhecemos, como uma simples plantinha por exemplo) porque, para você, a Bíblia diz que não existe. Mas se amanhã realmente a descobrimos, como fica? Vai continuar não acreditando? Vai dizer que é uma fraude? Ou vai, o que espero, admitir seu erro e buscar nova interpretação daquilo em que acredita? Uma boa tarde.

      1. Amigo Lucas, permita-me discordar. “Ciência” significa “Conhecimento”. Estamos no auge do conhecimento e obviamente muito abaixo do conhecimento possível daqui a mil anos, e este abaixo do conhecimento de daqui a cem mil anos…

    5. Apolinário. Estou começando achar que você é um Troll igual a “Irmã Nilce”

  34. Os ateus tendem a acreditar em seres alienigenas pelo simples fato de que raciocinam da seguinte forma: se a vida surgiu por aqui é bem provavel que tenha surgido em outro lugar, afinal são bilhões de galaxias.

    1. Mas com um único caso não se faz estatística. A vida pode ter surgido aqui e ainda assim ser incrivelmente rara. Não há razões para acreditar nisso, mas tampouco há demonstração de que não seja o caso. Nessa circunstância, o ateu deveria reservar julgamento em vez de professar uma crença sobre o tema.

      1. Ok, talvez tenha ficado confuso da forma que falei 🙂

        Não é o caso de “existe um deve existir outros”, está mais para “existem bilhoes de planetas, logo deve existir mais do que APENAS um com vida”

        A probabilidade de que apenas um planeta em todo o universo tenha vida é muito menor do que a probabilidade de que a vida exista em mais de um planeta, sendo que o numero de planeta está na casa dos centena de bilhões.

        E diferente da religião, para o ateu não é uma crença, é uma hipotese baseada em um raciocionio lógico, que pode ou não ser comprovado.

        1. Como eu disse, acho a hipótese de vida extraterrestre extremamente provável. Mas a pergunta a que todos tiveram de responder é se o fulano ACREDITA em vida extraterrestre. Ao professarem a CRENÇA nos ETs, 55% dos ateus transcenderam o tratamento da questão como hipótese apenas.

          1. Salvador,

            Acho que ceticismo é mais amplo do que ateísmo. O ateu não acredita em deus(es) porque entende que os argumentos, especificamente neste caso, não são suficientes. Mas aparentemente 55% deles entendem que os argumentos a favor de extraterrestres são convincentes (no mínimo dá algumas horas de bate papo no barzinho da faculdade).
            O céticos, este sim, são agnósticos em relação aos extraterrestres também.

          2. Até aí tudo bem, concordo que o ceticismo é mais abrangente que o ateísmo. Mas não deixa de ser incoerente a crítica que os ateus fazem aos teístas por crer sem evidências conclusivas…

          3. Salvador, tudo tem a ver com a forma da pergunta: se me fizessem a pergunta “Você acredita em vida extraterrestre”, eu responderia “Acho possível vida extraterrestre”. Se o perguntador exigisse um “Sim” ou um “Não”, eu diria “Sim”, por falta de opções, já que negar é impossível no momento. Se você me perguntar “Existe Deus ou deuses?”. Eu diria, “Não”, pois não existe nada além do natural que tenha sido comprovado.

          4. Como, a existência de Deus (ou deuses) nunca foi testada? Desculpe-me, discordo totalmente, já tentaram comprovar a existência de deuses e não se chegou a nenhum resultado positivo.

          5. Radoico, só se pode testar a influência de Deus. A existência não é passível de teste. Ele pode existir, sem jamais se revelar, e aí fica fora do alcance de qualquer teste.

          6. Se existem sem se revelar, não são os deuses citados pelas religiões.

            Por que deuses existiriam sem se revelar? Se não se revelam, DE FATO, não apenas na imaginação das pessoas, então não existem…

          7. Radoico, você pode pensar que a revelação divina é subjetiva. Deus se revela a quem quiser, mas não a todos. Aliás, é o que argumentaria a maioria dos teístas — a revelação se dá pela fé, não pela ciência. E não existe controvérsia no que estou te dizendo. Os filósofos da ciência consideram impossível comprovar uma negativa. Você não pode provar que qualquer coisa não exista, pois sempre haverá um lugar onde você não olhou, em meio a um universo infinito. Tendo dito isso, não vejo problema nenhum com o ateísmo. É uma crença como outra qualquer. Parte do pressuposto de que, se Deus não se manifesta de forma clara em nada do que estudamos no mundo natural, ele não deve existir. OK. Só não se pode provar isso com 100% de certeza. É uma questão de fé. 😉

          8. Salvador, podemos testar a existência de Deus. Vamos pedir para o Gong participar, ele se joga de um penhasco, se sobreviver Deus existe!!! Topam???

          9. Lamento discordar, Salvador. Como já disseram, se ateísmo é crença, careca é cor de cabelo. Ateísmo é ausência de crença, é não-crer em divindades.

          10. É não-crer em divindades, de fato. Mas não não-crer, ponto, como a própria crença em extraterrestres demonstra. 😉

          11. Exato, Salvador, um ateu é um “sem deuses”, isso não quer dizer que ele não acredite em nada… Pode acreditar em extraterrestres andando entre nós, pode acreditar em políticos, pode acreditar numa ideologia política, pode acreditar na seriedade e honestidade de alguém… Só não acredita em deuses. Ateísmo não é crença.

          12. Radoico, ateísmo é crença na medida em que não se pode provar a inexistência de Deus. Você tem que aceitar isso pelo valor de face.

      2. Salvador, meus parabéns novamente ( agora pelo post), que além de super interessante no conteúdo- ouso dizer que está na vanguarda da cultura – é também muito provocativo. Fui fisgado e vou ter que colocar algumas opiniões pessoais:

        – É correto ao meu ver colocar ateísmo como grupo e comparar com outras religiões. Em última análise, ser ateu fundamentalista é essencialmente o mesmo mecanismo racional/emocional que qualquer outra religião.

        – Poderia ter um outro grupo que não tem um nome que eu conheça, mas que tem a famosa “suspensão de julgamento” que é a postura cética e racional “correta” uma vez que não tem como refutar ou comprovar a existência ou não de deus. Dentro desse grupo será que veríamos o mesmo comportamento de suspensão de julgamento sobre a vida alienígena ? Acho que não!

        – Novamente na minha opinião, nos dedicamos a estudar e compreender aquilo que temos interesse e “acreditamos”. Todos cientistas são seres humanos e tem suas convicções. Certamente elas tem impacto grande sobre a área e forma de estudo. Os ateus também são seres humanos (juro por deus) e portanto tem também suas convicções, ainda que como está bem claro no seu post a incongruência de posicionamento racional, no final ninguém é 100% razão.

        Quanto a estar preparado para ter o conhecimento de outra vida alienígena não poderia estar mais de acordo que não estamos preparados. No momento temos questões bem mais simples como o respeito ao próximo ou nossa própria sexualidade que estão sendo debatidos por milênios e não estamos perto de um consenso embora a solução racional pareça ser trivial.

        Para finalizar, acho que essa informação da vida extraterrestre, ainda que “prevista” pelas religiões/escrituras/etc estará no mesmo nível de impacto na soberba humana como as descobertas de copérnico, freud e einstein. Viver nessa época é muito rico e é apenas triste perceber que uma parcela muito pequena das pessoas perceba isso.

        Me alonguei demais. Parabéns pelo post

        Abraço

  35. Qual não seria a surpresa de todos se essa tão bombada vida alienígena fossem seres exatamente como nós ao invés de homenzinhos verdes ou lagartos com cabeça de inseto? Ou até nós mesmos num passado ou num futuro distantes?

      1. Não mais extraordinária do que a vida em si, pois se as leis são universais, como é suposto, os princípios que norteariam o surgimento de uma vida inteligente numa terra2 seriam exatamente os mesmos. Uma analogia seria os monstros que os antigos acreditavam existir além do estreito de Gibraltar, e quando os nagegadores chegaram à America encontraram simplesmente pessoas idênticas a eles

        1. vida inteligente? nós? entra em um site e veja o que estamos fazendo com os semelhantes e com o planeta em que vivemos.

  36. Muito legais seus textos! Parabéns! Espero que você esteja certo mesmo e que em breve seja desferido o quarto e decisivo golpe narcísico na humanidade (o primeiro foi dado por Copérnico, o segundo Darwin e o terceiro por Freud). Quem sabe assim nos tornemos menos ignorantes e arrogantes e mais sábios, fraternos e solidários.

  37. Para mim procurar vida extraterrestre dentro, sobre ou fora da Terra,e mesmo no espaço cósmico é como li, em um site que possivelmente seja da Laura Botelho, onde diz o seguinte: “Procurar por vida extraterrestre é como o cachorro tentando alcançar o próprio rabo” Concordo plenamente com isto. Somos raça com características múltiplas, manipuladas geneticamente pelos extra, estejamos conscientes disso ou não. Luz e Alegria sempre!

  38. Essa questão para os Espíritas é realmente muito natural, pois a Pluralidade dos Mundos Habitados é um fundamento básico da nossa Doutrina.

  39. Como mostram as evidências de Crop Circles e outros registros até pré-históricos, a Ciência possui um comportamento hipócrita em não analisar a fundo esses fatos; os cientistas pagos pelas agências governamentais são proibidos de pesquisar essa linha, com medo do descrédito. Muitos militares já declararam abertamente evidências que são ignoradas e nem comentadas pela mídia e pela Ciência. Acredito que as respostas a essas questões já estão na nossa frente, basta investigá-las a fundo…
    Cláudio

    1. evidências de Crop Circles

      Quais? Aquelas que os malucos assumiram que foram feitas usando tábuas e cordas? E que o povo insiste em continuar fazendo pra tentar enganar as pessoas? Como a Nvidia fez dia desses?

      Sei. Super evidências.

      1. Foi provado que que eles são uns picaretas! Como um circulo tão complexo poderia ser feito numa noite só!

        E tem mais, muitos círculos de uma vez e vários lugares, surgiram em uma noite só. Então tem mais bêbados malucos construindo crop cicles do que nossa vã filosofia imagina!

        Porem tem uma tese: Estes bêbados podem ter vindo de Kripton!!!?!

        1. Eles disseram que fizeram e mostraram como fizeram. Mostraram uma evidencia, qual a sua evidencia de que foram feitos por aliens ? qual a sua evidencia de que foram feitos vários em uma mesma noite ?

          Dizer que sao tao complexos que soh podem ter sido feito por aliens, nao eh evidencia ( cheira aquela história das piramides ).

          Sabe o que seria uma evidencia de aliens, os fdp descerem na frente da assembleia da ONU dizendo “levem me a seus lideres”, simples não ? Se realmente estivessem viajando por essas bandas jah teriam feito contato. Mas não é mais facil ficar se exibindo descuidadamente pelos céus e criando circulos no mato.

  40. Salvador, parabéns pela matéria!

    Sou religioso católico e um admirador da ciência. E ao ver o pensamento abordado acima, encontrei nele meus próprios pensamentos sobre os religiosos deparando-se com outras civilizações e ateus que de certa forma cultuam a fé em seres extraterrestres.

  41. Acredito também que a descoberta de formas de vida alienígena (aliás quase uma certeza estatística) não afetariam as religiões e suas crenças.

    O que certamente faria muito estrago seria a descoberta de civilizações inteligentes que ou teriam induzido a criação de vida na Terra ou pelo seu conhecimento descreveriam o processo de formação da vida. Aí teríamos uma grande reviravolta, com consequências terríveis, ou não !

  42. O que leva uma formiga a ficar subindo em uma folha de capim, insistentemente, e sem qualquer propósito? Teria ela enlouquecido? rsr. Não. O cérebro dela foi invadido por um minúsculo parasita chamado “Dicrocelium Dendriticum”, que para completar seu cliclo reprodutivo precisa entrar no estômago de uma vaca ou carneiro. Assim se propagam as religiões e nós, seres humanos, somos apenas os hospedeiros e transmissores dos “memes” religiosos. Qual a nossa compensação? Ora, desfrutar da vida eterna!!! (adaptação de D.Denett). Com a descoberta de alienígenas, outros “memes” religiosos virão, novas adaptações das mensagens divinas, escritas há milênios serão introduzidas e tudo continuará na mais perfeita normalidade. Ciência e religião são incompatíveis.

  43. Grande texto, parabéns!
    Concordo plenamente no que diz respeito a uma parcela dos agnósticos: muitos acreditam em coisas ainda não comprovadas, por puro achismo, e tratam como verdade absoluta. Feliz daquele que duvida de tudo, tem menos chance de “cair do cavalo”! hehe
    Mas é claro que, uma hora ou outra, todos somos enganados, ou levados e crer em algo que não é provado, as vezes por fascínio, ou algo do tipo.
    Eu tenho duas linhas de raciocínio:
    1) Que já fomos visitados por seres de outros planetas, muito provavelmente em uma época com nenhuma forma de vida ou com ela no começo, com um probabilidade muitíssimo menor deles terem aparecido enquanto nós humanos já estávamos por aqui.
    2) Partindo do ponto que somos um quase nada perante a vastidão do Universo, nunca fomos e nunca seremos visitados, pois como cita o texto, a vida inteligente pode ser rara, e não sendo dentro da mesma galáxia, ou ao menos próxima, a probabilidade de uma encontrar a outra é muito baixa, com o que conhecemos atualmente.
    Agora saindo um pouco do tema, gostaria de tirar uma dúvida contigo Salvador, a qual me deparei a tirar algumas fotos (de câmera amadora mesmo) do Sol em seu “nascer”.
    O Sol é classificado como uma Anã Amarela, certo?
    Mas sempre me deparo com a afirmação de que na verdade, visto do espaço, ele possui a cor branca (o vemos amarelo devido a nossa atmosfera). Pois bem, pesquisei na internet hoje sobre isso, mas não encontrei nenhum artigo científico que tratasse disso, apenas alguns sites de qualidade duvidosa. Como não me lembro se isso já foi citado aqui, gostaria que me dissesse se esta afirmação (o Sol do espaço ter a cor branca visto do espaço) procede ou não.
    Dúvida básica de um leigo, eu sei, rs. Mas ficaria muito grato se me respondesse.
    Um cordial abraço, e novamente, parabéns pelo excelente trabalho!

    1. Que eu saiba, a luz do Sol é branca, como a decomposição dela num prisma demonstra.

      1. Obrigado pela resposta!
        Então, não há nenhum relato de astronauta sobre isso, por exemplo?
        Mesmo não sendo bem ao lado, é a nossa vizinhança no espaço.
        Ou só há indicações sobre isso?
        Fotos tiradas por telescópios fora da nossa atmosfera com certeza deve haver.
        Vou dar uma pesquisada mais a fundo sobre isso.

  44. Vixe…É hoje que o Apolinário Messias se suicida e o EU se realiza, mas brincadeiras à parte..>Salvador, que texto primoroso novamente, hein!

  45. A própria Bíblia contém vários discos voadores e extraterrestres. Na primeira aparição pra Moisés, Javé desceu com sua nave (Kavod), ” a Sarsa ardia mas não queimava”. O Desafio de Elias, entre Javé e Baal, deus dos cananeus, Elias foi arrebatado por Carruagem de Fogo. Ezequiel via rodas girando no ar. No Salmo 82, temos: Javé está no conselho de El. Em Reis II 17, aparece Nergal, em Jeremias 50, Marduk (Merodaque). Jesus subiu ao céu num disco voador.

  46. Parabéns pelo artigo (novamente!! hehehehe…).

    Só queria estar por aqui quando esse “contato” fosse realizado…
    Mas, vou me contentar por “alguns dos meus átomos” estarem presentes, rearranjados de uma outra forma…hehehehehe…

  47. Ser ateu para mim é não aceitar dogmas religiosos ou achar que há um Deus para gerir o mundo e os homens. Saber que sou parte do cosmo já é provado. Saber que existe vidas de qualquer forma tb para mim é um fato. Pensar assim me aproxima da ciência
    sem ilusões das mentes condicionadas humanas. Sou Ateia mas penso que o criador é a criatura. Penso que só a mente cria e sem ela não há mais nada.

    1. Totalmente anti-científico seu comentário.
      Primeiramente, você aceita como verdade uma hipótese que apenas agora começa a ser testada.
      Não entendi com 100% de certeza o que quis dizer sobre a mente, então não posso opinar.
      Tão cego e agarrado às suas crenças quanto qualquer fanático religioso você é (By Yoda, rs).

    2. Concordo 100%, sem esquecer que a mente é de origem puramente orgânica e morre com a morte doas células.

      1. Radoico, vc confunde mente com cérebro.
        Mente é o campo (centro irradiador, como um sol) na qual o cérebro está inserido.
        O cérebro é a materialização de algumas funções da mente.
        A mente é capaz de compreender o cérebro e não ao contrário.
        A mente é completa em si, auto-copreensiva, imutável. Mas, variável pelas correntes energéticas que as toca. Como um instrumento. O violão é o cérebro, a mente é o músico. O músico é impulsionado
        pelas correntes que o tocam.
        O cérebro é o recepiente e a mente a água que dá vida ao recepiente.
        O cérebro morre, desintegra, dissolve e a mente continua…
        A função mental fica. Essencia matemática, o software. Hardware, o meio cérebro.

        1. Concordo que há distinção entre mente e cérebro. Mas discordo que a mente sobreviva se o cérebro morre. Seguindo sua analogia, por mais que o software não seja o disco rígido, se você apagar o HD, o software já era.

    3. Esse forma de pensar não nos coloca no centro do Universo novamente?
      Não se esqueçam que nós somos parte do Universo, ele nos criou, e não o contrário.
      Com ou sem os seres humanos, ele continuará lá, aqui, onde for, provavelmente por trilhões de anos, até o big crunch, big rip ou para sempre.
      Levando esse pensamento ao pé da letra, se o Universo só existe porque existimos e podemos enxergá-lo, ele não estava aqui antes de surgirmos?
      Isso me parece mais filosofia barata de boteco em final de semana.
      Mas como essa papo não nos levará a nada, podem acreditar em qualquer baboseira, afinal estamos num Estado Democrático.
      Só me intriga o fato de um ateu atacar as religiões caindo no mesmo erro da última: crenças baseadas em achismos e interpretações totalmente incorretas.
      Abraços!

Comments are closed.